Sei sulla pagina 1di 88

CURSO ON-LINE - D.

CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Aula 5

Ol pessoal, tudo tranquilo?? Hoje estudaremos um assunto que merece sua ateno especial, a Segurana Pblica, certamente daqui sair uma de suas questes de sua prova de Constitucional, ento, fique ligado a todos os detalhes... Mas antes vamos estudar a Administrao Pblica e Servidores Pblicos, tambm assuntos fundamentais... a nossa ltima aula, mas continuaremos disposio no frum, um forte abrao!

DA ADMINISTRAO PBLICA Disposies Gerais:

Princpios Constitucionais da Administrao Pblica: Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte (...).

A redao atual do art. 37 foi dada pela EC 19/98 que inseriu o princpio da eficincia efetivando, assim, a implantao da chamada Administrao Pblica Gerencial no Brasil. Estes princpios se aplicam tanto administrao pblica direta (rgos pertencentes estrutura desconcentrada do governo federal, estadual, municipal ou do distrito federal) quanto administrao pblica indireta (entidades descentralizadas vinculadas aos governos, tais como as autarquias Banco Central, SUSEP... , fundaes pblicas IBGE, Fiocruz... -, empresas pblicas Caixa Econmica Federal... e sociedades de economia mista Banco do Brasil, Petrobrs...). As iniciais destes princpios formam um mnemnico muito utilizado: o LIMPE. Vamos entender cada um dos princpios:

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Legalidade - considerado o princpio fundamental da administrao pblica, pois toda a conduta do agente pblico deve ser pautada no que dispe a lei. A legalidade pode ser empregada em duas vises: 1- Para o cidado - legalidade poder fazer tudo aquilo que a lei no proba. 2- Para o agente pblico - legalidade poder fazer somente aquilo que a lei permite ou autoriza. importante ainda que lembremos que legalidade um conceito amplo que significa agir conforme a lei, ou dentro dos limites traados pela lei. Diante disso, surgem as duas espcies de poderes dos administradores pblicos: a) Poder vinculado quando o administrador pblico deve cumprir exatamente os mandamentos traados pela lei, sem margem de atuao por sua convenincia e oportunidade. b) Poder discricionrio quando a lei traa apenas as linhas gerais, os limites, do mandamento, deixando margem para uma atuao de acordo com a convenincia e oportunidade do administrador pblico.

Impessoalidade - Os atos praticados pelo agente pblico devem ser imputados ao rgo da administrao e no ao agente pblico. Assim, o agente pblico apenas a forma de exteriorizar a vontade da administrao, um mero executor do ato, no podendo deixar que aspectos subjetivos, pessoais, influenciem na sua execuo. Possui tambm dois prismas de observao: 1- Do administrador o agente pblico deve ser impessoal ao praticar o ato. 2- Do administrado o particular, como destinatrio do ato, no deve ser favorecido ou prejudicado por suas caractersticas pessoais.

Moralidade - Ao administrador pblico no basta cumprir o que est na lei, deve-se guiar por padres ticos de conduta e zelo pelo alcance do interesse pblico. O ato administrativo que for considerado imoral ser inconstitucional, devendo ser invalidado. Publicidade - os atos administrativos devem estar revestidos de total transparncia para poderem ser fiscalizados pela

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE sociedade (salvo queles que forem essenciais segurana da sociedade e do Estado) Eficincia - Inserido pela EC 19/98. Diz que o administrador pblico deve ser racional no uso dos gastos, buscando sempre ter o melhor benefcio com o menor custo dos recursos pblicos. Tambm orienta o agente pblico a ter resultados satisfatrios em termos de quantidade e qualidade no desempenho de sua atividade.

Estes 5 princpios arrolados acima, so o que chamamos princpios constitucionais explcitos da administrao pblica. A doutrina, no entanto, reconhece que teramos alguns princpios implcitos na Constituio, como: Supremacia do Interesse Pblico O interesse pblico, que coletivo, deve prevalecer sobre o interesse particular; Indisponibilidade do Interesse Pblico - Os bens e o interesse pblico pertencem coletividade, eles so indisponveis, logo, o administrador dever apenas geri-los no podendo agir como bem entender sobre os esses bens e interesses confiados sua guarda. Princpio da Finalidade A finalidade dos atos deve ser sempre o alcance do interesse pblico. Princpio da Razoabilidade e o da Proporcionalidade No mbito da administrao pblica, esses princpios direcionam o administrador a ponderar a sua atuao diante do caso concreto e agir sem extremos em sua atividade, o chamado entendimento do homem mdio.

1. (CESPE/Oficial de IntelignciaABIN/ 2010)A administrao pblica deve obedecer a vrios princpios expressos na CF, como o da legalidade e da impessoalidade, e, ainda, a princpios implcitos ao texto constitucional, tais como o do interesse pblico, que fundamental discusso no mbito da administrao. Comentrios: A administrao pblica informada por 5 princpios bsicos que esto expressos na Constituio, o LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia), porm, existem diversos outros princpios implcitos igualmente importantes que devem ser observados. Gabarito: Correto.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 2. (CESPE/SEAPA-DF/ 2009) Embora a moralidade administrativa no encontre meno expressa no texto da Constituio Federal de 1988, correto afirmar, com base no direito positivo brasileiro, que o princpio da moralidade se confunde com o da legalidade administrativa. Comentrios: Os princpios da administrao pblica esto expressos no caput do art. 37 da Constituio, o famoso LIMPE - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Assim, vemos que a moralidade est sim expressa na Constituio e de forma alguma se confunde com o princpio da legalidade. Gabarito: Errado.

3. (CESPE/SEAPA-DF/ 2009) De uma forma geral, os princpios constitucionais da administrao pblica correspondem a formulaes normativas gerais que servem de orientao para a interpretao dos administradores, razo pela qual os tribunais brasileiros adotam o entendimento prevalecente de que um princpio pode ser invocado para sustentar a ilegalidade de um ato administrativo, mas jamais para fundamentar a inconstitucionalidade de decises administrativas. Comentrios: Tudo o que constitucional, sejam regras ou princpios, devem obrigatoriamente ser respeitados sob pena de inconstitucionalidade, logo, padecer de inconstitucionalidade qualquer ato normativo ou administrativo que viole algo que esteja expresso ou implcito no texto constitucional. Gabarito: Errado.

4. (CESPE/ANATEL/ 2009) Governadores de estado devem obrigatoriamente observar o princpio da moralidade pblica na prtica de atos discricionrios. Comentrios: Os princpios informadores da administrao pblica constantes no art. 37 da Constituio devem ser observados por qualquer esfera da administrao. Gabarito: Correto.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 5. (CESPE/TRE-MA/ 2009) Nenhuma situao jurdica pode perdurar no tempo se estiver em confronto com a CF, sendo fundamental a observncia dos princpios constitucionais. A administrao pblica, em especial, deve nortear a sua conduta por certos princpios. Na atual CF, esto expressamente informados os princpios da impessoalidade, legalidade, publicidade e indisponibilidade. Comentrios: Expressamente na Constituio, como norteadores da administrao pblica, temos o "LIMPE", ou seja, os princpios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e Eficincia. Assim, encontra-se incorreta a questo ao incluir o princpio da indisponibilidade. Gabarito: Errado.

6. (CESPE/SECONT-ES/ 2009) Como decorrncia do princpio da impessoalidade, a CF probe a presena de nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos. Comentrios: Embora os atos devam ser pblicos, devido ao princpio da publicidade, no podero tais atos estarem atrelados figura de algum administrador pblico especfico, sob ofensa impessoalidade. Gabarito: Correto.

7. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Quando o TCU emite uma certido, ele evidencia o cumprimento do princpio constitucional da publicidade. Comentrios: uma das formas de se tornar pblico certos atos da administrao pblica. Gabarito: Correto.

Cargos pblicos: I - os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE A redao deste inciso tambm foi dada pela EC 19/98. Essa emenda abriu a possibilidade de que os estrangeiros possam ocupar cargos pblicos, desde que na forma da lei. Outra norma semelhante pode ser encontra na Constituio, art. 207, 1 Universidades e instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica podem admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei.

8. (CESPE/Tcnico - MPU/ 2010) De acordo com a CF, cargos, empregos e funes pblicas so acessveis somente a brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, no havendo, portanto, a possibilidade de obteno de emprego pblico por estrangeiros. Comentrios: Questo clssica, e, como sempre, classicamente incorreta. Os cargos so acessveis a brasileiros, e, desde que na forma da lei, tambm sero para os estrangeiros, de acordo com a CF,art. 37, I. Gabarito: Errado.

9. (CESPE/TRT-17/ 2009) No tocante organizao do Estado brasileiro, a CF considerou os cargos, empregos e funes pblicas de acesso exclusivo dos brasileiros natos e naturalizados. Comentrios: Os estrangeiros tambm podem ter acesso, na forma da lei (CF, art. 37, I). Gabarito: Errado.

Ingresso no servio pblico: II - a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; Com a redao dada pela EC 19/98 esse inciso passou a prever que os concursos devero ser realizados de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Em regra, qualquer cargo pblico, seja ele efetivo (cargo propriamente dito) ou no-efetivo (emprego pblico) precisa ser provido por concurso pblico. H, no entanto, excees: Exceo 1: Nomeaes para cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao. o que chamamos de cargos demissveis ad nutum. Veremos mais detalhes frente. Exceo 2: Nos casos da lei, poder haver contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Exceo 3 (pouco cobrada em concursos): ADCT, art. 53 Ao ex-combatente que tenha efetivamente participado de operaes blicas durante a Segunda Guerra Mundial, nos termos da Lei n 5.315, de 12 de setembro de 1967, sero assegurados os seguintes direitos: I aproveitamento no servio pblico, sem a exigncia de concurso, com estabilidade; (...)

10. (CESPE/Oficial de Inteligncia- ABIN/ 2010)A nica exceo ao princpio constitucional do concurso pblico, que compreende os princpios da moralidade, da igualdade, da eficincia, entre outros, consiste na possibilidade, expressa na CF, de nomeao para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. Comentrios: Na Constituio temos 3 excees expressas ao concurso pblico: Exceo 1: Nomeaes para cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao. Exceo 2: Nos casos da lei, poder haver contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Exceo 3: ADCT, art. 53: ao ex-combatente que tenha efetivamente participado de operaes blicas durante a Segunda Guerra Mundial, nos termos da Lei n 5.315, de 12 de setembro de 1967, sero assegurados os seguintes direitos: I aproveitamento no servio pblico, sem a exigncia de concurso, com estabilidade;

Gabarito: Errado.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 11. (CESPE/AGU/ 2009) inconstitucional a ascenso funcional como forma de investidura em cargo pblico, por contrariar o princpio da prvia aprovao em concurso pblico. Comentrios: A Constituio dispe em seu art. 37, II que, ressalvados os cargos em comisso, a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. Gabarito: Correto.

12. (CESPE/TCE-ES/ 2009) O princpio constitucional que exige a aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos para a investidura em cargo ou emprego pblico no se aplica ao caso do titular de serventias extrajudiciais, nem ao ingresso na atividade notarial e de registro. Comentrios: O fundamento desta questo est no art. 236 3 da Constituio, que dispes que o ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso pblico de provas e ttulos, no se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoo, por mais de seis meses. Gabarito: Errado.

13. (CESPE/Analista - TRT 9/ 2007) O exame psicotcnico pode ser exigido em concurso pblico, desde que assim preveja o edital. Comentrios: Segundo a smula n 686 do STF, s por lei se pode sujeitar a exame psicotcnico a habilitao de candidato a concurso pblico. Gabarito: Errado.

Prazo de validade do concurso pblico III - o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo; IV - durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;

A no observncia da obrigatoriedade do concurso pblico e do prazo de validade deste implicar a nulidade do ato e a punio da autoridade responsvel, nos termos da lei (CF, art. 37, 2). entendimento pacfico do STJ e do STF, que o candidato aprovado em concurso pblico, dentro do nmero de vagas previstas, tem direito subjetivo a ser nomeado durante o prazo de validade do concurso previsto no edital, diferentemente do que ocorria no passado, onde o entendimento era de mera expectativa de direito. Veja o julgado do STF ocorrido em Setembro de 2008: "(...) 1. Os candidatos aprovados em concurso pblico tm direito subjetivo nomeao para a posse que vier a ser dada nos cargos vagos existentes ou nos que vierem a vagar no prazo de validade do concurso. 2. A recusa da Administrao Pblica em prover cargos vagos quando existentes candidatos aprovados em concurso pblico deve ser motivada, e esta motivao suscetvel de apreciao pelo Poder Judicirio.(...)".

14. (ESAF/TFC-CGU/ 2008)O prazo de validade do concurso pblico ser de at quatro anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. Comentrios: Ser de dois anos, prorrogveis por mais dois (CF, art. 37 III). Gabarito: Errado. 15. (ESAF/TRF/ 2006) Conforme disciplina constitucional, nenhum concurso poder ter prazo de validade inferior a dois anos. Comentrios: O concurso poder ter qualquer prazo de validade, desde que no extrapole o prazo de dois anos prorrogveis por mais dois anos (CF, art. 37, III). Logo, plenamente aceitvel concurso com prazo de validade inferior a dois anos. Gabarito: Errado.

Funes de confiana e Cargos em Comisso


Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE V - as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento; Essa redao foi dada pela EC 19/98, a partir da qual as funes de confiana passam a ser preenchidas exclusivamente por servidores efetivos, alm de prever que tanto os cargos em comisso quanto as funes de confiana passariam a ser destinados apenas s atribuies de chefia, direo ou assessoramento.

Esquematizando: Funes de confiana Exclusivamente para servidores ocupantes de cargo efetivo; X Cargos em comisso Embora acessvel a qualquer pessoa, a lei pode prever condies e percentuais mnimos para serem preenchidos por servidores de carreira.

Destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento.

Os cargos efetivos podem ser isolados ou estruturados em carreiras. Observe que para assumir uma funo de confiana, a pessoa j ocupante de qualquer cargo efetivo e designado para ela. J o cargo em comisso, se trata de novo cargo e no uma simples funo, qualquer pessoa pode assumir e a lei ir reservar percentual para os de carreira. Dica: Funo efetivo / Cargo em Comisso Carreira

Essas funes de confiana e cargos em comisso, por serem providas sem concurso pblico, frequentemente so usadas como forma de favorecimento de parentes ou aliados polticos (nepotismo). O nepotismo uma clara afronta aos princpios da moralidade administrativa, impessoalidade e eficincia, j que constitui uma
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE prtica reprovvel, que no trata com isonomia possveis candidatos ao cargo, e ainda, muitas vezes preterindo algum mais qualificado para o exerccio do mesmo. Devido a isso, gerou-se recentemente uma grande discusso no STF a fim de coibir tal prtica. Como resultado desses julgamentos sobre casos concretos, surgiu a smula vinculante n 13, vejamos: Smula Vinculante n 13 A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal. Inaplicabilidade da smula vinculante n 13 nomeao de irmo de Governador de Estado no cargo de Secretrio de Estado, no se aplica a smula vinculante n 13 por se tratar de cargo de natureza poltica, j que secretrios de Estado so agentes polticos.

