Sei sulla pagina 1di 38

CURSO DE MATEMTICA

2008

DESAFIOS
TENTE RESPONDER DE FORMA INTUITIVA, SEM CLCULOS ESCRITOS 1) Imagine uma comunidade em que nas maternidades sempre de cada dez partos nascem 5 bebs meninos. Algo bastante razovel. Agora, imagine que surja uma nova lei ( nada razovel) que estabelece o seguinte: a partir de um filho menino, o casal no poder Ter nenhum outro beb. Deste modo, somente enquanto ainda no tiver nascido um filho homem, o casal poder continuar a Ter bebs". Isso assegura que nenhum casal poder ter mais do que um filho homem; entretanto poder haver casais com vrias meninas. Claro? Bem, desta lei pode-se dizer com muita propriedade: a)A lei promulgada ir levar essa comunidade, com o tempo, a ter mais mulheres do que homens. b)A lei promulgada ir levar essa comunidade, com o tempo, a Ter mais homens do que mulheres. c) Essa lei no ir aumentar, com o tempo, a quantidade de mulheres em relao de homens. d)A lei far com que nasa bem mais mulheres anualmente do que antes de sua promulgao. e) A lei far com que nasa bem mais homens anualmente do que antes de sua promulgao.

2) Quantas vezes num dia de 24h os ponteiros do relgio formam um ngulo de 90? a) 48 b) 44 c) 24 d) 16 e) 04

3) Uma floresta tem mais de um milho de rvores. Nenhuma rvore tem mais de 300000 folhas em sua copa. pode-se concluir que: a) Certamente existem rvores com mesmo total de folhas nesta floresta. b) Somente por acaso haver arvores com copas de igual total de folhas nesta floresta. c) Certamente existem rvores com menos de 300000 folhas em sua copa. d) O nmero mdio de folhas nas copas de 150000. e) Nada do que foi dito pode ser concludo com os dados apresentados.

4) Sobre 20 caixas de laranjas sabemos que cada caixa contm pelo menos 52 e, no mximo, 68 laranjas. Pode-se afirmar que: a) Existe uma caixa com 60 laranjas. b) Existem 3 caixas com o mesmo nmero de laranjas. c) Existem 2 caixas com o mesmo nmero de laranjas. d) 2 caixas tm sempre nmeros diferentes de laranjas. e) Existe uma caixa com mais de 52 laranjas.

www.cursodomario.com.br - 1

CURSO DE MATEMTICA

2008

5) Imagine uma folha gigantesca de papel (gigantesca mesmo), com espessura de 0.1mm.Vamos dobr-la em dois. Resulta um sanduche de papel com 0.2 mm de espessura. Se repetirmos isso, fazendo duas dobras, o sanduche ter quatro camadas e 0.4mm de espessura.Com mais outra dobra teremos oito camadas de 0.8mm de espessura. Supondo que pudssemos dobrar quantas vezes quisssemos o papel. Quantas dobras parece a voc que seriam necessrias para fazer um sanduche de com a altura do EVEREST (8000m)? a) Menos de 30 dobras. b) De 3000 a 8000 dobras. c) De 10000 a 80000 dobras. d) Entre 100000 e 500000 dobras. e) 800000 dobras ou mais.

6) 95% da massa de uma melancia de 10 kg constituda de gua. A fruta submetida a um processo de desidratao (processo que elimina apenas a gua) at que a participao da gua na massa de melancia se reduz a 90%. A massa de melancia aps esse processo ser igual a: a) 5/9 kg. b) 9/5 kg. c) 5 kg. d) 9 kg. e) 9.5 kg.

7) Uma caixa d'gua tem o espao interno na forma de cubo com 1 m de aresta. Retira-se um litro de gua da mesma o que baixa o nvel da gua em seu interior. De quanto baixa esse nvel? a) Depende de quanta gua havia. b) 1m. c) 10 cm. d) 10 mm. e) 1 mm.

8) H 30 anos, um casal de mosquitos encontrou numa floresta um excelente ambiente de desenvolvimento e procriao. As condies foram to boas que a populao de mosquitos foi duplicando anualmente, tendo chegado hoje, aps esses 30 anos, a apresentar uma populao de 1000000000 desses insetos. Com esses dados podemos concluir que essa populao atingiu 500 milhes de mosquitos h perto de: a) 30 semanas. b) 15 anos. c) 5 anos. d) 50 semanas. e) 5 meses.

www.cursodomario.com.br - 2

CURSO DE MATEMTICA

2008

9) Em uma festa comparecem 500 pessoas. Podemos ter certeza que entre os presentes: a) Existem pessoas que aniversariam em 29 de fevereiro, em anos bissextos. b) Existem dois que no aniversariam no mesmo dia. c) Existem pelo menos dois que aniversariam no mesmo dia. d) Existem mais de dois que aniversariam no mesmo dia. e) Nenhum aniversaria no mesmo dia que outro.

10) Quatro atiradores atiram simultaneamente em um alvo. Qual a probabilidade aproximada de o alvo ser atingido, sabendo-se que cada atirador acerta em mdia 25% de seus tiros? a) 100 %. b) 75%. c) 68%. d) 32%. e) 25%.

11) Com a ameaa de desabamento da ponte dos remdios em So Paulo, o desvio do trfego provocou o aumento de fluxo de veculos das ruas vizinhas, de 60 veculos/ hora em mdia para 60 veculos/ minuto em mdia, conforme noticirio da poca. Admitindo-se estes dados, o fluxo de veculos dessas ruas no perodo considerado aumentou cerca de: a) 60%. b) 100%. c) 3600%. d)b 5900%. e) 6000%.

12) Considere que voc tem 1/4 de litro de caf em um jarro e 1litro de leite em outro. 1- Pegue uma xcara e retire com ela 100ml de dentro do jarro com leite colocando o lquido no jarro com caf. 2- Depois, retire do jarro com caf - misturado ao leite que voc colocou - 100 ml da mistura e despeje essa quantia no jarro com leite. 3- Voc ter ao final uma certa quantidade de leite no jarro de caf, que vamos designar por A, e uma certa quantidade de caf no jarro de leite, que iremos designar por B. Qual das afirmaes abaixo correta? a) A = B b) A = 100ml c) B > 100ml d) B > A e) A quantidade de A ser maior se houver mais leite no jarro na situao inicial.

www.cursodomario.com.br - 3

CURSO DE MATEMTICA

2008

13) Um estudante guarda 30 meias que formam 5 pares marrons, 5 pares brancos e 5 pares pretos em uma gaveta. As 30 meias ficam totalmente misturadas. Quando quer um par de meias da mesma cor ele as retira da gaveta uma a uma tateando no escuro e depois verificando se formam um par certo. Nessas condies: a) Para ter um par de pretas so necessrias 22 tentativas. b) Para obter um par da mesma cor so suficientes 5 tentativas. c) Para obter um par de cor marrom so necessrias mais de 2 tentativas. d) A certeza de se obter um par de brancas ou pretas s se tem com 12 tentativas. e) Para formar um par errado so necessrias mais de 2 tentativas.

14) fcil notar que existem 9 nmeros de um algarismo, 90 nmeros de dois algarismos, 900 nmeros de trs algarismos, etc. Pense agora em nmeros que tenham o ltimo algarismo da direita representando o total de algarismos dos nmeros; por exemplo: 9074 um deles, pois o quatro final indica o nmero de seus algarismos. Voc tem idia de quantos nmeros desse tipo existem? a) H 45 nmeros assim. b) H infinitos nmeros desse tipo. c) H 1000000 de nmeros assim. d) H 100000000 de nmeros desse tipo. e) Faltam dados para a soluo numrica ser nica.

15) Dois monges esto perdidos em uma floresta e esto passando fome. S existe uma planta que podem comer; para com-la devero ferv-la por 30 segundos exatos, se no esta os matar. Para marcar o tempo eles dispem s de duas ampulhetas: uma que marca 22 segundos e outra que marca 14 segundos. Como conseguiro marcar o tempo?

16) Trs honorveis sbios meditavam to profundamente que no perceberam quando um pssaro despejou sobre eles um pouco de "realidade". Quando sairam da meditao e se entreolharam comearam a rir. Entretanto, um deles, o de raciocnio mais rpido, logo parou de rir e no achou graa nenhuma. O que aconteceu? 17) Dois pais e dois filhos foram uma caada. Cada um deles acertou em um pombo distinto. S morreram trs pombos. Como possvel ? 18) Dois camponeses A e B encarregaram um feirante de vender duas partidas de abacaxi. O campons A entregou 30 abacaxis que deveriam ser vendidos razo de 3 por 1 real; o campons B entregou, tambm, 30 abacaxis que deveriam ser vendidos razo de 2 por um real. Era claro que, efetuada a venda, o campons A deveria receber 10 reais e o campons B deveria receber 15 reais. O total da venda seria, portanto, 25 reais. Acontece que se comeasse a vender pelos baratos teria dificuldade em aumentar o preo depois; se comeasse pelos mais caros no venderia sequer um. Pensou. Vendeu ento 5 por 2 reais que equivalia soma dos preos e depois dividiria entre os camponeses. Ao final do dia, apurou 24 reais. (!!!!). Como faria para pagar aos camponeses se teria que pagar 25 reais? Seu raciocnio era lgico mas no funcionara. Por qu ?

www.cursodomario.com.br - 4

CURSO DE MATEMTICA

2008

RESPOSTAS 1) Letra C. Inicialmente temos uma impresso errada. Muitos devero pensar que havero mais mulheres. Veja-se entretanto o seguinte: A- Nos primeiros filhos h tantos meninos quanto meninas. B- S tero segundos filhos aqueles que tiveram meninas no primeiro caso. JUSTIFICATIVA: S metade dos casais podero ter um segundo beb. Mas os segundos filhos desses casais iro se distribuir igualmente entre meninas e meninos. At aqui, todas as crianas esto em igual nmero. Nos terceiros filhos, o raciocnio anlogo aos anteriores e assim sucessivamente. Se pensarmos, perceberemos que os filhos sero sempre distribudos igualmente; h apenas uma tendncia forte limitao ao nmero de filhos. 2) A resposta : b) 44 - este o nmero de vezes que os ponteiros de horas e minutos formam um ngulo reto em um dia JUSTIFICATIVA: A cada hora o ponteiro dos minutos d uma volta completa (360o) e em dois momentos ele forma um ngulo reto com o ponteiro das horas. Assim poderamos calcular que nas 24 horas teramos 24x2=48 ocasies em que os ponteiros formam ngulo reto. Entretanto no sempre que teremos em uma hora duas ocorrncias de ngulos retos. Isso no acontece quando os ngulos retos se formam nas horas cheias: 3h e 15h, 9h e 21h (pois de 8h at 10h, por exemplo, teremos apenas 3 situaes de formao de ngulos retos entre os ponteiros) . Em cada horrio desses h uma ocorrncia de ngulo reto a menos. Por isso do total de 48 teremos de tirar 4. O que d 48 - 4 =44. Outro modo de ver isso. No perodo de 24 horas o ponteiro das horas d 2 voltas completas enquanto o ponteiro dos minutos d 24 voltas. Mas vendo as voltas relativamente ao ponteiro das horas, temos de descontar o movimento do prprio ponteiro das horas. Assim, nas 24 horas o ponteiro dos minutos, relativamente ao das horas, d 24 voltas descontadas as 2 voltas do prprio ponteiro das horas, isto , so 24-2=22 voltas que o ponteiro dos minutos d em torno do das horas. Como a cada volta do ponteiro dos minutos em torno do ponteiro das horas h duas ocasies em que esses ponteiros formam ngulo reto, nas 24 horas teremos 22 x 2 = 44 vezes em que isso acontece. Apenas para exercitar, imagine-se montado no ponteiro das horas de um grande relgio durante as 24 horas, olhando o ponteiro o girar do ponteiro dos minutos. Talvez ajude a visualizar melhor a situao... 3) A resposta correta : a) existem rvores com copas de mesmo nmero de folhas nessa floresta JUSTIFICATIVA: Vamos tentar fazer essa floresta sem ter rvores de igual nmero de folhas. Teremos 300001 tipos diferentes de copas de rvore: uma copa nula (sem nenhuma folha), outra s com 1 folha, outra com 2 folhas, ... , outra com 299999 folhas e, finalmente, uma com 300000 folhas (limite conforme o enunciado).

