Sei sulla pagina 1di 30

INTRODUO A ESTATSTICA

Professor Luiz Fernando

www.solucaomatematica.com.br

INTRODUO A ESTATSTICA

CLASSIFICAO DAS VARIVEIS

EXEMPLOS
Classifique as seguintes variveis em quantitativas (discretas ou contnuas) ou qualitativas (nominais ou ordinais). (a) Cor da pele de pessoas (b) Nmero de consultas mdicas feitas por ano por um associado de certo plano de sade. (c) Teor de gordura, medido em gramas por 24 horas, nas fezes de crianas de 1 a 3 anos de idade. (d) Tipo de droga que os participantes de certo estudo tomaram, registrados como: Droga A, Droga B e placebo. (e) Presso intraocular, medida em mmHg, em pessoas. (f) Nmero de filhos das pacientes participantes de certo estudo. (g) Nmero de livros em uma estante de biblioteca. (h) Frequncia cardaca. (i) Dimetro de artria. (j) Nmero de bactrias/ml de leite.

AMOSTRA
A amostragem um campo da estatstica que estuda tcnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar inferncias sobre a populao a partir do estudo de uma pequena parte de seus componentes, uma amostra. No preciso comer um bolo inteiro para saber se bom

EXEMPLOS

A tabela a seguir mostra a remunerao dos altos executivos CEOS Chief Executive Officer , a classificao por setor, as vendas anuais e os dados de avaliao da remunerao dos CEOS versus o retorno dos acionistas para 10 empresas. Uma avaliao igual a 1 da remunerao dos CEOS versus o retorno dos acionistas indica que a empresa est no grupo de empresas que tm a melhor relao. Uma avaliao igual a 2 indica que a empresa similar s empresas que tm uma relao muito boa, mas no a melhor. Empresas com a pior relao tm uma avaliao igual a 5.

SNTESE TABULAR DE DADOS

A sntese tabular deve ser realizada com o objetivo de facilitar a anlise dos dados brutos, atravs da construo de tabelas de frequncias.

SNTESE TABULAR PARA VARIVEIS


QUALITATIVAS

Relaciona as categorias da varivel, juntamente com as contagens (ou frequncias) do nmero de valores que se enquadram em cada categoria.

SNTESE TABULAR PARA VARIVEIS


QUANTITATIVAS

Se a varivel contnua, ou se discreta, mas assume um grande nmero de valores distintos, considerar cada valor como uma classe na tabela e no grfico de frequncias fica invivel. A soluo agrupar os valores em classes, ou seja, categorizar a varivel.

CONSTRUO DA TABELA DE FREQUNCIAS PARA


VARIVEIS QUANTITATIVAS
1) Determinar o nmero de classes. Uma regra prtica para determinar o nmero de classes a seguinte: nmero de classes = k = n; 2) Identifique o menor valor (mn) e o maior valor (mx) da amostra; 3) Calcule a amplitude total dos dados (a): a = mx mn; 4) Calcule o comprimento de cada intervalo, ou seja, a amplitude das classes (h): a/k 5) Arredonde o valor de forma que seja um nmero conveniente. Este nmero deve ser um mltiplo inteiro da unidade de medida dos dados da amostra; 6) Calcule os limites de cada intervalo:

- A primeira classe vai de mn a mn + h;

- A segunda classe vai de mn + h a mn + 2h;


- Limites de cada intervalo: os intervalos so fechados esquerda e abertos direita. NOTAO:

7)Construa uma tabela de frequncias com as seguintes colunas:


- Frequncia absoluta de cada intervalo (n).


- Frequncia relativa de cada intervalo (%). - Frequncia absoluta acumulada de cada intervalo (n acum.).

EXEMPLO

ANLISE GRFICA DE DADOS

Os dados apresentados em tabelas trazem informao sobre o assunto em estudo, mas s uma figura causa impacto visual. Para chamar a ateno do leitor, os estatsticos fazem grficos, muitas vezes coloridos e bem editados.

GRFICO DE BARRAS (OU COLUNAS)

GRFICO DE SETORES (PIZZA)

MEDIDAS DE TENDNCIA CENTRAL (OU DE POSIO)

Os dados apresentados em tabelas ou grficos fornecem informao sobre o assunto em estudo. Mas pode existir interesse em apresentar essa informao de maneira condensada. Embora voc possa ver os dados em tabelas e grficos, difcil falar sobre eles.

EXEMPLO:

Imagine que um aluno fez cinco provas em Matemtica e obteve as notas 7,0; 3,0; 5,5; 6,5 e 8,0. Ele foi ou no aprovado?

MDIA ARITMTICA

MDIA ARITMTICA PARA DADOS


AGRUPADOS SEM INTERVALOS DE CLASSE

MDIA ARITMTICA PARA DADOS


AGRUPADOS EM INTERVALOS DE CLASSE

MEDIANA

MODA

Professor Luiz Fernando Professor de Aula Particular de Matemtica Ensino Fundamental, Mdio e Superior Telefones: 31 - 8653-4459 (OI) 31 - 9180-5207 (TIM) 31 - 8407-5257 (CLARO) Email: luiz@solucaomatematica.com.br MSN: luizsolucaomatematica@hotmail.com www.solucaomatematica.com.br "No se preocupe muito com as suas dificuldades em Matemtica, posso assegurar-lhe que as minhas so ainda maiores." (ALBERT EINSTEIN)

Potrebbero piacerti anche