Esquematizando a smula vinculante 13: O imbrglio gira em torno de 3 pessoas: 1- Temos a pessoa que pretende ser nomeada - chamaremos de "Vida-Boa" 2- Temos a autoridade nomeante - que chamaremos de "Chefe malandro 1" 3- Temos uma outra pessoa que no a autoridade nomeante, mas que ocupa cargo direo, chefia ou assessoramento, dentro dessa mesma pessoa jurdica em questo - "Chefe malandro 2". Segundo a smula vinculante 13: O "Chefe Malandro 1" no pode nomear o "Vida-boa", se este for cnjuge ou parente at 3 grau do prprio "Chefe Malandro 1" ou do "Chefe Malandro 2"

16. (CESPE/OAB-SP exame n 137/ 2008) Na administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municpios, os cargos em comisso sero preenchidos exclusivamente por servidores ocupantes de cargos efetivos.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Comentrios: Os cargos em comisso podem ser preenchidos por qualquer pessoa. As funes de confiana que devem ser preenchidas to somente por servidores efetivos (CF, art. 37, V). Gabarito: Errado.

17. (CESPE/OAB-SP exame n 137/ 2008) Na administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municpios, os cargos em comisso destinam-se apenas s atribuies de direo e chefia. Comentrios: Tambm poder ser para atribuio de assessoramento (CF, art. 37, V). Gabarito: Errado. 18. (CESPE/Analista - TCE-TO/ 2008) Se Paulo for convidado a ocupar uma funo de confiana no mbito do Poder Executivo da administrao pblica estadual, ento, preenchidas as demais condies legais, Paulo ter que ocupar, necessariamente, um cargo efetivo. Comentrios: Pois as funes de confiana s podem ser preenchidas por servidores efetivos (CF, art. 37, V). Gabarito: Correto.

19. (CESPE/SEJUS-ES/ 2009) O nepotismo corresponde a prtica que pode violar o princpio da moralidade administrativa. A esse respeito, de acordo com a jurisprudncia do STF, seria inconstitucional ato discricionrio do governador do DF que nomeasse parente de segundo grau para o exerccio do cargo de secretrio de Estado da SEAPA/DF. Comentrios: Segundo o STF, o cargo de secretrio de Estado, Ministro e etc. so cargos de natureza poltica, assim no se enquadrariam na vedao ao nepotismo expressa pela smula vinculante n13. Deciso de 2008: [Rcl-MC-AgR 6650 / PR - PARAN AG. REG. NA MEDIDA CAUTELAR NA RECLAMAO Relator(a): Min. ELLEN GRACIE Julgamento: 16/10/ 2008] nomeao de irmo de Governador de Estado no cargo de Secretrio de Estado, no se aplica a smula
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE vinculante n13 por se tratar de cargo de natureza poltica, j que secretrios de estado so agentes polticos. Gabarito: Errado.

20. (CESPE/AGU/ 2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. Comentrios: justamente a literalidade do que dispe a smula vinculante de n 13: A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal. Gabarito: Correto.

21. (CESPE/AGU/ 2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa. Comentrios: Trata-se de entendimento firmado pela smula vinculante 13, onde o STF reconhece o nepotismo como afronta a princpios da eficincia e moralidade administrativa. Gabarito: Correto.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 22. (CESPE/FINEP/ 2009) Exige-se edio de lei formal para coibir a prtica do nepotismo, uma vez que a sua vedao no decorre diretamente dos princpios contidos na Constituio Federal (CF). Comentrios: Segundo o entendimento firmado pelo STF ao expedir a smula vinculante n 13, o nepotismo uma afronta direta aos princpios da eficincia e moralidade administrativa, princpios estes contidos de forma expressa na Constituio. Gabarito: Errado.

23. (FCC/Analista Judicirio- TRE-SP/ 2012) A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente da autoridade nomeante, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana na administrao pblica, somente pode ser coibida por lei especfica de cada ente federativo, no se podendo extrair essa proibio da prpria Constituio da Repblica Comentrios: Errado, a matria foi pacificada com a edio da Smula Vinculante n 13. Gabarito: Errado. Associao sindical VI - garantido ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical;

24. (CESPE/ TCE-AC/ 2009) Ao servidor pblico civil vedada a associao sindical. Comentrios: O servidor pblico civil pode perfeitamente sindicalizar-se (CF, art. 37, VI). Tal vedao s ocorre para os servidores pblicos militares. Gabarito: Errado. 25. (ESAF/TFC-CGU/ 2008) garantido aos servidores civis e militares o direito livre associao sindical. Comentrios: Militares no podem se sindicalizar (CF, art. 142 3, IV), j ao servidor pblico civil garantido este direito (CF, art. 37, VI).
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Gabarito: Errado.

Direito de greve do servidor: VII - o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica;

Essa redao foi dada pela EC 19/98 que mudou a exigncia de "lei complementar" para "lei ordinria especfica". Em tempo, lei especfica aquela lei que trata de um assunto exclusivo. No se trata de uma nova espcie de lei, uma lei ordinria, comum, porm, no pode tratar de outros assuntos que no sejam aquele especfico, constitucionalmente determinado. Assim, no poder, por exemplo, a lei tratar da greve dos servidores pblicos e ao mesmo tempo, versar sobre outros temas, como ingresso em carreiras pblicas, remunerao e etc. Em deciso tomada no julgamento dos Mandados de Injuno 670, 708 e 712 o Supremo determinou que enquanto no editada essa lei especfica referida deve-se aplicar a lei de greve dos trabalhadores privados aos servidores pblicos.

26. (ESAF/Tcnico Administrativo ANEEL/ 2004) A Constituio probe o direito de greve dos servidores pblicos civis e militares. Comentrios: A proibio apenas para os militares, os civis podero fazer greve, nos termos de lei especfica (CF, art. 37,VII). Importante lembrar que segundo o posicionamento do STF - MI 670, 708 e 712 enquanto no editada tal lei especfica, esta greve dever obedecer as mesmas regras dos empregados regidos pela CLT. Gabarito: Errado.

Portadores de deficincia na Administrao Pblica VIII - a lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso;

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Lei n 8.112/90 Rege os Servidores Pblicos Federais s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras; para tais pessoas sero reservadas at 20% das vagas oferecidas no concurso.

Contratao para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico Vimos na Exceo 2 regra de obrigatoriedade do concurso pblico, no art. 37, II. IX - a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico;

27. (FCC/Analista - TRF 5/ 2008) A lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Comentrios: Correto. Trata-se de uma das excees regra da obrigatoriedade do concurso pblico (CF, art. 37, II e IX), tal como as nomeaes para cargos em comisses (CF, art. 37, V). Gabarito: Correto.

A remunerao e o subsdio dos servidores pblicos: X - a remunerao dos servidores pblicos e o subsdio de que trata o 4 do art. 39 somente podero ser fixados ou alterados por lei especfica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices; Essa redao foi dada pela EC 19/98 que passou a exigir uma "lei ordinria especfica" para fixar ou alterar a remunerao dos servidores. STF Smula n 679 A fixao de vencimentos dos servidores pblicos no pode ser objeto de conveno coletiva. STF Smula n 681 inconstitucional a vinculao de vencimentos de servidores estaduais e municipais a ndices federais de correo monetria.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 28. (CESPE/AJAJ - STM/ 2011) A CF assegura ao servidor pblico a reviso geral anual de sua remunerao ou subsdio mediante lei especfica de iniciativa do chefe do Poder Executivo e estabelece o direito indenizao na hiptese de no cumprimento da referida determinao constitucional. Comentrios: assegurada pela Constituio a reviso geral anual da remunerao (CF, art. 37, X) sempre na mesma data e sem distino de ndices, porm, no h qualquer previso de indenizao por no cumprimento. Outro erro que a iniciativa privativa em cada caso, sendo feita pelo chefe do Poder Executivo somente para o mbito do Executivo daquela esfera, e no para todos os servidores. Gabarito: Errado.

Limites mximos da remunerao (Tetos): XI - a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes polticos e os proventos, penses ou outra espcie remuneratria, percebidos cumulativamente ou no, includas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, no podero exceder o subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, aplicando-se como limite, nos Municpios, o subsdio do Prefeito, e nos Estados e no Distrito Federal, o subsdio mensal do Governador no mbito do Poder Executivo, o subsdio dos Deputados Estaduais e Distritais no mbito do Poder Legislativo e o subsdio dos Desembargadores do Tribunal de Justia, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centsimos por cento do subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, no mbito do Poder Judicirio, aplicvel este limite aos membros do Ministrio Pblico, aos Procuradores e aos Defensores Pblicos;

Este inciso bem extenso, mas de extrema importncia. Encontramos remisso a ele em diversos pontos da Constituio, isso
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE porque tal dispositivo estabelece o chamado teto remuneratrio, ou seja, o limite mximo para as remuneraes dentro do servio pblico. Vamos organizar o dispositivo: A regra do teto vale para qualquer membro de poder ou ocupante de cargo, emprego ou funo pblica, de qualquer poder, seja administrao direta, Autarquia, Fundao Pblica, e ainda, caso recebam recursos pblicos para custeio(despesas do dia-a-dia), ir alcanar as Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e suas subsidirias. Abrange o somatrio de todas as parcelas remuneratrias, salvo as de carter indenizatrio. (Na esfera federal, segundo a lei 8112/90, as parcelas indenizatrias seriam: Ajuda de custo, diria, transporte e auxlio moradia). Segundo o dispositivo, os tetos so os seguintes: TETO FEDERAL E GERAL Subsdio dos Ministros do STF.

TETO ESTADUAL / DISTRITAL: Para o PL Subsdio dos Dep. Estaduais; Para o PE Subsdio do Governador; Para o PJ Subsdio do Desembargador do TJ (este limitado a 90,25% do STF, e tambm se aplica aos membros do MP, Procuradores e DP). ( 12) Facultado aos Est./DF, atravs de emenda CE ou Lei Org. do DF fixar o subsdio do Desembargador do TJ como teto nico, este ser limitado a 90,25% do subsdio dos Min. do STF (salvo p/ os Deputados e

TETO MUNICIPAL

Subsdio do Prefeito

Teto entre os Poderes: XII - os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo; Esse inciso se refere to somente aos cargos da estrutura administrativa dos Poderes. Tal inciso no se aplica aos detentores de mandatos eletivos e demais agentes polticos. Desta forma, no h

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE inconstitucionalidade alguma em o Presidente da Repblica ter um subsdio inferior ao de um Ministro do STF ou Deputado Federal.

29. (CESPE/Especialista Reg.-ANAC/ 2012) Dado o princpio da separao de poderes, os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. Comentrios: A questo abordou o conhecimento sobre o teor do art. 37, XII da Constituio, segundo o qual os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. Gabarito: Errado

30. (CESPE/AJ-Taquigrafia-TJES/ 2011)A remunerao ou o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos do poder judicirio do estado-membro no poder exceder o subsdio mensal dos desembargadores do respectivo tribunal de justia, limitado a 90,25% do subsdio mensal, em espcie, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Comentrios: O respaldo para essa questo est no inciso XI do art. 37, que estabelece os tetos remuneratrios. Em se tratado de Estados, temos que, os limites de cada um dos Poderes Estaduais deve respeitar os seguintes tetos: Para o PL Subsdio dos Dep. Estaduais; Para o PE Subsdio do Governador; Para o PJ Subsdio do Desembargador do TJ (este limitado a 90,25% do STF, e tambm se aplica aos membros do MP, Procuradores e DP). Gabarito: Correto.

31. (CESPE/MPS/ 2010) De acordo com a CF, os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. Comentrios: A questo extrai a literalidade do art. 37, XII da Constituio Federal. Pode causar estranheza falar que os cargos do Poder Executivo devem ser considerados como tetos em relao aos cargos dos
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE demais poderes, mas bom lembrar que este dispositivo se refere to somente aos cargos da estrutura administrativa dos Poderes, no se aplicando aos detentores de mandatos eletivos e demais agentes polticos. Assim, no h qualquer inconstitucionalidade no fato de o Presidente da Repblica ter um subsdio inferior ao de um Ministro do STF ou Deputado Federal. Gabarito: Correto.

32. (CESPE/Tcnico-TCU/ 2009) A CF exclui, para efeito de teto salarial do funcionalismo, as parcelas de carter indenizatrio previstas em lei. Comentrios: Analisando a Constituio em seu art. 37, XI, depreende-se que para efeito do teto salarial, a remunerao abranger o somatrio de todas as parcelas remuneratrias, salvo as de carter indenizatrio. Gabarito: Correto.

33. (CESPE/ABIN/ 2008) A lei estadual que determina que os recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes da defensoria pblica estadual sejam aplicados como pagamento de prmio de produtividade aos servidores e membros daquele rgo no inconstitucional, desde que o valor da remunerao dos servidores e membros da defensoria pblica no ultrapassasse, respectivamente, o valor do subsdio mensal do governador do estado e dos desembargadores do respectivo tribunal de justia. Comentrios: O teto remuneratrio do defensor pblico no se sujeita ao subsdio do governador, mas to somente ao do desembargador do TJ (CF, art. 37, XI). Gabarito: Errado.

34. (CESPE/OAB-SP exame n 136/ 2008) A Constituio Federal (CF) dispe que o subsdio mensal dos desembargadores do tribunal de justia estadual poder ser fixado como limite nico das remuneraes e subsdios dos ocupantes de cargo, funo e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional de qualquer dos poderes do Estado, mediante lei de iniciativa privativa do governador.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Comentrios: No ser por lei, mas sim por emenda Constituio estadual (CF, art. 37 12). Gabarito: Errado.

No vinculao ou equiparao remuneratria XIII - vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico; Assim, no se pode estabelecer, por exemplo, que o vencimento do Auditor Fiscal da Receita Federal deve ser idntico ao do Auditor do TCU, ou ainda dizer que devero ganhar 80% do subsdio de um juiz federal. Isso implicaria em uma cadeia remuneratria, sempre que a remunerao de um aumentasse, em uma bola de neve, iria aumentar a remunerao dos outros. Essa vinculao ou equiparao s ser permitida nas hipteses constitucionais, por exemplo: CF, art. 39, 5 Lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios poder estabelecer a relao entre a maior e a menor remunerao dos servidores pblicos; CF, art. 93, V - O subsdio dos Ministros dos Tribunais Superiores corresponder a noventa e cinco por cento do subsdio mensal fixado para os Ministros do Supremo Tribunal Federal (...).

35. (CESPE/AGU/ 2009) O Poder Judicirio, fundado no princpio da isonomia previsto na Carta da Repblica, pode promover a equiparao dos vencimentos de um servidor com os de outros servidores de atribuies diferentes. Comentrios: Isto seria inconstitucional, j que a Constituio impede pelo art. 37, XIII a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. Gabarito: Errado.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 36. (CESPE/ABIN/ 2008) No seria inconstitucional a lei que estabelecesse que a remunerao dos agentes de inteligncia da ABIN seria vinculada remunerao dos oficiais de inteligncia, de forma que, sendo majorada a remunerao destes, a remunerao daqueles seria majorada no mesmo percentual de forma automtica. Comentrios: A Constituio impede, pelo art. 37, XIII, a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico; Gabarito: Errado.

Vedao do aumento da remunerao em cascata: XIV - os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores;

As gratificaes e acrscimos na remunerao do servidor devem ter uma base de clculo que no leve em considerao aqueles acrscimos que j foram concedidos, ou seja, no poder haver acrscimo sobre acrscimo.

37. (CESPE/MPS/ 2010) Para o fim de concesso de acrscimos posteriores, podero ser computados os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico. Comentrios: Nos termos do art. 37, XIV da Constituio, os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores. o que se chama de vedao ao "efeito cascata", que o efeito que poderia ocorrer do clculo de acrscimos tendo como base outros acrscimos. Gabarito: Errado.

