Sei sulla pagina 1di 23

1

Perodo de Validade Junho 2009 a Maio 2010

CAMBER LAVANDERIA
BERLANDA E CAMARGO LTDA. Rua 7 Qd. 36 Lt. 01 E Setor Arco Iris Park Jaragu - GO CEP 76330-000 CNPJ (MF) 03.515.639/0001-06

REALIZAO

Dr. Milton Ricardo CRM GO 2594


Av. Bernardo Sayo n 600 Setor Arco Iris Park Fone: 3326 5000 Jaragu GO CEP 76330-000

Contedo
INTRODUO .......................................................................................................................... 5 NOTA IMPORTANTE ................................................................................................................ 6 IDENTIFICAO DA EMPRESA ........................................................................................... 7 ASPECTOS LEGAIS DO PCMSO............................................................................................ 8 ESTRATGIAS DE AO..................................................................................................... 10 RESPONSABILIDADE ........................................................................................................... 12 DOS EXAMES MDICOS ...................................................................................................... 14 ATESTADO DE SADE OCUPACIONAL (ASO) ............................................................... 15 COMUNICAO DO ACIDENTE DO TRABALHO ........................................................... 15 RISCOS OCUPACIONAIS E EXAMES MDICOS POR CARGO ..................................... 17 SECRETRIA CBO: 4110-05 .............................................................................................. 19 AUXILIAR DE LAVANDERIA (A) CBO: 5163-10 .......................................................... 20 ENCARREGADO DE PRODUO CBO: 4142-10 ........................................................... 21 LAVADOR (A) CBO: 5163-10 ........................................................................................... 22 CRONOGRAMA DE AES DE SADE ............................................................................ 23

ANEXOS

Relatrios de Auditorias/Treinamento/Palestras Riscos Fsicos pginas Verdes Riscos Ergonmicos pginas Amarelas Riscos de Acidentes / Noes de Acidentes / CAT Primeiros Socorros - Pginas Vermelhas

INTRODUO
A Empresa, BERLANDA E CAMARGO LTDA. CAMBER LAVANDERIA estabelecida a RUA 7 QD. 36 LT. 01 E Setor Arco Iris Park- Jaragu GO Jaragu - GO CEP 76330-000 inscrita no CNPJ (MF) sob o n. 03.515.639/0001-06, CNAE: 96017/01 atividade principal: - Lavanderias, Grau de Risco 3, Grupo da Norma Regulamentadora 5 C 30 em cumprimento ao estabelecido pela Norma

Regulamentadora 7 da Portaria 24/94, alterada pela Portaria 8 de 08/05/96 da SSST Secretaria de Segurana e Sade do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego, observando os itens: 7.3.1 letras C e E, indica para elaborar, implantar e coordenar o PCMSO - Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional, tendo como Mdico Coordenador o Dr. Milton Ricardo CRM - GO 2594.

BERLANDA E CAMARGO LTDA.

Dr. Milton Ricardo CRM GO 2594

Jaragu, Junho de 2009

NOTA IMPORTANTE
Na regio no tem Mdico do Trabalho, portanto segundo a letra "e" di item 7.3.1 da Norma Regulamentadora 7: 7.3.1. Compete ao empregador e) inexistindo mdico do trabalho na localidade, o empregador poder contratar mdico de outra especialidade para coordenar o PCMSO - Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional A empresa indicou a mim Dr. Milton Ricardo CRM - GO 2594 como Mdico Coordenador do PCMSO - Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional no perodo de vigncia de Junho 2009 a Maio 2010.