www.cursodomario.com.br - 5

CURSO DE MATEMTICA

2008

Para at 300001 rvores poderemos encontrar copas distintas. Se considerarmos uma rvore alm dessas, ela s poder ter uma das seguintes copas: com 0 folha, ou com 1 folha, ou com 2 folhas , ou ... com 300000 folhas. A repetio inevitvel! Teremos assim, pelo menos, 1000000-300001= 699.999 rvores com copas que repetem o nmero de folhas de outras rvores, obrigatoriamente. Uma resposta muito comum a (c), errada. O engano que leva tantas respostas para uma alternativa errada o de considerar que "nenhuma das rvore tem mais de 300 mil folhas em sua copa" leva concluso de que "certamente existem rvores com menos de 300 mil folhas em sua copa". Na verdade se todas as copas tivessem 300 mil folhas, elas estariam dentro da condio proposta pelo enunciado (por mais improvvel que fosse essa ocorrncia!). DICA Esse problema envolve o chamado Princpio da Casa dos Pombos (se tivermos mais pombos do que casas para abrig-los, algumas casas tero necessariamente de ser compartilhadas por mais de um pombo). Um caso prtico: no vestibular com 140 mil candidatos e 160 testes, obrigatoriamente haver milhares de empates (h apenas 161 pontos distintos). Muitos empates tambm ocorrem necessariamente em provas escritas. A segunda fase chega a ter 15 mil candidatos por carreira e 41 pontos possveis por prova (10 questes e 1/4 de acerto possvel em cada uma). A existncia de empates no uma casualidade (como no outro tipo de empate - aquele dos jogos entre times)- ela logicamente inevitvel.

4) Resposta: c) existem 2 caixas com o mesmo nmero de laranjas JUSTIFICATIVA: Podemos ter no mximo 17 tipos possveis de caixas (68-52+1=17). Um tipo de caixa que contm 52 laranjas, outro com 53 laranjas,..., outro com 62 laranjas Temos 20 caixas e 17 tipos de caixas. Assim, mesmo que 17 caixas tivessem tipos diferentes, pelo menos outras 3 caixas ( 20-17) teriam de ser de um dos 17 tipos. A certeza ento de que ao menos 2 caixas tero mesmo nmero de laranjas. Ateno: como essas 3 outras caixas podem ter diferentes nmeros de laranjas, no poderemos afirmar o que diz a alternativa b). Comentrio Muitos apontam a alternativa E. O erro est em considerar que, como o enunciado fala em caixas com pelo menos 52 e no mximo 68 laranjas, deveria existir pelo menos uma caixa com mais de 52 laranjas. Na verdade poderiam ser todas de 52 laranjas que ainda estariam dentro das condies do enunciado. Este um problema do tipo "Princpio da Casa dos Pombos"

www.cursodomario.com.br - 6

CURSO DE MATEMTICA

2008

5) Resposta: a) menos de 30 dobras JUSTIFICATIVA: Somos tentados a dar resposta com grande nmero de dobras. Na verdade bastam 27 dobras e ultrapassaremos em 5 quilmetros a altura do Everest (com 26 dobras, ficaremos devendo mais de 1000 metros). Sem nenhuma grande matemtica, usando mquina de calcular, voc pode verificar. Comece com 0,1 x 2 e volte a multiplicar por 2 sucessivas vezes. Faa isso ao todo 27 vezes (voc encontrar mais de 13 milhes de mm, ou mais de 13000m). Como curiosidade: apenas 42 dobras levariam o sanduche (pela espessura) para alm da Lua, mas exigiriam um papel de quase 500 milhes de km de lado se tivssemos no final 10 cm de lado. Isso mostra o que um aumento exponencial. Para voc sentir os limites prticos de dobrar um papel, tente dobrar mais de 6 vezes uma folha comum. 6) Resposta correta c) 5 kg JUSTIFICATIVA: Na melancia no desidratada, a massa da parte que no gua vale 5% de 10 kg, ou seja, meio quilograma (0,5 kg). Aps a desidratao, esse meio quilograma corresponde a 100%90%=10% da massa total. Como meio quilograma 1/10 da massa da melancia aps a desidratao, a massa total 10 x 0,5kg = 5 kg. Obs: este problema pode ser resolvido de maneira mais formal, com equaes, claro, dando o mesmo resultado. 7) Resposta correta : e) 1 milmetro JUSTIFICATIVA: Em um metro cbico (1m3) de gua temos 1000 litros. Retirando 1 litro da caixa, retiramos 1/1000 de um metro cbico. Como a variao do volume apenas na vertical, o nvel desce 1/1000 de metro. Ou seja, tirando um litro, o nvel desce 1 milmetro, independente de quanto houver antes de lquido. No ano em que a questo foi pedida (na forma de questo dissertativa), teve gente que respondeu que a caixa d'gua esvaziava totalmente (supondo cheia inicialmente). Houve um grande ndice de erros. Vamos aproveitar para lembrar coisas bem bsicas (e que s vezes as pessoas esquecem): um litro igual ao volume de um cubo de 10 cm de aresta e "enche" 1000 cubinhos de 1 cm de aresta. Comentrio H muitas respostas para: o nvel baixou de 10 cm. Observe-se o "tamanho" desse erro: 10 cm numa caixa cbica de 1 m de aresta so 100 litros! Um erro foi de 100 para 1. Lio: cuidado com questes simples. Elas podem ser a diferena entre ser ou no aprovado no vestibular! 8) A resposta correta d) 50 semanas JUSTIFICATIVA: Como a populao dobra de ano em ano, h um ano a populao teria atingido a metade do tamanho atual (isto , 500 milhes a menos). Logo, dos intervalos de tempo apresentados, o mais perto de um ano o de 50 semanas.

www.cursodomario.com.br - 7

CURSO DE MATEMTICA

2008

Como curiosidade: Seria 1 bilho de mosquitos um nmero absurdo para apenas 30 anos? Veja que, ao menos matematicamente, no . Basta elevar 2 a 30: (2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2x2) = 2 9) A resposta correta : c) existem pelo menos 2 que aniversariam no mesmo dia JUSTIFICATIVA: Este um problema clssico do tipo casa dos pombos. Quem j outros exerccios que foram propostos neste site sabe a explicao (questes 1 e 2). Uma dica: o fato de ter com certeza na festa ao menos duas pessoas com o mesmo dia de aniversrio devese a termos 500 pessoas para 366 dias de aniversrio possveis (no d para termos 500 aniversrios diferentes!). 10) A resposta : c) 68% JUSTIFICATIVA: Primeiro temos de buscar a probabilidade E de todos os 4 errarem o alvo. Se em , digamos, 80% das vezes eles todos errassem, saberamos que em 20% o alvo seria atingido ao menos uma vez. Assim a probabilidade A de o alvo ser acertado a complementar de E, ou seja, A = 1 - E. Cada atirador acerta 25%, ou 1/4 de seus tiros. Logo cada um erra em mdia 1 - 1/4 = 3/4 de seus tiros. A probabilidade E, desse erro ocorrer nos 4 tiros, o produto das probabilidades individuais. Ou seja E = 3/4 x 3/4 x 3/4 x 3/4, isto , E = 81/256 E = 0,32 (aproximadamente) A probabilidade de se acertar o alvo (por um ou mais tiros) ento, aproximadamente: A = 1 - E = 1 - 0,32 = 0,68 = 68%. Qual a probabilidade de lanarmos uma moeda 4 vezes seguidas e conseguirmos pelo menos uma cara? A resposta : aproximadamente 93,8%. Procure chegar nesse resultado (lembre-se primeiro de calcular a probabilidade de no sair nenhuma cara em 4 lanamentos sucessivos). 11) A resposta : d) 5900% JUSTIFICATIVA: O nmero de veculos passou de 60 por hora, ou seja, 1 veculo por minuto para 60 por minuto. Houve um aumento de 60-1 = 59 veculos por minuto. Logo o aumento percentual foi de 59/1 = 5900%.

www.cursodomario.com.br - 8

CURSO DE MATEMTICA

2008

12) A resposta : a) A =B JUSTIFICATIVA: A explicao simples. 1) Os jarros antes e depois da mistura continuam com o mesmo volume inicial (saiu 100 ml e entrou 100 ml) 2) Depois da mistura, o jarro de leite tem volume de 1 litro sendo este composto pelo litro de leite inicial , menos um tanto que foi ocupado pela quantia B de caf. Para entrar este B de caf, mantendo o volume no final em 1 litro, o tanto de leite que saiu igual ao tanto de caf que entrou. Para onde foi esse tanto B de leite que saiu? Para o jarro de caf! Logo a quantia de caf que entrou no jarro de leite igual a quantidade de leite que entrou no jarro de caf: A = B. Observe tambm que A e B so menores do que 100 ml. O resultado independe das quantidades iniciais de leite e de caf e independe de serem as misturas homogneas ou heterogneas. 13) A resposta : b) Para se obter um par de mesma cor so suficientes 5 tentativas. JUSTIFICATIVA: Vamos ver a justificativa, analisando todas as alternativas a) Para ter um par de pretas so necessrias pelo menos 22 tentativas: falsa pois pode ser obtido um par de pretas em menos de 22 tentativas (ele, por sorte, pode sair nas primeiras 2 retiradas). b) Para obter um par de mesma cor so suficientes 5 tentativas: verdadeira, pois tirando 4 meias da gaveta, obrigatoriamente se encontra um par correto (se as 3 primeiras tentativas no deram certo, a quarta vai ter de repetir uma cor). Logo correto dizer que suficiente tirar 5 meias para formar o par. primeira vista esta resposta pode parecer confusa, mas basta pensar no seguinte: voc deseja comprar um objeto que custa R$ 4,00; voc procura na carteira e consegue reunir R$ 10,00; este valor ou no suficiente para obter o que deseja? (veja que suficiente sim, embora seja mais do que o necessrio) c) Para obter um par de cor marrom so necessrias mais de 2 tentativas: falsa, pois ele pode, eventualmente, tirar um par de marrons em apenas duas tentativas. d) A certeza de obter um par de brancas ou pretas s se tem com 12 tentativas: falsa. Supondo a pior hiptese, isto , que ao retirar as meias s marrons vo saindo, com certeza, tendo s 10 marrons, a 11 ser branca ou preta. A 12 poder ser branca ou preta. At a poderemos ter um par com uma branca e uma preta. Mas, na 13 tentativa, com certeza ter sido formado um par branco ou preto. Isto , para ter certeza de que sair o par desejado, so necessrias 13 tentativas.(embora, claro, ele possa eventualmente sair logo nas primeiras 2 tentativas). e) Para formar um par errado so necessrias mais de 2 tentativas: falsa, pois ele pode, eventualmente, tirar um par com meias de cores diferentes em apenas duas tentativas. Esta questo mostra a importncia do bom entendimento do que significam as palavras necessrio e suficiente. Em contexto de problemas, os estudantes tendem a buscar a resposta usando receitas para Condio Necessria e Condio Suficiente (comuns em condicionais matemticos), esquecendo-se do uso normal dessas palavras, que sem dvida sabem fazer no seu dia-a-dia.

