Sei sulla pagina 1di 143

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR FACULDADE DE EDUCAO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO BRASILEIRA

LINCONLY JESUS ALENCAR PEREIRA

A UMBANDA EM FORTALEZA: ANLISE DOS SIGNIFICADOS PRESENTES NOS PONTOS CANTADOS E RISCADOS NOS RITUAIS RELIGIOSOS

FORTALEZA 2012

LINCONLY JESUS ALENCAR PEREIRA

A UMBANDA EM FORTALEZA: ANLISE DOS SIGNIFICADOS PRESENTES NOS PONTOS CANTADOS E RISCADOS NOS RITUAIS RELIGIOSOS

Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Educao Brasileira, da Faculdade de Educao da Universidade Federal do Cear, como requisito parcial obteno do grau de Mestre em Educao. Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Educao Popular e Escola. Eixo: Sociopotica, Cultura e Relaes tnico-Raciais. Orientadora: Profa. Dra: Maria Zelma de Arajo Madeira.

FORTALEZA 2012

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao Universidade Federal do Cear Biblioteca de Cincias Humanas

P492u

Pereira, Linconly Jesus Alencar. A umbanda em Fortaleza : anlise dos significados presentes nos pontos cantados e riscados nos rituais religiosos / Linconly Jesus Alencar Pereira. 2012. 142 f. : il. color., enc. ; 30 cm. Dissertao (mestrado) Universidade Federal do Cear, Faculdade de Educao, Programa de Ps-Graduao em Educao Brasileira, Fortaleza, 2012. rea de Concentrao: Educao, sociologia e antropologia da educao. Orientao: Profa. Dra. Maria Zelma de Arajo Madeira. 1.Umbanda Fortaleza(CE) Rituais. 2.Aprendizagem. I. Ttulo. CDD 299.6728098131

LINCONLY JESUS ALENCAR PEREIRA

A UMBANDA EM FORTALEZA: ANLISE DOS SIGNIFICADOS PRESENTES NOS PONTOS CANTADOS E RISCADOS NOS RITUAIS RELIGIOSOS

Dissertao apresentada ao Programa de PsGraduao em Educao Brasileira, da Faculdade de Educao da Universidade Federal do Cear, como requisito parcial obteno do grau de Mestre em Educao. Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Educao Popular e Escola. Eixo: Sociopotica, Cultura e Relaes tnicoRaciais.

Aprovada em: ___/___/_____

BANCA EXAMINADORA
__________________________________ Profa. Dra. Maria Zelma de Arajo Madeira (Orientadora) Universidade Federal do Cear (UFC)/ Universidade Estadual do Cear(UECE)

__________________________________ Prof. Dr. Henrique Antunes Cunha Jnior Universidade Federal do Cear (UFC)

___________________________________ Profa. Dra Ccera Nunes Universidade Regional do Cariri (URCA)

Dedico a Joo Cordeiro, eterno amigo e bisav, Tia Fransquinha Tavares e Antnio Tavares, querido pai-av (in memoriam), hoje ancestrais, mas que no mundo espiritual continuam me protegendo,

ensinando e me dando o carinho em todos os momentos. A Maria Helena Cordeiro de Alencar e Maria de Ftima Alencar Pereira, que em todos os momentos de minha vida me mostraram os encantamentos da vida material e espiritual.

Meus sinceros agradecimentos


Aos exus, caboclos e caboclas, pretos e pretas-velhas, guias espirituais, ers, orixs e ancestrais que me permitiram seguir nessa caminhada com o intuito de reparar e resguardar sua cultura e tradio e engrandecem meu crescimento espiritual todos os dias de minha vida. Funcap, pelo apoio financeiro com a manuteno da bolsa de pesquisa, proporcionando a execuo e a dedicao a este trabalho. minha famlia biolgica, que ocupa lugar especial em minha vida e no meu corao: Maria de Ftima e Francisco Afrnio, meus pais, que nos momentos mais difceis sempre estiveram integralmente do meu lado; Lyndson Alencar, Afrnio Segundo e Lorena Pereira, irmos e irm com os quais sempre pude contar; e Gabriel Rodrigues, filho amado e querido, que em todos os momentos me alegrou com seu carinho e pacincia. A Ccero Renato, companheiro leal e paciente diante de todos as dificuldades enfrentadas, sempre me ajudou a ver o lado bom das pessoas e situaes com sua calma quase inabalvel. Obrigado por estar do meu lado em todos os momentos. Profa. Dra. Maria Zelma de Arajo Madeira, amiga, companheira, protetora, tempestade e furaco nos momentos certos, agradeo por compartilhar comigo essa temtica de pesquisa e acreditar no meu crescimento, pelas reflexes diante dos questionamentos e entraves e pelo estmulo diante do processo de produo do conhecimento. Aos professores e professoras que contriburam para a construo deste trabalho, Dr. Henrique Cunha Jnior, pelo incentivo constante e apoio durante todo o processo de minha formao; Dra. Joselina da Silva, pela amizade, cordialidade e ateno em nossas conversas; a Dr. Ari Andrade, Dra. ngela Linhares, Dr. Eduardo Junqueira e Dra. Sandra Petit, por incentivarem meus questionamentos durante as disciplinas cursadas ao longo da caminhada acadmica. Aos pais e mes, filhos e filhas-de-santo, amigos e amigas que tenho no Ile Oba Oladegi: Jackson, por sua verdade constante; Glauberto Quirino, por seu carinho e respeito; Yaskara Rodrigues; Cleide Carneiro; Lucila Landim; Emanuelly de Ogum; Luana Albuquerque; Luara Albuquerque; Aninha de Yemanj; e Liana Alencar, por seu amor sem

limites; Drio Bezerra, pela dedicao e beleza que trouxe a minha vida; Kercia de Oxossi, Natasha Oxossi e Neide Pomba-Gira, por estarem sempre prximas de boa vontade; Lucas e Samuel, pela amizade verdadeira; Paulo Arruda, Catarine de Yemanj e Edileuza Ribeiro, por abrirem portas para esta pesquisa e acreditarem em minhas palavras e aes, no medindo esforos para estarem sempre ao meu lado nos momentos especiais; Rebeca Alcntara e Elane Carneiro, irms e filhas queridas que sempre me incentivaram a entrar no Programa de PsGraduao em Educao. Aos companheiros/as e amigos/as que ingressaram e estiveram ao meu lado durante a permanncia no curso de Ps-Graduao na Faced-UFC, sempre estimulando os questionamentos acerca do nosso Eixo de Pesquisa (Relaes tnico-Raciais, Cultura e Sociopotica): Cristiane Sousa da Silva, Joelma Gentil, Rinaldo Pervidor, Rosivalda, Marlene e Raissa. A Aurenice Cunha de Castro e Ideolinda Amazonas, grandes amigas e irms que em todos os momentos inspiraram meus passos, nunca me deixando desistir e me mostrando novos caminhos e abrindo portas semiabertas em minha vida. Ao babalorix Fbio de Oxossi, meu querido pai-de-santo; yalorix Ilza de Oxum, minha amada me-de-santo; admirvel Ekede Odete e ao grande amigo Ogan Alexandre, por estarem comigo nessa caminhada espiritual, aconselhando, cuidando e protegendo, pessoas que tenho a sorte e o privilgio de estarem perto. Aos interlocutores da pesquisa, pessoas admirveis e guerreiras que abriram as portas das suas casas e com boa vontade dedicaram parte do seu tempo para que este trabalho fosse construdo, grandes pais-de-santo Zezinho de Oxossi, Ednardo do Quebra-Barreiras, Paulo do Ogum Dil, Carlos do Cibamba, Marcos Amorim, Davi da Padilha, Ricardo de Oxossi, e em particular a Me Cleane de Oxossi e Cambone Fatinha do Z Pilintra, que gentilmente me receberam em seu terreiro e ajudaram a perceber os fundamentos da Umbanda com uma tica mais apurada, contribuindo muito com meus achados.

Oh, Preta Mandinga, no me deixe cair. Oh, Preta Mandinga, me d sua mo aqui. Sou preta-velha que trabalho nessa mesa com as sete velas acesas pra meus filhos levantar, mas eu trabalho nas sete segundas-feiras, sou uma velha feiticeira e meu feitio de ajudar. (Ponto Cantado de Preta Mandinga psicografado por Me Cleane de Oxossi)

RESUMO

Esta dissertao trata da anlise dos significados presentes nos pontos cantados e riscados nos rituais religiosos da Umbanda de Fortaleza. Tem como objetivos compreender de que forma se d a relao ensino/aprendizagem e a interpretao dos significados presentes nos pontos cantados e riscados, assim como investigar a transio da Macumba para a Umbanda na realidade fortalezense, na busca do entendimento do universo mtico religioso umbandista, bem como as estratgias de percepo e esclarecimento da cosmologia africana presente nessa religio. A pesquisa de cunho qualitativo, mediante o uso da metodologia afrodescendente e uma perspectiva etnogrfica, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a observao participante. A pesquisa se dividiu em duas fases entre os anos de 2010 e 2011, em que sete pais e mes-de-santo foram entrevistados, assim como outros sujeitos que faziam parte desse universo umbandista. O estudo apresenta a construo dos aspectos metodolgicos da pesquisa, descrevendo profundamente a aproximao com o campo, as metodologias de pesquisa utilizadas, assim como a construo do perfil biogrfico dos sacerdotes e sacerdotisas, interlocutores-chave deste trabalho. Os elementos que denotaram a consolidao das religies de matriz africana no Estado do Cear tambm foram analisados na busca de entender como se deu a consolidao da Umbanda na cidade de Fortaleza, a partir das fontes documentais primrias encontradas no jornal O Povo, na tentativa de perceber como essa religio traou e traa estratgias de sobrevivncia, resistncia e enfrentamento as aes silenciadoras da sociedade cearense. As prticas como a festa de Yemanj, que tive a oportunidade de acompanhar por todo o tempo da pesquisa, ajudaram a traar o panorama da Umbanda nos dias atuais, a partir da perspectiva dos sacerdotes e sacerdotisas, aproximando-me dos significados presentes nos pontos cantados e riscados. Atravs dessas vises, busquei perceber como a relao ensino/aprendizagem dos pontos cantados e riscados acontece na atualidade, sua interpretao e como esto situados nos diversos rituais religiosos encontrados na Umbanda cearense.

Palavras-chave: Religies de matriz africana, Umbanda, pontos cantados e riscados, significados, relao ensino/aprendizagem.

ABSTRACT

This talks about the analyse of the meaning in sings points in religion celebrations of Umbanda from Fortaleza. It has as goal to understand how the relation between learning/teaching happens, as how to investigate the changing from macumba to Umbanda in Fortaleza reality, trying to understand the magic universe of Umbanda religion and african cosmology in this religion the reserarch is about quality, using afrodescendent method as an instsument to collect information an interview and abservation of the Umbanda religioners.It was made in two fases, bethween 2010 and 2011 years.Seven fathers and mothers de santo was interviewed, as other peaple who participate of Umbanda.This study presents the construction, describing the peaple profile this work keys. The religion is flexed in Cear and specially in Fortaleza, analysing documents tahen from O Povo newspaper.This religion tries to win the prejudice from society.The pratices like Yemanjs party, where I was participating, helped me to do a research of Umbanda nowadays. Keywords: Religions with African roots, Umbanda, points and sung scratched, meanings, Learning/ Teaching.

SUMRIO

1 INTRODUO 2 ASPECTOS METODOLGICOS DA PESQUISA 2.1 Trajetria de vida nas religies de matriz africana: primeiras aproximaes com o objeto 2.2 Especificidades da pesquisa 2.3 Perfil biogrfico dos interlocutores da pesquisa 3 RELIGIES DE MATRIZ AFRICANA NO CEAR: elementos para uma anlise sobre a "consolidao" da Umbanda na cidade de Fortaleza 3.1 A construo social da Macumba cearense: perseguio e resistncia 3.2 A Umbanda cearense no contexto histrico da Ditadura Vargas 3.3 A transmutao da Macumba no Cear para o Espiritismo de Umbanda 3.4 A Umbanda hoje a partir das perspectivas dos sacerdotes e sacerdotisas da cidade de Fortaleza 3.5 Reflexes sobre a festa de Yemanj em Fortaleza: 15 de agosto de 2010 e 2011 4 UMBANDA, UMA RELIGIO DOS RITUAIS: campo significativo dos pontos cantados e riscados 4.1 As linhas que descrevem a Aruanda: os rituais religiosos da Umbanda 4.2 O tero de uma preta-velha: anlise dos pontos cantados e riscados nos rituais religiosos da Umbanda cearense 5 CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS ANEXOS APNDICES

11 20 21 45 56 61

62 69 72 79 82

95 97 104

125 127 131 136

11

1 INTRODUO O tema das religies de matriz africana, em particular da Umbanda, desperta meu interesse desde os tempos de infncia, quando era levado para rituais de cura por minha me e por uma tia j falecida que hoje habita o campo dos invisveis. Todo esse contexto envolveu-me nos rituais de descarrego e limpeza embebida pela fumaa de cachimbo dos pretos e pretas-velhas. Essa atmosfera sempre me apaziguava, principalmente nas dores que sofria, dores que hoje entendo que no eram minhas, mas daqueles que me acompanhavam, procurando um caminho ou palavras amigas, espritos ou entidades que contemplam o mundo conhecido para os umbandistas como Aruanda, espao onde moram os orixs e entidades afins presentes nesse panteo. Empreendi a pesquisa bibliogrfica como a primeira parte da pesquisa que deu base a esta dissertao, com a pretenso de compreender melhor o universo religioso da Umbanda dialogando com alguns especialistas desse tema, pois, segundo Ortiz (1978), a Umbanda uma religio brasileira que tem origem na regio Sudeste e foi obrigada a integrar sua cosmologia s contradies de classe, marcada pela urbanizao e pela industrializao do Pas. Dentro do universo das religies de matriz africana, a Umbanda , sem dvida, uma das mais praticadas em todo o Brasil, possuindo um rico panteo e uma viso de mundo fortemente marginalizada por conta da sua cultura e tradies. As prticas das religies de matriz africana iro, pela Umbanda, se integrar sociedade nascente. A frica deixa de ser a forte inspirao sagrada, a terra-me: h ento uma aposta na brasilidade, na nacionalidade. Essa religio congrega uma sntese do Espiritismo Kardescista francs, do Catolicismo popular e das religies africanas e indgenas. O intuito maior de mergulhar nesse conceito luz de Rio(1904), Pordeus Jr. (2000,2002), Silva (2005), Pares (2007) e Canturio (2009) tentar compreender a metamorfose dos Calundus1 para a Macumba2 no contexto nacional e, com isso, adentrar ao
Calundus Termo legtimo usado em Angola que vem a designar culto aos inquices. Origina-se do quimbundo kalundu. Designa dana coletiva, canto, msicas acompanhadas por instrumentos de percusso, invocao de espritos, sesso de possesso, adivinhao e curas mgicas, como banho de ervas. Nome frequente para as religies de origem africana no Brasil at o sculo XVIII. Forma urbana da religio africana relativamente organizada, antecedendo as casas de Candombl do sculo XIX e os atuais terreiros de Candombl (SILVA, 2005, p. 43). 2 Macumba O termo macumba, tendo indicado anteriormente um instrumento musical de origem africana utilizado nos terreiros afro-brasileiros, tomou o sentido genrico para designar algumas
1

12

universo afrocearense da Umbanda, descrevendo a trajetria dessa religio, suas formas de resistncia e luta. A pretenso desta pesquisa explicitar de que forma acontece a relao ensino/aprendizado e a interpretao dos smbolos e signos presentes nos pontos cantados e riscados3 da Umbanda em Fortaleza pelos sacerdotes e sacerdotisas4 e com isso entender como esse universo reconta a histria e cultura africana e afro-cearense. No decorrer do primeiro semestre de curso, antes de adentrar ao campo de pesquisa com um olhar investigativo, encontrei reportagens no jornal O Povo5 que mostravam a resistncia de negros/negras, sua cultura e religio na cidade de Fortaleza, atravs de terreiros que eram perseguidos nas primeiras dcadas do sculo XX. Isso nos deu base e abriu caminhos para contar uma histria silenciada, que tem seus passos reconstitudos no segundo captulo desta dissertao. Remontar esses passos compreender tambm como, na formao da sociedade brasileira, essas religies se iniciaram em senzalas, quilombos, agruparam-se como forma de resistncia negra, incorporando costumes e crenas dos diversos grupos africanos e seus descendentes. Entender como foi a formao das primeiras macumbas, e com isso, buscar evidncias das suas organizaes e resistncias contra a escravido, tendo em vista que esses grupos por muitos anos foram protegidos por irmandades religiosas6, que resguardavam suas prticas, as quais no se ajustavam aos cnones e regras da teologia catlica.
As redes sociais dos negros que se articulavam nas irmandades catlicas eram provavelmente as mesmas que podiam garantir a organizao de batuques e outras prticas religiosas que aos olhos dos africanos garantiam religies principalmente aquelas de tradio banto, modificadas pela influncia Angola-Congo (PORDEUS JNIOR, 2000a, p.41). 3 Os pontos riscados so desenhos feitos com pemba (giz sagrado) que determinam a identidade escrita de cada entidade, possibilitando invoc-la e direcionar sua energia para os trabalhos desejados. 4 Optarei por utilizar os termos sacerdotes e sacerdotisas para referir-me aos lderes espirituais, mas ao mesmo tempo, para um tratamento melhorado da redao da dissertao, utilizarei pai e me-de-santo, guardio e guardi espiritual. 5 Essas evidncias foram percebidas graas pesquisa realizada pela doutoranda em Educao Geranildes Sousa e Silva, que, depois de realizar pesquisa na Biblioteca Nacional em 2010, constatou uma matria que relatava a perseguio a um terreiro situado no Centro da cidade de Fortaleza, presidido por negro chamado Irmo Luiz. 6 Irmandades religiosas como os quilombos foram focos de resistncia e manuteno e adaptao dos diferentes tradies africanas. Foram institudas pela Igreja Catlica, oficialmente liberadas e estimuladas entre a populao negra. Os primeiros registros de irmandades negras no Brasil datam de 1586, sendo disseminadas pelos jesutas entre a populao escravizada dos engenhos. As mais destacadas irmandades religiosas foram de So Bento, da Nossa Senhora da Boa morte, Nossa Senhora do Rosrio, Nossa Senhora dos Remdios, So Benedito, dentre outras. (SCHUMAHER, 2007)

13 tanta eficcia. A dupla participao de muitos africanos e crioulos nos desfiles e procisses das irmandades e nos calundus ou danas superticiosas como uma justaposio benfica de recursos conceituais para lidar com as adversidades do cotidiano. (PARES, 2007, p.111)

Quando no eram resguardados pelas irmandades religiosas, grande parte dos rituais eram feitos nas matas, j que nas florestas estava a maioria dos elementos sagrados para os africanos e seus descendentes, alm de ser um ambiente aberto para a fuga dos escravizados/as e por isso ser considerado mais seguro, o que forava seus participantes a adentr-las altas horas da noite. Apenas com a chegada no Kardescismo Esprita francs7, no final do sculo XIX, e com sua introjeo nesses grupos, verifica-se a organizao de novas prticas. Segundo Rohde (2009), o marco-mito de criao da Umbanda ou Baixo Espiritismo datado de 15 de novembro de 1908, quando Zlio de Moraes, at ento com 17 anos, que havia sido levado a uma mesa esprita (sesso medinica) devido a um problema de sade que os mdicos no conseguiam curar, manifesta-se com o Caboclo Sete Encruzilhadas. Nessa reunio, comearam a se manifestar diversos espritos de negros/as escravizados/as e indgenas nos mdiuns presentes, e esses espritos eram convidados a se retirar pelo dirigente da mesa, que os julgava atrasados espiritual, cultural e moralmente. Foi ento que o Caboclo Sete Encruzilhadas proferiu um discurso de defesa das entidades que ali estavam presentes, sendo discriminadas pela diferena de cor/ raa e classe social. Avisou ento a todos os presentes que no dia seguinte, na residncia do mdium, haveria uma reunio e a criao de uma nova religio que permitisse a manifestao de espritos de negros/as e ndios/as, onde essas entidades pudessem exercer seus trabalhos espirituais e passar suas mensagens. Criavase ento o Baixo Espiritismo e logo a seguir os Centros Espritas de Umbanda, que podiam se organizar livremente, por adeptos que agora faziam parte da elite branca dominante, como nos apresenta o fragmento apresentado por Silva (2005, p.111).
Zlio e seus companheiros provinham predominantemente dos setores mdios. Trabalhavam no comrcio, na burocracia governamental, eram
7

Segundo Silva (2005, p.107), o Kardecismo chegou ao Brasil em meados do sculo XIX. Criado na Frana por Allan Kardec (pseudnimo de Lon Hippolyte Dnizart Rivail), essa doutrina filosfica e religiosa fez pouco sucesso em seu local de origem, mas no Brasil teve grande repercusso e aceitao, inicialmente entre famlias de classe mdia (mais prximas das ideias e novidades produzidas na Europa) e depois entre a populao em geral.

14 oficiais de unidades militares; o grupo inclua tambm alguns profissionais liberais, jornalistas, professores e advogados, e ainda alguns operrios especializados. Todos esses indivduos eram homens e quase todos eram brancos[...] Muitos integrantes deste grupo de fundadores eram, como Zlio, kardescistas insatisfeitos, que empreenderam visitas a diversos centros de Macumba localizados nas favelas dos arredores do Rio e de Niteri. Eles passaram a preferir os espritos e divindades africanas e indgenas presentes na Macumba, considerando-os mais competentes do que os altamente evoludos espritos kardecistas na cura e no tratamento de uma gama muito ampla de doenas e outros problemas. Eles achavam os rituais da macumba muito mais estimulantes e dramticos do que os dos kardescistas, que, comparados aos primeiros, lhes pareciam estticos e inspidos. Em contrapartida, porm, ficavam extremamente incomodados com certos aspectos da Macumba. Consideravam repugnantes os rituais que envolviam sacrifcios de animais, a presena de espritos diablicos (Exus), ao lado prprio do ambiente que muitas vezes inclua bebedeiras, comportamento grosseiro e a explorao econmica dos clientes (BROW apud SILVA, 2005, p. 11).

Diante de todo o processo de branqueamento8 explicitado nas religies de matrizes africanas, comeamos a analisar, agora de forma mais apurada, a linguagem presente no universo da Umbanda e suas linhas. Entendemos essa organizao e sistematizao como forma de preservao religiosa em linhas9, sempre respeitando a hierarquia estabelecida pela Aruanda. Em princpio, os encontros eram marcados por danas e cnticos, sempre em lngua materna de raiz africana, possibilitando o entendimento de vrios grupos, o que reforou essas estratgias de sobrevivncia. Os korins10 ou pontos cantados organizavam aes que iam acontecer naquela comunidade, traavam estratgias de fugas e garantia em seus coraes a sobrevivncia de seus ancestrais. Segundo Santos (2008, p.199), os africanos e seus descendentes utilizavam desenhos para comunicao e identificao ancestral. Daniela Calainho nos traz grande evidncia em 2000, quando faz meno ao caso julgado pelo
8

Segundo Silva (2004, p. 31) a ideologia do branquamento tem como causa fundamental o medo que a minoria branca brasileira tem da maioria negra e mestia, e do possvel antagonismo a ser gerado a partir da exigncia de direitos tnico-culturais. Isso porque a aceitao democrtica das diferenas pressupe igualdades de oportunidades para os segmentos que apresentam padres estticos e valores sociais culturais diferentes. 9 Segundo Canturio (2009) as linhas nos terreiros por ns pesquisados totalizam sete. Algumas diferenas so frequentes nas denominaes, mas, de modo geral, so essas: Linha dos Povos das guas, Linha das Crianas, Linha dos Exus, Linhas dos Pretos-Velhos, Linha dos Povos das Matas (caboclos, ndios), e a Linha dos Orixs (Xang, Ogum etc.), Linha do Povo do Astral. 10 Segundo Luz (2000, p. 33), korins so cnticos ou pontos cantados, presentes no sistema musical polirrtmico de matriz africana.

15

Tribunal do Santo Ofcio de Jos Francisco Pereira (1705-1736), escravizado, nascido na Costa de Jud, que chegou ao Brasil ainda criana. Em suas bolsas de mandinga 11 havia gravuras, indicando grandes semelhanas com os atuais desenhos dos pontos riscados da Umbanda. Esse contexto formativo da Umbanda me fez refletir, a partir de Ribeiro (2006), que essa linguagem multiforme e heterclita, constituda com base em diferentes domnios, adotados pelo corpo social. Esse entrelaamento da oralidade (pontos cantados), atravs da contao da histria de vida dos ancestrais, suas vivncias e a linguagem escrita (pontos riscados), desenhos, gravuras especficas de cada entidade, nos fizeram questionar: o que os pontos cantados e riscados significam para os pais e mes-de-santo da Umbanda? E com isso aprofundar no objetivo central desta dissertao, que compreender de que forma se d a interpretao e a relao ensino/aprendizagem dos pontos cantados e riscados da Umbanda de Fortaleza pelos sacerdotes e sacerdotisas. Tornaram-se objetivos especficos buscar investigar como se deu a transio do Macumba para a Umbanda na realidade fortalezense, com o intuito de aprofundar o real questionamento de sua origem realmente brasileira ou africana; compreender e investigar o universo simblico e mtico-religioso (das africanidades) contido nos pontos cantados e riscados; contribuir com estratgias de entendimento da cosmologia africana presente na Umbanda para a implementao da Lei 10.639 no municpio de Fortaleza. A batida de tambores, o colorido das roupas, as risadas e o cheiro de alfazema no saem at hoje da minha memria: recordo muito bem dos pontos cantados ou oraes daqueles dias diferentes que sempre chegavam aos sbados ou nas grandes viagens que fazamos todos os anos para o interior do Maranho, na regio do Codo12. No momento dos pontos cantados, o defumador era passado por todo o terreiro, na frente de todos os filhos/filhas-de-santo, adeptos ou pessoas em busca de cura, com a finalidade de curar as mazelas e afastar entidades que estivessem acompanhando qualquer participante presente nos trabalhos. Essa ao sempre acontecia quando os participantes
11

Segundo Santos (2008), bolsas de mandinga so amuletos em formato de bolsinha contendo ingredientes que protegiam contra armas e doenas. 12 Regio conhecida no interior do Estado do Maranho por concentrar grande quantidade de terreiros de Umbanda e Catimb, os quais frequentava buscando curas espirituais e o desenvolvimento medinico de minha me biolgica.

16

estavam muito carregados de ms energias, e precisava-se descarregar o ambiente antes da sesso, colocando plvora no centro do terreiro, queimando-a e cantando o ponto de descarrego para limpar o ambiente.
descarrega, descarrega, Exu, leva o mal pra encruzilhada. descarrega, descarrega, Exu, leva o mal pra encruzilhada. A onda do mar sagrada, Exu limpa de madrugada. A onda do mar sagrada, Exu limpa de madrugada.

No decorrer desses trabalhos religiosos e anos que passei em busca de curas, entidades profetizaram minha iniciao nas religies de matriz africana, provocando medo e receio em meus pais, que tentaram, durante os anos seguintes, desviar meu olhar. Desejaram-me outro futuro, voltaram ento minha educao para um espao catlico que no permitia discutir temticas como cultura e religio de matriz africana ou entender um Deus diferente do cristo. Com o passar dos anos, a morte dessa querida tia e a ruptura da minha me com esse universo religioso, as dores do corpo, do esprito e os questionamentos continuaram, at a poca em que encontrei acolhimento e auxlio outra vez nas religies de matriz africana (Candombl), sendo iniciado e hoje presidindo como babalorix13 o Ile Oba Oladeji (A casa do rei que veio para multiplicar a riqueza). Dessa forma, procurarei adentrar com maior profundidade nessas memrias no decorrer do meu trabalho dissertativo, pois a ausncia que encontrei no ambiente escolar, a falta de respostas para alguns enigmas e questionamentos que me indignaram durante anos impulsionaram-me a mergulhar nesse campo religioso e seu estudo, que ainda to denso para a grande maioria dos educadores/as. Acredito dessa forma que este texto dissertativo pode contribuir para a linha de movimentos sociais, educao popular e escola, pois adentra a proposta do eixo de sociopotica, cultura e relaes tnico-raciais, em convergncia direta com a estruturao da Lei 10.639/0314, buscando novos pensares para embasar a formao acadmica e o abrao s
Babalorix Sacerdote religioso tambm conhecido como pai-de-santo. A Lei 10.639/03, aprovada em 2003 pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva e homologada em 10 de abril de 2004 atravs do parecer CNE/CP 6/2002, regulamenta a alterao trazida Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educao Bsica. Dessa forma, busca cumprir o estabelecido na
13 14

17

diferenas. Procuro dar continuidade s aes e frutos maturados durante dcadas pelo movimento negro brasileiro, que, no decorrer de todo o perodo ps-abolio aos dias atuais, exige do Estado brasileiro a reparao s atrocidades realizadas atravs do escravismo criminoso, na tentativa de corrigi-las atravs das polticas de aes afirmativas15. Nessa perspectiva, essas polticas propem a divulgao e a produo de conhecimentos antirracistas, que sejam capazes de conduzir a (re)educao das relaes entre grupos tnicos diferentes, procura do reconhecimento e da valorizao da histria, cultura e identidades negras, condies essenciais e indispensveis para uma educao de qualidade para todos/as. As polticas de aes afirmativas estimularam as diversas aes que viriam a ser desenvolvidas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal nos anos seguintes. A homologao da Lei 10.639/03 e posteriormente, atravs do Governo Federal e o Ministrio da Educao, em conjunto com o Conselho Nacional de Educao, no dia 17 de junho de 2004, homologam o parecer que dita as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira e Africana, abrindo caminhos para a fiscalizao e cobrana do movimento negro das diversas aes que seriam desenvolvidas posteriormente. De posse dessas aes e do caminho apontado pelo parecer N 001/2004, podemos perceber em seu texto que, quando tange s Polticas de Reconhecimento e Valorizao de Aes Afirmativas,
A demanda por reparaes visa a que o Estado e a sociedade tomem medidas para ressarcir os descendentes de africanos negros dos danos psicolgicos, materiais, sociais, polticos e educacionais sofridos sob o regime escravista, bem como em virtude das polticas explcitas ou tcitas de branqueamento da populao, de manuteno de privilgios exclusivos para grupos com poder

Constituio Federal nos seus Art. 5, I, Art. 210, Art. 206, I, 1 do Art. 242, Art. 215 e Art. 216, bem como nos Art. 26, 26 A e 79 B na Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, que asseguram o direito igualdade de condies de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito s histrias e culturas que compem a nao brasileira, alm do direito de acesso s diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros. 15 Polticas de reparaes e de reconhecimento formaro programas de aes afirmativas, isto , conjuntos de aes polticas dirigidas correo de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalizao criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatria. Aes afirmativas atendem ao determinado pelo Programa Nacional de Direitos Humanos, bem como a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, com o objetivo de combate ao racismo e a discriminaes, tais como: a Conveno da UNESCO de 1960, direcionada ao combate ao racismo em todas as formas de ensino, bem como a Conferncia Mundial de Combate ao Racismo, Discriminao Racial, Xenofobia e Discriminaes Correlatas de 2001.

18 de governar e de influir na formulao de polticas, no ps-abolio. (2004, p. 3)

As novas pedagogias de combate ao racismo e a discriminaes evidenciam experincias de professores em suas escolas, na busca de elementos que ajudem a empreender a construo de novos valores, desfazendo os equvocos sedimentados no decorrer da histria pelos livros didticos e imaginrios populares criados em torno da figura da populao negra, sua cultura e religio. Apontar novas temticas no sentido de trabalhar relaes tnico-raciais em sala de aula de importncia fundamental para reforar a identidade e a valorizao da autoestima da populao negra. Outro grande trabalho dessas aes o esclarecimento e a informao da populao no sentido educativo a respeito das leis 7.716/199916, 8.081/199017 e 9.459/199718, que regulam os crimes resultantes de preconceito de raa e de cor e estabelecem as penas aplicveis aos atos discriminatrios e preconceituosos, entre outros, de raa, cor, religio, etnia ou procedncia nacional, tendo em vista que a responsabilidade de todos/as, e no apenas do professor/professora em sala de aula. Exige-se, assim, um comprometimento solidrio dos vrios elos do sistema de ensino brasileiro, que tm o papel articulador e coordenador da organizao da educao nacional. Parto para o campo de pesquisa com base na metodologia afrodescendente, que, segundo Cunha Jr. (2008), tem como acrscimo a presuno de que o pesquisador conhece essa cultura, sua histria e religio, alm de partir do ambiente estudado e suas evidncias de mundo, na busca de investigar com um olhar mais sensvel os elementos presentes nos rituais religiosos, os objetos, as aes, bem como as relaes existentes envolvendo o contexto do ritual. Optei por empreender a pesquisa de campo tambm com base em uma perspectiva etnogrfica, que me proporcionou pressupostos tericos, haja vista que, segundo Canclini (2005, p.39), relativizar um olhar no d conta para a anlise das complexidades dos fenmenos. Logo entendi que no podia separar um sistema e analisar suas particularidades
Lei 7.716/1989 Promulgada em 5 de janeiro de 1989, essa lei define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor. 17 Lei 8.081/1990 Estabelece os crimes e as penas aplicveis aos atos discriminatrios ou de preconceito de raa, cor, religio, etnia ou procedncia nacional, praticados pelos meios de comunicao ou por publicao de qualquer natureza. 18 Lei 9.459/1997 Altera os arts. 1 e 20 da Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor, e acrescenta pargrafo no art. 140 do decreto-lei e 2.848, de 7 de dezembro de 1940.
16

19

o mesmo acontece com as religies de matriz africana, em especfico com meu objeto de estudo, a Umbanda. Assim, esta dissertao encontra-se dividida da seguinte forma: O captulo I, intitulado Aspectos metodolgicos da pesquisa, cujo propsito foi descrever um pouco da minha trajetria de vida nas religies de matriz africana desde a infncia at os dias atuais, passando pelo desenvolvimento espiritual e iniciao no Candombl no ano 2000. Essa etapa da pesquisa tambm contm o perfil biogrfico dos sacerdotes/sacerdotisas entrevistados. O captulo II, intitulado Religies de matriz africana no Cear: elementos para uma anlise sobre a consolidao da Umbanda na cidade de Fortaleza, foi elaborado a partir de um pesquisa documental realizada nos arquivos do jornal O Povo, na cidade de Fortaleza, sobre os primeiros indcios da perseguio dessas religies na dcada de 1930 no Estado do Cear. Tendo em vista que essa histria ainda no foi contada, procurei dar voz fora e resistncia exercida pelos sacerdotes/sacerdotisas e participantes desses terreiros, bem como evidenciar a perseguio policial, da imprensa local e da Igreja Catlica. Procuro analisar as relaes sociais no contexto histrico da Era Vargas e a consolidao do movimento umbandista no contexto nacional, suas formas de resistncias e as atuaes exercidas na cidade de Fortaleza. O captulo III tratar da Umbanda como uma religio dos rituais: campo significativo dos pontos cantados e riscados, o que exige o trabalho com a descrio dos rituais e a anlise dos pontos cantados e riscados das entidades presentes no panteo da Umbanda. Por fim, tem-se as consideraes finais, em que apresento o que representou essa pesquisa e sua importncia para a educao e as fontes bibliogrficas com que dialoguei para a construo desta dissertao.

20

2 ASPECTOS METODOLGICOS DA PESQUISA

A pesquisa que deu base a este trabalho de natureza qualitativa, pois, segundo DaMatta (1987, p. 22), s enfrentando nossa prpria posio, educao, interesses e preconceitos que podemos comear a entender o objeto pesquisado. O problema no o de somente reproduzir e observar o fenmeno, mas substancialmente o de como observ-lo. De posse desses argumentos, comeo a interpretar os smbolos e signos presentes nos pontos cantados e riscados nos terreiros de Umbanda da cidade de Fortaleza, com o intuito de ampliar o universo de conhecimentos da histria e da cultura presentes na Umbanda. Aproveitei os pressupostos bsicos da etnografia e contrastei com a metodologia afrodescendente desenvolvida por Cunha Jnior (2008), que me mostrou argumentao necessria para dialogar com as categorias basilares neste trabalho: cultura e religies de matriz africana, pontos cantados e riscados, educao popular e o ensino das relaes tnicoraciais. Desse modo, a composio do mtodo utilizado, a delimitao do campo os terreiros de Umbanda em que visitei e consequentemente os sacerdotes/sacerdotisas que entrevistei os passos que dei para a consolidao da metodologia de pesquisa, alm da apresentao do perfil dos interlocutores da investigao e a formao do dirio de campo, fundamental para a coleta de dados nos terreiros, comporo os elementos estruturantes para este trabalho na tentativa de responder ao questionamento: de que forma se d a relao ensino/aprendizagem e a interpretao dos smbolos e signos presentes nos pontos cantados e riscados da Umbanda de Fortaleza pelos sacerdotes e sacerdotisas? Procurei recontar a trajetria das religies de matriz africana no Brasil e em especfico trago essa histria para o contexto cearense com base nesses olhares descritivo e analtico a partir de uma perspectiva etnogrfica que:
[...] parte do fundamental e clssico do trabalho de campo com relao ao mtodo qualitativo antropolgico:observao, roteiro aberto de entrevista, contato direto e pessoal do pesquisador com os interlocutores de campo e perodo de campo relativamente longo. (OLIVEIRA, 2008, p. 53)

21

Segundo Oliveira (2008, p. 55), a etnografia hoje ao mesmo tempo uma arte e uma disciplina cientfica, que consiste, em primeiro lugar, em saber ver e em seguida saber estar com os outros e consigo mesmo enfim, uma arte de traduzir e retraduzir para o pblico terceiro (terceiro em relao aos interlocutores pesquisados) e, portanto, que se saiba escrever. Absorver esses conhecimentos luz desses tericos me ajudou a conduzir melhor o rumo da entrada no campo e observao que teria de proceder em campo. Temia que o fato de ser babalorix poderia causar alguma desconfiana nos sacerdotes/sacerdotisas dos terreiros que viesse a frequentar, pois o fato de estar frente do Ile Oba Oladeji e trabalhar diretamente com Candombl e algumas linhas e falanges espirituais da Umbanda poderia promover a desconfiana dos interlocutores. Procurei, ento, explicar a finalidade de estar nos terreiros, em busca de conquistar a confiana dos sacerdotes/sacerdotisas, relatando um pouco da minha perspectiva de vida nas religies de matriz africana que descrevo a seguir.

