Sei sulla pagina 1di 209

Projeto coordenado pela profa. Dra.

Denise Costa Dias

. De acordo com FakiH (2000) essas infuses podem ser em: Bolus: a administrao intravenosa realizada em tempo menor ou igual a 1 minuto.Geralmente atravs de seringa. Infuso rpida: a administrao intravenosa realizada entre 1 e 30 minutos. Algumas podem ser realizadas com seringa, porm para infuses em tempo superior a 10 minutos recomenda-se a utilizao de bureta. Infuso lenta: a administrao intravenosa realizada entre 30 e 60 minutos. Infuso contnua: a administrao realizada em tempo superior a 60minutos, ininterruptamente. Administrao Intermitente: no contnua, por exemplo de 6 em 6 horas. Para este tipo de terapia importante a preocupao com a manuteno da permeabilidade do cateter que permanecer com dispositivo tipo tampinha nos intervalos da medicao.

Tem sido relatado que a principal causa de infeco relacionada cateteres o hbito de lavagem de mos da equipe multiprofissional

Passo 1: Conhecimento sobre o procedimento Checar a prescrio mdica conferindo o tipo de soluo, volume e fluxo de infuso desejado; Revisar informaes tcnicas( incluindo indicao, posologia, efeitos colaterais, etc)sobre a soluo prescrita para administr-la de maneira segura; Checar se os aditivos e/ou medicaes a serem adicionados a soluo so compatveis;

- Avaliar o acesso venoso do paciente e o entendimento do paciente em relao a terapia prescrita.

Passo 2: Reunir material necessrio: -Ampola de diluente, frasco ou bolsa com a soluo prescrita; -medicao prescrita; -seringa e agulha para aspirar a medicao prescrita; -equipo de soro, se necessrio. Quando se esta preparando uma soluo e o paciente j est recebendo a mesma soluo, o equipo s ser trocado se o prazo de validade(48 horas) estiver vencendo, ou se estiver sem identificao; -Equipo com bureta, se necessrio; Se um novo equipo for utilizado este deve ser rotulado com data, hora de instalao e nome do profissional que o instalou. - Algodo com lcool.

Passo 3: Preparo e administrao: - Confira a prescrio mais uma vez; - Lave as mos, limpe a rea de trabalho e lave as mos novamente; - Remova o plstico protetor da bolsa ou frasco de soluo; - Faa inspeo do frasco para observar possveis partculas, alterao de cor, rachaduras ou vazamentos, data de validade da soluo; - Prepare o rtulo da soluo conforme a prescrio; e anote a data, hora de inicio da infuso e o nome de quem preparou. Ao colar o rtulo no frasco lembre-se que ao pendurar o mesmo este ser invertido; - Realize antissepsia com lcool a 70% e abra os frascos ou ampolas de medicamentos ou eletrlitos, aspire com seringa e introduza no frasco da soluo. - Adapte o frasco ao equipo e instale no paciente, controlando o fluxo de administrao; - Observe o paciente para sinais de reao adversa ao medicamento ou soluo; - Documente a troca de soro ou a instalao da soluo no pronturio do paciente.

1. Preparar o material -Algodo com lcool - Diluente - Medicamento - Seringa - agulha para aspirar medicamento

2. Realizar anti-sepsia do frasconete

3. Abrir o frasconete

4. Aspirar o diluente sem contaminar 5. Introduzir o diluente no frascoampola

6. Homogeneizar a soluo

8. Rotular a seringa contendo o medicamento 9. Antes de administrar identifique o paciente

7. Aspirar a soluo do Frasco-ampola

10. Inspecione o acesso venoso para sinais de flebite, infiltrao e permeabilidade 11. Explique o procedimento ao paciente

12. Antissepsia com lcool 70%

13. Desconectando o protetor da agulha

Quando no dispositivo IV (polifix) houver trava de segurana, observe sua manipulao

Movendo a trava de segurana Para liberar o fluxo

trava

Libera

Introduzindo a medicao lentamente

A seringa deve rotulada estar rotulada A seringa deve estar

Quando o paciente estiver recebendo soro podemos injetar a medicao em um injetor lateral, se houver, ou na outra via do polifix. Com o cuidado de lavar a vi antes e depois da administrao, injetando gua destilada ou soro fisiolgico 1 m Ou podemos desconectar o equipo, como ilustrado abaixo, o que no o idea pois torna maior o risco de contaminao exigindo maior destreza do profissiona de enfermagem.

1. Pinamos o equipo 2. Desconectamos o equipo 1 2

3. Conectamos a seringa ao dispositivo intravenoso

Esta ponta deve ser protegida para evitar a contaminao

agulha

4. Conectamos a agulha ao equipo para proteger a ponta deste, evitando a contaminao.

5. Administrar a medicao 6. Segurar o equipo na outra mo

Antes de administrar a medicao lembrar de soltar a trava de segurana

Alguns medicamentos necessitam de uma diluio maior aps a primeira diluio (reconstituio) precisam ser diludos em volumes maiores, e para isso utilizamos frascos de soro de 100 ou 250ml. Entre esses medicamentos podemos citar:

Amicacina cuja diluio recomendada de 5mg/ml, desta forma 500mg devem se diludos em 50ml,e assim por diante: 1g em 100ml. Vancomicina diluio recomendada de 50ml para 500mg e a velocidade de infuso de at 10mg/min, ou aproximadamente 1 hora (8,3mg/min).

Gentamicina diluio recomendada 50 a 100ml para 80mg velocidade de infus de 30min a 2 horas. Bactrin diluio recomendada de 100 a 125 ml e o tempo de infuso de 60 a 90 min.

Trissel(2001

Para diluirmos o medicamento em um volume maior necessitaremos do frasco (ou bolsa) de soro. O soro mais utilizado o fisiolgico 0,9%, mas alguns medicamentos so compatveis tambm com soro glicosado ou outras solues como Ringer, etc.

Alm do frasco de soro necessitaremos tambm de um equipo. No caso da amicacina a velocidade de infuso de 30 a 60 minutos.

O medicamento diludo previamente ser ento adicionado ao soro

Joo Vanco micina 18/5/5 10hs Denise

Este frasco deve ser rotulado Com nome da medicao, do paciente, data e hora da dose. Nome de quem instalou a medicao

A infuso secundria deve ser pendurada acima da infuso principal(soro).

Outras consideraes
Tempo de Administrao
No processo de administrao de medicamentos o tempo de infuso deve ser considerado mesmo na administrao em bolus. Timby (2001)recomenda que o medicamento deve ser administrado conforme recomendado em referncias sobre este ou a uma taxa de 1 ml por minuto, caso no exista informao disponvel. Especialmente na administrao em Bolus os efeitos adversos ocorrem ao mesmo tempo e velocidade que os efeitos teraputicos. Desta forma, ao administrarmos lentamente podemos parar imediatamente a administrao caso seja observada qualquer reao durante a injeo. A administrao direta (na seringa) deveria ser realizada em pelo menos 1 minuto; entretanto, sempre seguir as recomendaes do fabricante. Por exemplo, drogas tais como fenitona e diazepan precisam ser administradas em um tempo mais prolongado (PHILIPS, 2001).

Considerando que as informaes sobre diluio de medicamentos no dia a dia no esto disponveis de forma simples, direta e prtica , o Hospital 9 de Julho elaborou um protocolo de administrao e diluio de medicamentos. Extramos dele os seguintes exemplos: Nome: Keflin Apresentao: F/A- 1gr + gua destilada 4ml Reconstituio: prprio diluente Diluentes/Volumes: gua destilada 10ml Tempo mnimo de infuso: 1 min Forma: administrao em seringa

Outro exemplo que citamos a Dipirona (novalgina) Apresentao: amp 2 ml (no h necessidade de reconstituio) Tempo mnimo de infuso de 1 min. Para tanto mais seguro diluir em 8 ml de gua destilada. Forma: administrao em seringa

Adsoro
Adsoro- o processo pelo qual tomos, molculas ou ons so retidos na superfcie de slidos atravs de interaes de natureza qumica ou fsica (Houaiss, 2001). Muitas medicaes adsorvem no vidro ou plstico. A desvantagem associada que o paciente recebe menos medicao do que o necessrio. A quantidade de adsoro difcil de ser predita. Um exemplo a aglutinao de insulina em frascos de vidro ou plstico. A insulina adsorve-se rapidamente ao frasco e equipo at que todos os potenciais de adsoro estejam saturados.

Quando o cateter estiver anticoagulado importante lembra que a heparina interage com muitos medicamentos e imprescindvel a lavagem do cateter com soro fisiolgico ou gua destilada (1ml suficiente) para prevenir ocorrncia relacionadas incompatibilidades qumicas e/ou fsicas.

