Sei sulla pagina 1di 21

CRASE

Classes do A a. Artigo Definido b. Pronome Pessoal Oblquo c. Pronome Demonstrativo d. Preposio A Crase (dita) Proibida: a. Antes de substantivo masculino Andar a cavalo. Vendeu a prazo. Chegou a tempo. claro, voc recorda que crase a preposio a mais artigo feminino a. Evidentemente, este ltimo no ocorrer antes de substantivo masculino. b. Antes de verbo Comeou a chover. Ficou a contemplar a paisagem. Quedou-se a meditar. Crase proposio + artigo. Voc naturalmente sabe que no pode existir artigo antes de verbo. c. Antes de artigo indefinido Levou o automvel a uma oficina. Se o a fosse crase, teramos dois artigos (porque crase tambm artigo) diante do mesmo substantivo. Isso no pode acontecer. d. Antes de pronomes pessoais, demonstrativos ou indefinidos Dei a ela o prmio merecido. A ningum lcito fugir do trabalho. Refiro-me a esta moa. Os as das frases acima so meras preposies, porque os pronomes pessoais, demonstrativos e indefinidos (estes ltimos com poucas excees) no admitem anteposio de artigo. e. Antes de expresso de tratamento introduzida pelo possessivo VOSSA ou SUA Trouxe a V.Sa a mensagem fatal. f. Quando o a estiver no singular e a palavra seguinte no plural Refiro-me a lendas antigas. O a simples preposio: no contm artigo, pois, se isso ocorresse, estaria no plural, j que o artigo concorda com o gnero e nmero com o substantivo ao qual se refere. g. Depois de preposies Compareceu perante a banca examinadora. A reunio foi marcada para as cinco horas. Claro, porque no pode haver duas preposies em sucesso, e crase preposio mais artigo. Observao: excetua-se o caso da preposio a seguir: Foi at a praia, ou foi at praia. SOLUO PRTICA No ocorrendo qualquer dos casos anteriores, pode haver crase ou no. Para verificarmos, basta substituir a palavra feminina que vem aps o a por um termo masculino. Feita essa substituio, trs coisas podem acontecer: 1) O a transforma-se em o: Ex.: Releu a revista. Releu o livro.
Oficial Escrevente

2) O a permanece inalterado: Ex.: Elas estavam cara a cara. Elas estavam frente a frente. 3) O a transforma-se em ao: Ex.: Refiro-me a moa. Refiro-me ao moo. Nesse caso, ocorre a fuso; portanto, temos a crase e o acento grave indispensvel. Refiro-me moa. Acentue o a, se for necessrio, 01. Chegamos a concluso de que a lei no se refere a pessoas nascidas no Brasil. 02. A qualquer hora a encontraramos a frente da televiso. 03. Procedemos a uma anlise criteriosa. 04. Venho a negcios e preciso falar a V.S . 05. A princpio julguei que no chegaramos a tempo. 06. Voltou para a praia. 07. Compareceu perante a banca examinadora. 08. Trouxe a mensagem a V.M.e aguardo a resposta a fim de leva-la a pessoa que me enviou. 09. Isso no diz respeito apenas a ela, mas a toda pessoa em situao semelhante. 10. Assistir as aulas indispensvel a aprovao. 11. Graas a interveno de um amigo,reformulou a deciso. 12. Escreveu a redao do jornal solicitando a publicao do fato, 13. Arriscava-se a sofrer por amor a liberdade. 14. Ope se as reformas e dedica se a critic las. 15. O homem no superior a mulher nem inferior a ela. 16. O acesso as letras deveria ser possvel a todas as crianas. 17. Ele dispensava a colega todas as atenes. 18. A propsito, voc se refere a ela ou a mim? 19. Rumo a Universidade. 20. Devemos dar exemplo as crianas e induzi-las a preservao do meio ambiente.

CASOS ESPECIAIS
1. Crase com os pronomes demonstrativos: AQUELE (S), AQUELA (S), AQUILO. A) Aquele(s), Aquela(s), Aquilo: Basta trocar os pronomes aquele, aquela, aquilo por este, esta, isto. Se, na troca, surgir a este (ou a esta, a isto), existir crase. Ex.: Refiro-me quele contedo. (= Refiro-me a este exerccio.) Se surgir apenas este (ou esta, isto), no existir crase. Ex.: Li aquela questo. (= Li esta questo.) 2. Nomes de lugar. VOLTEI DE = A VOLTEI DA = Ex.: Fui a So Paulo. (voltei de) Fomos Itlia. (voltei da) 3. Crase com A QUE A DE A crase nestes casos detectvel pelo substituio do termo feminino por um termo regido masculino. Efetuada a transformao, verifique o seguinte: Se surgir ao, existir crase. Ex.: Quero uma revista igual que vi ontem. As revoltas de hoje so semelhantes s de anos anteriores. A moa qual deste um presente casada.
2 Oficial Escrevente

