Sei sulla pagina 1di 75

11

1 INTRODUO

O envelhecimento um processo normal, individual e gradativo, que caracteriza uma etapa da vida onde ocorrem modificaes fisiolgicas, bioqumicas e psicolgicas em conseqncia da ao do tempo. uma fase onde ocorrem manifestaes somticas no ciclo natural da vida, pois se caracteriza pela perda progressiva da capacidade de adaptao e de reserva do organismo diante das mudanas que iro influenciar de maneira decisiva na vida do idoso. O cuidado com a sade, o conhecimento do processo de envelhecimento e a prtica de atividades fsicas, faro com que a pessoa chegue com tranqilidade terceira idade. O controle das doenas representa um resultado bastante favorvel, principalmente no que se refere s doenas degenerativas com perda de massa ssea. As quedas podem ocorrer em funo de fatores intrnsecos e/ou extrnsecos. Dentre os fatores intrnsecos, consideram-se as alteraes fisiolgicas prprias do envelhecimento, tais como danos visual e auditivo, obesidade, arritmia, modificaes na funo neuromuscular, na marcha, no equilbrio e, conseqentemente dos reflexos posturais, Em relao aos fatores extrnsecos, o ambiente considerado o principal fator, porm a utilizao de medicamentos indevidamente e o uso incorreto de instrumentos auxiliares para deambulao tambm so considerados agentes causadores de quedas, entre outros. Em funo das alteraes citadas, a ocorrncia mais freqente em pessoas idosas, podendo levar a uma srie de prejuzos que resultam em graves complicaes que iro afetar a qualidade de vida do idoso.

12

Segundo Rebelatto e Morelli (2004), uma boa qualidade de vida na velhice tem relao direta com a existncia de condies ambientais que permitam aos idosos desempenhar comportamentos biolgicos, sociais, e psicolgicos adaptativos. Para os autores, as condies ambientais relacionam-se com a qualidade de vida percebida e tambm com o senso de autoeficcia, sendo um importante percursor do comportamento em todas as idades. Devido ao processo natural do envelhecimento estar associado a importantes alteraes estruturais e funcionais, importante uma maior ateno nos cuidados primrios relacionados sade, especialmente em relao s quedas. A prtica de exerccio fsico regular uma forma de prevenir tais acidentes, uma vez que garante uma melhor condio psicofsica do indivduo e, conseqentemente, reduo das quedas e suas complicaes tardias. A caminhada uma das atividades que mais rene qualidades em benefcio dos indivduos, pois h o aumento da socializao entre o grupo e uma visvel melhora da capacidade funcional, decorrente da melhora do sistema msculo-esqueltico. Com isso, ocorre uma maior independncia e um aumento da auto-estima do idoso. Esta prtica realizada de forma regular tambm est associada a uma maior longevidade, onde os efeitos dos exerccios auxiliam os indivduos idosos na busca de uma melhor qualidade de vida. Com base nas informaes acima, tem-se como meta geral do presente estudo analisar a prevalncia de quedas em indivduos com idade igual ou acima de 60 anos que participam do projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, da Universidade do Sul de Santa Catarina em Tubaro. Para alcanar tal meta, foram traados diversos objetivos especficos, tais como: descrever o processo de envelhecimento, identificar os fatores de risco intrnsecos e extrnsecos que podem levar s quedas e especificar os efeitos do exerccio fsico no idoso. Esta pesquisa foi dividida em cinco captulos, sendo que o primeiro refere-se a introduo, relatando um breve comentrio sobre o assunto a ser pesquisado neste estudo. O segundo captulo est direcionado ao referencial terico descrevendo detalhadamente sobre o

13

assunto pesquisado. O terceiro captulo cita a caracterizao desta pesquisa, o tipo de pesquisa, a populao/amostra utilizada, e o procedimento de coleta de dados. O quarto captulo expe a apresentao e discusses dos possveis resultados. O quinto captulo refere-se s consideraes finais e sugestes feitas pela autora do estudo.

14

2 IDOSO 2.1 Processo do envelhecimento Segundo Vandervoort (2000, p. 67) [...] o aspecto biolgico normal leva diminuio das reservas funcionais do organismo. Essas alteraes podem ser observadas no organismo do ser humano idoso: muscular, sseo, nervoso, circulatrio, pulmonar, endcrino e imunolgico. De acordo com autor supracitado, essas possveis alteraes levam a um declnio que variam entre os diversos tecidos e funes, como ainda variam tambm de um indivduo para outro. Segundo Guccione (1993), quando algum solicitado a imaginar a postura de um idoso, com muita freqncia a imagem que surge a de uma pessoa curvada ou inclinada para frente, que na maioria das vezes, do sexo feminino e apresenta um alto risco de queda. Para Amncio (1975), o envelhecimento representa uma etapa do desenvolvimento individual, sendo que a caracterstica principal acentuada pela perda da capacidade de adaptao, e menor expectativa de vida, isto significa excessiva vulnerabilidade e reduzida viabilidade diante das foras normais de mortalidade. Pickles et al (1998), considera a populao da terceira idade para homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos, de acordo com as idades a partir das quais homens e mulheres comeam a fazer jus a aposentadoria oficial. Segundo a Lei n 8.842/94 art. 1 e 2, a poltica nacional do idoso tem por objetivo

15

assegurar os direitos sociais do idoso, criando condies para promover sua autonomia, integrao e participao efetiva na sociedade; ainda considera-se idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de sessenta anos de idade. Segundo Pickles et al (1998), biologicamente somos seres que percorrem o ciclo da vida, interrompido ou no, mas inevitvel, que vai do nascimento at a morte; passando pelas seguintes etapas: concepo, desenvolvimento intra-uterino, nascimento, infncia,

adolescncia, maturidade, velhice e morte. De acordo Petroianu e Pimenta (1999), a velhice no apenas a deteriorizao orgnica mas o que ocorre so perdas fsicas, anunciando ou atestando o surgimento de doenas degenerativas, diminuio de fora e vitalidades orgnicas. Perdas psquicas, representadas pelo declnio da memria, diminuio ou anulao da vida afetiva, desinteresse em adquirir novos conhecimentos.

O envelhecimento um processo universal, um termo geral que segundo a forma em que aparece, pode se referir a um fenmeno fisiolgico, de um comportamento social, ou ainda cronolgico isto , de idade. um processo em que ocorre mudana nas clulas, nos tecidos e no funcionamento de diversos rgos. (RODRIGUES; DIOGO, 2000, p. 12).

Segundo Petroianu e Pimenta (1999), o crescimento da populao idosa deve-se ainda a evoluo da medicina. Para Leme (2000), a populao vem aumentando rapidamente e por conseqncia o progressivo aumento da populao idosa, este aumento deve-se as melhores condies de vida, a maior expectativa de vida.
O aumento acentuado do nmero de idosos trouxe conseqncias para a sociedade e, obviamente para indivduos que compem esse segmento etrio. Era necessrio buscar os determinantes das condies de sade e de vida dos idosos e conhecer as mltiplas facetas da velhice e do processo de envelhecimento. Ver esses fenmenos simplesmente pelo prisma biofisiolgico desconhecer a importncia dos problemas ambientais, psicolgicos, sociais, culturais e econmicos que pesam sobre eles. Ao contrrio, relevante ter uma viso global do envelhecimento como processo e do idoso como ser humano. Hoje felizmente, todas as reas do saber sobre a velhice encontram-se em grande evoluo. (PICKLES et al, 1998, p. 78).

16

A perda de algumas funes fisiolgicas inevitvel na pessoa que envelhece, por melhores que sejam seus hbitos de vida.

2.2 Aspectos psicossociais do envelhecimento

Segundo Guccione (1993), mltiplos problemas poderiam afetar a postura. Trs dos fenmenos mais comumente observados na prtica da fisioterapia so a depresso, o delirium (estado confusional agudo) e a demncia. De acordo com o autor supracitado (1993), a depresso o nico problema mais comum de sade mental que acontece no idoso. A depresso altera tanto a postura quanto o afeto geral. Pickles et al (1998), relata que no envelhecimento ocorrem diversas alteraes, trazendo ao ser humano, mudanas psicolgicas. O estado emocional de um idoso implica contextualizao de sua histria de vida, suas reaes emocionais provavelmente esto diretamente relacionadas com a vivencia que acumulou no transcorrer de sua existncia. De acordo com Zimermann (2000), essas mudanas psicolgicas podem resultar em dificuldades de se adaptar a novos papis, falta de motivao e dificuldades de planejar o futuro, depresso, hipocondria, somatizao, parania, suicdio, baixa alta imagem e auto estima, necessidade de trabalhar as perdas orgnicas afetivas e sociais . Zimermann (2000, p. 57), ainda afirma que:
Assim como as caractersticas fsicas do envelhecimento, o carter psicolgico tambm est relacionado com hereditariedade, a histria e com atitude de cada indivduo. Sendo assim indivduos mais saudveis e otimistas tem mais condies de adaptarem-se as transformaes trazidas pelo envelhecimento. So mais propensas a verem a velhice como um tempo de experincia acumulada, liberdade para assumir novas ocupaes.

Segundo

Gonong

(2000),

envelhecimento

uma

etapa

normal

do

desenvolvimento e continuidade da vida de um indivduo, fazendo com que o ser humano

17

aceite com tranqilidade a sua velhice, e procurar alguma maneira para continuar ser til sociedade, aos familiares e amigos. De acordo com Brouwer (1981), a medida em que as pessoas vivem mais, mudanas acontecem, as distncias aumentam, a vida fica mais agitada, o tempo sempre mais curto e as condies econmicas mais difceis, a sociedade se modifica. Isso exige maneiras diferentes de viver uma grande flexibilidade e capacidade de adaptao que nem sempre os velhos tm. A velhice um processo contnuo de perdas, em que os indivduos ficariam relegados a uma situao de abandono, desprezo, de ausncia de papeis sociais, e estes fatores levam a construo de uma srie de esteretipos negativos em relao aos velhos. (SILVA, 1999, p. 68).

2.3 Aspectos fisiolgicos do envelhecimento


Todo o organismo multicelular possui um tempo limitado de vida e sofre mudanas fisiolgicas com o passar do tempo. A vida de um organismo multi-celular costuma ser divida em trs fases: a fase de crescimento e desenvolvimento, a fase reprodutiva e a senescncia, ou envelhecimento. Durante a primeira fase, ocorre o desenvolvimento e crescimento dos rgos especializados, o organismo cresce e adquire habilidades funcionais que o tornam aptos a se reproduzir. A fase seguinte caracterizada pela capacidade de reproduo do indivduo, que garante a sobrevivncia, perpetuao e evoluo da prpria espcie. A terceira fase, a senescncia, caracterizada pelo declnio da capacidade funcional do organismo. (IDADE ATIVA, 2004).

De acordo com Idade ativa (2004), o envelhecimento causado por alteraes moleculares e celulares, que resultam em perdas funcionais progressivas dos rgos e do organismo como um todo. O envelhecimento um processo comum a todos os seres vivos, sendo assim, o conhecimento de seus aspectos anatmicos e sua fisiologia. Rebelatto e Morelli, (2004, p. 59), explicam que:

18

Uma vez que envelhecemos, apresentamos perda em estrutura. Essa perda de ordem de 1cm por dcada aproximadamente comea acontecer por volta dos 40 anos de idade. Essa perda se deve, principalmente, diminuio dos arcos do p, ao aumento das curvaturas da coluna e tambm a uma diminuio no tamanho da coluna vertebral, devido perda de gua dos discos intervertebrais decorrentes dos esforos de compresso a que eles so submetidos.

De acordo com Rebelatto e Morelli (2004), o idoso tambm apresenta algumas alteraes caractersticas e que podem dar a idia de sua formao tpica. So o aumento dos dimetros da caixa torcica e do crnio, a continuidade do crescimento do nariz e do pavilho auditivo. Ocorre tambm aumento do tecido adiposo, principalmente em regies caractersticas como a regio abdominal. O teor de gua corporal diminui, pela perda hdrica intracelular, h perda de potssio. Esses fatos levam o idoso a perder massa corporal, afetando vrios rgos, como os rins e o fgado, mas os msculos so os que mais sofrem com essa perda de massa com o passar do tempo. A pele fica menos elstica por causa da alterao da elastina e ocorre diminuio da espessura de pele e do tecido subcutneo, levando ao aparecimento das rugas, ocorrendo tambm alteraes nos melancitos, que so clulas que do a cor pele, que levam a formao de manchas, hiperpigmentadas, marrons e lisa, principalmente na face e dorso da mo.

Figura1: Observao das alteraes fisiolgicas dos idosos Fonte: BURNSIDE, L.M. Enfermagem e os idosos, 1997.

2.3.1 Sistema locomotor

Segundo Freitas et al (2002), a dinmica do aparelho locomotor sofre importante

19

modificao, reduzindo amplitude dos movimentos, modificando a marcha caracterizada, ento, por passos curtos e mais lentos e, no raro, pelo arrastar dos ps. Os movimentos dos braos perdem em amplitude e tendem a se manter mais prximos do corpo. O centro de gravidade corporal se adianta, e a base de sustentao se amplia, buscando maior segurana e equilbrio. Segundo Guccione (1993), a postura ereta de um indivduo reflete-se drasticamente sobre a coluna vertebral. O foco se limita os discos intervertebrais, aos ligamentos espinhais, s vrtebras, s costelas, cartilagem articular, aos msculos e a biomecnica correlata. em conjunto com as articulaes das facetas, ele responsvel por responder s cargas compressivas colocadas sobre o tronco. As foras sobre um disco so maiores durante a posio anatmica em p do que o peso da parte do corpo situado acima dele. Para Vandervoort (2000, p. 69):

A reduo das capacidades de reserva do aparelho locomotor que acompanha o envelhecimento devido perda de clulas capazes de funcionar normalmente, medida que passa o tempo. Tanto o sistema nervoso como a musculatura por ele controlada, o tecido conjuntivo e os ossos que servem de alavancas para os movimentos, so tecidos formados por clulas especializadas. No decorrer do tempo, essas clulas ou degeneram completamente ou mudam de estrutura.

