Sei sulla pagina 1di 27

Direito Penal

EFEITOS DA CONDENAO Art. 91 (genricos) e 92 (especficos) CP. Conceito de Condenao => o ato pelo qual o juiz impe sano ao infrator da lei penal. Condenao exclusivo do direito criminal. Condenar impor sano. Efeitos principais da sentena condenatria: Pena => se dirige aos imputveis Medida de segurana => se dirige aos inimputveis ou semi-imputvel Se a sentena condenatria, existe medida de segurana, a natureza jurdica condenatria. Efeitos secundrios da sentena condenatria: Penais Ex. Uma nova sentena condenatria no pode gerar reincidncia? Uma nova sentena condenatria no pode interditar o sursis? Uma sentena condenatria no pode revogar o sursis? Uma nova sentena condenatria no pode tornar o livramento condicional com uma imposio de tempo maior? Uma nova sentena condenatria no pode revogar o livramento condicional?

Extra Penais 1) Genricos => A caracterstica que so automticos. Significa que se o indivduo for condenado, o magistrado no precisa registrar na sentena, prestamente estes efeitos, basta condenar que os efeitos iro se operar. Os efeitos genricos que constam no rol do art. 91 so: A reparao do dano civil Confisco Se estes efeitos so automticos, significa que o magistrado no precisa dizer na sentena, depois de condenar o ru, que ele dever reparar o dano civil, porque se o indivduo for condenado, este um dever que j ocorre naturalmente, a lei j deixa claro. A reparao do dano civil Todo ilcito penal constitui ilcito civil, mas nem todo ilcito civil ilcito penal. a) Todo ilcito penal constitui ilcito civil Se voc comete um crime e condenado por este crime, 1, voc cometeu um ilcito penal e 2, voc cometeu um ilcito civil. Mas se voc cometeu um ilcito civil, o que se busca no ilcito civil? Dinheiro, reparao do dano, indenizao.
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 1

Direito Penal

Se voc condenado pelo crime, voc vai ter que indenizar no civil. Ex. Octvio mata um pai de famlia, vai ser condenado e vai para a cadeia. Ilcito Penal. Esta sentena condenatria, j ir conferir para os dependentes deste pater famlia morto, o direito de serem indenizados. Eles iro precisar mover uma ao de conhecimento para fins de reparao? No! Eles devero pegar esta sentena condenatria criminal, que um ttulo executivo de inicial, e mover uma ao de execuo. No precisa entrar com uma ao de conhecimento porque o direito a indenizao j foi reconhecido pelo crime. No momento que o indivduo condenado, no se discute mais se tem ou no o dever de indenizar. Com a condenao, ter que indenizar, s que para a pessoa ser indenizada ela tem que mover ao de execuo. Na ao de execuo se discute o direito a indenizao? No! Se discute quanto e como vai pagar, pois o direito j existe. Ento quando um indivduo vtima de um crime, ele pode, ao invs de mover ao civil de conhecimento, logo no incio, ele deixa correr para o criminal. Quando vem a sentena condenatria ele tira cpia da sentena condenatria e move uma ao de execuo.

Confisco Art. 91, II - A perda em favor da Unio. a) dos instrumentos do crime Um avio pousa cheio de cocana. A Polcia Federal prende todos em flagrante delito. Todos sero processados e possivelmente condenados por trfico de entorpecentes. Depois da condenao por trfico, o que vai acontecer com o avio? Como o avio era um instrumento do trfico, ele ser confiscado em favor da Unio. Art. 91, II - A perda em favor da Unio. b) do produto do crime ou proveito do crime Produto do crime = o bem obtido atravs do crime Proveito do crime = o bem obtido por meio do produto Ex. Octvio aponta o revlver para a colega e diz: Me passa o relgio. (Produto) Octvio pega o relgio e vende para um receptador. O receptador lhe deve dinheiro. (O dinheiro proveito) e com este dinheiro Octvio compra uma cueca. (Proveito) O confisco que se opera em proveito da unio, ressalvados o interesse do proprietrio. Octvio aponta o revlver para o colega e diz: Me d seu celular. O celular produto do crime. Depois de 2 horas Octvio preso em flagrante delito e a polcia pega o celular com ele. O que vai ser deste celular? Vai ser apreendido. A disposio do juzo para fins probatrios. Passa o inqurito policial, passa o processo criminal, transita em julgado. A vtima poderia ter reclamado o bem. Se no reclama antes do trnsito em julgado, a Unio confisca. Caso contrrio seria entregue a ele. ESTES SO OS EFEITOS GENRICOS. ELES SO AUTOMTICOS
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 2

Direito Penal

Extra Penais 2) Especficos => E no so automticos, ou seja, para estes efeitos surtirem as suas consequncias, o magistrado dever registrar prestamente na sentena. No porque condenou que eles se operam naturalmente. No! O magistrado tem que registrar para o efeito se operar. So 3 hipteses: I - a perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo: Delegado de polcia que foi condenado por peculato, corrupo passiva. Ele pode perder o cargo dele? Sim! Perda do cargo definitivamente. Elenca um requisito. => Art. 92 A - a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes (dos 312 a 327 CP) praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica; b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos. Ex. Um delegado ou promotor, matou a esposa, condenado a 6 anos, pode perder o cargo? Preencheu o primeiro requisito. (6 anos de condenao) II - A incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado; Ex. Estupro cometido pelo pai em face da filha. Vamos supor que este pai tenha 3 filhos: Uma menina, dois meninos. Ele estupra a menina. Se o magistrado registrar ele perde o ptrio poder da menina e poder tambm perder o ptrio poder dos dois meninos. Vamos supor que os meninos tenham ficados revoltados com isso, o magistrado ir retirar o ptrio poder dos 3. Suponhamos que so filhos de me diferentes. A menina de uma esposa e os dois meninos com outra esposa. Ele estupra a menina, os meninos so ouvidos no processo e dizem no saber o que aconteceu com o pai porque ele um pai maravilhoso. Neste caso o magistrado ir tirar somente o ptrio poder da menina. III - a inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso. Ex. Octvio quer matar a colega. Pode matar a tiros. Mas resolve mata-la atropelada. Crime doloso. E o carro foi utilizado como meio. Alm de ir para a cadeia por homicdio doloso, perde a habilitao para dirigir.
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 3

Direito Penal

Efeitos genricos e especficos Art. 91 - So efeitos da condenao: I - tornar certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime; II - a perda em favor da Unio, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-f: a) dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito; b) do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prtica do fato criminoso. 1o Poder ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes no forem encontrados ou quando se localizarem no exterior. 2o Na hiptese do 1o, as medidas assecuratrias previstas na legislao processual podero abranger bens ou valores equivalentes do investigado ou acusado para posterior decretao de perda.

