Sei sulla pagina 1di 20

Editorial

o terminar mais um ano, hora de parar para reetir. No ritmo acelerado do mundo de hoje, muitas vezes no temos tempo para isso, mas avaliar o que foi feito e planejar o que se pretende so atividades essenciais. Com a matria de capa desta edio, queremos ajudar os leitores a enxergar o panorama do setor, para que possam fazer as suas prprias reexes e tomar decises em relao ao futuro. A matria mostra as principais concluses que podem ser tiradas da Febrava. A primeira que existe um amplo potencial para os negcios no setor, mesmo com as crises que vm ocorrendo. Alm disso, para aproveitar essas oportunidades, preciso investir na capacitao prossional, pois o nvel de exigncia dos clientes crescente e a complexidade dos equipamentos tambm. Finalmente, deve-se destacar que a inovao e a sustentabilidade so temas chave hoje e no futuro. Esperamos que essas trs informaes fundamentais sejam teis para o seu sucesso. Um lembrete importante: aproveite o Vero, que um perodo de grandes oportunidades de trabalho para refrigeristas atentos e preparados, pois a demanda por produtos gelados e por ambientes agradveis aumenta. Desejamos Boas Festas a todos os nossos leitores e um 2012 repleto de alegrias e oportunidades de crescimento pessoal e prossional. Um abrao especial

Nesta
Capa

Edio 12

Funcionando como uma vitrine de lanamentos e de novas tendncias para o mercado, a Febrava 2011 mostrou que pg. o setor tem boas perspectivas para os prximos anos e reforou a importncia da capacitao prossional, alm de destacar a inovao e a sustentabilidade.

Fique de Olho
O Programa Brasileiro de Eliminao dos HCFCs j tem prazos e metas denidos, estabelecendo que at 2040 esses uidos refrigerantes no sejam mais utilizados. Neste momento, o foco est na substituio de seu uso na produo de espumas, mas logo haver restries na refrigerao.

pg.

10

Pergunte Embraco
fundamental conhecer os principais componentes de um sistema de refrigerao e suas funes. Baseada nas palestras feitas durante a Febrava pelos especialistas da Embraco, a matria descreve trocadores de calor, dispositivos de expanso, pressostatos, termostatos e ltros secadores.

pg.

15

Bate-Bola
Com as restries a uidos refrigerantes tradicionais, em funo dos danos ambientais que provocam, cresceu o espao ocupado no mercado pelos hidrocarbonetos (isobutano e propano) e pelo CO2. Saiba mais sobre eles nesta matria.

pg.

16

ndice
Cartas Gente do Frio Crescimento Prossional Fique de Olho Capa Pergunte Embraco Bate-Bola Segredos 3 4 6 8 12 15 16 18

Fabio Humberg

P.S. Neste ano, tivemos apenas trs edies de Bola Preta, pois atrasamos a revista de junho para comunicar o lanamento da nova marca da Embraco. Em 2012, voltaremos ao ritmo normal.

Capa: Osires, sobre foto de Sergei Khackimullin / fotolia.com

Cartas

Desde o nmero 1
Recebo a revista desde o nmero um. Mudei de endereo e no quero car sem ela. Anal, durante a minha carreira nesta prosso, ela foi minha companheira, me dando apoio e esclarecendo dvidas. No ser agora que quero parar de receb-la, com tantas inovaes que esto surgindo. Gilmar Alves Moreira Teixeira de Freitas (BA) Como o Gilmar, existem vrios leitores que acompanham a revista desde o incio. Ficamos contentes ao receber notcias deles e fazemos questo de mant-los no nosso cadastro de assinantes, pois nos sentimos um pouco responsveis por sua evoluo prossional.

Soube da revista por um amigo de trabalho e resolvi me inscrever. Tem muitos assuntos interessantes. Iranildo Vicente da Silva Jaboato dos Guararapes (PE) Todos aqueles que solicitaram suas assinaturas j esto devidamente cadastrados e passaro a receber a revista. So dezenas de pedidos a cada ms, que nos chegam principalmente a partir das indicaes de colegas e de professores.

A revista Bola Preta uma das melhores do Brasil. Ela tem um grande valor para a minha prosso. Severino Joo Nogueira Bayeux (PB) Adoro a revista. Nos deixa mais informados neste mercado que, a cada dia, est mais amplo e disputado. Christofer Wendling Estncia Velha (RS) Recebi a revista do ms de julho e gostei muito da matria sobre os motores com inversores, para trabalhar com tenses muito variveis. Espero que sejam publicadas mais matrias sobre essa tecnologia. Jos Ferreira de Sousa Neto guas Lindas de Gois (GO) Agradecemos a Luis Carlos, Severino, Christofer, Jos e a todos os refrigeristas que enviam comentrios, sugestes e crticas. Essas manifestaes so muito teis para que possamos melhorar sempre a revista, que feita para vocs.

Mudando a vida prossional


Com seu contedo, a revista Bola Preta vem me atualizando e mudando a minha vida prossional. Estou atualizando meu endereo para continuar a receb-la. Jailson Pereira dos Santos Caic (RN) Jailson, agradecemos os comentrios enviados quanto ao contedo da revista. J atualizamos o seu endereo, assim como o de muitos outros refrigeristas que nos escreveram, para que no parem de receb-la.

Boas vindas aos novos assinantes


Estou comeando a trabalhar na rea e um conhecido me indicou a revista. Quero car sempre atualizado. Jess de Morais Silva Pequeri (MG) Por conhecer essa conceituada revista, solicito uma assinatura para um amigo e colega de trabalho. Vanderson Lira Brito Campinas (SP) Conheci a revista na Febrava e achei muito interessante. Traz muitas informaes para os prossionais da rea. Parabns e quero receb-la. Marivaldo Henrique da Silva Caieiras (SP) Sou aluno da Fatec e um amigo do curso me indicou. Ela ajuda muito o prossional. Parabns pelos materiais dispostos no site. Anderson Sardinha da Silva Cabo Frio (RJ)

Mudana comunicada
J fui assinante por algum tempo, mas por mudana de endereo deixei de receb-la e gostaria de retomar. Jozibias da Mata Pimentel Rio de Janeiro (RJ) Como aconteceu com Jozibias, muita gente se muda e no informa o novo endereo. Ao mudar, lembre-se de nos comunicar, para seguir recebendo a revista.