2.1- Trajetria de vida nas religies de matriz africana: primeiras aproximaes com o objeto Fazer uso da metodologia afrodescendente para conseguir meu propsito me fez perceber que, medida que passava mais tempo com os sacerdotes e sacerdotisas da Umbanda, a relao tornava-se menos formal. Segundo Bogadan e Biklen (1994) e Corsaro (2005), o objetivo do investigador o de aumentar o nvel de vontade dos sujeitos, encorajando-os a falar sobre aquilo que se costuma falar, acabando por lhe fazer confidncias. Assim, decidi na primeira etapa da pesquisa de campo entrevistar pais-de-Santo e mes-desanto que eu conhecia, tendo vinculao atravs do Candombl, no decorrer da minha trajetria espiritual, devido confiana em minha postura como pesquisador e amigo, o que tornou clara a forma de abordagem, pois:
O mtodo de pesquisa afrodescendente concebido para pesquisadores que so de dentro da porteira. Pesquisam temas e realidades convividas, que por opo poltica ou militante fazem parte de suas opes de vida. Assim, a pesquisa pelo mtodo afrodescendente [...]. Pesquisador e pesquisa se confundem em alguma proporo e se transformam no curso desta. Portanto, a evoluo da pesquisa necessita de constantes avaliaes circulares de idas e vindas. (CUNHA JR., 2008, p.77)

22

O uso da metodologia afrodescendente ampliou minha viso de trabalho, pois na construo da segunda etapa da pesquisa de campo a nica sugesto dada pelos tericos era a do abismo entre o distanciamento e o envolvimento com o campo e os investigados. Segundo Bogadan e Biklen (1994, p. 113-114), podemos ser acusados de distoro
[...] por romancearmos as relaes que os investigadores qualitativos estabelecem com os seus sujeitos. Pode dizer que a relao estabelecida no trabalho de campo se adequa melhor observao participante e, mesmo a, este ideal, tal como o descrevemos, nunca alcanado. Alm do mais, podemos ser acusados pelo facto de o termo trabalho de campo no se aplicar a outras formas de investigao qualitativa (entrevista e anlise de documentos, por exemplo).

Em uma aproximao aos arcabouos tericos desse tema, resolvi colher o fundamental de ambas para a construo da minha metodologia de pesquisa, apontando como pressuposto bsico que o pesquisador se reconhece na pesquisa, como tambm se modifica durante a pesquisa devido aos novos conhecimentos. Procurei ento dar ateno fundamental para o campo, as prticas rotineiras de coleta de dados (como entrevistas informais, anotaes, gravaes audiovisuais e coleta de artefatos). Alm do mais, e de modo mais sutil, uma vez que entrada, aceitao e participao so processos com histrias de desenvolvimentos, sua documentao fornece a visualizao dos processos produtivos e reprodutivos nas culturas locais. (CORSARO, 2005, p. 3) No decorrer das primeiras entrevistas e aproximaes com meu objeto de pesquisa, no trabalho de construo do dirio de campo, comecei a recordar os primeiros contatos com a Umbanda que tive quando criana e percebi que se tratava ento de mergulhar em um oceano profundo de lembranas do meu passado. Tive ento de buscar elementos concretos para a construo desses caminhos vividos nos terreiros de Umbanda da cidade de Fortaleza, Estado do Cear, e em Cod, no Maranho, procura de curas para doenas e re-equilbrio espiritual, pois, segundo DaMatta (1987, p. 28), todo sistema social:
humano precisa de instrumentos e artefatos materiais para sobreviver. Na realidade, artefatos, instrumentos e objetos materiais so elementos definidores do homem, j que eles definem a prpria condio e sociedade humana em oposio a sociedades animais. Mas esses instrumentos, embora tendo objetivo de permitir a explorao da natureza, multiplicao da fora e

23 do poderio do homem ou a realizao de alguma tarefa especial, esto determinados pelos modos atravs dos quais o grupo se autodefine e concebe. Da a sua variabilidade.

Sabia que esse contexto traria questionamentos que no conseguiria resolver sozinho. A memria, as lembranas, as vivncias que tive na Umbanda demandavam uma nsia por respostas e exigiam de mim um mergulho maior no campo de pesquisa, de modo que, diante de todo esse contexto, achei prudente definir a pesquisa de campo em dois momentos. Assim poderia recordar os momentos j vividos nas religies de matriz africana, maturar os elementos colhidos na primeira etapa atravs das entrevistas e trabalhar na construo do dirio de campo. Comecei ento a tentar remontar os quebra-cabeas da minha infncia a respeito do que se ouvia falar na dcada de 1980 e do que lembrava com mais intensidade. Recordei-me claramente de um final de tarde em que fui levado pelos meus pais para a festa de Yemanj, que acontece no dia 15 de agosto na Praia do Futuro. Relembro de um grande movimento de pessoas. Na poca, estava com oito anos de idade e o ano era 1987, fazia a segunda srie do Ensino Fundamental I, e as lembranas ainda so ntidas, porque fomos depois que meus pais me buscaram na escola e j era perto do crepsculo.O som dos tambores e o cheiro de alfazema tomavam conta do ar, lembro de rosas brancas jogadas ao mar e muitas mulheres trajando branco. Minha me nesse dia lavou minha cabea com gua de cheiro, mas no deixou tomar banho, disse que o dia no era feito para isso e logo fomos acender velas brancas na beira da praia para Yemanj. Com o resgate desse momento, achei prudente comear a (re)constituir todos os fragmentos recordados e enumer-los cronologicamente com a ajuda de meus pais biolgicos, Maria de Ftima Alencar Pereira e Francisco Afrnio Alves Pereira, assim poderia adentrar nessas memrias19 e descrever um tempo bem anterior a minha iniciao no Candombl20,
19

Segundo Maurice Halbwachs (1990) apud Canturio (2009), trabalha a memria de forma sociolgica, estruturada pela linguagem. Demonstra a importncia de alguns fatores para a conservao da memria, como o espao. A memria muito fluida: modifica-se e desfaz-se no tempo. Dentro do espectro da memria, incluem-se as tradies e os costumes. Parte-se de uma perspectiva da fenomenologia ao considerar o ser humano caracterizado essencialmente por seu grau de interao no tecido das relaes sociais. O centro do seu pensamento so as relaes da memria e da sociedade. 20 Candombl Culto aos orixs. Uma das religies afro-brasileiras praticadas no Brasil desenvolvidas com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados. Segundo Verger (2002), o

24

momentos da infncia em que me senti acolhido e protegido por entidades que sempre orientavam meus pais e tentavam desenvolver mediunicamente minha me. No recordava ao certo quando tinha estado a primeira vez naquela atmosfera, porque realmente ainda era muito pequeno, segundo os relatos de minha me. O primeiro terreiro que frequentei a partir dos dois anos de idade situava-se no bairro da Aerolndia e era presidido por um senhor idoso chamado Chico da Aerolndia, que trabalhava praticando curas, rezas e magia a partir de um copo com gua. Esse foi o primeiro a definir meu caminho, que faria parte da Umbanda e teria de me desenvolver nos caminhos da mediunidade. No decorrer do ritual relatado pelos meus pais, depois das oraes, o senhor Chico me mandava acender uma vela branca (acender e fazer um pedido para alguma entidade) no seu terreiro, onde tinha um cinco Salomo21. Com o falecimento do senhor Chico, anos depois, j com cinco anos, voltei a apresentar descontrole medinicos, sendo levado para um terreiro de uma me-de-santo chamada dona Socorro, na cidade de Maranguape, regio metropolitana da grande Fortaleza. O motivo dessa vez era a suspeita de febre reumtica: aparecia, sumia e voltava frequentemente, com vises de acontecimentos futuros, o que sempre assustava meus pais. Dona Socorro logo tratou de colocar-se disposio para, em um momento futuro, iniciar meu desenvolvimento medinico22, mas o medo dos meus pais fez com que mais uma vez o encontro com a Umbanda fosse adiado, restringindo-se apenas aos rituais de cura. Mais uma vez aconteceu o distanciamento, pelo desconhecimento e preconceito em relao a essa religio considerada por muitos como heresia e charlatanismo. Pelas doenas desenvolvidas na infncia e o medo de perder o nico filho, minha me, que sempre teve dificuldade de engravidar, decidiu adotar outro filho, Lyndson de Alencar Pereira, mas dessa vez o destino e sua Pomba-Gira23 Cigana pregaram uma pea, fazendo
Candombl exaltao personalidade das pessoas, onde se pode ser verdadeiramente como se , e no o que a sociedade pretende que o cidado seja. Para pessoas que tm algo a expressar atravs do inconsciente, o transe a possibilidade de o inconsciente se mostrar. 21 Estrela de cinco pontas consagrada a uma entidade chamada de Rei Salomo. 22 Processo de desenvolvimento da mediunidade que na Umbanda composto de batismo, cruzos nas sete linhas de trabalhos espirituais, sendo concludo com a consagrao de maioridade como pai/mede-santo. 23 Pomba-Gira Segundo Canturio (2008, p. 95-96), na Linha de Exu tem-se a Pomba-Gira, que recupera o lugar da mulher forte, bonita,sedutora, firme com suas gargalhadas. Transgride o discurso de dominao masculina, contrariando o repertrio hegemnico masculino, tpico das sociedades

25

com que, meses aps a chegada do segundo filho, descobrisse que estava grvida do meu irmo caula, Francisco Afrnio Alves Pereira Segundo. Recordo com clareza desse fato, pois comecei a compartilhar o cuidado e as atenes que eram dadas para o beb que chegou com alegria, o Lyndson. A gravidez e o cuidado com meu irmo recm-nascido reestruturaram a rotina familiar e os espaos da casa. Lembro bem desses momentos devido a nossa diferena de idade, que de seis anos. Mudamos ento para uma casa maior e samos do convvio da famlia biolgica de minha me afinal de contas, a famlia que j era de quatro pessoas e esperava a chegada de seu filho caula. A casa que passamos a residir ficava a dois quarteires da casa de meus avs maternos e s l consegui perceber a vida espiritual de minha me com mais clareza, mesmo sem entender os eventos medinicos que aconteciam. Foi no decorrer dos meses que ficamos na casa da Rua Lins do Rego, em que vi pela primeira vez minha me incorporada com entidades que tiravam nosso equilbrio familiar e na maioria das vezes me deixavam com medo noite. Sempre que algum evento medinico acontecia em nossa famlia, recebamos a visita de Tia Fransquinha, que na poca era esprita e tinha desenvolvido sua mediunidade em terreiros de Umbanda. Sua chegada sempre era muito festejada, principalmente por mim: adorava seu cheiro, os abraos apertados, os beijos carinhosos e os doces que trazia. Os domingos tarde estavam reservados para esses momentos, principalmente a hora em que minha me era levada para um quarto para sesses de desobsesso. No entendia o que acontecia e chorava quando as entidades choravam, principalmente quando falavam que iam levar minha me e destruir minha famlia. No compreendia por que minha me falava tudo aquilo e, quando perguntava a minha av Helena, que sempre estava presente, era mandado ficar calado, sem nada mais poder perguntar. Minha educao medinica partia da expresso cala a boca, menino, isso no coisa boa, sai de perto. Depois que tudo estava aparentemente calmo, era a minha vez de ser chamado para o quarto, onde via minha me beber gua e enxugar as lgrimas dos olhos. Tia Fransquinha tratava ento de me sentar de costas para ela, mandar fechar os olhos e colocar as mos alguns centmetros acima da minha cabea, tratando de chamar pelo irmo Andr Luiz, Dr. Bezerra de Meneses e todos os irmos espritas que pudessem ajud-la em mais um passe durante aquele fim de tarde.
patriarcais. Nesse sentido, notvel a fora que tem entre os adeptos. Considerada como tendo muito ax, trabalha na rua, nas encruzilhadas. So os trabalhos da Quimbanda para abrir os caminhos, facilitar enlaces amorosos.

26

Durante a gravidez de minha me, acompanhei essas sesses com mais frequncia devido movimentao que acontecia na casa com a preparao de banhos de perfumes e chs. A luta para meu irmo caula nascer foi intensificada nos ltimos meses de gestao por toda a famlia e no mundo espiritual, com a proteo e em muitos momentos a possesso 24 ou divinizao do corpo de minha me por sua Pomba-Gira Cigana, que sempre gargalhava e dizia que esse ningum iria tirar e que tudo vinha em tempo certo. Sua gargalhada foi marcante e presente em minha infncia, tanto que atualmente essa mesma cigana comanda uma das falanges de trabalhadores espirituais na minha casa e conhecida como Cigana Dama do Ouro. Afrnio Segundo nasceu com olhos vivos e cabelos pretos escuros aos oito meses de gestao, em um ato desesperado do meu pai de salvar a vida de minha me, que corria risco de eclampse. A chegada de mais um beb nos fez remodelar a estrutura de organizao da casa e nossa rotina. Lembro claramente dos beros sendo colocados lado a lado, afinal de contas, a diferena de idade de um ano e trs meses, o que fez com que meus pais decidissem voltar para uma casa que estava sendo construda ao lado da de meus avs maternos. Minha me teve ento de passar mais tempo conosco, pois eram trs filhos pequenos que estavam sendo cuidados o que exigia uma maior ateno e fora para sempre superar as dificuldades encontradas no cotidiano e entender os fenmenos medinicos que nos cercavam. As sesses de passes continuaram durante anos, at o momento que minha me decidiu ser filha-de-santo e desenvolver-se espiritualmente em um terreiro no bairro da Parangaba, com uma me-de-santo chamada Maria Parangaba. O terreiro era presidido por essa senhora e seu filho biolgico, Nilson de Ians. Nesse perodo de desenvolvimento e aproximao com a Umbanda, meus pais se separaram algumas vezes e, consequentemente, mais uma vez meu distanciamento dessa religio aconteceu. Na poca, j tinha 12 anos. Fiquei distante do universo da Umbanda durante vrios anos e, sempre que necessrio, buscava a ajuda e o entendimento dos fenmenos medinicos que vivenciava em centros
Possesso Segundo Carneiro (2008) e Pordeus Jnior (2000), esse fenmeno acontece nos demais cultos e religies existentes no Brasil. A divindade se apossa do crente, nos cultos negros, servindo-se dele como instrumento para sua comunicao com os mortais. A possesso tambm se d no espiritismo e na Pajelana, mas em condies diferentes: no Espiritismo, so os mortos, e no divindades, que se incorporam nos crentes; na Pajelana, embora sejam as divindades dos rios e das florestas que se apresentam, somente o paj, e no os crentes em geral, possudo por elas. No decorrer do trabalho aprofundaremos esse conceito baseado nos estudos de Pordeus Jnior.
24

27

espritas ou recorria aos passes que Tia Fransquinha, com sua calma, aplicava. No decorrer do ano de 1997, quando cursava o segundo ano do ensino mdio, o cansao e uma forte dor no peito atacou fulminantemente minha tia protetora que intercedia e cuidava espiritualmente de nossa famlia, levando-a para outro plano espiritual, abalando profundamente nosso grupo familiar, nos forando a assumir responsabilidade diante da nossa mediunidade. No decorrer dessa caminhada, depois de seis longos anos de afastamento da Umbanda, enquanto minha me estava longe do espao dos terreiros, voltei a ter contato com esse universo atravs de uma prima que procurava resolver problemas amorosos e em outro momento terminou-se desenvolvendo espiritualmente em alguns terreiros. Atravs dessa aproximao, conheci Pai Bira e comecei a frequentar o Centro Esprita de Umbanda Maria Quitria, inicialmente como convidado, j que estabeleci vnculos de amizade com aquele terreiro, e em um momento posterior como filho-de-santo que viria a desenvolver a minha mediunidade.Tratei ento de iniciar um estudo solitrio a respeito dos fundamentos bsicos da Umbanda, que tentarei explicitar atravs dos tericos que basilaram esta pesquisa e os interlocutores participantes das entrevistas. Segundo Carneiro (2008, p. 139), com base na pesquisa realizada por Joo do Rio, os cultos de origem africana do Rio de Janeiro chamavam-se, coletivamente, de candombls, como na Bahia, reconhecendo-se, contudo, duas sees principais os orixs e os alufs, ou seja, os cultos nags e os cultos muulmanos(mals) trazidos pelos escravos. Mais tarde, o termo genrico passou a ser denominado como Macumba, substitudo, nas primeiras dcadas do sculo XX, por Umbanda.
Um culto organizado segundo os padres atualmente predominantes, que teve sua origem por volta das dcadas de 1920 e 1930, quando kardescistas de classe mdia, no Rio de Janeiro, So Paulo e Rio Grande do Sul, passaram a mesclar com suas prticas elementos das tradies religiosas afro-brasileiras, e a professar e defender publicamente essa mistura, com o objetivo de torn-la legitimamente aceita, com o status de uma nova religio. Mesmo antes, porm, de adquirir um contorno mais definido, muitos elementos formadores da Umbanda j estavam presentes no universo religioso popular do final do sculo XIX, sobretudo nas prticas Bantos. Na Cabula, por exemplo, como vimos, o chefe do culto era chamado de embanda possvel origem do nome da religio que se formou pela ao desses lderes ou se confundiu com suas prticas. (SILVA, 2005, p. 106)

28

Com base nas pesquisas realizadas por Canturio e Pordeus Jnior, diversos elementos das culturas africanas aparecem como caractersticas dos pases que conheceram a escravizao e que experimentaram a mistura de raas/etnias e de povos na convivncia com a diversidade tnica em um lugar, criando uma solidariedade de cor. Os autores asseveram que cada elemento da religio tem lugar determinado e que esse conjunto abre possibilidades para novas interaes com outros. Chamam a ateno para a fuso que houve entre as diversas etnias africanas que chegaram ao Brasil (Nag, Jeje e Banto), dando origem a diferentes combinaes afro-catlicas e indgenas, fomentando por sua vez outro sincretismo, ou seja, o das prprias religies africanas que aqui se encontravam. Seria o sincretismo original na frica em razo de guerras e migraes, acrescido do sincretismo nacional que se estabeleceu entre diversas etnias negras j no Brasil, e o sincretismo entre as religies africanas, indgenas, catlicas e espritas. As configuraes explicitadas possibilitam compreender a Umbanda hoje em Fortaleza e Regio Metropolitana como uma religio em movimento, que no est condenada a ser eternamente a mesma, pois abre margem para as mudanas. Significa atribuir um sentido de histria, pois ela se move em diferentes direes, o que permanece em sua singularidade. Organizando-se em sete grandes linhas ou correntes de vibrao de energia celeste que correspondem a uma fora, ou a um elemento da natureza, asseguraro a ligao da fora suprema com o mundo material. As designaes das linhas criam espao para o surgimento de uma infinidade de sublinhas de acordo com o culto estabelecido pelos pais e mes-de-santo, o que aprofundarei no terceiro captulo deste trabalho. Dessa forma, torna-se oportuno demonstrar sob a forma do quadro os elementos que daro base para o entendimento bsico da organizao dos trabalhos desenvolvidos na Umbanda. Quadro 1 Linhas e subdivises da Umbanda. Linhas Exu Sublinhas Quiumbas Elementos da natureza Encruzilhad as Entidades Tranca Ruas, Pomba-Gira, Maria Padilha, Exu Malandro, Pomba-Gira Cigana, Paulina, Pomba-Gira Sete Saias, Exu Pago etc. Ogum Beira Mar, General de Brigadas, Ogum de Ronda, Ogum Dil, Ogum Sete

Ogum

Ogum

Estradas

29

Rondas, Ogum Mege, Ogum Matinata etc. Oxossi Mata-Caboclos de Matas, Pena, Jurema, ndios Florestas Selvagens, Lgua, Caramuru, Flecheiros. Mina, Coral Cabocla Jacira, Pena Branca, Cabocla Jurema, Cobra Coral, Vaqueiros, Boiadeiros, Sete Flechas, Rompe Mata, Lgua Bugi, Iracema etc

Xang

Pedreiras e Xang da Casa Amarela, Caboclo Sete Cachoeiras Estrelas, Caboclo Sete Cachoeiras, Xang da Machadinha etc. Matas, Pedreiras, Cachoeiras, Ervas Me Maria, Tia Rita, Preta Mandinga, Preto-Velho das Caladas, Preto-Velho das Matas Escuras, Vov Cassiana, Vov Cambinda, Paj etc.

PretosVelhos

Esto presentes em todas as linhas da Umbanda, sendo considerados entidades intermedirias em todas as linhas e sublinhas.

Mar/Ye manj

Maresia, Princesa, Mar Prncipes, Reis e Rainhas. Esto presentes em Praas, todas as linhas da Matas Umbanda, sendo considerados entidades intermedirias em todas as linhas e sublinhas.

Prncipe Danili, Princesa do Pensamento, Princesa Flora, Dom Gernimo, Janaina, Yara, Cabocla Mariana, Rainha das guas etc. Tapuia, Carrapeta, Joozinho do P do Morro, Menina do Maracuj, Chiquinho do Maranho, Doum, Menina das guas etc.

Eres

Fonte: Pesquisa direta realizada com os sacerdotes e sacerdotisas da Umbanda fortalezense/ 2011.

Demorei um pouco no decorrer dos meses a entender a estrutura organizacional da Umbanda e seus rituais, limitando-me apenas a participar dos trabalhos destinados ao pblico em geral, e no aos particulares, destinados apenas para adeptos da religio. Tentei engajarme ento nos desenvolvimentos quinzenalmente. Acompanhando a dinmica da casa, passei a conhecer alguns terreiros com Pai Bira e seus filhos, frequentando festas a que ramos convidados. Comecei a conhecer pais e mes-de-santo de Umbanda, tentando entender os

30

rituais, e percebi que mais uma vez meu caminho no estava definido e teria de continuar procura de reequilbrio espiritual em outra religio. Em uma dessas visitas, conheci o Ile Ax Yeye Nimo, presidido por Me Ilza de Oxum, yalorix que viria a ser minha av-de-santo e me-de-santo de Pai Guaracy de Logum-Ed, meu pai-de-santo e iniciador no Candombl Keto. Um ano se passou e, no dia 27 de janeiro de 2001, fui levado pelos caminhos da espiritualidade ao processo de iniciao no Candombl, no Ile Axe Logun Boye Lola A casa daquele nascido da riqueza e vindo da nobreza uma das casas de Candombl existentes em Fortaleza. Nesse espao, consegui meu reequilbrio espiritual, alm de encontrar o acolhimento em um perodo que meus caminhos de vida estavam bastante confusos. Como forma de retribuio, resolvi desenvolver um trabalho social voltado para o benefcio dos adeptos que me pareciam ser discriminados por sua cultura e religio. Foi nessa vivncia religiosa que reconheci meu pertencimento afrodescendente, minha ancestralidade e as tradies culturais. Somente nessa poca percebi minha aproximao com o universo da cosmologia25 de base africana. No decorrer do processo de iniciao, percebi que o Candombl era uma religio complexa e ritualstica de ligao com a natureza. Sua riqueza cultural cada vez mais me fascinava, constituindo um sistema simblico fundamental para a formao de minha identidade religiosa. Percebo, com a ajuda de Canturio (2009, p. 26-27), que:
[...] a religio caracteriza-se como afirmao subjetiva de que existe algo transcendental, algo maior, mais fundamental do que a esfera imediatamente acessvel. As religies se compem de vrias dimenses; particularmente, temos de pensar nas seguintes: a f, a institucional, a ritualista, a da experincia religiosa e da tica. As religies cumprem funes individuais e sociais. Elas integram socialmente, uma vez que membros de uma comunidade religiosa compartilham a mesma cosmoviso, seguindo valores comuns e praticando sua f em grupos, em congregao, desenvolvendo uma rede de sociabilidades, analisando aqui em particular nas religies afro-brasileiras Umbanda e Candombl.

O processo de iniciao sempre comea com um grande chamado para a espiritualidade, como dizem muitos adeptos: ou estamos nela pelo amor aos orixs ou pela
25

Cosmologia Segundo Bueno (2000), a narrativa ou doutrina a respeito dos princpios que governam o mundo, o Universo. Cincia que estuda o Universo e sua evoluo.

31

dor, atravs dos sinais que so mostrados, avisando que esse o momento da transformao, o momento de uma morte para o mundo profano e o renascimento para o mundo sagrado das energias da natureza, o mundo sagrado dos orixs. O jogo de bzios o agente determinante da mensagem dos rs que, segundo os yorubs, [...] designam as divindades servidoras da humanidade pelo nome genrico de rs, que aceito pela modalidade de culto aqui estabelecida com o nome de Candombl de Ktu ou Nag, numa aluso conjunta s suas origens tnicas. Da mesma forma como Oldmare criou as divindades e espritos a fim de servirem ao seu mundo. Esses seres divinos so de natureza complexa e sempre devem ser considerados em conjunto. Segundo as tradies reveladas, alguns seriam divindades primordiais pela convivncia com o Ser Supremo nos primrdio dos acontecimentos. Outros so figuras histricas, reis, rainhas, fundadores de cidades que foram divinizados devido a atos relevantes ou ligaes fantsticas com os elementos naturais a terra, vento, a caa, rios, ervas, minerais. So geralmente denominadas rs, Irunmal, ou Imal e Ebora. (BENISTE, 2004, p. 77)

Determinado o processo de iniciao atravs do jogo de bzios, os ebs26 que o futuro elegun27 ir tomar, como deve ser a preparao do terreiro para receb-lo e em que local da natureza (matas, rios, mar, pedreiras, estradas etc), deve acontecer o primeiro encantamento ou contato com o rs que nascer ou que lugar ir receber o seu se. O se das foras da natureza parte do rs, porque o seu culto exatamente dirigido a esses elementos naturais. rs a parte disciplinada de tais foras, a parte que controlada para formar um elo nas relaes da humanidade com o Ser Supremo. Desse modo, considero necessrio e relevante explicitar a partir desse ponto os fundamentos bsicos do Candombl, os rs que fazem parte dessa religio no Brasil, bem como os elementos da natureza a que so relacionados e as caractersticas associadas aos seus
26

Comidas de orixs e banhos que so encantas, rezadas e passados no corpo dos filhos, adeptos ou consulentes, sempre em lngua yorub para presentear os Odus (caminhos de vida que possam nos ajudar ou esto atrapalhando). 27 Segundo Beniste (2004), rs fora pura, se imaterial que s se torna perceptvel aos seres humanos incorporando-se em um deles. Esse ser escolhido pelo rs chamado de elegun aquele que tem o privilgio de ser montado, gn, por ele. Torna-se o veculo que permite ao rs voltar Terra para saudar e receber as provas de respeito de seus descendentes que o evocam. Essa descendncia um conceito baseado na ideia de que o rs um antepassado ancestral de cls e devidamente divinizado.

32

filhos/filhas. Tratei ento de construir esse quadro explicativo com base nos escritos de Verger (2000), Silva (2005), Carneiro (2008), Beniste (2004) e Canturio (2009).

rs

Elementos da Natureza Caractersticas Lendas (Itans)

Caractersticas filhos

dos

Exu

Ogum

Oxossi

Exu um orix ou um ebora de mltiplos e contraditrios aspectos, o que torna difcil defini-lo de maneira coerente. De carter irascvel, ele gosta de suscitar dissenses e disputas, de provocar acidentes e calamidades pblicas e privadas. astucioso, grosseiro, vaidoso, indecente, a tal ponto que os primeiros missionrios, assustados com essas caractersticas, compararam-no ao diabo, dele fazendo o smbolo de tudo o que maldade, perversidade, abjeo, dio, em oposio bondade, pureza, elevao e ao amor de Deus. Entretanto, Exu possui o seu lado bom e, se ele tratado com considerao, reage favoravelmente, mostrando-se servial e prestativo. Se, pelo contrrio, as pessoas se esquecerem de lhe oferecer sacrifcios e oferendas, podem esperar todas as catstrofes. Exu revela-se, talvez, dessa maneira, o mais humano dos orixs, nem completamente mau, nem completamente bom. Ogum, como personagem histrico, teria sido o filho mais velho de Oddu, o fundador do If. Era um temvel guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos. Dessas expedies, ele trazia sempre um rico esplio e numerosos escravos. Guerreou contra a cidade de Ar e a destruiu. Saqueou e devastou muitos outros Estados e apossou-se da cidade de Ire, matou o rei, a instalou seu prprio filho no trono e regressou glorioso, usando ele mesmo o ttulo de Onr, Rei de Ire. Ogum no Brasil conhecido, sobretudo, como deus dos guerreiros. Perdeu sua posio de protetor dos agricultores, pois os escravos, nos sculos anteriores, no possuam interesse pessoal na abundncia e na qualidade das colheitas e, sendo assim, no procuravam sua proteo nesse domnio. Isso explica, igualmente, pouco a pouco que os yorubs, escravos no Brasil, deram ao ris Oko, cujo culto continuou popular na frica. Como deus dos caadores, Ogum foi substitudo por Oxossi, trazido Bahia pelos africanos de Kto, fundadores dos primeiros candombls desse Estado. Oxossi, o deus dos caadores, teria sido o irmo caula ou filho de Ogum. Sua importncia deve-se a diversos fatores. O primeiro de ordem material, pois, como Ogum, ele protege

Carter varivel, ao mesmo tempo bom e ruim, compreenso dos problemas alheios, so conselheiros e intrigantes. Procuram fazer tudo certo, mas, se resolverem, fazem tudo errado, so pessoas fortes e incansveis, desordeiros, animados, alegres e brincalhes. Nada temem, atlticos, agressivos e de mau humor. Como maridos, so brutais e insensveis, viris e conquistadores, costumam separar e juntar. So rpidos, agem sem pensar, ofendem-se facilmente, insistentes naquilo que desejam, emotivos, impacientes e briges.

So espertos, geis, esbeltos, tm senso de responsabilidade.

33

Ossain

Obalua ou Omolu

os caadores, torna suas expedies eficazes, delas resultando caa abundante.O culto de Oxossi encontra-se quase extinto na frica, mas bastante difundido no Novo Mundo.Na Bahia chega-se mesmo a dizer que ele foi rei de Kto, onde outrora era cultuado. Isso explicado, talvez, pelo fato de esse pas ter sido completamente destrudo e saqueado pelas tropas do reino de Daom, no sculo passado, e seus habitantes, inclusive os iniciados de Oxossi, terem sido vendidos como escravos para Brasil e Cuba. Esses africanos trouxeram consigo o conhecimento do ritual de celebrao desse culto. Chegou-se a tal ponto que, embora extinto, ainda em Kto, nos locais onde Oxossi recebia outrora oferendas e sacrifcios j no existem atualmente pessoas que saibam ou desejem cultu-lo. Ossain a divindade das plantas medicinais e litrgicas. A sua importncia fundamental, pois nenhuma cerimnia pode ser feita sem a sua presena, sendo ele o detentor do As (o poder),imprescindvel at mesmo aos prprios deuses. O nome das plantas, a sua utilizao e as palavras (ofo), cuja fora desperta seus poderes, so os elementos mais secretos do ritual no culto aos deuses iorubs. O smbolo de Ossain uma haste de ferro, tendo, na extremidade superior, um pssaro em ferro forjado; essa mesma haste cercada por seis outras dirigidas em leque para o alto. Uma histria de If nos ensina como o pssaro a representao do poder de Ossain. o seu mensageiro que vai a toda parte, volta e se empoleira sobre a cabea de Ossain para lhe fazer o seu relato. Esse simbolismo do pssaro bem conhecido das feiticeiras, aquelas frequentemente chamadas Eleye, proprietrias do pssaro-poder . Obalay (Rei Dono da Terra) ou Omulu (Filho do Senhor) so os nomes geralmente dados a Snpnn, deus da varola e das doenas contagiosas, cujo nome perigoso ser pronunciado. Melhor definindo, ele aquele que pune os malfeitores e insolentes, enviando-lhes a varola. O culto a Obalua, assim como o de Nan Buruku, parece fazer parte de sistemas religiosos pr-Oddu. Nem um nem outro consta da lista dos companheiros de Oddu ou de sua chegada a If, mas algumas lendas de If dizem que Obalua estava j instalado em k Itase antes da chegada de Orunmil, que fazia parte daquele grupo. No Brasil, como na frica, Xapan prudentemente chamado Obalua ou Omolu. sincretizado com So Roque, na Bahia, e com So Sebastio, no Recife e no Rio de Janeiro. As pessoas que lhe so consagradas usam dois tipos de colares: o lagidiba, feito de pequeninos discos pretos enfiados, ou colar de contas marrons com listras pretas. Quando o deus se manifesta sobre um de seus iniciados, ele

Apaixonados, romnticos, carinhosos, volveis, narcisistas, so festeiros, amveis, educados e muito estimados, tm qualidades artsticas, criatividade, iniciativa, so francos ao ponto de serem grosseiros.

Frgeis, sade delicada, responsveis, volveis, sem ambio, so dados a estudos e reflexes; sonhadores, esquisitos e desligados, preservam a liberdade. Dotados de muita energia, so prestativos e carentes, ligados famlia, mas gostam de viver de forma independente. Possuem a marca do oris no corpo, resistncia diante das doenas, relacionamento social difcil, gostam da famlia,dedicam-se a outras pessoas a ponto de esquecer de si prprios, generosos e com senso de responsabilidade, gostam de se modificar, reservados e caseiros, muita intuio.

34

Oxumar

Nana

acolhido pelo grito Atot! Seus ias danam inteiramente revestidos de palha da costa. A cabea tambm coberta por um capuz da mesma palha, cujas franjas recobrem seu rosto. Em conjunto, parecem pequenos montes de palha, em cuja parte inferior aparecem pernas cobertas por calas de renda e, na altura da cintura, mos brandindo um xaxar, espcie de vassoura feita de nervuras de folhas de palmeira, decorada com bzios, contas e pequenas cabaas que se supem conter remdios. Danam curvados para frente, como que atormentados por dores, e imitam sofrimento, as coceiras e os tremores de febre. Oxumar a serpente-arco-ris; suas funes so mltiplas. Diz-se que ele um servidor de Xang e que seu trabalho consiste em recolher a gua cada sobre a terra, durante a chuva, e lev-la de volta s nuvens. Oxumar a mobilidade e a atividade. Uma de suas obrigaes a de dirigir as foras que produzem o movimento. Ele o senhor de tudo o que alongado. O cordo umbilical, que est sob seu controle, enterrado, geralmente com a placenta, sob uma palmeira que se torna propriedade do recm-nascido, cuja sade depender da boa conservao dessa rvore. Ele o smbolo da continuidade e da permanncia e, algumas vezes, representado por uma serpente que se enrosca e morde a prpria cauda. Enrola-se em volta da terra para impedi-la de se desagregar. Se perdesse as foras, isso seria o fim do mundo eis a uma excelente razo para no se negligenciar as suas oferendas. Oxumar , ao mesmo tempo, macho e fmea. Essa dupla natureza aparece nas cores vermelha e azul que cercam o arco-ris. Ele representa tambm a riqueza, um dos benefcios mais apreciados no mundo dos iorubs. No Brasil, as pessoas dedicadas a Oxumar usam colares de contas de vidro amarelas e verdes; seus iniciados usam braj, longos colares de bzios, enfiados de maneira a parecer escamas de serpente, e trazem na mo um ebiri, espcie de vassoura feita com nervuras das folhas de palmeira. Outras vezes seguram tambm uma serpente de ferro forjado. Durante suas danas, seus ias apontam alternadamente para o cu e para a terra. Nn Buruku ou Nn Bkk uma divindade muito antiga. A rea que abrange o seu culto muito vasta e parece estender-se de leste, alm do Nger, pelo menos at a regio Tapa, a oeste, alm das regies dos Guang, ao nordeste dos Asbant. No entanto, se o culto de Nan Buruku confunde-se no leste com o de Xapan-Obalua-Omolu, dele se afasta completamente no oeste.Nan conhecida no Novo Mundo, tanto no Brasil como em Cuba, como a me de Obalua. Os colares de contas de vidro so usados por aqueles que so

Tendncias riqueza, generosidade, no negam a ajuda, tm beleza, so elegantes e despertam atenes. Pessoas dadas a surpresa, so dinmicos e curiosos, inteligentes, espertos, pacientes, perseverantes, exibicionistas, raivosos, possuem cacoetes.

So velhas antes do tempo, lentas nos atos e aes, calmas, equilibradas, trabalhadoras, gentis, dignas, tem reservas sobre os homens, resistncia fsica, autera, sem beleza ou

35

consagrados na cor branca com listras azuis. Seus adeptos danam com a dignidade que convm a uma senhora idosa e respeitvel. Seus movimentos lembram uma andar lento e penoso, apoiado num basto imaginrio que os danarinos, curvados para a frente, parecem puxar para si.

