Sei sulla pagina 1di 35

Faculdade de Cincias e Letras de Assis

MANUAL DO ALUNO DE CINCIAS BIOLGICAS

Seo Tcnica de Apoio ao Ensino Pequisa e Extenso

2014

UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CINCIAS E LETRAS - CMPUS DE ASSIS

DIRETOR: Dr. Ivan Esperana Rocha

VICE - DIRETORA: Dra. Ana Maria Rodrigues de Carvalho

COORDENADORA DO CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS: Dra. Miriam Mendona Morato de Andrade

CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CINCIAS BIOLGICAS: Dra. Valria Marta Gomes de Lima

SECRETRIA DO DEPARTAMENTO DE CINCIAS BIOLGICAS: Rosilene Maria Portes

SECRETRIO DO CONSELHO DO CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS: Nilton Sebastio Batista

SUMRIO
1. APRESENTAO 2. NORMAS ACADMICAS: 2.1. Atendimento Administrativo aos Alunos 2.2. Portaria Normativa 3. INFORMAES GERAIS: 3.1. O Curso de Cincias Biolgicas 3.2. Estrutura Curricular 4. BOLSAS E AUXLIOS 5. RELAO DE DOCENTES DO CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS 6. COMPOSIO DO CONSELHO DO CURSO DE GRADUAO EM CINCIAS BIOLGICAS 7. MORADIA ESTUDANTIL 8. ASSISTNCIA MDICA 9. PROGRAMAS DE ENSINO DAS DISCIPLINAS 10. CALENDRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAO PARA 2014 11. HORRIO DAS DISCIPLINAS PARA O ANO LETIVO 2014

1. APRESENTAO

Em 2014, o Curso de Cincias Biolgicas da Unesp de Assis completa 24 anos de existncia. O curso forma bilogos educadores e pesquisadores, oferecendo as modalidades licenciatura e bacharelado. As atividades didticas ocorrem em perodo integral e os alunos podem cursar as duas modalidades em 4 anos. O curso conta com aproximadamente 28 docentes em Regime de Dedicao Integral Docncia e Pesquisa. A maior parte das disciplinas do Curso ministrada por docentes do Departamento de Cincias Biolgicas. Esse Departamento tem se destacado pelo desenvolvimento de pesquisas cientficas, publicaes de trabalhos, obteno de recursos de diversos rgos de fomento, desenvolvimento de projetos e cursos de extenso. Os docentes dos Departamentos de Educao, de Histria e de Psicologia Experimental e do Trabalho tambm ministram disciplinas para os alunos do Curso. O Curso de Cincias Biolgicas dispe de casa de vegetao, casa de insetos, laboratrios didticos e cientficos modernos e bem equipados, o que permite a formao profissional de qualidade. A infraestrutura disponvel aos estudantes inclui tambm laboratrios de informtica, biblioteca, jardim botnico e restaurante universitrio. Projetos de extenso universitria estimulam os alunos a interagir com a comunidade universitria e a comunidade externa. Durante o Curso, os alunos tm a oportunidade de participar de reunies cientficas e de estudos de campo. A formao especfica dentro da rea de interesse do aluno pode ser obtida atravs de estgios em escolas, empresas ou laboratrios de pesquisa. Os alunos tm a possibilidade de desenvolver projetos de iniciao cientfica, muitos deles com bolsas da FAPESP ou CNPq, principalmente em uma das trs reas do Curso: Sade, Biotecnologia e Biodiversidade e Meio Ambiente.

Assis, dezembro de 2013.

2. NORMAS ACADMICAS
2.1. ATENDIMENTO ADMINISTRATIVO AOS ALUNOS 2.1.1. Documentos Expedidos Pela Seo Tcnica de Graduao Sero fornecidos aos alunos, mediante solicitao dos interessados, os seguintes documentos: declarao de matrcula; histrico escolar; atestado de freqncia; programa de disciplinas (com recolhimento de taxa equivalente ao nmero de cpias); certificados de cursos de extenso universitria; certificados de aluno especial e atestado de aluno ouvinte; identidade estudantil. OBS.: 1) A expedio dos referidos documentos ser feita num prazo mximo de 03 dias teis, com exceo dos programas de disciplinas que ser expedido no prazo de 05 dias teis. 2) De acordo com a Resoluo UNESP-57/98, a expedio de primeira via de documentos relativos vida escolar dos alunos isenta de taxa; a partir da segunda via ser objeto de cobrana. 2.1.2. Divulgao da Freqncia A Seo Tcnica de Graduao disponibiliza a freqncia e as notas finais dos alunos no terminal de consultas, localizado junto ao Guich de atendimento e tambm no endereo eletrnico http://www.assis.unesp.br, no link SGA. O aluno que no freqentar pelo menos 70% das aulas dadas numa disciplina estar automaticamente nela reprovado. 2.1.3. Exerccios Domiciliares* O aluno em condies de sade que no lhe permitam a freqncia s aulas, no mnimo por 15 dias, mas que se encontra em condies de aprendizagem, poder requerer o benefcio institudo pela Resoluo Unesp 79, de 25-08-2005, que prev a atribuio de exerccios domiciliares, como compensao da ausncia s aulas. Esse benefcio dever ser requerido pelo(a) interessado(a), ou por seu procurador, mediante apresentao de atestado mdico, constando o CID da enfermidade, no prazo mximo de cinco dias teis aps a data prevista para o incio do tratamento. Aluna Gestante A aluna, a partir do oitavo ms de gestao, poder usufruir o benefcio acima mencionado, durante 120 (cento e vinte) dias. Esse benefcio dever ser requerido pela interessada, ou por seu procurador, mediante apresentao de atestado mdico, no prazo mximo de 05 (cinco) dias antes da data da licena, salvo em casos excepcionais, devidamente justificados. 2.1.4. Avaliao/Recuperao* Ser considerado aprovado e com direito aos crditos da disciplina, o aluno que, alm da exigncia de freqncia mnima de 70%, obtiver nota igual ou superior a 05 (cinco). Observada a exigncia da freqncia, o aluno que obtiver nota inferior a 05 (cinco) ter direito recuperao. 2.1.5. Banca Especial* Ter direito Banca Especial o aluno reprovado, duas vezes consecutivas, pelo mesmo professor numa mesma disciplina. A Banca Especial requerida pelo aluno no ato da matrcula em cada perodo letivo seguinte ao da reprova e no se aplica a alunos reprovados por faltas.

2.1.6. Adequao de Matrcula Todos os alunos que apresentarem problemas de choque de horrio e pr-requisito em suas matrcula devero fazer a adequao da mesma, no perodo estabelecido pelo Calendrio Escolar da Graduao. 2.1.7. Trancamento de Matrcula* O trancamento de matrcula consiste na desistncia, por parte do aluno e no prazo previsto no Calendrio Escolar, da matrcula numa ou mais disciplinas que estiver cursando, desde que permanea matriculado em, no mnimo, 03 (trs) disciplinas por semestre letivo. O aluno que possui a bolsa de apoio ao estudante (BAAE I) no poder solicitar trancamento em mais de 1/3 das disciplinas. 2.1.8. Suspenso de Matrcula* A suspenso de matrcula em todas as disciplinas poder ser concedida, uma nica vez, pelo prazo mximo de um ano, prorrogvel por mais um, deixando este prazo de entrar no cmputo da integralizao do currculo. O pedido de suspenso de matrcula feito na Seo Tcnica de Graduao, em requerimento prprio, mediante a devoluo da Carteira de Identidade Estudantil. O aluno poder solicitar prorrogao da suspenso, por mais um ano, no prazo estabelecido no Calendrio Escolar para renovao de matrcula. A suspenso de matrcula poder ser solicitada a qualquer poca do perodo letivo. 2.1.9. Dispensa de Disciplina Para solicitar dispensa de disciplina, o aluno dever apresentar o histrico escolar original e o plano de ensino da disciplina cursada no prazo determinado pelo Calendrio Escolar aprovado pela Congregao da Unidade. 2.1.10. Alunos Especiais e Ouvintes* Ser permitida a matrcula de alunos ouvintes e especiais em disciplinas isoladas, sendo no mximo duas por perodo letivo, desde que existam vagas . S podero matricular-se, como alunos ouvintes em disciplinas dos cursos de graduao, aqueles que comprovarem concluso do 2 Grau, ou equivalente, ou de curso de nvel superior. Podem matricular-se, como alunos especiais, os alunos regulares dos diferentes cursos da UNESP ou portadores de diploma Universitrio. 2.1.11. Prazo de Integralizao Os prazos para integralizao do currculo dos Cursos desta Unidade so os seguintes: Cursos: Letras, Histria, Cincias Biolgicas e Biotecnologia: Mnimo: 04 anos Mximo: 07 anos Formao de Psiclogo (Ingressantes a partir de 2007): Mnimo: 05 anos Mximo: 08 anos Engenharia Biotecnolgica: Mnimo: 05 anos Mximo: 09 anos OBS.: No caso de alunos que venham a obter crditos por aproveitamento de estudos, tero os mesmos, os seus prazos mximo e mnimo ajustados. 2.1.12. Confirmao de Matrcula dos Alunos Ingressantes Os alunos ingressantes devero comparecer Seo Tcnica de Graduao para assinar a lista de confirmao de matrcula. Consulte o Calendrio Escolar para verificar a data de confirmao. O NO COMPARECIMENTO IMPLICAR NO CANCELAMENTO DA MESMA.