Contedo que informa


Sou tcnico h mais de vinte anos e, de l para c, tudo mudou rapidamente no nosso ramo. Para continuar atualizado, participei de palestras, cursos e muitas leituras. Mas nada supera Bola Preta, pois ela est sempre um passo frente de tudo. Parabns por esta escola chamada revista Bola Preta. Luiz Carlos de Sousa Uberlndia (MG)

Os nmeros do trimestre
Cartas recebidas E-mails recebidos Telefonemas recebidos Contatos em feiras 11 361 45 249

Filiada

www.bolapreta.com.br

Entre em contato: Escreva para: Bola Preta R. Cel. Jaime Americano 30 sala 12 05351-060 So Paulo (SP). Ou envie um fax para (11) 3714-8989 ou e-mail para: bolapreta@bolapreta.com.br. Acesse: www.bolapreta.com.br Para falar com a Redao: envie e-mail para redacao@bolapreta.com.br Informaes sobre anncios: tel. (11) 3766-9015 ou e-mail: comercial@bolapreta.com.br A graa desta publicao est atualizada segundo o Acordo Ortogrco da Lngua Portuguesa de 1990, que entrou em vigor no Brasil em 1 de janeiro de 2009.

N 108 Dezembro/2011

Publicao trimestral da Embraco, dirigida aos prossionais da refrigerao, editada pela Editora CLA Cultural Ltda. Rua Coronel Jaime Americano 30 sala 12 CEP 05351-060 So Paulo SP Brasil. Tel: (11) 3766-9015. E-mail: bolapreta@bolapreta.com.br. Diretor: Fabio Humberg. Reportagem: Alberto Uribe e Cristina Bragato. Projeto Grco: Solues Comunicao e Marketing. Diagramao: Joo Carlos Porto. Conselho Editorial: Caroline Souza, Cheryl T. Camargo, Christian Berretta, Eduardo Pelicci Silveira, Fbio Venncio, Gilmar Pirovano, Jackson Krger, James T. Busse, Jos Camargo, Leonardo Manfredi, Michel Moreira, Stela Cardoso e Valter Gamba. Tiragem: 52.000 exemplares (40.000 em portugus e 12.000 em espanhol). Impresso: Prol.

Gente do Frio

Refrigs, superando obstculos


H mais de 20 anos no mercado, empresa lder na sua regio. Fundada em 1989, a Refrigs Refrigerao atua na revenda de peas e componentes de refrigerao domstica e comercial, mquinas de lavar roupas e tanquinhos. Entre os produtos principais que comercializa esto compressores, unidades condensadoras, vlvulas de expanso, foradores de ar, uidos refrigerantes, aparelhos de ar condicionado, peas para cmara frigorca e outros. Com matriz em Bauru (SP) e uma lial aberta recentemente em So Carlos, a empresa conta com um sistema de entrega em um raio de at 300 km, abrangendo diversas cidades do interior de So Paulo, alm dos estados do Paran e Mato Grosso. Graas ao bom nome que conquistou, a Refrigs ocupa hoje uma posio de liderana na regio. Alm de oferecer os produtos diretamente nas suas lojas, onde o cliente pode observ-los e manuselos em gndolas, a Refrigs conta com um sistema de televendas. A empresa tambm possui uma frota para entregas urgentes. Os planos para o futuro envolvem a implantao de
4
Fotos: Divulgao

A matriz da Refrigs (acima) e a lial (ao lado) conta com 30 funcionrios e uma boa estrutura para atender seus clientes

uma loja virtual, ampliando as possibilidades de compra por clientes de qualquer regio. Oportunidade de crescimento Em pouco mais de duas dcadas de existncia, a Refrigs j viveu perodos difceis. Porm, graas a ideias diferenciadas, soube superar momentos de crise e manter o ritmo de crescimento. Um exemplo foi quando o pas passou pelo apago, o racionamento de energia que exigiu que a populao reduzisse o uso de aparelhos eletrnicos. Nessa poca, elaboramos uma cartilha que orientava os tcnicos sobre quais eram os aparelhos mais importantes para desligar nesse perodo, explica Lair Francisco Gusm Assis, scio-diretor da

empresa. Tal atitude atraiu os clientes, enquanto que a concorrncia no conseguiu sobreviver crise, complementa. De acordo com Lair, outro aspecto que garante o sucesso com os clientes so os produtos Embraco. Parceiras desde 1990, as duas empresas mantm um bom relacionamento, o que se reete nas vendas da Refrigs. A Embraco foi a primeira empresa que acreditou no sucesso da Refrigs, nos dando a condio necessria para iniciar todo o empreendimento. Os compressores da marca so a preferncia de nossos consumidores e amigos, destacando-se pela reconhecida qualidade, garantia e comprometimento com os refrigeristas, arma.

Gente do Frio

Medalha de ouro
brasileira em refrigerao
Pela quarta vez na histria, um brasileiro conquistou a medalha de ouro na categoria Mecnica de Refrigerao no WorldSkills 2011, a maior competio de educao prossional do mundo. A disputa aconteceu no comeo de outubro, na Inglaterra, e teve como vencedor Willian Grassioti, de 20 anos, aluno do Senai de Taguatinga (DF), que competiu contra 24 alunos de vrios outros pases. Willian decidiu seguir os passos do pai, que atua h 23 anos na refrigerao. No Senai, como se dedicou muito aos estudos, o professor Joaquim Venncio o motivou para que participasse da Olimpada do Conhecimento, que a verso nacional do WorldSkills. E ele se preparou durante bastante tempo, estudando das oito da manh at as dez da noite. Valeu a pena ter me dedicado todo esse tempo. Foi uma sensao muito boa ganhar a medalha de ouro, diz Willian. As provas feitas por Willian foram complexas. Primeiro, ele teve de montar uma cmara fria em 12 horas. Depois, foi a vez de
Foto: Andr Stefano

Willian Grassioti: 4 brasileiro a ser campeo na categoria

instalar um sistema de ar condicionado em 4 horas. Outras tarefas envolveram descobrir, corrigir e relatar defeitos mecnicos e eltricos em equipamentos.