Oxum

Ob

Yemanj

Oxum a divindade do rio de mesmo nome que corre na Nigria, em Ijex e Ijebu. Era, segundo dizem, a segunda mulher de Xang, tendo vivido antes com Ogum, Orunmil e Oxossi. As mulheres que desejam ter filhos dirigem-se a Oxum, pois ela controla a fecundidade, graas aos laos mantidos com ymi-j (Minha Me Feiticeira). No Brasil, os adeptos de Oxum usam colares de contas de vidro de cor amarelo-ouro e numerosos braceletes de lato. O dia da semana consagrado a ela o sbado e saudada, como na frica, pela expresso Ore Yy o!!! (Chamemos a benevolncia da Me!!!). A sua dana lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora que vai ao rio se banhar, enfeita-se com colares, agita os braos para fazer tilintar seus braceletes, abana-se graciosamente e contempla-se com satisfao num espelho. O ritmo que acompanha as suas danas denomina-se ijex, nome de uma regio da frica, por onde corre o rio Oxum. Ob, divindade do rio de mesmo nome, foi a terceira mulher de Xang. Como as duas primeiras, Oya e Oxum, ela foi tambm mulher de Ogum, segundo uma lenda de If: Ob era um orix feminino muito enrgico e fisicamente mais forte que muitos orixs masculinos. Ela desafiou e venceu na luta, sucessivamente, Oxal, Xang e Orunmil. Chegada a vez de Ogum, aconselhado por um babala, ele preparou uma oferenda de espigas de milho e quiabo. Amassado tudo num pilo, obtendo uma pasta escorregadia, que espalhou pelo cho, no lugar onde aconteceria a luta. Chegado o momento, Ob, que fora atrada at o lugar previsto, escorregou sobre a mistura, aproveitando-se Ogum para derrub-la e possu-la no ato. No Brasil, assim que Ob aparece num Candombl, manifestada em uma de suas iniciadas, ata-se um turbante em sua cabea a fim de esconder uma de suas orelhas, devido a manipulao induzida por Oxum. Se Oxum manisfesta-se no momento, a tradio exige energicamente para separ-las. A dana de Ob guerreira: ela brande um sabre com uma das mos e leva um escudo na outra. Iemanj, cujo nome deriva de Yy Omo ej (Me cujos filhos so peixe), o orix dos Egb, uma nao yorub estabelecida outrora na regio entre If e Ibadan, onde existe ainda o rio Yemanj. As guerras entre naes yorubs levaram

vaidade, no suportam desordens e desperdcio, gostam de crianas, reclamam muito, so sbias, carinhosas e ranzizas. Graciosas, elegantes, sensuais, delicadas, o encanto uma arma para conseguir o que desejam. Chegam a ser infantis, no recusam nada, tm premonio, adoram joias, so emotivas, voz suave, dependentes, meigas, sorridentes, astutas.

Mulheres valorosas, so incompreendidas. Atitudes agressivas em consequncia de experincias no bem sucedidas, tendncias viris, ambiciosas, buscam nada perder. Masculinizadas, forte aparncia fsica, no levam desaforos, julgam-se superiores junto ao marido ou a outras mulheres.

Imprevisveis como as ondas, ciumentas, esposas e me zelosas, perdoam,

36

Ians Oya

Xang

os Egb a emigrar na direo oeste, para Abeokut, no incio do sculo XIX. Evidentemente, no lhes foi possvel levar o rio, mas, em contrapartida, transportaram consigo os objetos sagrados, suportes do Ase da divindade, e o rio gn, que atravessa a regio, tornou-se, a partir de ento, a nova morada de Yemanj. Yemanj uma divindade muito popular no Brasil, seu ax assentado sobre pedras marinhas e conchas, guardadas numa porcelana azul. Seus adeptos usam colares de contas de vidro transparentes e vestem-se, de preferncia, de azul-claro. Na dana, suas ias imitam o movimento das ondas, flexionando o corpo e executando curiosos movimentos com as mos, levadas alternadamente testa e nuca, cujo simbolismo leva a proteo dos Oris(cabeas). Manifestada em suas yas, Iemanj segura um abano de metal branco e saudada com gritos de Od y!!! (Me do rio ). Oya (Oi) a divindade dos ventos, das tempestades e do rio Nger que, em iorub, chama-se Od Oya. Foi a primeira mulher de Xang e tinha um temperamento ardente e impetuoso. Conta uma lenda que Xang enviou-a em misso na terra dos Baribas, a fim de buscar um preparado que, uma vez ingerido, lhe permitiria lanar fogo e chamas pela boca e pelo nariz. Oi, desobedecendo s instrues do esposo, experimentou esse preparado, tornando-se tambm capaz de cuspir fogo, para grande desgosto de Xang, que desejava guardar s para si esse terrvel poder. Oya foi, no entanto, a nica das mulheres de Xang que, ao final do seu reinado, seguiu-o na sua fuga para Tapa. E, quando Xang recolheu-se para baixo da terra em Koss, ela fez o mesmo em Ir. As pessoas dedicadas a Ians, nome sob o qual ela mais conhecida no Brasil, usam colares de contas de vidro gren. Seus smbolos so como na frica: os chifres de bfalo e um alfanje, colocados sobre seu pej. Xang, como todos os outros imol (orixs), pode ser descrito sob dois aspectos: histrico e divino. Como personagem histrico, Xang teria sido o terceiro Alfn y, Rei de Oy , filho de Oranian e Torosi, a filha de Elemp, rei dos Taps, aquele que havia firmado uma aliana com Oranian. Xang cresceu no pas de sua me, indo instalar-se, mais tarde, em Kso (Koss), onde os habitantes no o aceitam por causa de seu carter violento e imperioso; mas ele conseguiu, finalmente, impor-se pela fora. Em seguida, acompanhado pelo seu povo, dirigiu-se para Oy, onde estabeleceu um bairro que recebeu o nome de Koss. Conservou, assim, seu ttulo de Oba Kso, que, com o passar do tempo, veio a fazer parte de seus ork. Dad-Ajak, filho mais velho de Oranian, irmo consanguneo de Xang, reinava ento em Oy. Dad

mas no esquecem. Desconfiadas, fazem coisas e tiram o corpo fora, exigentes no respeito posio assumida.

Audaciosas, poderosas, astutas e ciumentas, dedicadas ao companheiro, no admitindo ser enganadas. So fiis e leais, podendo mudar caso sejam contrariadas em seus projetos. Vistosas, bonitas, possessivas, atividade sexual, so do momento, sentemse bem diante dos problemas, sabem viver na tempestade, energia e dinamismo. Conscientes de uma suposta realeza, sentimentos ligados justia, no admitem ser contrariados, podendo ser violentos e incontrolveis. Tendncias obesidade, ligados me, liderana, gostam da vida, mas temem a morte. Vingativos, orgulhosos, teimosos,

37

Logum Ed

o nome dado pelos yorubs s crianas cujos cabelos crescem em tufos que se frisam separadamente. Ele amava as crianas, a beleza das artes; de carter calmo e pacfico e no tinha a energia que se exigia de um verdadeiro chefe dessa poca. Xang o destronou e Dad-Ajak exilou-se em Igboho, durante sete anos de reinado de seu meio-irmo. Teve de se contentar, ento, em usar uma coroa feita de bzios, chamada ad de bayni. Depois que Xang deixou Oy, Dad-Ajak voltou a reinar. Em contraste com a primeira vez, ele se mostrou agora valente guerreiro, voltou-se contra os parentes da famlia materna de Xang, atacando os Taps. O culto de Xang muito popular no Novo Mundo, tanto no Brasil como nas Antilhas. No Recife, seu nome serve mesmo para designar o conjunto de cultos africanos praticados no Estado de Pernambuco. Na Bahia, seus fiis usam colares de contas vermelhas e brancas, como na frica.Assim que Xang aparece manifestado em um de seus iniciados, as pessoas o sadam, gritando: Kaw-kabiysl!! (Venham ver o Rei descer sobre a Terra!) Erinle teria tido, com Oxum Ipond, um filho chamado Lgun Ed (Loguned), cujo culto se faz ainda, mas raramente, em Ilex, onde parece estar em vias de extino. No Brasil, tanto na Bahia como no Rio de Janeiro, Logun Ed tem, entretanto, numerosos adeptos. Esse deus tem por particularidade viver seis meses do ano sobre a terra, comendo caa, e os outros seis meses sob as guas de um rio, comendo peixe. Ele seria tambm alternadamente do sexo masculino, durante seis meses, e do sexo feminino durante os outros seis meses. Esse deus, segundo se conta na frica, tem averso por roupas vermelhas ou marrons. Nenhum dos seus adeptos ousaria utilizar essas cores no seu vesturio. O azul turquesa, entretanto, parece ter sua aprovao. rs giyn um orix funfun jovem e guerreiro, cujo templo principal encontra-se no Ejigb. Foi a esse local que esse orix chegou, depois de uma viagem que o fez passar por vrios lugares; num deles, Ikir deixou um de seus companheiros, que se tornou o opulento rs-kr. Chegando ao ponto final de sua viagem, tomou o ttulo de Eljgb, rei de Ejigb. Porm, uma caracterstica desse orix era o gosto descontrolado que tinha pelo inhame pilado, chamado iyn, que lhe valeu o apelido de Orix-Comedorde-Inhame-Pilado, o que se exprime em yorub pela frase s-je-iyn. Comia inhame dia e noite; de fato, o inhame eralhe necessrio a todas as horas. Dizem que ele foi o inventor do pilo para facilitar a preparao de seu prato predileto. Tambm, quando um elgn desse orix possudo por ele,

atrevidos, elegantes, gulosos, dorminhocos, conquistadores, infiis, ciumentos e senhores de sua obrigao.

Oxoguian

Bonitos e de trato fcil, orgulhosos de sua beleza, so eternos jovens mulherengos, calmos, educados, ciumentos, individualistas, po duro, narcisistas, vaidosos, gostam de demonstrar grandeza; quando veem uma roupa cara e outra barata, compram a mais cara. Alto, robusto, amigos das mulheres, gostam de mandar; vaidoso, dificuldades no emprego, no gostam de ser mandados. Procuram impressionar. Faladores, brincalhes, intuitivos, alegres, gostam da vida, no so agressivos, mandes e

38

Oxalufan

traz sempre na mo, ostensivamente, um pilo com aluso a sua preferncia alimentar. Esse detalhe conhecido no Brasil pelas pessoas consagradas a Oxagui que, quando esto em transe durante suas danas, agitam com a mo, infalivelmente, o pilo simblico. Alm disso, a festa que lhe oferecem todos os anos chama-se o Pilo de Oxagui. rsnl ou Obtl, O Grande Orix ou Rei do Pano Branco, ocupa uma posio nica e inconteste do mais importante orix e o mais elevado dos deuses yorubs. Foi o primeiro a ser criado por Olodumar, o deus supremo. rsnl ou Obtl tambm chamado o Orix ou o Rei dos Igbs. Tinham um carter bastante obstinado e independente, o que lhe causava inmeros problemas. rsnl foi encarregado por Olodumar de criar o mundo com o poder de sugerir e o de realizar, razo pela qual saudado com o ttulo de Albl. Para cumprir sua misso, antes da partida, Olodumar entregou-lhe o saco da criao. O poder que lhe fora confiado no o dispensava, entretanto, de submeter-se a certas regras e de respeitar diversas obrigaes como os outros orixs. Seu culto permanece ainda relativamente bem preservado nessa cidade tranquila, que se caracteriza pela presena de numerosos templos, igrejas catlicas e protestantes e mesquitas que atraem, todas elas, aos domingos e sextas-feiras, grandes nmeros de fiis de mltiplas formas de monotesmos importados do estrangeiro.

preguiosos.

Pessoas calmas e dignas, teimosas, no mudam planos mesmo com opinies contrrias, assumem a consequncia de seus atos. Frgeis, podem ter defeito de nascena do corpo; friorentos e vingativos, podem ficar afastados dos intimismos carnais, autocontrole, perfeio e gosto simples.

No meu caso, os primeiros ebs e comidas de santo que foram feitas ajudaram-me a reestabelecer os passos fortes para a caminhada espiritual que viria a trilhar nesse mesmo ano. Recordo com clareza como as velas acesas, o cheiro de dend dos acarajs (comida desse orix feita com feijo branco pilado, camaro e cebola fritos no dend) feitos para Yans, os acas (comida feita com a farinha do milho branco, cozido e enrolado em palha de babaneira) para Oxal e o ato de deitar na primeira esteira no final da tarde fascinaram-me. Aquele novo mundo de ps no cho e roupas brancas havia me conquistado e me fazia sentir em casa; estava protegido, apesar da falta de entendimento mais aprofundado do que tudo aquilo representaria. Logo estava integrando aquela comunidade como abian (filho-de-santo que ainda no foi iniciado na tradio candomblecista). Passei ento a dedicar os meus domingos ao terreiro, e a cada visita o encantamento com os orixs, ers28, caboclos e guias

Ers Divindades crianas que acompanha o orix, que recebe nomes especficos de acordo com cada culto.
28

39

da casa envolvia-me em uma escala gradativa de plenitude. As novas amizades com os irmos/irms-de-santo supriram espaos que antes estavam preenchidos pelo

desconhecimento e o medo da espiritualidade. Os vnculos criados e as relaes estabelecidas com aquela comunidade e a amizade com o pai-de-santo arrancaram-me da depresso que cercava meus pensamentos, dando novas perspectivas de seguir na jornada cotidiana. Estar no terreiro aos domingos era buscar fora para trabalhar durante a semana e seguir agora tentando cuidar dos meus familiares. Inconscientemente ou levado pela espiritualidade, comecei a ocupar o papel que antes era exercido por Tia Fransquinha. Acompanhei, com meu pai-de-santo e irmo/irms, algumas festas de Candombl em outras casas, na nsia de tentar entender e visualizar como seria minha insero nos rituais, mas percebi que a festa apenas o momento de integrao da casa ou Il com aqueles que esto fora dos muros do terreiro. Passei ento a perceber que a ritualstica do Candombl era mais densa do que pensava, o que me deixava intrigado e curioso. Tratei ento de seguir com as visitas frequentes aos domingos: percebia que naquela pequena casa no eram realizados muitos rituais, mas estava gostando de ocupar meus pensamentos com aquele novo mundo, afinal, o mundo diferente das tradies, lendas, o segredo das folhas e o encantamento exercido pelos orixs estava apaziguando meu esprito. Nos primeiros jogos de bzios que foram feitos, meu destino j havia sido traado, repetindo o que foi dito pelos outros mdiuns a que fui levado enquanto criana. Teria realmente de ser iniciado para seguir caminho naquela religio, s no sabia que seria um pulo na toca do coelho, devido ao curto intervalo de tempo: entre a minha chegad a no Il e a entrada para a iniciao, foram apenas cinco meses. No dia 1 de janeiro de 2001, levei minhas malas e o enxoval para comear a iniciao. Foram 28 dias em que senti uma fora maior crescer dentro do meu peito.Os ebs me deixavam sempre cansados estar nas matas, nas cachoeiras, na praia ao raiar do dia, em contato com as rvores sagradas das Yami 29, era uma troca de energia muito grande, e o sentido de renovao acontecia a cada momento. Sentia que muita coisa realmente ficaria para trs e um caminho desconhecido comeava a ser aberto.

29

Yami Osoronga Feiticeiras sagradas, mulheres-pssaros, sacerdotisas do culto das Eleyes.

40

O ronco30 era um local simples que no tinha nada, aparentemente, s minha esteira, mas no primeiro dia senti uma paz para as reflexes que antes no conseguia fazer. O cheiro de incenso antes dos rituais e o movimento das pessoas sempre me deixavam ansioso, pois nunca tinha presenciado tais funes. Estava ali porque queria manter meu equilbrio, e a iniciao era uma condio estabelecida pela espiritualidade e, em seguida, a preparao para exercer meu sacerdcio, afinal, Xang tinha me escolhido para isso. Xang, o deus do trovo, das pedreiras, da justia e da verdade, aquele que lanava fogo pela boca quando falava para os seus, dono da oratria, das fogueiras: esse era o orix que viria a comandar meus caminhos e reger minha vida a partir daquele momento. Virar elegum de Xang era sentir todo esse fogo presente dentro do meu corpo, ter coragem de fazer o que no conseguia fazer antes, enfrentar o mundo com mais segurana e certeza da vitria, era a certeza de que no estava mais sozinho e que meu corpo agora era sagrado, afinal, banhava-se de toda essa energia a cada Kao Kabiessile que o chamavam a divinizar a terra dos homens. Nos dias que seguiam minha iniciao, enfrentei vrios conflitos internos, dentre esses o momento pice e principal dos eventos, a hora da feitura em que o orix realmente nasce com fora para o mundo, os eleguns so raspados e coloca-se o Kel (joia sagrada do orix que fica no pescoo do filho em processo de iniciao por todos os dias que se seguem os rituais). Estava temeroso se o que realmente estava acontecendo ali era alguma coisa boa, era o temor de romper com as tradies crists aprendidas na infncia, na escola e passadas por meus avs. Queria uma resposta de algum se tudo o que estava acontecendo ali era realmente coisa de Deus; no entendia ao certo como era ser possudo por um deus, pela fora sagrada dos orixs. O medo do desconhecido fazia com que meu corpo barrasse a incorporao. Nesse momento, os rituais seguiam e em todos os momentos meu babalorix tentava me acalmar e deixar-me bem. A confiana que tinha nele era grande, mas o medo era maior, at o momento que Ya Ilza sentiu meu nervosismo e foi perto do apoti/apere (banco especfico para as obrigaes rituais) em que estava sentado. Nesse momento, j estava raspado, dando-me um beijo e passando toda a certeza de que estava no lugar certo quando falou: meu filho, no tenha medo, tudo aqui que est sendo feito para o seu bem, confie em Deus. O Deus a que

30

Ronco Local sagrado que destinado s iniciaes e obrigaes do culto aos orixs.

41

ela se referia era Olodumar, o Deus Supremo, e o que eu estava imaginando era o Deus, pai de Jesus, que compunha a santa trindade crist. Naquele instante, acreditar em uma energia suprema me fez conseguir a resposta de que precisava para abrir os ltimos centmetros da porta (minha vida) para a espiritualidade. Xang nasceu transformando meus caminhos e gritando seu nome para a comunidade em uma linda festa realizada no dia 27 de janeiro de 2001. Durante o meu primeiro ano de iniciado, a mudana em minha vida era notada por amigos e parentes mais prximos, principalmente em relao aos comportamentos, aes, emoes, vesturio e relacionamentos. Uma nova forma de viver, sentindo a energia e presena do meu orix, me surpreendia cada vez mais. Xang, alm de orientar meus pensamentos, estava dentro do meu corao, batendo forte. Assim, percorri o meu primeiro ano de iniciao, at o momento em que comecei a sentir outras presenas que me circulavam, principalmente em trabalhos envolvendo exus e caboclos. Os sonhos estranhos tinham voltado, assim como a mania de perseguio. Sabia que ao sair de casa era seguido por entidades diferentes de tempos passados, mas no conseguia v-las. Relatei vrias vezes esses eventos e as sensaes para meu babalorix, que sempre dizia que no podamos cuidar disso agora porque no tinha idade espiritual dentro do Candombl para isso, precisaria fazer primeiro minha obrigao de um ano de iniciao. Nessa mesma poca, um irmo-de-santo que foi iniciado um ano antes tambm passava pelo mesmo problema e at ento no tinha conseguido a ateno do pai-de-santo. Os meses que transcorreram os primeiros eventos apenas intensificaram o desespero de sentir entidades me perturbando durante a noite, querendo conversar e ter ateno. A nsia para incorporao, as vises repentinas de acompanhantes que apenas eu percebia tiravam meu equilbrio e me deixavam temeroso. Hoje acompanho vrios casos de filhos/filhas-desanto no meu terreiro e o aprendizado solitrio que tive me faz compartilhar experincias no sentido educativo com outros mdiuns. interessante dizer que os conflitos, desentendimentos e no compreenso tambm esto presentes nas famlias-de-santo. As relaes sociais podem estar perpassadas de mentalidades que fazem parte da sociedade abrangente, como: competitividade, inveja, perseguio entre os irmos, dentre outros. Como todo agrupamento social, os terreiros das

42

religies tambm podem estar impregnados desses aspectos negativos, mas que so integrantes da condio humana. preciso dizer que, num misto, encontramos por l atitudes e comportamentos prejudiciais, mas sem dvida solidariedade, afetividades e afinidades entre esses membros da famlia-de-santo. Em uma noite, em uma discusso com meu pai biolgico, quando estava totalmente descontrolado, nervoso, furioso, ele veio: era o senhor Tranca Ruas das Almas que incorporou, dessa vez na presena de meus pais, transmitindo o recado de que iria me tirar do terreiro que fui iniciado, que no poderia mais ser ajudado l, o tempo tinha terminado. Fui ento buscar novos caminhos atravs de irmos-de-santo que tambm estavam com a mesma dificuldade, principalmente em sua relao com o babalorix31. Tratamos de procurar o babalorix Zezinho de Oxossi, que nos recebeu cordialmente e viu meu acompanhante espiritual (senhor Tranca Ruas das Almas), aceitando minha pertena em sua casa, o Ile Ax Odetelemin, devido ao culto que era realizado a essa entidade em sua casa por mais de 20 anos.32 Nas visitas que seguia, passamos a intensificar nossa relao de amizade, tratando de agendar as obrigaes necessrias, e em primeiro lugar estava a de chamar o senhor Tranca Ruas novamente terra para perguntar o que ele queria como oferenda para apazigu-lo, e que continuasse a me proteger, iniciando o seu culto nos meus caminhos, tornando-se um dos meus protetores. E, assim como foi pedido, foi feito no ms de julho de 2002. Quando seu assentamento foi preparado, Pai Zezinho percebeu a fora que aquela entidade representaria em minha vida e logo passei a ser mais um mdium para trabalhos espirituais que eram realizados em sua casa. A confiana e o respeito geraram responsabilidades que no sabia ao certo como iria coordenar com minha rotina de trabalho nas escolas em que lecionava e as aulas a que assistia na universidade, na poca recm-ingresso no curso de licenciatura em Fsica. Deveria ajud-lo
31

Minha caminhada espiritual, assim como a de muitos adeptos das religies de matriz africana, no foi necessariamente linear, sendo permeada de percalos, oscilaes, encontros e desencontros, como expresso dos desafios da vida na terra e seu entrecuzamento com a vida extracotidiana de domnio das entidades espirituais. 32 Segundo Canturio (2009), a justaposio das casas de Candombls em relao s linhas e falanges da Umbanda vem a integrar a realidade das prticas das religies de matriz africana, de modo que essa relao acontece paralelamente, mas nunca ao mesmo tempo, como na casa de Pai Zezinho de Oxossi, que no Candombl segue a nao Nag Vodum.

43

em seus trabalhos de atendimento, cambonando e em outra hora incorporando para reforar o que foi realizado, dependendo do que era feito. Permaneci no terreiro de Pai Zezinho por cinco anos e l, na aproximao com os trabalhos de Umbanda, encontrei pela primeira vez o meu objeto de estudo, os pontos riscados. Foi o senhor Tranca Ruas, incorporado em Pai Zezinho, a primeira entidade que vi riscar o primeiro ponto em um trabalho para uma consulente. Fiquei intrigado, pois antes no tinha visto trabalho daquela forma, queria saber o que era aquilo e para que servia. Pai Zezinho sorriu e disse que as resposta vinham com o tempo. As funes religiosas eram frequentes e sempre estava disposto a ajudar, curioso com o que acontecia e, interessado, questionava, procurando uma lgica sistemtica como nas outras religies. Percebi que o encanto realizado para os orixs naquela casa era diferente, mas preferia tentar entender a transformao que a espiritualidade fazia na vida dos filhos. Os questionamentos a respeito das leituras que realizava geravam lacunas que no eram respondidas nesse terreiro33 de Candombl, me fazendo buscar respostas em outras casas e atravs de outros iniciados mais velhos, fator que me fez procurar outros caminhos, mas que no abalou o respeito e a amizade que conquistei do meu pai-de-santo e irmos/as com quem convivi durante tantos anos. Diante dessas perspectivas, percorri uma trajetria de vida no Candombl complicada por discordar de posturas hierrquicas autoritrias no seu interior, o que me fez andar por vrias casas e axs (apesar de na grande maioria das vezes receber a denominao de energia espiritual, ax tambm pode designar famlias-de-santo) diferentes. Sabia que minha postura como iniciado e defensor da cultura e religio de matriz africana seria vista por muitos como audaciosa, e isso causaria bastante desconforto para os babalorixs e yalorixs mais velhos, afinal de contas, um olhar diferenciado agrada, mas tambm incomoda aqueles que esto presos a padres hierrquicos e centralizadores de relaes de poder. Decidi ento me preparar religiosamente para exercer no futuro o papel de sacerdote no Candombl,ou seja, tornar-me um babalorix, tomando as obrigaes rituais corretas e no tempo certo: apenas em 2010, com dez anos de iniciado, abri o Il Oba Oladeji caminhada difcil e tortuosa que me orgulha hoje como sacerdote. Em paralelo a esse percurso, cursei na
33

Para melhor adequao do texto, me referirei a terreiro, roa, centro de trabalho espiritual e casa como espao sagrado de culto religioso.

44

Universidade Federal do Cear (UFC) o curso de licenciatura em Fsica e na Universidade Estadual Vale do Acara (UVA) o curso de Pedagogia, tornando-me educador, um dos fatores mais motivadores para construir e estruturar um novo pensar a respeito das religies de matriz africana. Mais uma vez surgia o questionamento de como trabalhar esses processos com meus filhos/filhas-de-santo, e ao mesmo tempo com meu filho biolgico, que tambm faz parte da religio e uma das vtimas dirias de preconceitos e intolerncias no ambiente escolar. A formao que tive foi intensificada na pesquisa de Especializao na Universidade Regional do Cariri (URCA), onde cursei o Ensino da Literatura Brasileira e Africana, construindo caminhos para, no ano de 2010, submeter um projeto de pesquisa Universidade Federal do Cear para a seleo do mestrado acadmico em Educao Brasileira. Na poca j estava ciente de todas as dificuldades, empecilhos e cuidados que deveria ter por ser um sacerdote no Candombl e estar pesquisando outro universo das religies de matriz africana, a Umbanda. Isso se deve ao preconceito dos adeptos dessas duas religies com os rituais, a perda de filhos-de-santo e, com isso, sua migrao da Umbanda para o Candombl e um possvel questionamento dos rituais da Umbanda por parte de adeptos do Candombl. Todos esse fatores me fizeram atentar a um cuidado que teria de ser emergente nos momentos iniciais de contato com o campo, pois a explicao inicial do propsito da pesquisa foi fundamental para minha permanncia nos terreiros de Umbanda. Fazer parte do Candombl e estudar a Umbanda, para a maioria das pessoas do meu crculo religioso, poderia ser um movimento bastante contraditrio, pela suposta hierarquia espiritual do Candombl em relao Umbanda. Todos esses elementos tiveram de ser desconstrudos com os interlocutores da pesquisa (sacerdotes e sacerdotisas da Umbanda), que em momentos iniciais mostravam resistncia em marcar entrevistas ou se negavam, em princpio. Por isso, a primeira fase da pesquisa comeou pelos sacerdotes com quem eu j tinha relaes de afetividade, amizade e confiana, elementos que explicitarei mais adiante, quando descrevo especificidades da pesquisa. Na primeira fase, que denomino como exploratria, pude entender com maior profundidade esse universo e um pouco mais dos seus adeptos.

45

2.2 Especificidades da pesquisa Retornar para os terreiros de Umbanda foi fascinante, pois agora, com um olhar investigativo e acadmico, pude perceber a riqueza de detalhes presentes nos pontos cantados e riscados, nos elementos religiosos, nas vestimentas, e entender como aqueles rituais motivam seus participantes a viver. Procurei fazer uma entrada discreta no campo, pois, como indica Bogadan e Biklen (1994, p. 118): utilize amigos dentro do sistema para entrar pela porta do cavalo. Uma entrada discreta geralmente oportuna, embora, para alguns, possa proporcionar problemas ticos equivalentes aos envolvidos na investigao. Esta pesquisa iniciou ento com o levantamento bibliogrfico para o entendimento e esclarecimento dos elementos fundamentais que encontraria em campo, os possveis atores envolvidos e a formao dessas religies a partir da luz de vrios olhares de tericos como Rio (1904), Pordeus Jr. (2000, 2002), Silva (2005), Pares (2007), Canturio (2009). A elaborao de um dirio de campo, elemento aglutinador de vivncias, sentimentos e impresses a partir das interaes com esses grupos, segue por orientao de Bogadan e Binklen (1994) e Corsaro (2005). Nessa investigao qualitativa, particularmente til adentrar partindo da cosmoviso africana e respeitando os espaos e vnculos criados, de modo que as visitas aos terreiros (de Pai Valdo de Ians, Pai Zezinho de Oxossi, onde tambm congregam Pai Ednardo do QuebraBarreiras e Pai Ricardo de Oxossi, Me de Oxossi, Pai Paulo do Ogum Dil e Pai Marcos Amorim) aconteceram gradualmente, e comecei a sistematizar a coleta dos primeiros pontos cantados, impresses do territrio em que estou inserido. De acordo com os tericos citados anteriormente, o ideal fazer o registro de forma no intrusiva do que vai acontecendo e recolher, simultaneamente, outros dados descritivos na tentativa de apreender algo atravs dos sujeitos. poder participar das suas atividades, com o objetivo de obter prestgio, entender o modo de pensar do sujeito, simultaneamente reflexivo, na busca de elementos fundamentais para a construo da primeira etapa dessa pesquisa de campo. No comeo do segundo semestre de 2010 procurei dimensionar os caminhos que viriam a ser percorridos, ento decidi

46

entrar em campo pela primeira vez no ms de agosto de 2010, com o intuito de acompanhar a festa dedicada a Yemanj34 que acontece na Praia do Futuro, na cidade de Fortaleza. A entrada no campo nesse momento dava-se pelo desejo de compreender melhor o olhar que os sacerdotes/sacerdotisas entrevistados/as tinham a respeito do meu objeto de pesquisa e qual a dificuldade na tentativa de encontrar os pontos riscados, pois os pontos cantados fazem como parte dos rituais cotidianos. Presumi ento, a partir dos pressupostos tericos, que a qualidade do trabalho de campo passa pelo estabelecimento de vnculos com os sujeitos pesquisados, quer a tcnica de investigao seja a observao participante ou as entrevistas. Dessa forma, passei a frequentar regularmente os terreiros, entrevistando pais e mes-de-santo. A tnica colocada na qualidade e na proximidade da relao em detrimento do formalismo. Considerei importante iniciar a pesquisa de campo na primeira fase por sacerdotes/sacerdotisas da Umbanda que tivessem convivido no decorrer da minha vida como iniciado no Candombl, na esperana de que esses sujeitos contribussem para a elucidao das questes iniciais dessa investigao: analisar como acontece a relao

ensino/aprendizagem dos smbolos e signos presentes nos pontos cantados e riscados das entidades que compem o panteo religioso da Umbanda. Parto assim das ideias de Cunha Jr. (2008, p. 75) de que o pesquisador da afrodescendncia est de forma fsica e mental como parte do ambiente [...], na qual se instala a investigao desejada. Era de grande relevncia adentrar esse campo partindo desses atores que me orientaram nos primeiros contatos com o universo dos feitios e pontos riscados, contribuindo para o meu desenvolvimento espiritual. Diante desse direcionamento, decidi iniciar pelo primeiro terreiro que encontrei os pontos riscados, o Ile Ax Ode Telemin, presidido por Pai Zezinho de Oxossi. Na intermediao do contato feito por Pai Ednardo do Quebra-Barreiras (atualmente filho-desanto iniciado nessa casa), no momento de chegada, expliquei o real objetivo daquela visita e logo fui questionado por alguns ebomis (filhos-de-santo que j tinham completados o
34

Segundo Canturio (2009, p. 108), a festa de Yemanj teve incio em 1968. O evento conta com os seguintes momentos: inicia-se com a procisso que parte do Centro da cidade e ento dirige-se Praia do Futuro, onde est armado um palanque para receber as autoridades e representantes da religio, em particular da Umbanda. Segue-se com as giras e a entrega das oferendas e depois faz-se o encerramento da festa. Destacam-se fatos outros, no desprovidos de sentido, que merecem interpretao. Em meio a tudo, gritos, louvores a Iemanj: a multido manifesta entusiasmo com saudaes e splicas de felicidades e prosperidade naquilo que desejam.

47

primeiro ciclo na iniciao do Candombl e completado a obrigao de sete anos, sendo considerados autoridades da casa) sobre estar estudando Umbanda e no Candombl, uma reao j esperada diante da suposta superioridade espiritual e social admitida por muitos adeptos dessa religio. No entanto, tratei de deixar o mais esclarecido possvel o que pretendia fazer naquela pesquisa, quais eram meus objetivos reais, deixando-os vontade para participar como interlocutores deste trabalho. O modelo que utilizei foi o de entrevista semiestruturada, junto com um roteiro, um caderno para anotaes e um gravador simples. Notei que deixou Pai Zezinho bastante objetivo e nervoso, no facilitando muito a fluncia do dilogo, por mais que tentasse. Percebi rapidamente que aquele modelo dificultaria minha abordagem, podendo comprometer a qualidade do material que seria recolhido, pois a mesma reao foi esboada tambm por Pai Ednardo. Continuar aquela conversa depois com o gravador desligado rendeu mais apontamentos do que o corpo real da entrevista e logo fui chamado ao canto da sala por Pai Ricardo de Oxossi, um ebomi velho no santo (termo utilizado para pessoas que tm muitos anos de iniciado) e que tambm era pai-de-santo de Umbanda. Pai Ricardo se colocou disposio para a pesquisa e percebi que mais uma entrevista durante aquele dia poderia no me render muitos frutos se continuasse com a mesma abordagem. Tratei ento de iniciar com uma conversa informal a respeito de outros aspectos para a preparao de clima mais propcio e s em um momento oportuno adentrar ao foco da entrevista. Os trabalhos espirituais que exercia no terreiro de Pai Zezinho foram o gancho para iniciar meu real objetivo da pesquisa. O traquejo naquela terceira entrevista enriqueceu com detalhes meu trabalho, depois de deix-lo vontade. Procurei tentar refazer o contato que tinha com outros terreiros, pois h vrios anos no encontrava alguns desses sacerdotes/sacerdotisas, no tendo muito xito e conseguindo apenas com Pai Valdo de Ians, por encontr-lo sempre na loja de artigos religiosos Z Pilintra, no Centro da cidade de Fortaleza, onde faz atendimentos e consultas de jogo de bzios. Tratei de marcar uma entrevista. Cheguei na casa do babalorix Valdo de Oya no comeo da noite. Era domingo e fui recepcionado por um filho-de-santo que brincava na rea de entrada da sua casa com duas meninas, uma que j era iniciada, filha de Ewa, que deveria ter uns sete anos de idade, e outra que era filha biolgica de uma ekede (cargo dado a mulheres que no incorporam, mas

48

dedicam suas vidas a cuidar e servir os orixs) da casa. O mesmo filho que me recepcionou foi falar com o sacerdote, que pediu que esperasse alguns instantes enquanto dava instrues para a preparando do ltimo eb. Tratei de ficar atento aos detalhes do ambiente, anotando em meu dirio de campo todas as impresses, falas e acontecimentos daquele segundo momento nos terreiros. Com um olhar investigativo, descrevi como os filhos estavam vestidos, o que faziam, o trnsito de pessoas e informaes no terreiro. Alguns filhos que passaram por mim cumprimentei e troquei de beno (ato comum no Candombl, quando os iniciados mais novos pedem a beno aos mais velhos). Nos minutos que se seguiam minha espera, uma jovem senhora apareceu com uma filhinha pequena nos braos perguntando por Vlber (filho biolgico do pai-de-santo do terreiro e herdeiro daquela casa, iniciado no Candombl como filho de Omolu). A mulher estava procurando-o para rezar em seu filho. Ele pediu que esperasse por alguns minutos enquanto pegariam as folhas para rezar ou benzer a criana. Observei o ato com encanto e surpresa, pois nunca imaginei que aquele jovem franzino, aparentemente com 17 anos, com um ar de timidez e inocncia, colocasse em ao seus dons medinicos daquela forma. Logo associei a ao ao seu orix, pois era filho de Omolu, dono da cura, da sade e da doena. Terminando a reza, aconselhou a me da criana a dar um banho de alfazema e um ch de erva-doce e disse que realmente se tratava de quebranto. Instantes depois, na sala onde estava espera, chega Pai Valdo, sempre trajando branco, cabelos longos escuros e sempre presos, de culos e com um largo sorriso no rosto. Percebi Pai Valdo muito vontade, fazia quase dois anos que no andava naquela casa, desde que passei por l, quando tomei ebs e uma obrigao para reequilbrio espiritual, um Igb Ori35. Achei que o clima pudesse ficar tenso por conta do meu afastamento, devido a minha falta de adaptao naquela casa e com os filhos-de-santo, mas nada disso aconteceu. No decorrer da nossa conversa, logo aps gravar a entrevista (considero relevante salientar que fiz trs gravaes porque toda vez que conclua uma ele me fornecia dados que julgavam fundamentais para a pesquisa), dessa vez resolvi partir para uma conversa informal com o intuito de obter aproximao e relembrar algumas boas experincias vividas no

35

Igba Ori Obrigao para a cabea e equilbrio espiritual, sempre feita antes da vinda do orix.