2.1.13. Cancelamento de Matrcula O aluno ter sua matrcula cancelada quando: O aluno interessado solicitar por escrito; No for renovada no prazo estabelecido pelo Calendrio Escolar, sem justificativa aceita pelo Conselho do Curso; O aluno no tenha mais possibilidade de integralizar o currculo de graduao no prazo mximo estabelecido pela legislao vigente; Em processo disciplinar, se ao aluno for aplicada pena de desligamento; No houve confirmao de matrcula, no caso de aluno ingressante; O aluno ingressante deixar de comparecer aos primeiros vinte dias consecutivos de aulas, sem justificativa aceita pela Congregao, ouvido o Conselho do Curso; No comparecimento do aluno at o transcurso de 30% do tempo til inicial destinado ao respectivo desenvolvimento das disciplinas; For constatado que o aluno encontra-se matriculado em qualquer curso de outra Instituio Pblica de Ensino Superior, inclusive da prpria Unesp, ou em outros cursos, de idntico currculo mnimo, de qualquer estabelecimento de Ensino Superior, pblico ou particular; For constatado que o aluno encontra-se matriculado em qualquer curso de outra Instituio Pblica ou Particular com recursos do ProUni; Forem transgredidas outras condies previstas em lei. 2.1.14. Reconhecimento de Atividades Acadmicas Realizadas nas Universidades Estaduais de So Paulo Conforme a Resoluo Unesp 72/2000, alterada pela Resoluo Unesp 41/2001, fica facultado ao aluno de graduao da Unesp, a partir do 2 ano, e aps ter integralizado no mnimo 20% dos crditos, cursar disciplinas e estgios supervisionados curriculares na USP, na Unicamp ou na Unesp (na prpria unidade ou em outra unidade), durante o perodo mximo de um ano, respeitando o perodo de integralizao do curso. 2.1.15. Programa de Intercmbio Internacional de Alunos de Graduao da UNESP A Resoluo UNESP-18, de 30-03-2010, alterada pela Resoluo UNESP-36, DE 28-09-11, cria o Programa de Intercmbio Internacional de Alunos da Graduao da UNESP e estabelece normas para o reconhecimento de atividades acadmicas realizadas em instituies estrangeiras de ensino superior. 2.1.16. Normas para dilao de prazo de integralizao curricular dos cursos de graduao Conforme a Resoluo Unesp-108, de 10-10-2003, a dilao de prazo de integralizao curricular poder ser concedida aos alunos portadores de deficincias fsicas e de afeces que importem em limitao da capacidade de aprendizagem. Tal dilao poder igualmente ser concedida em casos de fora maior, devidamente comprovados, a critrio do Conselho de Curso e da Congregao das Unidades. 2.1.17. Opo por Lngua Estrangeira para os Alunos Ingressantes do Curso de Letras Os alunos ingressantes sob a gide do Currculo do Curso de Licenciatura em Letras fixado pela Resoluo UNESP 49 de 08/10/2004, alterada pela Resoluo UNESP 32 de 04/05/2007, devero, antes do trmino do primeiro semestre letivo, optar por uma Lngua Estrangeira na qual sero habilitados. O aluno optar por uma das seis lnguas Estrangeiras do Curso, quais sejam, Alemo, Francs, Espanhol, Ingls, Italiano ou Japons, obedecendo a uma lista classificatria obtida a partir de sua mdia nas vrias disciplinas do primeiro semestre. As regras especficas para tal procedimento, bem como o nmero de vagas a ser oferecido em cada Lngua Estrangeira, sero fixadas atravs de Resoluo do Conselho de Curso de Graduao em Letras, aprovada pela Congregao, antes do trmino do primeiro semestre letivo. 2.1.18. Freqncia O comparecimento do aluno obrigatrio a todas as atividades escolares programadas, cabendo ao docente a responsabilidade de verificao da freqncia. Depois de lanadas no SGA, qualquer alterao nos registros dever seguir a Portaria 04/2013-D, alterada pela58/2013-D.

2.2. PORTARIA NORMATIVA


PORTARIA N 04-D, de 28 de janeiro de 2013.

Dispe sobre consolidao de normas relacionadas s atividades acadmicas do estudante dos Cursos de Graduao da Faculdade de Cincias e Letras de Assis PORTARIA TTULO I Da Matrcula e do Crdito CAPTULO I Da Matrcula Artigo 1 - A matrcula ser feita por disciplina ou conjunto de disciplinas, respeitado o mnimo de trs por perodo letivo. 1 - A matrcula ser feita no prazo fixado no Calendrio Escolar aprovado pela Congregao. 2 - Caber ao Conselho do Curso autorizar, desde que justificada, matrcula que ultrapasse a carga horria de 8 horas dirias. 3 - Poder ser autorizada pelo Conselho do Curso, desde que justificada, solicitao de matrcula fora do prazo: a) em curso: no perodo de adequao de matrcula; b) em disciplinas anuais e do 1 semestre: at 30 dias aps o incio do 1 semestre; c) em disciplinas do 2 semestre: at 30 dias aps o incio do 2 semestre letivo. Artigo 2 - Para a escolha de disciplinas ou do conjunto de disciplinas em que ir matricular-se, o aluno dever observar a ordem de precedncia de disciplinas estabelecida para cada currculo. Artigo 3 - A ordem de precedncia mencionada no artigo anterior englobar as disciplinas prrequisitos e as co-requisitos. 1 - Disciplina pr-requisito aquela em que o aluno dever ser aprovado para poder matricular-se em outra. 2 - Disciplina co-requisito aquela que s oferecida em conjunto com uma ou mais. Artigo 4 - Ser vedada a matrcula numa determinada disciplina, quando o aluno no tiver cursado com aproveitamento a disciplina pr-requisito. Artigo 5 - Ao aluno ser permitida, mediante justificativa e aps apreciao do Conselho do Curso, a transferncia de perodo, desde que no esteja matriculado no primeiro ano letivo. Artigo 6 - Os alunos, com exceo dos de primeiro ano, podero optar, no ato da matrcula, cursar disciplinas em outro perodo, de acordo com os seguintes critrios: I Curso de Histria: a) alunos dos 2 e 3 anos - at 20% das disciplinas; b) alunos concluintes - at 40% das disciplinas; II Curso de Letras: a) Somente para alunos com reprova, transferidos e para concluso do Curso: 1) Alunos dos 2 e 3 anos uma nica disciplina; 2) Alunos concluintes at 40% das disciplinas. III Curso de Psicologia (estrutura vigente at 2006): a) Somente para alunos com reprova, transferidos e para concluso do Curso: 1) Alunos dos 2 e 3 anos - uma nica disciplina; 2) Alunos concluintes - at 40% das disciplinas; IV Curso de Psicologia (estrutura vigente a partir de 2007): a) Somente para alunos com reprova, transferidos e para concluso do Curso: 1) Alunos dos 2, 3 e 4 anos - uma nica disciplina; 2) Alunos concluintes - at 40% das disciplinas.

Artigo 7 - O trancamento de matrcula consiste na desistncia da matrcula pelo aluno, em uma ou mais disciplinas, no prazo estabelecido no Calendrio Escolar, desde que permanea matriculado em, pelo menos, trs por semestre letivo. 1 - No ser concedido trancamento de matrcula nos dois primeiros semestres letivos do curso, exceo feita ao aluno classificado em concurso vestibular, quando: a) designado para incorporao, ou servindo Foras Armadas, nas Organizaes Militares Ativas; b) designado ou matriculado em rgos de Formao de Oficiais da Reserva; c) impossibilitado de freqentar o curso por questes de sade e no puder usufruir da aplicao do regime de exerccios domiciliares; d) O aluno que se enquadrar nas alneas a e b do 1 deste artigo, dever comprov-las mediante certificado de alistamento militar e declarao das Foras Armadas de que est servindo quela organizao militar; e percia mdica devidamente reconhecida pela Unesp, na hiptese da alnea c. 2 - O trancamento de matrcula dever ser solicitado no prazo estabelecido no Calendrio Escolar de cada ano letivo. 3 - O pedido de trancamento de matrcula em disciplina(s) dever ser requerido e fundamentado. Artigo 8 - Caber Seo Tcnica de Graduao, por delegao de competncia do Conselho de Curso e da Congregao, providenciar o trancamento, desde que atendido o artigo 7 e suas exigncias. Artigo 9 - A juzo do Conselho do Curso, por delegao de competncia da Congregao, poder ser permitido ao aluno o trancamento de matrcula, uma segunda vez, na mesma disciplina. Artigo 10 - O aluno que tiver matrcula trancada em disciplina(s) obrigatria(s) dever, prioritariamente, curs-la(s) no perodo letivo subseqente. Artigo 11 - A suspenso de matrcula a que se refere o artigo 72 do Regimento Geral da UNESP implica na desistncia, por parte do aluno, da matrcula em todas as disciplinas. Artigo 12 A suspenso de matrcula dever ser requerida e justificada, cabendo a Seo Tcnica de Graduao por delegao de competncia dos Conselhos de Cursos e da douta Congregao, providenci-la, uma nica vez, pelo prazo mximo de 01 (um) ano, prorrogvel por mais 01 (um), sem que esse prazo seja computado no tempo de integralizao do currculo. 1 - No ser concedida suspenso de matrcula nos dois primeiros semestres letivos do curso, exceo feita ao aluno classificado em concurso vestibular, quando: a) designado para incorporao, ou servindo as Foras Armadas, nas Organizaes Militares Ativas; b) designado ou matriculado em rgos de Formao de Oficiais da Reserva; c) impossibilitado de freqentar o curso por questes de sade e no puder usufruir da aplicao do regime de exerccios domiciliares. 2 - O aluno que se enquadrar nas alneas a e b do 1 deste artigo dever comprov-las mediante certificado de alistamento militar e declarao das Foras Armadas de que est servindo quela organizao militar; e percia mdica devidamente reconhecida pela Unesp, na hiptese da alnea c. 3 - O aluno que estiver matriculado em cursos com disciplinas semestrais, que solicitar a suspenso de matrcula para o 2 semestre letivo, ser notificado da necessidade de prorrogar o pedido ou, de renovar a matrcula durante o perodo de matrcula estabelecido no Calendrio Escolar aprovado pela Congregao. 4 - O aluno ser notificado, tambm, das conseqncias que podero advir da suspenso, caso ocorram modificaes na Estrutura Curricular do Curso que est matriculado, devendo expressar, de forma inequvoca, sua concordncia no prprio requerimento. Artigo 13 A matrcula ser cancelada quando: I o aluno interessado solicitar por escrito; II no for renovada no prazo estabelecido pelo Calendrio Escolar, sem justificativa aceita pelo Conselho de Curso; III - o aluno no tenha mais possibilidade de integralizar o currculo de graduao no prazo mximo estabelecido pela legislao vigente; IV em processo disciplinar, ao aluno for aplicada a pena de desligamento; V no houver confirmao de matrcula, no caso de aluno ingressante; VI o aluno ingressante faltar consecutivamente aos primeiros vinte dias letivos, sem justificativa aceita pela Congregao, ouvido o Conselho de Curso; VII no comparecimento do aluno em todas as disciplinas em mais de 30% do perodo inicial, ininterruptamente, de cada ano letivo.

