Sei sulla pagina 1di 156

CMARA DIGITAL

Manual do utilizador

Informaes sobre marcas comerciais Microsoft, Windows e Windows Vista so marcas registadas ou marcas comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou noutros pases. Macintosh, Mac OS e QuickTime so marcas comerciais da Apple Inc. Adobe e Acrobat so marcas comerciais registadas da Adobe Systems Inc. Os logtipos SD e SDHC so marcas comerciais da SD-3C, LLC. PictBridge uma marca comercial. HDMI, o logtipo e High-Definition Multimedia Interface so marcas comerciais ou marcas registadas da HDMI Licensing LLC. Todas as restantes marcas comerciais referidas neste manual ou na restante documentao fornecida com este produto Nikon so marcas comerciais ou marcas comerciais registadas das respectivas empresas titulares. AVC Patent Portfolio License Este produto licenciado ao abrigo da AVC Patent Portfolio License para utilizao pessoal e no comercial de um consumidor para (i) codificar vdeo em conformidade com a norma AVC ("vdeo AVC") e/ou (ii) descodificar vdeo AVC que foi codificado por um consumidor com uma actividade pessoal e no comercial e/ou foi obtido a partir de um fornecedor de vdeo licenciado para fornecer vdeo AVC. No concedida nem est implcita qualquer licena para qualquer outra utilizao. Podem ser obtidas informaes adicionais em MPEG LA, L.L.C. Consulte http://www.mpegla.com.

Introduo

Primeiros passos Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado Mais informaes sobre o disparo

Mais informaes sobre a reproduo

Editar imagens

Gravao e reproduo de filmes

Ligar a televisores, computadores e impressoras

Configurao bsica da cmara Notas sobre os cuidados a ter com a cmara e a utilizao geral Notas tcnicas

Para sua segurana


Para evitar danos no produto Nikon ou leses em si ou em terceiros, leia as seguintes precaues de segurana na sua totalidade antes de utilizar este equipamento. Guarde estas instrues de segurana num local acessvel a todos os utilizadores do produto. As consequncias da no observao das precaues apresentadas nesta seco so indicadas pelo smbolo seguinte:
Este cone assinala os avisos, informaes que devem ser lidas antes de utilizar este produto Nikon para evitar possveis leses.

AVISOS
Desligar na eventualidade de uma avaria Na eventualidade de fumo ou de um odor estranho na cmara ou no adaptador CA, desligue o adaptador CA e retire imediatamente as pilhas, com cuidado para evitar queimaduras. A continuao da utilizao poder provocar leses. Aps remover ou desligar a fonte de alimentao, leve o equipamento a um representante de assistncia autorizado da Nikon para inspeco. No desmontar o equipamento O contacto com as peas internas da cmara ou do adaptador CA poder provocar leses. As reparaes devero ser efectuadas exclusivamente por tcnicos qualificados. Na eventualidade de a cmara ou de o adaptador CA se partir aps uma queda ou outro acidente, leve o equipamento a um representante de assistncia autorizado da Nikon para a respectiva inspeco, aps desligar o equipamento e/ou retirar as pilhas. No utilizar a cmara ou o adaptador CA na presena de gs inflamvel No utilize o equipamento electrnico na presena de gs inflamvel, uma vez que pode provocar uma exploso ou incndio. Manusear a correia da cmara com cuidado Nunca coloque a correia volta do pescoo de um beb ou criana. Guardar o equipamento fora do alcance das crianas Deve ter-se cuidado especial para evitar que as crianas coloquem as pilhas ou outras peas pequenas na boca.

ii

Para sua segurana

Ter o devido cuidado ao manusear as baterias As baterias podem verter fluidos ou explodir, caso sejam manuseadas de forma incorrecta. Respeite as seguintes precaues ao manusear baterias utilizadas com este produto: Desligue o equipamento antes da substituio da bateria. Se estiver a ser utilizado um adaptador CA, verifique se o mesmo est desligado. Utilize exclusivamente as pilhas aprovadas para utilizao neste produto (A 14). No junte baterias antigas a baterias novas, nem baterias de diferentes tipos ou fabricantes. Para o carregamento de pilhas de Ni-MH (nquel-hidreto metlico) recarregveis Nikon EN-MH2, utilize apenas o carregador especificado e carregue quatro pilhas de cada vez. Se substituir as pilhas pelas EN-MH2-B2 (disponveis em separado), adquira dois conjuntos (total de quatro pilhas). As pilhas recarregveis EN-MH2 devem ser utilizadas apenas com mquinas digitais Nikon e so compatveis com a COOLPIX L110. Coloque as baterias na direco correcta. No desmonte as baterias, evite curto-circuitos entre as mesmas e no tente remover nem danificar o compartimento ou isolamento da bateria. No exponha as baterias a chamas nem a calor excessivo.

No a submirja nem a coloque em contacto com a gua. No a transporte nem a armazene junto a objectos metlicos, tais como colares e ganchos para o cabelo. As baterias tm tendncia para fugas quando completamente descarregadas. Para evitar danos no equipamento, certifique-se de que retira as baterias quando a carga estiver completamente esgotada. Interrompa imediatamente a utilizao, caso detecte qualquer alterao nas baterias, como, por exemplo, descolorao ou deformaes. Caso o lquido derramado das baterias entre em contacto com o vesturio ou com a pele, lave de imediato e abundantemente com gua. Tome as seguintes precaues durante o manuseamento do Carregador de Pilhas MH-71 (disponvel em separado) Mantenha em local seco. A no observao desta precauo poder provocar fogo ou choque elctrico. A poeira sobre ou nas imediaes das peas metlicas da ficha deve ser removida com um pano seco. A continuao da utilizao poder provocar fogo. No manusear o cabo de alimentao nem permanecer junto do carregador de baterias durante trovoadas. A no observao desta precauo poder provocar um choque elctrico.

iii

Para sua segurana

No danificar, modificar, puxar nem dobrar com fora o cabo de alimentao, nem colocar sob objectos pesados, ou expor a calor ou chamas. Caso o isolamento se danifique e os fios fiquem expostos, leve a um representante de assistncia autorizado da Nikon para inspeco. A no observao desta precauo poder provocar fogo ou choque elctrico. No manuseie a ficha ou o adaptador CA com as mos molhadas. A no observao desta precauo poder provocar um choque elctrico. No utilizar com conversores ou adaptadores de viagem para converter de uma voltagem para outra ou com dispositivos de inverso CC para CA. A falta de cumprimento desta precauo poder danifi car o produto ou provocar sobreaquecimento ou incndio. Utilizar os cabos apropriados Quando ligar os cabos s tomadas de entrada e sada, utilize os cabos fornecidos ou vendidos pela Nikon para esse fim, para manter a conformidade com os regulamentos do produto. Manusear as peas mveis com cuidado Tenha cuidado para que os seus dedos ou outros objectos no fiquem presos na tampa da objectiva ou noutras peas mveis. CD-ROMs Os CD-ROMs includos com este dispositivo no devem ser reproduzidos em equipamento de CD udio. A reproduo de CD-ROMs num leitor de CD udio poder provocar a perda de audio ou danos no equipamento.

Ter o devido cuidado ao utilizar o flash A utilizao do flash perto dos olhos da pessoa fotografada pode provocar a respectiva incapacidade visual temporria. Deve ter-se um cuidado especial ao fotografar bebs, para que o flash no esteja a menos de um metro do motivo fotografado. No disparar o flash se a janela do flash estiver em contacto com uma pessoa ou um objecto A no observao desta precauo poder provocar queimaduras ou incndio. Evitar o contacto com o cristal lquido Na eventualidade de o monitor se partir, deve ter-se cuidado para evitar leses provocadas por vidros partidos e para evitar que o cristal lquido do monitor entre em contacto com a pele ou que entre nos olhos ou na boca. Desligue a cmara quando estiver no interior de um avio ou hospital Desligue a cmara quando estiver no interior de um avio durante a descolagem ou a aterragem. Siga as instrues do hospital quando utilizar a cmara no interior do mesmo. As ondas electromagnticas emitidas por esta cmara podem perturbar os sistemas electrnicos do avio ou os instrumentos do hospital.

iv

Advertncias
Smbolo de recolha separada nos pases europeus Este smbolo indica que este produto deve ser recolhido separadamente. As indicaes seguintes aplicam-se apenas aos utilizadores nos pases da Europa: Este produto foi concebido para ser recolhido separadamente num ponto de recolha apropriado. No o elimine juntamente com os resduos domsticos. Para obter mais informaes, contacte o revendedor ou as autoridades locais responsveis pela gesto de resduos. Este smbolo na bateria indica que a bateria deve ser recolhida separadamente. As informaes seguintes aplicamse apenas a utilizadores em pases da Europa: Todas as baterias, quer tenham este smbolo ou no, so designadas para recolha separada num ponto de recolha apropriado. No as junte ao lixo domstico. Para obter mais informaes, contacte o revendedor ou as autoridades locais responsveis pela gesto de resduos.

ndice
Para sua segurana................................................................................................................................ ii AVISOS ........................................................................................................................................................................... ii Advertncias ............................................................................................................................................ v

Introduo ..............................................................................................................................................1
Acerca deste manual ............................................................................................................................ 1 Informaes e precaues.................................................................................................................. 2 Peas da cmara ..................................................................................................................................... 4 Corpo da cmara.....................................................................................................................................................4 Levantar e baixar o flash incorporado .......................................................................................................6 Colocar a correia da cmara e a tampa da objectiva .......................................................................7 Monitor .........................................................................................................................................................................8 Operaes bsicas ...............................................................................................................................10 Boto A (modo de disparo)........................................................................................................................10 Boto c (reproduo)....................................................................................................................................10 Boto b (filmagem)..........................................................................................................................................10 Multisselector.........................................................................................................................................................11 Boto d ................................................................................................................................................................12 Alternar entre separadores ............................................................................................................................12 Ecrs de ajuda ........................................................................................................................................................13 Sobre o boto de disparo do obturador...............................................................................................13

Primeiros passos ................................................................................................................................ 14


Inserir as pilhas......................................................................................................................................14 Pilhas aplicveis ....................................................................................................................................................14 Ligar e desligar a cmara ................................................................................................................................14 Definir o idioma de apresentao, a data e a hora ..................................................................16 Inserir cartes de memria...............................................................................................................18 Retirar cartes de memria ...........................................................................................................................19

vi

ndice Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado... 20


Passo 1 Ligar a cmara e seleccionar o modo G (automtico simplificado) ................20 Indicadores apresentados no modo G (automtico simplificado)....................................21 Passo 2 Enquadrar uma fotografia.................................................................................................22 Utilizar o zoom.......................................................................................................................................................23 Passo 3 Focar e disparar ....................................................................................................................24 Passo 4 Visualizar e eliminar imagens ..........................................................................................26 Visualizar imagens (modo de reproduo) .........................................................................................26 Eliminar imagens..................................................................................................................................................26 Modo auto. simplificado....................................................................................................................28 Utilizar o flash ........................................................................................................................................29 Tirar fotografias com o auto-temporizador................................................................................32 Ajustar a luminosidade: compensao de exposio.............................................................33

Mais informaes sobre o disparo .............................................................................................. 34


Seleccionar um modo de disparo ..................................................................................................34 Modos de disparo adequados cena (modo de cena) ..........................................................35 Seleccionar um modo de cena...................................................................................................................35 Funcionalidades ...................................................................................................................................................36 Tirar fotografias para uma panormica..................................................................................................42 Captar rostos sorridentes automaticamente (modo de retrato inteligente) .................44 Fotografar de forma contnua a alta velocidade (desporto contnuo).............................46 Menu de desporto contnuo .......................................................................................................................47 Modo automtico ................................................................................................................................48 Modo macro ...........................................................................................................................................................49 Menu de disparo (modo automtico) ....................................................................................................50 Apresentar o menu de disparo ...................................................................................................................50 A Modo de imagem (qualidade de imagem/tamanho de imagem) ...............................51 B Equilbrio de brancos (ajuste do matiz).........................................................................................53 C Contnuo ...........................................................................................................................................................55 E Sensibilidade ISO..........................................................................................................................................56 F Opes de cor ................................................................................................................................................57 Definies da cmara que no podem ser utilizadas em simultneo ...............................58

vii

ndice Mais informaes sobre a reproduo ...................................................................................... 59


Funcionamento em modo de imagem completa....................................................................59 Visualizar vrias imagens: reproduo de miniaturas ............................................................60 Apresentao do calendrio.........................................................................................................................61 Observar de mais perto: zoom de reproduo .........................................................................62 Menu de reproduo..........................................................................................................................63 a Definio de impresso............................................................................................................................64 b Apres. diapositivos ......................................................................................................................................66 c Apagar..................................................................................................................................................................67

Editar imagens.................................................................................................................................... 69
Funo de edio de imagens ........................................................................................................69 Editar imagens ......................................................................................................................................70 I D-Lighting: melhorar a luminosidade e o contraste ..............................................................70 g Imagem pequena: redimensionar imagens................................................................................71 o Recortar: criar uma cpia recortada...................................................................................................72

Gravao e reproduo de filmes................................................................................................ 73


Gravar filmes ..........................................................................................................................................73 Menu de filme........................................................................................................................................................75 D Opes de filme ............................................................................................................................................77 I Modo auto focagem ..................................................................................................................................78 Y Reduo do rudo do vento ................................................................................................................78 Reproduo de filmes ........................................................................................................................79 Eliminar filmes........................................................................................................................................................79

Ligar a televisores, computadores e impressoras.................................................................. 80


Ligar a um televisor .............................................................................................................................80 Ligar a um computador .....................................................................................................................82 Antes de ligar a cmara ...................................................................................................................................82 Transferir fotografias de uma cmara para um computador...................................................83 Ligar a uma impressora......................................................................................................................87 Ligar a cmara e a impressora .....................................................................................................................88 Imprimir uma imagem de cada vez.........................................................................................................89 Imprimir vrias imagens ..................................................................................................................................90

viii

ndice Configurao bsica da cmara ................................................................................................... 93


Menu de configurao.......................................................................................................................93 a Menus..................................................................................................................................................................96 c Ecr de boas-vindas ....................................................................................................................................97 d Data.......................................................................................................................................................................98 e Definies do monitor .......................................................................................................................... 101 f Impresso da data..................................................................................................................................... 103 g Reduo da vibrao.............................................................................................................................. 104 U Deteco movimento............................................................................................................................. 105 h Auxiliar de AF .............................................................................................................................................. 106 i Definies do som ................................................................................................................................... 107 k Auto-desligado ........................................................................................................................................... 108 l Formatar memria/m Formatar carto ...................................................................................... 109 n Idioma/Language ...................................................................................................................................... 110 H Definies de TV ....................................................................................................................................... 110 d Olhos fechados........................................................................................................................................... 111 p Repor tudo..................................................................................................................................................... 112 s Tipo de bateria ............................................................................................................................................ 114 d Proteger ........................................................................................................................................................ 114 f Rodar imagem............................................................................................................................................. 115 h Copiar: copiar entre o carto de memria e a memria interna................................. 116 r Verso de firmware ................................................................................................................................. 117

ix

ndice Notas sobre os cuidados a ter com a cmara e a utilizao geral..................................118


Cuidados a ter com a cmara ....................................................................................................... 118 Limpeza .................................................................................................................................................................. 120 Armazenamento ............................................................................................................................................... 121

Notas tcnicas...................................................................................................................................122
Acessrios opcionais........................................................................................................................ 122 Cartes de memria aprovados.............................................................................................................. 122 Nomes dos ficheiros e pastas de imagem................................................................................ 123 Mensagens de erro........................................................................................................................... 124 Resoluo de problemas ................................................................................................................ 128 Especificaes .................................................................................................................................... 133 Normas suportadas ......................................................................................................................................... 136 ndice remissivo................................................................................................................................. 137

Introduo

Acerca deste manual


Obrigado por ter adquirido uma cmara digital Nikon COOLPIX L110. Este manual foi escrito para o ajudar a desfrutar da captao de fotografias com a cmara digital Nikon. Leia este manual atentamente antes da utilizao e guarde-o num local acessvel a todos os utilizadores do produto. Smbolos e convenes Para facilitar a localizao das informaes de que necessita, so utilizados os seguintes smbolos e convenes:

Introduo

Este cone assinala precaues, informaes que devem ser lidas antes de utilizar para evitar danos na cmara. Este cone assinala notas, informaes que devem ser lidas antes de utilizar a cmara.

Este cone assinala sugestes, informaes adicionais que podem ser teis ao utilizar a cmara. Este cone indica que esto disponveis mais informaes noutras partes do manual ou no Guia de incio rpido.

Observaes Um carto de memria Secure Digital (SD) referido como carto de memria. A definio verificada no momento de aquisio da cmara referida como predefinio. Os nomes de itens de menu apresentados no monitor da cmara e os nomes de botes ou mensagens apresentados no monitor do computador esto indicados a negrito. Exemplos de ecrs Neste manual, por vezes, as imagens so omitidas nos exemplos de ecrs do monitor, para que os indicadores do monitor sejam mostrados com maior clareza. Ilustraes e apresentao do ecr As ilustraes e os textos apresentados neste manual podem diferir da sua apresentao real.

Cartes de memria

As fotografias tiradas com esta cmara podem ser guardadas na memria interna da cmara ou em cartes de memria amovveis. Se um carto de memria tiver sido inserido, todas as novas imagens sero guardadas no carto de memria, sendo as operaes de eliminao, reproduo e formatao apenas aplicveis s imagens existentes no carto de memria. O carto de memria tem de ser retirado para se poder formatar a memria interna ou para que esta seja utilizada para guardar, eliminar ou visualizar imagens.

Informaes e precaues
Formao contnua
Como parte do compromisso da Nikon de Formao contnua que visa fornecer assistncia tcnica e conhecimentos sobre os produtos de uma forma continuada, esto disponveis informaes online constantemente actualizadas nos seguintes sites: Para utilizadores nos E.U.A.: http://www.nikonusa.com/ Para utilizadores na Europa e frica: http://www.europe-nikon.com/support/ Para utilizadores na sia, Ocenia e Mdio Oriente: http://www.nikon-asia.com/ Visite estes sites Web para estar permanentemente actualizado com as mais recentes informaes do produto, sugestes, respostas s perguntas mais frequentes (FAQ, Frequently-Asked Questions) e conselhos gerais sobre fotografia e processamento de imagem digital. possvel obter informaes adicionais junto do representante Nikon da sua rea. Consulte o URL abaixo para obter informaes de contacto: http://imaging.nikon.com/

Introduo

Utilizar apenas acessrios electrnicos da marca Nikon


As cmaras Nikon COOLPIX foram concebidos para satisfazer os padres mais elevados padres e contm circuitos electrnicos complexos. Apenas os acessrios electrnicos da marca Nikon (incluindo carregadores de pilhas, pilhas e adaptadores CA) certificados pela Nikon especificamente para utilizao com esta cmara digital Nikon, so concebidos e tm um funcionamento comprovado dentro dos requisitos operacionais e de segurana destes circuitos electrnicos. A UTILIZAO DE ACESSRIOS ELECTRNICOS NO NIKON PODER PROVOCAR DANOS NA CMARA E INVALIDAR A GARANTIA NIKON. Para obter mais informaes sobre acessrios da marca Nikon, contacte um distribuidor autorizado da Nikon.

Antes de tirar fotografias importantes


Antes de tirar fotografias em ocasies importantes (por exemplo, num casamento ou antes de levar a cmara consigo numa viagem), tire uma fotografia de teste de modo a certificar-se de que a cmara est a funcionar correctamente. A Nikon no se responsabiliza por quaisquer danos ou perdas econmicas que possam resultar de uma avaria do produto.

Acerca dos manuais


Nenhuma parte dos manuais includos com o produto pode ser reproduzida, transmitida, transcrita, armazenada num sistema de recuperao ou traduzida para qualquer idioma de qualquer forma ou por qualquer meio, sem autorizao prvia por escrito da Nikon. A Nikon reserva-se o direito de alterar as especificaes de hardware e software descritas neste manual em qualquer momento, sem aviso prvio. A Nikon no se responsabiliza por quaisquer danos resultantes da utilizao deste produto. Ainda que se tenham feito todos os possveis para assegurar que as informaes recolhidas nestes manuais sejam precisas e completas, agradecemos que informe o representante da Nikon na sua rea (endereo fornecido separadamente) sobre qualquer erro ou omisso.

Informaes e precaues

Advertncia sobre a proibio de realizar cpias ou reprodues


Tenha em ateno que o simples facto de possuir material que tenha sido copiado ou reproduzido digitalmente atravs de um scanner, cmara digital ou outro dispositivo pode ser punvel por lei. Artigos cuja cpia ou reproduo proibida por lei No copie nem reproduza papel-moeda, moedas, ttulos de crdito, obrigaes do Tesouro ou ttulos de administraes locais, inclusive se tais cpias ou reprodues estiverem marcadas como Amostra. proibida a cpia ou reproduo de papel-moeda, moedas ou ttulos de crdito que estejam em circulao num pas estrangeiro. Salvo obteno de autorizao prvia do governo, proibida a cpia ou reproduo de selos de correio ou de bilhetes-postais no utilizados emitidos pelo governo. proibida a cpia ou reproduo de selos emitidos pelo governo, bem como de documentos certificados estipulados por lei. Precaues sobre determinado tipo de cpias e de reprodues O governo estipulou determinadas limitaes sobre a cpia ou reproduo de ttulos de crdito emitidos por empresas privadas (aces, letras de cmbio, cheques, certificados de doaes, etc.), ttulos de transporte ou bilhetes, excepto no caso de ter de fornecer um nmero mnimo de cpias necessrias para utilizao profissional de uma empresa. Da mesma forma, no copie nem reproduza passaportes emitidos pelo governo, licenas emitidas por organismos pblicos ou grupos privados, bilhetes de identidade, nem qualquer tipo de bilhetes em geral, tais como passes e vales de refeio. Conformidade com as declaraes dos direitos de autor A cpia ou a reproduo de obras criativas com direito reservado, tais como livros, msica, quadros, gravaes em madeira, mapas, desenhos, filmes e fotografias, est regulada pelas leis nacionais e internacionais de proteco dos direitos de autor. No utilize este produto para efectuar cpias ilegais nem para infringir as leis de proteco dos direitos de autor.

Introduo

Deitar fora dispositivos de armazenamento de dados


Tenha em ateno que, ao eliminar imagens ou formatar dispositivos de armazenamento de dados, tais como cartes de memria ou a memria incorporada da cmara, no apaga completamente os dados da imagem original. Os ficheiros eliminados podem por vezes ser recuperados a partir de dispositivos de armazenamento inutilizados atravs de software disponvel comercialmente, resultando potencialmente na utilizao maliciosa dos dados de imagem pessoais. A garantia de privacidade deste tipo de dados da responsabilidade do utilizador. Antes de deitar fora um dispositivo de armazenamento de dados ou transferir a propriedade para outra pessoa, apague todos os dados utilizando software comercial de eliminao ou formate o dispositivo e, em seguida, volte a preencher completamente com imagens que no contenham quaisquer informaes privadas (por exemplo, fotografias do cu). Certifique-se de que substitui tambm quaisquer fotografias seleccionadas para o ecr de boas-vindas (A 97). Deve ter cuidado para evitar leses ou danos materiais quando destruir fisicamente os dispositivos de armazenamento de dados.

Peas da cmara
Corpo da cmara
1 2 3 4
Introduo

9 14 13 10 11 12

Controlo de zoom ...................................... 23 f : grande angular ........................... 23 g : teleobjectiva ................................23 h : reproduo de miniaturas ..... 60 i : zoom de reproduo ............. 62 j : ajuda ................................................. 13 Boto de disparo do obturador ......... 24 Luz do auto-temporizador .................... 32 Iluminador auxiliar de AF ............ 25, 106 Boto de alimentao/ luz de activao ................................. 20, 108 Altifalante ......................................................... 79

6 7 8 9

Microfone incorporado (estreo) ......73 Ilh para a correia da cmara ..................7 Flash incorporado ..................................6, 29 Mini-conector HDMI ..................................80

2 3 4 5

Conector USB e sada de 10 udio/vdeo ..................................... 80, 83, 88 11 Tampa dos pinos ......................... 80, 83, 88 12 Objectiva ............................................. 120, 133 13 Conector de entrada CC (para adaptador CA, disponvel em separado na Nikon) ....... 15, 122

14 Tampa do conector de entrada CC .....15

Peas da cmara

2 3 45

6 7 8
Introduo

11 10 9 12 13 14

1 2 3 4 5 6 7 8

Monitor .................................................................8 Multisselector ................................................11 Boto A (modo de disparo) ............... 10 Boto b (filmagem) .................................10 Luz do flash ..................................................... 29 Boto k (aplicar seleco) ................... 11 Boto c (reproduo) ................... 10, 26 Ilh para a correia da cmara...................7

Compartimento das pilhas/ ranhura do carto de memria ..........14, 18

10 Boto l (apagar) ................................. 26, 79 11 Boto d ....................... 12, 50, 63, 75, 94 12 Encaixe do trip 13 Compartimento das pilhas ....................14 14 Ranhura do carto de memria .........18

Peas da cmara

Levantar e baixar o flash incorporado


Levantar o flash incorporado
Consulte Utilizar o flash (A 29) para obter mais informaes sobre as definies do flash.
Introduo

Baixar o flash incorporado.


Quando no estiver a ser utilizado, pressione cuidadosamente o flash incorporado para baix-lo.

Peas da cmara

Colocar a correia da cmara e a tampa da objectiva


Coloque a tampa da objectiva na correia da cmara e, em seguida, coloque a correia na cmara (em dois locais).
Introduo

Tampa da objectiva

Retire a tampa da objectiva antes de tirar uma fotografia. Nas alturas em que no vai tirar fotografias, como quando a alimentao est desligada ou quando transporta a cmara, coloque a tampa da objectiva na cmara para proteger a objectiva.

Peas da cmara

Monitor
Os indicadores que se seguem podero ser apresentados no monitor durante o disparo e a reproduo (a apresentao real varia em funo das definies actuais da cmara). Os indicadores e as informaes das fotografias apresentados durante o disparo e a reproduo sero desligados aps alguns segundos (A 101).
Introduo

Disparo
4 5 6 7

28 27 26 25 24

10

2 3

8 9 10 11 12 13 14 15

+1.0

23 22

3200

1/125 F3.5

999

21

18 17

16
999 a 9999
1m00s b 1m00s

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Modo de disparo* ........ 20, 34, 44, 46, 48, 73 Modo macro .................................................. 49 Indicador de zoom ..............................23, 49 Indicador AE/AF-L ...................................... 43 Indicador de focagem ............................. 24 Modo de flash ............................................... 29 Indicador de carga das pilhas ............. 20 cone de reduo da vibrao (imagens fixas)....21, 104 cone de deteco de movimento ....21, 105 Reduo do rudo do vento.................. 78 Indicador "Data no definida" ...........124 Indicador de destino de viagem ....... 98 Impresso da data ....................................103 Opes de filme .......................................... 77 Modo de imagem ...................................... 51

20

19
16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 a Nmero de exposies restantes (imagens fixas) ....................................... 20 b Durao do filme .................................. 73 Indicador de memria interna ........... 21 Abertura ............................................................ 24 rea de focagem .................................22, 24 rea de focagem (deteco de rostos) ...22, 24 Velocidade do obturador........................ 24 Sensibilidade ISO .................................30, 56 Valor de compensao de exposio ......... 33 Opes de cor .............................................. 57 Modo de equilbrio de brancos ......... 53 Modo de disparo contnuo .................. 55 Tipo de modo de desporto contnuo ......... 47 Indicador de auto-temporizador ...... 32

* Varia em funo do modo de disparo actual. Consulte as seces sobre cada um dos modos para obter mais informaes.

Peas da cmara

Introduo

Reproduo

1 14 13 11

15/05/2010 12:00 9999.JPG

12 10
999 999 999/

5 6 7

999 999 a 999/ 9999/9999 999


1m00s b 1m00s

1 Data de gravao ........................................ 16 2 Hora de gravao ....................................... 16 3 Volume .............................................................. 79 4 Indicador de carga das pilhas ............. 20 5 Opes de filme* ......................................... 77 6 Modo de imagem* ..................................... 51 a Nmero da imagem actual/ 7 nmero total de imagens ............... 26 b Durao do filme .................................. 79

8 Indicador de memria interna ........... 26 9 Indicador de reproduo de filmes ......... 79 10 cone de ordem de impresso ........... 64 11 Imagem pequena ....................................... 71 12 cone de D-Lighting .................................. 70 13 cone de proteco .................................114 14 Nmero e tipo de ficheiro ...................123

* Os cones apresentados variam consoante as definies no modo de disparo.

