Sei sulla pagina 1di 19

MANUAL PEDAGGICO DESIGN DE INTERIORES

1 SEMESTRE DE 2014

SUMRIO Filosofia do Curso ........................................................................................................................... Deveres Especficos dos Professores .......................................................................................... 3 Dos Horrios de Aulas .................................................................................................................. 3 Da Entrega de Material Didtico Coordenao e Utilizao Com os Alunos ............................. 4 Do Programa da Sua Disciplina .................................................................................................... 4 Das Atitudes e Procedimentos Desejveis ................................................................................... 5 Do Sistema de Avaliao eCondies Para Aprovao ............................................................... 5 Da Remunerao .......................................................................................................................... 6 Do Estacionamento ...................................................................................................................... 6 Da Coordenao ........................................................................................................................... 6 Da Superviso Acadmica............................................................................................................ 7 Anexo I.......................................................................................................................................... 9 Anexo II....................................................................................................................................... 11 Anexo III...................................................................................................................................... 14 Anexo IV ..................................................................................................................................... 15 Anexo V ...................................................................................................................................... 17 Anexo VI ..................................................................................................................................... 18 Anexo VII .................................................................................................................................... 19

FILOSOFIA DO CURSO O Curso de Design de Interiores proporciona ao aluno a oportunidade de se familiarizar com o universo da decorao de interiores e visa instrumentaliz-lo para a atuao profissional. Essa formao se d atravs de uma abordagem tcnica e vivencial, dividida em atelis e mdulos que somam 312 horas de curso. So inmeras as possibilidades de atuao do designer de interiores: empresas, lojas, bares, restaurantes, hotis, clnicas, eventos, entre outros. Sua atuao, normalmente autnoma, pode ocorrer em parceria com arquitetos e engenheiros. O mercado tem se mostrado bastante receptivo s contribuies dos designers e a expanso imobiliria que vem ocorrendo no pas uma das caractersticas que favorecem essa atuao. O designer de interiores um profissional multidisciplinar e dinmico, atento s tendncias e comprometido em agregar conforto, funcionalidade e esttica ao cotidiano das pessoas. A OBJETIVIDADE E O CORPO DOCENTE SO GRANDES DIFERENCIAIS DO CURSO, O QUE O TORNA UM INVESTIMENTO SEGURO E COM RETORNO PROMISSOR.

DEVERES ESPECFICOS DOS PROFESSORES Objetivando evitar a ocorrncia de problemas no Curso de Design de Interiores, bem como preservar a qualidade do nosso trabalho, solicitamos vossa especial ateno e aplicao dos itens e aspectos abaixo relacionados. Ser atravs de vossa colaborao, senso de grupo e profissionalismo, que certamente faremos deste curso, um dos melhores no mercado de ensino no segmento de Design de Interiores no pas: DOS HORRIOS DE AULAS Perodo Matutino 8h30 s 11h45 Perodo Noturno - 19h15 s 22h30 A chamada ser realizada no incio e ao final de cada aula, pelo prprio professor, por meio do dirio de classe. Alunos que chegarem atrasados podero entrar em sala somente na 2 aula. Este atraso significa que o aluno ter falta de uma hora aula. Aps este horrio no ser mais permitido acesso do aluno sala de aula. O intervalo ocorrer das 10h s 10h15 e das 20h45 s 21h00. Dever ocorrer o registro efetivo de faltas, tanto no incio das aulas, como no intervalo ou quando da observao de sada indevida da sala por parte dos alunos Pedimos que sejam respeitados os horrios de entrada, intervalo e trmino das aulas (no atrasar incio, no prolongar intervalo ou antecipar o trmino das aulas);