Irredutibilidade XV - o subsdio e os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos pblicos so irredutveis, ressalvado o disposto

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE nos incisos XI e XIV deste artigo e nos arts. 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; Ou seja, eles so irredutveis, salvo se estiverem irregulares (ultrapassando algum teto; no estiver observando a vedao ao efeito cascata; ferindo a isonomia tributria). Os dispositivos do art. 153, III e 2, I versam sobre o imposto de renda, que no pode ser alegado como ofensa irredutibilidade. 38. (ESAF/SEFAZ-MG/ 2005) Os servidores pblicos estaduais, ao contrrio do que ocorre com os servidores pblicos federais, no gozam da garantia da irredutibilidade de vencimentos. Comentrios: A irredutibilidade (CF, art. 37, XV) alcana todos os servidores, sejam eles federais, estaduais ou municipais, j que o disposto sobre a administrao pblica na Constituio Federal so regras de aplicao em mbito nacional. Gabarito: Errado.

Acumulao de cargos pblicos Agora vamos ver um assunto muito cobrado em concursos: XVI - vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI (tetos remuneratrios): a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico; (includo pela EC 19/98) c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, com profisses regulamentadas; (Redao dada pela EC 34/01, antes somente os mdicos possuam esta faculdade).

XVII - a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico;

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Vemos, ento, que os cargos pblicos so em regra inacumulveis com outros cargos, empregos e funes tambm pblicas remuneradas. A possibilidade de se acumularem cargos pblicos remunerados simultneos exceo, e s pode ocorrer quando se tratar dos cargos expressamente previstos na Constituio e houver compatibilidade de horrios para essa acumulao. Em todo caso, o somatrio das remuneraes, no podem ultrapassar os tetos remuneratrios constitucionalmente estabelecidos (CF, art. 37, XI). Existe ainda outra acumulao que vedada pela Constituio: a acumulao de proventos de aposentadoria: CF, art. 37, 10 vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 (RPPS) ou dos arts. 42 e 142 (militar) com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. CF, art. 40 6 Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumulveis na forma desta Constituio, vedada a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime de previdncia previsto neste artigo.

Vamos organizar isso tudo? Regra 1 vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos; Exceo Se houver compatibilidade de horrios, poder se acumular: professor + professor; professor + cargo tcnico ou cientfico; profissional de sade + profissional de sade.

(Entenda-se: cargos ou empregos privativos de profissionais de sade, que possuam profisses regulamentadas).

Regra 2 vedado acumular cargos ou empregos pblicos com proventos pblicos de aposentadoria: Exceo Pode acumular da seguinte forma: provento + provento ou remunerao de cargos acumulveis, conforme visto acima;
WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE provento + mandato Eletivo; provento + cargo em comisso.

Mesmo acumulando, o somatrio da remunerao mensal, inclusive de proventos de aposentadoria, no poder ultrapassar aqueles tetos vistos anteriormente; A proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo Poder Pblico.

Jurisprudncia Segundo o STJ: inconstitucional a acumulao de um cargo de natureza burocrtica com outro de professor. O cargo ocupado deve ter natureza tcnica para os fins de acumulao com o cargo de professor.

39. (CESPE/TJAA-CNJ/ 2013) Considere que determinado servidor pblico aposentado tenha se candidatado a deputado estadual. Nessa situao hipottica, caso seja eleito, ele poder perceber simultaneamente os proventos de sua aposentadoria e os vencimentos de deputado. Comentrios: A Constituio prev tal possibilidade no art. 37, 10, que diz ser vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 (RPPS) ou dos arts. 42 e 142 (militar) com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, mas que ficariam ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. Esquematizando, a acumulao de proventos de aposentadoria poder se dar da seguinte forma: provento + provento ou remunerao de cargos acumulveis, conforme visto acima; provento + mandato Eletivo; provento + cargo em comisso.

Gabarito: Correto.

40. (CESPE/Especialista Reg.-ANAC/ 2012) Admite-se a acumulao por servidor pblico de proventos de aposentadoria em
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE cargo pblico com a remunerao percebida pelo exerccio de cargo em comisso. Comentrios: Em regra, tal como vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos (excepcionadas as hipteses constitucionais), tambm vedada a acumulao de proventos pblicos de aposentadoria. As excees a estas regras so as seguintes: 1. Provento + Provento ou remunerao de cargos acumulveis (excees constitucionais acumulao de cargos) 2. Proventos + Mandato eletivo; 3. Provento + Cargos em comisso. A hiptese cobrada pela questo foi Provento + Cargos em comisso. Gabarito: Correto.

41. (CESPE/AJAA-TJES/ 2011) A proibio de acumular cargos, empregos ou funes no atinge os empregados de sociedades de economia mista, j que estas so regidas pelas regras do direito privado. Comentrios: A Constituio estabelece expressamente no seu art. 37, XVII, que a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico. Gabarito: Errado.

42. (CESPE/TRF 5 Regio/ 2006) Suponha que Pedro seja professor em uma universidade pblica. Nesse caso, ele poder acumular o seu cargo de professor com um cargo de analista judicirio, rea meio, em tribunal regional federal. Comentrios: A questo fala em rea meio, meramente burocrtica, se fosse a rea fim do rgo, a sim, poderia ser enquadrada como atividade tcnica, pois no seria passvel de terceirizao. Gabarito: Errado.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 43. (CESPE/Procurador-TCE-ES/ 2009) As regras constitucionais de cumulao de vencimentos no setor pblico escapam da observncia obrigatria pelos estados-membros e municpios. Comentrios: Tais regras, dispostas no art. 37, XVI, da Constituio, se aplicam a todo o servio pblico, qualquer que seja a esfera. Gabarito: Errado.

44. (CESPE/TRF 1/ 2009) Em face da atual CF, no se podem acumular proventos com remunerao na inatividade, mesmo que os cargos efetivos de que decorram ambas as remuneraes sejam acumulveis na atividade. Comentrios: Isso possvel segundo a Constituio em seu art. 37 10. Deve-se seguir a regra: Regra vedado acumular cargos pblicos com proventos de aposentadoria (RPPS); Exceo Pode acumular da seguinte forma:

o Provento + Provento ou remunerao de cargos acumulveis; o Provento + Mandato Eletivo; o Provento + Cargo em Comisso. Gabarito: Errado.

45. (CESPE/DPE-ES/ 2009) Tendo-se aposentado em 1995, um servidor pblico federal, aps aprovao em concurso pblico, foi investido em novo cargo pblico em 1997, no mbito estadual. Nesse caso, ele no pde acumular os proventos da sua aposentadoria no regime prprio dos servidores pblicos federais com a remunerao do novo cargo efetivo. Comentrios: Questo capciosa. Se no fossem indicadas as datas, a questo estaria correta. O erro foi que a proibio de acumulao s surgiu com o advento da EC 20/98. Desta forma, em 1997 como foi indicado pelo enunciado, essa acumulao era possvel. Gabarito: Errado.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 46. (CESPE/TRF 5/ 2009) Considere que Maria seja servidora pblica aposentada e, em janeiro de 1997, tenha sido aprovada em concurso pblico. Nessa situao hipottica, Maria no pode acumular os proventos de sua aposentadoria com a remunerao do novo cargo efetivo. Comentrios: A proibio de acumulao s surgiu com o advento da EC 20/98. Desta forma, em 1997 como foi indicado pelo enunciado, essa acumulao era possvel Gabarito: Errado.

47. (CESPE/Tcnico - TCE-TO/ 2008) Considere que Paulo seja empregado pblico em uma sociedade de economia mista e, alm disso, ocupe cargo pblico efetivo de professor em universidade pblica estadual e em uma escola tcnica federal. Nessa situao, desde que haja compatibilidade de horrios, Paulo no acumula indevidamente cargos pblicos. Comentrios: Os empregos pblicos tambm se sujeitam s regras de acumulao. No caso em tela, a acumulao s poderia ocorrer para uma nica funo de magistrio. Gabarito: Errado.

Precedncia da administrao fazendria e seus servidores fiscais XVIII - a administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei; 48. (ESAF/AFC-CGU/ 2008) A administrao fazendria e seus servidores fiscais, dentro de suas reas de competncia,tero prioridade sobre os servidores dos demais Poderes da Unio, na forma da lei. Comentrios: A precedncia em relao aos demais setores adminstrativos e no em relao aos demais Poderes (CF, art.. 37, XVIII). Gabarito: Errado.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Administrao Pblica Indireta XIX - somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao; Essa redao foi dada pela EC 19/98. Anteriormente, precisava-se de lei especfica para criar qualquer entidade da adm. pblica indireta, atualmente s a autarquia precisa ser criada diretamente por lei especfica, as demais entidades bastam que estejam autorizadas a sua criao neste tipo de lei. A EC 19/98 tambm passou a prever a edio de uma lei complementar para definir as reas de atuao da fundao, que antes era chamada expressamente de "fundao pblica". Essa mudana de nomenclatura de "fundao" para "fundao pblica" levou parte da doutrina a considerar que as fundaes pertencentes adm. pblica no precisariam mais observar a obrigatoriedade de um regime jurdico de direito pblico. Assim temos: Somente por lei especfica poder: Ser criada autarquia; e Ser autorizada a instituio de:

o Empresa pblica; o Sociedade de economia mista; e o Fundao, cabendo lei complementar, neste caso,
definir as reas de sua atuao; 49. (FCC/AJEM- TRT 11/2012) Segundo a Constituio Federal, a instituio de fundao pblica deve ser autorizada por a) ato administrativo emanado pelo Poder Pblico federal que, inclusive, definir suas reas de atuao. b) ato administrativo emanado pelo Poder Pblico municipal, do Municpio onde estiver localizada sua sede que, inclusive, definir suas reas de atuao. c) ato administrativo emanado pelo Poder Pblico estadual que, inclusive, definir suas reas de atuao.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE d) lei especfica, cabendo lei complementar definir suas reas de atuao. e) decreto municipal, emitido pelo Prefeito do Municpio onde estiver localizada sua sede que, inclusive, definir suas reas de atuao. Comentrios: A questo cobra a disposio do art. 37, XIX exige lei especfica para ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao. Gabarito: Letra D.

50. (ESAF/TFC-CGU/ 2008) Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao. Comentrios: a literalidade do art. 37, XIX, segundo o qual somente por lei especfica poder: Ser criada autarquia; e Ser autorizada a instituio de:

o Empresa pblica; o Sociedade de economia mista; e o Fundao, cabendo lei complementar, neste caso,
definir as reas de sua atuao; Gabarito: Correto. Criao das subsidirias e participao das entidades da administrao indireta em empresa privada: XX - depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada;

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 51. (FCC/Analista - TRT 15/ 2009) Independe de autorizao legislativa, a criao de subsidirias de autarquias, empresas pblicas e de fundao. Comentrios: Contraria o disposto no art. 37, XX da Constituio o qual impe que depende de autorizao legislativa, em cada caso, a criao de subsidirias das entidades mencionadas no inciso anterior, assim como a participao de qualquer delas em empresa privada. Gabarito: Errado.

Licitao pblica XXI - ressalvados os casos especificados na legislao, as obras, servios, compras e alienaes sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitir as exigncias de qualificao tcnica e econmica indispensveis garantia do cumprimento das obrigaes.

52. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Se, aps regular procedimento licitatrio voltado aquisio de computadores, verificar-se que, no ato da celebrao do contrato, o ente pblico responsvel pelo certame modificou diversas condies previstas expressamente no ato convocatrio, essas alteraes iro de encontro CF, tendo em vista que as obras, servios, compras e alienaes, ressalvados os casos especificados na legislao, sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei. Comentrios: Se isto ocorresse, iria contrariar o disposto na Constituio em seu art. 37, XXI cujo teor foi exposto pelo enunciado da questo. Gabarito: Correto.

53. (ESAF/Tcnico Administrativo ANEEL/ 2006) Toda contratao de obra e servio pela Administrao Pblica deve ser
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE precedida de licitao, no podendo a lei excepcionar essa obrigao. Comentrios: Se observarmos o disposto na Constituio art. 37, XXI, veremos que a redao comea com "ressalvados os casos especificados na legislao...". Ou seja, no uma coisa absoluta. Assim, temos os chamados casos de dispensa de licitao e inexigibilidade (lei 8666/93). Gabarito: Errado.

As administraes Municpios:

tributrias

da

Unio,

Estados,

DF

XXII - as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras especficas, tero recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio.

54. (FCC/TJAA TRF 1/ 2011) As administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras especficas, tero recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuaro de forma a) desassociada, sendo vedado o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais. b) integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio. c) separada, dividindo-se em trs rgos multidisciplinares, controladores dos cadastros e de informaes fiscais em mbito nacional, estadual e municipal. d) separada, dividindo-se em dois rgos multidisciplinares, controladores dos cadastros e de informaes fiscais em mbito nacional. e) subordinada Receita Federal, sendo que, por ordem judicial, sero compartilhados os cadastros e as informaes fiscais. Comentrios: Essa questo brincadeira, n?!
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE A Constituio Federal toda preocupada em estabelecer um federalismo cooperativo, onde as 3 esferas da Federao atuem de forma integrada, com repartio de receitas e colaborao de esforos, e a questo me vem com separada, dissociada... Deixa disso! A resposta letra B! Integrada! Segundo a CF, art. 37, XXII: as administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras especficas, tero recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuaro de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio. Gabarito: Letra B.

Publicidade dos atos administrativos: 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

Participao do usurio da administrao pblica 3 A lei disciplinar as formas de participao do usurio na administrao pblica direta e indireta, regulando especialmente: I - as reclamaes relativas prestao dos servios pblicos em geral, asseguradas a manuteno de servios de atendimento ao usurio e a avaliao peridica, externa e interna, da qualidade dos servios; II - o acesso dos usurios a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5, X e XXXIII; III - a disciplina da representao contra o exerccio negligente ou abusivo de cargo, emprego ou funo na administrao pblica.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Improbidade administrativa 4 - Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. 5 - A lei estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no, que causem prejuzos ao errio, ressalvadas as respectivas aes de ressarcimento. O pargrafo 4 merece ateno, pois muito cobrado em concursos. Deve-se ter ateno a esta diferena: suspenso dos direitos polticos; perda da funo pblica; O pargrafo 5 tambm merece ateno para fins de concurso, veja que os ilcitos tero seus prazos de prescrio disciplinado em lei, isto quer dizer que aps este prazo, previsto em lei, o Estado no poder mais punir o infrator. Porm, a Constituio no prev a possibilidade para prescrio das aes de ressarcimento. Ou seja, ainda que o infrator no possa mais ser punido pelo Estado, ele dever ressarcir os danos causados ao errio. Dessa forma, podemos esquematizar as consequncias dos atos de improbidade administrativa da seguinte forma: SUSPENSO dos direitos polticos; PERDA da funo pblica; Indisponibilidade dos bens; O ressarcimento ao errio imprescritvel, e na forma e gradao previstas em lei. Embora o ressarcimento seja imprescritvel, a lei prever a prescrio para punio dos ilcitos.

