Sei sulla pagina 1di 12

Escola Secundria com 3CEB de Lousada PM Ficha de Trabalho de Matemtica do 9 Ano Datas ____________________________ Assunto: Mega-ficha de trabalho de Preparao

para o Exame Nacional Datas_____________________________ Nome _____________________________________________________ n ______ Turma ____ 1. Em relao figura apresentada e atendendo aos dados, determina A V B . 2. O Rui, ao fazer uma pesquisa para um trabalho de rea de Projecto sobre o consumo de lcool, encontrou no livro de Cincias Naturais uma frmula que permite calcular a taxa de lcool no sangue (TAS) em g/l.

O livro fazia a seguinte referncia:

A ingesto de uma determinada quantidade de lcool com o estmago vazio acelera a sua absoro e torna, de imediato, o valor da taxa de lcool no sangue (TAS), aproximadamente, uma vez e meia maior.
Por outro lado, um documento da Direco-Geral de Viao intitulado lcool e Conduo, afirmava: A mesma quantidade de lcool pode originar valores de TAS muito diversos, na mesma pessoa ou em pessoas

diferentes, conforme seja ingerido em jejum ou s refeies, rapidamente ou com grandes intervalos. A ingesto de lcool com o estmago vazio acelera a sua absoro, o que leva a um aumento imediato de cerca de 1 3 do valor da taxa.
2.1. Numa festa, o pai do Rui consumiu 23,5 g de lcool. Verifica, utilizando a frmula, que a afirmao do livro de Cincias Naturais verdadeira, quer o pai do Rui tenha comido, quer no. O pai do Rui pesa cerca de 80 kg. Ser que a informao do livro de Cincias Naturais e da Direco-Geral de Viao so equivalentes? Justifica.

2.2.

3. Na figura esto representados um cubo e uma pirmide. Sabe-se que: - os vrtices da base da pirmide so os pontos mdios das arestas do cubo a que pertencem; - o vrtice V da pirmide coincide com o centro da face [EFGH ] do cubo; - a rea da base da pirmide 18 cm 2 . 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. Mostra que a rea de cada uma das faces do cubo o dobro da rea da base da pirmide. Determina a altura da pirmide; Determina o volume do cubo que no faz parte da pirmide. Utiliza as letras da figura e indica: (A) dois planos concorrentes, no perpendiculares; (B) uma recta perpendicular ao plano QRS.

4. Na figura est representada uma circunferncia de centro O que contm os pontos T, R e S. Um ponto P desloca-se ao longo do trajecto que a figura sugere. P inicia o seu percurso em R e termina-o em T, percorrendo, sucessivamente e sem parar, a corda

[RS ]

e o arco ST. Para cada

posio do ponto P, seja t o tempo decorrido desde o incio do percurso e seja d a distncia do ponto P ao ponto O. Apenas um dos grficos a seguir representados pode relacionar correctamente as variveis d e t. Numa pequena composio, indica o grfico que pode relacionar correctamente as variveis t e d e apresenta, para os grficos rejeitados, uma razo pela qual o consideraste incorrecto.

5. Arrumaram-se quatro bolas iguais dentro de uma caixa cilndrica, como sugerido na Fig.1. A altura da caixa igual ao dimetro das bolas. Na Fig. 2 est esquematizada a vista de cima da caixa. 5.1. Se o raio de cada uma das quatro bolas for designado por r e o raio da base da caixa por

R , mostra que R = 2 + 8 r .

6. Qualquer cubo se pode decompor em seis pirmides quadrangulares regulares e iguais, tal como mostra a figura. 6.1. Mostra que a aresta do cubo igual ao dobro da altura das pirmides.

7. Na figura esto representados dois tringulos rectngulos que tm em comum a hipotenusa [AC ] . 7.1. Determina o valor de x .