49

passado, como festas, rituais religiosos e momentos agradveis. Apenas em um segundo momento procurei descrever a importncia desta pesquisa para o entendimento da cultura presente nesse campo religioso e posteriormente para a construo de uma nova metodologia de ensino que tambm contemplasse as religies de matriz africana no ensino fundamental. As quatro primeiras entrevistas e a visita festa de Yemanj em 15 de agosto de 2010 fundamentaram meu trabalho de qualificao do mestrado. Considerei de fundamental importncia levar esses dados para iniciar o processo de anlise. No decorrer do segundo semestre do curso, em 2011.1, cursei a disciplina Pesquisa Etnogrfica Aplicada a Educao, ministrada pelo Prof. Dr. Eduardo Junqueira, e pude perceber com sua ajuda e contribuio dos tericos que o trabalho que viria a construir seria uma pesquisa qualitativa com perspectiva etnogrfica, devido ao curto espao de tempo que teria no mestrado. Percebi no decorrer desse curso que precisaria dialogar com os autores trabalhados em sala de aula e ao mesmo tempo no ficar distante da metodologia afrodescendente, devido a minha trajetria religiosa e agora como sacerdote. Logo tratei de assumir posturas diferenciadas nos espaos de pesquisas e com os interlocutores, sendo transparente e objetivo, pois pretendia acompanhar mais de perto a dinmica de um terreiro de Umbanda com que no possusse vnculos afetivos. Durante as entrevistas e vivncias nos terreiros de Umbanda, percebi que um nmero significativo dos elementos do Candombl tambm estavam presentes em suas prticas cotidianas, surgindo a necessidade de reavaliar o grupo pesquisado e com isso investigar casas de sacerdotes/sacerdotisas que fossem somente de Umbanda ou que trabalhassem efetivamente nessa perspectiva, apesar de j ter sido informado por Pordeus Jnior (2000) e Canturio (2009) que as religies mantm a tradio; contudo, inovam, reinventam, por questo de sobrevivncia, haja vista no ser a cultura algo esttico, havendo uma dinmica que contextual. Os pesquisadores constataram que, depois da introjeo do Candombl nos anos de 1970 no Estado do Cear, muito adeptos realizaram um movimento migratrio na busca de mais fundamentos religiosos e empoderamento dado pela legitimao do contexto da religio dos orixs. Acresceu em muito construo deste trabalho os contatos realizados no decorrer de minha vida espiritual e a andana de quase um ano nos terreiros de Umbanda com o olhar

50

focado para a construo desse objeto de pesquisa, desde a estruturao do projeto para a seleo no programa de ps-graduao. Nessa caminhada, direta ou indiretamente, as conversas informais, a observao, a construo do dirio de campo e as entrevistas realizadas com os pesquisados ajudaram-me no entendimento do que me propus a investigar: quais os significados contidos nos smbolos e signos presentes nos pontos cantados e riscados da Umbanda na cidade de Fortaleza e como so transmitidas essas prticas educativas de terreiro. Os aprofundamentos das questes vieram atravs das entrevistas semiestruturadas, baseadas nas reflexes iniciais acerca das atividades envolvendo os pontos riscados e, com isso, anlises empreendidas simultnea e sucessivamente pelos atores ou promotores, por meio da interpretao. Os interlocutores envolvidos apontaram ento melhores caminhos para a compreenso das condies e os limites de suas experincias e, eventualmente, explicitando os processos educativos aprendidos e passados para os adeptos de suas casas, as linhas ou falanges presentes na Umbanda, a definio do espao sagrado denominado Aruanda, relaes conflituosas entre a Umbanda do passado e dos dias atuais, desrespeitos e opinies quanto festa pblica na Praia do Futuro, festa de Yemanj. A interlocuo com esses sujeitos tem me subsidiado em entender como foram ou tm sido os processos pedaggicos de ensino/aprendizagem nos terreiros de Umbanda e um maior entendimento da cosmoviso africana presentes nessas linguagens a partir dos signos pertencentes a esse universo simblico. No segundo momento das entrevistas, procurei adotar uma abordagem direta e sincera com os sacerdotes/sacerdotisas; porm, deixando-os mais vontade e livres, explicitando claro o propsito da minha pesquisa. Segundo Cunha Jr. (2008, p. 77), falar da
[...] relao sujeito-sujeito no campo da pesquisa, da qual nos fala com grande propriedade a pesquisadora Narcimaria Luz, quando nos diz sobre pesquisadores de dentro da porteira e de fora de porteira. Pensando o espao do terreiro, temos pesquisadores que pelas suas vivncias, compromissos de vida, de pesquisa e de produo cientfica falam de um lugar de dentro do terreiro. Outros pesquisadores estudam o terreiro sem nenhuma vivncia, tendo que decodificar e observar tudo nos mnimos detalhes, para inicialmente aprender sobre o que pretendem pesquisar. Estes executam posturas de atores externos quela realidade, falam do lugar de observadores privilegiados pela ilustrao cientfica, mas so observadores externos. [...] Formulam uma relao sujeito-objeto com a pesquisa. Dado o desconhecimento anterior e falta de intimidade com o entorno, com a construo e valores do espao do terreiro, precisam sempre dar densidade observao para possibilitar uma compreenso, necessariamente externa.

51

Como religioso, babalorix, estou nas vivncias cotidianas (festas, rituais de iniciao de filhos-de-santo etc.) nos terreiros de Candombl de Fortaleza e Regio Metropolitana, mas no dentro do espao ritualstico da Umbanda. Nunca passei pelos fundamentos rituais ou desenvolvimento espiritual, o que fascina e me faz ter um olhar detalhado sobre o meu objeto de pesquisa. Por isso, na segunda etapa da pesquisa, procurarei adentrar aos terreiros, onde no possuo vinculao direta, e sim apenas intermedirios que facilitem minha entrada no campo, com a inteno de contrastar impresses colhidas nessa primeira etapa. Os objetivos fundamentais na segunda fase da pesquisa so de trabalhar no aprofundamento das questes colhidas nos terreiros um universo que j conheo, mas no tenho profundidade , na prtica ritualstica da Umbanda. Nunca passei por fundamentos ou desenvolvimentos, devido a minha iniciao no Candombl ter sido primeiro. Diante dessa perspectiva, procuro dialogar com a metodologia afrodescendente que, segundo Luz (2004), os pesquisadores
[...] no trabalham com respeito cultura do outro. Trabalham dentro da prpria cultura e com dificuldades que afetam a prpria existncia. Existe uma discusso que nos introduz para pesquisa em terreiro e ns generalizamos aqui.Os de dentro da porteira e os de fora da porteira. Ou seja, aqueles que pesquisam dentro de realidades que j conhecem em grandes propores e aqueles que pesquisam em realidades que eram anteriormente desconhecidas. A metodologia da pesquisa de afrodescendncia uma forma para pesquisadores de dentro da porteira com relao situao, valores sociais de formas culturais das comunidades afrodescendentes. Existe um detalhe a mais que nem todos preenchem que o do reconhecimento e conhecimento de um pensamento de base africana. Este conhecimento do pensamento de base africana se traduz num dos elementos de importncia para a ruptura com as formas de hegemonia eurocntricas de produo do conhecimento.

Estar dentro da realidade do terreiro e ter o conhecimento de base africana para dialogar com essas perspectivas metodolgicas da pesquisa fortaleceram os pontos que pretendia explorar na segunda fase. Procurei, no comeo do ano de 2011, com o intuito de construir o trabalho final da disciplina de Pesquisa Etnogrfica Aplicada, a ajuda de uma adepta, Catarine de Yemanj, que faz parte do Centro Esprita de Umbanda Cabocla Jacira, presidido por Me Cleane de Oxossi, no bairro Grande Bom Jardim.

52

Conheci Me Cleane de Oxossi na casa de Pai Carlos do Cibamba, em 28 de fevereiro de 2011, no fim de uma baia que antecedia sua viagem para Israel. At ento j tinha tentado contact-la algumas vezes atravs de Catarine de Yemanj, na poca minha irm-de-santo. Quando nos conhecemos, expliquei a relevncia da minha pesquisa para os umbandistas e a construo de uma nova metodologia de ensino religioso, o que a fez prontificar-se a ajudar, abrindo as portas da sua casa. Fiquei durante alguns meses tentando concretizar essa visita sempre atravs de Catarine, mas a doena de uma filha-de-santo abalou muito a rotina da casa e em outro momento fui informado que comearia o tero dos pretos/ pretas-velhas conduzido por Preta Mandinga, entidade protetora daquela casa, responsvel por curas e trabalhos espirituais de elevao de entidades sem luz. O tero iniciou e, por conta da escrita do texto de qualificao, me mantive distante do campo, tempo necessrio para levantar mais questionamentos. Logo depois, na segunda semana de trabalhos dos pretos/pretas-velhas, um fato lamentvel aconteceu, fazendo com que as atividades da casa mais uma vez fossem interrompidas; a morte da irm biolgica de Me Cleane, que era frequentadora da casa e sua neta-de-santo, filha de Me Paulinha, me-de-santo iniciada e consagrada naquele terreiro. Esse conjunto de fatores me distanciou do campo de pesquisa, mas no do foco do objeto que desejava encontrar: os pontos riscados e cantados, bem como o aprofundamento dos rituais religiosos da Umbanda e sua relao ensino-aprendizagem. Cheguei ao Centro de Umbanda Cabocla Jacira em dia de gira ou baia. Era justamente o que aconteceria naquela noite. Logo na entrada, comecei a perceber o movimento dos filhos e filhas daquela casa antes de comear a baia e notei que a grande maioria dos frequentadores era mulher. O terreiro tem todos os espaos pequenos divididos em ambientes especficos daquele grupo de entidades. Logo na entrada estava a casa de Exu, contendo as entidades da me-desanto (Maria Padilha e o senhor Marab), e ao seu lado estava o quarto de Z Pilintra, onde tambm estavam presentes todos os catimbozeiros (Negro Gersadon, Maximiano, Bebo da Praia, Manoel Vicente, Raimundo da Jurema, Cibamba, Z Brasil, Chiquita Preta, Leana, Leviana dentre outros). Atrs desse quarto, aproveitando a parede de fundo, ficava o quarto onde os filhos/filhas da casa podiam trocar de roupa e, perto da pequena entrada desse cmodo, ficava um pequeno banheiro direita.

53

A casa de caboclo estava um pouco mais afastada da de catimbozeiro, pois l estavam todos os caboclos ndios da linha de Oxossi, Coral, Xang, Pretos e Pretas-Velhas, Cangao e Bahia, todos em espaos diferentes e bem organizados, representados por pequenas imagens bem separadas e limpas. O zelo daqueles altares estava especfico, pois o cuidado que Me Cleane demonstrava ter com seus filhos e seu terreiro impressionava a qualquer olhar mais atento. Do lado esquerdo, antes da entrada do terreiro, fica o espao reservado para os Boiadeiros. Nesse local estava em destaque o dono da casa, Boiadeiro Navisala das Matas Claras, entidade da me-de-santo. Apenas esse tinha seu assentamento completo com ferramenta e obero/alguidar (prato de barro, cheio de tabatinga contendo os preparos especficos que constituem os fundamentos daquela entidade na Umbanda). Os demais Boideiros Boiadeiro Ventania de Me Paulinha e o de Pai Alex do Ogum estavam representados por assentamentos menores. O terreiro aparentava ter dez metros de comprimento por seis de largura e logo percebi duas subdivises: um pequeno quarto do lado direito de quem entra, onde estavam guardadas todas as indumentrias das entidades da casa, fechado por uma cortina transparente e, na parte final do terreiro, onde uma subdiviso feita por uma parede de dois metros e meio de altura era destinado para troca de roupas e um quarto do lado esquerdo, onde continham muitas quartinhas brancas, me levando logo a presumir ser o quarto de Oxal (destinadas a rainhas, reis, prncipes e princesas). No terreiro, muitos bancos estavam espalhados pelos cantos para os filhos e entidades incorporadas sentarem. Nas paredes de ambos os lados, estavam imagens de santo catlicos e anjos, demarcando uma grande influncia do catolicismo popular naquele terreiro. Na chegada, enquanto Catarine foi tomar banho na casa de uma vizinha, aproveitei alguns instantes para conversar com alguns filhos/filhas da casa. A cadeira que estava vazia do meu lado logo foi ocupada por Milena, sobrinha da me-de-santo e uma das primeiras filhas a fazer parte daquele terreiro. Segundo suas palavras, incorporou com 12 anos de idade. relevante interpretar o ponto cantado da entidade espiritual, pois revela sua identidade, suas preferncias, campos de atuao, curas. Nesse sentido, cabe destacar o ponto cantado do ndio da solido:

54 Olha quem chegou, foi o ndio da solido Olha quem chegou, foi o ndio da solido. Com seus arco e sua flecha vai levar perturbao. Com seus arco e sua flecha vai levar perturbao. Ele andava nas matas, ele andava caando. Ele andava nas matas, ele andava caando. Com seu arco e sua flecha vai levar perturbao.

Esse caboclo pertence corrente dos flecheiros ligados a Oxossi. Geralmente a primeira entidade que o mdium recebe na Umbanda o acompanha, comandando uma das suas linhas de trabalho ou sendo uma entidade de sua proteo, pois veio realizar a abertura de sua coroa, o que entendemos como Ori no Candombl ou cabea. Tentei aprofundar meus questionamentos, aproveitando o primeiro contato. Perguntei quem era o seu ndio na corrente de Oxossi e ela informou que era o Caboclo Girassol, que tem o seguinte ponto cantado:
Seu Girassol gentil, seu girassol do amor. Seu Girassol gentil, seu girassol do amor. Se alguns dias tu precisar de mim. Se alguns dias tu precisar de mim. Firma seu ponto e chamar por mim. Firma seu ponto e chamar por mim. Ele gira com o Sol, ele gira com a Lua. Ele gira com o Sol, ele gira com a Lua.

Aproveitei para saber mais uma vez a sequncia de cruzos que eram feitos naquela casa, e Milena disse que tinha tomados todos, s faltando Exu. Comecei com Oxal, Oxossi, Ogum e Maresia, Xang e Pretos/Pretas-Velhas e Er, e agora em junho vou fazer Exu. Nesse momento, Me Cleane a chamou, pois a gira j ia comear e ela a entregou limpeza para ficar distribuindo para todos os que fossem participar daquele ritual. Esse o momento onde todos, depois de descarregados pelo defumador(incenso de pedras cheirosas misturado com ervas), entram no terreiro. Me Cleane estava trajando branco, vestida de baiana, um camisu (blusa usada apenas por mulheres) tambm branco e oj (pano de cabea) e tratou de explicar a todos os filhos e visitantes que estavam no terreiro que, na baia anterior, Preta Mandinga disse a todos que, antes de entrarem, colocassem trs cravos da ndia na lata do defumador e se limpassem. Dessa forma foi feito, todos trataram de se organizar em uma fila indiana e comearam o ritual daquela noite.

55 Eu defumo com a fora da Jurema, defumo com Arruda e Guine. Eu defumo com a fora da Jurema, defumo com Arruda e Guin. Com alecrim, bejuim e alfazema. Com alecrim, bejuim e alfazema. Vamos defumar filho de F. Vamos defumar filho de F.

Na entrada do terreiro, todos trataram de se organizar em filas de ambos os lados, de acordo com o grau hierrquico de cada um na casa. medida que vo entrando, todos se baixam para pedir a beno de Me Cleane, e ela, nesse momento especfico, coloca as contas ou guias de afirmao no pescoo de cada filho/filha. Como fui o ltimo a entrar no terreiro nesse dia, s pude perceber isso no ltimo filho que foi lhe tomar a beno e logo em seguida a beno aos pais-de-santo que tambm esto na casa e a seguir para seus locais especficos, de um lado os homens e do outro as mulheres. No momento inicial do ritual, pediu-se um minuto de silncio a todos/as em homenagem filha que tinha partido. Todos estavam ainda muito emocionados e percebi que o clima naquele dia seria marcante para todos, afinal, tratava-se de uma pessoa querida por todos que tinha cometido suicdio, deixando para trs trs filhos e um percurso de muito sofrimento espiritual, psquico e violncia domstica, o que causara grande depresso. Passado esse momento de orao inicial, como foi pedido a todos/as, tratou-se ento de chamar os pretos/pretas-velhas. As filhas que estavam dos dois lados da corrente se concentraram para o momento inicial de incorporao. Nessa hora, percebi um frenesi nos mdiuns, que j vinham em vibrao desde o comeo do ritual, no momento em que entraram no terreiro, o que demonstrou muita seriedade e compromisso de todos/as, afinal de contas, o tero da Preta Mandinga era uma obrigao para os filhos/filhas que tivessem interesse em aprender seus ensinamentos e tambm pedir proteo espiritual e cura. Todos os pretos/pretas-velhas que chegam em terra dirigiam-se cambonagem, local onde ficam as cambones da casa (homens ou mulheres responsveis por servir e cuidar dos filhos/filhas incorporados, auxiliando a me-de-santo em sua funo sacerdotal), onde pediam a limpeza e organizavam-se para passar (termo utilizado para designar a ordem dos cnticos das entidades, obedecendo a ordem hierrquica da casa). L cada preto/preta recebia seu cachimbo, e alguma coisa que pedia a cambone para beber, fosse vinho, cerveja, gua ou caf. Nesse momento, as entidades Me Maria, Vov Fabrcio, Pai Luis, Preta Mandinga, Tia Rita,

56

Tapui Velha, Cego Velho, Nega Ana, Me Tutu, Arara Preta, Maria Antnia, Pai Antnio, Pai Jos, entoavam seus pontos cantados e os filhos acompanhavam batendo palmas ao som do tambor, que fica logo na entrada, do lado esquerdo, junto com as maracs (instrumentos utilizados para dar ritmo aos pontos cantados) e o tringulo. Percebendo a organizao e sistemtica daquele terreiro, passei a frequent-lo constantemente, nas segundas feiras, acompanhando o tero de Preta Mandinga, as festas dos pretos/pretas, de Cabocla Jacira, Ogum, senhor Tranca Ruas, Z Pilintra e Cigana, rituais de confirmao de cruzos e trabalhos particulares, na perspectiva de aprofundar meu entendimento a respeito dos rituais que eram realizados, na busca de conquistar a confiana dos interlocutores da pesquisa, como foi de sugesto da banca de qualificao. Acompanhei a dinmica da casa de Me Cleane de abril a setembro de 2011, conciliando a pesquisa de campo com o trmino das disciplinas e crditos obrigatrios no mestrado, assim como visitas aos terreiros de Pai Marcos Amorim e Pai Paulo de Ogum Dil, que tambm so interlocutores desta pesquisa. Suas contribuies foram exclusivamente no sentido de aprofundar os contedos relacionados aos pontos riscados e rituais religiosos, de modo que continuarei a construo deste captulo montando o perfil biogrfico dos interlocutores da pesquisa.

2.3 Perfil biogrfico dos interlocutores da pesquisa Considerei importante na primeira fase da pesquisa de campo entrevistar sacerdotes que pudessem contribuir para a elucidao da explorao das questes centrais da investigao, entre elas a aproximao com a relao ensino/aprendizagem dos significados presentes nos pontos cantados e riscados nos rituais religiosos. Tornou-se fundamental comear a entender o contexto dos rituais partindo do cotidiano do trabalho nos terreiros, explicitado pelos pais-de-santo Zezinho de Oxossi, Ricardo de Oxossi, Ednardo do QuebraBarreiras e Valdo de Ians. Dentre os entrevistados, apenas Pai Valdo de Ians tinha terreiro em pleno funcionando com atividades paralelas de Umbanda e Candombl. Considerei relevante aprofundar na segunda etapa de pesquisa de campo a indicao dada pela banca de qualificao em aprofundar a pesquisa exploratria com interlocutores que tivessem terreiros em funcionamento e no praticassem diretamente o Candombl e seus rituais.

57

Durante o aprofundamento dado na segunda fase da pesquisa qualitativa, acompanhei sistematicamente, durante seis meses, as atividades desenvolvidas nos terreiros de Me Cleane de Oxossi, realizando com Pai Paulo do Ogum Dil e Pai Marcos Amorim apenas entrevistas, no explorando a rotina desses terreiros. Pai Paulo de Oxossi iniciado no Candombl Angola, mas estava afastado h vrios anos, congregando apenas Umbanda, assim como os demais. Durante as entrevistas realizadas, conversas informais e o acompanhamento de baia, festas e trabalhos, conversei e entrevistei filhos e filhas-de-santo na busca de contribuies para uma melhor elucidao das questes centrais dessa investigao. Dessa forma, esta pesquisa tambm contou com a contribuio destes sujeitos: Me Alice do Boiadeiro Diamantino, Catarine de Yemanj, Milena das Sete Saias, Pai Carlos do Cibamba, lvaro de Ogum,Davi da Padilha, Cambones Fatinha, Fabrcio, Edileusa e Me Liduina da Me Maria (in memoriam). Trabalhei ento com uma srie de depoimentos orais na busca de compreender melhor o significado dos pontos riscados e cantados, bem como a relao ensino/aprendizagem presente entre pais/mes-de-santo e seus filhos com a inteno de contribuir no mbito da religio com elementos que possam garantir uma melhor qualidade para o ensino religioso e diretamente para a implementao da Lei 10.639/03 no municpio de Fortaleza.O universo pesquisado foi a partir dos relatos de pais, mes, filhos e filhas-de-santo, construindo assim sete perfis que considerei fundamentais: trata-se da vida dos pais e mes-de-santo, conversas informais com outros adeptos e entrevistas realizadas de sete sacerdotes que congregam as religies de matrizes africanas na cidade de Fortaleza. Cabe ento destacar os interlocutoreschave desta pesquisa: Pai Zezinho de Oxossi Jos Vieira de Souza, 48 anos de idade, solteiro, com ensino superior incompleto em Letras, natural de Ouricuri, Pernambuco, local de seu desenvolvimento espiritual. Mudou-se para Fortaleza na dcada de 1980, onde comeou a cuidar dos seus primeiros filhos-de-santo na Umbanda e posteriormente inici-los no Candombl de Angola. Comeou seu desenvolvimento medinico com a av biolgica, que era iniciada no Candombl, mas na poca tambm trabalhava com entidades de Umbanda, incorporando o Caboclo Z Pilintra com 11 anos de idade. Foi iniciado no Candombl, tendo atualmente 31 anos nessa religio e mais de 20 anos frente do Il Ax Odetelemin, que hoje

58

pertence Nao Nag Vodum36, situado no bairro lvaro Weyne, onde reside com sua famlia biolgica e filhos-de-santo. tcnico em enfermagem, mas hoje dedica-se exclusivamente religio, ao Candombl, a fazer atendimento com os guias espirituais das linhas de Umbanda em que trabalha. Pai Ricardo de Oxossi Ricardo Garcez de Moura, 46 anos de idade, solteiro, pertence ao terreiro do Pai Zezinho de Oxossi, residindo no mesmo local. J teve terreiro de Umbanda aberto durante trs anos, chamado Terreiro Reis Tupinamb em So Paulo. Comeou seu desenvolvimento espiritual na Umbanda aos 16 anos e era filho-de-santo do Toinho Pomba-Gira, que tinha seu terreiro aberto no bairro do Padre Andrade em Fortaleza. Ricardo atualmente tem vrios filhos-de-santo iniciados na Umbanda e no Candombl, mas no deseja mais presidir seu terreiro, dando autonomia aos que j tinham seus cruzos37 feitos e abrindo seus terreiros. iniciado no Il Ax Odetelemin h 20 anos, sendo filho do orix Oxossi. soldador industrial e exerce atividade laborativa em uma indstria local. Pai Ednardo do Quebra-Barreiras - Francisco Ednardo Bezerra dos Santos tem 41 anos, solteiro, residente no bairro Santo Antnio da Floresta. Foi presidente do Centro Esprita de Umbanda Rei Quebra-Barreiras, aberto durante oito anos, e hoje iniciado no Candombl, no Ile Ax Odetelemin, presidido por Pai Zezinho de Oxossi. Fez seu desenvolvimento espiritual no Centro Esprita de Umbanda So Jorge Guerreiro, que fica no interior do Cear, na cidade de Tau, h aproximadamente 26 anos, completando todas as etapas do seu percurso espiritual da Umbanda com Me Lade, uma sacerdotisa muito renomada naquela regio e hoje j falecida. Atualmente congrega suas funes espirituais na mesma casa de Candombl no bairro lvaro Weyne e reside com sua famlia biolgica. Atualmente funcionrio pblico e cursa licenciatura em Letras na Universidade Federal do Cear. Pai Valdo de Ians Jos Lopes de Maria tem 44 anos de idade, solteiro, residente no bairro Bom Jardim. Preside o Centro Esprita de Umbanda Cabana do Preto-Velho da Mata Escura, aberto h 26 anos. Natural de Fortaleza, comeou seu desenvolvimento medinico na Umbanda com a sacerdotisa Maria Aldede Felix de Andrade, que morava no
36

Nag Vodum, segundo Pai Zezinho de Oxossi, foi a juno dos cultos de Angola, Keto e Gege, tendo apenas sua casa e seus filhos/filhas-de-santo essa tradio no Estado do Cear. 37 Rituais especficos de iniciao em linhas ou falanges que o mdium recebe de acordo com o seu desenvolvimento espiritual.

59

bairro da Granja Portugal e era conhecida como Maria Aldede do Vira-Mundo. Anos depois iniciou-se no Candombl de Angola com Me Aninha, natural da cidade de Salvador, sendo filho do orix Ians. Atualmente congrega as duas religies, no mesmo templo onde reside com seu filho biolgico, herdeiro da casa, e com alguns filhos-de-santo que o acompanham desde o comeo de sua trajetria espiritual. Sua famlia biolgica (pais, irmos, sobrinhos e cunhados) iniciada no Candombl e na Umbanda, alguns fazendo parte dessa congregao e outros j com terreiros abertos. Atualmente pertence ao Ax Gantua, sendo filho da yalorix Rita de Ogum e presidindo o Il Ax Oju Oya (A casa dos olhos de Oya). professor de histria, atuando no ensino mdio da rede estadual de educao e concomitantemente preside seu terreiro. Me Cleane de Oxossi Tem 54 anos, casada, reside no bairro Parquelndia e seu terreiro situado no Grande Bom Jardim, onde preside o Centro Esprita Cabocla Jacira, aberto h 18 anos. Natural de Fortaleza, comeou seu desenvolvimento medinico com 12 anos, quando acompanhava sua me biolgica, que era cambone da casa do senhor Valdimiro do Bahiano Grande, situada no bairro Montese. Congrega a Umbanda Congo-Angola, como denomina, descendendo da tradio desenvolvida por Me Neide Pomba-Gira, sua av-desanto e madrinha nos cruzos que foram realizados por Pai Nazareno de Ogum, pai-de-santo que a consagrou Me diante da sociedade umbandista cearense. dona-de-casa e dedica seu tempo livre a atendimento a clientes, ateno a filhos/filhas, bem como os desenvolvimentos medinicos deles, congregando essa casa com sua famlia-de-santo e biolgica (companheira, filho biolgico, sobrinhos/sobrinhas, irms e primas). Pai Paulo do Ogum Dil Tem 40 anos, solteiro, reside no Grande Bom Jardim, no mesmo local onde preside seu terreiro, o Abassa So Miguel Arcanjo, aberto no ano de 2010. Natural de Fortaleza, comeou seu desenvolvimento espiritual com Me Leonzia, que tem casa situada no bairro Conjunto Cear, sendo consagrado como pai-de-santo por Pai Valdo de Ians. Comeou seu desenvolvimento na adolescncia devido ao chamado medinico, incorporando pela primeira vez com o guia Ogum Dil em 29 de novembro de 1998. Atualmente, em sua casa, irmos/irms-de-santo e biolgicos ajudam no decorrer dos trabalhos, no possuindo ainda filhos-de-santo. vendedor e dedica seu tempo livre a atendimentos e trabalhos particulares.

60

Pai Marcos de Oxossi Marcos Amorim tem 46 anos, casado, preside o Centro de Umbanda Reis Tupinamb no Grande Bom Jardim e comeou sua trajetria espiritual acompanhando sua me aos terreiros do Grande Bom Jardim desde os cinco anos de idade. Iniciou seu desenvolvimento espiritual com 16 anos de idade devido a problemas de sade que foram curados na Umbanda, na casa de Pai Almeida, pai-de-santo que o consagrou sacerdote. Atualmente reside no Grande Bom Jardim com seu companheiro, no mesmo local onde congrega seu templo religioso. Preside uma Associao de Esportes no mesmo bairro e trabalha como corretor de emprstimos em uma financeira.

61

3 - RELIGIES DE MATRIZ AFRICANA NO CEAR: ELEMENTOS PARA UMA ANLISE SOBRE A "CONSOLIDAO" DA UMBANDA NA CIDADE DE FORTALEZA

Este captulo prope-se a uma anlise e interpretao das prticas religiosas afrocearenses veiculadas nas notcias do conservador jornal O Povo, uma das mais influentes publicaes da cidade no final da segunda dcada do sculo XX. Alm de constatar a continuidade de uma ideologia e as prticas disciplinares dos perodos da Repblica, busco identificar mudanas significativas nas progressivas aparies da palavra macumba em matrias relacionadas nesse jornal do Estado do Cear e o discurso feito por parte da elite presente nos jornais de circulao da poca, da Igreja Catlica e da fora policial a respeito do que eles consideravam feitiaria, charlatanismo, curandeirismo e heresia, alm da condenao feita pela cincia mdico-higienista. O intuito maior deste captulo contar uma histria, at agora invisvel, daqueles a quem foi negada a voz e paradoxalmente revelada nas entrelinhas dos textos publicados nesses peridicos, silenciadores. Busco ento oferecer, para a histria do Estado do Cear, das religies afro-cearenses e da cultura afro-brasileira em geral, suas formas de luta e resistncia. No pensamento dos povos ocidentais, tornou-se hegemnica ideia da suposta superioridade da religio crist sobre todas as outras. A cultura branca e vencedora no permitia o desenvolvimento de prticas religiosas vistas como brbaras e no civilizadas. Os africanos e seus descendentes, que viveram no Brasil na condio de escravizados por mais de trs sculos, foram ento obrigados a criar mecanismos de sobrevivncia e resistncia em suas religies. Para analisar a relao ensino/aprendizagem dos significados presentes nos pontos cantados e riscados, necessrio entender como os adeptos usaram estratgias de sobrevivncia para dar continuidade cultura e religio, pois grande parte foi dilacerada, perdida, o que exigiu a reinveno. Esse legado no se manteve em conserva de uma herana africana tal qual chegou ao Brasil. Segundo Canturio (2009, p. 63), a cultura se reformula, se modifica, transmite, significa. Com o fim da escravido, foi possvel alargar os espaos para a

62

retomada das tradies, intensivamente influenciados por outros elementos catlicos, indgenas e espritas.

3.1 - A construo social da Macumba cearense: perseguio e resistncia A histria de Fortaleza possui radicais incrustados na prpria histria do Cear, como gnese de expanso social ou como casulo de formao poltica. Segundo Garcia (2009), a Fortaleza de Nossa Senhora de Assuno onde a histria de Fortaleza comeou; o prprio nome da cidade uma referncia a essa antiga fortificao. O forte foi construdo pelo capito holands Matias Beck em 1649 e foi batizado Forte Schoonenborch. Os holandeses invadiram Olinda e Recife em 1630 e expandiram seus domnios at Fortaleza passando por reas onde hoje se encontram Joo Pessoa e Natal como forma de consolidar seu domnio no Nordeste do Brasil. Em 1654, aps a expulso dos holandeses de Pernambuco e do Brasil, os portugueses retomaram a rea e rebatizaram o lugar para Fortaleza da Nossa Senhora de Assuno. Durante o sculo XIX, Fortaleza consolidou a liderana urbana no Cear, fortalecida pelo surgimento da cultura do algodo, consequentemente fazendo aumentar as navegaes diretas com a Europa e criando-se 1812 a Alfndega de Fortaleza. Nesse mesmo ano, Antnio Jos da Silva Paulet reconstruiu a Fortaleza de Nossa Senhora da Assuno no local do restante do Forte de Nossa Senhora da Assuno, planejando tambm o Passeio Pblico em 1820 (GARCIA, 2009). Entre os anos de 1846 e 1877, a cidade passou por um perodo de enriquecimento e melhoria das condies urbansticas com a exportao do algodo, sendo executadas diversas obras, tais como a criao do Liceu do Cear e o Farol do Mucuripe em 1845, Santa Casa de Misericrdia em 1861, Seminrio da Prainha em 1864, sistema de abastecimento de gua em 1866, Biblioteca Pblica em 1867 e a Cadeia Pblica em 1870. Alguns anos depois, teve incio a construo da Estrada de Ferro de Baturit do Porto de Fortaleza. Nas dcadas de 1870 e 1880, houve movimentos abolicionistas e republicanos que culminaram na libertao dos escravos no Cear, em 25 de maro de 1884 (GARCIA, 2009). Segundo Tefilo (1980), o Cear sofreu com a grande seca de 1877, foi uma verdadeira catstofre. A providncia tomada seria espalhar os retirantes ao longo da Estrada

63

de Ferro de Baturit, onde construram suas choupanas umas longe das outras e o governo os mandaria alimentar. Para que no ficassem inativos, seriam empregados em servios na vizinhana de suas moradias. Aqueles que chegassem capital eram levados ao Passeio Pblico at se preparar no Alagadio o futuro abarracamento, o qual tomou o nome de campo de concentrao. O retirante perdeu o seu antigo e expressivo nome comeou a chamar-se flagelado.
Uma coisa que muito deveria interessar sade daquela populao era o local onde depositavam as matrias fecais. Fui v-lo. Ficava sotavento do abarracamento, no fundo do cercado, ao poente, a pequena rea coberta por pequenos arbustos, onde os famintos, numa promiscuidade de bestas, defecavam, ficando as feses expostas s moscas. Aquele atentado s higiene no podia deixar de ter conseqncias desastrosas. (TEFILO, 1980, p. 60)

De acordo com o relato j citado, a higienizao da cidade era fundamental. Segundo Santos (2009), tornava-se imprescindvel manter o controle sobre a populao negra, agora livre, que no parava de crescer com as levas vindas de migrantes de outras localidades do interior do Estado. Percebe-se nesse momento uma intensificao do discurso pela segurana pblica, visando a manter a ordem e a civilizao. Empurrando a populao negra e ociosa por falta de oportunidades de trabalho, educao e polticas pblicas para os areais, como eram chamados os bairros perifricos da poca, Pirambu e Arraial Moura Brasil. Ali, no local do confinamento, vigiados por soldados, os retirantes podiam fazer tudo, contanto que no sassem de l. O governo fornecia alguma alimentao, gua e prometia solues que nunca chegavam. A preocupao demonstrada pelo poder pblico tinha bases concretas: em 1877, uma leva de cerca de 110 mil sertanejos invadiu a capital e a transformou num caos inadministrvel (GARCIA, 2009, p. 60). Promoveram invases, saques, atemorizaram a populao urbana, desestruturaram os servios pblicos bsicos pelo inesperado aumento da demanda, destruram e ocuparam reas urbanizadas de forma inadequada. No se sabe ao certo at quando o governo manteve vigilncia ou assistncia sobre o campo de concentrao, mas, nos anos 1940, o lugar, ainda chamado de curral, j era uma conhecida zona de prostituio e considerado um local bastante perigoso para os que se aventuravam a sair nas ruas sem conhecerem bem sua rotina. Garcia (2009) nos mostra que em 1945 os dois bairros considerados mais pobres da cidade

64

eram o Arraial Moura Brasil, espremido entre o centro comercial e a praia, e o Pirambu, localizado na praia e a noroeste do Centro. O Pirambu era considerado um prolongamento do Arraial Moura Brasil, tanto territorial quanto nos problemas que apresentavam. Considero de importncia vital contextualizar a histria desses bairros, haja vista ser a maior concentrao de miserveis e invisveis perante a sociedade da poca. Com isso, considero ter suporte para montar as peas do quebra-cabea que nega a existncia dos afrocearenses, sua cultura e religio como discurso ideolgico. Outro fator relevante o suporte terico que as reportagens do jornal O Povo do a essa investigao acadmica, j que, das 18 reportagens encontradas no perodo de 1934 a 1954, oito evidncias foram encontradas nesses bairros relatando a priso de adeptos e fechamento dos terreiros. Sete reportagens tratam de perseguies a casas situadas no Centro de Fortaleza, duas a respeito de despachos38 realizadas nas imediaes do Centro da cidade e uma relata casos de assombraes em Assar, no interior do Estado. Por ser um grande jornal de circulao na cidade de Fortaleza, sua campanha contra as prticas culturais e religiosas afro-cearenses, em especial contra a Macumba ou Baixo Espiritismo, a despeito das intenes da redao dos peridicos, muito contribuiu para a construo da ideia de inexistncia da populao negra no Cear, tendo em vista que os terreiros foram e so at hoje organizaes de luta e resistncia. As notcias aqui trabalhadas possibilitam leituras e consideraes diversas. Neste estudo, elas so focalizadas de diferentes maneiras. Primeiro feita uma leitura de carter mais textual, atentando para o contedo da narrativa, onde incide o questionamento a respeito do que est sendo relacionado. Essa interpretao, de carter mais pragmtico, aponta para a informao em si, sem discutir as possveis motivaes de sua emergncia nos jornais segundo Santos (2009, p. 23), apresentar uma interpretao a respeito da postura conservadora que poderia ser decisiva na hora e na forma de selecionar e publicar a notcia. Essa orientao metodolgica permite estabelecer um cenrio das atuaes sociais de diferentes grupos, mantenedores dos jornais e protagonistas das disputas pela administrao da coisa pblica, por conseguinte dos diferentes cargos nas diversas esferas do governo. Assim, percebe-se
38

Despacho Designao popular feita para oferendas colocadas em vias pblicas por adeptos. Essas oferendas eram constantemente identificadas como feitiaria e foram atacadas pelos jornais sob o pretexto de atentarem contra a limpeza pblica e tambm por conterem sacrifcios de animais.

65

como uma matria podia estar vinculada a ideias frequentemente privilegiadas por um perodo e ser irrelevante para outro ou mesmo refutada. De acordo com as ideias do autor citado anteriormente, presentes em sua obra,
os jornais oferecem sinais que remetem a leitura mais profundas: a escolha do ttulo da notcia, o que ela revela e silencia, tom indignado, irnico ou complacente, indicado a existncia de certo pano de fundo, de experincias compartilhadas e disputadas num contexto social; percebidas no seu contexto, aos poucos se estabelece na leitura dos textos um clima de cumplicidade, indiferena ou rivalidade. O leitor convidado a partilhar do posicionamento do escritor, que situa em contraposio o objeto das crticas do jornal. Os recursos utilizados so vrios: o ttulo, os destaques em letras maisculas ou em itlico, a repetio de termos, de maneira que ao final, o leitor e escritor possam se fundir numa s cumplicidade. Entretanto o convite pode ser aceito ou no. (SANTOS, 2009, p. 24)

Acredito que buscar nas linhas e entrelinhas histrias de indivduos e grupos sociais, perseguidores e defensores dos perseguidos, tenses e estratgias de resistncia, alianas e dissenses, fundamental para notar o discurso elucidativo sobre o olhar dos letrados que criticavam todo e qualquer sinal que identificasse o cenrio urbano como atraso. Como podemos perceber na matria do jornal O Povo intitulada Corao de Boi, pontas de charutos e farofa:um despacho para o Sr. Macedo Soares, datada de 19 de novembro de 1935, em que o reprter explicita:
A Indstria de despachos toma vulto, mo grado o combate que vem fazendo a polcia contra os pais-de-santo. Foi descoberta uma macumba defornte do Senado, a qual continha coraes de boi, pontas de charuto, cachaa e farofa. Segundo o Dirio da Noite, o despacho era feito contra o Senador Macedo.