Operaes bsicas
Boto A (modo de disparo)
Pressione A no modo de reproduo para entrar no modo de disparo. Pressione A no modo de disparo para apresentar o respectivo menu de seleco e alterar o modo de disparo (A 34).
Introduo

Boto c (reproduo)
Durante o modo de disparo, a cmara entra no modo de reproduo quando c pressionado. Se a cmara estiver desligada, mantenha c pressionado para ligar a cmara no modo de reproduo.

Boto b (filmagem)
Pressione o boto b (filmagem) no modo de disparo para iniciar a gravao de um filme. Pressione novamente o boto b (filmagem) para parar a gravao. Pressione o boto b (filmagem) no modo de reproduo para entrar no modo de disparo.

10

Operaes bsicas

Multisselector
Esta seco descreve as utilizaes comuns do multisselector para seleccionar modos, seleccionar opes dos menus e aplicar a seleco. Utilize o multisselector pressionando-o para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita ou pressionando k.
Introduo

Para disparar
Apresentar o menu m (modo de flash) (A 29)/seleccionar o item acima. Apresentar o menu n (auto-temporizador) (A 32). Apresentar o menu o (compensao de exposio) (A 33). Aplicar a seleco. Apresentar o menu p (modo macro) (A 49)/seleccionar o item abaixo.

Auto-temporizador

Para reproduo
15/05/2010 15:3 30 0 0004.JP PG G

Apresentar a imagem anterior.

Apresentar a imagem seguinte.

Para o ecr de menus


Seleccionar o item acima. Seleccionar o item esquerda/ voltar ao ecr anterior. Seleccionar o item abaixo.
Menu de disparo

Aplicar seleco (Avanar para o ecr seguinte). Seleccionar o item direita/ avanar para o ecr seguinte (aplicar seleco).

Modo de imagem Equilbrio de brancos Contnuo Sensibilidade ISO Op es de cor

Sair

Notas sobre o multisselector

Neste manual, os smbolos H, I, J e K so utilizados em alguns casos para indicar as partes do multisselector que o fazem mover para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita.

11

Operaes bsicas

Boto d
Pressione d para apresentar o menu do modo seleccionado. Utilize o multisselector para aplicar definies (A 11). Seleccione um separador do lado esquerdo do monitor para apresentar o menu correspondente. Para sair da apresentao do menu, pressione novamente d.
So apresentados os menus disponveis para o modo actual. Apresenta o menu de filme (durante o disparo). Apresenta o menu de configurao.
Menu de disparo
Modo de imagem Equilbrio de brancos Contnuo Sensibilidade ISO Op es de cor

Introduo

Sair

Apresentado quando o menu contm duas ou mais pginas. Apresentado quando existem outros itens do menu anteriores. Apresentado quando a seguir existem um ou vrios itens do menu.
Configura o
Detec o movimento Auxiliar de AF Defini es do som Auto-desligado Formatar memria Idioma/Language

Auxiliar de AF
Automtico Desligado

Sair

Sair

Seleccione um item e pressione k ou o multisselector K para avanar para o conjunto de opes seguinte.

Pressione k ou o multisselector K para aplicar a seleco.

Alternar entre separadores


Menu de disparo
Modo de imagem Equilbrio de brancos Contnuo Sensibilidade ISO Op es de cor

Menu de disparo
Modo de imagem Equilbrio de brancos Contnuo Sensibilidade ISO Op es de cor

Filme
Op es de filme Modo auto focagem Redu o do rudo do vento

Sair

Sair

Sair

Pressione o multisselector J para seleccionar o separador.

Pressione o multisselector HI para seleccionar um separador e pressione k ou K.

Ser apresentado o menu seleccionado.

Para apresentar os separadores, pressione o multisselector J enquanto o menu apresentado nos seguintes modos. Modo automtico simplificado, modo de cena e modo de retrato inteligente

12

Operaes bsicas

Ecrs de ajuda
Rode o controlo de zoom para g (j) sempre que for apresentado M/j no canto inferior direito do ecr do menu para ver uma descrio da opo do menu seleccionada nesse momento. Para voltar ao menu original, rode novamente o controlo de zoom para g (j).
Contnuo

Introduo

Escolha imagem simples, modo contnuo, BSS (a cmara escolhe a imagem mais ntida no conjunto) ou multidisparo 16.
Sair Atrs

Sobre o boto de disparo do obturador


A cmara possui um boto de disparo do obturador que funciona em duas fases. Para definir a focagem e a exposio, pressione ligeiramente o boto de disparo do obturador, parando quando sentir resistncia. A focagem e a exposio ficam bloqueadas enquanto mantiver o boto de disparo do obturador nesta posio. Para disparar o obturador e tirar uma fotografia, pressione completamente o boto de disparo do obturador. No exera demasiada fora ao pressionar o boto de disparo do obturador, uma vez que isso poder causar a vibrao da cmara e originar imagens tremidas.

Pressione ligeiramente o boto de disparo do obturador para definir a focagem e a exposio.

Pressione completamente o boto de disparo do obturador para tirar a fotografia.

13

Primeiros passos

Inserir as pilhas

Abra a tampa do compartimento das pilhas/ ranhura do carto de memria.


Antes de abrir a tampa do compartimento das pilhas/ ranhura do carto de memria, segure na cmara em posio invertida para evitar que as pilhas caiam.
1

Primeiros passos

Insira as pilhas.
Confirme se os terminais positivo (+) e negativo (-) das pilhas esto correctamente orientados, conforme descrito na etiqueta na entrada do compartimento das pilhas, e insira as pilhas.

Feche a tampa do compartimento das pilhas/ ranhura do carto de memria.

Pilhas aplicveis
Quatro pilhas de ltio FR6/L91 (tamanho AA) (pilhas fornecidas) Quatro pilhas alcalinas LR6/L40 (tamanho AA) Quatro pilhas de Ni-MH (nquel-hidreto metlico) recarregveis EN-MH2

Ligar e desligar a cmara


Depois de retirar a tampa da objectiva, pressione o boto de alimentao para ligar a cmara. A luz de activao (verde) acende-se por um momento e, em seguida, o monitor liga-se. Pressione o boto de alimentao novamente para desligar a cmara. Quando a cmara se desliga, a luz de activao apaga-se e o monitor desliga-se. Se a cmara estiver desligada, mantenha c pressionado para ligar a cmara no modo de reproduo (A 26).

14

Inserir as pilhas

B B

Retirar as pilhas

Antes de abrir a tampa do compartimento das pilhas/ranhura do carto de memria, desligue a cmara e verifique se a luz de activao e o monitor esto apagados.

Precaues adicionais relacionadas com as pilhas

Leia e respeite os avisos e precaues (A iii, 119). Certifique-se de que l e respeita os avisos relativos s pilhas na pgina iii e a seco "Pilhas" (A 119) antes de utilizar as pilhas. No junte pilhas antigas a pilhas novas, nem pilhas de diferentes tipos ou fabricantes. As pilhas que apresentam os seguintes defeitos no podem ser utilizadas:

Primeiros passos

Pilhas com descascamento

Pilhas cujo isolamento no abranja a rea em redor do plo negativo.

Pilhas com um plo negativo plano

B B

Notas sobre as pilhas de Ni-MH recarregveis EN-MH2

Quando utilizar as pilhas EN-MH2 com a COOLPIX L110, carregue quatro de cada vez utilizando o carregador de pilhas MH-73 (A 114, 122).

Tipo de pilha

Para melhorar o desempenho das pilhas, defina o Tipo de bateria (A 114) no menu de configurao (A 93) de forma a corresponder ao tipo de pilhas actualmente colocadas na cmara. A predefinio o tipo de pilha fornecida quando adquire o produto. Quando for utilizado qualquer outro tipo de pilha, ligue a cmara e altere a definio.

C C C

Pilhas alcalinas

O desempenho das pilhas alcalinas pode variar consideravelmente dependendo do fabricante. Opte por uma marca fidedigna.

Fontes de alimentao alternativas

Para ligar a cmara de forma contnua por um perodo prolongado, utilize um adaptador CA EH-67 (disponvel em separado) (A 122). No utilize um adaptador CA de outra marca ou modelo, em circunstncia alguma. A no observao desta precauo poder provocar sobreaquecimento ou danos na cmara.

Auto-desligado (modo de espera)

Se decorrer um determinado perodo de tempo sem efectuar quaisquer operaes, o monitor desliga-se, a luz de activao pisca e a cmara entra em modo de espera. Passados mais trs minutos, a funo de desligar automaticamente desliga a cmara. Durante o disparo ou a reproduo, a cmara entra no modo de espera se decorrerem 30 segundos sem efectuar quaisquer operaes (predefinio). No modo de espera, o monitor encontra-se desligado e a luz de activao pisca; pode ligar o monitor pressionando qualquer um dos seguintes botes: boto de alimentao, boto de disparo do obturador, boto A, boto c ou boto b (filmagem). O espao de tempo que decorre antes de a cmara entrar no modo de espera determinado pela definio Auto-desligado (A 108) no menu de configurao (A 93).

Erro da objectiva

Se a mensagem Erro da objectiva for apresentada, certifique-se de que a tampa da objectiva foi retirada e, em seguida, ligue novamente a cmara.

15

Definir o idioma de apresentao, a data e a hora


apresentado um dilogo de seleco do idioma e o ecr de definio da data para o relgio interno quando a cmara for ligada pela primeira vez.

1
Primeiros passos

Pressione o boto de alimentao para ligar a cmara.


A luz de activao (verde) acende-se por um momento e o monitor liga-se. Retire a tampa da objectiva.

Utilize o multisselector para seleccionar o idioma pretendido e pressione k.


Para obter informaes sobre a utilizao do multisselector, consulte Multisselector (A 11).

Seleccione Sim e pressione k.


Se seleccionar No, a data e a hora no so definidas.

Data
Definir hora e data?

Sim No
Cancelar

Pressione J ou K para seleccionar o fuso horrio local (nome da cidade) (A 100) e pressione k.

London Casablanca

Atrs

Hora de Vero

Para utilizar a cmara numa regio onde a hora de Vero esteja em vigor, pressione H no fuso horrio local, no passo 4, para ligar a hora de Vero. Quando a definio de hora de Vero estiver seleccionada, a marca W aparece na parte superior do monitor. Para desactivar a definio da hora de Vero, pressione I.

London Casablanca

Atrs

16

Definir o idioma de apresentao, a data e a hora

Altere a data e hora.


Pressione H ou I para editar o item marcado. Pressione K para mover o cursor na ordem que se segue. D -> M -> A -> Hora -> Minuto -> D M A Pressione J para voltar ao item anterior.

Data

D 01 00

M 01 00

A 2010

Editar

Primeiros passos

Seleccione a ordem pela qual pretende apresentar o dia, o ms e o ano e pressione k ou K.


As definies so aplicadas.

Data

D 15 15

M 05 10

A 2010

Editar

Certifique-se de que a tampa da objectiva foi retirada e, em seguida, pressione A.


apresentado o menu de seleco do modo de disparo.

Prima o bot o no modo de disparo p/aceder ao menu de selec o do modo de disparo.

Quando for apresentado o Modo auto. simplificado, pressione k.


A cmara entra no modo de disparo, sendo possvel tirar fotografias no modo automtico simplificado (A 20). Pressione o multisselector H ou I antes de k para mudar para outro modo de disparo (A 34).

Modo auto. simplificado

Alterar a data e a hora, impresso da data

Para alterar a data e hora, seleccione Data em Data (A 98) no menu de configurao (A 93) e siga as instrues a partir do passo 5 acima. Para alterar o fuso horrio e as definies de hora de Vero, seleccione Hora Local em Data no menu de configurao (A 98, 99). Para imprimir a data de disparo nas imagens ao tirar fotografias, certifique-se de que a data e a hora esto acertadas e, em seguida, defina Impresso da data (A 103) no menu de configurao.

17

Inserir cartes de memria


As imagens so guardadas na memria interna da cmara (aproximadamente 43 MB) ou em cartes de memria Secure Digital (SD) amovveis (disponveis em separado) (A 122). Se um carto de memria estiver inserido na cmara, as imagens so automaticamente guardadas no carto de memria e as imagens guardadas no carto de memria podero ser reproduzidas, eliminadas ou transferidas. Retire o carto de memria para guardar as imagens na memria interna, ou reproduzir, eliminar ou transferir imagens da memria interna.

Primeiros passos

Confirme que a luz de activao e o monitor esto apagados e abra a tampa do compartimento das pilhas/ranhura do carto de memria.
Certifique-se de que desliga a cmara antes de abrir a tampa do compartimento das pilhas/ranhura do carto de memria. Antes de abrir a tampa do compartimento das pilhas/ranhura do carto de memria, segure na cmara em posio invertida para evitar que as pilhas caiam.
1

Insira o carto de memria.


Faa deslizar o carto de memria at este se fixar na posio correcta. Feche a tampa do compartimento das pilhas/ranhura do carto de memria.

Inserir cartes de memria

Inserir o carto de memria com a face voltada para baixo ou ao contrrio poder danificar a cmara ou o carto de memria. Certifique-se de que o carto de memria se encontra correctamente orientado.

18

Inserir cartes de memria

Retirar cartes de memria


Antes de abrir a tampa do compartimento das pilhas/ ranhura do carto de memria, desligue a cmara e verifique se a luz de activao e o monitor esto apagados. Abra a tampa do compartimento das pilhas/ ranhura do carto de memria e pressione o carto (1) para o ejectar parcialmente. Retire o carto (2), tendo cuidado para no o dobrar.
1 2

Primeiros passos

Formatar cartes de memria

O cart o n o est Se for apresentada a mensagem direita, necessrio formatar o formatado. carto de memria antes da respectiva utilizao (A 109). Tenha Formatar cart o? em ateno que a formatao elimina de forma permanente todas as imagens e outros dados do carto de memria. Faa Sim cpias de todas as imagens que pretende guardar antes de formatar No o carto de memria. Para formatar o carto de memria, utilize o multisselector para seleccionar Sim e pressione k. Para iniciar a formatao, seleccione Formatar e pressione k. No desligue a cmara nem abra a tampa do compartimento das pilhas/ranhura do carto de memria antes de concluir a formatao. Quando inserir pela primeira vez cartes de memria utilizados noutros dispositivos na cmara, no se esquea de os formatar utilizando esta cmara (A 109).

Comutador de proteco contra gravao


Comutador de proteco contra gravao

Os cartes de memria SD esto equipados com um comutador de proteco contra gravao. No possvel guardar nem eliminar imagens, nem formatar o carto de memria quando este comutador se encontra na posio de bloqueio ("lock"). Desbloqueie o comutador, fazendo-o deslizar para a posio de gravao ("write").

Cartes de memria

Utilize apenas cartes de memria Secure Digital. No execute as aces que se seguem durante a formatao, durante a gravao ou eliminao dos dados do carto de memria, nem durante a transferncia de dados para o computador. A no observao desta precauo poder causar a perda de dados ou danificar a cmara ou o carto de memria: - Inserir ou retirar o carto - Retirar as pilhas - Desligar a cmara - Desligar o adaptador CA No formate o carto de memria utilizando um computador. No desmonte nem modifique. No deixe cair, no dobre nem exponha gua ou a choques fsicos violentos. No toque nos terminais metlicos com os dedos nem com objectos metlicos. No coloque etiquetas nem autocolantes no carto de memria. No deixe a cmara exposta luz directa do sol, em veculos fechados, nem em reas sujeitas a temperaturas elevadas. No exponha a humidade excessiva, poeira ou gases corrosivos.

19

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Passo 1 Ligar a cmara e seleccionar o modo G (automtico simplificado)


Em modo G (automtico simplificado), a cmara determina automaticamente um modo de disparo adequado quando enquadra uma fotografia, permitindo-lhe tirar fotografias facilmente utilizando um modo de disparo que se adeqe cena (A 28).

Retire a tampa da objectiva e pressione o boto de alimentao para ligar a cmara.


A luz de activao (verde) acende-se por um momento e o monitor liga-se. Neste momento, a objectiva expande-se. Levante o flash incorporado (A 6).

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Pressione A para apresentar o menu de seleco do modo de disparo.

Pressione o multisselector HI para seleccionar G e pressione k.


A cmara entra no modo G (automtico simplificado).

Modo auto. simplificado

Verifique o nvel de carga das pilhas e o nmero de exposies restantes.


Indicador de carga das pilhas
Monitor SEM INDICADOR B N Bateria descarregada. Descrio O nvel de carga das pilhas elevado. Pilhas fracas. Prepare-se para substituir as pilhas. No possvel tirar fotografias. Substitua por pilhas novas.

Indicador de carga das pilhas

14

Nmero de exposies restantes

Nmero de exposies restantes


O nmero de imagens que podem ser guardadas depende da capacidade da memria interna ou do carto de memria e da definio do modo de imagem (A 52).

20

Passo 1 Ligar a cmara e seleccionar o modo G (automtico simplificado)

Indicadores apresentados no modo G (automtico simplificado)


Modo de disparo No modo automtico simplificado, a cmara selecciona automaticamente U, e, f, g, h, i ou j em funo do motivo e enquadramento actuais. Indicador de memria interna As imagens sero guardadas na memria interna (aproximadamente 43 MB). Quando estiver colocado um carto de memria, C no apresentado e as imagens sero guardadas no carto de memria. cone de deteco de movimento Reduzir o efeito tremido causado por movimentos do motivo ou pela vibrao da cmara. cone de reduo da vibrao Reduzir os efeitos da vibrao da cmara. Opes de filme Apresenta a definio de filme utilizada ao gravar filmes (A 77). Pressione o boto b (filmagem) para gravar filmes (A 73).

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

14

Modo de imagem Apresenta o tamanho e a qualidade de imagem (compresso) definidos no menu de modo de imagem. A predefinio L 40003000.

Os indicadores e as informaes das fotografias apresentados durante o disparo e a reproduo sero desligados aps alguns segundos (A 101). Enquanto o monitor se encontra desligado no modo de espera, pode lig-lo pressionando qualquer um dos seguintes botes (A 108): boto de alimentao, boto de disparo do obturador, boto A ou boto b (filmagem).

Funes disponveis no modo automtico simplificado

Quando a cmara apontada ao rosto de uma pessoa, detecta automaticamente o rosto e foca-o (A 24, 28). Esto disponveis o auto-temporizador (A 32) e a compensao de exposio (A 33). O boto do modo macro (A 11, 49) no multisselector no est disponvel. Muda para o modo macro quando a cmara selecciona o modo de cena de primeiro plano. possvel alterar o modo de imagem (A 51) pressionando d.

Nota sobre o flash

Quando o flash incorporado baixado, a definio de flash fixada em Desligado e W apresentado na parte superior do monitor. Nas situaes em que seja necessrio o flash, tal como em locais escuros ou quando o motivo est em contraluz, certifique-se de que levanta o flash incorporado manualmente (A 6, 29).

Notas sobre a reduo da vibrao e a deteco de movimento

Consulte Reduo da vibrao (A 104) ou Deteco movimento (A 105) no menu de configurao (A 93) para obter mais informaes. Defina a Reduo da vibrao como Desligado sempre que utilizar um trip.

21

Passo 2 Enquadrar uma fotografia

Prepare a cmara.
Segure a cmara firmemente com ambas as mos, mantendo os dedos e outros objectos afastados da objectiva, do flash, do iluminador auxiliar de AF e do microfone.

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Enquadre a fotografia.

cone do modo de disparo Quando a cmara determina um modo de cena, o cone do modo de disparo muda (A 28). Sempre que a cmara detecta um rosto humano, este enquadrado por uma margem dupla amarela. possvel detectar at 12 rostos. Sempre que a cmara detectar vrios rostos, o rosto mais prximo enquadrado por uma margem dupla e os restantes por 14 uma margem simples. Ao fotografar motivos no humanos ou sempre que no forem detectados rostos, a cmara focar no centro do monitor. Enquadre o motivo principal junto ao centro da rea de focagem.

B
22

Modo auto. simplificado

O modo de cena pretendido pode no ser seleccionado em determinadas condies. Nesse caso, seleccione outro modo de disparo. Quando o zoom digital est activo, o modo de disparo U.

Passo 2 Enquadrar uma fotografia

Utilizar o zoom
Utilize o controlo de zoom para activar o zoom ptico. Rode o controlo de zoom em direco a g para aplicar o zoom de aproximao, aumentando o tamanho do motivo. Rode o controlo de zoom em direco a f para aplicar o zoom de afastamento, aumentando a rea visvel no enquadramento. Quando o controlo de zoom rodado, apresentado um indicador de zoom na parte superior do monitor.
Zoom de afastamento Zoom de aproximao

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Zoom ptico Zoom digital

Zoom digital
Quando a cmara tem o zoom de aproximao aplicado com a ampliao mxima do zoom ptico, ao rodar e manter o controlo de zoom em g, o zoom digital accionado. O zoom digital pode ampliar o motivo at 4 para alm da ampliao do zoom ptico. Quando se utiliza o zoom digital, a rea de focagem no apresentada e a cmara foca o centro do enquadramento.

Zoom ptico mximo

O zoom digital est activo.

Zoom digital e interpolao

Ao contrrio do zoom ptico, o zoom digital utiliza um processo de imagem digital para ampliar imagens conhecido como interpolao, que tem como resultado uma ligeira degradao da qualidade de imagem. A interpolao aplicada ao fotografar imagens fixas em posies de zoom alm de V. Quando o zoom aumentado para alm da posio V, a interpolao iniciada e o indicador de zoom fica amarelo para indicar que a interpolao est a ser aplicada. A posio de V desloca-se para a direita medida que o tamanho da imagem for diminuindo, permitindo a confirmao das posies de zoom em que possvel captar imagens fixas sem interpolao utilizando a definio do modo de imagem actual.

Quando o tamanho de imagem pequeno.

23

Passo 3 Focar e disparar

Pressione o boto de disparo do obturador at meio.


Pressione ligeiramente (A 13) para focar. Quando o motivo estiver focado, a rea de focagem brilha a verde. Sempre que fotografar motivos no humanos ou no forem detectados quaisquer rostos:

Quando detectado um rosto:


Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

1/125 F3.5

1/125 F3.5

Velocidade do Abertura obturador Quando se utiliza o zoom digital, a rea de focagem no apresentada e a cmara foca o centro do enquadramento. Quando o motivo estiver focado, o indicador de focagem brilha a verde. Indicador de focagem

1/125 F5.4

A velocidade do obturador e a abertura so apresentadas quando o boto de disparo do obturador pressionado at meio. A focagem e a exposio permanecem bloqueadas enquanto mantiver o boto de disparo do obturador ligeiramente pressionado. Quando a cmara no conseguir focar, a rea de focagem, ou indicador de focagem, pisca a vermelho. Altere o enquadramento e pressione ligeiramente o boto de disparo do obturador outra vez.

Pressione completamente o boto de disparo do obturador.


A imagem guardada no carto de memria ou na memria interna.

24

Passo 3 Focar e disparar

Durante a gravao

Durante a gravao de imagens, o ecr do nmero de exposies restantes ir piscar. No abra a tampa do compartimento das pilhas/ranhura do carto de memria. A remoo do carto de memria ou das pilhas durante a gravao pode provocar a perda de dados ou danificar os dados guardados, a cmara ou o carto.

Focagem automtica

A focagem automtica pode no funcionar da forma esperada nas seguintes situaes. Em alguns casos, ainda que raramente, o motivo poder no estar focado, embora a rea de focagem ou o indicador de focagem brilhem a verde: O motivo est muito escuro. Existem objectos com diferenas de luminosidade acentuadas na cena (por exemplo, o sol est atrs do motivo e este encontra-se na sombra). No existe contraste entre o motivo e o ambiente em redor (por exemplo, quando algum est a usar uma camisa branca e se encontra frente de uma parede branca). Existem vrios objectos a distncias diferentes da cmara (por exemplo, o motivo encontra-se dentro de uma jaula). O motivo est a mover-se rapidamente. Nestas situaes, experimente pressionar novamente o boto de disparo do obturador at meio para voltar a focar, fazendo-o vrias vezes, se necessrio. Se o motivo ainda no estiver focado, seleccione o modo automtico e utilize o bloqueio de focagem (A 48) para tirar a fotografia, focando primeiro num objecto que se encontre mesma distncia da cmara que o motivo pretendido.

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

C C

Notas sobre a deteco de rostos

Consulte Notas sobre a deteco de rostos (A 28) para obter mais informaes.

Ecr Algum fechou os olhos?

Quando a funo d Olhos fechados est definida como Ligado, o ecr Algum fechou os olhos? (A 111) apresentado depois de tirar uma fotografia se a cmara detectar um rosto com os olhos fechados.

Iluminador auxiliar de AF e flash

Se o motivo estiver pouco iluminado, o iluminador auxiliar de AF (A 106) pode acender ao pressionar o boto de disparo do obturador at meio ou o flash (A 29) pode disparar ao pressionar completamente o boto de disparo do obturador.

25

Passo 4 Visualizar e eliminar imagens


Visualizar imagens (modo de reproduo)
Pressione c.
A ltima fotografia tirada apresentada em modo de reproduo de imagem completa. Utilize o multisselector H, I, J ou K para ver imagens adicionais. Mantenha pressionado o multisselector H, I, J ou K para percorrer rapidamente as imagens. possvel que as fotografias sejam apresentadas com baixa resoluo, durante breves instantes, enquanto estiverem a ser lidas a partir do carto de memria ou da memria interna. Pressione A ou o boto b (filmagem) para mudar para o modo de disparo. Pode igualmente pressionar o boto de disparo do obturador. Quando C for apresentado, so apresentadas as imagens guardadas na memria interna. Quando estiver inserido um carto de memria, C no apresentado e so apresentadas as imagens guardadas no carto de memria. A (modo de disparo) c (reproduo)

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Multisselector

15/05/2010 15:30 0004.JPG

4/

Indicador de memria interna

Eliminar imagens

Pressione l para eliminar a imagem apresentada actualmente no monitor.

Utilize o multisselector para seleccionar Sim e pressione k.


As fotografias eliminadas no podem ser recuperadas. Para sair sem eliminar a imagem, seleccione No e pressione k.

Apagar 1 imagem?

Sim No

26

Passo 4 Visualizar e eliminar imagens

C C C

Modo de reproduo

Consulte Mais informaes sobre a reproduo (A 59) e Editar imagens (A 69) para obter mais informaes.

Ligar pressionando c

Se a cmara estiver desligada, mantenha c pressionado para ligar a cmara no modo de reproduo. A objectiva no se ir expandir.

Visualizar imagens
Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

As fotografias tiradas utilizando a deteco de rostos (A 24) so rodadas automaticamente quando forem visualizadas em imagem completa. Se o monitor estiver desligado em modo de espera, ir ligar-se novamente quando for pressionado o boto de alimentao, o boto de disparo do obturador ou o boto c (A 108).

Eliminar a ltima fotografia tirada no modo de disparo


Apagar 1 imagem?

No modo de disparo, pressione l para eliminar as ltimas imagens captadas.

Sim No

Seleccionar vrias fotografias para eliminao

Quando se selecciona Apagar (A 67) no menu de reproduo (A 63), possvel eliminar vrias imagens.

27

Modo auto. simplificado


Seleco automtica de cenas
A cmara selecciona automaticamente uma das seguintes cenas quando aponta a cmara ao motivo. U Modo automtico (utilizao geral) e Retrato (A 36) f Paisagem (A 36) h Retrato nocturno (A 37) g Paisagem nocturna (A 39) i Primeiro plano (A 39) j Luz de fundo (A 41)

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Notas sobre a deteco de rostos


A capacidade da cmara para detectar rostos depende de vrios factores, incluindo o facto de o motivo estar ou no de frente para a cmara. A cmara poder no conseguir detectar rostos nas seguintes situaes: - Quando os rostos se encontram parcialmente cobertos por culos de sol ou outro tipo de obstruo. - Quando os rostos ocupam um espao demasiado grande ou demasiado pequeno no enquadramento. Quando existem vrias pessoas no enquadramento, o rosto em que a cmara faz a focagem depende de vrias condies fotogrficas, como o facto de o motivo estar ou no de frente para a cmara. Em alguns casos, incluindo os referidos em Focagem automtica (A 25), a focagem automtica poder no funcionar como esperado e o motivo pode no estar focado, apesar do facto de a margem dupla brilhar a verde. Quando a cmara no conseguir focar, utilize outro modo, como o modo A (automtico), foque outro motivo posicionado mesma distncia da cmara que o motivo de retrato actual e utilize o bloqueio de focagem (A 48).