8. Na figura est representado um reservatrio para armazenar combustvel. Uma parte do reservatrio cilndrica e a outra tem a forma de um tronco de cone. 8.1. Atendendo s dimenses indicadas na figura, determina: 8.1.1. o dimetro da parte superior do reservatrio; 8.1.2. a capacidade, em litros, da parte do reservatrio correspondente ao tronco de cone. Apresenta o resultado
aproximado s unidades. 8.1.3. Determina a quantidade de combustvel, em litros, que h

no reservatrio se a superfcie de combustvel estiver a 30 cm da base do reservatrio. Apresenta o resultado


arredondado unidades.

9. Em relao figura, sabe-se que: - A recta t tangente circunferncia de centro O no ponto T;

- TAO = 30 . 9.1. Determina BT .

10. O Manuel faz coleco de berlindes. Um dia levou-os todos para a praia. Contou-os e entreteve-se a construir tringulos. Contou 175 berlindes e construiu uma sequncia de tringulos equilteros, tal como esto representados nas figuras.

10.1. Com os 175 berlindes, quantos tringulos da sequncia conseguia o Manuel construir? Explica a tua resposta, indicando o nmero de berlindes do ltimo tringulo e o nmero de berlindes que sobravam. 10.2. Se tivesse decidido construir um s tringulo equiltero, qual seria o nmero mximo de berlindes que devia colocar em cada lado? Explica a tua resposta.

11. Na revista Viso de 5 de Junho de 2008 foi publicada a seguinte notcia:

Entre 28 de Abril e 25 de Maio, 70% dos pedidos de portabilidade (mudana de rede, mantendo o nmero de telefone) feitos pela ZON foram rejeitados. A situao arrasta-se desde o incio do ano.

Tendo em ateno a informao apresentada na notcia, responde s seguintes questes: 11.1. Qual foi a mdia diria do nmero de pedidos rejeitados entre 28 de Abril e 25 de Maio? 11.2. Quantos pedidos foram rejeitados por falta de capacidade entre 28 de Abril e 25 de Maio? 11.3. Em relao aos pedidos efectuados, qual foi a percentagem de pedidos rejeitados por problemas relacionados com erros na morada e/ou na identificao do titular?

12. Considera o tringulo [MNP ] representado na figura. 12.1. Constri um tringulo semelhante ao representado na figura, de modo que o lado correspondente a [MN ] tenha de comprimento 4 cm. 13. Na figura est representado um cilindro inscrito num cone. Sabe-se que:
___

- OA = 25 cm
___ ___

- OC = CV = 3 dm Determina a rea da superfcie lateral do cilindro. Apresenta o resultado em centmetros quadrados. Mostra que o volume do cilindro 37,5% do volume do cone.

14. Em relao figura sabe-se que:


- AB = 50 e que CD = 120 14.1. Determina as amplitudes dos ngulos x , y e z representadas na figura.

15. No incio do sculo XX foram descobertos os vrios grupos sanguneos: A, B, AB e O. A sua distribuio na populao humana no uniforme, tal como se pode observar na tabela seguinte.

15.1. Indica o grupo sanguneo mais comum nos pases da Pennsula Ibrica. 15.2. Indica um pas da tabela que apresente valores discrepantes dos restantes. Explica a tua resposta. 15.3. Qual o grupo sanguneo mais raro neste conjunto de pases? 15.4. Em que pas h maior probabilidade de escolher ao acaso uma pessoa que tenha grupo sanguneo A? 15.5. Na Finlndia, qual a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso ter grupo sanguneo B? 15.6. A populao espanhola cerca de quatro vezes maior do que a populao portuguesa. Na Pennsula Ibrica, qual a probabilidade de uma pessoa escolhida ao acaso ter grupo sanguneo O?

16. O espao central ( a arena) do Anfiteatro Municipal de Castro Verde hexagonal. Os dois hexgonos so regulares e os lados AB e CD so paralelos. O lado AB quatro vezes maior que o lado CD.

16.1. Como se designa quadriltero ABCD?

16.2. Se, no hexgono menor, o comprimento do lado for 1,95 m, e a sua rea aproximada s centsimas for do quadriltero ABCD?

