Sei sulla pagina 1di 3

Conhea neste artigo 5 doenas raras e de sintomas estranhos que podem atingir o ser humano, resultado de um estudo feito

pelo jornal australiano Sydeny Morning Herald.

Sndrome de Alice no pas das Maravilhas


Esta doena causa uma alterao na percepo visual do doente, dando a sensao de objetos muito prximos parecerem muitos mais pequenos que a realidade. Esta falta de proporo nos objetos, causada como se o doente estivesse sob o efeito de drogas, como a conhecida LSD, que causa vises e desproporcionalidade nas coisas e objetos. Alm dos objetos em redor, os doentes podem ainda ver o seu corpo distorcido, acreditando que partes do seu corpo esto mudando de forma ou de tamanho.

Maldio de Ondina
Este estranho nome, uma homenagem ninfa Ondina, uma ninfa das guas da mitologia pag da Europa. Esta doena foi descoberta h mais de 30 anos e existem algumas centenas de pessoas no mundo que sofrem deste problema. Os sintomas da maldio de ondina fazem com que os doentes percam o total controle da respirao, acabando por se esquecer de respirar, acabando por sufocar e morrerem. Alguns mdicos acreditam que este problema esteja relacionado com o gene THOX2B, fazendo com que o sistema nervoso central, que trata do controle da respirao enquanto a pessoa est a dormir, se esquea de respirar. As pessoas que padecem deste problema, tm a necessidade de usar um ventilador enquanto dormem, de forma a respirarem sem interrupes.

Sndrome da mo estranha
A sndrome da mo estranha, do ingls alien hand syndrome, faz com que uma das mos do doente se movimente de forma completamente involuntria e que ganhe vida prpria. As pessoas com este problema tm quase sempre pequenas leses no crebro ou que foram submetidas a cirurgias nos nervos ou cabea. O mais estranho e bizarro que o doente no toma em considerao as atitudes da mo, at estas serem estranhas ou fora do comum. Estes efeitos e movimentos podem no entanto ser reduzidos, ocupando a mo doente com alguma tarefa, como segurar um objeto, por exemplo.

Outros artigos que vai gostar de ler


- Conhea 8 mitos sobre - Compilao com 200 - Curiosidades estranhas sobre o sexo e sexualidade o fobias corpo ou humano medos

Cegueira emocional
J todos ouviram falar certamente da expresso cegueira emocional e este tipo de cegueira pode na verdade acontecer com qualquer um de ns. Esta situao foi descoberta aps vrios estudos na Universidade de Yale, quando aps submeterem vrias

pessoas ao visionamento de imagens fortes ou de contedo pornogrfico, muitas delas perderem a viso, durante alguns dcimos de segundo. At aos dias de hoje, ainda no foi descoberta a razo deste tipo de reao do ser humano.

Sndrome de Riley-Day
As pessoas que sofrem deste tipo de problema, relatam que no sentem dores aps se queimarem ou cortarem, por exemplo. A causa deste problema est associada a uma mutao no gene IKBKAP e foi descoberta pelos mdicos Milton Riley e Richard Lawrence Day, que deram nome a esta doena. Por no existir qualquer noo de dor, estas pessoas sofrem muitas vezes acidentes graves, j que no tm qualquer tipo de aviso da dor. So pessoas que morrem quase sempre jovens, antes dos 30 anos de idade, devido gravidade dos ferimentos.

Potrebbero piacerti anche