VIII - for constatado que o aluno encontra-se matriculado em outro curso de graduao de Instituio Pblica de Ensino Superior, inclusive da prpria Unesp, ou em outros cursos, de idntico currculo mnimo, de qualquer estabelecimento de Ensino Superior, pblico ou particular; IX for constatado que o aluno encontra-se matriculado em qualquer curso de outra Instituio Pblica ou Particular com recursos do ProUni; X forem transgredidas outras condies previstas em lei. CAPTULO II Das Matrculas do Aluno Especial e do Ouvinte Artigo 14 - Ser permitida a matrcula de alunos especiais e de alunos ouvintes em disciplina(s) isolada(s), desde que exista(m) vaga(s) e estrutura fsica e pedaggica, estes ltimos observados pelos departamentos responsveis pelas disciplinas. Pargrafo nico. Para a verificao do nmero de vagas de cada disciplina sero consideradas as vagas iniciais do Curso. Artigo 15 - Podero matricular-se, como alunos especiais, em disciplina(s) isolada(s) dos cursos de graduao, os alunos regulares dos diferentes cursos da UNESP e portadores de diploma universitrio. Artigo 16 - Podero matricular-se, como alunos ouvintes, em disciplina(s) dos cursos de graduao, aqueles que comprovarem concluso do ensino mdio ou equivalente, ou de curso de nvel superior. Artigo 17 - Os alunos especiais tero, na matrcula, prioridade sobre os alunos ouvintes. Artigo 18 - Se o nmero de vagas disponveis para a matrcula de alunos especiais e ouvintes for inferior ao nmero de candidatos, devero ser observados, pela ordem, os seguintes critrios para sua admisso: I - Alunos especiais: a) candidatos que estejam matriculados em um dos cursos oferecidos pela Faculdade de Cincias e Letras de Assis; b) candidatos que estejam matriculados em curso superior de outra Unidade da UNESP; c) portadores de diploma de curso superior. II - Alunos ouvintes: a) candidatos que estejam matriculados em um dos cursos oferecidos pela Faculdade de Cincias e Letras de Assis; b) candidatos que estejam matriculados em curso superior de outra Unidade da UNESP; c) portadores de diploma de curso superior; d) candidatos que estejam matriculados em curso superior de outra instituio; e) candidatos que tenham concludo o ensino mdio ou equivalente. 1 - A aplicao dos critrios referidos far-se- por disciplina. 2 - Se o nmero de candidatos abrangidos por um dos critrios for superior ao nmero de vagas, proceder-se- realizao de prova ou entrevista, a critrio do docente responsvel pela disciplina, exclusivamente para tais candidatos. 3 - No que se refere s disciplinas de lnguas e literaturas estrangeiras vinculadas ao Departamento de Letras Modernas, exceo de lngua estrangeira I e respectiva prtica em laboratrio, os candidatos a alunos especiais e ouvintes devero apresentar comprovante de conhecimento que lhes possibilitem a continuidade de estudos na lngua estrangeira, que ser analisado pelo docente responsvel pela disciplina, cujo deferimento possibilitar ao candidato a continuidade no processo seletivo. Caso o nmero de inscritos seja maior que o nmero de vagas, sero observados os critrios estabelecidos nos artigos 17 e 18. Artigo 19 - No ato da inscrio o candidato dever apresentar o comprovante de escolaridade referido nos artigos 15 e 16. Artigo 20 - O candidato a aluno especial e/ou ouvinte poder inscrever-se, no mximo, em duas disciplinas por perodo letivo. Artigo 21 - Os alunos ouvintes ficam sujeitos s exigncias disciplinares e de frequncia, mas no s de verificao de aproveitamento, fazendo jus a atestado de frequncia, quando cumpridos os requisitos mnimos estabelecidos para os alunos regulares. Artigo 22 - Os alunos especiais ficam sujeitos s exigncias disciplinares e de frequncia, bem como as de verificao de aproveitamento, fazendo jus a certificado, quando cumpridos, nesses pontos, os requisitos mnimos estabelecidos para os alunos regulares.

Artigo 23 - O aluno regular da Faculdade de Cincias e Letras de Assis no poder matricular-se como aluno especial no seu curso. Artigo 24 - A passagem de aluno especial condio de aluno regular no implicar, necessariamente, no aproveitamento de estudos concludos. CAPTULO III Dos Crditos Artigo 25 - Um crdito corresponde a 15 horas de atividades programadas, a serem desenvolvidas pelo corpo discente em perodo de tempo especificado. Artigo 26 - O nmero mximo de crditos a ser cumprido pelo aluno em cada perodo letivo o seguinte: I - Curso de Letras: a) estrutura vigente a partir de 2005: o nmero de crditos da seriao ideal de cada semestre, acrescidos, eventualmente, de mais 2 crditos, a critrio do Conselho do Curso. II - Curso de Histria: a) estrutura vigente a partir de 2005: 25 crditos para o 1 e 2 anos e, 32 crditos para 3 e 4 anos. III - Curso de Psicologia: a) estrutura vigente at 2006: 72 crditos; b) estrutura vigente a partir de 2007: o nmero de crditos da seriao ideal de cada semestre. Aos alunos do Ncleo Comum, excetuando-se os alunos do primeiro ano, ser permitido cursar uma nica vez no ano, uma disciplina do Ncleo Comum a mais, ou seja, exceder 4 crditos no primeiro ou no segundo semestre letivo. A matrcula na disciplina excedente dever ser requerida e justificada junto Seo de Graduao. IV - Curso de Cincias Biolgicas: a) estrutura vigente a partir de 2005: 36 crditos por semestre. V Curso de Engenharia Biotecnolgica: a) Currculo Especial: 48 crditos; b) Ingressantes a partir de 2009: 40 crditos. TTULO II Da Avaliao do Rendimento Escolar CAPTULO I Da Avaliao e da Recuperao Artigo 27 - A avaliao do rendimento escolar ser realizada com base em notas graduadas de 0 (zero) a 10 (dez). Artigo 28 - Ser considerado aprovado e com direito aos crditos da disciplina, o aluno que, alm da exigncia de frequncia, obtiver nota igual ou superior a 5 (cinco). * Artigo 29 - O aluno reprovado com nota igual ou superior a 3,0 (trs) e inferior a 5 (cinco) ter direito recuperao. 1 - No podero beneficiar-se do disposto no "caput" do artigo os alunos reprovados por falta. 2 - Em cada perodo letivo, a oportunidade da recuperao ser concedida uma nica vez na mesma disciplina. Artigo 30 - Em se tratando de disciplinas que incluam estgios, a recuperao dever versar somente sobre o contedo terico ministrado pelo curso, podendo beneficiar-se dela unicamente o aluno que tenha cumprido, satisfatoriamente, as atividades e horas de estgios programadas. Artigo 31 - Os benefcios da recuperao devero ser solicitados por escrito Seo Tcnica de Graduao no prazo estabelecido no Calendrio Escolar.

Alterada pela Portaria n 58-D, de 26 de junho de 2013.

