Sei sulla pagina 1di 6

Histria da Mamografia

Mamografia Convencional

H dezoito anos aps a descoberta dos raios X comearam-se a serem feitas radiografias de leses mamrias. Em 1913 - Primeira radiografia mamria feita por Albert Salomon, cirurgio Alemo, ele radiografou peas cirrgicas, obtidas de cirurgias de mastectomia e encontrou pequenos pontos denominados de microcalcificaes. Em 1930 - Foi feita a primeira mamografia na incidncia mdio-lateral in vivo, por Stafford Warren, em Nova York Em 1950- O mdico radiologista uruguaio Raul Leborgne, descobre a importncia de um melhor posicionamento e a necessidade da compresso. Ele concluiu que comprimindo-se a mama obtm-se uma melhor qualidade de imagem. Foi o primeiro mdico a associar cncer de mama a microcalcificaes ao encontr-las em 30% de uma quantidade de casos radiografados. A compresso e um fator importantssimo para uma boa imagem radiogrfica. Diminuindo- se a espessura da mama, a paciente receber menor dose de radiao, alm de reduzir a indefinio causada pelo movimento. Em 1960 - Robert Egan, descobre que baixo KV e alto mAs, aumentam a resoluo da imagem. Tendo Robert publicado em 1962, 53 casos de carcinoma oculto detectados em 2000 exames de mamografia e criou uma equipe de mdicos e tcnicos treinados e especializados em mamografia. Em 1963 - Gerald Dodd, foi o primeiro a realizar a localizao de uma leso no palpvel. Tornando as retiradas de tecido mamrio menor. Em 1963-1966 Phillip Strax , Louis Venet e Sam Shapiro, observaram a reduo de mortalidade em 1/3, rastreando as pacientes com exames clnicos e radiolgicos. Em 1966 - A GE cria a primeira mquina para realizar mamografia. Era um trip com uma cmara especial. Em 1967 - Uma equipe da GE projeta uma unidade bsica, incorporando um espectro de raios X mais especfico , e um tubo para obter melhor foco no tecido. Por meio da implementao de um filtro de molibdnio, um componente metlico resistente essa maquina que era composta por um tubo e uma lente apoiados em um trip, produziu imagens de melhor qualidade do que as mamografias improvisadas que eram obtidas por aparelhos de raios X da poca. Em 1971- Gallager e Martin, foram os primeiros a reconhecer que uma neodensidade na mamografia poderia ser um sinal precoce da existncia de tumor na mama. Em 1977- Nordestron do Instituto Karolinkas de Estocolmo, Sucia desenvolveu o primeiro sistema de estereotaxia . Em 1980 - A GE desenvolveu os primeiros equipamentos motorizados para compresso. Infelizmente a compresso e desconfortvel, mais necessria para reduzir a espessura do tecido mamrio, reduzindo tambm o tempo de exposio e aumentando a resoluo. Em 1989 - Azevedo e Svane(Sucia) publicam os primeiros casos, utilizando a puno por agulha fina orientada pela estereotaxia. Em 1992- A GE lanou em seus equipamentos um filtro de rdio, um elemento usado no

tubo de raios-X que permite melhor penetrao no tecido mamrio, com menos exposio. A tecnologia do rdio especialm-ente til em mamas densas. Em 1996 - Lana o primeiro sistema de biopsia a vcuo MAMMOTOME, desenvolvido por Parker e associados, permitindo excelentes resultados na obteno de amostra de tecidos para estudo histopatolgicos. Em 1998- Desenvolve-se um cassete nico, que permite a troca de imagem de cassete(em filme ecrans) para ponto digital em uma maquina. Em um monitor pode-se revisar as imagens em termos de pontos digitais, viso ampliada, localizao de agulha e aquisio de imagem estereottica bidimensional para a orientao nas intervenes.

PRIMEIRO MAMGRAFO PROTTIPO DE 1965, DE GROS PARA SENGRAFO, APROPRIADAMENTE CHAMADO DE TREPIED("TRS PS")

RADIOGRAFIA DA MAMA ADQUIRIDA EM MEADOS DE 1927

Posicionamento de Leborgne da paciente para um mamografo crnio- caudal."Observe as caracteristicas do cone e do coxim de compresso colocada entre ele e a mama. 1967- Uma equipe de pesquisa projetou uma unidade bsica, incorporando um espectro de Raios-X mais especfico e um tubo para obter melhor foco no tecido mamrio e na cavidade torcica. Atravs de um projeto dedicado e da implementao de molibdnio, um componente metlico resistente, essa mquina (composta por um tubo e uma lente apoiados em um

trip) produziu imagens de melhor qualidade do que as mamografias improvisadas, obtidas por equipamentos de radiografia convencional da poca.
Fonte: Livro - Doenas da Mama Diagnstico e Tratamento -Bassett.Jackson. Jahan. Fu. Gold

O primeiro modelo comercial do "Senographe" (pintura do seio, em francs), como foi denominado, foi lanado em 1966.
Fonte: Livro - Doenas da Mama Diagnstico e Tratamento -Bassett.Jackson. Jahan. Fu. Gold

Primeiro Mamgrafo trazido para o Brasil em 1971


Imagem retirada do livro Mamografia - Posicionamentos Radiolgicos Autora: Nancy de Oliveira Costa Livro excelente sobre posicionamentos de exames de mama.

DMR GE ATUAL

Potrebbero piacerti anche