Existem evidncias de que o processo do envelhecimento seja, em sua essncia, de natureza multifatorial, dependente da programao gentica e das alteraes que vo ocorrendo em nvel celular e molecular, que resultaro em sua acelerao ou desacelerao, com reduo de massa celular, diminuio da capacidade funcional das reas afetadas e sobrecarga, em menor ou maior grau, dos mecanismos de controle homeosttico. Guccione (1993) diz que, a cartilagem articular, com componentes semelhantes aos encontrados em outros tecidos conjuntivos, tambm sofre alteraes. Uma reduo da espessura da cartilagem dos membros inferiores em particular contribuir para a diminuio da altura ereta. Segundo Guccione (1993), as alteraes ligadas idade modificam no apenas o

20

tendo, mas tambm as enteses. Essas alteraes tornam o idoso mais vulnervel leso dos tendes por reduzirem a distensibilidade do colgeno e das fibras elsticas quando pressionadas at a atividade vigorosa completa

Figura 2: Deformidade gradativa da coluna vertebral, em ps-menopausa, com perda de estatura. Fonte: FREITAS, E.V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia, 2002.
Essas alteraes comeam em torno dos 40 anos de idade e so mais perceptveis nas mulheres que nos homens. Nas mulheres no processo de envelhecimento, a perda ssea comea em uma taxa de 0,75% a 1% por ano, iniciando entre os 30 e 35 anos de idade. Uma taxa mais elevada (2% a 3%) de perda mineral ssea acontece depois da menopausa. Uma perda maior tem lugar na coluna vertebral nos 5 primeiros anos depois da menopausa. (GUCCIONE, 1993, p. 252)

2.3.2 Sistema cardiovascular

De acordo com Pickles et al (1998), os batimentos cardacos so um dos sinais mais poderosos de que estamos vivos. Muita ateno tem sido dedicada aos diversos aspectos da funo circulatria que se modificam com a idade. Essas alteraes resultam em diminuio da capacidade de reserva funcional do aparelho cardiovascular, afetando, portanto, a tolerncia aos esforos. Para Sherphard (apud AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE, 1994, p.

21

291-292):
As alteraes fisiolgicas, atravs dos anos so consideradas normais fisiolgicas da freqncia cardaca, consumo Mximo de oxignio, msculo esqueltico osso flexibilidade e a composio total do corpo. Com o passar dos anos ocorre alguma perda de condicionamento com a idade e a freqncia cardaca pode, assim aumentar um pouco alm da faixa do adulto, em muitas pessoas mais velhas, essa tendncia exacerbada por um decrscimo no volume sistlico, o qual aparece associado com estreitamento vascular coronariano e torna-se particularmente evidente nas freqncias de trabalho aumentadas, quando o suprimento de oxignio no atinge mais as demandas cardacas. A razo principal para a diminuio na freqncia mxima com o envelhecimento a rigidez aumentada das paredes ventriculares e lentido do enchimento ventricular.

Rebelatto e Morelli (2004, p. 330), explicam que:


Para avaliar as alteraes do sistema cardiovascular do idoso, preciso considerar a dificuldade em se distinguir as alteraes determinadas pelo processo de envelhecimento das alteraes decorrentes da alta prevalncia de morbidade cardaca e no cardaca nessa faixa etria. Importante considerar tambm o estilo de vida e os fatores de risco desse grupo, especialmente o sedentarismo.

No idoso as arritmias so comuns devido a hipertenso e doena coronariana. Para Rebelatto e Morelli (2004), a arritmia anormal do corao que diminui a eficincia do trabalho de bombear sangue para o organismo. As arritmias cardacas so classificadas pelo seu

mecanismo e por sua sede de origem. As arritmias supraventriculares e ventriculares so os dois mecanismos mais comuns entre os idosos. Entre as arritmias, as bradiarritmias so particularmente freqnte em idosos. Segundo American College of Sports Medicine (1994), as alteraes relacionadas idade nas freqncias cardaca de repouso e mxima so importantes quando se prescreve exerccios, quando se conduz um teste de esforo mximo e quando se tenta uma previso do consumo mximo de oxignio a partir de dados submximos. Numa criana, uma freqncia cardaca de 170 bat./min, corresponde cerca de 80% da fora aerbica mxima. Por volta dos 65 anos, entretanto, esse valor a freqncia cardaca mxima. Para Rebelatto e Morelli (2004), com o envelhecimento, o ventrculo tende a se hipertrofiar, provavelmente devido ao aumento da ps-carga. A hipertrofia, a diminuio da

22

complacncia ventricular, o prolongamento do relaxamento ventricular e o aumento ps-carga contribuem para a diminuio da fase de enchimento rpido do ventrculo no incio da distole. De acordo com American college of sports medicine (1994), a razo principal para a diminuio na freqncia mxima com o envelhecimento a rigidez aumentada das paredes ventriculares e lentido do enchimento ventricular. De acordo com Heath (apud AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE, 1994), ao envelhecimento associa-se alteraes no sistema cardiovascular. A freqncia cardaca de repouso demonstra pouca ou nenhuma alterao com o aumento da idade; entretanto, a freqncia cardaca mxima do exerccio demonstra um declnio. Surgem alteraes funcionais e estruturais que afetam o miocrdio, a reduo do dbito de repouso, ocorrendo com a hipertrofia miocrdica. Segundo o autor supracitado, a elasticidade dos principais vasos sanguneos declina com o envelhecimento; resultam, ento, presses sanguneas mais elevadas ao repouso e durante o esforo. O aumento na presso sangunea de repouso e de exerccio freqentemente atinge um nvel mximo dos 65 aos 70 anos.

2.3.3 Sistema sensorial

Katzman e Terry (apud PICKLES et al 1998), o processo de envelhecimento acompanha-se de diminuio funcional dos diversos sistemas sensoriais do organismo. Uma das alteraes mais freqentes a diminuio da acuidade visual, depois vem diminuio da discriminao espacial, a limitao do olhar para cima e a reduo da capacidade para seguir os objetos com o olhar. Outro sinal bastante conhecido da velhice a diminuio da audio, aparecem tambm mudanas morfolgicas nos rgos vestibulares, contribuindo para diminuir a capacidade de orientar-se no espao. O aparelho olfativo e os receptores gustativos, tambm

23

so afetados; o comprometimento desses rgos dos sentidos pode resultar em diminuio do apetite e em nutrio inadequada. Segundo Guccione (1993), os idosos com perdas sensoriais significativas da viso e da propriocepo podem ter dificuldade em manter uma postura estvel.
Com relao aos rgos dos sentidos, ou seja, a viso, a audio, o tato, o paladar, o olfato, ocorre reduo principalmente da audio e da viso. A perda do olfato e do paladar, quando o idoso passa a no distinguir o sabor dos alimentos, pode levar falta de apetite e ao risco de envenenamento acidental. Alguns idosos podem apresentar diminuio do tato, isto , no distinguem como facilitar o calor, o frio e a dor. (RODRIGUES; DIOGO, 2000, p. 13).

Para Carvalho Filho; Papalo Neto (1994) e Rebelatto e Morelli (2004), a perda da audio resulta da disfuno de qualquer um dos componentes do sistema auditivo. A presbiacusia um fenmeno freqente no envelhecimento, em geral bilateral, que pode evoluir para perda da discriminao dos sons mais baixos. O acmulo de cera no ouvido tambm causa comum de reduo reversvel na acuidade auditiva. O aparelho olfativo e os receptadores gustativos tambm so afetados, o comprometimento desses rgos dos sentidos pode resultar em diminuio do apetite e em nutrio inadequada. Para Katzman e Terry (1983, p. 70), [...] ficou demonstrado que as pessoas idosas so menos sensveis vibrao, presso ttil, a dor e temperaturas, sobretudo quando as pesquisas so realizadas em laboratrios, mediante aplicao de mtodos quantitativamente exatos.

2.3..3.1 rgos auditivos

Pretoianu e Pimenta (1999) explicam que os pavilhes das orelhas externas continuam a crescer, no idoso de 70 anos so 0,5 cm maiores do que no adulto, principalmente o lbulo que acumula gordura e fica mais longo. A cera do meato acstico externo aumenta e

24

perturba a audio dos idosos. Na orelha interna a clulas do rgo espiral e as fibras do nervo vestbulo coclear degeneram ou se perdem, causando disfunes na audio e no equilbrio.

2.3.3.2 rgos visuais

Podem ter a plpebra inferior escura por hiperpigmentao e empapuada, devido a edema pela herniao de gordura associada reteno de lquido. O idoso tem dificuldade de focalizar devido a modificao da lente do cristalino, que se espessa e adquire cor amarelada. O dimetro da pupila diminui, a curvatura da crnea se modifica, e o anel cinzento aparece ao redor da crnea. A quantidade de luz que chega a retina menor; o idoso no enxerga bem no escuro e precisa de luz brilhante para ler (PRETROIANU; PIMENTA, 1999). Segundo Duarte e Diogo (2000), a catarata senil, uma das formas desta afeco, a doena ocular mais comum que ocorre com o processo de envelhecimento, sendo responsvel por, aproximadamente, 40% a 70% dos casos de cegueira. A catarata corresponde opacidade do cristalino, o qual determina progressivamente em ambos os olhos, causando uma viso embaada e distorcida.

2.3.3.3 Gustativo

Pretoianu e Pimenta (1999), a percepo do gosto diminui, talvez devido reduo do nmero de clulas receptoras, pela atrofia dos calculos gustatrios pela reduo da secreo da saliva.

2.3.4 Sistema respiratrio

Para Freitas et al (2002), a alterao da elasticidade, da complacncia e dos

25

volumes pulmonares, so decorrentes das mudanas do tecidos conectivo pulmonar, da reduo de massa muscular e da acentuao da cifose fisiolgica, so descritas como fatores limitantes na terceira idade que, freqentemente, podem comprometer a reserva funcional dos idosos, tornando-os sintomticos. As propriedades mecnicas do pulmo do idoso esto fisiologicamente alteradas quando comparadas com as do adulto jovem. Conforme Rebelatto e Morelli (2004), as propriedades elsticas dos tecidos do pulmo e da parede torcica mudam de forma gradual com o envelhecimento. O parnquima pulmonar perde a propriedade de recuo elstico e se torna mais complacente, enquanto a parede do trax fica mais rgida (calcificao das costelas e das articulaes vertebrais).

A funo do msculo respiratrio e o recuo elstico do pulmo contribuem na execuo da manobra de expirao forada, que comumente usada no teste de espirometria clnica. Durante a manobra de fluxo forado, o esforo expiratrio mximo e as taxas de fluxo so determinados principalmente pelo recuo elstico do pulmo. Esse recuo diminui com a idade, fazendo com que ocorra um fechamento precoce das vias areas durante a manobra expiratria em pessoas idosas. (REBELATTO; MORELLI, 2004, p. 367).

De acordo com Heath (apud AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE, 1994), com o envelhecimento ocorrem mudanas nos pulmes e no sistema respiratrio. O volume aumenta em 30 a 50% e a capacidade vital diminui 40 a 50% idade de 70 anos. A funo respiratria no limita a capacidade de exerccios, a menos que esta funo esteja significativamente prejudicada, tal como na doena pulmonar obstrutiva crnica (em geral, enfisema, bronquite crnica).

2.3.5 Sistema urinrio

O rim do indivduo idoso perde massa e tende a se depositar na regio perirrenal. O rim apresenta muitas vezes, arteriolas aferentes obliteradas, portanto, sem conexo com o glomrulo correspondente. O nmero de nfrons diminui e notam-se glomrulos hialinizados

26

ou fibrosados. Apesar desta perda, o rim pode funcionar normalmente com 25% do seu parnquima (PETROIANU; PIMENTA, 1999).

Com a idade, a cpsula renal se espessa, enquanto o crtex renal se reduz e as clulas se atrofiam. H espessamento das paredes dos tbulos renais devido deposio de tecido adiposo. As musculaturas vesical e uretral se atrofiam, enfraquecem e perdem elasticidade no idoso, favorecendo a reteno de 100 ml (urina residual) aps a mico. A bexiga do idoso possui, em mdia, capacidade de 260 ml, ou seja, menos da metade daquela de um adulto (600 ml). Nas mulheres idosas, atrofia dos msculos plvicos, podem contribuir para diminuir a eficincia do msculo esfncter externo da uretra, permitindo o vazamento da urina (incontinncia de estress), por exemplo, na tosse ou no espirro. (PETROIANU; PIMENTA,1999, p. 51).

2.3.6 Sistema digestrio

Conforme Pretoianu e Pimenta (1999) explicam que, praticamente todos os rgos do sistema digestrio, h modificaes estruturais com a idade. As secrees das glndulas digestivas diminuem com a idade e a tnica muscular da parede do tubo digestrio sofre atrofia, causando dificuldade na digesto e decrscimo da motilidade. Segundo o autor supracitado, na transio faringo esofgico, os coxins que contribuem para o fechamento do lmen e facilitam a passagem de alimentos, podem aumentar de volume perturbar a deglutio. A atrofia ou o incompleto relaxamento que, com a idade, se verifica na musculatura esofagogstrica, controladora da passagem de alimento do esfago para o estmago, provoca regurgitao do contedo gstrico para o esfago. Alm disso aumentam com a idade as azias e eructaes. O enfraquecimento geral da parede intestinal facilita a formao de bolsas (pequenas invaginaes), conhecidas como diverticulose, e nota-se tendncia de constipao no idoso.