Artigo 32 - A recuperao ser realizada no perodo estabelecido no Calendrio Escolar de cada ano letivo. Artigo 33 - As atividades da recuperao ficaro a critrio do professor da disciplina, podendo restringir-se aos aspectos considerados insuficientes do rendimento escolar do aluno. Artigo 34 - O professor dever enviar, atravs do Sistema Integrado de Graduao (SISGRAD), a nota de recuperao at a data final fixada no Calendrio Escolar de cada ano letivo. CAPTULO II Da Banca Especial Artigo 35 - O aluno reprovado duas vezes consecutivas pelo mesmo professor numa mesma disciplina ter direito a Banca Especial. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no se aplica ao aluno reprovado por faltas. Artigo 36 - Caber ao aluno, no ato da matrcula seguinte, requerer o benefcio previsto no artigo anterior. Artigo 37 - A Banca Especial ser composta por trs docentes da Unidade Universitria, devendo dela participar o docente que ministra a disciplina. Pargrafo nico. Os membros que comporo a Banca Especial sero indicados pelo Conselho do Departamento e aprovados pelo Conselho de Curso. Artigo 38 - A avaliao do aluno submetido Banca Especial ser feita mediante a aplicao de duas provas de naturezas diferentes. Pargrafo nico. A determinao da natureza das provas ficar a critrio da Banca Especial. Artigo 39 - A Banca emitir um parecer a ser homologado pelo Conselho do Curso. CAPTULO III Das Alteraes de Notas e Frequncia, das Revises de Nota, de Prova e Trabalho Escrito Artigo 40 As notas e frequncia dos alunos matriculados nos Cursos de Graduao, depois de lanadas no SISGRAD e consolidadas pelo professor responsvel pela disciplina, ao trmino do semestre letivo, no podero ser alteradas, exceo feita aos direitos legais e nos casos em que forem constatados erros nos registros acadmicos. Pargrafo nico. Nos casos em que, por algum motivo, for verificado erro no registro de nota ou frequncia, o interessado dever requerer a alterao, em formulrio prprio, junto Seo Tcnica de Graduao, no qual dever constar, necessariamente, a justificativa para a alterao pleiteada. Artigo 41 Aps a divulgao de notas finais e da frequncia, o aluno ter 05 (cinco) dias teis de prazo, a contar da data de publicao das mesmas, para solicitar as alteraes devidas. Pargrafo nico. Aps a solicitao, a Seo Tcnica de Graduao encaminhar ao professor o pedido, que dever ser apreciado dentro de um prazo de 05 (cinco) dias teis. Artigo 42 As alteraes de notas, que exigirem reviso de provas ou de trabalhos, seguiro as normas estabelecidas nos artigos 43 e 50 desta portaria. Artigo 43 - A reviso de nota, de prova e de trabalho escrito ser concedida pelo Conselho de Curso ao aluno que a requeira, por escrito, mediante justificativa fundamentada, no prazo mximo de 5 (cinco) dias teis, a partir da data de divulgao da mdia final pela Seo Tcnica de Graduao, ao trmino do perodo letivo. Pargrafo nico. A no observncia do prazo estabelecido no "caput" do artigo, assim como a ausncia de justificativa fundamentada, implicar no indeferimento do pedido pelo Conselho do Curso. Artigo 44 - O requerimento do aluno, a ser entregue Seo Tcnica de Graduao, dever especificar se a reviso pretendida refere-se a notas, a provas ou a trabalhos escritos. Artigo 45 - A reviso de nota ser feita pelo docente responsvel pela disciplina, acompanhada pelo Coordenador do Curso ou por docente indicado por ele. Artigo 46 - A Seo Tcnica de Graduao, mediante consulta ao docente, comunicar ao aluno, por escrito, a data e o horrio da reviso de nota, a qual dever ocorrer no prazo mximo de 10 (dez) dias aps ter recebido o requerimento do aluno. Artigo 47 - No caso de ter sido constatado engano na nota atribuda ao aluno, o docente solicitar a devida correo mediante ofcio dirigido Seo Tcnica de Graduao.

Artigo 48 - As atividades de reviso de prova ou de trabalho escrito sero conduzidas por uma Comisso Especial, constituda pelo docente que atribuiu a nota e por dois professores da disciplina ou rea afim, indicados pelo Conselho do Curso, no prazo mximo de 5 (cinco) dias. Artigo 49 - A reviso de prova ou de trabalho escrito dever ocorrer no prazo mximo de 10 (dez) dias aps a constituio da Comisso Especial referida no artigo anterior. Artigo 50 - A Comisso Especial emitir um parecer a ser homologado pelo Conselho do Curso. CAPTULO V Do Registro e da Frequncia, dos Alunos s Disciplinas Artigo 51 - obrigatria a frequncia do aluno s atividades programadas pelas disciplinas ou conjunto de disciplinas, cabendo ao professor a responsabilidade pela verificao dessa frequncia. Artigo 52 - O aluno que no freqentar pelo menos 70% das aulas dadas numa disciplina estar automaticamente nela reprovado. Artigo 53 O docente responsvel pela disciplina dever lanar as frequncias no SISGRAD, no prazo mximo de 05 (cinco) dias teis aps o encerramento de cada ms. Artigo 54 - O regime de exerccios domiciliares, institudo pelo Decreto Lei n 1044, de 21/10/69, pela Lei n 6202, de 17/04/75 e pela Resoluo Unesp 79, de 25/08/2005, poder ser concedido quando requerido em conformidade com o citado texto legal e outras legislaes da Universidade. Pargrafo nico. O requerimento dever ser protocolado no prazo mximo de 5 (cinco) dias teis, aps a data prevista para o incio do tratamento excepcional. Artigo 55 - O benefcio dos exerccios domiciliares apenas para compensao de frequncia. TTULO III Da Transferncia de Alunos Artigo 56 - A transferncia de alunos para os cursos da Faculdade de Cincias e Letras de Assis obedecer s normas estabelecidas na legislao em vigor. TTULO IV Das Disciplinas Optativas Artigo 57 - As disciplinas optativas sero oferecidas anualmente, de modo que o somatrio dos crditos dessas disciplinas ultrapasse o total dos crditos em optativas do curso. Pargrafo nico. Os cursos podero oferecer um nmero de crditos, no mximo, 200% maior que o nmero de crditos constantes da grade curricular. Artigo 58 - As disciplinas optativas devero ter, no mnimo, 5 (cinco) alunos regularmente matriculados por turno. 1 - Caso o nmero de inscritos para um dos turnos (ou mesmo para os dois) seja inferior a 5 (cinco), os alunos sero reunidos em um s perodo. O aluno que no estiver em condies de freqentar a optativa em um outro perodo, ter direito a uma nova opo dentre as disciplinas optativas oferecidas no seu perodo. 2 - Caso no seja atingido o nmero mnimo de alunos em determinada disciplina de curso integral, os alunos que por ela optaram tero direito a nova opo dentre as disciplinas optativas oferecidas. Artigo 59 - Esta portaria entra em vigor nesta data, revogando-se as disposies em contrrio, especialmente a Portaria n 201/2009-D, 09/12/2009, retroagindo seus efeitos a 01/01/2013. Assis, 28 de janeiro de 2013.

Ivan Esperana Rocha Diretor

3. INFORMAES GERAIS

3.1. O CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS


O curso de Licenciatura e Bacharelado em Cincias Biolgicas da FCLA UNESP visa a formao de Docentes que devero estar preparados para o Ensino Mdio e Fundamental (Licenciatura), bem como para o Ensino Superior (Bacharelado). Alm da Docncia, espera-se do Bilogo um profissional preparado para exercer as atividades de Pesquisador Cientfico, bem como as de tcnico de nvel superior, onde devero atuar na indstria, laboratrios, nas questes ambientais de recuperao e preservao do patrimnio biolgico.

3.2. ESTRUTURA CURRICULAR


3.2.1. SERIAO IDEAL DO CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS O Curso de Cincias Biolgicas foi reestruturado, atendendo solicitao do Conselho Nacional de Educao, iniciando nova grade curricular a partir de 2005. O Curso ter um tronco comum entre as modalidades Licenciatura (carga horria 3390 horas) e Bacharelado (carga horria 3270 horas). importante salientar que no ato da matrcula o aluno ingressante poder optar pelas duas modalidades de curso (Licenciatura e Bacharelado). Na modalidade Licenciatura o aluno dever cumprir 210 horas com Atividades Acadmico Cientfico Culturais e Prticas de Ensino. Na modalidade Bacharelado o curso de Cincias Biolgicas ter um enfoque em Meio Ambiente e Sade, divididos entre as disciplinas do curso e estgios.

3.2.2. ORGANIZAO DAS DISCIPLINAS - LICENCIATURA 1 ANO Disciplina 1 SEMESTRE Qumica Geral Biologia Celular Embriologia Comparada Fsica Geral Matemtica Geologia Introduo aos Estudos de Educao Atividades Acadmicas Cientficas Culturais Morfologia Vegetal I TOTAL: 2 SEMESTRE Qumica Orgnica Biofsica Bioestatstica Histologia Sistemtica Vegetal I Introduo Zoologia Gentica Morfologia Vegetal II Atividades Acadmicas Cientficas Culturais TOTAL: Crditos 04 04 04 04 02 04 02 02 04 30 04 04 04 04 04 04 06 04 02 36 Carga Horria Total da Disciplina 60 60 60 60 30 60 30 30 60 450 60 60 60 60 60 60 90 60 30 540

2 ANO Disciplina 1 SEMESTRE Bioqumica Invertebrados I Sistemtica Vegetal II Paleontologia Anatomia Comparada Fisiologia Geral e Comparada: Regulao Atividades Acadmicas Cientficas - Culturais TOTAL: 2 SEMESTRE Imunologia Microbiologia Vertebrados Educao no Contexto Brasileiro Metodologia Cientfica Atividades Acadmicas Cientficas Culturais Prtica de Ensino em Geocincias Prtica de Ensino em Modelos Matemticos Aplicados Biologia e Bioinformtica Fisiologia Geral e Comparada: Sistemas Invertebrados II TOTAL: Crditos 06 04 04 04 04 04 02 28 04 04 04 04 02 02 01 02 04 06 33 Carga Horria Total da Disciplina 90 60 60 60 60 60 30 420 60 60 60 60 30 30 15 30 60 90 495

