Sei sulla pagina 1di 16

1

INtrOduO

A filosofia analtica tem aproximadamente cem anos de idade, e agora a fora dominante dentro da filosofia ocidental (Searle, 1996, p. 12). Ela prevaleceu por diversas dcadas no mundo de fala inglesa; est em ascendncia nos pases germanfonos; e tem feito incurses significativas mesmo em lugares antes considerados hostis, tais como a Frana. Ao mesmo tempo, existem rumores contnuos sobre a derrocada da filosofia analtica, sobre ela estar defunta ou ao menos em crise, bem como queixas sobre seus amplamente percebidos males (Leiter, 2004a, p. 1, 12; Biletzki e Matar, 1998, p. xi; Preston, 2004, p. 445447, 463464). Um sentido de crise palpvel no s entre comentadores, mas tambm entre alguns dos principais protagonistas. Von Wright notou que, no caminho de se elevar de um movimento revolucionrio para o status quo filosfico, a filosofia analtica tambm se tornou diversificada a ponto de perder seu perfil diferenciador (1993, p. 25). Essa opinio ganha eco em incontveis observadores, que acreditam que a distino habitual entre a filosofia analtica e a continental tornouse obsoleta (p. ex., Glendinning, 2002; May, 2002; Bieri, 2005). Perda de identidade uma preocupao geral, perda de vigor outra. Putnam repetidamente clamou por uma revitalizao, uma renovao da filosofia analtica (por exemplo, 1992, p. ix). E Hintikka sustentou que a sobrevivncia da filosofia analtica depende de um novo comeo, baseado na explorao das possibilidades construtivas na obra tardia de Wittgenstein (1998).

Searle um dos advogados mais tenazes e inabalveis da filosofia analtica. Contudo, at mesmo ele concede que, ao mudar de um ponto de vista de minoria revolucionria para o ponto de vista do status quo convencional, a filosofia analtica perdeu algo da sua vitalidade (1996, p. 23). No de se admirar muito que aqueles mais cticos sobre a filosofia analtica estiveram por algum tempo antecipando sua substituio por uma filosofia psanaltica (Rajchman e West, 1985; Baggini e Stangroom, 2002, p. 6; Mulhall, 2002). Tal combinao de triunfo e crise de forma alguma deixa de ter precedentes. Mas, oferece uma oportunidade adequada para se dirigir natureza da filosofia analtica a partir de uma nova perspectiva. Nos anos de 1970, Michael Dummett abriu um debate sobre as origens histricas da filosofia analtica com sua alegao de que ela filosofia psfregeana e de que ela est baseada na convico de que a filosofia da linguagem o fundamento da filosofia em geral. Ao longo dos ltimos 15 anos, o ritmo do debate acelerouse. Em adio obra de Dummett, Origens da filosofia analtica, surgiram diversas inspees histricas da filosofia analtica (Skorupski, 1993; Hacker, 1996; Stroll, 2000; Baldwin, 2001; Soames, 2003), detalhados tratados sobre aspectos mais especficos (p. ex., Hylton, 1990; Stadler, 1997; Hanna, 2001) e ao menos seis coletneas de ensaios sobre a histria da filosofia analtica (Bell e Cooper, 1990; Monk e Palmer, 1996; Glock, 1997c; Tait, 1997; Biletzki e Matar, 1998; Reck, 2002).