2.4 Postura no idoso

27

Segundo Guccione (1993), a imagem que surge quando algum solicitado a imaginar a postura de um idoso, com muita freqncia a imagem que surge a de uma pessoa curvada ou inclinada para frente, que na maioria das vezes, do sexo feminino e apresenta um alto risco de queda.

A postura pode ser uma afirmao acerca de um indivduo. Ela pode ser a exteriorizao do bem-estar, da doena, da auto-estima (ou sua ausncia) ou simplesmente de processos do desenvolvimento ou do envelhecimento. Como fisioterapeuta, importante decifrar entre as circunstncias que devem ser esperadas como conseqncia do envelhecimento e aquelas condies estranhas a esse processo e que, portanto, alteram a postura ereta. (GUCCIONE, 1993, p. 251).

Figura 3: A percepo tradicional da postura do idoso Fonte: GUCCIONE, A . A. Fisioterapia geritrica, 1993. 2.4.1 Desenvolvimento da postura ereta

Kisner e Colby (1996, p. 521), definem postura como uma posio ou atitude do corpo, o arranjo relativo das partes do corpo para uma atividade especfica, ou uma maneira caracterstica de algum sustentar seu corpo. De acordo com Guccione (1993), durante a vida fetal, a infncia e a adolescncia, o aumento no nmero de clulas de importncia primordial para o crescimento dos sistemas orgnicos responsveis pelo desenvolvimento da postura. O sistema nervoso central amadurece durante o mesmo tempo em que ocorrem alteraes contnuas no sistema musculo-esqueltico.

28

Segundo Pickles et al (1998), a postura esttica a disposio entre os segmentos que compem o corpo. O alinhamento postural ideal aquele que a manuteno exige um mnimo de esforo e que provoca um mnimo de tenso no nvel das articulaes. Para Gonong (2000, p. 150):
Os mecanismos de regulao da postura so mltiplos, envolve uma srie completa de ncleos e muitas estruturas, incluindo a medula espinhal, o tronco cerebral, e o crtex cerebral.Esses mecanismos esto relacionados, no apenas com a postura esttica, como tambm, em associao aos sistemas, crtico espinhal e crtico bulbar, como o incio e o controle do movimento.

De acordo com Pickles et al (1998), as modificaes da postura eretas em p so uma das mudanas que ocorrem no sistema ostearticular em conseqncia da idade. As anomalias da coluna podem ser divididas em dois tipos bsicos: postura de cifose torcica e postura de cifose traco-lombar. Segundo o autor supracitado, a cifose torcica, a mais comum, definida pelo aumento da curvatura ciftica da coluna torcica; o pice desta curvatura localiza-se no tero mdio da coluna torcica. Este aumento pode ser acompanhado por um aumento da lordose lombar, aumento do dimetro antero-posterior, projeo da cabea para diante devido inclinao do tero superior da coluna. Na cifose traco lombar o pice da curvatura ciftica est localizada no tero inferior da coluna torcica, na regio lombar. Segundo Guccione (1993), os sistemas somatossensoriais continuam a se constituir nas principais fontes utilizadas por crianas e adultos para conseguir a estabilidade postural. Isso exige a integrao adequada dos sistemas cardiovascular, respiratrio, muscolesqueltico e neuromuscular. Em essncia, a postura derivada da relao das partes do corpo entre si, bem como da maturao e da interao de inmeros sistemas orgnicos.
A postura pode ser uma afirmao acerca de um indivduo. Ela pode ser a exteriorizao do bem-estar, da doena, da auto-estima (ou sua ausncia) ou simplesmente de processos do desenvolvimento ou do envelhecimento. Como fisioterapeuta, importante decifrar entre as circunstncias que devem ser esperadas como conseqncia do envelhecimento e aquelas condies estranhas a esse processo e que, portanto, alteram a postura ereta. (GUCCIONE, 1993, p. 251).

29

2.4.2 Fatores que influenciam as alteraes posturais

a) Alteraes musculoesquelticas Rebelatto e Morelli (2004, p. 69), relatam que:

Os msculos esquelticos so organizados em fibras que so formadas por subunidades sucessivamente menores. Os msculos esquelticos so formados por feixes e cada feixe recebe a denominao de fascculo. Os fascculos so constitudos por miofilamentos e estes por sua vez compreendem as miofibrinas que quando agrupadas formam as fibras musculares.

Ainda segundo Rebelatto e Morelli (2004), as alteraes anatofisiolgicas caractersticas do processo de envelhecimento, so muito importantes do ponto de vista funcional do sistema muscular. Uma das alteraes mais evidentes a perda de massa muscular ou sarcopenia. A perda de massa muscular ocorre principalmente pela diminuio no peso muscular e tambm em sua rea de seco transversal. Conseqentemente, o idoso ter menor qualidade em sua contrao muscular, menor fora, menor coordenao dos movimentos e, provavelmente, maior probabilidade de sofrer acidente (por exemplo, quedas). De acordo com Pickles et al (1998), o sistema nervoso central coloca os planos de movimento em ao, atravs da ativao das unidades motoras. Cada uma dessas unidades formada por um nico neurnio motor e pelo conjunto de clulas musculares que ele inerva. Ocorrendo perda de massa muscular possui importantes implicaes funcionais. Ainda segundo Pickles et al (1998), os msculos possuem certa conscincia e certo tnus, dotados de elasticidade que permite o livre movimento articular. O envelhecimento traz transtornos como a diminuio do tnus, que revela uma reduo sensvel na atividade das fibras musculares, com passar dos anos, e a perda da fora muscular que ter como conseqncia atrofia muscular que predominar nas grandes massas musculares. Para Rebelatto e Morelli (2004, p. 72).

30

O idoso tambm apresenta alteraes em seus tipos de fibras musculares. Com o passar dos anos, as fibras de contrao rpida ou do tipo II vo diminuindo em nmero e volume e as fibras de contrao lenta ou do tipo I tambm diminuem, mas em menor proporo que as primeiras. Esse fato talvez explique a menor velocidade que se observa nos movimentos do idoso.

Segundo Papalo e Petroainu (2000, p. 72), As fibras musculares que se perdem so substitudas por tecido conjuntivo, ocorrendo aumento do colgeno intersticial no msculo do idoso.
As alteraes da densidade ssea ligada a idade diferem de um local para outro. A densidade mineral ssea nos stios perifricos (como o rdio) permanece relativamente estvel at a menopausa, mas a perda ssea da coluna vertebral e do colo do fmur acontece 5 a 10 anos antes, respectivamente. As alteraes sseas durante o envelhecimento acontecem em um perodo mais precoce na coluna vertebral do que nos membros. A perda ssea em homens acontece em uma taxa de cerca de 0,4 % por ano, comeando aos 50 anos de idade. Em homens e mulheres entre 60 e 80 anos, a taxa mdia de diminuio da altura de cerca de 2cm por dcada, podendo atingir at 12cm nos casos extremos de perda ssea. (GUCCIONE, 1993, p. 252).

De acordo com American College of Sports Medicine (1994, p. 311), [...] uma perda progressiva na massa ssea ocorre com o envelhecimento. Mulheres com idade superior a 35 anos perdem massa ssea numa taxa de 1% ao ano. Os homens passam a perder massa ssea a partir dos 55 anos de idade e usualmente perdem 10 a 15% at os 70. De acordo com Gonong (1995), nas pessoas da terceira idade, os msculos contraem-se e relaxam mais lentamente do que no adulto jovem. Essa diminuio da velocidade pode ser devida a menor contribuio proporcional das fibras musculares do tipo II contrao em abalo, ao lado da modificao dos mecanismos que regulam o metabolismo do clcio, nas pessoas de idade avanada. Segundo Guccione (1993), o envelhecimento altera as propriedades e a proporo relativa dos elementos do tecido conjuntivo do disco. Especificamente, existe um aumento da estabilidade e da densidade do colgeno. Com o envelhecimento, e elastina torna-se menos distensvel e pode sofrer fragmentao. Para Guccione (1993), a rigidez aumentada nos tecidos conjuntivos, contribui para as perdas da amplitude de movimento e da flexibilidade, ligada idade.

31

Segundo Pickles et al (1998), o tecido conjuntivo est distribudo pelo corpo inteiro, so efeitos da velhice se manifestam precocemente. A perda da elasticidade do tecido conjuntivo responsvel pelo aspecto rugoso da pele das pessoas de idade. O tecido conjuntivo de outras estruturas tambm afetado, desde os pulmes aos msculos e as articulaes. A compressibilidade est diminuda na pele idosa, isto , causado pelo menor contedo de gua. De acordo com Guccione (1993), a variabilidade a palavra importante a ser lembrada quando so discutidas as alteraes prprias do envelhecimento. A postura do indivduo pode ser alterada ou mudada por doena, medicamentos, trauma, estado de esprito ou pelo ambiente e pela hora do dia em que ele avaliado Segundo Vandervoort (2000), a reduo das capacidades de reserva do aparelho locomotor que acompanha o envelhecimento devido perda de clulas capazes de funcionar normalmente, medida que passa o tempo. Tanto o sistema nervoso como a musculatura por ele controlada, o tecido conjuntivo e os ossos que servem de alavancas para os movimentos, so tecidos formados por clulas especializadas. No decorrer do tempo, essas clulas ou degeneram completamente ou mudam de estrutura.

Os nveis mximos tanto da quantidade de tecido muscular como da fora so atingidos por volta dos 20 anos. Um plat de fora mantido aproximadamente at os 40 ou 45 anos de idade, para partir de ento ser seguido por uma perda progressiva do tecido magro e um decrssimo associado da fora. Por volta dos 65 anos, a maioria dos grupos musculares mostra uma perda de 18 a 20% da sua fora mxima. (AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE, 1994, p. 293).

b) Alteraes neurolgicas

De acordo com American College of Sports Medicine (1994), ocorrem alteraes no sistema nervoso central e perifrico com o avano da idade. A reao torna-se mais lenta e a velocidade de conduo nervosa se lentifica em 10 a 15% idade de 70 anos. Os dficits sensoriais aumentam em incidncia com o envelhecimento. Alteraes mecnicas e

32

neurolgicas que ocorrem nos indivduos idosos. Estas modificaes so responsveis pela atividade auditiva prejudicada e a diminuda discriminao sonora. Segundo Guccione (1993), o envelhecimento do sistema nervoso no afeta todas as estruturas neurais do mesmo modo. a contribuio que a degenerao das vias nigoestriadas faz para a diminuio do desempenho motor e a postura do idoso.

O idoso est flexionando para frente, apresenta um tremor discreto, voz enfraquecida e marcha arrastada, isso poderia ser relacionado ao processo de envelhecimento que ocorre nos ncleos da base e nos ncleos associados. O tremor postural que acontece nos idosos e comprometimento do equilbrio podem ser causados por degenerao cerebelar. (GUCCIONE, 1993, p. 256).

De acordo com o autor supracitado, as diminuies do controle do movimento voluntrio e do tempo de reao acontecem nos idosos. Foi relatado que os efeitos da idade so mais acentuados quando o indivduo solicitado a realizar tarefas com tempo de reao complexo, respostas motoras complicadas ou ajustes posturais sbitos. Segundo Guccione (1993, p. 256):

Os indivduos que so tipicamente ativos e continuam a manter a captao mxima de oxignio durante a senescncia apreciam benefcios derivados de uma melhoria da freqncia cardaca, do dbito cardaco, da presso arterial, da mobilidade articular e da flexibilidade aumentada.

c) Fatores psicossociais Segundo Guccione (1993), mltiplos problemas poderiam afetar a postura. Trs dos fenmenos mais comumente observados na prtica da fisioterapia so a depresso, o delrio (estado confusional agudo) e a demncia. Ainda a depresso o nico problema mais comum de sade mental que acontece no idoso. A depresso altera tanto a postura quanto o afeto geral. De acordo com American College of Sports Medicine (1994, p. 312).

Na sociedade americana a aposentadoria freqentemente determina o final do perodo produtivo da vida. Certas atitudes tm levado a sociedade a relegar os idosos a um estilo de vida sedentrio. A atividade fsica regular pode ser um meio efetivo de

33

manuteno da capacidade funcional, promovendo e ampliando a sensao de bem estar do indivduo idoso.

d) Fatores farmacolgicos

Segundo Guccione (1993, p. 256):

Muitos grupos medicamentosos podem modificar a postura. Os principais mecanismos pelos quais os medicamentos comprometem a mobilidade e alteram a postura so: a sedao (motivao diminuda); a instabilidade postural (desequilbrio que contribui para as quedas e o medo de cair que faz com que os idosos limitem as atividades); o comprometimento sensorial ou psicomotor (mecanismos compensatrios visuais, proprioceptivos ou vestibulares necessrios para o equilbrio); e a hipotenso postural (sncope, tonteira, fraqueza).

Segundo Guccione (1993), a manuteno do controle postural em uma posio esttica diminui com a idade e potencialmente problemtica para o idoso, j que a perda do controle postural aumenta o risco de queda. Os idosos com perdas sensoriais significativas da viso e da propriocepo podem ter dificuldade em manter uma postura estvel.

e) Alterao nos reflexos de proteo e a fisiologia no controle do equilbrio


O controle postural adequado requer a manuteno do centro de gravidade sobre a base de sustentao durante as situaes estticas e dinmicas. O corpo deve ser capaz de responder as translaes do centro de gravidade voluntariamente, como exemplo movimento proposital. E aquela imposta de forma involuntria ou inesperada, como um escorrego ou um tropeo. A maneira fisiolgica, como o organismo mantm o equilbrio, em primeiro lugar uma pessoa deve adquirir continuamente informaes sobre a posio do corpo e sobre a trajetria no espao. Isto feito por meio de sistema sensorial. Em segundo lugar, o corpo deve determinar, antecipadamente uma resposta efetiva e regulada no tempo (processamento central), e por ltimo, o corpo deve executar a resposta atravs do sistema efetor (fora, amplitude de movimento, flexibilidade, resistncia). (GUCCIONE, 1993, p. 246).