Dr. Milton Ricardo CRM GO 2594

Jaragu, Junho de 2009

IDENTIFICAO DA EMPRESA
Nome Fantasia:

CAMBER LAVANDERIA

Nome Empresarial: BERLANDA E CAMARGO LTDA. CNPJ (MF): 03.515.639/0001-06 Endereo: RUA 7 QD. 36 LT. 01 E Setor Arco Iris Park Jaragu - GO CEP 76330-000

Atividade Lavanderias Principal: CNAE: 9601-7/01 Grau de Risco: 3 Horrios de Trabalho Grupo NR 5: 44 horas semanais Masculino: 17 Funcionrios: Obs.: Os nmeros informados neste item so variveis, podendo estar a maior ou menor no momento de uma eventual fiscalizao. Feminino: 01 Menores: 00 Deficiente: 00 Total: 18 C-30

Perodo de Validade PCMSO

Junho 2009 a Maio 2010

RESPONSVEL PELO PCMSO


Registro Conselho de Classe CRM GO 259 Profissional Legalmente Habilitado DR. MILTON RICARDO NIT:

ASPECTOS LEGAIS DO PCMSO


O PCMSO - Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional fundamentao legal a Norma Regulamentadora 7 da Portaria 24/97 alterada pela Portaria 8 de 08/05/96 da SSST - Secretaria de Segurana e Sade do Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego que estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoo e preservao da sade do conjunto dos seus funcionrios.

O PCMSO - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional tem por objetivo a promoo e a preservao da sade dos funcionrios da empresa.

O PCMSO ser parte integrante do conjunto das iniciativas da no campo da sade de seus funcionrios, estando articulado com o disposto nas Normas Regulamentadoras sobre Medicina e Segurana do Trabalho.

O PCMSO considerou as questes incidentes sobre o funcionrio e a coletividade dos funcionrios, privilegiando o instrumental clnico-epidemiolgico na abordagem da relao entre sua sade e o trabalho.

O PCMSO tem carter de preveno, rastreamento e diagnstico precoce dos agravos sade relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclnica, alm da constatao da existncia de casos de doenas profissionais ou danos irreversveis sade dos funcionrios da empresa.

Atravs deste reconhecimento, foram estabelecidos um conjunto de exames clnicos e complementares especficos para preveno ou deteco precoce dos agravos sade dos funcionrios, para cada grupo de trabalhadores da empresa deixando claro ainda os critrios que devero ser seguidos na interpretao dos resultados dos exames e as

condutas que devero ser tomadas no caso de encontro de alteraes, pelo Mdico Examinador. O PCMSO poder ser alterado a qualquer momento, em seu todo ou em parte, sempre que o se detectar mudanas em riscos ocupacionais decorrentes de alteraes nos processos de trabalho, novas descobertas da cincia mdica em relao aos efeitos de riscos existentes, mudana de critrios de interpretao de exames ou ainda reavaliaes do reconhecimento dos riscos.

10

ESTRATGIAS DE AO
O PCMSO prope o planejamento e subseqente implantao de um Programa de Promoo de Sade/Preveno de Doenas em ambiente de trabalho, dentro do esprito de uma meta "Sade para todos os funcionrios". O desenvolvimento do PCMSO um projeto de melhoria da qualidade de vida do funcionrio e que dever ser disseminando em toda empresa. A idia bsica do PCMSO promover a sade, estimulando os funcionrios a mudar o seu estilo de vida, englobando a prtica de exerccios fsicos, antitabagismo, controle de colesterol, hipertenso etc.

O PCMSO SER DIVIDINDO EM TRS FASES:


A PRIMEIRA FASE: de informao sobre o programa aos funcionrios, realizao dos exames clnicos, exames laboratoriais, tendo por base os riscos levantados no PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais.

Ser realizada uma reunio com os funcionrios esclarecendo sobre o PCMSO e a importncia dos exames clnicos e complementares.

A SEGUNDA FASE educativa, visando o objetivo da conscientizao dos funcionrios, atravs de palestras, vdeos e cartazes. Oferecendo ao funcionrio uma melhoria nas condies de sade e preveno de doenas.

Sero realizadas reunies, conforme Cronograma de Aes, com os funcionrios esclarecendo sobre os Riscos de Doenas Ocupacionais, e como se prevenir. Com o risco ergonmico na empresa dever realizado AET Anlise Ergonmica do Trabalho Conforme a NR 17, e estabelecendo aes de preveno da DORT. Com o risco Fsico Rudo na empresa dever ser realizada a dosimetria do rudo e caso seja necessrio a empresa dever

11

implantar o PCA Programa de Conservao Auditiva A TERCEIRA FASE manter e monitorar a sade e segurana dos trabalhadores da empresa, mantendo o PCMSO em execuo.