16

Hans-Johann Glock

Se Hegel tem razo e a coruja de Minerva levanta voo somente ao crepsculo, a filosofia analtica deve estar moribunda. Agora, morte por autoconscincia histrica pode no ser um mau caminho para se seguir. Ainda, mesmo que a empreitada analtica esteja ferida, o processo deveria ser menos unilateral. At aqui, o debate acerca da natureza da filosofia analtica enfocou duas questes: quem deveria contar como o verdadeiro progenitor da filosofia analtica? E em que ponto emergiu a diviso analtico/continental?1 No houve nenhuma tentativa bem sustentada em lngua inglesa de combinar tais questes histricas com uma elucidao do que vem a ser presentemente a filosofia analtica, e de que maneira ela difere da assim chamada filosofia continental. A primeira parte da obra O dilogo da razo: uma anlise da filosofia analtica, de Jonathan Cohen, cumpre a expectativa em seu subttulo. Mas, ela se mantm somente em seu foco no presente, deixando explicitamente de lado a dimenso histrica (1986, p. 67). Alm disso, ela tem pouco a dizer acerca da filosofia continental. Contudo, a filosofia ocidental contempornea est notoriamente dividida em duas tradies, a filosofia analtica, por um lado, e a filosofia continental, por outro. Apesar de mais de 40 anos de tentativas de dilogo e sntese, essa ruptura ainda muito real, tanto filosfica quanto sociologicamente. Portanto, uma abordagem da filosofia analtica deveria tambm contrastla com as principais alternativas, e no apenas no ponto de seu surgimento. A relativa desateno ao estado atual da filosofia analtica surpreendente, e no s por causa da reputao geral da filosofia analtica como ahistrica. A partir de Dummett, as questes histricas estiveram intimamente ligadas pergunta sobre o que a filosofia analtica, bem como a combates apaixonados pela alma e pelo futuro da filosofia analtica. A maioria dos participantes no debate tendeu a identificar a filosofia analtica com o tipo de filosofia que eles consideram prprio, e espero mostrar que essa tendncia levou a vrias distores.

Minha ambio abordar a questo de uma maneira que possa parecer ser, a uma s vez, mais analtica e mais continental. Mais analtica no sentido que escrutina o estatuto e o propsito de demarcaes entre tradies filosficas, no sentido que avalia, de uma forma desapaixonada, os prs e os contras de vrias definies da filosofia analtica e no sentido que discute alguns dos problemas conceituais e metodolgicos que cercam o debate. Embora eu no venha a dissimular o fato de que eu mesmo sou um filsofo analtico, quero abordar a questo sem assumir que a filosofia analtica deve, em qualquer medida, equivaler boa filosofia. Pondo isso de um modo diferente, meu principal projeto neste livro contribuir para uma metafilosofia descritiva em vez de prescritiva. Nesse sentido, meu projeto difere dos projetos explicitamente apologticos de Cohen (1986, p. 12), Fllesdal (1997) e Charlton (1991). Isso no o mesmo que dizer que me abstenho de defender a filosofia analtica contra algumas objees. Mas, tambm ponho presso em crticas que se me revelam bem fundadas e concluo sugerindo modos de como a filosofia analtica contempornea poderia ser melhorada. De qualquer modo, minhas opinies sobre como a filosofia analtica poderia ser perseguida sero baseadas em uma tentativa, anterior, de entender ao que ela realmente equivale. Minha abordagem quela questo pode parecer mais continental no sentido de que d ateno ao pano de fundo histrico e s implicaes polticas e culturais mais amplas da filosofia analtica, bem como a seu crescente conflito com outros estilos de filosofar. Contudo, no estou interessado exclusivamente, ou mesmo primariamente, nas razes da filosofia analtica, mas no que ela presentemente vem a ser, incluindo o estado atual da diviso analtico/continental. Minha perspectiva continental tambm em um sentido literal. Como um alemo que passou a maior parte de sua vida de trabalho na GrBretanha, dificilmente posso ser desafiado linguisticamente e tenho conhecimento de filsofos analticos

O que filosofia analtica?