- Antes de administrar o medicamento; - Entre um medicamento e outro, se for administrado mais d um medicamento no mesmo horrio; - Aps a administrao de medicamentos.

Lavar o cateter (injetando SF ou AD com seringa)

Caso o paciente esteja com soro contnuo, observar se o componentes do soro so compatveis com o(s medicamento(s). Neste caso possvel utilizar o soro do paciente para lavar o cateter.

Como heparinizar o cateter:


Heparinizao a utilizao de um agente farmacolgico anti-coagulante, para a manuteno de uma via de acesso venoso em situaes especiais, tais como: - Pacientes com acesso venoso difcil, que no necessitem de hidratao endovenosa contnua; - Restrio ao aporte de lquidos. Obs:S poder ser utilizada a heparina em frasco ampola(5.000U/ml) Material: Seringa de 10 ml; Agulha 25x8; gua destilada 10ml; Heparina- frasco ampola de 5000U/ml.

1-Para recm-nascidos at 01 ano de idade: -Aspirar 0,1 ml de heparina(500U) e completar com 9,9 ml de gua destilada (10ml=500U); -Pegar 2 ml de primeira diluio(100 U) e completar com 08 ml de gua destilada (10ml=100U); -Preencher o scalp com 0,7 ml da soluo e o abocath c/ polifix com 1,5 ml.

2. Para crianas de 01 ano a07 anos de idade: -Aspirar 0,1 ml de heparina (500U) e completar com 9,9 ml de gua destilada (10ml=500U); -Pegar 5 ml da primeira diluio (250U) e completar com 05ml de gua destilada (10ml=250 U); -Preencher o scalp com 0,7ml da soluo e o abocath c/ polifix com 1,5ml. 3-Para crianas de 07 anos at 13 anos de idade: -Aspirar 0,1ml de heparina(500U) e completar com 9,9ml de gua destilada (10ml=500U); -Preencher o scalp com 0,7ml da soluo e o abocath c/ polifix com 1,5ml.

4-Para crianas acima de 13 anos e adultos: -Aspirar 0,2ml de heparina(1000U) e completar com 9,8ml de gua destilada (10ml=1000U); -Preencher o scalp com 0,7ml da soluo e o abocath c/ polifix com 1,5 ml. - Rotular a seringa com quantidade diluda e horrio, nome do paciente, nome do funcionrio e o ncoren .

Observaes sobre Heparinizao:


-Aps diluda, a heparina no deve ser guardada em frasco de
vidro, mas mant-la na seringa;

-A seringa preparada de uso exclusivo para cada paciente e

poder ser utilizada durante 24 horas sem manter na geladeira; ser administrada junto com a medicao. No precisa aspirar o resduo; aps cada administrao de medicao EV;

-A quantidade de heparina contida no scalp com essa diluio, pode -A heparinizao dever ser feita somente com prescrio mdica,

Referncias Bibliogrficas:

cVan, B. F. Illustrated Guide to Home Health Care. Cap. 9 I.V. Therapy. Pennsylvania, Springhouse, 994.

LTMAN, G. B. et al Delmar's Fundamental and advanced Nursing Skills. Albany, Delmar, 2000.

IOVANI, A M.M. Enfermagem: clculo e administrao de medicamentos So Paulo: Legnar nformtica&Editora, 1999. P.77

V. Therapy made incredibly easy- Springhouse, 1998

HILLIPS, D. L. Manual de Terapia Intravenosa. Porto Alegre,: Artmed, 2001.

CHULL, P. D. Enfermagem Bsica: teoria e prtica Cap. 6 A Terapia Intravascular p.277. Rideel, So aulo, 1996.

WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, 2001.

ARIH, F. T. Manual de Diluio e Administrao de Medicamentos Injetveis. Rio de Janeiro: eichmann & Affonso Ed., 2000.

RISSEL, L.A. Handbook on Injectable Drugs. Houston, American Society of Health-System Pharmacists, 001.

OUAISS Dicionrio eletrnico da lngua portuguesa. Editora Objetiva, 2001.

Projeto coordenado pela profa. Dra. Denise Costa Dias

A coleta de amostras de sangue para exames laboratoriais pode ser realizada por meio de seringa e agulha ou utilizando-se o sistema vacutainer.
Antes Antesde deiniciar iniciaro oprocedimento procedimentolave lavebem bemas asmos. mos.
Identifique Identifiqueo opaciente pacientepelo pelonome. nome.

Confira Confiraos ospedidos pedidosde deexame examee ea aquantidade quantidadee etipo tipode defrascos frascosnecessrios necessrio

Preparo do material

Suporte para agulha e para o frasco de coleta

Agulha do sistema vacuitaner Ponta que ir perfurar o frasco de coleta: protegida por emborrachado.

Agulha que perfur O frasco de coleta

Agulha j adaptada ao suporte

Agulha que puncion a veia do paciente

Garrotear o paciente e palpar a veia

Garrote ou torniquete- tira de velcro ou tubo de borracha. Deve ser aplicado 15 a 20 cm acima do local da puno.

Em pacientes com hipotenso colocar o torniquete to prximo quanto possvel do local de puno

A utilizao do mesmo torniquete em mais de um paciente facilita a infeco cruzada!

Realizar antissepsia com lcool a 70%

Solicitar ao paciente que feche a mo (facilita a estase venosa).

sticar a pele e manter a veia fixa com o polegar a mo no dominante.

Introduzir a agulha com o bisel para cima num ngulo de 30 a 45o diretamente sobr a veia(mtodo direto) ou ao lado desta(mtodo indireto).

Tubo pronto para ser inserido

Colocar o indicador da mo dominante sobre o canho da agulha.

Aps introduzir a agulha na veia conectar o tubo de coleta ao adaptador . No sistema vacuitaner os tubos contm vcuo e o sangue flui automaticamente para o tubo.

Soltar o torniquete antes de remover a agulha

Existem tubos especficos para cada tipo de exame

Terminada a coleta, comprimir o vaso com algodo seco, e solicitar ao paciente para permanecer com o brao distendido. Flexion-lo poder provocar leso no tecido.

O paciente pode ser orientado a cooperar segurando o algodo com a outra mo, para que o profissional prepare o adesivo para colocar no local.

Colocao de adesivo no local onde foi realizada a puno.

Para finalizar o procedimento: Descarte apropriado dos materiais(perfurocortante e luvas) e registro.

Koch, M. Rosi et al Tcnicas Bsicas de Enfermagem. Florence. Curitiba, 1998. Phillips, L.D. Manual de Terapia Intravenosa. Artmed. Porto Alegre, 2001.

Procedimento mdico tipo pequena cirurgia para a implantao. Este cateter(portacath) instalado aps anestesia local, o procedimento leva de 30minutos a 1 hora. A inciso para colocao fechada por sutura, sendo realizado curativo estril. O curativo pode ser removido aps 24 horas. Esta rea deve ser limpa diariamente com PVPI e coberta com gaze estril at que a inciso esteja cicatrizada, de 10 dias a 2 semanas. Manipulao pela equipe de enfermagem atravs de puno percutnea. Este dispositivo mais utilizado para quimioterapia. Este cateter possui duas peas: - A primeira, o cateter propriamente dito, colocada em uma veia do sistema cava superior, e sua ponta localizada no trio direito, atravs de fluoroscopia. A extremidade distal do cateter tunelizada e por inciso de 3 a 4 cm na regio subclavicular conectada a outra a outra pea, a bolsa (porth).

A bolsa (porth) apresenta formato cilndrico ou ligeiramente cnico. A superfcie superior sempre plstica auto-selante(poliuretano ou silastic) que permite a transfixao com agulha. A luz interna da bolsa apresenta volume de cerca de 0,5 ml.

Para a puno de portacaths deve ser utilizada uma agulha especial chamada huber. A agulha huber uma agulha no-cortante que divide o septo do portacath ao invs de cort-lo. Existem agulhas huber relas e anguladas.

Cuidados com Portacath


-

Heparinizao de Portacath Equipamento: 2 Seringas de 10ml com agulha Luva estril frasco de heparina Agulha especial (huber) um ou dois pedaos de algodo com lcool e gaze com PVPI Soro fisiolgico Prepare a soluo de heparina

o Portocath por meio da palpao. - Limpe a rea com lcool 70% -Calce luvas estreis e aps limpe a rea com PVPI. -Deixe que a pele seque por exposio ao ar. Segure o portocath firmemente com os dedos enquanto introduz a agulha (huber) em ngulo reto atravs da pele e septo do portocath at a base da cmera interna deste.