No discurso de alguns setores letrados, pobreza, ociosidade, incivilidade e criminalidade parecem corresponder a caractersticas populares. Desse modo, era necessrio vigiar cuidadosamente o povo e, quando preciso, aplicar punies que levassem os indivduos disciplina do trabalho, fazendo-os deixar de lado os vcios nos quais estavam imersos. Com a enrgica entrada em cena da polcia contra os terreiros, muitas casas foram silenciadas temporariamente. Todavia, os despachos ou oferendas tomaram conta da cidade, e a imprensa enfatizou outro argumento de relevncia na campanha contra esses terreiros a higiene e a limpeza pblica. Dessa maneira, analisamos a resistncia silenciosa dessas casas,

66

possibilitando demonstrar o imaginrio da feitiaria no qual a cidade estava imersa. Isso fica bem evidente em uma matria datada de 8 de abril de 1934, intitulada A Macumba no Arraial Moura Brasil: onze pessoas presas num Catimb Falando com a proprietria da casa
O Arraial Moura Brasil est apresentando quasi todas as caractersticas de uma favela Carioca.Samba, bebedeiras, lutas, complicaes e agora para completar a equivalncia, surge, com toda a sua altivez pag, a Macumba filha da ignorncia e do desespero. A polcia daquele bairro proletrio tivera conhecimento de que, na casa de D. Maria Holanda Alves, se realizava animado Catimb, no qual tomavam parte inmeras pessoas.Todos os guardas do destacamento do Arraial foram designados para fazer o cerco na casa indicada que est situada rua Coqueirinho. Presos todos os presentes o fato foi comunicado Delegacia Auxiliar que enviou ao local o Inspetor Cato, juntamente com o guarda 17, os quais transportaram os onze macumbeiros e seus objetos para essa repartio policial.

Um entendimento fundamental que emerge da leitura do jornal O Povo nas primeiras dcadas do sculo XX que o bem da civilizao em que a cidade se encontrava dependia do extermnio das prticas culturais e religiosas de matriz africana. Os argumentos da imprensa local identificavam essas expresses e os indivduos que lhe davam corpo com o que havia de mais atrasado na vida da cidade. Temos prova disso quando o referido reprter atribui, ao cotidiano do Arraial Moura Brasil, o samba como marco de depravao, agregando aes como a bebedeira e lutas, depreciando as prticas culturais e atribuindo uma ideia pejorativa. Essa concepo refletia a divulgao de teorias racistas que posicionavam o continente africano como o ltimo na escala da evoluo. interessante notar que o jornal que frequentemente identificava as religies de matriz africana como a degenerao da famlia, da sociedade e at mesmo da raa, representando-o como o lugar de brdios e orgias, tambm se refere a ele, como vimos, por meio da expresso Macumba pag. A terminologia empregada sugere um carter depreciativo, m esmo com o tom irnico que cerca a utilizao do termo em destaque ao se referir s religies de matriz africana como filhas da ignorncia e do desespero. Segundo Santos (2009, p. 29), a notcia articula bem todos os argumentos da imprensa contra as prticas culturais e religiosas de matriz africana e seus partcipes, bem como em favor de suas ideias de civilizao. Na defesa da civilizao, da tranquilidade, do trabalho e da moral das famlias honestas, a imprensa propugnava o combate vadiagem e aos costumes dos negros

67

selvagens. Nesse sentido, por fim, criminalizavam o que chamava de negros desocupados em suas folias macabras, tornando-os caso de polcia. Especificamente em relao s religies de matriz africana, assumiram relevo na campanha o argumento do exerccio ilegal da medicina. A imprensa local classificava as prticas de mes e pais-de-santo como curandeirismo e, na maioria delas, como feitiaria. Vemos isso claramente na continuao da reportagem citada anteriormente, em que o reportr entrevista Maria de Holanda Alves, proprietria da casa onde se realizava o Catimb:
Interrogada, respondeu-nos que estava realizando aquela sesso para curar uma sua amiga de idias, Antnia Raimunda de Sousa, que h dias vinha sofrendo de dores nas pernas. Quando a doente dizia que estava sentindo melhoras, a polcia apareceu e prendeu todos. Um descrente, seu vizinho, foi quem dera parte a sub-delegacia do Arraial. Com quem a senhora aprendeu a fazer Macumba? Aventuramos a pergunta. Eu aprendi, respondeu-nos Maria de Holanda, com Z 18, morador nos Arpoadores, chefe da Macumba da zona e que jamais a polcia poude prender. Que cantavam na hora em que foram surpreendidas pela polcia? Ns tava cantando. Quebra o cco, estabiruliruli. Quebra o cco, estabirulirul.

A campanha hostilizava os curandeiros em razo da teraputica por eles utilizada no atendimento e cura dos mais diversos problemas fsicos e materiais. Essa teraputica era frequentemente identificada com feitiarias e torturas que levavam pessoas ignorantes morte. No relato de Maria de Holanda, a perseguio s prticas teraputicas afro-cearenses era frequente, principalmente em relao ao sacerdote Z 18, pois h muitos anos praticava suas sesses conseguindo fugir da perseguio polcial. No dia 18 de dezembro de 1936, o jornal O Povo continha em suas pginas a matria intitulada Uma Macumba no Piramb, com subttulo Com Remdios e Rezas fortes, Z 18 curava doentes e destruia a Felicidade alheia. Z 18 tinha sido preso por suas prticas de cura e trabalhos espirituais. A matria continha o subttulo Santurio do Catimboseiro foi varejado pela Polcia Penas de urubu, Punhal e Chifres de Boi Retratos, Cartas e Bilhetes, que o reprter usava no decorrer do depoimento para depreciar a figura do sacerdote, bem como a descrio feita a seguir
De quando em vez a polcia daqui est pondo a mo sobre catimboseiros que, por meio de baixo espiritismo vo surgestionando completamente um

68 nmero a vultado de crentes, capazes de praticar toda sorte de males.Ainda hoje pela manha quando a reportagem do O POVO passou pela Delegacia Auxiliar, notou um estranho movimento nesse departamento policial. Na sala daquela casa da Praa dos Voluntrios foi encontrar uma infinidade de objetos excusos espalhados pelo cho e, prximo mesa do inspetor, um caboclo, a prestar declaraes. A Delegacia Auxiliar recebeu queixa, ontem de que na Praia do Boa Vista, um pouco alm de Piramb, funcionava de portas abertas, um dia e noite, um antro caboclo, sob a direo do pai Z 18, em presena de quem chegavam diariamente vrios indivduos homens e mulheres, procura de remdios para seus males.

Nas colunas da imprensa local fica clara a inteno dos jornalistas de desacreditar os processos teraputicos alternativos praticados por sacerdotes e sacerdotisas que, aos olhos de alguns setores letrados, eram desqualificados. No estgio de civilizao em que presumiam estar, a nica medicina admitida era a dos doutores. Esta era apoiada pela lei e por setores da imprensa que a julgavam cientfica e que tentavam estabelec-la como a nica possvel. Por causa da perseguio, grande parte desses pais e mes-de-santo vivia em constantes mudanas de endereo e, por outro, era sua estratgia de resistncia, procurando sempre um lugar mais seguro onde pudessem dispor de seus saberes teraputicos e religiosos. As religies de matriz africana, em especfico a Umbanda, organizaram-se em padres com o auxlio do Espiritismo, passando ento a se mesclar com suas prticas,e a professar e defender publicamente essa mistura, com o objetivo de torn-la legitimamente aceita, com o status de uma nova religio.
Mesmo antes, porm, de adquirir um contorno mais definido, muitos elementos formadores da Umbanda j estavam presentes no universo religioso popular do fim do sculo XIX, sobretudo nas prticas bantos. Na cabula, por exemplo, como vimos o chefe de culto era chamado de embanda possvel origem do nome da religio que se formou pela ao desses lderes ou se confundiu com suas prticas. Cargos e elementos litrgicos da cabula tambm preservaram-se na Umbanda, como o de cambone, auxiliar do chefe do culto, ou a enba (ou pemba), p sagrado usado para limpar o ambiente ritual dos rituais. Tambm na macumba o termo Umbanda designava o chefe do culto e uma de suas linhas mais fortes. Embora faltem dados para reconstituir as diferenas existentes entre as linhas da macumba, possvel supor que pela sua popularidade a linha da Umbanda tenha ganhado autonomia em relao s demais e passado a designar um culto parte. [...] As origens afro-brasileiras da Umbanda retomam, assim ao culto s entidades africanas, aos caboclos (espritos amerndios), aos santos do catolicismo popular e finalmente, s outras entidades que a esse panteo foram sendo acrescentadas pela influncia do kardecismo, como veremos adiante. (SILVA, 2005, p. 107)

69

Essa influncia tornou-se ainda mais significativa, especialmente depois da reordenao por que passou o heterogneo universo da macumba, codificado e reinterpretado sob inspirao da doutrina esprita. Essa foi uma necessidade emergente, pois, segundo o relato de Z 18 (Jos Lembar de Taumary) no dia de sua priso, desde a idade de onze anos, isto , em 1921, pois conta 26 anos, pratica curas por meio de oraes. Aprendeu isso com uma feiticeira que no existe mais. Isso nos mostra claramente que essas prticas religiosas estavam presentes em nossa sociedade, se moldando para resistir, como continuarei evidenciando, na Era Vargas.

3.2 A Umbanda cearense no contexto histrico da Ditadura Vargas Aps a descrio mediante as reportagens do jornal, que evidenciavam a perseguio das religies de matriz africana, denominada na poca como Macumba, considerei oportuno analisar os fatores que os adeptos dessas religies incorporaram para resistir. Parto da compreenso que na realidade brasileira formou-se o movimento umbandista, e na realidade Fortalezense no foi diferente. Buscarei ento analisar evidncias do movimento umbandista no cenrio nacional e assim focar atenes nos artigos publicados no jornal O Povo, no Estado do Cear. Esse recorte histrico procura reconstruir as relaes dos adeptos da Umbanda no perodo Estado Novista, haja vista que as estratgias no poderiam estar dissociadas da ideologia da poca. Mergulho, dessa forma, nas obras de Rio (1904), Pordeus Jr. (2000), Ortiz (1947), Oliveira (2006), Canturio (2009), Nogueira (2010), bem em como artigos contidos no primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda (1941), em busca da consolidao desse movimento social como um dos aspectos que reafirmam a presena do legado africano neste Estado. De posse desse contexto, discutimos luz de Mellucci (2001, p. 29) a conceituao de movimentos sociais como:
[...] fenmenos coletivos que se apresentam com uma certa unidade externa, mas que, no seu interior, contm significados, formas de ao, modos de organizao muito diferenciados e que, frequentemente, investe uma parte importante das suas energias para manter unidas as diferenas.

70

Assim, tende-se muitas vezes a representar os movimentos como personagens, com uma estrutura definida e homognea, enquanto, na grande parte dos casos, trata-se de fenmenos heterogneos e fragmentados, que devem destinar muitos dos seus recursos para gerir a complexidade que os constitui. Meu interesse foi analisar a expanso do nmero de Centros Espritas de Umbanda no incio da dcada de 1930 (ascenso de Vargas) e sua consolidao como movimento organizado durante esse perodo histrico no Cear. Segundo Ortiz (1999), historiadores e socilogos consideram o ano de 1930, data da tomada do poder por Vargas, como sendo o limite entre duas fases distintas da histria brasileira.
At os anos 30 observa-se a desagregao do antigo sistema; o fim de uma sociedade que baseava sua produo no trabalho agrcola; depois de 1930 temos a consolidao do movimento que se esboava desde os fins do sculo XIX: a urbanizao, a industrializao, a sociedade de classe torna-se realidades sociais. claro que 1930 um corte que o pensamento estabelece para organizar o real mais ele representa o trmino de um processo scioeconmico que se exprime no nvel poltico. De certo modo Vargas simboliza a ruptura com um passado que trazia ainda em seu bojo caractersticas coloniais; ele representa a implantao, ou melhor, a adequao de um novo modelo poltico a uma nova ordem social. (1999, p.28)

Ao analisarmos as relaes dos trabalhadores com o Estado Novo, refora-se nossa hiptese de as estratgias adotadas pelos umbandistas no poderem estar dissociadas da ideologia do Estado Novo. A hegemonia da ditadura de Vargas no impedia as pessoas de defenderem seus interesses, buscando sadas, alternativas, brechas nas regulamentaes autoritrias, nem as impedia de perceber os limites impostos pelo governo.
Assim, nos padres polticos e culturais da poca, as pessoas davam novos e diferentes significados aos cdigos, normas e valores autoritrios e, de acordo com suas experincias, procuravam redirecion-los em seus prprios benefcios. Portanto, ao pleitearem a legitimidade do novo culto, os intelectuais da Umbanda no deveriam adotar uma poltica de enfrentamento, mas utilizar a mesma estratgia dos trabalhadores nas correspondncias mantidas com o regime personalista estadonovista de modo a facilitar sua insero na sociedade nacional. (OLIVEIRA,2003,p.137)

71

luz desse pensamento, autores como Ortiz (1999) e Pordeus Jnior (2002) consideram a Umbanda como uma religio eminentemente brasileira e mais integrada sociedade que a Macumba carioca e as demais religies de matriz africanas. De posse desse pensamento, dialogo com a realidade da poca no cenrio nacional e comeo um aprofundamento com o intuito de suscitar essa discusso no contexto cearense. A Umbanda apresenta uma peculiaridade que a diferencia das demais: enquanto os adeptos das religiosidades mais africanizadas buscavam legitimar suas prticas exaltando a pureza Nag, os lderes do movimento umbandista fizeram questo de apresent-la como uma religio brasileira. Segundo Oliveira (2003, p. 133), o carter
[...] nacionalista atribudo Umbanda fazia parte de um conjunto de estratgias de legitimao que inclua tambm a institucionalizao de uma nova religio e a adoo de um discurso evolucionista , no qual a populao brasileira era resultado de um encontro singular entre ndios, brancos e negros.

A estratgia era aproxim-la de uma representao mestia da nacionalidade, to apreciada pelos idelogos do Estado varguista. Trabalho ento com a hiptese de que essas estratgias visavam a flexibilizar a ocupao do campo religioso a partir de uma interpretao livre do projeto poltico-ideolgico implantado pelo Estado Novo, no qual o carter mestio da populao brasileira contribuiria para o desenvolvimento socioeconmico do Brasil, uma vez que aqui, segundo o autor, no ocorriam conflitos tnicos e culturais como em outros pases, demarcando assim uma suposta democracia racial. Foi uma estratgia utilizada pelas elites brasileiras, logo aps a abolio, para se chegar o mais rpido possvel a um novo tipo racial mais aproximado do europeu, atravs da miscigenao e da imigrao europeia. O fato de ser um pas multirracial e a invisibilidade do racismo cientfico levaram a sociedade brasileira a procurar outros caminhos para dar conta da grande influncia da populao negra na nossa realidade. Nem mesmo a importncia dada imigrao europeia, que se estendeu at a dcada de 1930, resolveu o que Nina Rodrigues denominou de problema do negro. (CARDOSO,2002, p.108) A sociedade moderna forava aos adeptos do Espiritismo de Umbanda a adequao de suas prticas, pois a cultura e a religio de base africana deveriam incorporar valores impostos

72

pelo mundo branco, demonstrando uma recusa ao legado do negro, sua cultura e tradio. Tudo isso nos mostra como a formao da Umbanda segue linhas traadas pelas mudanas sociais que, conforme Ortiz (1999, p. 32), para os Umbandistas dos anos 1930 significava uma ruptura com o passado simblico, bem entendido, o que permite uma reinterpretao das antigas tradies. Parto ento do material explicitado pelos autores anteriormente citados para perceber o esforo dos umbandistas em disseminar toda uma teoria que os afastasse das teias do Candombl e da Macumba. Aproximar-se do Espiritismo de Kardec representava, naquele momento, o caminho mais visvel, principalmente porque a elite local pronunciava-se totalmente favorvel s atividades do Espiritismo, julgando-as inofensivas ao regime. Assim, na lgica daquele momento histrico, o caminho da legitimidade passava pela construo de uma identidade ao mesmo tempo prximo do carter cientfico da religio esprita e o mais distante possvel das prticas religiosas de matriz africana.

3.3 - As transmutaes da Macumba para o Espiritismo de Umbanda no Cear Pensar luz de Rio (1904), Pordeus Jr. (2002), Ortiz (1947), Oliveira (2006), Canturio (2009) e Nogueira (2010) entender que o conhecimento social elaborado e socializado em determinados grupos. Com isso, o patrimnio cultural est vivo nas pessoas e, para que as lembranas permaneam, necessrio que essa memria seja articulada. Diante dessa conjuntura, apresento algumas memrias histricas publicadas no jornal O Povo referentes aos adeptos do Espiritismo de Umbanda no perodo populista de Vargas. Podemos observar a resistncia dos adeptos da Umbanda na cidade de Fortaleza em um artigo do jornal O Povo datado de 23 de fevereiro de 1935, intitulado Macumba em Fortaleza: um antro de explorao rua das trincheiras, em que um reprter em sesso especial nos relata:
No obstante a forte presso que tem desenvolvido a polcia, respeito ao espiritismo charlato, em nossa capital, ainda de notar que inmeras clulas de macumba vivem a iludir o pblico incauto. [...] Dentro esses consultrios de feiticeiro- muitos existem com o fim de explorar os ignorantes, tornando-se, assim perigosos antros de perdio.

73

O reprter descreve ento que na Rua Conselheiro Liberato Barroso, n 847, residia um indivduo identificado como Irmo Luiz, cuja profisso consistia em realizar curas maravilhosas e fazer a indicao precisa do bicho (referente a jogo do bicho) a dar no dia imediato. Descrevendo o local de consultas como uma casa que tinha uma pequena venda na parte da frente, seguida de um escuro corredor e no final uma sala onde se realiza as consultas, e que continha uma mesa com dois bancos apenas e algumas obras da codificao feita por Alan Kardec. Segundo ele, o mdium era um negro alto, cabelos encarapinhados, recostado ao balco, com aparncia de cordeiro, talhada a fazer o bem: irmo Luiz. A frase elucida muito bem, o que para o movimento negro a produo reiterada de esteretipos negativos sobre a populao negra pois tudo o que se refere ao negro/negra ruim, negativo, pobre, feio, subdesenvolvido, marginal, bruxaria, e tudo o que se refere ao branco bom, positivo, rico, bonito, desenvolvido, cristo. Eram produzidas por fora do racismo cientfico, isto , um conjunto de teorias cientficas de cunho profundamente racista assimiladas e adaptadas pelas elites realidade brasileira. Aps uma breve descrio do local e da pessoa de Irmo Luiz, o reprter nos relata a entrevista realizada com os moradores da mesma rua, aos quais afirmava serem pessoas de inteira f. Vizinhos do mdium demonstravam seu incmodo com ele e desagrados por ter um local como aquele em sua rua. Relata o aparecimento de um menor recm-nascido branco e da falta de conhecimento do seu paradeiro, deixando em entre linhas que a criana teria sido sacrificada em rituais de magia. Na sua companhia tambm residia um menor de em mdia 15 anos com o nome de Manuel, que seria responsvel por ajudar nos trabalhos de casa e nas cerimnias religiosas. O reprter induz, assim, o pblico leitor a afastar todas as crianas e jovens das religies de matriz africana, apoiando-se nos relatos preconceituosos de vizinhos do mdium. E conclui essa reportagem conclamando: a polcia a tomar esse fato em considerao, a fim de exterminar, de vez, em nossa capital uma casa de devassido. Em matria do dia 1 de maro de 1935, intitulada Macumba em Fortaleza: Pregadores da doutrina de Alan Kardec, o reprter inicia a matria afirmando: Fortaleza est cheia de macumbeiros. Por qualquer parte que se ande, quer nos arrabaldes, quer no centro da cidade, ouvem-se os cantos, as danas macabras dos espritos charlates. Essa afirmativa mostrou-me claramente que a resistncia negra afro-cearense estava atuante na

74

cidade de Fortaleza atravs da religiosidade. Percebo claramente essa consolidao e forma de organizao quando analiso o perodo histrico na Ditadura Vargas de 1930 a 1945, nas pesquisas realizadas no jornal O Povo, onde encontrei 14 artigos datados de 1934 a 1954 com a palavra macumba contida em seu ttulo. Dessa forma, neste ensaio analiso apenas as formas de resistncia e expanso do nmero de casas na cidade de Fortaleza. Irmo Luiz, segundo o artigo citado anteriormente, teve sua casa invadida e sua sesso de trabalhos interrompida por policiais, levando-o para interrogatrio. Frequentadores da casa e consulentes da sesso tambm foram presos. A perseguio feita a Irmo Luiz e aos demais sacerdotes pode ser evidenciada no nmero de aes policiais e no teor dos artigos publicados no jornal O Povo, sempre com tom pejorativo e marginalizador. Dos 14 artigos encontrados nesse perodo histrico, onze evidenciavam as denncias de populares e aes policiais. Os artigos identificados relatavam abordagens policiais, denncias realizadas por populares, prises de adeptos em hora de sesses, descoberta de novos terreiros, aparecimentos de despachos em encruzilhada e identificao de intelectuais e membros da elite econmica local em suas sesses em busca de favores ou de aumento de seus bens. Percebo assim que essa aproximao da elite cearense protegeu e abriu caminhos para a ressignificao, j que a ideologia do Estado Novo que representa o sistema de crena na elite brasileira que ascendeu junto com Vargas tambm continha os intelectuais umbandistas a fim de obter a liberdade da sua prtica religiosa. Segui ento na busca de encontrar mais elementos que apontassem a perseguio a Irmo Luiz e encontrei um artigo publicado no dia 14 de maro de 1938, que foi intitulado: No tenho mais esperanas de ver meu filho: O coronel Pretinho est desiludido que Onofre seja encontrado. A matria segue com os seguintes subtemas: O Negro Luiz realiza Macumba em seu Botequim, muito freqentado pelas Mulatas Uma Velhinha, vtima do Macumbeiro, teve morte horrvel Impressionantes Relatos de Moradores Praia Formosa.

75

Figura 1: Manchete de 14 de maro de 1938 do jornal O Povo, de Fortaleza Cear. Os informantes do reprter descreviam a casa de Irmo Luiz como um inferno, com um barulho ensurdecedor e o diabo tomando conta do corpo de negras e mulatas. Era um espetculo horrvel no silncio da noite. Os trabalhos desenvolvidos pelo mdium no resistiram investidura policial e aes de retaliaes feitas por vizinhos, de forma que nesse mesmo artigo foi anunciada a mudana do seu centro. Irmo Luiz foi perseguido veementemente por estar em uma regio domiciliar do Centro de Fortaleza, mas as retaliaes tambm aplacaram bairros mais populares, como o Pirambu e o Arraial Moura Brasil. Apesar de a religio e seus adeptos procurarem localidades distantes para realizarem seus cultos, outras estratgias de sobrevivncia tambm foram notadas como a presena da elite cearense nas sesses.

76

Figura 2: Manchete de 1 de junho de 1939 do jornal O Povo, de Fortaleza Cear. Em uma publicao realizada em 1 de junho de 1939, o reprter, no mais com um tom pejorativo, relata que, em entrevista realizada com o engenheiro da Light, ele demonstra toda a sua admirao pelas danas e prticas africanas. O polido senhor, membro da elite branca, convida, sempre s quartas-feiras, membros de terreiros para atend-lo em sesses particulares em sua residncia. O primeiro artigo encontrado nessa pesquisa, datada de 8 de junho de 1934, relata que onze pessoas foram presas no Arraial Moura Brasil. Aps essa matria, apenas em 11 de dezembro de 1944 encontraram, nessa mesma localidade, evidncia de religies de matriz africana. No bairro Pirambu, diferentemente, onde a grande maioria da massa pobre da cidade estava concentrada, encontramos cinco artigos descrevendo as aes policiais, realizando prises, mas agora se deparando com frequentadores e adeptos membros da elite local, fora que amenizou os conflitos.

77

Figura 3: Manchete de 8 de junho de 1934 do jornal O Povo, Fortaleza Cear Para alcanar essa meta, os lderes do movimento umbandista, que se identificavam com a elite dominante porque eram reconhecidos como intelectuais, traaram estratgias tradicionais de mediao para o reconhecimento de novos atores na administrao do espao sagrado, sem prejuzo dos antigos. O movimento umbandista buscava resistir contra as imposies policiais e as aes desenvolvidas pela Igreja Catlica, j que em 11 de outubro 1890, a Repblica trouxe a doutrina de liberdade religiosa. Segundo Oliveira (2003, p. 135), o

78

cdigo penal brasileiro institudo atravs do decreto n 847 trazia nos artigos 156, 157 e 158 a proibio da prtica ilegal da medicina (curanderismo), o espiritismo e a magia ou feitiaria (charlatanismo). A religio umbandista mais do que uma sntese desses elementos histricos: tambm um produto simblico, midiatizado pelos intelectuais umbandistas em determinado momento da sociedade brasileira. Isso significa que, sem o movimento dos intelectuais, que estabelece as normas de orientao da religio, a Umbanda no existiria, pois o que encontraramos seriam somente manifestaes heterogneas de rituais de origem afrobrasileira. Por outro lado, adverte-se que, sem a presena de uma herana cultural afrobrasileira, no seria possvel o bricolage do pensamento kardecista sobre essa realidade (CANTURIO, 2009, p.45). Voltando ao contexto de organizao nacional, a primeira estratgia de legitimao da Umbanda em contexto nacional foi a fundao da Federao Esprita de Umbanda, em 1939, cujo objetivo primordial era servir de interlocutor entre os templos filiados e o Estado, para negociar o fim da represso policial que se intensificara em meados de 1937 com a criao da Sesso de Txicos e Mistificaes nas chefaturas de polcia. A segunda estratgia foi a realizao do Primeiro Congresso Brasileiro do Espiritismo de Umbanda (1941), com duas funes: uma interna, voltada para o corpo sacerdotal, visava a unificar o culto, estabelecendo uma doutrina pautada na prtica da caridade; e outra, externa, dirigida sociedade laica, forneceria explicaes de cunho cientfico que pudessem desmitificar os rituais mgicos da Umbanda como a utilizao de banhos com ervas, defumadores, tabaco e at mesmo plvora para os descarregos. As comunicaes apresentadas no Congresso associam-se conjuntura poltica da poca. A grande dificuldade para a Umbanda se legitimar era o fato de possuir um passado afro-indgena no seio de uma sociedade predominantemente catlica, eurocntrica e branca. Os umbandistas no negavam a herana afro-indgena nas prticas rituais, mas justificavamna numa perspectiva evolucionista, prpria do discurso esprita. Isto , valorizavam o ndio e o negro como importantes elementos formadores da nacionalidade, mas, sob a tica da evoluo constante, capaz de aprimorar o que de selvagem e brbaro ligavam-nos a um passado distante da civilizao. Entretanto, a grande maioria das argumentaes do primeiro Congresso Umbandista nos mostrava que a Lei de Umbanda possua um princpio evolutivo

79

capaz de aprimor-la constantemente: deixavam as grotas, as faunas e as matas, fugia dos ignorantes e se infiltrava nas cidades para receber o banho de luz da civilizao. Para que a Umbanda pudesse dividir espao com a religio catlica, seria necessrio obter o aval de parte da elite brasileira, aquela que se sentia atrada pelo carter experimental e cientifico da doutrina kardecista. Toda a histria contada atravs das matrias colhidas no jornal O Povo e nos referenciais tericos j citados significam falar dos no falados na histria do Cear, construir um caminho esquecido ou na maioria das vezes negado para a sociedade. Garimpar esses artigos foi apenas uma forma encontrada de colher elementos para adentrar a esse campo e assim comear a apresentar as formas de organizao e resistncia dos adeptos da Umbanda no Estado do Cear, contextualizando o cenrio nacional em que o movimento umbandista se organiza na ditadura de Getlio Vargas. Buscar as evidncias desses grupos na cidade de Fortaleza a partir dos artigos publicados entre os anos de 1934 a 1954 nos deu base para inicialmente analisar a realidade da poca e entender a atual concentrao das casas de Umbanda. Diante do contexto de luta e resistncia encontrado naquele perodo histrico, procuro entender como est a Umbanda de Fortaleza nos dias de hoje atravs do olhar dos sacerdotes/sacerdotisas e adeptos que compem o movimentou, na tentativa de compreender como sua cultura preservada dentro e fora dos muros dos terreiros.

3.4 A Umbanda hoje a partir da perspectiva dos sacerdotes e sacerdotisas de Fortaleza A proposta deste item tentar sistematizar, a partir dos interlocutores desta pesquisa, a Umbanda na cidade de Fortaleza, tendo em vista a anlise feita anteriormente na busca de evidenciarmos a transmutao que essa religio teve de sofrer por adaptao, devido a perseguio e formas de luta e resistncia. A Umbanda insere-se fortemente na cultura brasileira, sendo considerada por alguns autores como a primeira religio eminentemente brasileira, embora tenha sido perseguida at pelo menos a dcada de 1970. A luta contra a perseguio s religies de matriz africana obteve, ao longo dos anos, resultados considerveis, pois, na sociedade moderna, idealmente inconcebvel a intolerncia religiosa. Assim, essas religies foram conquistando maior

80

liberdade para realizar suas prticas; no entanto, ainda hoje as perseguies sobrevivem Segundo Canturio (2009, p. 78), o primeiro passo para a:
mutao em direo Umbanda ocorreu em 1954, quando a criao da Federao Cearense de Umbanda por Me Julia, j que a partir de 1950 constata-se que o nmero de federaes se multiplica nos planos municipal, estadual e nacional. Isso leva a pensar a forma como se afirmam a tradio a mudana de atitudes, de crenas e de comportamentos. As transformaes na ordem social, econmica e poltica incidem na nossa cultura, repercutindo em conflitos, contradies, adaptaes, recriaes e permanncias.

Desse modo, compreender hoje a Umbanda em Fortaleza pens-la em uma constante dinmica, que no se condensa e no pode ter eternamente a mesma forma. Significa ainda atribuir um sentido histria e cultura contidas nos pontos cantados e riscados, buscando caminho para a esteira dos entendimentos, elucidados a partir dos depoimentos dos interlocutores da pesquisa, solicitados a dizer como percebem a Umbanda hoje. Considero evidente comear pelos relatos de Pai Ricardo de Oxossi, que comeou a fazer parte da Umbanda com 16 anos de idade (tendo 29 anos de iniciado na Umbanda), pois o sacerdote que tem mais tempo nesse percurso. Filho de Toinho Pomba-Gira e depois iniciado no Candombl por Zezinho de Oxossi, comeou a se desenvolver no bairro Padre Andrade em 1981, e em seu relato a respeito da atual situao da Umbanda afirma existir
[...] muita diferena, porque hoje em dia o pessoal est fantasiando muito o Candombl, esto levando e trazendo o Candombl pra dentro da Umbanda, e isso no existe. Candombl Candombl, e Umbanda Umbanda. Eles esto enfeitando demais, a diferena est nisso a, por isso que a Umbanda hoje em dia t morrendo. Por causa disso.

Notar quais fatores levam os sacerdotes e sacerdotisas a se iniciar no Candombl certamente est ligado busca pela legitimao, haja vista no ser a cultura algo esttico, levando uma dinmica que contextual. Percebemos isso no depoimento de Pai Valdo de Ians, que considera que a Umbanda nos dias de hoje passou por muitas mudanas, dentre elas a distoro dos princpios religiosos por parte dos adeptos, pois conta que assim que:
[...] eu iniciei, pelo que eu aprendi da Umbanda, o que eu vi de Umbanda, que eu aprendi dela de Umbanda, hoje eu vejo distorcida essa ideia. E eu vejo a Umbanda hoje, alguns terreiros de Umbanda querendo andar com as pernas do Candombl. E a Umbanda no necessita das pernas do Candombl pra andar, ela tem os rituais dela, ela tem a magia dela, ela tem toda, embora tenha a sua parte africana, mas ela no necessita ter os instrumentos do

81 Candombl, t entendendo? Ento, hoje voc v um pai-de-santo de Umbanda, ele querendo ser identificado pai-de-santo, mas com instrumentos, com uma instrumentria do Candombl, e no com o instrumento de Umbanda.

Percebemos claramente essa aproximao da Umbanda com o Candombl a partir da dcada de 1970, com a chegada do Candombl na cidade de Fortaleza. Pai Valdo de Ians elucida muito bem todo esse contexto quando nos relata que muitos dos pais e mes-de-santo de Umbanda comearam a migrar para o Candombl em busca de novos elementos que dessem mais fora a seus trabalhos espirituais, buscando o Candombl como elemento legitimador de suas prticas, na tentativa de encontrar uma maior abertura no exerccio das funes religiosas.
Por exemplo, o adj no da Umbanda, do Candombl. A palavra ag uma palavra que de origem, , at o yorub no de origem banta, e a gente sabe que a Umbanda teve uma influncia mais africana foi com o povo banto, que era um povo nmade que foi mais adaptado aqui no Brasil. Ento na Umbanda sempre foi usada a palavra, , pode ser usada a palavra maleme, que quer dizer perdo ou licena, mas no a prpria palavra ag. E hoje voc v as pessoas, elas querendo que a Umbanda trabalhe com o Caboclo, ela trabalha com o Exu, com o Caboclo, com o Mestre, com o Preto-Velho, no com o orix, como o Candombl trabalha, n? Ento, voc j v, apesar de que a Umbanda cultua o orix, mas na essncia maior, sem incorporao, e sim com o Caboclo sendo o seu, vamos dizer assim, o seu enviado. O Caboclo vem representar aquele oix, e hoje, a tem aquela coisa, por exemplo: eu vejo hoje gente da Umbanda, um pai-de-santo pegar uma entidade da Umbanda, vestir como se fosse uma entidade do Candombl, entendeu? Por isso que eu digo que eles esto usando, por exemplo, eu j vi pessoas usar a Cabocla Braba, que uma ndia, uma cabocla ndia, que trabalha na Corrente de Xang, a, porque ela trabalha na Corrente de Xang e no pode ser chamada de Xang, pegarem e vestirem ela de Ians. Eles dizem l: vamos, Ians de fulana, a pergunto eu, como pai-de-santo, fiquei na interrogativa: Ians ou a Cabocla Braba? Ento, por isso que eu t dizendo que essa mesclagem no combina.

Os sacerdotes e sacerdotisas da Umbanda que migraram para o Candombl, como o caso de trs dos quatro entrevistados, buscavam, alm de novos horizontes para sua espiritualidade, um contato direto com a natureza, estimulando a preservao do meio ambiente, assim como uma possibilidade de no sofrer o preconceito e a discriminao to presentes na Umbanda. Durante o depoimento de Pai Valdo de Oya, perguntei se um iniciado no Candombl poderia continuar seu desenvolvimento na Umbanda. Logo o sacerdote afirmou e citou um nome polmico e conflituoso dentro da histria das religies de matriz

82

africana no Estado do Cear: o de Luiz de Xang39, e procurei ento buscar entender um pouco como foi a migrao dos adeptos, bem como os conflitos existentes. O pai-de-santo logo tratou de responder me informando: Pode, porque eu tenho vrios pais-de-santo amigos meus que foram feitos no Candombl, e depois foram pra Umbanda. Afirmei rapidamente, para no perder o fio condutor da histria com o entrevistado, que logo continuou falando que Pai Denilson foi filho de Luiz de Xang, sacerdote j falecido, mas que por ele considerado como o precursor do Candombl cearense e foi dono do terreiro Senhor do Bonfim. Fundado em
[...] 1962, foi o terreiro do Senhor do Bonfim. Luiz de Xang, a primeira filha-de-santo dele se chama Ilka, o terreiro da Ilka a dois quarteires daqui, de Omolu. A ela foi raspada, teve que sair. Esse perodo era de 90 dias, dentro do ronc, ela teve que sair porque estava grvida, entrou sem estar grvida, e l dentro desenvolveu a barriga, a o pai-de-santo teve que tirar, porque poderiam ir falar do Candombl. Ela saiu e entrou outra no lugar dela, que a Terezinha, do Ogum Meg, que era tambm de Omolu no Candombl, e foi raspada, n? Tem assim diversos filhos vivos ainda do Luis Xang. Luzia, que minha irm de Iemanj, que foi a primeira Iemanj raspada no Cear, a pessoa mais simples do mundo, mas ela foi a primeira Iemanj raspada. Depois dela, foi o Ari, foi as duas Iemanj raspadas na casa do Luiz. Depois foi que a casa do Del foi fundada.

Segundo o relato do babalorix Valdo de Ians, Luiz de Xang enfrentou muita perseguio para estabilizar seu Candombl, tanto da Igreja Catlica como de sacerdotes da prpria Umbanda, abrindo portas para os novos que viriam: Pai Del de Oxum (j falecido), Me Ilza de Oxum e Me Obassi (j falecida).

3.5 - Reflexes sobre a festa de Yemanj em Fortaleza: 15 de agosto de 2010 e 2011 importante, no que se refere festa de Yemanj, fazer com que os interlocutores recordem o passado e faam a comparao com os dias atuais. Isso d suporte para a legitimao, pois um conhecimento elaborado socialmente e partilhado pelo grupo, definindo as permanncias nos locais, como por exemplo a organizao da festa de Yemanj, que tive o prazer de acompanhar no ano de 2010, sendo a 42 festa com ato pblico de entrega dos presentes.
39

Elucidar as polmicas envolvendo o nome de Luiz de Xang requer uma investigao mais detalhada a respeito da introjeo do Candombl no Estado do Cear, o que no o foco desta pesquisa.