Se surgir apenas o ou apenas a, no existir crase. Ex.: Essa notcia triste; a que ouvi ontem era mais alegre. Tua sala grande; a de tua tia bem menor. A moa a qual chegou atrasada minha amiga. A fase a que chegamos crtica. 4. Palavras como MODA podem funcionar ocultamente para efeitos da crase. Ex.: Vestiu-se Lus XV. Vestiu-se (moda) Lus XV. EXERCCIOS 1. Prefiro isto aquilo. 2. Jamais chegaremos aquele ponto. 3. Entregue tudo aquele homem. 4. Aqueles que j fizeram o curso daro as dicas aqueles que ainda no o fizeram. 5. Refiro-me aquele contedo 6. Eles vo freqentemente a antiga Ouro Preto. 7. Chegando a Europa, dirigiu-se a Roma. 8. Iremos a Bolvia e depois a Colmbia. 9. Viajarei a Campinas e a Pelotas. 10. Dirigiu-se a Braslia e a So Paulo. 11. Chegamos a So Paulo da garoa. 12. Fui a Natal das praias inesquecveis. 13. A rua onde mora paralela a que passa na frente de tua casa. 14. Essa blusa semelhante a de Maria. 15. Tua voz igual a de Roberto Carlos. 16. Comeu arroz a dison, regado a chope. 17. Quero um bife a milanesa. 5. Crase facultativa A) Diante de pronome possessivo feminino: Ex.: Refiro-me a(ou ) sua irm. H um clima de otimismo quanto a(ou ) nossa capacidade de superar desafios. B) Diante de nome prprio feminino: Ex.: Dei o recado a(ou ) Joana. C) Depois da preposio at: Ex.: O movimento para o litoral foi intenso at a(ou ) manh de ontem. 6. A ou H A -tempo que no passou. H -tempo que j passou. 7. Crase com as palavras TERRA, CASA e DISTNCIA Haver crase quando estiverem especificadas. Ex.: Voltei casa de meus pais. 8. Crase diante de HORA e PARTES DO DIA Em expresses que exprimem hora determinada ou partes do dia h crase. Ex.: Ele saiu s treze horas e trinta minutos. Chegamos noite.

1. O tempo dedicado a suas alunas mais problemticas era muito pouco. 2. Resolva a sua questo com ele.
Oficial Escrevente

3. Sempre serei fiel a seu ideal. 4. No fiz qualquer aluso a sua maneira de agir, nem me submeterei as suas exigncias. 5. Limite suas crticas a minha roupa. 6. Apelei a Lcia. 7. Adoro a Cristina. 8. Refiro-me a Joo. 9. Fez vrios elogios a Maria. 10. Refiro-me a tua colega e as tuas amigas, mas nada sei sobre as nossas primas. 11. Isso diz respeito a nossas vizinhas. 12. Saiu ____ trs horas. 13. Voltar daqui ____ cinco minutos. 14. _____ anos conclui o Ensino Mdio. 15. ____ dois meses estou s, por isso estou carente. 16. A encomenda chegar daqui ____ dois meses. 17. Paloma forou o motorista a voltar a casa do empresrio. 18. Chegamos cedo a casa. 19. Vrios marinheiros preferiram no descer a terra ontem. 20. Fui a velha casa onde passei minha infncia. 21. Preciso ir a terra dos meus antepassados. 22. A igreja fica a distncia de vinte metros daqui. 23. Cheguei a noite. 24. Chegou a noite rapidamente. 25. Viajarei a uma hora. 26. Viajaremos a uma fazenda em Tapes. 27. Ele sair as dez horas. 28. Espero desde as dez horas. 29. A aula ter de duas a trs horas de durao. 30. Trabalharei das onze a uma hora. 31. Estudaremos de segunda a segunda. 32. Teremos aula da tera a quinta.

IMPORTANTE !

Oficial Escrevente

O acento indicativo de crase usado nas expresses adverbiais, nas locues prepositivas e conjuntivas de que participam palavras femininas: tarde noite direita s claras s avessas toa s vezes luz s escondidas imitao de
Acentue 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

chave escuta deriva s turras s moscas bea s ocultas larga medida que proporo que

s escondidas sombra de exceo de fora de frente esquerda revelia s ordens procura de semelhana de

o a, se for necessrio, Chegamos concluso de que a lei no se refere a pessoas nascidas no Brasil. A qualquer hora a encontraramos frente da televiso. Procedemos a uma anlise criteriosa. Venho a negcios e preciso falar a V.S . A princpio julguei que no chegaramos a tempo. Voltou para a praia. Compareceu perante a banca examinadora. Trouxe a mensagem a V.M. e aguardo a resposta a fim de lev-la pessoa que me enviou. Isso no diz respeito apenas a ela, mas a toda pessoa em situao semelhante. Assistir s aulas indispensvel a aprovao. Graas interveno de um amigo, reformulou a deciso. Escreveu redao do jornal solicitando a publicao do fato, Arriscava-se a sofrer por amor liberdade. Ope se s reformas e dedica se a criticlas. O homem no superior mulher nem inferior a ela. O acesso s letras deveria ser possvel a todas as crianas. Ele dispensava colega todas as atenes. A propsito, voc se refere a ela ou a mim? Rumo Universidade. Devemos dar exemplo s crianas e induzi-las preservao do meio ambiente

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17.

Prefiro isto quilo. Jamais chegaremos quele ponto. Entregue tudo quele homem. Aqueles que j fizeram o curso daro as dicas queles que ainda no o fizeram. Refiro-me quele contedo Eles vo freqentemente antiga Ouro Preto. Chegando Europa, dirigiu-se a Roma. Iremos Bolvia e depois Colmbia. Viajarei a Campinas e a Pelotas. Dirigiu-se a Braslia e a So Paulo. Chegamos So Paulo da garoa. Fui Natal das praias inesquecveis. A rua onde mora paralela que passa na frente de tua casa. Essa blusa semelhante de Maria. Tua voz igual de Roberto Carlos. Comeu arroz dison, regado a chope Quero um bife milanesa.