3 ANO Disciplina 1 SEMESTRE Psicologia da Educao Fisiologia Vegetal Fundamentos Filosficos Sociais da Cincia Ecologia de Populaes Prtica de Ensino e Estgio Supervisionado em Cincias Atividades Acadmicas Cientficas Culturais Prtica de Ensino em Biotecnologia e Qumica Biolgica I TOTAL: 2 SEMESTRE Parasitologia Humana Biologia Molecular Ecologia de Comunidades Prtica de Ensino e Estgio Supervisionado em Cincias Didtica Atividades Acadmicas Cientficas Culturais Prtica de Ensino em Biotecnologia e Qumica Biolgica II TOTAL: Crditos 04 08 04 04 07 02 03 32 04 04 04 06 04 02 03 27 Carga Horria Total da Disciplina 60 120 60 60 105 30 45 480 60 60 60 90 60 30 45 405

4 ANO Disciplina 1 SEMESTRE Ecossistemas Evoluo Prtica de Ensino e Estgio Supervisionado em Biologia Prtica de Ensino em Morfologia, Zoologia e Sade I Prtica de Ensino em Botnica e Ecologia I TOTAL: 2 SEMESTRE Prtica de Ensino e Estgio Supervisionado em Biologia Prtica de Ensino em Morfologia, Zoologia e Sade II Prtica de Ensino em Botnica e Ecologia II Educao Ambiental Atividades Acadmicas Cientficas - Culturais TOTAL: Crditos 04 04 07 05 02 22 Carga Horria Total da Disciplina 60 60 105 75 30 330

07 02 03 04 02 18

105 30 45 60 30 270

Quadro: Carga Horria e crditos nos quatro anos de curso e total para o curso de Cincias Biolgicas Modalidade Licenciatura.

Seriao 1 ano do curso 2 ano do curso 3 ano do curso 4 ano do curso Total do Curso:

Crditos 66 61 59 40 226

Carga Horria 990 915 885 600 3390

3.2.3. SISTEMA DE PR-REQUISITO - LICENCIATURA EM CINCIAS BIOLGICAS U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Qumica Geral 60 60 02 Biologia Celular 03 Embriologia Comparada 60 04 Fsica Geral 60 05 Matemtica 30 06 Geologia 60 07 08 09 Introduo aos Estudos de Educao Atividades Acadmicas Cientficas Culturais Morfologia Vegetal I TOTAL: 30 30 60 450

SEMESTRE: 1 Pr-Requisitos -

ANO: 1 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas SEMESTRE: 2 N de Disciplina Carga Horria Pr-Requisitos Ordem 01 Qumica Orgnica 60 02 Biofsica 60 Bioestatstica 60 Matemtica 03 04 Histologia 60 Biologia Celular 05 Sistemtica Vegetal I 60 06 Introduo Zoologia 60 07 Gentica 90 Biologia Celular 08 Morfologia Vegetal II 60 09 Atividades Acadmicas Cientficas Culturais 30 TOTAL: 540

ANO: 1 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Bioqumica 90 02 Invertebrados I 60 60 03 Sistemtica Vegetal II 04 05 Paleontologia 60 06 Anatomia Comparada 60 07 Fisiologia Geral e Comparada: Regulao 60 Atividades Acadmicas Cientficas 30 Culturais TOTAL: 420

SEMESTRE: 1 Pr-Requisitos Qumica Introduo Zoologia Morfologia Vegetal II Geologia -

ANO: 2 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Imunologia 60 02 Microbiologia 60 03 Vertebrados 60 Educao no Contexto Brasileiro 60 04 Metodologia Cientfica 30 05 06 Atividades Acadmicas Cientficas Culturais 30 07 Prtica de Ensino em Geocincias 15 08 Prtica de Ensino em Modelos Matemticos Aplicados Biologia e Bioinformtica 30 09 Invertebrados II 90 10 Fisiologia Geral e Camarada: 60 11 Sistemas 495 TOTAL:

SEMESTRE: 2 Pr-Requisitos Introduo Zoologia Geologia;Paleontologia

ANO: 2 Co-Requisitos

Matemtica;Bioestatstica Invertebrados I -

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Psicologia da Educao 60 02 Fisiologia Vegetal 120 03 Fundamentos Filosficos sociais 60 04 Ecologia de Populaes 60 05 Prtica de Ensino de Cincias e 105 Estgio Supervisionado Atividades Acadmicas Cientficas 30 06 Culturais 07 Prtica de Ensino em Biotecnologia e 45 Qumica Biolgica I TOTAL: 480

SEMESTRE: 1 Pr-Requisitos Morfologia Vegetal I -

ANO: 3 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Parasitologia Humana 60 02 Biologia Molecular 60 03 Ecologia de Comunidades 60 04 Prtica de Ensino de Cincias e 05 Estgio Supervisionado 90 Didtica 60 06 Atividades Acadmicas Cientficas 07 Culturais 30 Prtica de Ensino em Biotecnologia e 08 Qumica Biolgica II 45 TOTAL: 405

SEMESTRE: 2 Pr-Requisitos Imunologia Gentica -

ANO: 3 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Ecossistemas 60 02 Evoluo 60 03 Prtica de Ensino em Biologia e Estgio Supervisionado 105 04 Prtica de Ensino em Morfologia, Zoologia e Sade I 75 05 Prtica de Ensino em Botnica e Ecologia I 30 TOTAL: 330

SEMESTRE: 1 Pr-Requisitos Gentica -

ANO: 4 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Prtica de Ensino em Biologia e Estgio Supervisionado 105 Prtica de Ensino em Morfologia, 30 02 Zoologia e Sade II 03 04 05 Prtica de Ensino em Botnica e Ecologia II Educao Ambiental Atividades Acadmicas Cientficas Culturais TOTAL:

SEMESTRE: 2 Pr-Requisitos

ANO: 4 Co-Requisitos

Invertebrados I,Invertebrados II e Vertebrados

45 60 30 270

3.2.4. ORGANIZAO DAS DISCIPLINAS - BACHARELADO 1 ANO Disciplina 1 SEMESTRE Qumica Geral Biologia Celular Embriologia Comparada Fsica Geral Matemtica Geologia Morfologia Vegetal I TOTAL: 2 SEMESTRE Qumica Orgnica Biofsica Bioestatstica Histologia Sistemtica Vegetal I Introduo Zoologia Gentica Morfologia Vegetal II TOTAL: Crditos 04 04 04 04 02 04 04 26 04 04 04 04 04 04 06 04 34 Carga Horria Total da Disciplina 60 60 60 60 30 60 60 390 60 60 60 60 60 60 90 60 510

2 ANO Disciplina 1 SEMESTRE Bioqumica Invertebrados I Sistemtica Vegetal II Paleontologia Anatomia Comparada Fisiologia Comparada: Regulao Estatstica Experimental TOTAL: Crditos 06 04 04 04 04 04 04 30 Carga Horria Total da Disciplina 90 60 60 60 60 60 60 450

2 SEMESTRE Imunologia Microbiologia Vertebrados Metodologia Cientfica Fisiologia Geral e Comparada: Sistemas Gentica Humana e Dismorfologia Invertebrados II Estudos de Campo I TOTAL:

04 04 04 02 04 04 06 04 32

60 60 60 30 60 60 90 60 480

3 ANO Disciplina 1 SEMESTRE Fisiologia Vegetal Fundamentos Filosficos sociais Ecologia de Populaes Introduo Psicobiologia Biogeografia e Conservao TOTAL: 2 SEMESTRE Parasitologia Humana Biologia Molecular Comportamento Animal Ecologia de Comunidades Doenas Transmissveis TOTAL: Crditos 08 04 04 04 04 24 Carga Horria Total da Disciplina 120 60 60 60 60 360

04 04 04 04 04 20

60 60 60 60 60 300

4 ANO Disciplina 1 SEMESTRE Ecossistemas Evoluo Estgio Supervisionado em Biologia Introduo aos Ritmos Biolgicos Estudos de Campos II TOTAL: 2 SEMESTRE Estgio Supervisionado em Biologia Educao Ambiental Mutagnese Ambiental Ecologia do Cerrado TOTAL: Crditos Carga Horria Total da Disciplina

04 04 12 04 04 28 12 04 04 04 24

60 60 180 60 60 420 180 60 60 60 360

Quadro: Carga Horria e crditos nos quatro anos de curso e total para o curso de Cincias Biolgicas Modalidade Bacharelado.