- Localize

- Aspirar uma pequena quantidade de sangue para checar o posicionamento e permeabilidade; -Utilizar uma firme presso e injetar aproximadamente 10 ml de soro fisiolgico em uma taxa de infuso menor que 5 ml/minuto. Se ocorrer edema local ou o paciente apresentar queixa de dor ou sensao de queimao, a agulha est posicionada incorretamente. -Se a aspirao ou irrigao forem difceis, mude a posio do paciente e tente novamente. Avise o mdico se no houver refluxo de sangue. Aps lavar o reservatrio com soluo salina, adapte a seringa com 5 ml de soluo heparinizada e injete todo o volume(5 ml) para prevenir obstruo do cateter. Injeo em bolus- pode ser feita, seguindo os mesmos passos da heparinizao, com o cuidado de lavar o reservatrio antes da administrao do medicamento e aps.

Injetar uma infuso contnua- prepare o local e acesse como anteriormente descrito. Fixe a agulha como ilustrado abaixo. O ngulo da agulha huber deve ficar o mais prximo possvel da pele, coloque uma gaze sob a agulha para proporcionar apoio, se necessrio.

- Conecte o equipo intravenoso prprio para bomba de infuso; - Ajuste o fluxo desejado na bomba de infuso. (Devido a presso do interior do reservatrio se faz necessria administrao com bomba de infuso) - Durante a infuso observe se no h edema, eritema, drenagem, sangramento ou equimose no local de insero da agulha.

Coleta de sangue para exames


Introduza a agulha huber aps anti-sepsia; Lave o reservatrio com 5 ml de SF 0,9% em uma seringa de 10 ml para confirmar a permeabilidade; Aspire 3 ml de sangue, pelo menos, feche o sistema, despreza a seringa e o sangue. Adapte outra seringa e aspire a quantidade desejada de sangue; Conecte uma seringa com soluo heparinizada e injete 2 ml Aps adapte uma seringa de 20 ml de SF0,9% e lave o cateter Aps adapte uma seringa com 5 ml de soluo heparinizada em uma seringa de 10 ml e injete. Feche o sistema.

Referncias Bibliogrficas
I.V. Therapy made incredibly easy-

Springhouse, 1998 WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, 2001. PHILLIPS, L. D. Manual de Terapia Intravenosa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

A hemoterapia moderna baseia-se no uso seletivos dos componentes do sangue. A utilizao correta dos diversos hemocomponentes, associados a um maior controle de qualidade nas diversas etapas desde a coleta at o fracionamento, tem tornado a hemoterapia mais segura. Projeto coordenado por Denise Costa Dias

Quem pode doar para quem?


Receptor

1a escolha
O+ A+ B+ AB+ OABAB-

Doador 2a escolha
OO+, AO+, BAB-, A+, B+ O+ OOA-, B-,O-

3a escolha
OOO+, A-, B-, OA+, O+ A+, O+ AB+, A+, B+, O+

O+ A+ B+ AB+ OABAB-

Produtos Hemoderivados

Concentrado de hemceas (CH)

CH diglicerolizadas

CH lavadas

Sangue total

Granulcitos

Concentrado de plaquetas Plasma Crioprecipitado Fator anti-hemoflico Albumina srica Plasma Lquido Frao protica plasmtica

Plasma congelado

Cuidados de Enfermagem

Passo 1- Conferir prescrio mdica A prescrio deve especificar qual o componente a transfundir e a durao da transfuso. Quando se realiza a transfuso de mltiplos tipos de componentes, a prescrio deve especificar a ordem de infuso e qualquer modificao necessria na administrao de hemocomponentes (p.ex: filtros de leuccitos, irradiao, lavado prova HLA) As prescries devem especificar medicamentos pr(diurticos, anti-histamincos ou antipirticos) e ps infuso se necessrio.

Passo 2- Seleo e preparo de materiais e equipamentos A seleo do material adequado envolve a escolha do cateter, soluo, equipos de administrao, filtros especiais, aquecedores de sangue e equipamentos eletrnicos de administrao. Geralmente cateteres de 18 a 20G so recomendados para que seja mantida uma infuso adequada.

Passo 3- Preparo do paciente O paciente deve ser orientado sobre o tempo dispensado para o procedimento, a necessidade de monitorizao de condies fsicas e de sinais vitais. Orientar o pacienta a informar qualquer sensao diferente, depois que a transfuso foi iniciada.

DEVEM SER UTILIZADAS LUVAS DE PROTEO PARA MANIPULAR HEMOCOMPONENTES


Passo 4 Obteno de hemocomponentes do banco de sangue A transfuso deve ser iniciada dentro de 30 minutos depois que o hemocomponente retirado do banco de sangue. Se a transfuso atrasada em mais de 30 minutos, o hemocomponente deve retornar ao banco de sangue para que seja armazenado adequadamente.

As identificaes precisas do hemocomponente e do receptor so essenciais. Vrios itens devem ser sempre verificados e registrados antes que a transfuso tenha incio: - rever a prescrio mdica - verificar o nome e o nmero de identificao do receptor, que precisa estar contida na requisio do hemocomponente. O registro da bolsa deve ser anexado documentao do paciente. - verificar compatibilidade ABO e RH - devem ser checadas colorao, aspecto e data de validade do hemocomponente.

Passo 5- Preparo da administrao Aps obteno do hemocomponente deve ser instalado o equipo para infuso. de vital importncia que seja checada a permeabilidade do cateter. Devem ser obtidos sinais vitais de base antes do incio da infuso, incluindo T P R PA.

O PACIENTE DEVE SER OBSERVADO POR PELO MENOS 5 MINUTOS APS O INCIO DA TRANSFUSO

recomendvel que transfuses iniciem a 2ml/mim ou no mais que 50 ml nos primeiros 5 a 15 minutos de infuso, assim se houver uma reao transfusional apenas uma pequena quantidade de sangue ter sido administrada. O SANGUE DEVE SER ADMINISTRADO EM UM PERODO DE 4 HORAS. Quando um tempo mais longo de transfuso necessrio devido as condies clnicas do paciente, a unidade deve ser dividida pelo banco de sangue, assim uma poro pode ser refrigerada adequadamente enquanto se inicia a infuso da primeira.

Passo 6- Incio da Transfuso

Passo 7- Monitorizao da administrao Os sinais vitais devem ser verificados ao trmino dos 15 minutos iniciais e depois periodicamente durante a transfuso. A observncia criteriosa do paciente durante e aps a transfuso necessria. Os pacientes devem ser instrudos a chamar se qualquer sintoma ou sensao estranha ocorrer durante a transfuso.

Passo 8- Suspenso da Transfuso Quando a transfuso for realizada em ambulatrio, observar o paciente por mais 30 minutos antes de liber-lo. Aps o trmino de cada bolsa, verificar os sinais vitais e anotar no pronturio checando com as anotaes do incio da transfuso. Anexar a etiqueta da bolsa infundida ao pronturio do paciente

PROCEDIMENTOS NAS REAES TRANSFUSIONAIS


Quando houver suspeita de reao transfusional, as seguintes aes devero ser desencadeadas junto ao leito do paciente:

Interromper imediatamente a transfuso Conservar o acesso venoso Notificar o mdico do paciente e o banco de sangue Verificar sinais vitais, anotando no pronturio Examinar todas as etiquetas, registros, conferindo novamente os dados do paciente com os dados da unidade de sangue ou componente em uso. Encaminhar a bolsa utilizada ao banco de sangue.

Referncias BIbliogrficas

PHILLIPS, L.D. Manual of I.V. Therapeutics Philadelphia, F.A. Davis, 2001. I.V. Therapy made incredibly easy- Springhouse, 1998 WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, 2001. Manual de procedimentos operacionais Rotinas Transfusionais- Hemocentro Regional de CascavelHemepar- Secretaria de Sade do Estado (Neusa Maria Ceriolli-enfermeira/Silvana Maria Tomasi-Diretora) http://www.hemonline.com.br/ [consulta 16/11/2002] http://www.anvisa.gov.br/correlatos/sangue/index.htm

Tipos de soluo Avaliao do paciente Complicaes da Terapia Intravenosa(TIV) Tipos de dispositivos intravenosos Puno venosa Coleta de sangue para exames Administrao de medicamentos
Projeto coordenado pela profa. Dra. Denise Costa Dias

Preparo

do soro Dispositivo Totalmente Implantvel Infuso de sangue e derivados


Terapia Intravenosa (TIV) refere-se a administrao de solues contendo eletrlitos(como sdio, potssio, entre outros) e nutrientes, hemoderivados e medicamentos diretamente na veia.