28

Utilizar o flash
Em locais escuros ou quando o motivo est em contraluz, pode tirar fotografias com o flash, levantando o flash incorporado. O flash tem um alcance de cerca de 0,5 a 5,5 m quando a cmara tem o zoom de afastamento na posio mxima e de cerca de 1,5 a 3,5 m quando a cmara tem o zoom de aproximao na posio mxima. Se o flash incorporado for levantado ao utilizar o modo automtico simplificado (A 20), a cmara define automaticamente um modo de flash em funo do modo de cena determinado. Quando o flash incorporado baixado, a definio de flash muda para Desligado e W apresentado na parte superior do monitor.
Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Seleccionar um modo de flash


Quando se utiliza o modo automtico (A 48), determinados modos de cena (A 35) ou o modo de retrato inteligente (A 44), encontram-se disponveis os modos de flash que se seguem.
U V W X Automtico O flash dispara automaticamente quando a iluminao fraca. Automtico com reduo do efeito de olhos vermelhos Reduz o efeito de "olhos vermelhos" em retratos (A 31). Desligado O flash no dispara, mesmo que a iluminao seja fraca. Flash de enchimento O flash dispara quando for tirada uma fotografia. Utilize para "preencher" (iluminar) sombras e motivos em contraluz. Y Sincronizao lenta O modo de flash automtico combinado com uma velocidade lenta do obturador. O flash ilumina o motivo principal; so utilizadas velocidades lentas do obturador para captar o fundo noite ou em condies de iluminao fraca.

Levante o flash incorporado (A 6).


Quando o flash incorporado baixado, fixado em W (desligado).

29

Utilizar o flash

Pressione m (modo de flash) no multisselector.


apresentado o menu de flash.

3
Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Pressione o multisselector H ou I para seleccionar um modo e pressione k.


O cone do modo de flash seleccionado apresentado na parte superior do monitor. Quando se aplica U (automtico), D desaparece alguns segundos depois, independentemente das definies do monitor (A 101). Se uma definio no for aplicada pressionando k no espao de alguns segundos, a seleco cancelada.

Modo flash

14

B B

Baixar o flash incorporado Disparar quando a iluminao for fraca e o flash estiver desligado (W)

Quando no estiver a ser utilizado, pressione cuidadosamente o flash incorporado para baix-lo (A 6).

Recomenda-se a utilizao de um trip para estabilizar a cmara durante o disparo e evitar os efeitos da vibrao da cmara. Configure Reduo da vibrao (A 104) como Desligado sempre que utilizar um trip. E apresentado sempre que a cmara aumentar automaticamente a sensibilidade para minimizar o efeito tremido causado pela velocidade lenta do obturador. As fotografias tiradas quando E apresentado podem ficar ligeiramente manchadas.

B C

Nota sobre a utilizao do flash

Ao utilizar o flash, os reflexos das partculas de p existentes no ar podem aparecer nas imagens sob a forma de pontos brilhantes. Para reduzir estes reflexos, defina o flash como W (desligado).

Luz do flash

30

A luz do flash indica o estado do flash quando o boto de disparo do obturador ligeiramente pressionado. Acesa: o flash dispara ao tirar a fotografia. A piscar: flash a carregar. Aguarde alguns segundos e tente novamente. Apagada: o flash no dispara ao tirar a fotografia. Se o nvel restante de carga das pilhas for reduzido, o monitor apaga-se at o flash acabar de carregar.

Utilizar o flash

Definio do modo de flash

A predefinio do modo de flash depende do modo de disparo. Modo G (automtico simplificado): U Automtico. Modo de cena: a predefinio depende do menu de cena (A 35). Modo F (retrato inteligente): U Automtico. Modo d (desporto contnuo): W Desligado (bloqueado). Modo A (automtico): U Automtico. No possvel utilizar o flash em simultneo com determinadas funes. Definies da cmara que no podem ser utilizadas em simultneo (A 58) Quando o modo de disparo o modo A (automtico) (A 48), a definio de flash alterada guardada mesmo se a cmara for desligada.

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Reduo do efeito de olhos vermelhos

Esta cmara est equipada com um avanado sistema de reduo do efeito de olhos vermelhos. So disparados vrios pr-flashes de baixa intensidade antes do flash principal, de forma a reduzir o efeito de olhos vermelhos. Se a cmara detectar o efeito de olhos vermelhos quando tirar uma fotografia, a correco do efeito de olhos vermelhos na cmara da Nikon efectua o processamento da imagem antes de esta ser guardada. Quando utilizar a reduo do efeito de olhos vermelhos, tenha o seguinte em ateno: Como so disparados pr-flashes antes de tirar a fotografia, h um ligeiro atraso entre o momento em que pressionado o boto de disparo do obturador e o momento em que tirada a fotografia. O tempo necessrio para gravar as imagens aumenta ligeiramente. A reduo do efeito de olhos vermelhos poder nem sempre produzir os resultados pretendidos. Excepcionalmente, podero ser afectadas outras seces da imagem. Utilize modos de flash diferentes do automtico com a reduo do efeito de olhos vermelhos nos casos referidos acima.

31

Tirar fotografias com o auto-temporizador


Quando se utiliza o auto-temporizador, as fotografias so tiradas 10 segundos depois de o boto de disparo do obturador ter sido pressionado. Sempre que utilizar o auto-temporizador, recomenda-se a utilizao de um trip. Configure Reduo da vibrao (A 104) no menu de configurao (A 93) como Desligado sempre que utilizar um trip.

1
Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Pressione n (auto-temporizador) no multisselector.


apresentado o menu do auto-temporizador.

Pressione o multisselector H ou I para seleccionar ON (Ligado) e pressione k.


apresentado o cone do auto-temporizador (n 10). Se uma definio no for aplicada pressionando k no espao de alguns segundos, a seleco cancelada.

Auto-temporizador

Enquadre a fotografia e pressione ligeiramente o boto de disparo do obturador.


A focagem e exposio so definidas.

10

1/125 F3.5

Pressione completamente o boto de disparo do obturador.


O auto-temporizador iniciado e o nmero de segundos restantes at ao disparo do obturador apresentado no monitor. A luz do auto-temporizador pisca. A luz pra de piscar um segundo antes de a fotografia ser tirada e permanece acesa at ao disparo do obturador. Quando o obturador for disparado, o auto-temporizador definido como OFF (Desligado).

Para parar o temporizador antes de tirar a fotografia, pressione novamente o boto de disparo do obturador.

32

Ajustar a luminosidade: compensao de exposio


A compensao de exposio utilizada para alterar a exposio a partir do valor sugerido pela cmara, para tornar as imagens mais claras ou mais escuras.

Pressione o (compensao de exposio) no multisselector.


apresentado o guia de compensao de exposio.

Pressione o multisselector H ou I para ajustar a exposio e pressione k.


Para tornar o motivo mais claro, ajuste a compensao de exposio para o lado "+". Para tornar o motivo mais escuro, ajuste a Compensao de exposio compensao de exposio para o lado "-". A compensao de exposio pode ser definida para valores entre -2,0 e +2,0 EV. Se uma definio no for aplicada pressionando k no espao de alguns segundos, a seleco cancelada. Quando definida para qualquer valor diferente de 0.0, o valor apresentado com o cone H no monitor.

Informaes bsicas sobre fotografia e reproduo: G Modo auto. simplificado

Pressione o boto de disparo do obturador para disparar.


Para desactivar a compensao de exposio, repita a partir do passo 1, defina o valor como 0.0 e, em seguida, pressione k.
14

C D

Valor de compensao de exposio

Quando o modo de disparo o modo A (automtico) (A 48), a definio de compensao de exposio guardada mesmo se a cmara for desligada.

Utilizar a compensao de exposio

A cmara tende a reduzir a exposio quando o enquadramento dominado por objectos intensamente iluminados e a aumentar a exposio quando o enquadramento predominantemente escuro. Pode ser necessria uma compensao positiva para captar a iluminao de objectos intensamente iluminados que preenchem o enquadramento (por exemplo, extenses muito iluminadas de gua, areia ou neve) ou quando o fundo est muito mais iluminado do que o motivo principal. Pode ser necessria uma compensao negativa quando grandes reas do enquadramento contm objectos muito pouco iluminados (por exemplo, um bosque de folhas verdes escuras) ou quando o fundo est muito menos iluminado do que o motivo principal.

33

Mais informaes sobre o disparo

Seleccionar um modo de disparo


Seleccione o modo de disparo entre G modo automtico simplificado, b modo de cena, F modo de retrato inteligente, d modo de desporto contnuo ou A modo automtico.

Pressione A no modo de disparo.


apresentado o menu de seleco do modo de disparo.

2
Mais informaes sobre o disparo

Utilize o multisselector H ou I para seleccionar um modo de disparo e pressione k.

1 2 3

Modo auto. simplificado

A cmara entra no modo de disparo seleccionado. 4 Quando se selecciona o modo de cena (segundo 5 cone a partir de cima), possvel alterar o tipo de cena antes de pressionar k. Pressione K, pressione H, I, J ou K para seleccionar o tipo de cena pretendido e, em seguida, pressione k. Para regressar ao modo de disparo actual sem mudar de modos de disparo, pressione A ou o boto de disparo do obturador. 1 G Modo auto. simplificado A 20

Apenas enquadrando uma fotografia, a cmara selecciona automaticamente o modo de cena ideal para um disparo mais simples. 2 b Cena A 35 As definies da cmara so optimizadas automaticamente em funo do tipo de cena seleccionado. 3 4 F Retrato inteligente A cmara detecta um rosto sorridente e fotografa-o automaticamente. d Desporto contnuo Permite um disparo rpido e contnuo enquanto mantiver pressionado completamente, de forma contnua, o boto de disparo do obturador. 5 A Modo automtico A 48 Pode alterar o modo de flash, utilizar o modo macro (para primeiros planos), etc. e tirar fotografias. Tambm pode optar por tirar continuamente sequncias de fotografias. A 46 A 44

34

Modos de disparo adequados cena (modo de cena)


As definies da cmara so optimizadas automaticamente em funo do tipo de cena seleccionado. Esto disponveis os seguintes modos de cena.
b Retrato c Paisagem e Retrato nocturno f Festa/interior g Praia/neve h Pr-do-sol i Crepsculo/ Madrugada j Paisagem nocturna k Primeiro plano u Alimentos l Museu n Copiar o Luz de fundo p Assist. de panormicas

Seleccionar um modo de cena

Mais informaes sobre o disparo

Pressione A no modo de disparo para apresentar o menu de seleco do modo de disparo e utilize o multisselector H e I para seleccionar o modo de cena.
apresentado o cone do ltimo modo de cena utilizado. b (Retrato) a predefinio.
Retrato

Pressione K, pressione o multisselector H, I, J ou K para seleccionar uma cena e pressione k.


apresentado o ecr do modo de disparo relativo cena seleccionada. Funcionalidades (A 36)
Praia/neve

Enquadre o motivo e dispare.


Para os modos de cena que utilizam o flash, certifique-se de que levanta o flash incorporado antes de fotografar.
14

Modo de imagem

Ao utilizar o modo de cena, pode definir o Modo de imagem (A 51) pressionando d. Se a definio do modo de imagem for alterada, a nova definio do modo de imagem tambm aplicada aos outros modos de disparo (excepto ao modo de desporto contnuo).

35

Modos de disparo adequados cena (modo de cena)

Funcionalidades
Os cones seguintes so utilizados nas descries desta seco: X: modo de flash quando o flash incorporado levantado (A 29); n: auto-temporizador (A 32); p: modo macro (A 49); o: compensao de exposio (A 33).
b Retrato Utilize este modo para fotografar retratos onde o motivo principal se destaca claramente. Se cmara detectar um rosto, faz a focagem nesse rosto. Consulte "Deteco de rostos" (A 24) para obter mais informaes. Se for detectado mais do que um rosto, a cmara foca o rosto que estiver mais prximo. Se no forem detectados rostos, a cmara foca no centro do ecr. O zoom digital no est disponvel. m V* n Desligado* p Desligado o 0,0*

Mais informaes sobre o disparo

* possvel seleccionar outras definies.

c Paisagem Utilize este modo para paisagens naturais e urbanas vvidas. A cmara foca em infinito. A rea de focagem ou o indicador de focagem (A 8) brilham sempre a verde quando o boto de disparo do obturador ligeiramente pressionado. No entanto, tenha em ateno que os objectos em primeiro plano podem nem sempre estar focados. O iluminador auxiliar de AF (A 106) no se acende. m W n Desligado* p Desligado o 0,0*

* possvel seleccionar outras definies.

36

Modos de disparo adequados cena (modo de cena)


e Retrato nocturno

QO

Utilize este modo para obter um equilbrio natural entre o motivo principal e a iluminao de fundo em retratos fotografados noite. Tire fotografias com o flash incorporado levantado. Se cmara detectar um rosto, faz a focagem nesse rosto. Consulte "Deteco de rostos" (A 24) para obter mais informaes. Se for detectado mais do que um rosto, a cmara foca o rosto que estiver mais prximo. Se no forem detectados rostos, a cmara foca no centro do ecr. O zoom digital no est disponvel. m V*1 n Desligado*2 p Desligado o 0,0*2
Mais informaes sobre o disparo

*1 O modo de flash definido como flash de enchimento com sincronizao lenta e reduo do *2

efeito de olhos vermelhos, no podendo ser alterado. possvel seleccionar outras definies.

f Festa/interior Capta os efeitos da luz de velas e de outros tipos de iluminao de fundo em ambientes interiores. A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. Uma vez que as fotografias so facilmente afectadas pela vibrao da cmara, segure a cmara firmemente. Em locais escuros, recomenda-se a utilizao de um trip. Configure Reduo da vibrao (A 104) como Desligado sempre que utilizar um trip. m
*1

V*2

Desligado*2

Desligado

0,0*2

O flash pode mudar para sincronizao lenta com reduo do efeito de olhos vermelhos. possvel seleccionar outras definies. *2 possvel seleccionar outras definies.

O: para os modos de cena com O, recomenda-se a utilizao de um trip. Configure Reduo da vibrao (A 104) como Desligado sempre que utilizar um trip. Q: indica que as fotografias tiradas neste modo de cena so processadas automaticamente para reduzir o rudo e que, por conseguinte, podem demorar mais tempo a gravar.

37

Modos de disparo adequados cena (modo de cena)


g Praia/neve Capta a luminosidade de motivos como, por exemplo, paisagens de neve, praias ou extenses de gua iluminadas pelo sol. A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. m U* n Desligado* p Desligado o 0,0*

* possvel seleccionar outras definies.

h Pr-do-sol
Mais informaes sobre o disparo

Mantm os matizes acentuados do pr-do-sol e do nascer do sol. A cmara foca o motivo no centro do enquadramento.

W*

Desligado*

Desligado

0,0*

* possvel seleccionar outras definies.

i Crepsculo/Madrugada

QO

Mantm as cores da tnue luz natural antes do nascer do sol ou aps o pr-do-sol. A cmara foca em infinito. A rea de focagem ou o indicador de focagem (A 8) brilham sempre a verde quando o boto de disparo do obturador ligeiramente pressionado. No entanto, tenha em ateno que os objectos em primeiro plano podem nem sempre estar focados. O iluminador auxiliar de AF (A 106) no se acende. m W n Desligado* p Desligado o 0,0*

* possvel seleccionar outras definies.

38

O: para os modos de cena com O, recomenda-se a utilizao de um trip. Configure Reduo da vibrao (A 104) como Desligado sempre que utilizar um trip. Q: indica que as fotografias tiradas neste modo de cena so processadas automaticamente para reduzir o rudo e que, por conseguinte, podem demorar mais tempo a gravar.

Modos de disparo adequados cena (modo de cena)


j Paisagem nocturna

QO

Utilizam-se velocidades lentas do obturador para obter esplndidas paisagens nocturnas. A cmara foca em infinito. A rea de focagem ou o indicador de focagem (A 8) brilham sempre a verde quando o boto de disparo do obturador ligeiramente pressionado. No entanto, tenha em ateno que os objectos em primeiro plano podem nem sempre estar focados. O iluminador auxiliar de AF (A 106) no se acende. m W n Desligado* p Desligado o 0,0*

* possvel seleccionar outras definies.

k Primeiro plano Fotografe flores, insectos e outros objectos pequenos a curta distncia. O modo macro (A 49) ficar definido como ON (Ligado) e o zoom passar automaticamente para a posio de disparo mais prxima possvel. A distncia mais prxima a que a cmara consegue focar varia consoante a posio de zoom. A cmara pode focar a distncias de apenas 1 cm da objectiva quando F e o indicador de zoom brilham a verde (o indicador de zoom encontra-se posicionado perto de K). A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. Utilize o bloqueio de focagem para enquadrar a fotografia focando um objecto que no se encontre no centro do enquadramento (A 48). A cmara foca de forma contnua at o boto de disparo do obturador ser pressionado ligeiramente para bloquear a focagem. Uma vez que as fotografias so facilmente afectadas pela vibrao da cmara, verifique a definio de Reduo da vibrao (A 104) e segure bem a cmara. m U* n Desligado* p Ligado o 0,0*

Mais informaes sobre o disparo

* possvel seleccionar outras definies. Tenha em ateno que o flash poder no iluminar completamente o motivo a distncias inferiores a 50 cm.

O: para os modos de cena com O, recomenda-se a utilizao de um trip. Configure Reduo da vibrao (A 104) como Desligado sempre que utilizar um trip. Q: indica que as fotografias tiradas neste modo de cena so processadas automaticamente para reduzir o rudo e que, por conseguinte, podem demorar mais tempo a gravar.

39

Modos de disparo adequados cena (modo de cena)


u Alimentos Utilize este modo ao tirar fotografias de alimentos. O modo macro (A 49) ficar definido como ON (Ligado) e o zoom passar automaticamente para a posio de disparo mais prxima possvel. A distncia mais prxima a que a cmara consegue focar varia consoante a posio de zoom. A cmara pode focar a distncias de apenas 1 cm da objectiva quando F e o indicador de zoom brilham a verde (o indicador de zoom encontra-se posicionado perto de K). Pode ajustar o matiz utilizando o manpulo apresentado do lado esquerdo do monitor. Pressione o multisselector H para aumentar a quantidade de vermelho ou I para aumentar a quantidade de azul. A definio de matiz guardada mesmo quando a cmara desligada. A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. Utilize o bloqueio de focagem para enquadrar a fotografia 14 focando um objecto que no se encontre no centro do enquadramento (A 48). A cmara foca de forma contnua at o boto de disparo do obturador ser pressionado ligeiramente para bloquear a focagem. Uma vez que as fotografias so facilmente afectadas pela vibrao da cmara, verifique a definio de Reduo da vibrao (A 104) e segure bem a cmara. m W n Desligado* p Ligado o 0,0*

Mais informaes sobre o disparo

* possvel seleccionar outras definies.

l Museu Utilize em ambientes interiores, em locais onde a fotografia com flash proibida (por exemplo, em museus e galerias de arte) ou noutras condies em que no pretenda utilizar o flash. A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. O BSS (selector do melhor disparo) pode ser utilizado para disparar (A 55). Uma vez que as fotografias so facilmente afectadas pela vibrao da cmara, verifique a definio de Reduo da vibrao (A 104) e segure bem a cmara. O iluminador auxiliar de AF (A 106) no se acende. m W n Desligado* p Desligado* o 0,0*

* possvel seleccionar outras definies.

40

Modos de disparo adequados cena (modo de cena)


n Copiar Proporciona fotografias ntidas de texto ou desenhos num fundo branco ou em suporte impresso. A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. Utilize o modo macro (A 49) para focar a distncias curtas. possvel que o texto e os desenhos a cores no sejam apresentados correctamente. m W* n Desligado* p Desligado* o 0,0*

* possvel seleccionar outras definies.

o Luz de fundo Utilize quando o motivo estiver iluminado por uma fonte de iluminao situada atrs do mesmo, colocando as suas feies ou detalhes na sombra. O flash dispara automaticamente para "preencher" (iluminar) as sombras. Tire fotografias com o flash incorporado levantado. A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. m m n Desligado* p Desligado o 0,0*
Mais informaes sobre o disparo

* possvel seleccionar outras definies.

p Assist. de panormicas

Utilize para tirar uma srie de fotografias que sero posteriormente unidas para criar uma nica imagem panormica utilizando o software Panorama Maker includo. Consulte Tirar fotografias para uma panormica (A 42) para obter mais informaes. m W* n Desligado* p Desligado* o 0,0*

* possvel seleccionar outras definies.

41

Modos de disparo adequados cena (modo de cena)

Tirar fotografias para uma panormica


A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. Utilize um trip para obter melhores resultados. Configure Reduo da vibrao (A 104) como Desligado sempre que utilizar um trip.

Pressione A no modo de disparo para apresentar o menu de seleco do modo de disparo e utilize o multisselector para seleccionar p Assist. de panormicas (A 35).
O cone de direco da panormica (I) apresentado para indicar a direco na qual as fotografias so unidas.

Assist. de panormicas

Mais informaes sobre o disparo

Utilize o multisselector para seleccionar a direco pretendida e pressione k.


Seleccione o modo como as fotografias so unidas na panormica completa: para a direita (I), para a esquerda (J), para cima (K) ou para baixo (L). O cone amarelo de direco da panormica (II) 14 apresentado na direco pressionada e a direco fixada quando se pressiona k. A I branca relativa direco fixada apresentada. Aplique o modo de flash (A 29), o auto-temporizador (A 32), o modo macro (A 49) e a compensao de exposio (A 33) neste passo, se necessrio. Pressione k para voltar a seleccionar a direco.

Tire a primeira fotografia.


A primeira fotografia sobreposta no primeiro tero do monitor.

14

Tire a segunda fotografia.


Enquadre a fotografia seguinte de forma a que um tero do enquadramento se sobreponha primeira fotografia e pressione o boto de disparo do obturador. Repita o procedimento at tirar o nmero de fotografias necessrio para completar a panormica.
Fim

13

42

Modos de disparo adequados cena (modo de cena)

Pressione k quando acabar de tirar as fotografias.


A cmara volta ao passo 2.

Fim

11

Mais informaes sobre o disparo

Assist. de panormicas

Defina o modo de flash, o auto-temporizador, o modo macro e a compensao de exposio antes de tirar a primeira fotografia. No possvel alterar estas definies depois de tirada a primeira fotografia. No possvel eliminar imagens nem alterar o zoom ou a definio do modo de imagem (A 51) depois de tirada a primeira fotografia. A srie panormica termina se a cmara entrar no modo de espera atravs da funo Autodesligado (A 108) durante o disparo. Recomenda-se a definio de um valor temporal mais elevado antes da activao da funo Auto-desligado.

Nota sobre R

Todas as fotografias tiradas numa srie panormica tm as mesmas definies de equilbrio de brancos, exposio e focagem. Quando tirada a primeira fotografia, R apresentado para indicar que a exposio, o equilbrio de brancos e a focagem foram bloqueados.
Fim

13

Panorama Maker

Instale o Panorama Maker a partir do CD do Software Suite fornecido. Transfira as imagens para um computador (A 82) e utilize o Panorama Maker (A 86) para as unir numa nica panormica.

Mais informaes

Consulte Nomes dos ficheiros e pastas de imagem (A 123) para obter mais informaes.

43

Captar rostos sorridentes automaticamente (modo de retrato inteligente)


A cmara detecta um rosto sorridente e fotografa-o automaticamente.

Pressione A no modo de disparo para apresentar o menu de seleco do modo de disparo, utilize o multisselector H ou I para seleccionar F e pressione k.
A cmara entra no modo de retrato inteligente.

Retrato inteligente

2
Mais informaes sobre o disparo

Enquadre a fotografia.
Levante o flash incorporado quando pretender utilizlo. Aponte a cmara ao motivo. Se a cmara detectar o rosto de uma pessoa, o rosto enquadrado por uma margem dupla amarela na rea 1/125 F3.5 de focagem e, quando o rosto ficar focado, a margem dupla fica verde por uns momentos e a focagem bloqueada. possvel detectar at trs rostos. Quando a cmara detecta mais do que um rosto, o rosto mais prximo do centro do ecr enquadrado por uma margem dupla na rea de focagem e os outros rostos so enquadrados por uma margem simples.

O obturador automaticamente disparado.


Se a cmara detectar o rosto sorridente da pessoa enquadrada por uma margem dupla, o obturador automaticamente disparado. A luz do auto-temporizador (A 4) pisca quando a cmara detecta um rosto e tremeluz imediatamente aps o obturador ser disparado. Sempre que o obturador disparado, a cmara volta a efectuar operaes de deteco facial e de deteco de sorrisos para o disparo automtico contnuo. Tambm possvel tirar fotografias pressionando o boto de disparo do obturador. Se no detectar nenhum rosto, a cmara foca o motivo no centro do enquadramento.

Saia do modo de retrato inteligente pressionando A.


Mude para outro modo de disparo.

44

Captar rostos sorridentes automaticamente (modo de retrato inteligente)

Funes de deteco de rostos e de deteco de rostos sorridentes

Em determinadas condies fotogrficas, a deteco facial no funciona, no sendo possvel detectar rostos. Notas sobre a deteco de rostos A 28

Auto-desligado (modo de espera) ao utilizar o modo de retrato inteligente

Quando utilizar o modo de retrato inteligente, a funo Auto-desligado (A 108) ir desligar a cmara se no forem executadas operaes nas seguintes situaes: A cmara no detecta nenhum rosto. A cmara detecta o rosto mas no consegue detectar um sorriso.

Funes disponveis no modo de retrato inteligente


Mais informaes sobre o disparo

O zoom digital no est disponvel. O modo de flash (A 29) muda automaticamente para U (automtico), mas pode ser alterado. A compensao de exposio (A 33) est disponvel. O auto-temporizador e o modo macro no se encontram disponveis. O modo de imagem (A 51) pode ser alterado pressionando d. Se a definio do modo de imagem for alterada, a nova definio do modo de imagem tambm aplicada aos outros modos de disparo (excepto ao modo de desporto contnuo).

Mais informaes

Consulte Focagem automtica (A 25) para obter mais informaes.

45

Fotografar de forma contnua a alta velocidade (desporto contnuo)


O modo de desporto contnuo permite um disparo rpido e contnuo enquanto mantiver pressionado completamente, de forma contnua, o boto de disparo do obturador. Utilizando o disparo contnuo, poder captar movimentos instantneos de motivos em movimento. Com a predefinio de Contnuo R, a cmara tira at 20 fotografias a uma velocidade de at cerca de 11,1 imagens por segundo (fps). A sensibilidade ISO definida como elevada. O modo de imagem pode ser definido como M 20481536 ou inferior. A focagem, a exposio e o equilbrio de brancos so fixados nos valores da primeira fotografia de cada srie.

Pressione A no modo de disparo para apresentar o menu de seleco do modo de disparo, utilize o multisselector H ou I para seleccionar d e pressione k.
A cmara entra no modo de desporto contnuo.

Mais informaes sobre o disparo

Desporto contnuo

Pressione d e, em seguida, confirme ou defina os itens do menu de desporto contnuo.


Menu de desporto contnuo A 47. Pressione d depois de definir os itens para voltar ao modo de disparo.

Desporto contnuo
Desporto contnuo Modo de imagem

Sair

Enquadre o motivo e dispare.


A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. Se pressionar o boto de disparo do obturador at meio, define a focagem e a exposio. O disparo contnuo continua enquanto o boto de disparo do obturador estiver completamente pressionado e pra quando o nmero de imagens fotografadas atingir o nmero mximo disponvel (A 47).

52

Funes disponveis com desporto contnuo

46

A compensao de exposio (A 33) est disponvel. O flash desactivado. O auto-temporizador e o modo macro no se encontram disponveis.