55. (ESAF/EPPGG-MPOG/ 2009) A Constituio da Repblica previu consequncias graves para os administradores que praticam atos de improbidade administrativa. Assinale, entre as opes abaixo, aquela que no se coaduna com as consequncias pela prtica dos atos de improbidade administrativa. a) Suspenso dos direitos polticos. b) Indisponibilidade dos bens. c) A perda da nacionalidade.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE d) Ressarcimento ao errio. e) Perda da funo pblica. Comentrios: As consequncias para os condenados por improbidade administrativa esto previstas no art. 37 4 da Constituio. Combinando com o 5 do mesmo artigo, podemos esquematizar da seguinte forma: SUSPENSO dos direitos polticos; PERDA da funo pblica; Indisponibilidade dos bens; O ressarcimento ao errio imprescritvel, e na forma e gradao previstas em lei. Embora o ressarcimento seja imprescritvel, a lei prever a prescrio para punio dos ilcitos. O erro, dessa forma, est na letra C, j que no existe pena de banimento no Brasil, sendo a perda da nacionalidade declarada apenas nos termos do art. 12 4 da Constituio, no sendo aplicvel aos condenados por improbidade. Gabarito: Letra C.

Responsabilidade Civil do Estado 6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Esses elementos "dolo e culpa" so chamados de "elemento subjetivo", pois refletem a inteno da pessoa dolo (caso haja inteno em fazer o ato) ou culpa (caso no haja inteno). Quando a apurao da responsabilidade leva em considerao o elemento subjetivo, estamos diante de uma a "responsabilidade subjetiva", mas quando a responsabilidade independe do dolo ou culpa, o caso da "responsabilidade objetiva", pois apurada sem levar em considerao qual foi a inteno do agente. A responsabilidade civil do Estado, em regra, objetiva. O Estado responder objetivamente aos danos que seus agentes causarem a terceiros. Caso seja apurada o dolo ou a culpa do agente, o Estado far uma ao de regresso contra ele.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Ento temos:

PJ de direito pblico; PJ de direito privado prestadoras de servios pblicos. Respondero (objetivamente) pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa.

Essa a regra da responsabilizao do Estado, que a Teoria do Risco Administrativo, onde existe a Responsabilidade Objetiva (independente de dolo ou culpa). Temos como exceo o art. 21, XXIII, que trata da responsabilidade civil por danos nucleares independente da existncia de culpa, que embora tambm seja objetiva, aceita pela doutrina como Teoria do Risco Integral e no Teoria do Risco Administrativo. Ainda existe doutrinariamente no Brasil a Teoria da Culpa Annima onde o Estado se responsabilizar pela inexistncia do servio pblico, que, diferentemente das outras duas vistas, subjetiva, depende de culpa, ou seja, da inexistncia do servio ou da m prestao.

Jurisprudncia: Atualmente (desde o final de 2009) o STF entende que as concessionrias de servio pblico respondem objetivamente por danos causados, tanto aos usurio quanto aos no-usurios do servio. Antes, a jurisprudncia dizia que esta responsabilidade era somente em se tratando dos usurios.

56. (CESPE/MPS/ 2010) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causem a terceiros, sendo assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Comentrios: Trata-se da chamada "responsabilidade objetiva" do Estado, expressa na Constituio em seu art. 37 6, segundo o qual as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Gabarito: Correto.

57. (CESPE/Procurador-TCE-ES/ 2009) O Estado responde civilmente pelos prejuzos causados a particular em virtude de ato praticado com fundamento em lei declarada inconstitucional. Comentrios: No existe, em regra, responsabilidade do Estado por ato legislativo nem por ato jurisdicional, estes, s geram responsabilizao do Estado no caso do particular ficar preso alm do prazo ou ento no caso de erro judicirio, alm, claro da responsabilidade subjetiva do Juiz, no caso de dolo. J no caso de atos legislativos, pode haver tambm responsabilizao em se tratando de atos inconstitucionais. Gabarito: Correto.

58. (CESPE/TRF 1/ 2009) Apesar de a responsabilidade civil do Estado no se confundir com a responsabilidade criminal e administrativa dos agentes pblicos, a absolvio do servidor no juzo criminal afasta a responsabilidade civil do Estado, ainda que no se comprove que o dano tenha decorrido de culpa exclusiva da vtima. Comentrios: Em regra, as decises de juzo criminal vinculam as decises administrativas. Porm, isso s ocorre quando analisa-se o mrito da demanda e decide-se que efetivamente o ru no foi o culpado do fato, ou por negativa de autoria ou por negativa do fato. Quando a deciso proferida, por exemplo, por ausncia de provas no ocorre a vinculao da deciso administrativa. No caso da questo, a nica forma de se excluir a responsabilidade do Estado no caso de culpa exclusiva da vtima, como este fato no foi comprovado, a absolvio no afasta a responsabilidade do Estado na esfera administrativa, j que no houve absolvio por negativa de autoria ou de fato, mas sim por ausncia de provas. Gabarito: Errado.

59. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Est expresso na CF que as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos e
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE as pessoas jurdicas de direito pblico respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, restando assegurado o direito de regresso contra o responsvel apenas nos casos de dolo. Comentrios: Ser tanto no caso de dolo, quanto no caso de culpa (CF. art. 37 6). Gabarito: Errado.

60. (CESPE/TJSE/ 2008) A Constituio prev a responsabilidade objetiva da administrao pblica tanto na prtica de atos omissivos como na realizao de atos comissivos. Comentrios: A banca entendeu que apenas os atos comissivos foram previstos pela CF como integrante da responsabilidade objetiva, sendo que no caso das omisses, cairia no mbito da culpa annima descrita acima, com uma responsabilidade subjetiva. Gabarito: Errado.

Cargo de informaes privilegiadas: 7 A lei dispor sobre os requisitos e as restries ao ocupante de cargo ou emprego da administrao direta e indireta que possibilite o acesso a informaes privilegiadas.

Contrato de gesto: 8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: I - o prazo de durao do contrato; II - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes; III - a remunerao do pessoal.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Servidor/Funcionrio pblico no exerccio de mandato eletivo: Art. 38. Ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposies: I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo; II - investido no mandato de Prefeito, ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e, no havendo compatibilidade, ser aplicada a norma do inciso anterior; IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento; V - para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse. Esses dispositivos so muito importantes, vamos ter ateno: Se o mandato for federal, estadual ou distrital: ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo; Se for mandato de Prefeito: ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; Se for mandato de Vereador:

o Havendo compatibilidade de horrios: Perceber as


vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo;

o No havendo compatibilidade: Ser aplicada a norma


referente ao prefeito. 61. (CESPE/TJAA-CNJ/2013) Considere que determinado servidor pblico aposentado tenha se candidatado a deputado estadual. Nessa situao hipottica, caso seja eleito, ele poder perceber simultaneamente os proventos de sua aposentadoria e os vencimentos de deputado.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Comentrios: A Constituio prev tal possibilidade no art. 37, 10, que diz ser vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 (RPPS) ou dos arts. 42 e 142 (militar) com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, mas que ficariam ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. Esquematizando, a acumulao de proventos de aposentadoria poder se dar da seguinte forma: provento + provento ou remunerao de cargos acumulveis, conforme visto acima; provento + mandato Eletivo; provento + cargo em comisso.

Gabarito: Correto.

62. (CESPE/TCE-AC/ 2009) O servidor pblico investido no mandato de prefeito ficar afastado do cargo, emprego ou funo, podendo, no entanto, optar por receber a respectiva remunerao. Comentrios: Do art. 38 da Constituio podemos entender que ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, ir ser aplicado o seguinte: Se o mandato for federal, estadual ou distrital: ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo; Se for mandato de Prefeito: ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; Se for mandato de Vereador:

o Havendo

compatibilidade de horrios: Perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo; referente ao prefeito.

o No havendo compatibilidade: Ser aplicada a norma


Gabarito: Correto.

63. (CESPE/MPS/ 2010) facultado ao servidor pblico investido no mandato de vereador optar pela sua remunerao, na hiptese de incompatibilidade de horrio. Comentrios:
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Segundo o art. 38 da Constituio (incisos II e III) temos que o servidor que for eleito e investido no mandato de Vereador, poder passar por duas situaes: Havendo compatibilidade de horrios: perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo; No havendo compatibilidade: ser aplicada a norma referente ao prefeito, ou seja, no poder acumular as vantagens dos dois cargos, mas poder optar por qual remunerao quer receber. Gabarito: Correto.

64. (CESPE/TCE-AC/ 2009) O servidor pblico no exerccio de mandato eletivo ter seu tempo de servio contado para todos os fins, inclusive promoo por merecimento. Comentrios: A Constituio em seu art. 38, IV dispe que o servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, ter seu tempo de servio contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento; Gabarito: Errado.

65. (CESPE/OAB-SP exame n 135/ 2008) O servidor pblico da administrao direta, autrquica ou fundacional investido no mandato de prefeito municipal ser necessariamente afastado do cargo, emprego ou funo que esteja ocupando, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. Comentrios: O enunciado reproduz o teor do art. 39, II da Constituio. Gabarito: Correto.

Servidores Pblicos: Devido Ao A redao do cautelarmente Administrao texto: Direta de Inconstitucionalidade ADI n 2.135 4 caput do art. 39 da CF, dada pela EC 19/98, est suspensa. Ela extinguia o Regime Jurdico nico na Direta, Autrquica e Fundacional e possua o seguinte

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE A Unio, os Estados, o DF e os Municpios instituiro conselho de poltica de administrao e remunerao de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. Com o texto da EC 19/98 acabava a obrigatoriedade de que a administrao pblica direta contratasse servidores exclusivamente pelo regime estatutrio, abrindo a possibilidade de se contratar empregados pblicos, regidos pela CLT. Porm, com a suspenso, volta a vigorar o texto anterior, embora com uma eficcia no retroativa (ex-nunc) at o momento, pois uma deciso cautelar. O caput antigo, que volta a vigorar diz: A Unio, os Estados, o DF e os Municpios instituiro, no mbito de sua competncia, regime jurdico nico e planos de carreiras para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas.

66. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Atualmente, em razo de deciso do Supremo Tribunal Federal, a Unio, os estados, o Distrito Federal (DF) e os municpios devem instituir, no mbito de suas competncias, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas. Comentrios: Devido a uma Ao Direta de Inconstitucionalidade, a redao do caput do art. 39 da CF, dada pela EC 19/98, est cautelarmente suspensa. Ela extinguia o Regime Jurdico nico na Administrao Direta, Autrquica e Fundacional. Desta forma, volta a vigorar a disposio relativa ao regime jurdico nico. Gabarito: Correto.

Fixao dos padres de vencimento 1 A fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar: I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; II - os requisitos para a investidura; III - as peculiaridades dos cargos.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 67. (FCC/Analista - TRT-SP/ 2008) A fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar a natureza, o grau de responsabilidade, a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para a investidura e as peculiaridades dos cargos. Comentrios: Correto. O art. 39, 1 da Constituio estabelece em seus 3 incisos o que deve ser observado ao fixar os vencimentos dos cargos. Estes incisos foram citados em sua ntegra no enunciado. Gabarito: Correto.

Incentivos eficincia 2 A Unio, os Estados e o Distrito Federal mantero escolas de governo para a formao e o aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo-se a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira, facultada, para isso, a celebrao de convnios ou contratos entre os entes federados. Como incentivo eficincia podemos citar tambm o 7 Aplicao de excedentes em programas de qualidade: Lei da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade.

68. (CESPE/ANAC/ 2009) A Unio, os estados e o DF mantero escolas de governo para a formao e o aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira. Comentrios: Trata-se da literalidade do disposto no art. 39 2 da Constituio Federal. Gabarito: Correto.

Direitos trabalhistas aplicados aos servidores


Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 3 Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo pblico o disposto no art. 7, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admisso quando a natureza do cargo o exigir. Vide aula sobre Direitos Sociais.

69. (CESPE/ TCE-AC/ 2009) Segundo a CF, os ocupantes de cargo pblico no tm direito a remunerao do trabalho noturno superior do diurno. Comentrios: A questo explora a combinao entre os artigos 39 3 e 7, IX da Constituio, conferindo ao servidor pblico o adicional noturno. Gabarito: Errado.

Subsdio 4 O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. Apenas pode haver acrscimos de parcelas indenizatrias (a nvel federal, segundo a Lei n 8.112/90, seriam elas: ajuda de custo, diria, transporte e auxlio moradia). Tambm obrigatrio para os: Servidores policiais (art. 144, 9); Membros do MP (art. 128, 5, I, c); e Defensores Pblicos e integrantes da AGU (art. 135). Observe que no so os servidores das polcias, mas, somente os policiais. 8 Este tipo de remunerao tambm pode ser usada, porm de forma facultativa, para os demais servidores de carreira.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Divulgao anual dos valores das remuneraes 6 Os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio publicaro anualmente os valores do subsdio e da remunerao dos cargos e empregos pblicos.

70. (FCC/Analista - TRT-SP/ 2008) Os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio publicaro mensalmente os valores do subsdio e da remunerao dos cargos e empregos pblicos. Comentrios: Errado. Essa publicao deve ser anual e no mensal, de acordo com o art. 39 6 da Constituio. Gabarito: Errado.

71. (FCC/Tcnico - TRF 5 / 2008) Nos termos da Constituio Federal de 1988, os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio publicaro os valores dos subsdios e da remunerao dos cargos e empregos pblicos trimestralmente. Comentrios: Errado. Ser anualmente, de acordo com o art. 39 6 da Constituio. Gabarito: Errado.

Demais observaes 7 Lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade. 8 A remunerao dos servidores pblicos organizados em carreira poder ser fixada nos termos do 4.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 72. (CESPE/SEFAZ-AC/ 2009) Os estados, o DF e os municpios tm competncia para disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade. Comentrios: Isto depreendido ao observarmos o disposto na Constituio em seu art. 40 7, que dispe que lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade. Gabarito: Correto.

Previdncia dos servidores pblicos (RPPS) Existem 2 regimes de previdncia: o Regime Geral (RGPS) que institudo no art. 201 da Constituio, e o Regime Prprio (RPPS) que institudo pelo art. 40. O Regime Geral aquele aplicvel aos trabalhadores de forma geral, regidos pela CLT. O Regime Prprio institudo separadamente em cada esfera de governo (Unio, Estados, DF e Municpios) para assegurar a previdncia de seus servidores pblicos. Vamos ver as disposies sobre o RPPS.

A quem se aplica o RPPS? Quem financia o RPPS? Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE que preservem o equilbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. Atuarial relativo aturia (cincia aplicada em seguros que tenta analisar as expectativas de riscos futuros). Em se tratando de RPPS (Regime Prprio de Previdncia Social) estadual, distrital ou municipal, as alquotas para o seu financiamento no podero ser inferiores s cobradas pela Unio. Isso de acordo com a CF, art. 149, 1: "Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, do regime previdencirio de que trata o art. 40, cuja alquota no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio". Vemos que deve contribuir para o RPPS: o respectivo ente; os servidores ativos; e os servidores inativos e pensionistas, porm, estes s contribuem em relao ao valor do provento que passar do teto das aposentadorias do RGPS, isto devido isonomia aplicada ao art. 195, II da CF (vide art. 40, 18).

CF, art. 195, II (...) no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201. CF, art. 249 Com o objetivo de assegurar recursos para o pagamento de proventos de aposentadoria e penses concedidas aos respectivos servidores e seus dependentes (RPPS), em adio aos recursos dos respectivos tesouros, os entes podero constituir fundos integrados pelos recursos provenientes de contribuies e por bens, direitos e ativos de qualquer natureza, mediante lei que dispor sobre a natureza e administrao desses fundos.

