Sei sulla pagina 1di 18

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

1 - Apresentao
A alvenaria estrutural um processo construtivo em que as paredes de alvenaria e as lajes enrijecedoras funcionam estruturalmente em substituio aos pilares e vigas utilizados nos processos construtivos tradicionais, sendo dimensionado segundo mtodos de clculos racionais e de confiabilidade determinvel. Neste processo construtivo, as paredes constituemse ao mesmo tempo nos subsistemas estrutura e vedao, fato que proporciona uma maior simplicidade construtiva e conseqentemente um maior nvel de racionalizao. A alvenaria estrutural tem ganhado espao no cenrio mundial da construo devido vantagens como flexibilidade construtiva, economia e velocidade de construo. Mas sua maior notoriedade deve-se ao seu potencial de racionalizao e produtividade, que possibilita a produo de construes com bom desempenho tecnolgico aliado a altos ndices de qualidade e economia. Muitos trabalhos de pesquisa foram desenvolvidos em alvenaria estrutural nos ltimos 50 anos, melhorando a qualidade dos materiais e dos mtodos de clculo deste processo construtivo, conferindo-lhe progressos que o colocam como uma opo tecnolgica moderna, econmica e de boa qualidade. No Brasil, a tcnica de clculo e execuo com alvenaria estrutural vm se desenvolvendo progressivamente em decorrncia da abertura de novas fbricas de materiais e do surgimento de grupos de pesquisa sobre o tema.

ALVENARIA

Foto 1

Foto 2 Fotos 1 e 2: Canteiro de obras de uma construo em alvenaria estrutural com blocos cermicos.

Foto 3 Foto 3: Edifcio em alvenaria estrutural de blocos cermicos em Amsterd / Holanda. Ilustrao 1

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

2 - Breve Histrico
A alvenaria, em suas diversas formas, difundiu-se pelo mundo todo desde os tempos ancestrais at os dias de hoje, sendo a principal tcnica construtiva empregada at o incio do sculo XX. A histria da humanidade repleta de exemplos deste tipo de construo, tais como as Catedrais do sculo XII ao XVII, o Coliseu, a Muralha da China, e muitos outros. Todas as estruturas de alvenaria edificadas at o incio do sculo XX foram dimensionadas empiricamente, sendo a concepo estrutural totalmente intuitiva e baseada na transferncia do conhecimento pelas sucessivas geraes. Neste contexto, muitas estruturas foram super-dimensionadas, tal qual o edifcio Monadnock em Chicago de 1891. Porm, a partir da metade do sculo XX, as pesquisas cientficas comearam a trazer os primeiros parmetros que iriam substituir o empirismo por mtodos de clculos racionais. Surgiam os primeiros edifcios em alvenaria estrutural armada. O marco inicial da Moderna Alvenaria Estrutural aconteceu em 1951, quando foi edificado na Sua um edifcio de 13 andares com paredes de 37cm de espessura em alvenaria estrutural no-armada, evidenciando as vantagens deste processo construtivo. A partir da intensificaram-se as pesquisas, e os avanos tecnolgicos, tanto dos materiais quanto das tcnicas de execuo foram sucessivos, disseminando-se por todo o mundo atravs de diversos congressos e conferncias internacionais. No Brasil, a alvenaria estrutural foi introduzida na dcada de 60 com a construo de alguns edifcios em So Paulo. Sua disseminao se deu com a construo dos conjuntos habitacionais na dcada de 80 e surgimento das fbricas de blocos slico-calcrios e cermicos. Nas duas ltimas dcadas, com o surgimento de novos centros de pesquisa, a alvenaria estrutural vem se normalizando e ampliando sua abrangncia nos setores habitacional, comercial e industrial. Atualmente ela tida como um processo construtivo eficiente e racional.

Foto 4

Ilustrao 2 Foto 4: Coliseu (Roma / Itlia) Ilustrao 2: Monadnock building (Chicago / USA)

Foto 5 Foto 5: Central Parque da Lapa (So Paulo) importante marco da alvenaria estrutural no Brasil.

