Sei sulla pagina 1di 9

COPA DE 1978: A FARSA DE UMA DITADURA

RESUMO

O presente trabalho tem o objetivo de estudar a interferncia exercida pelo governo militar argentino no transcorrer da Copa do Mundo de futebol que acontecera naquele pas no ano de 1978. O foco do trabalho problematizar a questo da interveno dos militares no mundial de futebol. Aps trinta anos do ocorrido, o fato ainda levanta dvidas sobre a influncia exercida dos militares para que aquela Copa do Mundo ficasse com a seleo argentina, principalmente pela manipulao do horrio do jogo da Argentina contra o Peru, favorecendo a sua seleo e prejudicando a seleo brasileira. Palavras-chave: Ditadura Militar. Poltica. Futebol.

INTRODUO

O futebol no decorrer do sculo XX ganhou uma ernome visibilidade, principalmente na segunda metade, tanto econmica como poltica. Governos e empresas encontraram no futebol um meio para conquistar a massa. O uso do futebol como massa de manobra recorrente pelos governos militares da Amria Latina. Os governos militares latino-americanos utilizaram os eventos esportivos para relacionar o desempenho de seu governo com o desempenho positivo no evento esportivo. A questo at que ponto esses governos utilizaram tticas limpas para atingirem o seu objetivo e quais meios foram utilizados para a obteno do mesmo. O governo militar argentino (1976-1983) usou a sua influncia para conseguir que sua seleo de futebol ganhasse o campeonato de futebol de 1978.

POLTICA E FUTEBOL: A INVENO DE UM A TRADIO


1

O futebol durante o sculo XX ganhou vrios adeptos sua prtica esportiva. No transcorrer de menos de meio sculo perdeu seu status de esporte da elite britnica para se transformar no esporte mais praticado e conhecido no mundo. Por ter regras simples e ter mantido essas regras sem grandes mudanas, fez do esporte um sucesso entre as pessoas nos mais diversos lugares do mundo. No difcil constatar essa arfimao, principalmente em pases pobres do mundo, nos latinoamericanos e nos africanos em especial. medida que a popularidade do futebol ia crescendo nos pases durante o sculo XX, os interesses dos grupos politcos e econmicos tambm cresciam. Alguns polticos viam no esporte um campo amplo para atuao. Podemos constatar que vrios politcos estabeleceram a prtica esportiva como meio de construir a identidade nacional1, como nos governos dos presidentes Getlio Vargas no Brasil e Juan Domingo Pern na Argentina. Segundo Victor Andrade de Melo2, Pern difundia essa idia, ele foi campeo de boxe e esgrima. Historicamente, a poltica e o esporte esto associados, principalmente o esporte sendo utilizado como massa de manobra de governos para enaltecer a identidade nacional. Segundo Victor Andrade de Melo essas prticas se desenvolvem desde o sculo XIX:
Isso comum no decorrer da Histria: sempre se anexaram prtica esportiva interesses diversos, tanto os de governos majoritrios quanto os de grupos de resistncia. No sculo 19, os ingleses utilizavam o esporte das elites para formar os novos lderes que ocupariam espao no governo. () Ou seja, os poderes constitudos sempre tentam se anexar prtica esportiva para criar uma relao pblica de suas conquistas. um discurso que no necessariamente absorvido linearmente pelo pblico.3

A partir do esporte, particularmente do futebol, muitos governos trabalharam a questo da identidade nacional. O nacionalismo est na ponta das chuteiras dos jogadores, que defendem suas selees na Copa do Mundo como se estivessem defendendo os seus pases numa guerra. Segundo Eric Hobsbawn tradio inventada um conjunto de prticas, normalmente reguladas por regras tcitas ou abertamente aceitas; tais prticas, de
2

natureza ritual ou simblica, visam inculcar certos valores e normas de comportamento atravs da repetio, o que implica, automaticamente; uma continuidade em relao com o passado4. Ento, os governos utilizaram vrios mecanismos para naturalizar a prtica esportiva como sendo uma questo de identidade nacional. No foi diferente na ditadura militar argentina (1976-1983). Como Eric Hobsbawn ressalta, atravs da repetio que a chamada tradio inventada internalizada pelas sociedades. O papel dos governos muito importante para que essa repetio seja bem aceita no seio da sociedade. No sei exatamente os pormenores utilizados pelos governos argentinos para que seus objetivos fossem alcanados, contudo associar o nacionalismo argentino com futebol sugere uma estratgia sutil que ao longo dos tempos deu certo na Argentina.