DA ENTREGA DE MATERIAL DIDTICO COORDENAO E UTILIZAO COM OS ALUNOS Documentao Docente Mantenha sempre seu currculo atualizado junto coordenao do curso. Ele ser disponibilizado aos alunos via sistema acadmico, alm de comunico aos alunos em seu primeiro dias de aula; Providencie uma cpia do seu certificado de graduao ou especializaes; Providencie a entrega de seu plano de aula atualizado coordenao, com antecedncia mnima de 20 dias do incio de suas aulas (vide modelo no Anexo II) Descreva em seu plano de aula, material audiovisual ou material de apoio necessrio s suas aulas. Material de Apoio Didtico e Avaliaes Pedimos disponibilizar coordenao, seu material de apoio para ser entregue aos alunos, com antecedncia mnima de 10 dias da data da utilizao; As provas e trabalhos devero ser corrigidos com notas entregues coordenao, num prazo mximo de 10 (dez) dias aps a data da realizao, para o lanamento das notas respectivas no sistema acadmico, Mantenha sempre junto coordenao, modelo de avaliao (ou trabalho) para aplicao de exame final e segunda chamada, ao aluno que reprovar ou estiver ausente avaliao regular. DO PROGRAMA DA SUA DISCIPLINA O programa de sua disciplina deve ser mantido sempre atualizado (mnimo anualmente) e dentro da ementa proposta pelo curso. Esse programa sempre disponibilizado aos alunos via sistema academio. No se esquea de, no primeiro dia de aula, comentar com os alunos sobre o programa de sua disciplina para que os mesmos possam acompanhar a evoluo dos respectivos contedos. Julgamos importante tambm que nesse dia sejam reforados os aspectos disciplinares, a metodologia e a forma de conduo pedaggica adotada pelo professor para que o desenvolvimento dos prximos encontros transcorra dentro da normalidade.

DAS ATITUDES E PROCEDIMENTOS DESEJVEIS A abordagem com os alunos para chamar ateno sobre alguma no conformidade deve ser realizada de forma educada, respeitosa e profissional (lembrando sempre que sua postura como professor deve ser de provedor de conhecimento e autoridade dentro da sala de aula, porm sem nunca faltar com a compostura, tica e respeito); Respeito e obedincia ao professor na sala de aula (o professor a autoridade mxima dentro da sala de aula e deve ser respeitado e obedecido como tal. Divergncias devem ser encaminhadas diretamente para a coordenao do curso para tomada de providncias cabveis); Qualquer problema de inconformidade ou informaes incompletas que eventualmente constem no material da escola, deve ser reportado diretamente coordenao do curso ou direo acadmica para devidas providncias pertinentes. No deve ser discutido em corredores ou com alunos; O material utilizado em sua disciplina e todas as informaes contidas nele, por mais que eventualmente no tenham sido escritas pelo professor que ministra as aulas, de sua inteira responsabilidade. Portanto, tenha o cuidado de revis-lo periodicamente para mant-lo sempre atualizado e com todas as informaes corretas. Lembre-se: voc corresponsvel pelo contedo que transmite! Dever ser proibido com rigor o uso de aparelhos de telefone celular em sala de aula. Aluno que porventura o fizer deve ser convidado a retirar-se da sala de aula.

DO SISTEMA DE AVALIAO E CONDIES PARA APROVAO Todas as disciplinas devem possuir uma avaliao (trabalho, prova, etc), pois atravs dela, ser possvel avaliar o desempenho dos alunos e valorizar o certificado expedido ao trmino do curso. Cada professor desenvolver uma avaliao individualizada de sua disciplina, podendo o mesmo optar por prova, trabalhos ou exerccios, atribuindo notas de 0 a 10 com peso 6.5 (seis e meio). Ser considerado aprovado o aluno que obtiver no mnimo nota 7 (sete), e tiver frequncia mnima de 50% (cinquenta por cento) da carga horria ministrada na disciplina. O aluno que na avaliao regular de determinada disciplina, no atingir nota 7 (sete), ser submetido a exame em data a ser informada pela coordenao do curso. O aluno que por motivos de fora-maior devidamente justificados junto ao professor e coordenao do curso (em no mximo setenta e duas horas aps a falta) deixar de comparecer e/ou entregar trabalhos e avaliaes regulares nas datas previstas poder faz-lo posteriormente atravs de pagamento de taxa, passando a nota da avaliao ou trabalho a valer apenas 90% (noventa por cento) do seu valor (peso) inicial. O item acima no se aplica a exames, nos quais o no comparecimento implica na reprovao automtica do aluno na respectiva disciplina. Qualquer dvida, problema ou inconsistncia observada no decorrer do curso deve ser direcionado para a coordenao do curso para anlise e tomada de providncias pertinentes.

DA REMUNERAO As aulas dadas at o vigsimo quinto dia de um determinado ms sero pagas no 5 dia til do ms seguinte. Voc pode ligar antes (3339- 6669) e apanhar o cheque na sede da Princesa Isabel. DO ESTACIONAMENTO O Valor do estacionamento ser reembolsado junto com pagamento das horas aulas do ms respectivo.