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

3 - Vantagens da alvenaria estrutural


A alvenaria estrutural, aps passar por adequada etapa de implantao, apresenta vrias vantagens em relao aos processos construtivos tradicionais, sendo as principais: - Simplificao dos procedimentos de execuo, reduo do nmero de etapas e reduo da diversidade de materiais e mo-de-obra, que implicam diretamente na facilidade de controle do processo e facilidade de treinamento da mo-de-obra; - Eliminao de interferncias atravs da compatibilizao de todos os projetos e facilidade de integrao com outros subsistemas;

Ilustrao 3

Ilustrao 4

Ilustrao 5

Ilustraes 3 e 4: Escantilho e rgua prumo-nvel (simplificao de tarefas executivas e facilidade de controle do processo). Ilustrao 5: Batente-verga pr-moldado (facilidade de integrao entre subsistemas).

- A alvenaria estrutural no permite as improvisaes que so comumente praticadas nas construes convencionais (compensaes de prumo, alinhamento, esquadro e planicidade, efetuadas na fase de acabamento), que acabam por encarecer o custo da obra; - O processo produtivo proporciona boa flexibilidade na fase de planejamento, implicando em grande facilidade de organizao; - A fase de execuo tambm proporciona boa flexibilidade, atravs da possibilidade de diferentes nveis de mecanizao; - Todas as vantagens acima citadas racionalizam o processo em alvenaria estrutural, tornando-o mais econmico e mais rpido que os sistemas convencionais em concreto armado. Tais vantagens s sero alcanadas atravs da elaborao e coordenao de projetos bem estudados, da utilizao de materiais e mo-de-obra qualificados e da correta organizao e planejamento da obra. O partido arquitetnico dever sempre estar subordinado concepo estrutural, de maneira a pensar sempre em arquitetura e estrutura como um todo. Isto permitir um melhor aproveitamento da capacidade resistente da alvenaria.

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

4 - Racionalizao da alvenaria estrutural


A racionalizao construtiva um processo composto pelo conjunto de todas as aes que tenham por objetivo aperfeioar o uso de recursos materiais, humanos, organizacionais, energticos, tecnolgicos, temporais e financeiros disponveis na construo em todas as suas fases. Para atingir o efeito desejado, as medidas de racionalizao devem ser adotadas inicialmente na etapa de projetos. O projeto funcionando como idealizador do empreendimento, apresenta as condies ideais para a implementao da estratgia construtiva, pois tem o potencial de agregar todos os condicionantes do processo produtivo.

Ilustrao 6

Ilustrao 7

Ilustrao 8

Ilustrao 6: Bisnaga para aplicao de argamassa (simplificao do processo) / Ilustrao 7: Projeto modular Ilustrao 8: Blocos especiais para instalaes eltricas (dispensam o quebra-quebra).

Para que as vantagens da alvenaria estrutural possam ser maximizadas, importante que haja uma coordenao geral dos projetos (fundao, estrutura, arquitetura, instalaes e paisagismo). na fase de concepo destes projetos que devero ser indicadas as medidas de racionalizao e de controle de qualidade, que permitiro a execuo planejada e eficiente da obra. A qualificao da mo-de-obra atravs de treinamentos, o controle dos materiais e a organizao da produo so tambm importantes medidas racionalizadoras do processo. A organizao do processo produtivo racionalizado implica, entre outras coisas, na eliminao de interferncias, na simplificao das seqncias executivas, no atendimento ao planejamento e na utilizao de equipamentos e componentes que venham a simplificar o trabalho. Algumas medidas racionalizadoras tm sido freqentemente utilizadas nas construes em alvenaria estrutural, podendo-se citar a modulao do projeto, a utilizao de solues de embutimento de instalaes eltricas e hidrulicas que dispensam o quebra-quebra, e a utilizao de componentes prfabricados para resoluo dos demais subsistemas que interagem com a alvenaria. O projeto racionalizado deve estabelecer uma viso global do empreendimento, onde todas as solues construtivas dos diversos subsistemas estejam integradas, permitindo a compatibilizao entre Foto 6 as diversas interfaces que compem o projeto. A boa construtibilidade aliada ao bom planejamento permitiro o alcance de bons ndices de custo e qualidade.