Guccione (1993), ainda cita que os dados sensoriais primordiais para o equilbrio so fornecidos principalmente pelos sistemas visual, vestibular e somatossensorial. A viso ajuda a orientar o corpo no espao referenciar os eixos verticais e horizontais dos objetos ao seu redor, na posio em p, a viso ajuda a detectar discreto deslocamentos posturais ao

34

fornecer as informaes para o SNC, sobre a posio e os movimentos de partes do corpo em relao s outras partes e ao ambiente externo. Guccione (1993, p. 267) explica que:
Os componentes da viso que so importantes para manter o equilbrio compreende: Acuidade, sensibilidade de contraste, viso perifrica e a percepo de profundidade. A acuidade refere-se capacidade de detectar as diferenas sutis nas formas e letras, enquanto a sensibilidade de contraste consiste na capacidade de detectar as diferenas no sombreamento e nos padres, como capacidade de discriminar os degraus cobertos com um carpete. A viso perifrica consiste na capacidade de ver a partir de uma posio lateral, enquanto se olha para frente. E a percepo de profundidade a capacidade de diferenciar as distncias. As informaes dos receptores sensoriais no aparelho vestibular interagem com as informaes visuais, e somatossensoriais para produzir alinhamento corporal e o controle do equilbrio.

Segundo Lundy-Ekman e Burleieh-Jacobs (2000), O controle postural orientao e equilbrio. A orientao o ajuste do corpo e da cabea para a vertical, e o equilbrio a capacidade de manter o centro de massa em relao base de sustentao. O controle postural realizado pelos comandos centrais para os motos neurnios inferior; a efrencia central ajustada ao contexto do ambiente por meio de afrencias sensoriais. Os comandos centrais so mediados pelas vias tecto-espinhais, retculo-espinhais mediais, vestbulo-espinhais e cortico espinhais mediais. Os mesmo autores, para nos orientarmos no mundo, usam trs sentidos, que so: o sentido somato sensorial que so informao sobre as cargas e as posies relativas das partes do corpo. A viso fornece informao sobre o movimento e indcios para o julgamento da verticalidade. A afrencia vestibular originada nos receptores do ouvido interno nos informa sobre a posio da cabea em relao e sobre o movimento da prpria cabea .

35

Figura 4: Influncia sensorial sobre o controle postural Fonte: LUNDY-EKMAN, L.; BURLEIEH JACOBS. A; Neurocincia: fundamentos para a reabilitao, 2000. Segundo Petroianu e Pimenta (1999), o envelhecimento normal no se acompanha de hiper-reflexia e de sinal de Babinski, pelo contrrio, freqente a hipoatividade ou abolio dos reflexos aquilinos, que dependem de leses do sistema nervoso perifrico. Ocorre diminuio de 10% na velocidade de conduo sensitiva e motora no idoso, alteraes degenerativa, fibrose, desmielinizao segmentar e degenerao axonal. Os reflexos cutneoabdominais so dificilmente obtidos, principalmente por alteraes trficas da musculatura abdominal. Os reflexos axiais da face tornam-se mais proeminentes no idoso. Petroianu e Pimenta (1999), ainda citam que as pessoas idosas freqentemente se queixam de dificuldade na marcha, que se apresenta difcil para ser iniciada, mais lenta, com diminuio dos movimentos associados. O equilbrio tambm afetado, havendo dificuldades nas correes posturais, erradamente atribudas insegurana e medo. Kisner e Colby (1996, p. 21), explicam que:
O equilbrio e aquisio de habilidades funcionais so aspectos do controle motor inter-relacionados e complexos. Coordenao refere-se habilidade para usar os msculos certos na hora certa e com sequenciamento e intensidade apropriados. A coordenao a base do movimento harmonioso e eficiente que pode ocorrer em nvel voluntrio ou involuntrio (automtico). Equilbrio refere-se habilidade para manter o centro de gravidade sobre a base de suporte, geralmente quando se est em p. Equilbrio um fenmeno dinmico que envolve uma combinao de estabilidade e mobilidade. O equilbrio necessrio para manter uma posio no

36

espao ou mover-se de modo controlado e coordenado.

2.5 Queda no idoso

Para Duarte e Diogo (2000), a etiologia das quedas entre os idosos multifatorial. De forma simplificada, um episdio de queda resultado de uma interao entre fatores intrnsecos, decorrente das alteraes fisiolgicas do prprio processo de envelhecimento e das patologias mltiplas associadas, de fatores comportamentais relacionados com o uso e percepo do ambiente por parte do idoso frente s demandas impostas pelo ambiente e sua capacidade funcional real.
Aproximadamente 30 das pessoas com 65 anos e mais que moram na comunidade tem um evento de queda a cada ano. Metade dos idosos que caem repete o evento novamente. As leses decorrentes dessas quedas so responsveis pela sexta causa de morte entre idosos nesta faixa etria. (DUARTE; DIOGO, 2000, p. 191).

Tipos diferentes de quedas possuem fatores de risco diferentes, e uma determinao cuidadosa de suas circunstncias necessria, tanto para avaliao clnica quanto para a pesquisa epidemiolgica. Fatores de risco e medidas preventivas associadas a quedas em pessoas mais velhas porm ativas e saudveis que caem por que participam de atividades vigorosas e arriscadas diferem dos indivduos mais frgeis que caem por instabilidade. Para Campbell, et al (1996), a maior parte das quedas ocorre em horas de atividade mxima no dia, e somente 20% ocorrem noite. Nos meses de inverno e dias mais frios h um aumento da incidncia de quedas e fraturas em mulheres. Aproximadamente 65% das mulheres e 44% dos homens caem dentro de casa, e cerca de 25% dos homens e 11% das mulheres, no jardim de suas residncias. De acordo com Duarte e Diogo (2000), tipos diferentes de quedas possuem fatores de risco diferentes, e uma determinao cuidadosa de suas circunstncias necessria, tanto para avaliao clnica quanto para a pesquisa epidemiolgica.

37

Dentre os riscos de queda est a obesidade. Que segundo Pretroianu e Pimenta (1999), o desenvolvimento da obesidade no indivduo idoso no comum e, normalmente est relacionada com algum distrbio do balano energtico. A obesidade desenvolve-se especialmente aps a puberdade. Os primeiros anos da vida adulta so importantes para o desenvolvimento da obesidade, tanto em homens como em mulheres, sendo a maior parte dos casos de obesidade do tipo hipertrfica. Segundo o autor supracitado, o aumento no percentual de gordura relacionada com o envelhecimento associado a modificaes no estilo de vida e componentes genticos, facilitam o surgimento de obesidade, aumentando, assim, a probabilidade do desenvolvimento de doenas cardiovasculares. De acordo com Leme (2000), diversos fatores fazem as quedas serem mais comuns, entre a populao idosa relacionada a fatores extrnsecos ou perigos ambientais. So eles: Problemas ambientais, como a iluminao inadequada, ausncia de lmpadas noturnas; Superfcie de terra, presena de obstculos na passagem, como pontas de tapetes, soltos ou com dobra, mveis baixos e irregulares com pontas lascadas e pequenos objetos. Uso de calado inadequado, ou patologias dos ps, roupas excessivamente compridas. Falta de equipamento de segurana em casa, como: corrimo na escada, corredores, banheiros. Marcao com fita colorida nas estreitos. Analisar o uso de medicamentos; que pode alterar o sono ou o equilbrio. Pisos e locais de banho escorregadios Camas e vaso sanitrio em altura inadequada Irregularidade no pavimento, onde o idoso caminha, local mal conservado e com buraco Objetos colocados em lugares altos e difcil acesso. Mveis irregulares como pontas ou lasgada. pontas dos degraus, ou degraus altos ou

38

De acordo com Rodrigues (1996), fatores extrnsecos criam desafios ao equilbrio, desafios estes que devem ser superados, para no ocorrer uma queda. O grau de perigo que possuem depende da vulnerabilidade da pessoa idosa e da freqncia da exposio situao potencialmente desestabilizadora. Alteraes fisiolgicas do processo de envelhecimento. Diminuio da viso, reduo da percepo de distncia e viso perifrica e adaptao ao escuro. Diminuio da audio, no ouve sinais de alarme. Distrbios vestibulares, infeco ou cirurgia de ouvido Distrbios proprioceptivos, h diminuio das informaes sobre a base de

sustentao, as mais comuns so as neuropatias perifricas e as patologias degenerativas da coluna cervical. Distrbios msculos esquelticos, degeneraes articulares, com limitao da amplitude de movimentos, fraqueza muscular e diminuio de massa muscular. De acordo com Guccione (1993), as prprias quedas constitui um fenmeno heterogneo, representam uma possibilidade do corpo em permanecer ereto. Uma pessoa com comprometimento grave pode cair enquanto caminha em sua casa. As doenas agudas ou crnica que resultam em incapacidade. Por exemplo as anormalidades eletrolticas, as infeces, os efeitos colaterais de medicamentos, a desidratao, a hipotenso ortosttica, a perda sangunea e a hipoxemia, podem sem exceo, podem provocar fraqueza, tonturas e possveis quedas. As doenas que podem levar a quedas so cardiovasculares, englobando as arritmias, a estenose artica, doenas neuromusculares, AVE, convulses e doena de Parkison, as mielopatias Segundo Azevedo (2002), o idoso tende a ter maior instabilidade na postura e uma marcha mais lenta do que o jovem, o que favorece a queda. A diminuio da acuidade visual com a idade e a maior susceptibilidade a sncopes so fatores que favorecem as quedas no

39

idoso sadio. O sedentarismo tambm um fator que deve ser destacado, pois deixa a pessoa mais fragilizada e insegura, favorecendo as quedas. Para Burnside (1979), os acidentes constituem a maior causa de morte, e importante causa de leso, de pessoas idosas. importante reter que os acidentes debilitantes mais comuns entre os idosos so as quedas. Levando ao comprometimento da capacidade funcional, a maioria dos acidentes e das quedas ocorre no lar e no dormitrio.

A maior conseqncia das quedas para o idoso o risco de fraturas, que pode levar imobilidade, com conseqente perda da autonomia e independncia. A queda ocorre pela perda do equilbrio postural, o qual est relacionado insuficincia sbita dos mecanismos neurais e steo-articulares envolvidos na manuteno da postura. sempre resultante do somatrio de fatores, tais como efeitos adversos de medicamentos, perigos ambientais e/ou modificaes nos sistemas envolvidos com o equilbrio, a postura e a marcha ou seja, sistema muscular, sseo, nervoso, labirntico e outros. (UMPHED, apud ANDERSON, 1998).

Azevedo (2002, p. 1), diz que [...] a osteoporose o principal fator que favorece a fratura no idoso. Este fator associado ao aumento da freqncia nas quedas torna o problema de grande relevncia na terceira idade. Jacob Filho e Paschoal (2001) relatam que a queda um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora no seja uma conseqncia inevitvel do envelhecimento, pode sinalizar o incio de fragilidade ou indicar doena aguda. Alm dos problemas mdicos, as quedas apresentam custo social, econmico e psicolgico enormes, aumentando a dependncia e a institucionalizao. De acordo com autor supracitado, a distribuio das causas difere entre idosos institucionalizados e os no-institucionalizados. As quedas entre os moradores de asilos e casas de repouso so em decorrncia de distrbios de marcha, equilbrio, vertigem e confuso mental, enquanto que pessoas no institucionalizadas tendem a cair por problemas ambientais, seguidos de fraqueza/distrbios do equilbrio e marcha, sncope de pernas, tontura/vertigem, alterao postural/hipotenso ortosttica, leso do Sistema Nervoso central.

40

Azevedo (2002), ainda relata que nos membros superiores a fratura de punho a mais freqente, sendo seguida pelo de mero. Nos membros inferiores a fratura de fmur a mais comum e em geral se deve a quedas. So fraturas que em geral so acompanhadas de sangramento e com freqncia h necessidade de internao e tratamento cirrgico.
A sncope uma sensao de forte tontura seguida de rpida perda de conscincia. O idoso sadio pode ter uma propenso baixa sbita de presso arterial ao mudar rapidamente de posio (hipotenso ortosttica), como por exemplo, erguer-se de uma cadeira. Esta situao pode ser influenciada pela temperatura ambiente, por um estado febril ou gripal ou pelo uso de remdios. A sncope pode ser devido tambm a doenas como: problemas de presso arterial, arritmias cardacas, insuficincia vascular cerebral, etc. a utilizao de drogas antihipertensivas pode levar a sncope como tambm o uso continuado de determinados remdios, como tranqilizantes e sonferos, muito freqentes na terceira idade. Estes ltimos so considerados entre os mais importantes fatores que facilitam as quedas. O alcoolismo tambm causador de quedas. (AZEVEDO, 2002, p. 2).

As principais causas de quedas em idosos esto na dificuldade de movimentao que surgem com a idade, o uso de medicamentos e a coexistncia de doenas. As leses mais freqentes so as fraturas de membros, e as leses de pele e dos msculos. Alm da fratura o idoso que sofre queda em geral se torna ansioso e amedrontado quanto a outras quedas, a situao gera um estado de esprito negativo. (AZEVEDO, 2002).
Os fatores de risco que mais se associam s quedas so: idade avanada (80 anos e mais); sexo feminino; histria prvia de quedas; imobilidade; baixa aptido fsica; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mo; equilbrio diminudo; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doena de Parkinson; sedativos, hipnticos, ansiolticos e polifarmcia. Atividades e comportamentos de risco e ambientes inseguros aumentam a probabilidade de cair, pois levam as pessoas a escorregar, tropear, errar o passo, pisar em falso, trombar, criando, assim, desafios ao equilbrio. Os riscos dependem da freqncia de exposio ao ambiente inseguro e do estado funcional do idoso. Idosos que usam escada regularmente tm menor risco de cair que idosos que a usam esporadicamente. Por outro lado, quanto mais vulnervel e mais frgil o idoso, mais suscetvel aos riscos ambientais, mesmo mnimos. O grau de risco, aqui, depende muito da capacidade funcional. (JACOBE FILHO; PASCHOAL, 2001, p. 2).

