Sei sulla pagina 1di 5

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 3, 2008 ISSN 1982-5323 Castro, Susana de Resenha: VEIGA, Guilherme.

Teatro e teoria na Grcia antiga.

Teatro e teoria na Grcia antiga, Guilherme Veiga. Braslia: Thesaurus, 2008.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resenhado por Susana de Castro

Trata-se de algo pblico e notrio que a filosofia tenha nascido na Grcia, porm no damos igual publicidade origem grega do teatro. Tanto a filosofia quanto a arte dramtica so invenes do gnio grego e essa dupla descoberta no um mero acaso. Em seu livro Teatro e teoria na Grcia antiga (Braslia: Thesaurus, 2008, 2. Edio), Guilherme Veiga (1968-2007) aborda justamente as razes que levam ao surgimento quase concomitante do teatro e da filosofia. Este um livro imprescindvel para quem quer que busque compreender o fenmeno grego. O ncleo central do livro a compreenso de que no aleatria a origem etimolgica da palavra teatro. O fato de ela derivar de teoria j demonstraria sua conexo com a filosofia. Investigar, portanto, a origem do teatro , de certa forma, investigar, ao mesmo tempo, a origem da filosofia. Em linguagem clara e precisa, Veiga demonstra ao longo do livro como a genialidade das tragdias escritas ao longo do sculo V a.C. deriva de um fator peculiar, a presena de elementos ritualsticos e guerreiros ao lado de elementos espetaculares e estticos. Na era arcaica os gregos viviam basicamente no campo e em torno da atividade agrcola. Rendiam anualmente homenagens a Dionsio, deus da colheita e da fecundidade. Segundo a lenda, Dionsio teria sido esquartejado e depois voltado vida. Com os festejos em honra ao deus Dionsio comemorava-se o fim do inverno e o incio da primavera. Tratava-se, portanto, de uma festa em que se celebrava a vitria da vida sobre a morte. Como bem observado por
97

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 3, 2008 ISSN 1982-5323 Castro, Susana de Resenha: VEIGA, Guilherme. Teatro e teoria na Grcia antiga.

Veiga, a festa dionsiaca tinha o papel ritualstico importante de reafirmar a unidade do grupo a partir do culto religioso. O culto fornecia ao grupo o fundamento ontolgico necessrio conformao dos laos protetores contra o horizonte inquietante do mundo desconhecido. Nas palavras de Mircea Eliade, citadas por Veiga:
A manifestao do sagrado funda ontologicamente o mundo. Na extenso homognea e infinita onde no possvel nenhum ponto de referncia, e por conseqncia onde orientao nenhuma pode efetuar-se, a hierofania revela um ponto fixo absoluto, um, Centro.

O elemento central dos rituais dionsiacos o coro ditirmbico. Nele a paixo de Dionsio revivida por um grupo de homens mascarados e vestidos de stiros que num espao circular (orkhstra) cantam e danam. O restante dos participantes do ritual no se mantm afastados, observando-os, ao contrrio, sob influncia da dana esttica do coro, e do vinho, entram tambm em transe. Dessa forma, todos perdem por um momento a noo de tempo, espao e identidade pessoal, e atravs do transe coletivo celebram uma unio simblica com a vida e com as foras da natureza. Como bem salientou Nietzsche, a origem da tragdia, leiase, teatro, est no coro ditirmbico. Naquele espao circular no qual representado o sofrimento e alegria de Dionsio, est a semente do que depois se tornar a cena teatral. O que muda, de certa forma, o enredo. Enquanto no perodo arcaico o coro ditirmbico encena sempre a paixo de Dionsio, nas tragdias encenar-se- a paixo no de um deus, mas a de seres humanos especiais. As guerras mdicas contra os Persas transfiguraram o perfil do povo ateniense. Unidos, os ticos mostram-se bravos guerreiros e aps a expulso dos Persas, a cidade-estado Atenas consolida-se sob o regime democrtico tornando-se rapidamente uma liderana poltica em toda a Grcia. Nesse momento do apogeu da liderana ateniense os festivais em honra a Dionsio j haviam deixado de ter um carter estritamente religioso e agrrio e haviam se tornado espetculos teatrais, nos quais eram encenadas a vida e morte dos membros das mais famosas aristocracias agrrias. Famlias que participaram ativamente das guerras contra os persas. Veiga mostra com bastante preciso como se deu essa passagem delicada de um ritual religioso para um espetculo pblico. Enquanto no primeiro caso o participante atua, seja atravs do coro, seja atravs do transe orgistico, no espetculo teatral ele um mero espectador e est distanciado dos acontecimentos encenados. O teatro surge neste momento

98

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 3, 2008 ISSN 1982-5323 Castro, Susana de Resenha: VEIGA, Guilherme. Teatro e teoria na Grcia antiga.

especfico quando surge o espectador, isto , algum que quer ver, contemplar (theorein), um espetculo.
E, realmente, o nascimento da tragdia como acontecimento terico, ir coincidir com a perda da hegemonia da antiga estrutura mticomilitar, enfim, herica. A passagem do mito dos heris para a cena do teatro significou, de certo modo, o fim desses mitos como pilar da educao. Ou seja, ao ser transformado em acontecimento teatral e espetacular, o mito comeou a perder sua fora como ritual coletivo, ao mesmo tempo que adquiria fora esttica. (T.&T., p.23)