Fotografar de forma contnua a alta velocidade (desporto contnuo)

Notas acerca da fotografia em modo de desporto contnuo

Pode demorar algum tempo a guardar as imagens aps o disparo. O tempo necessrio para guardar as imagens depende do nmero de fotografias tiradas, do modo de imagem, da velocidade de gravao do carto de memria, etc. Como a sensibilidade ISO est definida como 640 ou um valor mais elevado, as imagens podero parecer rugosas. Poder no obter uma exposio correcta em situaes de tempo limpo (as imagens podero ficar com exposio excessiva). O efeito smear (A 121) visvel no monitor durante o disparo em modo de desporto contnuo ser visvel nos dados de imagem guardados. Para reduzir o efeito smear, evite objectos luminosos, tais como o sol, reflexos do sol e luzes elctricas durante o disparo. Ao fotografar sob luzes com uma taxa de tremulao elevada, como luzes fluorescentes ou de mercrio, a exposio e o equilbrio de brancos podem diferir de imagem para imagem. A velocidade do obturador definida automaticamente no intervalo 1/8000 seg. a 1/15 seg. A velocidade do disparo contnuo poder ser inferior, dependendo da velocidade do obturador e da velocidade de gravao do carto de memria. Quando se utiliza o modo de desporto contnuo, a cmara foca de forma contnua at o boto de disparo do obturador ser pressionado ligeiramente para bloquear a focagem. Ouve-se um som enquanto a cmara foca.

Mais informaes sobre o disparo

Mais informaes

Consulte "Focagem automtica" (A 25) para obter mais informaes.

Menu de desporto contnuo


Os itens que se seguem podem ser definidos no menu de desporto contnuo. No modo de desporto contnuo, pressione d (A 12) para apresentar o menu de desporto contnuo e, em seguida, utilize o multisselector (A 11) para modificar e aplicar definies.
Desporto contnuo Seleccione o tipo de modo de desporto contnuo para determinar a velocidade de disparo contnuo mxima e nmero mximo de imagens a fotografar. k Contnuo R (predefinio): aprox. 11,1 imagens por segundo (20 imagens no mximo) l Contnuo M: aprox. 7,3 imagens por segundo (20 imagens no mximo) m Contnuo L: aprox. 4,4 imagens por segundo (20 imagens no mximo) Modo de imagem O Modo de imagem (A 51) pode ser definido. No modo de desporto contnuo, encontram-se disponveis as seguintes definies de modo de imagem: M 20481536 (predefinio), N 1024768, O 640480, m 19201080. A definio de modo de imagem no menu de desporto contnuo guardada separadamente da definio de modo de imagem nos outros modos de disparo, no sendo aplicada aos outros modos.

47

Modo automtico
No modo A (automtico), possvel aplicar o modo macro (A 49) e a compensao de exposio (A 33) e possvel tirar fotografias utilizando o modo de flash (A 29) e o auto-temporizador (A 32). Pressionar d no modo A (automtico) permite-lhe especificar definies para todos os itens do menu de disparo (A 50) em funo das situaes fotogrficas.

Pressione A para apresentar o menu de seleco do modo de disparo.


apresentado o menu de seleco do modo de disparo.

2
Mais informaes sobre o disparo

Pressione o multisselector H ou I para seleccionar A e pressione k.


A cmara entra no modo A (automtico). Levante o flash incorporado quando pretender utiliz-lo. Defina o modo de flash (A 29), o auto-temporizador Modo automtico (A 32), a compensao de exposio (A 33) e o modo macro (A 49) em funo das condies fotogrficas. Pressione d para apresentar o menu de disparo e defina os itens deste menu em funo das condies fotogrficas (A 50).

Enquadre o motivo e dispare.


A cmara foca o motivo no centro do enquadramento.

14

Bloqueio de focagem

Quando a cmara foca um objecto no centro do enquadramento, pode utilizar o bloqueio de focagem para focar um motivo descentrado. Certifique-se de que a distncia entre a cmara e o motivo no se altera enquanto a focagem estiver bloqueada. A focagem fica bloqueada enquanto mantiver o boto de disparo do obturador ligeiramente pressionado.

14

1/125 F3.5

1/125 F3.5

Posicione o motivo Pressione o no centro do boto de enquadramento. disparo do obturador at meio.

Certifique-se de que a rea de focagem est verde.

Continue a manter o boto de disparo do obturador pressionado at meio e reenquadre a imagem.

Pressione completamen te o boto de disparo do obturador.

48

Modo automtico

Modo macro
O modo macro utilizado para tirar fotografias de motivos a distncias mnimas de 1 cm. Tenha em ateno que o flash poder no iluminar completamente o motivo a distncias inferiores a 50 cm. Quando utilizar o modo A (automtico), siga o procedimento abaixo indicado. O modo macro tambm pode ser utilizado com alguns modos de cena (A 39, 40, 41).

Pressione p (modo macro) no multisselector.


apresentado o menu de macro.

Mais informaes sobre o disparo

Pressione o multisselector H ou I para seleccionar ON e pressione k.


apresentado o cone do modo macro (F). Se uma definio no for aplicada pressionando k no espao de alguns segundos, a seleco cancelada.
Modo macro

Utilize o controlo de zoom e enquadre a fotografia.


A cmara pode focar a distncias de apenas 1 cm da objectiva quando F e o indicador de zoom brilham a verde (o indicador de zoom encontra-se posicionado perto de K).

Focagem automtica

Quando se fotografa imagens fixas utilizando o modo macro, a cmara foca de forma contnua at o boto de disparo do obturador ser pressionado ligeiramente para bloquear a focagem. Ouve-se um som enquanto a cmara foca.

Definio do modo macro

Modo G (automtico simplificado): muda para o modo macro quando a cmara selecciona i. O boto do modo macro no multisselector no pode ser utilizado. Modo de cena: a predefinio depende do menu de cena (A 35). O modo macro activado quando se selecciona k Primeiro plano ou u Alimentos no modo de cena. Modo F (retrato inteligente), d (desporto contnuo): no possvel utilizar o modo macro. Quando o modo de disparo o modo A (automtico), a definio do modo macro guardada mesmo se a cmara for desligada.

49

Modo automtico

Menu de disparo (modo automtico)


Ao fotografar no modo A (automtico) (A 48), o menu de disparo contm as opes que se seguem.
A Modo de imagem Seleccione o tamanho e a qualidade da imagem (compresso). Tambm disponvel ao utilizar outros modos de disparo. B Equilbrio de brancos Faa corresponder o equilbrio de brancos fonte de iluminao. C
Mais informaes sobre o disparo

A 51

A 53 A 55 A 56 A 57

Contnuo Altere as definies de Contnuo ou BSS (selector do melhor disparo).

Sensibilidade ISO Controle a sensibilidade da cmara luz.

Opes de cor Torne as cores mais vvidas ou guarde imagens monocromticas.

Apresentar o menu de disparo


Pressione A no modo de disparo para apresentar o respectivo menu de seleco e alterar o modo de disparo para o modo A (automtico) (A 48). Pressione d para apresentar o menu de disparo.
Menu de disparo
Modo de imagem Equilbrio de brancos Contnuo Sensibilidade ISO Op es de cor

14

Sair

Utilize o multisselector para seleccionar e aplicar definies (A 11). Para sair do menu de disparo, pressione d.

B
50

Definies da cmara que no podem ser aplicadas em simultneo

Algumas funes no podem ser definidas em simultneo (A 58).

Modo automtico

A Modo de imagem (qualidade de imagem/tamanho de imagem)


Defina como modo A (automtico) (A 48) M d (Menu de disparo) M A Modo de imagem

Seleccione o tamanho e a qualidade da imagem (compresso). O tamanho dos ficheiros, bem como o nmero de imagens que podem ser guardadas, depende do tamanho e da qualidade (compresso) das imagens. Antes de fotografar, seleccione um modo de imagem em funo da utilizao que pretende dar imagem.
Definio H 40003000P I 40003000 (predefinio) Tamanho (pixels) 40003000 40003000 32642448 25921944 20481536 1024768 640480 39682232 Um tamanho mais pequeno permite guardar um maior nmero de imagens. A razo de compresso de aproximadamente 1:8. Opo adequada apresentao num monitor de computador. A razo de compresso de aproximadamente 1:8. Opo adequada distribuio atravs de e-mail ou apresentao em ecr completo num televisor com uma proporo de 4:3. Permite tirar fotografias com uma proporo de 16:9. A razo de compresso de aproximadamente 1:8. A opo ideal para a maioria das situaes. A razo de compresso de aproximadamente 1:8. Descrio A qualidade mais elevada, adequada para ampliaes e impresses de alta qualidade. A razo de compresso de aproximadamente 1:4.

Mais informaes sobre o disparo

R 32642448 L 25921944 M 20481536 N 1024768 O 640480 o 39682232

O cone relativo definio actual apresentado no monitor nos modos de disparo e de reproduo (A 8, 9).

Nota sobre o modo de imagem

Se a definio do modo de imagem for alterada, a nova definio do modo de imagem tambm aplicada aos outros modos de disparo (excepto ao modo de desporto contnuo). No possvel utilizar esta funo em simultneo com determinadas funes. Definies da cmara que no podem ser utilizadas em simultneo (A 58)

Modo de imagem para o modo de desporto contnuo

No modo de desporto contnuo (A 46), encontram-se disponveis as seguintes definies de modo de imagem: M 20481536, N 1024768, O 640480, m 19201080 (tamanho de imagem 1920 1080, razo de compresso de 1/8). A definio de modo de imagem no menu de desporto contnuo (A 46) guardada separadamente da definio de modo de imagem nos outros modos de disparo, no sendo aplicada aos outros modos.

51

Modo automtico

Nmero de exposies restantes

A tabela seguinte apresenta uma lista com o nmero aproximado de imagens que possvel guardar na memria interna e num carto de memria de 4 GB. Tenha em ateno que o nmero de imagens que possvel guardar varia em funo do enquadramento da imagem (devido compresso JPEG). Alm disso, este nmero pode variar em funo da marca do carto de memria, mesmo que a capacidade do carto de memria seja igual. Memria interna (Aprox. 43 MB) 7 14 21 33 52 171 305 19 76 Carto de memria *1 (4 GB) 650 1280 1910 2940 4640 15000 24000 1720 6700 Tamanho de impresso (impresso a 300 ppp; cm)*2 3425 3425 2821 2216 1713 97 54 3419 169

Modo de imagem H 40003000P I 40003000 R 32642448 L 25921944 M 20481536 N 1024768 O 640480 o 39682232 m 19201080
*1

Mais informaes sobre o disparo

Se o nmero de exposies restantes for 10 000 ou superior, o ecr com o nmero de exposies restantes mostrar 9999. *2 Os tamanhos de impresso so calculados dividindo o nmero de pixels pela resoluo da impressora (ppp) e multiplicando por 2,54 cm. No entanto, com o mesmo tamanho de imagem, as imagens impressas em resoluo superior sero impressas com um tamanho inferior ao indicado e as que forem impressas com resoluo inferior sero impressas com um tamanho superior ao indicado.

52

Modo automtico

B Equilbrio de brancos (ajuste do matiz)


Defina como modo A (automtico) (A 48) M d (Menu de disparo) M B Equilbrio de brancos

A cor da luz reflectida num objecto varia em funo da cor da fonte de iluminao. O crebro humano tem capacidade para se adaptar s alteraes de cor da fonte de iluminao, sendo que, consequentemente, um objecto branco parecer branco quer seja visto sombra, sob a luz directa do sol ou sob iluminao incandescente. As cmaras digitais conseguem imitar este ajuste processando as imagens de acordo com a cor da fonte de iluminao. Este processo denomina-se "equilbrio de brancos". Embora possa utilizar a predefinio, Automtico, com a maioria dos tipos de iluminao, possvel aplicar a definio de equilbrio de brancos mais adequada a uma fonte de iluminao especfica, para alcanar resultados mais precisos.
Mais informaes sobre o disparo

a Automtico (predefinio) O equilbrio de brancos ajusta-se automaticamente para se adaptar s condies de iluminao. A opo ideal para a maioria das situaes. b Predefinio manual Objecto de cores neutras utilizado como referncia para definir o equilbrio de brancos em condies de iluminao pouco habituais. Consulte "Predefinio manual" para obter mais informaes (A 54). c d e f g Luz de dia O equilbrio de brancos ajusta-se luz directa do sol. Incandescente Utilize em condies de iluminao incandescente. Fluorescente Utilize com a maioria dos tipos de iluminao fluorescente. Nublado Utilize ao tirar fotografias em condies de cu nublado. Flash Utilize com o modo de flash.

O cone correspondente definio actual apresentado no monitor (A 8). No entanto, quando a opo Automtico est seleccionada, no apresentado qualquer cone.

Equilbrio de brancos

No possvel utilizar esta funo em simultneo com determinadas funes. Definies da cmara que no podem ser utilizadas em simultneo (A 58) Em definies do equilbrio de brancos diferentes de Automtico ou Flash, desligue o flash (W) (A 29).

53

Modo automtico

Predefinio manual
A predefinio manual utilizada com uma iluminao mista ou para compensar fontes de iluminao com uma forte cor predominante (por exemplo, para fazer com que as fotografias tiradas sob uma luz de tonalidade vermelha paream ter sido tiradas sob uma luz branca).

1 2
Mais informaes sobre o disparo

Coloque um objecto de referncia branco ou cinzento sob a iluminao que ser utilizada durante o disparo. Apresente o menu de disparo (A 34), utilize o multisselector para seleccionar b Predefinio manual no menu Equilbrio de brancos e pressione k.
A cmara aplica o zoom de aproximao.
Equilbrio de brancos
Automtico Predefini o manual Luz de dia Incandescente Fluorescente Nublado

Sair

Seleccione Medir.
Para aplicar o valor medido mais recente predefinio manual, seleccione Cancelar e pressione k. O valor medido mais recente aplicado para o equilbrio de brancos.

Predefini o manual

Cancelar Medir Sair

Enquadre o objecto de referncia.

Predefini o manual

Cancelar Medir Sair

Enquadramento do objecto de referncia

Pressione k.
O obturador dispara (no captada nenhuma imagem) e o novo valor de equilbrio de brancos definido.

B
54

Nota sobre a predefinio manual

A cmara no consegue medir um valor de equilbrio de brancos para quando o flash dispara. Ao fotografar com flash, defina Equilbrio de brancos como Automtico ou Flash.

Modo automtico

C Contnuo
Defina como modo A (automtico) (A 48) M d (Menu de disparo) M C Contnuo

Altere as definies de Contnuo ou BSS (selector do melhor disparo). O flash ser desligado em Contnuo, BSS ou Multidisparo 16 e a focagem, a exposio e o equilbrio de brancos so fixados nos valores da primeira fotografia de cada srie.
U V Simples (predefinio) tirada uma fotografia sempre que o boto de disparo do obturador for pressionado. Contnuo Quando pressiona completamente o boto de disparo do obturador, so tiradas at 4 fotografias a uma velocidade de aproximadamente 1,0 imagens por segundo (fps) quando o modo de imagem est definido como I 40003000. D BSS (Selector do melhor disparo) O "selector do melhor disparo" recomendado para fotografar com o flash desligado ou com o zoom de aproximao aplicado ou noutras situaes em que qualquer movimento inadvertido poder dar origem a imagens tremidas. Sempre que o BSS estiver ligado, a cmara tira at 10 fotografias enquanto o boto de disparo do obturador for pressionado completamente. A imagem mais ntida da srie automaticamente seleccionada e guardada. W Multidisparo 16 Sempre que o boto de disparo do obturador pressionado completamente, a cmara tira 16 fotografias a uma velocidade de cerca de 7,4 imagens por segundo (fps) e, em seguida, organiza-as numa nica imagem. As imagens so captadas com o modo de imagem bloqueado em L 25601920. No possvel utilizar o zoom digital.
Mais informaes sobre o disparo

O cone correspondente definio actual apresentado no monitor durante o disparo (A 8). Quando a definio Simples, no apresentado qualquer cone.

Nota sobre o disparo contnuo

A velocidade mxima das imagens no disparo contnuo pode variar em funo da definio do modo de imagem actual, do carto de memria utilizado e do ambiente fotogrfico. No possvel utilizar esta funo em simultneo com determinadas funes. Definies da cmara que no podem ser utilizadas em simultneo (A 58)

B B

Nota sobre o BSS

O BSS mais adequado para fotografar motivos que no estejam em movimento. Quando se fotografam motivos em movimento ou quando o enquadramento da fotografia muda durante o disparo, podero no ser alcanados os resultados pretendidos.

Nota sobre o Multidisparo 16

O efeito smear (A 121) visvel no monitor quando se fotografa com Multidisparo 16 ser visvel nos dados de imagem guardados. Para reduzir o efeito smear, evite objectos luminosos, tais como o sol, reflexos do sol e luzes elctricas durante o disparo.

55

Modo automtico

E Sensibilidade ISO
Defina como modo A (automtico) (A 48) M d (Menu de disparo) M E Sensibilidade ISO

A sensibilidade a medio da velocidade de reaco da cmara luz. Quanto mais elevada for a sensibilidade, menor ser a quantidade de luz necessria para efectuar uma exposio. Embora um valor ISO elevado seja adequado para tirar fotografias de motivos em movimento ou em condies de iluminao fraca, a sensibilidade elevada est frequentemente associada ao "rudo" (pixels de cores brilhantes distribudos aleatoriamente, concentrados nas reas escuras da imagem).
Mais informaes sobre o disparo

Automtico (predefinio) A sensibilidade de 80 ISO em condies normais; quando a iluminao fraca e o flash est desligado, a cmara efectua a compensao, aumentando a sensibilidade at um mximo de 800 ISO. 80, 100, 200, 400, 800, 1600, 3200, 6400 A sensibilidade fica bloqueada no valor especificado. Quando a sensibilidade ISO estiver bloqueada, Deteco movimento (A 105) no funciona.

O cone correspondente definio actual apresentado no monitor (A 8). Quando se selecciona Automtico, o cone E no apresentado a 80 ISO, mas apresentado se a sensibilidade ISO aumentar automaticamente para mais de 80 (A 30).

B B

Notas sobre a sensibilidade ISO

No possvel utilizar esta funo em simultneo com determinadas funes. Definies da cmara que no podem ser utilizadas em simultneo (A 58)

3200 ISO e 6400 ISO

56

Quando a Sensibilidade ISO est definida como 3200 ou 6400, as definies de Modo de imagem disponveis limitam-se a M 20481536, N 1024768 e O 640480. O modo de imagem do modo de disparo apresentado a vermelho e X apresentado junto sensibilidade ISO no canto inferior esquerdo do monitor.

3200

Modo automtico

F Opes de cor
Defina como modo A (automtico) (A 48) M d (Menu de disparo) M F Opes de cor

Torne as cores mais vvidas ou guarde imagens monocromticas.


n o p q r Cor standard (predefinio) Utilize para tirar fotografias com cores naturais. Cor viva Utilize para obter um efeito de "fotoimpresso" vvido. Preto e branco Guarde imagens a preto e branco. Spia Guarde imagens em tons spia. Tipo Ciano Guarde imagens monocromticas em tom azul ciano.
Mais informaes sobre o disparo

possvel pr-visualizar os efeitos da opo seleccionada no monitor (A 8). Nas definies diferentes de Cor standard, o cone correspondente definio actual apresentado no monitor.

Notas sobre as opes de cor

No possvel utilizar esta funo em simultneo com determinadas funes. Definies da cmara que no podem ser utilizadas em simultneo (A 58)

57

Modo automtico

Definies da cmara que no podem ser utilizadas em simultneo


No possvel utilizar algumas definies do menu de disparo com outras funes.
Funes limitadas Modo de flash Zoom digital
Mais informaes sobre o disparo

Definio Contnuo (A 55) Contnuo (A 55) Contnuo (A 55)

Modo de imagem Sensibilidade ISO (A 56)

Equilbrio de brancos Contnuo

Opes de cor (A 57) Auto-temporizador (A 32) Contnuo (A 55)

Sensibilidade ISO

Impresso da data

Contnuo (A 55) Contnuo (A 55)

Deteco movimento

Sensibilidade ISO (A 56)

Descrio Se definido como Contnuo, BSS ou Multidisparo 16, no possvel utilizar o flash. No possvel utilizar o zoom digital quando se fotografa com Multidisparo 16. Quando se utiliza Multidisparo 16, o Modo de imagem fixado em L 25601920. Quando a Sensibilidade ISO est definida como 3200 ou 6400, as definies de Modo de imagem disponveis limitam-se a M 20481536, N 1024768 e O 640480. Para todas as outras definies de modo de imagem, se a Sensibilidade ISO estiver definida como 3200 ou 6400, a definio do modo de imagem muda para M 20481536. Ao utilizar Preto e branco, Spia ou Tipo Ciano, a definio de Equilbrio de brancos fixada em Automtico. Sempre que utilizar o auto-temporizador, a definio fixada em Simples. Ao utilizar Multidisparo 16, a Sensibilidade ISO definida automaticamente em funo da luminosidade. A data e a hora de disparo no podem ser impressas nas imagens captadas durante a utilizao de Contnuo ou BSS. A Deteco movimento no funciona quando se fotografa com Multidisparo 16. A Deteco movimento no funciona quando a sensibilidade ISO est definida com uma definio diferente de Automtico.

58

Mais informaes sobre a reproduo

Funcionamento em modo de imagem completa


Pressione c durante o disparo para mudar para o modo de reproduo e visualizar imagens (A 26). possvel efectuar as seguintes operaes enquanto estiver a visualizar imagens em imagem completa.
15/05/2010 12:00 0004.JPG

Para

Utilizar

Descrio Pressione HIJ K para visualizar a imagem anterior ou seguinte. Mantenha pressionado o multisselector H, I, J ou K para percorrer rapidamente as imagens. Apresente 4, 9 ou 16 miniaturas de imagens. Enquanto estiverem apresentadas 16 miniaturas de imagens, rode o controlo de zoom para f (h) para apresentar o calendrio. A imagem pode ser ampliada at cerca de 10. Pressione k para voltar reproduo de imagem completa. Reproduza o filme seleccionado. Apague a imagem seleccionada. Apresente o menu de reproduo. Pressione A ou o boto b (filmagem). Pode igualmente pressionar o boto de disparo do obturador para voltar ao modo de disparo.

Seleccionar imagens

26

Visualizar miniaturas/ calendrio

f (h )

60, 61

Mais informaes sobre a reproduo

Zoom de reproduo Reproduo de filmes Eliminar imagens Ecr do menu

g (i) k l d A b

62 79 26 63

Mudar para o modo de disparo

10

Visualizar imagens

As imagens captadas com deteco de rostos (A 24) sero rodadas automaticamente quando forem visualizadas em imagem completa.

59

Visualizar vrias imagens: reproduo de miniaturas


Rode o controlo de zoom para f (h) no modo de reproduo de imagem completa (A 26) para apresentar imagens em "folhas de contacto" de imagens em miniatura. possvel efectuar as seguintes operaes durante a apresentao de miniaturas.
Para Seleccionar imagens Utilizar Descrio Pressione o multisselector H, I, J ou K.
1/ 10

A 11

Aumentar o nmero de imagens apresentadas/aplicar a visualizao do calendrio

f (h)

Reduzir o nmero de imagens apresentadas Mudar para o modo de reproduo de imagem completa

g ( i)

Rode o controlo de zoom para f (h) para aumentar o nmero de miniaturas de fotografias apresentadas: 4 9 16. Rode o controlo de zoom para f (h) durante a apresentao de 16 miniaturas de fotografias para apresentar o calendrio (A 61) e poder localizar imagens pela data em que foram captadas. Rode o controlo de zoom para g (i) para voltar ao modo de apresentao de miniaturas. Rode o controlo de zoom para g (i) para reduzir o nmero de imagens apresentadas de 16 9 4. Enquanto esto a ser apresentadas 4 imagens, rode novamente o controlo de zoom para g (i) para voltar ao modo de apresentao de imagem completa. Pressione k. 26

Mais informaes sobre a reproduo

k A b

Mudar para o modo de disparo

Pressione A ou o boto b (filmagem). Pode igualmente pressionar o boto de disparo do obturador para voltar ao modo de disparo.

10

Apresentao no modo de reproduo de miniaturas

cone de proteco cone de ordem de impresso


1/ 10

Quando se seleccionam as imagens seleccionadas para Definio de impresso (A 64) e para Proteger (A 114), os cones mostrados direita so apresentados junto das mesmas. Os filmes so apresentados como fotogramas.

60

Fotogramas

Visualizar vrias imagens: reproduo de miniaturas

Apresentao do calendrio
Quando estiverem apresentadas 16 miniaturas de imagens no modo de reproduo (A 60), mude para a apresentao do calendrio rodando o controlo de zoom para f (h). Pode seleccionar as imagens a visualizar com base na data em que foram tiradas. Os dias que contm imagens tm uma linha amarela por baixo.
Para Escolher a data Mudar para o modo de reproduo de imagem completa Mudar para a apresentao de miniaturas Utilizar Descrio Pressione o multisselector H, I, J ou K. A primeira imagem para essa data ser apresentada no modo de imagem completa. Rode o controlo de zoom para g (i).

A 11

Mais informaes sobre a reproduo

26

g (i )

Apresentao do calendrio

As imagens captadas sem que a data da cmara esteja definida so tratadas como imagens captadas a 1 de Janeiro de 2010. l e d no esto disponveis durante a apresentao do calendrio.

61

Observar de mais perto: zoom de reproduo


Ao rodar o controlo de zoom para g (i) em modo de reproduo de imagem completa (A 26), a imagem actual ampliada, sendo o centro da imagem apresentado no monitor. A guia apresentada no canto inferior direito do monitor indicar que parte da imagem se encontra actualmente apresentada.

3.0

possvel efectuar as seguintes operaes enquanto estiver a aplicar o zoom de aproximao nas imagens.
Para Zoom de aproximao Zoom de afastamento
Mais informaes sobre a reproduo

Utilizar g ( i) f (h)

Descrio O zoom aumenta sempre que o controlo de zoom rodado para g (i), at cerca de 10. O zoom diminui sempre que o controlo de zoom rodado para f (h). Quando a razo de ampliao atinge 1, o ecr volta ao modo de reproduo de imagem completa.

Visualizar outras reas da imagem Mudar para o modo de reproduo de imagem completa Recortar imagem k d A b Mudar para o modo de disparo

Pressione o multisselector H, I, J ou K para se mover para reas da imagem no visveis 11 no monitor. Pressione k. Pressione d para recortar a imagem actual de forma a conter apenas a seco visvel no monitor. Pressione A ou o boto b (filmagem). Pode igualmente pressionar o boto de disparo do obturador para voltar ao modo de disparo. 26 72

10

Imagens captadas utilizando a deteco de rostos


Ao rodar o controlo de zoom para g (i) durante o modo de reproduo de imagem completa para imagens captadas com deteco de rostos (A 24), a imagem ser ampliada com o rosto detectado durante o disparo no centro do monitor. Se forem detectados vrios rostos, a imagem ser ampliada utilizando o rosto que foi focado durante o disparo como 2.0 2.0 ponto centralizado e pressionar o multisselector H, I, J ou K permitir alternar entre os rostos das pessoas. Rode o controlo de zoom novamente em direco a g (i) ou em direco a f (h) para aplicar o zoom de ampliao ou de afastamento do modo habitual.

62

Menu de reproduo
Esto disponveis as seguintes opes no modo de reproduo.
I a b D-Lighting Melhora a luminosidade e o contraste em seces escuras das imagens. Definio de impresso Apres. diapositivos A 64 A 66 Seleccione imagens para imprimir e defina o nmero de cpias de cada uma. Visualize as imagens guardadas na memria interna ou num carto de memria atravs de uma apresentao de diapositivos automtica. c Apagar A 67 Elimine as imagens seleccionadas ou todas as imagens. possvel eliminar vrias imagens numa s operao. g Imagem pequena Crie uma cpia pequena da imagem actual. A 71
Mais informaes sobre a reproduo

A 70

Apresentar o menu de reproduo


Pressione c para entrar no modo de reproduo. Apresente o menu de reproduo pressionando d.
Menu de reprodu o
D-Lighting Defini o de impress o Apres. diapositivos Apagar Imagem pequena

Sair

Utilize o multisselector para seleccionar e aplicar definies (A 11). Para sair do menu de reproduo, pressione d.