Indicaes da TIV:

necessidade de infuso de grandes quantidades de lquido, administrao de medicamentos, especialmente substncia irritantes que poderiam causar necrose tecidual se inoculados por outras vias, quando se pretende uma ao imediata do medicamento ou droga, restaurar ou manter o equilbrio hidroeletroltico, em casos de desnutrio em que o paciente est impossibilitado de se alimentar oralmente, ou por via digestiva(alimentao enteral).

Solues hipotnicasconcentrao menor que a do lquido intracelular (IC). Quando infundidas a gua difunde-se para o meio IC provocando o inchamento das clulas. Exemplo: soro fisiolgico 0,45%.

Solues isotnicastonicidade igual ao lquido IC. Mesma presso osmtica, mantendo equilbrio de gua entre o meio EC e o meio IC. Exemplo: Soro glicosado 5%, soro fisiolgico 0,9%.

Solues hipertnicasconcentrao maior que a do meio IC. Quando infundidos rpidamente podem fazer com que a gua sai do interior da clula para o meio extracelular (EC). Exemplos: soro glicosado 10%.

Fonte: I.V. Therapy made incredibly easy- Springhouse

Os parmetros a serem observados so: pulso, veias da mo, veias do pescoo, peso, sede, balano hdrico( diferena entre perdas e ganhos), turgor cutneo, turgor da lngua, edema, presso venosa central(PVC), valores de exames laboratoriais.

Weinstein (2001) preconiza que uma avaliao criteriosa do paciente necessria para assegurar uma TIV segura e bem sucedida. O profissional de enfermagem deve ter habilidades tcnicas, mas tambm capacidade para julgamento clnico. Mudanas no estado do paciente sob TIV podem ocorrer rapidamente, e responsabilidade do profissional de enfermagem monitorar estas mudanas. Anormalidades hidro-eletrolticas devem ser reconhecidas e antecipadas antes que se tornem desastrosas.

As complicaes locais ocorrem com maior freqncia, mas so menos graves. Complicaes sistmicas, embora raras, so graves, requerem reconhecimento imediato e interveno. A deteco precoce preveniria muitos danos como extravasamento extenso, necrose. Entre as complicaes locais citamos: hematoma, flebite, infiltrao e extravasamento Entre as complicaes sistmicas citamos: septicemia, embolia pulmonar e gasosa, edema pulmonar, choque de velocidade.

DEFINIO
Flebite pode ser definida como inflamao da camada ntima da veia, permitindo aderncia de plaquetas, os sinais e sintomas incluem os seguintes: - Dor discreta no local do acesso venoso - Eritema - Edema - aumento do calor local - ligeiro endurecimento do cordo venoso (palpvel) - Velocidade de infuso lenta (Phillips, 2001) O processo de formao da flebite envolve o aumento da permeabilidade capilar, o que permite que protenas e fludos extravasem para o espao intersticial.

Fatores que afetam a formao da flebite:


Tcnica de insero Condio do paciente Condio da veia Tipo e pH da medicao ou soluo Filtrao inefetiva Cateter (calibre, comprimento e material)

Tipos de Flebite:
Flebite

mecnica

Flebite qumica Flebite bacteriana Flebite ps infuso

Flebite Mecnica
Irritao mecnica que pode ser atribuda:

ao uso de um cateter grande em uma veia pequena, Fixaes inadequadas que possibilitem mobilizao do cateter dentro da veia, Manipulao do cateter durante a infuso, Acesso venoso em reas de articulao, como por exemplo fossa cubital.

Flebite Qumica
A Flebite qumica pode ser causada por: Medicaes ou solues irritantes, Medicaes diludas inapropriadamente, Infuso muito rpida, Presena de pequenas partculas na soluo.
Quanto mais cida a soluo IV, maior o risco de flebite qumica. (O pH diminui com a estocagem) Fludos hipertnicos (G10%= 375) aumentam os risco de flebite. Os aditivos podem diminuir o pH e aumentar a tonicidade da soluo. (Phillips, 2001;p.234)

Situaes de risco relacionadas a medicaes:


Temperatura em que a soluo infundida (vasoespasmo) Periodicidade em que a droga infundida (intervalo entre as doses) Controle da vazo (gotejamento) Arreguy-Senna, 2002

Flebite Bacteriana
As duas principais fontes de infeces associadas a qualquer dispositivo intravenoso so infeces na insero e contaminao da infuso. Fatores que contribuem para a contaminao: Falha na tcnica assptica de puno, Falha na deteco de quebras na integridade dos dispositivos IV, Falha na manipulao (contaminao reduzida quando preparo realizado sob fluxo laminar), Manipulao dos dispositivos IV, incluindo torneirinhas e polifix.

A flebite bacteriana pode ser prevenida por:


Lavagem das mos Preparo cuidadoso da pele antes da puno, Troca freqente dos dispositivos e antisepsia destes com lcool 70% antes do uso. Preparo de solues em fluxo laminar.
A tricotomia, antes da puno, no recomendada devido ao risco potencial de provocar escoriaes que permitam a entrada de microorganismos no sistema vascular.

A DOCUMENTAO ESSENCIAL QUANDO A FLEBITE FOR DETECTADA. Documentar o local da avaliao, a intensidade da flebite (+1, +2, +3) e a conduta e/ou tratamento utilizado.

Critrios de classificao de Flebites


Grau 0 +1 +2 +3 Critrio Clnico Nenhum sintoma Eritema no local de insero, com ou sem dor Dor no local de insero com eritema e/ou edema Dor no local de insero com eritema e/ou edema. Formao de endurao com cordo venoso palpvel. Dor no local de insero com eritema e/ou edema. Formao de endurao com cordo venoso palpvel maior que 1 polegada (2.75cm) em comprimento

+4

Fonte: INS, 1999.

A.F.B. 67 anos 7o DI AVC recente e prvios, HAS h 14 anos e DM h 4 anos Medicamentos EV prescritos: SF 0,9% 1000ml 8/8 hs Furosemida 1 amp 2x dia Metoclopramida 1 amp EV SN Ranitidina 50mg +8AD EV 8/8hs. FLEBITE CUBITAL MSDFOSSA

No dia seguinte no encontramos registro da flebite no pronturio do paciente, nem condutas relacionadas. Hematoma + equimose

Mesmo paciente no dia seguinte com acesso venoso no punho D, mesmo brao da flebite. Note-se que devido ao leito encontrar-se junto a parede a equipe de enfermagem encontra dificuldades para realizar procedimentos do lado esquerdo do paciente.

Flebite

COMENTRIOS: Prescrio da diluio da ranitidina deveria ser em 20ml e administrao lenta. Supondo que esta medicao tenha sido diluda com volume menor ou administrada muito rapidamente poderamos suspeitar de flebite qumica. Porm, devido ao local da flebite inferimos que o acesso venoso estava localizado em fossa cubital, ou seja, em regio de articulao o que nos leva a supor que a causa possa ter sido mecnica. Mas existe tambm a possibilidade de que a causa possa ter sido bacteriana. Sabemos que

Observa-se hiperemia local acima da fixao: Sinal de flebite

E.J.P. 33 a Abcesso cervical Scalp heparinizado Cefalotina EV 500mg 6/6hs Dipirona 1 amp EV 6/6hs

Hiperemia e infiltrao?

Refluxo de sangue no polifix

TRATAMENTO PARA FLEBITE Retirar cateter; Compressas frias inicialmente e quentes aps. PHILLIPS, 2001

Hematoma e Equimose

Segundo Arreguy-Sena (2002) as alteraes na colorao e na integridade da pele, decorrentes do uso dos vasos, ficam mais bem delineadas e caracterizadas quando analisadas juntas, devido as primeiras poderem ser manifestaes das segundas e vice-versa. Dentre as alteraes da colorao da pele destaca: a equimose, a hiperemia e o hematoma. Embora, tanto na equimose como no hematoma, possamos identificar a alterao da colorao da pele coincidente com o local do extravasamento sangneo, eles diferenciam-se pela quantidade de sangue derramado o que causa ou no abaulamento na superfcie corporal. De acordo com a mesma autora, em ambos os casos a colorao da pele varia do eritema inicial para o amarelado, passando por variaes de roxo, azul e verde.

A.C. 76 anos Cirrose heptica Plaquetas 136.000

Equimose

Hematoma

Equimose

Hematoma

Leses da Parede Interna da Veia


Trombose: qualquer injria que danifique as clulas endoteliais da parede venosa e permita a aderncia de plaquetas neste local, com a formao de trombo que obstrua a circulao de sangue. Tromboflebite: trombose + inflamao. Uma inflamao dolorosa desenvolve-se no trajeto da veia. Deteco precoce pode prevenir a tromboflebite obstrutiva. Flebotrombose- indica trombose e usualmente significa que a inflamao pouco aparente. A composio da soluo administrada pode desempenhar um papel importante no desenvolvimento de tromboflebite. Solues hipertnicas, irritantes ou com PH significativamente diferente do plasma podem causar irritao venosa e inflamao.