Prmio Embraco
de Ecologia entra em seu 20 ano
No nal de novembro, foi entregue o Prmio Embraco de Ecologia, que busca despertar nas novas geraes o respeito pelo meio ambiente e a responsabilidade pela conservao dos recursos naturais. Dirigido a escolas de Joinville, neste ano o tema do prmio foi Ideias brotam movidas por energia. Acredite nelas e construa um projeto eciente. Entre os 52 projetos inscritos, oito foram premiados, recebendo recursos nanceiros para implantar suas propostas. Criado em 1993, o prmio chegar em 2012 sua 20 edio. Estamos buscando inspirao na Rio + 20 (conferncia ambiental internacional que acontecer no Rio de Janeiro em 2012) para tornar o programa ainda mais engajador e transformador no ambiente escolar, armou Rosangela Coelho, diretora de Sustentabilidade da Embraco, acrescentando que a empresa tem a responsabilidade de inuenciar a melhoria de polticas pblicas de educao ambiental e ecincia energtica.
5

N 108 Dezembro/2011

Crescimento Prossional

Livro destaca
uidos alternativos
Durante a ltima Febrava, em setembro, foi lanado o livro Uso de Fluidos Alternativos em Sistemas de Refrigerao e Ar Condicionado. Organizado pelo Ministrio do Meio Ambiente e pelo PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento), o livro contm artigos que abordam a substituio dos HCFCs por uidos alternativos na refrigerao comercial, domstica e em condicionadores de ar. As informaes so importantes e teis, pois j comeou o processo de eliminao dos HCFCs (ver matria na pg. 10).

Temas tratados no livro


Aplicao dos uidos naturais na refrigerao para supermercados: sistemas cascata com CO2/NH3 Novas tendncias na utilizao de uidos secundrios em sistemas de refrigerao Uso de refrigerantes alternativos em refrigerao domstica e em equipamentos compactos de refrigerao comercial Avaliao das emisses de HCFC-22 dos sistemas de refrigerao comercial em supermercados Tendncias do uso de uidos refrigerantes alternativos em sistemas de ar condicionado automotivo Novas tecnologias em trocadores de calor para a reduo de carga de uido refrigerante Novas tendncias da utilizao de uidos secundrios em sistemas de refrigerao e de condicionamento de ar Medidas para a reduo da carga de refrigerantes em sistema de refrigerao e de condicionamento de ar Segurana em sistemas de refrigerao Substituio dos HCFCs e os uidos refrigerantes naturais: cenrio atual e tendncias

O livro est disponvel para leitura e download em www.mma.gov.br/estruturas/

ozonio/_publicacao/130_ publicacao24082011121500. pdf

Mais um portal especializado


Refrigeristas que utilizam a Internet com frequncia tm sua disposio uma ampla variedade de fontes de informao. H cada vez mais contedo em portugus para ser consultado por quem est interessado em aprender mais ou resolver dvidas. Uma das opes o Portal WebArcondicionado, que rene muitas dicas teis, orientaes e notcias
6

sobre os temas ligados ao condicionamento do ar e refrigerao. Um dos destaques a ferramenta de clculo de BTUs necessrios para uma determinada aplicao. Alm disso, o portal oferece recursos muito interessantes para os prossionais do setor, como a possibilidade de comunicao direta entre instaladores, assistncias

tcnicas autorizadas, consumidores, fabricantes, lojas e distribuidores. Outro servio inovador o comparador de preo, com o qual o usurio poder conferir o valor do aparelho que deseja, buscando-o por marca, capacidade, ciclo, modelo, Selo Procel e preo.

Mais informaes
www.webarcondicionado.com.br

Crescimento Prossional

Oportunidade de capacitao
prossional no RS
Esto abertas as inscries para o curso de Refrigerao e Climatizao que se inicia em fevereiro na Escola de Educao Prossional Senai Visconde de Mau, de Porto Alegre (RS). So 120 horas de aulas noturnas, incluindo temas como instalao, manuteno e assessoria tcnica em refrigerao residencial, comercial e industrial. Para se matricular, a idade mnima de 16 anos e os candidatos devem ter concludo ou estar cursando o ensino mdio.
Informaes e inscries:
Tel: (51) 3326-4500 secretaria.maua@senairs.org.br www.senairs.org.br/maua

RECICLE SEUS CONHECIMENTOS


N O
N

VI

VI

Refrigerao e Climatizao para Tcnicos e Engenheiros 360 pginas R$ 85,00 Autores: Jos de Castro Silva / Ana Cristina G. Castro Silva Fonte importante de consulta, traz informaes atualizadas sobre temas como uidos refrigerantes, carga trmica, vcuo, solda e muito mais. Introduo Tecnologia da Refrigerao e da Climatizao 224 pginas R$ 65,00 Autor: Prof. Jesu Graciliano da Silva Um guia bsico, til para iniciantes e prossionais experientes. Refrigerao e Condicionamento de Ar 136 pginas R$ 48,00 Autoria: Depto. de Treinamento da Marinha dos EUA (U. S. Navy) Mostra os princpios de operao dos equipamentos de refrigerao e condicionamento do ar. Importante fonte de consulta e informao.

VI

Refrigerao - 3 edio 324 pginas R$ 105,00 Autor: Ennio Cruz da Costa Contedo avanado e muito completo, incluindo a produo, distribuio, conservao e aplicaes do frio.

Refrigerao Industrial - 2 Edio 384 pginas R$ 120,00 Autores: W. F. Stoecker e Jos Maria Siz Jabardo Uma obra indispensvel para quem quer conhecer mais profundamente a refrigerao industrial e seus princpios.

