Sei sulla pagina 1di 3

Uni - BH Instituto de Engenharia e Tecnologia Curso de Engenharia Civil Lista de Exerccios 1) Considere os vetores u = (5, 3, -4), v = (8 , 3, 2) e w = (7, -4,

, 3). a) b) c) d) e) f) g) h) Determine o mdulo de cada um dos trs vetores Calcule o valor de (u.v).w + (v.w).u Calcule o valor de (u x v) x w Calcule o valor de u x (v x w) Calcule o valor de u . (v x w) Calcule o valor de (u x v).w Os vetores u e v so perpendiculares ? Determine o valor de x para que (2 + x , x + 3 , 5x + 7) seja perpendicular a w.

2) Considere os vetores u = (3t2 4t + 7 , 6t 3) e v = ( 5 , 3t). Determine t para que u e v sejam perpendiculares. 3) a) b) c) d) e) Considere o tringulo ABC em que A = (8, 2, 3), B = (6, 5,7) e C = (1,1,2). Represente esse tringulo no plano Determine a medida de cada lado desse tringulo Calcule o permetro dessa figura Calcule a rea desse tringulo Determine a medida de cada ngulo desse tringulo

4) Considere o tringulo ABC em que A = (1,2), B = (8,3), o ponto C est no quarto quadrante, o lado AC mede 18 e o lado BC mede 22. Determine a medida do ngulo C.

5) Uma pirmide tem como base o quadrado ABCD, com A = (0,0,0), B = (10,0,0), C = (10,10,0) e D = (0,10,0). O vrtice V da pirmide o ponto (4,6,7). a) Determine a distncia de V a cada um dos pontos A, B, C e D. b) Qual o ngulo entre os segmentos VA e VB ? c) Qual o ngulo entre os segmentos VB e VC ? d) Qual o ngulo entre os segmentos VC e VD ? e) Qual o ngulo entre os segmentos VD e VA ? f) Qual a rea de cada um dos tringulos que compe a lateral dessa pirmide ? Essa pirmide est, fora de escala, desenhada abaixo

6) A figura abaixo mostra um cubo ABCDEFGH de lado 10cm. Os pontos I,J,K,L,M e N so os centros das faces do cubo.

Considere que F a origem de um sistema cartesiano, com o eixo x na reta FE, o eixo y na reta FG e o eixo z na reta FB. a) b) c) d) e) 7) a) b) c) d) e) f) g) h) 8) a) b) c) Quais so as coordenadas de todos os pontos mostrados na figura ? Determine a distncia de M at C Qual o ngulo entre os segmentos LK e LI ? As retas IJ e LN so paralelas ? As retas JN e JI so perpendiculares ? Faa o que se pede: Represente no plano o tringulo ABC, com A = (1,1), B = (7,2) e C = (5,6) Determine a medida de cada lado desse tringulo Determine a medida de cada ngulo desse tringulo. Represente no espao o tringulo ABC, com A = (1,1,0), B = (7,2,0) e C = (5,6,0) Determine a medida de cada lado desse novo tringulo Determine a medida de cada ngulo desse novo tringulo. Calcule a rea desse novo tringulo. Qual a rea do tringulo ABC ? Considere os pontos A = (1,1,1), B = (8,2,3) e C = (4, 7, 5). Determine as coordenadas de um ponto D tal que ABCD seja um paralelogramo. Represente esse paralelogramo no espao Calcule a rea e o permetro desse paralelogramo.

9) Dados os pontos A = (3,5,2), B = (8, 3, 9), C = (3 + 5t , 5 2t , 2 + 7t) e D = (2, -1, 3). Determine t para que tenhamos . 10) Pelos pontos (3,0,0), (0,4,0) e (0,0,5) passa um plano. Represente esses pontos e esse plano no espao e determine as coordenadas de um vetor que seja perpendicular a esse plano.

11) Dado o vetor u = (1,2,2), determine as coordenadas e o mdulo do vetor v = | | .

12) Observe a linda figura dada abaixo:

Ela mostra um sistema cartesiano (o eixo x em vermelho, o eixo y em verde e o eixo z em azul) e um slido em azul escuro. A base desse slido o quadrado OABC (em verde), que possui lado medindo 5. O segmento BD mede 8 e perpendicular tanto a AB quanto a BC. A parte superior do slido tambm um quadrado de lado 5. Veja essa mesma figura com o slido cheio.

a) Determine as coordenadas de todos os vrtices do slido b) Determine o ngulo entre AD e AB c) Determine a distncia entre C e D.

Potrebbero piacerti anche