83

A festa de Yemanj na Praia do Futuro representa a aproximao simblica dos espaos pblicos urbanos de Fortaleza pela Umbanda e demais regies afro-brasileiras. So espaos como a praia, j abertos a outras religies, num contexto pouco propcio ao desenvolvimento de uma religio da possesso. O culto s divindades ancestrais e entidades espirituais discriminado na realidade cearense de maioria catlica, que tem voltado sua ateno a dois grandes plos religiosos: Canind (So Francisco) e Juazeiro do Norte (Padre Ccero Romo Batista). (CANTURIO, 2009, p. 40)

A festa tem incio sempre na noite anterior ao dia 15 de agosto, na Praia do Futuro, indo at o anoitecer desse dia. Teve incio no ano de 1967 e atualmente conta com diversos cortejos de terreiros e organizaes diversas, como a Unio Esprita de Umbanda, Federao Esprita de Umbanda, Sindicato dos Umbandistas e Candomblecistas do Estado do Cear, afoxs, terreiros da capital, zona metropolitana e interior e organizaes diversas.Conta com apoio da Prefeitura de Fortaleza, embora o aparente descaso por parte do poder pblico fique bastante evidente no que concerne a policiamento e segurana, pois coincide com a procisso de Nossa Sra. dos Navegantes, realizada pela Igreja Catlica.
Sua representao iconogrfica a de uma jovem vestida com um fino tecido azul, deixando perceber a sensualidade de suas formas, ou a de uma sereia sobre uma concha. Suas oferendas so geralmente flores e perfumes. E vinho ou champanhe. considerada a me de todos os Orixs, a mais venerada de todo o panteo.(PORDEUS JNIOR, 2000, p. 71)

Figura 6 Imagem e representao das sereias de Yemanj no terreiro de Pai Raimundinho Dente de Ouro

84

Ficou evidente na festa de 2010 a delimitao social, pois a Praia do Futuro local de frequentao de uma grande parte da elite social fortalezense, concentrando-se na regio mais prxima do Farol do Mucuripe, zona mais pobre, sendo aquele um momento de encontro e confronto das classes sociais. Nesse momento acontece a celebrao religiosa de diversos terreiros de Umbanda de Fortaleza, regio metropolitana e interior do Estado, e as aes diversas organizadas pela Prefeitura, como a campanha de preveno HIV/AIDS, a apresentao de afoxs, propagandas polticas e manifestaes de federaes espritas, sindicatos etc. Os diversos terreiros presentes na Praia do Futuro chegam cedo e delimitam seus espaos, demarcando atravs de cordas ou da corrente composta de filhos/filhas e curiosos, e logo tratam de dar incio ao ritual, em que invocam a linha de trabalho do mar. Na foto logo a seguir, uma adepta de um terreiro situado no Grande Bom Jardim incorpora uma princesa(entidade presente nessa linha).

Figura 7 Adepta incorporando entidade, demonstrando toda a sua f e dedicao

A organizao dos adeptos tambm reproduz a estrutura fsica dos terreiros de Umbanda, como podemos perceber na fotografia que segue abaixo, onde um gong (altar sincretizado com o da Igreja Catlica) improvisado nos mostra a imagem de Yemanj, prncipe Cibamba, So Jorge, que sincreticamente representada por Ogum, flores que so dedicadas a Yemanj, a limpeza de perfume e erva que descarrega os mdiuns.

85

Figura 3 Gong (altar) improvisado para o dia 15 de agosto de 2010, na festa de Yemanj

Cada terreiro, depois de fazer sua manifestao atravs da baia, em que os mdiuns incorporam diversas entidades presentes nas correntes de trabalho dedicados a Yemanj, realizam oferendas em balaios, contendo comidas, flores, perfumes, pentes, diversos adereos que possam agradar aquele orix, como podemos ver na foto logo a seguir:

Figura 9 Adeptos de diversos terreiros que esto organizados atravs da Associao Cultural Afro-Brasileira Pai Luiz de Aruanda seguem para o mar para presentear Yemanj

86

A organizao de diversos terreiros em associao e a oferenda conjunta, como fica evidente na foto acima, nos mostra claramente uma nova estratgia de sobrevivncia dessa religio procura de legitimao do grupo e proteo devido quantidade de arrastes na Praia do Futuro e perseguio religiosa nos bairros em que os terreiros esto instalados. A diferena de opinies das diversas organizaes que promovem a articulao do evento fragmenta a estrutura da festa, causando grande desagrado aos sacerdotes mais velhos, como podemos perceber no depoimento de Pai Zezinho de Oxossi, que chegou ao Cear em 1982. Ele acompanha a festa todos os anos, nos relatando que:
[...] Se torna quase a mesma coisa. Antigamente as pessoas tinham empolgao de elevao a Iemanj, aquela alvorada, aquilo, aquela homenagem em troca de receber coisas boas, e as pessoas iam deixar sua oferenda com mais gosto, com mais entusiasmo. Hoje em dia o que est havendo que as pessoas vo mais pra se divertir, pra beber, como se tudo acabasse em um lazer, no esto mais interessadas se Iemanj recebeu a oferenda ou no, ou se voc vai receber. Fantasiar... Quer que o Caboclo seja de uma maneira que no era tempos atrs. O Caboclo vinha p no cho, p duro mesmo, com as caractersticas do que trazia. Hoje em dia [...]j querem mudar, j querem botar coisa em cima da entidade, do caboclo, que aquilo no existe, e nisso est mudando muito a Umbanda no Cear.

A constatao de novas estruturas de resistncia estava presente em diversos grupos de terreiros organizados, como: sindicatos, associaes, federaes, afoxs, ONGs e outras organizaes o que instigou meu acompanhamento mais detalhado da atividade de organizao desses grupos na procura de entender quais as tenses sociais que estavam gerando essas organizaes.
Quando eu participei, no meu tempo, a desenvolvncia que o pai de santo levava era muito diferente, voc ia e recebia s o povo que pertencia Yemanj, o povo do mar. Povo maresia, as princesas, e ogum. No existia Exu. Hoje no, a gente vai, princesa misturada com Exu, Pomba-Gira, e isso no d certo. (Pai Ednardo, 2010)

No depoimento de Pai Ednardo do Quebra-Barreiras, o sentido o mesmo, quando nos diz que: J no tem mais o mesmo brilho, exatamente por conta da seriedade, n? Todo mundo na poca que tinha o seu terreiro de Umbanda levava os seus filhos-de-santo, hoje poucos terreiros participam desse evento, dessa festa.

87

A organizao desses novos movimentos sociais tendenciona as minhas reflexes para um aprofundamento que aponto ser relevante para pesquisas futuras. Apenas com o acompanhamento dos terreiros de forma mais intensa e com a concluso da segunda etapa da pesquisa em campo conseguirei adentrar a descrio e a anlise dos rituais que presenciei no campo, os quais pretendo descrever sistematicamente no captulo III. Sigo agora para o acompanhamento da festa de Yemanj com um olhar mais amadurecido no ano de 2011, pois chegar na Praia do Futuro em 15 de agosto de 2011 e ver os terreiros de Umbanda organizados, trabalhando e dedicando o dia louvao a Yemanj remontar passos j caminhados em alguns anos em minha trajetria religiosa. Tratei logo de procurar o palco central, onde sempre fica o terreiro de Pai Raimundinho Dente de Ouro e seus filhos. No decorrer dessa caminhada encontrei amigos, colegas e professores do programa de psgraduao, irmos e irms-de-santo familiares de santo, tcnico da rede de terreiros (programa desenvolvido pelo Governo Federal que articula aes com a Secretaria de Sade e os terreiros das diversas religies de matriz africana em todo o Pas) e da Secretaria de Sade de Fortaleza. Percebi dois palcos, um ao lado do outro: um referente organizao da Unio Esprita de Umbanda, presidida por Me Suzana, e o outro pela Associao Cultural AfroBrasileira Pai Luiz de Aruanda.

Figura 10: Preparao da homenagem feita pelo terreiro de Pai Raimundinho Dente de Ouro

88

Deixei as pessoas que me acompanhavam em uma barraca e fui percorrer a Praia do Futuro observando o trabalho espiritual que estava sendo desenvolvido naquela manh. Esse ano encontrei algumas barracas pequenas armadas na beira-mar, alm daquelas que j tm sua localizao fixa: eram pequenos quiosques de vendedores ambulantes que ofereciam lanches, flores e oferendas para Yemanj. Diferentes dos outros anos, poucos terreiros estavam presentes na Praia do Futuro eram apenas doze, que se organizavam para iniciar os trabalhos, e outros j estavam terminando. Tive a oportunidade de coletar o ponto cantado que segue abaixo na abertura dos trabalhos de um terreiro do Grande Bom Jardim: Com minha chave de ouro na mo, Com Deus eu abro o salo. Com minha chave de ouro na mo, Com Deus eu abro o salo. Com sete chaves de ouro na mo, mandado por Rei Salomo. Com sete chaves de ouro na mo, mandado por Rei Salomo. E olha, adeus, meu povo da minha jangada. Jangadeiro est em terra, e a jangada est no mar. E olha, adeus, meu povo da minha jangada. Jangadeiro est em terra, e a jangada est no mar.

Os trabalhos na linha do mar e maresia sempre so abertos saudando os reis, rainhas, prncipes e princesas que cruzaram o oceano e chegaram nova terra em busca de desbravar, conquistar e colonizar, e agora regressam em um processo de desenvolvimento espiritual crmico, imbudos do processo evolutivo e absorvidos pela Umbanda pela associao com o Espiritismo de base francesa. Os trabalhos so abertos e a jangada volta para o mar, mas o jangadeiro fica em terra para trabalhar pelos filhos que dele precisar. Na caminhada pelos terreiros, percebi que alguns adeptos que estavam organizados baiando (girando, incorporados) j eram seus conhecidos de visitas realizadas casa de Me Cleane ou de terreiros por ela visitados. Chegando perto de um desses terreiros, perguntei realmente de quem era, quem presidia e logo fui informado pelo filho-de-santo que estava na corrente de que a me-de-

89

santo j tinha despertado, apontando para ela. Agora apenas seus filhos estavam incorporados com as linhas de mar, maresia, Ogum, reis, rainhas, prncipes e princesas, ers e pretos/ pretas-velhas. O terreiro tambm era do Grande Bom Jardim.

Figura 11: Terreiro do Grande Bom Jardim

Na grande maioria dos terreiros que visitei durante a festa, percebi a presena de pessoas aparentando mais de 40 anos, na maioria mulheres demonstrando que a f daqueles adeptos no eram de hoje, que a tradio permanecia entre os mais velhos. Muitas crianas tambm corriam beira-mar, tomando banho e pegando parte das oferendas destinadas a Yemanj.

90

Figura 12: Corrente de mulheres de um terreiro do Grande Bom Jardim Festa de Yemanj em 2011 Em todos os terreiros por que passei, o mesmo formato de organizao era empregado, remontando a estrutura fsica dos terreiros de Umbanda tradicionais: o altar, que continha imagens de entidades protetoras dos terreiros, com Yemanj ao centro; elementos dos trabalhos espirituais, flores, perfumes, balaios com frutas e comidas; tambm santos catlicos. Ao lado do primeiro terreiro que visitei, estava outro, organizado com uma linda bandeira e um menino aparentemente de 12 anos vestido de So Sebastio, patrono daquele terreiro. Era organizado no mesmo formato dos demais, s que dessa vez com um buraco na frente do gong improvisado, onde algumas velas estavam acesas.

Figura 13: Presente a Yemanj 2011 Centro Esprita de Umbanda So Miguel Arcanjo

91

Marinheiro, hora, hora de ns trabalhar. Marinheiro, hora, hora de trabalhar. Quem me mandou foi o maior do dia, Foi Rei Dom Sebastio. Quem me mandou foi o maior do dia, Foi Rei Dom Sebastio. Marinheiro hora, hora de nos trabalhar. Marinheiro, hora, hora de ns trabalhar. cu, terra, mar, O marinheiro vem no balano do mar. hora de ns trabalhar. cu, terra, mar, O marinheiro vem no balano do mar.

Os marinheiros, que ajudaram a construir a histria brasileira, trabalham na Umbanda na busca de reparar os erros ou pecados cometidos para o mundo cristo em que viviam, fazendo regresso do mundo espiritual para ajudar os adeptos e frequentadores da Umbanda, limpando-os, descarregando e levando os contrrios daqueles que esto ali lhe pedindo. O trabalho sempre com a intercesso das entidades superiores, que so louvadas e controlam as linhas e sublinhas ligadas aos trabalhos de Yemanj. Ir festa de Yemanj me possibilitou o reencontro com vrios amigos que h muitos anos no via, e nessa caminhada fui convidado para muitas festas que viriam meses a seguir. Logo percebi que a manifestao em frente a um dos palcos estava prestes a comear. A apresentao do afox Acabaca, fundado por Ivaldo Paixo, ajudava a abrir oficialmente a comemorao em frente quele palco onde estava organizado o terreiro de Pai Raimundinho Dente de Ouro. No espao cercado, quatro meninas vestidas de sereia estavam sentadas frente de duas grandes e belas imagens de Yemanj. Depois da beno e louvao inicial, deu-se ento incio s festividades abertas pelo prprio Pai Raimundinho Dente de Ouro. Os trabalhos eram acompanhados por mais trs pais-de-santo que estavam com microfone auxiliando as entidades que chegavam terra, ajudando o trabalho. O sol nessa hora estava a pino,

92

machucando a todos que dele duvidassem. Constantemente senhoras serviam s quatro crianas que estavam sentadas, dando-lhes guas e passando protetor solar. Fotografei os momentos iniciais desse ritual, acompanhando com empolgao, mas protegido do sol escaldante. Conversei com algumas pessoas que j conhecia, frequentadoras de outras casas de Candombl, dentre eles o ebomi lvaro de Ogum, atualmente cordenador da rede de terreiros. Logo fui informado da existncia de um palco maior que estava montado mais frente na praia. Tratava-se de vrias estruturas montadas pela Prefeitura de Fortaleza para a festa. lvaro criticou, tratando de questionar Por que duas estruturas para uma nica festa, ser que Yemanj no s uma, por que nunca temos unio? Com a realizao da crtica, tratei de me dirigir at o palco maior e percebi que a estrutura era de um megaevento. Pena que no instante em que fui l o palco estava vazio. A estrutura estava preparada para sustentar vrios terreiros em seus arredores, com banheiros qumicos e segurana s estava faltando as pessoas para ocupar o espao. No retorno da longa caminhada onde os dois palcos estavam montados, percebi o chegar de pais e mes-desanto que viriam a trabalhar em um espao que estava reservado para a Associao Cultural Afro-Brasileira Pai Luiz de Aruanda, associao que encontrei no ano anterior, s que dessa vez com uma estrutura maior e contando com a presena de inmeros pais e me-de-santo. Dentre eles, estava Pai Paulo de Ogum Dil, um dos interlocutores desta pesquisa, que me relatou:
A associao Pai Luis de Aruanda, a qual voc viu na placa no dia da festa de Yemanj, ela se formou de um grupo, de uma ideia do presidente Ricardo. Ele o presidente da associao, juntamente eu, Pai Epitcio, que no est mais aqui, foi para outro Estado, est em So Paulo. Decidimos fazer uma associao para resgatar a Umbanda, porque a Umbanda, alm de estar perdendo o seu valor, est perdendo as suas razes, a sua essncia. Uns dizem que por causa do Candombl, s vezes eu discordo, s vezes eu concordo, mas eu acho que no. A Umbanda est perdendo a sua essncia devido a mdiuns que hoje em dia s querem saber de cantar esses pontos bonitos, bebedeiras dentro de terreiros e outras coisas mais. Ento decidimos resgatar aquela Umbanda antiga, aqueles que deixaram como herana para ns o saber e seguir a Umbanda certa. Resgatar a Umbanda verdadeira, porque a Umbanda paz e amor. Ento, a Associao Pai Luis da Aruanda, estamos com esse intuito de resgatar a Umbanda e outros projetos que venha a ter mais dentro da associao. Contamos com o apoio da Prefeitura, pra gente tirar aquelas pessoas carentes das ruas, das drogas, ensinar a cultura

93 afro-brasileira, a cultura negra, porque a Umbanda tambm descendente de africanos, dos negros.

Figura 15: Associao Cultural Afro-Brasileira Pai Luiz de Aruanda Agosto 2011, festa de Yemanj, nova forma de organizao e resistncia dos terreiros de Umbanda No decorrer das festividades, conversei com alguns pais e mes-de-santo da Associao Pai Luiz de Aruanda, tentando fazer contatos para finalizar minhas entrevistas, afinal, no dia 15 de agosto de 2011, faria um ano que estava em campo, e at ento ainda no tinha encontrado nenhum ponto riscado, elementos fundamentais para concluir meu trabalho dissertativo. Encontrei ento Me Alice, me-de-santo que filha de Me Cleane. Nas visitas realizadas ao terreiro de Me Cleane, j tinha encontrado com Me Alice diversas vezes, em trabalhos particulares, giras quinzenais e festas, pois foi consagrada no Centro Esprita de Umbanda Cabocla Jacira no ano de 2010. Seu trabalho com a espiritualidade totalmente diferente dos outros: como diz sua me-de-santo, feitos l por ela (desenvolvidos). Seus cruzos foram dados em outros terreiros no decorrer de sua trajetria espiritual. Tratei ento de perguntar quando ela poderia me conceder uma entrevista. Me Alice sorriu cordialmente e, dizendo que estava disposio, perguntei ento se podia ser naquele mesmo momento, j sentando e perguntando se poderamos conversar enquanto o almoo no chegava. Com seu consentimento, rapidamente decidi iniciar pelas perguntas principais do meu roteiro de entrevista.

94

Aproveitar aquele instante foi fundamental para desconstruir a barreira que estava formada por mim no decorrer daqueles meses de pesquisa pelo fato de ser sacerdote do Candombl e achar que no encontraria os fundamentos da Umbanda. Deixei ento nossa conversa iniciar com suas palavras, logo aps explicar o que estava querendo saber e mostrar a relevncia do meu trabalho, a importncia do resgate da cultura e tradio presente nos pontos riscados. Finalizei aquele dia 15 de agosto de 2011 percebendo com notoriedade que as associaes culturais, as unies espritas, os afoxs, assim como as outras organizaes que estavam presentes na festa de Yemanj, reafirmam o pertencimento dos adeptos na Umbanda e Candombl, mas ao mesmo tempo tem desenvolvido estratgias de ganhar espao e aceitao da sociedade civil, criando e recriando estratgias de fortalecimento de vnculos e de sobrevivncia e pertencimentos legais. Os contatos realizados nesse evento, junto com as entrevistas realizadas na primeira fase da pesquisa exploratria e o acompanhamento dos rituais religiosos no Centro Esprita de Umbanda Cabocla Jacira durante seis meses, deram base para as reflexes geradas a partir dos interlocutores desse processo. Com isso, a construo do terceiro captulo deste trabalho, de que trataremos logo a seguir, interpreta os smbolos dos pontos cantados e riscados com ajuda de uma anlise feita pelos interlocutores da pesquisa.

Figura 14: Famlia-de-santo de Me Alice (a terceira da esquerda para a direita que est de oj), filha-de-santo do Centro de Umbanda Cabocla Jacira

95

4 UMBANDA, UMA RELIGIO DOS RITUAIS: CAMPO SIGNIFICATIVO DOS PONTOS CANTADOS E RISCADOS

Este captulo traz a descrio dos rituais umbandistas e a anlise dos pontos cantados e riscados colhidos no decorrer da pesquisa de campo realizada entre agosto de 2010 e setembro de 2011, de acordo com os interlocutores e suas anlises acerca dos significados dos pontos cantados e riscados dos pretos e pretas-velhas. Procuro mostrar, com a construo deste captulo, elementos presentes na Umbanda que podem contribuir diretamente para a implementao da Lei 10.639/03 e que ajudaro na reconstruo da histria e cultura afrobrasileira e africana. Esses contedos no esto desvinculados da oralidade, sua importncia e respeito, supervalorizada nas religies de matriz africana acerca da magnificncia dada palavra, equiparando-se aos tratados, contratos e formas de compromissos estabelecidos no novo mundo ocidental.
Quando falamos de tradio em relao histria africana, referimo-nos tradio oral e nenhuma tentativa de penetrar a histria e o espiritismo dos povos africanos ter validade a menos que se apie nessa herana de conhecimentos de toda espcie, pacientemente transmitidos de boca a ouvido, de mestre a discpulo, ao longo dos sculos. Essa herana ainda no se perdeu e reside na memria da ltima gerao de grandes depositrios, de quem se pode dizer so as memrias vivas da frica.(KI-ZERBO, 1982,p. 181)

A fala do autor nos apresenta o valor sagrado dado palavra pelos povos africanos e, dessa forma, a transmisso dessa importncia atravs dos pontos cantados. Segundo Ribeiro(2006), o estudo da lngua fundamental, sem ele no avanamos muito no campo da linguagem; mas, por outro lado insuficiente se nosso objetivo conhecer o exerccio efetivo da fala em sociedade. A intensificao a partir da promulgao da Lei 10.639/2003 das matrizes culturais e religiosas africanas trazidas para o Brasil, com o intuito de buscar formas de implementao por intelectuais comprometidos, fez com que se desconstrusse a ideia de que essas tradies apenas foram transmitidas oralmente e de qualquer forma. Sabemos, com o auxlio de KiZerbo (1982, p. 109), que os alfabetos utilizados nas sociedades tradicionais africanas foram

96

diversos. Parto ento desses escritos, que nos do luz para esse caminho quando nos diz em que so
[...] inmeras as lnguas em que foram escritos os documentos que chegaram at ns, mas nem todas tm a mesma importncia. As mais utilizadas, aquelas em que foi veiculada a maior quantidade de informaes, so: o egpcio antigo, o berbere, as lnguas etopes, o copta, o swahili, o haussa, o fulfulde. [...] Em termos cronolgicos, nossas primeiras fontes escritas so os papiros hierticos egpcios, datando do Novo Imprio (incio do segundo milnio antes da era crist, em particular, o papiro conhecido sob o ttulo de Ensinamentos para o rei MeriKare.

Apontar para essas primeiras formas de escrita me fazem remontar histria contada no decorrer de meus anos de iniciao40 por amigos e irmos-de-santo que so sacerdotes e sacerdotisas da Umbanda. Na memria de suas vivncias, os pontos riscados atiavam minha curiosidade, me deixando sempre na procura de entender como ocorre a interpretao desses significados por esses adeptos. Ribeiro (2006) nos aponta para os estudos baseados na obra de Bakhtim quando nos mostra a linguagem como um produto social, cavalgando sobre diferentes domnios, ao mesmo tempo fsico, fisiolgico e psquico. Aprofundar essa discusso refletir luz dos pensamentos de Botelho (2005), quando a autora nos fala que a educao nos abre portas para buscar aes diversas, pensando em uma inverso radical ao encontro de valores comunitrios, de igualdade e de incluso, seja de raa, de credo e de gnero. Sabemos que no terreiro est presente a herana coletiva de vrias tradies africanas que so transmitidas por meio de um processo educativo baseado na transmisso oral de lendas e mitos conhecidos sobre os rituais41, o uso de folhas e objetos de culto, as comidas, as proibies alimentares e os resguardos religiosos, pontos cantados, pontos riscados. Esses signos, segundo Ribeiro (2006), fazem parte das realizaes histricas produzidas pelos sujeitos envolvidos. Cada enunciado nico, irrepetvel, sendo sempre um acontecimento. A aprendizagem se d por meio da prtica diria e cotidiana, o que converge com um dos objetivos bsicos da educao no formal, que :

40 41

Iniciao no Candombl como filho do orix Xang. Rituais Segundo Pordeus (2000) apud Bernardini (2002), os rituais de Umbanda implicam a msica, a dana, a voz, a possesso e so classificados como performticos. A gira um ato social, um constante dilogo entre locutores e auditores. E, alm da voz, o uso do corpo durante a gira fundamental.

97 [...] a experincia das pessoas em trabalhos coletivos que gera um aprendizado. A produo de conhecimento no ocorre pela absoro de contedos previamente sistematizados, objetivando ser apreendidos, mas o conhecimento gerado por meio da vivncia de certas situaes-problema. As aes interativas entre os indivduos so fundamentais para a aquisio de novos saberes, e essas aes ocorrem fundamentalmente no plano da comunicao verbal, oral, carregadas de todo o conjunto de representaes e tradies culturais que as expresses orais contm. (GOHN, 2008, p. 103)

Entender como esses valores promovem as relaes sociais entre os sacerdotes e sacerdotisas, como so passados e como configuram a ideia da cosmoviso africana so aes educativas que precisamos investigar para a implementao da Lei 10.639/2003, pois trazem desafios altura das necessidades de nossa sociedade: reeducao para as relaes tnicosraciais vividas no Brasil. Desse modo, procuro entender, a partir dos interlocutores desta pesquisa, a Umbanda como uma religio ritualstica e como acontece a relao ensino/aprendizagem dos significados presentes nos pontos cantados e riscados, formas de linguagens que recontam a histria da sociedade brasileira, atravs das suas linhas de trabalho espiritual. A tentativa de entender os significados presentes nos pontos cantados e riscados da Umbanda nasceu com a tentativa de recontar a histria das religies de matriz africanas a partir de um pedido feito por um preto-velho que uma vez, em uma gira, me pediu para recontar a histria do seu povo. Reconstituir esse caminho como pesquisador na busca da elucidao, entendimento e anlise dos dados colhidos, contando a histria das religies afrocearenses, desafiador, mas relevante para a objetivao deste trabalho. Prossigo, portanto, com a descrio dos rituais religiosos presentes na Umbanda a partir da fala dos interlocutores desta pesquisa.

4.1 As linhas que descrevem a Aruanda42: os rituais religiosos da Umbanda Chegar a essa etapa na dissertao imergir diretamente na fala dos interlocutores com o intuito de remontar os fragmentos colhidos no campo de pesquisa. Dessa forma, considero prudente descrever os rituais religiosos acompanhados no Centro Esprita de
Aruanda o espao mtico sagrado onde, para os umbandistas, esto presentes todas as entidades do seu panteo.
42

98

Umbanda Cabocla Jacira, localizado em Fortaleza, devido ao tempo em que estive presente nesse terreiro,utilizando os depoimentos narrativos dos demais interlocutores entrevistados para sistematizar e balisar esses discursos43. Parto para a memria coletiva atravs das visitas realizadas ao seu terreiro, das conversas informais que registrei no dirio de campo e das observaes das festas e outros rituais que me deixaram vontade para dialogar com os estudos realizados por Maurice Halbwachs. Ele compreende que os quadros sociais compem a memria, e a memria aparentemente mais particular remete a um grupo.
O indivduo carrega em si a lembrana, mas est sempre interagindo com a sociedade, seus grupos e instituies. no contexto destas relaes que construmos as nossas lembranas. A rememorao individual se faz na tessitura das memrias dos diferentes grupos com que nos relacionamos. Ela est impregnada das memrias dos que nos cercam, de maneira que, ainda que no estejamos em presena destes, o nosso lembrar e as maneiras como percebemos e vemos o que nos cerca se constituem a partir desse emaranhado de experincias, que percebemos qual uma amlgama, uma unidade que parece ser s nossa. As lembranas se alimentam das diversas memrias oferecidas pelo grupo, a que o autor denomina 'comunidade afetiva'. E dificilmente nos lembramos fora deste quadro de referncias. Tanto nos processos de produo da memria como na rememorao, o outro tem um papel fundamental. (1990, p. 15)

De posse desse entendimento e na tentativa de efetivar a primeira entrevista com Me Cleane, que sempre se mostrou bastante solcita, porm tmida, buscando sempre uma fuga para minhas investidas, resolvi chegar ao terreiro no mais em um dia de trabalho44 da casa, mas nos dias anteriores s atividades agendadas em calendrio, onde realizava a limpeza do local e trabalhos particulares para aqueles que necessitassem de ajuda espiritual. Na chegada, cumprimentei os presentes e fui convidado para participar daquele trabalho, observando o

43

Descreverei os rituais acompanhados no Centro Esprita de Umbanda Cabocla Jacira na perspectiva de direcionar este trabalho, utilizando a voz dos demais interlocutores para aprofundar os questionamentos e reflexes levantadas por Me Cleane acerca dos rituais religiosos, pontos cantados, riscados e seu ensino/aprendizagem. 44 Segundo Pordeus (2000, p. 96), trabalho um constante reforo aos aspectos mgicos do terreiro, seja atravs de limpezas, descarregos, firmao de pontos, iniciao de filhos, cruzos, oferendas e atendimentos de clientes. Para isso, o sacerdote tem que ter o conhecimento teolgico, dos ritos e do material utilizado nos cultos, na medida em que numa gira ou no decorrer dos trabalhos necessrio um constante equilbrio para o seu funcionamento.

99

ritual na espera de ter uma oportunidade, onde o clima estivesse mais ameno, para uma conversa informal depois que tudo estivesse mais calmo. No trmino das festas ou trabalhos espirituais, costumeiramente a me ou pai-de-santo responsveis destinam um tempo para conversas junto aos convidados e mais diretamente seus filhos/filhas ou outros parentes-de-santo. No terreiro de Me Cleane, um questionamento acerca das caractersticas que assume a Umbanda na atualidade, no que concerne aos cruzos, foi levantado por um filho em um desses momentos em que eu estava presente. Nesse sentido, so elucidativas as palavras da me-de-santo:
[...] No que no existiam os cruzos antigamente. A macumba continua essa macumba de p no cho. O que aconteceu hoje foi uma evoluo de divises por cada casa. Existia o qu: voc tinha que ser um pai-de-santo um dia e fazer uma firmeza de uma s vez. Chegava aquele momento de dizer: esse filho est pronto pra ser um pai, num momento s, e fazia um tudo. Hoje a gente consegue dividir melhor. Porque voc consegue buscar, assim, um crescimento espiritual por cada linha: aquele filho est pronto pra fazer Oxossi, a Sandra, pronto, ela faz a firmeza com o Oxossi dela, a daqui a sete meses, ela est pronta pra fazer Ogum, com mais sete meses o Xang. Quando chega numa firmeza final, ela tem passado por todos os processos, que no h necessidade que se faa de uma s vez as sete linhas. Mas dentro do cruzo final, que seja o cruzo de sete linhas, ela consegue passar por toda situao novamente, dando alimento a cada linha para aquelas entidades que respondeu dez anos atrs [...]. Ento, antigamente existia um s, no era individual como hoje. Porque hoje fica um processo muito melhor, porque voc consegue buscar por linhas um crescimento espiritual, voc est vendo onde o filho est entrando. Porque antigamente de uma s vez ele passava dez anos numa casa pro filho ser pai-de-santo, fazia um cruzo de pai-desanto, ele trazia uma entidade por cada linha, que isso acontece hoje, mas s que por parcelas. um crescimento muito maior, ele faz Oxossi, se deita na sexta-feira, faz a limpeza, e ali noite ele trabalha as sete entidades da linha dele, que antigamente a gente sabia s de um. (Me Cleane, 2011)

A adaptao dos rituais de acordo com o momento histrico e os procedimentos desenvolvidos em cada terreiro sistematizou a Umbanda, fazendo com que os momentos de cruzos sejam renovaes espirituais para os adeptos. Dessa forma, aquele ritual concerne ao filho/filha-de-santo a aproximao com um grupo de novas entidades que est sendo invocado para sua proteo e desenvolvimento. No decorrer da pesquisa de campo, tive a oportunidade de acompanhar alguns desses rituais na busca de entender a transformao gradual que acontece com cada filho/filha no seu processo de desenvolvimento espiritual. perceptvel e marcante a mudana e o empoderamento dado aos adeptos logo aps os cruzos, de forma que

100

na hora das giras/baias o nmero de entidades que o mdium trabalha aumenta, sua fora fsica e espiritual notoriamente percebida por todos, o corpo expressa novas performances, expandindo tambm sua concentrao e vidncia quando incorporado. O desenvolvimento desses rituais no Centro Esprita de Umbanda Cabocla Jacira anda em paralelo com as atividades desenvolvidas em louvao aos santos catlicos, pretos/pretasvelhas, exus, caboclos, boiadeiros e ers, de forma a dinamizar o calendrio de trabalho dos terreiros devido ao tempo, gastos financeiros e disponibilidade das pessoas necessrias para a execuo desses rituais. O processo de dinamizao e aperfeioamento dos cruzos na Umbanda so relativos, sendo adaptados de terreiro para terreiro, como no caso do Me Cleane, que segue a tradio de seu pai-de-santo, Nazareno de Ogum, filho da falecida me-de-santo Neide Pomba-Gira, matriarca da Umbanda no Estado do Cear. O espao do terreiro, atualmente, privado, demarcado pelos sacerdotes e adeptos para o acontecimento do ritual diferente de um passado recente em que essa religio era sem proteo (em matas, reas abertas), podendo estender-se durante vrias horas, aumentando assim o nmero de frequentadores/as, filhos/as e adeptos, o que consequentemente aumenta a quantidade de entidades que vem terra trabalhar, estendendo a corrente dos mdiuns, podendo permitir em seu corpo a passagem de um grupo de entidades da mesma linha durante horas. A adaptao a essas mudanas percebemos claramente no depoimento dado por Pai Marcos Amorim (2011), em uma comparao entre a rotina do seu terreiro e o de seu pai-desanto:
Eu incorporei algumas mudanas, primeiro porque na casa do meu pai era todos os domingos e eu aos sbados, de 15 em 15 dias. Tem os filhos, que trabalham durante a semana e no final de semana quer ficar em casa. Tem senhoras que tm idade de ser minha av e me tm todo respeito como pai, e tem todo o direito de passar um domingo com os filhos, um sbado. Essa j foi uma das diferenas em relao ao meu pai, porque eu no tenho a religio como meio de sobrevivncia, nossa casa aqui sempre onde eu procuro estar no meio espiritual.

Por ser uma religio da oralidade, a Umbanda marcada pelo dinamismo que os adeptos procuram dar a cada terreiro, como podemos perceber quanto delimitao das obrigaes feitas pelos filhos/filhas-de-santo, no que concerne afirmao do anjo de guarda, que a segurana maior de todos os mdiuns umbandistas, sendo realizada como um batismo

101

dos filhos/filhas do terreiro, constituindo, segundo Pai Marcos Amorim (2011), em uma lavagem de cabea, em que se retira um pouco de cabelo do mdium e o guia espiritual do pai ou me-de-santo da corrente de Oxal, reis, rainhas, prncipes e princesas vem para dar sua energia, transmitindo fora e ax. As lavagens de cabea podem ser feitas para afirmao das sete linhas principais da Umbanda, podendo ser realizadas nos ambientes de domnios da natureza de cada orix45 ou utilizando os elementos naturais de cada meio, como gua do mar, das cachoeiras, dos rios etc.
Os rituais que existem na Umbanda so lavagem de cabea, um dos principais rituais, at porque essa lavagem de cabea a gente faz antes da iniciao na Umbanda tradicional: ou seja, na Umbanda antiga, tem a abertura de cabea, que a abertura de coroa. Antes do mdium, que quando sente que vai desenvolver, a me-de-santo faz um ritual que chamase abertura de coroa. Isso como se fosse abrir a mediunidade, para que o mdium incorpore, eu passei por essa abertura de coroa. O segundo ainda, o segundo ritual do meu conhecimento, a lavagem de cabea, muito tradicional na Umbanda, essa lavagem de cabea ainda existente. So vrias as lavagens de cabea, no tem assim: essa primeira lavagem de cabea pra iniciar, mas, sempre que necessrio for, d-se a lavagem de cabea. Posteriormente vem os cruzos. Cruzos pode ser por linha, , cruzo da linha das matas, cruzo da linha de Xang, [...] at chegar na questo do voo de liberdade (Pai Ednardo do Quebra-Barreiras, 2010).

Me Cleane segue essa tradio e organiza os rituais de iniciao em cada linha, o que me fez remontar essa exemplificao atravs da descrio do desenvolvimento de uma filhade-santo que iniciou seu processo de desenvolvimento aos 13 anos de idade e atualmente uma me-de-santo consagrada no Centro Esprita de Umbanda Cabocla Jacira:

Quadro representativo do desenvolvimento espiritual no Centro Esprita de Umbanda Cabocla Jacira ORDEM
45 46

LINHAS46 - CRUZOS

ENTIDADES QUE COMANDAS

Para maior aprofundamento, consultar tabela presente no captulo 1, p. 33-35. Segundo Nascimento (2011, p. 111), linhas ou falanges constituem divises que agrupam as entidades de acordo com afinidades intelectuais e morais, origem tnica e, principalmente, segundo o estgio de evoluo espiritual em que se apresentam no astral. Essas divises implicam uma hierarquia que indica mais do que uma simples diviso entre o bem e o mal, este caracterizado como inferior

102

AS LINHAS 1 2 3 4 Oxal Oxossi Ogum - Maresia Xang pretos/ pretas-velhas e Ers Rei Salomo Rei Sulto das Matas Ogum Beira Mar Xang da Casa Amarela Pai Jac e Me Tutu Joazinho do P do Morro e Joaninha Maria Mulambo Exu Tiriri Ritual em que as entidades que comandam os trabalhos nas sete linhas so firmadas, alimentadas e apresentadas outra vez em um nico ritual (interno para a casa) e em um ritual pblico o filho/filha consagrado para a sociedade como sacerdote ou sacerdotisa. Boiadeiro Ventania

5 6

Exus Renovao das sete linhas e consagrao como pai ou me-de-santo

Boiadeiros

Fonte: Pesquisa direta/ 2011.