DA COORDENAO A coordenao do Curso de Design de Interiores est estruturada para auxiliar o corpo docente como tambm servir de apoio aos alunos do curso. Entre as principais atribuies destacam-se: Emitir e controlar os dirios de classe, referente frequncia, notas e demais lanamentos efetuados pelos professores; Prover material de apoio aos professores (fotocpias, provas, apostilas, dirios, equipamentos, etc); Responsvel pela aplicao e cumprimento dos horrios estabelecidos em edital, tanto pelo corpo docente como discente; Responsvel pela entrega e controle, em tempo hbil, dos materiais de apoio aos alunos; Responsvel pela aplicao de Avaliao de Reao dentro das normas estabelecidas pela superviso do curso; Responsvel pela tabulao das Avaliaes de Reao, bem como pela manuteno da respectiva pasta; Informar cronograma de aulas aos professores e alunos; Responsvel pela recepo e apresentao dos professores aos alunos; Responsvel pela guarda, controle e conservao do acervo de amostras e livros do curso; Responsvel pela elaborao da grade semestral de horrios de aulas bem como efetuar mudanas (quando necessrias); Buscar constantemente manter contato e servir de interface entre professores/alunos e alunos/ escola; Responsvel pela definio de datas para aplicao de provas de 2 chamada, bem como exames, e pela publicao das referidas datas; Responsvel pela anlise de justificativas de falta de frequncia dos alunos s atividades escolares, visando enquadramento ao regulamento do curso;

Analisar em conjunto com a superviso pedidos de dispensa de disciplinas de acordo com o regulamento do curso; Responsvel pela manuteno, conservao e funcionamento dos equipamentos, materiais e instalaes utilizados para o desenvolvimento das diferentes aulas prticas do curso de Design de Interiores.

DA SUPERVISO ACADMICA A superviso acadmica do Centro Europeu est preparada para auxiliar o corpo docente do Curso de Design de Interiores para que este possa melhor desenvolver suas atividades dentro do mbito pedaggico. Entre as funes exercidas pela superviso acadmica, destacam-se: Contratao de docentes para integrao do quadro de professores do curso; Buscar constantemente manter e servir de interface entre professores e escola; Buscar constante integrao entre corpo docente, bem como entre as disciplinas que compem o curso, atravs de reunies ou contatos individuais; Em conjunto com o corpo docente, manter atualizados os contedos programticos das diferentes disciplinas, bem como sugerir alteraes de programas e introdues de novas disciplinas ao curso; Avaliao de desempenho do corpo docente, atravs de acompanhamento s aulas, realizao de reunies peridicas junto e anlise de avaliaes de reao realizadas em sala de aula pelo corpo discente; Responsvel pela definio de sistemtica de avaliao do corpo discente do curso; Buscar manter a biblioteca do curso atualizada com relao aos contedos ministrados nas diferentes disciplinas que compem o curso; Prover, promover, sugerir e supervisionar junto ao corpo docente, metodologias de ensino e didticas, visando maior aproveitamento dos alunos e qualificao do curso; Avaliao constante dos diferentes materiais de apoio utilizados pelo corpo docente (apostilas, trabalhos, prticas, etc.); Desenvolver em conjunto com a diretoria da escola, planejamento estratgico do curso, visando novos mercados, melhora constante da qualidade e conceito do curso; Avaliao do contedo de trabalhos e provas aplicados pelo corpo docente; Responsvel conjunto coordenao do curso, pela definio de cronograma e convites a palestrantes responsveis pelas aulas denominadas especiais; Responsvel pela autorizao de aquisio de material de apoio s atividades do curso (utenslios, equipamentos, outros)

Acompanhar as atividades da coordenao do curso, visando aplicao do manual de atribuies desse setor; Buscar a efetivao de convnios entre escola, empresas e instituies que possam vir a apoiar s atividades pertinentes ao curso de Design de Interiores; Caro professor, esperamos que esse manual contribua com seu desempenho docente no decorrer das atividades do curso de Gesto de Empresas. Seja Muito Bem Vindo ao nosso TIME!!!!!