1. O tempo dedicado a suas alunas mais problemticas era muito pouco. 2. Resolva a sua questo com ele. 3. Sempre serei fiel a seu ideal. 4. No fiz qualquer aluso /a sua maneira de agir, nem me submeterei s suas exigncias. 5. Limite suas crticas a/ minha roupa. 6. Apelei a/ Lcia. 7. Adoro a Cristina. 8. Refiro-me a Joo. 9. Fez vrios elogios a/ Maria. 10. Refiro-me /a tua colega e s tuas amigas, mas nada sei sobre as nossas primas. 11. Isso diz respeito a nossas vizinhas. 12. Saiu __h/s__ trs horas.

Oficial Escrevente

13. Voltar daqui __a__ cinco minutos. 14. _H____ anos conclui o Ensino Mdio. 15. _H___ dois meses estou s, por isso estou carente. 16. A encomenda chegar daqui __a__ dois meses. 17. Paloma forou o motorista a voltar casa do empresrio. 18. Chegamos cedo a casa. 19. Vrios marinheiros preferiram no descer a terra ontem. 20. Fui velha casa onde passei minha infncia. 21. Preciso ir terra dos meus antepassados. 22. A igreja fica distncia de vinte metros daqui. 23. Cheguei noite. 24. Chegou a noite rapidamente. 25. Viajarei uma hora. 26. Viajaremos a uma fazenda em Tapes. 27. Ele sair s dez horas. 28. Espero desde as dez horas. 29. A aula ter de duas a trs horas de durao. 30. Trabalharei das onze uma hora. 31. Estudaremos de segunda a segunda. 32. Teremos aula da tera quinta.

Oficial Escrevente

CRASE FUNDAO CARLOS CHAGAS PARTE 1


1. Quanto necessidade ou no do sinal de crase, est inteiramente correto o que se l em: (A) Esse grande fsico no pertenceu quele grupo de cientistas que se mantinham a margem das contingncias, desatentos ao mundo sua volta. (B) Einstein no se limitou escrever textos cientficos; lanou-se roda dos grandes debates polticos internacionais, cuja rbita se prendiam as decises cruciais do ps-guerra. (C) O cerceamento liberdade, nos regimes totalitrios, leva a indignao coletiva s alturas quando os que mais tm a dizer so intimados a calar-se. (D) No cabe qualquer pessoa levar a cabo uma experincia cientfica, mas toda gente cabe decidir sobre o emprego que se dar s novas ferramentas da cincia. (E) Com os nervos flor da pele, assistimos na TV uma cena em que um homem rude, promovido a condio de milagreiro, dava incio a to anunciada interveno cirrgica. 2. Atividades relacionadas.... reas de prestao de servios tendem .... ser cada vez mais valorizadas, incentivando uma formao profissional dirigida... esse setor. As lacunas da frase acima esto corretamente preenchidas, respectivamente, por (A) s a (B) s a a (C) s (D) as a (E) as a 3. preciso limitar as concluses ...... poucas informaes e ...... discusses referentes ...... pesquisa. Para completar corretamente a frase as lacunas devero ser preenchidas, respectivamente, por: (A) - as - (B) a - s - (C) a - s - a (D) - s - (E) a - as - a 4. Uma das maiores causas de desigualdade social prendese ...... dificuldade de acesso ...... informao e qualificao, essenciais ...... conquista de um salrio mais digno.
Oficial Escrevente

Para completar corretamente a frase, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por: (A) - - (B) - - a (C) - a - a (D) a - a - (E) a - - Instrues para a questo de nmero 5. Assinale, a letra correspondente alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada. 5. Segundo pesquisas recentes, os brasileiros parecem estar sempre dispostos ...... oferecer mais horas de trabalho ...... empresas, o que muitas vezes pode lev-los ...... um esgotamento fsico e mental. (A) - s - (B) - as - a (C) a - as - (D) a - s - a (E) a - as - a 6. O combate ...... criminalidade prioridade do poder pblico, embora os ndices de violncia permaneam altos, devido, principalmente, ...... certeza da impunidade ...... seus autores. As lacunas da frase acima corretamente preenchidas por (A) a - a - a (B) - - (C) a - a - (D) - - a (E) a - devem ser

7. A cidade de Corumb, que se situa ...... margens do rio Paraguai e ...... uma distncia de 420 quilmetros de Campo Grande, recebe turistas sempre dispostos ...... pescar. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por (A) s - a - a (B) s - - a (C) s - - (D) as - a - (E) as - -

8. Justifica-se inteiramente o emprego do sinal de crase em: (A) No ser permitido ningum recorrer a uma concepo de liberdade que venha a contrariar quela que de consenso social. (B) Os que reagem irritados uma demonstrao prtica de liberdade so os mesmos que aplaudem s medidas de fora e de exceo. (C) partir do momento em que no haja obedincia qualquer norma, estar comprometida a prtica mesma da liberdade. (D) No cabe s autoridades constitudas definir o que seja liberdade, mas permitir que todos tenham acesso s prticas previstas em lei. (E) preciso avaliar distncia que existe entre a prtica autoritria e quela que respeita um controle social de liberdade. 9. Est correto o emprego do sinal de crase em: (A) Quem recorre s escolas de jornalismo deve saber que ter acesso apenas s informaes bsicas acerca da profisso. (B) No d para ensinar jornalismo todo aquele que se dispe fazer o curso. (C) Ocorrendo falta de talento, um diplomado no ter acesso nenhum rgo da imprensa. (D) Instituindo-se obrigatoriedade do diploma, muitos profissionais competentes podero ficar ver navios. (E) Deve-se essa obrigatoriedade o fato de que muita gente se obrigou a freqentar s faculdades de comunicao. 10. A reurbanizao da rea do porto, com a construo de um calado KK beira-rio, deu vida KK essa regio que tinha sido abandonada KK prpria sorte e impulsionou novos projetos. As lacunas da frase apresentada esto corretamente preenchidas por (A) - - (B) a - a - a (C) - a - (D) a - - (E) a - - a 11. Justificam-se inteiramente ambas as ocorrncias do sinal de crase em: (A) Os que tm pleno acesso quilo que oferece a cesta de bens e servios devem considerar-se margem da pobreza. (B) Quem atribui um valor monetrio essa cesta de bens e servios est-se habilitando definir uma linha de pobreza. (C) No falta, maioria das pessoas, uma definio de pobreza; o que falta uma boa definio o rigor de um bom critrio.
8

