Sei sulla pagina 1di 53

ADRENAIS

Prof. Dr. Ismar Arajo de Moraes Departamento de Fisiologia e Farmacologia- UFF

Relao Hipotlamo Hipfise

Relao Hipotlamo Hipfise

Hipotlamo CRH

Adenohipfise ACTH

Cortex Adrenal Cortisol

ADRENAIS

Sinonmia = Supra-renais , Adrenais


A denominao SUPRA-RENAL se aplica ao homem e poucos animais que se apresentam em posio bipedal

ADRENAIS Generalidades

Sinonmia = Supra-renais , Adrenais


Os animais que se apresentam em posio quadrupedal (co, bovinos, caprinos, sunos e outros) a glndula tem localizao ante-renal.

ADRENAIS Generalidades

Sinonmia = Supra-renais , Adrenais


H ainda outras variaes: AVES - posio mais voltada para os vasos porta e cava e seriam ento inter-renais ANFBIOS - no sofrem fuso (cortical-medular) mantendose separadas.

De qualquer forma, em todos os animais, as glndulas adrenais so pares e tm localizao nas proximidades dos rins tanto em mamferos quanto aves.

ADRENAIS

Morfologia da adrenal
Um corte transversal mostra duas reas principais: a medular e a cortical. adrenalina

Glicocorticides e Mineralocorticides

A cortical e a medular tm origens embrionrias diferente Em Bovinos, a fuso da cortical e medular ocorre por volta do do 3 ms da gestao do bezerro. Isto explica porque os grupos hormonais das duas pores so quimicamente diferentes e assim como o controle do funcionamento da glndula.

ADRENAIS

ADRENAIS

Embriologia da Adrenal
Prximo ao rim primitivo: crtex adrenal e gnglio simptico

ADRENAIS Embriologia

Embriologia da Crtex da Adrenal

A cortex fetal origina-se de clulas do revestimento mesotelial.

A cortex definitiva ser formada posteriormente por clulas mesenquimais que surgem do mesotlio, que circunda o crtex fetal.

ADRENAIS Embriologia

Embriologia da Medula da Adrenal

As clulas que formam a medula da adrenal tem origem ectodrmica e derivam de um gnglio simptico da crista neural. So chamadas de clulas cromoafins. So portanto neurnios pos-ganglionares.

ADRENAIS

............. Clula cromoafim secretora de adrenalina

ADRENAIS Embriologia Ao avanar o processo embrionrio a camada cortical abraa a medular formando uma nica glndula

Aps o parto, a crtex fetal regride, enquanto a definitiva prolifera originando: Zona glomerulosa externamente e a Zona Fasciculata mais internamente. A Zona reticulada justaposta a medula s visvel ao final do 3 ano.

ADRENAIS Embriologia

O tamanho das supra-renais durante a vida fetal


Em relao ao peso corporal, as supra-renais do feto humano so 10 a 20 vezes maiores que as do adulto, e so grandes em comparao com os rins. Fato que se deve pelo tamanho do crtex fetal, que regride posteriormente.

ADRENAIS

ADRENAIS

Medula da adrenal
A camada medular representa de 10 a 20% da glndula nos ces e responsvel pela secreo dos hormnios catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) na corrente sangunea quando o animal submetido a estresse fisiolgico, tendo assim as reaes do tipo luta ou fuga.

ADRENAIS

Medula da adrenal
=> Sintetiza e armazena em grnulos secretrios a ADRENALINA E NORADRENALINA.

Fenilalanina => Tirosina => DOPA => Dopamina => NOR => ADR.

Enzima feniletanolamina-N-metiltransferase

ADRENAIS

Medula da adrenal
A ADRENALINA e a NORADRENALINA so secretados simultaneamente.

A ADRENALINA constitui a principal secreo em ces, camundongos, coelhos e seres humanos NORADRENALINA o principal produto secretado em gatos, golfinhos e baleias.

A taxa de secreo pode alterar-se em diferentes condies fisiolgicas e patolgicas.