Proteger imagens contra a eliminao acidental, rodar imagens

Pode evitar que as imagens sejam acidentalmente eliminadas utilizando a opo Proteger (A 114) no menu de configurao (A 93). Pode rodar as imagens utilizando a opo Rodar imagem (A 115) no menu de configurao (A 93).

Copiar ficheiros entre a memria interna e o carto de memria

Pode copiar ficheiros entre a memria interna e o carto de memria utilizando a opo Copiar (A 116) no menu de configurao (A 93).

63

Menu de reproduo

a Definio de impresso
Pressione o boto c (modo de reproduo) M d (menu de reproduo) M a Definio de impresso

Ao imprimir imagens utilizando um dos mtodos que se seguem, pode seleccionar quais as imagens que sero impressas e o nmero de cpias de cada imagem que pretende imprimir e guardar as informaes desta "ordem de impresso" electrnica no carto de memria. Imprimir introduzindo o carto de memria da cmara na ranhura de cartes de uma impressora compatvel com DPOF (A 136). Imprimir levando o carto de memria da cmara a um laboratrio de fotografia. Imprimir ligando a cmara (A 87) a uma impressora compatvel com PictBridge (A 136) (retirando o carto de memria da cmara, tambm pode utilizar este mtodo para imprimir as imagens guardadas na memria interna).

1
Mais informaes sobre a reproduo

Pressione d no modo de reproduo.


apresentado o menu de reproduo.

Utilize o multisselector para seleccionar Definio de impresso e pressione k.

Menu de reprodu o
D-Lighting Defini o de impress o Apres. diapositivos Apagar Imagem pequena

Sair

Seleccione Seleccionar imagens e pressione k.

Defini o de impress o
Seleccionar imagens Apagar def. de impre.

Sair

Seleccione as imagens (at 99) e o nmero de cpias (at nove) de cada.

Imprimir a selec o

64

Utilize o multisselector J ou K para seleccionar as imagens pretendidas. Pressione H ou I para definir o nmero de cpias para cada. possvel identificar as imagens seleccionadas para impresso atravs da marca de confirmao (y) e do numeral que indica o Atrs nmero de cpias a imprimir. As imagens cujo nmero de cpias no tenha sido especificado no sero impressas. Rode o controlo de zoom para g (i) para apresentar a reproduo de imagem completa e f (h) para voltar s 12 miniaturas. Pressione k quando a definio estiver concluda.

Menu de reproduo

Seleccione se pretende ou no imprimir a data de disparo e informaes da fotografia.

Defini o de impress o
Concludo

Seleccione Data e pressione k para imprimir a data de Data gravao em todas as imagens da ordem de impresso. Info Seleccione Info e pressione k para imprimir informaes da fotografia (velocidade do obturador e Sair abertura) em todas as imagens da ordem de impresso. Seleccione Concludo e pressione k para concluir a ordem de impresso e sair.

As imagens seleccionadas para impresso so indicadas atravs do cone w apresentado durante a reproduo.

15/05/2010 12:00 0004.JPG

Mais informaes sobre a reproduo

Notas sobre a impresso da data de disparo e de informaes da fotografia

Quando as opes Data e Info esto activadas no menu de definio de impresso, a data de disparo e as informaes das fotografias so impressas nas imagens, numa impressora compatvel com DPOF (A 136) que suporte a utilizao de impresso de data de disparo e de informaes da fotografia. As informaes da fotografia no podem ser impressas quando a cmara est ligada directamente a uma impressora, atravs do cabo USB fornecido, para impresso DPOF (A 91). Data e Info so repostas sempre que o menu Definio de impresso for apresentado. A data e a hora impressas nas imagens com impresso DPOF quando Data est activada no menu Definio de impresso so a data e a hora guardadas com a imagem quando esta foi captada. A data e a hora impressas utilizando esta opo no so afectadas quando as definies de data e hora da cmara so alteradas no menu de configurao depois de as imagens terem sido guardadas.
15.05.2010

C D

Eliminar todas as ordens de impresso

Seleccione Apagar def. de impre. no passo 3 do procedimento de definio de impresso (A 64) e pressione k para eliminar as ordens de impresso para todas as imagens.

Impresso da data

A data e a hora de disparo podem ser impressas nas imagens na altura do disparo utilizando a opo Impresso da data (A 103) no menu de configurao. As datas podem ser impressas a partir de impressoras que no suportem a impresso da data (A 65). Apenas ser impressa a data e a hora de Impresso da data das imagens, mesmo se Definio de impresso estiver activada com a data seleccionada no ecr de definio de impresso.

65

Menu de reproduo

b Apres. diapositivos
Pressione o boto c (modo de reproduo) M d (menu de reproduo) M b Apres. diapositivos

Visualize as imagens guardadas na memria interna ou num carto de memria atravs de uma apresentao de diapositivos automtica.

Utilize o multisselector para seleccionar Iniciar e pressione k.


Para repetir automaticamente a apresentao de diapositivos, active Repetio e pressione k antes de seleccionar Iniciar. A marca de confirmao (w) adicionada opo de repetio quando esta for activada.

Apres. diapositivos
Pausa

Iniciar Repeti o Sair

Mais informaes sobre a reproduo

A apresentao de diapositivos iniciada.


Durante a apresentao de diapositivos, pode executar as seguintes operaes: Utilize o multisselector para trocar as imagens. Mantenha K ou J pressionado para avanar ou rebobinar rapidamente. Pressione k para fazer uma pausa na apresentao de diapositivos.

Seleccione Fim ou Reiniciar.


Quando a apresentao de diapositivos terminar ou estiver em pausa, seleccione Fim e pressione k para voltar ao menu de reproduo, ou seleccione Reiniciar para reproduzir novamente a apresentao de diapositivos.
Pausa

Reiniciar Fim

B
66

Notas sobre a apresentao de diapositivos

S apresentada a primeira imagem dos filmes (A 79) includos na apresentao de diapositivos. Mesmo que a opo Repetio esteja seleccionada, o monitor pode apresentar continuamente a apresentao de diapositivos durante 30 minutos (A 108).

Menu de reproduo

c Apagar
Pressione o boto c (modo de reproduo) M d (menu de reproduo) M c Apagar

Elimine as imagens seleccionadas ou todas as imagens.


Apagar imagens selecc. Apague as imagens seleccionadas. Seleccionar vrias imagens (A 68) Apagar todas as imagens Apague todas as imagens.

Mais informaes sobre a reproduo

Notas sobre a eliminao

Uma vez eliminadas, no possvel recuperar as imagens. Transfira as fotografias importantes para um computador antes de as eliminar. As imagens marcadas com o cone s esto protegidas e no podem ser eliminadas (A 114).

67

Menu de reproduo

Seleccionar vrias imagens


O ecr mostrado direita ser apresentado nos menus Apagar imagens selecc. (apresentados abaixo) sempre que seleccionar imagens. Menu de reproduo: Definio de impresso: Seleccionar imagens (A 64) Apagar: Apagar imagens selecc. Atrs (A 67) Menu de configurao: Ecr de boas-vindas: Seleccionar imagem (A 97), Proteger (A 114), Rodar imagem (A 115), Copiar: Imagens seleccionadas (A 116) Siga o procedimento descrito abaixo para seleccionar as imagens.

Utilize o multisselector J ou K para seleccionar a imagem pretendida.


S pode seleccionar uma imagem para Ecr de boasvindas e Rodar imagem. Avance para o passo 3. Rode o controlo de zoom para g (i) para apresentar a reproduo de imagem completa e f (h) para voltar s 12 miniaturas.

Mais informaes sobre a reproduo

Apagar imagens selecc.

Atrs

Pressione H ou I para seleccionar ON (Ligado) ou OFF (Desligado) (ou o nmero de cpias).


Quando seleccionar ON (Ligado), apresentada uma marca de confirmao (y) no canto superior esquerdo da imagem actual. Repita os passos 1 e 2 para seleccionar imagens adicionais.

Apagar imagens selecc.

Atrs

Para fixar a seleco de imagens, pressione k.


Para determinados ecrs, como o ecr Apagar imagens selecc., apresentado um dilogo de confirmao. Nesse caso, siga as instrues do ecr.

68

Editar imagens

Funo de edio de imagens


Utilize a cmara para editar imagens na cmara e guardar as mesmas em ficheiros separados. Esto disponveis as funes de edio descritas abaixo (A 123).
Funo de edio D-Lighting (A 70) Imagem pequena (A 71) Corte (A 72) Descrio Crie uma cpia da imagem actual com melhor luminosidade e contraste, iluminando as seces escuras da imagem. Crie uma cpia pequena da imagem adequada para utilizar em pginas Web ou como anexos de e-mail. Amplie a imagem ou ajuste o enquadramento e crie uma cpia que contenha apenas a seco visvel no monitor.

Notas sobre a edio de imagens

As imagens captadas com uma definio de Modo de imagem (A 51) de o 39682232 ou m 19201080 no podem ser editadas. Apenas as imagens captadas com a COOLPIX L110 podem ser editadas com esta cmara. Quando utilizar um modelo de cmara digital diferente, as imagens editadas com esta cmara podem no ser apresentadas correctamente e poder no ser possvel transferi-las para um computador. As funes de edio no esto disponveis quando no existir espao livre suficiente na memria interna nem no carto de memria.

Editar imagens

Restries edio de imagens

As limitaes que se seguem so aplicveis ao editar imagens criadas atravs de edio. Cpias criadas atravs de: D-Lighting Imagem pequena Corte Podem ser editadas com: possvel utilizar as funes de imagem pequena e corte. No possvel efectuar edies adicionais.

No possvel editar as imagens duas vezes com a mesma funo de edio. Para utilizar a funo D-Lighting juntamente com as opes de imagem pequena ou corte, utilize primeiro a funo D-Lighting e utilize a imagem pequena ou o corte como ltima funo de edio aplicada a essa imagem.

Imagens originais e cpias editadas

As cpias criadas atravs de funes de edio no sero eliminadas se eliminar as imagens originais. As imagens originais no so eliminadas se as cpias criadas atravs das funes de edio forem eliminadas. As cpias editadas so guardadas com a mesma data e hora de disparo da fotografia original. As cpias editadas no mantm as definies de Definio de impresso (A 64) e Proteger (A 114) do original.

69

Editar imagens
I D-Lighting: melhorar a luminosidade e o contraste
Crie uma cpia da imagem actual com melhor luminosidade e contraste, iluminando as seces escuras da imagem. As cpias melhoradas so gravadas como ficheiros separados.

Seleccione a imagem pretendida no modo de reproduo de imagem completa (A 26) ou de miniaturas (A 60) e pressione d.
apresentado o menu de reproduo.

Utilize o multisselector para seleccionar I D-Lighting e pressione k.


A verso original apresentada esquerda e a verso editada apresentada direita.

Menu de reprodu o
D-Lighting Defini o de impress o Apres. diapositivos Apagar Imagem pequena

Sair

Editar imagens

Seleccione OK e pressione k.
criada uma nova imagem com melhor luminosidade e contraste. Para cancelar, seleccione Cancelar e pressione k.

D-Lighting

OK Cancelar

As imagens criadas com D-Lighting podem ser identificadas atravs do cone c apresentado durante a reproduo.

15/05/2010 15:30 0004.JPG

4/

D
70

Mais informaes

Consulte Nomes dos ficheiros e pastas de imagem (A 123) para obter mais informaes.

Editar imagens

g Imagem pequena: redimensionar imagens


Crie uma cpia pequena da imagem actual. Opo adequada para efectuar transferncias para Web sites ou envios por e-mail. Esto disponveis os seguintes tamanhos: l 640480, m 320240 e n 160120. As cpias pequenas so guardadas como ficheiros JPEG com uma razo de compresso de 1:16.

Seleccione a imagem pretendida no modo de reproduo de imagem completa (A 26) ou de miniaturas (A 60) e pressione d.
apresentado o menu de reproduo.

Utilize o multisselector para seleccionar g Imagem pequena e pressione k.

Menu de reprodu o
D-Lighting Defini o de impress o Apres. diapositivos Apagar Imagem pequena

Sair

Editar imagens

Seleccione o tamanho de cpia pretendido e pressione k.

Imagem pequena
640480 320240 160120

Sair

Seleccione Sim e pressione k.


criada uma nova cpia, mais pequena. Para cancelar, seleccione No e pressione k. A cpia apresentada com uma margem cinzenta.
Criar um pequeno ficheiro de imagem?

Sim No

Mais informaes

Consulte Nomes dos ficheiros e pastas de imagem (A 123) para obter mais informaes.

71

Editar imagens

o Recortar: criar uma cpia recortada


Crie uma cpia que contenha apenas a seco visvel no monitor quando u apresentado com o zoom de reproduo (A 62) activado. As cpias recortadas so gravadas como ficheiros separados.

Rode o controlo de zoom para g (i) em modo de reproduo de imagem completa para aplicar o zoom de aproximao imagem.

Para recortar uma imagem apresentada em orientao "vertical" (retrato), aplique o zoom de aproximao fotografia at as barras pretas apresentadas em ambos os lados do monitor desaparecerem. A imagem recortada apresentada na posio horizontal. Para recortar a imagem na orientao "vertical" (retrato) actual, utilize, em primeiro lugar, a opo Rodar imagem (A 115) para rodar a imagem de modo a ser apresentada em orientao horizontal. Em seguida, amplie a imagem para cort-la, corte a imagem e, depois, rode a imagem recortada de novo para a orientao "vertical" (retrato).

2
Editar imagens

Ajuste o enquadramento da cpia.


Rode o controlo de zoom para g (i) ou f (h) para ajustar a razo do zoom. Pressione o multisselector H, I, J ou K para deslocar a imagem at que apenas seja visvel a seco que pretende copiar no monitor.

4.0 4.0

Pressione d.

Utilize o multisselector para seleccionar Sim e pressione k.


criada uma nova imagem, que contm apenas a seco visvel no monitor. Para sair sem recortar a imagem, seleccione No e pressione k.

Guardar imagem como apresentada?

Sim No

Acerca do tamanho da imagem original

Quanto menor for a rea recortada da imagem, menor ser o tamanho da imagem recortada (nmero de pixels). Quando a imagem for recortada e o tamanho da cpia recortada for de 320 240 ou 160 120, a imagem apresentada com uma margem cinzenta no ecr de reproduo e o cone de imagem pequena B ou C apresentado do lado esquerdo do ecr de reproduo.

D
72

Mais informaes

Consulte Nomes dos ficheiros e pastas de imagem (A 123) para obter mais informaes.

Gravao e reproduo de filmes

Gravar filmes
Pode utilizar a cmara para gravar filmes de alta definio com som. A durao mxima de cada filme de 29 minutos, independentemente da capacidade do carto de memria (A 77).

Ligue a cmara e apresente o ecr do modo de disparo.


possvel gravar filmes em qualquer modo de disparo (A 34). apresentada a definio actual das opes de filme. A predefinio HD720p (1280720) (A 77).

14

Opes de filme

2 3

Baixe o flash incorporado (A 6).


A gravao de filmes enquanto o flash incorporado se encontra levantado pode abafar o som.

Pressione o boto b (filmagem) para iniciar a gravao.


A gravao tem incio aps o monitor se apagar por alguns instantes. A cmara foca o motivo no centro do enquadramento. A rea de focagem no apresentada durante a gravao de filmes. Quando as Opes de filme esto definidas como x HD720p (1280720), a proporo de 16:9 e o filme gravado da forma ilustrada direita. No possvel utilizar o zoom digital durante a gravao de filmes. Caso o zoom digital seja utilizado antes da gravao, ser cancelado assim que esta tiver 26s incio. A barra de progresso apresentada na parte inferior do monitor durante a gravao indica o tempo de gravao restante. Se o tempo de gravao se esgotar, a gravao pra automaticamente.

Gravao e reproduo de filmes

Pressione o boto b (filmagem) para parar a gravao.

73

Gravar filmes

Gravar filmes

Ao gravar filmes, recomendamos a utilizao de um carto de memria com uma classificao de velocidade de Classe 6 ou superior (A 122). Ao utilizar um carto de memria com uma classificao de velocidade inferior, a gravao pode parar inesperadamente. Durante a gravao de filmes, o ngulo de viso (campo de viso) mais pequeno do que ao captar imagens fixas. No possvel utilizar o zoom digital durante a gravao de filmes. Os sons de funcionamento da altura da gravao (o controlo de zoom a ser rodado, a objectiva a aplicar o zoom, a focagem automtica, etc.) podem ser ouvidos ao reproduzir filmes. O efeito smear (A 121) visvel no monitor durante a gravao ser visvel nos dados de imagem guardados. Para reduzir o efeito smear, evite objectos luminosos, tais como o sol, reflexos do sol e luzes elctricas durante a gravao de filmes.

Focagem automtica

Quando o Modo auto focagem no menu de filme est definido como A AF simples (predefinio), a focagem bloqueada quando se pressiona o boto b (filmagem) e a gravao tem incio (A 78). A focagem automtica pode no funcionar da forma esperada em determinadas situaes (A 25). Experimente utilizar os mtodos que se seguem nessas situaes. 1. Antes da gravao, defina o Modo auto focagem como A AF simples (predefinio) no menu de filme. 2. Aponte a cmara a outro motivo que esteja posicionado mesma distncia da cmara que o motivo pretendido, pressione o boto b (filmagem) para iniciar a gravao e, em seguida, aponte a cmara ao motivo pretendido.

Durante a gravao de filmes na cmara

Gravao e reproduo de filmes

Depois de parar a gravao do filme, o filme s se encontra completamente guardado quando for apresentado o ecr de disparo. No abra a tampa do compartimento das pilhas/ranhura do carto de memria se o filme ainda no tiver sido completamente guardado. A remoo do carto de memria ou das pilhas durante a gravao do filme poder provocar a perda de dados do filme ou danificar a cmara ou o carto de memria.

Funes disponveis no modo filme

Quando o modo de disparo est definido como A (automtico) (A 48), as definies actuais do equilbrio de brancos (A 53) e das opes de cor (A 57) so utilizadas durante a gravao de filmes. Quando o modo de disparo est definido como qualquer outro modo diferente de A (automtico), o Equilbrio de brancos definido como Automtico e as Opes de cor so definidas como Cor standard durante a gravao de filmes. Os filmes podem ser gravados a cores mesmo quando o modo de cena est definido como Copiar. A definio de compensao de exposio actual utilizada ao gravar filmes. Se o modo macro for activado antes de se pressionar o boto b (filmagem), possvel gravar filmes de motivos que estejam prximo da cmara. Quando se utiliza o auto-temporizador, a cmara aguarda 10 segundos depois de o boto b (filmagem) ser pressionado e, depois, foca e comea a gravar. O flash no dispara, mesmo que a iluminao seja fraca. Durante a gravao de filmes, a reduo da vibrao electrnica utilizada automaticamente para reduzir os efeitos da vibrao da cmara. Para alterar as definies de Opes de filme, Modo auto focagem ou Reduo do rudo do vento, pressione d antes da gravao para apresentar o separador D (filme) (A 75).

74

Gravar filmes

Menu de filme
O menu de filme inclui as seguintes opes.
D I Y Opes de filme O menu de filme proporciona as opes mostradas abaixo. Modo auto focagem Seleccione o modo de focagem da cmara no modo de filme. Reduo do rudo do vento Reduz os efeitos do rudo do vento ao gravar filmes. A 78 A 78 A 77

Apresentar o menu de filme

Apresente o ecr do modo de disparo e pressione d.


apresentado o menu.

14

Quando utilizar o modo automtico simplificado, o modo de cena ou o modo de retrato inteligente, pressione o multisselector (A 11) J para apresentar os separadores.

Modo de imagem

Gravao e reproduo de filmes

Modo de imagem

Sair

Pressione o multisselector J.
Agora pode seleccionar um separador.

Modo auto. simplificado


Modo de imagem

Sair

Pressione H ou I para seleccionar o separador D.

Filme
Op es de filme Modo auto focagem Redu o do rudo do vento

Sair

75

Gravar filmes

Pressione K ou k.
Agora pode seleccionar um item do menu de filme. Utilize o multisselector para seleccionar e aplicar definies (A 11). Para sair do menu de filme, pressione d ou J e seleccione outro separador.

Filme
Op es de filme Modo auto focagem Redu o do rudo do vento

Sair

Gravao e reproduo de filmes

76

Gravar filmes

D Opes de filme
Apresente o ecr do modo de disparo M Pressione o boto d M D (menu de filme) (A 75) M D Opes de filme

O menu de filme proporciona as opes mostradas abaixo. medida que aumenta a resoluo e a taxa de transferncia de bits, a qualidade de imagem e o tamanho do ficheiro tambm aumentam.
Opo x HD 720p (1280720) (predefinio) Descrio Os filmes com uma proporo de 16:9 so gravados em alta definio. Esta opo adequada reproduo num televisor panormico. Tamanho de imagem: 1280720 pixels Taxa de transferncia de bits dos filmes: 9,0 Mbps So gravados filmes com uma proporo de 4:3. Tamanho de imagem: 640480 pixels Taxa de transferncia de bits dos filmes: 3,0 Mbps So gravados filmes com uma proporo de 4:3. Tamanho de imagem: 320240 pixels Taxa de transferncia de bits dos filmes: 640 kbps

y VGA (640480)

z QVGA (320240)

A taxa de transferncia de bits dos filmes o volume de dados de filme gravados por segundo. Uma vez que foi adoptado um sistema de taxa de transferncia de bits varivel (VBR), a velocidade de gravao dos filmes varia automaticamente em funo do motivo, de forma a que sejam gravados mais dados por segundo no caso dos filmes que contenham motivos que se movimentem com frequncia, aumentando, dessa forma, o tamanho do ficheiro de filme. A velocidade de disparo de aproximadamente 30 imagens por segundo em qualquer uma das opes.

Gravao e reproduo de filmes

Opes de filme e durao mxima do filme


Opo Memria interna (aprox. 43 MB) 34 seg. 1 min. 34 seg. 4 min. 26 seg. Carto de memria (4 GB)* 50 min. 2 h 30 min. 10 h

x HD 720p (1280720) (predefinio) y VGA (640480) z QVGA (320240)

Todos os valores so aproximados. O tempo mximo de gravao varia consoante o tipo de carto de memria utilizado, a taxa de transferncia de bits dos filmes gravados, etc. * O tempo mximo de gravao para cada filme de 29 minutos. Mesmo se o carto de memria tiver capacidade para gravar mais de 29 minutos, a cmara no apresenta mais de 29 minutos como o tempo disponvel de gravao.

Mais informaes

Consulte "Nomes dos ficheiros e pastas de imagem" (A 123) para obter mais informaes.

77

Gravar filmes

I Modo auto focagem


Apresente o ecr do modo de disparo M Pressione o boto d M D (menu de filme) (A 75) M I Modo auto focagem

Seleccione o modo de focagem da cmara no modo de filme.


Definio A AF simples (predefinio) B AF permanente Descrio A focagem bloqueada quando o boto b (filmagem) pressionado. A cmara foca continuamente durante a gravao. Para evitar que o som da cmara a focar interfira na gravao, recomenda-se a utilizao da opo AF simples.

Y Reduo do rudo do vento


Apresente o ecr do modo de disparo M Pressione o boto d M D (menu de filme) (A 75) M Y Reduo do rudo do vento

Reduz os efeitos do rudo do vento ao gravar filmes. O cone correspondente definio actual apresentado no monitor durante o disparo (A 8). Quando a definio Desligado, no apresentado qualquer cone.
Definio Descrio O som da cmara a focar pode ouvir-se nos filmes gravados. Seleccione esta definio quando gravar filmes em locais onde haja vento forte. A utilizao desta definio pode dificultar a audio de outros sons durante a reproduo. Desactiva a Reduo do rudo do vento.

Gravao e reproduo de filmes

Ligado

Desligado (predefinio)

78

Reproduo de filmes
No modo de reproduo de imagem completa (A 26), os filmes podem ser identificados atravs do cone das opes de filme (A 77). Para reproduzir um filme, apresente-o no modo de reproduo de imagem completa e pressione k. Utilize o controlo de zoom g (i)/f (h) durante a reproduo para ajustar o volume. Os controlos de reproduo so apresentados na parte superior do monitor. Pressione o multisselector J ou K para seleccionar um controlo e, em seguida, pressione k para efectuar a operao seleccionada. Esto disponveis as seguintes operaes.
2010/05/15 15:30 0010.MOV

10s

Pausa

4s

Durante a reproduo Para Rebobinar Avanar Utilizar K L Descrio

Indicador de volume

Rebobine o filme. A reproduo recomea quando soltar k. Avance o filme. A reproduo recomea quando soltar k.
Gravao e reproduo de filmes

Pausa

Faa uma pausa na reproduo. possvel efectuar as seguintes operaes enquanto a reproduo estiver em pausa. Retroceda uma imagem no filme. O retrocesso continua M enquanto pressionar k. Avance uma imagem no filme. O avano continua N enquanto k for pressionado. P Retome a reproduo.

Terminar

Termine a reproduo e volte ao modo de reproduo de imagem completa.

Eliminar filmes
Pressione l quando apresentado no modo de reproduo de imagem completa (A 26), ou quando seleccionado no modo de reproduo de miniaturas (A 60). apresentado um dilogo de confirmao. Seleccione Sim e pressione k para eliminar o filme ou seleccione No e pressione k para voltar apresentao de reproduo normal sem eliminar o filme.
Apagar 1 imagem?

Sim No

Nota sobre a reproduo de filmes

S possvel reproduzir filmes gravados com a COOLPIX L110.

79

Ligar a televisores, computadores e impressoras

Ligar a um televisor
Ligue a cmara a um televisor para reproduzir imagens no mesmo. Se possuir um televisor compatvel com HDMI, pode usufruir da reproduo de imagens com qualidade de alta definio ligando a cmara ao televisor atravs de um cabo HDMI (disponvel em separado noutros fornecedores).

1
Ligar a televisores, computadores e impressoras

Desligue a cmara.

Ligue a cmara ao televisor utilizando o cabo de udio e vdeo fornecido.


Quando utilizar o cabo de udio/vdeo fornecido (cabo AV) Ligue a ficha amarela entrada de vdeo no televisor e a ficha branca entrada de udio.

Amarela

Branca

Quando utilizar um cabo HDMI (disponvel em separado noutros fornecedores) Ligue o cabo HDMI entrada HDMI no televisor.

Mini-conector HDMI (Tipo C)

Para a entrada HDMI

80

Ligar a um televisor

3 4

Sintonize o televisor no canal de vdeo.


Consulte a documentao fornecida com o televisor para mais informaes.

Mantenha c pressionado para ligar a cmara.


A cmara entra no modo de reproduo e as imagens captadas so apresentadas no televisor. Enquanto a cmara estiver ligada ao televisor, o monitor da cmara permanece desligado.
Ligar a televisores, computadores e impressoras

Notas sobre a ligao HDMI

No fornecido nenhum cabo HDMI. Adquira um cabo HDMI. A sada HDMI da cmara utiliza um mini-conector HDMI (tipo C). Ao comprar um cabo HDMI, confirme se uma das extremidades do cabo possui um conector HDMI de mini-pinos. Para reproduzir imagens e filmes em alta definio num televisor compatvel com HDMI, recomendamos a captura de imagens fixas com o Modo de imagem (A 51) definido como M 20481536 ou superior e a gravao de filmes com as Opes de filme (A 77) definidas como HD720p (1280720) ou superior.

Ligar o cabo de udio/vdeo

Ao ligar o cabo AV, certifique-se de que o conector da cmara est correctamente orientado. No exera demasiada fora ao ligar o cabo AV cmara. Ao desligar o cabo AV, no puxe o conector na diagonal. No ligue um cabo de udio/vdeo e um cabo HDMI em simultneo cmara. No ligue um cabo USB e um cabo HDMI em simultneo cmara.

Modo de vdeo

Certifique-se de que a definio do modo de vdeo da cmara est em conformidade com a norma utilizada pelo televisor. A definio do modo de vdeo uma opo definida no menu Configurao (A 93) Definies de TV (A 110).

81

Ligar a um computador
Utilize o cabo USB includo para ligar a cmara a um computador e copie (transfira) fotografias para um computador com o software Nikon Transfer includo.