2.5.1 Preveno de quedas

Para Jacobe Filho e Paschoal (2001), os idosos podem ser aconselhados sobre medidas preventivas, como a de no se levantar depressa demais de uma posio horizontal

41

aps o repouso, especialmente no escuro. As mudanas de presso sangnea levam minutos. Devem tambm, ser advertido contra movimentos bruscos da cabea, devido a alteraes dos mecanismos de balano do ouvido interno. Azevedo (2002), explica que a reduo no nmero de quedas entre idosos deve ser conseguida com medidas preventivas energticas. Estas medidas envolvem programas preventivos multifatoriais, que incluem exerccios fsicos e cuidados com relao ao meio ambiente, no sentido de se diminuir os riscos para quedas. Muitas quedas ocorrem em casa e a orientao para medidas contra quedas em casa muito importante. Azevedo (2002), ainda explica que o primeiro passo na preveno a identificao mdica dos fatores de risco para as quedas, a presena de hipotenso postural, avaliao da acuidade visual, avaliao da marcha, da cognio e do estado emocional, a identificao dos medicamentos utilizados. A avaliao do estado cardiovascular (arritmias, sopro de cartidas) fundamental.
A preveno de quedas torna-se um assunto de importncia vital na sade pblica pelos prejuzos e morbidade relacionadas a esses eventos. A preveno primria em algumas situaes, como em instituies. Medidas como exerccio fsico, nutrio, avaliao de riscos domsticos e reviso peridica de medicamentos possuem implicaes para aspectos importantes da sade geral da comunidade. A preveno secundria provavelmente uma estratgia mais til. Lembrando que a pessoa que sofreu uma primeira queda possui mais riscos para uma segunda queda, geralmente possvel identificar um ou mais fatores que aumentam risco. A identificao desses pacientes pode ser realizada no consultrio mdico generalista, bem como em ambientes de emergncia, onde so avaliado algumas caractersticas como: mulheres idosas, histria de fratura osteoportica, mobilidade prejudicada evidenciada pelo uso de andador ou bengala, incapacidade de se levantar da cadeira sem auxlio dos braos, marcha instvel, distrbios cognitivos. (FREITAS, et al, 2002, p. 633).

A preveno deve ser ampla e contnua, integrada nas atividades da vida diria, requerendo capacidades aperfeioadas de diagnstico. Por exemplo, tais capacidades, utilizadas quando um paciente idoso caminha, observar a convenincia dos seus calados (sapatos e roupas desajustados e presos, e dispositivos mecnicos produzem dor e possvel

quedas).Verificar a capacidade funcional dos membros e do trato respiratrio.

42

Azevedo (2002), explica que na terceira idade os acidentes so freqentes e tendem a ter conseqncias srias, constituindo a quinta causa de morte na velhice. A principal causa de acidentes desta faixa etria so as quedas, destacando-se a fratura de fmur como sua principal conseqncia.

Figura 5: Modelos de preveno de quedas. Fonte: JACOBE FILHO, W.; Pascal, S.M P. Alteraes de equilbrio e preveno de quedas no idoso, 2001.

43

Figura 7: Modelos de preveno de quedas. Fonte: JACOBE FILHO, W.; Pascal, S.M P. Alteraes de equilbrio e preveno de quedas no idoso, 2001.

2.6 O exerccio fsico e o idoso

O exerccio fsico regular traz benefcios diversos sade, tais como: aumento do tnus e trofismo musculares, estabilizando a perda de massa ssea, dependendo da idade, diminuio dos nveis de presso arterial, glicose e colesterol, normalizao do peso corporal e diminuio do stress. (ANDERSON, 1998).

44

Para Matsudo (1999), o exerccio fsico melhora o equilbrio, melhora a autoeficcia, contribuio na manuteno e/ ou aumento da densidade ssea, ajuda no controle da diabetes, artrite, doena cardaca, melhora da ingesto alimentar, diminuio da depresso.

Figura7: Pratica de exerccios Fonte: JACOBE FILHO, W.; Pascal, S.M P. Alteraes de equilbrio e preveno de quedas no idoso, 2001. 2.6.1 Caracterstica do exerccio fsico 2.6.1.1 Intensidade e durao De acordo com American College of Sports Medicine (1994), a programao de exerccios para os idosos pode ser oferecida em trs diferentes nveis: um programa baseado primariamente no treinamento supervisionado; aconselhamento e prescrio, seguidos por um programa de exerccios automonitorizados e programao de exerccios baseada na comunidade. Com base na explicao de Gould e Weimberg (2001, p. 407):

O exerccio de alta intensidade mais estressante, sobretudo para pessoas que foram sedentrias. As pessoas em programas de caminhada, continuam seus regimes por mais tempo do que pessoas em programas de corrida. Uma atividade de nvel moderada apenas aproximadamente metade da que encontrada (50%) em relao a exerccios vigorosos. Diminuindo o nvel de intensidade e estendendo a durao do exerccio, uma pessoa pode alcanar quase os mesmos benefcios de um exerccio de alta intensidade. Os melhores resultados parecem vir de um programa de exerccio com sesses entre 20 e 30 minutos de durao. Entretanto, para pessoas que no podem dispor desse tempo para exercitar-se, recomenda-se acumulao de perodos de atividades mais curtos.

45

Segundo Gould e Weimberg (2001, p. 407):

A atividade fsica mais vigorosa carrega um grande risco de leses. Ao iniciar um programa, muitas pessoas tentam fazer demais nas primeiras vezes e acabam com dores musculares, leses de tecidos moles ou problemas ortopdicos. Naturalmente, elas encontram nesse tipo de leso a desculpa que precisam abandonar o exerccio. A mensagem para essas pessoas que melhor fazer exerccios moderados, como caminhadas ou exerccios aerbios leves do que entrar em forma em poucas semanas fazendo demais, muito cedo.

De acordo com autor supracitado, a intensidade do exerccio deve ser mantida em nveis moderados para aumentar a probabilidade de adeso duradoura aos programas. De acordo com American Caleje of Sports Medicine (1994, p. 313), [...] o

objetivo apropriado para muitos idosos um perodo de 20 a 40 minutos de exerccios por sesso.

2.6.1.2 Freqncia

American caleje of Sports Medicine (1994), explica que a nfase sobre atividades mais freqentes (5 a 7 dias por semanas) importante. Este aumento na freqncia tem relevncia fisiolgica para a manuteno da capacidade, assim como da flexibilidade.

2.6.1.3 Progresso Para American College of Sports Medicine (1994), o mais apropriado progresso gradual dos nveis de atividade. Com o incio do exerccio, um perodo de 4 a 6 semanas geralmente necessrio para que indivduos idosos progridam de um nvel de condicionamento moderado para um nvel vigoroso. Outras 4 a 6 semanas so freqentemente necessrias para que se atinja um nvel apropriado de manuteno.

2.6.2 Efeitos psicolgicos do exerccio fsico

46

Para Rebelatto e Morelli (2004), o programa de exerccio fsico tem como objetivo de levar o paciente a alcanar um condicionamento fsico satisfatrio, melhorar a eficincia dos batimentos cardacos, comportamentos em atividades esportivas e atividades fsicas e a aplicao, proporcionar a vascularizao colateral, alm de fazer com que o paciente incorpore a atividade fsica nas suas atividades dirias. Segundo Gould e Weimberg (2001), psiclogos do esporte e do exerccio procuram entender e ajudar atletas, fsica e mentalmente incapacitados, idosos e praticantes em geral a alcanarem um desempenho mximo, satisfao pessoal e desenvolvimento por meio de participaes.

2.6.2.1 Exerccio fsico e alterao do humor

Segundo Gould e Weimberg (2001), o humor pode ser definido como um estado emocional ou afetivo de durao varivel e impermanente. Para Gould e Weimberg (2001), alm da ansiedade e depresso, a relao entre vrias formas de exerccio e as alteraes em estado de humor, tais como diminuio da fadiga, bem como aumentos no vigor, pensamento claro, energia, alerta e uma maior sensao de bemestar. Segundo o autor supracitado, vrias hipteses, tanto psicolgicas como fisiolgicas, foram propostas para explicar como o exerccio funciona para aumentar o bem-estar. Os mecanismos psicolgicos e fisiolgicos potenciais propostos so os responsveis pelos efeitos positivos do exerccio sobre o bem-estar psicolgico. Para Gould e Weimberg (2001), as explicaes fisiolgicas so: Aumento no fluxo sanguneo cerebral; Mudanas nos neurotransmissores cerebrais (p. ex., norepinefrina, endorfinas, serotonina);

47

Aumento no consumo mximo de oxignio e liberao de oxignio para os tecidos cerebrais;

Redues na tenso muscular. Segundo Gould (2001), as explicaes psicolgicas so:

Dar um tempo ou esquecer de problemas cotidianos; Sensao aumentada de controle; Sentimento de competncia e de auto-eficcia; Interaes sociais positivas; Melhora no autoconceito e na auto-estima.

2.6.3 Qualidade de vida e exerccio fsico

Para Birren e Dieckman (apud REBELATTO e MORELLI, 2004, p. 5):

A qualidade de vida um termo que se refere avaliao das circunstncias da vida de um indivduo, grupo ou populao. O conceito de qualidade de vida complexo e abrange muitas caractersticas dos ambientes social e fsico, assim como da sade e do estado interno dos indivduos. H dois enfoques de qualidade de vida: um baseado em autopercepo subjetivas ou internas e outro em medidas objetivas, baseadas em julgamentos externos.

Segundo Barbanti (2002), um programa de exerccio deve estar dirigido para a melhoria da capacidade fsica do indivduo, induzindo, eventualmente, em uma diminuio dos efeitos deletrios resultantes do processo de envelhecimento; conseguindo maximizar o contato social, procurando reduzir os problemas psicolgicos, como ansiedade e depresso caractersticas deste grupo. A sua independncia no plano da autonomia e da independncia funcional to necessrias manuteno integral, por parte do sujeito, da sua plena cidadania e condio humana. Anderson (1998), explica que a sade e a qualidade de vida dos idosos, mais que em outros grupos etrios, sofrem a influncia de mltiplos fatores fsicos, psicolgicos, sociais

48

e culturais. Assim, avaliar e promover a sade do idoso significa considerar variveis de distintos campos do saber, numa atuao interdisciplinar e multidimensional. Segundo Barbanti (2002), as pessoas idosas fisicamente ativas, tendem a revelar atitudes positivas perante o trabalho, tm melhor sade, revelam maior capacidade em enfrentar o estresse e a tenso. De acordo com Berger (apud BARBANTI, 2002), o exerccio est tambm associado ao aumento da alegria, da auto-eficcia, do auto-conceito, da auto-estima, da imagem corporal e da qualidade de vida. Segundo Barbanti (2002, p. 186).

A atividade fsica surge, deste modo, como um elemento importante para o desenvolvimento da auto-valorizao, uma vez que os idosos ao perceberem que esto fisicamente capazes, vivem um sentimento de competncia que os leva a acreditar na prpria capacidade de realizar tarefas, a serem mais persistentes frente a possveis insucessos ou situaes potencialmente desvantajosas.

2.6.4 A Caminhada e o idoso

A atividade fsica capaz de beneficiar pessoas de todos os grupos etrios, mas ela especialmente importante para a sade das pessoas da terceira idade. Para que o resultado seja favorvel deve-se enfocar exerccios que atendam as necessidades fsicas, sociais, e psquicas do participante. O exerccio fsico na terceira idade proporciona o bem estar fsico e mental e a auto confiana, por meio do domnio do corpo aumentando a disposio e maior mobilidade articular. Conforme Mazo, Lopes e Benedetti (2001, p. 153):
A caminhada uma atividade fsica natural, pois os movimentos fazem parte das atividades da vida diria das pessoas. Ela pode ser praticada com objetivo de promoo de sade, condicionamento fsico, lazer, promovendo benefcios sade, sensao de bem estar, melhoria da auto estima, auto imagem, e outros. Pode ser praticada por pessoas de faixas etrias diversas e em meio ambiente variado.

49

Segundo os autores acima, a caminhada uma atividade fsica aerbia, que deve ser praticada regularmente, trs a cinco vezes por semana, com durao de 30 minutos ou mais, conforme a condio fsica inicial e o tipo de atividade. Para se atingir o ganho com a caminhada deve-se caminhar sempre, mas no em excesso. Para Lima (1998), a caminhada uma atividade fsica que utiliza o movimento bsico automatizado pelo homem, a marcha, ela se distingui da corrida por manter sempre um dos ps em contato com o solo e no ocasionar grande impacto. A caminhada gera impacto dos membros inferiores iguais ao peso corporal do indivduo. Ainda Mazo, Lopes e Benedetti (2001), concluem que em relao aos idosos, a caminhada deve ser recomendada como parte dos programas de atividade fsica por ser um movimento natural, de fcil realizao e de timos resultados na preveno de doenas crnicas degenerativas e para um envelhecimento com autonomia e capacidade funcional. Segundo Nahas (2001), para melhorar e manter a aptido fsica e a sade, uma pessoa precisa desenvolver o msculo cardaco e os de mais componentes de sistema cardiorrespiratrio. Os exerccios que se prestam a este desenvolvimento orgnico so

chamados aerbios, e incluem atividades de mdia e longa durao, e intensidade moderada a vigorosa, de carter dinmico e rtmico, como a caminhada, a corrida, o ciclismo, o remo , a natao, as danas, e a ginstica aerbia Segundo Rodrigues e Diogo (2000, p. 43):
A atividade fsica e a movimentao so funes vitais e essenciais do homem, que podem vir a ser comprometidas diante de situaes acidentais de quedas ou traumas, bem como decorrentes de doenas agudas ou crnicas que afetam as funes de movimentao muscular. A independncia do idoso para atividade fsica e a movimentao implica que a pessoa adote conduta de cuidado pessoal e de ateno ao meio ambiente. Esta ateno envolve tambm outras pessoas da famlia ou amigos. Sociolgicos, psicolgicos, e funcional. O sociolgico est relacionado ao tempo livre que a pessoa dispe para ter as suas relaes sociais, econmicas, familiares A atividade fsica pode ser conceituada sob trs aspectos. O psicolgico diz respeito importncia da atividade fsica para a prpria pessoa, por exemplo caminhar. O funcional refere-se capacidade da pessoa para o desenvolvimento da atividade fsica. (RODRIGUES, 2000, p. 253).