www.cursodomario.com.br - 9

CURSO DE MATEMTICA

2008

14) A resposta : d) cem milhes de nmeros desse tipo. JUSTIFICATIVA: H apenas um com "1" no final desse tipo (o prprio 1) H 9 nmeros com "2" no final.(12,22,32,42,...,92 - o "2" + todos os nmeros com 1 algarismo, ou seja 9 nmeros, como o enunciado do problema antecipa) H 90 nmeros com "3" no final.(103,113,123,...,993 - o "3" + todos os nmeros com 2 algarismos, ou seja 90 nmeros) Do mesmo modo: H 900 nmeros com "4" no final H 9000 nmeros com "5" no final H 90000 nmeros com "6" no final H 900000 nmeros com "7" no final H 9000000 (9 seguido de 6 zeros) nmeros com "8" no final. H 90000000 (9 seguido de 7 zeros) nmeros com "9" no final. Some tudo 1+9+90+...90000000. Ter 100000000 (com 8 zeros). Cem milhes ou 108 Uma generalizao para outras bases de numerao Quantidade de nmeros cujo ltimo algarismo representa o total de algarismos do nmero: Se o nosso sistema numrico, no lugar de 10 algarismos, usasse apenas 5 algarismos (o "0", o "1", o "2", o "3" e o "4", por exemplo), haveria 1000 (ou 103) nmeros com a condio. De forma geral, num sistema numrico de n algarismos, o total de nmeros na condio apresentada 10n2. 15) Vire as duas ampulhetas ao mesmo tempo; quando acabar a de 14 segundos restaro 8 segundos na de 22, ento voc liga o fogo. Quando a de 8 segundos acabar, vire ela imadiatamente e ter 30 segundos. 16) Num primeiro momento os trs sbios riram ao ver a sujeira na cabea dos outros dois. Porm, um deles, o de raciocnio mais rpido que chamaremos de A, percebeu que se ele prprio no estivesse sujo qualquer um dos outros raciocinaria assim: " B pensa: Como A no est sujo, C s pode estar rindo de mim". Isso faria com que B parasse de rir imediatamente. Como ningum parou de rir, A concluiu que tambm havia sido alvejado. 17) Av, pai e filho. 18) A soluo do caso simples e aparece perfeitamente indicada no quadro abaixo: 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

www.cursodomario.com.br - 10

CURSO DE MATEMTICA

2008

No retngulo superior esto indicados os abacaxis de A e no retngulo inferior esto indicados os abacaxis de B. O feirante s dispunha - como mostra a figura - de 10 grupos que podiam ser vendidos, sem prejuzo, razo de 5 por 2 reais. Vendidos esses 10 grupos, restavam 10 abacaxis que pertenciam, exclusivamente, ao campons B e que, portanto, no podiam ser vendidos por 0.5 cents cada um. Resultou da a diferena que o campons verificou e no pode explicar.

Questes de Matemtica 1) Um indivduo entrou numa sapataria e comprou um par de sapatos por R$ 60,00, entregando, em pagamento, uma nota de R$ 100,00. O sapateiro, que no momento no dispunha de troco, mandou que um de seus funcionrios, fosse trocar a nota numa confeitaria prxima. Recebido o dinheiro, deu ao fregus o troco e o par de sapatos que havia sido adquirido. Momentos depois, surgiu o dono da confeitaria exigindo a devoluo de seu dinheiro: a nota era falsa! E o sapateiro viu-se forado a devolver os R$ 100,00 que havia recebido. Surge, afinal, a dvida: qual foi o prejuzo que o sapateiro teve nesse complicado negocio? resp:A resposta simples e fcil. Muita gente, porm, ficar embaraada sem saber como esclarecer a questo. O prejuzo do sapateiro foi de R$ 40,00 e um par de sapatos. 2) Quanto tempo leva um trem de 1 km de comprimento para atravessar um tnel de 1 km de comprimento, se viaja velocidade de 1 km por minuto ? resp:Leva 2 minutos. Aps o primeiro minuto a cauda do trem est entrando no tnel. Depois, leva 1 minuto mais, para sair do outro lado. 3) UEFS 97.1 - O valor de x real, tal que log3(4x+7)=5, : A) 5 B) 28 C) 59 D) 118 E) 236 SOLUO: Sabemos da definio de logaritmo que: Se logaN = x , ento teremos necessariamente que ax = N. Logo, no problema dado podemos escrever: 35 = 4x+7 243 = 4x+7 243 - 7 = 4x , e, portanto 236=4x de onde conclui-se que x = 236/4 = 59. A alternativa correta a letra (c).

4) Numa certa cidade da ndia existem 20.000 pessoas. 5% da populao so pernetas e metade da populao restantes andam descala. Quantas sandlias ( no pares ) so usadas na cidade ? Procure resolver pela lgica ! resp: No faz diferena qual a percentagem de pernetas. Todos os pernetas utilizam uma sandlia. Do restante, metade usa duas sandlias e metade no usa. Fazendo uma mdia de uma sandlia por pessoa. Consequentemente, 20.000 sandlias so usadas na cidade.

www.cursodomario.com.br - 11

CURSO DE MATEMTICA

2008

5) Voc decidiu ir para a cama s 8 horas da noite, na sexta-feira. Aps dar corda no relgio, voc acertou o despertador para as 9 horas da manh seguinte. Quantas horas voc dormiu? resp: 1 Hora apenas, pois, relgio do tipo que se d corda, no sabe distinguir 9 h e 21 h. 6) Num jarro esto 7 amebas. Elas se multiplicam to rapidamente que dobram seu volume a cada minuto. Se para encher o jarro, elas levam 40 minutos, quanto tempo levaro para encher metade do jarro ? resp: Como pode ser dobrada a cada minuto, pode ser dividida na metade a cada minuto, portanto para encher a metade da jarra preciso 39 minutos. 7) Dois homens queriam entrar numa casa, mas tinham perdido a chave; resolveram ento descer pela chamin. Quando conseguiram chegar dentro da casa, olharam-se. Um deles estava coma cara preta de fuligem, mas o outro estava com a cara limpa. Sem dizer uma palavra, o homem que estava com a cara limpa foi lavar o rosto, enquanto o homem com a cara suja nada fez. Como voc explica isso? resp: Aps descerem pela mesma chamin, cada um dos homens pensou estar igual ao outro. Quando o que estava com a cara limpa olhou para o que estava com a cara suja, resolveu se lavar. O que estava com a cara suja, olhando para o de cara limpa, achou que no era preciso. 8) Dois pais e dois filhos saram para caar patos. Cada um deles acertou em um pato e nenhum atirou no mesmo. Entretanto, somente 3 patos foram abatidos. Como foi isto? resp: Eram o av, pai e filho. 9) Como que pode? Um homem foi cidade com R$ 5,00 no bolso, mas retornou noite com R$ 15,00, tendo descontado um cheque no banco. Ele comprou um chapu e algumas bananas no mercado. Foi, tambm, ao oftalmologista. Sabendo que ele era pago por cheque todas as quintas feiras e que os bancos s abrem s teras, quartas e sbados e que o oftalmologista fecha aos sbados e o mercado est fechado nas quartas feiras e quintas feiras, qual o dia em que ele foi cidade ? resp: Ele foi cidade na 3 feira, embora tenha descontado neste dia o cheque da semana anterior. 10) Um rei queria livrar-se do seu primeiro-ministro.Colocou ento dois pedaos de papel num chapeu e disse ao ministro para escolher um. Se o papel tivesse escrito "v", o ministro devia ir embora. Se o papel tivesse "fique, o ministro continuaria em sua posio. Para assegurar-se de que o ministroiria embora, o rei escreveu "v"nos dois papeis. Entretanto, o ministro conseguiu ficar. Como ele conseguiu ? resp: O ministro apanhou um dos papis o queimou sem olhar. Disse ento ao rei que visse no outro papel o que estava escrito. O rei foi obrigado a ficar com o ministro, para no denunciar o que tinha feito.

www.cursodomario.com.br - 12

CURSO DE MATEMTICA

2008

11) Dois homens vo fazer uma viagem de 18.000 Km, de automvel. Entretanto, os pneus s agentam 12.000 km. Quantos pneus reservas precisam levar, no mnimo ? resp: Apenas 2. Ao fim dos primeiros 6.000 Km. Eles devem colocar os pneus reservas. Ao completar os 12.000 Km, devem repor aqueles que tinham sido substitudos pelos reservas (no lugar daqueles que j esto com 12.000 Km rodados ). 12) Oito bolinhas de gude tm mesmo tamanho, mesma cor e mesma forma. Sete delas tm o mesmo peso e a restante a mais pesada. Usando uma balana com dois pratos, como voc encontrar a bolinha mais pesada efetuando somente duas pesagens ? resp: Pega-se em seis bolinhas e pem-se trs em cada prato da balana. Se o peso for igual isso significa que uma das 2 bolinhas que faltam a mais pesada basta ento fazer a segunda pesagem (uma em cada prato). Caso haja uma diferena na primeira pesagem pega-se as trs bolas do prato mais pesado e escolhe-se duas sorte: 1- Se o peso for igual, a bolinha mais pesada a terceira 2- Se o peso for diferente ao prato mais pesado corresponde a bolinha mais pesada. 13) Dois rabes viajavam para Meca e pararam por um momento na estrada para comer. Um rabe possua 5 pedaos de po e o outro 3 pedaos. Antes que comeassem a refeio, apareceu um viajante. Este pediulhes comida e disse que pagaria por aquilo que tivesse comido. Assim, os trs homens dividiram a comida entre si. Quando a terminou, o viajante deu-lhes 8 moedas de igual valor. Como deveria ser dividido este dinheiro ? resp: Se 8 pes foram divididos igualmente, cada homem comeu 2. 2/3 O rabe que tinha 3 pes cedeu apenas 1/3 de um po ao viajante e o rabe que tinha 5 pes cedeu 2.1/3. Deste modo, o rabe dos 5 pes deu 7 vezes mais po ao estranho que o outro, logo deve receber 7 moedas e o outro apenas uma. 14) Entre a Terra e o planeta Solok, realizou-se uma corrida espacial entre cinco naves: -"Ousada" chegou depois de "Relmpago"; -"Caracol" e "Aventura" chegaram ao mesmo tempo; -"Descoberta" chegou antes de "Relmpago" ; - quem ganhou, chegou sozinho. QUEM FOI ? resp: Foi a nave espacial "Descoberta " 15) Cada letra representa um nmero diferente, entre zero e nove, na seguinte soma: BAR + BAR + BAR = RRR A que nmero corresponde BAR ? resp: O valor de cada letra : B= 1 , A = 8 e R = 5, sendo o resultado igual a 555. Mais duas solues : B= 1 , A = 4 e R = 8 resultando no 444 e B= 2 , A = 9 e R = 6 que resulta em 888.

www.cursodomario.com.br - 13

CURSO DE MATEMTICA

2008

16) Certa noite Pedrinho resolveu ir ao cinema, mas descobriu que no tinha meias limpas para calar. Foi ento ao quarto do pai, que estava na escurido. Ele sabia que l existiam 10 pares de meias brancas e 10 pares de meias pretas, todos misturados. Quantas meias ele teve de retirar da gaveta para estar certo que possua um par igual ? resp: 3 no minimo. 17) Todas as coisas do Universos esto sempre fazendo duas coisas. O qu ? resp: Ocupando lugar e ficando mais velho. 18) Um marinheiro, cujo navio afundou, viu-se s em uma ilha, com febre altssima. Do naufrgio tinham sobrado duas garrafas. Uma delas, uma garrafa cheia at 3/4 de remdio, e a outra igual, vazia. As intrues de como tomar o remdio prescreviam uma dose de metade da garrafa, nem mais, nem menos. Se ele tomasse menos ou mais ficaria doente. Como ele conseguiu resolver o problema ? resp: O marinheiro apanhou uma certa quantidade de pedrinhas na praia, de vrios tamanhos e jogou-as uma a uma dentro da garrafa de remdio. At o liquido atingisse a boca da garrafa. Isto significava que 1/4 do volume era tomado pelas pedras. Derramou ento na garrafda vazia o liquido at que o nivel fosse o mesmo nas duas garrafas. Consequentemente, as duas garrafas ficaram com a metade cheia. Ele ento tomou a dose que necessitava. 19) Dois atletas brincam com seus nmeros de inscrio em uma competio: O meu nmero formado por quatro algarismos diferentes; o segundo o quadrado do primeiro e o quarto o quadrado do terceiro. O outro retruca: O meu tambm. Porm minha inscrio na competio foi depois da sua. Qual o nmero de inscrio de cada um ? resp: Os quadrados perfeitos formados por um nico algarismo so : 0, 1, 4 e 9. Como o nmero 0 e nmero 1 so quadrados deles prprios, sobram somente os nmeros 4 e 9. Portanto a nica combinao possvel so os nmeros 2439 e 3924. 20) Utilizando uma s vez um dos nmeros 1, 3, 5, 6 e 8, e escolhendo as operaes convenientes, obtenha o nmero 237. resp: (5 x 6 x 8 - 3) : 1 = 237 21) Um trem sai diariamente de So Francisco para Nova Iorque. Outro sai diariamente de Nova Iorque para So Francisco. A distncia percorrida em 5 dias. Se um viajante deixar So Francisco de trem, quantos trens vindos Nova Iorque ele ver, antes de chegar l ? resp: A resposta 10 trens; pois, quando ele sai, j existem 5 trens em caminho e durante os cinco dias de viagem outros 5 sairo.