Antes de ligar a cmara


Instale o software
Antes de ligar a cmara ao computador, deve instalar o software, incluindo o Nikon Transfer, o ViewNX, para visualizar as fotografias transferidas, e o Panorama Maker, para criar fotografias panormicas, a partir do CD do Software Suite fornecido. Para obter mais informaes sobre como instalar o software, consulte o Guia de incio rpido.
Ligar a televisores, computadores e impressoras

Sistemas operativos compatveis


Windows Windows 7 (edies Home Basic/Home Premium/Professional/Enterprise/ Ultimate) Windows Vista Service Pack 2 (edies Home Basic/Home Premium/Business/ Enterprise/Ultimate) Verses do Windows XP Service Pack 3 de 32 bits (Home Edition/Professional) Macintosh Mac OS X (verso 10.4.11, 10.5.8, 10.6) Para obter informaes sobre os requisitos para a reproduo de filmes de alta definio e Full-HD, consulte as informaes de ajuda do ViewNX [System Requirements (Requisitos do sistema)>H.264 High-Definition (HD) movie playback (Reproduo de filmes de alta definio (HD))] (A 86). Consulte o website da Nikon para obter as informaes mais recentes sobre compatibilidade com sistemas operativos.

Nota sobre a fonte de alimentao

82

Ao ligar a cmara a um computador, utilize pilhas totalmente carregadas, para evitar que a cmara se desligue inesperadamente. Se utilizar o adaptador CA EH-67 (A 122) (disponvel em separado), a COOLPIX L110 pode ser alimentada a partir de uma tomada elctrica. No utilize outra marca ou modelo de adaptador CA, dado que tal poder provocar o sobreaquecimento ou avaria da cmara.

Ligar a um computador

Transferir fotografias de uma cmara para um computador

1 2 3

Ligue o computador onde instalou o Nikon Transfer. Certifique-se de que a cmara est desligada. Ligue a cmara ao computador utilizando o cabo USB includo.
Ligar a televisores, computadores e impressoras

Ligue a cmara.
A luz de activao acende-se. O monitor da cmara permanece desligado.

Ligar o cabo USB

Certifique-se de que os conectores esto com a orientao correcta. No tente inserir os conectores na diagonal nem exera fora ao ligar ou desligar o cabo USB. A ligao poder no ser reconhecida se a cmara for ligada ao computador atravs de um concentrador USB.

83

Ligar a um computador

Inicie o Nikon Transfer instalado no computador.


Windows 7 Quando o ecr Devices and Printers (Dispositivos e impressoras) K L110 for apresentado, clique em Change program (Alterar programa) sob Import pictures and videos (Importar imagens e vdeos). Seleccione Copy pictures to a folder on my computer (Copiar imagens para uma pasta no computador) no dilogo Change program (Alterar programa) e clique em OK. Clique duas vezes em Copy pictures to a folder on my computer (Copiar imagens para uma pasta no computador) no ecr Devices and Printers (Dispositivos e impressoras) K L110. Windows Vista Quando o dilogo de AutoPlay (execuo automtica) for apresentado, clique em Copy pictures to a folder on my computer using Nikon Transfer (Copiar imagens para uma pasta no computador usando o Nikon Transfer). Windows XP Quando a caixa de dilogo de seleco da aco for apresentada, seleccione Nikon Transfer Copy pictures to a folder on my computer (Nikon Transfer Copiar imagens para uma pasta no computador) e clique em OK. Mac OS X O Nikon Transfer ser iniciado automaticamente quando a cmara for ligada ao computador se Yes (Sim) tiver sido seleccionado na caixa de dilogo da definio de Auto-Launch (execuo automtica) quando instalou inicialmente o Nikon Transfer. Se existir um grande nmero de imagens no carto de memria, o Nikon Transfer poder demorar algum tempo a iniciar.

Ligar a televisores, computadores e impressoras

Confirme se o dispositivo de origem apresentado no painel Source (Fonte) das opes de transferncia e clique em Start Transfer (Iniciar transferncia).

Source devide (Dispositivo de origem) Boto Start Transfer (Iniciar transferncia) Com a predefinio do Nikon Transfer, todas as fotografias so transferidas para o computador.

84

Ligar a um computador
Com as predefinies do Nikon Transfer, o ViewNX automaticamente iniciado quando a transferncia estiver concluda, sendo possvel visualizar as fotografias transferidas.

Ligar a televisores, computadores e impressoras

Para obter mais informaes acerca da utilizao do Nikon Transfer ou do ViewNX, consulte as informaes de ajuda do Nikon Transfer ou do ViewNX (A 86).

Desligar a cmara
A Nikon recomenda a utilizao de pilhas totalmente carregadas para evitar que a cmara se desligue inesperadamente.

Utilizar um leitor de cartes

As fotografias armazenadas no carto de memria inserido num leitor de cartes ou num dispositivo semelhante tambm podem ser transferidas para o computador utilizando o Nikon Transfer. Se o carto de memria possuir uma capacidade superior a 2 GB ou for compatvel com SDHC, o leitor de cartes ou dispositivo equivalente dever suportar estas especificaes do carto de memria. Introduza um carto de memria no leitor de cartes ou num dispositivo semelhante e consulte os passos 5 e 6 (A 84) para transferir fotografias. Para transferir fotografias guardadas na memria interna da cmara para o computador, necessrio copiar primeiro as fotografias para um carto de memria, utilizando a cmara (A 116).

Iniciar manualmente o Nikon Transfer ou o ViewNX

Windows Seleccione o menu Start (Iniciar)>All Programs (Todos os programas)>Nikon Transfer> Nikon Transfer [ou All Programs (Todos os programas)>ViewNX>ViewNX]. Clicar duas vezes no cone de atalho do Nikon Transfer ou do ViewNX no ambiente de trabalho tambm inicia o Nikon Transfer ou o ViewNX. Macintosh Abra Applications (Aplicaes) e clique duas vezes em Nikon Software (Software Nikon)>Nikon Transfer>Nikon Transfer [ou Nikon Software (Software Nikon)>ViewNX>ViewNX]. Clicar no cone do Nikon Transfer ou do ViewNX na barra Dock tambm inicia o Nikon Transfer ou o ViewNX.

85

Ligar a um computador

Visualizar as informaes de ajuda do Nikon Transfer e do ViewNX

Para obter mais informaes sobre o Nikon Transfer ou o ViewNX, inicie o Nikon Transfer ou o ViewNX e seleccione Nikon Transfer Help (Ajuda do Nikon Transfer) ou ViewNX Help (Ajuda do ViewNX) no menu Help (Ajuda).

Ligar a televisores, computadores e impressoras

Criao de panormicas com o Panorama Maker

Utilize uma srie de fotografias tiradas no modo de cena Panorama assist (Assist. de panormicas) (A 41) para criar uma fotografia panormica com o Panorama Maker. Pode instalar o Panorama Maker num computador utilizando o CD do Software Suite fornecido. Quando a instalao estiver concluda, siga o procedimento descrito abaixo para iniciar o Panorama Maker. Windows Seleccione o menu Start (Iniciar)>All Programs (Todos os programas)>ArcSoft Panorama Maker 5>Panorama Maker 5. Macintosh Abra as Applications (Aplicaes) e faa duplo clique no cone Panorama Maker 5. Para obter mais informaes sobre como utilizar o Panorama Maker, consulte as instrues no ecr e as informaes de ajuda do Panorama Maker.

Nomes dos ficheiros e pastas de imagem

Consulte Nomes dos ficheiros e pastas de imagem (A 123) para obter mais informaes.

86

Ligar a uma impressora


Os utilizadores de impressoras compatveis com PictBridge (A 136) podem ligar a cmara directamente impressora e imprimir imagens sem recorrer a um computador.
Tirar fotografias Seleccionar imagens para impresso utilizando a opo Definio de impresso (A 64) Ligar impressora (A 88)
Ligar a televisores, computadores e impressoras

Imprimir uma imagem de cada vez (A 89)

Imprimir vrias imagens (A 90)

Desligar a cmara e o cabo USB

Nota sobre a fonte de alimentao

Ao ligar a cmara a uma impressora, utilize pilhas com carga adequada para alimentar a cmara, para evitar que a cmara se desligue inesperadamente. Para ligar a cmara de forma contnua por um perodo prolongado, utilize um adaptador CA EH-67 (disponvel em separado) (A 122). No utilize um adaptador CA de outra marca ou modelo, em circunstncia alguma. A no observao desta precauo poder provocar sobreaquecimento ou danos na cmara.

Imprimir imagens

Alm de poder imprimir imagens transferidas para um computador a partir da impressora pessoal e imprimir atravs de ligao directa da cmara impressora, esto tambm disponveis as seguintes opes para imprimir imagens: Inserir um carto de memria numa ranhura de carto de impressora compatvel com DPOF. Levar o carto de memria a um laboratrio de fotografia digital. Para imprimir atravs destes mtodos, pode especificar as imagens e o nmero de impresses de cada imagem utilizando o menu Definio de impresso no menu de reproduo (A 64).

87

Ligar a uma impressora

Ligar a cmara e a impressora

1
Ligar a televisores, computadores e impressoras

Desligue a cmara.

2 3

Ligue a impressora.
Verifique as definies da impressora.

Ligue a cmara impressora utilizando o cabo USB fornecido.

Ligue a cmara.
Quando estiver ligada da forma correcta, o ecr de arranque do PictBridge (1) apresentado no monitor da cmara. Em seguida, apresentado o ecr Imprimir a seleco (2).

Imprimir a selec o

15/05 2010 NO. 12 [ 12]

B
88

Ligar o cabo USB

Ao ligar o cabo USB, certifique-se de que os conectores esto correctamente orientados. No exera demasiada fora ao ligar o cabo USB. Ao desligar o cabo USB, no puxe o conector na diagonal.

Ligar a uma impressora

Imprimir uma imagem de cada vez


Depois de ligar correctamente a cmara impressora (A 88), imprima as imagens seguindo o procedimento descrito abaixo.

Utilize o multisselector para seleccionar a imagem pretendida e pressione k.


Rode o controlo de zoom para f (h) para mostrar 12 miniaturas e para g (i) para voltar reproduo de imagem completa.

Imprimir a selec o

15/05 2010 NO. 12 [ 12]

Ligar a televisores, computadores e impressoras

Seleccione Cpias e pressione k.

PictBridge
Iniciar impress o Cpias Tamanho do papel

Sair

Seleccione o nmero de cpias (at nove) e pressione k.

Cpias

Sair

Seleccione o Tamanho do papel e pressione k.

PictBridge
Iniciar impress o Cpias Tamanho do papel

Sair

Seleccione o tamanho de papel pretendido e pressione k.


Para especificar o tamanho do papel utilizando as definies da impressora, seleccione Predefinio no menu do tamanho de papel.

Tamanho do papel
Predefini o 3,5"5" 5"7" Postal 100150 mm 4"6" Sair

89

Ligar a uma impressora

Seleccione Iniciar impresso e pressione k.

PictBridge
Iniciar impress o Cpias Tamanho do papel

Sair

Ligar a televisores, computadores e impressoras

A impresso iniciada.
O monitor volta apresentao mostrada no passo 1 quando a impresso estiver concluda. Para cancelar antes da impresso de todas as cpias, pressione k.
A imprimir

002 / 004

Cancelar

Impresso actual/nmero total de impresses

Imprimir vrias imagens


Depois de ligar correctamente a cmara impressora (A 88), imprima as imagens seguindo o procedimento descrito abaixo.

Quando o ecr Imprimir a seleco for apresentado, pressione d.


apresentado o Menu de impresso.

Utilize o multisselector para seleccionar o Tamanho do papel e pressione k.


Pressione d para sair do menu de impresso.

Menu de impress o
Imprimir a selec o Imprimir todas as imagens Impress o DPOF Tamanho do papel

Sair

Seleccione o tamanho de papel pretendido e pressione k.


Para especificar o tamanho do papel utilizando as definies da impressora, seleccione Predefinio no menu do tamanho de papel.

Tamanho do papel
Predefini o 3,5"5" 5"7" Postal 100150 mm 4"6" Sair

90

Ligar a uma impressora

Seleccione Imprimir a seleco, Imprimir todas as imagens ou Impresso DPOF e pressione k.

Menu de impress o
Imprimir a selec o Imprimir todas as imagens Impress o DPOF Tamanho do papel

Sair

Ligar a televisores, computadores e impressoras

Imprimir a seleco Seleccione as imagens (at 99) e o nmero de cpias (at nove) de cada. Pressione o multisselector J ou K para seleccionar as imagens e pressione H ou I para definir o nmero de cpias de cada uma. possvel identificar as imagens seleccionadas para impresso atravs da marca de confirmao (y) e do numeral que indica o nmero de cpias a imprimir. As imagens cujo nmero de cpias no tenha sido especificado no sero impressas. Rode o controlo de zoom para g (i) para apresentar a reproduo de imagem completa e f (h) para voltar s 12 miniaturas. Pressione k quando a definio estiver concluda. apresentado o menu mostrado direita. Para imprimir, seleccione Iniciar impresso e pressione k. Seleccione Cancelar e pressione k para voltar ao menu de impresso.
Imprimir a selec o Imprimir a selec o

10

Atrs

0 1 0 impress es
Iniciar impress o Cancelar Sair

Imprimir todas as imagens Todas as imagens guardadas na memria interna ou no carto de memria so impressas, uma de cada vez. apresentado o menu mostrado direita. Para Imprimir todas as imagens imprimir, seleccione Iniciar impresso e pressione k. Seleccione Cancelar e pressione 0 1 2 impress es k para voltar ao menu de impresso.
Iniciar impress o Cancelar Sair

91

Ligar a uma impressora


Impresso DPOF Imprima as imagens para as quais foi criada uma ordem de impresso em Definio de impresso (A 64). apresentado o menu mostrado direita. Para imprimir, seleccione Iniciar impresso e pressione k. Seleccione Cancelar e pressione k para voltar ao menu de impresso. Para visualizar a ordem de impresso actual, seleccione Ver imagens e pressione k. Para imprimir as imagens, pressione k novamente.
Impress o DPOF

0 1 0 impress es
Iniciar impress o Ver imagens Cancelar Sair

Ligar a televisores, computadores e impressoras

Ver imagens

10

Atrs

A impresso iniciada.
O monitor volta apresentao do menu de impresso (passo 2) quando a impresso estiver concluda. Para cancelar antes da impresso de todas as cpias, pressione k.
A imprimir

002 / 010

Cancelar

Impresso actual/nmero total de impresses

Tamanho do papel

92

A cmara suporta os seguintes tamanhos de papel: Predefinio (tamanho de papel predefinido para a impressora actual), 3,5" 5", 5" 7", 100 150 mm, 4" 6", 8" 10 ", Carta, A3 e A4. Apenas sero apresentados os tamanhos suportados pela impressora actual. Para especificar o tamanho do papel utilizando as definies da impressora, seleccione Predefinio no menu do tamanho de papel.

Configurao bsica da cmara

Menu de configurao
O menu de configurao inclui as seguintes opes.
a c d e f g U Menus Seleccione o modo de apresentao dos menus. Ecr de boas-vindas Especifique o ecr de boas-vindas apresentado ao ligar a cmara. Data Definies do monitor Impresso da data Imprima a data nas imagens. Reduo da vibrao Deteco movimento A 104
Configurao bsica da cmara

A 96 A 97 A 98 A 101 A 103

Defina o relgio da cmara e seleccione o fuso horrio local e de destino. Ajuste as definies de informaes das fotografias, reviso de imagens e luminosidade.

Especifique a definio de reduo da vibrao para captar imagens fixas. A 105 Especifique se a deteco de movimento utilizada ou no para reduzir os efeitos do movimento do motivo e da vibrao da cmara ao captar imagens fixas. h i k l/m n H d Auxiliar de AF Active ou desactive o iluminador auxiliar de AF. Definies do som Especifique as definies do som. Auto-desligado Formatar memria/Formatar carto Formate a memria interna ou o carto de memria. Idioma/Language Seleccione o idioma utilizado na apresentao do monitor da cmara. Definies de TV Ajuste as definies para fazer a ligao a um televisor. Olhos fechados A 111 Defina se detecta ou no motivos humanos com os olhos fechados ao tirar fotografias utilizando a deteco de rostos. p s Repor tudo Reponha as definies da cmara nos valores predefinidos. Tipo de bateria Seleccione o tipo de pilhas utilizadas. A 114 A 112 A 110 A 110 A 108 A 109 Defina o perodo de tempo at a cmara entrar no modo de espera para poupar energia. A 107 A 106

93

Menu de configurao
d f h r Proteger Proteja as imagens seleccionadas contra a eliminao acidental. Rodar imagem Altere a orientao de uma imagem. Copiar Copie ficheiros entre o carto de memria e a memria interna. Verso de firmware Apresente a verso de firmware da cmara. A 117 A 116 A 115 A 114

Apresentar o menu de configurao

1
Configurao bsica da cmara

Pressione d.
apresentado o menu.

Quando utilizar o modo automtico simplificado, o modo de cena ou o modo de retrato inteligente, pressione o multisselector (A 11) J para apresentar os separadores.

Modo de imagem
Modo de imagem

Sair

Pressione o multisselector J.
Agora pode seleccionar um separador.

Modo auto. simplificado


Modo de imagem

Sair

Pressione H ou I para seleccionar o separador z.

Configura o
Menus Ecr de boas-vindas Data Defini es do monitor Impress o da data Redu o da vibra o Sair

94

Menu de configurao

Pressione K ou k.
Agora pode seleccionar um item do menu de configurao. Utilize o multisselector para seleccionar e aplicar definies (A 11). Para sair do menu de configurao, pressione d ou J e seleccione outro separador.

Configura o
Menus Ecr de boas-vindas Data Defini es do monitor Impress o da data Redu o da vibra o
Sair

95

Configurao bsica da cmara

Menu de configurao

a Menus
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M a Menus

Seleccione o modo de apresentao dos menus.


w Texto (predefinio) Os menus so apresentados em formato de lista.
Configura o
Menus Ecr de boas-vindas Data Defini es do monitor Impress o da data Redu o da vibra o
Sair

cones Todos os itens de menu podem ser apresentados numa nica pgina. Nomes dos menus
Menus

Configurao bsica da cmara

Sair

96

Menu de configurao

c Ecr de boas-vindas
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M c Ecr de boas-vindas

Especifique o ecr de boas-vindas apresentado ao ligar a cmara.


Desactivado (predefinio) O ecr de boas-vindas no apresentado ao ligar a cmara; apresentado o ecr do modo de disparo ou do modo de reproduo. COOLPIX O ecr de boas-vindas apresentado ao ligar a cmara; em seguida, apresentado o ecr do modo de disparo ou do modo de reproduo. Seleccionar imagem Uma imagem captada com esta cmara utilizada como ecr de boas-vindas. Quando for apresentado o ecr de seleco de imagens (A 68), seleccione a imagem pretendida e pressione k para registar a imagem como ecr de boasvindas. Como a imagem seleccionada est guardada na cmara, a imagem aparece no ecr de boas-vindas, mesmo que a imagem original seja eliminada. As imagens captadas com uma definio de Modo de imagem (A 51) de o 39682232 ou m 19201080 e as cpias de imagens criadas utilizando a funo de imagem pequena (A 71) ou de recorte (A 72) que tenham um tamanho igual ou inferior a 320240 no podem ser seleccionadas.
Configurao bsica da cmara

97

Menu de configurao

d Data
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M d Data

Acerte o relgio da cmara.


Data Acerte a data e a hora actuais no relgio da cmara. Utilize o multisselector para acertar a data e a hora. Marcar um item (dia, ms, ano, hora, minuto e a ordem pela qual pretende apresentar o dia, o ms e o ano): pressione J ou K. Editar o item marcado: pressione H ou I. Concluir a definio: aps seleccionar a ordem pela qual pretende apresentar o dia, o ms e o ano, pressione k (A 11). Hora Local
Configurao bsica da cmara

Defina o fuso horrio local (w) (regio) ou a hora de Vero. Ao seleccionar o fuso horrio de destino (x), a diferena horria (A 100) automaticamente calculada e a data e a hora da regio seleccionada so guardadas. Esta funo pode ser til em viagem.

Definir o fuso horrio de destino

Utilize o multisselector para seleccionar Hora Local e pressione k.


apresentado o menu de fuso horrio.

Data

15/05/2010
Data Hora Local Sair

15:30

Seleccione x Destino de viagem e pressione k.


A data e a hora apresentadas no monitor so alteradas de acordo com a regio seleccionada actualmente.

Hora Local

15/05/2010 15:30 London, Casablanca


Fuso horrio local Destino de viagem
Sair

98

Menu de configurao

Pressione K.
apresentado o menu de fuso horrio da nova cidade.

Hora Local

15/05/2010 15:30 London, Casablanca


Fuso horrio local Destino de viagem
Sair

Pressione J ou K para seleccionar o fuso horrio de destino (nome da cidade).


Para utilizar a cmara numa regio onde a hora de Vero esteja em vigor, pressione H para apresentar a marca W na parte superior do monitor e definir a hora de Vero. Quando a hora de Vero entra em vigor, o relgio avana automaticamente uma hora. Para desactivar a definio da hora de Vero, pressione I. Pressione k para introduzir o destino de viagem.

10:30 EDT: New York Toronto Lima

-05:00

Atrs

Configurao bsica da cmara

Enquanto o fuso horrio de destino estiver seleccionado, ser apresentado o cone Z no monitor quando a cmara estiver no modo de disparo.

Bateria do relgio

O relgio da cmara alimentado por uma bateria de relgio que independente das pilhas que alimentam a cmara. A bateria do relgio carregada quando coloca as pilhas principais ou quando liga um adaptador CA, podendo fornecer alimentao suplementar ao longo de diversos dias, com um carregamento de aproximadamente 10 horas.

w (Fuso horrio local)

Para mudar para o fuso horrio local, seleccione w Home (Local) no passo 2 e pressione k. Para alterar o fuso horrio local, seleccione w Home (Local) no passo 2 e execute os passos 3 e 4 para definir o fuso horrio local.

C D

Hora de Vero

Quando a hora de Vero iniciar ou terminar, active ou desactive a opo de hora de Vero utilizando a apresentao do fuso horrio local no passo 4.

Imprimir a data nas fotografias

Depois de acertar a data e a hora, defina Impresso da data (A 103) no menu de configurao. Assim que a Impresso da data estiver definida, possvel imprimir a data e a hora de disparo nos dados da imagem ao tirar fotografias.

99

Menu de configurao

Fusos horrios

A cmara suporta os fusos horrios listados abaixo. Para fusos horrios diferentes, no apresentados abaixo, acerte manualmente o relgio da cmara com a hora local, utilizando a opo Data no menu de configurao. UTC +/-11 -10 -9 -8 -7 -6 -5 -4,5 -4 -3 -2 -1 0 Configurao bsica da cmara Fuso horrio Midway, Samoa Hawaii, Tahiti Alaska, Anchorage PST (PDT): Los Angeles, Seattle, Vancouver MST (MDT): Denver, Phoenix, La Paz CST (CDT): Chicago, Houston, Mexico City EST (EDT): New York, Toronto, Lima Caracas Manaus Buenos Aires, Sao Paulo Fernando de Noronha Azores London, Casablanca UTC +/+1 +2 +3 +4 +5 +5,5 +6 +7 +8 +9 +10 +11 +12 Fuso horrio Madrid, Paris, Berlin Athens, Helsinki, Ankara Moscow, Nairobi, Riyadh, Kuwait, Manama Abu Dhabi, Dubai Islamabad, Karachi New Delhi Colombo, Dhaka Bangkok, Jakarta Beijing, Hong Kong, Singapore Tokyo, Seoul Sydney, Guam New Caledonia Auckland, Fiji

100

Menu de configurao

e Definies do monitor
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M e Definies do monitor

Esto disponveis as seguintes definies.


Info Foto Seleccione as informaes apresentadas no monitor no modo de disparo e de reproduo. (A 102) Reviso de imagens Ligado (predefinio): as imagens so automaticamente apresentadas durante breves instantes imediatamente a seguir a serem captadas. Desligado: as imagens no so apresentadas a seguir a serem captadas. Luminosidade Seleccione entre cinco definies de luminosidade do monitor. A predefinio 3.
Configurao bsica da cmara

101

Menu de configurao

Info Foto
Seleccione se as informaes da fotografia devem ou no ser apresentadas. Consulte "Monitor" (A 8, 9) para obter informaes acerca dos indicadores do monitor.
Modo de disparo Modo de reproduo
15/05/2010 12:00 0004.JPG

Mostrar info
14
4 4

Info auto (predefinio)

So apresentadas as mesmas informaes que em Mostrar info. Se decorrerem alguns segundos sem efectuar quaisquer operaes, a apresentao ser igual de Ocultar Info. As informaes so novamente apresentadas quando for realizada uma operao.

102

Configurao bsica da cmara

Ocultar Info

15/05/2010 12:00 0004.JPG

14

Grelha de enquadr.

Nos modos de disparo seguidamente indicados, apresentada uma grelha de enquadramento para ajudar a enquadrar as fotografias, para alm das informaes apresentadas em Info auto. G (Automtico simplificado) A (Automtico) Nos outros modos de disparo, so apresentadas as mesmas informaes que em Info auto.

So apresentadas as mesmas informaes que em Info auto.

Menu de configurao

f Impresso da data
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M f Impresso da data

A data e a hora de disparo podem ser impressas nas imagens na altura do disparo. Estas informaes podem ser impressas mesmo a partir de impressoras que no suportem a impresso da data e da hora (A 65).
15.05.2010

Desligado (predefinio) A data e a hora no so impressas nas imagens. f S Data A data de disparo impressa nas imagens. Data e hora A data e a hora de disparo so impressas nas imagens.
Configurao bsica da cmara

Nas definies diferentes de Desligado, o cone correspondente definio actual apresentado no monitor (A 8).

Impresso da data

As datas impressas passam a fazer permanentemente parte dos dados da imagem e no podem ser eliminadas. A impresso da data desactivada nas seguintes situaes. - Quando se utiliza os modos de cena Museu ou Assist. de panormicas. - Quando se utiliza o modo de desporto contnuo. - Quando Contnuo (A 55) est definido como Contnuo ou BSS. - Durante a gravao de filmes. As datas impressas com uma definio de Modo de imagem (A 51) de O 640480 podero ser de difcil leitura. Seleccione N 1024768 ou superior quando utilizar a opo de impresso da data. A data guardada utilizando o formato seleccionado no item Data do menu de configurao (A 16, 98).

Impresso da data e definio de impresso

Quando imprimir imagens a partir de impressoras compatveis com DPOF que possam imprimir a data e as informaes da fotografia, pode usar Definio de impresso (A 64) e imprimir a data de disparo e informaes da fotografia nas imagens. Neste caso, no necessrio imprimir previamente a data e a hora nas imagens atravs da Impresso da data.

103

Menu de configurao

g Reduo da vibrao
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M g Reduo da vibrao

Especifique a definio de reduo da vibrao para captar imagens fixas. A reduo da vibrao corrige de forma eficaz o efeito tremido que ocorre frequentemente ao fotografar com aplicao do zoom ou com velocidades lentas do obturador. Defina a reduo da vibrao como Desligado quando utilizar um trip para estabilizar a cmara durante o disparo.
V Ligado (hbrido) A reduo da vibrao por tecla de sensor de imagem reduz os efeitos da vibrao da cmara. Alm disso, a reduo da vibrao electrnica utilizada para processar imagens e eliminar os efeitos da vibrao da cmara nas situaes que se seguem. Quando o flash no funciona. Quando utilizada uma velocidade do obturador inferior a 1/60 segundos. Quando a funo Auto-temporizador est desactivada. Quando Contnuo est definido como Simples. Quando a sensibilidade ISO definida igual ou inferior a 200. g Ligado (predefinio) A reduo da vibrao por tecla de sensor de imagem reduz os efeitos da vibrao da cmara. Desligado A reduo da vibrao no utilizada.

104

Configurao bsica da cmara

possvel confirmar a definio da reduo da vibrao no monitor durante o disparo (A 8, 21) (quando definida como Desligado, no apresentado nenhum cone).