Manual de Geladeiras residenciais, comerciais e industriais 678 pginas R$ 153,00 Autores: Edwin P. Anderson & Roland E. Palmquist Guia para a instalao, operao e manuteno de refrigeradores residenciais e comerciais. Refrigerao comercial. Climatizao industrial Autor: Jos de Castro Silva (prof. do Senai-BA) 240 pginas R$ 52,00 Resumo do funcionamento e detalhes tcnicos bsicos dos equipamentos de refrigerao comercial e climatizao industrial.

Compre j Tel: (11) 3766-9015 E-mail: vendas@editoracla.com.br


7

N 108 Dezembro/2011

Crescimento Prossional

ASBRAV organiza curso


de capacitao prossional
A ASBRAV (Associao Sul Brasileira de Refrigerao, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilao) j tem programado seu primeiro curso para 2012: Refrigerao Industrial e Comercial. Com incio em maro, ter carga horria de 120 horas, com aulas tericas s sextasfeiras e prticas aos sbados. Sero abordados os principais temas ligados refrigerao comercial e industrial, como equipamentos, dispositivos de expanso, componentes, uidos refrigerantes, ecincia energtica, carga trmica e automao. Com isso, os alunos desenvolvero habilidades como analisar e reconhecer os parmetros de operao de uma instalao frigorca, identicar falhas do sistema e apresentar solues. Para realizar o curso necessrio ter o 1 grau completo e experincia na rea.
Mais informaes:
Tel: (51) 3342-2964 asbrav@asbrav.org.br www.asbrav.org.br

Cursos tcnicos na Abrava


A Abrava (Associao Brasileira de Refrigerao, Ar Condicionado, Ventilao e Aquecimento) j est programando diversos cursos tcnicos para 2012. Com cargas horrias entre 8 e 28 horas, os temas tratados incluem psicrometria, manuteno de sistemas de ar condicionado, clculo de tubulaes de uido refrigerante, carga trmica e balanceamento frigorco. So cursos pagos, ministrados por especialistas ligados associao.
Mais informaes
Tel:(11) 3361-7266 cursos@abrava.com.br

Fique de Olho

Embraco promove
trs modelos de compressores at maro de 2012
De novembro de 2011 at maro de 2012, a Embraco est disponibilizando, a preos especiais, trs modelos de compressores que apresentam caractersticas tcnicas muito positivas e vantagens em relao a produtos concorrentes: EMYe 70HEP, EGAS 70HLP e EGAS 80HLP. So compressores que j esto no mercado. Todos eles contam com um importante diferencial: o uso de rel PTC, sendo diferentes dos modelos com rel amperimtrico normalmente utilizados na revenda. importante recordar que o PTC um dispositivo de partida que se caracteriza por utilizar uma pastilha cermica que permite aumentar ou diminuir a resistncia instantaneamente. Sua aplicao pode ser associada ao uso do capacitor de funcionamento (sempre que isso for aprovado), ao contrrio dos rels amperimtricos, que no so compatveis para aplicaes com esse dispositivo. Deve ser destacado que os compressores com rel PTC, como
Foto: Divulgao

EGAS 80HLP: caractersticas vanaadas

esses, so recomendados prioritariamente para utilizao em equipamentos de refrigerao domstica (refrigeradores e freezers).

Comparativo EGAS 70HLR (modelo atual) x EGAS 70HLP e EMYe 70HEP (modelos temporrios)
115-127 V 60 Hz 1 ~ EGAS 70HLR EGAS 70HLP EMYe 70HEP 220-240 V 50-60 Hz 1 ~ EGAS 70HLR EGAS 70HLP EMYe 70HEP Ref. Coml. (HP) 1/5+ 1/5+ 1/5+ Ref. Coml. (HP) 1/5+ 1/5+ 1/5+ Cap. (btu/h) 695 689 686 Cap. (btu/h) 695 696 685 EER (btu/Wh) 5,40 5,46 5,19 EER (btu/Wh) 5,40 5,38 5,22 Tipo Rel Eletromecnico PTC PTC Tipo Rel Eletromecnico PTC PTC Ventilao no Condensador Esttica Esttica Esttica Ventilao no Condensador Esttica Esttica Esttica

Aplicao: Refrigeradores e Freezers Domsticos, com refrigerao esttica. Exemplos: Freezer Consul Modelos CRM30, CVU26 (EMYe 70HEP) e CVU18, CVU20 (EGAS 70HLP).

115-127 V 60 Hz 1 ~ EGAS 80HLR EGAS 80HLP 220 V 60 Hz 1 ~ EGAS 80HLR EGAS 80HLP

Ref. Coml. (HP) 1/4 1/4 Ref. Coml. (HP) 1/4 1/4

Cap. (btu/h) 820 820 Cap. (btu/h) 820 800

EER (btu/Wh) 5,30 5,00 EER (btu/Wh) 5,50 5,07

Tipo Rel Eletromecnico PTC Tipo Rel Eletromecnico PTC

Ventilao no Condensador Esttica Esttica Ventilao no Condensador Esttica Esttica

Aplicao: Refrigeradores e Freezers Domsticos, com refrigerao esttica. Exemplos: Refrigeradores Electrolux No Frost, Linhas DF46 a DF51.

N 108 Dezembro/2011

Comparativo EGAS 80HLR (modelo atual) x EGAS 80HLP (modelo temporrio)

Fique de Olho

Avana o programa
de eliminao de HCFCs
O Programa Brasileiro de Eliminao dos HCFCs comeou a ser elaborado em maro de 2009 e foi concludo em janeiro deste ano, depois de consultas pblicas e com a participao do setor privado. Com prazos e metas denidos (veja na tabela), o programa prev que at 2040 esses uidos refrigerantes no sejam mais utilizados. Em agosto, mais um importante passo foi dado para que essas decises se viabilizem. O Comit Executivo do Protocolo de Montreal aprovou o repasse de 19,5 milhes de dlares para iniciar a execuo do Programa Brasileiro de Eliminao de Hidroclorouorcarbonos (HCFCs). Esses recursos devem ser aplicados entre 2012 e 2015, em projetos coordenados pelo PNUD (Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento) e pelo GIZ (Sociedade Alem para Cooperao Internacional), com a coordenao do Ministrio do Meio Ambiente (MMA). As aes envolvero transferncia de tecnologia e atividades de capacitao para os atuais usurios de HCFCs. No mundo, a implantao dos programas de eliminao
10