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

5 - Princpios bsicos da alvenaria estrutural


Na alvenaria estrutural as paredes funcionam como os elementos estruturais da edificao. A estabilidade do conjunto depender do correto arranjo espacial das paredes, que devero resistir s cargas verticais (peso prprio e cargas de ocupao) e s cargas laterais (ao do vento, empuxo da terra, etc.), sendo que as laterais devero ser absorvidas pelas lajes e transmitidas s paredes estruturais paralelas direo do esforo lateral. Uma parede de alvenaria pode suportar pesadas cargas verticais e horizontais paralela ao seu plano, mas comparativamente fraca s cargas horizontais que atuam pependicularmente ao seu plano. O grande desafio do projetista , portanto, minimizar as tenses de trao que possam vir a aparecer. Com este propsito, podem ser adotados os seguintes procedimentos: - Troca da forma das paredes; - Arranjo apropriado (distribuio uniforme) das paredes, buscando uma distribuio homognea das cargas verticais; - O arranjo deve ser pensado de maneira que as paredes sejam dispostas sempre em duas direes, para que se estabilizem e se enrijeam mutuamente, anulando os esforos horizontais; - Utilizao das lajes para aplicao das cargas verticais nas paredes, amarrao da estrutura e distribuio das cargas horizontais (a laje deve funcionar como um diafragma rgido); - Utilizao de escadas, poos de elevadores e de conduo de dutos para obteno de rigidez lateral; - Utilizao de plantas simtricas, com peas de dimenses no muito grandes; - Repetio do mesmo arranjo arquitetnico em todos pavimentos, sobrepondo elementos sujeitos compresso. Ilustrao 9: Geometrias de paredes com maior resistncia (paredes mais grossas, paredes duplas, paredes aletadas e paredes enrijecidas). Ilustrao 10: Arranjos apropriados (Arranjo celular: carregamento nas paredes externas e internas e resistncia s cargas laterais obtida nos dois eixos / Arranjo cruzado simples: as paredes carregadas formam ngulos retos com o eixo longitudinal da construo. As lajes so apoiadas nas paredes transversais e a estabilidade longitudinal obtida atravs das paredes do corredor / Arranjo cruzado duplo: contm paredes resistentes paralelas aos dois eixos da construo / Arranjo complexo: estabilidade lateral do conjunto obtida atravs da centralizao das paredes estruturais.

Arranjo celular

Arranjo cruzado simples

Arranjo cruzado duplo

Arranjo complexo

Ilustrao 10

Ilustrao 9

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

6- Materiais constituintes da alvenaria estrutural com blocos cermicos


BLOCOS CERMICOS: O bloco cermico, segundo a NBR 7171/83 definido como sendo um componente de alvenaria que possui furos prismticos e/ou cilndricos perpendiculares s faces que os contm. Define tambm que blocos portantes so unidades vazadas com furos na vertical, perpendiculares face de assentamento, e so classificados de acordo com sua resistncia compresso. A qualidade das unidades cermicas est intimamente relacionada qualidade das argilas empregadas na fabricao e tambm ao processo de produo. Podem-se obter unidades de baixssima resistncia (0,1MPa) at de alta resistncia (70MPa). Devido a isto, torna-se imprescindvel a realizao de ensaios de caracterizao das unidades. As caractersticas dos blocos cermicos determinam importantes aspectos da produo: - Peso e dimenses - influenciam a produtividade; - Formato - influencia a tcnica de execuo; - Preciso dimensional - influencia os revestimentos e demais componentes. Os blocos determinam tambm importantes caractersticas do projeto, sendo estas a modulao, a coordenao dimensional e a passagem de tubulaes. As principais caractersticas funcionais dos componentes cermicos a serem respeitadas so resistncia mecnica, absoro total e inicial, dimenses reais e nominais, rea lquida, peso unitrio, estabilidade dimensional, isolamento termo-acstico e durabilidade. Os blocos cermicos so 40% mais leve do que blocos de concreto, facilitando o manuseio e o transporte. Alm disso, apresentam maior flexibilidade para a criao de peas especiais.

Ilustrao 12
Foto 6

Ilustrao 11

Ilustrao 11: Exemplo de pesos e dimenses de uma famlia de blocos cermicos (bloco inteiro, meio bloco, bloco e meio, bloco J e bloco canaleta). Ilustrao 12: Flexibilidade para a criao de peas especiais.