Caractersticas dos Frmacos

pH ( normal do sangue= 7.35 - 7.45 )

Irritantes

Vesicantes

Fenitona (pH-10) Anfotericina Bactrim (pH-10) Aciclovir (pH-10.5) Aminofilina (pH-9.0)

Soluo de Potssio

Dopamina (pH-2.5) Amiodarona (pH-4.5) Noradrenalina ( pH-4.5 Soluo de Clcio Nitroprussiato Soluo de Potssio

Slide reproduzido de Toshie T. Martinelli disponvel para download CTAV

Infiltrao
Infiltrao: comum o deslocamento de um dispositivo intravenoso com conseqente infiltrao. O edema ocasionado pode: privar o paciente de absoro completa do medicamento que seria essencial para sua terapia limitar o acesso venoso complicando a terapia predispor o paciente a infeco

Extravasamento

Extravasamento: a infiltrao de medicamentos vesicantes. Medicamentos vesicantes podem causar bolhas e necrose. A severidade da leso diretamente relacionada ao tipo, concentrao e volume do fludo infiltrado nos tecidos intersticiais. As medicaes vesicantes que causam maiores danos so os agentes antineoplsicos.
Leso causada por extravasamento

Complicaes Sistmicas

Embolia gasosa- mais associada a cateteres centrais. Se o frasco de soro esvaziar completamente pode entrar ar no equipo e deste para a corrente sangunea. A presso negativa no interior das veias perifricas menor que nas veias centrais. Edema pulmonar- sobrecarga circulatria. Perigo potencializado quando se infundem grandes volumes especialmente para pacientes idosos e/ou com comprometimento de funo renal e cardaca. O enfermeiro e equipe devem controlar cuidadosamente o fluxo de infuso e realizar balano hdrico destes pacientes. Septicemia- invaso da corrente sangnea por microorganismos. Sistemas intravenosos devem ser considerados como potenciais portas de entrada para infeco, por esse motivo devem-se seguir protocolos para trocas de equipos e acessrios e cuidados com o catter.

Outras Complicaes

Embolia do catter: em tentativas de puno venosa sem sucesso utilizando-se abocath este nunca deve ser tracionado atravs da agulha. Retira-se a agulha e aps o catter. Algumas vezes o cateter quebra devido a agitao do paciente, manipulao excessiva e com tcnica inadequada.

Reao alrgica ao ltex- (luva, garrote)- o advento das precaues universais, hoje EPI, fez crescer rapidamente o consumo deste tipo de material. Em recente estudo realizado nos EUA 17,65% das pessoas foram consideradas hipersensveis ao latex. Alternativa a utilizao de luvas hipoalergnicas (sem talco) ou com lavagem extra, ou luvas de borracha sinttica.

Contaminao- ressalta-se a importncia da lavagem de mos, preconiza-se o uso de material estril, e mais uma vez destacamos o uso de garote limpo, descontaminado. Troca peridica de equipos, extensores e cateter. Riscos: flebite, sepsis, celulite.

Referncias Bibliogrficas

I.V. Therapy made incredibly easy- Springhouse, 1998 WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, 2001. ARREGUY-SENA, Cristina A trajetria e validao do(s) diagnstico(s) trauma vascular relacionado ao procedimento de puno venosa perifrica e risco para trauma vascular relacionado ao procedimento a puno venosa perifrica. Ribeiro Preto, SP; EERP-USP, 2002. Tese (Doutorado)-284p. PHILLIPS, L. D. Manual de Terapia Intravenosa. Porto Alegre: Artmed, 2001. INTRAVENOUS, Nursing Standards of Practice- Intravenous Nursing Society. J. Intravenous Nurs., v.21, n.1, p.51-91, jan-fev., 1998. www.ctav.com.br

** Profa. Adjunta do Colegiado de Enfermagem da UNIOESTE * Acadmica do 3o ano do curso de graduao em Enfermagem da UNIOESTE- Bolsista PIBIC

1. Em primeiro lugar devemos realizar a conferncia da prescrio. E avaliar o paciente para nos certificarmos que a prescrio est apropriada ao seu estado geral, idade, entre outros.

2. Aps a conferncia da prescrio devemos confeccionar o rtulo do soro de acordo com a prescrio. No rtulo devemos colocar o gotejamento. Neste caso, um soro de 500ml est prescrito em 8 horas. Como calcular o nmero de gotas por minuto? Frmula para clculo de gotejamento de soro: V 500 No de gotas/minuto = ______ ____ = 500/24 = 21 gts Tx3 8x3

3. Aps o preparo do rtulo, devemos selecionar e organizar o material para facilitar o preparo do soro. Alm disso, vale observar o acesso venoso do paciente. De nada adianta ter um soro preparado para instalar em um cateter obstrudo, ou local com incio de flebite, etc. Nestes casos se fer necessria nova puno.

4. Devemos fazer antissepsia com lcool 70% nas ampolas de eletrlitos a serem acrescentados.

5. Quebrar a ampola aps anti-sepsia.

6. Aspirar a medicao sem contaminar, ou seja, sem esbarrar a agulha em outros locais que no o prprio medicamento.

7. Adicionar os eletrlitos prescritos.

8. Adaptar o equipo de soro

9. Identificar o frasco de soro com o rtulo

Anote a data, hora de inicio da infuso e o nome de quem preparou. Ao colar o rtulo no frasco lembre-se que ao pendurar o mesmo este ser invertido.

10. Identificar o equipo de soro com rtulo.

Antes de preencher o equipo com soro devemos encher a cmara de gotejamento (copinho).

Se houver ar no equipo este deve ser retirado por meio de petelecos que faro o ar subir, retornando cmara de gotejamento.

11. Encher o copinho do equipo de soro para que no entre ar

12. Controlar o gotejamento de soro aps instalar o mesmo no paciente

Dicas para o controle de soro

O soro pode estar prescrito, por exemplo, SG5% 1000 ml de 6 em 6 horas Ser preciso calcular quantas gotas por minuto. Para isso utilizamos a frmula:

V No de gotas/minuto= ______ T x 3 onde; V= volume em ml


T= tempo em horas Assim, teremos 1000/ 6x3 = 1000/18 =55,5= 56gotas por minuto

Confeccionar escala para o soro. Material caneta Frasco soro

adesivo

Folha plastificada com linhas 1. Reunir o material 2. Marcar na fita adesiva, o incio e o trmino do soro no prprio frasco, no considerar o funil.

3. Verificar o nmero de horas que dever correr o soro e fixar a fita no nmero correspondente e estender at o zero. Por exemplo: de 12 at o zero.

Se estivermos preparando um soro para correr em 12 horas e este ir iniciar as 16 horas. Colocaremos o no 16 no alto da escala.

Escala de soro

A pina de controle de fluxo, que deve ser de fcil manipulao e permitir o fechamento total quando necessrio,

Fonte:

O controle do gotejamento pode ser manual ou por meio de dispositivo eletrnico chamado de bomba de infuso

Dispositivos eletrnicos (bombas de infuso)- dispositivos eletrnicos de controle do fluxo de infuso (bombas de infuso) so projetados para exercer uma fora para administrar fludos com um fluxo preciso. Quando utilizadas apropriadamente as bombas de infuso(BI) so consideradas uma tecnologia confivel e segura para a efetividade da TIV. Existem vrios tipos de BI e estas oferecem vrios tipos de programaes, e dispositivos para a deteco de complicaes como ar no equipo, ocluso, etc. figura Embora existam diferentes dispositivos de infuso (BI) no mercado, todos utilizam alguma forma de presso para a administrao precisa de medicaes e fludos. Podem ser bombas de presso positiva ou bombas de presso positiva varivel. Alarme de ocluso- este alarme soa quando a resistncia no sistema esta aumentada, e os seguintes fatores devem ser investigados: O catter est permevel? No est obstudo? A fixao do catter est muito "apertada"? Existe sinal de infiltrao? A pele em torno da insero est edemaciada ou avermelhada? O paciente reclama de dor ou desconforto no local? O catter est deslocado (fora da veia)? Foi adicionado filtro ou extensor ao equipo? A viscosidade do fludo administrado foi alterada? Foram adicionados dispositivos secundrios? Qual o tamanho do catter utilizado?

BI e infiltraes: uma vez que a resistncia no espao intersticial normalmente menor que a presso venosa, quando o catter estiver deslocado(fora da veia), a BI pode

continuar administrando fludos at que a presso alcance a presso de ocluso estabelecida.