Art. 92 - So tambm efeitos da condenao: I - a perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo: a) quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violao de dever para com a Administrao Pblica; b) quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo superior a 4 (quatro) anos nos demais casos. II - a incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado; III - a inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso.

REABILITAO CONCEITO=> a medida jurdica que tem por finalidade promover sigilo dos antecedentes criminais do condenado e / ou restaurar os efeitos secundrios extrapenais especficos. Reabilitao benefcio e benefcio pode ser revogado. O magistrado para reabilitar algum tem que ser provocado. O condenado que busca a reabilitao, ter que contratar um advogado. O advogado vai ter que peticionar, pleiteando a reabilitao. O Magistrado no reabilita algum extra ofcio. medida jurdica que tem por finalidade: Promover sigilo dos antecedentes criminais do condenado => nunca so transvelados. No existe a situao de um registro criminal da pessoa ser apagado do distribuidor criminal. Se um indivduo alguma vez foi indiciado, teve um processo criminal nas costas, foi condenado, esta informao ficar para o resto da vida. O que pode acontecer promover o sigilo das informaes, ou seja, no todo mundo que vai acessar estas informaes.
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 4

Direito Penal

Quais so os sigilos possveis: a) sigilo (202 execues penais) Art. 202. Cumprida ou extinta a pena, no constaro da folha corrida, atestados ou certides fornecidas por autoridade policial ou por auxiliares da Justia, qualquer notcia ou referncia condenao, salvo para instruir processo pela prtica de nova infrao penal ou outros casos expressos em lei. Sigilo Parcial Porque obtido automaticamente aps o cumprimento da pena. um sigilo que pode ser quebrado por mero ofcio de uma autoridade pblica. Ex. O indivduo condenado, cumpre pena, logo depois de cumprida a pena, o distribuidor criminal vai ser informado, automaticamente, no precisa pedir, para que todas as certides criminais passem a constar em relao quela condenao, a seguinte informao: NADA CONSTA. Este sigilo pode ser quebrado da seguinte forma: De ofcio por um delegado de polcia, por um promotor de justia. Mero oficio requisitrio. Por isso que chamado de sigilo parcial. Na verdade um sigilo que se opera para o povo. Se voc solicita a ficha criminal de uma pessoa, ir aparecer: NADA CONSTA, mas se for um delegado de polcia que solicita, ir aparecer toda a Ficha Criminal (capivara) do indivduo. b) sigilo (propiciado pela reabilitao) Este garante as informaes Tem que pedir, no automtico. Tem requisitos a serem preenchidos. Este um sigilo absoluto, poderoso. S pode ser quebrado por ordem de autoridade judicial. Ex. O condenado foi reabilitado, se o delegado pedir informaes dos antecedentes dele, o distribuidor vai mandar a seguinte informao: NADA CONSTA. O mesmo se for pedido pelo promotor. Somente ser quebrado por ordem do JUIZ. S ser quebrado o sigilo se houver grande relevncia, caso contrrio a informao no vaza. Ter que pedir um Teste de Auto do Inqurito policial para o juiz. A reabilitao tambm propicia restaurar os efeitos secundrios extra penais do pedido. Efeitos secundrios extra penais do pedido = Perda do cargo, perda do ptrio poder e perda da habilitao. Vamos analisar: I - A reabilitao para reaver a perda de cargo, funo pblica ou mandato eletivo:
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 5

Direito Penal

Delegado de polcia, promotor de justia, juiz de direito, condenado por compulso. Depois de reabilitado pode reaver o cargo mediante novo concurso publico. II O reabilitao para reaver o ptrio poder, tutela ou curatela. => De quem? Nunca do filho vtima, somente dos outros. Ex. No caso do pai que estuprou a filha, o juiz lhe tirou o ptrio poder da filha que foi vtima e tambm dos outros dois filhos. Neste caso ele ir reaver o ptrio poder somente destes outros dois filhos mas nunca da filha. III A reabilitao para reaver o direito de ter nova habilitao para dirigir veculo No que ele vai reaver sua carteira de habilitao. Ele vai reaver o direito de ir ao departamento de trnsito e dar entrada no processo de nova habilitao. Para o indivduo ser reabilitado, ele tem que preencher os 4 requisitos: a) decurso do prazo de 2 anos do cumprimento ou da extino da pena (computado o perodo de prova do sursis ou do livramento condicional); b) domiclio no pas durante o prazo acima referido; c) bom comportamento pblico e privado; O indivduo solicita ao delegado uma declarao de bom comportamento publico, ou para o empregador, um declarao de bom comportamento privado. (ou padre) no mbito familiar. d) reparao do dano ou prova da impossibilidade de faz-lo, ou renncia da vtima ou novao da dvida. CP, Art. 94 - A reabilitao poder ser requerida, decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execuo, computando-se o perodo de prova da suspenso e o do livramento condicional, se no sobrevier revogao, desde que o condenado: I - tenha tido domiclio no Pas no prazo acima referido; II - tenha dado, durante esse tempo, demonstrao efetiva e constante de bom comportamento pblico e privado; III - tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre a absoluta impossibilidade de o fazer, at o dia do pedido, ou exiba documento que comprove a renncia da vtima ou novao da dvida. Reabilitao benefcio e benefcio pode ser revogado. Poder ser revogado quando o indivduo sofrer nova condenao, ou reincidente a uma PPL ou PRD. Ex. Cumpriu a pena, passa o perodo de depurao (5 anos)

22/04/13
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 6

Direito Penal

Medida de segurana Art. 66 a 69 CP. Sano (Pena e medida de segurana) Finalidade das Penas: Retributiva => ao mal do crime se impe o mal da pena. O indivduo pratica o mal sociedade cometendo o crime e a sociedade retribui impondo a ele um outro mal. (ex. Tirando a liberdade de ir e vir - PPL). Preveno geral = intimidao social, meio da aplicao da pena, ao infrator. Preventiva especial = Levar algum ao crcere para que no volte a delinquir. Ressocializadora = o indivduo levado ao crcere e l submetido a um tratamento ressocializador, que busca ao final do cumprimento da pena, dele retornar ao meio social de forma que possa contribuir com a sociedade.