9,8 m 2 , qual a rea

17. Na figura 1 est representado, em referencial o.n. xOy,, um crculo de raio 1 cm. 17.1. Determina, com aproximao s centsimas: 17.1.1. 17.1.2.

[POQ] ; A rea do tringulo [POQ ]


O permetro do tringulo

18. Uma bssola ainda um instrumento importante para a orientao geogrfica. Objectos metlicos prximos de uma bssola podem provocar desvios da sua agulha magntica e, por isso, orientaes erradas. Na tabela seguinte, indica-se a distncia mnima a que alguns objectos devem estar de uma bssola, para no interferirem nas suas indicaes. Na figura 2, representa-se, a tracejado, o lugar geomtrico dos locais onde no deve estar qualquer machado, para que no haja interferncia na leitura de uma bssola colocada no ponto assinalado. 18.1. A figura 3 a planta de um parque de estacionamento. Mantendo a escala utilizada na figura 2, representa o lugar geomtrico dos locais onde podem estar automveis, de modo a no interferirem na leitura da bssola que est na mo de um utente a passar pelo ponto X.

18.2. Na figura 4 representa-se a planta de um terrao. Mantendo a escala utilizada na figura 2, representa o lugar geomtrico dos locais onde pode estar a bssola, de modo a que o tacho e os fios elctricos no interfiram na sua leitura.

19. Em relao figura, sabe-se que: - O ponto O o centro da circunferncia; - As cordas [AB ] e [CD ] so paralelas;

- COD = 126 e AB = 68. Determina: 19.1. 19.2. 19.3.

CD ;

OCD ;

BC .

20. Na grelha quadriculada da figura abaixo esto representados: uma figura F, um eixo r , um vector

u e um ponto O.
20.1. Constri a figura: 20.1.1. - F1 , imagem da figura F pela simetria de eixo r. 20.1.2. - F2 , imagem da figura F pela translao associada ao vector u . 20.1.3. F3 , imagem

da

figura F pela rotao de centro O e amplitude 45

21. Em homenagem aos agricultores de uma localidade foi colocado numa rotunda um espigueiro, como mostra a fotografia da Fig.1. Na Fig. 2 est um esquema do espigueiro fotografado. As medidas d comprimento assinaladas na Fig.2 esto expressas em metros.

21.1. A parte do espigueiro para armazenar cereais corresponde ao tronco de uma pirmide rectangular recta, conforme representado na figura 2. Determina o volume desse tronco de pirmide.

21.2. Utilizando as letras da Fig. 2, indica: (A) um plano perpendicular ao plano que contm a face [ABCD ] ; (B) uma recta paralela ao plano que contm a face [ADEF ] ; (C) uma recta que no intersecte o plano CDE. 22. Para levantar um objecto pesado pode utilizar-se uma alavanca que diminui a fora necessria. A alavanca chama-se alavanca interfixa. Estas alavancas utilizam um ponto de apoio que fica entre o objecto que se quer levantar (ponto de resistncia) e o ponto onde se exerce a fora. A resistncia (R), exercida pelo peso (massa) do objecto, e a potncia (P), fora necessria para elevar o objecto, so grandezas directamente proporcionais, que satisfazem a seguinte relao:

O Ricardo pretende levantar a sua moto-quatro, para a lavar, utilizando uma alavanca interfixa. A motoquatro pesa 100 kg. 22.1. Qual a fora (potncia) que o Ricardo tem de exercer para levantar a mota, se o ponto de apoio da alavanca estiver a igual distncia do ponto onde est a mota e do ponto onde feita fora para a levantar? 22.2. Se o ponto de apoio se encontrar mais prximo da mota, a fora (potncia) que o Ricardo tem de exercer aumenta ou diminui? Explica a tua reposta. 22.3. Que razo tem de existir entre o brao de potncia e de resistncia, de modo a que o Ricardo exera uma fora (potncia) de 10kg?

23. Na tabela abaixo, esto definidas as propores em que se deve misturar composto (adubo resultante da transformao de matria orgnica) na terra, para alguns tipos de plantas.