de HCFCs aprovados recentemente deve evitar a emisso de 62 milhes de toneladas de substncias destruidoras da camada de oznio at 2015. No Brasil, essa reduo deve alcanar 2,5 milhes de toneladas no mesmo perodo. Em palestra ministrada na Febrava, Euler Martins Lage, da coordenao de Proteo da Camada de Oznio do Ministrio do Meio Ambiente, explicou que, neste momento, h pouco impacto para o setor de refrigerao, mas j preciso estar atento ao tema. O consumo total de HCFCs no Brasil est dividido basicamente entre dois setores: refrigerao e espumas. Como no h tecnologias consolidadas para a sua substituio na refrigerao, a primeira etapa do programa ser voltada para a produo de espumas, explica. Segundo Euler, a primeira estratgia do Ministrio do Meio Ambiente ser buscar a reduo de vazamentos de HCFCs em supermercados. Hoje h muitos supermercados que preferem gastar em reposio do uido refrigerante do que em manuteno, alerta ele. Para os pases em desenvolvimento, como o Brasil, a eliminao total dos HCFCs est prevista

para 2040, ou seja, 10 anos depois que os pases mais desenvolvidos j tiverem parado de utilizar a substncia. Isso signica que, quando for o momento da eliminao no Brasil, j haver solues desenvolvidas e em uso nos pases desenvolvidos, arma Euler.

Cronograma de eliminao dos HCFCs


2013 Congelamento do consumo de HCFCs na mdia de 2009/2010 (linha de base) 2015 Reduo de 10% no consumo (em relao linha de base) 2020 Reduo de 35% no consumo (em relao linha de base) 2025 Reduo de 67,5% no consumo (em relao linha de base) 2030 Reduo de 97,5% no consumo (em relao linha de base) 2040 Reduo de 100% no consumo (em relao linha de base)

Fique de Olho

Inmetro exige
maior ecincia energtica
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) apresentou no nal de setembro sua proposta para a nova classicao de consumo de energia dos refrigeradores e outros equipamentos. Os nveis de ecincia energtica exigidos sero mais altos, o que deve fazer com que diminua o nmero de refrigeradores atualmente classicados como Classe A (os mais econmicos). No caso dos refrigeradores do tipo combinado simples/duas portas, as novas regras estabelecem o consumo mximo de 37,2 kWh por ms para obter a classicao A. Isso levaria boa parte dos atuais modelos enquadrados nessa classicao a mudar de classe. A maioria dos equipamentos j alcanou a classe A e desde ento a evoluo passou a ser muito lenta. Com a mudana nas regras, os fabricantes tero de buscar tecnologias e inovaes que contribuam para aumentar a ecincia

Como entrar
em contato com a Embraco
rea Comercial Christian Berretta (Especialista de Vendas) Estados: RS-PR-RJ-BA-SE-AL-PE-PBRN-CE-PI-MA-PA-AM-AP-RR-TO Tel: (47) 3441-3074 christian_berretta@embraco.com.br James T. Busse (Especialista de Vendas) Estados: SC-SP-MG-ES-GO-DF-MSMT-RO-AC Tel: (47) 3441-2256 james_t_busse@embraco.com.br Assistncia Tcnica Jackson H. Krger Jos R. Camargo Tel: (47) 3441-2393 jackson_h_kruger@embraco.com.br jose_camargo@embraco.com.br Solicitaes de material tcnico Veja no site da Embraco os catlogos e manuais de produtos. Para outros materiais: Marketing Embraco Tel: (47) 3441-2470 mktembraco@embraco.com.br Revenda / Garantia Camila Vincenzi Tel: (47) 2101-3046 camila_vincenzi@embraco.com.br Meriane K. Martins Tel: (47) 2101-2021 meriane_k_martins@embraco.com.br EECON Embraco Electronic Controls www.eecon.com.br

energtica. Alm de contribuir para incentivar a adoo de tecnologias mais avanadas, a proposta do Inmetro tem o objetivo direto de beneciar o consumidor, que passar a gastar menos na sua conta de energia eltrica. O tema considerado muito importante pela populao: uma pesquisa feita pelo rgo revelou que 78% das pessoas so inuenciadas pela classicao quando vo comprar um novo aparelho. A nova classicao ainda no est denitivamente aprovada e, portanto, no est em vigor. Mas no so esperadas mudanas signicativas, indicando que os fabricantes devem se preparar desde j para adequar seus equipamentos aos novos nveis de exigncia, previstos para valer a partir de 2013.

Acesse o Site: www.embraco.com.br

11

N 108 Dezembro/2011

Capa

Inovao e Sustentabilidade:
os caminhos para a refrigerao
Funcionando como uma vitrine de lanamentos e de novas tendncias para o mercado, a Febrava 2011 mostrou que o setor tem boas perspectivas para os prximos anos e destacou a importncia da capacitao prossional. Realizada no nal de setembro, a 17 Febrava (Feira Internacional da Refrigerao, Ar Condicionado, Ventilao, Aquecimento e Tratamento de Ar) conrmou a expectativa existente antes de sua realizao. Com quase 30 mil visitantes, a feira gerou negcios, possibilitou importantes contatos e destacou os temas mais importantes para o futuro do setor. Ecincia energtica, novos uidos refrigerantes e capacitao prossional tiveram forte destaque nos estandes, nas palestras e nas demais atividades realizadas. Com o crescimento da importncia do Brasil e da Amrica Latina no cenrio global, o evento tambm ganhou maior peso. A Febrava se tornou fundamental para os negcios do setor, atraindo clientes de todo o continente
12
Foto: Cristina Bragato

e tambm indstrias do mundo inteiro, resumiu Samoel Vieira de Souza, presidente da Abrava (Associao Brasileira de Refrigerao, Ar Condicionado, Ventilao e Aquecimento). O Brasil vive um momento mgico, com vrios fatores favorveis: moeda estvel, construo de usinas, de renarias e polos petroqumicos, portos e estaleiros, aliado aos dois maiores eventos esportivos mundiais (Copa e Olimpadas) e aos investimentos no pr-sal, arma Samoel. Outro motivo de otimismo a tendncia de forte crescimento dos negcios nas regies Nordeste, Norte e Centro-