(D) H quem recrimine cultura da subsistncia, imputandolhe responsabilidade pelo mascaramento da real situao de misria de muitos brasileiros. (E) Os que tm proventos inferiores quantia necessria para a aquisio dessa cesta deixam de atender todas as suas necessidades bsicas. 12. Quanto ao uso do sinal de crase, a frase inteiramente correta : (A) Quem est favor de maior justia social no pode ser contrrio qualquer das iniciativas propostas por organizaes no governamentais. (B) Quanto Divina Providncia, no cabe ela decidir pelos homens os caminhos que eles devem escolher cada vez que enfrentam um obstculo. (C) Deve-se a ambio humana a carga maior da misria que avassala grande maioria dos homens, despeito dos discursos que propagam maior justia social. (D) Os que muito tempo vivem margem dos bens sociais acabam por tomar fora, j que nada tm a perder, aquilo que lhes devido por direito. (E) L-se toda hora, nos jornais, notcia de que alguma associao, que vinha se dedicando determinada causa, obteve xito em sua iniciativa. 13.O acento indicativo da crase est corretamente empregado em: (A) Entre os romanos, o conceito de "famlia" chegou incluir os escravos. (B) necessrio cuidado ao se conferirem certos direitos jovens imaturos. (C) Certos pretores, pretexto de melhor julgar, interpretaram o direito constitudo. (D) Deve-se a deciso do juiz principalmente s consideraes finais do advogado. (E) Aquela orientao diz respeito questes judiciais envolvendo menores. 14. A populao de miserveis no tem acesso ...... quantidade mnima de alimentos necessria ...... manuteno de uma vida saudvel, equivalente ...... uma dieta de 2000 calorias dirias. A alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada : (A) - - (B) - a - a (C) a - a - (D) a - - a (E) - - a

Oficial Escrevente

15. Quanto ao uso, ou no, do sinal de crase, a frase inteiramente correta : (A) Acaba de chegar a Amrica um grupo de sudaneses, que se daro diferentes destinos, certamente revelia desses jovens, que chegaram como refugiados. (B) O autor supe que, tendo em vista quantidade de leis s quais devero obedincia, os jovens refugiados passaro por poucas e boas, at a completa adaptao. (C) As normas da tribo, s quais faz o autor referncia, so poucas e implcitas, visam boa prtica de valores consensuais, e no a uma mera catalogao de obrigaes. (D) A angstia a que submeteremos esses jovens deverse- no apenas essa quantidade de leis, mas sobretudo maneira artificial pela qual pretendem aplicar-se realidade. (E) Quando cada nova obrigao mida corresponder uma nova norma, no haver como pr termo a inchao dos cdigos, uma sempre crescente lengalenga de leis.

GABARITO 01. C 02. B 03. B 04. A 05. D 06. D 07. A 08. D 09. A 10. C 11. A 12. D 13. D 14. E 15. C

Oficial Escrevente

10

Oficial Escrevente

CRASE FUNDAO CARLOS CHAGAS PARTE 2


1. Num assalto ...... mo armada, aconselhvel que a vtima obedea ...... ordens do bandido, evitando exporse ainda mais ...... qualquer tipo de agresso. As lacunas da frase acima esto corretamente preenchidas por (A) a - as - (B)) - s - a (C) - s - (D) a - as - a (E) - as - 2. Est bem observada a necessidade dos sinais de crase na seguinte frase: (A) Quando os filhos passam interpelar os valores de seus pais, consideram-se aptos afirmar os seus prprios. (B) O jovem fica uma distncia cada vez maior das poucas oportunidades que ainda esto lhes oferecer. (C) Daqui pouco vo dizer que so os jovens os principais responsveis pelo crculo vicioso que o texto se refere. (D) Apresentam-se, toda vaga oferecida, candidatos dispostos disput-la da forma mais aguerrida. (E)) No se notam, medida que o tempo passa, avanos significativos nas condies de trabalho oferecidas juventude. 3. A necessidade ou no do sinal de crase est inteiramente observada na frase: (A)) Deve-se luta das feministas o respeito aos direitos que cabem tambm s outras parcelas de injustiados que integram a nossa sociedade. (B) Encontra-se a disposio dos interessados a nova edio do Cdigo Civil, qual, alis, j se fizeram objees torto e direito. (C) vista do que dispe o novo cdigo, no caber ningum a condio "natural" de cabea de casal, qual, at ento, se reservava para o homem. (D) Pode ser que curto prazo o novo cdigo esteja obsoleto em vrios pontos, exemplo do que ocorreu com o antigo. (E) No se impute uma mulher a culpa de no ter lutado por seus direitos; todas as presses sociais sempre a conduziram quela "virtuosa" resignao.