50

Rebelatto e Morelli (2004, p. 357), explicam que As indicaes do condicionamento fsico incluem: indivduos aparentemente sadios; portadores de fatores de risco de doena coronria aterosclertica (tabagismo, HA, dislipemia, diabetes mellitus, obesidade, sedentarismo e outros).

51

3 DELINEAMENTO DA PESQUISA

Gil (2002) diz que, delineamento refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimenso mais ampla envolvendo tanto a sua diagramao quanto a sua previso de anlise e previso dos dados.

3.1 Caracterizao da pesquisa

Esta pesquisa teve como objetivo de avaliar a prevalncia de quedas em indivduo com idade igual ou superior a 60 anos de idade, relacionados com fatores extrnsecos e intrnsecos, que esto associados com a qualidade de vida, de cada indivduo. De acordo com Cervo e Bervian (1996), a pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenmenos (variveis sem manipul-los). Procura descobrir com a preciso possvel, a freqncia com que um fenmeno ocorre, sua relao e conexo com outros, sua natureza e caractersticas. Busca conhecer diversas situaes e relaes que ocorrem na vida social, poltica, econmica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivduo tomando isoladamente como de grupos e comunidades mais complexas.

3.2 Populao/ Amostra A populao desta pesquisa foi composta por 25 indivduos de ambos os gneros.

52

Na amostra fizeram parte deste estudo 25 indivduos, sendo que 19 so do gnero feminino e 6 so do gnero masculino, a faixa etria entre eles varia de 60 a 79 anos de idade, que praticam exerccios fsicos regular sem restrio de gnero e que participam do projeto de extenso Caminhar com a UNISUL do curso de Fisioterapia da Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL. A caminhada realizada no perodo vespertino de segunda sexta-feira, na pista de caminhada da UNISUL, Campus Tubaro, sendo monitorada por 8 acadmicos de fisioterapia. O Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, tem como objetivo de prevenir e tratar problemas como obesidade, sedentarismo, hipertenso, diabetes, cardiopatias, melhorar a qualidade de vida dos participantes atravs da prtica de exerccios fsicos. O projeto de extenso tem como recurso, alm da caminha, a hidroterapia, os participantes podero praticar a hidroterapia duas vezes por semana.

3.3 Instrumento utilizado para a coleta de dados

Com a finalidade de fazer cumprir os objetivos geral e especficos deste estudo, foi utilizado uma entrevista individual contendo perguntas abertas e fechadas, conforme Apndice C. Para a utilizao da entrevista, foi realizado um processo de validao de contedo 10 (dez) profissionais relacionados a rea a ser pesquisada, entre eles esto: seis fisioterapeutas; dois mdicos geriatras; um psiclogo; uma professora de educao fsica. A validao teve como objetivo avaliar o contedo proposto na entrevista. Bem como questionar profissionais de diferentes reas para melhor aplicao desta pesquisa, atravs da coleta de dados. O ndice de validao de contedo do referido instrumento foi de 9,1.

53

3 .4 Procedimentos utilizados na coleta de dados

Foram utilizados os seguintes procedimentos: 1) apresentao da autora da pesquisa, para os participantes da mesma, bem como a permisso da representante do grupo ou coordenador do projeto. 2) Apresentao do termo de consentimento (Apndice A), para cada entrevistado e voluntariamente a assinatura do mesmo. 3) Realizao da entrevista individualmente com cada participante do estudo, antes ou aps o exerccio fsico: caminhada (segunda-feira a sexta-feira, das 18:00 as 19:00 hs) e/ou piscina (quarta e sexta-feira, das 17:00 as 18:00 hs). 4) Em seguida entregar as orientaes ambientais (Anexo A) para cada entrevistado. 5) Agradecimento pela participao.

54

4 APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS

Neste captulo sero apresentados os resultados obtidos atravs das entrevistas realizadas no Projeto de Extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Tendo como critrio de incluso, participantes do projeto com idade igual ou superior a 60 anos de idade, ambos os gneros. As entrevistas foram realizadas com o objetivo de analisar a prevalncia de quedas em idosos que praticam exerccio fsico regular no projeto de extenso Caminhar com a Unisul. Segundo S antiago et al (2004), a queda um evento no intencional que tem como resultado a mudana de posio do indivduo para um nvel mais baixo em relao sua posio inicial, sendo um problema crescente em uma populao que envelhece. Ainda Carvalhes (apud SANTIAGO, 2004), comenta que as quedas ocorrem com maior freqncia em casa, durante atividades habituais como caminhar ou mudar de posio.

4.1 Caracterizao da populao

Os dados a seguir foram coletados a partir da entrevista elaborada pela pesquisadora. Os sujeitos de pesquisa foram entrevistados quanto escolaridade, moradia, patologias, sistema musculoesqutico, medicamentos, prtica de exerccios fsicos, quedas e seus mecanismos. Os itens referentes s patologias, sistema musculoesqutico, medicamentos,

55

prtica de exerccios fsicos, quedas e seus mecanismos sero analisados mais adiante no presente captulo. Em relao escolaridade, entre os 25 entrevistados, 1 no alfabetizado. No item moradia, 22 entrevistados moram em casa, dentre eles 8 possuem escadas sem corrimo e 3 entrevistados moram em apartamento e fazem uso de escadas sem corrimo. Todos os entrevistados possuem uma estrutura firme para alcanar lugares altos (banco e escada).

4.1.1 Gnero

76%

Percentual da Populao

80 70 60 50 40 30 20 10 0
24%

Masculino Feminino

Sexo Grfico 1: Perfil do sexo da populao entrevista no Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora (2005). Conforme observa-se no grfico acima referente ao gnero, dos entrevistados que participam do projeto de extenso, a grande maioria foi do sexo feminino com um total de dezenove (76%). Seis eram do sexo masculino, o que corresponde a um percentual de 24%. Como o maior percentual dos entrevistados foi do gnero feminino, percebe-se uma realidade de que ainda a populao feminina, pratica em maior nmero exerccios fsicos. As mulheres procuram melhorar sua qualidade de vida, enquanto os homens preferem ficar mais acomodados. Para tal, elas procuram realizar mais atividades de lazer, como exerccios fsicos, danas, cursos de pinturas, aumentando assim sua auto-estima.

56

4.1.2 Faixa etria

40 Percentual da Populao 35 30 25 20 15 10 5 0

40

32 60-65 65-70 70-75 8 75-80

20

Perfil de idade Grfico 2: Perfil de Idade da populao entrevistada no Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora (2005). Dos indivduos entrevistados, doze tinham entre sessenta a sessenta e cinco anos de idade (40%). Com idade entre sessenta e cincos e setenta anos, o nmero de participantes corresponde a seis (32%). J entre setenta e setenta e cinco anos de idade, foram cinco indivduos (20%). E dois (8%) tinham entre setenta e cinco a oitenta e nove anos de idade. Para Pickles et al (1998), a populao da terceira idade para homens est numa faixa etria acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos, onde comea a fazer jus a aposentadoria oficial. Em contrapartida, a Lei 8.842/94, descritos no captulo 2, caracteriza a faixa etria dos idosos a partir de 60 anos de idade para ambos os gneros. O Estatuto do idoso, criado em outubro de 2003, tambm determina a mesma faixa etria prevista na referida Lei. Cerqueira e Oliveira (2002) explicam que proporcionalmente, a faixa etria de 60 anos ou mais a que mais cresce. Projees estatsticas da Organizao Mundial de Sade (apud CERQUEIRA E OLIVEURA, 2002) evidenciam que os idosos no Brasil, no perodo de 1950 a 2025 devero ter aumentado em 15 vezes, enquanto o restante da populao em cinco. Assim, o Brasil ser o 6.o pas quanto ao contingente de idosos em 2025 devendo ter cerca de 32 milhes de pessoas com mais de 60 anos.

57

4.1.3 Patologia

60 50 Percentual da Populao 40 30 20 10 0

52%

36%

2 patologias 1 patologias
12%

No tem

Ocorrncia de Patologias Grfico 9: Perfil de ocorrncia de patologias encontradas na populao entrevista no Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora (2005). Em relao s patologias analisadas neste estudo com os vinte e cinco participantes, 52% (13 entrevistados) apresentam duas patologias distintas (hipertenso e osteoporose). 36% (9 entrevistados) apresentam uma patologia (hipertenso). E 12% (3 entrevistados) no apresentam nenhuma patologia. Muitas das enfermidades presentes na velhice podem influenciar a funo motora. Entre elas destacam-se as afeces neuromusculares e articulares, que devido dor e outros sintomas produzem diretamente alteraes na locomoo. De acordo Duarte e Diogo (2000), na velhice podem ocorrer aumento da instabilidade postural, transtornos do vestbulo (rgo do sentido do equilbrio situado no ouvido interno que recolhe a informao relacionada com a posio do corpo no espao e movimentos que realiza), levando a perda da noo da posio no espao, podendo provocar medo e sensao de desconforto no idoso a cada vez que se movimenta. Fabrcio et al (2004), relatam a relao entre queda e doenas j diagnosticadas. Esses autores referem a queda como um fator preditrio de algo errado com a sade do idoso, podendo indicar a eminncia de uma doena ainda no diagnosticada. Muitas doenas

58

infecciosas em idosos apresentam-se clinicamente atpicas, podendo ser a queda primeiro indcio.

4.1.4 Medicamentos

12 Percentual da Populao 10 8 6 4 2 0 16%

44% Tomam 1 tipo de medicamento 24% 12% 4% Tomam 2 tipo de medicamento Tomam 3 tipo de medicamento Tomam 4 tipo de medicamento No Tomam

Ocorrncia no uso de medicamentos Grfico 6: Perfil de utilizao de medicamentos pela populao entrevista no Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora (2005). Dos vinte e cinco participantes entrevistados 12% (03 entrevistados) no fazem uso de medicamentos. Cerca de 88% (22 entrevistados) referiram estar usando regularmente pelo menos um tipo de medicao. Sendo que 16% (04 entrevistados) usavam um medicamento, 44% (11 participantes) usavam dois medicamentos e 24% (06 entrevistados) usavam trs, sendo 4% (01 entrevistado) usavam quatro concomitantemente. De acordo com a literatura, verificou-se que os medicamentos podem interferir na qualidade de vida dos idosos, aumentando os riscos de quedas e acidentes domiciliares. Para Duarte e Diogo (2000, p. 161), o uso de medicamentos, sedativos, ansiolticos, antipsicticos, diurticos e hipotensores podem alterar a mobilidade, diminuir a motivao para esta atividade e causar sensao de fraqueza e hipotenso ortosttica. De acordo Jacobe Filho e Paschoal (2001), os remdios so causa muito comuns de quedas nas pessoas com mais de 60 anos. Os idosos tendem a apresentar vrias doenas

59

crnicas concomitantes e por isso usam vrias medicaes ao mesmo tempo em que podem aumentar o risco de quedas. 4.1.5 Viso

92%

25 Percentual da populao 20 15 10 5 0
8%

No tem dificuldade Tem dificuldade

Ocorrncia de problemas de viso Grfico 7: Perfil de ocorrncia de problemas de Viso encontrados na populao entrevista no Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora (2005).

Dos vinte e cinco participantes. 2 entrevistados (8%) no apresentaram deficincia visual, enquanto o restante (23 entrevistados) relatou ter uma alterao, e os mesmos fazem uso de culos contnuo. Dentre os problemas identificados, dezenove entrevistados apresentam miopia, dois apresentam hipermetropia e dois glaucoma. A viso um dos fatores que podem interferir na qualidade de vida do idoso. Se o idoso apresentar deficincia visual significativa, pode estar mais propenso a quedas, por exemplo, atravs de meios de locomoo, a p, ou por meio de transportes pblicos. Segundo Duarte e Diogo (2000), o processo de envelhecimento est associado a vrias manifestaes no globo ocular, algumas das quais so responsveis por alterao na viso. A queda na funo visual, conforme a sua intensidade interfere para as atividades da vida diria, para a inter-relao no meio social e at mesmo, para o cuidado da sade.

60

4.1.6 Audio

80% 20 percnetual da populao 15 10 5 0 20%

No tem dificuldade Tem dificuldade

Ocorrncia de Problemas de Audio Grfico 8: Perfil de ocorrncia de problemas de Audio encontrados na populao entrevista no Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora (2005). Em relao aos problemas auditivos, dos vinte e cinco entrevistados, 80% (20 entrevistados) no apresentam deficincia e 20% (05 entrevistados) possuem dficit auditivo, sendo que desses, um utiliza aparelho auditivo. O dficit auditivo apresenta-se de forma lenta e progressiva e pode ser compensado pelos seus portadores, sem que percebam, at que os sintomas interfiram na capacidade de comunicao, na vida familiar e nas atividades sociais. A presbiacusia a perda auditiva associada ao envelhecimento, que segundo Duarte e Diogo (2000, p. 218), [...] um termo global que inclui a diminuio da sensibilidade causada por alteraes perifricas da cclea e a dificuldade na compreenso de informaes por prejuzo do processo auditivo central.

