Sei sulla pagina 1di 4

Esclerometria (NBR 7584) : Mtodo da dureza superficial para avaliao da resistncia.

Baseia se no fato de haver uma reflexo (ou ricochete) que ser diretamente proporcional a resistncia dessa superfcie. - Mede o retorno de uma fora no regime elstico aps seu impacto com a superfcie do concreto. - Simples, barato, com danos praticamente nulos ao material. - Resultado com pouca preciso, j que depende de muitas variveis: Uniformidade da superfcie, Condio de umidade, Carbonatao superficial, Rigidez do elemento estrutural, etc.

-Procedimento Ensaio, segundo: (NBR 7584)


1. Recomendaes Evitar leituras a distncia < 5 cm das arestas; Efetuar no mnimo 9 leituras em cada rea; No realizar mais de 1 impacto no mesmo ponto; Usar distncia mnima entre impactos de 3 cm. Nunca fazer ensaio em peas com menos de 14 dias. Ideal mnimo 28 dias. 2. Preparo da superfcie As superfcies de concreto devem ser secas e limpas e preferencialmente planas. Superfcies irregulares no fornecem resultados homogneos. Superfcies midas devem ser evitadas. 3. Aferio do esclermetro O esclermetro deve ser aferido antes de sua utilizao ou a cada 300 impactos realizados. Para aferio utiliza-se uma bigorna especial de ao. A cada inspeo devero ser feitos pelo menos 10 impactos na bigorna e eles devem fornecer ndices escleromtricos prximos de 80. 4. Fator de correo O fator de correo do ndice escleromtrico obtido pela equao: FC = 80 (ou valor fornecido pelo fabricante) / mdia dos valores dos impactos na bigorna de ao 5. Posio do Esclermetro Vertical pra cima, vertical pra baixo ou horizontal. 6. Clculo: IE (ndice escleromtrico mdio) Calcular a mdia aritmtica dos valores obtidos no ensaio (Mdia I). Desprezar todo ndice individual que esteja afastado em mais de 10% do valor mdio obtido. Calcular a mdia novamente com os valores restantes (Mdia II). Calcular o ndice escleromtrico corrigido (Mdia II x FC) Entrar na Tabela de Esclerometria e determinar a resistncia da pea ensaiada (se no houver o nmero exato na tabela, fazer uma regra de trs).

Ultrassom: Tcnica capaz de

Avaliar as caractersticas do concreto atravs da velocidade de propagao de ondas, em que podemos correlacionar a velocidade de propagao com a resistncia a compresso (Mais vazios = menor velocidade) Aplicaes: Determinar a homogeneidade do concreto. Analisar se a estrutura contem falhas de concretagem internas Determinao de fissuras e outros defeitos.

_Modo de execuo:
_Escolher um local limpo que seja plano _Colocao dos transdutores na pea de concreto. _Com o tempo de propagao e a menor distncia obtida, determinar a velocidade de propagao.

Fatores que influenciam na velocidade:


Existncia de armadura. Tipo de adensamento do concreto ( ou seja se existe muitos poros, ou deformaes internas por falta de adensamento) Idade e densidade do concreto. Tipo de agregado. Relao gua/cimento.

Fig.1 ESCLERMETRO DE SCHMIDT Seco longitudinal

Gamafrafia: Agamagrafia uma radiografia obtida atravs de raios gama. Por meio deste processo, podemos detectar imcompatibilidade, rachaduras, fissuras no corpo das peas. Um grande exemplo de utilizao desta tcnica foi na construo do gasoduto Brasil-Bolvia, que utilizou-se a gamagrafia para garantir a integridade das tubulaes. A aplicao de radio istopos mais conhecida na indstria a radiografia de peas metlicas ou gamagrafia industrial. Sendo que os fabricantes de vlvulas usam a gamagrafia, na rea de Controle da Qualidade, para verificar se h defeitos ou rachaduras no corpo das peas. Usa-se tambm a gamagrafia para inspecionar a qualidade das soldas, partes de navios, componentes de avies, como motores.

Potrebbero piacerti anche