Nota sobre a reduo da vibrao

A reduo da vibrao pode demorar alguns segundos a activar depois de ligar a cmara ou de a cmara entrar no modo de disparo a partir do modo de reproduo. Aguarde at o ecr estabilizar antes de disparar. Devido s especificidades da funo de reduo da vibrao, as imagens mostradas no monitor da cmara imediatamente aps o disparo podem ter um aspecto tremido. A reduo da vibrao pode no conseguir eliminar completamente os efeitos da vibrao da cmara em algumas situaes. Quando definida como Ligado (hbrido), a reduo da vibrao electrnica pode no reduzir os efeitos da vibrao da cmara se a quantidade de vibrao for muito reduzida ou muito elevada. Quando definida como Ligado (hbrido), a reduo da vibrao electrnica no funciona se a velocidade do obturador for rpida ou muito lenta. Quando definida como Ligado (hbrido), a cmara dispara automaticamente o obturador duas vezes para cada fotografia e processa a imagem, pelo que demora mais tempo a guardar as imagens captadas. O Som do obturador (A 107) s ouvido uma vez. S guardada uma imagem.

Utilizar a reduo da vibrao com filmes

Durante a gravao de filmes, a reduo da vibrao electrnica utilizada automaticamente para reduzir os efeitos da vibrao da cmara.

Menu de configurao

U Deteco movimento
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M U Deteco movimento

Especifique se a deteco de movimento utilizada ou no para reduzir os efeitos do movimento do motivo e da vibrao da cmara ao tirar fotografias.
U Automtico (predefinio) Quando a cmara detecta movimento do motivo ou vibrao da cmara, a sensibilidade ISO e a velocidade do obturador so automaticamente aumentadas para reduzir o efeito tremido. Tenha em ateno que a deteco de movimento no se encontra activa nas situaes seguintes: Quando o flash est definido como X (flash de enchimento). Quando a opo Sensibilidade ISO (A 56) estiver fixada num valor especfico no modo A (automtico). Quando se utiliza o Multidisparo 16 (A 55). Nos seguintes modos de cena: Retrato nocturno (A 37), Crepsculo/ Madrugada (A 38), Paisagem nocturna (A 39), Museu (A 40), Luz de fundo (A 41). Quando se utiliza o modo de desporto contnuo (A 46). Desligado A deteco de movimento no est activada.

Configurao bsica da cmara

possvel confirmar a definio da deteco de movimento no monitor durante o disparo (A 21). Quando a cmara detecta vibrao e aumenta a velocidade do obturador, o indicador de deteco de movimento fica verde. Quando a definio Desligado, no apresentado qualquer cone.

Notas sobre a deteco de movimento

Dependendo das condies fotogrficas, o efeito tremido causado pela vibrao da cmara ou por movimentos do motivo poder no ser eliminado. A deteco de movimento pode no funcionar se o motivo apresentar movimento significativo ou estiver demasiado escuro. As imagens captadas podem ficar granuladas.

105

Menu de configurao

h Auxiliar de AF
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M h Auxiliar de AF

Especifique se o iluminador auxiliar de AF dever ou no ser utilizado para ajudar a cmara na focagem quando o motivo est pouco iluminado.
Automtico (predefinio) O iluminador auxiliar de AF ser utilizado para auxiliar a operao de focagem quando o motivo estiver pouco iluminado. O iluminador tem um alcance de cerca de 4,0 m na posio de grande angular mxima e de 3,0 m na posio telescpica mxima. No entanto, a iluminao auxiliar de AF no se acende em determinados modos de cena mesmo que Automtico esteja seleccionado (A 36-40). Desligado Desactive esta funo. A cmara poder no conseguir efectuar a focagem se a iluminao for fraca.
Configurao bsica da cmara

106

Menu de configurao

i Definies do som
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M i Definies do som

Especifique as definies do som.


Som de boto Defina o som de boto como Ligado ou Desligado. Quando a opo Ligado (predefinio) estiver seleccionada, emitido um sinal sonoro uma vez quando as operaes tiverem sido concludas com xito, duas vezes quando a focagem tiver sido bloqueada e trs vezes se for detectado um erro, sendo tambm emitido o som de arranque ao ligar a cmara. Som do obturador Seleccione o som do obturador entre Ligado (predefinio) ou Desligado. Tenha em ateno que, mesmo quando definido como Ligado, o som do obturador no se ouve nas situaes que se seguem. Quando Contnuo est definido como Contnuo, BSS ou Multidisparo 16 Quando o modo de cena est definido como Museu Quando se utiliza o modo de desporto contnuo
Configurao bsica da cmara

107

Menu de configurao

k Auto-desligado
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M k Auto-desligado

Quando a cmara estiver ligada e decorrer um perodo de tempo sem que sejam efectuadas operaes, a cmara entra em modo de espera (A 15) para poupar energia. Quando a cmara entra no modo de espera, a luz de activao pisca. Se no forem efectuadas quaisquer operaes nos trs minutos seguintes, a cmara desliga-se. Utilize esta opo para definir o perodo de tempo at a cmara entrar no modo de espera.
Auto-desligado Seleccione o tempo que decorre at a cmara entrar no modo de espera, caso no sejam efectuadas quaisquer operaes, entre 30 seg. (predefinio), 1 min., 5 min. e 30 min.. Modo de repouso Se a opo Ligado (predefinio) estiver seleccionada, a cmara entrar no modo de espera quando no houver nenhuma alterao na luminosidade do motivo, mesmo antes de decorrido o tempo seleccionado no menu da funo autodesligado. A cmara entrar no modo de repouso aps 30 segundos quando a opo Auto-desligado estiver definida como 1 min. ou menos, ou aps um 1 minuto quando a opo Auto-desligado estiver definida como 5 min. ou mais.
Configurao bsica da cmara

Notas sobre a funo Auto-desligado

O tempo que decorre at a cmara entrar no modo de espera fixo nos seguintes casos: Enquanto os menus so apresentados: 3 minutos. Enquanto a apresentao de diapositivos estiver em curso: at 30 minutos.

Sair do modo de espera

108

Pressione um dos botes seguintes para sair do modo de espera. Boto de alimentao Boto de disparo do obturador Boto A Boto c Boto b (filmagem)

Menu de configurao

l Formatar memria/m Formatar carto


Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M l Formatar memria/m Formatar carto

Utilize esta opo para formatar a memria interna ou um carto de memria.

Formatar a memria interna


Para formatar a memria interna, retire o carto de memria da cmara. A opo Formatar memria apresentada no menu de configurao.

Formatar memria
Ser o eliminadas todas as imagens! Ok?

Formatar No
Sair

Configurao bsica da cmara

Formatar um carto de memria


Sempre que estiver inserido um carto de memria na cmara, a opo Formatar carto apresentada no menu de configurao.

Formatar cart o
Ser o eliminadas todas as imagens! Ok?

Formatar No
Sair

Formatar a memria interna e cartes de memria

A formatao da memria interna ou de cartes de memria elimina permanentemente todos os dados. Certifique-se de que transfere as imagens importantes para um computador antes da formatao. No desligue a cmara nem abra a tampa do compartimento das pilhas/ranhura do carto de memria durante a formatao. Quando inserir pela primeira vez cartes de memria utilizados noutros dispositivos nesta cmara, no se esquea de os formatar utilizando esta cmara.

109

Menu de configurao

n Idioma/Language
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M n Idioma/Language

Seleccione um de 24 idiomas para a apresentao dos menus e das mensagens da cmara.


Checo Dinamarqus Alemo (predefinio) Espanhol Grego Francs Indonsio Italiano Hngaro Holands Noruegus
Configurao bsica da cmara

Polaco Portugus Russo Finlands Sueco Turco rabe Chins simplificado Chins tradicional Japons Coreano Tailands

H Definies de TV
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M H Definies de TV

Ajuste as definies para fazer a ligao a um televisor.


Modo de vdeo Seleccione entre NTSC e PAL. HDMI Seleccione a resoluo de imagem para a ligao HDMI entre Auto (predefinio), 480p, 720p e 1080i. Quando definido como Auto, a resoluo automaticamente definida como 480p, 720p ou 1080i em funo do televisor de alta definio que estiver ligado cmara.

110

Menu de configurao

d Olhos fechados
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M d Olhos fechados

Defina se detecta ou no motivos humanos com os olhos fechados ao tirar fotografias utilizando a deteco de rostos (A 24) nas situaes que se seguem. Modo G (automtico simplificado) Modos de cena Retrato (A 36) ou Retrato nocturno (A 37)
Ligado Quando a cmara detecta que um ou mais motivos humanos fecharam os olhos pouco depois de detectar os rostos e os fotografar, o ecr Algum fechou os olhos? apresentado no monitor. O rosto do motivo humano que pode ter fechado os olhos enquadrado por uma margem amarela. Nesse caso, pode verificar a fotografia tirada e decidir se tira uma nova fotografia. Utilizar o ecr Algum fechou os olhos? Desligado (predefinio) A funo Olhos fechados no est activa.

Configurao bsica da cmara

Utilizar o ecr Algum fechou os olhos?


As seguintes operaes esto disponveis quando o ecr Algum fechou os olhos? apresentado. Se no forem efectuadas quaisquer operaes durante alguns segundos, o ecr volta automaticamente ao ecr do modo de disparo.
Para Ampliar e visualizar o rosto da pessoa que fechou os olhos Mudar para o modo de reproduo de imagem completa Seleccionar o rosto a apresentar Apagar a imagem captada Voltar ao modo de disparo l k Pressione k ou o boto de disparo do obturador. Utilizar g (i )
Algum fechou os olhos?

Sair

Descrio Rode o controlo de zoom para g (i).

f (h)

Rode o controlo de zoom para f (h). Se a cmara detectar mais do que um motivo humano com os olhos fechados, pressione HIJ K durante a apresentao ampliada para alternar entre os rostos apresentados. Pressione l.

111

Menu de configurao

p Repor tudo
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M p Repor tudo

Sempre que seleccionar Repor, as definies da cmara sero repostas nos respectivos valores predefinidos. Menu pop-up
Opo Modo flash (A 29) Auto-temporizador (A 32) Modo macro (A 49) Compensao de exposio (A 33)
Configurao bsica da cmara

Valor predefinido Automtico Desligado Desligado 0,0

Modo de cena
Opo Modo de cena (A 35) Ajuste do matiz em modo de alimentos (A 40) Retrato Centrado Valor predefinido

Menu de desporto contnuo


Opo Desporto contnuo (A 46) Modo de imagem (A 51) Valor predefinido Contnuo R M 20481536

Menu de disparo
Opo Modo de imagem (A 51) Equilbrio de brancos (A 53) Contnuo (A 55) Sensibilidade ISO (A 56) Opes de cor (A 57) Valor predefinido I 40003000 Automtico Simples Automtico Cor standard

Menu de filme
Opo Opes de filme (A 77) Modo auto focagem (A 78) Reduo do rudo do vento (A 78) Valor predefinido HD 720p (1280720) AF simples Desligado

112

Menu de configurao

Menu de configurao
Opo Menus (A 96) Ecr de boas-vindas (A 97) Info Foto (A 101) Reviso de imagens (A 101) Luminosidade (A 101) Impresso da data (A 103) Reduo da vibrao (A 104) Deteco movimento (A 105) Auxiliar de AF (A 106) Som de boto (A 107) Som do obturador (A 107) Auto-desligado (A 108) Modo de repouso (A 108) HDMI (A 110) Olhos fechados (A 111) Texto Desactivado Info auto Ligado 3 Desligado Ligado Automtico Automtico Ligado Ligado 30 seg. Ligado Automtico Desligado
Configurao bsica da cmara

Valor predefinido

Outros
Opo Tamanho do papel (A 89, 90) Valor predefinido Predefinio

Ao seleccionar Repor tudo, tambm limpa o nmero do ficheiro actual (A 123) da memria. A atribuio de nmeros continuar a partir do nmero mais baixo disponvel. Para repor a numerao de ficheiros em "0001", elimine todas as imagens (A 67) antes de seleccionar Repor tudo. As definies seguintes dos menus no sero afectadas mesmo que seja executada a funo Repor tudo. Menu de disparo: Predefinio manual no menu Equilbrio de brancos (A 54) Menu de configurao: Definies para a imagem registada para o Ecr de boas-vindas (A 97), Data (A 98), Idioma/Language (A 110), Modo de vdeo (A 110) e Tipo de bateria (A 114)

113

Menu de configurao

s Tipo de bateria
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M s Tipo de bateria

Para garantir que a cmara apresenta o nvel correcto de carga das pilhas (A 20), seleccione o tipo que corresponde s pilhas que esto a ser utilizadas.
Alcalina COOLPIX (Ni-MH) Ltio (predefinio) Pilhas alcalinas LR6/L40 (tamanho AA) Pilhas de Ni-MH (nquel-hidreto metlico) recarregveis Nikon EN-MH2 Pilhas de ltio FR6/L91 (tamanho AA)

d Proteger
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M d Proteger

114

Configurao bsica da cmara

Proteja as imagens seleccionadas contra a eliminao acidental. Utilize o ecr de seleco de imagens para activar e desactivar a proteco para as imagens seleccionadas (consulte Seleccionar vrias imagens (A 68) para obter mais informaes). Note, contudo, que a formatao da memria interna da cmara ou do carto de memria elimina definitivamente os ficheiros protegidos (A 109). possvel identificar as imagens protegidas atravs do cone s (A 9, 60) no modo de reproduo.

Menu de configurao

f Rodar imagem
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M f Rodar imagem

Defina a orientao da imagem (enquadramento vertical ou horizontal) apresentada no monitor da cmara aps serem tiradas as fotografias. Pode rodar as imagens at 90 no sentido dos ponteiros do relgio ou no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. As imagens guardadas na posio de retrato (vertical) podem ser rodadas at 180 em cada direco. Seleccione as imagens no ecr de seleco de imagens (A 68) para apresentar o ecr de rotao da imagem. Pressione o multisselector J ou K para rodar a imagem 90.
Rodar imagem Rodar imagem Rodar imagem

Configurao bsica da cmara

Atrs

Rodar

Atrs

Rodar

Atrs

Rodar

Rodar 90 no sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio

Rodar 90 no sentido dos ponteiros do relgio

Pressione k para seleccionar a direco apresentada, o que far com que os dados de posio vertical/horizontal sejam guardados na imagem.

115

Menu de configurao

h Copiar: copiar entre o carto de memria e a memria interna


Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M h Copiar

Copie imagens entre a memria interna e um carto de memria.

Seleccione uma opo no ecr de cpia utilizando o multisselector e pressione k.


q: copie imagens da memria interna para o carto de memria. r: copie imagens do carto de memria para a memria interna.

Copiar

Sair

Seleccione a opo de cpia e pressione k.


Imagens seleccionadas: copie imagens seleccionadas no ecr de seleco de imagens (A 68). Todas as imagens: copie todas as imagens.

Cmara para cart o


Imagens seleccionadas Todas as imagens

116

Configurao bsica da cmara

Sair

Notas sobre a cpia

possvel copiar ficheiros em formato JPEG e MOV. Os ficheiros guardados em qualquer outro formato no podem ser copiados. No possvel copiar imagens captadas com uma cmara de outra marca ou que tenham sido modificadas num computador. Sempre que copiar imagens relativamente s quais estejam activadas opes de Definio de impresso (A 114), as respectivas definies no so copiadas. No entanto, sempre que copiar fotografias relativamente s quais a opo Proteger (A 64) esteja activada, a definio de proteco copiada.

Mais informaes

Consulte Nomes dos ficheiros e pastas de imagem (A 123) para obter mais informaes.

Menu de configurao

r Verso de firmware
Pressione o boto d M z (menu de configurao) (A 94) M r Verso de firmware

Visualize a verso de firmware actual da cmara.


COOLPIX L110 Ver. X.X

Atrs

117

Configurao bsica da cmara

Notas sobre os cuidados a ter com a cmara e a utilizao geral

Cuidados a ter com a cmara


Para garantir que poder desfrutar deste produto Nikon durante muito tempo, respeite as seguintes precaues quando o utilizar ou armazenar:

B B
Notas sobre os cuidados a ter com a cmara e a utilizao geral

Manter seco

O dispositivo ir sofrer danos se for submergido em gua ou sujeito a nveis elevados de humidade.

No deixar cair

Podero verificar-se avarias no produto se este for sujeito a vibrao ou choques fortes.

Manusear a objectiva e todas as peas mveis com cuidado

No force a objectiva, o monitor, a ranhura do carto de memria nem o compartimento das pilhas. Estas peas danificam-se facilmente. O emprego de fora excessiva na tampa da objectiva poder provocar avaria ou danos na objectiva. Na eventualidade de o monitor se partir, deve ter-se cuidado para evitar leses provocadas por vidros partidos e para evitar que o cristal lquido do monitor entre em contacto com a pele ou que entre nos olhos ou na boca.

No apontar a objectiva a fontes de iluminao fortes durante longos perodos de tempo

Evite apontar a objectiva ao sol ou a outras fontes de iluminao fortes durante longos perodos de tempo quando estiver a utilizar ou a guardar a cmara. A luz intensa pode provocar danos no sensor de imagem, produzindo um efeito tremido branco nas fotografias.

Manter afastado de campos magnticos fortes

No utilize nem guarde este dispositivo nas imediaes de equipamentos que produzam campos magnticos e radiaes electromagnticas fortes. Os campos magnticos ou cargas estticas fortes produzidos por equipamentos como, por exemplo, transmissores de rdio, podem interferir com o monitor, danificar dados guardados no carto de memria ou afectar os circuitos internos do equipamento.

Evitar mudanas sbitas de temperatura

As mudanas sbitas de temperatura como, por exemplo, ao entrar ou sair de um edifcio aquecido num dia frio, podem causar condensao no interior do dispositivo. Para evitar a condensao, coloque o dispositivo num estojo de transporte ou num saco de plstico antes de o expor a mudanas sbitas de temperatura.

Desligar o produto antes de remover ou desligar a fonte de alimentao

No retire as pilhas enquanto o produto estiver ligado ou enquanto estiverem a ser guardadas ou eliminadas imagens. A interrupo forada da alimentao nestas circunstncias poder provocar a perda de dados ou danos na memria ou nos circuitos internos do produto.

118

Cuidados a ter com a cmara

Pilhas

Quando adquirir pilhas recarregveis de substituio, carregue-as antes de as utilizar. As pilhas no tm a carga total quando so vendidas. Certifique-se de que l e respeita as informaes dadas em Acessrios opcionais (A 122) e na documentao fornecida com o carregador de pilhas MH-73 (disponvel em separado). Verifique o nvel de carga das pilhas quando a cmara for utilizada e, se necessrio, substitua as pilhas (A 20). Se possvel, leve sempre pilhas sobresselentes quando tirar fotografias em ocasies importantes. Em dias frios, a capacidade das pilhas costuma diminuir. Certifique-se de que as pilhas esto completamente carregadas antes de sair para o exterior para tirar fotografias em dias frios. Guarde as pilhas sobresselentes num local quente e substitua-as quando for necessrio. Depois de aquecida, uma pilha fria poder recuperar parte da respectiva carga. A sujidade nos terminais da pilha poder impedir o funcionamento da cmara. As pilhas usadas so um recurso valioso. Recicle as pilhas usadas em conformidade com as normas locais.

119

Notas sobre os cuidados a ter com a cmara e a utilizao geral

Cuidados a ter com a cmara

Limpeza
Evite tocar nas peas de vidro com os dedos. Remova a poeira ou sujidade com uma pra de ar (normalmente, um dispositivo pequeno com uma pra de borracha numa das extremidades que bombeada para produzir um fluxo de ar na outra extremidade). Para remover impresses digitais ou outras manchas Objectiva que no possam ser eliminadas com uma pra de ar, a objectiva deve ser limpa com um pano suave, aplicando-se um movimento em espiral que vai do centro para as extremidades da objectiva. Se no for possvel limpar a objectiva atravs deste processo, esta deve ser limpa com um pano ligeiramente humedecido com um produto comercial de limpeza de objectivas. Monitor Remova a poeira ou sujidade com uma pra de ar. Para remover as impresses digitais e outras manchas, o monitor deve ser limpo com um pano suave e seco, com cuidado para no exercer presso. Utilize uma pra de ar para remover a poeira, sujidade ou areia e, em seguida, limpe cuidadosamente com um pano suave e seco. Depois de utilizar a cmara na praia ou beira-mar, limpe a areia ou o sal com um pano seco ligeiramente humedecido com gua doce e, em seguida, enxugue completamente. Tenha em ateno que os materiais externos cmara, que se introduzam no seu interior, podem provocar danos no abrangidos pela garantia.

120

Notas sobre os cuidados a ter com a cmara e a utilizao geral

Corpo

No utilize lcool, diluentes nem outros qumicos volteis.

Cuidados a ter com a cmara

Armazenamento
Desligue a cmara quando no a estiver a utilizar. Verifique se a luz de activao est desligada antes de guardar a cmara. Retire as pilhas se a cmara no for utilizada durante um longo perodo de tempo. No guarde a cmara com bolas de naftalina ou cnfora nem em qualquer dos seguintes lugares: Prximos de equipamento que produza campos electromagnticos fortes, como televisores ou rdios. Expostos a temperaturas inferiores a 10 C ou superiores a 50 C. Com m ventilao ou sujeitos a humidade superior a 60%. Para evitar a criao de mofo ou bolor, retire a cmara do lugar onde se encontra guardada pelo menos uma vez por ms. Ligue a cmara e dispare o obturador algumas vezes antes de guardar novamente a cmara.

Notas sobre os cuidados a ter com a cmara e a utilizao geral

Notas sobre o monitor

O monitor poder conter alguns pixels que esto permanentemente acesos ou que no acendem. Esta caracterstica comum a todos os ecrs LCD TFT e no representa uma avaria. As imagens guardadas com o produto no sero afectadas. Ao enquadrar motivos brilhantes, podem aparecer no ecr faixas verticais em forma de cometa que se tornam brancas em cada um dos extremos. Este fenmeno, conhecido como "efeito smear", no representa uma avaria. Nos modos de disparo que no o modo de desporto contnuo, multidisparo 16 e filme, o efeito smear no exerce qualquer influncia sobre as imagens guardadas. Pode ser difcil visualizar as imagens no monitor sob uma iluminao brilhante. O monitor iluminado por um LED como luz de fundo. Na eventualidade de o monitor comear a apagar-se ou a tremeluzir, contacte o representante de assistncia autorizado da Nikon.

Notas sobre o efeito smear

Podero ser visveis faixas de luz brancas ou coloridas no monitor com o enquadramento de motivos brilhantes. Este fenmeno, conhecido como "efeito smear", ocorre quando uma luz extremamente brilhante atinge o sensor de imagem. Esta situao deve-se s caractersticas do sensor de imagem e no indica qualquer avaria. O efeito smear pode tambm provocar a descolorao parcial no monitor com o disparo. O efeito smear no afecta as imagens gravadas, excepto ao fotografar com a opo Contnuo definida como Multidisparo 16 e ao gravar filmes. Ao utilizar estes modos, recomenda-se que evite objectos luminosos, tais como o sol, reflexos do sol e luzes elctricas.

121

Notas tcnicas

Acessrios opcionais
Carregador de pilhas/ Pilhas recarregveis* Adaptador CA Cabo USB Cabo AV Tampa da objectiva Carregador de pilhas MH-73 (inclui quatro pilhas de Ni-MH recarregveis EN-MH2) Pilhas recarregveis de substituio: pilhas de Ni-MH recarregveis EN-MH2-B4 (conjunto de quatro pilhas EN-MH2) Adaptador CA EH-67 Cabo USB UC-E6 Cabo de udio e vdeo EG-CP14 Tampa da objectiva LC-CP20

* Quando utilizar as pilhas EN-MH2 com a COOLPIX L110, carregue as quatro de cada vez utilizando o carregador de pilhas MH-73. Alm disto, no combine pilhas com quantidade de carga diferente (A 119). No podem ser utilizadas pilhas de Ni-MH recarregveis ENMH1.

Cartes de memria aprovados


Os seguintes cartes de memria Secure Digital (SD) foram testados e aprovados para utilizao com esta cmara. Recomenda-se a utilizao de cartes de memria com uma classificao de velocidade SD (*1) de Classe 6 ou superior para a gravao de filmes. A gravao de filmes pode parar inesperadamente no caso de se utilizar um carto de memria com uma classificao de velocidade inferior.
SanDisk TOSHIBA Panasonic
Notas tcnicas

2 GB*2, 4 GB*3, 8 GB*3, 16 GB*3, 32 GB*3 2 GB*2, 4 GB*3, 8 GB*3, 16 GB*3, 32 GB*3 2 GB*2, 4 GB*3, 8 GB*3, 12 GB*3, 16 GB*3, 32 GB*3 2 GB*2, 4 GB*3, 8 GB*3

Lexar
*1 *2

Norma que define a velocidade de leitura/gravao de cartes de memria SD e SDHC. Se o carto de memria for utilizado com um leitor de cartes de memria ou com outro dispositivo semelhante, confirme se o dispositivo suporta cartes de 2 GB. *3 Compatvel com SDHC. Se o carto de memria for utilizado com um leitor de cartes ou outro dispositivo semelhante, verifique se o dispositivo suporta SDHC.

Contacte os fabricantes para obter mais informaes acerca dos cartes referidos acima.

122

Nomes dos ficheiros e pastas de imagem


So atribudos nomes de ficheiro a imagens e filmes da forma que se segue. DSCN0001.JPG
Identificador (no mostrado no monitor da cmara) Imagens fixas e filmes originais Cpias pequenas Cpias recortadas Cpias de D-Lighting DSCN SSCN RSCN FSCN Nmero de ficheiro (atribudo automaticamente por ordem ascendente, comeando por "0001") Extenso (representa o tipo de ficheiro) Imagens fixas Filmes .JPG .MOV

Os ficheiros so guardados em pastas cujo nome contm um nmero seguido por um identificador de cinco caracteres: "P_" seguido de uma sequncia de trs dgitos para imagens captadas com o assistente de panormicas (por ex., "101P_001"; A 42) e "NIKON" para as restantes imagens (por ex., "100NIKON"). Quando o nmero de ficheiros numa pasta atingir 9999, ser criada uma nova pasta. Sero automaticamente atribudos nmeros de ficheiro, comeando por "0001". Os ficheiros copiados utilizando Copiar > Imagens seleccionadas so copiados para a pasta actual, onde lhes so atribudos novos nmeros de ficheiro por ordem crescente, comeando pelo nmero de ficheiro maior existente na memria. Copiar > Todas as imagens copia todas as pastas do suporte de origem; os nomes dos ficheiros no so alterados, mas so atribudos novos nmeros de pasta por ordem crescente, comeando pelo nmero de pasta maior do suporte de destino (A 116). As pastas podem conter at 200 imagens; se for captada uma imagem quando a pasta actual j contiver 200 imagens, ser criada uma nova pasta adicionando um ao nmero de pasta actual. Se for captada uma imagem quando a pasta actual tiver o nmero 999 e contiver 200 imagens ou uma imagem com o nmero 9999, no ser possvel captar mais imagens at formatar o suporte de dados (A 109) ou inserir um novo carto de memria.

123

Notas tcnicas

Mensagens de erro
A tabela seguinte lista as mensagens de erro e outros avisos apresentados no monitor, bem como as possveis solues.
Ecr O (a piscar) B N Bateria descarregada. P Bateria com temperatura elevada Problema Relgio no definido. Pilhas com pouca carga. Pilhas descarregadas. A temperatura da bateria est elevada. Soluo Acerte o relgio. Substitua as pilhas. Desligue a cmara e deixe a 14 bateria arrefecer antes de voltar a utiliz-la. Depois de decorridos 5segundos, esta mensagem ir desaparecer, o monitor ir desligar-se, e a luz de activao e a luz do flash iro piscar rapidamente. Depois de as luzes piscarem durante trs minutos, a cmara desliga-se automaticamente. Se pressionar o boto de alimentao tambm desligar a cmara. Volte a focar. Utilize o bloqueio de focagem. Aguarde que a mensagem desaparea automaticamente do ecr, logo aps a concluso da gravao. 24, 25, 48 25 A 98

Prepare-se para substituir as pilhas. 14, 114

Q (pisca a vermelho)

A cmara no consegue focar.

P No possvel efectuar Aguarde que a cmara outras operaes com a termine de gravar. cmara antes de terminar a gravao.

