Sei sulla pagina 1di 7

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos

Produto: Hexafluoreto de Enxofre FISPQ n: P-4657-C

1 Identificao do Produto e da Empresa Produto: HEXAFLUORETO DE ENXOFRE Cdigo do Produto: P-4657-C Nome(s) Comercial(s): Hexafluoreto de Enxofre, Fluoreto de Enxofre Empresa: White Martins Gases Industriais S.A. Rua Mayrink Veiga no 9, Centro Rio de Janeiro/RJ CEP: 20090-050

Site: www.whitemartins.com.br Telefone de Emergncia: 0800 709 9000 Para maiores informaes de rotina consulte o fornecedor White Martins mais prximo.

2 Composio e Informaes sobre os Ingredientes Este produto uma substncia pura e essa seo cobre apenas os materiais dos quais esse produto fabricado. Para misturas deste produto, requisite a respectiva FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS para cada componente. Veja seo 16 para maiores informaes sobre misturas.

Nome Qumico: Hexafluoreto de Enxofre Sinnimo: Fluoreto de Enxofre

Ingredientes Hexafluoreto de Enxofre

CAS 2251-62-4

Concentrao (%) 99,0 min

LT (TLV) Limite de Tolerncia 1000 ppm (ACGIH 1997)

Grupo Qumico: Haleto no-metlico

3 Identificao de Perigos

EMERGNCIA
CUIDADO! Gs liqefeito sob presso. Pode causar sufocamento rpido. Pode causar queimadura por congelamento. Equipamento autnomo de respirao pode ser requerido para a equipe de salvamento. Inodoro.

Hexafluoreto de Enxofre Elaborado: Mai/2006

Pgina 1 de 7

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Hexafluoreto de Enxofre FISPQ n: P-4657-C
Valor Limite de Tolerncia (LTV): 1000 ppm (ACHIH 1997). O Limite de Tolerncia deve ser utilizado como um guia no controle da sade, e no como uma diviso entre concentraes perigosas ou seguras. EFEITOS DE UMA NICA SUPEREXPOSIO (AGUDA): INGESTO: uma maneira pouco provvel de exposio, mas o congelamento dos lbios e da boca pode resultar do contato com o lquido. Este produto um gs a temperatura e presso normais. INALAO: Asfixiante. Concentraes altas podem causar dor de cabea, sonolncia, vertigem, excitao, excesso de salivao, vmito e inconscincia. A falta de oxignio pode causar a morte. CONTATO COM A PELE: Nenhum efeito prejudicial esperado do vapor. O lquido pode causar congelamento. CONTATO COM OS OLHOS: Nenhum efeito prejudicial esperado do vapor. O lquido pode causar congelamento. EFEITOS DA SUPEREXPOSIO REPETIDA (CRNICA): Nenhum efeito esperado. OUTROS EFEITOS DA SUPEREXPOSIO: Os produtos da decomposio a altas temperaturas podem ser irritantes. CONDIES CLNICAS AGRAVADAS PELA SUPEREXPOSIO: Um conhecimento das informaes toxicolgicas disponveis e das propriedades fsicas e qumicas do material sugere ser improvvel que a superexposio agrave condies mdicas j existentes. INFORMAES LABORATORIAIS COM POSSVEL RELEVNCIA PARA A AVALIAO DOS RISCOS PARA A SADE HUMANA: Nenhuma atualmente conhecida. CARCINOGENICIDADE: Hexafluoreto de enxofre no considerado material carcinognico pelos rgos NTP, OSHA, ou IARC.

4 Medidas de Primeiros Socorros INGESTO: Este produto um gs a presso e temperatura normais. CONTATO COM A PELE: Por exposio ao lquido, imediatamente aquea a rea congelada com gua morna (no exceder 41C). Em caso de exposio severa, remova as roupas enquanto for se banhando com gua morna. Chame um mdico. INALAO: Remova para ar fresco. Se no estiver respirando, administre respirao artificial. Se a respirao estiver difcil, uma pessoa qualificada pode administrar oxignio. Chame um mdico. CONTATO COM OS OLHOS: Por contato com o lquido, imediatamente, molhe completamente os olhos com gua morna corrente durante 15 minutos, no mnimo. Mantenha os olhos abertos, distantes do globo ocular, para garantir que todas as superfcies tenham sido lavadas completamente. Consulte um mdico, de preferncia um oftalmologista, imediatamente. OBSERVAES PARA O MDICO: No h antdoto especfico. Este produto inerte. O tratamento da superexposio deve ser dirigido para o controle dos sintomas e das condies clnicas do paciente.