Fiscalizao constante do cumprimento das metas estabelecidas de sade e qualidade vida dos funcionrios e qualidade na elaborao dos produtos e prestao dos servios.

O PCMSO objetivando a melhoria da qualidade de vida visa capacitar as pessoas para o gerenciamento de sua prpria sade, pois a empresa acredita que o grande diferencial, so seus funcionrios, por isso necessrio se dedicar sade dos mesmos, proporcionando um ambiente de trabalho seguro e salubre.

12

RESPONSABILIDADE
DA EMPRESA de inteira responsabilidade da empresa: Garantir a elaborao e efetiva implementao do PCMSO, bem como zelar pela sua eficcia. Custear, sem nus para os trabalhadores, todos os procedimentos relacionados ao PCMSO. Instituir a CIPA (de acordo com o dimensionamento determinado pela Norma Regulamentadora 5) Indicar Mdico do Trabalho como Coordenador do presente Programa. Fornecer, gratuitamente, os EPIs - Equipamentos de Proteo Individual adequados aos riscos, em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos trabalhadores. Considera-se EPI todo dispositivo ou produto de uso individual, destinado proteo do trabalhador. Todo EPI dever ser aprovado pelo rgo competente, o Ministrio do Trabalho que expedir seu especfico Certificado de Aprovao. Exigir o uso do EPI adequado ao risco e atividade do trabalhador, bem como orient-lo e trein-lo, inclusive no tocante a sua guarda e conservao. Fazer cumprir as determinaes mdicas aliceradas pelo presente PCMSO, identificadas pelo Mdico do Trabalho, Coordenador do presente programa; Promover e subsidiar os meios adequados e suficientes para realizao dos exames mdicos e complementares exigidos, sem nus para o trabalhador. Emitir o CAT (Comunicao do Acidente de Trabalho) sempre que houver Acidente de Trabalho Tpico, aquele que ocorrer durante o exerccio da atividade laboral do funcionrio ou Acidente de Trajeto, aquele que ocorrer no deslocamento do trabalhador de sua casa para o seu local de trabalho ou vice versa. Manter na empresa, material necessrio a prestao de Primeiros Socorros, considerando as caractersticas das atividades envolvidas, bem como manter esse

13

material guardado em local adequado, e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim. Segue anexa uma lista de suprimentos de emergncia sugerida. Garantir a elaborao e implementao de um Programa especfico para a Preservao Auditiva. Promover e custear Ginstica Laboral com o objetivo da preveno da LER/DORT e outras doenas musculares.

DOS EMPREGADOS Colaborar e participar na implantao e execuo do PCMSO; Apresentar-se e submeter aos exames clnicos e exames laboratoriais complementares constantes e ou determinados pelo Medico Coordenador e ou Mdico examinador. Seguir as orientaes recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PCMSO; Informar ao seu superior hierrquico direto ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar risco sua sade e dos demais trabalhadores.

DO MEDICO COORDENADOR Realizar os exames mdicos previstos ou encarregar os mesmos a profissional mdico familiarizado com os princpios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, as condies de trabalho e os riscos a que est ou ser exposto cada trabalhador da empresa a ser examinado; Determinar os exames complementares previstos nos itens, quadros e anexos da NR - 7 e ou outros necessrios para a avaliao do funcionrio