Oeste. Para o diretor de Negcios da Embraco, Ernani Nunes, a feira foi realizada em um momento propcio, de crescimento do mercado brasileiro e latino-americano. Estamos otimistas em relao s perspectivas existentes para os prximos anos, arma. Essa viso positiva foi compartilhada por todos os participantes, criando um clima de forte entusiasmo durante a feira. Para que o potencial identicado se torne realidade, os especialistas armam que necessrio que as empresas invistam em inovao e os prossionais busquem se capacitar. O desenvolvimento

Capa
de solues sustentveis tambm essencial. Na prpria feira, a Embraco deu exemplos de como vem fazendo isso. De forma a contribuir para a atualizao de conhecimentos dos refrigeristas, vrias palestras foram realizadas no estande da Embraco, despertando muito interesse do pblico presente. Os principais temas abordados foram o dimensionamento de componentes de sistemas de refrigerao, a utilizao dos compressores VCC e a aplicao de uidos refrigerantes alternativos (como propano e CO2). Todo o investimento que fazemos em tecnologias de ponta e solues sustentveis no traria tantos benefcios se esse conhecimento no pudesse ser compartilhado, explica Roberto Campos, vice-presidente de Marketing da Embraco. Outro destaque na capacitao foi a ilha temtica do Senai, onde
Foto: Fabio Humberg

os visitantes Raio-X da Febrava 2011 puderam conhecer a Unidade Didtica de Termodinmica Expositores Transparente, 250 representando 550 marcas um verdadeiro 430 nacionais simulador de 120 internacionais refrigerao, rea de exposio criado pela escola 16 mil m2 e aperfeioada Total de visitantes por alunos e 29.096 professores. Visitantes estrangeiros Alm disso, 627 no local foram Perl dos visitantes realizadas, durante Prossionais das indstrias e os quatro dias, do comrcio do setor, tcnicos, demonstraes de pesquisadores, instrutores e como montar uma estudantes cmara frigorca. Principais temas em destaque Quatro alunos do Ecincia energtica Senai participaram Sustentabilidade da demonstrao, Capacitao Prossional que funcionou Substituio dos HCFCs como uma prova seletiva para a Olimpada do Conhecimento, outras atividades, os com os trabalhos sendo alunos zeram tubulaes, avaliados pelo instrutor montaram o painel eltrico, Leandro Wagner. Entre realizaram ajustes e testes
Foto: Cristina Bragato

Palestras e demonstraes prticas de procedimentos foram algumas das atraes para os refrigeristas

13

N 108 Dezembro/2011

Capa
para deixar a cmara funcionando. Tudo isso s vistas dos visitantes, que podiam aprender tcnicas e procedimentos corretos. Fluidos refrigerantes em destaque Uma pesquisa feita aps as palestras revela que existe uma forte preocupao dos prossionais em saber mais sobre uidos refrigerantes alternativos, tema que consideram muito importante e que esteve em forte evidncia durante todo o evento. Na ilha temtica do Meio Ambiente, foi apresentado o Programa Brasileiro de Eliminao de HCFCs (hidroclorouorcarbonos). Tcnicos especializados deram palestras e orientaes tcnicas sobre a utilizao dos novos uidos refrigerantes e explicaram a importncia de recolher e reciclar os CFCs e HCFCs. Na abertura ocial da Febrava, j foi feito um alerta importante sobre o assunto. Karen Suassuna, diretora do Departamento de Mudanas Climticas do Ministrio do Meio Ambiente, destacou a importncia do desenvolvimento e aplicao de tecnologia para comear a reduzir o uso de HCFCs, para a preservao do meio ambiente. Nosso pas referncia no combate a esses uidos, que precisa continuar, pois estamos caminhando para um crescimento sustentvel
14

do setor de eletrodomsticos, armou. Alta tecnologia A Embraco apresentou suas principais inovaes tecnolgicas. Logo na entrada do estande chamava a ateno O compressor VNEK para aplicaes comerciais foi um de todos um dos grandes destaques apresentados pela Embraco manequim vestido com macaco comercial compatvel com e capacete de corrida, uidos naturais. Realidade que destacava o no mercado internacional, microcompressor uma o VNEK utiliza a tecnologia tecnologia desenvolvida de velocidade varivel pela empresa para permitir a (VCC). Alm de reduzir refrigerao em vestimentas signicativamente o usadas por prossionais consumo de energia, essa que atuam em condies tecnologia conserva melhor em que as temperaturas os alimentos e resfria so muito altas ou baixas bebidas mais rapidamente (como bombeiros, operrios o que fundamental de minerao e pilotos de para estabelecimentos corridas automotivas). Do comerciais. tamanho de uma caneta, o microcompressor alimentado por uma bateria. Outra grande atrao foi o compressor VNEK, o primeiro da Embraco de alta ecincia para aplicao