ADRENAIS

Medula da adrenal
As secrees da medula adrenal , principalmente a adrenalina, induzem as resposta tpicas do Sistema Nervoso Simptico
Exemplos: aumentam a frequncia dos batimentos cardacos aumentam a fora de contrao do corao aumentam a glicogenlise no fgado e nos msculos (efeito diabetognico) liberam cidos graxos livres do tecido adiposo.

A medula da adrenal um componente importante, mas no essencial vida enquanto as emergncias forem mnimas. Sem a crtex da adrenal os animais no sobrevivem.

ADRENAIS

Crtex da adrenal
A camada cortical representa 80 a 90% da glndula adrenal e tem funo de secretar diferentes hormnios esterides.

Devido a diferenas entre as clulas e na disposio destas possvel dividir o crtex de fora para dentro em em 3 camadas ou zonas distintas: Glomerulosa fasciculada reticular

ADRENAIS

Crtex da adrenal

ADRENAIS

Crtex da adrenal
formada por 3 zonas:

Zona glomerulosa
Contm clulas colunares distribudas de forma irregular, sob uma cpsula fibrosa representando 5 a 10% do crtex e produzindo mineralocorticides cujo representante principal a aldosterona.

ADRENAIS

Crtex da adrenal
formada por 3 zonas:

Zona fasciculada
Representa 75% do volume do crtex, as suas clulas polidricas so maiores do que as da zona glomerular e esto dispostas radialmente em relao medula. Produz glicocorticides como por exemplo, o cortisol, o hidrocortisol e a corticosterona.

ADRENAIS

Crtex da adrenal
formada por 3 zonas:

Zona reticular
Produz esterides sexuais como por exemplo, as hormnios andrognicos que posteriormente podem ser convertidas em estrognicos.

Crtex da adrenal

ADRENAIS

Capacidade de regenerao O tecido cortical possui uma capacidade elevada de regenerao.

A hiperplasia Fisiolgica Pode ser devida a sobrecargas metablicas tais como a lactao, o frio e o trabalho.

Resqucios aps a extirpao da glndula principal Pode ser compensada por hipertrofia de pequenas pores de tecido cortical fora das glndulas, em algumas espcies.

Sntese dos corticosteroides

ADRENAIS

90% dos hormnios adrenocorticais so transportados no plasma junto s Globulinas Ligadoras de Corticosteroides e Albuminas Ligadoras de Corticosterides (menos especificas) e 10% na forma livre

Crtex da adrenal

ADRENAIS

ADRENAIS

Corticosterides
Existem cerca de 30 corticosteroides mas os qualitativamente mais importantes so: Cortisol Glicocorticoides Corticosterona Aldosterona Mineralocorticoide

Potncias relativas glicocorticidea e mineralocorticidea de vrios esteroides (relativas ao cortisol) Esteroide


Cortisol

P. glicocorticidea 1

P. mineralocorticidea 1

Aldosterona Corticosterona 11-desoxicorticosterona


Dexametasona Prednisona

0,1 0,2 < 0,1


30 4

400 2 20
2 0,7

ADRENAIS

Corticosterides
Cortisol
O cortisol aparece em pouca quantidade no sangue pois a maioria convertida no fgado na forma de cortisona. Tem ritmo circadiano com um mnimo noite e o mximo entre as 6 e as 8 A.M. decrescendo em seguida.

Fig. 7: Produo de cortisol segundo a fase do dia em animais de hbitos diurnos. A linha vermelha representa a liberao de cortisol ou hormnios do estresse, e a azul a liberao de melatonina ou hormnios reparadores e de crescimento. Fonte: http://danlempriere.com/articles.php?id=2

ADRENAIS

Corticosterides
Cortisol
O cortisol aparece em pouca quantidade no sangue pois a maioria convertida no fgado na forma de cortisona. Tem ritmo circadiano com um mnimo noite e o mximo entre as 6 e as 8 A.M. decrescendo em seguida.