NO

EXISTE

SUBSTITUTO

PARA A INSPEO VISUAL.

Muitas Bombas de infuso utilizam equipos especiais

Fora da gravidade- a fora da gravidade que atua sobre fludos administrados por via IV determinada pela presso esttica. (Lembre-se, esta presso afetada pela altura do frasco e atividade do paciente) possvel aumentar a presso elevando a altura do frasco de soro (ou outro fludo a ser administrado). Ou seja, mudando a altura do frasco o gotejamento altera. A altura ideal de 92 cm acima do nvel do corao do paciente, o que produz uma presso de 1,3 psi, ou aproximadamente duas vezes a presso venosa de 0,6psi.

Documente a troca de soro ou a instalao da soluo no pronturio do paciente

Observe o paciente para sinais de reao adversa ao medicamento ou soluo e registre qualquer alterao

Pickar, G. D. Dosage Calculations. Sanford: Delmar Publications, 1999. KROZEC, C. Terapia Intravascular In: SCHULL, P.D. Enfermagem Bsica: teoria e Prtica. So Paulo: Riedeel, 1996.

A lavagem de mos um procedimento indispensvel em todos os procedimentos relacionados a terapia intravenosa. Projeto coordenado por Profa. Dra. Denise Costa Dias

1. Selecionar a veia e os materiais Evitar: veias lesadas, avermelhadas e inchadas, veias prximas de reas previamente infectadas, regio de articulao, veia muito pequena para o tamanho do cateter. 2. Garrotear (colocar o torniquete) Aplicar o garrote 15 a 20cm acima do local da puno venosa. Em pacientes com hipotenso mover o garrote to prximo quanto possvel do local da puno. A utilizao do mesmo garrote em mais de um paciente facilita a infeco cruzada. 3. Calar as luvas e realizar antissepsia da pele no local escolhido. A soluo aplicada (alcool 70%) deve secar antes de realizar o procedimento.

SELEO DA VEIA

O local escolhido no deve interferir com a mobilidade. Assim, a fossa antecubital deve ser evitada, exceto como ltimo recurso. Recomenda-se utilizar primeiro o local mais distal do brao ou da mo, para que punes possam ser movidas, progressivamente, para cima.

Jugular interna e externa Veia cava superior Veia subclvia esquerda Veia ceflica baslica Veia cubital mdia Veia antebraquial

eias metacarpiais e digitais

Fonte: I.V. Therapy made incredibly easySpringhouse, 1998.

Uma veia deve ser examinada por palpao e inspeo. Ela deve ser firme, elstica, cheia e arredondada.
A B C E D F G H A= jugular externa B= jugular interna C= subclavia D= axilar E= ceflica F= braquial G= baslica H=cubital mdia I= ceflica acessria J= antebraquial K= femoral L= digital

J K L

Fonte: I.V. Therapy made incredibly easy- Springhouse, 1998.p.30

Como selecionar o local?


- Condio da veia; - Tipo de liquido ou medicao a ser infundida; - Durao do tratamento; - Idade e compleio fsica do paciente; - Histria mdica do paciente e condies atuais de sade; - Competncia do executor.

APLICANDO O GARROTE (OU TORNIQUETE) A finalidade de aplicar o garrote dilatar a veia, outras tcnicas tambm ajudam a evidenciar as veias como colocar o membro pendendo por alguns segundos, friccionar a pele na direo do torniquete, pedir ao paciente para abrir e fechar a mo, e aplicar calor local. Ao aplicar o garrote verifique o pulso distal, se no estiver presente, alivie o garrote e reaplique-o com menor tenso para impedir a ocluso arterial. O garrote deve ser aplicado com cuidado evitando-se as reas onde j foram realizadas punes recentes, pois poder constituir fator de risco para o trauma vascular e formao de hematomas.

Tipos de garrote/torniquete

O acesso venoso poder ser difcil quando as veias perifricas esto duras e esclerosadas em decorrncia do processo de doena, por uso incorreto anterior ou pela freqente terapia medicamentosa, ou ainda, quando o paciente for obeso.Portanto, para encontrar as veias colaterais o enfermeiro dever usar a tcnica de garroteamento mltiplo. Esta tcnica permite o aumento da presso onctica no interior do tecido, o sangue forado a entrar nas pequenas veias perifricas.

1 PROCEDIMENTO 1- Colocar o garrote na parte alta do brao por 1 a 2 min e deixar no local. O brao deve estar posicionado para baixo na direo anatmica da mo. 2 2- Aps 1 a 2 min, colocar o segundo garrote no meio do brao, abaixo da fossa antecubital pelo mesmo perodo de tempo.

3- Se as veias colaterais no aparecerem no brao, colocar um terceiro garrote no pulso. (PHILIPS, 2001; WEINSTEIN, 2001) 3

As luvas devem ser caladas antes da puno venosa e mantidas at que o risco de exposio ao sangue tenha sido eliminado.

Antes de puncionar puxe a pele abaixo do local de insero, para fixar a pele e prevenir que a veia dance, ou seja, que se mova. Checar se a iluminao est adequada.

O ngulo para puno de 15 a 30o.

Refluxo de sangue

Posicionamento correto do cateter na veia

Formao de hematoma por acidentes de puno

Se a veia foi transfixada com uma perfurao e um hematoma se desenvolve, remova imediatamente o cateter e aplique presso direta no local. No reaplique torniquete onde h pouco foi realizada uma tentativa de puno venosa, por que um hematoma pode ser formado (Weinstein, 2001)

Puno venosa com cateter flexvel (tipo abocath) 1. Preparo do material


Adesivos: esparadrapo ou micropore

Algodo umedecido com lcool Cateter Abrir material

Garrote

Papel toalha

Luvas de procedimento

3 4

. Aplicar garrote no local escolhido

3. Colocar a luva

4. Realizar anti-sepsia

6. Penetrar a pele e inserir o cateter

Inserir agulha em ngulo de 30 a 45o

Retirar agulha e introduzir cateter

7. Observar retorno venoso

8. Avanar cm

9. Tracionar estilete (ou guia interno) e avanar o cateter na veia

10

10. Soltar o garrote

11. Retire o estilete (guia ou mandril)

11

Observar o refluxo de sangue, se no houver, o cateter pode ter sido incorretamente inserido no espao extravascular ou na parede da veia. Remover o cateter e recomear o procedimento com outro cateter estril. NO REENCAPAR A AGULHA. 12

12. Adapte uma coneco e lave o cateter

13. Fixar o cateter de uma


forma que no interfira com a visualizao e avaliao do local. A fixao reduz o risco de complicaes relacionadas TIV, tais como flebite, infiltrao, septicemia e migrao do cateter (PHILIPS, 2001).

13

13

14. Identificar o local com data,


hora nmero do cateter e nome do profissional.

13

14

15. Descartar o material na


caixa de prfurocortantes e guardar os demais.

16. Desinfeco do garrote. Se no for descartado, deve

sofrer desinfeco com hipoclorito de sdio por 30 minutos. Para tanto a unidade deve dispor de vrios garrotes.

Cabe resssaltar a importncia de retirar a agulha aps a introduo do cateter e descart-la de maneira segura para prevenir acidentes perfurocortantes.

Puno venosa com cateter agulhado com asas

Embora menos indicado, o cateter agulhado com asas (tipo butterfly/scalp) tambm utilizado para puno venosa.

Dispositivo de agulha rgida (conhecido como Escalpe/ "butterfly")- com asas, constitudo por uma agulha, tubo transparente e conector(tampinha). mais indicado para terapia I.V. de curta durao. A desvantagem a maior incidncia de infiltraes por ser um dispositivo rgido.

A tcnica da puno semelhante puno com cateter flexvel, ou seja, o ngulo de introduo o mesmo, deve ser realizada anti-sepsia, colocado garrote. Deve-se utilizar luvas de proteo e proceder a fixao do cateter aps a puno e identificao.

Nesta tcnica no retiramos a agulha como feito com o cateter flexvel, uma vez que esta permanecer na veia do paciente at a sua retirada.

No Brasil temos ainda o cateter flexvel com asas, que ainda pouco utilizado.

Uma das vantagens deste cateter possuir duas vias, dispensando a conexo de um dispositivo tipo polifix.

Agulha ser retirada aps a puno

agulhado

flexvel

Formas de proteger o local de acesso venoso


Proteo Plstica Esta proteo utilizada para proteo do local do acesso venoso, em pacientes agitados ou confusos que tentam mexer no local com o risco de retirar o cateter ou causar infeco. Outra forma de proteo utilizada a tala. A indicao para o uso de tala imobilizar uma articulao, prevenindo assim uma flebite mecnica (por atrito do cateter com a parede interna da veia).