Katalin Stammer Superviso Acadmica Centro Europeu

ANEXO I DO PROGRAMA DO CURSO

MDULO
A profisso do Designer de Interiores

C.H.
8

EMENTA
Primeiro contato do aluno com o profissional de design, visando retratar a rotina, os desafios, as formas de trabalho e remunerao, bem como tratar sobre as oportunidades de mercado e esclarecer eventuais dvidas e curiosidades. Apresentar ao aluno os conceitos bsicos do desenho tcnico de objetos e ambientes, capacitando-o para a elaborao de projetos de design de interiores. As aulas contemplam noes de desenho (linha, trao, escala, unidade, cota) e vistas ortogonais. Aulas tericas e prticas, com execuo de exerccios de representao grfica de objetos e ambientes. Noes histricas do design de interiores, fornecendo referncias visuais e informaes tericas necessrias para sua compreenso. Noes da Teoria da Cor e Forma aplicadas composio do espao. Breve anlise das tendncias do Design de Interiores. Introduo relao do Homem com o Espao. Conceitos bsicos de ergonomia, antropometria e conforto ambiental. Normas e recomendaes. Noes de circulao e dimensionamento de mobilirio. Tem como objetivo destacar questes relacionadas funo e qualidade dos espaos e a sua relao com o mobilirio, despertando no aluno a capacidade de solucionar eventuais problemas e carncias de forma criativa. Desenvolvimento de projeto de mvel e seu detalhamento. Mtodo de perspectiva. Desenvolvimento de tcnicas de acabamento de desenho, como pintura com lpis aquarelvel, giz pastel, nanquim, marker, lpis dermatogrfico, limpa tipos e outros materiais para o desenvolvimento de um acabamento renderizado. Apanhado geral por tcnicas de desenho e pintura, tais como: tecidos, madeiras, metal, pedras naturais, papel de parede, vidros, espelhos e afins. Complementando e refinando o desenho de perspectiva. Aplicaes, tipos e caractersticas de materiais, tecnologias de revestimento e acabamento em geral para paredes, forros, coberturas, pisos e mveis. Tendncias do mercado. Especificao tcnica. Clculo do quantitativo bsico. Composio entre materiais, padronagens e cores. Apanhado geral sobre iluminao, suas tcnicas e estudo do uso correto de lmpadas nos projetos. Introduo ao desenho digital para arquitetura e design, atravs do programa SketchUp. Criao de projeto e criao de perspectiva nos moldes comerciais. Ferramentas bsicas de criao e edio de imagens. Criao de bibliotecas 3D. Impresso. Tem como objetivo desenvolver habilidades tcnicas e criativas no aluno a fim de desenvolver um projeto de ambiente residencial que contemple mobilirio, acabamentos, revestimentos e iluminao. Princpios ordenadores do espao - funo e esttica. Princpios de composio. Conceitos de ordem e proporo. Estudo do espao residencial: social, privativo, de trabalho, de ligao e de lazer. Estudo das tecnologias e do conforto ambiental. Cor

Representao Grfica de Projetos

32

Estilos, composio e tendncias

32

Design de Mveis

24

Ilustrao

16

Materiais de Acabamento e Revestimentos

24

Desenho Digital Sketchup

12

Design de interior residencial

36

uso e aplicao. Metodologia de desenvolvimento do projeto de interiores. Anlise das tendncias de decorao. Medidas e circulaes.