Fig. 8: Produo de cortisol segundo a fase do dia em animais de hbitos diurnos em estresse sistmico. A linha vermelha representa a liberao de cortisol ou hormnios do estresse. Fonte: http://danlempriere.com/articles.php?id=2

ADRENAIS

Corticosterides
Cortisol
Produzido pela camada fascicular da cortex da Adrenal O cortisol aparece em pouca quantidade pois a maioria convertida no fgado na forma de cortisona. Tem ritmo circadiano com um mnimo noite e o mximo entre as 6 e as 8 A.M. decrescendo em seguida. Circula no plasma 90 a 97% ligados s protenas plasmticas e o restante sob a forma livre.

Corticosterona
o principal corticosteroide nos roedores.

ADRENAIS

Efeitos dos glicocorticoides - Cortisol


Vida Fetal: Produo de surfactante do tipo II e desenvolvimento dos pulmes; Alteraes na estrutura placentria e na composio inica dos fluidos amniticos e alantoideanos durante o desenvolvimento; Incio das alteraes endcrinas no feto e na me, responsveis pelo parto; Desenvolvimento de enzimas hepticas, inclusive as da glicognese; Induo da involuo do timo.

ADRENAIS

Efeitos dos glicocorticoides na Vida adulta


Alteraes no metabolismo glicdico, lipdico e proteico Efeitos inflamatrios e sobre o tecido linfide

Ajuda a manter a homeostasia dos fluidos intra e extracelulares

ADRENAIS

Efeitos dos glicocorticoides na Vida Adulta


Alteraes no metabolismo glicdico
Uma das mais importantes funes dos glicocorticoides o controle do metabolismo e, em particular, a estimulao da gliconeognese heptica que envolve a converso de Aminocidos em Carboidratos. O resultado final o aumento do glicognio heptico e aumento da glicose sangunea. Os efeitos glicocorticoides sobre o metabolismo dos carboidratos permissvel, ou seja, necessrio para as aes gliconeognicas do glucagon e aes glicogenolticas da adrenalina. Os glicocorticoides tm efeitos semelhantes insulina sobre o metabolismo do glicognio heptico, ela estimula a gliconeognese. Os glicocorticoides agem de modo diferente nos tecidos perifricos pois inibem a captao da glicose, particularmente nos msculos e nas clulas adiposas.

Efeito anti-insulina => Diabete esteride

ADRENAIS

Efeitos dos glicocorticoides na Vida adulta


Alteraes no metabolismo lipdico
Tem ao lipoltica sobre o tecido adiposo e aumenta os acidos gaxos livres circulantes. Objetivo=> Gliconeognese heptica. hiperlipemiante e hipercolesterolmico.

Redistribui a gordura para o fgado e abdome.


Na hiperfuno surge o animal panudo (Sndrome de Cushing)

ADRENAIS

Efeitos dos glicocorticoides na Vida adulta


Alteraes no metabolismo proteico
Inibe a sntese proteica e aumenta o catabolismo proteico para liberar os Aminocidos. Objetivo => gliconeognese heptica Os tecidos cardaco e cerebral no sofrem nas condies normais o catabolismo proteico Balano de nitrognio negativo pois embora ocorra anabolismo proteico no fgado, h grande catabolismo proteico nos tecidos e grande excreo urinria de Nitrognio.

ADRENAIS

Efeitos dos glicocorticoides na Vida adulta


Efeitos anti-inflamatrios e sobre os tecidos linfides
Em concentrao moderadamente elevada: Inibe a sntese de prostaglandinas, lecoutrienos e tromboxanos e com isso impede a vasodilatao, o extravasamento de lquido para os espaos intercelulares, a migrao de leuccitos, a deposio de fibrina e a sntese de tecido conjuntivo naturais em um processo inflamatrio. Reduz o tamanho dos linfonodos Promove a involuo do timo Reduz o nmero de linfcitos no sangue (Linfopenias) Reduz o nmeros de eosinfilos (Eosinopenia) Decresce a produo de anticorpos

ADRENAIS

Efeitos dos glicocorticoides na Vida adulta


Ajuda a manter a homeostasia dos fluidos intra e extracelulares

Os glicocorticoides: aumentam a taxa de filtrao glomerular

inibem a ao ADH e aumenta a excreo de agua


Estimulam a secreo do hormnio natriurtico atrial

Embora o cortisol e outros glicocorticoides tenham considervel atividade na reteno na reteno do Na+, o efeito diurtico visvel em face do aumento da filtrao glomerular.