Tala em dedo

OBS: proteger a pele do paciente com gaze, antes de fixar o adesivo Tala em punho

As talas so mais utilizadas em pediatria.

PHILLIPS, D. L. Manual de Terapia Intravenosa. Porto Alegre,: Artmed, 2001. WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, 2001. I.V. Therapy made incredibly easy- Springhouse, 1998.

** Profa. Adjunta do Colegiado de Enfermagem da UNIOESTE * Acadmica do 3o ano do curso de graduao em Enfermagem da UNIOESTE- Bolsista PIBIC

1. Em primeiro lugar devemos realizar a conferncia da prescrio. E avaliar o paciente para nos certificarmos que a prescrio est apropriada ao seu estado geral, idade, entre outros.

2. Aps a conferncia da prescrio devemos confeccionar o rtulo do soro de acordo com a prescrio. No rtulo devemos colocar o gotejamento. Neste caso, um soro de 500ml est prescrito em 8 horas. Como calcular o nmero de gotas por minuto? Frmula para clculo de gotejamento de soro: V 500 No de gotas/minuto = ______ ____ = 500/24 = 21 gts Tx3 8x3

3. Aps o preparo do rtulo, devemos selecionar e organizar o material para facilitar o preparo do soro. Alm disso, vale observar o acesso venoso do paciente. De nada adianta ter um soro preparado para instalar em um cateter obstrudo, ou local com incio de flebite, etc. Nestes casos se fer necessria nova puno.

4. Devemos fazer antissepsia com lcool 70% nas ampolas de eletrlitos a serem acrescentados.

5. Quebrar a ampola aps anti-sepsia.

6. Aspirar a medicao sem contaminar, ou seja, sem esbarrar a agulha em outros locais que no o prprio medicamento.

7. Adicionar os eletrlitos prescritos.

8. Adaptar o equipo de soro

9. Identificar o frasco de soro com o rtulo

Anote a data, hora de inicio da infuso e o nome de quem preparou. Ao colar o rtulo no frasco lembre-se que ao pendurar o mesmo este ser invertido.

10. Identificar o equipo de soro com rtulo.

Antes de preencher o equipo com soro devemos encher a cmara de gotejamento (copinho).

Se houver ar no equipo este deve ser retirado por meio de petelecos que faro o ar subir, retornando cmara de gotejamento.

11. Encher o copinho do equipo de soro para que no entre ar

12. Controlar o gotejamento de soro aps instalar o mesmo no paciente

Dicas para o controle de soro

O soro pode estar prescrito, por exemplo, SG5% 1000 ml de 6 em 6 horas Ser preciso calcular quantas gotas por minuto. Para isso utilizamos a frmula:

V No de gotas/minuto= ______ T x 3 onde; V= volume em ml


T= tempo em horas Assim, teremos 1000/ 6x3 = 1000/18 =55,5= 56gotas por minuto

Confeccionar escala para o soro. Material caneta Frasco soro

adesivo

Folha plastificada com linhas 1. Reunir o material 2. Marcar na fita adesiva, o incio e o trmino do soro no prprio frasco, no considerar o funil.

3. Verificar o nmero de horas que dever correr o soro e fixar a fita no nmero correspondente e estender at o zero. Por exemplo: de 12 at o zero.

Se estivermos preparando um soro para correr em 12 horas e este ir iniciar as 16 horas. Colocaremos o no 16 no alto da escala.

Escala de soro

A pina de controle de fluxo, que deve ser de fcil manipulao e permitir o fechamento total quando necessrio,

Fonte:

O controle do gotejamento pode ser manual ou por meio de dispositivo eletrnico chamado de bomba de infuso

Dispositivos eletrnicos (bombas de infuso)- dispositivos eletrnicos de controle do fluxo de infuso (bombas de infuso) so projetados para exercer uma fora para administrar fludos com um fluxo preciso. Quando utilizadas apropriadamente as bombas de infuso(BI) so consideradas uma tecnologia confivel e segura para a efetividade da TIV. Existem vrios tipos de BI e estas oferecem vrios tipos de programaes, e dispositivos para a deteco de complicaes como ar no equipo, ocluso, etc. figura Embora existam diferentes dispositivos de infuso (BI) no mercado, todos utilizam alguma forma de presso para a administrao precisa de medicaes e fludos. Podem ser bombas de presso positiva ou bombas de presso positiva varivel. Alarme de ocluso- este alarme soa quando a resistncia no sistema esta aumentada, e os seguintes fatores devem ser investigados: O catter est permevel? No est obstudo? A fixao do catter est muito "apertada"? Existe sinal de infiltrao? A pele em torno da insero est edemaciada ou avermelhada? O paciente reclama de dor ou desconforto no local? O catter est deslocado (fora da veia)? Foi adicionado filtro ou extensor ao equipo? A viscosidade do fludo administrado foi alterada? Foram adicionados dispositivos secundrios? Qual o tamanho do catter utilizado?

BI e infiltraes: uma vez que a resistncia no espao intersticial normalmente menor que a presso venosa, quando o catter estiver deslocado(fora da veia), a BI pode

continuar administrando fludos at que a presso alcance a presso de ocluso estabelecida.

NO

EXISTE

SUBSTITUTO

PARA A INSPEO VISUAL.

Muitas Bombas de infuso utilizam equipos especiais

Fora da gravidade- a fora da gravidade que atua sobre fludos administrados por via IV determinada pela presso esttica. (Lembre-se, esta presso afetada pela altura do frasco e atividade do paciente) possvel aumentar a presso elevando a altura do frasco de soro (ou outro fludo a ser administrado). Ou seja, mudando a altura do frasco o gotejamento altera. A altura ideal de 92 cm acima do nvel do corao do paciente, o que produz uma presso de 1,3 psi, ou aproximadamente duas vezes a presso venosa de 0,6psi.

Documente a troca de soro ou a instalao da soluo no pronturio do paciente

Observe o paciente para sinais de reao adversa ao medicamento ou soluo e registre qualquer alterao

Pickar, G. D. Dosage Calculations. Sanford: Delmar Publications, 1999. KROZEC, C. Terapia Intravascular In: SCHULL, P.D. Enfermagem Bsica: teoria e Prtica. So Paulo: Riedeel, 1996.

Agulhados ACESSO VENOSO PERIFRICO Dispositivos intravenosos perifricos: Flexveis

ACESSO VENOSO CENTRAL:

Dispositivos totalmente implantveis

Dispositivos Percutneos

Projeto coordenado pela profa. Dra. Denise Costa Dias

Como escolher o equipamento?


A finalidade e o tempo previsto para uso de um vaso sanguneo, podem influenciar na escolha do: tipo de vaso, tipo de dispositivo endovenoso e sua localizao, e processo de fixao.

Tipos de materiais
Garrote (torniquete) Cateteres agulhados e flexveis Conectores: tampinha, polifix, torneirinha Equipo Filtros Sistema fechado para TIV Dispositivos de acesso venoso central (intracath, flebotomia, cateter totalmente implantvel e PICC

Bombas de Infuso; Esparadrapos comuns, esparadrapo hipoalrgico e esparadrapo cirrgico, transpore, micropore; Outros materiais: solues anti-spticas; algodes / gazes; foco de luz artificial; impermevel para proteo do lenol; luvas de proteo.

Garrotte/ torniquete- geralmente de ltex, um cinto flexvel para procurar a reteno do sangue venoso e o ingurgitamento da veia para facilitar a visualizao da veia no momento da puno.

Tipo mais comum de Garrote utilizado no Brasil

Diversos tipos de garrote

Os dispositivos endovenosos so materiais cilndricos, canulados e perfurantes destinados (exclusiva ou simultaneamente) a viabilizar a drenagem de elementos do tecido sanguneo e/ ou infuso de solues lquidas, na direo exterior corporal ou interior dos vasos, nos respectivos sentidos do fluxo. Possuem uma extremidade destinada perfurao e penetrao das estruturas corporais e outra, ao plug adaptador, para promover conexes com seringa(s) ou equipo(s) (...) ( ARREGUY-SENA, 2002).

Extremidade para conexes Extremidade para perfurao

Cateteres Agulhados- tipo butterfly

19

21

23

24

25

Cateteres flexveis- tipo abocath

Lembrando que abocath nome comercial, assim como Bom Bril. Existem vrias outras marcas: jelco, introcan, etc.

16

18

20

22

24 Menos calibroso

Mais calibroso

Cateteres flexveis tipo abocath

16

18

20

22

24

Cateteres flexveis com sistema de proteo de agulha

Alguns fabricantes incorporaram sistemas de segurana para preveno de acidentes perfurocortantes (Weinstein, 2001)

Fonte: Weinstein, 2001.