Coolhunting e Pesquisa de Tendncias

16

Decorao

24

Marketing pessoal e qualidade no atendimento

12

Tendncias e aplicaes Gesto de Obras Aulas Especiais

12 24 12

Projeto Express

28

Tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a utilizao dessa nova ferramenta de marketing e pesquisa, o coolhunting; inspirar os alunos a inovar e capitalizar sobre novas ideias dentro de seu universo profissional; demonstrar as principais macrotendncias globais e locais de consumo e da compreenso de valores culturais contemporneos, desenvolvendo uma viso ampliada sobre as foras que regem o mercado atual; fortalecer e aumentar a possibilidade de transformar essas mudanas culturais em produtos ou oportunidades de negcio. Estuda o impacto provocado pelos objetos, ornamentos e seus detalhes na decorao de um ambiente, bem como critrios de composio e reaes esperadas em seus usurios. Prev estudos de caso de ambientes e aprofundamento de temas como: quadros, cortinas, persianas, iluminao, tapetes, objetos, acabamento de parede, detalhes de gesso, entre outros. Obs.: Esse mdulo poder conter visitas externas acompanhadas do professor fora do horrio de aula. Desenvolver o aluno de Design de Interiores a se vender e prestar um excelente atendimento de seus projetos/trabalhos. Este mdulo busca elaborar um Plano de Marketing Pessoal baseado no fortalecimento da Carreira e Imagem Pessoal, com 5 etapas tericas, sendo a ltima delas o Atendimento, e uma etapa prtica; a gravao de um vdeo onde o aluno vende seu negcio ou a si mesmo, como forma de mensurar a qualidade do seu atendimento e venda pessoal, com orientao dos professores. Tem como objetivo utilizar informaes das tendncias atuais para aplicao no projeto de design de interiores. Introduo gesto de obras, utilizando-se de ferramentas como planilhas de previso financeira, controles bsicos, oramentao, prticas de mercado e avaliao. Proporcionar ao aluno a experimentao da rotina de um escritrio de design. Palestras e visitas. Tem como objetivo aprimorar habilidades tcnicas e criativas a fim de desenvolver, individualmente e em grupo, vrios projetos de ambientes comercial/institucional. Abordagem de conceitos, funes, mobilirios e equipamentos. Medidas e circulaes. Elaborao de projeto executivo. Estudo do conforto ambiental, ergonomia e acessibilidade.

CARGA HORRIA TOTAL

312 horas/aula

10

ANEXO II PLANO DE AULA Disciplina Curso Design de Interiores Professor H/Aula Num. Encontros Turno [ ] Manha [ ] Tarde [ x ] Noite

Ementa da Disciplina e Objetivos Gerais Ementa (Programa)

Objetivos gerais da disciplina -

11

N Aula 01

Objetivos Especficos Da Aula

Metodologia de ensino

Material de Apoio Didtico

Observaes

02

03

12

Referncia Bibliogrfica Geral

Sistemtica de Avaliao (Descreva)

13

ANEXO III

FORMULRIO PARA SOLICITAO DE TAREFAS DE ALUNOS


Data: / /

Curso: Perodo: Disciplina: Professor: Ttulo da Tarefa: Descrio: Manh Tarde Noite

Referncias indicadas para elaborao:

Contedo mnimo (pginas, tpicos, etc): Realizao: Individual Equipe N integrantes: Impresso Professor / / Digital: email do professor para envio: Coordenao / /

Formato de entrega: Entregar para: Prazo de entrega: Prazo lanamento de nota:

ATENO PROFESSOR: AS INFORMAES SUPRACITADAS SERO DISPONIBILIZADAS AOS ALUNOS VIA SISTEMA ACADMICO, PORTANTO, DE SUMA IMPORTNCIA QUE ESTEJAM EM CONSONNCIA COM AS INFORMAES PASSADAS EM SALA DE AULA!

14

ANEXO IV ORIENTAO DE ACESSO SISTEMA ACADMICO com satisfao que disponibilizamos o acesso ao nosso sistema acadmico para os nossos professores. Esperamos que essa ferramenta contribua de forma significativa, com a interatividade entre nosso corpo docente, alunos e escola. Segue abaixo alguns procedimentos bsicos para acessar o sistema: Primeiramente voc dever acessar o sistema via web pelo seguinte endereo: www.sistemaeuropeu.com.br No campo usurio dever preencher com seu nome (em letras maisculas) conforme cadastrado pela coordenao de seu curso. (consulte a coordenao para obter o nome cadastrado no sistema). No Campo Senha voc dever digitar a senha inicial 123 e clicar em Entrar O sistema vai lev-lo a uma pgina para alterao dessa senha inicial. Siga os procedimentos solicitados pelo sistema para alterao de sua senha. Feito isso voc j estar habilitado a acessar o sistema com sua nova senha. Volte ao endereo: www.sistemaeuropeu.com.br no campo usurio digite seu nome conforme orientao anterior e no campo senha digite sua nova senha. Uma vez dentro do sistema, voc ter acesso s seguintes reas disponibilizadas para acesso aos docentes:

MDULO DO PROFESSOR ACADMICO Controle Acadmico


- Consulta Notas - Lana Notas

CRM - COMUNICAO Aniversariantes


- Relao de Aniversariantes

Escola
- Cadastro - Programa do Curso

Avaliao de Reao
- Consulta Av. Reao

Comunicao
- Agenda - Mensagem - Mensagem para Turma

Notcias
- Clarin - Estado - Globo News - New York Times - Notcias da Escola

Sala Virtual
- Cadastro de Dicas - Consulta de Dicas - Horrio Escolar - Material de Apoio - Perfil da Turma