Hexafluoreto de Enxofre Elaborado: Mai/2006

Pgina 2 de 7

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Hexafluoreto de Enxofre FISPQ n: P-4657-C

5 Medidas de Combate a Incndio Meio de combate ao fogo: Hexafluoreto de enxofre no inflamvel. Use recurso apropriado para fogo circundante. Procedimentos especiais de combate ao fogo: CUIDADO! Gs liqefeito sob presso. Retire todo o pessoal da rea de risco. Imediatamente inunde os recipientes com jatos de gua a uma distncia mxima at resfri-los; ento retire os recipientes para longe de rea de incndio, se no houver risco. Equipamento autnomo de respirao pode ser requerido para a equipe de salvamento. Brigadas de incndio locais devem conhecer o produto. Possibilidades incomuns de incndio: Hexafluoreto de enxofre no inflamvel. Os recipientes podem se romper devido ao calor do fogo. Nenhuma parte de um recipiente deve estar sujeita a temperaturas maiores que 52 C (aproximadamente 125 F). Todos os recipientes so providos de um dispositivo de alvio de presso projetado para aliviar o contedo quando eles forem expostos a temperaturas elevadas. (Excees podem existir quando previsto em norma). Produtos passveis de combusto: Veja seo 10.

6 Medidas de Controle para Derramamento / Vazamento Medidas a tomar se o material derramar ou vazar: CUIDADO! Gs liqefeito sob presso. Retire todo o pessoal da rea de risco. Use equipamento autnomo de respirao, quando necessrio. Interrompa o vazamento se no houver risco. Ventile a rea do vazamento ou retire o recipiente com vazamento para rea bem ventilada. Verifique a rea, especialmente reas confinadas, para verificar se h oxignio suficiente, antes de permitir o retorno do pessoal. Previna para que os despejos no contaminem os arredores. Mtodo para a disposio de resduos: Previna para que os despejos no contaminem os arredores. Mantenha o pessoal longe. Descarte qualquer produto, resduo, recipiente ou invlucro disponvel de maneira que no prejudique o meio ambiente, em total obedincia as regulamentaes Federais, Estaduais e Locais. Se necessrio, entre em contato com seu fornecedor, para assistncia.

7 Manuseio e Armazenamento Condies de armazenamento: Armazene e utilize com ventilao adequada. Assegure-se de que os cilindros estejam fora de risco de queda ou roubo. Atarraxe firmemente o capacete com as mos. No permita estocagem em temperaturas superiores a 52 oC (125 oF). Armazene separadamente os cilindros cheios dos vazios. Use um sistema de fila, para prevenir o estoque de cilindros cheios por longos perodos. Condies para manuseio: Proteja os cilindros contra danos fsicos. Utilize um carrinho de mo para movimentar os cilindros; no arraste, role, ou deixe-o cair. Nunca tente levantar um cilindro pelo capacete; o capacete existe apenas proteger a vlvula. Nunca insira qualquer objeto (ex. chave de parafuso, chave de fenda) dentro da abertura do capacete; isto pode causar dano a vlvula, e consequentemente um vazamento. Use uma chave ajustvel para remover capacetes justos ou enferrujados. Abra a vlvula suavemente. Se estiver muito dura, descontinue o uso e entre em contato com seu fornecedor. Para maiores precaues com o uso de hexafluoreto de enxofre, veja seo 16.

Hexafluoreto de Enxofre Elaborado: Mai/2006

Pgina 3 de 7

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Hexafluoreto de Enxofre FISPQ n: P-4657-C

8 Controle de Exposio e Proteo Individual Proteo Respiratria (Tipo Especfico): Use respiradores com suprimento de ar nos locais onde a exausto geral no adequada para manter a exposio dos trabalhadores abaixo do limite de tolerncia. Use equipamento autnomo de respirao com proteo facial total na presso positiva quando o trabalho for realizado em espaos confinados ou quando houver deficincia de oxignio na atmosfera. Ventilao Exausto Local: Use sistema de exausto local, se necessrio, para manter a concentrao de fumos e gases perigosos abaixo do limite de tolerncia aplicvel na rea de repetio dos trabalhadores. Mecnica (Geral): Ventilao exaustora geral pode ser aceita se manter o suprimento de ar adequado. Especiais: Nenhum Outros: Nenhum Luvas Protetoras: Use luvas de raspa quando manusear cilindros e para prevenir exposio ao lquido. Proteo dos Olhos: culos de segurana, lente incolor com proteo lateral. Outros Equipamentos Protetores: Sapatos de segurana com biqueira de ao e borracha vulcanizada para manuseio de cilindros. Mesmo com todo o equipamento protetor, nunca toque partes eltricas energizadas.

9 Propriedades Fsico-Qumicas Estado Fsico: Gs Cor: Incolor Odor: Inodoro Peso molecular: 146,05 Frmula: SF6 Densidade do Gs (ar = 1): a 20 C (68 F) e 1 atm: 5,11
3 3 Massa Especfica: a 21,1C (70 F) e 1 atm: 6,17 kg/m (0,385 lbs/ft )

Solubilidade em gua: Desprezvel Percentagem de Matria Voltil em Volume: 100 Presso do Vapor: a 21,1C (70 F): 2156 kPa abs (312,7 psia) Coeficiente de Evaporao (Acetato de Butila = 1): Alto Ponto de Ebulio, a 1 atm: Sublima a -63,9 C (-83 F) Ponto de Congelamento: @ 2241 kPa abs (325 psia): -50,8 C (-59,4 F)

