Sei sulla pagina 1di 16

Sistema FIEB - SENAI Curso Tcnico em Construo Civil com nfase em Edificaes Professor: Carlos Bomfim - Disciplina :ISOSTATICA

2010

5 Esforos Solicitantes

1. Esforos Comuns
Materiais slidos tendem a se deformarem (ou eventualmente se romperem) quando submetidos a solicitaes mecnicas.

A Figura 1.1 d formas grficas aproximadas dos tipos de esforos mais comuns a que so submetidos os elementos construtivos:

(a) Trao: a fora atuante tende a provocar um alongamento do elemento na direo da mesma.

(b) Compresso: a fora atuante tende a produzir uma reduo do elemento na direo da mesma.

(c) Flexo: a fora atuante provoca uma deformao do eixo perpendicular mesma.

(d) Toro: foras atuam em um plano perpendicular ao eixo e cada seo transversal tende a girar em relao s outras.

(e) Flambagem: um esforo de compresso em uma barra de seo

transversal pequena em relao ao comprimento, que tende a produzir uma curvatura na barra. (f) Cisalhamento: foras atuantes tendem a produzir um efeito de corte, isto , um deslocamento linear entre sees transversais. Em muitas situaes prticas ocorre uma combinao de dois ou mais tipos de esforos. Em alguns casos h um tipo predominante e os demais podem ser desprezados, mas h outros casos em que eles precisam ser considerados conjuntamente.

2. Esforos solicitantes internos


Devido aos esforos ativos e reativos a estrutura est em equilbrio, ou seja, no se movimenta. Apesar de a estrutura estar em equilbrio, ela poder at se romper se os efeitos dos esforos ativos e reativos levarem sua desintegrao material. A desintegrao da estrutura ocorrer se algumas partes constituintes da estrutura sofrerem valores extremos em face de:

Tenso de compresso

Tenso de trao

Tenso de cisalhamento

Toro

Para chegarmos s tenses que levam, ou no, ao colapso das estruturas, tem que haver um efeito intermedirio, causado pelos esforos ativos e reativos. Esses esforos internos solicitantes geraro, no final, tenses de trao, compresso e cisalhamento.

Esforo Normal:

Somatrio de todas as foras na direo normal que esto atuando em um dos lados da seo.

Esforo Cortante:

Somatrio de todas as foras na direo transversal que esto atuando em um dos lados da seo.

Esforo Fletor:

Somatrio de todos os momentos que atuam segundo um dos eixos transversais da pea em um dos lados da seo.

Esforo Torsor:

Somatrio de todos os momentos que atuam segundo o eixo longitudinal da pea em um dos lados da seo.

3. Vigas
Quando dispomos de um elemento estrutural projetado para suportar diversas cargas em sua extenso, este elemento recebe o nome de viga. Estas vigas so normalmente sujeitas a cargas dispostas verticalmente, o que resultar em esforos de cisalhamento e flexo. Quando cargas no verticais so aplicadas a estrutura, surgiro foras axiais, o que tornar mais complexa a anlise estrutural. Vigas normalmente so barras retas e prismticas, o que ocasiona maior resistncia ao cisalhamento e flexo. Quando se efetua o dimensionamento de uma viga, seja ela de qualquer material como ao, madeira, concreto, duas fases so definidas distintamente. A primeira fase o clculo dos esforos da estrutura, ou seja, o clculo de momentos fletores e foras cortantes, ao qual a viga esta submetida aos vrios tipos de carregamento. A segunda fase o dimensionamento da pea propriamente dito, onde verificada qual as dimenses necessrias da pea estrutural, que ir resistir aos esforos solicitados.

Tipos de Carregamento Uma viga pode estar submetida a cargas concentradas, a cargas distribudas ou combinao de ambas. Quando se trabalha com cargas distruibudas, pode-se substitu-la por uma carga concentrada, e assim facilitar bastante os demais clculos.

