Sei sulla pagina 1di 16

Apresentao de Cantigas e Brincadeiras de Roda

1. OBJETIVOS

Conhecer algumas cantigas brasileiras e suas influncias culturais. Conhecer algumas danas e brincadeiras de roda que podem acompanhar algumas destas cantigas. Compreender a importncia de tais cantigas na educao musical.

2. CONTEDOS
Cantigas do Brasil. Danas e brincadeiras de roda.

3. ORIENTAES PARA O ESTUDO DA UNIDADE


Antes de iniciar o estudo desta unidade, leia as orientaes a seguir: 1) Leia com ateno o contedo desta unidade buscando textos e artigos que possam contribuir com seu aprendizado sobre a importncia das cantigas em sala de aula 2) Procure cantar as cantigas propostas e, se possvel, realizar as danas que sero apresentadas. Isso contribuir no aprendizado das mesmas. 3) No se limite s cantigas apresentadas, busque cantigas de outras regies do Brasil e do mundo.

44

Instrumento Musicalizador Percusso

4. INTRODUO
Na Unidade 1 tivemos a possibilidade de apresentar alguns instrumentos de percusso, suas tcnicas bsicas e alguns ritmos provenientes de diversas regies do pas e do mundo. Nessa unidade, trabalharemos com algumas cantigas e brincadeiras de roda, que acompanhadas pelos instrumentos de percusso, muito podem contribuir no contexto do ensino da msica. Alm disso, falaremos um pouco sobre a importncia da presena de tais cantigas no contexto escolar, especialmente no que tange a valorizao s ricas influencias culturais de nosso pas.

5. CONTEDO BSICO DE REFERNCIA


O Contedo Bsico de Referncia apresenta de forma sucinta os temas abordados nesta unidade. Para sua compreenso integral necessrio o aprofundamento pelo estudo dos Contedos Digitais Integradores. 5.1. A IMPORTNCIA DAS CANTIGAS DE RODA NA INFNCIA. Todos ns, em maior ou menor grau, temos em nossas lembranas alguma cantiga ou brincadeira de roda que nos marcaram durante a infncia. Na escola, no bairro, na rua, em praas e quintais, a brincadeira envolvendo canes fazia parte do cotidiano de muitas crianas. Uma simples pesquisa com pais, avs ou vizinhos e amigos mais velhos, nos possibilitariam um acesso a canes e brincadeiras ainda muito presentes na memria dessas pessoas. De acordo com os documentos do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil (RCNEI): Brincar de roda, ciranda, pular corda, amarelinha, etc. so maneiras de estabelecer contato consigo prprio e com o outro, de se sentir nico e, ao mesmo tempo, parte de um grupo, e de

U2 - Apresentao de Cantigas e Brincadeiras de Roda

45

trabalhar com as estruturas e formas musicais que se apresentam em cada cano e em cada brinquedo (BRASIL, 1998, p. 71). O convvio com o outro, o contato fsico, o dilogo e o fazer colaborativo, so aspectos importantes numa sociedade cada vez mais individualizada. Se por um lado, os computadores, games, celulares, internet, dentre outros recursos tecnolgicos nos do acesso a milhares de pessoas conectadas virtualmente por quase 24 horas, todos os dias, por outro lado, tais recursos muitas vezes nos privam do contato face a face, do toque, do olhar, do falar, do cantar, do estar presente com o outro. Nesse sentido, as cantigas e brincadeiras de roda, mais do nunca, se mostram de fundamental importncia no cotidiano das crianas. Segundo o RCNEI (1998) aprender msica significa integrar experincias, envolvendo vivncias, percepo e reflexo. Ouvir msica, aprender uma cano, brincar de roda, dentre outras atividades, desenvolvem o gosto pela msica e estimulam a expresso. Alm disso, as cantigas de roda nos permitem permanecer em contato com costumes e tradies de nossa cultura. Segundo Penna (2008), a msica, sua compreenso e sensibilidade, tem um padro socialmente compartilhado, que construdo e apreendido pela vivncia, pelo contato cotidiano, pela familiarizao. A influncia multicultural que marca nosso pas visvel nas cantigas de roda, que "receberam influncias de vrias culturas, especialmente da lusitana, africana, amerndia, espanhola e francesa" (BRASIL, 1998, p. 71). Segundo Brito (2003), o educador ou educadora deve buscar recuperar cantigas, brincadeiras e jogos, pesquisando na comunidade tais tradies, a fim de devolv-las s crianas. Brito continua dizendo que no se trata de saudosismo, mas de algo fundamental para o crescimento sadio e harmonioso das crianas, alm de proporcionar "a possibilidade de viver sua prpria cultura e modo de ser!" (BRITO, 2003, p. 111).
Claretiano - Centro Universitrio