O FUTEBOL NA ARGENTINA

Como j foi falado, poltica e futebol andam de mos dadas, sobretudo nos governos populistas latinoamericanos, como o caso do governo populista de Juan Domingo Pern. No seu governo as atividades desportivas foram incetivadas como mecanismos de identificao nacional. A paixo nacional argentina pelo futebol crescia medida que a rivalidade entre brasileiros e argentinos nos campos se acirravam. O futebol argentino vinha crescendo desde a dcada de 1960, principalmente pela ascenso dos seus clubes locais. A seleo argentina at o ano de 1959 era a maior vencedora de Copa Amrica, com 11 ttulos, posio que ainda ocupa nos dias atuais ao lado da seleo uruguaia, com 14 ttulos do torneio sul-americano cada uma das selees5. A rivalidade de argentinos e brasileiros era medida nos campos no torneio sulamericano de clubes, a Taa Libertadores da Amrica. Criada em 1960 com o objetivo de conhecer o melhor time de futebol da Amrica do Sul anualmente, criou junto do seu objetivo inicial uma imensa rivalidade entre os clubes argentinos,

brasileiros e uruguaios. Independiente, Boca Juniors, Estudientes, Santos, Cruzeiro, Penarol, Nacional so os principais clubes dos respectivos pases citados. A Taa Libertadores da Amrica era o termmetro que media a rivalidade entre os pases sul-americanos nos campos de futebol. Os clubes argentinos so os maiores vencedores do certame, sendo que nas dcadas de 1960, 1970 e 1980 concentra-se um nmero expressivo de conquistas dos clubes. O Independiente tm em sua histria sete conquistas, sendo o maior vencedor de toda a histria do torneio. Conquistou os ttulos nos anos de 1964, 65, 72, 73, 74, 75 e 84. Nas primeiras dezenove Taas Libertadores da Amrica disputadas os clubes argentinos ficaram com doze ttulos6. At os nossos dias a Argentina o pas que tem mais ttulos do torneio sulamericano de clubes com 22 conquistados. A prpria seleo argentina detinha uma soberania no continente, entretanto essa soberania de ttulos dos torneios continentais no se refletia no mbito mundial. Faltava Argentina um ttulo de campeonanto mundial de futebol para ela se tornar uma potncia do esporte, assim como os vizinhos Brasil e Uruguai. Assim, o futebol argentino detinha a soberia nos ttulos dos torneios do continente sulamericano entre os clubes e selees, mas essa expressividade dos resultados continentais no resultava em Copas do Mundo de futebol conquistadas. Fica claro o descontentamento dos dirigentes com o desempenho de sua seleo em campeonatos mundiais, logo no de estranhar a preocupao dos militares para que naquele mundial sua seleo no frustrasse os sonhos de ttulo.

A POLTICA DOS MILITARES

A ditadura militar na Argentina foi a de menor durao, mas em contrapartida foi a mais repressiva, violenta, autoritria e agressiva contra os seus contestadores. Segundo Luis Alberto Romero, os desaparecimentos entre 1976 e 1978 foram uma prtica constante, esses anos ficaram conhecidos como trinio sombrio7. Com o terror espalhado por toda a Argentina, os militares conseguiram silenciar a sociedade, ficando apenas a voz da junta militar.
4

A Copa do Mundo recheada de simbolismo. Vencer um mundial de futebol no representa apenas uma vitria no campo esportivo, mas principalmente representa uma vitria de uma nao inteira sobre o restante do mundo. Em 1978 tanto o Brasil como o Uruguai haviam conquistado o mundial de futebol, o primeiro conquistou em trs ocasies 1958, 1962 e 1970, e o segundo conquistou o mundial em duas ocasies 1930 e 1950. A Copa de 1978 era a oportunidade ideal para a Argentina se igualar a seus vizinhos e rivais histricos, tanto no campo politco como no esportivo, porque naquele ano a Argentina seria a anfitri do mundial de futebol. Os militares viram na Copa do Mundo uma oportunidade de conquistarem o apoio popular realizando o sonho de conquistar um mundial de futebol8, e ainda mais, seria conquistado no prprio pas, fato que s o Uruguai em 1930, a Itlia de Mussoline em 1934 e a Inglaterra em 1966 haviam conquistado. O espirto de nacionalimo, de identificao da populao argentina com sua seleo e consequentemente com o regime politco seria automtico se os militares conseguissem realizar esse feito, conquistar a Copa do Mundo. Mas como releva Romero:
O governo militar nunca conseguiu despertar nem entusiasmo nem adeso

explcita na sociedade, apesar de t-lo tentado, em meados de 1978, quando foi realizado o Campeonato Mundial de Futebol e as hieraquias mximas assisitiram nos estdios s partidas nas quais a Argentina conquistou o ttulo9