Microcompressor em macaco de piloto: inovao que chamou a ateno

Fotos: Cristina Bragato

Foto: Cristina Bragato

Pergunte Embraco

Quais so os principais
componentes de um sistema de refrigerao e quais as suas funes?
Saber a resposta para essas duas perguntas essencial para todo refrigerista. Os componentes bsicos no mudaram, mas a evoluo da tecnologia fez com que se tornassem mais complexos. Por isso, durante a Febrava, os especialistas da Embraco deram palestras sobre o tema. Os principais aspectos dessa apresentao esto resumidos aqui. e o condensador, que tm exatamente essa funo: trocar o calor. O evaporador absorve o calor interno do sistema de refrigerao. Ele recebe lquido refrigerante, de baixa presso, vindo do dispositivo de expanso. Atravs da absoro do calor de alguma substncia, vaporiza o refrigerante em seu interior. Essa substncia pode ser ar, gua, outro uido ou at mesmo um slido. Existem muitos tipos de evaporadores, que so classicados conforme o mtodo utilizado para controlar o refrigerante e sua interface com o meio a ser refrigerado (evaporadores de expanso seca, inundados, de tubo liso, do tipo tubo com aletas estticos e forados , Roll-Bond). J o condensador o componente do ciclo de refrigerao responsvel por dissipar o calor do sistema para o meio ambiente. O calor que absorvido pelo evaporador deslocado at o condensador atravs do uido refrigerante bombeado pelo compressor. Podem ser de dois tipos: refrigerados a ar ou refrigerados a gua. Deve ser destacado que condensadores, compressores e evaporadores esto interligados, dependendo um do outro para uma correta operao. Se um funciona incorretamente, todo o sistema sente o reexo. Quando o condensador transfere uma quantidade de ar menor do que a necessria, eleva-se a presso de descarga o que a causa principal de falha em compressores. Outros componentes muito importantes so os dispositivos de expanso: o tubo capilar e a vlvula de expanso. O tubo capilar tem por nalidade reduzir a presso do refrigerante lquido e regular a quantidade (vazo) da mistura lquida que entrar no evaporador, mantendo o uxo de gs constante. A sua utilizao est associada a compressores de baixo torque de partida. J a vlvula de expanso um dispositivo projetado para controlar de maneira precisa a quantidade de refrigerante que penetra no evaporador, garantindo a rapidez e a ecincia dessa
15

Nesta matria, sero descritos os principais componentes, explicando as suas funes e algumas caractersticas bsicas. O objetivo reforar o conhecimento de informaes que todo refrigerista deve dominar. Vamos comear pelos trocadores de calor, fundamentais para o bom desempenho do equipamento em que esto instalados. Para quem no os conhece por esse nome, so o evaporador

N 108 Dezembro/2011

operao. Na sua utilizao, gera-se um diferencial de presses entre os lados de baixa e alta do sistema no momento de partida. Por isso, exige-se a utilizao de um compressor com alto torque de partida e tambm de capacitores de partida. O termostato, por sua vez, tem a funo de controlar a temperatura ambiente interna, mantendo-a o mais estvel possvel. Esse componente atua parando ou colocando em funcionamento o compressor,

automaticamente. Normalmente constitudo de um bulbo, um capilar e contatos eltricos. Existem modelos mais sosticados que mudam a resistncia eltrica conforme a temperatura aumenta ou diminui. O pressostato cumpre a funo de regular, durante o processo de expanso do gs, as variaes de presso, no permitindo que algum outro componente do sistema sofra danos por trabalhar em condies

crticas. Nesta descrio, no poderia faltar o ltro secador, que desempenha um papel fundamental: instalado na linha de lquido, ele retm partculas nocivas (como sujeira, por exemplo) e remove umidade residual do sistema.
Saiba mais
Existem diversos outros componentes em sistemas de refrigerao. Para conhec-los melhor, busque a matria publicada na edio 105 da revista Bola Preta (pode ser acessada em www.bola preta.com.br).

Bate Bola

Conhea melhor os uidos


refrigerantes alternativos
As principais informaes sobre esse tema to importante foram apresentadas pelos especialistas da Embraco em palestra na Febrava. Elas esto resumidas aqui para que todos os leitores possam conhec-las. CFCs j conhecidos pelos refrigeristas , esses uidos refrigerantes deixaram de ser produzidos e sua utilizao hoje mnima. Considerados como os substitutos ideais por algum tempo, os HFCs no atacam a camada de oznio, mas tm uma outra caracterstica negativa, por apresentarem um alto potencial de aquecimento global (GWP). Assim, na dcada de 80 do sculo passado comearam a ser buscadas novas alternativas, com baixo GWP. As melhores opes encontradas foram os chamados uidos refrigerantes naturais, que incluem hidrocarbonetos (isobutano e propano), o CO2 (dixido de carbono) e a amnia (NH3). Desde essa poca, a Embraco desenvolve pesquisas relacionadas a essas substncias, tendo sido pioneira no lanamento de componentes adequados para o seu uso. H ainda outras opes sintticas sendo pesquisadas, como o HFO-1234f, que tambm possui baixo GWP.

Em funo dos problemas causados camada de oznio pelos


16

Bate Bola
Hidrocarbonetos: em alta no mercado Consolidados como alternativas sem impacto ambiental, os hidrocarbonetos conquistaram inicialmente mais espao no mercado europeu. Pouco a pouco, foram sendo adotados em outros pases. O R600a, ou isobutano, vem encontrando crescente aplicao nos equipamentos de refrigerao domstica, enquanto que o R290 (propano) indicado para os equipamentos comerciais. O principal temor em relao sua utilizao est no fato de serem inamveis, mas a resistncia vem sendo superada com a difuso de informaes sobre como trabalhar com eles. No aspecto ambiental, alm de no provocarem o aquecimento global, os hidrocarbonetos trazem benefcios adicionais: reduzem os vazamentos no sistema e usam-se cargas menores deles em relao a outros uidos refrigerantes (ver gura). Outro ganho est na melhoria de ecincia do sistema de refrigerao que seu uso proporciona. preciso estar atento, no entanto, s caractersticas especcas dos hidrocarbonetos e seus impactos no sistema de refrigerao. No motor eltrico, a presso em um sistema com R290 25% maior se comparada com um sistema com R134a. Assim, um motor com maior torque exigido. J em sistemas com R600a, as presses so menores. O compressor com R600a tem deslocamento volumtrico 80% maior do que um modelo similar com R134a, enquanto que no caso do R290 esse deslocamento inferior (36% menor). Outra diferena est nos tubos capilares: nos sistemas com R290 o seu comprimento menor, enquanto nos sistemas com R600a maior, na comparao com sistemas com R134a. CO2: a opo mais recente Em 2008 a Embraco lanou seus primeiros compressores com CO2 (R744). Trata-se de um uido 100% natural, com caractersticas muito positivas, entre as quais podem ser destacadas: no txico, no inamvel e com baixo GWP. Como se trata de uma tecnologia mais recente, o CO2 ainda no tem uma presena to visvel no mercado, especialmente no Brasil e na Amrica Latina. Mas uma opo que vem ganhando fora e que tem sido escolhida por importantes empresas, graas aos seus atributos tcnicos e ambientais. Suas aplicaes principais hoje so em equipamentos como mquinas de gelo, refrigeradores de bebidas e bombas de calor. Com o tempo, sua utilizao certamente crescer e os refrigeristas tero de saber lidar com as suas caractersticas especcas.

