Sei sulla pagina 1di 6

Resumo Aula-tema 08: Inovaes em sustentabilidade -Tecnologias limpas e futuro de desenvolvimento sustentvel.

Apesar dos questionamentos, h evidncias cientficas sobre as mudanas climticas: o Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPCC) concluiu que, para estabelecer parmetro das temperaturas mdias abaixo de 2C, necessrio reduzir as emisses globais de gases do efeito estufa (GEEs). Tal reduo precisa ser entre 50 a 85% abaixo dos nveis atingidos no ano de 2000 e precisar ser atingida at o ano de 2050. Para tanto, nos prximos dez anos, os

nveis de reduo de emisses globais devem passar de 14% para 31%.


Inovao e tecnologia sero aspectos essenciais s respostas que envolvem mudanas climticas, segurana energtica e macroeconomia mundial. E tudo isso depende do esforo concentrado e da cooperao internacional. Para alcanar esses objetivos, as tecnologias da informao e comunicao (TICs) permitiro a transformao das atividades humanas e a incluso social da populao mundial, gerando empregos qualificados com baixo impacto ambiental. Duas principais frentes de trabalho so necessrias: a reduo agressiva das emisses globais at 2020; e os investimentos em energias renovveis obtidas por meio de tecnologias limpas, capazes de melhorar radicalmente a produtividade utilizando a fora: - das quedas dgua; - dos ventos (energia elica); - da luz do sol (energia solar); - da gua e do vapor produzidos pelos reservatrios subterrneos (energia geotrmica, termo formado pelo prefixo geo, que significa terra, e pela palavra trmica, que quer dizer calor); e - da energia qumica acumulada em plantas (biomassa). Tecnologias para novas fontes de energia esto sendo desenvolvidas e so relevantes na reduo das emisses de GEEs. Embora a energia solar seja a mais importante fonte de energia renovvel, as tecnologias para o seu aproveitamento
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

so as mais caras atualmente. Outras fontes de energia, com baixa emisso de CO2, esto sendo implementadas, como a energia nuclear. Embora continue sendo uma das solues para a crise energtica no mundo, discusses em torno desse tipo de energia causam polmicas, devido aos riscos que representam segurana da populao principalmente aps os recentes episdios de terremotos no Japo, onde reatores atmicos foram danificados. A energia nuclear liberada pela chamada fisso dos tomos, que a energia do ncleo atmico do urnio, do plutnio ou do trio, transformada em calor. Algumas dessas novas fontes de energia j apresentam retornos econmicos e financeiros satisfatrios tanto para os investidores quanto para a sociedade, protegendo o meio ambiente. As tecnologias esto em diferentes estgios de desenvolvimento e evidenciam considervel potencial para o futuro. As solues devem conciliar a comercializao de tecnologias j prontas para o mercado e a pesquisa em curto prazo com o desenvolvimento e comprovao da eficcia das tecnologias em longo prazo. Alguns exemplos so: - as tecnologias para capturar e armazenar carbono em larga escala, que ainda passam por ajustes tcnicos; - a segunda gerao de biocombustveis para uso em transportes dever sair dos testes de laboratrio para comercializao plena at 2030; - veculos eltricos devem passar a ser produzidos em larga escala mundial. Importantes tecnologias no setor da construo civil para melhorar a ecoeficincia de prdios domsticos e comerciais passaro por aprovao de regulaes governamentais at 2020 e consolidao de padres internacionais at 2030. Duas grandes decises so urgentes: facilitar os investimentos em tecnologias limpas e impulsionar o emprego de tecnologias j existentes para melhoria da eficincia energtica e da reduo da emisso de gases em termos globais. A nanotecnologia e a biotecnologia so algumas aplicaes j existentes nesse grupo de tecnologias.
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

O prefixo nano tem origem no idioma grego e significa ano. A nanotecnologia engloba tecnologias em escala nanomtrica (um nanmetro representa um milionsimo de um milmetro). Dentre os seus benefcios esto a otimizao do uso de recursos e menor impacto ambiental. Est presente em medicamentos e cosmticos. A biotecnologia permite, dentre outras aplicaes, o cultivo de micro-organismos para obter bens e servios. Um exemplo o tratamento de efluentes por meio da ao de micro-organismos. A biotecnologia est presente em diversas reas, como nas indstrias farmacutica, de sementes, dentre outras. Quando se trata do futuro das tecnologias limpas, h que se pensar nos seguintes aspectos: - nenhuma delas isoladamente poder solucionar os problemas complexos que enfrentamos hoje; - est condicionado a aes coordenadas e responsveis nos campos poltico, econmico, cultural, social e ambiental; - o consumo da eletricidade ainda perdurar por muito tempo at a consolidao das novas fontes de energia sustentvel. A maioria das fontes de energia renovveis aborda a gerao de eletricidade, enquanto que os biocombustveis oferecem uma alternativa para o petrleo no uso dos transportes. Os biocombustveis so originados das plantas, como cana-deacar ou milho, que so transformadas em combustveis, como no caso do etanol. Quanto ao futuro do desenvolvimento sustentvel, devemos ter clara a percepo de que sofremos transformaes e provocamos mudanas irreversveis nos ambientes familiar, profissional e no meio ambiente, em busca de satisfao das nossas necessidades. Para no limitar a liberdade de ao e reflexo das futuras geraes, a responsabilidade da atual gerao criar ambientes em que elas sejam capazes de compreender o papel das oportunidades, do indivduo, das inovaes e do desenvolvimento da sociedade.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