Entretanto, no podemos afirmar que a poltica dos militares argentinos fracassou. Por mais que a adeso no tenha sido a estimada, o pblico lotou todas as partidas da Argentina no mundial de futebol e apoiou sua seleo at a final contra a toda poderosa seleo da poca, a holandesa, mais conhecida como carrossel holands. Por mais que aquele ttulo seja questionado at hoje, os argentinos se orgulham em t-lo conquistado em 1978, principalmente por ser em seu pas. A partir daquele ttulo, o futebol argentino entrou em definitivo no mundo futebolstico como potncia do esporte. Ento, qual o papel que os militares tiveram para que a seleo argentina sasse da Copa do Mundo de 1978 com o ttulo?

A COPA DE 1978
5

O ttulo da Copa do Mundo iria coroar uma trajetria vitoriosa do futebol argentino. No continente sul-americano, os clubes argentinos eram os que detinham o maior nmero de conquistas da Taa Libertadores da Amrica, mas faltava o maior ttulo do futebol mundial, a Copa do Mundo entre selees, que iria acontecer na Argentina em 1978. A dcada de 1970 na Amrica do Sul das ditaduras militares esto a frente de vrios governos. interessante perceber que nem todos esses governos tinham afinidades entre si. Os militares argentinos no tinham uma boa relao com o governo do ditador chileno Augusto Pinochet e no queriam que a seleo chilena disputasse o mundial em seu pas. Meses antes do mundial, as selees chilena e peruana se enfrentaram por uma vaga no mundial de 1978, e foi neste momento que os militares argentinos se interessaram pela seleo peruana10. A seleo peruana saiu vencedora daquele confronto e isso foi, indiretamente, uma vitria dos militares argentinos. a partir desse fato que podemos compreender o desfecho daquele mundial de futebol. A primeira fase do mundial transcorreu tranquilamente. Entretanto, a segunda fase do mundial colocava no mesmo grupo as selees da Argentina, Brasil, Peru e Polnia, e somente a melhor seleo se classificaria para a final do mundial. Na primeira rodada o Brasil venceu o Peru por trs gols a zero e a Argentina venceu a Polnia por dois gols a zero. Argentina e Brasil empataram sem gols na segunda rodada, ficando a deciso da vaga para a final do mundial para a ltima rodada. At o dia 18 de Junho de 1978 o calendrio dos jogos estava sendo cumprido rigorosamente, mas aps o empate entre as selees da Argentina e do Brasil os militares organizadores do mundial intervieram nos jogos da ltima rodada da segunda fase. Percebendo o perigo real de sua seleo no se classificar para a final, mudaram o horrio do jogo de sua seleo. Primeiramente, os jogos do Brasil contra Polnia e da Argentina contra o Peru estavam marcados para o mesmo horrio, s 16h45min no horrio argentino do dia 21 de Junho de 1978, contudo os militares marcaram o jogo da Argentina para s 19h15min, favorecendo sua seleo, pois a mesma entraria em campo sabendo o resultado do jogo entre Brasil e Polnia, assim

saberia de quanto precisava ganhar da seleo do Peru para conquistar a vaga para a final11. no dia 21 de Junho de 1978 que a seleo peruana entra novamente nos interesses dos militares argentinos. Sem chances de avanarem no mundial, o Peru entrou em campo contra a Argentina com um time cheio de desfalques. Jogadores como Roberto Rojas, Marcos Caldern, Ral Gorroti e Rodulfo Manzo que no jogaram durante o mundial, foram colocados em campo contra a Argentina. O goleiro peruano era Quiroga, argentino de nascimento e naturalizado peruano, levantava srias dvidas, pois para muitos entregaria o jogo ao seu pas natal. Ento, a seleo peruana j entrou em campo levantando dvidas se ia jogar com o chamado fair-play, jogo limpo. Esses indcios levantam suspeitas da participao dos militares nesse fato, pois era inimaginvel que a seleo peruana entrasse em campo com tantos desfalques, se no tivesse em troca alguma vantagem financeira. Segundo o jornalista ingls David Yallop, o autor do suborno seria o almirante Carlos Lacosta. A ditadura argentina cederia um crdito no restitudo para o governo peruano para a compra de quatro mil toneladas de trigo12. Tem outro fato que refora essa hiptese de inteferncia dos militares nos rumos da Copa do Mundo de 1978, a visita do presidente argentino general Jorge Rafael Videla com o secretrio de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger ao vestirio peruano antes da partida entre Argentina e Peru, sendo provvel que a negociao entre os governos argentino e peruano fora fechada nos momentos que antecederam aquela partida. Osvaldo Ardilles, jogador argentino naquele mundial, em entrevista, foi enftico em afimar sobre a posio dos militares argentinos:
Se vocs me perguntam se a Junta Militar fez algo, eu vou te dizer que no sei, mas essa gente estava preparada para fazer absolutamente tudo. Tomara que no tenham feito nada, que o triunfo tenha sido simplesmente esportivo. Se no tivesse sido assim, me sentiria muito mal, estaria pensando provavelmente em devolver minha medalha.13