Valor dos proventos 1 Os servidores abrangidos pelo regime de previdncia de que trata este artigo sero aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos 3 e 17: Disposies conexas:
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 2 Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 3 Para o clculo dos proventos de aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero consideradas as remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor ao RPPS e tambm, na forma da lei, o que contribuiu para o RGPS.

o que chamamos da contagem recproca da contribuio, o que foi contribudo para o RGPS pode ser usado no RPPS e vice-versa. 8 assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme critrios estabelecidos em lei. 11 Aplicam-se os tetos de remunerao (art. 37, XI) soma total dos proventos de inatividade, inclusive quando decorrentes da acumulao de cargos ou empregos pblicos, bem como de outras atividades sujeitas contribuio para o RGPS, e ao montante resultante da adio de proventos de inatividade com remunerao de cargo acumulvel na forma desta Constituio, cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, e de cargo eletivo.

Ou seja, o somatrio total de proventos, ou proventos + cargos, e at mesmo cargos + cargos, nunca poder ultrapassar o teto remuneratrio do Ministro do STF. 17 Todos os valores de remunerao considerados para o clculo do benefcio sero devidamente atualizados, na forma da lei.

73. (CESPE/MPS/ 2010) Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria ou que servir de referncia para a concesso da penso. Comentrios: A questo retira seu fundamento da literalidade do art. 40 2, segundo o qual, os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. Assim, em que pese haver um clculo prprio para saber o valor dos proventos
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE da aposentadoria ou penso, h um limite intransponvel, que a remunerao que o servidor possua em atividade e que serviu como base para conceder o benefcio. Gabarito: Correto.

74. (CESPE/SEFAZ-AC/ 2009) Os proventos do servidor pblico aposentado por invalidez permanente sero sempre iguais ao da ltima remunerao recebida. Comentrios: No basta o valor da ltima remunerao para se calcular os proventos. Estes devem ser calculados por ocasio da sua concesso, e neste clculo sero consideradas as remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor ao Regime Prprio de Previdncia Social, como tambm, na forma da lei, o que contribuiu para o Regime Geral (CF, art. 40 1). Gabarito: Errado.

75. (CESPE/ TCE-AC/ 2009) Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, sero acrescidos de 20% da remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. Comentrios: Segundo o art. 40 2 da Constituio: os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. Gabarito: Errado.

76. (CESPE/DPE-ES/ 2009) Caso um servidor pblico, detentor de cargo efetivo, tenha exercido cargo em comisso durante o perodo de clculo de sua aposentadoria, os valores recebidos pelo exerccio do cargo em comisso podero ser considerados para fins de fixao dos proventos desse servidor, de forma que o valor dos proventos seja maior que o valor da remunerao no cargo efetivo que ocupava no momento da aposentadoria. Comentrios:
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE O art. 40 2 da Constituio obriga que os proventos de aposentadoria - bem como as penses-, por ocasio de sua concesso, no excedam a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria - ou que serviu de referncia para a concesso da penso. Gabarito: Errado.

77. (CESPE/SEFAZ-AC/ 2009) Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, podero exceder a remunerao do respectivo servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. Comentrios: O art. 40 2 da Constituio obriga que os proventos de aposentadoria - bem como as penses-, por ocasio de sua concesso, no excedam a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria - ou que serviu de referncia para a concesso da penso. Gabarito: Errado.

Regras de Aposentadoria I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, na forma da lei; II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE As bancas examinadoras tentam confundir os candidatos trocando o termo "tempo de contribuio" por "tempo de servio". Muita ateno: sempre que se falar em aposentadoria, a proporo se faz em relao ao tempo de contribuio. O salrio proporcional ao tempo de servio se d apenas no caso de o servidor encontrar-se em "disponibilidade". 5 Os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em 5 anos para a aposentadoria prevista na alnea a acima, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil e no ensino fundamental e mdio Esquematizando as regras de aposentadoria: Aposentadoria por invalidez permanente: - PROVENTOS PROPORCIONAIS ao tempo de CONTRIBUIO. Salvo, se decorrente de: Acidente em servio; Molstia profissional; ou Doena grave, contagiosa ou incurvel. Aposentadoria compulsria: PROVENTOS PROPORCIONAIS ao tempo de CONTRIBUIO aos 70 ANOS de idade. Nestes casos sero integrais, na forma da lei;

Aposentadoria voluntria: Voluntria com proventos integrais: 60 anos de idade; (55 se professor FMI) Se Homem (60+35+10+5) 35 anos de contribuio; (30 se professor FMI) 10 anos no servio pblico;

55 anos de idade; (50 se professor FMI) Se Mulher (55+30+10+5) 10 anos no servio pblico; Professor "FMI" = Se professor de nvel Fundamental, Mdio ou Infantil.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

30 anos de contribuio; (25 se professor FMI)

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Os 10 anos no servio pblico e 5 no cargo so fixos para os 2, e do homem para a mulher, diminui-se 5 anos dos demais requisitos. Voluntria com proventos PROPORCIONAIS ao tempo de CONTRIBUIO: 65 anos de idade; Se Homem (65+ X +10+5) ? anos de contribuio proporcional a este tempo; 10 anos no servio pblico; 60 anos de idade; Se Mulher (60+ X +10+5) ? anos de contribuio proporcional a este tempo; 10 anos no servio pblico; Perceba que o professor no faz jus reduo neste caso de aposentadoria com proventos proporcionais ao tempo de contribuio.

78. (CESPE/SEFAZ-AC/ 2009) Conforme as regras atuais de aposentadoria voluntria, no necessrio que o servidor tenha um tempo mnimo de investidura no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. Comentrios: exigido que o servidor tenha pelo menos 5 anos de efetivo servio no cargo o qual se deu a aposentadoria (CF, art. 40, III). Gabarito: Errado.

79. (FCC/Tc. Gesto Previdenciria- SP-Prev/2012) A servidora pblica, titular de cargo efetivo da Unio, abrangida pelo regime de previdncia de que trata a Constituio Federal brasileira ser aposentada, voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de: a) quinze anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua cinquenta e cinco anos de idade e trinta e cinco de contribuio.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE b) dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua sessenta anos de idade e trinta de contribuio. c) dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio. d) dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio. e) quinze anos de efetivo exerccio no servio pblico e dez anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua sessenta anos de idade e trinta de contribuio. Comentrios: O item correto a letra D, conforme previsto no art. 40, 1, III, a e b da Constituio. Perceba que o item fala em servidora. Caso fosse servidor, os requisitos seriam: sessenta e cinco anos de idade e trinta e cinco de contribuio. Gabarito: Letra D.

Critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria 4 vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: I - portadores de deficincia; II - que exeram atividades de risco; III - cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. Essa redao foi dada pela EC 47/05, que tambm promoveu a incluso dos 3 incisos. Essa mesma disposio ocorre para o RGPS, vide o art. 201, 1.

80. (CESPE/MMA/ 2009) Servidor pblico federal portador de deficincia pode ter critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Comentrios: Segundo a Constituio em seu art. 40 4, vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime prprio de previdncia social, ressalvados, de acordo com os termos de leis complementares os casos de servidores: I. II. Portadores de deficincia; Que exeram atividades de risco;

III. Cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. Gabarito: Correto.

Penso por morte 7 Lei dispor sobre a concesso do benefcio de penso por morte, que ser igual: I - ao valor da totalidade dos proventos do servidor falecido, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso aposentado data do bito; ou II - ao valor da totalidade da remunerao do servidor no cargo efetivo em que se deu o falecimento, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso em atividade na data do bito. Organizando o disposto sobre penso: Ser o valor total que o servidor falecido recebia em atividade ou de aposentadoria, se aposentado, mas s at o limite do teto do RGPS. Daquilo que passar do teto do RGPS, s receber 70%.

Contagem de tempo para aposentadoria 9 - O tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente para efeito de disponibilidade (Includo pela EC 20/98).
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 10 - A lei no poder estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio (Includo pela EC 20/98). Tempo de contribuio aposentadoria; Tempo de servio disponibilidade.

81. (FCC/Defensor-DP-SP/ 2009) Em relao aposentadoria dos agentes pblicos, observa-se que as normas constitucionais originrias sofreram profundas alteraes com as emendas constitucionais nos 20, 41 e 47, e dentre essas modificaes est a impossibilidade de contagem de tempo de contribuio fictcio. Comentrios: Correto. Tais emendas citadas no enunciado promoveram uma reforma na administrao pblica, inclusive no sistema de aposentadoria do regime prrpio de previdncia. Aps a EC 20/98, podemos perceber a seguinte redao no art. 40 10 da Constituio: a lei no poder estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio. Ou seja, para se aposentar deve-se contar tempo efetivo de contribuio, sendo vedadas contagens "em dobro", "em triplo" e etc. Gabarito: Correto.

Observncia do Regime Geral de Previdncia (RGPS) 12 - Alm do disposto neste artigo, o regime de previdncia dos servidores pblicos titulares de cargo efetivo observar, no que couber, os requisitos e critrios fixados para o regime geral de previdncia social.

Previdncia do servidor ocupante exclusivamente de cargo em comisso 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o regime geral de previdncia social.

Ateno: Exclusivamente cargo em comisso RGPS.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 82. (CESPE/ TRF 1/ 2009) O RGPS ser aplicado aos servidores que, de forma exclusiva, ocupem cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao, bem como emprego pblico ou outro cargo temporrio. Comentrios: Este mandamento o exposto pelo art. 40 13 da Constituio: ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o regime geral de previdncia social. Gabarito: Correto.

Regime de previdncia complementar 14 - A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, desde que instituam regime de previdncia complementar para os seus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, podero fixar, para o valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelo regime de que trata este artigo, o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201. (Includo pela EC 20/98) 15. O regime de previdncia complementar de que trata o 14 ser institudo por lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo, observado o disposto no art. 202 e seus pargrafos, no que couber, por intermdio de entidades fechadas de previdncia complementar, de natureza pblica, que oferecero aos respectivos participantes planos de benefcios somente na modalidade de contribuio definida. (Redao dada pela EC 41/03) 16 - Somente mediante sua prvia e expressa opo, o disposto nos 14 e 15 poder ser aplicado ao servidor que tiver ingressado no servio pblico at a data da publicao do ato de instituio do correspondente regime de previdncia complementar. (Includo pela EC 20/98) Organizando: A quem se aplicar? R: O Regime Complementar s ser aplicar aos servidores ocupantes de cargos efetivos. Em se tratando de servidor
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE que tiver ingressado no servio pblico antes instituio do Regime Complementar, s se aplicar se ele optar expressamente. Quem poder instituir e como instituir? R: Qualquer dos entes Unio, Estados, DF e Municpios atravs de lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo. Ser requisito para qu? R: A instituio do regime complementar o requisito que a Constituio exige para fixar o teto das aposentadorias e penses do RPPS em valor igual ao fixado pelo RGPS. Perceba o que diz o 14: Permite essa equiparao de tetos desde que antes se crie um regime de previdncia complementar para o ente. Qual a relao com a previdncia complementar privada? R: (Vide CF, art. 202). Devem ser observadas as disposies constitucionais da previdncia privada, no que couber. Quais instituies que iro intermediar? R: Ser por intermdio de entidades fechadas previdncia complementar, de natureza pblica. de

Quais os planos de benefcios que sero oferecidos? R: Os planos de benefcios tero uma nica modalidade: contribuio definida.

83. (CESPE/TRF 1/ 2009) Desde que seja institudo regime de previdncia complementar para os respectivos servidores titulares de cargo efetivo, a Unio, os estados, o DF e os municpios podero fixar, para o valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelo regime prprio de previdncia, o limite mximo estabelecido para os benefcios do RGPS. Comentrios: A instituio do regime complementar o requisito que a CF exige para fixar o teto das aposentadorias e penses do RPPS em valor igual ao fixado pelo RGPS. Perceba que diz o 14 do art. 40 da Constituio permite essa equiparao de tetos desde que antes se crie um regime de previdncia complementar para o ente. Gabarito: Correto.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 84. (CESPE/ TRF 1/ 2009) O regime de previdncia complementar dos servidores titulares de cargo efetivo da Unio, dos estados e do DF poder ser institudo por lei de iniciativa dos respectivos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Comentrios: Realmente poder ser qualquer dos entes Unio, Estados, DF e Municpios ,mas somenteatravs de lei de iniciativa do respectivo Poder Executivo. Gabarito: Errado.

Incidncia e imunidade da contribuio social 18. Incidir contribuio sobre os proventos de aposentadorias e penses concedidas pelo regime de que trata este artigo que superem o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201, com percentual igual ao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos. (Includo pela EC 41/03) Ou seja, no incidir contribuio sobre os proventos de aposentadorias e penses concedidas pelo RPPS at o teto limite do RGPS, mas, incide sobre o que passar do teto com os mesmos percentuais que incidem sobre a remunerao dos servidores em atividade nos respectivos cargos efetivos. Isso decorre da isonomia, j que a CF no art. 195, II, dava imunidade de contribuies aos aposentados e pensionistas do RGPS. CF, art. 195, II (...) no incidindo contribuio sobre aposentadoria e penso concedidas pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201. Segundo o 21, em se tratando de portador de doena incapacitante, s incidir contribuio sobre o valor que passar do dobro do teto do RGPS, veja: 21. A contribuio prevista no 18 deste artigo incidir apenas sobre as parcelas de proventos de aposentadoria e de penso que superem o dobro do limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201 desta Constituio, quando o beneficirio, na forma da lei, for portador de doena incapacitante. (Includo pela EC 47/05)

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 85. (CESPE/TRF 1/ 2009) Incide contribuio, com alquota igual estabelecida para os servidores titulares de cargos efetivos, sobre os proventos de aposentadorias e penses concedidas pelo regime prprio dos servidores pblicos que superarem o dobro do limite mximo estabelecido para os benefcios do RGPS, quando o beneficirio for portador de doena incapacitante, na forma da lei. Comentrios: No incide contribuio sobre os proventos de aposentadorias e penses concedidas pelo RPPS at o teto limite do RGPS, mas, incide sobre o que passar do teto com os mesmos percentuais que incidem sobre a remunerao dos servidores em atividade nos respectivos cargos efetivos. Isso decorre da isonomia, j que a CF no art. 195, II, dava imunidade de contribuies aos aposentados e pensionistas do RGPS. Porm, segundo o 21 do art. 41 da Constituio, em se tratando de portador de doena incapacitante, s incidir contribuio sobre o valor que passar do dobro do teto do RGPS. Gabarito: Correto.

Abono de permanncia 19. O servidor de que trata este artigo que tenha completado as exigncias para aposentadoria voluntria estabelecidas no 1, III, a, e que opte por permanecer em atividade far jus a um abono de permanncia equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria at completar as exigncias para aposentadoria compulsria contidas no 1, II. (Includo pela EC 41/03) Abono de permanncia = Valor da sua contribuio

Pluralidade de regimes prprios e unidades gestoras do regime 20. Fica vedada a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o disposto no art. 142, 3, X. (Includo pela EC 41/03) CF, art. 142, 3, X Inatividade do militar das Foras Armadas.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 86. (CESPE/TRF 1/ 2009) A CF veda expressamente a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos. Comentrios: Pela Constituio em seu art. 40 20, fica vedada a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social (RPPS) para os servidores titulares de cargos efetivos, e de mais de uma unidade gestora do respectivo regime em cada ente estatal, ressalvado o existente para os militares das Foras Armadas. Gabarito: Correto.