14

DOS EXAMES MDICOS


de carter obrigatrio para todos os funcionrios da empresa. de acordo com o cronograma previamente estabelecido pelo Coordenador do PCMSO. Os exames mdicos compreendem: avaliao clnica, abrangendo a anamnese ocupacional, exame fsico e mental. Os exames complementares necessrios sero discriminados no decorrer do presente programa, tendo como base a funo exercida e os riscos individuais inerentes rea de atuao. Os exames mdicos de que trata o pargrafo anterior so: a) Admissional Dever ser realizado antes que o funcionrio assuma suas atividades. b) Peridico Funcionrios expostos a riscos ANUAL. Funcionrios no expostos a riscos. Com intervalo de um ano para os funcionrios maiores de 45 anos de idade. Para os funcionrios entre 18 e 45 anos bienal, ou seja, a cada dois anos. c) De retorno ao trabalho Dever ser realizado obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho do funcionrio ausente por perodo igual ou superior a trinta dias, por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no, ou parto. d) De mudana de funo ou atividade Ser obrigatoriamente realizado antes da data da mudana. Entende-se por mudana de funo, toda e qualquer alterao de atividade posto de trabalho, ou de setor que implique na exposio do funcionrio a risco diferente daquele a que estava exposto antes da mudana. Com relao a este, dever ser realizado somente se ocorrer alterao do risco ocupacional. Pode ocorrer troca de funo no mbito da empresa sem mudana de risco, e, assim, no h necessidade do referido exame. Demissional Ser obrigatoriamente realizada at a data da homologao, desde que o ltimo exame mdico ocupacional tenha sido realizado h mais de 130 (cento e trinta) dias.

15

ATESTADO DE SADE OCUPACIONAL (ASO)


Aps a realizao dos Exames Mdicos, O Mdico Examinador emitir um Atestado de Sade Ocupacional (ASO), para cada exame realizado de qualquer natureza: admissional, peridico, demissional, retorno ao trabalho ou mudana de funo ou atividade. Os dados obtidos nos exames mdicos, incluindo avaliao clnica e exames complementares, as concluses e as medidas aplicadas devero ser registrados em pronturio clnico individual, que ficar sob a responsabilidade do Mdico Coordenador. Os registros citados anteriormente devero ser mantidos em arquivos prprios por perodo mnimo de 20 (vinte) anos, aps o desligamento do funcionrio. O ASO dever conter: Nome completo do funcionrio, RG e sua funo especfica na Empresa. Os riscos ocupacionais existentes na atividade exercida Os exames mdicos complementares e a data em que foram realizados Definio de APTO ou INAPTO para a funo especfica que o funcionrio ir exercer. Termos como APTOS COM RESTRIES devero ser abolidos visto que a concluso do exame se faz a partir de uma atividade especfica na qual o funcionrio ser submetido Os nomes dos mdicos que realizaram os exames com seus respectivos carimbos, CRM e assinaturas. O ASO dever ser emitido em duas vias. A primeira via ficar arquivada no Departamento de Pessoal da empresa. A Segunda via dever permanecer com o funcionrio, aps a cincia por escrito, na primeira via, do resultado de seu Exame Mdico Ocupacional.

COMUNICAO DO ACIDENTE DO TRABALHO


Ao ficar constatados atravs dos Exames Mdicos supramencionados, a ocorrncia ou agravamento de doenas profissionais e/ou relacionadas ao trabalho, o Mdico Coordenador dever emitir a Comunicao do Acidente do Trabalho (CAT). A CAT visa relacionar o nexo da patologia apresentada com a atividade laboral exercida pelo funcionrio. Caber ao Mdico Coordenador, sempre que se fizer necessrio, afastar o funcionrio da exposio ao risco sua sade e comunic-lo imediatamente Direo da empresa.

16

17

RISCOS OCUPACIONAIS E EXAMES MDICOS POR CARGO

18

19

Setor

Administrao

Cargo: SECRETRIA CBO: 4110-05


Masculino Funcionrios: Feminino Menor 00 01 00

Riscos Ocupacionais Riscos Fsicos Riscos Qumicos Riscos Biolgicos Riscos Ergonmicos

Descrio
No est exposto a riscos fsicos No est exposto a riscos qumicos No est exposto a riscos biolgicos

Movimentos repetitivos intermitentes. Trabalho sentado Perfurao e corte. Descrio Sumria das Atividades (CBO)

Riscos de Acidentes

Executam servios de apoio nas reas de recursos humanos, administrao, finanas e logstica; atende fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informaes sobre produtos e servios; trata de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessrio referente aos mesmos; preparam relatrios e planilhas; executam servios gerais de escritrios.