Seriao 1 ano do curso 2 ano do curso 3 ano do curso 4 ano do curso Total do Curso:

Crditos 60 62 44 52 218

Carga Horria 900 930 660 780 3270

3.2.5. SISTEMA DE PR-REQUISITOS - BACHARELADO EM CINCIAS BIOLGICAS U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Ordem Disciplina Carga Horria 01 Qumica Geral 60 02 Biologia Celular 60 Embriologia Comparada 60 03 Fsica Geral 60 04 05 Matemtica 30 06 Geologia 60 60 07 Morfologia Vegetal I TOTAL: 390

SEMESTRE: 1 Pr-Requisitos -

ANO: 1 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Ordem Disciplina Carga Horria 60 01 Qumica Orgnica: 01 Biofsica 60 60 02 Bioestatstica Histologia 60 03 60 04 Sistemtica Vegetal I 05 Introduo Zoologia 60 90 06 Gentica Morfologia Vegetal II 60 07 TOTAL: 510

SEMESTRE: 2 Pr-Requisitos Matemtica Biologia Celular Biologia Celular -

ANO: 1 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Bioqumica 90 02 Invertebrados I 60 Sistemtica Vegetal II 60 03 04 05 06 07 Paleontologia Anatomia Comparada Fisiologia Comparada: Regulao Estatstica Experimental TOTAL: 60 60 60 60 450

SEMESTRE: 1 Pr-Requisitos Qumica Introduo Zoologia Morfologia Vegetal II Geologia -

ANO: 2 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Imunologia 60 02 Microbiologia 60 03 Vertebrados 60 04 Metodologia Cientfica 30 05 Gentica Humana e 60 06 Dismorfologia 90 07 Invertebrados II 60 08 Estudos de Campo I 60 Fisiologia Geral e Comparada: 480 Sistemas TOTAL:

SEMESTRE: 2 Pr-Requisitos Introd. Zoologia Gentica Invertebrados I -

ANO: 2 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Fisiologia Vegetal 120 02 Fundamentos Filosficos 60 03 sociais 60 04 Ecologia de Populaes 60 Introduo Psicobiologia 60 05 Biogeografia e Conservao 360 TOTAL:

SEMESTRE: 1 Pr-Requisitos Morfologia Vegetal I Anatomia Comparada; Fisiologia Comparada -

ANO: 3 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Parasitologia Humana 60 02 Biologia Molecular 60 Comportamento Animal 60 03 60 04 Ecologia de Comunidades 05 Doenas Transmissveis 60 TOTAL: 300

SEMESTRE: 2 Pr-Requisitos Imunologia Gentica Microbiologia

ANO: 3 Co-Requisitos

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Cmpus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Ecossistemas 60 02 Evoluo 60 03 Estgio Supervisionado em 180 04 Biologia 60 05 Introduo aos Ritmos 60 Biolgicos 420 Estudo de Campo II TOTAL:

SEMESTRE: 1 Pr-Requisitos Gentica -

ANO: 4 Co-Requisitos -

U.U.: Faculdade de Cincias e Letras Campus de Assis CURSO: Licenciatura em Cincias Biolgicas N de Disciplina Carga Horria Ordem 01 Estgio Supervisionado em 180 02 Biologia 60 03 Educao Ambiental 60 04 Mutagnese Ambiental 60 Ecologia do Cerrado 360 TOTAL:

SEMESTRE: 2 Pr-Requisitos Gentica; Biologia Molecular -

ANO: 4 Co-Requisitos

4. AUXLIOS E BOLSAS 4.1. BOLSA DE INICIAO CIENTFICA


4.1.1. PIBIC/PIBITI/CNPq/UNESP O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq oferece Bolsa de Iniciao Cientfica para alunos de graduao. De acordo com Edital PIBIC/PIBITI/CNPq/UNESP 2013/2014, os alunos devero enquadrar-se nas seguintes situaes: No ter vnculo empregatcio e dedicar-se integramente s atividades acadmicas e de pesquisa; Estar regularmente matriculado em curso de graduao na UNESP ou outras Instituies pblicas ou privadas; Ter no mximo 15% de reprovaes no seu histrico escolar sujo; Ser indicado pelo orientador; Ter Currculo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes CNPq. O aluno interessado dever procurar um orientador, com ttulo de Doutor, que desenvolva pesquisa na rea de seu interesse, o qual ir instru-lo na solicitao da bolsa. O perodo para a solicitao da referida bolsa definido pela Coordenao Executiva do PIBIC/CNPq da Pr-Reitoria de Pesquisa (PROPe). As inscries devero ser feitas no endereo eletrnico: http://prope.unesp.br/pibic.

4.1.2. FAPESP Destina-se a alunos de graduao em instituies de ensino superior localizadas no Estado, para desenvolvimento de pesquisa cientfica (IC) ou tecnolgica (IT) sob a direo de um orientador com ttulo de doutor ou qualificao equivalente. A bolsa pode ser solicitada e concedida em qualquer poca do ano. O prazo para anlise da solicitao pela FAPESP de cerca de 75 dias. A referida bolsa concedida, em circunstncias normais, por perodo de um ano, sendo renovvel aps anlise do desempenho do bolsista e de seu histrico escolar. No se concede bolsa por perodo inferior a 6 meses. A vigncia da bolsa no pode ultrapassar a data do trmino do ltimo semestre letivo do curso de graduao do bolsista. Para o aluno pleitear a referida bolsa, dever enquadrar-se nas seguintes situaes: Ter bom desempenho acadmico, evidenciado pelo Histrico escolar (condio essencial para a concesso da bolsa); Dedicar-se exclusivamente ao curso e pesquisa. No acumular bolsas. Possuir Cadastro de Pessoa Fsica (CPF) prprio, para viabilizar a liberao do Termo de Outorga. As inscries devero ser feitas no endereo eletrnico: http://www.fapesp.br/sage.

4.2. BOLSAS DE APOIO ACADMICO E EXTENSO


4.2.1. BAAE I Destina-se aos alunos de comprovada carncia scio-econmica. So condies para o aluno concorrer Bolsa: preencher o formulrio de inscrio, dentro do prazo estabelecido, anexando os documentos solicitados; submeter-se seleo scio-econmica;

comprometer-se a cumprir o plano de atividades, definido com o orientador e apresentar relatrios semestrais. Obs.: O Art. 10o da Resoluo Unesp no 37, de 09/09/2008, que dispe sobre as possibilidades de cancelamento de bolsas preceitua, no inciso VI, que poder haver cancelamento, a qualquer momento, quando o aluno passar a receber outra modalidade de Bolsa, quer seja concedida pela UNESP ou por outras instituies.

4.2.2. BAAE II Destinada a incentivar o aluno que atua em Programas e Projetos de Extenso da Unidade Universitria ou da Universidade, aprovados pelas instncias competentes. O perodo de concesso da Bolsa ser de, no mximo, 10 (dez) meses, dentro do exerccio. A seleo do bolsista feita pelos coordenadores dos projetos de extenso e a concesso da referida bolsa gerenciada pela CPEU - Comisso Permanente de Extenso Universitria.

4.2.3. BAAE III Destinada ao aluno que atua em Programas e Projetos de carter tcnico acadmico, tais como o desenvolvimento de Monitorias, apoio na rea de informtica e outras atividades acadmicas de interesse das Unidades. A Unidade oferece bolsas na rea de Informtica, que so gerenciadas pelo Servio Tcnico de Informtica.

4.3. AUXLIOS PROEX


4.3.1. Auxlio Aprimoramento Destinado ao aluno de Graduao da UNESP que expuser trabalho em evento cientfico, fora de sua Unidade sede, em instituies universitrias pblicas e privadas, ou desenvolver outras atividades de aprimoramento acadmico e de complementao sua formao, no previstas como obrigatrias na estrutura curricular do curso de graduao. O Auxlio Aprimoramento no poder ser concedido a um mesmo aluno mais de uma vez ao ano. O aluno dever apresentar na Seo Tcnica Acadmica formulrio de inscrio cadastrado no Banco de Dados da PROEX, disponvel no endereo eletrnico http://www.proex-unesp.com.br/, acompanhado dos documentos necessrios, constantes da Resoluo Unesp 37/2008.

4.3.2. Auxlio Estgio Destinado ao aluno que desenvolve Estgio Curricular Obrigatrio, no remunerado, exigido pelo currculo de graduao. O perodo de durao do Auxlio-Estgio ser varivel de acordo com a necessidade prevista no regulamento de cada curso. Para o aluno pleitear o auxlio-estgio, dever enquadrar-se nas seguintes situaes: - necessidade de cumprir as atividades do estgio curricular obrigatrio em outra localidade, fora do seu domiclio familiar e da Unidade Universitria de origem, acarretando-lhe despesas com deslocamento e/ou de mudana de residncia; - que o estgio exija uma carga horria mnima mensal de 60 horas e no seja remunerado; - comprovao de no ter condies de arcar com as despesas inerentes ao deslocamento para fins de realizao do estgio. O aluno dever apresentar na Seo Tcnica Acadmica formulrio de inscrio cadastrado no Banco de Dados da PROEX, disponvel no endereo eletrnico http://www.proex-unesp.com.br/, acompanhado dos documentos necessrios, constantes da Resoluo Unesp 37/2008.

5. RELAO DE DOCENTES DO CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS 5.1. DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE CINCIAS BIOLGICAS:
Carlos Camargo Alberts Catarina dos Santos Ciro Csar Zanini Branco Edislane Barreiros de Souza Eduardo Galhardo Fernando Frei Isabel Cristina Cherici Camargo Joo da Costa Chaves Jnior Joo Tadeu Ribeiro Paes Juliana de Oliveira Karina Ales de Toledo Miriam Mendona Morato de Andrade Mnica Rosa Berto Pedro Oliva Neto Pitgoras da Conceio Bispo Ramon Juliano Rodrigues Regildo Mrcio Gonalves da Silva Renata Giassi Udukutsch Rosana Marta Kolb Sergio Nascimento Stampar Solange Bongiovanni Telma Gonalves Carneiro Spera de Andrade Valria Marta Gomes de Lima

5.2. DOCENTES DE OUTROS DEPARTAMENTOS QUE MINISTRAM AULAS NO CURSO DE CINCIAS BIOLGICAS:
5.2.1. Departamento de Educao: Irade Marques de Freitas Barreiro Ktia Regina Coutinho Piravano Raquel Lazzari Leite Barbosa Sergio Fabiano Annibal

5.2.2. Departamento de Histria: Ricardo Gio Bortolotti

6. COMPOSIO DO CONSELHO DO CURSO DE GRADUAO EM CINCIAS BIOLGICAS


ltima atualizao: 13/11/2013

Resoluo Unesp-21, de 05/05/2011. Portaria 09-D, de 02/03/2011.