As palavras do ex-jogador argentino reforam nossa hiptese sobre a participao dos militares no transcurso do mundial. Ardilles no afirma a participao direta dos militares, entretanto ele admitia que os mesmos pudessem intervir a qualquer momento, fazendo o possvel para alcanar o objetivo maior, o ttulo do mundial de 1978. O ponto
7

a ser destacado que Osvaldo Ardilles foi jogador da seleo argentina naquele mundial, sendo testemunha ocular dos fatos e do clima que cercavam os bastidores do mundial de 1978. O ex-jogador da seleo brasileira daquele mundial de futebol Roberto Rivelino foi indagado se houve interfncia dos militares argentinos no mundial, ele ento falou: Em campo no. Porque o jogo que culminou foi Argentina X Peru , em 6X0. E foi tudo armao. A Copa de 78 uma mancha no futebol14 Ento, o mundial transcorria tranquilamente at o jogo decisivo entre Argentina e Peru, que definiu qual seleo ia para a final da Copa. A Copa do Mundo de 1978 ficou para a histria no pelo campeonato conquistado pela seleo argentina, mas como ela conseguiu esse campeonato mundial de futebol. No estamos discutindo aqui se a seleo argentina merecia ou no conquistar o ttulo, porm sem a interveno dos militares argentinos ficaria dficil saber se o final daquele mundial seria o mesmo.

CONSIDERAES FINAIS

Procuramos mostrar neste artigo como o futebol foi importante como construtor da nacionalidade argentina. A partir dessa questo, trabalhamos como os governos civis e militares daquele pas fizesseram politcas oficiais ou no para ressaltar a grandeza do futebol argentino dentro do continente sul-americano. A questo central a interveno da ditadura militar Argentina na Copa do Mundo de 1978 que acontecera naquele pas. Levantamos alguns indcios da interferncia dos militares argentinos no resultado final do mundial de futebol de 78. Vrios acontecimentos durante aquele mundial de futebol do margem para que a suspeita de inteferncia acontecesse naquele certame. A Copa do Mundo de 1978 entrou para a histria no pelo primeiro campeonato conquistado pela Argentina, mas como essa seleo conseguiu conquistar este ttulo. Os indcios foram levantados, os acontecimentos foram debatidos, entretanto no podemos fazer nenhuma concluso, pois o problema foi colocado para ser problematizado e refletido
8

NOTAS
1

Entrevista de Victor Andrade de Melo a Revista Cincia Hoje: volume 42, n 250, Julho de 2008. Victor Andrade de Melo coordenador do Laboratrio do Esporte e do Lazer (Sport) da Universidade

Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


3

Entrevista de Victor Andrade de Melo Revista Cincia Hoje: volume 42, n 250, Julho de 2008. HOBSBWN, Eric. RANGER, Terence. A inveno das tradies. So Paulo: Paz e Terra, 1997. Dados obtidos IN: http://www.campeosdofutebol.com.br. Dados obtidos IN: http://www.campeosdofutebol.com.br. ROMERO, Luis Alberto. Histria Contempornea da Argentina. Rio de Janeiro; Jorge Zahar, 2006. ROMERO, Luis Alberto. Histria Contempornea da Argentina. Rio de Janeiro; Jorge Zahar, 2006. ROMERO, Luis Alberto. Histria Contempornea da Argentina. Rio de Janeiro; Jorge Zahar, 2006. Entrevista realizada ao site Terra Magazine: http://terramagazine.terra.com.br. 11 de Dezembro de

10

2007. Entrevista realizada ao site Terra Magazine: http://terramagazine.terra.com.br. 11 de Dezembro de 2007. Entrevista do portal Terra ao jornalista ingls David Yallop: http://terramagazine.terra.com.br. 11 de Dezembro de 2007. Entrevista de Osvaldo Ardilles ao site Terra Magazine: http://terramagazine.terra.com.br. 11 de Dezembro de 2007. (Grifo nosso)
14 13 12 11

Entrevista de Roberto Rivelino ao site Terra: http://terramagazine.terra.com.br 13de Dezembro de 2007.

Potrebbero piacerti anche