Aspectos => Finalidade da Medida de segurana Preventiva especial = Voc retira o indivduo do meio social para que no volte a delinquir. O indivduo que apresenta um distrbio mental elevado, no sabe o que faz e a possibilidade de voltar a delinquir muito maior. O indivduo que sofre medida de segurana louco. => Tempo No h, indeterminado. Mas porque o indivduo condenado a 90 anos? Para que serve estes 90 anos? Para o clculo de todo e qualquer benefcio. Quer regresso de regimes? 1/6 de 90 anos. Quer livramento condicional? 1/3 de 90 anos. Significa que um indivduo pode ficar a vida inteira cumprindo medida de segurana. S no h pena perptua (tempo mximo de cumprimento da pena de 30 anos)

=> Sujeitos - Inimputvel - Semi-inimputvel

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 7

Direito Penal

=> Fundamento Perigosidade = a possibilidade futura do agente cometer novos crimes. Pressupostos Para que haja a imposio da medida de segurana, o agente tem que ter praticado uma infrao penal, => Prticas de infrao podem ser: Crimes (Recluso e deteno) e Contravenes (priso simples) No s porque o indivduo louco que vai sofrer medida de segurana. Ele tem que ter praticado uma infrao. => Perigosidade - Inimputvel -> presumida de forma absoluta Ser considerado inimputvel quando no processo criminal, for feita percia psiquitrica e esta percia, assinada por 2 peritos concluir que inimputvel, ou seja, esta ausento totalmente a capacidade de entender e querer. Quando o indivduo for declarado inimputvel, a perigosidade presumida de forma absoluta, ou seja, inimputvel perigoso. - Semi-imputvel -> presuno relativa O juiz ter que verificar no caso concreto se a perigosidade se verificar. Espcies de medida de segurana DETENTIVA E RESTRITIVA - Detentiva -> Obrig. No rol cumprida em hospital de custdia e tratamento psiquitrico. - Restritiva O indivduo fica submetido a tratamento ambulatorial. DETENTIVA => PARALELO COM O CUMPRIMENO DA PPL No hospital de custdia e tratamento psiquitrico o agente cumpre medida de segurana detentiva, tem uma certa proximidade com o cumprimento da privativa de liberdade em regime fechado. No regime fechado, o indivduo no vai para uma penitncia de segurana mxima ou mdia? Onde sua liberdade de ir e vir restrita ao seu ambiente interno. No hospital de custdia e tratamento psiquitrico, idem, sua liberdade de ir e vir tambm restrita ao seu ambiente interno. Na DETENTIVA O AGENTE FICA CERCIADO DA SUA LIBERDADE DE IR E VIR RESTRITIVA => PARALELO COM O REGIME ABERTO No regime aberto, o indivduo est livre. Sob este aspecto a restritiva tambm. O indivduo fica livre. S que no regime aberto, ele fica livre mas com a condio de ele trabalhar.
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 8

Direito Penal

Na medida de segurana restritiva o que se impe que o indivduo faa tratamento ambulatorial. Tratamento ambulatorial = Nos perodos pr-determinados ele tem que se dirigir ao hospital, que pode ser pblico ou particular e se submeter ao tratamento compatvel para o seu mal. (mal da mente) Na RESTRITIVA NO H O CERCIAMENTO DA SUA LIBERDADE DE IR E VIR NAS DUAS ELE SUBMETIDO AO TRATAMENTO PSIQUITRICO. Na detentiva ele est interno no hospital de custodia Na restritiva ele est em liberdade. Quando se impe uma ou outra? Para que seja aplicado medida de segurana o agente tem que ter praticado uma infrao penal. Penas de recluso e deteno. Qual a pena da contraveno? Priso simples. Se for aplicada a pena de recluso, (para o indivduo sofrer uma medida de segurana, ele dever ter praticado uma infrao) Nesta infrao no consta registrada a pena, a PPL? Ento, se a pena aplicada de recluso, a medida de segurana obrigatoriamente tem que ser DETENTIVA. Agora, se ele praticou o crime, punido com deteno ou contraveno penal punida com priso simples, a medida de segurana poder ser TANTO A DETENTIVA QUANTO A RESTRITIVA. Como pode ser uma ou outra, o parmetro que o juiz observar ser a perigosidade. Ex. O indivduo cometeu furto. Qual a pena do furto? Recluso A medida de segurana qual? DETENTIVA Ex. O agente cometeu calnia, difamao. A Pena de deteno. Pode ser tanto a detentiva quanto a restritiva. O que o magistrado vai analisar? A perigosidade.

Imposio - Inimputveis -> Sentena Absolvio Imprpria - Semi-imputvel -> Sentena Condenatria (Sistema Vicariante)
Para o sistema Vicariante o Juiz aplicar Pena e depois substituir a Pena por Medida de Segurana ou a reduzir de 1/3. Caso o indivduo seja declarado semi-imputvel, ser aplicado Pena e a consequncia jurdica ser Condenatria.

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 9

Direito Penal
O Sistema Vicariante diz que se o sujeito for semi-inimputvel ser aplicada Pena, porm, poder se em grau brando ou grau mximo. Se for em Grau brando => A Pena ser reduzida 1/3 Se for em Grau mximo => A Pena ser substituda por Medida de Segurana Momento em que se verifica a Imputabilidade ou inimputabilidade No momento do crime.