7. MORADIA ESTUDANTIL
O Programa de Moradia Estudantil tem como objetivo apoiar a vida acadmica dos estudantes de Graduao da UNESP menos favorecidos economicamente. Para concorrer a moradia estudantil necessrio se inscrever atravs do site www.assis.unesp.br, no link espao do aluno, no perodo estabelecido pela Comisso de Moradia Estudantil. So condies para participar do Programa: 1) no ter domiclio familiar na zona urbana da cidade da Unidade Universitria em que estiver matriculado; 2) no ser proprietrio(a), nem filho(a) de proprietrio(a) de imvel residencial na condio mencionada no item anterior; 3) ter nvel scio-econmico desfavorvel. Outras informaes podero ser obtidas junto s assistentes sociais: Maria Rosana Funari na Seo Tcnica de Sade ou com Inez Barchi Felisardo no CPPA.

8. ASSISTNCIA MDICA
ATIVIDADES: 1. Consultas mdicas (Clnica Geral), em nvel de ateno primria, orientando e encaminhando pacientes para profissionais e instituies quando o tratamento exigir outros nveis de complexidade; 2. Atendimento assistencial, procedimentos e consultas de enfermagem, com nfase nas necessidades humanas bsicas e orientaes sobre comportamentos saudveis; 3. Atendimento assistencial em Servio Social; 4. Realizar diagnstico de sofrimento mental no contexto laboral e promover aes de preveno, readaptao e reabilitao em sade do trabalhador; 5. Realizar procedimentos de triagem e interveno psicolgica como entrevista, observao participante, escuta qualificada, atividades grupais, questionrios, inventrios, testes, entre outros, para promover aes em sade do trabalhador; 6. Aes de Sade Ocupacional - PGSST (Programa Geral de Sade e Segurana do trabalhador): - exames admissionais; - exames peridicos; - exames de retorno ao trabalho; - exames demissionais; - percias mdicas (avaliao tcnica de questes relacionadas sade e capacidade laboral); - avaliao e orientao do enquadramento legal do servidor afastado das atividades laborais, em relao aos benefcios previstos em lei; - avaliao, acompanhamento e orientao aos benefcios previstos em lei; - avaliao, acompanhamento e orientao aos servidores readaptados. 7. Parceria com a CIPA - Comisso Interna de preveno de Acidentes implementao de aes voltadas para a segurana e sade do trabalhador. NORMAS DE ATENDIMENTO 1. Cadastro de usurios: - ALUNOS: carteira estudantil ou qualquer documento que comprove a matrcula, RG, 01 foto e carteira de vacinao. - SERVIDORES: carteira funcional e 01 foto. 2. Horrio de Funcionamento: 8h00 s 11h30, das 13h30 s 16h30. 3. Agendamento: Todas as atividades devem ser previamente agendadas, pessoalmente ou pelo telefone 3302-5600. 4. Beneficirios: - Servidores docentes e seus dependentes legais; - Servidores tcnicos administrativo e seus dependentes legais; - Alunos regularmente matriculados na Unidade.

9. PROGRAMAS DE ENSINO DAS DISCIPLINAS


Os Programas de Ensino das disciplinas esto disponveis no site www.assis.unesp.br , no link espao do aluno.

10. CALENDRIO ESCOLAR DOS CURSOS DE GRADUAO PARA 2014


Prazo mximo para publicao das vagas disponveis para transferncia 2014 Inscrio de candidatos transferncia interna e externa (todos os Cursos) Divulgao da lista geral de classificao do Vestibular 2014 Prazo mximo para divulgao dos candidatos habilitados na 1 etapa do processo de transferncia Confirmao de interesse pela vaga do Vestibular 2014 (pela Internet) Divulgao da 1 lista de convocados do Vestibular 2014 Matrcula dos vestibulandos convocados vestibular UNESP 2014 1 CHAMADA Processo Seletivo de candidatos transferncia interna (para alunos da Unesp) Processo Seletivo de candidatos transferncia externa (para alunos de outras Instituies) caso haja vagas remanescentes no processo de transferncia interna Divulgao da 2 lista de convocados do Vestibular 2014 Matrcula dos vestibulandos convocados vestibular UNESP 2014 - 2 CHAMADA Divulgao da 3 lista de convocados do Vestibular 2014 Matrcula dos vestibulandos convocados vestibular UNESP 2014 - 3 CHAMADA Matrcula, VIA INTERNET, dos alunos (veteranos) dos Cursos de Graduao Perodo de solicitao de Banca Especial Incio dos estgios curriculares para alunos dos 4 e 5 anos do Curso de Psicologia. Incio do 1 semestre letivo para os Cursos de Graduao COMPARECIMENTO OBRIGATRIO DE TODOS OS ALUNOS INGRESSANTES SEO TCNICA DE GRADUAO PARA CONFIRMAO DE MATRCULA (VESTIBULAR 2014) Matrcula de alunos transferidos (Ingressantes 2014) Curso de Histria Curso de Cincias Biolgicas e Engenharia Biotecnolgica Curso de Psicologia Curso de Letras Prazo mximo para solicitao de matrcula fora de prazo no Curso
Perodo de adequao de matrcula: Alunos dos cursos de Letras, Histria, Psicologia, Cincias Biolgicas, Biotecnologia e Engenharia Biotecnolgica para o ano letivo de 2014 (apenas para os casos especficos de alunos que tiveram reprovas e/ou choques de horrio)

At 06/01/2014 13 a 16/01/2014 27/01/2014 At 03/02/2014 04/02 a 05/02/2014 07/02/2014 11 e 12/02/2014 13/02/2014 14/02/2014 14/02/2014 18 e 19/02/2014 21/02/2014 25 e 26/02/2014 06 a 09/03/2014 06 e 09/03/3014 17/03/2014 17/03/2014 17 e 18/03/2014

18/03/2014 19/03/2014 20/03/2014 21/03/2014 25 a 27/03/2014 Letras 25/03/2014 Psicologia 26/03/2014

HORRIO: das 9h s 11h e das 14h s 17h Inscrio para: Alunos especiais e ouvintes em disciplinas anuais e do 1 semestre Inscrio para: Portadores de Curso Superior, condicionada existncia de vagas remanescentes do

Histria, C. Biolgicas e Engenharia Biotecnolgica


27/03/2014 31/03/2014 31/03/2014

processo seletivo de transferncia Matrcula de alunos especiais e ouvintes em disciplinas anuais, do 1 semestre e de alunos portadores de Curso Superior Prazo final para trancamento de matrcula em disciplinas semestrais dos Cursos de Graduao Prazo mximo para transferncia de rea de estgio curricular obrigatrio (Curso de Psicologia) Prazo final para solicitao de dispensa de disciplina (todos os cursos) Prazo mximo para solicitao de matrcula fora de prazo em disciplinas anuais e do 1 semestre dos Cursos de Graduao desta Unidade Prazo mximo para alterao de projeto de estgio bsico e projeto das nfases Prazo final para trancamento de matrcula em disciplinas anuais Prazo mximo para opo pela Lngua Estrangeira para os alunos do 1 ano Curso de Letras (curso semestral) Prazo final para divulgao de horrios, programas e normas curriculares de Cursos Semestrais Trmino do 1 semestre letivo para os Cursos de Graduao Prazo mximo para entrega de avaliao final dos Cursos de Graduao Prazo mximo para solicitao de recuperao dos Cursos de Graduao Prazo mximo para atividades de recuperao dos Cursos de Graduao Prazo mximo para entrega de avaliao de recuperao dos Cursos de Graduao Perodo de adequao de matrcula: Alunos dos cursos de Letras, Histria, Psicologia (1 a 5 anos ingressantes a partir de 2007), Cincias Biolgicas, Engenharia Biotecnolgica para o ano letivo de 2014 (apenas para os casos especficos de alunos que tiveram reprovas e choque de horrio) Perodo de solicitao de Banca Especial Incio do 2 semestre letivo para os Cursos de Graduao Inscrio de alunos especiais e ouvintes em disciplinas do 2 semestre Matrcula de alunos especiais e ouvintes em disciplinas do 2 semestre Prazo final para trancamento em disciplinas semestrais Prazo mximo para solicitao de matrcula fora de prazo em disciplinas do 2 semestre dos Cursos de Graduao desta Unidade Prazo mximo para entrega dos programas de ensino para o ano letivo de 2015 Trmino do 2 semestre letivo para os Cursos de Graduao Prazo mximo para divulgao de horrios, programas e normas curriculares para 2015 Prazo mximo para entrega de avaliao final dos Cursos de Graduao Prazo mximo para solicitao de recuperao dos Cursos de Graduao Prazo mximo para atividades de recuperao dos Cursos de Graduao

07/04/2014 14/04/2014

17/04/2014 17/04/2014 23/04/2014 25/04/2014 19/05/2014 27/06/2014 30/06/2014 18/07/2014 21/07/2014 23/07/2014 25/07/2014 28/07/2014 05/08 a 06/08/2014