46

Instrumento Musicalizador Percusso

Nos prximos tpicos da unidade, apresentaremos algumas cantigas e brincadeiras de roda. Apresentaremos tambm alguns vdeos e partituras para que voc possa melhor visualizar, ouvir e executar tais cantigas. 5.2. CANTIGAS E BRINCADEIRAS DE RODA Samba - LeL Segundo Brito (2003), a msica samba le-l um samba-deroda encontrado em o todo pas, com variaes de letra e refro, porm, com praticamente a mesma estrutura.
Importante

Antes de tratarmos das possibilidades de cantar, danar ou tocar essa msica, muito importante que voc assista ao vdeo: BARBATUQUES. Barbatuques CD Tum P Sambalel. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=_Tz7KROhuAw>. Acesso em: 04 dez. 2013.

Samba-lel t doente T co'a cabea quebrada Samba lel precisava de umas boas lambadas. Samba, samba, samba, lel Samba, samba, samba, lala Samba, samba, samba, lel Pisa na barra da saia lala.

U2 - Apresentao de Cantigas e Brincadeiras de Roda

47

(Refro) Olhe, morena bonita Como que se namora Pe um lencinho no bolso Deixa a pontinha de fora.

(Refro) Olhe, morena bonita Como que se cozinha Bota a panela no fogo Vai conversar coa vizinha.

As possibilidades de atividades que sero apresentadas a seguir para a msica Samba-lel, foram retiradas do livro Msica na educao infantil propostas para a formao integral da criana, da Prof. Teca Alencar de Brito (2003). Segundo a autora, importante que se analise a construo das frases da msica, para que assim, vrias atividades possam ser realizadas. Na msica samba-lel possvel identificar quatro frases musicais, que podem ser subdivididas em pergunta e resposta. FRASE 1 Samba-lel t doente (pergunta) T co'a cabea quebrada (resposta) FRASE 2 Sambalel precisava (pergunta) de umas boas lambadas (resposta)
Claretiano - Centro Universitrio

48

Instrumento Musicalizador Percusso

FRASE 3 Samba, samba, samba, lel (pergunta) Samba, samba, samba, o lala (resposta) FRASE 4 Samba, samba, samba, lel (pergunta) Pisa na barra da saia (resposta) A diviso da msica em frases nos do diversas possibilidades de execuo. Podemos cantar com todos juntos, como tambm podemos dividir a turma em dois grupos, onde um grupo canta a pergunta de cada frase e o segundo grupo canta a resposta. Na execuo com instrumentos de percusso, as possibilidades aumentam ainda mais, pois podemos sugerir que todos juntos marquem a pulsao da msica ou que cada grupo execute seu instrumento no momento em que cantam (pergunta/resposta). Outra possibilidade seria a elaborao de um arranjo para instrumentos de percusso, dividindo a turma em diferentes grupos. Essa ltima possibilidade, trabalharemos com mais detalhes na ltima unidade deste material. Por fim, possvel o trabalho na prpria dana em roda, onde o sentido pode ser alterado de acordo com a mudana de frases, e no refro todos podem ser dirigir ao centro da roda, batendo palmas e ps. Brito (2003, p. 117) tambm sugere:
Como um samba-de-roda, forme um crculo, com um cabo de vassoura ou outro pedao de madeira disposto no centro, no cho. Um a um, os participantes entram na roda e danam, cruzando e/ ou alternando os ps, virando de trs para a frente, sambando, sem pisar no cabo de vassoura.

Alm das alternativas apresentadas, outras podem ser criadas, dependendo do contexto e recursos.