Estabilidade Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. (Redao dada pela EC 19/98. Anteriormente, a estabilidade era adquirida com apenas 2 anos de efetivo servio. A EC 19 elevou esse prazo para 3 anos. A EC 19 tambm passou a prever que a estabilidade s ocorreria para aqueles servidores nomeados em "cargo de provimento efetivo", no albergando os empregados pblicos regidos pela CLT) Importante notar que a EC 19 no alterou o prazo de vitaliciedade para os Juzes, que, segundo o art. 95, I, continua sendo de 2 anos. Se o candidato lembrar que "a emenda aumentou o prazo para estabilidade mas no mexeu com os Juzes", ser muito fcil na hora da prova acertar que o prazo para estabilidade de 3 anos, enquanto o de vitaliciedade de 2 anos. Outra coisa importante o fato de que o prazo s comea a ser contado a partir da efetiva entrada em exerccio, e no da nomeao ou da posse. Diz o 4: Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade.

87. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Conforme recente entendimento do STJ, o prazo do estgio probatrio dos servidores pblicos de 24 meses, visto que tal prazo no foi alterado pela

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Emenda Constitucional n.19/1998, que trata apenas da estabilidade dos referidos servidores. Comentrios: Atualmente a jurisprudncia dominante, principalmente no STF, de que o estgio probatrio de 3 anos acompanhando o perodo para a aquisio de estabilidade. Gabarito: Errado.

Perda do cargo 1 O servidor pblico estvel s perder o cargo: (Redao dada pela EC 19/98, que incluiu os 3 incisos) I - em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Observao: Alm dessas 3 hipteses, segundo a CF, art. 169, 4, o servidor estvel tambm poder perder o cargo por excesso de despesas. Assim, temos uma quarta hiptese de perda do cargo para o servidor estvel. No caso de excesso de despesas (CF, art. 169, 4), porm, antes de exonerar o servidor estvel, dever o rgo promover: I. reduo em pelo menos 20% das despesas com cargos em comisso e funes de confiana; II. exonerao dos servidores no estveis; III. se ainda no for suficiente O servidor estvel poder perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o rgo ou unidade administrativa objeto da reduo de pessoal (para que isso ocorra depende de lei federal de normas gerais). CF, art. 169, 6 vedada a criao de cargo similar ao extinto por excesso de despesas por 4 anos. CF, art. 247 As leis previstas para regulamentar a perda do cargo do servidor pblico estvel por procedimento de avaliao peridica e a que disciplinar a perda do cargo do servidor estvel por excesso de despesa estabelecero critrios e garantias especiais para a perda
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE de cargo, que, em decorrncia das suas atribuies, desenvolva atividades exclusivas de estado.

88. (CESPE/Especialista Reg.-ANAC/2012) O servidor pblico estvel no poder perder seu cargo mediante processo administrativo, mas apenas em virtude de sentena judicial transitada em julgado. Comentrios: Se combinados os art. 41 1 da Constituio com o seu art. 169 4, encontramos quatro hipteses em que o servidor pblico, embora estvel, pode perder o seu cargo. Assim, incorreto dizer que ele s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado. Alm dessa hiptese, que realmente possvel, ainda poder perder no caso de: - Processo administrativo assegurada a ampla defesa. - Procedimento de avaliao peridica de desempenho na forma da lei complementar. - Excesso de despesas. Gabarito: Errado.

89. (CESPE/AUFCE-TCU/ 2011) O servidor pblico estvel pode ser demitido mediante processo administrativo que lhe assegure ampla defesa, mesmo quando pendente o julgamento da ao penal ajuizada para apurao do mesmo fato. Comentrios: Trata-se de uma hiptese estabelecida pelo art. 41 1 da Constituio, o qual diz que o servidor pblico estvel s perder o cargo: I. em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II. mediante processo administrativo assegurada ampla defesa; em que lhe seja

III. mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Existe ainda a hiptese prevista no art. 169, 4 que versa que o servidor estvel tambm poder perder o cargo por excesso de despesas se as medidas adotadas no forem suficientes.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Veja que o processo administrativo, por si s, j basta para demitir o servidor, no h necessidade de aguardar uma deciso judicial. Gabarito: Errado.

90. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) A Constituio Federal de 1988 (CF) prev expressamente que os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico so estveis aps trs anos de efetivo exerccio. Aps esse prazo, o servidor poder perder o cargo mediante processo administrativo ou procedimento de avaliao peridica de desempenho, no sendo assegurada, nesses dois casos, por ser uma deciso da prpria administrao pblica, a ampla defesa. Comentrios: Segundo o art. 41 1 da Constituio, o servidor pblico estvel s perder o cargo: I. em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II. mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III. mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Existe ainda a hiptese prevista no art. 169, 4 que versa que o servidor estvel tambm poder perder o cargo por excesso de despesas se as medidas adotadas no forem suficientes. Gabarito: Errado.

91. (CESPE/Tcnico-TCU/ 2009) Aps a aquisio da estabilidade, o servidor pblico no pode perder o cargo mediante procedimento de avaliao peridica. Comentrios: Segundo o art. 41 1 da Constituio, o servidor pblico estvel s perder o cargo: I. em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II. mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III. mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Existe ainda a hiptese prevista no art. 169, 4 que versa que o servidor estvel tambm poder perder o cargo por excesso de despesas se as medidas adotadas no forem suficientes. Gabarito: Errado.

Reintegrao, reconduo, aproveitamento e disponibilidade: Reintegrao, reconduo, aproveitamento e disponibilidade so quatro casos em que imprescindvel a estabilidade, ou seja, no so institutos aplicados ao servidor em estgio probatrio.

Reintegrao Se o servidor estvel foi demitido, mas, a demisso foi invalidada por sentena judicial, ser ele reintegrado ao cargo que ocupava, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade (Neste caso ter remunerao proporcional ao tempo de servio). Situao inicial:
Cargo 1 Serv. A Cargo 2 Serv. B

Demisso do servidor A (estvel) e ocupao do cargo 1 pelo servidor B:


Cargo 1 Serv. A Serv. B Cargo 2

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Anulao da demisso do servidor A e sua reintegrao ao cargo por ser estvel:
Reintegrao No = Exonerado

Cargo 1

Cargo 2 O serv. B estvel? No = Reconduo

Serv. A

Serv. B

Sim = O cargo 2 est ocupado?

Sim = Disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio ate que ocorra aproveitamento em outro cargo.

Observaes: Estamos aqui expondo o que mencionado na prpria CF, embora entendamos que o servidor no estvel que tenha sua demisso anulada dever retornar ao servio pblico, mas a discusso passa a ser se este retorno pode ser denominado reintegrao. 92. (ESAF/ATA-MF/ 2009) O eventual ocupante de vaga de servidor reintegrado, se estvel, ser reconduzido ao cargo de origem mediante prvia e justa indenizao proporcional ao tempo de servio. Comentrios: A reintegrao foi prevista pelo art. 41 2, ali no h previso para que ocorra indenizao, pelo contrrio, existe previso expressa de que isso ocorrer sem indenizao. Gabarito: Errado.

Extino do cargo ou declarao de desnecessidade:

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 3 Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar em disponibilidade, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redao dada pela EC 19/98).

Segurana Pblica: Diz a Constituio: Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I - polcia federal; II - polcia rodoviria federal; III - polcia ferroviria federal; IV - polcias civis; V - polcias militares e corpos de bombeiros militares. Conceito: Dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Objetivo: exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio. Vimos que a Constituio enumera os rgos encarregados da segurana pblica, questo interessante surge: Seria possvel ampliar o rol de rgo responsveis por esta especial misso?? O STF j teve a oportunidade de se manifestar, e sabem qual foi a posio? No, os Estados-membros devem obrigatoriamente observar o art. 144 da Constituio. confira o julgado: (...) Criao do Instituto-Geral de Percias e insero do rgo no rol daqueles encarregados da segurana pblica. (...) Observncia obrigatria, pelos Estados-membros, do disposto no art. 144 da Constituio da Repblica. (...) Impossibilidade da criao, pelos Estados-membros, de rgo de segurana pblica diverso daqueles previstos no art. 144 da Constituio. (...) Ao Instituto-Geral de Percias, institudo pela norma impugnada, so incumbidas funes atinentes segurana pblica. Violao do art. 144, c/c o art. 25 da Constituio da Repblica. (ADI 2.827, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgamento em 16-9-2010, Plenrio, DJE de 6-4-2011).

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 1- Polcia Federal: rgo permanente; organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira.

Competncias da PF: 1. Apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei; 2. Prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia; 3. Exercer as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras; 4. Exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio. 2- Polcia Rodoviria Federal: rgo permanente; organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira. Patrulhamento ostensivo das rodovias

Competncia da PRF: federais, na forma da lei.

3- Polcia Ferroviria Federal: rgo permanente; organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira. Patrulhamento ostensivo das ferrovias

Competncia da PFF: federais, na forma da lei. 4- Polcia Civil:

Dirigida por delegados de polcia de carreira.

Competncia da Polcia Civil: Ressalvada a competncia da Unio, possui as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares. 5- Polcia Militar e Corpo de Bombeiros Militar So foras auxiliares e reserva do Exrcito

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Subordinam-se, juntamente com as polcias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. (PM): Polcia ostensiva e

Competncias da Polcia Militar preservao da ordem pblica;

Competncias do Corpo de Bombeiros Militares (CBM): Alm das atribuies definidas em lei, incumbe a execuo de atividades de defesa civil. Em relao Polcia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militares - Cabe LEI ESTADUAL ESPECFICA dispor sobre ingresso, limites de idade, estabilidade, remunerao, inatividade e etc. 6-Guarda Municipal: Competncia da guarda municipal: Proteo dos bens dos Municpios que a institurem, servios e instalaes, conforme dispuser a lei. 93. (CESPE/ Agente de Polcia- PC-AL/ 2012) Os estadosmembros no podem criar rgo de segurana pblica diverso daqueles previstos na Constituio Federal. Comentrios: Correto, conforme decidido mais de uma vez pelo Supremo, Ao direta de inconstitucionalidade. (...) Criao do Instituto-Geral de Percias e insero do rgo no rol daqueles encarregados da segurana pblica. (...) Observncia obrigatria, pelos Estadosmembros, do disposto no art. 144 da Constituio da Repblica. (...) Impossibilidade da criao, pelos Estados-membros, de rgo de segurana pblica diverso daqueles previstos no art. 144 da Constituio. (...) Ao Instituto-Geral de Percias, institudo pela norma impugnada, so incumbidas funes atinentes segurana pblica. Violao do art. 144, c/c o art. 25 da Constituio da Repblica. (ADI 2.827, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgamento em 16-9-2010, Plenrio, DJE de 6-4-2011.). Gabarito: Correto. 94. (CESPE/Oficial de Inteligncia- ABIN/2010) permitido a um estado da Federao criar instituto geral de percias estadual e inseri-lo no rol constitucional dos rgos encarregados do exerccio da segurana pblica. Comentrios: A Constituio Federal elencou quais seriam os rgos responsveis pela segurana pblica em seu art. 144. So eles: Polcia Federal,
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE Polcia Rodoviria Federal, Polcia Ferroviria Federal, Polcia Civil, Polcia Militar e Corpo de Bombeiros Militares. Segundo o STF, isso no impede que o Estado da Federao crie um instituto geral de percias, apenas impede que este rgo seja includo como "rgo encarregado de segurana pblica". Trata-se de uma questo to somente formal. Gabarito: Errado. 95. (CESPE/AJAJ - STM/2011) Segundo o STF, no h subordinao dos organismos policiais civis, que integram a estrutura do Estado, ao chefe do Poder Executivo, razo pela qual considera constitucional lei estadual que estabelea autonomia administrativa, funcional e financeira polcia civil. Comentrios: Segundo o STF, inconstitucional lei estadual que estabelea autonomia administrativa, funcional e financeira polcia civil, justamente porque isso iria contrariar o art. 144 6 que estabelece a subordinao da polcia civil ao Governador. Gabarito: Errado. 96. (CESPE/ MPE-SE/2010) Com relao segurana pblica, polcia ostensiva e polcia judiciria, assinale a opo correta. a) A segurana pblica dever da Unio e tem como objetivo fundamental a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio. b) Os municpios que tiverem mais de vinte mil habitantes podem constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes. c) s polcias civis competem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares. d) Compete privativamente Unio legislar sobre normas de organizao, efetivos, material blico e garantias, convocao e mobilizao das polcias militares e dos corpos de bombeiros militares, bem como sobre normas de organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis. e) As polcias militares e os corpos de bombeiros militares subordinam-se aos governadores dos estados, com exceo do DF, onde a subordinao se d em relao ao chefe de governo da Unio. Comentrios: A letra A bem maldosa. Est errada, pois no se trata de dever da Unio, apenas, mas do Estado como um todo. Veja s no caput do art. 144 da Constituio.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE A letra B errou a limitar a faculdade das guardas municipais somente aos municpios com mais de 20 mil habitantes. No h limitao. A letra C a correta. A letra D erra. Polcia civil no federal, ento, por que caberia a legislao ser privativa da Unio? No faz sentido. legislar sobre a organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis uma legislao concorrente (art. 24, XVI). A letra E errou ao estabelecer a "exceo do DF". Isso no existe. Gabarito: Letra C. 97. (CESPE/SEJUS-ES/2009) A Polcia Federal tem competncia exclusiva para exercer as funes de polcia judiciria da Unio. Comentrios: Isso mesmo. o disposto na Constituio em seu art. 144 1, IV. A competncia exclusiva. Gabarito: Correto. 98. (CESPE/Agente-Polcia Federal/2009) A Polcia Federal tem competncia constitucional para prevenir e reprimir, com exclusividade, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho. Comentrios: Segundo a Constituio em seu art. 144 1, II, A polcia federal tem competncia para prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia; Gabarito: Errado. 99. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF 5/2009) Caso seja praticado crime de estelionato contra instituio privada que integra o SUS, a instaurao do inqurito policial atribuio constitucionalmente prevista para a Polcia Federal. Comentrios: No ser atribuio da PF, pois no se trata de uma instituio pblica integrante da Unio, e sim uma instituio privada. Gabarito: Errado.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 100. (CESPE/SEJUS-ES/2009) As polcias militares, os corpos de bombeiros militares, as foras auxiliares e a reserva do Exrcito subordinam-se, juntamente com as polcias civis, ao presidente da Repblica. Comentrios: Segundo o art. 144 6 da Constituio Federal: as polcias militares e corpos de bombeiros militares, foras auxiliares e reserva do Exrcito, subordinam-se, juntamente com as polcias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. Gabarito: Errado. 101. (CESPE/Polcia Civil - ES/2009) Os municpios podem instituir guardas municipais com a funo de reforar a segurana pblica, em auxlio polcia civil. Comentrios: A Guarda Municipal no se presta ao auxlio da Polcia Civil, e nem exerce atribuio de polcia de segurana e ordem pblica. Gabarito: Errado. 102. (CESPE/SEJUS-ES/2009) Os municpios tm a faculdade de, por meio de lei, constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, no lhes cabendo, contudo, o exerccio da polcia ostensiva. Comentrios: Segundo o art. 144 8: Os Municpios podero constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei. Gabarito: Correto. 103. (CESPE/Delegado - Polcia Civil - RN/2009) Acerca da defesa do Estado e das instituies democrticas, assinale a opo correta. a) s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, inclusive as militares. b) A Polcia Rodoviria Federal, rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais, estaduais e municipais.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE c) Tratando-se de diligncia determinada judicialmente para a busca e apreenso em residncia, a participao da polcia militar no contamina o ato, em que pese no exercer a funo de polcia judiciria. d) Compete Polcia Federal exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio, sendo certo que cabe s polcias civis exercer as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras. e) A organizao e o funcionamento dos rgos federais responsveis pela segurana pblica sero disciplinados mediante decreto do presidente da Repblica, de maneira a garantir a eficincia de suas atividades. Comentrios: A letra A erra, pois seria "exceto as militares". A letra B tambm erra, pois o correto seria o patrulhamento ostensivo das rodovias federais, na forma da lei. A letra C correta. O Supremo em 2 decises, decidiu que, embora a polcia militar no seja uma polcia judiciria (polcia de investigao e apoio ao Poder Judicirio), mas uma polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica, ela poder ser usada pelo Juiz no cumprimento de busca e apreenso. A letra D errada, pois as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras pertencem tambm PF! A letra E afronta o art. 144 7 que diz que A LEI disciplinar a organizao e o funcionamento dos rgos responsveis pela segurana pblica, de maneira a garantir a eficincia de suas atividades. Gabarito: Letra C. 104. (CESPE/Polcia Civil - ES/2009) Os estados devem seguir o modelo federal de organizao da segurana pblica, atendo-se aos rgos que, segundo a CF, so incumbidos da preservao da ordem pblica, das pessoas e do patrimnio. Comentrios: A Constituio Federal estabeleceu no seu art. 144 as diretrizes da segurana pblica a ser observada em nvel nacional, enumerando os rgos responsveis por cada parte da segurana pblica. Gabarito: Correto. 105. (CESPE/Polcia Civil - ES/2009) A gesto da segurana pblica, nos estados, atribuio privativa dos delegados de polcia civil. Comentrios:
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE A segurana pblica estadual no formada somente pela polcia civil, teremos tambm a polcia militar e ainda o corpo de bombeiros militar. Gabarito: Errado. 106. (CESPE/Oficial de IntelignciaABIN/2010) As corporaes consideradas foras auxiliares e reserva do Exrcito subordinam-se aos governadores dos estados, do Distrito Federal e dos territrios. Comentrios: A questo tira o seu fundamento diretamente da Constituio Federal, art. 144, 6, que dispe: as policias militares e corpos de bombeiros militares, forcas auxiliares e reserva do Exercito, subordinam-se, juntamente com as policias civis, aos governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. Gabarito: Correto. 107. (FGV/Delegado de Polcia - ISAE/2010) Os rgos apresentados nas alternativas a seguir esto includos no art. 144 da Constituio como responsveis pelo exerccio da preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, exceo de um. Assinale-o. a) Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. b) Polcia Ferroviria Federal. c) Polcias Civis. d) Foras Armadas. e) Polcia Federal. Comentrios: As Foras Armadas (Marinha, Exrcito e Aeronutica) no so responsveis por segurana pblica, mas so, segundo o art. 142 da Constituio, instituies permanentes destinadas defesa da Ptria, garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Gabarito: Letra D. 108. (FGV/Delegado de Polcia - ISAE/2010) Com relao ao tema Segurana Pblica analise as afirmativas a seguir: I. Os municpios podero constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE II. s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares. III. A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destinase a prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentrios: I - Correto. a faculdade dada pelo art. 144 8 da Constituio. II - Correto. Perfeita literalidade do art. 144 4 da Constituio. III - Correto. Agora combinou-se a literalidade do 144 1 da Constituio, com seu inciso II. Gabarito: Letra E.