4. Diga ...... ela que s retornarei ...... casa aps ...... duas horas. (A)) a - a - as (B) a - - s (C) - a - s (D) - - as (E) - - s 5. Atente para as seguintes frases: I. qualquer hora estamos dispostos a assistir cenas de guerra. II. quela hora da noite, ainda estvamos atentos transmisso das cenas da guerra. III. Daqui a uma hora esse canal passar a transmitir a comunicao que o Presidente far Nao. Quanto necessidade de usar-se o sinal de crase, est inteiramente correto o que se l em (A) I, II e III. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II, somente. (E)) II e III, somente. 6. O Rio Grande do Norte foi o Estado pioneiro ao conceder ....... mulheres a possibilidade de ir ...... urnas, manifestando sua vontade pelo voto, permitido somente ...... homens, no resto do Brasil. As lacunas da frase apresentada sero corretamente preenchidas por (A)) s - s - a (B) s - as - a (C) as - s - a (D) s - s - (E) as - as -

Oficial Escrevente

11

7. Quanto observncia da necessidade do sinal de crase, est inteiramente correto o seguinte perodo: (A) Se boa parte de nossa imprensa interessa a divulgao de crimes cometidos por jovens, somente a uma pequena parcela dos jornalistas interessa a discusso das questes que se ligam essa faixa de delinqncia. (B) No convm parcela mais privilegiada da sociedade imaginar-se imune toda e qualquer modalidade de tragdia; a violncia a atingir, a despeito das guaritas, dos portes eletrnicos, dos vigias a postos. (C)) Todo jovem infrator, tenha ou no conscincia disso, aspira incluso social, quer ascender a posies mais dignas, elevar-se a uma condio semelhante quela em que vivem os jovens da classe mdia. (D) Muito se comenta, a boca pequena, a respeito da vantagem da pena de morte, extensiva a criminalidade juvenil, despeito do que reza o Estatuto da Criana e do Adolescente, que convoca todos os setores sociais tarefa da formao integral dos jovens. (E) No se impute a polcia situao de violncia em que vivemos; se falta quela participao maior no combate a criminalidade, falta adolescncia pobre qualquer sinalizao de efetiva dedicao das autoridades soluo dos problemas. 8. Busca-se ...... muito tempo uma linguagem adequada ...... expresso das leis e ...... outras questes sociais. As lacunas da frase acima sero corretamente preenchidas por (A) a - - (B) h - a - a (C) a - a - (D) a - - a (E)) h - - a 9. Obedecer ...... leis existentes o instrumento ...... que se deve recorrer no combate ...... violncia, em qualquer lugar. As lacunas da frase apresentada corretamente preenchidas por: (A) as - a - a (B) as - - (C) as - - a (D)) s - a - (E) s - - a sero

certamente revelia desses jovens, que chegaram como refugiados. (B) O autor supe que, tendo em vista quantidade de leis s quais devero obedincia, os jovens refugiados passaro por poucas e boas, at a completa adaptao. (C)) As normas da tribo, s quais faz o autor referncia, so poucas e implcitas, visam boa prtica de valores consensuais, e no a uma mera catalogao de obrigaes. (D) A angstia a que submeteremos esses jovens deverse- no apenas essa quantidade de leis, mas sobretudo maneira artificial pela qual pretendem aplicar-se realidade. (E) Quando cada nova obrigao mida corresponder uma nova norma, no haver como pr termo a inchao dos cdigos, uma sempre crescente lengalenga de leis. 11. H plena observncia da necessidade de utilizao do sinal de crase em: (A) No espantou maioria das pessoas que o caso de Amina tenha chegado uma soluo to feliz, pois acreditavam que o tribunal nigeriano seria sensvel presses internacionais. (B) Pouco pouco, a Anistia Internacional e outras organizaes congneres vo ascendendo quele mais alto patamar de respeitabilidade, que sempre fizeram jus. (C)) No se impute corte nigeriana qualquer culpa pelo fato de se ater s leis do pas, pois a estas, e no a outras, que lhe cabe dar cumprimento. (D) Aqui e ali se verifica, toda hora, algum tolerado desacato s nossas leis; que faramos se os nigerianos nos conclamassem a cessao dessa permanente afronta s nossas normas legais? (E) Tendo em vista condenao do acusado de sodomia a morte por apedrejamento, e falta de indcios positivos, no se confira a absolvio de Amina um significado maior do que o de uma concesso.

10. Quanto ao uso, ou no, do sinal de crase, a frase inteiramente correta : (A) Acaba de chegar a Amrica um grupo de sudaneses, que se daro diferentes destinos,
12 Oficial Escrevente

12. Justifica-se inteiramente o emprego do sinal de crase em: (A) No ser permitido ningum recorrer a uma concepo de liberdade que venha a contrariar quela que de consenso social. (B) Os que reagem irritados uma demonstrao prtica de liberdade so os mesmos que aplaudem s medidas de fora e de exceo. (C) partir do momento em que no haja obedincia qualquer norma, estar comprometida a prtica mesma da liberdade. (D)) No cabe s autoridades constitudas definir o que seja liberdade, mas permitir que todos tenham acesso s prticas previstas em lei. (E) preciso avaliar distncia que existe entre a prtica autoritria e quela que respeita um controle social de liberdade. 13. Os gegrafos divergem quanto .......... previses acerca do nmero possvel de habitantes no planeta, reconhecendo alguns fatores ........... que todos so submetidos, ........... cada poca e lugar. Preenche corretamente as lacunas da frase acima: (A) s - - a (B)) s - a - a (C) s - - (D) as - a - (E) as - a - a 14. Diga ...... ela que esteja aqui ...... uma hora para conversarmos ...... respeito do projeto. (A) a - a - (B)) a - - a (C) - a - (D) - - a (E) - - 15. Chegar ao desrespeito ...... propriedade privada, na cidade e no campo, e ...... um eventual no-cumprimento de contratos, pode levar ...... ruptura das instituies democrticas vigentes no Pas. As lacunas da frase acima esto corretamente preenchidas por (A) - - (B) - - a (C) a - - a (D)) - a - (E) a - a - a 16. A necessidade de deslocamentos de populaes entre pontos geogrficos diferentes deu origem ...... uma infraestrutura fsica e ...... criao de veculos que poderiam mover-se ...... velocidades cada vez maiores.