U2 - Apresentao de Cantigas e Brincadeiras de Roda

49

Roda do Valentino Essa msica muito utilizada em danas circulares. Nosso contato com ela se dar por meio do Coral Trovadores do Vale, Araua MG.
Coral Trovadores do Vale
O Coral Trovadores do Vale, fundado em 1970, possui mais de 40 anos de atividade, cantando e danando as msicas folclricas da regio do Vale do Jequitinhonha MG. Dentre as msicas cantadas pelo coral, em que os integrantes so pessoas da prpria comunidade, esto os cantos de trabalho, como o de Boiadeiro, de Tecedeira, Beira-Mar, assim como cantigas e danas de Roda. Frei Chico e Maria Lira, artes da comunidade, realizaram uma pesquisa entre as casas da comunidade da regio, gravando e registrando os cantos que ouviam das pessoas. Entre as vrias msicas gravadas pelo Coral, est a Roda do Valentino.

Segundo Fiori (1991, p. 78), "a cultura um processo vivo de permanente criao", pois quem participa desse processo de forma autnoma, cria e recria "em novas formas de vida". O autor continua, dizendo que "a transmisso do j feito cultura morta". Digo isso, pois a Roda do Valentino, como cultura viva, passou e continua passando por constantes transformaes, seja na letra ou na forma de se danar. Alis, muito comum encontrar vrias letras e formas de se cantar as cantigas de roda, justamente por esse processo vivo e autnomo da cultura popular. O vdeo que apresentaremos do coral Trovadores do Vale cantando a Roda do Valentino, mostra bem esse processo cultural vivo, onde jovens, adultos, mes, filhas, pessoas da comunidade, participam com alegria de um momento, como diz Brito (2003), "sadio e harmonioso". So momentos que podem "proporcionar s nossas crianas a possibilidade de viver sua prpria cultura e modo de ser" (BRITO, 2003, p.111).

Claretiano - Centro Universitrio

50

Instrumento Musicalizador Percusso

Roda de Valentino

Antes de continuar, importante que voc assista ao vdeo a seguir, que foi gravado por mim, em uma oportunidade que tive de participar do ensaio do coral Trovadores do Vale, em Araua MG, 2012. No vdeo, o coral canta e dana em roda a msica Roda do Valentino. CORAL TROVADORES DO VALE. Roda do Valentino. Disponvel em: <http:// www.youtube.com/watch?v=bbQ_UFk1n74 >. Acesso em: 05 dez. 2013

Segue Valentino, Valentino Trs Trs. Segue Valentino que ele um bom rapaz Segue Valentino, Valentino sou eu Olha a moreninha que esse par meu No estado de So Paulo no precisa mais chover S os olhos do meu bem faz o mato enverdecer (Refro) "C" de l e eu de c, ribeiro passou no meio "C" de l d um suspiro eu de c suspiro e meio (Refro)

Assim como a letra, a forma de danar que apresentaremos ser de acordo com a forma executada pelo Coral Trovadores do Vale, lembrando que existem muitas variaes tanto da letra

U2 - Apresentao de Cantigas e Brincadeiras de Roda

51

quanto da dana. Como visualizado no vdeo, todos se colocam em roda. H um movimento para as estrofes (a roda girando) e um movimento para o refro (a dana em pares), com exceo da primeira vez em que se canta o refro, em que a disposio a roda girando. Nesse sentido, a msica ficaria assim: REFRO (RODA GIRANDO) Segue Valentino, Valentino Trs Trs Segue Valentino que ele um bom rapaz Segue Valentino, Valentino sou eu Olha a moreninha que esse par meu. ESTROFE (RODA GIRANDO) No estado de So Paulo no precisa mais chover S os olhos do meu bem faz o mato enverdecer REFRO (DANA EM PARES) Segue Valentino, Valentino Trs Trs Segue Valentino que ele um bom rapaz Segue Valentino, Valentino sou eu Olha a moreninha que esse par meu. ESTROFE (RODA GIRANDO) "C" de l e eu de c, ribeiro passou no meio "C" de l d um suspiro eu de c suspiro e meio

Claretiano - Centro Universitrio

52

Instrumento Musicalizador Percusso

Uma breve pesquisa na internet nos possibilita encontrar outras formas de se danar essa msica. Quanto letra, existe a possibilidade de manter o refro e criar novas estrofes, contextualizadas com a escola, o bairro ou a cidade onde a msica est sendo trabalhada. Vilo O Vilo mais uma das msicas que fazem parte do repertrio do Coral Trovadores do Vale. Sua dana contagiante, bem animada e divertida.
Importante