ADRENAIS

Efeitos dos glicocorticoides e tecidos alvos


Efeito Estimula a gliconeognese Aumenta o glicognio heptico Aumenta a glicose sangunea Facilita a liplise Catabolismo Proteico (Balano negativo de Nitrognio) Inibe a secreo de corticotrofina (ACTH) Facilita a excreo de agua Bloqueia a resposta inflamatria Suprime o sistema imune Local de Ao Fgado Fgado Fgado Tecido Adiposo Msculo Hipotlamo e Hipfise Rins Vrios locais Tecidos Linfides : Macrfagos e Linfcitos

Estimula a secreo de cido gstrico

Estmago

ADRENAIS

CONTROLE DA SECREO DE CORTISOL


Feed back negativo
Hipotlamo CRH Adenohipfise ACTH Adrenais No Estresse o SNC determina uma resposta imediata com secreo de cortisol Um ritmo circadiano prevalece sobre o feedback negativo

Cortisol

ADRENAIS

CONTROLE DA SECREO DE CORTISOL Feed back negativo Depende geralmente da concentrao de glicose e das exigncias quanto a trabalho, engorda, lactao, postura, etc.

H uma elevada capacidade de reserva que permite um acrscimo da secreo dos hormnios em caso de necessidade, e as descargas so abruptas.
No co a taxa de secreo do cortisol de 1,5-2,5 g/dL.

ADRENAIS

AO DOS MINERALOCORTICOIDES - ALDOSTERONA


Promove a reteno de Na+ nos tbulos renais (distal e coletor) Promove a secreo renal de K+ e H+ Resultado: determina indiretamente a reteno de gua, mantendo assim o equilbrio osmtico, elevando o volume sanguneo e consequentemente aumentando a presso arterial.

Aumenta tambm a sensibilidade das arterolas aos agentes vasoconstritores.

Efeitos dos mineralocorticoides e tecidos alvos


Efeito Estimula a reabsoro de Na+ Estimula a excreo de K+ Estimula a excreo de H+ Local de Ao Rins, glndulas salivares e sudorparas Rins, glndulas salivares e sudorparas Rins

ADRENAIS

CONTROLE DA SECREO DE ALDOSTERONA


Baixa da Presso Sangunea, L.E.C ou Na+ e Aumento K+ Aparelho justa glomerular Renal RENINA
Enzima Conversora de Angiotensina

ECA
.

Angiotensinognio

Angiotensina I

Angiotensina II
Vrios Tecidos

ADRENAL
Camada glomerulosa

ALDOSTERONA Reteno de Sal (Na+) + ( Eliminao de K+ e H+)

Aumento da Presso sangunea, L.E.C, Na+ e Aumento K+

ADRENAIS

CONTROLE DA SECREO DE ALDOSTERONA


Baixa da Presso Sangunea, L.E.C ou Na+ e Aumento K+ Aparelho justa glomerular Renal RENINA
Enzima Conversora de Angiotensina

ECA
.

Angiotensinognio

Angiotensina I

Angiotensina II

FEED BACK NEGATIVO

ADRENAL
Camada glomerulosa

ALDOSTERONA Reteno de Sal (Na+) + ( Eliminao de K+ e H+)

Aumento da Presso sangunea, L.E.C, Na+ e Aumento K+

ADRENAIS

PEPTDEO NATRIURTICO ATRIAL


Um Peptdeo de 28AA produzido por clulas do trio cardaco
Efeito antagnico aos mineralocorticides Reduz a reteno de Na+ pelos rins Causa vadodilatao perifrica Inibe a produo de Renina e de Aldosterona

Resultado: reduo da presso sangunea arterial

ADRENAIS

ESTERIDES SEXUAIS CONSIDERAES GERAIS So produzidos pela camada reticular da crtex da Adrenal no tem importncia significativa na vida do animal. Verifica-se maior produo de hormnios masculinos na crtex da adrenal dos machos e maior produo de estrognios na crtex adrenal das fmeas Nos animais castrados aparecem andrognios, estrognios e progesterona na urina.