futuro

do

desenvolvimento

sustentvel

demanda

governana1

planejamento do que devemos fazer agora para construirmos ambientes favorveis mudana de rumo em favor da prosperidade2 duradoura no presente, que significado de qualidade de vida, porque fortalece os relacionamentos e a confiana na sociedade como um todo. O planejamento do desenvolvimento condio essencial para a soluo dos problemas como crescimento das cidades, escassez de gua, de alimentos e energia, segregao e excluso social, destruio dos ecossistemas, crescimento da populao e consumismo exacerbado. Planejar o desenvolvimento sustentvel estabelecer metas transparentes para estratgias de responsabilidades e obrigaes em relao sociedade e ao planeta. preciso acreditar que podemos ser melhores e mais felizes. Sem essa esperana, no h engajamento; sem engajamento no h desenvolvimento sustentvel. O processo de engajamento envolve comunicao, consulta pblica por intermdio de debates, fruns e congressos nacionais e internacionais, para tornar realidade o desenvolvimento sustentvel. preciso considerar que a projeo da populao do planeta de 9 bilhes em 2050. E que, para viver em sociedade e desenvolver projetos para alcanar objetivos comuns, preciso educar para a construo de um futuro comum. Pode ser que a sociedade esteja muito longe do ponto de transio para a Nova Economia, mas certamente est em fase embrionria de sustentabilidade.

Conceitos Fundamentais Biocombustveis recebem essa denominao produtos usados como fontes de energia e que so fabricados a partir de biomassa (matria orgnica) renovvel, como aproveitamento do lixo ou resduos de processos industriais, como

Governana quer dizer a forma como o poder de governo exerce autoridade e controle na administrao dos recursos econmicos e sociais, tendo em vista o desenvolvimento de um pas. 2 Prosperidade, segundo Tim Jackson, no relatrio Prosperidade sem crescimento transio para uma economia sustentvel , aquela em que pessoas de diferentes raas, cor e status social conseguem alcanar o mnimo necessrio para o incio de suas jornadas rumo ao desenvolvimento sustentvel.
DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

no caso da serragem, do bagao da cana-de-acar e de cascas de rvores ou arroz. So tambm chamados de combustveis biolgicos. Exemplos: biodiesel, etanol, leos vegetais e biogs. Biotecnologia tecnologia baseada na biologia. Permite utilizar agentes biolgicos (organismos vivos, clulas, molculas) para obter bens e servios. Um exemplo o tratamento de efluentes lquidos por meio da ao de microorganismos. IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas) criado pelo Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente e pela Organizao Meteorolgica Mundial, tem como objetivo o estudo dos fenmenos relativos s mudanas climticas. Rene cerca de 2.500 conceituados cientistas de mais de 130 pases. Nanotecnologia o prefixo nano tem origem no idioma grego e significa ano. Engloba tecnologias em escala nanomtrica. Um nanmetro representa um milionsimo de um milmetro. Dentre os seus benefcios esto a otimizao do uso de recursos e o menor impacto ambiental. Est presente em componentes eletrnicos, medicamentos e cosmticos. Tecnologia humano e social. Tecnologias limpas conjunto de tecnologias desenvolvidas para conjuntos de equipamentos, ferramentas, mquinas,

conhecimentos e tcnicas capazes de modificar ou transformar o ambiente natural,

racionalizar a utilizao de recursos; para a gerao de energias limpas e renovveis, de modo a reduzir a emisso de gases de efeito estufa, bem como o consumo de energia e os riscos de contaminao e do impacto ambiental. So alguns exemplos: sistema para reaproveitamento das guas utilizadas em chuveiros e pias; sistemas de tratamento de esgoto e efluentes; desinfeco das guas das piscinas por meio de oznio; captao de energia solar para aquecimento de gua dos chuveiros e torneiras.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Tecnologias da informao e comunicao (TICs) conjunto de tecnologias integradas para informao e comunicao. So utilizadas na indstria, no comrcio, em escolas e residncias. Exemplos: internet, intranet, e-mails, telefonia mvel, TV digital, computadores.

Referncia 1) PEREIRA, Adriana Camargo; SILVA, Gibson Zucca da; CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Sustentabilidade na prtica: fundamentos, experincias e habilidades. Valinhos: Anhanguera Publicaes, 2011.

DIREITOS RESERVADOS Proibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

Potrebbero piacerti anche