Antes de continuar, importante que voc assista a mais ao vdeo a seguir, tambm gravado por mim, durante o ensaio do coral Trovadores do Vale, em Araua MG, 2012. No vdeo, o coral canta e dana a msica Vilo. CORAL TROVADORES DO VALE. Vilo. Disponvel em: <http://www.youtube. com/watch?v=lt4ve3xr690&feature=youtu.be> Acesso em: 06 dez. 2013

Aprendi danar vilo, aprendi danar vilo No foi nessa terra no, no foi nessa terra no Aprendi com alemoa, aprendi com alemoa Na terra dos "alemo", na terra dos "alemo"

As estrelas do cu correm, as estrelas do cu correm Eu tambm quero correr, eu tambm quero correr Uma corre atrs da outra, uma corre atrs da outra Eu atrs do bem querer, eu atrs do bem querer.

U2 - Apresentao de Cantigas e Brincadeiras de Roda

53

Para essa dana, como visualizado no vdeo, necessrio que os participantes fiquem em pares, formando uma fila. O primeiro par da fila ficar virado de frente aos demais. Quando se iniciar a msica, todos danando, cada par far um movimento de ondas, passando primeiro por baixo dos braos do par da frente e depois deixando o par seguinte passar por debaixo de seus braos, sucessivamente. Conforme a dana vai se desenvolvend, o andamento da msica pode ir aumentando at o momento em que os participantes no mais conseguirem, no tempo proposto, realizar a dana. Cano de Ghana Essa msica tambm foi retirada do livro Msica na educao infantil propostas para a formao integral da criana, da Prof. Teca Alencar de Brito (2003). um jogo musical proveniente de Ghana, na frica, se assemelhando com a brincadeira Escravos de J.

Oh o bom so ni sah nya na O bom so ni sah (bis)

"Ns somos crianas e estamos brincando com pedras". Em crculo, sentadas no cho, cada criana segura uma pedra, que passa para o companheiro sua esquerda, sempre no tempo forte: passa a pedra, pega a outra, passa a pedra, pega a outra... (BRITO, 2003, p. 126).

Outra possibilidade seria a disposio em roda. Na primeira parte da msica a roda gira e na segunda parte as crianas se direcionam para o centro da roda e depois para fora dela.
Claretiano - Centro Universitrio

54

Instrumento Musicalizador Percusso

Oh o bom so ni sah nya na O bom so ni sah (Roda girando) Oh o bom so ni sah nya na O bom so ni sah (Movimento para o centro e depois para fora da roda)

possvel tambm a criao de outras possibilidades, alm da possvel incluso de instrumentos de percusso acompanhando essa msica. Antes de realizar as questes autoavaliativas, voc deve realizar a leitura do textos indicados no Tpico 6.1, principalmente o texto Educao musical e relaes tnicas: transitando entre as leis n 11.645/08 e n 11.769/08.

6. CONTEDOS DIGITAIS INTEGRADORES


Os Contedos Digitais Integradores so a condio necessria e indispensvel para voc compreender integralmente os contedos apresentados nesta unidade. 6. 1. CANTIGAS DE RODA E EDUCAO Ao falarmos sobre cantigas e danas de roda, falamos de cultura popular, falamos do processo vivo de uma cultura que se transforma a cada dia, por intermdio de sujeitos autnomos. A educao ocorre lado a lado com esse processo cultural. Ao falar sobre cultura, Fiori aponta que:
Esta resulta de uma colaborao essencial com os demais, na construo do mundo humano o que se d atravs de uma participao ativa e criadora num saber fazer, que fazer que se

U2 - Apresentao de Cantigas e Brincadeiras de Roda

55

sabe: trabalho de inveno efetiva da cultura, a que chamamos aprendizado ou educao, entendida esta de maneira radical (FIORI, 1991, p. 86).

Nessa perspectiva, os textos a seguir tratam tanto da importncia das cantigas populares na educao musical, quanto buscam trazer referncias prticas para o ensino de msica. LOUREIRO, M.; LIMA, S. R. Albano. As cirandas Brasileiras e sua insero no ensino fundamental e nos cursos de formao de docentes. Disponvel em: <http://www.ceart. udesc.br/dapesquisa/files/9/03MUSICA_Maristela.pdf>. Acesso em: 06 Dez. 2013. BRASIL. Ministrio da educao e do desporto. Secretaria de educao fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 06 Dez. 2013. BRITO, J. G. L.; SILVA, E. G. Educao musical e relaes tnicas: transitando entre as leis n 11.645/08 e n 11.769/08. Disponvel em: <https://www.academia.edu/3387110/ Educacao_musical_e_relacoes_etnicas_transitando_entre_as_Leis_n_11.645_08_e_n_11.769_08>. Acesso em: 06 Dez. 2013.