Prazo mnimo da medida de segurana Mnimo para a realizao do 1 Exame de Cessao da periculosidade => de 1 a 3 anos (para o 1 Exame) da data da sentena condenatria ou absolutria imprpria. o juiz sentenciante que fixa este prazo. Ter como base o laudo psiquitrico que consta nos autos e que motivou a imposio da medida de segurana. O indivduo quando submetido a uma medida de segurana, ele vai sair da medida de segurana quando estiver curado. Como se verifica se ele est curado? feito um exame da cessao da periculosidade Cessao da periculosidade O Exame conclui que: No Cessou a perigosidade -> realizado/renovado de ano em ano. Cessou a perigosidade -> Desinternao (MS Detentiva) / Liberao (MS Restritiva) Desinternao do hospital de custdia Liberao do tratamento ambulatorial. - Substituio da pena por medida de segurana Semi-imutvel, reconhecido como tal no decreto condenatrio, o juiz substitui a pena por medida de segurana, na prpria sentena. Se torna inimputvel durante a execuo da pena. Ex. O sujeito imputvel, condenado a uma PPL. Tempos aps de estar no crcere, fica louco e vai ser levado para o hospital de custdia e tratamento psiquitrico.

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 10

Direito Penal

29-04-2013 Punibilidade e suas causas extintivas Retrospecto: A responsabilizao penal depende de 3 fatores: a) Crime b) Culpabilidade c) Punibilidade Ex. O menino que matou a dentista em So Bernardo. Ele praticou um crime? SIM! Ele culpado? No, menor de idade. Inimputvel

Conceito a possibilidade do Estado de aplicar sano ao infrator da lei penal => Abstrata Verificada atravs da lei. => Concreta Se verifica atravs da sentena condenatria. No integra o conceito de crime Se a punibilidade abstrata verificada atravs da lei, a lei no se aplica a todos? Neste sentido todos ns estamos sendo punidos abstratamente. O Cdigo Penal, que uma lei que descreve crimes, est avisando a todos ns que abstratamente estamos sendo punidos. Esta punio abstrata como se fosse uma advertncia, ou seja, No faam ou sairemos do plano abstrato e ingressaremos no plano concreto. A partir do momento que o indivduo saca o revolver e d um tiro na colega, sai de plano a punibilidade abstrata e entra a punibilidade concreta, que dirigida ao infrator da lei penal. Existe a punibilidade abstrata, todos ns andamos na linha, porque temos medo da aplicao da lei penal. Se temos medo da aplicao da lei penal, abstratamente estamos sendo punidos, mas no estamos sendo punidos concretamente, porque no realizamos aquilo que est escrito na lei. S seremos punidos concretamente no dia e se realizarmos o que est descrito na lei penal. Se no realizarmos o que est descrito na lei, nunca seremos punidos concretamente.
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 11

Direito Penal

A sentena condenatria no se aplica a todos. A punibilidade NO integra o conceito de crime. Punibilidade consequncia. Crime fato tpico e antijurdico.

Efeitos - momento A punibilidade presumida. Presumida a partir do momento em que foi cometido um crime e o indivduo culpado. A ordem : Responsabilizao Criminal 1) Crime 2) Culpabilidade 3) Punibilidade Se no tem crime no se discute culpabilidade. S vai discutir Punibilidade se tiver crime e o agente for culpado. Se h crime e h culpabilidade, presume-se a punibilidade. Da mesma forma que se h crime, presume-se a culpabilidade. Ex. Se ocorrer uma legtima defesa (que uma excludente da antijuridicidade), qual a consequncia? No h crime. Ex. Se ocorrer uma excludente da culpabilidade, no haver culpabilidade. A punibilidade presumida salvo se incidir uma extintiva da punibilidade. Havendo crime e culpabilidade, presume-se a punibilidade. Quais os efeitos de uma extintiva da punibilidade? Temos que analisar o momento que a extintiva da punibilidade. => Antes do Transito em julgado -> Afasta todos os efeitos penais.

=> Depois do Transito em julgado -> Afasta somente o efeito penal principal.

=> Excees -> anistia e abolio criminis -> Afasta todos os efeitos penais
Crime TJSC

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 12

Direito Penal

Efeitos da condenao 1) Principais - Pena - MS - Penais (Reincidncia etc.) - Extrapenais

2) Secundrios

Uma causa extintiva de punibilidade sempre age sobre o efeito penal principal. Dependendo do momento, se antes ou depois do transito em julgado, poder abarcar tambm o efeito penal secundrio. NUNCA toca nos efeitos Secundrios Extrapenais. => Excees -> anistia e abolitio criminis -> Afasta todos os efeitos penais Ex. (abolitio criminis) O marido tem 47 amantes. O marido mantm conjuno carnal com uma das amantes na praia em que ele tem condomnio. Todo mundo v. As amigas da amante tambm assistem ao fato. A esposa move uma ao criminal por adultrio. Depois vai querer uma indenizao civil por danos morais. Todo crime constitui ilcito civil. Neste caso o adultrio deixou de ser crime. Qual vai ser a consequncia dessa instintiva de punibilidade? No abolitio criminis, se afasta todos os efeitos penais. Se ele estiver preso, ser solto. Se o processo est correndo, para. Ele ser considerado reincidente caso cometa crime no futuro? No, porque abarca tambm os efeitos penais secundrios. Mas e o dever de indenizar? Vai continuar porque as extintivas de punibilidade no alcanam os efeitos extrapenais, mas somente os efeitos penais.

rol do art. 107, CP (No exaustivo) at o art. 120 CP. CAUSAS EXTINTIVAS DE PUNIBILIDADE 1) Morte do agente - Princpio da personalidade Princpio segundo o qual a pena no passa da pessoa do condenado. - Certido de bito Falsa 1) Posio Majoritria => A extino de punibilidade declarada ser mantida e os responsveis pela certido juntada sero responsabilizados pelo falso. O juiz, antes de declarar a extintiva de punibilidade, dever confirmar junto ao cartrio, a veracidade da certido. Caso o juiz no faa esta verificao, o ru no poder ser prejudicado pela inrcia do judicirio, porque no necessariamente foi o ru que juntou esta certido falsa.
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 13

Direito Penal

2) Posio Minoritria => A certido juntada ser considerada inexistente. Ser extrada dos autos sem qualquer consequncia ao processo e os autores do falso respondero tambm pelo falso. => e a morte da vtima? Ao Penal Pblica = Estado, Ministrio Pblico Condicional ou incondicional Ao Penal Privada = a Vtima a) Ao privada propriamente dita (admite sucesso) b) Ao privada personalssima (no admite sucesso) Nas duas quem oferece a ao penal a vtima. Vamos supor que no curso da ao a vtima morra. Se ela morrer... quem toma o lugar dela no polo ativo da ao? => Se for ao penal privada propriamente dita => CADI Cnjuge, Ascendente, Descendente, Irmo. => Se for ao penal privada personalssima => ningum pode suceder a vtima, se ela morrer, acaba o processo, estar extinta a punibilidade do agente. O agente ser beneficiado pela morte da vtima.