17

contemporneos fora do mundo anglfono. Como comum em disporas, esses filsofos mostram um elevado grau de autoconscincia, e pelos ltimos 20 anos fundaram vrias associaes e peridicos devotados promoo da filosofia analtica. Os pronunciamentos de misso desses projetos so uma fonte importante de informao sobre a atual autoimagem da filosofia analtica, e assim o so alguns escritos a favor, contra ou sobre a filosofia analtica que se encontram disponveis apenas em lnguas exticas como o francs, o alemo e o italiano. Devido larga escala dessa investigao, ocasionalmente serei forado a pronunciar me sobre questes histricas, exegticas e substantivas sem um argumento bem sustentado. Algumas alegaes controversas sero defendidas em notas de rodap, mas outras sero cobertas simplesmente por referncias literatura relevante. Espero que fique claro, contudo, de que modo minhas opinies sobre as perguntas gerais s quais o livro dedicado dependem de minhas opinies sobre esses tpicos mais especficos.

1. POr QUe A pergUNTA impOrTANTe?


Como o ttulo deixa claro, meu principal foco recai sobre O que a filosofia analtica? em vez de De onde vem a filosofia analtica?. No entanto, a segunda questo se mostrar ampla, no s por causa dela mesma, mas tambm por causa de suas implicaes com respeito primeira. Mas, essas duas questes so importantes? Em um sentido, manifestamente bvio que elas so. Os mais profissionais filsofos tm opinies fortes sobre elas. Muitos deles reservam o arejamento dessas opinies conversa corts ou descorts. Mas tambm houve pronunciamentos impressos sobre o que a filosofia analtica, no por ltimo por aqueles que, oficialmente, declaram o tpico como no compensador (por exemplo, Williams, 2006, p. 155). Esses pronunciamentos oferecem um segundo motivo fundamental para envolverse com a questo.

Enquanto a maior parte deles so instrutivos e interessantes, muitos deles so falsos. E eu no tenho conhecimento de nenhuma razo melhor para que um filsofo ponha a caneta no papel do que a necessidade de combater falsas opinies, no importa se essas so defendidas por filsofos, cientistas, historiadores ou pessoas leigas. Mas deveramos tentar substituir essas respostas incorretas por respostas corretas, ou deveriam as perguntas sobre o que a filosofia analtica e de onde ela vem ser simplesmente descartadas como irrespondveis e confusas? Naturalmente, a prova ltima daquele pudim o ato de comlo. Mas, instrutivo ponderar se algum deveria dar uma chance para a atitude de responder a essas perguntas. Marx, famosamente, observou que En tout cas, moi, je ne suis pas marxiste.* Muitas pessoas, desde ento, sentiram que rtulos para posies, escolas e tradies filosficas so simplesmente palavras vazias, suprfluas, na melhor das hipteses, desviantes e confusas, na pior. Com efeito, esse sentimento tem sido particularmente vivo entre alguns eminentes filsofos analticos, embora por diferentes razes. Alguns dos primeiros pioneiros tinham desconfiana com respeito a escolas porque sentiram que todas as diferenas de opinio entre filsofos poderiam ser resolvidas por meio de chegada de mtodos analticos. Nesse esprito, Ayer escreveu que no h nada na natureza da filosofia que autorize a existncia de partidos filosficos ou escolas (1936, p. 176, ver tambm p. 42). Tais esperanas dissiparamse. Mas mesmo filsofos analticos contemporneos associam escolas e ismos com dogmatismo e procratisnao. Assim, pois, Dummett deplora a diviso analtico/continental do seguinte modo:
A filosofia, no tendo nenhuma metodologia acordada e dificilmente tendo triunfos incontroversos, peculiarmente

N. de T.: Em todo caso, eu mesmo no sou marxista.

18

Hans-Johann Glock

sujeita a cismas e sectarismo; mas eles s prejudicam a matria. (1993, p. xi)