(A) a - a - a (B) a - a - (C) - - a (D)) a - - a (E) - - 17. A mandioca bastante cultivada no Nordeste, graas ........... resistncia ........... altas temperaturas e .......... pragas. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima: (A)) - s - a (B) a - s - (C) - as - a (D) - as - (E) a - as - a GABARITO 01. B 02. E 07. C 08. E 13. B 14. B

03. A 04. A 05. E 06. A 09. D 10. C 11. C 12. D 15. D 16. D 17. A

Oficial Escrevente

13

14

Oficial Escrevente

CRASE
01. (Arquiteto Prefeitura de Alvorada/RS FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das frases abaixo. Assim, se a condessa se indispe ............ duas horas da manh zs -, em um salto ests l. E se ................. noite o senhor conde deseja alguma coisa crac! -, em trs saltos, eis-me diante dele. Rosina: No diga isso ................. ningum! a) s a b) s a c) s d) as a a e) as 02. (Tcnico Judicirio TRT 4 Regio FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das frases abaixo. Nem a figura da av escapou, pois se revelou perversa e agressiva com a pobre neta rf, que tem vises paranormais da me exemplar que lhe concedia excelente padro de vida dedicando-se ................... prostituio e foi vtima de uma bala perdida. Quanto ............... instituies, foi lastimvel o total desprestgio da Justia. No ltimo captulo, a cena mais deplorvel foi a surra que o pai infligiu ................ filha, expondo-a e humilhando-a em seu local de trabalho. a) as a b) s c) s a d) a as e) a as a 03. (Procurador Prefeitura de Caxias do Sul/RS FAURGS) Considere, a partir de frases do texto, as seguintes afirmaes a respeito do emprego do sinal de crase e do emprego de preposies ou contraes destas com o artigo. I - .... pensar na histria do Rio Grande do Sul, terra de fronteira, implica necessariamente pensar no grande papel dos militares, porque nosso Estado foi durante muitas dcadas a nica
Oficial Escrevente

fronteira viva, primeiro entre o imprio portugus e o espanhol, depois entre nosso pas e os vizinhos do Prata, Argentina e Uruguai. A incluso da preposio em aps a forma verbal implica, no contexto em que aparece, no acarretaria erro frase, pois a regncia do verbo permite tambm esse uso. II Assim que fazer rancho, ir ao sper e tantas outras coisas so, para ns, muito comuns. A substituio de o sper, que aparece no segmento ao sper por a venda criaria, na respectiva orao, condies para o emprego da crase. III - Assim que fazer rancho, ir ao sper e tantas outras coisas so, para ns, muito comuns. A contrao ao poderia ser substituda por no sem acarretar erro frase, pois, de acordo com a norma culta, essa regncia, no contexto, tambm pode ser usada. Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas I e II e) I, II e III 04. (Tc. em Higiene Dental Prefeitura de Alvorada/RS FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das frases abaixo. Seus versos so de uma riqueza literria .......... altura dos grandes poetas nacionais. Esse verso ser sempre cantado pelos intrpretes da msica popular devido ........... fora da criao de Orestes Barbosa, um homem que se preocupava com o leite das crianas brasileiras. Por causa dessa sua grande importncia, no podemos esquecer o criador desse verso e de muitos outros, como aqueles que poderiam ser dedicados .......... alguma habitante de uma certa cidade do Rio Grande do Sul: a) b) a a a c) a a d) a a - e) a

15

05. (Analista Judicirio TRT 4 Regio FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas com espao contnuo das frases abaixo Mas a velha vil tambm uma aliada: a dor um alarme que nos adverte sobre ameaas ________ sade. Ataca o aparelhinho impertinente, desliga o alarme e volta _________ dormir, ou checa minuciosamente os compartimentos de sua casa para certificar-se de que ningum tentou invadi-la? A resposta bvia _________ essa situao o primeiro passo para se compreender por que alguns estudiosos esto preocupados com o hbito do homem moderno de suprimir a dor indiscriminadamente, sem procurar saber sobre suas causas. a) b) a a c) a a a d) a e) a - 06. (Contador BANRISUL/RS 2002) As lacunas das frases abaixo so preenchidas, correta e respectivamente por Aprendi a ver que os filhinhos-de-papai tinham coisas mas no eram ou apenas eram porque tinham e passei a odiar .............. palavra status, que recm entrara na moda. E isso no era muito difcil: bastava ler, aprender, estudar, e, na medida em que lia, aprendia e estudava, mais reverenciava ........... vida e os seres humanos. Nunca soube de nenhum grande artista ou revolucionrio que vivesse para amealhar fortuna ........... custa dos outros. a) b) a c) a d) a a e) a a 07. (Tcnico Cientfico FAPERGS FAURGS) As lacunas das frases abaixo, devem ser preenchidas, respectivamente por Pelo que entendi do que relatou o corsrio Richard Hawkins da viagem que fez ........... Amrica, nos primeiros anos da dcada de 1590, Aconselhava a ser corts, quer dizer, ............ no roubar tudo; no tocar em coisas pessoais de
16