EXAMES MDICOS OCUPACIONAIS


Clnico/Periodicidade EXAME CLNICO com ateno ao aparelho osteomuscular /
Com intervalo de um ano para os funcionrios maiores de 45 anos de idade. Para os funcionrios entre 18 e 45 anos bienal, ou seja, a cada dois anos A critrio Mdico

Complementares/Periodicidade

20

Cargo: AUXILIAR DE LAVANDERIA (A) CBO: 5163-10


Masculino Funcionrios: Feminino 00 14

Riscos Ocupacionais Riscos Fsicos Riscos Qumicos Riscos Biolgicos Riscos Ergonmicos Risco Fsico RUDO

Descrio

No est exposto a riscos qumicos No est exposto a riscos biolgicos

Movimentos repetitivos intermitentes. Trabalho em p Esforo fsico moderado QUEDAS Descrio Sumria das Atividades (CBO)

Riscos de Acidentes

Executam servios de lavanderia, usando equipamentos e mquinas. Tiram manchas, tingem e do acabamento em artigos do vesturio.

EXAMES MDICOS OCUPACIONAIS


Clnico/Periodicidade EXAME CLNICO com ateno ao aparelho osteomuscular / ANUAL Complementares/Periodicidade
AUDIOMETRIA: Admissional 6 meses aps a primeira, Posteriormente ANUAL

21

Setor

Produo

Cargo: ENCARREGADO DE PRODUO CBO: 4142-10


Masculino Funcionrios: Feminino 01 00

Riscos Ocupacionais Riscos Fsicos Riscos Qumicos Riscos Biolgicos Riscos Ergonmicos

Descrio No est exposta a riscos fsicos No est exposta a riscos qumicos No est exposta a riscos biolgicos Movimentos repetitivos eventuais Trabalho em p

Riscos de Acidentes

Trivial. Descrio Sumria das Atividades (CBO)

Apontam a produo e controlam a freqncia de mo-de-obra. Acompanham atividades de produo, conferem cargas e verificam documentao. Preenchem relatrios, guias, boletins, plano de carga e recibos. Controlam movimentao de carga e descarga nos portos, terminais porturios e embarcaes. Podem liderar equipes de trabalho.

EXAMES MDICOS OCUPACIONAIS


Clnico/Periodicidade EXAME CLNICO com ateno ao aparelho osteomuscular / ANUAL Complementares/Periodicidade
A critrio Mdico

22

Cargo: LAVADOR (A) CBO: 5163-10


Masculino Funcionrios: Feminino 00 01

Riscos Ocupacionais Riscos Fsicos Riscos Qumicos Riscos Biolgicos Riscos Ergonmicos Risco Fsico RUDO

Descrio

Riscos Qumicos Produtos utilizados na lavanderia


No est exposto a riscos biolgicos

Movimentos repetitivos intermitentes. Trabalho em p Esforo fsico moderado Perfurao e corte. Descrio Sumria das Atividades (CBO)

Riscos de Acidentes

Executam servios de lavanderia, usando equipamentos e mquinas. Tiram manchas, tingem e do acabamento em artigos do vesturio.

EXAMES MDICOS OCUPACIONAIS


Clnico/Periodicidade EXAME CLNICO com ateno ao aparelho osteomuscular / ANUAL Complementares/Periodicidade
AUDIOMETRIA: Admissional 6 meses aps a primeira, Posteriormente ANUAL Hemograma Completo / Anual

23

CRONOGRAMA DE AES DE SADE


Este cronograma poder ser alterado segundo as necessidades do PPRA AES Atualizao dos Exames Mdicos Palestra Doenas Ocupacionais Realizar Anlise Ergonmica e Implantao de Ginstica Laboral Campanha de Sade sobre DST/AIDS Implantar controle de uso de EPI Responsvel Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez. Jan. Fev. Mar. Abr. Mai P R P R P

Camber Lavanderia

Dr. Milton Ricardo

Camber Lavanderia
R Dr. Milton Ricardo P R P R P R P R P R P s R

Camber Lavanderia
Dr. Milton Ricardo

Relatrio Anual

Potrebbero piacerti anche