www.cursodomario.com.br - 14

CURSO DE MATEMTICA

2008

22) Em meu rebanho, todos so camelos menos dois, todos so cabras menos dois e todos so cavalos menos dois. Quantos animais tenho em meu rebanho ? resp: O rebanho composto por 3 animais. Sendo um cavalo, um camelo e uma cabra. 23) Um consumidor pagou R$ 4,75 por um pacote de 5 kg de arroz num supermercado. Desconfiado daquela medida, ele procurou o rgo oficial competente, que verificou a irregularidade e constatou um erro de 5% na massa do produto, contra o consumidor. Qual foi, na realidade, o preo de 1 kg daquele arroz ? resp: Se o pacote tinha 5% a menos do que a massa indicada, a massa real era de 4750 g. Como o consumidor pagou R$ 4,75 por essa quantidade de arroz o preo da grama de R$ 0,001 portanto R$ 1,00 o Kg. 24) Num certo vero, a fabrica de sorvetes Que Bom troca dez palitos de sorvete por um sorvete de palito. Nessa promoo, um palito de sorvete corresponde a que frao do preo de um sorvete ? resp: Devemos lembrar que, ao receber um sorvete, recebemos tambm um palito. Logo o sorvete "custa" 9 palitos, portanto um palito vale 1/9 do preo do sorvete. 25) Se 3 gatos matam 3 ratos em 3 minutos, quanto tempo levaro 100 gatos para matar 100 ratos ? resp: 3 minutos. Cada gato mata 1 rato em 3 minutos. 26) Um caracol sobe um muro com 10 metros de altura. Em cada dia sobe 2 metros, mas de noite deixa-se escorregar 1 metro. Ao fim de quantos dias chega o caracol ao topo do muro ? resp: No primeiro dia, o caracol sobe 2m e escorrega 1. Total de 1m. No segundo dia, o caracol sobe mais 2m e escorrega 1. Total de 2m. No terceiro dia, o caracol sobe mais 2m e escorrega 1. Total de 3m. ..................... No stimo dia, o caracol sobe mais 2m e escorrega 1. Total de 7m. No oitavo dia, o caracol sobe mais 2m e escorrega 1. Total de 8m. No nono dia, o caracol sobe mais 2m e no escorrega , visto que 8 + 2 igual a 10m,ele chegou ao topo. Resposta: 9 dias. 27) Trs homens pararam uma noite em um hotel e pediram trs quartos separados. O preo era de R$ 10,00 por cada quarto e, assim sendo os homens pagaram ao todo R$ 30,00. No dia seguinte, o gerente verificou que os quartos podiam ser alugados por R$ 25,00. Mandou ento que o "boy" fizesse a devoluo de R$ 5,00. Como o "boy" no era honesto, deu R$ 1,00 para cada um dos homens ficando com R$ 2,00. Aps terem recebidos R$ 1,00 de volta, cada um dos homens tinha pago R$ 9,00 por quarto, perfazendo um total de R$ 27,00. Somando-se os R$ 2,00 do "boy" teremos R$ 29,00. O que aconteceu ao R$ 1,00 que est faltando ? resp: Trs homens pararam uma noite em um hotel e pediram trs quartos separados. O preo era de R$ 10,00 por cada quarto e, assim sendo os homens pagaram ao todo R$ 30,00. No dia seguinte, o gerente verificou que os quartos podiam ser alugados por R$ 25,00. Mandou ento que o "boy" fizesse a devoluo de R$ 5,00. Como o "boy" no era honesto, deu R$ 1,00 para cada um dos homens ficando com R$ 2,00. Aps terem recebidos R$ 1,00 de volta, cada um dos homens tinha pago R$ 9,00 por quarto, perfazendo um total de R$ 27,00. Somando-se os R$ 2,00 do "boy" teremos R$ 29,00. O que aconteceu ao R$ 1,00 que est faltando ?

www.cursodomario.com.br - 15

CURSO DE MATEMTICA

2008

28) Uma pessoa encontra-se no degrau do meio de uma escada. Sobe 5 degraus, desce 7, volta a subir 4 e depois mais 9 para chegar ao ltimo. Quantos degraus tem a escada? resp: Sendo X a posio em que se encontra, dever ser multiplicado por dois por estar no degrau do meio e ainda somar o prprio degrau. Portanto 23 degraus. X = (5 - 7 + 4 + 9) 2 + 1 X = (11) 2 + 1 X = 22 + 1 X = 23 29) Um elevador pode levar 20 adultos ou 24 crianas. Se 15 adultos j esto no elevador, quantas crianas podem entrar ? resp: Se no elevador cabem 20 adultos, 15 deles correspondem a 3/4 da lotao. Sobrando portanto, 1/4 da lotao do elevador para as crianas. Portanto 1/4 de 24 crianas so 6 crianas que podero entrar no elevador. 30) Um negociante tinha dois cavalos. Vendeu o primeiro por R$ 198,00, tendo um lucro de 10%. No dia seguinte vendeu o outro por R$ 198,00 e perdeu 10%. Nos dois negcios, ele teve lucro ou prejuzo ? De quanto ? resp: Perdeu R$ 4,00. Seu lucro no 1 cavalo foi de R$ 18,00, mas perdeu R$ 22,00 no segundo animal. 31) Combinar 4 algarismos 5, de tal maneira que representem 56. resp: 55 + 5/5 = 56 32) Em uma cidadezinha vivem apenas 5 000 famlias. Algumas delas no possuem cachorros e as restantes possuem um ou dois. Todos os cachorrinhos dessa cidade vivem com uma famlia . A maioria da famlias tem um cachorrinho e a metade das famlias restantes tem dois. Qual o nmero de cachorros dessa cidade ? resp: Existem 5000 cachorrinhos na cidade 33) Uma coleo de 10 livros, cada um com 100 pginas excluindo-se as capas e contra capas, estava disposta na prateleira de uma estante em p. Uma traa perfurou as folhas dos livros comeando pela primeira pgina do primeiro livro e parando na ltima pgina do ltimo livro. Quantas pginas foram perfuradas pela traa ? resp: Normalmente as pessoas lem das esquerda para a direita. Logo, colees de livros arrumados em p, o primeiro volume encostado mais esquerda. Estando os livros dispostos dessa maneira, e desconsiderando capas e contracapas, percebemos que a pgina 1 do primeiro livro est encostada na pgina 100 do segundo livro e que a pgina 100 do ltimo livro est encostada na pgina 1 do penltimo volume. Ora, a traa comeou a roer a partir da pgina 1 do primeiro livro e parou na ltima pgina do dcimo livro, logo deixou de roer algumas pginas desses dois volumes. Portanto ela roeu : 802 pginas .

www.cursodomario.com.br - 16

CURSO DE MATEMTICA

2008

34) Cada letra assume um nico valor, de 0 a 9. Determine o valor de cada letra no criptograma: NOVE + TRS = DOZE resp: Poder ser encontrado outras respostas. A nossa : 2185 + 4950 = 7135 35) 5 meninos estavam vendo televiso. Eles estavam sentados em 2 cadeiras e 3 poltronas. Voc pode descobrir onde sentavam A, B, C, D e E se voc souber que: A e B sentavam-se num mesmo tipo de assento. B e D sentavam-se em tipos diferentes. D e E sentavam-se em tipos diferentes. resp: A e B sentavam-se em cadeiras ou poltronas. D sentava-se num tipo diferente de A e B, e E sentava-se em tipo diferente de D, logo, tipo igual a A e B. Assim sendo A, B e E estavam nas poltronas e C e D nas cadeiras. 36) No alto de uma torre de uma emissora de televiso, duas luzes piscam com freqncias diferentes. A primeira luz pisca 15 vezes por minuto, e a segunda pisca 10 vezes por minuto. Num certo instante, as luzes piscam simultaneamente. Aps quantos segundos as duas voltaro a piscar juntas novamente ? resp: As duas piscaro juntas novamente aps 12 segundos. 37) Temos duas vasilhas com 3 e 5 litros, vazias, e uma vasilha com 8 litros cheia de gua. Como separar a gua de forma a obter duas vasilhas com 4 litros cada ? Voc no possui qualquer tipo de medidor, ou seja, no tem como medir o quanto est colocando em outra vasilha. Tente resolver este problema com o menor nmero de passos. resp: 3 litros 5 litros 8 litros 1 passo 0 5 3 2 passo 3 2 3 3 passo 0 2 6 4 passo 2 0 6 5 passo 2 5 1 6 passo 3 4 1 7 passo 0 4 4 38) Se um tijolo pesa um quilo mais meio tijolo, quanto pesa tijolo e meio ? resp: Em uma balana de dois pratos h de um lado, 1 tijolo e no outro prato 1 Kg + 1/2 tijolo. Se voc retirar 1/2 tijolo de cada lado chega a concluso que 1/2 tijolo pesa 1 Kg. Portanto 1 tijolo e meio pesa 3 Kg. 39) Eu tenho R$ 100,00 para comprar 100 porcos. Sendo que: Barro vale R$ 10,00, cada porca vale R$ 5,00 e leito vale 0,50 centavos. De que maneira poderei fazer essa comprar, se preciso de pelo menos um animal de cada tipo ? resp: Comprando 90 leites dar R$ 45,00 reais. Comprando 9 porcas dar R$ 45,00 reais Comprando 1 barro dar R$ 10,00 reais Total de 100 porcos e R$ 100,00 reais.

www.cursodomario.com.br - 17

CURSO DE MATEMTICA

2008

40) Que algo est errado com a demonstrao abaixo, isso claro, mas voc sabe onde est o erro ? 1) Supondo que a = b 2) a x a = a x b ( Multiplicando os dois membro por a ) 3) a2 = ab 4) a2 - b2 = ab - b2 ( Subtrai-se b2 dos dois membros ) 5) ( a + b ) ( a - b ) = b ( a - b ) ( Produto da soma pela diferena = b em evidencia ) 6) ( a + b )( a - b )/ ( a - b ) = b( a - b )/ ( a - b ) ( Dividindo-se os dois membros por ( a- b ) 7) a + b = b 8) a + a = a ( Isso possvel por a = b como suposto no item 1 ) 9) 2 a = a 10) 2a / a = a / a 11) 2 = 1 Pois bem, algo de errado deve Ter acontecido nesta demonstrao, basta descobrir. resp: O erro est no item 6, pois se a = b como foi suposto no item 1, a - b = 0 e todos ns sabemos que esta diviso no existe. A outra justificativa, seria que se a = b , no poderiam ser letras diferentes. 41) De dois pontos A e B, distantes 90 m , soltam-se, ao mesmo tempo e em sentido contrrio, uma lebre a 10 m/s e um cachorro a 5 m/s. a) Depois de quanto tempo eles se encontraro ? b) Em que lugar isso ocorrer ? resp: Em 1 segundo, a distncia ( 90 m ) diminui em 15 m pois 10 m + 5 m = 15 m. Logo sero necessrios 6 segundos ( 90 : 15 = 6 ) para que essa distncia fique igual a zero, ou seja, para que eles se encontrem: Depois de 6 segundos, a lebre andou 6 . 10 = 60 m e o cachorro, 6 . 5 = 30 m. Ento eles se encontraro a 60 m do ponto A, ou a 30 m do ponto B. Observe que a soma totaliza os 90 m ( 60 + 30 = 90 ). 42) Num quintal existem galinhas e coelhos: ao todo 26 cabeas e 70 patas. Quantas so as galinhas e quantos so os coelhos? resp: Chamemos C o nmero de coelhos e G o nmero de galinhas. Tem-se ento que: C + G = 26 (nmero de cabeas igual ao nmero de animais) 4C + 2G = 70 (nmero de patas) C = 26 - G 4 (26 - G ) + 2G = 70 104 - 4G + 2G = 70 -2G = -34 G = 17 galinhas C = 26 - G C = 26 - 17 C = 9 coelhos Resposta : ao todo existem 9 coelhos e 17 galinhas Observao: Existe diversas maneira de ser resolver. 43) - Um clube resolve fazer uma Semana de Cinema. Para isso, os organizadores escolhem sete filmes, que sero exibidos um por dia. Porm, ao elaborar a programao, eles decidem que trs desses filmes, que so de fico cientfica, devem ser exibidos em dias consecutivos. Nesse caso, o nmero de maneiras diferentes de se fazer a programao dessa semana : A) 144 B) 576 C) 720 D) 1040