O contedo do drama trgico se adequa ao universo cultural do espectador, pois o dramaturgo no esquece que deve agradar ao gosto do pblico. Assim, no um mero acaso que os dramas das grandes famlias da aristocracia agrria so encenados. Apesar da aristocracia agrrio-militar ter deixado o poder e ter sido suplantada pelas instituies democrticas, ela ganhou espao no teatro. O esprito guerreiro alimentado pela literatura homrica conhecida por todo cidado ateniense deixava de ser o norteador da educao, agora orientada para a cidadania, mas continuava a alimentar o imaginrio de todos. Ocorre nas tragdias um fenmeno muito especial, a plasmao entre a paixo dionsiaca e a virtude guerreira -- dois elementos opostos, como bem observou Nietzsche. Enquanto o esprito dionisaco representava a vitria da vida sobre a morte, a virtude guerreira espelhada nas situaes dos heris guerreiros representava a glorificao da morte. Veiga descreve como principalmente squilo e Sfocles, ex-chefes militares do exrcito ateniense, levaram para o palco o sentido tico de encarar o desafio da morte. Desafiar a morte era a maneira que o guerreiro tinha de provar sua virtude. As histrias de dipo, Antgona, Prometeu e tantos outros hipnotizavam, e ainda hipnotizam, as platias, graas coragem que demonstram diante daquilo que normalmente a causa do maior medo para o ser humano comum, a morte. Por que o auge das peas trgicas dura apenas um sculo, o V a.C., quando so encenadas as peas de squilo, Sfocles e Eurpides? O que tornou a encenao das peas desses trs autores to especial a presena nelas de elementos ritualstico, como o coro. O coro nas tragdias representa, de certa forma, a herana do coro ditirmbico. Ele representa o espectador ideal, que no apenas v a encenao, mas tambm sofre com os dramas e antecipa de certa forma as conseqncias das aes trgicas como narrador onisciente do drama. Passado esse sculo no h mais vestgio do coro nas peas1. Estas vo cada vez mais

O coro ressurgir nas tragdias de Sneca e depois voltar a sumir.

99

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 3, 2008 ISSN 1982-5323 Castro, Susana de Resenha: VEIGA, Guilherme. Teatro e teoria na Grcia antiga.

valorizando o papel do ator, o qual no se apresenta mais mascarado. Aos poucos vai se consolidando o teatro tal como ns o conhecemos, espetculo puramente esttico. Os elementos polticos, ontolgicos, ritualsticos, ticos, todos cedem lugar para a preponderncia de um s elemento, o prazer esttico. chegada a hora de respondermos pergunta sobre o que efetivamente une duas coisas to distintas como o espetculo teatral e a filosofia. E aqui a resposta de Veiga novamente nos surpreende, o prazer. Assim como a encenao do drama trgico objetivava, entre outras coisas, produzir o prazer esttico, da viso, no espectador, a filosofia surge no bojo da pergunta pelo que traz a verdadeira felicidade. Segundo os filsofos antigos a felicidade mais plena aquela adquirida atravs do exerccio solitrio da contemplao (theorein ) do prprio pensamento. Neste momento o ser humano atingiria a plena autosuficincia (autarkheia ), aquela a qual apenas os deuses seriam capazes. Em anlise sucinta, mas precisa do livro VII, a alegoria da caverna, da Repblica de Plato, e do livro X da tica a Nicmacos e o XII da Metafsica , Veiga mostra como Plato e Aristteles trataram a questo da felicidade plena como a auto-suficincia do pensar. Engajado nos acontecimentos polticos de sua poca, para Plato a felicidade contemplativa trazia um impasse, pois o indivduo auto-suficiente no tem necessidade de atuar na poltica. A despeito disso, o filsofo faz com que o prisioneiro liberto da caverna retorne a mesma para ser morto por seus infelizes companheiros. Por outro lado, a utopia poltica platnica supe a criao de um Estado ideal no qual indivduos sbios conduziriam a cidade. Aristteles, por seu turno, tem conscincia que nenhum ser humano agenta a solido do estado perfeito do pensamento que se pensa a si mesmo. Portanto, para ele o ideal da vida contemplativa era um paradigma inalcanvel para o ser humano, que deveria se contentar com momentos de felicidade. Assim, para Aristteles, ao contrrio de Plato, no h nenhuma contradio entre a poltica e a filosofia, uma vez que as questes mundanas do ser humano, seja ele sbio ou no, so inevitveis, marcas da nossa humanidade e finitude. As concluses a que chega Veiga so surpreendentes: assim como a riqueza da tragdia tica deriva da singularidade da presena nela de dois elementos antagnicos, o elemento vital dionisaco e o elemento mortal guerreiro, tambm o auge da filosofia derivaria da singularidade do encontro entre a auto-suficincia terica do filsofo com o compromisso poltico do cidado. Alm disso, ambos, teatro e filosofia surgem no bojo de uma cultura que entende que a finalidade do ser humano ser feliz. Passada a poca clssica da filosofia e da
100

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 3, 2008 ISSN 1982-5323 Castro, Susana de Resenha: VEIGA, Guilherme. Teatro e teoria na Grcia antiga.

tragdia, ocorre a separao. A filosofia deixa de se preocupar com a poltica e as peas deixam de lado o papel ontolgico, educacional e tico. Susana de Castro Rio de Janeiro, julho de 2008

[Recebido em julho de 2008; aceito em julho de 2008.]

101

Potrebbero piacerti anche