4.1.7 Exerccios fsicos

61

92%

100 Percentual da populao 80 60 40 20 0


8%

2 atividade 3 atividade

Diferenciao dos exerccios fsicos Grfico 5: Perfil de diferenciao dos exerccios fsicos realizados pela populao entrevista no Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora (2005).

Dentre os tipos de exerccios fsicos 92 % (23 entrevistados) praticam dois tipos de exerccios (caminhada e hidroterapia) e 8% (02 entrevistados) praticam trs exerccios fsicos (caminha, hidroterapia e academia). Os vinte e cinco entrevistados realizavam exerccios fsicos num perodo de 40 minutos, com intensidade leve. O exerccio fsico atua como preveno de possveis quedas proporcionando uma melhor qualidade de vida, levando o idoso a ter maior base de equilbrio e mais segurana em determinados obstculos. A prtica de exerccio fsico regular uma forma de prevenir quedas em pessoas idosas. Idosos sedentrios possuem menor mobilidade e maior propenso a quedas, quando comparado com idosos que praticam exerccios fsicos regular. Os indivduos com idade avanada ao praticarem algum tipo de exerccio fsico com regularidade, apresentam uma melhor adaptao nas atividades dirias, alm de maior resistncia ao estresse emocional, auxiliando na sade e tambm tendo uma vida ativa. Conforme Guimares (2004), o risco de quedas pode ser minimizado com a prtica de exerccios fsicos. O exerccio fsico tem sido como fator de melhora da sade global do idoso,

62

sendo seu incentivo, uma importante medida de preveno das quedas, oferecendo aos idosos maior segurana na realizao de suas atividades de vida diria, alm disso, o exerccio proporciona aumento do contato social, diminui os riscos de doenas crnicas, melhora a sade fsica e mental, garante a melhora da performance funcional e conseqentemente, leva a uma maior independncia, autonomia e qualidade de vida do idoso.

4.1.8 Episdios de quedas

60

60 Percentual da Populao 50 40 30 20 10 0

40

Sim No

Episdio de quedas Grfico 3: Perfil de episdio de quedas na populao entrevista no Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora (2005). Dos vinte e cinco participantes entrevistados, 60% (13 entrevistados) apresentaram algum episdio de queda, sendo dois (02) entrevistados do gnero masculino e onze do gnero feminino. Destes, dois tiveram episdios de queda antes de iniciar os exerccios fsicos e onze entrevistados, aps iniciar os exerccios fsicos. 40% (12 entrevistados) no apresentaram nenhuma ocorrncia de queda. Segundo Guimares (2004), a queda definida como uma falta de capacidade para corrigir o deslocamento do corpo, durante seu movimento no espao. As quedas entre pessoas

63

idosas constituem um dos principais problemas clnicos e de sade pblica devido a sua alta incidncia, s conseqentes complicaes para a sade e aos custos assistenciais. De acordo com Fabrcio (2004), queda pode ser definida com um evento no intencional que tem como resultado a mudana de posio do indivduo para um nvel mais baixo, em relao a sua posio inicial.

4.1.9 Mecanismos de quedas

54 percentual da populao 52 50 48 46 44 42

53,84%

46,15%

Escorregou Tropeou

Mecanismos de quedas Grfico 9: Perfil dos mecanismos que contriburam para as quedas na populao entrevista no Projeto de extenso Caminhar com a UNISUL, no perodo de abril a maio de 2005. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora (2005). Em relao ao mecanismo de queda, dentre os participantes entrevistados, 53, 84% sete (07) escorregaram, 46, 15% seis (06) tropearam. Segundo Cunha (2004), alguns cuidados em casa devem ser tomados para evitar uma queda: evitar tapetes e pisos escorregadios, no usar chaves na porta do banheiro, usar telefones prximo cama e luzes de cabeceira fixas, no andar de meias, manterem a casa iluminada, instalar corrimo nas escadas e banheiros, para o apoio.

64

O mecanismo de queda analisado neste estudo, foi o fator extrnseco, que est relacionado com ambientes como: tapetes soltos, degraus, escada sem corrimo, dentre outros. As causas de quedas em idosos podem ser variadas e estar associadas. Os fatores responsveis por elas tm sido classificados na literatura como: intrnsecos, ou seja, decorrentes de alteraes fisiolgicas relacionadas ao envelhecimento, a doenas e efeitos causados por uso de frmacos, e como extrnsecos, fatores que dependem, de circunstancias sociais e ambientais que criam desafios ao idoso. Geralmente, problemas com ambiente so causados por eventos ocasionais que trazem risco ao idoso, principalmente aqueles que j apresentam alguma deficincia de equilbrio e marcha. Devem ser consideradas situaes que propiciem escorregar, tropear, pisar em falso, trombar (em objetos ou pessoas e animais). Os problemas com ambiente sero mais perigosos quanto maior for o grau de vulnerabilidade do idoso e a estabilidade que este problema poder causar. Geralmente os idosos no caem por realizar atividades perigosas (subir em escadas ou cadeiras), e sim em atividades rotineiras. Causas ambientais so as mais freqentes. (FABRCIO et al, 2004, p.6). De acordo com Cunha (2004), as causas extrnsecas de quedas so condies relacionadas s circunstncias ambientais vivenciadas pelo idoso. A maioria das quedas que ocorrem no ambiente domstico se deve a fatores como pisos midos, encerados ou irregulares, tapetes soltos ou desfiados, obstculos no cho, iluminao deficiente, ambientes monocromticos, cama de altura inadequada, mveis frgeis, cadeiras e vasos sanitrios baixos e sem apoio lateral, escadas sem corrimo e/ou com degraus no apropriados, falta de apoio nos boxes de banheiro e calados inadequados. Quedas sofridas no ambiente externo costumam ocorrer em funo de caladas em mau estado de conservao, trfego excessivo, sinalizao deficiente e falta de adaptao dos meios de transporte e de acessos para pessoas com deficincia. Dos vinte e cinco entrevistados, doze responderam que no tem medo de cair, j os outros trezes entrevistados tem medo de cair, independente de realizar exerccio fsico ou no.

65

Todos os vinte e cinco relataram que a caminhada e outros exerccios fsicos que sejam praticados auxilia melhorando em suas atividades cotidianas. Dos vinte e cinco entrevistados, doze responderam que tinham conhecimento e informao de como evitar uma queda, j treze dos participantes receberam informao atravs de palestra educativa oferecida pelo projeto que participam.

66

5 CONSIDERAES FINAIS

O envelhecimento um aspecto biolgico natural que ocorre com cada indivduo, podendo estar associado a importantes alteraes estruturais e funcionais. importante uma maior ateno nos cuidados primrios relacionados sade, especialmente em relao s quedas. A prtica de exerccio fsico regular uma forma de prevenir tais acidentes, uma vez que garante uma melhor condio psicofsica do individuo. Com a realizao deste estudo foi possvel evidenciar a importncia da prtica do exerccio fsico como garantia de melhora da qualidade de vida do idoso, uma vez que os mecanismos de queda foram por fatores extrnsecos. O exerccio fsico tambm influencia no estilo de vida dos idosos, pois proporciona uma maior interao social, aumento da autoestima, alm da preveno de quedas por fatores intrnsecos. O exerccio fisco melhora o equilbrio, melhora a auto-eficcia, contribuio na manuteno e/ ou aumento da densidade ssea, dependendo da idade do idoso, ajuda no controle da diabetes, artrite, doena cardaca, melhora da ingesto alimentar, diminuio da depresso. relevante ressaltar a importncia de medidas preventivas que contribuem para a reduo das quedas em idosos. Uma das formas de prevenir atravs de orientaes sobre a importncia do exerccio fsico e dos principais fatores de risco que levam queda.

67

REFERNCIAS

AMANCIO, A. Clnica geritrica. So Paulo: Atheneu, 1975. AMERICA COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Prova de esforo fsico e prescrio de exerccios. Rio de Janeiro: Reuimter, 1994. ANDERSON, M. I. P.; et al. Sade e qualidade de vida na terceira idade. v.1 n.1 Rio de Janeiro nov. 1998. Disponvel em: <http://www.unati.uerj.br/tse/scielo.phpcript=sci_arttext&piD=s151758281998000100003&lng=pt&nrm=isso>. Acesso em: 06 abr. 2005. AZEVEDO, J. R. D. As quedas na terceira idade. 2002. Disponvel em: <http://www.ficarjovemlevatempo.com.br/monta_tela.php4?page=conteudo&cod__cona=441 &ns=teterceiraidade2002>. Acesso em: 05 maio 2005. BARBANTI, J. V. et al. Esporte e atividade fsica. So Paulo: Manole, 2002. BRASIL, Lei n 8.842 de 4 de janeiro de 1994. Dispes sobre a poltica nacional do idoso, cria o conselho nacional do idoso e determina outras providncias. Disponvel em: <http://www.portweb.com.br/especiaisspw/terceira_idade/lei8842.htm> BROUWER, L. A arte de permanecer jovem. Rio de Janeiro: Record, 1981. BURNSIDE, I. M. Enfermagem e os idosos. So Paulo: Andrei, 1997. CAMPBELL, A. J.; et al. Cicunstances and conseuqences of falls experienced by a comunity population 70 years and over duing a prospective study. Age and ageing. 1996. CARVALHO FILHO, E. T.; PAPALO NETO, M. Geriatria: fundamentos da psicologia do esporte e do exerccio. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1994. CERQUEIRA, A. T. A. R; OLIVEIRA, N. L. L.Programa de apoio a cuidadores: uma ao teraputica e preventiva na ateno sade dos idosos v.13 n.1 So Paulo 2002. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica. 4. ed. So Paulo: Makron, 1996. CUNHA, C. Risco de quedas, 2004. Disponvel em: <http://www.mabesa.com.br/dicas_saude06.htm>. Acesso em: 06 jun. 2005.

68

DUARTE,Y. A.; DIOGO, M. J. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontolgico. So Paulo: Atheneu, 2000. FABRCIO, S. C. C., RODRIGUES, R. A. P.; COSTA JUNIOR, M. L. Causas e conseqncias de quedas de idosos atendidos em hospital pblico. v. 38, n. 1. So Paulo, fev. 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.com.br>. Acesso em: 06 jun. 2005. FREITAS, E. V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. GIL, A. C. Como elaborar um projeto de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlhas, 2002. GONONG, F. W. Fisiologia mdica. 19. ed. Rio de Janeiro: Mc Gran-Hill, 2000. GOULD, D.; WEIMBERG, R. S. Fundamentos da psicologia do esporte e do exerccio. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. GUCCIONE, A. A. Fisioterapia geritrica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogon, 1993. GUIMARES, L. H. C. T. et al. Comparao da propenso de quedas entre idosos que praticam atividades fsicas e idosos sedentrio. Revista neurocincia.v. 12. n. 2, 20004. IDADE ATIVA. As fases da vida, 2004. Disponvel em: <http://www.techway.com.br/techway/revistaidoso/saude/saude_edu.htm>. Acesso em: 13 maio 2005 JACOBE FILHO, W.; PASCHOAL, S. M. P. Alteraes de equilbrio e preveno de quedas no idoso. So Paulo, 2001. Disponvel em: <http://www.wgate.com.br>. Acesso em: 04 abr. 2005. KATZMAN, R.; TERRY, R. The neurology of aging. Philadelphia. FA. Davis, 1983. KISNER, C.; COLBY, L. A. Exerccios teraputicos, fundamentos e tcnicas. So Paulo: Manole, 1996. LEME, L. E. G. O envelhecimento. 3. ed. So Paulo: contexto, 2000. LIMA, D. F. Caminhadas: Teoria e prtica. Rio de Janeiro: Sprint, 1998. LUNDY-EKMAN, L.; BURLEIEH- JACOBS. A.; Neurocincia: fundamentos para a reabilitao. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. MATSUDO, V. K. Benefcios da atividade fsica: na terceira idade. So Caetano do Sul, set./out. 1999. Disponvel em: <http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_exibe1.asp?cod_noticia=645ben eficiosdaatividadefisicaterceiraidade2002>. Acesso em: 06 maio 2005. MAZO, G. Z.; LOPES, A. M.; BENEDETTI, T. B. Atividade fsica e o idoso: concepo gerrontolgica. Porto Alegre: Sulina, 2001. NAHAS, M. V. Atividade fsica, sade e qualidade de vida: conceitos e sugestes para um estilo de vida ativo. 2. ed. Londrina: Midiograf, 2001.

69

PETROIANU, A.; PIMENTA, L.G. Clnica e cirurgia geritrico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. PICKLES, et al. Fisioterapia na terceira idade. 2. ed. So Paulo: Santos, 1998. REBELATTO, J. R.; MORELLI, J. G. S. Fisioterapia geritrica: a prtica da assistncia ao idoso. So Paulo: Barueri, 2004. RODRIGUES, R. A. Os idosos e as situaes que as levaram a sofrer quedas. 2. ed. So Paulo, Atica, 1996. RODRIGUES, R. et al. Como cuidar dos idosos, 2. ed. So Paulo: Papirus, 2000. SANTIAGO, R. T. Quedas em idoso, 2004. Disponvel em: <http://www.wgate.com.br > Acesso em: 5 maio 2005. SILVA, T. M. da . A imagem do envelhecimento. Psicologia Argumento, ano 17, n. 24, abr. 1999. VANDERVOORT, A. A. Alteraes biolgicas e fisiolgicas. IN: PICKLES, et al. Fisioterapia na terceira idade. So Paulo: Santos, 2000. ZIMERMANN, G. I. Velhice: aspectos biopsicossociais. Porto Alegre: Artmed, 2000.