www.cursodomario.com.br - 18

CURSO DE MATEMTICA

2008

Soluo: Considerando que todos os trs filmes de fico e os 4 restantes podem ter dias de apresentao permutados entre si, temos ento um total de 5! = 120 maneiras diferentes (nessa parte estamos considerando todas as permutaes em que os filmes de fico so apresentados juntos). No entanto, podemos permutar os filmes de fio de 3! = 6 maneiras diferentes. Ento, temos 120.6 = 720 maneiras diferentes de se fazer a programao. 44 - Determine o menor inteiro cuja representao decimal consiste somente de 1's e que divisvel pelo nmero 333...333 formado por 100 algarismos iguais a 3. Soluo: Seja d = 3n, onde d o nmero formado por exatamente 100 trs e n o nmero formado por exatamente 100 uns. Portanto, o nmero procurado X = 1111...111 (formado por k uns) deve ser divisvel por n e por 3 (n no divisvel por 3 porque a soma de seus algarismos igual a 100 que no divisvel por 3). Se k um nmero da forma k = 100q + r onde r pertence ao intervalo [0, 100) ento N = M + R, onde M = 111...111000...000 (100q uns e r zeros) e R = 111...111(r uns). Como n divisvel por n ento, N divisvel por n se, e somente se, R = 0 ou seja, se r = 0 e consequentemente se, e somente se, k for divisvel por 100. Se k = 100q ento a soma dos algarismos de N igual a 100q e esta soma ser divisvel por 3. Portanto, o menor nmero N formado apenas por uns que divisvel por d consiste de 300 uns.

45 - Um novo vrus X foi detectado tendo afetado regularmente 1 de cada 10 mil pessoas. Ao receber o resultado de um teste de sangue uma pessoa v que o mesmo indicou positivamente a presena do vrus X. Segundo dados tcnicos, o teste indica corretamente a presena do vrus X em 98 de cada 100 pessoas infectadas e indica incorretamente a presena do vrus X em 5 de cada 100 pessoas no infectadas. Qual das afirmaes a seguir correta? A pessoa que teve resultado positivo no teste para a presena do vrus: a)tem 95,3% de chance de no ter o vrus X. b)tem 93% de chance de ter o vrus X. c)tem 95,3% de chance de ter o vrus X. d)tem 98% de chance de ter o vrus X. e)tem 99,8% de chance de no ter o vrus X. A resposta e) A pessoa tem 99,8% de chance de no ter o vrus X. Justificativa algo realmente espantoso, mas isso mesmo! Os dados do problema dizem que h apenas 1 pessoa com o vrus em cada 10 mil pessoas. Entre10 mil pessoas testadas, o teste provavelmente ir indicar corretamente o caso positivo (o enunciado diz que ele tem 98% de identificao correta dos efetivamente doentes). Mas considerando as 9999 pessoas no infectadas, como o enunciado diz que o teste d 5% de falsos positivos, teremos uma indicao incorreta, como infectadas, para cerca de 500 pessoas (5% dos 9999). Logo, o teste dar um total aproximado de 501 testes positivos, dos quais apenas 1 correto (500 so falsos positivos). Isso d um ndice de acerto na indicao dos infectados de 1/501, ou seja, aproximadamente 0,2%. O teste erra ento em 99,8% dos casos que aponta como infectados!!!

www.cursodomario.com.br - 19

CURSO DE MATEMTICA

2008

Moral da histria: - No basta apenas que um teste identifique muito bem um vrus num grupo que o possui. preciso tambm ver em que taxa ele aponta, erradamente, a presena do vrus num grupo que no o possui. Veja-se que, no caso da questo, o teste errou na quase totalidade das vezes em que indicou positivamente a presena do vrus. Mas ainda h outro lado curioso e importante. Este teste pode ser til. Ele um bom teste, quando o seu resultado indica a no presena do vrus (isto , ele um bom teste de casos negativos). Dentro dos dados do problema, se o resultado do teste fosse negativo para uma pessoa (no caso, em 10 mil testes, 9,5 mil seriam negativos), ela poderia ficar tranqila, pois com quase absoluta certeza (em 9500/9500,02=99,9998% dos casos) o teste estaria correto. O problema real deste teste est apenas nos falsos positivos. 46 - Considere os polinmios p ( x ) = ax3 + ( 2a - 3b )x 2 + ( a + b + 4c )x - 4bcd e q ( x ) = 6x 2 + 18x + 5, em que a , b , c e d so nmeros reais. Sabe-se que p ( x ) = q ( x ) para todo x em R . Assim sendo, o nmero d igual a: A) 1/8 B) 2/3 C) 4/5 D) 3 Soluo: Como os dois polinmios so idnticos, temos que os coeficientes dos termo de mesmo grau so iguais, ou seja: a=0 2a - 3b = 6 a + b + 4c = 18 -4bcd = 5 Resolvendo o sistema acima, encontramos : a=0 b = -2 c=5 d = 1/8 47 - No incio de uma partida de futebol, a altura mdia dos 11 jogadores de um dos times era 1,72 m. Ainda no primeiro tempo, um desses jogadores, com 1,77 m de altura, foi substitudo. Em seu lugar, entrou um outro que media 1,68 m de altura. No segundo tempo, outro jogador do mesmo time, com 1,73 m de altura, foi expulso. Ao terminar a partida, a altura mdia dos 10 jogadores desse time era : A) 1,69 m B) 1,70 m C) 1,71 m D) 1,72 m

www.cursodomario.com.br - 20

CURSO DE MATEMTICA

2008

Soluo: A partir da mdia dos jogadores no incio da partida e do nmero jogadores (11), encontramos a soma das alturas de todos os jogadores, que igual a 11 x 1,72 = 18,92m. Ainda no primeiro tempo, um jogador de 1,77m foi substitudo por outro de 1,68m. Depois dessa substituio, a soma das alturas de todos os jogadores em campo passou a ser de 18,92 - 1,77 + 1,68 = 18,83. No segundo tempo, um jogador de 1,73m foi expulso, e a soma das aturas passou a ser de 18,83 - 1,73 = 17,10m e o nmero de jogadores passou a ser de 10. Portanto, no final da partida, a mdia de altura dos jogadores era de 17,10 / 10 = 1,71m.

48 - Uma fazenda tem uma rea de 0,4 km 2. Suponha que essa fazenda seja um quadrado, cujo lado mede l metros. O nmero l satisfaz a condio : A) 180 < l < 210 B) 210 < l < 250 C) 400 < l < 500 D) 600 < l < 700 Soluo: Inicialmente, faremos a transformao de quilmetros quadrados para metros quadrados. Temos que 0,4 km2 igual a 400.000m2. Temos que A = l2 a equao que fornece o lado do quadrado em funo do seu lado. Pelo problema, temos l2 = 400.000. Resolvendo a equao, encontramos que o lado aproximadamente igual a 632m.

49 - Seja M o conjunto dos nmeros naturais n tais que 2 n 2 - 75 n + 700 ? 0. Assim sendo, CORRETO afirmar que : A) apenas um dos elementos de M mltiplo de 4. B) apenas dois dos elementos de M so primos. C) a soma de todos os elementos de M igual a 79. D) M contm exatamente seis elementos. Soluo: 2n 2 - 75n + 700 ? 0 ? = 25 n = 20 ou n = 35/2 O conjunto soluo da inequao acima ser 35/2?? n ? 20. E os valores inteiros dentro desse intervalo so 18, 19 e 20.

50 - Considere a equao ( x 2 - 14x + 38 ) 2 = 11 2. O nmero de razes reais distintas dessa equao : A) 1 B) 2 C) 3 D) 4

www.cursodomario.com.br - 21

CURSO DE MATEMTICA

2008

Soluo: Temos que ( x 2 - 14x + 38 ) 2 = 11 2. Podemos ento afirmar que x 2 - 14x + 38 = 11 ou seno x 2 - 14x + 38 = -11. A partir do discriminante (delta) de cada uma delas conclumos o nmero de razes da equao ser: x 2 - 14x + 38 = 11 x 2 - 14x + 27 = 0 onde ??? 88??a equao tem 2 razes distintas.? x 2 - 14x + 38 = -11 x 2 - 14x + 49 = 0 onde ??? 0??a equao apenas 1 raiz. Logo, o nmero de razes da equao considerada 3.

51 - Um mestre-de-obras e cinco pedreiros foram contratados para fazer um certo servio, pelo qual receberiam a quantia de Q reais. Essa quantia seria repartida entre eles de modo que todos os pedreiros recebessem o mesmo valor e o mestre-de-obras ganhasse 60% a mais que cada um deles. Na ltima hora, um dos pedreiros desistiu. Ento, o mestre-de-obras e os quatro pedreiros restantes decidiram fazer sozinhos o servio e combinaram uma nova diviso dos Q reais: os quatro pedreiros receberiam valores iguais, mas o mestre- de-obras ganharia, agora, 50% a mais que cada um deles. Ento, a quantia que cada um dos quatro pedreiros recebeu teve um aumento de : A) 10% B) 20% C) 25% D) 30% Soluo: Seja x a quantia que cada um dos 5 pedreiros recebe. Dessa forma, o mestre de obras receber 1,6x. Temos ento que 5x + 1,6x = Q. Resolvendo a equao, encontramos que x = 5Q/33. Como um dos pedreiros no foi trabalhar, temos que os quatro restantes mais o mestre de obras decidiram fazer o servio sozinhos. Seja y o que cada um dos 4 pedreiros vai receber. Nessa situao, o mestre de obras ir receber 1,5y e o valor que cada pedreiro ir receber dado pela equao 4y + 1,5y = Q. Logo, y = 2Q/11. O aumento da quantia que cada pedreiro recebeu foi de 2Q/11 - 5Q/33 = Q/33. E esse valor corresponde a 20% de 5Q/33.

52 - Um funcionrio recebe as seguintes informaes sobre os empregados de certa firma: a) 60% deles vo para o trabalho de nibus, 30% vo de carro e os restantes 10%, a p; b) 75% deles moram em casa alugada e os restantes 25%, em casa prpria. Considerando-se apenas essas informaes, a nica concluso CORRETA a que esse funcionrio pode chegar a de que A) nenhum dos empregados que moram em casa prpria vai a p para o trabalho. B) o conjunto formado por todos os empregados que moram em casa prpria e por todos os que vo de carro para o trabalho engloba mais de 50% dos empregados dessa firma. C) pelo menos 5% dos empregados que vo de carro para o trabalho moram em casa prpria. D) pelo menos 50% dos empregados que vo de nibus para o trabalho moram em casa alugada.

www.cursodomario.com.br - 22

CURSO DE MATEMTICA

2008

Soluo: Temos que 75% a porcentagem de trabalhadores que moram em casa alugada. Se considerarmos que 30% vo de carro para o trabalho e 10% vo a p para o trabalho, temos que o nmero de trabalhadores que moram em casa alugada e que vo de nibus para o trabalho 75% - 10% - 30% = 35% do total de empregados da firma. Esse nmero representa mais de 50% dos empregados que vo de nibus dos empregados. Portanto, a alternativa correta a letra A.