- Carga Concentrada

Este carregamento corresponde a aplicao de uma carga em um nico ponto sobre a estrutura, sendo geralmente representado em kilograma-fora (kgf) ou Newton(N). - Carga Distribuda

Este carregamento corresponde a aplicao de uma carga por unidade de comprimento, geralmente representado em kilograma fora por metro (kgf/m) ou Newton por centmetro (N/cm). Quando a carga por unidade de comprimento possui valor constante, atribudo o nome de carga uniformemente distribuda.

Exemplo de Carga Uniformemente Distribuda

Tipos de Vigas
Viga Bi-apoiada Consiste de uma viga apoiada em dois apoios articulados, sendo um fixo e o outro mvel.

Viga em balano

Consiste de uma viga que possui um apoio engastado, no sendo livre a sua rotao

Viga com extremidade em balano Consiste de uma viga com extremidade em balano, sendo articulada em um apoio fixo e um apoio mvel.

Conveno de Sinais
Para o clculo de esforos internos a uma determinada estrutura, como ser visto adiante, necessrio estabelecer uma conveno de sinais para cada parte da viga em anlise

Positivo

Clculo de Momento Fletor e Fora Cortante em uma viga submetida a uma carga concentrada
Como exemplo, usaremos uma viga bi-apoiada de comprimento L, submetida a uma carga concentrada P, distante a e b dos apoios. Embora seja usada uma viga bi-apoiada, o entendimento pode se extendido para qualquer tipo de viga, e qualquer quantidade de foras aplicadas.

Diagrama de Corpo Livre

O primeiro passo o clculo das reaes de apoio Ra e Rb, que so obtidos atravs do somatrio dos momentos iguais a zero(corpo em equilbrio) nos pontos A e B. Ra = P. b / L Rb = P. a / L Para determinarmos por exemplo as foras internas em um ponto genrico C, uma maneira simples primeiro desenharmos o diagrama de corpo livre da parte a ser estudada.

Diagrama de Corpo Livre (Esquerda do ponto C)

Diagrama de Corpo Livre (Direita do ponto C)

Clculo da fora cortante em C. Com as reaes j calculadas e analisando a figura, podemos facilmente encontrar o valor da fora cortante no ponto C, atravs do somatrio das foras verticais. Como o ponto C, considerado para o clculo dos esforos exatamente o ponto de aplicao de uma fora concentrada, teremos dois valores diferentes de fora cortante, um a esquerda carga, ou seja, sem aplicao da carga P, e outra a direita, considerando a aplicao da carga P. Isto acontece porque o diagrama de foras cortantes ao passar no ponto onde existe uma carga concentrada, sofre uma descontinuidade, como ser visto adiante, no diagrama. Qesq C = Ra Qdir C = Ra - P Para o clculo dos demais esforos cortantes ao longo da viga, procedese com mesmo raciocnio. Clculo do Momento Fletor em C Para o clculo das foras cortantes em um determinado ponto, efetuou-se o somatrio das foras verticais de um corpo. Para o clculo do momento fletor, procede de maneira anloga, porm faz-se o somatrio dos momentos no ponto considerado, neste caso, o ponto C.

MC = Ra . a Para o clculo dos demais momentos ao longo da viga, procede-se com mesmo raciocnio.

Diagrama de Momento Fletor e Fora Cortante em uma viga submetida a uma carga concentrada
Se fosse calculados esforos de momento e fora cortante em infinitas sees da viga em anlise e aps isso fosse traado diagramas com esses valores, teramos ento representados os diagramas de momento fletor e fora cortante da viga em anlise. Na realidade no so efetuados infinitas sees, e sim algumas sees em locais apropriados, que permitam representam em sua totalidade os diagramas. Para o traado do diagrama, usual, adotar-se para o diagrama de foras cortantes, positivo para cima e negativo para baixo, e o diagrama de momentos, positivo para baixo e negativo para cima, de maneira a salientar a tendncia de flexo da viga.