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

6 - Materiais constituintes da alvenaria estrutural com blocos cermicos


ARGAMASSAS: As argamassas na Alvenaria Estrutural tm a funo unir solidamente os blocos, distribuindo tenses uniformemente entre estes, alm de acomodar as pequenas deformaes destes componentes. As propriedades desejveis das argamassas so trabalhabilidade, capacidade de reteno de gua, capacidade de sustentao dos blocos, resistncia inicial adequada e capacidade potencial de aderncia. As propriedades desejveis das juntas de argamassa so resistncia mecnica adequada, capacidade de absoro de deformaes e durabilidade. GRAUTE: O Graute usado para preencher os vazios dos blocos quando se deseja aumentar a resistncia compresso da alvenaria sem aumentar a resistncia do bloco. Pode ser usado como material de enchimento em reforos estruturais nas zonas de concentrao de tenses e quando se necessita armar as estruturas. O graute composto dos mesmos materiais usados para produzir concreto convencional. As diferenas esto no tamanho do agregado grado e na relao gua/cimento. A consistncia do graute deve ser coesa e a p r e s e n ta r f l u i d e z a d e q u a d a pa r a o preenchimento de todos os vazios. A retrao no deve proporcionar a separao entre o graute e as paredes internas dos blocos. A resistncia compresso do graute, combinada com as propriedades mecnicas de blocos e argamassas definiro a resistncia compresso da alvenaria.

ALVENARIA

Foto 6

Foto 7

Ilustrao 13

Foto 6: Argamassa para assentamento dos blocos. Foto 7: Grauteamento em zona de concentrao de tenses. Ilustrao 13: Grauteamento.

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

6- Materiais constituintes da alvenaria estrutural com blocos cermicos


PR-MOLDADOS: Algumas peas pr-moldadas podem auxiliar na execuo das obras em alvenaria estrutural. Dentre as mais utilizadas esto os marcos em argamassa armada e as escadas pr-moldadas. Os marcos em argamassa armada possibilitam que a parede seja executada mais rapidamente, dispensando a utilizao de madeira para apoio das vergas com canaletas. Alm disto, os marcos propiciam o acabamento final dos vos das aberturas. O revestimento interno e externo encosta nos marcos sem a necessidade de se realizar requadros. As escadas pr-moldadas esto disponveis em dois modelos principais, as escadas jacar e as escadas macias. Ambas so de fcil utilizao e agilizam consideravelmente sua execuo em obra. As escadas jacar possuem um nmero maior de peas a serem montadas, porm dispensam utilizao de guincho e so mais leves. Alm destas outras podem surgir da unio de subsistemas, tais qual a janela-verga, que uni o quadro prmoldado da janela com a verga.

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11

Fotos 8 e 9: Marco de argamassa armada. Fotos 10 e 11: Escada jacar e escada macia. Ilustrao 15: Janela-verga.
Ilustrao 14

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

7 - Projeto e Modulao
Importantes diretrizes devem ser estabelecidas j no anteprojeto a fim de se potencializar as vantagens da alvenaria estrutural. Alm das definies de paredes estruturais e paredes de vedao, devem ser definidos os tipos de blocos a serem utilizados, sendo esta escolha muito importante para a definio da coordenao modular do projeto. A coordenao modular a tcnica que permite relacionar as medidas de projeto com as medidas dos componentes atravs de um reticulado espacial de referncia, sendo essencial para a obteno da racionalizao. A dimenso modular na alvenaria estrutural a soma da dimenso real do bloco e da dimenso da junta de argamassa. A multiplicao do mdulo por um fator numrico inteiro determina as medidas de projeto a serem utilizadas.

Ilustrao 15

Ilustrao 15: Dimenso modular. Ilustrao 16: Projeto modulado em um retculo espacial de referncia.

Ilustrao 16

10

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

7 - Projeto e Modulao
O anteprojeto modulado com todas as informaes relevantes o ponto de partida para a confeco dos projetos complementares (hidrulico, eltrico, etc.). Todos os projetos devem ser coordenados por um nico responsvel pelo projeto global, a fim de se evitar possveis interferncias. Dispondo-se de todos os projetos complementares, deve-se preparar o projeto executivo com todos os detalhamentos necessrios. Para permitir o planejamento e a descrio da execuo da alvenaria, deve-se realizar a paginao das paredes, descrevendo-as graficamente uma a uma com as representaes de blocos utilizados, aberturas, instalaes e solues construtivas. No processo de modulao da alvenaria estrutural trabalha-se com as famlias modulares de blocos. As principais famlias utilizadas so a famlia 39 (mdulo de 20 cm) e a famlia 29 cm (mdulo de 15 cm). Na famlia de 39 o mdulo bsico considerado para a elaborao de projetos de 20 cm, ou seja, o comprimento das paredes, aberturas e vos devero ser mltiplos desta medida. O elemento utilizado em maior escala nesta modulao o bloco de 39x19x14, que apresenta uma largura no modular, ocasionando a necessidade de haver um elemento a mais para solucionar problemas modulares no encontro de paredes. o caso do bloco de 34x19x14 cm. Existem modulaes que utilizam blocos com largura de 19 cm e comprimento de 39 cm (bloco de 39x19x19), racionalizando a modulao no encontro de paredes. Entretanto, estes elementos possuem custo elevado, sendo utilizados somente para atender necessidades estruturais.