ADRENAIS

CONSIDERAES GERAIS

A ALDOSTERONA
produzida pela camada glomerular da Cortex da Adreana o mineralocorticide de maior importncia no controle do balano do sdio nos animais domsticos. Sua liberao influenciada pela ingesto de sdio, potssio ou da sua excreo pelo leite. Cerca de 60% circula combinado com uma protena e 40% sob a forma livre. Tem um tempo de vida mdio de 20 a 30 minutos.

Valores normais de aldosterona no co de 15 a 102pg/mL.

ADRENAIS CONSIDERAES FINAIS

HIPOFUNO DISFUNES DA ADRENAL HIPERFUNO

TOTAL PARCIAL

ALTERAO NA SECREO DE GLICOCORTICOIDES

ALTERAO NA SNTESE DE MINERALOCORTICOIDES

ALTERAO NOS ESTEROIDES SEXUAIS

ADRENAIS CONSIDERAES FINAIS

ANOMALIAS COM ALTERAO NOS ESTEROIDES SEXUAIS DA ADRENAL

Os machos adultos com um elevado nvel de estrognio podem apresentar sintomas de feminismo, um menor instinto sexual e ginecomastia (aumento das mamas) As fmeas adultas com um elevado nvel de andrognios podem apresentar sintomas de virilizao; Os animais jovens com um teor elevado de hormnios sexuais podem apresentar uma puberdade precoce.

ADRENAIS CONSIDERAES FINAIS HIPOFUNO TOTAL DA ADRENAL: Doena de Addison ou hipoadrenocorticismo comum esta doena surgir como resultado de uma destruio das defesas autoimunitrias do crtex da adrenal.

Baixa na produo de Corticosteroides


Glicocorticoide Mineralocorticoides

Alteraes no metabolismo glicdico, lipdico e proteico Alteraes na resposta imune e inflamatria Alteraes no Equilbrio dos fluidos intra e extracelulares Alteraes nas concentraes de Na+ K+ e H+

Esteroides sexuais

ADRENAIS CONSIDERAES FINAIS HIPERFUNO DA ADRENAL: 80% dos casos por disfuno hipofisria => Doena de Cushing - hiperadrenocorticismo. 20% dos casos por Adenoma da Adrenal => Sndrome adrenogenital

Aumento na produo de Corticosteroides


Glicocorticoide Mineralocorticoides

Alteraes no metabolismo glicdico, lipdico e proteico Alteraes na resposta imune e inflamatria Alteraes no Equilbrio dos fluidos intra e extracelulares Alteraes nas concentraes de Na+ K+ e H+

Esteroides sexuais

ADRENAIS

SINTOMAS DA HIPERFUNO ADRENAL

ADRENAIS CONSIDERAES FINAIS

Sintomas de disfuno adrenocortical no co.


HIPOFUNO
[cortisol] plasmtico menor que 1,5ug/dL Baixa resposta ps ACTH exgeno Hipoglicemia moderada Hipotenso Desidratao Perda de Peso Relao Na+: K+ menor que 25 Depresso e Letargia Hiperpigmentao da pele Fadiga e Fraqueza muscular Distrbios gatrintestinais

HIPERFUNO
[cortisol] plasmtico maior que 2,5ug/dL Resposta exagerada ao ACTH exgeno Hiperglicemia moderada Hipertenso Poliria e Polidipsia Distribuio centrfuga da gordura Linfopenia e Eosinopenia Epiderme delgada e Pelame ralo e spero Hiperpigmentao da pele Fadiga e fraqueza muscular Mineralizao cutnea

Potrebbero piacerti anche