Tendo como exemplo uma viga bi-apoiada de comprimento L, submetida a uma carga concentrada, distanciada de a do apoio da esquerda, temos as seguintes equaes para o traado do diagrama: Fora Cortante 1) Para x variando entre 0 e a Q = Ra 2) Para x variando entre a e L Q = Ra - P = Rb

Momento Fletor 1) Para x variando entre 0 e a M = Ra . x 2) Para x variando entre a e L M = Ra . x - ( x - a) . P Momento Fletor Mximo O momento fletor mximo ocorre no ponto onde temos a carga concentrada, ento: Mmx = Ra . a - ( a - a ) . P = Ra . a = (P . b / L) . a = P . a . b / L Diagrama

Quando uma viga suporta muitas cargas, o mtodo de se fazer vrias sees ao longo da barra, pode se tornar muito complicado. A construo do diagrama de fora cortante e principalmente o de momento fletor pode ser bastante simplificado se determinadas relaes entre os diagramas de fora cortante e momento fletor forem considerados.

Atravs de algumas dedues matemticas, podemos chegar a seguinte concluso:

A derivada do momento fletor em relao a x igual ao esforo cortante. Com isso, basta simplesmente determinar as equaes de qualquer um dos dois esforos, e atravs de simples derivao ou integrao, podemos encontrar facilmente o outro esforo.

EXERCCIO 07

1 Questo Para as vigas abaixo, encontrar as reaes nos apoios: a) Para P1=5KN e P2=15kn P3=20KN b) Para P1=5KN ; P2=15kn e

c) Para P1=3KN ; P2=9kn e w1=2KN/m

d) Para w1=2,5KN/m

e) Para P1=6KN ; P2=8kn

f) Para P1=15KN, M1=10kNm

2 Questo Para as vigas abaixo: A) Encontrar as reaes nos apoios; B) Esboar DEC e DMF; C) Apresentar os valores das solicitaes mximas.

2.1 P1=15N, w1=2N/m, P2=20N

2.2 P1=15N, w1=2N/m, P2=20N

3 Questo Para as estruturas treliadas abaixo, determinar as reaes nos apoios:


Obs.:Considere: quadrados de 2x2m, todos carregamentos em kN.

A)

B)

C)

4 Questo - Para a viga abaixo: a)Encontrar as reaes nos apoios b)esboar os diagramas de esforo cortante (DEC) e momento fletor (DMF) Os esforos: P1=20N, P2=15N, w1=3N/m, M1=6Nm.

5 Questo -Para o sistema abaixo encontrar as reaes nos apoios e esboar DEC e DMF. A) P1=12N, P2=10N, w1=2N/m

6 Questo - Para a viga abaixo: a) Encontrar as reaes nos apoios; b) Esboar os diagramas de esforo cortante (DEC) e momento fletor (DMF); c) Apresentar os valores mximos de cortante e momento;

Sendo: P1=15N, P2=10N, w1=2N/m e w2=1N/m

Respostas: 1 Questo: A)RAy=9KN,RBy=11KN;B)RAy=16,67KN,RBy=23,33;C)RAy=8,5KN;RBy=9,5KN;D)RAy= 6,25KN,RBy=6,25KN;E)RAY=14KN;MA=-52KNm;F)RAy=8,33KN,RBy=6,67KN 2 Questo: 2.1 Ray=24,88N, Rby=18,13N, Vmx=20,8N, Mmx(+)=54,4 Nm, Mmx(-)=4Nm 2.2 Ray=3,8N, Rby=39,20N, Vmx=20N, Mmx(+)=11,2Nm, Mmx(-)=40Nm 3 Questo: A)RAx=10KN,Ray=12,5KN,RBy=-27,5KN B)RAy=70KN,RBx=10KN,RBy=50KN C)RAx=-25KN,RBx=30KN,RBy=35KN 4 Questo: A)RAy=26,05N,RBy=17,95N 5 Questo: A)RAy=17,7N,RBy=10,3N 6 Questo: A)RAy=5,86N,RBy=29,14N

Potrebbero piacerti anche