2) Anistia, graa e indulto - Conceito - (para os 3 casos) So formas de clemncia soberana. Significa que o Estado pode ser clemente, pode perdoar. Aspectos Atribuio => Quem concede o Congresso Nacional Anistia Instrumento Normativo => Lei No cabe para crime hediondo => alcana todos os efeitos penais Atribuio => Presidente da Repblica Instrumento Normativo => Decreto Presidencial Indulto (coletivo) No cabe para crime hediondo Pleno (Extintivo de Punibilidade) ou Parcial (Causa de diminuio de pena) Quando o Presidente decreta o indulto, ele se dirige a toda a massa carcerria. Carter coletivo. Graa (individual) Atribuio => Presidente da Repblica Instrumento Normativo => Decreto Presidencial No cabe para crime hediondo

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 14

Direito Penal

3) Absolutio Criminis (Causa extintiva de punibilidade) - Conceito Trata-se de lei nova que deixa de considerar como crime fato que anteriormente era tido como tal. Anlise da lei quanto sua natureza jurdica, para ver se ocorre ou no a retroatividade da lei. Em toda e qualquer lei nova penal, temos que olhar e buscar a seguinte informao: => Qual a natureza jurdica dessa nova lei? Porque toda nova lei penal vai ser classificada de uma dessas 4 formas - Abolitio Criminis - novatio legis incriminadora - novatio legis imperius - novatio legis in medius Se for uma abolitio criminis ou uma novatio legis medius, a resposta ser: Retroage em benefcio do ru. Se for novatio legis incriminadora ou novatio legis imperius, NO retroage, porque prejudica o ru. Aqui ns temos que identificar se a lei ou no Abolitio Criminis pelo seguinte sentido: Tratando-se de uma nova lei abolitio criminis, ser uma causa extintiva de punibilidade. Sendo um abolitio criminis, pouco importa o momento em que ela ocorrer, porque sempre afastar todos os efeitos penais (os principais e os secundrios) Ex. A lei que revogou o adultrio. (Lei 106/2005) trouxe uma consequncia ao revogar o adultrio. Foi considerada uma abolitio criminis, porque o adultrio que antes era crime, passou a no ser mais considerado crime. Qual a consequncia no tema? => extingue a punibilidade e no s o efeito principal, o efeito secundrio penal tambm. Todos os efeitos penais so extintos, ou seja, o indivduo que estava preso, ser solto. O indivduo que estava sendo processado, o processo extinto e todos os efeitos penais desaparecem. 4) Perempo - Conceito a morte da ao exclusivamente privada em virtude da desdia do querelante. 2 grupos de ao penal => Ao Penal Pblica Proposta pelo MP chamada de denncia Espcies de ao penal pblica: - Incondicionada - Condicionada (se subdivide em:) a) representao b) requisio do ministro da justia
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 15

Direito Penal

=> Ao Penal Privada Proposta pela vtima ou representante legal chamada de queixa. A vtima quem promove ao privada e ela nesta qualidade, chamada de querelante. Espcies de ao penal privada: (3 espcies) 1) => - Privada Propriamente Dita Admite sucesso no polo ativo. 2) => - Privada Personalssima NO Admite sucesso no polo ativo. Estas duas so chamadas EXCLUSIVAMENTE PRIVADAS. Porque so privadas nascedouro e sempre sero privadas e a ao privada tem como caracterstica o oferecimento pela vtima ou querelante. (porque esta ao penal chamada de queixa) A diferena das duas que: A Privada propriamente dita aquele que se a vtima vier a falecer, algum pode tomar o seu lugar no polo ativo da ao. E quem esse algum: CADI = Cnjuge, Ascendente, Descendente, Irmo A Privada personalssima ela no admite sucesso. Se a vtima falecer, acaba o processo. Extingue-se a punibilidade do agente pela morte da vtima. A perempo a morte da ao exclusivamente privada. Qual a ao exclusivamente privada? Propriamente dita e personalssima. Em virtude da desdia do querelante, a vtima. A pergunta : Quando o querelante desidioso? Nas hipteses do Art. 60 CPP. Art. 60. Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se- perempta a ao penal: I - quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 30 dias seguidos; II - quando, falecendo o querelante, ou sobrevindo sua incapacidade, no comparecer em juzo, para prosseguir no processo, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, qualquer das pessoas a quem couber faz-lo, ressalvado o disposto no art. 36; (s para Propriamente dita) (Na Personalssima, feleceu, est perempta a ao) III - quando o querelante deixar de comparecer, sem motivo justificado, a qualquer ato do processo a que deva estar presente, ou deixar de formular o pedido de condenao nas alegaes finais; IV - quando, sendo o querelante pessoa jurdica, esta se extinguir sem deixar sucessor. No processo penal existem vrios procedimentos. Procedimentos => So atos concatenados que tem por finalidade a resoluo da lide. Procedimentos Comuns Ordinrio Sumrio Sumarssimo Procedimentos Especiais Crimes Funcionais
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 16

Direito Penal

Crimes contra a honra etc.