O mais bem sustentado ataque analti co a filsofos que estipulam divises em escolas ou posies anterior e procede de Ryle.
No h lugar para ismos em filosofia. As alegadas questes partidrias no so nunca as questes filosficas importantes, e ser afiliado a um partido reconhecvel ser o escravo de uma prconcepo no filosfica em favor de um artigo de crena (normalmente no filosfico). Ser um esseouaquele ano* ser filosoficamente fraco. E, embora esteja pronto para confessar ou ser acusado de tal fraqueza, eu no deveria me vangloriar disso mais do que me vangloriar de astigmatismo ou de mal de mer**. (1937, p. 153154)

eles e ns e, por implicao, em uma das retricas mais formadoras de escola na histria da diviso analtico/continental (Captulo 3.1). Ainda mais importante, h tambm um uso menos repugnante de rtulos filosficos. Podemos classificar pensadores, obras, posies ou argumentos sem inteno polmica ou dialtica, a saber, no intuito de clarificar qual sua importncia e o que est em jogo em quaisquer controvrsias a que eles possam dar origem. Ryle concede que
para certos fins, como aquelas da biografia ou da histria das culturas (ainda que no aqueles da prpria filosofia), com frequncia til e correto classificar os filsofos de acordo com certos tipos gerais de pensamento ou temperamentos. (1937, p. 157)

H uma mensagem salutar, aqui, e no apenas para aqueles que vilificam Ryle como um behaviourista lgico de mente estreita e teimoso. No primeiro exemplo, a professa repugnncia de Ryle dirigida queles que no somente aplicam rtulos filosficos a si mesmos e seus adversrios, mas tambm os empregam como armas de argumento filosfico. Tal procedimento irritante e difundido em igual medida, especialmente quando ele emprega frases de descarte (Passmore, 1961, p. 2) como materialismo crasso, realismo ingnuo, idealismo selvagem ou escolasticismo. Mesmo nos casos em que um sentido claro se liga a um ismo filosfico e um pensador ou uma teoria particular se encaixa perfeitamente, o peso argumentativo deve ser conduzido pelas reflexes em favor da ou contra a posio em questo. Lamentavelmente, veremos que, depois da II Guerra Mundial, o prprio Ryle envolveuse em alguns dos mais divisivos

**

N. de T.: Isto , um kantiano, um hegeliano, etc. N. de T.: Isto , de maresia.

Ele tem em vista dicotomias tais como aquelas entre os filsofos dementedelicada e os dementedura (James 1907, p. 1019, 118120), entre os filsofos inflacionistas e deflacionistas (Berlin, 1950), ou entre filsofos profticos e engenheiros. Contudo, no desnecessrio dizer que tais classificaes no tm nenhum lugar na prpria filosofia. Por um lado, debatvel (e ser debatido no Captulo 4) se existem divises rgidas e rpidas entre a filosofia, a histria da filosofia e a histria das ideias mais ampla. Por outro lado, mesmo se existem barreiras claras e estveis entre essas disciplinas, por que o rotulamento no deveria desempenhar um papel legtimo em todas elas? Seria errado rejeitar essa sugesto por apelo ao ponto que eu recm concedi, a saber, que rtulos filosficos no portam nenhum peso argumentativo. Ryle, por um lado, presumivelmente concederia que argumentar no a nica atividade na qual os filsofos legitimamente se envolvem. Eles tambm descrevem, classificam, clarificam interpretam, glossam, parafraseiam, formalizam, ilustram, resumem, pregam, etc. Se todas essas demais atividades devem, em ltima anlise, permanecer a servio do argumento, um ponto incerto. O que est

O que filosofia analtica?