15

ACADMICO Nessa rea voc ter acesso s seguintes informaes e ferramentas: CONTROLE ACADMICO - Consulta Notas de Alunos (da(s) turma(s) que o professor estiver ministrando aula) - Lana Nota (operao disponibilizada somente coordenao do curso). ESCOLA - Cadastro Professor Onde voc poder verificar seus dados cadastrais junto escola. Caso no estejam corretos, dever entrar em contato com a coordenao para que seja providenciada a correo. - Programa Disciplina Nessa rea voc verifica o contedo programtico de sua disciplina e caso desejar solicita alteraes dever entrar em contato com a coordenao para que seja providenciada a correo. CRM COMUNICAO Nessa rea voc ter acesso s seguintes informaes e ferramentas: ANIVERSARIANTES -Relao Alunos Aniversariantes (da(s) turma(s) que o professor estiver ministrando aula). AVALIAO DE REAO Consulta Avaliao de Reao - Nessa rea voc consulta a avaliao efetuada pelos alunos referente sua disciplina com comentrios correspondentes. COMUNICAO - Mensagem: o Leitura de mensagens enviadas pela escola ao professor; o Envio de Mensagens aos usurios do sistema; o Envio de Mensagens para turma e/ou para aluno individualmente; - Agenda: Para seu uso pessoal NOTCIAS Nessa rea voc tem acesso a links dos principais jornais do mundo SALA VIRTUAL Nessa rea voc ter acesso s seguintes informaes e ferramentas: - Grade de Horrios de sua(s) disciplina(s); - Perfil da(s) Turma(s); - Cadastramento de Dicas que desejar enviar aos alunos; - Consulta de Dicas j enviadas; - Material de Apoio Pedaggico*. No mdulo material de apoio (acessado pela coordenao) possibilita a publicao de materiais de apoio didtico e pedaggico (apostilas, artigos, links, informativos, revistas, etc). Basta encaminhar o material desejado sua coordenao para que seja disponibilizado nessa rea do sistema. Esperamos sinceramente que essa ferramenta que o Centro Europeu disponibiliza aos seus professores, seja de grande valia e que os colegas possam contribuir conosco, acessando o mesmo e interagindo com os alunos, principalmente no mdulo Sala Virtual (enviando dicas), encaminhando mensagens ou enviando material s coordenaes para que sejam disponibilizados aos alunos.

16

ANEXO V

CIRCULAR INTERNA

Rfte. Procedimentos de Solicitao de Tarefas aos Alunos Senhores Professores:

Vimos solicitar que a partir dessa data seja adotado o procedimento abaixo mencionado: Sempre que for solicitado algum trabalho aos alunos, todas as informaes pertinentes j devem ter sido repassadas coordenao do curso via Solicitao de Tarefas dos Alunos (vide anexo III deste manual), com todos os dados preenchidos (SEM EXCEO) com antecedncia mnima 10 (dez) dias data de repasse dessas informaes aos alunos. Dessa forma, a coordenao estar plenamente apta a dirimir eventuais dvidas quando questionada.

Contamos com vossa colaborao ao exposto,

Centro Europeu

17

ANEXO VI

DADOS DO FORMULRIO DE CADASTRO DE PROFESSORES


Nome: E-mail: Data Nascimento: RG: CPF: Ttulo: Funo: Professor Unidade: Ministra aulas em mais de um curso: [ Fone Residencial: Fone Celular: Fone Contato: Endereo: N: Complemento: Bairro: UF-Cidade: CEP:

] Sim

] No

18

ANEXO VII

CIRCULAR INTERNA

Rfte. Preenchimento do Formulrio de Cadastro de Professores e entrega deste coordenao do curso Senhores Professores:

Vimos ressaltar a importncia do completo e correto preenchimento do Formulrio de Cadastro de Professores e breve entrega deste coordenao do curso em que ministrar sua(s) disciplina(s) antes da data agendada para a primeira aula. Somente de posse destes dados completos que ser possvel cadastr-lo no sistema acadmico do Centro Europeu, fonte principal de informaes relacionadas a datas de aulas, clculo financeiro para pagamentos e para contato com voc sempre que for necessrio.

Contamos com vossa colaborao ao exposto,

Centro Europeu

19

Potrebbero piacerti anche