53 - UFBA 1990 - O polinmio x3 + 6x2 + 15x + 14 idntico expresso A(x+m)3 + B(x+n) para determinado valor de A, B, m e n. Calcule A+B+m+n. SOLUO: Vamos desenvolver a expresso dada: A(x3 + 3mx2 + 3m2x + m3) + Bx + Bn = Ax3 + 3Amx2 + 3Am2x + Am3 + Bx + Bn = Ax3 + 3Amx2 + (3Am2 + B)x + Am3 + Bn Como esta expresso idntica ao polinmio dado, os coeficientes dos termos de mesmo grau sero necessariamente iguais. Logo: A = 1 (porque o coeficiente de x3 igual a 1). 3Am = 6 donde conclui-se que m = 2, j que A = 1. 3Am2 + B = 15, donde se conclui, substituindo os valores conhecidos (A e m) que o valor de B igual a B = 3. Finalmente, Am3 + Bn = 14. Substituindo os valores conhecidos, vem: 1.23 + 3.n = 14, de onde vem n = 2. Logo, A + B + m + n = 1 + 3 + 2 + 2 = 8 Resp: 08

54 - UFBA 1991 - O permetro de um terreno de forma retangular igual a 18m, e a rea desse terreno a maior possvel. Determine o valor de 4.a + 2.b , sabendo que a e b so os valores das dimenses desse retngulo, em metros. SOLUO: Para simplificar a soluo, conveniente lembrar que todo retngulo de rea mxima um quadrado. Portanto, as medidas dos lados a e b so iguais. O permetro do quadrado (soma das medidas dos lados) ser ento igual a 4.a. Logo, 4.a = 18 e portanto a = 18/4 = 9/2. O problema pede para calcular 4.a + 2.b e como a = b, vem: 4.a + 2.b = 4.a + 2.a = 6.a = 6.(9/2) = 27. Resp: 27 55 - UFBA 1992 - Seja S a soma das razes da equao cosx - tgx.senx = 0 que pertencem ao intervalo [0, 2p ]. Determine S/p . SOLUO: Substituindo tgx por senx/cosx, vem: cosx - (senx/cosx).senx = 0 cosx - sen2x/cosx = 0 Efetuando as operaes indicadas, vem: (cos2x - sen2x) / cosx = 0

www.cursodomario.com.br - 23

CURSO DE MATEMTICA

2008

O numerador cos2x - sen2x igual a cos2x. (Frmula do coseno do dobro de um arco). Reveja Trigonometria nesta pgina se necessrio. Logo: cos2x/cosx = 0, para cosx 0 (Lembre-se que no existe diviso por zero). Para que a frao seja nula, o numerador dever ser igual a zero. Logo: cos2x = 0 No intervalo dado, [0,2p ], sabemos que o coseno se anula para os arcos p /2 radianos e 3p /2 radianos. Logo, deveremos ter: 2x = p /2 ou 2x = 3p /2 , de onde conclumos que x = p /4 ou x = 3p /4, que so as razes procuradas. A soma S ser ento: S = p /4 + 3p /4 = 4p /4 = p Portanto, S/p = 1, pois S = p conforme vimos acima. Resp: 01

56 - UFBA 1993 - Considere a funo f(x) = C.10 - k.x , C > 0. Sabendo que f(0) = 9.f(1), determine - k + log 90 . SOLUO: Temos: f(0) = C.10 - k . 0 = C.100 = C.1 = C f(1) = C.10 - k . 1 = C / 10 k Podemos ento escrever, pelo enunciado: C = 9 . C/10 k Simplificando, vem: 9.C = C. 10 k ou 9 = 10 k ou 10k = 9, de onde conclumos pela definio de logaritmos que: k = log109 = log9. Substituindo o valor de k na expresso que o problema pede para calcular, vem: - k + log90 = - log9 + log90 = log90 - log9 = log(90/9) = log10 = 1 Resp: 01

57 - UFBA 1995 - O trinmio y = x2 + mx + n admite 2 como raiz e tem valor mnimo para x = 3. Calcular mn . SOLUO: Se 2 raiz, vem: 0 = 22 + m.2 + n ou 2m + n = -4. Se o trinmio assume um mnimo para x = 3, sabemos que isto ocorre na coordenada xv do vrtice da parbola que representa graficamente o trinmio ou funo quadrtica. A frmula para xv j sabemos de funo quadrtica que : xv = -b/2.a onde a e b so os coeficientes da funo quadrtica y = ax2 + bx + c. Assim, vem: 3 = - m/2.1 e, portanto, m = - 6. Como 2m + n = - 4, vem: 2(-6) + n = - 4; logo, n = 8. Portanto, m.n = (-6).8 = - 48. Da, o mdulo procurado ser igual a: - 48 = 48. Resp: 48

www.cursodomario.com.br - 24

CURSO DE MATEMTICA

2008

58 - UFBA 98 - 1 fase - Durante 15 dias, um automvel submetido a testes de desempenho mecnico. No primeiro dia ele percorre 40 km; no segundo, 60 km; no terceiro, 80 km; e assim sucessivamente, at o ltimo dia, quando percorre x km. Calcule x/10. SOLUO: Temos a seguinte seqncia: (40, 60, 80, ... , x). Como so 15 dias, temos uma Progresso aritmtica - P.A. de 15 termos, onde: razo = r = 20; primeiro termo = a1 = 40; dcimo quinto termo = a15 = x ; Logo, usando a frmula do termo geral de uma P.A. , poderemos escrever: a15 = a1 + (15 - 1).r Substituindo os valores conhecidos, vem: x = 40 + 14 . 20 x = 40 + 280 = 320 Ora, sendo x = 320, conclui-se que x/10 = 320/10 = 32 Resp: 32

59 - UFBA 98 - 1 fase - Uma rede de lojas comprou uma mercadoria vista, com 20% de desconto sobre o preo de tabela e teve uma despesa de R$50,00 com transporte e impostos. Na venda dessa mercadoria, obteve lucro de 20% sobre o total desembolsado. Se o preo de venda foi R$540,00, ento pode-se afirmar : (01) O preo de tabela era R$500,00 (02) O preo vista foi R$400,00 (04) O lucro obtido foi R$60,00 (08) O desconto sobre o preo de tabela foi R$40,00 (16) As despesas com transporte e impostos corresponderam a 12,5% do preo vista. COMENTRIO: este tipo de questo consiste em identificar as proposies verdadeiras, somar os nmeros a elas correspondentes e marcar o resultado na Folha de Respostas. SOLUO: Seja x o preo de tabela. Portanto o total desembolsado = Td foi igual a: Td = 80% de x + 50 = 0,80x + 50. A mercadoria foi vendida com um lucro de 20% sobre o total desembolsado (Td). Da, poderemos dizer, de acordo com o enunciado que: 1,20 . Td = 540 \ 1,20(0,80x + 50) = 540 Resolvendo a equao, fica: 0,96x + 60 = 540 0,96x = 480 x = 480/0,96 Logo, x = 48000/96 = R$500,00 ( preo de tabela) . Logo (01) verdadeira. O preo vista foi 80% de x (j que o desconto foi 20%) . Ento, o preo vista era igual a 80% . R$500,00 = 0,80 . 500 = R$400,00. Portanto (02) tambm verdadeira. Sabemos que o total desembolsado igual a Td = 0,80.x + 50 = 0,80.500 + 50 Portanto, Td = R$450,00 . Como o lucro foi de 20% sobre o total desembolsado, vem que o lucro L foi igual a L = 20% de R$450,00 = 0,20 . 450 = R$90,00 e portanto (04) falsa. O desconto foi de 20% sobre o preo de tabela, portanto, 20% de R$500,00 = 0,20 . 500 = R$100,00. Portanto, (08) falsa. As despesas com transporte e impostos, igual R$50,00 em relao ao preo vista (R$400,00) representa um percentual igual a 50/400 = 0,125 = 12,5% e portanto (16) verdadeira. Conclumos pois que deveria ser assinalado na Folha de Respostas o nmero: 01 + 02 + 16 = 19 Resp: 19

www.cursodomario.com.br - 25

CURSO DE MATEMTICA

2008

60 - Calcular o valor da expresso 53x + 5-3x , sabendo que 5x + 5-x = 5. Soluo: Sabemos que (A+B)3 = A3 + B3 + 3(A+B)(AB) Logo, podemos escrever: (5x + 5-x)3 = 53 ; desenvolvendo esta expresso, vem: 53x + 5-3x + 3(5x + 5-x)(5x.5-x) = 125. [observe que 5x . 5-x = 5x-x = 50 = 1]. Logo, vem: 53x + 5-3x + 3(5)(1) = 125 Portanto, poderemos escrever finalmente: 53x + 5-3x = 125 - 15 = 110 Resp: 110

01 - UEFS 94.1 - Quantas so as maneiras que um professor pode escolher um ou mais estudantes de um grupo de seis estudantes? A) 72 B) 70 C) 65 D) 64 E) 63 Soluo: Observe que a expresso "escolher um ou mais estudantes" eqivale a "escolher 1 ou escolher 2 ou escolher 3 ou escolher 4 ou escolher 5 ou escolher 6 estudantes(todos). Trata-se evidentemente de um problema de Anlise Combinatria, mas neste caso poderemos utilizar um raciocnio direto da seguinte forma: Como o enunciado diz que sero escolhidos 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5 ou 6 estudantes de um grupo de 6, percebemos que em realidade, queremos determinar o nmero de subconjuntos de um conjunto de 6 elementos, excetuando-se o conjunto vazio(correspondente a um grupo com zero estudantes!). Sabemos que se um conjunto possui n elementos ento ele possui 2n subconjuntos. Logo, em um conjunto de 6 elementos teremos 26 = 64 subconjuntos (incluindo o conjunto vazio (f ), pois sabemos que o conjunto vazio subconjunto de qualquer conjunto). Mas, neste caso, teremos que subtrair o conjunto vazio (sem estudantes) e resulta: 64 - 1 = 63, que a resposta do problema. Resp: Letra E

02 - Sendo f uma funo real de varivel real tal que f(x+3) = 2x+3 , determine f(2x+3). SOLUO: Faa x + 3 = u. Vem que x = u - 3. Logo, podemos escrever, substituindo x pelo seu valor (u 3): f(u) = 2(u-3) + 3. Da, vem: f(u) = 2u - 6 + 3 , de onde conclui-se: f(u) = 2u - 3. uma deduo imediata que sendo f(u) = 2u - 3, fazendo u = 2x+3, vir inevitavelmente: f(2x+3) = 2(2x+3) - 3 = 4x + 6 - 3 = 4x + 3. Portanto, f(2x+3) = 4x + 3. Resp: 4x+3

www.cursodomario.com.br - 26

CURSO DE MATEMTICA

2008

03 - Dois relgios so acertados em 12h. Um relgio adianta 1 minuto por dia e o outro atrasa 1,5 minutos por dia. Depois de quantos dias vo marcar o mesmo horrio? SOLUO: bvio que os dois relgios se "distanciam" de 1+1,5 = 2,5 minutos por dia. Quando os relgios estiverem atrasados 12 horas, um em relao ao outro, as posies dos ponteiros sero iguais e, portanto, marcaro a mesma hora. Mas, 12h = 12.60min = 720 minutos. Portanto, podemos "armar" a seguinte regra de trs: 1 dia ............................................................ 2,5 min x dias.............................................................720 min Logo, x = 720/2,5 = 288 dias Resp: 288 dias