O clube de Jardinagem da escola da Margarida est a renovar os espaos verdes. Construiu um canteiro circular no jardim e colocou plantas novas em vasos, para pr no trio da escola.

23.1. Quantos litros de composto devem utilizar no canteiro circular? 23.2. Para envasar as novas plantas, os alunos escolheram 6 vasos como os da figura. Quantos metros cbicos de composto, terra e areia so necessrios?

24. O fundo dos oceanos tem sido cartografado com rigor devido utilizao de ecossondas. Inicialmente emitem um impulso sonoro que posteriormente reflectido (eco) pelo fundo do mar. Conhecidos o intervalo de tempo que decorre entre a emisso do impulso e a recepo do eco e a velocidade de propagao do som, possvel determinar a profundidade do local atravs da frmula

h=

t v , em que: 2

- h a profundidade, em metros (m), - t o intervalo de tempo entre a emisso do impulso e a recepo do eco, em segundos (s) - v a velocidade mdia da propagao do som na gua, em metros por segundo (m/s). A velocidade mdia de aproximadamente 1450 m/s propagao do som na gua

24.1. Uma ecossonda emitiu um sinal sonoro s 14 horas 52 minutos e 56 segundos e recebeu o respectivo sinal s 14 horas e 53 minutos. Qual a profundidade do mar nesse local? Apresenta todos os clculos que efectuares. 24.2. As fossas ocenicas so as regies mais profundas dos oceanos.

24.2.1. Imagina uma ecossonda colocada na fossa de Porto Rico e que emite um sinal sonoro. Quantos segundos decorrem at recepo do seu eco? Apresenta todos os clculos que
efectuares.

24.2.2.

Assinala com a letra correspondente a equao que no equivalente frmula dada: (B)

(A) h = 725t

h=

v t 2

(C) h = 1450t

(D)

h=

vt 2

25. O Pedro e o seu irmo mais novo recebem uma mesada. Actualmente a mesada do Pedro superior do irmo em 50 euros. Como partiram o vidro de uma janela quando estavam a jogar bola, a me decidiu penaliz-los retirando 15% das suas mesadas, at totalizar o valor gasto com a substituio do vidro. 25.1. Durante os meses em que esto a pagar a substituio do vidro, a diferena em euros entre a mesada do Pedro e a do irmo mantm-se? Justifica a tua resposta. 25.2. O Pedro e o irmo vo estar a pagar a substituio do vidro ao longo de 6 meses. Se tivessem decidido prescindir das mesadas um ms, teriam pago o valor total da reparao e ainda sobravam 9 euros. Qual era o valor da mesada do Pedro e da do irmo antes da penalizao? Apresenta
todos os clculos que efectuares.

26. O Pedro encontrou, num caderno de problemas do pai, uma indicao para calcular o volume de um tronco de rvore: acha-se o seu comprimento (tronco) e o comprimento da circunferncia mdia; depois multiplica-se o comprimento do tronco pelo quadrado do comprimento da circunferncia mdia e divide-se o produto encontrado por 4 .. Isto ,

26.1. Sabendo que num pinheiro-do-Paran adulto, o tronco tem entre 10 e 35 metros e o comprimento da circunferncia mdia varia entre os 50 e os 120 centmetros, entre que valores varia o volume do tronco de uma rvore adulta desta espcie? 26.2. O Pedro, depois de analisar a frmula, constatou que esta poderia ser escrita do seguinte modo:

26.2.1.

Explica como se pode chegar a esta concluso?

27. No rtulo de uma embalagem de um detergente de ls est a informao sobre a dosagem e a capacidade da tampa da embalagem.

27.1. Numa lavagem utilizou-se a seguinte dosagem: 27.1.1. Que quantidade de detergente, em ml, foi utilizada? Explica a tua resposta. 27.1.2. Qual seria a dureza da gua e que tipo de sujidade teria a roupa?

27.1.3. A roupa que o Gonalo usa quando faz desporto fica sempre muito suja. Sabendo que na regio da sua casa a gua dura, assinala nas tampas em baixo a quantidade de detergente necessria para lavar a roupa de desporto. Explica a tua resposta.