Outras informaes importantes sobre os hidrocarbonetos


Usam ltros secadores com dessecante 4A-XH5. O dispositivo de partida pode ser do tipo PTC ou rel amperimtrico. O protetor trmico deve ser do tipo com tampa ou do tipo 4TM. So totalmente miscveis com leos lubricantes minerais, alquilbenzeno e poliol-ster. N 108 Dezembro/2011

17

Segredos

Uma das empresas


mais inovadoras
Em sua terceira edio, a premiao As Empresas Mais Inovadoras do Brasil colocou novamente a Embraco entre as empresas lderes nesse aspecto no pas. Promovida pela revista poca Negcios, em parceria com a consultoria A.T. Kearney, a premiao foi anunciada em outubro. Foram avaliados a estratgia, a organizao e cultura, os processos, a estrutura e o suporte inovao, alm dos resultados obtidos. Dezenas de empresas foram analisadas e as 20 melhores foram reconhecidas. A pesquisa destacou especialmente que a Embraco possui uma estratgia bem denida para transformar as suas inovaes em produtos de sucesso no mercado. Alm disso, a busca de inovao est alinhada ao planejamento de longo prazo e visualizao das tendncias para as prximas dcadas. Isso quer dizer que a empresa est preocupada em desenvolver solues e tecnologias que vo mudar o mundo e as pessoas.
Foto: Jim Tetro / U.S

Casas sustentveis
utilizam Embraco VCC
Os pesquisadores norteamericanos Ben e Ty Newell decidiram projetar uma casa que gastasse somente 20% da energia usada em uma residncia convencional, sem afetar o conforto dos moradores. Denominada Equinox House, foi construda na cidade de Urbana, tendo quatro quartos, dois banheiros e um lavabo, em 195 m2 de rea. Totalmente alimentada com energia solar, a casa conta com um avanado sistema conhecido como CERV (Ventilador de Recuperao de Energia Condicionada), desenvolvido pela empresa de engenharia Newell Instruments. Seu
18

objetivo utilizar da melhor forma a energia. Uma das inovaes foi trazer as bombas de calor para dentro da casa. Isso foi possvel graas utilizao da tecnologia CERV, associada aos compressores Embraco VCC, evitando a perda de parte da energia em pocas de temperaturas muito frias e garantindo uma signicativa reduo no consumo. Outro mdulo que utiliza o compressor Embraco VCC foi desenvolvido para o aquecimento de gua, contribuindo ao mesmo tempo para o condicionamento do ar e a desumidicao da casa.

Depois de realizar uma srie de testes, o Embraco VCC foi considerado a melhor opo para o projeto. Os compressores possuem uma resistncia notvel e ecincia superior a outros, diz Ty Newell. Ele destacou tambm o baixo rudo do VCC, que faz com que o ambiente interno da casa que silencioso. Uma segunda casa alimentada por energia solar usando o CERV com tecnologia Embraco VCC foi construda na mesma regio, junto com a Universidade de Illinois. Essa residncia participou do concurso Solar Decathlon 2011, sendo um de seus destaques.

Segredos

Embraco: modelo
em sustentabilidade
Empresa prioriza desenvolvimento de produtos mais ecientes, reduz consumo de recursos naturais e investe na comunidade. A 12 edio do Guia de Sustentabilidade da revista Exame elegeu a Embraco como uma das 21 empresasmodelo em sustentabilidade no Brasil. O resultado foi anunciado no nal de outubro, quando se realizou o Frum de Sustentabilidade promovido pela publicao. Entre os destaques da Embraco reconhecidos pela pesquisa esto o monitoramento de recursos naturais, a valorizao da diversidade e o investimento social. A escolha no se deu por acaso. A empresa tem a sustentabilidade como um dos seus pilares de negcio e referncia mundial em solues de alta ecincia energtica, sendo capaz de oferecer produtos que atendem s normas internacionais mais restritivas em relao ao consumo de energia. A revista destacou, por exemplo, que a verso 2011 do compressor Embraco Mini consome 50% menos energia do que o modelo fabricado 20 anos atrs. Outro modelo mencionado o Embraco VCC, inovao tecnolgica da empresa lanada no nal do sculo passado, que j vendeu 7 milhes de unidades no mundo. Buscando minimizar os impactos ambientais de sua atividade, a Embraco estimula boas prticas entre seus fornecedores, busca contribuir com o desenvolvimento das comunidades prximas e realiza melhorias internas continuamente. Um exemplo so os projetos dos funcionrios que atuam de forma voluntria nos Crculos de Controle da Qualidade (CCQs). Estamos sempre em busca de oportunidades para reduzir o consumo na produo, explica o coordenador do CCQ, Valmir Dorner. Estes mesmos grupos participam do prmio interno de qualidade (PIQ), que recebeu, este ano, 105 inscries de projetos focados em ecincia

energtica. Este reconhecimento fruto do comprometimento de nossos funcionrios com a reduo do consumo de matrias-primas e recursos naturais em todo o nosso processo produtivo e com a inovao para levar ao mercado produtos de baixo consumo de energia, arma o presidente da Embraco, Joo Carlos Brega. A indstria de refrigerao consome 15% da energia utilizada no mundo e a Embraco entende como sua responsabilidade fazer algo para reduzir esse impacto, explica. Nos processos, a empresa economizou, em 2010, energia suciente para abastecer uma cidade de cerca de 150.000 habitantes por um ms.

9,1% de economia mdia de energia na produo de cada compressor, em comparao com o ano anterior. 25 mil pessoas beneciadas pelos projetos sociais desenvolvidos pela empresa em 2010. 30% dos materiais utilizados nas operaes da empresa vm da reciclagem.
19

N 108 Dezembro/2011

Nmeros em destaque

Potrebbero piacerti anche