gente importante, no tocar em gente importante e deixar o bastante para que pudessem sobreviver. Talvez o mais surpreendente nisso tudo seja a naturalidade com que o saque era encarado por todos, vtimas e piratas: o saque era visto apenas como mais uma forma de negcio, o que nos fora ........... dar uma olhada ao redor. a) a a b) a c) a d) a a e) a 08. (Perito Qumico Forense IGP/RS FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhas das frases abaixo. J sei, cortou o legista, os senhores querem assistir .............. autpsia. Eu lhes digo o que vou fazer: permitirei a entrada de um dos senhores, para que assista .......... esta tarefa, que, infelizmente, tem que ser executada, est na lei. Os trs homens, que comeavam ............. falar, silenciaram abruptamente. a) b) a c) a d) a a a e) a a 09. (Soldado Brigada Militar/RS FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas das frases abaixo. Ir ............ igreja passa ento a ser uma atividade secundria. Se o criminoso decide agir porque mentalmente chegou concluso de que tem chances de sair ileso e, em caso de ser preso, pagar um preo no exorbitante ......... sociedade. Se ele percebe que as suas aes no vm tendo sucesso, conclui que no vale ............. pena investir nelas. a) a b) a c) a d) e) a a a

Oficial Escrevente

10. (Psiclogo SUSEPE/RS FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas da frase abaixo. Negros, estrangeiros, epilpticos, prostitutas, alcolatras e tatuados eram presenteados como perigosos ......... harmonizao social e aproximados .......... criminalidade, pois poderiam levar .......... degenerao, tanto individual como coletiva, pela dissoluo da moral e dos costumes, num processo semelhante ao contgio. a) a a a b) c) a a d) a e) a a 11. (Advogado SULGS/RS FAURGS) As lacunas com trao contnuo das frases abaixo so preenchidas, correta e respectivamente por muito difcil escapar ________ ingnua idealizao. No passado, os heris eram figuras ligadas _______ movimentos militares e/ou polticos. s ir ao estdio de futebol ou olhar ______ tela da tev. a) a a b) a a c) a d) a e) a 12. (Escrivo de Polcia Polcia Civi/RS FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas com trao contnuo nas frases abaixo. Chegar _____ eliminao das drogas no pelo ataque _____ oferta ou ao consumo, mas tratando aqueles que j esto dependentes da droga..... Os burocratas resistem _____ admitir, mas o mundo j perdeu a guerra contra as drogas. Constatado tal erro, os agentes pblicos buscam agora uma meta que substitua ______ antiga utopia e esto encontrando alternativas promissoras. a) a a b) a a c) a a
Oficial Escrevente

d) a a e) a 13. (Oficiais do Estado Maior da Brigada Militar, no posto de Capito - FAURGS) Considere as seguintes sugestes de mudana em frases do trecho abaixo. ao ficar desempregada, resolveu apostar na educao. alm da discusso sobre a realidade social. Mrcia se sentiu estimulada a fugir da mesmice. I Substituio de apostar por recorrer na linha 13. II Substituio de sobre por relativa na linha 24. III Substituio de estimulada por encorajada na linha 37. Quais delas criaram, na sua respectiva orao, o contexto para o emprego do sinal indicativo de crase? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) I, II e III. 14. (Oficiais do Estado Maior da Brigada Militar, no posto De Capito - FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas com trao contnuo no texto. Quanto mais analisamos ________ relaes entre educador e educandos, na escola, em qualquer de seus nveis (ou fora dela), parece que mais nos podemos convencer de que essas relaes apresentam um carter especial e marcante. quando no falar ou dissertar sobre algo completamente alheio ______ experincia existencial dos educandos vem sendo, realmente, a suprema inquietao dessa educao, a sua irrefreada nsia. Se o educador que sabe, se os educandos so os que nada sabem, cabe ______ dar, entregar, levar, transmitir o seu saber aos segundos. a) as a quele. b) as quele. c) s a aquele. d) s aquele. e) s quele.

17

15. (Processo Seletivo Pblico Ano 2001 FAURGS) Considere as seguintes sugestes de alterao de passagens do texto. Com isso no me refiro aos ornamentos que adotamos para falar e escrever. Penso nas formas que se impem naturalmente quando descrevemos a nossa experincia e o sentimento de quem somos. Logo se insinuaria a convico de que o descaso um vcio tupiniquim. I Substituio da palavra ornamentos (primeira linha) por figuras de estilo. II Substituio da forma verbal descrevemos (segunda linha) por examinamos. III Substituio da forma verbal se insinuaria (quarta linha) por chegaramos. Quais delas criaram as condies para o emprego do sinal de crase no contexto de suas respectivas oraes? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) I, II e III. 16. (Sanitarista FAURGS) As lacunas do trecho a seguir devem ser preenchidas, respectivamente, por Ele era o pintor histrico da. Misso Artstica Francesa que chegou ........ ento colnia de Portugal, em 1816, com o objetivo de retratar .......... vida na corte. Debret, que, em vez de integrar ........ Misso Francesa que iria .......... Rssia, optou pelo Brasil parece no ter-se arrependido. a) a a . b) a a . c) a . d) a a a e) . 17. (TRT 4 regio FAURGS) Considere as seguintes afirmativas relativas ao emprego da crase. 1. Era como se ele se tivesse longamente submetido crena de que no era preciso bater no peito e gritar sou negro ou protestar contra as discriminaes, considerando bastante ter uma vida digna e afirmar-se social e intelectualmente como fizera seu pai. 2. revelador de profunda verdade sobre essa questo no Brasil o fato de Gil ter sido um exemplo perfeito de filho de preto doutor
18