27.1.4. De acordo com a informao da dosagem, qual te parece ser a capacidade mais adequada para a tampa de forma a facilitar o clculo das quantidades de detergente a utilizar nas lavagens. Explica a tua resposta.

28. Os resduos slidos so constitudos por matria orgnica, que transformada em adubo para planta, por um processo natural de reciclagem a compostagem. Os materiais orgnicos que podem ser compostados organizam-se em pilhas, como mostra a figura, e so de dois tipos, os castanhos (por exemplo, a palha ou a erva seca) e os verdes (por exemplo, os restos de comida e erva verde).

O clube de Jardinagem de uma escola decidiu sensibilizar os alunos para as vantagens da compostagem, criando um concurso para a construo de pilhas de compostagem.

As pilhas de compostagem devem ter, aproximadamente, a forma de um prisma triangular. As dimenses de uma pilha so, habitualmente: - largura entre 2 a 3 metros; - altura entre 1,2 a 1,5 metros; - comprimento de cerca de 3 metros. 28.1. De acordo com os dados, entre que valores varia o volume de uma pilha de compostagem?
Apresenta todos os clculos que efectuares.

28.2. Uma das pilhas do concurso tinha, inicialmente, as dimenses indicadas na figura 1. Quando o processo de compostagem terminou, a pilha tinha perdido 30% do volume inicial (figura 2) com a fermentao dos materiais e a evaporao da gua.

28.2.1. Verifica que a perda de 30% do volume da pilha corresponde a uma perda de 30% da altura da pilha, percorrendo, sucessivamente, as seguintes etapas: - designar por

h1 a altura da base do prisma da figura 1 e por h2 a altura da base

do prisma da figura 2; - calcular o volume dos prismas das figuras 1 e 2; - relacionar os volumes dos dois prismas e verificar que a altura h2 30% menor do que a altura

h1 .

29. Uma claque, constituda por 150 apoiantes de um clube desportivo, deslocou-se no ltimo fim-desemana para acompanhar a equipa. Alguns apoiantes fizeram a viagem em autocarro e os restantes em comboio. Na tabela ao lado, apresentado o preo dos bilhetes Meio de transporte Preo (por bilhete) para cada um dos meios de transporte utilizados. Autocarro 12 euros Comboio 10 euros 29.1. Quantos apoiantes viajaram em cada um dos meios de transporte, sabendo que despesa total na compra dos bilhetes foi de 1620 euros?

30. Na figura est representado um rectngulo

[ABCD] .

Este rectngulo o esboo de uma placa

decorativa de 14 cm de comprimento por 10cm de largura e que ser constituda por uma parte de metal (representada a cinzento) e por uma parte de madeira (representada a branco).

A parte em metal formada por dois tringulos iguais e por quatro quadrados tambm iguais. Cada tringulo tem um vrtice no centro do rectngulo ABCD . Seja x o

lado de cada quadrado, medido em cm e x 0 ; 5 , responde s questes, apresentando todos os clculos que efectuares.

30.1. Mostra que a rea, em

cm 2 , da parte em metal da placa decorativa dada, em funo de x , por:

A( x ) = 6 x 2 24 x + 70
30.2. Determina o valor de 30.3. Determina o valor de

x para o qual a rea da parte em metal mnima e calcula essa rea.

x para o qual a rea da parte em metal igual rea da parte em madeira.

31. O esquema abaixo representa parte da grua da figura.

____

Sabe-se que

BD = 4m

31.1. Justifica que o tringulo

[CDE ] issceles.
____

31.2. Apresenta, em metros, o valor de BC , arredondado s dcimas. 31.3. Para reparar uma avaria na grua, necessrio ligar os pontos D e E atravs de um cabo de ao. Para o efeito existe um cabo com 5 metros de comprimento. Verifica se esse cabo tem comprimento suficiente para ligar os pontos D e E.

Potrebbero piacerti anche