LISTA DAS QUESTES DA AULA:

1. (CESPE/Oficial de IntelignciaABIN/ 2010)A administrao pblica deve obedecer a vrios princpios expressos na CF, como o da legalidade e da impessoalidade, e, ainda, a princpios implcitos ao texto constitucional, tais como o do interesse pblico, que fundamental discusso no mbito da administrao. 2. (CESPE/SEAPA-DF/ 2009) Embora a moralidade administrativa no encontre meno expressa no texto da Constituio Federal de 1988, correto afirmar, com base no direito positivo brasileiro, que o princpio da moralidade se confunde com o da legalidade administrativa. 3. (CESPE/SEAPA-DF/ 2009) De uma forma geral, os princpios constitucionais da administrao pblica correspondem a formulaes normativas gerais que servem de orientao para a interpretao dos administradores, razo pela qual os tribunais brasileiros adotam o entendimento prevalecente de que um princpio pode ser invocado
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE para sustentar a ilegalidade de um ato administrativo, mas jamais para fundamentar a inconstitucionalidade de decises administrativas. 4. (CESPE/ANATEL/ 2009) Governadores de estado devem obrigatoriamente observar o princpio da moralidade pblica na prtica de atos discricionrios. 5. (CESPE/TRE-MA/ 2009) Nenhuma situao jurdica pode perdurar no tempo se estiver em confronto com a CF, sendo fundamental a observncia dos princpios constitucionais. A administrao pblica, em especial, deve nortear a sua conduta por certos princpios. Na atual CF, esto expressamente informados os princpios da impessoalidade, legalidade, publicidade e indisponibilidade. 6. (CESPE/SECONT-ES/ 2009) Como decorrncia do princpio da impessoalidade, a CF probe a presena de nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos em publicidade de atos, programas, obras, servios e campanhas de rgos pblicos. 7. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Quando o TCU emite uma certido, ele evidencia o cumprimento do princpio constitucional da publicidade. 8. (CESPE/Tcnico - MPU/ 2010) De acordo com a CF, cargos, empregos e funes pblicas so acessveis somente a brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, no havendo, portanto, a possibilidade de obteno de emprego pblico por estrangeiros. 9. (CESPE/TRT-17/ 2009) No tocante organizao do Estado brasileiro, a CF considerou os cargos, empregos e funes pblicas de acesso exclusivo dos brasileiros natos e naturalizados. 10. (CESPE/Oficial de Inteligncia- ABIN/ 2010)A nica exceo ao princpio constitucional do concurso pblico, que compreende os princpios da moralidade, da igualdade, da eficincia, entre outros, consiste na possibilidade, expressa na CF, de nomeao para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao. 11. (CESPE/AGU/ 2009) inconstitucional a ascenso funcional como forma de investidura em cargo pblico, por contrariar o princpio da prvia aprovao em concurso pblico. 12. (CESPE/TCE-ES/ 2009) O princpio constitucional que exige a aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos para a investidura em cargo ou emprego pblico no se aplica ao caso do titular de serventias extrajudiciais, nem ao ingresso na atividade notarial e de registro.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 13. (CESPE/Analista - TRT 9/ 2007) O exame psicotcnico pode ser exigido em concurso pblico, desde que assim preveja o edital. 14. (ESAF/TFC-CGU/ 2008)O prazo de validade do concurso pblico ser de at quatro anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. 15. (ESAF/TRF/ 2006) Conforme disciplina constitucional, nenhum concurso poder ter prazo de validade inferior a dois anos. 16. (CESPE/OAB-SP exame n 137/ 2008) Na administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municpios, os cargos em comisso sero preenchidos exclusivamente por servidores ocupantes de cargos efetivos. 17. (CESPE/OAB-SP exame n 137/ 2008) Na administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municpios, os cargos em comisso destinam-se apenas s atribuies de direo e chefia. 18. (CESPE/Analista - TCE-TO/ 2008) Se Paulo for convidado a ocupar uma funo de confiana no mbito do Poder Executivo da administrao pblica estadual, ento, preenchidas as demais condies legais, Paulo ter que ocupar, necessariamente, um cargo efetivo. 19. (CESPE/SEJUS-ES/ 2009) O nepotismo corresponde a prtica que pode violar o princpio da moralidade administrativa. A esse respeito, de acordo com a jurisprudncia do STF, seria inconstitucional ato discricionrio do governador do DF que nomeasse parente de segundo grau para o exerccio do cargo de secretrio de Estado da SEAPA/DF. 20. (CESPE/AGU/ 2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. 21. (CESPE/AGU/ 2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa. 22. (CESPE/FINEP/ 2009) Exige-se edio de lei formal para coibir a prtica do nepotismo, uma vez que a sua vedao no
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE decorre diretamente dos princpios contidos na Constituio Federal (CF). 23. (FCC/Analista Judicirio- TRE-SP/ 2012) A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente da autoridade nomeante, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana na administrao pblica, somente pode ser coibida por lei especfica de cada ente federativo, no se podendo extrair essa proibio da prpria Constituio da Repblica 24. (CESPE/ TCE-AC/ 2009) Ao servidor pblico civil vedada a associao sindical. 25. (ESAF/TFC-CGU/ 2008) garantido aos servidores civis e militares o direito livre associao sindical. 26. (ESAF/Tcnico Administrativo ANEEL/ 2004) A Constituio probe o direito de greve dos servidores pblicos civis e militares. 27. (FCC/Analista - TRF 5/ 2008) A lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. 28. (CESPE/AJAJ - STM/ 2011) A CF assegura ao servidor pblico a reviso geral anual de sua remunerao ou subsdio mediante lei especfica de iniciativa do chefe do Poder Executivo e estabelece o direito indenizao na hiptese de no cumprimento da referida determinao constitucional. 29. (CESPE/Especialista Reg.-ANAC/ 2012) Dado o princpio da separao de poderes, os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. 30. (CESPE/AJ-Taquigrafia-TJES/ 2011)A remunerao ou o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos do poder judicirio do estado-membro no poder exceder o subsdio mensal dos desembargadores do respectivo tribunal de justia, limitado a 90,25% do subsdio mensal, em espcie, dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 31. (CESPE/MPS/ 2010) De acordo com a CF, os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podem ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. 32. (CESPE/Tcnico-TCU/ 2009) A CF exclui, para efeito de teto salarial do funcionalismo, as parcelas de carter indenizatrio previstas em lei. 33. (CESPE/ABIN/ 2008) A lei estadual que determina que os recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes da defensoria pblica estadual sejam aplicados como pagamento de prmio de produtividade aos servidores e membros daquele rgo no inconstitucional, desde que o valor da
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE remunerao dos servidores e membros da defensoria pblica no ultrapassasse, respectivamente, o valor do subsdio mensal do governador do estado e dos desembargadores do respectivo tribunal de justia. 34. (CESPE/OAB-SP exame n 136/ 2008) A Constituio Federal (CF) dispe que o subsdio mensal dos desembargadores do tribunal de justia estadual poder ser fixado como limite nico das remuneraes e subsdios dos ocupantes de cargo, funo e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional de qualquer dos poderes do Estado, mediante lei de iniciativa privativa do governador. 35. (CESPE/AGU/ 2009) O Poder Judicirio, fundado no princpio da isonomia previsto na Carta da Repblica, pode promover a equiparao dos vencimentos de um servidor com os de outros servidores de atribuies diferentes. 36. (CESPE/ABIN/ 2008) No seria inconstitucional a lei que estabelecesse que a remunerao dos agentes de inteligncia da ABIN seria vinculada remunerao dos oficiais de inteligncia, de forma que, sendo majorada a remunerao destes, a remunerao daqueles seria majorada no mesmo percentual de forma automtica. 37. (CESPE/MPS/ 2010) Para o fim de concesso de acrscimos posteriores, podero ser computados os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico. 38. (ESAF/SEFAZ-MG/ 2005) Os servidores pblicos estaduais, ao contrrio do que ocorre com os servidores pblicos federais, no gozam da garantia da irredutibilidade de vencimentos. 39. (CESPE/TJAA-CNJ/ 2013) Considere que determinado servidor pblico aposentado tenha se candidatado a deputado estadual. Nessa situao hipottica, caso seja eleito, ele poder perceber simultaneamente os proventos de sua aposentadoria e os vencimentos de deputado. 40. (CESPE/Especialista Reg.-ANAC/ 2012) Admite-se a acumulao por servidor pblico de proventos de aposentadoria em cargo pblico com a remunerao percebida pelo exerccio de cargo em comisso. 41. (CESPE/AJAA-TJES/ 2011) A proibio de acumular cargos, empregos ou funes no atinge os empregados de sociedades de economia mista, j que estas so regidas pelas regras do direito privado. 42. (CESPE/TRF 5 Regio/ 2006) Suponha que Pedro seja professor em uma universidade pblica. Nesse caso, ele poder acumular o seu cargo de professor com um cargo de analista judicirio, rea meio, em tribunal regional federal.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 43. (CESPE/Procurador-TCE-ES/ 2009) As regras constitucionais de cumulao de vencimentos no setor pblico escapam da observncia obrigatria pelos estados-membros e municpios. 44. (CESPE/TRF 1/ 2009) Em face da atual CF, no se podem acumular proventos com remunerao na inatividade, mesmo que os cargos efetivos de que decorram ambas as remuneraes sejam acumulveis na atividade. 45. (CESPE/DPE-ES/ 2009) Tendo-se aposentado em 1995, um servidor pblico federal, aps aprovao em concurso pblico, foi investido em novo cargo pblico em 1997, no mbito estadual. Nesse caso, ele no pde acumular os proventos da sua aposentadoria no regime prprio dos servidores pblicos federais com a remunerao do novo cargo efetivo. 46. (CESPE/TRF 5/ 2009) Considere que Maria seja servidora pblica aposentada e, em janeiro de 1997, tenha sido aprovada em concurso pblico. Nessa situao hipottica, Maria no pode acumular os proventos de sua aposentadoria com a remunerao do novo cargo efetivo. 47. (CESPE/Tcnico - TCE-TO/ 2008) Considere que Paulo seja empregado pblico em uma sociedade de economia mista e, alm disso, ocupe cargo pblico efetivo de professor em universidade pblica estadual e em uma escola tcnica federal. Nessa situao, desde que haja compatibilidade de horrios, Paulo no acumula indevidamente cargos pblicos. 48. (ESAF/AFC-CGU/ 2008) A administrao fazendria e seus servidores fiscais, dentro de suas reas de competncia,tero prioridade sobre os servidores dos demais Poderes da Unio, na forma da lei. 49. (FCC/AJEM- TRT 11/2012) Segundo a Constituio Federal, a instituio de fundao pblica deve ser autorizada por a) ato administrativo emanado pelo Poder Pblico federal que, inclusive, definir suas reas de atuao. b) ato administrativo emanado pelo Poder Pblico municipal, do Municpio onde estiver localizada sua sede que, inclusive, definir suas reas de atuao. c) ato administrativo emanado pelo Poder Pblico estadual que, inclusive, definir suas reas de atuao. d) lei especfica, cabendo lei complementar definir suas reas de atuao. e) decreto municipal, emitido pelo Prefeito do Municpio onde estiver localizada sua sede que, inclusive, definir suas reas de atuao.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 50. (ESAF/TFC-CGU/ 2008) Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, de sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao. 51. (FCC/Analista - TRT 15/ 2009) Independe de autorizao legislativa, a criao de subsidirias de autarquias, empresas pblicas e de fundao. 52. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Se, aps regular procedimento licitatrio voltado aquisio de computadores, verificar-se que, no ato da celebrao do contrato, o ente pblico responsvel pelo certame modificou diversas condies previstas expressamente no ato convocatrio, essas alteraes iro de encontro CF, tendo em vista que as obras, servios, compras e alienaes, ressalvados os casos especificados na legislao, sero contratados mediante processo de licitao pblica que assegure igualdade de condies a todos os concorrentes, com clusulas que estabeleam obrigaes de pagamento, mantidas as condies efetivas da proposta, nos termos da lei. 53. (ESAF/Tcnico Administrativo ANEEL/ 2006) Toda contratao de obra e servio pela Administrao Pblica deve ser precedida de licitao, no podendo a lei excepcionar essa obrigao. 54. (FCC/TJAA TRF 1/ 2011) As administraes tributrias da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, atividades essenciais ao funcionamento do Estado, exercidas por servidores de carreiras especficas, tero recursos prioritrios para a realizao de suas atividades e atuaro de forma a) desassociada, sendo vedado o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais. b) integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informaes fiscais, na forma da lei ou convnio. c) separada, dividindo-se em trs rgos multidisciplinares, controladores dos cadastros e de informaes fiscais em mbito nacional, estadual e municipal. d) separada, dividindo-se em dois rgos multidisciplinares, controladores dos cadastros e de informaes fiscais em mbito nacional. e) subordinada Receita Federal, sendo que, por ordem judicial, sero compartilhados os cadastros e as informaes fiscais. 55. (ESAF/EPPGG-MPOG/ 2009) A Constituio da Repblica previu consequncias graves para os administradores que praticam atos de improbidade administrativa. Assinale, entre as opes abaixo,