7. QUESTES AUTOAVALIATIVAS
A autoavaliao pode ser uma ferramenta importante para voc testar o seu desempenho. Se encontrar dificuldades em responder as questes a seguir, voc dever revisar os contedos estudados para sanar as suas dvidas.
1) Segundo o texto As cirandas brasileiras e sua insero no ensino fundamental e nos cursos de formao de docentes, de Loreiro e Lima, destacam-se como objetivos gerais, principalmente no PCN Artes, para as quatro primeiras sries da educao fundamental, os seguintes aprendizados, exceto: a) Conhecer canes brasileiras, brincadeiras, jogos e danas.

Claretiano - Centro Universitrio

56

Instrumento Musicalizador Percusso

b) Conhecer caractersticas fundamentais do Brasil nas dimenses sociais, materiais e culturais. c) Conhecer unicamente a dimenso cultural da comunidade onde a escola se insere. d) Conhecer a pluralidade do patrimnio sociocultural brasileiro. 2) Segundo o texto de Loreiro e Lima, as Cirandas brasileiras ainda conservam muitas caractersticas das Cirandas: a) Portuguesas. b) Espanholas. c) Indgenas. d) Africanas. 3) De acordo com o referencial curricular nacional para a educao infantil, item msica, referente aos jogos e brinquedos musicais da cultura infantil, podemos dizer que: I. II. III. IV. Acalantos Parlendas Mnemnicas Brincadeiras de Roda
( ) Integram poesia, msica e dana. ( ) So destinados a fixar ou ensinar algo como nmeros ou nomes. ( ) So entoados para tranquilizar e adormecer bebs e crianas pequenas. ( ) Como exemplo temos o trava-linguas.

4) De acordo com a lei 11.645 de 10 de maro de 2008, torna-se obrigatrio o estudo da histria e cultura afro-brasileira e indgena nos estabelecimentos de ensino fundamental e mdio, pblicos e privados. Comente como o trabalho com cantigas pode contribuir com o cumprimento da lei.

Gabarito Confira, a seguir, as respostas corretas para as questes autoavaliativas propostas:


1) c. 2) a. 3) IV, III, I, II. 4) As manifestaes artsticas so uns dos principais frutos culturais e histricos de um povo, sendo assim, a dana e a msica podem muito nos ensinar sobre os costumes, valores e histria de nossa cultura e de outras.

U2 - Apresentao de Cantigas e Brincadeiras de Roda

57

8. CONSIDERAES
Chegamos ao final da Unidade 2. Nela tivemos a oportunidade de ter contato com cantigas e danas de roda provenientes de nossa rica cultura. Falamos tambm sobre a importncia de se trabalhar tais manifestaes musicais em sala de aula, tendo como um dos objetivos, a aproximao do aluno com a cultura de nosso pas. Agora importante coloc-las em prtica, tocando-as, cantando-as e danando tambm. Procure realizar estas atividades e buscar outras, tendo em vista a pluralidade de cantigas e brincadeiras de roda que temos. Atente-se tambm para os textos propostos nos Contedos Digitais Integradores, procure sempre consult-los. Na Unidade 3 trabalharemos um pouco a construo de instrumentos de percusso, instrumentos, inclusive, que podem contribuir com o trabalho com as cantigas.

9. E-REFERNCIAS
PORTOWEB. O que a Escola de Frankfurt. Disponvel em: <http://pessoal.portoweb. com.br/jzago/frankfurt.htm>. Acesso em: 18 set. 2010.

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


BRASIL. Ministrio da educao e do desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referncia CurricularNacional para a educao Infantil. - Braslia: MEC/SEF, 1998. 3v.:il. BRITO, T. A. Msica na educao infantil. 2. So Paulo: Peirpolis, 2003. FIORI, E. M. Textos escolhidos: V.II.: Educao e Poltica. Porto Alegre: L & PM, 1991. PENNA, M. Msica(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.

Claretiano - Centro Universitrio

Claretiano - Centro Universitrio

Potrebbero piacerti anche