Considero prudente para entender esse processo de cruzos sistematizado por Me Cleane em seu terreiro explicar com uma maior profundidade a partir da leitura que a sacerdotisa fez do livro de fundamentos que faz sobre a vida espiritual de cada filho e o entrega quando se torna pai/me-de-santo consagrados por ela.Esse livro contm toda a vida espiritual no Centro de Umbanda Cabocla Jacira, o desenvolvimento das linhas de trabalhos da Umbanda que passou, os segredos de cada cruzo, as comidas, tendo uma explicao abrangente, como por exemplo quando descreve a louvao feita para cada orix, conforme podemos acompanhar o caso do orix Oxossi:
[...] a gente trabalha com o banho deles, com as ervas de Oxossi. Porque no teria como, quantas entidades tem e pra gente saber qual erva de cada, n. Ento, Oxossi abrange todo o povo da mata. Aquele banho que ele tomou, o Oxossi que vier, ele est pronto pra aquela situao. Por isso que a gente bota assim... O caboclo, n, a pronto, as estrelas, a cada dia as ervas sobem quele, a necessidade de que [...] o simbolismo dos ritos exprima a subordinao do princpio espiritual inferior.

103 e a gente coloca outra estrela, a no outro dia sobe novamente pra poder ter as trs situaes. Que uma corresponde ao mundo fsico, ao mundo espiritual e ao mundo mental. Aqui so a parte de caboclos e orixs, e assim a gente faz as comidas para os orixs, e dentro da situao ela t ali, se deita sabendo quem o orix dele, mas levanta no seu caboclo da sua corrente, como eu expliquei agora das ervas e aquelas situaes. [...] A aqui o preceito do filho, se tiver alguns normais, ele s tem justamente Oxossi, Ogum, ele s tem sete dias de branco, sem tomar caf, sem comer carne vermelha, sem namorar, aquelas coisas todas, que cada casa tem a sua sustentao. Os cruzos so 21 dias e pra pais e mes-de-santo so 90 dias, trs meses. Aqui so s as sete linhas, os cruzos das sete linhas. Tem gente que faz s as sete. Aqui a orientao das rosas, que eu gosto de deixar pra cada filho. Como ns trabalhamos com as rosas na nossa casa, a coloca Yemanj oito rosas, pra Oxum cinco, pra Ians nove, pra Nan sete, e as cores, n. Mas isso aqui no obrigado que voc faa essa risca, a sua condio, no tem? Mas faa o jarro das rosas e que pelo menos d uma representao do que est acontecendo ali, entendeu? A gente trabalha com muitas rosas. [...] A, em relao ao cruzo de me-de-santo, a gente deixa tudo, at como se canta e o que vai primeiro, o que se necessita, o dend representa o qu, o perfume, o azeite de oliva, a gente faz colocao pra quando ela for deitar um filho. A gente no tem isso aqui decorado, no adianta dizer que a gente no faz. Com um tempo... Hoje eu no pego mais. Quando ela deita aqui, tem uma mesa aqui, eu s durmo l pras duas horas da manh, eu j preparo tudo, quando eu acordo a mesa t pronta. Porque eu j tenho noo de como as coisas foram feitas. Mas, na hora que inicia, ela vai lendo, e o aprendizado dela vem depois. (Me Cleane, 2011)

Diante de todos os cruzos tomados, no caso do terreiro de Me Cleane, depois de o assentamento do casal de exus, reforo das sete linhas da Umbanda, o filho/filha-de-santo receber a autorizao para exercer o sacerdcio publicamente atravs da sua consagrao espiritual. Depois de um ano exercendo a funo de sacerdote/sacerdotisa que estaro preparados para o nascimento do boiadeiro ritual de elevao espiritual de uma entidade na corrente de Lgua Bugi, vaqueiros que habitaram em vida o Norte e Nordeste do Brasil, cuidando de gado em fazendas. O nascimento de um boiadeiro consiste no recolhimento do filho durante a noite anterior festa, no terreiro, em seguida a preparao da limpeza espiritual, que passado por Me Cleane, e recolhimento espiritual durante a noite com comidas colocadas em locais especficos do terreiro, remontando os quatro pontos cardeais com o intuito de saudar os quatro extremos do mundo e os quatro elementos. Na manh seguinte, o ritual de lavagem da cabea do filho/filha com os elementos sagrados da corrente que se estava trabalhando, o boiadeiro traz os pontos cantados referentes nova famlia de que faz parte, um pouco de sua trajetria em vida, seus atos, locais em que passou e trabalho que est disposto a fazer.

104

Durante o tempo que realizei a pesquisa de campo na casa de Me Cleane, tive a oportunidade de acompanhar o nascimento do boiadeiro de Me Alice, batizado como Boiadeiro Diamantino. Isso me faz recordar a entrevista realizada com Pai Ricardo de Oxossi (2010), quando me revelou que: A entidade traz, quando se t desenvolvendo, quando vem no desenvolvente, a entidade traz o ponto, mas s que a matria ainda no t bem preparada pra levar o ponto todo. A a gente aprende por fora pra ajudar aquele filho. Durante as diversas etapas do desenvolvimento espiritual, esse caso pode acontecer, estando sempre o sacerdote/sacerdotisa preparado para contribuir com a elevao espiritual e energtica dada atravs dos cnticos, o que pretenderemos aprofundar atravs dos pontos cantados de pretos/ pretas-velhas que sero apresentados e analisados pelos interlocutores logo a seguir.

4.2 O tero de uma preta-velha47: anlise dos pontos cantados e riscados de pretos e pretas-velhas nos rituais religiosos da Umbanda cearense Chegar ao terreiro de Me Cleane de Oxossi foi um marco em minha pesquisa, pois, como indicado na banca de qualificao, era necessrio o entendimento dos rituais religiosos a partir de sacerdotes umbandistas que no tivessem uma viso de dentro do Candombl, tampouco de suas tradies e preceitos. Diante de todos os questionamentos levantados, percebi que essa orientao era a coerente no sentido de ampliar horizontes de entendimentos de um mundo ainda no conhecido com experincias ainda no vividas. Necessitava estar nos terreiros sem deixar de ser um sacerdote religioso candomblecista, mas necessitava, para o bom andamento da pesquisa, assumir uma postura como pesquisador, recuando em determinados momentos de participar efetivamente dos rituais48, ficando livre para coletar

47

Segundo Me Cleane (2011), na primeira gira de Preta Mandinga foi feito apenas o tero, sendo trabalhado s a linha de pretos e pretas-velhas e atualmente o caboclo Z Pilintra vem encerr-la. No segundo ano, foi decidido pelas entidades fazer um trabalho diferente do primeiro, onde seriam feitas as mandingas da preta-velha. Na ltima gira, so escolhidas sete casas de sete filhos/filhas e todos vo em peregrinao. Quando todos chegam l, j tem de estar preparado um altar com um santo catlico de devoo de cada um, com uma vela acesa e um copo com gua. No final de cada dia cantado o hino de So Francisco e so completados os 14 teros. 48 Em muitos momentos, no decorrer da pesquisa de campo, fui convidado para participar efetivamente dos trabalhos em giras incorporando entidades, o que recusei claramente para no comprometer o andamento da pesquisa nos terreiros.

105

dados e analisar comportamentos dos sujeitos observados, assim podendo coletar pontos cantados e riscados na procura de compreender melhor seus smbolos. Era o ms de fevereiro de 2011 e na poca visitava a casa de Pai Carlos do Cibamba, na tentativa de coletar dados para o trabalho de concluso da disciplina de Pesquisa Etnogrfica Aplicada a Educao. Poucos momentos antes de comear os trabalhos daquela noite, chegou Me Cleane e seus filhos/filhas-de-santo. At ento j tinha tentado contact-la algumas vezes atravs de Catarine de Yemanj, na poca minha irm-de-santo, mas no tinha obtido xito. O ritual daquela noite era a apresentao de um novo filho que se batizava naquele terreiro, tendo realizado o cruzo de Oxal e logo em seguida seria dado o prosseguimento aos trabalhos com os exus e pretos e pretas-velhas. Foi o primeiro contato que tive com a entidade Preta Mandinga, tendo essa entidade me cumprimentado e proferido palavras fortes a respeito de minha vida pessoal. Fomos apresentados logo em sua chegada e percebi que a simpatia com um toque de timidez imperava na personalidade forte daquela grande mulher. No fim dos trabalhos, me dirigi at a mesa onde estava sentada com outros pais-de-santo e expliquei a relevncia da minha pesquisa para o campo educacional e como esta dissertao poderia trazer elementos para a contribuio na implementao da Lei n 10.639/03, contemplando o universo das religies e cultura de matriz africana. Me Cleane, assim como os demais mes e pais-de-santo que estavam sentados mesa, colocaram-se disposio para contribuir com a pesquisa, de forma que tratei logo de pegar os contatos dos dias de gira e trabalhos na casa de Pai Paulo do Ogum Dil. Precisava acertar meu retorno casa de Pai Carlos do Cibamba, o que infelizmente no consegui dar prosseguimento devido aos quatro meses que Pai Carlos passou em seu terreiro em Israel, como faz durante alguns anos. Devido morte da irm biolgica de Me Cleane, que tambm era frequentadora do terreiro, desenvolvendo-se com as entidades de Me Paulinha (sacerdotisa consagrada no Centro Esprita de Umbanda Cabocla Jacira), o contato foi dificultado e o tero de Preta Mandinga interrompido, sendo retomado apenas no ms de abril de 2011. Sabia basicamente que minha entrada nesse campo deveria ser prudente, discreta mas com a perspectiva de concluir a segunda etapa da pesquisa, e nesse momento investigar o que ainda precisava ser aprofundado, os pontos cantados e riscados e os significados neles embutidos.

106

Procurei ser o mais direto possvel, mas a cordialidade de Me Cleane me fazia deixar escapulir pelos dedos os meus objetivos prvios, agendando sempre para momentos futuros uma breve entrevista em sua casa, momento em que pretendia adentrar a interpretao dos smbolos presentes nos pontos cantados e riscados. Resolvi ento coletar os pontos cantados que eram entoados nas giras e entender pacientemente uma srie de ensinamentos passados por Preta Mandinga no decorrer dos trabalhos semanais que se seguiam. Dessa forma, descrev-los definitivamente entender como a educao no formal faz parte da realidade das religies de matriz africana transmitidas e enraizadas para o conhecimento popular, j que, como a realidade da escola, esse conhecimento no fica apenas preso nos muros do terreiro.
Um dos supostos objetivos bsicos da educao no-formal o de que a aprendizagem se d por meio da prtica social. a experincia das pessoas em trabalhos coletivos que gera um aprendizado. A produo de conhecimento no ocorre pela absoro de contedos previamente sistematizados, objetivando ser apreendidos, mas o conhecimento gerado por meio da vivncia de certas situaes-problema. As aes interativas entre os indivduos so fundamentais para a aquisio de novos saberes, e essas aes ocorrem fundamentalmente no plano da comunicao verbal, oral, carregadas de todo o conjunto de representaes e tradies culturais que as expresses orais contm. (GOHN, 2008, p. 103-105)

Os ensinamentos passados por Preta Mandinga so compreendidos dentro dessa educao popular e foram cumpridos sistematicamente pelo grupo de devotos que frequentava semanalmente o terreiro, e importante deixar claro que no eram apenas os filhos/filhas-desanto que fazem o desenvolvimento medinico no terreiro, mas tambm pessoas que j conseguiram curas ou esto procura, graas alcanadas, como escutei de muitos, vizinhos do terreiro que moram na comunidade do grande Bom Jardim, frequentadores de outros terreiros de Umbanda e familiares de Me Cleane que acompanham aquele ritual h muitos anos. O comeo dos trabalhos sempre aberto com a orao inicial feita pela me-de-santo, composto por uma orao ao anjo de guarda, um Pai-Nosso e uma Ave-Maria49 e logo em
49

importante demarcar o espao sincrtico utilizado por pretos e pretas-velhas, pois, segundo os escritos de Sweet (2007), o culto aos santos constituiu uma outra porta de entrada dos africanos na f catlica. O panteo das figuras religiosas catlicas era, em muitos aspectos, semelhantes ao panteo dos espritos ancestrais africanos. Jesus, a Virgem Maria e os santos eram seres humanos que tinham vivido um dia na Terra. Alm disso, podiam mudar a vida das pessoas.

107

seguida entoado o cntico de chamada dos pretos e pretas-velhas, que inicialmente incorporaro nos filhos e filhas-de-santo.

L vem navio negreiro, que vem beirando o mar, trazendo os africanos para trabalhar. L vem navio negreiro, que vem beirando o mar, trazendo os africanos para trabalhar. Oi, Sarav, povo de Congo, a gira formosa em qualquer lugar. Oi, Sarav, povo de Congo, a gira formosa em qualquer lugar.

Os africanos que chegavam em terra para trabalhar (os pretos/ pretas-velhas) traziam a luz da sabedoria aprendida com a idade e a magia das ervas. Sempre saravando (saudando) sua terra de origem e demonstrando o respeito ao que viria a ser feito, essas entidades traziam a luz da verdade e a pacincia, prontos a entender e aconselhar os que estivessem dispostos a entregarem sua f aos trabalhos que adentravam a noite. Dava-se prosseguimento sempre aos trabalhos com o auxlio energtico emanado pelos cnticos.
Chegou a linha de Congo, de Congo, de Congo aru. Chegou a linha de Congo, de Congo, de Congo aru. Arriou a linha de Aongo, agora que eu quero ver. ,,, preto-velho. Arriou a linha de Congo, agora que eu quero ver. ,,, preto-velho. de Congo, de Congo, chegou preto-velho que vem saravar o terreiro de Umbanda. de Congo, de congo, chegou preto-velho que vem saravar o terreiro de Umbanda

Todos os pretos/ pretas-velhas que chegam em terra pediam permisso a Me Cleane para iniciar seus trabalhos. A linha de trabalhos espirituais que estava sendo praticada pelo grupo (curas para enfermos, proteo aos presentes, libertao de vcios etc) naquela noite dirigia-se cambonagem, local onde ficam as cambones da casa (homens ou mulheres responsveis por servir e cuidar dos filhos/filhas incorporados, auxiliando a me-de-santo em sua funo sacerdotal), onde pediam a limpeza (infuso preparada com ervas e perfumes,

108

utilizada para limpar espiritualmente a matria que estavam ocupando) e organizavam-se para passar (termo utilizado para designar a ordem dos cnticos das entidades, obedecendo a ordem hierrquica da casa). Cada preto/ preta recebia seu cachimbo e alguma coisa que pedia a cambone para beber, fosse vinho, cerveja, gua ou caf. Nesse momento, Me Maria, Vov Fabrcio, Pai Luis, Tia Rita, Tapui Velha, Cego Velho, Nega Ana, Me Tutu, Arara Preta, Maria Antnia, Pai Antnio e Pai Jos entoavam seus pontos cantados, e os filhos acompanhavam batendo palmas ao som do tambor que fica logo na entrada do lado esquerdo, junto com as maracs (instrumentos utilizados para dar ritmo aos pontos cantados) e o tringulo. Os pontos cantados pelos pretos/ pretas-velhas so constitudos de lies que essas entidades tentam passar para os filhos/filhas com base no crescimento e elevao espiritual adquiridos durantes os anos que estiveram na Terra em cativeiros, canaviais, plantaes de caf, trabalhos com cura e cuidados de doentes, constituindo a trajetria histrica de sua vida em Terra, como evidenciamos com o auxlio de Me Alice50 em entrevista feita na festa de Yemanj, em que nos diz que:
O ponto cantado quer dizer muito, s vezes a pessoa no sabe o que quer dizer o ponto cantado. O ponto cantado serve para algumas situaes da prpria pessoa. s vezes a entidade canta o ponto e quer dizer pra voc aquilo que voc est sentindo, porque ela vai no seu interior e s vezes voc chora, se arrepia, sente aquele sentimento profundo, porque voc sabe que a entidade est falando com voc, voc sabe que a entidade vai resolver seu problema. Ela sabe que ali que esta doendo e ela esta dizendo que est ali, segurando a tua mo, te ajudando, e que no esqueceu de voc. O que a entidade? Ela uma sentinela de energia, ela est entre a gente, porque Deus Nosso Senhor deixou elas para nos ajudar. uma sentinela de luz, de magia, de tudo quanto bom e maravilhoso.

As palavra de Me Alice so imbudas de emoo, emoo essa que, no decorrer das semana que acompanhei o tero de Preta Mandinga, presenciei em muitos que l estavam participando, sempre escutando casos isolados de curas alcanadas ou mais graas adquiridas.
50

Nas visitas realizadas ao terreiro de Me Cleane, j tinha encontrado com Me Alice diversas vezes, consagrada no Centro Esprita de Umbanda Cabocla Jacira no ano de 2010. Seu trabalho com a espiritualidade totalmente diferente dos outros, como diz a me-de-santo, feitos l, por ela desenvolvidos. Seus cruzos foram dados em outros terreiros, em uma trajetria de passagem por seis terreiros (informao dada por Me Cleane em entrevista concedida durante pesquisa de campo no ano de 2011).

109

Como Me Alice sempre estava presente nas segundas-feiras em que ocorriam os trabalhos, pedi para que cantasse os pontos de seus pretos/ pretas-velhas com que mais tem proximidade, com a finalidade de entender melhor como o imaginrio dos cnticos era constitudo para ela.
Ele Pai Jos, que vem de Angola com o seu patu trazendo a sua sacola. Ele Pai Jos, que vem de Angola com o seu patu trazendo a sua sacola. A fumaa sobe e a fumaa desce, cachimbo de Pai Jos, oi, tem mironga, tem. A fumaa sobe e a fumaa desce, cachimbo de Pai Jos, oi, tem mironga, tem. Quem caminha com as almas nunca fica no caminho, sarav o Pai Jos, ele vai abrir nossos caminhos. Quem caminha com as almas nunca fica no caminho, sarav o Pai Jos, ele vai abrir nossos caminhos.

A emoo realmente nessa hora estava presente em seus olhos, pois logo tratou de relatar, quando perguntei o que aquele ponto cantado significava para ela:
Ele quer dizer que caminha com as almas, essa energia maravilhosa da espiritualidade, o preto-velho, ele t ali com a gente nos ajudando, ele a nossa firmeza. Ele sade, sabedoria, esperana pra gente lutar e vencer essa vida que a gente leva, quem nos protege no parto, em todo o tipo de doena. Ele caminha com a gente, em todas as formas ele caminha com a gente [...]. Eu amo Me Maria e Pai Jos, de paixo. Eu tive um grande problema com meu filho no ano passado. Ele teve um diagnstico de epilepsia, tomou remdio controlado durante muito tempo e a Me Maria disse que eu tirasse. Os mdicos no queriam que eu tirasse e j foi diagnosticado por exames que ele est bem, mas eu fiz o que a Me Maria me mandou fazer e hoje ele est bem, est curado, e eu tenho certeza que meu filho no tem mais nada. Eu fiz outra tomografia e graas a Deus meu filho no tem mais nada, porque depois disso ele est bem... Porque ela existe mesmo, ela verdadeira.

Me Alice, em seu depoimento, esboou muita emoo, o que pude presenciar durante as semanas que acompanhava o tero de Preta Mandinga. Sua f em Pai Jos, Me Maria e outras entidades curou seu filho, que tive o prazer de conhecer no decorrer dessas semanas, pois sempre estava a cambonar suas entidades e aparentemente era uma criana saudvel. Os pretos/ pretas-velhas, sempre aps a abertura do trabalho, formavam uma roda em que danavam, fumavam seus cachimbos com suas bengalas, chapus de palha, mantas e ojs, com trajes tpicos e habituais, e tratavam de sentar-se e consultar aqueles que desejassem. No decorrer dos trabalhos, outros participantes desenvolvidos tambm poderiam ingressar nas

110

giras, desde que previamente convidados por Preta Mandinga ou pelo caboclo Z Pilintra, que era o segundo a incorporar em Me Cleane, fechando os trabalhos na noite com um cruzeiro de velas pequenas acesas no fundamento central de energia do terreiro chamado de tombo. Como de tradio naquela casa iniciada h 14 anos por Me Cleane, devido ao desenvolvimento da corrente de pretos e pretas-velhas de Me Paulinha e Pai Cleilton, o tero dedicado a essas entidades era sempre rezado por Madalena, uma filha-de-santo que a acompanhava desde a abertura do terreiro e, segundo a me-de-santo, de muita confiana e dedicao. Sempre j era preestabelecido que na primeira gira todos tm por obrigao trazer duas velas, uma que seria recolhida para ser abenoada pelas entidades e a outra que deveria ser acesa quando o Caboclo Z Pilintra chegasse para elevar as almas sofredoras atravs do seu cruzeiro de velas. Os demais filhos que estavam incorporados despertavam da possesso, e nesse momento todos sentavam nos bancos que sempre ficavam dentro do terreiro e iniciavam o tero rezando a mesma ordem que rezada na Igreja Catlica, comeando com Creio em Deus Pai, que a simbologia com a cruz; trs Ave-Maria representando cada orao uma conta pequena do tero; um Pai-Nosso representando uma conta maior; e um Salve-Rainha representando a medalha. D-se incio a um mistrio, que oferecido a um preto ou pretavelha para sua elevao espiritual e com isso possa atender aos pedidos dos fiis, totalizando durante aquela noite cinco mistrios dedicados quelas entidades. Nos momentos que se seguem, todas as pessoas que esto presentes escutam suas lies, de forma que procurei sistematizar em um quadro metodolgico os ensinamentos dessa entidade e suas funes.

Quadro de mandingas ensinadas por Preta Mandinga durante seu tero em 2011 Semanas Material utilizados 1 - Uma vela branca Preparao e funes Elevao espiritual dos pretos e pretas-velhas que estavam presentes para trabalhar pelos presentes na gira. A fita verde representa a esperana; a amarela, o dinheiro; e a branca, paz. Das fitas ser feita uma trana, e as moedas fica penduradas na ponta da fita. Esse primeiro ensinamento colocado na porta de entrada da casa de cada um

- 1m de fita verde - 1m de fita amarela - 1m de fita branca - trs moedas furadas

111

que esteja presente, sempre pedindo para que a energia daquelas entidades tragam paz, dinheiro e esperana para o lar. - 1 alguidar (prato de barro) Os trs punhados de sementes diferentes so - um punhado de semente de organizados no alguidar e colocados em um girassol local acima da cabea na casa de todos aqueles - um punhado de arroz com que prepararam aquela afirmao de pretos/ casca pretas-velhas. - um punhado de semente de milho - um copo com gua - um corao preto feito com qualquer material - uma vela pequena branca - um pemba branca(giz utilizado para riscar pontos) No corao preto deve ser escrito o nome da pessoa que se quer tirar das dependncias qumicas, sendo firmados a vela e o corao em cima do copo com gua, colocados perto de uma planta durante trs dias e entregue para um preto/ preta-velha que esteja trabalhando naquelas giras. - um prato branco O algodo medido do tamanho da cabea da - um pedao de algodo pessoa que precisa de equilbrio, e a vela medindo o tamanho da colocada no centro do prato branco, sendo feita cabea da pessoa que precisa essa afirmao pedindo paz e sade fsica e ser ajudada espiritual. - um vela de sete dias branca - Azeite de oliva Um pequeno vidro contendo azeite de oliva ser abenoado por Preta Mandinga com o intuito de ser passado em pessoas que sentirem dores no corpo. - lcool Descascar o caroo do abacate e partir em cruz, - Caroo do abacate sem a colocando dentro de um vidro com lcool, sendo casca preparado para os pretos/ pretas-velhas durante trs dias em afirmao para cura de dores no corpo.

Fonte: Pesquisa direta/ 2011. Semana aps semana, Preta Mandinga passou esses ensinamentos aos fiis frequentadores de seu tero. Sempre antes de dar passagem para Z Pilintra terminar os trabalhos, trocava durante as sete segundas-feiras seus elementos usuais de trabalhos: toalha de rosto para que a pessoa escolhida pudesse trocar energias negativas por positivas; cachimbo para que pudesse fumar e fazer seus pedidos; sua manta para que fosse colocada perto da cabeceira da cama pedindo proteo; sua caneca para que bebesse gua e coisas sempre frias, pedindo prosperidade e felicidade; seu fio de contas feito com miangas para proteo constante; o oj que deveria ser colocado para cobrir a cabea ou perto de onde

112

dormisse; e o tero com o qual rezava, que cada semana a pessoa que fosse escolhida rezasse um mistrio oferecendo para um preto/ preta-velha daquele terreiro. A cada semana, o envolvimento entre os frequentadores foi aumentando de forma que a tradio desses rituais j conhecido deles, mas, para mim, como pesquisador, aquele envolvimento me fascinava. Por ser babalorix e iniciado no Candombl desde o ano 2000, deixei de lado toda a rotina dos rituais catlicos. O tero da Preta Mandinga refez essa aproximao e, no decorrer das semanas, a resistncia que antes tinha em rezar Ave-Maria, Pai-Nosso ou as demais tradies crists ficou distante e voltei a acreditar em um Deus Supremo mais abrangente, me ajudando a reconstruir o imaginrio das figuras antes cultuadas em minha educao crist. Acompanhar o trabalho desenvolvido por esse grupo de entidades me remeteu s ideias desenvolvidas por Gohn (2008, p. 105) no que concerne educao que refaz fora dos espaos formais de educao e tem como base o conhecimento popular, quando nos diz que:
[...] que a educao no-formal tem sempre um carter coletivo, passa por um processo de ao grupal, vivida como prxis concreta de um grupo, ainda que o resultado do que se aprende seja absorvido individualmente. O processo ocorre a partir de relaes sociais, mediadas por agentes assessores, e profundamente marcado por elementos de intersubjetividade medida que os mediadores desempenham o papel de comunicadores.

Considero prudente continuar refletindo as ideias de Gonh (2005) ao prosseguir analisando os pontos cantados das entidades da Umbanda nesse ritual religioso devido construo de laos de respeito, amizade entre os frequentadores. Freire (2009) corrobora com essa ideia quando nos fala da alteridade dizendo que o ser humano subjetividade. Mas a subjetividade da pessoa se constitui na relao dialgica com o outro, com a alteridade, ou seja, na intersubjetividade. Os seres humanos se fazem no encontro, na escuta, na comunho e no dilogo com os outros. no reconhecimento do outro como alteridade que o eu se constitui como pessoa. Podemos entrar em comunho com essas ideias com a ajuda de Pai Paulo do Ogum Dil, quando canta e interpreta os smbolos de Pai Joaquim, seu preto-velho e uma das entidades que trabalham durante o tero de Preta Mandinga:

113 Que preto esse, oh, calunga, Que chegou agora? Que preto esse, oh, calunga, Que chegou agora? Pai Joaquim, oh, calunga, Ele vem de Angola. Pai Joaquim, ele vem de Angola, Leva os contrrios, de barra fora. de barra fora, devagarinho, Ele vai levar os mal sozinho.

Um dos trabalhos realizados por esse grupo de entidades o de limpeza e reequilbrio espiritual. Diferentemente do que foi plantado no imaginrio popular a respeito das religies de matriz africana, considero relevante basilar esse comentrio com a fala do interlocutor citado anteriomente, quando nos diz que:
O que eu sinto sobre esse ponto, sincero, verdadeiro, de corao, corao aberto, livre. um ponto de lamentao pelo que ele passou, porque ele tem obrigao, que leva os mal de barra fora. Ento, todo mal que tiver em cima de mim ou das pessoas que esto situadas no terreiro, qualquer problema. Porque o mal no est em s eu desejar o mal, no, o mal est quando voc passa numa encruzilhada que algum esprito que partiu no aceita a morte lhe acompanha. O mal t naquilo, na pessoa que deseja o mal pra voc. Ento, a obrigao daquele preto-velho limpar, purificar o ambiente para quando voc sair do terreiro chegue em casa em paz, paz em tudo, paz no corao, na mente, no esprito.Ento, o significado desse ponto esse.(Pai Paulo Ogum Dil, 2011)

A desmistificao e com isso o esclarecimento dos trabalhos realizados por esse grupo de entidades e seus adeptos, atravs desta dissertao, vem a apontar novos caminhos para a implementao da Lei 10.639/03, utilizando elementos do universo umbandista para ressignificar as ideias enraizadas no imaginrio popular brasileiro, apontando novos horizontes para uma educao diversa de respeito s diferenas. O ensinamento passado pelos pretos e pretas-velhas sobre as ervas, as rezas, as curas, as forma de lidar com o sofrimento do seu povo tambm esto presentes nos pontos cantados. o caso da Preta-Velha da Bamburra, quando Pai Paulo do Ogum Dil, em uma entrevista concedida em seu terreiro, canta seu ponto:
Sete tombo deu em terra Sete balano no mar. Sete tombo deu em terra

114 Sacudiu seus marac. Cad as suas caixa, e no ouo ela bater. Cad seus marac, e no ouo ele tocar. Olha, pisa na bamburra, pisa na bamburra. Pisa na bamburra, a preta-velha vai baiar.

Segundo o sacerdote, a bamburra seria o mato rasteiro, no tendo nada a ver com bambu, porque se ela pisasse no bambu ela se cortaria. Seria, em sua interpretao, o mato que fica na beira do mar, elemento sagrado da natureza utilizado pelos escravizados para descarregar a matria dos mdiuns, em que o movimento das ondas remete sempre a levar o que ruim e est atrapalhando a vida dos fiis e trazer o que bom para a vida de cada um. O mar, para os umbandistas, em seu universo simblico, no s divisor de continentes, mas elemento de reverncia a Yemanj, orix protetor e me sincretizada com Nossa Senhora. Segundo Sweet (2007), apesar da tenacidade de muitas crenas religiosas africanas, o Catolicismo ganhou influncia nas comunidades africanas no mundo colonial portugus, e a aceitao por parte dos africanos foi lenta e gradual. A fala de muito adeptos, assim como a ideia do autor, converge com a explicitao dada por Pai Paulo do Ogum Dil quando se refere ao trfico de escravizados, nos relatando que:
Pelo sofrimento, pela vida que passou, pela sua vida que tinha no continente africano... Porque alguns so descendentes e nasceram na senzala, so brasileiros. Outros vieram do continente africano, da Me frica, chamada. Trfico de escravos, a maioria dos pretos-velhos passando mal, o povo no entende, a maioria morreu no trfico de l pra c, eles jogaram no mar. J sofridos, j cansados, j surrados. isso, ento eles so assim.[...] Pela vida que tiveram aqui, pelo sofrimento, no tiveram oportunidades de nada. E, quando chegou a Lei urea no Brasil, a libertao, a abolio, muitos foram jogados ao lu, muitos j velhos, cansados, no tinham condies mais de trabalho, de labuta.

O fim da escravizao com a Lei urea, sancionada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888, determinava que a abolio no Brasil atingisse imediatamente a todos cerca de 700.000 negros escravizados, segundo Silva (2008) , fazendo com que os africanos e seus descendentes libertos fossem em grande maioria jogados na mais terrvel misria, negandolhes a posse a qualquer pedao de terra para viver ou cultivar, o acesso s escolas, assistncia social e aos hospitais, deixando-lhes apenas discriminao e represso. Grande parte dos libertos, depois de perambular por estradas e terrenos baldios, dirigiu-se a grandes cidades, tais como Rio de Janeiro, Salvador e So Paulo, onde se ergueram os bairros

115

africanos e de afrodescendentes. Nesse caso, a senzala foi trocada pelos casebres moribundos. Apesar da impossibilidade de plantar, acharam ali um meio social menos hostil, mesmo que ainda miservel. A partir da compreenso acerca das profundas desigualdades raciais, processo de excluso social, discriminao e vulnerabilidade por que passaram os negros e negras libertos, so elucidativas as palavras de Pai Paulo, que nos mostra, evidenciando em sua fala, a partir do comentrio que segue a respeito do Preto-Velho das Caladas:
Existe o Preto-Velho das Caladas. Pra ganhar o po, como meu prprio chefe superior, Sr. Preto-Velho da Mata Escura, quando terminou ele foi morar na mata, no Maranho, em Cod. Por isso que est o nome dele PretoVelho da Mata Escura de Cod. Porque ele, durante o raiar do dia, ao raiar do sol, ele ia pra cidade pedir esmola, pra se sustentar, porque j no tinha mais condies fsicas de se manter, pra ir em busca de um trabalho, pra se manter. Ento, ele pedia esmola pra sobreviver e chegou uma poca que ele morreu nas matas e se encantou-se nas matas.

A grande maior parte das entidades presentes no panteo umbandista trabalha no sentido de resgatar e reparar erros e condutas vividas na ltima encarnao, como por exemplo os guerreiros, soldados, marinheiros e colonizadores que encontramos organizados nas sete linhas da Umbanda. No caso dos pretos-velhos mencionados, a condio de abandono, como na grande maioria da populao negra no perodo ps-escravido, chama-os para a divinizao e evoluo espiritual atravs de sua aprendizagem e estratgias de vida, seja um curado atravs de ervas, como no caso do Preto-Velho das Matas Escuras, ou o sedutor Preto das Caladas, que, apesar de ter sua moradia na rua, consegue, graas ao sofrimento, elevar-se e encanta-se no mundo espiritual umbandista, e de peregrino desvalido passa a entidade espiritual de cura, como o interlocutor mostra atravs do ponto cantado:
Ele o Preto-Velho das Caladas Mas quando vem, vem arrastando pelo cho. Mas quando v uma rapariga bela E ripilinga e ripilinga o violo.

Pai Paulo explica muito bem quando nos diz:


O ponto dele s assim. Rapariga, bom entendedor, todo mundo sabe. Rapariga moa. No essa coisa que o pessoal: ah, rapariga porque prostituta, no. Rapariga na linguagem delas era moa. Quando v uma

116 rapariga bela ripilinga o violo. Ento, naquela coisa que ele fazia, que era o dom que ele tinha de tocar o violo na poca, onde ele se sustentava, onde ele ganhava umas moedas. O povo, por pena, dava. Outros davam um pedao de po. Todos eles se encantaram assim, devido abolio, muitos, j cansados, no tinham condies fsicas de se manter, trabalho pra ganhar seu dinheiro. Outros decidiram voltar pro seu continente africano, mal chegou no meio do caminho, como eu j disse, na travessia do mar morreram, se encantaram pelo mar.

O depoimento de Pai Paulo revela uma imagem dos escravizados e escravizadas no Brasil marcada pelo cenrio de destituio de direitos, abandono, misria e muita pobreza. Essa viso questionada por alguns estudiosos das relaes tnico-raciais e das religies de matriz africana, dos pretos e pretas-velhas serem abnegados ou conformados com esse lugar social. A primeira Repblica (1889-1930) foi marcada pelo choque social que a abolio da escravido gerou nas elites, pois, com a libertao dos escravizados, o controle que os senhores tinham sobre os negros/as escravizados/as acabou e, a partir desse momento, cabia ao Estado control-los. Vrias medidas foram tomadas para reprimi-los e control-los, entre elas leis higienistas e at proibio de manifestaes culturais ou religiosas. No decorrer das semanas que acompanhava o tero de Preta Mandinga, percebi o que j havia acompanhado durante toda a minha trajetria religiosa no Candombl: a perseguio de vizinhos e evanglicos neopentecostais. Os trabalhos eram realizados at as 22 horas, tentando ao mximo respeitar a Lei do Silncio51, mas nos momentos em que ultrapassava o limite de tempo estipulado, a polcia, que tem o papel de preservar a paz e proteger a comunidade, era logo chamada para fazer parar qualquer perturbao, como assim j escutei diversas vezes.

51

Lei n 126, de 10 de maio de 1977.

117

Festa de preto-velho na Casa do Pai Liberdnio Me Cleane incorporada com Preta Mandinga Devido ao atraso no incio dos trabalhos, a festa de homenagem aos pretos e pretasvelhas aconteceu em junho. Acompanhei ento os rituais do terreiro at setembro de 2011, finalizando a pesquisa de campo com a entrevista de Me Cleane, dia em que aproveitei para aprofundar questes que antes no tinha tido oportunidade de perguntar a ela ou aos filhos/filhas da casa. Procurei ento objetivar o tempo para aprofundar as perguntas acerca do trabalho desenvolvido por Preta Mandinga e tratei de pedir a ela para me explicar melhor suas interpretaes a respeito dos pontos cantados:
[...] eu posso cantar um assim que mexe muito comigo. Posso at dizer antes meu sentimento com essa situao. Eu passei uma situao muito difcil com uma filha minha, da minha, casa que est com cncer. E, no dia que ela ligou pra mim, essa reza foi dada por Preta Mandinga nesse momento da aflio dela. A, assim, uma coisa que me emociona at hoje quando eu falo. Ela ligou pra mim dizendo assim: minha me, o resultado saiu e eu realmente estou com cncer. A ela comeou a chorar e eu comecei falar, parecia que as palavras no vinham de mim. Nesse momento [...] eu te digo, por todas as energias da minha casa que acabem agora se no foi dessa forma, eu senti a Preta Mandinga cantando[...], ela falando aqui e eu j no escutava mais. Eu peguei aqui um papel e comecei a copiar o que a Preta Mandinga estava cantando. Eu passei muito mal, uma coisa muito emotiva, chorei muito e, quando fui buscar o papel, simplesmente a melodia no estava na minha mente, s as palavras. Comecei a ler e no sabia mais, via o significado da situao, mas no conseguia ter aquela melodia. Quando ela veio segunda-

118 feira, ela cantou. E ela disse pra Fatinha, que foi ela que tinha ficado presente, as palavras eram da moa, mas quem tava ouvindo era ela. A ela comeou a cantar assim [...].

Diferente do Preto-Velho das Caladas, Me Cleane fala da Preta Mandinga e do seu grande poder religioso como feiticeira, mulher negra velha que tem mandinga, nos apresentando o seguinte ponto:
Oh, Preta Mandinga, no me deixa cair. Oh, Preta Mandinga, me d sua mo aqui. Sou preta-velha que trabalha nessa mesa,com as sete velas acesas pra meus filhos levantar. Mas eu trabalho nas sete segundas-feiras,sou uma velha feiticeira e meu feitio de ajudar.

A me-de-santo analisou da seguinte forma:


Ento, veja assim, que dentro da letra que ela colocou, ela deu esse presente pra ela. Como se ela tivesse pedindo pra no cair e que aquela mo sustentasse ela, e ela veio dizendo que ela trabalha nas segundas-feiras, que as velas continuavam acesas e que, atravs da mandinga dela, a mandinga dela era ajudar. Ento, uma coisa assim que me emociona at hoje.

