Sei sulla pagina 1di 7

Termodinmica

Propriedades termodinmicas: So propriedades macroscpicas como presso, temperatura, massa, volume, presso, energia interna, entalpia, entropia. Temperatura de saturao: a temperatura de vaporizao de um fluido a dada presso. Lquido comprimido ou sub resfriado: Est a temperatura inferior a de saturao para dada presso. Ttulo: Relao da massa de vapor e a massa total a temperatura de saturao. X= mv/mt. Vapor saturado: Vapor na temperatura de saturao. Vapor superaquecido: Vapor acima da temperatura de saturao. Gases so vapores altamente superaquecidos. Energia interna: energia devido as foras/movimentos intermoleculares. (u) Entalpia: h=u + pv. Entropia: Medida da desordem molecular. (s) Equao de estado para gs ideal: Pv=RT. Onde P presso absoluta, T temperatura absoluta, R cte e v volume especfico. Tabelas de propriedades termodinmicas de fluidos frigorficos: As tabelas relacionam as propriedades termodinmicas para o lquido comprimido, estado de saturao ou vapor superaquecido em funo da temperatura ou presso. Sendo que na regio de saturao lquido + vapor, conhecido o ttulo as propriedades so encontradas pelas seguintes frmulas: u = ul + x(uv-ul); h = hl + x(hv-hl); s = sl + x(sv-sl); v = vl x(vv-vl).

Diagramas de MOLLIER para fluidos refrigerantes: Diagramas com ordenada Presso absoluta (P) e abscissa Entalpia especfica (h). Estas coordenadas so mais adequadas para representar o ciclo termodinmico de refrigerao por compresso de vapor. Este diagrama til para observar as propriedades termodinmicas durante o ciclo de refrigerao em cada componente do sistema de refrigerao, sejam elas: Compressor, Condensador, Dispositivo de expanso e Evaporador.

Na Fig. 1, o diagrama de Mollier, pode-se destacar trs regies caractersticas: Regio de lquido sub resfriado esquerda da linha de lquido saturado; Regio de vapor mido ou lquido + vapor entre as linhas de lquido saturado e vapor saturado; Regio de vapor superaquecido direita da linha de vapor saturado.

Na regio saturada, para conhecer as propriedades termodinmicas basta conhecer uma propriedade e o estado estar definido. Nas regies de vapor superaquecido e de lquido subresfriado necessrio conhecer 2 propriedades termodinmicas para se definir o estado.

Primeira Lei da Termodinmica: Lei da conservao de energia: Sistema termodinmico uma quantidade de massa ou regio para qual a ateno est voltada, demarcando-se a regio denomina-se vizinhana ou meio a parte externa da demarcada. Suas fronteiras so fixas, mveis, reais ou imaginrias, podendo ser classificado em: Sistema termodinmico fechado: quando no ocorre fluxo de massa pelas fronteiras; Sistema termodinmico aberto: quando h fluxo de massa pelas fronteiras, tambm conhecido por volume de controle.

O balano de energia definido pela somatria de energia entrando no sistema termodinmico igual a somatria de energia saindo do sistema mais a variao de energia armazenada internamente pelo tempo:

Sendo a energia composta por: Energia cintica: Ec = mV/2; Energia potencial: Ep = mgz; Energia interna: U. As energias do balano de energia que podem atravessar o volume de controle podem ser relacionadas ao fluxo de massa, fluxo de calor e fluxo de trabalho segundo a seguinte equao:

Sabendo que h = u + pv, e quando o sistema opera em regime permanente a variao da energia armazenada internamente zero. O fluxo de calor transferido para o sistema positivo, o fluxo de calor transferido do sistema negativo. O trabalho realizado sobre o sistema negativo e o trabalho realizado pelo sistema positivo. Fluxo de calor e trabalho = [W]; Vazo mssica = [kg/s]; H = [J/kg];

V = [m/s]. Transferncia de Calor: Pode ocorrer isoladamente por conduo, conveco e radiao. Na conduo, o fluxo de calor calculado dependendo da natureza fsica e da diferena de temperatura, segundo figura abaixo e respectivas equaes:

Para placas planas:

Onde, Q o fluxo de calor [W], k condutividade trmica [W/m.K], A rea normal ao fluxo [m], dt variao de temperatura [k], dx espessura da placa [m]. E para cilindros:

Onde Q o fluxo de calor [W], k condutividade trmica [W/m.K], L comprimento do cilindro [m], dt diferena de temperatura [k], r2 e r1 raios externos e internos respectivamente [m].

Na conveco o fluxo de calor depende de um coeficiente de conveco que por sua vez depende da turbulncia e perfil de velocidade do fluido alm de outros fatores. A equao que define o fluxo de calor por conveco a seguinte:

Onde Q o fluxo de calor [W], alfa o coeficiente de conveco [W/m.K], A a rea normal ao fluxo de calor [m], dt a diferena de calor [K]. J na radiao a energia irradiada por uma superfcie considerada um corpo negro (poder emissivo) definida pela seguinte frmula:

Onde sigma a constante de Stefan-Boltzman (5,669x10^-8 W/m.K^4) e T a temperatura [K]. A relao entre o poder emissivo do corpo negro e do corpo real a emissividade definida a seguir:

Outras caractersticas referentes a radiao so a absortncia, refletividade e transmissividade. A equao que define o fluxo de calor por radiao a seguinte:

Onde Q o fluxo de calor [W], sigma a constante de Stefan-Boltzman [W/m.K^4], Fe ptico (absortncia, refletividade, transmissividade), Fa fator de forma, A rea normal ao fluxo [m], T1 e T2 temperaturas dos dois corpos [k]. Ao se comparar a lei de Fourier com a lei de Ohm podemos chegar a seguinte equao:

Onde a Resistncia trmica em cada situao pode ser:

E o coeficiente global de transferncia de calor Ug = 1/(R), definindo a equao:

Diferena de temperatura mdia logartmica: Em trocadores de calor de tubos cujo fluxo de calor depende da temperatura em toda extenso dos tubos, passando por conduo e conveco, observa-se que a taxa de transferncia de calor no constante pois a diferena de temperatura entre os fluidos quente e frio tambm no constante. Ento, ao se estudar os mecanismos de transferncia de calor como Serpentina de gua gelada, Evaporadores, Condensadores, etc., usada a diferena de temperatura logartmica (dtml) para o clculo do fluxo de calor. Para o trocador de calor de correntes paralelas utiliza-se, ento, o seguinte clculo:

E para o trocador de calor que opera em contra corrente:

Deve ser observado que, para as mesmas temperaturas de entrada e sada dos fluidos do trocador de calor a dtml maior no trocador de calor que opera em contra corrente.

Ciclos de Refrigerao por Compresso de Vapor

Potrebbero piacerti anche