04 - UFPB/93 - Sendo o volume de uma esfera de raio R numericamente igual a 33 vezes a sua rea, calcular o valor de R, em unidades de comprimento. SOLUO: Sabemos que para uma esfera de raio R, so vlidas as seguintes frmulas para o clculo do volume V e da rea S: V = (4/3).p .R3 e S = 4.p .R2 O problema exige que V = 33.S ; substituindo, vem: (4/3).p .R3 = 33.4.p .R2 (4/3).R3 = 132.R2 (4/3).R = 132 R = 132/(4/3) = 132.(3/4) = 396/4 = 99 Resp: 99 u.c. 05 - Determine o perodo da funo f: R R definida por f( x ) = cos( 7x ).cos( 3x ) + sen( 7x ).sen( 3x ). SOLUO: Como cos(a-b) = cosa.cosb + sena.senb, conclumos que: cos7x.cos3x+sen7x.sen3x = cos(7x-3x) = cos4x A funo dada ento equivalente a: f(x) = cos4x. Ora, sabemos que o perodo da funo y = cosbx igual a T = 2p /b Logo: perodo = T = 2p /4 = p /2 radianos Resp: p /2 rad 06 - UFPB 93 - Sendo a e b razes distintas da equao 2.4x + 4 = 9.2x , calcular o valor de a6 + b6. SOLUO: Podemos escrever: 4x = (22)x = (2x)2 . Portanto, fazendo 2x = y, a equao dada fica: 2.y2 + 4 = 9.y 2y2 - 9y + 4 = 0. Resolvendo a equao do 2 grau, obteremos y = 4 ou y = 1/2. Logo, 2x = 4 ou 2x = 1/2 x = 2 ou x = -1. Portanto, como as razes so denominadas de a e b no problema, vem que a = 2 e b = -1. Da, a6 + b6 = 26 + (-1)6 = 64 + 1 = 65 Resp: 65

www.cursodomario.com.br - 27

CURSO DE MATEMTICA

2008

07 - Na linguagem C, usada na programao de computadores, sabe-se que: fabs(x) o valor absoluto de x, sqrt(x) a raiz quadrada de x, * o operador multiplicao e + o operador adio. Pede-se calcular o valor da expresso: fabs(-3) * sqrt(25) + fabs(4) * sqrt(49) SOLUO: Temos: fabs(-3) = -3 = 3 sqrt(25) = v25 = 5 fabs(4) = 4 = 4 sqrt(49) = v49 = 7 Portanto, a expresso ser igual a: 3.5 + 4.7 = 15+28 = 43 Resp: 43 NOTAS: A) fabs(x) = funo valor absoluto (ou mdulo) de x. B) sqrt(x) = square root of x = raiz quadrada de x. 08 - Sabe-se que a funo polinomial f(x) de grau 3, admite como razes, os nmeros x1 = 1, x2 = 2 e x3. Sobre a raiz x3, podemos afirmar: pode ser um nmero complexo necessariamente, um nmero natural necessariamente um nmero inteiro necessariamente um nmero irracional um nmero real SOLUO: Ora, o nmero de razes complexas de uma equao algbrica necessariamente um nmero par, j que, se a+bi for raiz, ento o conjugado a-bi tambm ser raiz. Portanto, se a terceira raiz da equao no pode ser um nmero complexo, ento ela ser necessariamente um nmero real, o que nos leva alternativa E. 09 - FUVEST 94 - Um casal tem filhos e filhas. Cada filho tem o nmero de irmos igual ao nmero de irms. Cada filha tem o nmero de irmos igual ao dobro do nmero de irms. Qual o total de filhos e filhas do casal? A. 3 B. 4 C. 5 D. 6 E. 7 SOLUO: Trata-se de um problema simples de sistemas de equaes do primeiro grau. Vejamos: Seja x o nmero de filhos e y o nmero de filhas. bvio que um filho qualquer possui x -1 irmos e y irms. OK? tambm bvio, que uma filha qualquer possui y - 1 irms e x irmos.

www.cursodomario.com.br - 28

CURSO DE MATEMTICA

2008

Pelo enunciado do problema, vem imediatamente que: x - 1 = y ........................eq 1 x = 2(y - 1).....................eq 2 Uma vez armado o sistema acima, o problema ficou bem simples: Teremos, substituindo o valor de x da eq 2 na eq 1: 2(y - 1) - 1 = y ? y = 3 Da, substituindo o valor de y na eq 1, resulta: x = 4. Portanto, a soma procurada vale: x + y = 4 + 3 = 7, o que nos leva tranqilamente alternativa E. VERIFICAO: Dados do problema: a) Cada filho tem o nmero de irmos igual ao nmero de irms. Realmente, sendo 4 filhos, cada um tem 3 irmos, que igual ao nmero de irms (y = 3 = n. de filhas) b) Cada filha tem o nmero de irmos igual ao dobro do nmero de irms. Realmente, sendo 3 filhas, cada uma delas possui duas irms. O nmero de irmos, sendo igual a 4 (x = 4 filhos), exatamente o dobro do nmero de irms.

10 - Numa rvore pousam pssaros. Se pousarem dois pssaros em cada galho, fica um galho sem pssaros. Se pousar um pssaro em cada galho, fica um pssaro sem galho. Determine o nmero de pssaros e o nmero de galhos. SOLUO: Sendo g o nmero de galhos e p o nmero de pssaros, poderemos escrever: 2(g - 1) = p g=p-1 Resolvendo o sistema de equaes acima, encontraremos: P = 4 e g = 3. Portanto, so 4 pssaros e 3 galhos.

11 - Qual dos cinco nmeros abaixo relacionados, no um divisor de 1015 ? A. 25 B. 50 C. 64 D. 75 E. 250 SOLUO: Observe que: 25 = 52 50 = 2.25 = 2.52 64 = 26 75 = 3.25 = 3.52 250 = 25.10 = 52.10 Observe tambm que 10 divisvel por 2, por 5 e por 10, mas no divisvel por 3. Logo, a alternativa (D) que contm um no divisor de 10, a soluo do problema.

www.cursodomario.com.br - 29

CURSO DE MATEMTICA

2008

12 - Sabendo-se que x2 + 2y2 + 3xy + x + y = 20 e x + 2y = 3, determine o valor de x + y. SOLUO: Inicialmente, vamos fatorar o primeiro membro da expresso dada. Teremos: (acompanhem com bastante ateno!) x2 + 2y2 + 3xy + x + y = x2 + y2 + y2 + 2xy + xy + x + y = (x2 + 2xy + y2) + (y2 + xy + x + y) = (x + y)2 + [y(x + y)] + (x + y) = (x + y)2 + (x + y) (y + 1) = (x + y) [(x + y) + (y + 1)] = (x + y) (x + 2y + 1) Portanto, (x + y) (x + 2y + 1) = 20 Como dado que x + 2y = 3, substituindo, vem: (x + y) (3 + 1) = 20 ? 4(x + y) = 20 e, finalmente vem que x + y = 5.

13 - Se a frao irredutvel a/b a geratriz da dzima 3,012012..., ento o valor de a - b : a. 2010 b. 1809 c. 670 d. 590 e. 540 SOLUO: Seja x = 3,012012... Podemos escrever: x = 3 + 0,012012... x - 3 = 0,012012... (1) Multiplicando ambos os membros da igualdade (1) por 1000 (o que no altera a igualdade), vem: 1000(x - 3) = 12,012... (2) Efetuando (2) menos (1): 1000(x-3) - (x-3) = 12,012... - 0,012... 999(x-3) = 12 x - 3 = 12/999 = 4/333 x = 3 + 4/333 x = 999/333 + 4/333 (observe que 999/333 = 3). x = (999 + 4) / 333 = 1003 /333 Observe que 333 divisvel por 3, mas 1003 no . A frao, portanto irredutvel. Logo, pelo enunciado, a = 1003 e b = 333. Ento, a - b = 1003 - 333 = 670, o que nos leva alternativa C.

www.cursodomario.com.br - 30

CURSO DE MATEMTICA

2008

14 - As dimenses x, y e z de um paraleleppedo retngulo esto em progresso aritmtica. Sabendo que a soma dessas medidas igual a 33 cm e que a rea total do paraleleppedo igual a 694 cm2, ento o volume deste paraleleppedo, em cm3, igual a: A. 1200 B. 936 C. 1155 D. 728 E. 834 SOLUO: O volume do paraleleppedo ser igual V = x.y.z Temos: x + y + z = 33 .................................................(eq. 1) A rea total St igual a St = 2(x.y + x.z + y.z) = 694 Portanto, x.y + x.z + y.z = 347 .....................................(eq. 2) Obs: rea total = soma das reas das faces laterais do paraleleppedo, que so retangulares. Como os lados esto em P.A., poderemos escrever: P.A. : (x, y, z) O termo mdio y (pelas propriedades da PA) vale: y = (x+z) / 2 Da, vem: x + z = 2y ......................................................(eq. 3) Temos ento as 3 equaes seguintes: x + y + z = 33 ...................... (4) xy + xz + yz = 347 ............. (5) x + z = 2y .......................... (6) Substituindo (6) em (4), vem: 2y + y = 3y = 33 \ y = 11. Substituindo o valor de y em (5) e (6), vem: 11x + xz + 11z = 347 ....... (7) x + z = 22 ................... (8) Arrumando a expresso (7), vem : .............. 11(x + z) + xz = 347 Como x + z = 22, substituindo, temos: ........ 11.22 + xz = 347 Da, vem: xz = 105 ...................... (9) Temos de (8) que: x + z = 22 .................... (10) Das expresses (9) e (10), conclumos que x e z so dois nmeros que somados d 22 e multiplicados d 105. Basta resolver o sistema de equaes, ou para os mais experientes, concluir que os nmeros so 7 e 15. Portanto, as dimenses do paraleleppedo so 7, 11 e 15. O volume ser ento: V = 7.11.15 = 1155 cm3 Da, fica fcil: alternativa C. Nota: o ttulo do arquivo somente uma brincadeira. Eh eh eh ... O problema fcil ...! 15 - Um carpinteiro deve cortar trs tbuas de madeira com 2,40m, 2,70m e 3m respectivamente, em pedaos iguais e de maior comprimento possvel. Qual deve ser o comprimento de cada parte? SOLUO: Transformando as medidas em centmetros, vem: 240, 270 e 300 cm. Agora, basta calcular o MDC (mximo divisor comum) entre estes nmeros. Teremos, ento: MDC(240,270,300) = 30. Logo, o carpinteiro dever cortar pedaos de madeira de 30 cm de comprimento.

www.cursodomario.com.br - 31

CURSO DE MATEMTICA

2008

16 - Sabe-se que o MDC (mximo divisor comum) de dois nmeros igual a 6 e o MMC(mnimo mltiplo comum) desses mesmos nmeros igual a 60. Calcule o produto desses nmeros. SOLUO: Uma propriedade bastante conhecida : Dados dois nmeros inteiros e positivos a e b , vlido que: MMC(a,b) x MDC(a,b) = a x b Da, vem imediatamente que: a x b = MMC(a,b) x MDC(a,b) = 6 x 60 = 360 17 - Dois cometas aparecem, um a cada 20 anos e outro a cada 30 anos. Se em 1920 tivessem ambos aparecido, pergunta-se quantas novas coincidncias iro ocorrer at o ano 2500? SOLUO: Trata-se de um clssico problema de MMC. MMC(20,30) = 60. Logo: A cada 60 anos haver uma coincidncia de aparies. Portanto elas ocorrero nos anos: (a partir de 1920) 1980, 2040, 2100, 2160, 2220, 2280, 2340, 2400, 2460, 2520, ... Portanto, at o ano 2500, ocorrero 09 (nove) aparies.

18 - Qual o nmero de divisores positivos de 320? SOLUO: Fatorando o nmero 320, vem: 320 = 26 x 51 Portanto, o nmero de divisores de 320 ser igual a: Nd = (6+1) x (1+1) = 7x2 = 14

19 - Quantos divisores positivos o nmero 2000 possui? SOLUO: Fatorando o nmero 2000, vem: 2000 = 24 x 53 Portanto, o nmero de divisores positivos de 2000 ser: Nd = (4+1) x (3+1) = 5 x 4 = 20 divisores. So eles: 1, 2, 4, 5, 8, 10, 16, 20, 25, 40, 50, 80, 100, 125, 200, 250, 400, 500, 10002000, ou seja, 20 divisores positivos.