124

Notas tcnicas

O comutador de proteco Faa deslizar o comutador 19 N O carto de memria est contra gravao encontra-se de proteco contra protegido contra a escrita. na posio de bloqueio ("lock"). gravao para a posio de gravao ("write"). P Este carto no pode ser utilizado Erro ao aceder ao carto de Utilize um carto aprovado. 122 Verifique se os 18 memria. conectores esto limpos. Verifique se o carto de 18 P memria foi inserido Este carto no pode ser lido. correctamente.

Mensagens de erro
Ecr P O carto no est formatado. Formatar carto? Sim No Problema Soluo A Todos os dados gravados no carto 19 O carto de memria no de memria so eliminados. Se foi formatado para utilizao na COOLPIX L110. pretender manter dados existentes no carto, seleccione No e faa uma cpia de segurana dos dados num computador antes de formatar o carto de memria. Para formatar o carto de memria, seleccione Sim e pressione k. O carto de memria est cheio. Seleccione um modo de imagem mais pequeno. Apague imagens. 51

N Sem memria

26, 67, 79 Insira um novo carto de 18 memria. Retire o carto de memria 19 e utilize a memria interna. P A imagem no pode ser guardada Ocorreu um erro ao guardar Formate a memria interna 109 ou o carto de memria. a imagem. A cmara esgotou os nmeros de ficheiro. Insira um novo carto de 18 memria. Formate a memria interna 109 ou o carto de memria. As imagens que se seguem 51, 71, no podem ser registadas 72 como ecr de boas-vindas. Imagens reduzidas para um tamanho igual ou inferior a 320 240 ao serem editadas com as funes de corte ou imagem pequena. Imagens captadas com uma definio de Modo de imagem de o 39682232 ou m 19201080.

A imagem no pode ser utilizada no ecr de boasvindas.

Notas tcnicas

No existe memria suficiente Elimine imagens no destino. 67 para copiar a imagem. N A imagem no pode ser alterada. Est a tentar editar uma imagem que no pode ser editada. Confirme as funes de edio 69 que podem ser utilizadas. No possvel utilizar estas opes com filmes. 18

N Erro de tempo esgotado ao Seleccione um carto de No pode gravar filme. gravar o filme. memria com velocidade de gravao mais rpida.

125

Mensagens de erro
Ecr N A memria no contm qualquer imagem Problema No existem imagens na memria interna ou no carto de memria. Soluo A Retire o carto de memria 116 para reproduzir imagens a partir da memria interna.

O ficheiro no foi criado O ficheiro no pode ser N O ficheiro no contm utilizando a COOLPIX L110. visualizado nesta cmara. quaisquer dados da imagem Visualize o ficheiro utilizando o computador ou outro dispositivo N que tenha sido utilizado para Este ficheiro no pode criar ou editar este ficheiro. ser reproduzido N Todas as imagens esto ocultas A imagem no pode ser reproduzida numa apresentao de diapositivos. 66 Desactive a proteco. 114

N A imagem est protegida. Esta imagem no pode ser eliminada N O destino de viagem est no fuso horrio actual. N Levantar o flash. O fuso horrio de destino idntico ao fuso horrio local. O flash incorporado est para baixo.

98 Levante o flash incorporado 6, 29 quando pretender alterar o modo de flash. Levante o flash incorporado 37, 41 quando pretender fotografar utilizando os modos de cena Retrato nocturno e Luz de fundo. 73

126

Notas tcnicas

N Descer flash.

O flash levantado durante Pode prejudicar a gravao de som. Baixe silenciosamente o a gravao de filmes. flash. O som do flash a ser baixado pode ser gravado.

Erro da objectiva. Q Erro da objectiva. (Se a tampa da objectiva estiver colocada, desligue a cmara, retire a tampa e ligue a cmara.) P Erro de comunicao Cabo USB desligado durante a impresso.

Retire a tampa da objectiva se 20 ainda estiver colocada e desligue e volte a ligar a cmara. Se o erro persistir, contacte o revendedor ou o representante de assistncia autorizado da Nikon. Desligue a cmara e ligue novamente o cabo USB. 88

Mensagens de erro
Ecr Erro do sistema Q Problema Ocorreu um erro nos circuitos internos da cmara. Soluo Desligue a cmara, retire e volte a colocar as pilhas e, em seguida, ligue novamente a cmara. Se o erro persistir, contacte o revendedor ou o representante de assistncia autorizado da Nikon. A 14, 20

PR Erro de impressora: verificar estado da impressora PR Erro da impressora: verifique o papel PR Erro da impressora: encravamento de papel PR Erro da impressora: sem papel PR Erro da impressora: verifique a tinta PR Erro da impressora: sem tinta PR Erro da impressora: ficheiro danificado

Quase sem tinta ou erro de Verifique a impressora. Depois de solucionar o impressora. problema, seleccione Recomear e pressione k para retomar a impresso.* O papel colocado na impressora no do tamanho especificado. Coloque o papel especificado, seleccione Recomear e pressione k para retomar a impresso.*

O papel ficou encravado na Retire o papel encravado, impressora. seleccione Recomear e pressione k para retomar a impresso.* No existe papel na impressora. Coloque o papel especificado, seleccione Recomear e pressione k para retomar a impresso.* Verifique a tinta, seleccione Recomear e pressione k para retomar a impresso.* Substitua a tinta, seleccione Recomear e pressione k para retomar a impresso.* Seleccione Cancelar e pressione k para cancelar a impresso.

Erro de tinta.

Notas tcnicas

O cartucho de tinta est vazio. Ocorreu um erro causado pelo ficheiro de imagem.

* Consulte a documentao fornecida com a impressora para obter mais instrues e informaes.

127

Resoluo de problemas
Se a cmara no funcionar como esperado, verifique a lista de problemas comuns na tabela abaixo antes de consultar o seu revendedor ou o representante de assistncia autorizado da Nikon. Consulte as pginas indicadas na coluna da direita para obter mais informaes.

Ecr, definies e fonte de alimentao


Problema O monitor est em branco. Causa/Soluo A cmara est desligada. Pilhas descarregadas. Em modo de espera para poupar energia: pressione ligeiramente o boto de disparo do obturador. Quando a luz do flash piscar a vermelho, aguarde at o flash ficar carregado. A cmara e o computador esto ligados atravs do cabo USB. A cmara e o televisor esto ligados atravs do cabo AV ou do cabo HDMI. Ajuste a luminosidade do monitor. O monitor est sujo. Limpe o monitor. Pilhas descarregadas. A cmara desligou-se automaticamente para poupar energia. As pilhas esto frias. As imagens captadas sem que o relgio esteja definido tero o carimbo de hora "00/00/0000 00:00"; os filmes tero a data "01/01/2010 00:00". Defina a data e hora correctas em Data no menu de configurao. Verifique regularmente o relgio da cmara para uma maior preciso e acerte-o sempre que necessrio. A opo Ocultar Info est seleccionada em Info Foto. Seleccione Mostrar info. A 20 20 15, 24 30 83 80 101 120 20 108 119 16

difcil ler as informaes do monitor. A cmara desliga-se sem qualquer aviso.

A data e hora da gravao no esto correctas.

98

128

Notas tcnicas

No so apresentados indicadores no monitor. Impresso da data no disponvel. O relgio da cmara no foi definido. A data no apresentada nas A impresso da data no pode ser utilizada com o modo de disparo actual. imagens, mesmo quando a opo Impresso da data est Foi seleccionada uma funo que no pode ser utilizada com a impresso da data. activada. No possvel utilizar a impresso da data durante a gravao de filmes. Definies da cmara A bateria do relgio est descarregada; todas as definies foram repostas nos respectivos restauradas valores predefinidos.

101 16, 98

103

99

Resoluo de problemas
Problema Causa/Soluo O monitor desliga-se e a luz de A temperatura da bateria est elevada. Desligue activao pisca rapidamente. a cmara e deixe a bateria arrefecer antes de voltar a utiliz-la. Depois de as luzes piscarem durante trs minutos, a cmara desliga-se automaticamente. Se pressionar o boto de alimentao tambm desligar a cmara. A 14

Cmaras controladas electronicamente Excepcionalmente, podero surgir caracteres estranhos no monitor e a cmara poder deixar de funcionar. Normalmente, este fenmeno provocado por uma forte carga esttica externa. Desligue a cmara, retire e volte a colocar as pilhas e, em seguida, volte a ligar a cmara. Caso o problema persista, contacte o seu revendedor ou o representante de assistncia autorizado da Nikon. Tenha em ateno que, se desligar a fonte de alimentao tal como descrito acima, poder provocar a perda de todos os dados no guardados na memria interna ou no carto de memria no momento em que o problema ocorreu. Os dados j guardados no sero afectados.

Disparo
Problema No so tiradas fotografias quando se pressiona o boto de disparo do obturador. Causa/Soluo Quando a cmara estiver no modo de reproduo, pressione A. Quando os menus estiverem apresentados, pressione d. Pilhas descarregadas. Quando a luz do flash estiver a piscar, o flash est a carregar. Desligue o cabo HDMI ou o cabo USB. A 10 12 20 30 80, 83, 88 25 106 20 29 56 104, 105 55 5, 32 55, 121

Notas tcnicas

A focagem automtica no funciona bem com o motivo pretendido. Defina Auxiliar de AF no menu de configurao como Automtico. Erro de focagem. Desligue e volte a ligar a cmara. As imagens esto tremidas. Utilize o flash. Aumente a sensibilidade ISO. Utilize a reduo da vibrao e a deteco de movimento. Utilize D (Selector do melhor disparo). Utilize o trip e o auto-temporizador. Aparecem no monitor faixas O efeito smear pode ocorrer quando a cmara verticais em forma de cometa apontada a motivos brilhantes. Quando utilizar a que se tornam brancas em cada opo Multidisparo 16, o modo de desporto contnuo ou quando gravar filmes, evite objectos luminosos, tais um dos extremos. como o sol, reflexos do sol e luzes elctricas.

No possvel utilizar o modo de disparo. A cmara no consegue focar.

129

Resoluo de problemas
Causa/Soluo O flash est a reflectir em partculas no ar. Baixe o flash incorporado ou defina o modo de flash como W (Desligado). O flash no dispara. O flash incorporado est para baixo ou o modo de flash est definido como W (Desligado). Seleccionou um dos modos de cena que no permitem ligar o flash. O modo de desporto contnuo est seleccionado. Foi seleccionada uma funo que no pode ser utilizada com o flash. No possvel utilizar o zoom No possvel utilizar o zoom digital nas seguintes situaes. digital. Quando Retrato ou Retrato nocturno est seleccionado para o modo de cena. Quando se selecciona o modo de retrato inteligente. Sempre que Multidisparo 16 estiver seleccionado em Contnuo. Durante a gravao de filmes. Modo de imagem no Foi seleccionada uma funo que no pode ser utilizada com o modo de imagem. disponvel. Os modos disponveis variam em funo do modo de disparo actual. No emitido qualquer som ao Desligado est seleccionado em Definies do som > Som do obturador no menu de configurao. disparar o obturador. No bloqueie o altifalante. O iluminador auxiliar de AF no Desligado est seleccionado na opo Auxiliar de AF no menu de configurao da cmara. acende. O iluminador auxiliar de AF desliga-se automaticamente em alguns modos de cena. Existem manchas nas imagens. A objectiva est suja. Limpe a objectiva. Os matizes no so naturais. O equilbrio de brancos no corresponde fonte de iluminao. O motivo est escuro, por isso a velocidade do obturador So visualizados pixels demasiado baixa ou a sensibilidade ISO demasiado alta. brilhantes distribudos possvel reduzir o rudo utilizando o flash. aleatoriamente na imagem Seleccione uma sensibilidade ISO inferior. ("rudo"). As imagens esto demasiado O flash incorporado est para baixo ou o modo de flash est definido como W (Desligado). escuras (exposio insuficiente). A janela do flash est bloqueada. O motivo est fora do alcance do flash. Ajuste a compensao de exposio. Aumente a sensibilidade ISO. O motivo est em contraluz. Seleccione o modo de cena Luz de fundo ou defina o modo de flash como X (flash de enchimento). Problema Existem pontos brilhantes nas imagens captadas com flash. A 6, 29

6, 29 35 46 58

36, 37 44 55 73 58 51 107 4 106 36-41 120 53

130

Notas tcnicas

29 56 6, 29 22 29 33 56 29, 41

Resoluo de problemas
Problema As imagens esto demasiado brilhantes (exposio excessiva). Causa/Soluo Ajuste a compensao de exposio. A 33

Quando tira fotografias com V (automtico 28, 29, com reduo do efeito de olhos vermelhos) ou 37 quando tira fotografias com Retrato nocturno (no modo automtico simplificado ou no modo de cena de retrato nocturno) e utiliza o flash de enchimento com sincronizao lenta e reduo Resultados inesperados quando do efeito de olhos vermelhos, a reduo do o flash definido como V efeito de olhos vermelhos pode ser aplicada, em (automtico com reduo do casos raros, a reas no afectadas pelo efeito de efeito de olhos vermelhos). olhos vermelhos. Utilize o modo automtico ou qualquer modo de cena para alm de Retrato nocturno e altere o modo de flash para qualquer outra definio diferente de V (automtico com reduo do efeito de olhos vermelhos) e tente fotografar novamente.

Reproduo
Problema No possvel reproduzir o ficheiro. Causa/Soluo O ficheiro foi substitudo ou o respectivo nome foi mudado pelo computador ou por uma cmara de outra marca. S possvel reproduzir filmes gravados com a COOLPIX L110. No possvel aplicar o zoom No possvel utilizar o zoom de reproduo em de aproximao s imagens. filmes, imagens pequenas ou imagens que tenham sido recortadas com um tamanho igual ou inferior a 320 240. No possvel utilizar as opes No possvel utilizar estas opes com filmes. de D-Lighting, corte ou As imagens captadas com uma definio de imagem pequena. Modo de imagem de o 39682232 ou m 19201080 no podem ser editadas. Seleccione uma imagem que suporte as funes de D-Lighting, corte ou imagem pequena. A cmara no pode editar imagens captadas com outras cmaras. A

79
Notas tcnicas

79 51

69 69

131

Resoluo de problemas
Causa/Soluo Seleccione o Modo de vdeo correcto ou a opo HDMI das Definies de TV (Menu de configurao > Definies de TV). O carto de memria no contm qualquer imagem. Substitua o carto de memria. Retire o carto de memria para reproduzir imagens a partir da memria interna. Est ligado cmara um cabo AV ou um cabo USB em simultneo com um cabo HDMI. O Nikon Transfer no iniciado A cmara est desligada. quando a cmara ligada. Pilhas descarregadas. O cabo USB no est ligado correctamente. A cmara no reconhecida pelo computador. Confirme os requisitos de sistema. O computador no est definido para iniciar automaticamente o Nikon Transfer. Para obter mais informaes acerca do Nikon Transfer, consulte as informaes de ajuda do Nikon Transfer. As imagens a imprimir no so O carto de memria no contm qualquer apresentadas. imagem. Substitua o carto de memria. Retire o carto de memria para imprimir imagens a partir da memria interna. No possvel seleccionar o Mesmo se utilizar uma impressora compatvel tamanho do papel atravs da com PictBridge, o tamanho de papel no pode cmara. ser seleccionado a partir da cmara nas seguintes situaes. Utilize a impressora para seleccionar o tamanho do papel. A impressora no suporta os tamanhos de papel utilizados pela cmara. A impressora selecciona automaticamente o tamanho de papel. Problema As imagens no so apresentadas no televisor. A 110 18

81 20 20 83 82

18

89, 90

132

Notas tcnicas

Especificaes
Cmara digital Nikon COOLPIX L110
Tipo Pixels efectivos Sensor de imagem Objectiva Distncia focal Nmero f/ Construo Zoom digital Reduo da vibrao Focagem automtica (AF) Gama de focagem (a partir da objectiva) Seleco da rea de focagem Monitor Cobertura do enquadramento (modo de disparo) Cobertura do enquadramento (modo de reproduo) Armazenamento Suporte de dados Sistema de ficheiros Cmara digital compacta 12,1 milhes CCD de 1/2,3 polegadas; total de pixels: 12,39 milhes 15 zoom ptico, objectiva NIKKOR 5.0-75.0 mm ngulo de viso equivalente ao de uma objectiva de 28-420 mm em formato de 35mm [135] f/3.5-5.4 12 elementos em 8 grupos At 4 ngulo de viso equivalente ao de uma objectiva de aprox. 1680mm em formato de 35mm [135] Combinao de tecla de sensor de imagem e VR electrnico (para imagens fixas) VR electrnico (filmes) AF de deteco de contraste Aprox. 50 cm a (W); aprox. 1,5 m a (T) Modo macro: 1 cm (posio de zoom intermdia) a Centro, deteco de rostos LCD TFT de 7,5 cm e aproximadamente 460 k pontos com revestimento anti-reflexo e 5 nveis de ajuste de luminosidade Aprox. 97% na horizontal e 97% na vertical (Comparada com a fotografia efectiva) Aprox. 100% na horizontal e 100% na vertical (Comparada com a fotografia efectiva)
Notas tcnicas

Memria interna (aprox. 43 MB), cartes de memria Secure Digital (SD) Compatvel com DCF, Exif 2.2 e DPOF Fotografias: JPEG Formatos de ficheiros Filmes: MOV (vdeo: MPEG-4 AVC/H.264, udio: AAC, estreo) 12M (Elevada) [40003000P] 12M [40003000] 8M [32642448] 5M [25921944] Tamanho de imagem 3M [20481536] (pixels) PC [1024768] VGA [640480] 16:9 [39682232] 16:9 [19201080] Sensibilidade ISO 80, 100, 200, 400, 800, 1600, 3200, 6400 ISO, Automtico (Sensibilidade de sada padro) (80-800 ISO), modo de desporto contnuo (640-3200 ISO)

133

Especificaes
Exposio Matriz de 256 segmentos, central ponderada (quando se utiliza zoom digital de at 2), localizada (zoom digital de 2 ou mais) Exposio automtica programada com deteco de movimento e Controlo da exposio compensao de exposio (-2,0 a +2,0 EV em passos de 1/3 EV) [W]: 0,7 a 15,9 EV Alcance [T]: 1,9 a 17,1 EV [modo A (valores de exposio obtidos com ajuste automtico da (automtico)] sensibilidade ISO convertido para valores 100 ISO) Obturador Obturador mecnico e electrnico de carga acoplada Velocidade 1/1000 - 2 s, 1/8000 - 1/15 s (modo de desporto contnuo) Abertura Seleco de filtro ND controlado electronicamente (-2 AV) Alcance 2 passos (f/3.5 e f/7 [W]) Auto-temporizador Aprox. 10 segundos Flash incorporado [W]: 0,5 a 5,5 m Alcance (aprox.) (Sensibilidade ISO: Automtico) [T]: 1,5 a 3,5 m Controlo de flash Flash automtico TTL com pr-flashes de avaliao Interface USB de alta velocidade Protocolo de MTP, PTP transferncia de dados Sada de vdeo possvel seleccionar entre NTSC e PAL Sada de udio e vdeo/E/S digital (USB), mini-conector HDMI Terminal de E/S (sada HDMI), conector de entrada CC Alemo, rabe, Checo, Chins (Simplificado e Tradicional), Coreano, Dinamarqus, Espanhol, Finlands, Francs, Grego, Idiomas suportados Holands, Hngaro, Indonsio, Ingls, Italiano, Japons, Noruegus, Polaco, Portugus, Russo, Sueco, Tailands, Turco Quatro pilhas de ltio FR6/L91 (tamanho AA) Quatro pilhas alcalinas LR6/L40 (tamanho AA) Fontes de alimentao Quatro pilhas de Ni-MH recarregveis EN-MH2 (disponveis em separado) Adaptador CA EH-67 (disponvel em separado) Aprox. 840 fotografias com as pilhas de ltio, 270 fotografias com Nmero de exposies possveis (durao das pilhas)* as pilhas alcalinas ou 500 fotografias com as pilhas EN-MH2 Dimenses (L A P) Aprox. 108,9 74,3 78,1 mm (no incluindo salincias) Aprox. 406 g Peso (incluindo as pilhas e o carto de memria SD) Ambiente de funcionamento Temperatura de 0 a 40C funcionamento Humidade Inferior a 85% (sem condensao) Medio

134

Notas tcnicas

Especificaes
Excepto especificao em contrrio, todos os valores se referem a uma cmara com pilhas de ltio completamente carregadas a funcionar a uma temperatura ambiente de 25C. * Com base nas normas da Camera and Imaging Products Association (CIPA) para medir a durao de pilhas de cmaras. Medida a 23 (2) C; zoom ajustado a cada disparo do obturador, flash disparado num em cada dois, modo de imagem definido como I 40003000. A durao das pilhas pode variar consoante o intervalo de disparo e a durao da apresentao dos menus e das imagens. As pilhas fornecidas so apenas para utilizao experimental.

Notas tcnicas

Especificaes

A Nikon no se responsabiliza por quaisquer erros que este manual possa conter. O aspecto deste produto e respectivas especificaes esto sujeitos a alteraes sem aviso prvio.

135

Especificaes

Normas suportadas
DCF: a norma de design de sistema de ficheiro para cmaras (DCF, Design Rule for Camera File System) uma norma amplamente utilizada pela indstria fotogrfica digital para assegurar a compatibilidade entre as diferentes marcas de cmaras. DPOF: o formato de ordem de impresso digital (DPOF, Digital Print Order Format) uma norma amplamente utilizada na indstria que permite que as imagens sejam impressas a partir de ordens de impresso guardadas no carto de memria. Exif verso 2.2: esta cmara suporta Exif (Exchangeable Image File Format para cmaras fotogrficas digitais) verso 2.2, uma norma que permite s informaes guardadas com as fotografias serem utilizadas na reproduo ideal das cores, quando as imagens forem impressas em impressoras compatveis com o formato Exif. PictBridge: norma desenvolvida em colaborao entre as indstrias de impressoras e de cmaras digitais, permitindo que as fotografias sejam impressas directamente numa impressora sem ser necessrio ligar a cmara a um computador.

136

Notas tcnicas

ndice remissivo
Smbolos
R 43 n Auto-temporizador 32 k Boto (aplicar seleco) 5, 11 b Boto (filmagem) 5, 10 A Boto (modo de disparo) 5, 10 c Boto (reproduo) 5, 10 d Boto 5, 12 j Boto 4, 13 g Boto 4, 13, 23, 59, 60, 61, 62 f Boto 4, 23, 59, 60, 61, 62 h Boto 4, 23, 59, 60, 61, 62 i Boto 4, 23, 59, 60, 61, 62 l Boto apagar 5, 26, 27, 79 o Compensao de exposio 33 c D-Lighting 70 G Modo auto. simplificado 20, 28 A Modo automtico 48 C Modo de cena 35 d Modo de desporto contnuo 46 m Modo de flash 30 c Modo de reproduo 26 F Modo de retrato inteligente 44 p Modo macro 49

B
Bloqueio de focagem 25, 48 Boto de alimentao 4, 14, 20 Boto de disparo do obturador 4, 24 Boto de filmagem 5, 10 Boto do modo de disparo 5, 10 Boto reproduo 5, 10 BSS 55

C
Cabo HDMI 80 Cabo USB 82, 83 Capacidade de memria 20 Carto de memria 18, 122 Compartimento das pilhas 5 Compensao de exposio 33 Computador 82 Conector de entrada CC 4 Conector USB e sada de udio/vdeo 4, 80, 82, 88 Contnuo 55 Controlo de zoom 4, 23, 79 Copiar 116 Copiar n 41 Cor standard 57 Cor viva 57 Correia 7 Corte 72 Crepsculo/madrugada i 38

A
Abertura 24 Acessrios opcionais 122 Adaptador CA 15, 122 AF permanente 78 AF simples 78 Ajuda 13 Alimentao 14, 16, 20 Alimentos u 40 Altifalante 4 Apagar 26, 27, 67, 79 Apres. diapositivos 66 Apresentao do calendrio 61 Assistente de panormicas p 41, 42 Auto-desligado 15, 108 Auto-temporizador 32

Notas tcnicas

D
Data 16, 98 Definio de impresso 64 Definio de impresso (Data) 65 Definies de filme 77 Definies de TV 110 Definies do monitor 101 Definies do som 107 Desligado 29 Deteco movimento 105 Disparo 20, 22, 24

137

ndice remissivo D-Lighting 69, 70 DPOF 136 DSCN 123 Impresso DPOF 92 Impressora 87 Incandescente 53 Info Foto 101

E
Ecr de boas-vindas 97 EH-67 15, 122 Encaixe do trip 5 EN-MH2 14, 114, 119, 122 Entrada HDMI 80 Equilbrio de brancos 53 Extenso 123

J
JPG 123

L
Ligeiramente 13 Luminosidade 101 Luz de activao 4, 14, 20 Luz de dia 53 Luz de fundo o 41 Luz do auto-temporizador 4, 32 Luz do flash 5, 30 Luz indicadora 5

F
Festa/interior f 37 Flash 29, 30 Flash automtico 29 Flash de enchimento 29 Flash incorporado 4, 29 Fluorescente 53 Focagem 13, 24, 78 Focagem automtica 24, 49, 78 Formatar 19, 109 Formatar a memria interna 109 Formatar carto de memria 19, 109 FSCN 123 Fuso horrio 16, 98, 100

M
Memria interna 18 Menu de configurao 93 Menu de filme 73, 75 Menu de reproduo 63 Menus 96 Microfone incorporado 4 Mini-conector HDMI 4 Modo auto focagem 78 Modo auto. simplificado 20, 28 Modo de cena 35, 36 Modo de desporto contnuo 46 Modo de imagem 21, 35, 51 Modo de repetio 26 Modo de repouso 108 Modo de reproduo de imagem completa 27 Modo de vdeo 110 Modo macro 49 Monitor 5, 8, 120 MOV 123 Multidisparo 16 55 Multisselector 5, 11

138

Notas tcnicas

H
HDMI 110 Hora de Vero 16, 99

I
Identificador 123 Idioma/Language 110 Ilh para a correia da cmara 4 Iluminador auxiliar de AF 4, 25, 106 Imagem pequena 71 Impresso 64, 89, 90 Impresso da data 103 Impresso directa 87

ndice remissivo Museu l 40 Retrato b 36 Retrato inteligente 44 Retrato nocturno e 37 Reviso de imagens 101 Rodar imagem 115 RSCN 123

N
Nikon Transfer 83 Nvel de carga das pilhas 20 Nomes das pastas 123 Nomes dos ficheiros 123 Nublado 53 Nmero de exposies restantes 20, 52

S
Selector do melhor disparo 55 Sensibilidade ISO 30, 46, 56 Separadores 12 Spia 57 Simples 55 Sincronizao lenta 29 Som de boto 107 Som do obturador 107 SSCN 123

O
Objectiva 4, 133 Olhos fechados 111 Opes de cor 57

P
Paisagem c 36 Paisagem nocturna j 39 PictBridge 87, 136 Pilhas 14, 99 Pilhas alcalinas 14, 15 Pilhas de ltio 14 Pilhas de nquel-hidreto metlico 14 Pr-do-sol h 38 Praia/neve g 38 Predefinio manual 54 Preto e branco 57 Primeiro plano k 39 Proteger 114

T
Tamanho de imagem 51 Tamanho do papel 89, 90 Tampa do compartimento das pilhas/ ranhura do carto de memria 5, 14, 18 Tampa do conector de entrada CC 4 Televisor 80 Tipo ciano 57 Tipo de pilha 15, 114 Tomada de entrada de udio/vdeo 80

Notas tcnicas

R
Ranhura do carto de memria 5, 18 Razo de compresso 51 Reduo da vibrao 104 Reduo do efeito de olhos vermelhos 29, 31 Reduo do rudo do vento 78 Repor tudo 112 Reproduo 26, 27, 59, 60, 62, 79 Reproduo de filmes 79 Reproduo de miniaturas 60

V
Velocidade do obturador 24 Verso de firmware 117 ViewNX 85 Volume 79

Z
Zoom de reproduo 62 Zoom digital 23 Zoom ptico 23

139

140

141

142

Est interdita a reproduo, por qualquer meio, deste manual, em todo ou em parte (excepto para efeitos de citaes breves em artigos ou crticas), sem a autorizao, por escrito, da NIKON CORPORATION.

Impresso na Europa CT0A01(1G)

6MM7431G-01

Potrebbero piacerti anche