Ilustrao 17

Ilustrao 18

Ilustrao 17: Paginao de uma parede. Ilustrao 18: Famlia 39 (mdulo de 20 cm).

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

11

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

8 - A interao entre os subsistemas na a alvenaria estrutural


FUNDAES E ARRIMOS: As fundaes destinadas s construes em alvenaria estrutural devem estar preparadas para acomodar cargas distribudas linearmente. Neste contexto enquadram-se as sapatas corridas, radiers e estacas alinhadas ao longo da parede. A viga baldrame apoiada sobre sapatas isoladas dever ser evitada, uma vez que esta mais recomendada para a acomodao de cargas pontuais. Os muros de arrimo usualmente empregados na alvenaria estrutural so os confeccionados em alvenaria armada e em alvenaria protendida.

Foto 12: Fundao do tipo radier. Foto 13: Arrimo em alvenaria armada. Foto 14 e Ilustrao 19: Shaft.

Foto 12

Foto 13

INSTALAES HIDRULICAS: Na execuo das instalaes do edifcio deve-se evitar o rasgo de paredes estruturais para o embutimento das instalaes. Alm da insegurana sob o ponto de vista estrutural, rasgos de paredes significam retrabalho, desperdcio e maior consumo de material e mo-de-obra. Para evitar este problema podem-se utilizar as seguintes alternativas: - Utilizao de paredes no estruturais para o embutimento das tubulaes nos septos dos blocos; - Aberturas de passagens tipo shafts para a passagem das tubulaes; - Utilizao de blocos especiais (blocos hidrulicos); - Emprego de tubulaes aparentes, podendo-se escondelas opcionalmente com a utilizao de carenagens; - Utilizao de forros falsos.

Ilustrao 19

Foto 14

12

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

8 - A interao entre os subsistemas na a alvenaria estrutural


A melhor alternativa sob o ponto de vista estrutural e construtivo o uso de shafts. O interessante que o mesmo seja visitvel, facilitando a execuo de eventuais manutenes. A preciso dimensional com que as obras em alvenaria estrutural so executadas possibilita a utilizao de Kits hidrulicos. Este recurso aumenta a produtividade da equipe de instalao, permite que as tubulaes sejam testadas antes do fechamento da parede e que os custos inerentes a essa etapa da obra sejam postergados. Em paredes estruturais, os cortes horizontais devem ser evitados. Todo o trecho horizontal da instalao dever ser projetado para passar entre a laje do teto e o forro. Quando o projeto arquitetnico permitir que se utilize uma parede comum nas reas com instalaes hidrulicas, pode-se executar um shaft visitvel para os dois lados. Ilustrao 20: Bloco hidrulico. Ilustrao 21: Bloco eltrico. Foto 15: Carenagem. Foto 16: Eletrodutos embutidos.

Ilustrao 21

Foto 16

INSTALAES ELTRICAS:
Ilustrao 20

Foto 15

A colocao de eletrodutos para as instalaes eltricas ocorre simultaneamente elevao das paredes. Estes condutores devero passar verticalmente dentro dos furos dos blocos. Na horizontal devem ser embutidos nas lajes ou passar pelos forros. A posio e dimenso dos quadros de distribuio de energia, caixas de interruptores e tomadas nos diversos pavimentos devero ser previamente definidas e especificadas no projeto executivo. As caixas para quadros de distribuio e caixa de passagem devem ser projetadas em dimenses que evitem cortes nas alvenarias para sua perfeita acomodao. Sempre que necessrio, so realizados reforos para que as aberturas no prejudiquem a estabilidade estrutural da parede. As caixas de tomadas podem ser previamente chumbadas nos blocos. Outra alternativa a utilizao de blocos especiais (blocos eltricos), que possuem previses para a instalao destas caixas.