05/08 a 06/08/2014 11/08/2014 18/08/2014 25/08/2014 08/09/2014 15/09/2014 27/10/2014 06/12/2014 08/12/2014 10/12/2014 12/12/2014 16/12/2014

Prazo mximo para entrega de avaliao de recuperao dos Cursos de Graduao 18/12/2014

RECESSO ESCOLAR MS
ABRIL

DIA
18 19 21 01 19 01 09 28 15

RECESSO ESCOLAR
Paixo de Cristo Feriado Religioso Suspenso das Atividades Escolares Tiradentes Dia do Trabalho Corpus Christi Feriado Municipal Data Magna do Estado Dia do Funcionrio Pblico Estadual Proclamao da Repblica

MAIO JUNHO JULHO OUTUBRO NOVEMBRO

MS
MARO ABRIL MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO

DIA
17

ATIVIDADES
Incio do 1 semestre letivo

DIAS LETIVOS
13 23 26 24 14 18 26 26 24 06

18 11

Trmino do 1 semestre letivo Incio do 2 semestre letivo

06

Trmino do 2 semestre letivo


TOTAL DE DIAS LETIVOS: 1 semestre - 100 dias 2 semestre - 100 dias

Dia/Ms Maro Abril Maio Junho Julho Total 1 sem. Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Total 2 sem. TOTAL GERAL

2 feira 3 3 4 5 2 17 3 5 3 4 1 16 34

3 feira 2 5 4 4 2 17 3 5 3 4 1 16 34

4 feira 2 5 4 4 2 17 3 4 5 4 1 17 35

5 feira 2 4 4 3 3 16 3 4 5 4 1 17 33

6 feira 2 3 5 4 3 17 3 4 5 4 1 17 32

Sbado 2 3 5 4 2 16 3 4 4 4 1 16 31

APROVADO PELA CONGREGAO EM 28/11/2013

11. HORRIO DAS DISCIPLINAS PARA O ANO LETIVO 2014


1ano 1 semestre de 2014

HORRIO

2 FEIRA

3 FEIRA
Qumica Geral
CATARINA

4 FEIRA
Geologia
SOLANGE

5 FEIRA
Embriologia Comparada
ISABEL

6 FEIRA
Fsica Geral
JOO CHAVES

SBADO
At.Acad. Culturais ---------------------------

7h45 s 8h45 8h45 s 9h45 10h00 s 11h00 11h00 s 12h00

-------------------------------Biologia Celular
MNICA

Matemtica
JOO CHAVES/RAMON

Morfologia Vegetal I
ROSANA

Introd. Est. Educao


SERGIO FABIANO

13h30 s 14h30 14h30 s 15h30 15h45 s 16h45 16h45 s 17h45

---------------------

---------------------------

---------------------------------------------

---------------------------------------------

HORRIO
7h45 s 8h45 8h45 s 9h45 10h00 s 11h00 11h00 s 12h00

2 FEIRA
Gentica
EDISLANE

3 FEIRA
CATARINA

1 ano 2 semestre de 2014 4 FEIRA 5 FEIRA


Sistemtica Vegetal I
CIRO

6 FEIRA
Gentica
EDISLANE

SBADO
At.Acad. Culturais --------------------------

Qumica Orgnica Bioestatstica


FERNANDO FREI

Histologia
ISABEL

--------------------Introduo Zoologia
CARLOS

Morfologia Vegetal II
ROSANA

Biofsica
JOO CHAVES

13h30 s 14h30 14h30 s 15h30 15h45 s 16h45 16h45 s 17h45

-------------------------------------------------

---------------------------------------------

HORRIO

2 FEIRA
Paleontologia
SOLANGE

3 FEIRA
Invertebrados I
SRGIO

2 ano - 1 semestre de 2014 4 FEIRA 5 FEIRA


Sistemtica vegetal II
RENATA

6 FEIRA
Bioqumica
VALERIA

SBADO
At.Acad. Culturais

Fisiologia Geral e Comparada:Regulao


MIRIAM

7h45 s 8h45 8h45 s 9h45 10h00 s 11h00 11h00 s 12h00

Estatstica Experimental
FERNANDO FREI

Anatomia comparada
T E L MA

Bioqumica
VALRIA

-------------------------

--------------------------

13h30 s 14h30 14h30 s 15h30 15h45 s 16h45 16h45 s 17h45

--------------------------------------------------

--------------------------------------------------

--------------------------------------------------

HORRIO
7h45 s 8h45 8h45 s 9h45

2 FEIRA
Invertebrados II
SRGIO

3 FEIRA
Invertebrados II
SRGIO

2 ano - 2 semestre de 2014 4 FEIRA 5 FEIRA


Imunologia
KARINA

6 FEIRA
Vertebrados
CARLOS

SBADO
At.Acad. Culturais

10h00 s 11h00 11h00 s 12h00

Metod. Cientfica FREI P.E. Geocincias


SOLANGE

Gentica Humana. e Dismorf. - J. TADEU

Microbiologia
PEDRO OLIVA

Fisiologia Geral e Comparada:Sistemas


MIRIAM

Estudos de Campo I
CIRO,CARLOS PITGORAS

Educ. Escolar no Contexto Brasileiro.


IRADE

-----------------------------

13h30 s 14h30 14h30 s 15h30

------------P.E.M.M.A.BioInfor 15h45 s 16h45 mtica JULIANA 16h45 s 17h45

-------------------------------------------------

HORRIO

2 FEIRA
P.E.Biotec.e Quim. Biol. I - JOO
CHAVES/RAMON

3 FEIRA
REGILDO

3 ano 1 semestre de 2014 4 FEIRA 5 FEIRA


Biogeog. Conservao
SRGIO

6 FEIRA
Fund. Filosficos Soc. Cincia RICARDO

SBADO
At.Acad. Culturais

Fisiologia Vegetal Ecologia de Populaes


PITGORAS / CIRO

Fisiologia Vegetal
REGILDO

7h45 s 8h45 8h45 s 9h45 10h00 s 11h00 11h00 s 12h00

---------Psicol. da Educao
KTIA

Introdroduo Psicobiologia
TELMA / MIRIAM

P.E. e Estgio Superv. Cincias - RAQUEL

P.E. e Estgio Sup. Cincias - RAQUEL ----

-------------------------

13h30 s 14h30 14h30 s 15h30 15h45 s 16h45 16h45 s 17h45

-------------------------------------------------

HORRIO

2 FEIRA
Ecologia de Comunidades
PITAGORAS / CIRO

3 FEIRA

3 ano 2 semestre de 2014 4 FEIRA 5 FEIRA


Biologia Molecular
EDISLANE

6 FEIRA

SBADO
At.Acad. Culturais

P.E. Biotec. Quimica Biol. II


EDUARDO / MNICA

Didtica
SERGIO FABIANO

7h45 s 8h45 8h45 s 9h45 10h00 s 11h00 11h00 s 12h00


Doenas Transmissveis KARINA

------------

Comportamento Animal
CARLOS

-------------------------

-------------------------

Parasitologia Humana
JOO TADEU

-------------------------P.E. e Estgio Superv. P.E. e Estgio Superv. Cincias Cincias

13H30 s 14h30 14h30 s 15h30 15h45 s 16h45 16h45 s 17h45

RAQUEL

RAQUEL

-------------

-------------

--------------------------------------------------

4 ano 1 semestre de 2014


HORRIO
7h45 s 8h45 8h45 s 9h45 10h00 s 11h00 11h00 s 12h00

2 FEIRA
Evoluo
EDISLANE

3 FEIRA
Ecossistemas PITGORAS/CIRO Introd. Ritmos Biolg.
MIRIAM

4 FEIRA
P.E.M.Zool.Sade I

5 FEIRA

6 FEIRA

SBADO
Estgio Superv. Biologia - (TCC) At.Acad. Culturais ------------------------

Estudos de Campo II
Solange, Renata, Srgio

P.E. e Estgio Superv. P.E. e Estgio Superv. Isabel, Karina,Telma, Miriam Biologia RAQUEL Biologia RAQUEL Estgio Superv. Biologia - (TCC) Estgio Superv. Biologia - (TCC) ----------P.E. Bot. e Ecologia I
ROSANA/CIRO

13h30 s 14h30 14h30 s 15h30 15h45 s 16h45 16h45 s 17h45

P.E.M.Zool.Sade I
Isabel, Karina,Telma, Miriam

---------------

4 ano 2 semestre de 2014


HORRIO
7h45 s 8h45 8h45 s 9h45 10h00 s 11h00 11h00 s 12h00

2 FEIRA
Educao Ambiental
S OL A N GE

3 FEIRA
Ecologia do Cerrado
RENATA

4 FEIRA
P.E. M. Zool.Sade II
CARLOS/SRGIO

5 FEIRA
P.E. e Estgio Sup. Biologia RAQUEL Estgio Superv. Biologia - (TCC)

6 FEIRA
P.E. e Estgio Sup. Biologia RAQUEL

SBADO
At.Acad. Culturais -----------------------

Mutagnese Ambiental
EDISLANE

------ Estgio Superv. Biologia - (TCC)

---Estgio Superv. Biologia - (TCC)


P.E. Botnica e Ecol. II - CIRO/ROSANA ----------

13h30 s 14h30 14h30 s 15h30 15h45 s 16h45 16h45 s 17h45

-------------------------------------------

Potrebbero piacerti anche