O Processo Criminal tem uma ordem. Esta ordem o que se chama PROCEDIMENTO. Existe um ato que inicia o processo. => Recebimento da ao, depois a citao. Existe um ato que conclui o processo. => Sentena Existem atos que so praticados durante o processo, respeitando uma ordem definida. Esta ordem de conjunto de atos se chama procedimento. O ato que antecede a sentena => Alegaes finais (Citado no Art. 60 CPP) So estes atos que a defesa tcnica (atravs do advogado) vai mostrar para o magistrado a tcnica de defesa. Em caso de Ao Penal Privada EXCLUSIVAMENTE, ou seja, Privada Propriamente Dita e Personalssima, o querelante obrigado, nas alegaes finais, a PEDIR CONDENAO . O querelante no pode pedir absolvio. Se o querelante pedir absolvio o juiz ira declarar a ao penal perempta. Ele no absolver. O juiz vai declarar extinta a punibilidade pela perempo. Porque nos crimes de ao penal privada, o querelante no pode pedir a absolvio. diferente da ao Pblica. Neste caso o MP pode pedir a absolvio? Quando se move uma ao penal, seja pblica ou privada, existe um princpio que rege o momento do oferecimento da ao. Princpio conhecido com indbio pro societate (Indbio pau no ru). Neste momento do oferecimento da ao, tem que ter: Prova do crime Indcios / suspeita de autoria Ao penal pblica. O MP ofereceu ao penal. Vocs concordam que durante a instruo criminal, pode ser que ele veja que ofereceu ao penal para a pessoa errada? SIM. O MP no pode desistir da ao no meio do processo mas poder pedir no final a absolvio. A vtima por sua vez oferece ao penal privada. Ela oferece prova do crime e suspeita de autoria / indcios. Se no curso do processo, ela mudar de de ideia, pode desistir da ao? Pode. Por isso que no pode pedir a absolvio. Assim, o MP, no momento que oferece a ao, no pode desistir, por isso que no final pode pedir a absolvio. Na ao penal privada, a vtima pode desistir da ao, por isso que ela no pode no final, pedir a absolvio. No pediu condenao = Perempo
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 17

Direito Penal

3) => - Privada Subsidiria da Pblica Vem da inrcia do Ministrio Pblico O MP tem um prazo para oferecer ao. Se no oferece ao penal no prazo, surge para a vtima, a possibilidade de oferecer ao no lugar do MP. Quando a vtima oferece ao no lugar do MP, aquela ao que era pblica, passa a se chamar de privada subsidiria da pblica.

5) Renncia ao direito de queixa => deixar de fazer algo que podia.

=> Momento => antes do oferecimento da ao => Somente na exclusivamente privada = propriamente dita e personalssima => ato jurdico unilateral => efeito da extenso Art. 49 CPP. Art. 49. A renncia ao exerccio do direito de queixa, em relao a um dos autores do crime, a todos se estender. Quem perdoa ou renuncia a vtima. o titular do direito de queixa. A diferena inicial se d no MOMENTO do crime.
Crime Ao Transito em Julgado

_________________________________________________________________________

Renncia

Perdo

A renncia pode ser feita at antes do oferecimento da ao. A parte renuncia ao direito de oferecer ao. Nos dois casos, Renncia ou perdo, haver a extino da punibilidade do ru. 6) Perdo da vtima Quando voc perdoa, voc j fez algo mas deixa barato... => Momento => depois do oferecimento da ao at antes de receber a sentena final => Somente na exclusivamente privada = propriamente dita e personalssima => ato jurdico bilateral => efeito da extenso Art. 50 CPP. Art. 50. A renncia expressa constar de declarao assinada pelo ofendido, por seu representante legal ou procurador com poderes especiais. Pargrafo nico. A renncia do representante legal do menor que houver completado 18 (dezoito) anos no privar este do direito de queixa, nem a renncia do ltimo excluir o direito do primeiro.
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 18

Direito Penal

Exemplos de atos jurdico unilateral e bilateral: RENNCIA Patrcia xinga Octvio de canalha e sem vergonha... O xingamento crime, se chama injria. um crime de Ao Penal privada propriamente dita. Ela xinga e surge para Octvio o direito de oferecer contra ela QUEIXA, Ao Penal Privada. Octvio diz a ela, na frente de todos os alunos que no tem problema e deixa barato... Neste momento, Octvio renunciou o direito de queixa. Quando Octvio renuncia, Patrcia no precisa aceitar esta renncia. Basta Octvio perdoar e o assunto est encerrado. PERDO Patrcia xinga Octvio, que por sua vez fica louco de raiva. Octvio, por ter capacidade postulatria, oferece ao penal privada contra Patrcia. Ao penal comea... em dado momento, durante o processo, (em qualquer momento do processo), Octvio perdoa Patrcia. Este o perdo da vtima (Octvio). S que no basta apenas Octvio perdoar, precisa ter a aceitao de Patrcia Ato jurdico bilateral. Porque ela tem que aceitar? Se ela aceitar, nas entrelinhas est concordando que fez besteira, ento melhor extinguir a punibilidade e deixar por isso mesmo. MAS ela pode no aceitar o perdo. Patrcia diz que quer chegar ao final do processo e ser absolvida para mover uma ao contra Octvio. Por isso que o perdo um ato jurdico bilateral. O efeito extensivo significa que se a vtima renuncia ou perdoa para um, ela renuncia e perdoa para todos. Ou perdoa todo mundo ou renuncia pra todo mundo ou no renuncia ningum e no perdoa ningum. Mas se perdoa os dois e somente um aceita, aquele que aceitou, o processo acaba e o outro que no aceitou o processo, continua. O efeito da extenso do perdo, s para o oferecimento. Mas no para a aceitao. A aceitao independente, o oferecimento que tem que ser para todos.

7) Retratao do agente Na retratao voc acusa uma pessoa de algo e depois diz que se enganou... e que a acusou de algo que no deveria. A retratao no cabe para todos os crimes. => Somente nas hipteses expressamente previstas Art. 138 Crimes contra a honra - Calnia,

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 19

Direito Penal

Art. 138 - Caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputao, a propala ou divulga. 2 - punvel a calnia contra os mortos. Art. 143 - O querelado que, antes da sentena, se retrata cabalmente da calnia ou da difamao, fica isento de pena. ou seja, s cabe retratao na calnia e na difamao. Mas no cabe retratao da injria.

8) Subsequens Monitorium At 2005, ns tnhamos 2 hipteses de extino da punibilidade em decorrncia do casamento. TNHAMOS, PORQUE ELAS FORAM REVOGADAS. => Hipteses: a) Casamento da vtima com o agente do crime b) Casamento da vtima com terceiro => Revogado Lei 11.106/05 Na Perempo o prazo de 30 dias, mas enquanto Subsequens monitorium era de 60 dias, 9) Perdo judicial No perdo da vtima, quem perdoa vtima No perdo judicial quem perdoa o juiz. (que representa o Estado) O juiz pode perdoar um crime. Mas somente nas hipteses expressamente previstas. exceo, no regra. Ex. Aquele casal que deixou o filho dentro do caro, em dia de sol, e foi trabalhar. Quando voltou a criana estava morta. A culpa foi to grande que o juiz perdoou o casal. Cabe perdo judicial em homicdio culposo? SIM. No cabe perdo judicial em homicdio doloso. Declaratria s cabe em caso culposo. Mas para haver o perdo judicial em crime culposo, precisa o juiz analisar o caso concreto e verificar que a pena se tornou desnecessria. A situao de fato j perdoou o indivduo. => Qual a natureza jurdica da sentena que concede o Perdo Judicial Condenatria De acordo com o STF, a smula 18, a sentena que concede o perdo judicial, tem a natureza jurdica DECLARATRIA.
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 20

Direito Penal

Toda sentena criminal, ela : Condenatria Absolutria Declaratria As extintivas de punibilidade, todas, so declaratrias. Se for condenatria, o agente pode ser reincidente. Se for declaratria o agente no pode ser reincidente.