I Caso ao invs de crena (trecho 1 tivssemos princpio, as condies para o emprego da crase na orao seriam alteradas. II Caso ao invs de protestar (trecho 1) tivssemos opor-se, seriam criadas no contexto desta orao as condies para o emprego da crase. III Caso ao invs de sobre (trecho 2) tivssemos quanto, seriam criadas no contexto desta orao as condies para o emprego da crase. Quais esto corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II e) I, II e III. 18. (Processo Seletivo Pblico FAURGS) As lacunas do trecho abaixo devem ser preenchidas, respectivamente, por Agora, a Dupont outras empresas nada virtuais como a centenria John Deere, fabricante de mquinas agrcola fundada em 1837, esto se associando _______ cooperativas de agricultores nos Estados Unidos. Engana-se quem pensa que arado, colheitadeira, trator, vacas, porcos e galinhas pouco tm ______ ver com a rede mundial. Quanto Internet, uma pesquisa realizada pela Associao Brasileira de Marketing Rural com 2050 produtores de dez Estados brasileiros revelou que 4% j esto conectados _____ rede e outros 18% tm computador. a) a - a. b) a . c) a . d) a - a. e) a a .

Oficial Escrevente

19.(Assistente Administrativo FAURGS) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas no trecho abaixo. A palavra humor vem do latim e significa algo que flui, que se movimenta internamente. Tem ...... ver com disposies, impulsos e reaes emocionais, geralmente sem conscincia. Por outro lado, senso diz respeito ....... habilidade de apreciar ou compreender um fato. Desse modo, senso de humor refere-se ...... capacidade de apreciar conscientemente uma situao estabelecendo certa distncia do mundo. a) a a - a. b) - a. c) . d) a . e) a . 20. (Agente Tcnico Administrativo FAURGS) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas pontilhadas do texto O homem foi criado ...... semelhana de Deus, repetem os religiosos desde que o mundo mundo. Ao humanizar ..... figura divina, Cac alerta que no pretendeu fazer um filme religioso ou teolgico O Deus de Cac bota o p nas estradas empoeiradas do Nordeste .... procura de um santo substituto para que possa finalmente tirar umas merecidas frias. a) a . b) a - a. c) - a. d) a a . e) a . 21. (Tcnico Superior em Trnsito DETRAN/RS FDRH) Em qual das frases abaixo, o sinal de crase deve obrigatoriamente ser usado? a) O governo deve conceder prioridade a medidas gerais. b) A explorao das crianas est vinculada a injustia social. c) Este programa pode impelir os pais a valorizar o estudo. d) O combate ao trabalho infantil no pode ficar a cargo de programas limitados. e) O sucesso da criana na escola esta relacionado a sua assiduidade.

22. (Tcnico Superior AGERGS FDRH) Todasas substituies abaixo criam condies para o uso de crase, EXCETO a de a) assim que o esprito de papai noel toma conta da programao de TV Trocar toma conta por comparece. b) Longe de ser um modo de amar ao prximo Trocar Prximo por algum. c) O telespectador instado a doar seus trocados Trocar Doar seus trocados por doao de seus trocados. d) Menos pelos benefcios que proporcionar aos outros e mais pelos prazeres que experimentar ao fazer a doao Trocar outros por outras pessoas. e) As campanhas de filantropias se aproveitam da imagem dos miserveis para comover sua clientela Trocar se aproveitam por se referem. 23.(Escriturrio PROCERGS FDRH) Considere as afirmativas abaixo I Alguns indicativos se contrapem a esta verificao (a locuo a esta poderia ser substituda sem correo e sentido da frase por .) II Isto significa que, apesar da reduo, as pessoas continuam se acidentando. (Se o trecho as pessoas continuam se acidentando fosse modificado para as pessoas continuam a se acidentar, haveria alterao tambm no sentido da frase.) III Os benefcios normalmente concedidos esto relacionados a acidentes sem afastamento. (Na expresso a acidentes, o a poderia ser substitudo, sem que alterasse o sentido e correo da frase, por aos.) Quais esto corretas? a) Apenas I b) Apenas III c) Apenas I e II d) Apenas II e III e) I, II e III 24. (Escriturrio PROCERGS 2000 FDRH) A alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo : Exigncia do Ministrio Pblico ou ocorrncia _____ um acidente grave. Conforme o Sinditest, estudos internacionais comprovam que ____ cada dlar investido em preveno, _____ uma economia de sete dlares. a) em a b) de a c) por a h d) em h e) de a h

Oficial Escrevente

19

25. (Analista de Projetos BRDE 2001 FAURGS) O perodo em que devem ser utilizados dois acentos indicativos de crase a) A despeito da falta de tcnicos especializados entre ns, o mercado tende a valorizar o profissional de formao mais genrica. b) Quem est a par do que acontece na economia brasileira fica a espera de uma ao mais enrgica das autoridades. c) O articulista no faz meno apenas aquilo que acontece nas grandes potncias, mas tambm a situao de pases em desenvolvimento, como o Brasil. d) As empresas tambm cabe zelar pela qualidade da educao a que os filhos de seus funcionrios tm acesso. e) A formao direcionada a reas especilizadas pode no ser bem-sucedida se a ela no se integrar um conhecimento mais amplo do mundo e das pessoas. CRASE 01. A 06. E 02. B 07. A 03. B 08. E 04. E 09. A 05. B 10. B

11. A 12. B 13. D 14. B 15. D

16. A 17. D 18. E 19. E 20. E

21. B 22. B 23. B 24. E 25. C

20

Oficial Escrevente

Oficial Escrevente

21

Potrebbero piacerti anche