70

Anexo

71

Anexo A Orientaes ambientais

72

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL CURSO DE FISIOTERAPIA ALGUMAS SUGESTES PARA MODIFICAES AMBIENTAIS QUANDO NECESSRIO 1) No encerar o cho para evitar que fique escorregadio.

2) Pisos escorregadios podem ser melhorados colocando-se pequenas faixas de lixa de parede, com as partes speras voltadas para cima, nos locais de passagem ou usando tintas antiderrapantes especiais para pisos. 3) Evitar o uso de tapetes, principalmente com bordas, pois podem deslizar sobre pisos lisos e enroscar os ps ao mudar o passo, provocando quedas. 4) Em banheiros, utilizar somente tapetes de borracha, de preferncia sem franjas.

5) Verificar se a iluminao suficiente em todos os cmodos, evitar caminhar em ambientes escuros. 6) No quarto, ou prximo a este, o uso de um abajur, auxilia principalmente, aqueles idosos que necessitam levantar vrias vezes durante noite para ir ao banheiro. 7) Utilizar corrimo em escadas, de preferncia ambos os lados.

8) Evitar o uso de chinelos soltos e com solas lisas, mesmo dentro de casa, pois alm de facilitar quedas, o uso contnuo desse tipo de calado pode trazer deformidade aos ps. 9) Verificar se no h mveis estragados, como: ps, bancos, encostos soltos ou em locais que possam estar dificultando a passagem. 10) 11) Procurar eliminar buracos ou salincias no acesso a casa ou quintal. Manter o ambiente ventilado com as janelas abertas.

12) Evitar a presena de pequenos animais dentro de casa, como (ces, gatos) eles podero favorecer quedas ao passar diante do idoso. 13) A colocao de barras de apoio nas paredes prximas ao vaso sanitrio e ao chuveiro pode melhorar a independncia do idoso e dar mais segurana, facilitando o trabalho de quem o auxilia. Caso possua banheira, e mais seguro utilizar um chuveirinho e banhar-se do lado de fora da banheira.

73

Apndices

74

Apndice A Termo de consentimento

75

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE FISIOTERAPIA TERMO DE CONSENTIMENTO

Eu________________________________________________________ permito que o grupo de pesquisadores relacionados abaixo obtenha fotografia, filmagem ou gravao de minha pessoa para fins de pesquisa cientfica ou educacional. Eu concordo que o material e informaes obtidas relacionadas minha pessoa possam ser publicados em aulas eventos ou peridicos cientficos. Porm minha pessoa no deve ser identificada, tanto quanto possvel, por nome ou qualquer outra forma. Os dados ficaro sob a propriedade do grupo de pesquisadores pertinentes ao estudo e sob sua guarda. Sendo assim concordo plenamente e para tornar vlido o presente estudo assino-o conscientemente.

Nome do participante da pesquisa:_____________________________________________ RG:_____________________________________________ Assinatura:_____________________________________________

Equipe de pesquisadores: ________________________________________________________ Prof Rita de Cssia Clark Teodoroski _________________________________________________________ Acadmica: Ivonete da Silva

Data e local: ______/____/____.

76

Apndice B Validao da entrevista e Entrevista

77

Validao do contedo da entrevista 1) Dados de identificao Nome:___________________________________________________________________ Idade: _________ Data de nascimento: _____/_____/_____ Sexo: M( ) F( ) Estado Civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Viuvo ( ) Divorciado ( ) Outros Profisso anterior:_________________________________________________________ Ocupao atual:__________________________________________________________ invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 9 10

2 ) Escolaridade Alfabetizado: Sim ( ) No ( ) Ensino fundamental: ( 1 a 4 Srie) completo Ensino fundamental: (5a 8 Srie) completo Ensino mdio : (1 a 3 Srie) completo Ensino superior: completo invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5

( ( ( (

) ) ) )

incompleto incompleto incompleto incompleto

( ( ( (

) ) ) )

vlido 6 7 8 9 10

3) Moradia Casa ( ) Apartamento ( ) Tem escadas: ( ) Sim ( ) No Escadas tem corrimo: ( ) Sim ( ) No Corrimo em ambos os lados: ( ) Sim ( ) No Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 ( ) Sim vlido 6 7 8 9 10 9 10

3.1) Dispe de um banco firme para alcanar lugares altos: Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5

( ) No

4 ) Patologias 4.1 ) Possui algum tipo de patologia ? ( ) Sim ( ) No ( ) Hipertenso arterial sistmica ( ) Diabetes ( ) Cardiopatias, __________________________________________________________ ( )Pneumopatias ( )Asma ( ) Bronquite ( ) Enfisema ( ) Ortopdicas ( )Artrose ( ) Artrite ( ) Osteoporose ( )Reumatolgica ( ) Fibromialgia

78

( ) Neurolgicas ( ) AVC_______________________________________________ ( ) Outra (s)______________________________________________________________ Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 9 10

5 ) Possui problema de audio: ( ) Sim ( ) No Qual:_____________________________________________________________________ ( ) Surdez ( ) zumbidos ( ) Outros Usa aparelho: ( ) Sim ( ) No Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 9 10

6) Possui problema de viso: ( ) Sim ( ) No ( ) Miopia ( ) Estrabismo ( ) Astigmatismo ( ) Outro(s):________________ Usa culos: ( ) Sim ( ) No Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 9 10

7) Sistema musculoesqueltico Utiliza algum acessrio para auxiliar na marcha: ( ) Sim ( ) No Qual: ( ) Andador ( ) Muletas ( ) Bengalas ( ) Prteses de MMII ( ) Caminha com ajuda de outra pessoa ( ) Ausncia de um membro ( ) Outro (s):_____________________________________________________________ Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 9 10

8) Medicamentos 8.1 ) Faz uso de medicamentos: ( ) Sim ( ) No Qual (is):__________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Invlido pouco vlido vlido 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

9 ) Prtica de exerccios Realiza algum tipo de exerccio fsico? ( ) sim ( ) no Qual:_____________________________________________________________________

79

Invlido 0 1 2 3

pouco vlido 4 5 6 7

vlido 8 9 10

9.1 ) Com que freqncia: ( ) 1 vez por semana ( ) 2 vezes por semana ( ) 3 vezes por semana Invlido 0 1 2 3

( ) 4 vezes por semana ( ) 5 vezes por semana pouco vlido 4 5 6 7

( ) 6 vezes por semana ( ) 7 vezes por semana vlido 8 9 10

9.2 ) Durante quanto tempo: ( ) 30 minutos ( ) menos de 30 minutos ( ) mais de 30 minutos ( ) acima de 60 minutos Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 9 10

9.3 ) Intensidade: ( ) Leve ( )Moderada ( ) Intenso Leve: consegue falar aps o exerccio ( ) Sim ( ) No Moderado: fala mas sente-se cansado ( ) Sim ( )No Intenso: no consegue falar ( )Sim ( ) No Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 9 10

10) Quedas Teve algum episdio de quedas ? ( ) Sim ( ) No Como:_______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ QUANDO:________________________________________________________________ Local da queda:____________________________________________________________ Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 9 10

10.1 ) Quais os sintomas identificados antes da queda: ( ) tonturas ( ) nuseas ( ) taquicardia ( ) debilidade de um lado do corpo ( ) dificuldade na fala / ou fala atrapalhada ( ) debilidade repentina de ambas as pernas ( ) Outro (s):_____________________________________________________________

80

Invlido 0 1 2 3

pouco vlido 4 ( ) sim 5 6 7

vlido 8 9 10

10.2) Tem medo de cair? Invlido 0 1 2 3

( ) no vlido 6 7 8 9 ( ) sim 10 ( ) no

pouco vlido 4 5

10.3 ) Voc j recebeu alguma informao de como evitar a queda? Invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7

vlido 8 9 10

11) Mecanismo de queda: ( ) Tropeou ( ) Escorregou ( ) Parada rpida ( ) giro da cabea ( ) levantou da cadeira rapidamente ( ) outro (s):______________________________________________________________ Na sua opinio, a prtica de exerccio fsico regular contribui para a diminuio das quedas?______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ invlido 0 1 2 3 pouco vlido 4 5 6 7 vlido 8 9 10

81

Entrevista 1) Dados de identificao Nome:____________________________________________________________________ Idade: __________ Data de nascimento: ______/_____/_____ Sexo M( ) F( ) Estado Civil: ( ) Solteiro ( ) Casado ( )Viuvo ( )Divorciado ( ) outros Aposentado: Sim ( ) No ( ) H quanto tempo:____________________ Profisso anterior:_________________________________________________________ Ocupao atual:___________________________________________________________ 2) Escolaridade Alfabetizado: Sim ( ) No ( ) Ensino fundamental: ( 1 a 4 Srie) completo Ensino fundamental: (5a 8 Srie) completo Ensino mdio : (1 a 3 Srie) completo Ensino superior: completo Ps-graduado ( ) Especialista ( )

( ( ( ( (

) incompleto ( ) incompleto ( ) incompleto ( ) incompleto ( )Mestre Doutor (

) ) ) ) )

3) Moradia Casa ( ) Apartamento ( ) Tem escadas: ( ) Sim ( ) No Dentro e fora de casa: Escadas tem corrimo: ( ) Sim ( ) No Corrimo em ambos os lados: ( ) Sim ( ) No 3.1) Dispe de uma estrutura firme para alcanar lugares altos: ( ) Sim ( ) No Necessita flexionar os joelhos para alcanar lugares baixos: ( ) sim ( )No 4 ) Patologias 4.1 ) Possui algum tipo de doena: ( ) Sim ( ) No ( ) Hipertenso arterial sistmica ( ) Diabetes ( ) Cardiopatias,__________________________________________________________ ( )Pneumopatias ( ) Asma ( ) Bronquite ( )Enfisema ( ) Ortopdicas ( ) Artrose ( ) Artrite Reumatoide ( ) Osteoporose ( )Reumatolgica ( ) Fibromialgia ( ) Neurolgica ( ) AVC ( ) Parkinson ( ) Vasculares ( ) lceras ( ) Flebite ( ) Varizes ( ) Outra (s)_____________________________________________________________ 5)Possui problema de audio: ( ) Sim ( ) No Qual:_____________________________________________________________________ ( ) Surdez ( ) zumbidos ( ) Outros Usa aparelho: ( ) Sim ( ) No 6) Possui problema de viso: ( ) Sim ( ) No ( ) Miopia ( ) Estrabismo ( )Astigmatismo Usa lentes corretivas ( culos): ( ) Sim ( ) No

82

7) Sistema musculoesqueltico Utiliza algum acessrio auxiliar para caminhar : ( ) Sim ( ) No Qual: ( ) Andador ( ) Muletas ( ) Bengalas ( ) Caminha com ajuda de outra pessoa ( ) Outro(s):______________________________________________________________ 8) Medicamentos 8.1 ) Faz uso de medicamentos: ( ) Sim ( ) No Qual(is):_____________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ( ) Alopticos ( ) Homeopticos ( )Fitoterpicos Toma o(s ) medicamento(s) no horrio previsto: ( ) sim ( ) No Se a resposta for negativa, por que no?_________________________________________ 9) Prtica de exerccios Realiza algum tipo de exerccio fsico ? ( ) Sim ( ) No Qual:_____________________________________________________________________ 9.1 ) Com que freqncia: ( ) 1 vez por semana ( ) 2 vezes por semana ( ) 3 vezes por semana ( ) 4 vezes por semana ( ) 5 vezes por semana ( ) 6 vezes por semana ( ) 7 vezes por semana

9.2 ) Durante quanto tempo: ( ) 30 minutos ( ) menos de 30 minutos ( ) mais de 30 minutos ( ) acima de 60 minutos 9.3 ) Intensidade: ( ) Leve ( ) Moderada ( ) Intenso Leve: Consegue falar aps o exerccio ( ) Sim ( ) No Moderada: fala, mas sente-se cansado ( ) Sim ( ) No Intenso: No consegue falar aps o exerccio ( ) Sim ( ) No 10) Quedas Teve algum episdio de quedas ? ( ) Sim ( ) No Como:_______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Quando:__________________________________________________________________ Local da queda:____________________________________________________________ 10.1 ) Quais os sintoma identificados antes da queda: ( ) tonturas ( ) nuseas ( ) taquicardia ( ) debilidade de um lado do corpo ( ) dificuldade na fala / ou fala atrapalhada ( ) debilidade repentina de andas as pernas ( ) Outro (s):_____________________________________________________________ 10.2) Tem medo de cair? ( ) sim ( ) no ( ) sim ( ) no

10.3 ) Voc j recebeu alguma informao de como evitar a queda?

83

11) Mecanismo de queda: ( ) Tropeou ( ) Escorregou ( ) Parada rpida ( ) giro da cabea ( ) levantou da cadeira rapidamente ( ) outro (s)______________________________________________________________ Na sua opinio, a prtica de exerccio fsico regular contribui para a diminuio das quedas?______________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

84

Apndice C Carta de Validao

85

Tubaro _____/____/____. Ao Ilmo Sr(a).________________________________________________________

Eu, Ivonete da Silva, acadmica do 8 semestre do curso Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL,

de fisioterapia, da

estou desenvolvendo o trabalho de

concluso de curso (TCC), orientado pela professora Rita de Cassia Clark Teodoroski, venho por meio desta solicitar a anlise para a validao do contedo deste instrumento, utilizado para coleta de dados desta pesquisa. O estudo referente ao tema Prevalncia de quedas em indivduos com idade superior a 60 anos, tem como objetivo geral: avaliar a prevalncia de quedas relacionados com fatores extrnsecos e intrnsecos em indivduos com idade superior a 60 anos atravs de uma entrevista. Desde j agradeo sua colaborao. Atenciosamente.

________________________________________________ Acadmica: Ivonete Da Silva _________________________________________________ Prof Rita de Cssia Clark Teodoroski

Potrebbero piacerti anche