10- Decadncia Conceito a perda do direito de queixa ou de representao em virtude do decurso do prazo legal Queixa Ao Penal Privada oferecida pela vtima Representao = Condio da Ao Penal Pblica oferecida pela vtima Prazo: 6 meses do conhecimento da autoria do autor do crime O prazo decadencial peremptrio. No momento que ele comea a correr, nada para. O prazo decadencial s ocorre antes da ao A decadncia s ocorre para: 1. Crime de ao penal privada 2. Crimes de ao penal pblica condicionada representao Ex. Patrcia xinga Octvio, hoje. O crime de Injria ao Penal Privada Octvio tem 6 meses a partir de hoje para oferece ao Penal Privada Se no oferecer => Decadncia Estar extinta a punibilidade. Ex. Representao Alguns crimes so de ao penal pblica condicionada a representao. A ao penal pblica, quem oferece o MP (Ministrio Pblico), mas se condicionada representao, o MP s pode oferecer ao se houver representao que oferecida pela vtima. A vtima tem que representar no prazo de 6 meses. Se no o fizer, decai perda do direito de representao. Se ocorreu a decadncia porque a ao no foi proposta. Ento a decadncia sempre ocorre ANTES DO OFERECIMENTO DA AO. 11- Prescrio Conceito => a perda do direito de punir em virtude do decurso do prazo legal S o Estado pode punir. O Estado para punir tem prazo. Aspectos => Prazo mais longo => Corre para todas as infraes salvo... (2 - imprescritveis) a) - Racismo b) - Ao de grupo armado contra o Estado Democrtico de direito
Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3 Pgina 21

Direito Penal

=> Admite suspenso e interrupo do prazo => Pode ocorrer antes e depois do transito em julgado Se o Estado no punir no prazo fixado em lei, no poder mais punir, perde o direito de punir. Se o indivduo cometeu um crime, ele culpado e se passar o prazo para punir, no poder mais punir. = Prescrio Como regra, o prazo DECADENCIAL NO CORRE. Como regra, o prazo PRESCRICIONAL CORRE. So prazos independentes mas podem ocorrer os 2 ao mesmo tempo. O crime de ao penal privada, corre prazo decadencial? Sim. Vai correr prazo prescricional? Vai. Pode decair e no prescrever ou Pode prescrever e no decair. Como pode no acontecer as duas coisas. O prazo prescricional pode parar Quando se diz que o prazo pode ser suspenso ou interrompido, significa que pode parar. Parar de ser contado. So as duas situaes que ela para e depois retoma. Pode ocorrer antes e depois do transito em julgado A prescrio no a perda do direito de ao? Sim. Se prescrever significa que a ao no foi proposta. No a perda do direito de representao? Sim. Representao uma condio da ao. Se ocorreu a decadncia porque a ao no foi proposta. Ento a decadncia sempre ocorre ANTES DO OFERECIMENTO DA AO. A PRESCRIO pode ocorrer a qualquer tempo. Antes do transito em julgado ou depois do transito em julgado. Espcies: a) Prescrio da pretenso punitiva em abstrato b) Prescrio da pretenso punitiva retroativo c) Prescrio da pretenso punitiva intercorrente (superveniente) d) Prescrio da pretenso executrio O mesmo fato tem prazos prescricionais diferentes.

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 22

Direito Penal

Prescrio da pretenso punitiva em abstrato (da ao) => Contagem 1) Parmetro: a pena mxima 2) Causa de aumento (no se aplica ao art. 70 e 71 do CP) ( > ndice) (Concurso formal perfeito e crime continuado) 3) Causa de diminuio (< ndice) 4) Art. 109 CP 5) Art. 115 CP Contagem do Prazo Prescricional Ex. Art. 155 - Furto simples => Pena = recluso de 1 a 4 anos 1) Parmetro => Pena mxima 4 anos 4) Art. 109 CP = 8 anos = prazo prescricional do furto simples 5) Art. 115, CP = 4 anos

Ex. Art. 157, 2, I - Furto agravado pelo emprego de arma de fogo. Recluso de 4 a 10 anos 1) Parmetro => Pena mxima = 10 anos 2) Causa de aumento a pena aumenta-se de 1/3 at a Metade = 10 anos + 5 = 15 anos 4) Art. 109 (15 anos na tabela do 109) = prescreve em 20 anos. 5) Art. 115, CP = 10 anos.

Ex. Art. 157, caput. Cc 14, II roubo simples tentado Recluso de 4 a 10 anos 1) Parmetro => Pena mxima = 10 anos 3) Causa de diminuio de 1/3 a 2/3 (utiliza o < ndice) => 10 anos 1/3 = 120 meses 40 meses = 80 meses = 6 anos e 8 meses 4) Art. 109, CP = Prescreve em 12 anos 5) Art. 115, CP = 6 anos Para todas as causas de diminuio, vale esta regra quando tiver mais de 1 ndice. Para as causas de aumento, temos e excees apenas. Case seja CONCURSO FORMAL PERFEITO e CRIME CONTINUADO, no se aplica.

Exemplo de Crime Continuado Octvio trabalha em uma fbrica de computadores e quer furtar um computador. Durante um ano, furta uma pea e leva para casa para montar o computador. Ao final de um ano Octvio conseguiu montar o computador e foi preso. No crime continuado Octvio responde por um nico crime com a pena aumentada em determinado quantum. No clculo prescricional, no se faz esta anlise. No clculo da prescrio abstrata, se calcula da seguinte forma: => O agente no cometeu somente um crime, ele cometeu 365 crimes. NO SE COLOCA O AUMENTO DA PENA. Ignora o Art. 71 CP.

