Sei sulla pagina 1di 3

Avaliao

Como usualmente ocorre nas escolas

Perspectivas/contribuies apresentadas pelos autores

Conceito de avaliao da aprendizagem

A sistematizao de avaliao do desempenho do aluno e do seu rendimento escolar ser diagnstico, somativo, qualitativo, formativo, contnuo, permanente e cumulativo, levando se em considerao as atividades crticas, a capacidade de sntese e a elaborao pessoal sobre memorizao que cada um possui.

Luckesi afirma que o objetivo da avaliao intervir para melhorar e que provas e exames so apenas instrumentos de classificao e seleo que no contribuem para a qualidade do aprendizado nem para o acesso de todos ao sistema de ensino. Segundo ele, a avaliao deve ser diagnstica e inclusiva. S assim romper a relao avaliao, exames e reprovao. Para Souza, a avaliao implica um posicionamento poltico e inclui valores e princpios, onde o movimento a ser privilegiado, no momento atual, o do avano na direo do desvelamento dos princpios que vm norteando e permeando as prticas avaliativas. Thurler indaga que a eficcia que conta, em ltima instncia, resulta de um processo de construo, pelos atores envolvidos, de uma representao dos objetivos e dos efeitos de sua ao comum. Assim, a eficcia no mais definida de fora para dentro: so os membros da escola que, em etapas sucessivas, definem e ajustam seu contrato, suas finalidades, suas exigncias, seus critrios de eficcia e, enfim, organizam seu prprio controle contnuo dos progressos feitos, negociam e realizam os ajustes necessrios.

Qual a finalidade dessa avaliao?

Priorizar a qualidade e o processo de aprendizagem durante o ano letivo. Deve considerar ainda que esse tipo de avaliao, chamada formativa, aponta dificuldades, possibilita interveno pedaggica, d pistas concretas do caminho que o aluno est trilhando para se apropriar, efetivamente do conhecimento, alm de ajudar tanto professor quanto aluno a refletir tudo sobre esse processo.

Analisar tanto a teoria que vem informando os educadores brasileiros, como a legislao que normatiza o ensino institucionalizado e a prtica da avaliao da aprendizagem tal como percebida por alunos, professores e outros profissionais. Abstrair caractersticas que nos indicaro se os atos de aferio do aproveitamento escolar, praticados pelos professores, so de verificao ou de avaliao. As diferentes abordagens em avaliao fundamentam-se em princpios filosficos, epistemolgicos e polticos muito distintos.

Quais so os aspectos que do sustentao/argumentos para essa prtica avaliativa

O processo contnuo e a realizao dos objetivos propostos para cada momento pedaggico, com atividades que possam ser um diagnstico do processo pedaggico em desenvolvimento. Muito mais do que uma verificao para fins de nota, a avaliao um diagnstico do processo pedaggico do ponto de vista dos contedos trabalhados, dos objetivos, e da apropriao e produo de conhecimentos. um diagnstico que faz emergir os aspectos que precisam ser modificados na prtica pedaggica.

Quando h diversidade, esta no entre escolas, mas entre profissionais que, mesmo pertencendo a uma mesma escola, tm concepes diferenciadas da maioria. Estas concepes, no entanto, no chegam a definir uma prtica avaliativa divergente daquela convencional, uma vez que esta condicionada pelo ritual impregnado e cristalizado da vida escolar. Para coletar os dados e proceder medida da aprendizagem do educando, os professores, em sala de aula, utilizam-se de instrumentos que variam desde a simples e ingnua observao at sofisticados testes, produzidos segundo normas e critrios tcnicos de elaborao e padronizao. Entende-se a avaliao como no afeita s subjetividades dos sujeitos, cuja anlise das aprendizagens deve ser objetiva e, portanto, nica,

posto que a verdade tambm nica. Enfatizar a relao entre avaliao da aprendizagem e avaliao do ensino, considerando-se o desempenho do aluno de forma relacionada com o desempenho do professor e com as condies contextuais da prpria escola.

Como conduzida essa prtica avaliativa? (quando? Por meio de quais procedimentos e/ou instrumentos?)

Avaliao bimestral, por meio de provas e testes, trabalhos individuais, atividades em grupos, trabalhos de campo, criao de atividades contextualizadas.

Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possvel, as manifestaes das condutas cognitivas, afetivas, psicomotoras - dos educandos, produzindo uma configurao do efetivamente aprendido. Fornecimento de informaes sobre o processo pedaggico, as quais tm por fim permitir aos agentes escolares decidir sobre as intervenes e redirecionamentos que se fizerem necessrios, ante o projeto educativo definido coletivamente e comprometido com a garantia da aprendizagem do aluno. Como um processo de pesquisa e investigao, tem como eixo de reflexo no os procedimentos e instrumentos, mas os princpios e fins.

Quem participa? (do planejamento, da execuo e da tomada de decises)

Professores, equipe pedaggica, pais ou responsveis e alunos.

A escola, as famlias, os estudantes e, tambm, os professores ou agentes escolares. Deve ser retomada o curso de ao, se ele no tiver sido satisfatrio, ou a sua reorientao, caso esteja se desviando.

Potrebbero piacerti anche