20 - Determine a rea do tringulo ABC onde A, B e C so, respectivamente, os pontos mdios dos segmentos MN, NP e PM, sendo M(-1, -5), N(1,3) e P(7, -5). Resp: 8 u.a (8 unidades de rea).

www.cursodomario.com.br - 32

CURSO DE MATEMTICA

2008

21 - EPUSP/1963 - Dado o ponto A(1,2), determine as coordenadas de dois pontos P e Q, situados respectivamente sobre as retas y = x e y = 4x, de tal modo que A seja o ponto mdio do segmento PQ. Resp: P(4/3,4/3) e Q(2/3,8/3)

22 - FAUUSP/1968 - Determine a equao da reta que passa pelo centro da circunferncia de equao 2x2 + 2y2 + 4x + 1 = 0 e perpendicular reta de equao x + 2y - 1 = 0. Resp: y = 2x + 2 23 - EPUSP/1966 - Os pontos do plano cartesiano que satisfazem equao sen(x - y) = 0 constituem: A. uma reta B. uma senide C. uma elipse D. um feixe de retas paralelas E. nenhuma das respostas anteriores SOLUO: O seno nulo para os arcos expressos em radianos: 0, p , 2p , 3p , 4p , ... , kp , onde k um nmero inteiro. Logo: sen(x - y) = 0 x - y = kp (k um nmero inteiro). Da, vem: - y = - x + kp \ y = x - kp , k Z. Fazendo k variar no conjunto Z, obteremos um nmero infinito de retas de mesmo coeficiente angular m = 1 e, portanto, paralelas, ou seja: ........................................................................ ........................................................................ k = - 1 reta: y = x + p k = 0 reta: y = x k = 1 reta y = x - p , e assim sucessivamente. ......................................................................... Portanto, a alternativa correta a letra D (um feixe de retas paralelas). 24 - Mostrar que 2.4.6.8. ... .(2n - 2).2n = n! . 2n SOLUO: O primeiro membro da igualdade pode ser escrito como: 2.1 . 2.2 . 2.3 . 2.4 . ... . 2.(n - 1) . 2.n Observe que no produto acima, o fator 2 se repete n vezes; portanto, o produto de 2 por ele mesmo, n vezes, resulta na potncia 2n. Logo, o primeiro membro da igualdade fica: 2n(1 . 2 . 3 . 4 . ... . n) Observe que entre parnteses, temos exatamente o fatorial de n ou seja: n! Substituindo, vem finalmente : 2n . n! Assim, mostramos que: 2.4.6.8. ... .2(n - 1). 2n = n! . 2n Ento, podemos dizer que: o produto dos n primeiros nmeros pares positivos igual ao fatorial de n multiplicado pela n-sima potncia de 2

www.cursodomario.com.br - 33

CURSO DE MATEMTICA

2008

25 - Determine a distancia entre os focos da elipse 9x2 +25y2 - 400 =0. SOLUO: a elipse a do problema anterior. Portanto a distancia entre os focos ser: D = 4 - (- 4) = 8 u.c (u.c. = unidades de comprimento). 4 - calcular a distancia focal e a excentricidade da elipse 25x2 + 169y2 = 4225. Resp: e = 12/13 e df = 2c = 24. 5 - determinar a equao da elipse com centro na origem, que passa pelo ponto P(1,1) e tem um foco F(-? 6 /2, 0). Resp: x2 + 2y2 = 3. 26 - Se x representa um nmero natural qualquer de dois algarismos distintos, escrevendo-se o algarismo 8 esquerda de x, obtm-se um novo nmero que tem a mais do que x 1. 8 unidades 2. x unidades 3. 8x unidades 4. 80 unidades 5. 800 unidades SOLUO: Seja ab o nmero x, composto dos algarismos a e b, com a ? b. O novo nmero, com a insero esquerda do algarismo 8 ser: 8ab Utilizando o princpio do valor posicional de um algarismo num nmero, poderemos escrever: ab = 10.a + b 8ab = 8.100 + 10.a + b Efetuando a diferena, vem: 8ab - ab = 8.100 + 10.a + b - (10.a + b) = 800 Portanto, alternativa (05). 27 - Um comerciante resolve fazer as seguintes promoes para as compras de Natal: Pague 2 e leve 3 Pague 3 e leve 5 Pague 5 e leve 7 Se uma pea custa R$12,00, ento o menor preo que uma pessoa pode pagar para levar 13 peas : 1. R$84,00 2. R$93,60 3. R$96,00 4. R$104,00 5. R$108,00 SOLUO: Se a pessoa levou 13 peas, ento: 13 = 2.5 + 3; Portanto, 5 peas foram pagas ao preo de 3, duas vezes e trs peas foram pagas ao preo de duas. Da, teremos: O total a ser pago ser igual a P = (2.3 + 2).12 = 96. Portanto, a resposta R$96,00 - alternativa (03). Outras combinaes dos tipos 13 = 7 + 5 + 1 ou 13 = 4.3 + 1, por exemplo, no levariam ao menor preo. Verifiquem.

www.cursodomario.com.br - 34

CURSO DE MATEMTICA

2008

28 - O valor numrico da expresso (x + y)/4 - (x2 - y2)/5 + (y - x)2, para x = -1 e y = -2 igual a 1. 0,35 2. 0,6 3. 0,85 4. 1,6 5. 2,3 SOLUO: soluo imediata, por mera substituio dos valores. Vem: VN = valor numrico = (-1 - 2)/4 - [(-1)2 - (-2)2]/5 + [-2 - (-1)]2 Teremos: VN = -3/4 - (-3/5) + 1 = -3/4 + 3/5 + 1 = -0,75 + 0,6 + 1 = 0,85, o que nos leva alternativa (03). 29 - Uma pessoa gasta 30% do seu salrio com alimentao e 40% do que resta com sade e educao. Se ainda lhe sobra R$1050,00, o seu salrio igual a 1. R$1900,00 2. R$2050,00 3. R$2500,00 4. R$3050,00 5. R$3500,00 SOLUO: Sendo S o salrio, podemos escrever: 0,30S = despesa com alimentao Restaram 0,70S. Logo, o gasto com sade e educao ser 40% desse restante ou seja: 0,40.0,70S = 0,28S Portanto, podemos escrever agora: 0,28S + 1050 = 0,70S 1050 = 0,70S - 0,28S = 0,42S ? S = 1050/0,42 = 2500 Portanto, S = R$2500,00, o que nos leva alternativa (03). 30 - Sabendo-se que, entre os nmeros 13 e 694, existem x mltiplos de 11, x igual a 1. 64 2. 63 3. 62 4. 61 5. 60 SOLUO: Ora, os mltiplos de 11, formam uma PA de razo 11. O primeiro mltiplo de 11 maior do que 13 22; Precisamos saber qual o maior mltiplo de 11, menor do que 694. Dividindo 694 por 11 obtemos quociente 63 e resto 1. Logo, o mltiplo procurado ser igual a 63x11 = 693. Logo, temos a PA: (22, 33, 44, ... , 693) Usando a frmula do termo geral da PA, ou seja: an = a1 + (n - 1) r e substituindo os valores conhecidos, vem: 693 = 22 + (n - 1).11, onde n o nmero de termos procurado e, portanto igual ao x do problema. Efetuando os clculos, vem: n = 62, o que nos leva alternativa (03).

www.cursodomario.com.br - 35

CURSO DE MATEMTICA

2008

31 - As medidas, em metros, dos lados de um tringulo so expressas por x + 1, 2x e x2 e esto em progresso geomtrica, nessa ordem. O permetro do tringulo, em metros, mede 1. 9 2. 9,5 3. 19 4. 28 5. 30 SOLUO: Temos a seguinte PG: (x + 1, 2x, x2). Usando o conceito de PG, podemos escrever: 2x/(x+1) = x2/(2x) [reveja PG nesta pgina, se necessrio]. Da, vem, usando as propriedades de proporo: (produto dos meios = produto dos extremos). Lembram-se? 4x2 = (x+1).(x2) ; para x ? 0, podemos simplificar a expresso anterior, dividindo ambos os membros por x2 , resultando: 4 = x + 1 ? x = 3. Sendo x = 3, os lados do tringulo sero: 4, 6, 9 (uma PG de razo 3/2) Sendo o permetro de um tringulo, igual soma das medidas dos seus lados, vem: Permetro = 4 + 6 + 9 = 19, o que nos leva alternativa (03). 32 - Se f uma funo tal que f(x + 2) = x3 - 8, para todo x ? R, entao f(x) igual a: 1. x3 + 2x2 + 2x 2. x3 - 6x2 + 12x - 16 3. x3 + 6x2 + 12x 4. x3 - 3x2 + 3x - 9 5. x3 + 3x2 + 3x - 7 SOLUO: Faamos x + 2 = t. Da, vem: x = t - 2 Substituindo, fica: f(t) = (t - 2)3 - 8 f(t) = t3 - 3.t2.2 + 3.t.22 - 23 - 8 = t3 - 6t2 + 12t - 8 - 8 = t3 - 6t2 + 12t - 16 Portanto, f(x) = x3 - 6x2 + 12x - 16, o que nos leva alternativa (02). 33- Os valores de x que satisfazem a equao logx(mx+n) = 3 so 2 e 3. Logo, o valor de m + n 1. - 49 2. - 30 3. - 11 4. 0 5. 34 SOLUO: Teremos, pelo enunciado: x = 2 : log2(2m + n) = 3. Logo, 23 = 2m + n = 8 (eq. 1) x = 3 : log3(3m + n) = 3. Logo, 33 = 3m + n = 27 (eq. 2) Subtraindo membro a membro as igualdades acima, vem: (3m + n) - (2m + n) = 27 - 8

www.cursodomario.com.br - 36

CURSO DE MATEMTICA

2008

m = 19 Substituindo o valor de m na eq. 1, vem: 2.19 + n = 8 Logo, n = 8 - 38 = - 30 Da, vem finalmente que m + n = 19 + (- 30) = - 11. Portanto, a alternativa correta a de nmero (03). 34 - Um curral retangular, com 600 metros quadrados de rea, em que o comprimento igual a dois teros da largura, tem o permetro, em metros, igual a: 1. 100 2. 120 3. 140 4. 200 5. 250 SOLUO: Sejam x e y as dimenses dos lados do retngulo. A rea do retngulo ser igual a x.y = 600 Podemos escrever, tendo em vista o enunciado da questo: y = (2/3).x Substituindo, vem: x[(2/3).x] = 600 Portanto: x2 = 900 de onde conclui-se x = 30. Portanto, y = (2/3).30 = 20 O permetro do retngulo ser ento igual a P = 30 + 30 + 20 + 20 = 100, o que nos leva alternativa (01).

35 - Numa P.A. em que o dcimo termo 83 e a razo (-2), o terceiro termo : A) 79 B) 87 C) 91 D) 97 E) 101 SOLUO: A frmula generalizada do termo geral de uma progresso aritmtica dada por aj = ak + (j-k).r , onde aj = termo de ordem j ou j-simo termo da P.A. e ak = termo de ordem k ou k-simo termo da P.A. Poderemos escrever ento, com relao questo dada: a10 = a3 + (10-3).(-2) onde (-2) a razo da P.A. Substituindo os valores conhecidos, vem: 83 = a3 +7(-2) 83 = a3 - 14 a3 = 83+14 = 97, que o terceiro termo procurado. Resposta correta letra C.

www.cursodomario.com.br - 37

CURSO DE MATEMTICA

2008

36 - Entre algumas famlias de um bairro, foi distribudo um total de 144 cadernos, 192 lpis e 216 borrachas. Essa distribuio foi feita de modo que o maior nmero possvel de famlias fosse contemplado e todas recebessem o mesmo nmero de cadernos, o mesmo nmero de lpis e o mesmo nmero de borrachas, sem haver sobra de qualquer material. Nesse caso, o nmero de cadernos que cada famlia ganhou foi: A) 4 B) 6 C) 8 D) 9 Soluo: Temos que cada uma das famlias recebe o mesmo nmero de lpis, cadernos e borrachas e na maior quantidade possvel. Logo, o nmero de famlias envolvidas na distribuio o maior divisor comum entre 144, 192 e 216, que 24. Portanto, cada uma dessas famlias receber 144 / 24 = 6 cadernos.

www.cursodomario.com.br - 38

Potrebbero piacerti anche