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 23

Direito Penal

Desta forma o clculo feito: n 1 Parmetro => Pena mxima 4 anos n 2 - Causas de aumento Ignora ( crime continuado ignora) n 3 - Causas de diminuio - no tem. n 4 - Art. 109 (4 anos na tabela do Art. 109) = prescreve em 8 anos OBS: As nicas causas de aumento que devem ser ignoradas no clculo da prescrio em abstrato so as causas de aumento em CONCURSO FORMAL PERFEITO e CRIME CONTINUADO. => Todas as demais entram no clculo. Art. 115 - So reduzidos de metade os prazos de prescrio quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 (vinte e um) anos, ou, na data da sentena, maior de 70 (setenta) anos. Depois que se termina o clculo prescricional, se for mencionado que o agente do crime tinha 19 anos (na data do crime), ou se for maior de 70 anos (na data da sentena), o prazo prescricional ser reduzido a metade.

Ex. Art. 159, 3 cc 14,II Extorso mediante sequestro - tentado Recluso de 24 a 30 anos e CD 1/3 a 2/3 contagem: 1) Parmetro => Pena mxima 30 anos 2) Causa de aumento no tem 3) Causas de diminuio de 1/3 a 2/3 = 30 anos 1/3 = 30 anos 10 anos = 20 anos 4) Art. 109 CP = prescreve em 20 anos 5) Art. 115 CP = prescreve em 10 anos O que vamos fazer com estas informaes? No processo penal, ocorrendo um crime, normalmente teremos o inqurito policial. O delegado, investiga e depois emite um relatrio e os autos vo para o Ministrio Pblico. Tendo prova de materialidade e indcios de autoria, o MP oferece a denncia (ao penal). Qual o ato subsequente ao oferecimento? Recebimento da ao pelo magistrado. (este o momento que comea o processo penal) Qual o ltimo ato do processo de conhecimento? SENTENA. Se a sentena condenatria A prescrio pode parar de ser contada. Se ela parar e for retomada do ponto que parou, se chama CAUSA SUSPENSIVA. Se a contagem parar e quando recomear a contar, recomear do ZERO, se chama CAUSA INTERRUPTIVA. A causa interruptiva zera o prazo.

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 24

Direito Penal

Vamos supor que o prazo prescricional seja de 10 anos. Crime Inqurito policial Oferecimento da ao Recebimento da ao Sentena

_________________________________________________________________________

1 Perodo Prescricional Do crime at o recebimento da ao

2 Perodo Prescricional Do recebimento da ao at a sentena

As causas interruptivas da prescrio abstrato so 2 (duas): 1. Recebimento da ao 2. Sentena condenatria Ocorreu o crime, comea a contar o prazo prescricional. Suponhamos que o crime ocorreu em 10/5/2000. Vai prescrever em 9/5/2010. Para no prescrever, o recebimento da ao tem que ocorrer no mximo at 8/5/2010. Se receber a ao penal no dia 9/5/2010, o crime prescreve. Ocorrendo o recebimento, o prazo prescricional ZERA e comea o 2 Perodo Prescricional, ou seja mais 10 anos. O juiz recebeu um dia antes de prescrever, no dia 8/5/2010, quando que prescreve a na sentena? Ir prescrever em 7/5/2020. Logo a sentena tem que ser prolatada at o dia 6/5/2020 para no prescrever. A prescrio abstrata tem 2 (dois) perodos prescricionais e as causas interruptivas fazem com que o prazo zere. Qual a relevncia quando zera? Pode haver recurso e o prazo recomea do zero. A partir do crime que comea a contar o prazo prescricional. Obs/ crime -> vide art. 111, CP.

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 25

Direito Penal

Art. 111 - A prescrio, antes de transitar em julgado a sentena final, comea a correr: I - do dia em que o crime se consumou; II - no caso de tentativa, do dia em que cessou a atividade criminosa; III - nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanncia; IV - nos de bigamia e nos de falsificao ou alterao de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido. V - nos crimes contra a dignidade sexual de crianas e adolescentes, previstos neste Cdigo ou em legislao especial, da data em que a vtima completar 18 (dezoito) anos, salvo se a esse tempo j houver sido proposta a ao penal. Termo inicial da prescrio aps a sentena condenatria irrecorrvel I Octvio da um tiro em Patrcia no dia 13/5/2013. Ela vai para o hospital e morre no dia 16/5/2013. A prescrio comea a correr no dia 16/5 porque foi o dia em que o crime se consumou. II Vamos supor que Octvio queira matar a Patrcia com emprego de veneno. No primeiro dia coloca um pouco de veneno no ch. Ela passa mal, vomita mas no morre. No segundo dia, coloca um pouco mais de veneno. Ela passa mal, vai para o hospital mas no morre. No terceiro dia, coloca bastante veneno na sopa. Ela vai para o hospital e descobrem que foi colocado veneno e Octvio vai preso. Foi tentativa, tentou uma, duas, trs vezes e ela no morreu. O prazo prescricional comea a correr na primeira tentativa ou na ltima tentativa? => Na ltima tentativa. Quando o crime tentado, no ltimo ato de tentativa que comea a correr o prazo prescricional. III Nos crimes permanentes = aquele que se prolonga no tempo. Extorso mediante sequestro. Vamos supor que a vtima foi sequestrada no dia 10/5/1998 e ela foi colocada em liberdade no dia 10/5/2000. Quando comea a contar o prazo prescricional? => Comea a contar no dia em que ela foi colocada em liberdade, ou seja, em 10.5.2000. Quando o crime permanente, se comea a contar o prazo prescricional quando sessou a permanncia. IV Nos crimes de bigamia (casa-se pela segunda vez quando j se encontra casado) => Comea a contar no dia em que se descobre a bigamia. Nos crimes de falsificao ou alterao de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido. V Vamos supor que uma criana tenha sido estuprada aos dez anos de idade. Muitas vezes ela no vai contar para ningum. Talvez porque nem saiba o que aconteceu. O prazo prescricional vai comear a contar quando ela completar 18 anos de idade. Salvo se antes disto tiver sido proposta ao penal.

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 26

Direito Penal

Luis Augusto Pinheiro de S T832HF-3

Pgina 27

Potrebbero piacerti anche