Pai Ednardo do Quebra-Barreiras deixou claro na sua entrevista que os pontos cantados tambm so ensinados ou transmitidos aos mdiuns quando as entidades querem passar novos ensinamentos e com isso irradiam, no necessariamente incorporando, como foi esse caso particular explicado por Me Cleane. A mesma situao acontece com os pontos riscados, conforme nos relata:
O ponto riscado outra irradiao que o caboclo tambm deixa quando ele est incorporado. O mdium no sabe. Por exemplo, existem vrios tipos de mediunidade, e aquele mdium que realmente incorpora totalmente, que perde os sentidos, os sentidos de vrias formas, inconsciente, o caboclo faz, ele risca esse ponto, ele mesmo faz o desenho. (Pai Ednardo do QuebraBarreiras, 2010)

A primeira entidade que, segundo o sacerdote, riscou um ponto foi seu caboclo ndio Quebra-Barreiras, firmando (riscando) o ponto para ser conhecido conforme sua linha de trabalho, identificando-se a partir daquele momento, podendo ser invocado por todos aqueles que seu ponto riscado conhecessem. Os pontos riscados so, nesse caso, instrumentos que

119

alimentam o universo simblico da Umbanda, atuando como instrumentos de identificao das entidades a partir de elementos do cotidiano. No caso dos pretos/pretas-velhas, possibilitam uma articulao com os componentes do imaginrio social brasileiro, articulando historicamente seus momentos em vida na Terra, locais em que passou, morou e trabalhos que desenvolveu. Considerei relevante trazer para melhor exemplificao a ilustrao de alguns pontos riscados de exus, caboclos na linha de Ogum e ers:

Pontos riscados de exus, ers e caboclos na linha de Ogum

Dos pais e mes-de-santo entrevistados, acrescidos de outros sujeitos que contriburam para a pesquisa, apenas dois Pai Marcos Amorim e Pai Paulo de Ogum Dil se sentiram vontade para me passar um ensinamento mais concreto a respeito dos pontos riscados. Apresentarei a seguir os pontos coletados e buscarei os depoimentos dos demais interlocutores para explicitar melhor os smbolos contidos.

120

Ponto riscado feito por Pai Paulo do Ogum Dil Na interpretao de Pai Paulo acerca do que chama de ponto riscado, este traz prosperidade, pois trata-se de um ponto de Oxossi, orix dono da caa e fartura. Analisa cada elemento presente, como as fechas, as estrelas e a cruz, nos informando que esse e os demais pontos que riscou no mesmo dia, com o intuito de me explicar os princpios bsicos dos fundamentos dessa tradio:
[...] so smbolos sagrados da Umbanda. A cruz quer dizer o qu, representao: muita gente ignorante vai dizer que Cristo crucificado, no isso. A cruz representa a f, a confiana. Porque quem tem f tem tudo, ento a cruz aquilo que voc carrega na sua vida. Quando voc vem pagar o seu carma, ento cada um carrega a sua cruz. Tem que ter f. Porque Cristo morreu na cruz, ento tem que ter f. Por isso, a cruz representa a f. O corao: a caridade, o amor, a compaixo para com o prximo, o corao representa isso: amor, caridade, compaixo. Esses so os trs smbolos sagrados da Umbanda. Esse daqui o ponto de Oxossi. o qu: a cruz, duas flechas e [...] as estrelas, veja bem como as coisas so. Esse ponto de Oxossi origem de qu: da prosperidade, da fartura. Esse ponto, quando ele riscado, a gente arreia nesse ponto comida pra Oxossi. O que Oxossi pega de bom: fruta, o milho com o coco, tido que o caboclo pega, a gente arreia. No meio da cruz, um copo com vinho ou mesmo at um copo com gua, mas eu aconselho um copo com gua. O vinho voc deixa por fora. Cada ponto, cada estrela dessa que representa o eu, a constelao ao iluminar nossa vida, porque Oxossi, ele traz a fartura, prosperidade.

Como descrevi na construo do perfil biogrfico de Pai Paulo do Ogum Dil, sua iniciao na Umbanda foi paralela do Candombl de Angola na casa de Pai Valdo de Ians; por isso, resolveu explicar-me a descrio dos elementos dos pontos riscados a partir desse

121

orix. Procurei ento aprofundar-me mais nos elementos desse mesmo ponto e tratei logo de continuar perguntando para ele o que seria a representao das flechas naquele ponto.
Essa flecha representa a caa. a arma do Oxossi pra caar, ele tem que ter a flecha pra atrair a caa, derrubar a caa para alimentar os seus filhos. Ento, so esses quatro pontos, os trs ali so sagrados da Umbanda e esse aqui o ponto de Oxossi de Umbanda, no tem nada a ver com o Candombl. O ponto de Oxossi na Umbanda, que a prosperidade, a riqueza, a fartura, tudo que o ser humano deseja pra vida dele, Oxossi traz.

A anlise dos significados desse ponto por Pai Paulo converge com alguns elementos da composio do imaginrio social, como por exemplo a afirmao de que a cruz no representa o crucifixo, mas sim a f e a confiana, um espao de cruzamento horizontal e vertical, cercado de flechas e estrelas, com o intuito de objetivar o que vai ser pedido quando acrescido da comida para Oxossi e sua bebida, iluminados pelas estrelas na busca de potencializar o pedido que est sendo feito. Pai Zezinho de Oxossi (2010) explicou isso muito bem em uma entrevista quando afirmou que atravs do ponto riscado a pessoa que est fazendo o trabalho tem mais segurana, buscando, atravs do ponto, a origem da entidade, ou seja, sua identificao. Pai Ednardo do Quebra-Barreiras nos ajuda a entender melhor quando nos explica que a primeira entidade que riscou um ponto incorporado nele foi o ndio Quebra-Barreiras, nos descrevendo que:
O principal elemento que ele desenha arco e flecha, pra identificar que ele um ndio, n, que ele um caboclo ndio. Tambm tem um pouquinho assim de mar, ele mistura muito no desenho do caboclo. Tem, alm da flecha, tem o sol que ele tambm traz.O sol como se fosse um clarear,

n, iluminando os caminhos. A estrela tambm tem esse mesmo sentido. Pai Ednardo nos explica muito bem que a mesma entidade pode riscar vrios pontos, com vrios sentidos diferentes, assim seja influenciado pela linha de trabalhos que est sendo desenvolvida naquele terreiro. como explica a fala do interlocutor, quando nos diz:
Ele muda de vrias linhas. O caboclo Quebra-Barreiras, ele tem o ponto de identificao, quando ele vem na sua linha de origem, ou seja, linha das matas, ou linha de Oxossi, assim queira chamar, n? Mas, quando ele vem na linha do mar, ele tambm risca um outro ponto, e assim sucessivamente. Se

122 ele vier em vrias linhas, ele traz sempre, alm da identificao, tem essa questo de usar o ponto.

Pode o mesmo caboclo vir em vrias linhas, afirmativa que me fez intensificar o trabalho de pesquisa na linha de pretos e pretas-velhas, devido aos trabalhos que desenvolvem por sua evoluo espiritual em todas as linhas e sublinhas da Umbanda. Os pretos e pretasvelhas, alm de atuar sistematicamente no equilbrio espiritual dos mdiuns, assim como os ers, sempre so enviados pelos mensageiros superiores da espiritualidade de cada mdium a despertar e antes disso limpar a matria do filho/filha-de-santo de forma a no deix-los com qualquer resqucio de energia espiritual que interfira negativamente na vida do mdium. Aprofundando o trabalho desenvolvido pelos pretos e pretas-velhas, sigo com os esclarecimentos dados por Pai Valdo de Ians (2010), quando explica que o ponto riscado
[...] como se fosse uma carta, um smbolo, um braso do preto-velho. Naquele braso ele t se identificando, sua origem, qual , pra que que ele serve e o que que ele t fazendo, como se ele tivesse escrevendo uma carta. Ento, so smbolos, so signos, n? , do preto-velho voc identifica a cruz, representando que ele trabalha na Linha das Almas, que ele foi um esprito que sobreviveu a um sofrimento material. Tem, geralmente, tem o cachimbo, que vai representar nada mais do que a sabedoria. O rosrio vai representar que ele um esprito evoludo, n? Ento, todo ponto riscado traz toda uma histria, como se fosse um livro que ele t, uma carta que ele t lhe passando, ele t dizendo o que que ele faz. engraado que o ponto riscado, ele, de acordo com o que ele t riscado, voc vai identificar o tipo de vela que voc tem que acender, o tipo de bebida que voc tem que usar e o tipo de trabalho que voc tem que assinar.

Os esclarecimentos dados por Pai Valdo nos do base para continuar interpretando os significados presentes no ponto riscado por Pai Paulo, que segue logo a seguir.

Ponto riscado por Pai Paulo do Ogum Dil

123

A cruz para Pai Paulo vem a representar o trabalho realizado com as almas pelas pretas e pretos-velhos, simbolizando a sabedoria, que fruto da vivncia, do sofrimento e do conhecimento das coisas espirituais.Representa tambm o centro do mundo e por isso o ponto de comunicao entre os cus e a terra; tambm um eixo csmico, um smbolo do universal e presente em muitas culturas. Foi perceptvel entre os entrevistados que era capaz de provocar expanses tanto no plano vertical quanto no horizontal; a linha vertical celestial, espiritual e intelectual, positiva, ativa e masculina, enquanto a horizontal o mundano, racional, passivo, negativo, sendo atribudo ao feminino, que tirou a harmonia do paraso, culminando na cruz inteira, que forma o andrgino primordial. As palavras de Pai Marcos Amorim convergem com as de Pai Paulo do Ogum Dil a partir das anlises feitas quando interpretei os significados presentes no ponto riscado do Preto-Velho das Calungas, que segue logo abaixo:

Ponto riscado do Preto-Velho das Calungas (ponto feito por Pai Marcos Amorim, 2011)52

Pai Marcos decidiu riscar o ponto de preto-velho das calungas por trabalhar constantemente com essa linha ligada a cemitrio, curas e elevao das almas. Aparentando
52

Pontos riscados so feitos com pemba, um giz que pode ser comprado,mas tambm feito pelo paide-santo dando mais fora quela entidade assim nos explica Pai Marcos.

124

ser um grande conhecedor daquele ambiente, tratando logo de informar que uma cruzera sim a representao da calunga, sendo:
A cruz nesse ponto aqui est representando cruzeiro. O cemitrio, do porto ao meio, voc pode pedir qualquer coisa boa, depois do meio um ponto de retorno dentro do cemitrio. Do porto de entrada ao meio tudo o que voc quiser de bom, do meio para o fim tem que pedir tudo ao contrrio.

A explicao de Pai Marcos logo nos d base para o entendimento da localizao especfica do cruzeiro das almas (lugar destinado a acender velas para as almas sofredoras). Continuando a nos explicar, afirma que um ponto de preto-velho, sendo na calunga com a representao do cruzeiro, podemos fazer qualquer tipo de afirmao para a derrota ou levantar a vida de uma pessoa. Pai Marcos, assim como os outros pais e mes-de-santo, no riscaram nenhum ponto especfico de suas entidades, sempre me informando que os seus segredos no deveriam ser revelados, dando um sentido geral s explicaes e com isso garantindo o segredo, elemento fortalecedor das religies de matriz africanas. Considero que o segredo, as mandingas, as rezas e oraes, os pontos riscados e os demais ensinamentos transmitidos oralmente na Umbanda, diante do contexto social da segunda dcada dos anos 2000, vm a demarcar um novo contexto de consolidao, institucionalizao e visibilidade dos umbandistas. Os processos educacionais so o veculo dessa consolidao, os ensinamentos transmitidos pelos pais e mes-de-santo no cotidiano do terreiro, nos trabalhos desenvolvidos para a comunidade, nas explicaes dadas pelas entidades das diversas linhas e falanges que recontam a histria brasileira e africana e a ligao com a natureza veiculam os diversos motivos de construo desta dissertao, na perspectiva de contribuir com a construo de novas matrias para a implementao da Lei 10.639/03.

125

5 CONSIDERAES FINAIS

Optei por estudar, no Mestrado, o papel sociocultural da Umbanda e com isso analisar, a partir da fala dos interlocutores e dos demais sujeitos da pesquisa, o significado dos pontos cantados e riscados. Fui instigado por vrios motivos, dentre eles: poder me aprofundar nessa temtica e entender a construo da sociedade brasileira atravs das diversas linhas e sublinhas da Umbanda; contribuir com a construo da histria das religies de matriz africana no Estado do Cear, antes silenciadas pela elite dominante, pela Igreja e pela polcia. Isso me oportunizou compreender as questes socioculturais a partir da dcada de 1920 at 2010, com a etnografia da festa de Yemanj na Praia do Futuro. Interpretei o significado dos pontos cantados e riscados atravs da fala dos pais e me-de-santo e a forma como os elementos culturais de matriz africana esto preservados nos diversos rituais religiosos desse universo. Posso afirmar que, na Umbanda, os pais e mes-de-santo so guardies de uma tradio que se renova, que dinmica e na contemporaneidade moldada atravs das tradies estabelecidas por cada terreiro, na busca de estratgias de preservao das heranas culturais e religiosas que lhes foi transmitida oralmente, adequando aos rituais religiosos que transmitiro aos filhos e filhas-de-santo. Os pontos cantados e riscados das entidades das diversas linhas da Umbanda tambm so moldados conforme o trabalho que venha a ser desenvolvido na perspectiva de segurana a cada sacerdote/ sacerdotisa, filho/ filha-de-santo que venha a invoc-los, trazendo elementos novos que so ensinados, seja atravs das entidades ou dos prprios sacerdotes/ sacerdotisas, fazendo parte da construo da identidade religiosa dos adeptos. Apontar os elementos presentes nessas interpretaes tambm traar estratgias para a educao das relaes tnico-raciais, que tem por alvo a formao de cidados, mulheres e homens empenhados em promover condies de igualdade no exerccio de direitos sociais, polticos, econmicos, dos direitos de ser, viver, pensar, prprios aos diferentes pertencimentos tnico-raciais e sociais. Em outras palavras, persegue o objetivo precpuo de desencadear aprendizagens e ensinos em que se efetive a participao no espao pblico. Aponto esse material como elemento para a implementao da Lei 10.639 para basilar educadores e educadoras comprometidos que busquem ampliar seus horizontes nessa

126

discusso no que concerne s questes histricas das religies de matriz africana, as contribuies dos diferentes povos que formam a nao brasileira e esto contemplados no panteo umbandista. Por isso, a educao das relaes tnico-raciais deve ser conduzida, na perspectiva de intensificar a liberdade de opinio e expresso religiosa no que concerne ao esclarecimento das diversas matrizes religiosas, e no confundida com a pregao e a converso de pessoas, como h muito foi realizado nos ambientes educacionais pelas tradies crists. A escola no deve ser proselitista, no buscando abraar nenhuma tradio religiosa nem a converso de novos adeptos s diversas religies, mas sim na perspectiva de garantir um Estado laico e diverso. A Umbanda, assim como as demais tradies religiosas de matriz africana, deve ser trabalhada na direo do esclarecimento sobre a importncia da cultura brasileira e africana, no sentido de combater os preconceitos e racismo contra a populao e a cultura negra.

127

REFERNCIAS
ANDREWS,George Reid. O Amorenamento e o Enegrecimento. In: Amrica Afro-Latina. So Carlos: EdUFSCar, 2007. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. So Paulo: Hucitec, 1988. BARBOSA, Marcio (Org.). Frente Negra Brasileira: depoimentos / entrevistas e textos. So Paulo: Quilomboj, 1998. BASTIDE, Roger. As religies africanas no Brasil: contribuio para uma sociologia das interpenetraes de civilizaes. So Paulo: USP, 1971. ______. O Candombl da Bahia: rito nag. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. ______. O sagrado selvagem e outros ensaios. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. BUENO, Silveira. Minidicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: FTD, 2000. CANTURIO, Maria Zelma de Arajo Madeira. A maternidade simblica na religio afrobrasileira: aspectos socioculturais da me-de-santo na Umbanda em Fortaleza. Tese de doutorado. Fortaleza, 2009. CARDOSO, Ruth Caria Leite. Movimentos Sociais na Amrica Latina. So Paulo: Cadernos CEBRAP, n. 3, 1987. CARDOSO, Marcos Antnio. O Movimento Negro e a Desconstruo do Mito da Democracia Racial. In: ______. O Movimento Negro em Belo Horizonte: 1978-1998/ Belo Horizonte. Belo Horizonte: Mazza Edies, 2002. CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situao da mulher negra na Amrica Latina a partir de uma perspectiva de gnero. In: Racismo Contemporneos. Rio de Janeiro: Takano Ed., 2003. CORSARO,William A. Entrada no Campo, aceitao e natureza da participao nos estudos etnogrficos com crianas pequenas. In: Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ ago. 2005. Disponvel em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 13 dez. 2011. CUNHA JNIOR, Henrique. Para a Histria da Educao dos Afrodescendentes. In: Arajo, Jos Edvar Costa de (Org.). Histria da Educao: vitrais da memria: lugares; imagens e prticas culturais. Fortaleza: Edies UFC, 2008. DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introduo antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

128

DANTAS, Santos Paulo. Poder, capital simblico e relaes amorosas: os movimentos negros sergipanos na dcada de 1990. In: DAGNINO, Eveline; PINTO, Regina Pahim (Orgs.). Mobilizao, participo e direitos. So Paulo: Contexto, 2007.

DOIMO, Ana Maria. Movimento social urbano, Igreja e participao popular. Petrpolis: Vozes, 1984. GARCIA, Ftima. Bairros de Fortaleza: Arraial Moura Brasil. Fortaleza em Fotos & Fatos. Disponvel em: http://fortalezaemfotos.blogspot.com/2009/07/bairros-de-fortaleza-arraialmoura.html,2009. Acesso em: 13 dez. 2011. GOHN, Glria. Teoria dos Movimentos Sociais: paradigmas clssicos e contemporneos. So Paulo: Loyola, 1997. GOMES, Souza Beatriz Ana. O Movimento Negro em TeresinaPiau. In: ______. Serto negro: escravido e africanidades no Piau. Rio de Janeiro: Booklink, 2008. GONALVES, Luiz Alberto O. Reflexo sobre a particularidade cultural na educao das crianas negras. In: ROSEMBERG, Flvia; PAHIM PINTO, Regina (Org.). Raa Negra e Educao, cadernos de pesquisa, n. 63. Fundao Carlos Chagas, So Paulo, 1987. GONZALES, Llia. Lugar do Negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982. HALBWACHS, M. A memria coletiva. So Paulo: Vrtice, 1990. HALL, Stuart. A identidade cultural na ps-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. HANCHARD, Michael George. Orpheus and Power: the Movimento Negro of Rio de Janeiro and So Paulo, Brasil 1945-1988. New Jersey: Prinception Iniversity Press, 1988. LANDIN, Leilah. Mltiplas identidades das ONGs. In: ONGs e Universidades: desafios para a cooperao na Amrica Latina. So Paulo: ABONG, 2002. LEITE, Jos Correia: O Alvorecer de uma Ideologia. So Paulo: Noovha Amrica, 2007. LIMA, Ivan Costa; NASCIMENTO, Joelma Gentil do. Mobilizao Social Negra. In: ______. Coleo do Movimento Negro Unificado. Fortaleza: Imprece, n. 1, jan. 2009. LUZ, Marco Aurlio de Oliveira. Agad: dinmica da civilizao africana-brasileira. Salvador: EDUFBA, 2000. MELLUCCI, Alberto. Para uma Teoria dos Movimentos Sociais. A Inveno do Presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. In: Cmara Brasileira do Livro. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. MONTENEGRO, Thereza. O que ONG. So Paulo: Brasiliense, 1994.

129

NASCIMENTO, Elisa Larkin. O Sortilgio da cor: identidade, raa e gnero no Brasil. So Paulo: Summus, 2003. ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro. Petrpolis: Vozes, 1978. OLIVEIRA, Marcelo.Tendncias atuais da etnografia: Cincia,Subjetividade e Retrica. Revista de Psicologia, Cesuse, n. 1, jan/ jun. 2008. PARES, Luis Nicolau. A formao do Candombl: histria e ritual da nao jeje na Bahia. Campinas-SP: Editora da UNICAMP, 2007. RIBEIRO, Luis Filipe. O conceito de linguagem em Bakhtin. 2006. Disponvel em: http://revistabrasil.org/revista/artigos/crise.htm. Acesso em: 13 dez. 2011. ROHDE, Bruno Faria. Umbanda, uma religio que no nasceu: breves consideraes sobre uma tendncia dominante na interpretao do universo umbandista. Revista de Estudos da Religio, mar. 2009, p.77-96. Disponvel em: www.pucsp.br/rever/rv1_2009/t_rohde.pdf. Acesso em: 13 dez. 2011. SCHUMAHER, Schuma; VITAL BRAZIL, rico. Mulheres Negras no Brasil. Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 2007. SANTOS, Joel Rufino dos. O Movimento Negro e a crise Brasileira. In: Atrs do muro da noite. Ministrio da Cultura Fund. Cultura Palmares. Brasileira: 1994. SANTOS, Vaniclia Silva. As bolsas de mandinga no espao Atlntico: Sculo XVIII. So Paulo, 2008. SANTOS, Aves Augusto Ivair dos. Os Partidos Polticos e a Questo Negra. In: ______. O Movimento Negro e o Estado. Campinas-SP, 1983-1987. SANSI, Roger. Fazer o Santo: dom, iniciao e historicidade nas religies afro-brasileiras. Anlise Social, v. XLIV (1), 2009, p.139-160. SILVA, Ana Clia. A discriminao do negro no livro didtico. Salvador: EDUFBA, 2004. SILVA, Joselina da. A Unio dos Homens de Cor: aspectos do movimento negro dos anos quarenta e cinqenta. In: Estudos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro, ano 25, v. 2, maio/jul.2003. SILVA, Vagner Gonalves. O antroplogo e sua magia: trabalho de campo e o texto etnogrfico nas pesquisas antropolgicas sobre religies afro-brasileiras. So Paulo: Editora da USP, 2000. SODR, Santos. Negritude e ONGs. Cadernos ABONG.

130

______. Candombl e Umbanda: caminhos da devoo brasileira. So Paulo: Selo Negro, 2005. SWEET, James H. Recriar frica: cultura, parentesco e religio no mundo afro-portugus (1441-1770). Lisboa: Edio 70, 2007. VASCONCELOS, J. G.; VASCONCELOS Jr., R. E. P.; et all (Orgs.). Interfaces Metodolgicas na histria da Educao. Fortaleza: Edio UFC, 2007. VERGER, Pierre. Uma rainha africana me-de-santo em So Lus. Revista USP, So Paulo, n. 6, jun./jul./ago. 1990. ______. Orixs. Salvador: Corrupio, 1992. ______. Lendas africanas dos orixs. Salvador: Corrupio, 1997.

______. Notas sobre o culto aos orixs e voduns na Bahia de Todos os Santos no Brasil, e na antiga costa dos escravos, na frica. So Paulo: Editora da USP, 1999. ______. Orixs: deuses iorubs na frica e no Novo Mundo. Salvador: Corrupio, 2002.

131

ANEXOS
Lei N 7.716

Presidncia da Repblica
Subchefia para Assuntos Jurdicos
LEI N 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. Mensagem de veto Define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Sero punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raa ou de cor. Art. 1 Sero punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. (Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/97) Art. 2 (Vetado). Art. 3 Impedir ou obstar o acesso de algum, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administrao Direta ou Indireta, bem como das concessionrias de servios pblicos. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminao de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional, obstar a promoo funcional. (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) Pena: recluso de dois a cinco anos. Art. 4 Negar ou obstar emprego em empresa privada. 1 Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminao de raa ou de cor ou prticas resultantes do preconceito de descendncia ou origem nacional ou tnica: (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) I - deixar de conceder os equipamentos necessrios ao empregado em igualdade de condies com os demais trabalhadores; (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) II - impedir a ascenso funcional do empregado ou obstar outra forma de benefcio profissional; (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) III - proporcionar ao empregado tratamento diferenciado no ambiente de trabalho, especialmente quanto ao salrio. (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) 2 Ficar sujeito s penas de multa e de prestao de servios comunidade, incluindo atividades de promoo da igualdade racial, quem, em anncios ou qualquer outra forma de
o o

132
recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparncia prprios de raa ou etnia para emprego cujas atividades no justifiquem essas exigncias. Pena: recluso de dois a cinco anos. Art. 5 Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 6 Recusar, negar ou impedir a inscrio ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino pblico ou privado de qualquer grau. Pena: recluso de trs a cinco anos. Pargrafo nico. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena agravada de 1/3 (um tero). Art. 7 Impedir o acesso ou recusar hospedagem em hotel, penso, estalagem, ou qualquer estabelecimento similar. Pena: recluso de trs a cinco anos. Art. 8 Impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao pblico. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 9 Impedir o acesso ou recusar atendimento em estabelecimentos esportivos, casas de diverses, ou clubes sociais abertos ao pblico. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 10. Impedir o acesso ou recusar atendimento em sales de cabelereiros, barbearias, termas ou casas de massagem ou estabelecimento com as mesmas finalidades. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 11. Impedir o acesso s entradas sociais em edifcios pblicos ou residenciais e elevadores ou escada de acesso aos mesmos: Pena: recluso de um a trs anos. Art. 12. Impedir o acesso ou uso de transportes pblicos, como avies, navios barcas, barcos, nibus, trens, metr ou qualquer outro meio de transporte concedido. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 13. Impedir ou obstar o acesso de algum ao servio em qualquer ramo das Foras Armadas. Pena: recluso de dois a quatro anos.

133
Art. 14. Impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivncia familiar e social. Pena: recluso de dois a quatro anos. Art. 15. (Vetado). Art. 16. Constitui efeito da condenao a perda do cargo ou funo pblica, para o servidor pblico, e a suspenso do funcionamento do estabelecimento particular por prazo no superior a trs meses. Art. 17. (Vetado). Art. 18. Os efeitos de que tratam os arts. 16 e 17 desta Lei no so automticos, devendo ser motivadamente declarados na sentena. Art. 19. (Vetado). Art. 20. Praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicao social ou por publicao de qualquer natureza, a discriminao ou preconceito de raa, por religio, etnia ou procedncia nacional. (Artigo includo pela Lei n 8.081, de 21.9.1990) Pena: recluso de dois a cinco anos. 1 Incorre na mesma pena quem fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fins de divulgao do nazismo. (Pargrafo includo pela Lei n 8.882, de 3.6.1994) 2 Poder o juiz determinar, ouvido o Ministrio Pblico ou a pedido deste, ainda antes do inqurito policial, sob pena de desobedincia:(Pargrafo renumerado pela Lei n 8.882, de 3.6.1994) I - o recolhimento imediato ou a busca e apreenso dos exemplares do material respectivo; II - a cessao das respectivas transmisses radiofnicas ou televisivas. 3 Constitui efeito da condenao, aps o trnsito em julgado da deciso, a destruio do material apreendido. (Pargrafo renumerado pela Lei n 8.882, de 3.6.1994) Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. (Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/97) Pena: recluso de um a trs anos e multa. 1 Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fins de divulgao do nazismo. (Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/97) Pena: recluso de dois a cinco anos e multa. 2 Se qualquer dos crimes previstos no caput cometido por intermdio dos meios de comunicao social ou publicao de qualquer natureza: (Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/97) Pena: recluso de dois a cinco anos e multa. 3 No caso do pargrafo anterior, o juiz poder determinar, ouvido o Ministrio Pblico ou a pedido deste, ainda antes do inqurito policial, sob pena de desobedincia: (Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/97)

134
I - o recolhimento imediato ou a busca e apreenso dos exemplares do material respectivo; II - a cessao das respectivas transmisses radiofnicas ou televisivas. III - a interdio das respectivas mensagens ou pginas de informao na rede mundial de computadores. (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) 4 Na hiptese do 2, constitui efeito da condenao, aps o trnsito em julgado da deciso, a destruio do material apreendido. (Pargrafo includo pela Lei n 9.459, de 15/05/97) Art. 21. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. (Renumerado pela Lei n 8.081, de 21.9.1990) Art. 22. Revogam-se as disposies em contrrio. (Renumerado pela Lei n 8.081, de 21.9.1990) Braslia, 5 de janeiro de 1989; 168 da Independncia e 101 da Repblica. JOS SARNEY Paulo Brossard Este texto no substitui o publicado no D.O.U de 6.1.1989

Lei N 8.081 LEI 8.081/1990 (LEI ORDINRIA) 21/09/1990 00:00:00 Ementa: Situao: Chefe de Governo: Fonte: Link: Referenda:
ESTABELECE OS CRIMES E AS PENAS APLICAVEIS AOS ATOS DISCRIMINATORIOS OU DE PRECONCEITO DE RACA, COR, RELIGIAO, ETNIA OU PROCEDENCIA NACIONAL, PRATICADOS PELOS MEIOS DE COMUNICACAO OU POR PUBLICACAO DE QUALQUER NATUREZA.

NO CONSTA REVOGAO EXPRESSA FERNANDO COLLOR DOFC 24 09 1990 018319 1 texto integral MINISTERIO DA JUSTICA.
- LEI 9459 - 13/05/1997: REVOGA ART. 1 (QUE INCLUIU ART. 20 A LEI 7716; ALTERA O ART. 140 DO CODIGO PENAL)

LEI N 9.459 - DE 13 DE MAIO DE 1997 DOU DE 14/5/1997 Altera os arts. 1 e 20 da Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor, e acrescenta pargrafo no art. 140 do Decreto-lei e 2.848, de 7 de dezembro de 1940. PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

135
Art. 1 Os arts. 1 e 20 da Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redao: "Art. 1 Sero punidos, na forma desta Lei os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional." "Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. Pena: recluso de um a trs anos e multa. 1 Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fim de divulgao do nazismo. Pena: recluso de dois a cinco anos e multa. 2 Se qualquer dos crimes previstos no caput cometido por intermdio dos meios de comunicao social ou publicao de qualquer natureza: Pena recluso de dois a cinco anos e multa: 3 No caso do pargrafo anterior, o juiz poder determinar, ouvido o Ministrio Pblico ou a pedido deste, ainda antes do inqurito policial sob pena de desobedincia: I - o recolhimento imediato ou a busca e apreenso dos exemplares do material respectivo; II - a cessao das respectivas transmisses radiofnicas ou televisivas. 4 Na hiptese do 2, constitui efeito da condenao, aps o trnsito em julgado da deciso, a destruio do material apreendido." Art. 2 O art. 140 do Cdigo Penal fica acrescido do seguinte pargrafo: "Art. 140.......................................................................................................... 3 Se a injria consiste na utilizao de elementos referentes a raa, cor, etnia, religio ou origem: Pena: recluso de um a trs anos e multa." Art. 3 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

Art. 4 Revogam-se as disposies em contrrio, especialmente o art. 1 da Lei n 8.081, de 21 de setembro de 1990, e a Lei n 8.882, de 3 de junho de 1994. Braslia, 13 de maio de 1997; 176 da Independncia e 109 da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Milton Seligman

136

APNDICES

Adeptos da Umbanda de um terreiro cigano de Juazeiro do Norte

Manchete de 19 de setembro de 1939 do jornal O Povo, Fortaleza-CE.

137

Firmeza com Z Pilintra da casa de Pai Paulo do Ogum Dil

Ponto riscado por Pai Paulo do Ogum Dil

138

Manchete de 21 de setembro de 1939 do jornal O Povo, Fortaleza-CE

139

Pontos cantados Pontos de pretos-velhos Chegada da Me Maria Aqui chegou a Me Maria, com a sua fora maior. Ela uma velha feiticeira, do Cod, do Maranho. Maria Jos, Maria Jos, Maria Jos, vo vencer porque Deus quer. Aqui chegou a Me Maria, com a sua fora maior. Ela uma velha feiticeira, do Cod, do Maranho. Maria Jos, Maria Jos, Maria Jos, vo vencer porque Deus quer.

Me Maria A Me Maria chegou e ela vem de Aruanda. deselinha, deselinha, deselinha, Me Maria de Aruanda. A Me Maria chegou e ela vem de Aruanda. Oi, quem vem l, quem vence as demandas, ela filha de Congo, , Me Maria Redonda. Me Maria, Me Maria, lavadeira de Yaya, vai lavar saia de renda, no dela de Yemanj. Me Maria, Me Maria, lavadeira de Yaya, vai lavar saia de renda, no dela de Yemanj. Bate que bate, tambor de Aruanda, filha de congo, Maria Redonda. Bate que bate, tambor de Aruanda, filha de congo, Maria Redonda.

Me Maria A Me Maria chegou e ela vem de Aruanda. A Me Maria chegou e ela vem de Aruanda. Ela vem pra saudar filho de f. Ela vem pra saudar filho de f. Vem pra saldar filho de Umbanda, vem pra saudar filho de Umbanda. deselinha, deselinha, deselinha, Me Maria de Aruanda. Me Maria, Me Maria, lavadeira de Yaya. Me Maria, Me Maria, lavadeira de Yaya. Vai lavar saia de renda, no dela, de Yemanj .Vai lavar saia de renda, no dela, de Yemanj. Bate que bate, tambor de Aruanda. Bate que bate, tambor de Aruanda. Filha de Congo Maria Redonda. Filha de Congo Maria Redonda.

Preta Mandinga Preta Mandinga quando chega no terreiro, Preta Mandinga quando chega no terreiro pe a mo em terra e vamos trabalhar. Pe a mo em terra e vamos trabalhar. A velha bebe, a velha fuma. A velha bebe, a velha fuma. A velha leva os contrrios para o mar. A velha leva os contrrios para o mar.

Tia Rita No rosrio da Tia Rita tem um mistrio a descobrir. No rosrio da Tia Rita tem um mistrio a descobrir. O povo manda dali, Tia Rita devolve daqui. O povo manda dali, Tia Rita devolve daqui. Seguro o touro, Tia Rita. Seguro o touro, Tia Rita. Amarra no poro. Oi, corre, corre, minha gente. Amarra no poro. Oi, corre, corre, minha gente.

140

(Falta uma parte) Todo mundo sai correndo, Tia Rita devagar. Todo mundo sai correndo, Tia Rita devagar. No rosrio tem Credo e Salve-Rainha. No rosrio tem Credo e Salve-Rainha. Tia Rita reza assim, Pai-Nosso e Ave-Maria. No rosrio tem Credo e Salve-Rainha. Tia Rita reza assim, Pai-Nosso e Ave-Maria.

Tapui Velha Tapui Velha quando vem das matas beber maraf na seu coite, Tapuia velha vencedora, levanta os filhos na linha de Moura.

Cego Velho Cego Velho, quando chega, tem que saravar Jurema Faz o servio bem feito, cego da gota serena Seu charuto debochado, mais debochado ele Ele irmo de Z Pilintra, cabra que nunca morreu No v nem tampouco a luz do sol, nem tampouco a luz do dia, Ele irmo de Z Pilintra, cabra que nunca morreu

Pai Joaquim Quem preto esse, , calunga, Que chegou agora, , calunga, Pai Joaquim, , calunga. E a rua era de So Benedito, Santo Antnio mandou me chamar, Pai Joaquim , Pai Joaquim , , Pai Joaquim veio de Angola, Pai Joaquim de Angola, Angola.

Pai Antnio Pai Antnio rei de Mina, Pai Antnio rei do Mar, Meus filhos, confie em Deus, que Pai Antnio vai te ajudar na mina, na mina, na mina de ouro

Nega Ana Eu sou a negra Ana, eu sou uma negra africana A nega arruma o balaio, a nega manda embora No me bote na jurema, que no jurema, no Ela uma nega raizera, mora debaixo do cho

141

Eu vou, eu vou, mas voc no vai Apanhar macaba no seu balaio Eu vou, eu vou, mas voc no vai

Arara Preta Relampiou, meu pai, relampiou Relampiou l na mata do Cod Aqui chegou Arara Preta que chegou pra trabalhar, Todo feitio e malefcio Arara Preta vai levar

Maria Antnia Pergunte a Maria Antnia como se embala um nenm assim, assim, assim, assim que se embala um nenm Nem sabe embalar nenm, nem sabe embalar nenm.

Me Tutu A Umbanda d, a Umbanda d, a Umbanda d, a todos filhos a Umbanda d. Eu sou rainha das matas verdes, teu cachimbo cheira a Guin, eu sou rainha das matas verdes, teu cachimbo cheira a Guin. Au, au, au, au, au, eu quero ver a mata zuar, quero ver Me Tutu trabalhar. Au, au, au, au, au, eu quero ver a mata zuar, quero ver Me Tutu trabalhar.

Pai Luiz Z do Congo (falta uma parte) Congo, Congo, Congo Aqui chegou foi Z do Congo, agora que eu quero ver.

Me Cassiana Oi, l do outro lado da mar, l no faz frio, faz calor. Dentro do terreiro de Umbanda, a me Cassiana levantou. Dentro do terreiro de Umbanda, a me Cassiana levantou.

142

ROTEIRO DA ENTREVISTA Dados de identificao Nome: Naturalidade: Estado civil: Profisso: Endereo: Nome do terreiro: Temticas 1- Origem da Umbanda 2- Processo de iniciao na Umbanda 3- Rituais religiosos presentes na Umbanda 4- Desenvolvimento espiritual dos filhos/filhas-de-santo 5- Pontos cantados e riscados 6- Significados dos pontos cantados e riscados 7- Festa de Iemanj na Praia do Futuro e comparao entre o presente e o passado referente a cada sacerdote/sacerdotisa entrevistado Fale sobre o significado dessa religio para voc: Quando e como se deu sua iniciao na religio? E seu desenvolvimento espiritual? Como foi seu processo de desenvolvimento? Quais so os seus guias espirituais (orixs, entidades espirituais)? Poderia cantar um ponto ou riscar? Quais so seus significados? O que significa cada elemento? Quais so os rituais religiosos da Umbanda? Fale sobre a festa de Iemanj na Praia do Futuro do dia 15 de agosto.

Potrebbero piacerti anche