Fonte: Weinstein, 2001.

Como realizar a fixao de dispositivos intravenosos: Adesivos:

Fixao com adesivo tipo transpore de dispositivo flexvel tipo ntima

Identificao: deve ser colocada logo aps a puno

Adesivo Transpore

Fixao de dispositivo flexvel conectado a um polifix de duas vias.

Polifix- dispositivo de vinil transparente e flexvel de duas ou quatro vias, permite a infuso simultnea de solues compatveis em uma mesma via de acesso venoso. Tampinha/conector- Conector com rosca, conhecido como tampinha: oclusor IV um adaptador plstico com conexo LuerLok macho, para fechamento do sistema intravenoso. Dispositivo de uso nico, descartvel, embalado unitariamente em blister, estril. As tampinhas podem ser plsticas ou de ltex

A Tampinha/conector pode ser com revestimento de latx autoselante que permite a perfurao com agulha para administrao de medicamentos. Este tipo de tampinha especialmente vantajosa para heparinizao de cateteres, pois permitem uma presso positiva durante a injeo prevenindo o refluxo de sangue no lmen do cateter.

Trava de segurana

Fixao de dispositivo flexvel com curativo transparente. Dispositivo adaptado a polifix de 2 vias.

Tampinha de latx

Tampinha de plstico rgido

Catater fixado com curativo transparente. Polifix sem trava de segurana adaptado ao cateter.

Fixao de dispositivo flexvel Adaptado a uma torneirinha. Com esparadrapo

Fechado para este lado Torneirinha- dispositivo intermedirio, tambm conhecido por dnula, um dispositivo descartvel, estril, que favorece as infuses mltiplas de solues IV e/ou medicamentos, constituda por um volante giratrio com setas indicativas.

Aberto para este lado

Est fechado para este lado.

O ajuste da torneira com o equipo deve ser perfeito para evitar vazamento, o acionamento deve ser fcil, preciso e suave de forma a prevenir ocorrncia de movimentos acidentais.

Equipos de infuso Equipos de infuso so estruturas destinados a introduo de grande volumes de lquido na circulao sangunea, com a finalidade de entremear a ligao do dispositivos venoso perifrico ao recipiente que contm lquido a ser infundido. Os materiais que fazem parte do equipo de infuso so: 1.regulador de fluxo serve pra controlar o gotejamento do lquido; 2.ponta perfurante adapta o equipo ao frasco de soluo parenteral de 5 grande volume; 2 3.protetor acessrio que se adapta a extremidade do equipo; 4.conector componente tipo macho; 5.copinho onde goteja o lquido a ser infundido; 6.injetor lateral acessrio disponvel para permitir injees;
1

O equipo ideal deve impedir o colabamento efeito de colapsamento sofrido pela ampola e pela bolsa durante o processo de escoamento, devido gerao de presso interna atmosfrica, pela no-entrada do ar em um mesmo fluxo. (ABNT-14041, 1998. p.1 e 2 in ARREGUY-SENA, 2002, p.45).

6.injetor lateral acessrio disponvel para permitir injees

Dependendo do tipo e da finalidade do equipo a cmara de gotejamento permite a passagem de gotas ou microgotas.

Macrogota

Microgota

1 gota = 3 microgotas 1 ml = 20 gtas ou 60 mcgts

Para que se possa regular o fluxo de gotejamento, necessrio observar a posio do membro em que est puncionada a veia, a altura em que se encontra o frasco de soluo e a insero do dispositivo venoso, o tipo de veia, o calibre do dispositivo venoso, dentro outros, pois esses fatores alteram o reajuste do gotejamento.

A fora da gravidade atua sobre fludos administrados por via IV . Se o paciente, por exemplo, elevar o brao e coloc-lo sobre a cabea, o fluxo de gotejamento ir alterar.

Bureta Filtro de soro

Equipo de sangue com filtro

Filtro utilizado para o preparo de medicamentos

Fechado para este lado

Sistema composto por vrios dispositivos que permitem conexo fechada na terapia I.V. contnua e intermitente, minimizando a contaminao por manuseio e reduzindo acidentes perfurocortantes.

Adaptador para sistema fechado

Utilizao concomitante de 2 vias

Adaptador utilizado em sistema fechado

Fixao de dispositivo flexvel conectado a um polifix de duas vias, sendo uma conectada ao soro e outra fechada.

Intracath em jugular Direita com curativo transparente

Os cateteres centrais inseridos por puno percutnea so procedimentos mdicos. As veias mais utilizadas so a jugular e a subclavia. Intracath em subclavia E

Os curativos dos cateteres percutneos podem ser realizados com gaze e fita adesiva ou uma membrana transparente. Os curativos transparentes tem ganhado popularidade em decorrncia da possibilidade de visualizao do local de

Fonte: Weinstein, 2001.

Acesso venoso em jugular externa em Beb.

Flebotomia

A cateterizao venosa por disseco realizada quando o acesso venoso perifrico no adequado ao tipo de terapia necessria ou o paciente encontra-se sem condies de puno venosa perifrica. D-se preferncia a cateteres de silastic pois so menos irritantes do endotlio e menos trombognicos.

Dispositivo totalmente implantvel tipo Porth-a-cath


Procedimento mdico tipo pequena cirurgia para a implantao. Manipulao pela equipe de enfermagem atravs de puno percutnea. Este dispositivo mais utilizado para quimioterapia. Este cateter possui duas peas: - A primeira, o cateter propriamente dito, colocada em uma veia do sistema cava superior, e sua ponta localizada no trio direito, atravs de fluoroscopia. A extremidade distal do cateter tunelizada e por inciso de 3 a 4 cm na regio subclavicular conectada a outra pea, a bolsa (porth). - A bolsa (porth) apresenta formato cilndrico ou ligeiramente cnico. A superfcie superior sempre plstica auto-selante(poliuretano ou silastic) que permite a transfixao com agulha. A luz interna da bolsa apresenta volume de cerca de 0,5 ml.

Fonte: I.V. Therapy made incredibly easySpringhouse

Estes cateteres prestam-se melhor a infuso intermitente de drogas e medicamentos, porm prestam-se tambm infuso contnua e a coleta de sangue.

Durante o intervalo das punes, a bolsa mantida com soluo anticoagulante.

Este sistema permite, alm da durabilidade (at 8 anos), uma eficcia maior de quimioterapia, uma vez que no ocorrem episdios freqentes de flebites, trombose venosa e necrose por extravasamento da droga.

Fonte: I.V. Therapy made incredibly easySpringhouse

PICC (peripheral Intravenous central catheter= cateter central de insero perifrica)dispositivo que possibilita acesso venoso central com insero perifrica. Diminui os riscos de acidentes durante a instalao e de contaminao durante a permanncia. Especialmente indicado para terapia I.V. de longa permanncia

Cortesia BD

Bomba de infuso- Dispositivo eletrnico para o controle do fluxo de infuso de solues I.V. So vrios os modelos, o enfermeiro deve selecionar o tipo mais adequado para as caractersticas de sua clientela. Algumas BI possuem programaes para uso adulto e peditrico, possibilitando infuso de microfluxo a partir de 0,1 mL/h. As BI devem possuir sistemas de alarmes seguros: - final de soluo;- ocluso;- vazo livre;- ar na linha;- fim de infuso.

cortesia Lifemed e B-Braun

Comparando o uso da tampinha com ltex e o polifix

Refluxo de sangue

Na utilizao deste dispositivo Necessitaremos de um volume maior de soluo de heparina e exista maior possibilidade de refluxo.

Este dispositivo requer uma quantidade menor de soluo de heparina, ou pode ser mantido com soluo salina. Impede o refluxo.

-PHILLIPS, D. L. Manual de Terapia Intravenosa. Porto Alegre,: Artmed, 2001 -SCHULL, P. D. Enfermagem Bsica: teoria e prtica Cap. 6 A Terapia Intravascular p.277. Rideel, So Paulo, 1996. -WEINSTEIN, S. Principles and Practice of Intravenous Therapy. New York, Lippincott, 2001. -ARREGUY-SENA, Cristina A trajetria e validao do(s) diagnstico(s) trauma vascular relacionado ao procedimento de puno venosa perifrica e risco para trauma vascular relacionado ao procedimento a puno venosa perifrica. Ribeiro Preto, SP; EERP-USP, 2002. Tese (Doutorado)-284p. Aun, R. et al Acessos Vasculares In:Knobel, E. Condutas no Paciente Grave. So Paulo: Atheneu, 1994, p.235

Potrebbero piacerti anche