Hexafluoreto de Enxofre Elaborado: Mai/2006

Pgina 4 de 7

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Hexafluoreto de Enxofre
Ponto de Fulgor (Mtodo ou Norma): No aplicvel Temperatura de Auto-Ignio: No aplicvel Limite de Inflamabilidade no Ar, % em Volume: Inferior: No aplicvel Superior: No aplicvel

FISPQ n: P-4657-C

10 Estabilidade e Reatividade Estabilidade: Estvel Incompatibilidade (Materiais a Evitar): Explode violentamente em contato com o disilano. Produtos Passveis de Risco Aps a Decomposio: Decomposio trmica pode produzir fumos txicos de fluoretos e xidos de enxofre. Risco de Polimerizao: No ocorrer Condies a Evitar: Temperaturas que excedam a 800 C (1471 F)

11 Informaes Toxicolgicas Hexafluoreto de enxofre um asfixiante simples.

12 Informaes Ecolgicas No esperado nenhum efeito ecolgico. Hexafluoreto de enxofre no contm nenhum material qumico das Classes I ou II (destruidores da camada de oznio). Hexafluoreto de enxofre no considerado como poluente martimo pelo DOT.

13 Consideraes sobre Tratamento e Disposio Mtodo de disposio de resduos: No tente desfazer-se de resduos ou quantidades no utilizadas. Devolva o cilindro ao seu fornecedor.

14 Informaes sobre Transporte Nome de remessa (Portaria 204): Hexafluoreto de enxofre Classe de risco: 2,2 Nmero de Risco: 20 Nmero de identificao: UN 1080

Hexafluoreto de Enxofre Elaborado: Mai/2006

Pgina 5 de 7

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Hexafluoreto de Enxofre FISPQ n: P-4657-C

Rtulo de remessa: GS NO INFLAMVEL E NO TXICO Aviso de advertncia (quando requerido): GS NO INFLAMVEL E NO TXICO INFORMAES ESPECIAIS DE EMBARQUE: Os cilindros devem ser transportados em posio segura, em veculo bem ventilado. Cilindros transportados em veculo enclausurado, em compartimento no ventilado podem apresentar srios riscos a segurana. proibido o enchimento de cilindros sem o consentimento do seu proprietrio.

15 - Regulamentaes As seguintes leis relacionadas so aplicadas a este produto. Nem todos os requerimentos so identificados. O usurio deste produto o nico responsvel pela obedincia de todas as leis Federais, Estaduais e Locais.

DECRETO LEI 96044 Aprova o regulamento para o transporte Rodovirio de Produtos Perigosos e d outras providncias. RESOLUO 420 Instrues complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos. NBR 7500 Smbolos de risco e manuseio para o transporte e armazenamento de materiais.

16 Outras Informaes Assegure-se de ler e compreender todas as etiquetas e outras instrues fornecidas em todos os recipientes deste produto. PRECAUES ESPECIAIS: Gs liquefeito sob presso. Use tubulao e equipamento adequadamente projetados para resistirem s presses que possam ser encontradas. O gs pode causar sufocamento rpido devido deficincia de oxignio. Armazene e utilize com ventilao adequada. Feche a vlvula aps cada uso, e mantenha fechada mesmo quando o cilindro estiver vazio. Nunca trabalhe em um sistema pressurizado. Se houver vazamento, feche a vlvula do cilindro. Ventile o sistema para um local seguro, de maneira que no prejudique o meio ambiente, em total obedincia as regulamentaes Federais, Estaduais e Locais, ento repare o vazamento. Nunca aterre um cilindro de gs comprimido ou deixe-o em local onde possa fazer parte de um circuito eltrico. Nota: Compatibilidade com plsticos deve ser confirmada antes da utilizao. Misturas: Quando dois ou mais gases liqefeitos so misturados, suas propriedades de risco podem se combinar e criar perigos inesperados e adicionais. Obtenha e avalie as informaes de segurana de cada componente antes de produzir a mistura. Consulte um Especialista ou outra pessoa capacitada quando fizer a avaliao de segurana do produto final. Lembrem-se, gases e lquidos possuem propriedades que podem causar srios danos ou morte.

Hexafluoreto de Enxofre Elaborado: Mai/2006

Pgina 6 de 7

Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos


Produto: Hexafluoreto de Enxofre FISPQ n: P-4657-C
POR MEDIDA DE SEGURANA PROIBIDO O TRANSVAZAMENTO DESTE PRODUTO DE UM CILINDRO PARA OUTRO.

A White Martins recomenda que todos os seus funcionrios, usurios e clientes deste produto estudem detidamente esta folha de dados a fim de ficarem cientes da eventual possibilidade de riscos relacionados ao mesmo. No interesse da segurana deve-se: 1) Notificar todos os funcionrios, usurios e clientes acerca das informaes includas nestas folhas e fornecer um ou mais exemplares a cada um: 2) Solicitar aos seus clientes que tambm informem aos seus respectivos funcionrios e clientes e, assim, sucessivamente.

Hexafluoreto de Enxofre Elaborado: Mai/2006

Pgina 7 de 7

Potrebbero piacerti anche