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

13

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

8 - A interao entre os subsistemas na a alvenaria estrutural


ESQUADRIAS: Pode-se compatibilizar as esquadrias de portas e janelas oferecidas comercialmente com as aberturas possveis na modulao das famlias de blocos para alvenaria estrutural, ou ento providenciar aberturas especialmente designadas para a modulao utilizada. Diversas tcnicas racionalizadoras podem ser utilizadas para a confeco das esquadrias na alvenaria estrutural. Dentre estas as mais usuais esto: - Vergas e contra-vergas moldadas in loco; - Vergas e contra-vergas pr-moldadas; - Batentes envolventes; - Marco de argamassa armada; - Marco montado in loco;

ALVENARIA

Ilustrao 22

Ilustrao 23

Ilustrao 22: Verga e contra-verga moldadas in loco com blocos canaletas. Ilustrao 23: Verga pr-moldada e marco de argamassa armada. Foto 15: Revestimentos de pequena espessura.

REVESTIMENTOS: Umas das principais vantagens da alvenaria estrutural que a manuteno de seu prumo, devido a fatores estruturais, possibilita a execuo de revestimentos com espessuras reduzidas. totalmente vivel a realizao de revestimentos internos com 5 mm de espessura, diminuindo o consumo de material e a reduo do tempo dispensado com mo de obra No revestimento externo o procedimento semelhante. Porm, necessrio efetuar o chapisco prvio da alvenaria. A espessura de revestimento normalmente recomendada para fachada de 2 cm de espessura, segundo testes realizados em laboratrio. O ganho proporcionado com a reduo no consumo de material e mode-obra utilizada para a execuo dos revestimentos em obras de alvenaria estrutural um dos fatores que agregam substancial economia a este sistema construtivo.

Foto 17

14

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

8 - A interao entre os subsistemas na a alvenaria estrutural


ESCADAS: As escadas utilizadas juntamente com a alvenaria estrutural podem ser moldadas in loco ou prmoldadas. As pr-moldadas esto disponveis em dois modelos principais, as escadas jacar e as escadas macias. Ambas so de fcil utilizao e agilizam consideravelmente sua execuo em obra. As escadas jacar possuem um nmero maior de peas a serem montadas, porm dispensam utilizao de guincho e so mais leves.

Foto 18

Foto 19

Ilustrao 24

Fotos 18 e 19: Escada pr-moldada macia. Ilustrao 24: Escada pr-moldada jacar. Foto 20: Laje pr-moldada em painis.

LAJES: Neste sistema construtivo pode-se utilizar lajes moldadas in loco ou prmoldadas. Dentre as pr-moldadas mais utilizadas esto: - Laje mista (vigota e lajota); - Laje pr-moldada em painis; - Laje pr-moldada alveolar; A escolha da melhor opo vai depender de uma analise da obra em questo. Independente da escolha efetuada fundamental que a laje tenha seu escoramento nivelado, possibilitando que os revestimentos de teto sejam executados com espessuras finas.

Foto 20

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

15

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

9 - A execuo da alvenaria estrutural


COMUNICAO PROJETO / OBRA: fundamental que o projeto seja claramente interpretado na obra. Uma interpretao errada, bem como a falta de detalhes podem ocasionar atrasos nos prazos, retrabalho e diminuio da produtividade. Para que haja melhor comunicao entre o projeto e a obra, devero ser fornecidas todas as informaes necessrias, disponibilizando projetos e detalhes construtivos em locais de fcil acesso e utilizao. Alm disto, as alteraes realizadas durante a execuo da obra devero ser comunicadas imediatamente ao escritrio. Caso a alterao acontea no escritrio, o projetista deve informar as mudanas realizadas nos projetos e carimbar os mesmos depois de alterados; Foto 21: Lay out do canteiro-deobras. Foto 22: Exemplo de transporte de materiais dentro do canteiro-deobras que dever ser previsto no projeto.

