Sei sulla pagina 1di 5

I.B.

M
Aconselhamento Cristo
Livro: COLLINS, Gary R. Aconselhamento cristo: edio sculo 21. So Paulo: Vida Nova, 2004. Segundo uma resenha Wadislau Martins Gomes, o presente livro uma reviso do anterior, com um acrscimo ao ttulo: edio sculo 21. O material exposto compreende os temas: aconselhamento cristo, problemas mais frequentes, definies, explicaes, aplicaes e sugestes. De maneira simples, direta, porm dentro da viso do autor.

Por que deveria usar este livro? 1. um bom trabalho. 2. H muitas prolas. Porem, devemos ficar atentos para algumas posies do autor, as quais podem atrapalhar a ideia de um aconselhamento tipicamente cristo ou bblico.

Introduo
Efsios 4
11 E ele mesmo deu uns para apstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, 12 Querendo o aperfeioamento dos santos, para a obra do ministrio, para edificao do corpo de Cristo; 13 At que todos cheguemos unidade da f, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que no sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo, 16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxlio de todas as juntas, segundo a justa operao de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificao em amor. 17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que no andeis mais como andam tambm os outros gentios, na vaidade da sua mente. 18 Entenebrecidos (coberto de nvoa) no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorncia que h neles, pela dureza do seu corao; 19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram dissoluo (devassido), para com avidez cometerem toda a impureza. 20 Mas vs no aprendestes assim a Cristo, 21 Se que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como est a verdade em Jesus; 22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscncias do engano; 23 E vos renoveis no esprito da vossa mente; 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus criado em verdadeira justia e santidade.

Glatas 6.2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Observamos que Deus tem um propsito de unidade, f, crescimento e desenvolvimento de seus filhos estatura de Cristo, o varo perfeito.

Aconselhar : I. Conselhos, sugestes, chamar a ateno, avisar, admoestar. Admoestar: Repreender branda e benevolamente, i.e., deseja o bem, apontando o que errado e mostrando o que fazer.

II. Censurar, insinuar, orientar, propor, recomendar, sugerir. Aconselhar no : Interferir na vida de outras pessoas e nem decidir por ele. A responsabilidade pessoal. O Aconselhamento deseja ajudar o cristo e at os que no so a lidar satisfatoriamente com problemas reais desse mundo. O no crente precisa de Jesus claro, agora, ele ter certeza disso atravs de um testemunho eficaz de um aconselhamento sbio de um verdadeiro cristo. Enfim, a Bblia deixa claro que precisamos de ajuda, Provrbios 11:14, 15:22, Cl 1:26. No podemos realizar um aconselhamento sem ajuda do Esprito Santo. Ele chamado paracleto, i.e., conselheiro. O conselheiro tem que utilizar os dons do Esprito Santo. Nunca esquea que o discernimento importante para intervirmos de modo certo. O Esprito Santo, Joo 14:16,17,26. 1. O Esprito Santo o elemento principal no aconselhamento. 2. Os dons espirituais so fundamentais no aconselhamento. 3. No ouse aconselhar sem estar em dependncia total do Esprito Santo. Veja as trs listas bblicas dos "dons do Esprito": I. II. Romanos 12:6-8: profetizar, servir, ensinar, incentivar, dar, liderana e misericrdia. 1 Corntios 12:4-11: palavra de sabedoria, a palavra de conhecimento, f, cura, poderes miraculosos, profecia, discernimento dos espritos, falar em lnguas e a interpretao de lnguas. 1 Corntios 12:28: Observe a sequencia E a uns ps Deus na igreja, primeiramente apstolos prega, anuncia o Evangelho. Em segundo lugar profetas Deus revela. Em terceiro doutores Ensino da Palavra. Depois milagres, Depois dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas - Deus faz o que ningum pode fazer por ns e, Deus faz atravs de ns.

III.

O Nome de Jesus Cristo tem Autoridade


Joo 14:26: Mas aquele Consolador, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, esse vos ensinar todas as coisas, e vos far lembrar de tudo quanto vos tenho dito. Lucas 9:1: E, convocando os seus doze discpulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demnios, para curarem enfermidades. Isaas 61:1: O esprito do Senhor DEUS est sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de corao, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de priso aos presos; Lucas 4:18-19: O Esprito do Senhor sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de corao, A pregar liberdade aos cativos, E restaurao da vista aos cegos, A pr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitvel do Senhor.

A cruz de Cristo Isaas 53 fala:


Perdo dos Pecados; A cura emocional e a libertao interior as feridas (dores); A cura Enfermidades; Perdo - Castigo e condenao; A cruz define o nosso valor diante de Deus: Romanos 5:8: Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores.

A Palavra de Deus
Joo 8:32: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. Ela ensina ao conselheiro o jeito divino de aconselhar. A Palavra de Deus a fonte de sabedoria e conhecimento.

A Bblia deve ser o solo no qual, tanto o conselheiro como quem est sendo aconselhado devem pisar. Ela a referencia e no uma referencia.

O Amor
Joo 15:12: O meu mandamento este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. O amor um mandamento - tem que ser praticado com intensidade e sabedoria. O amor uma chave para as mudanas. O amor fala mais alto que o conhecimento. O amor desarma as pessoas.

Um gesto o primeiro contato para tudo. Um gesto pode ser: Simples cortesia do sentar, oferecer uma gua, etc. Educao, respeito para qualquer pessoa. Oua o que a pessoa tem a dizer, olhando para ela. Agradecer sempre - reconhea o esforo da pessoa. Um simples abrao. Pediu orao, ore na hora. Mostre interesse.

Por isso o conselheiro deve ter as seguintes qualidades: a) Capacidade de escutar o mais importante pare tudo o que est fazendo - olhe nos olhos. b) Capacidade de demonstrar amor gentil e atencioso. Deixe a pessoa confortvel. c) Humildade conselheiro reconhea os seus limites. Seja aberto para aprender e para ser corrigido. d) Maturidade conselheiro seja firme e no permita ser manipulado. Saiba dizer sim e no. Aponte o pecado que precisa ser corrigido. e) Olhar objetivo No se envolva emocionalmente, mantenha uma distncia segura. f) Respeito da confidencialidade tica. g) Higiene pessoal Cuidado com a aparncia, com o hlito, etc.

Potrebbero piacerti anche