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE aquela que no se coaduna com as consequncias pela prtica dos atos de improbidade administrativa. a) Suspenso dos direitos polticos. b) Indisponibilidade dos bens. c) A perda da nacionalidade. d) Ressarcimento ao errio. e) Perda da funo pblica. 56. (CESPE/MPS/ 2010) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causem a terceiros, sendo assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. 57. (CESPE/Procurador-TCE-ES/ 2009) O Estado responde civilmente pelos prejuzos causados a particular em virtude de ato praticado com fundamento em lei declarada inconstitucional. 58. (CESPE/TRF 1/ 2009) Apesar de a responsabilidade civil do Estado no se confundir com a responsabilidade criminal e administrativa dos agentes pblicos, a absolvio do servidor no juzo criminal afasta a responsabilidade civil do Estado, ainda que no se comprove que o dano tenha decorrido de culpa exclusiva da vtima. 59. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Est expresso na CF que as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos e as pessoas jurdicas de direito pblico respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, restando assegurado o direito de regresso contra o responsvel apenas nos casos de dolo. 60. (CESPE/TJSE/ 2008) A Constituio prev a responsabilidade objetiva da administrao pblica tanto na prtica de atos omissivos como na realizao de atos comissivos. 61. (CESPE/TJAA-CNJ/2013) Considere que determinado servidor pblico aposentado tenha se candidatado a deputado estadual. Nessa situao hipottica, caso seja eleito, ele poder perceber simultaneamente os proventos de sua aposentadoria e os vencimentos de deputado. 62. (CESPE/TCE-AC/ 2009) O servidor pblico investido no mandato de prefeito ficar afastado do cargo, emprego ou funo, podendo, no entanto, optar por receber a respectiva remunerao. 63. (CESPE/MPS/ 2010) facultado ao servidor pblico investido no mandato de vereador optar pela sua remunerao, na hiptese de incompatibilidade de horrio.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 64. (CESPE/TCE-AC/ 2009) O servidor pblico no exerccio de mandato eletivo ter seu tempo de servio contado para todos os fins, inclusive promoo por merecimento. 65. (CESPE/OAB-SP exame n 135/ 2008) O servidor pblico da administrao direta, autrquica ou fundacional investido no mandato de prefeito municipal ser necessariamente afastado do cargo, emprego ou funo que esteja ocupando, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao. 66. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Atualmente, em razo de deciso do Supremo Tribunal Federal, a Unio, os estados, o Distrito Federal (DF) e os municpios devem instituir, no mbito de suas competncias, regime jurdico nico e planos de carreira para os servidores da administrao pblica direta, das autarquias e das fundaes pblicas. 67. (FCC/Analista - TRT-SP/ 2008) A fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar a natureza, o grau de responsabilidade, a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para a investidura e as peculiaridades dos cargos. 68. (CESPE/ANAC/ 2009) A Unio, os estados e o DF mantero escolas de governo para a formao e o aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira. 69. (CESPE/ TCE-AC/ 2009) Segundo a CF, os ocupantes de cargo pblico no tm direito a remunerao do trabalho noturno superior do diurno. 70. (FCC/Analista - TRT-SP/ 2008) Os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio publicaro mensalmente os valores do subsdio e da remunerao dos cargos e empregos pblicos. 71. (FCC/Tcnico - TRF 5 / 2008) Nos termos da Constituio Federal de 1988, os Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio publicaro os valores dos subsdios e da remunerao dos cargos e empregos pblicos trimestralmente. 72. (CESPE/SEFAZ-AC/ 2009) Os estados, o DF e os municpios tm competncia para disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade. 73. (CESPE/MPS/ 2010) Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, no podero exceder a remunerao do respectivo servidor no cargo efetivo em que se der a
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE aposentadoria ou que servir de referncia para a concesso da penso. 74. (CESPE/SEFAZ-AC/ 2009) Os proventos do servidor pblico aposentado por invalidez permanente sero sempre iguais ao da ltima remunerao recebida. 75. (CESPE/ TCE-AC/ 2009) Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, sero acrescidos de 20% da remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 76. (CESPE/DPE-ES/ 2009) Caso um servidor pblico, detentor de cargo efetivo, tenha exercido cargo em comisso durante o perodo de clculo de sua aposentadoria, os valores recebidos pelo exerccio do cargo em comisso podero ser considerados para fins de fixao dos proventos desse servidor, de forma que o valor dos proventos seja maior que o valor da remunerao no cargo efetivo que ocupava no momento da aposentadoria. 77. (CESPE/SEFAZ-AC/ 2009) Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, podero exceder a remunerao do respectivo servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 78. (CESPE/SEFAZ-AC/ 2009) Conforme as regras atuais de aposentadoria voluntria, no necessrio que o servidor tenha um tempo mnimo de investidura no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. 79. (FCC/Tc. Gesto Previdenciria- SP-Prev/2012) A servidora pblica, titular de cargo efetivo da Unio, abrangida pelo regime de previdncia de que trata a Constituio Federal brasileira ser aposentada, voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de: a) quinze anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua cinquenta e cinco anos de idade e trinta e cinco de contribuio. b) dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua sessenta anos de idade e trinta de contribuio. c) dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuio.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE d) dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuio. e) quinze anos de efetivo exerccio no servio pblico e dez anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria, bem como possua sessenta anos de idade e trinta de contribuio. 80. (CESPE/MMA/ 2009) Servidor pblico federal portador de deficincia pode ter critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria. 81. (FCC/Defensor-DP-SP/ 2009) Em relao aposentadoria dos agentes pblicos, observa-se que as normas constitucionais originrias sofreram profundas alteraes com as emendas constitucionais nos 20, 41 e 47, e dentre essas modificaes est a impossibilidade de contagem de tempo de contribuio fictcio. 82. (CESPE/ TRF 1/ 2009) O RGPS ser aplicado aos servidores que, de forma exclusiva, ocupem cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao, bem como emprego pblico ou outro cargo temporrio. 83. (CESPE/TRF 1/ 2009) Desde que seja institudo regime de previdncia complementar para os respectivos servidores titulares de cargo efetivo, a Unio, os estados, o DF e os municpios podero fixar, para o valor das aposentadorias e penses a serem concedidas pelo regime prprio de previdncia, o limite mximo estabelecido para os benefcios do RGPS. 84. (CESPE/ TRF 1/ 2009) O regime de previdncia complementar dos servidores titulares de cargo efetivo da Unio, dos estados e do DF poder ser institudo por lei de iniciativa dos respectivos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. 85. (CESPE/TRF 1/ 2009) Incide contribuio, com alquota igual estabelecida para os servidores titulares de cargos efetivos, sobre os proventos de aposentadorias e penses concedidas pelo regime prprio dos servidores pblicos que superarem o dobro do limite mximo estabelecido para os benefcios do RGPS, quando o beneficirio for portador de doena incapacitante, na forma da lei. 86. (CESPE/TRF 1/ 2009) A CF veda expressamente a existncia de mais de um regime prprio de previdncia social para os servidores titulares de cargos efetivos. 87. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) Conforme recente entendimento do STJ, o prazo do estgio probatrio dos servidores pblicos de 24 meses, visto que tal prazo no foi alterado pela Emenda Constitucional n.19/1998, que trata apenas da estabilidade dos referidos servidores.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE 88. (CESPE/Especialista Reg.-ANAC/2012) O servidor pblico estvel no poder perder seu cargo mediante processo administrativo, mas apenas em virtude de sentena judicial transitada em julgado. 89. (CESPE/AUFCE-TCU/ 2011) O servidor pblico estvel pode ser demitido mediante processo administrativo que lhe assegure ampla defesa, mesmo quando pendente o julgamento da ao penal ajuizada para apurao do mesmo fato. 90. (CESPE/Auditor-TCU/ 2009) A Constituio Federal de 1988 (CF) prev expressamente que os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico so estveis aps trs anos de efetivo exerccio. Aps esse prazo, o servidor poder perder o cargo mediante processo administrativo ou procedimento de avaliao peridica de desempenho, no sendo assegurada, nesses dois casos, por ser uma deciso da prpria administrao pblica, a ampla defesa. 91. (CESPE/Tcnico-TCU/ 2009) Aps a aquisio da estabilidade, o servidor pblico no pode perder o cargo mediante procedimento de avaliao peridica. 92. (ESAF/ATA-MF/ 2009) O eventual ocupante de vaga de servidor reintegrado, se estvel, ser reconduzido ao cargo de origem mediante prvia e justa indenizao proporcional ao tempo de servio. 93. (CESPE/ Agente de Polcia- PC-AL/ 2012) Os estadosmembros no podem criar rgo de segurana pblica diverso daqueles previstos na Constituio Federal. 94. (CESPE/Oficial de Inteligncia- ABIN/2010) permitido a um estado da Federao criar instituto geral de percias estadual e inseri-lo no rol constitucional dos rgos encarregados do exerccio da segurana pblica. 95. (CESPE/AJAJ - STM/2011) Segundo o STF, no h subordinao dos organismos policiais civis, que integram a estrutura do Estado, ao chefe do Poder Executivo, razo pela qual considera constitucional lei estadual que estabelea autonomia administrativa, funcional e financeira polcia civil. 96. (CESPE/ MPE-SE/2010) Com relao segurana pblica, polcia ostensiva e polcia judiciria, assinale a opo correta. a) A segurana pblica dever da Unio e tem como objetivo fundamental a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio. b) Os municpios que tiverem mais de vinte mil habitantes podem constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes.
Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE c) s polcias civis competem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares. d) Compete privativamente Unio legislar sobre normas de organizao, efetivos, material blico e garantias, convocao e mobilizao das polcias militares e dos corpos de bombeiros militares, bem como sobre normas de organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis. e) As polcias militares e os corpos de bombeiros militares subordinam-se aos governadores dos estados, com exceo do DF, onde a subordinao se d em relao ao chefe de governo da Unio. 97. (CESPE/SEJUS-ES/2009) A Polcia Federal tem competncia exclusiva para exercer as funes de polcia judiciria da Unio. 98. (CESPE/Agente-Polcia Federal/2009) A Polcia Federal tem competncia constitucional para prevenir e reprimir, com exclusividade, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho. 99. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF 5/2009) Caso seja praticado crime de estelionato contra instituio privada que integra o SUS, a instaurao do inqurito policial atribuio constitucionalmente prevista para a Polcia Federal. 100. (CESPE/SEJUS-ES/2009) As polcias militares, os corpos de bombeiros militares, as foras auxiliares e a reserva do Exrcito subordinam-se, juntamente com as polcias civis, ao presidente da Repblica. 101. (CESPE/Polcia Civil - ES/2009) Os municpios podem instituir guardas municipais com a funo de reforar a segurana pblica, em auxlio polcia civil. 102. (CESPE/SEJUS-ES/2009) Os municpios tm a faculdade de, por meio de lei, constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, no lhes cabendo, contudo, o exerccio da polcia ostensiva. 103. (CESPE/Delegado - Polcia Civil - RN/2009) Acerca da defesa do Estado e das instituies democrticas, assinale a opo correta. a) s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, inclusive as militares. b) A Polcia Rodoviria Federal, rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais, estaduais e municipais.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE c) Tratando-se de diligncia determinada judicialmente para a busca e apreenso em residncia, a participao da polcia militar no contamina o ato, em que pese no exercer a funo de polcia judiciria. d) Compete Polcia Federal exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio, sendo certo que cabe s polcias civis exercer as funes de polcia martima, aeroporturia e de fronteiras. e) A organizao e o funcionamento dos rgos federais responsveis pela segurana pblica sero disciplinados mediante decreto do presidente da Repblica, de maneira a garantir a eficincia de suas atividades. 104. (CESPE/Polcia Civil - ES/2009) Os estados devem seguir o modelo federal de organizao da segurana pblica, atendo-se aos rgos que, segundo a CF, so incumbidos da preservao da ordem pblica, das pessoas e do patrimnio. 105. (CESPE/Polcia Civil - ES/2009) A gesto da segurana pblica, nos estados, atribuio privativa dos delegados de polcia civil. 106. (CESPE/Oficial de IntelignciaABIN/2010) As corporaes consideradas foras auxiliares e reserva do Exrcito subordinam-se aos governadores dos estados, do Distrito Federal e dos territrios. 107. (FGV/Delegado de Polcia - ISAE/2010) Os rgos apresentados nas alternativas a seguir esto includos no art. 144 da Constituio como responsveis pelo exerccio da preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, exceo de um. Assinale-o. a) Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. b) Polcia Ferroviria Federal. c) Polcias Civis. d) Foras Armadas. e) Polcia Federal. 108. (FGV/Delegado de Polcia - ISAE/2010) Com relao ao tema Segurana Pblica analise as afirmativas a seguir: I. Os municpios podero constituir guardas municipais destinadas proteo de seus bens, servios e instalaes, conforme dispuser a lei. II. s polcias civis, dirigidas por delegados de polcia de carreira, incumbem, ressalvada a competncia da Unio, as funes de polcia judiciria e a apurao de infraes penais, exceto as militares.

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL POLCIA FEDERAL PROFESSORES: VTOR CRUZ E RODRIGO DUARTE III. A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destinase a prevenir e reprimir o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuzo da ao fazendria e de outros rgos pblicos nas respectivas reas de competncia. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

GABARITO:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22

Correto Errado Errado Correto Errado Correto Correto Errado Errado Errado Correto Errado Errado Errado Errado Errado Errado Correto Errado Correto Correto Errado

23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44

Errado Errado Errado Errado Correto Errado Errado Correto Correto Correto Errado Errado Errado Errado Errado Errado Correto Correto Errado Errado Errado Errado

45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66

Errado Errado Errado Errado D Correto Errado Correto Errado B C Correto Correto Errado Errado Errado Correto Correto Correto Errado Correto Correto

67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88

Correto Correto Errado Errado Errado Correto Correto Errado Errado Errado Errado Errado D Correto Correto Correto Correto Errado Correto Correto Errado Errado

89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108

Errado Errado Errado Errado Correto Errado Errado C Correto Errado Errado Errado Errado Correto C Correto Errado Correto D E

Prof. Vtor Cruz e Rodrigo Duarte

WWW.PONTODOSCONCURSOS.COM.BR

Potrebbero piacerti anche