Foto 21

Foto 22

SEQUNCIA EXECUTIVA E INTERDEPENDNCIA ENTRE ATIVIDADES: A seqncia executiva e a interdependncia entre atividades so tambm considerados fatores determinantes da construtibilidade e por esta razo devem ser analisadas e melhoradas. A acessibilidade e espaos adequados para o trabalho so fatores muito importantes para a construtibilidade. Se este item no receber a devida ateno, pode haver atraso no andamento da obra, reduo da produtividade e aumento da necessidade de retrabalho. LAY OUT DA OBRA: Para se obter um nvel mais elevado de racionalizao e produtividade na execuo dos servios, deve-se instalar no canteiro de obras uma infra-estrutura eficiente para a execuo das tarefas de produo do edifcio. A organizao do canteiro de obras deve ser feita atravs de um projeto cuidadosamente elaborado, envolvendo a execuo do empreendimento como um todo, prevendo as necessidades e os condicionantes das diversas fases da obra. Devem ser previstas, por exemplo, facilidades para as diversas linhas de preparao de materiais e equipamentos. Tambm devem ser propiciadas condies favorveis e humanas para o trabalhador desempenhar sua atividade.

16

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

9 - A execuo da alvenaria estrutural


TREINAMENTO DE MO-DE-OBRA: Para a implantao da alvenaria estrutural, o treinamento de mo-de-obra torna-se uma necessidade, j que nem o processo construtivo e nem os projetos so convencionais. A importncia de tal treinamento aumenta em relao aos outros processos construtivos, uma vez que para paredes estruturais, muito importante a manuteno do prumo, nivelamento e alinhamento. No treinamento devem estar presentes tambm preocupaes com a ergonomia das atividades, orientando para posturas corretas e manuseio dos materiais e equipamentos, principalmente no carregamento e transporte dos blocos, devido ao seu elevado peso. Foto 23: Transporte ergonmico de materiais. Foto 24: Sala de aula improvisada em canteiro-deobra para treino de mo-de-obra.
Foto 23 Foto 24

10 - Equipamentos e ferramentas para a alvenaria estrutural


Alguns equipamentos/ferramentas foram criados ou adaptados no intuito de aprimorar e agilizar as vrias atividades envolvidas neste processo construtivo. As funes destes equipamentos so descritas a seguir: Escantilho - equipamento que permite, simultaneamente, a consecuo de prumo, alinhamento e nivelamento das sucessivas fiadas que iro compor uma alvenaria. Rgua prumo-nvel - instrumento utilizvel para verificao de alinhamento, nivelamento e prumo de componentes, individualmente ou relativamente.

Ilustrao 25

Ilustrao 25: Escantilho. Foto 25: Rgua prumo-nvel.

Foto 25

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

17

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS CERMICOS

10 - Equipamentos e ferramentas para alvenaria estrutural


Nvel alemo - utilizado para localizao do ponto mais alto da laje para assentamento da camada de regularizao da primeira fiada. Bisnaga - ferramenta utilizada para aplicao de argamassas no assentamento de blocos ou enchimento de vos.
Ilustrao 26

Canaleta - dispositivo de PVC com empunhadura utilizado para espalhar argamassa de assentamento. Palheta - rgua larga de madeira com empunhadura utilizada para espalhar argamassa de assentamento. Carrinho para transporte de blocos - este carrinho, como prprio nome indica, utilizado para se fazer o transporte dos blocos desde seu estoque na obra at o ambiente onde se est executando a alvenaria. A sua vantagem que os blocos so carregados diretamente dos pallets, para os carrinhos, e descarregado da mesma forma. Carrinho para transporte de pallets - carrinhos com macaco hidrulico que torna possvel o transporte dos pallets por inteiro. Carro plataforma - carro de estrado horizontal com pneus de borracha, utilizados para agilizar o transporte de materiais como sacos de cimento e tijolos. Carrinhos dosadores - carrinhos com volumes definidos, diferenciados por cores, para dosagem dos materiais componentes dos traos. Argamasseiras, suportes e carrinhos - argamasseiras feitas de material leve que no absorva gua da argamassa; suportes e carrinhos de perfeito encaixe, para facilitar o transporte destas argamasseiras. Cavaletes, andaimes, plataformas metlicas - andaimes desmontveis, de material durvel, leves e de fcil montagem.
Ilustrao 27

Foto 26

Foto 27

Ilustrao 26: Bisnaga. Foto 26: Canaleta Ilustrao 27: Nvel alemo. Foto 27: Argamasseira.

18

MANUAL DE ALVENARIA ESTRUTURALCOM BLOCOS CERMICOS

Potrebbero piacerti anche