19

fora de controvrsia que a filosofia no se reduz a argumento, mesmo se o ltimo concebido em um sentido muito geral. De fato, a rejeio, por Ryle, dos ismos est baseada em duas linhas de pensamento distintas. De acordo com a primeira, no pode haver diferentes escolas filosficas A e B que se opem uma outra sobre questes muito fundamentais de princpio ou mtodo, pois os defensores de A teriam de apresentar os proponentes de B como nem se envolvendo em um tipo diferente de filosofia, e tampouco como se envolvendo em m filosofia, mas, antes, como simplesmente no fazendo filosofia (e viceversa).
Assim, o abismo seria um entre filsofos e no filsofos, e no entre um conjunto de filsofos e outro (astrnomos no ostentam um partido de antiastrlogos)... Os membros da escola oponente, defendendo com vigor, como fazem, uma filosofia que tem a corrente geral equivocada, so as vtimas de um equvoco em princpio, no importa que grande talento eles possam exercitar em questes de detalhe. De acordo com isso, toda escola de pensamento que consciente de si mesma deve como tal manter e com efeito mantm que a escola ou as escolas de pensamento oponente(s) so de, alguma maneira, filosoficamente inescrupulosas. Afinal, elas so cegas queles princpios que fazem sua filosofia uma filosofia e a filosofia. (1937, p. 158, 161)

A propsito, esse argumento repousa em uma suposio que no simplesmente questionvel, mas errada. Ryle toma por garantido que a filosofia est casada com as cincias especiais no aspecto de que uma discordncia suficientemente fundamental, notadamente uma sobre princpios, tarefas e mtodos, simplesmente desqualifica um dos disputantes de ser um praticante da matria. Diferentemente das cincias especiais, contudo, fazer filosofia carece de qualquer estrutura metodolgica aceita de maneira geral. A natureza da filosofia ela mesma

uma questo filosfica contestada, e as opinies sobre essa questo so filosoficamente controversas. Muito embora a investigao dos objetivos e mtodos prprios da filosofia seja hoje conhecida como metafilosofia, ela no uma disciplina distinta de ordem superior, mas uma parte integral da prpria filosofia (Tugendhat, 1976, p. 1718; Cohen, 1986, p. 1). As cincias naturais tm de estabelecer seus prprios campos e mtodos no menos do que a filosofia. Contudo, pelo menos desde a revoluo cientfica do sculo XVII, elas tm feito isso de maneiras que tm sido crescentemente menos controversas, com o resultado de que disputas sobre a natureza do assunto no mais desempenham um papel significativo. Mesmo em tempos de revolues cientficas, os debates cientficos normalmente no dizem respeito a questes como o que a astronomia. E uma introduo quele assunto no ser um panorama de escolas em guerra sobre essa questo como poderia muito bem ser em filosofia. H duas razes interligadas para essa tendncia rumo ao consenso. Algum que tem diferentes opinies sobre o objeto de uma cincia particular simplesmente no est envolvido naquele campo particular. E, embora haja debate metodolgico durante as revolues cientficas, algum com mtodos radicalmente desviantes, que, por exemplo, desconsidera totalmente observao e experimento em favor de consideraes estticas, simplesmente cessa de ser um cientista. Em contraste, atividades intelectuais disparatadas, enfrentando diferentes problemas por mtodos incompatveis e com diferentes objetivos, ainda so chamadas de filosofia. Existem, por exemplo, filsofos que manteriam que a filosofia no deveria se esforar nem por conhecimento nem por cogncia de argumento, mas por beleza e inspirao espiritual. Se algum que consistentemente evita argumentos de qualquer tipo ainda se qualifica como um filsofo, esse um outro ponto controverso. Mas existem filsofos, incluindo filsofos analticos, que negariam a alegao de Ryle de que os princpios de qualquer ismo reputvel so estabelecidos,

20

Hans-Johann Glock

e somente estabelecidos, por argumento filosfico (1937, p. 162; ver Captulo 6.5). Isso nos leva ao segundo argumento de Ryle contra a existncia de escolas e tradies genuinamente distintas e genuinamente filosficas.
A verdadeira raiz de minha objeo , creio, a viso que assumo sobre a natureza da investigao filosfica. No irei expla em detalhes, mas uma parte da viso que ela uma espcie de descoberta. E parece absurdo para descobridores dividirse em whigs e tories.* Poderia haver um partido prTibete e um partido antiTibete na esfera da geografia? Existem adeptos do Capito Cook** e nansenistas? (1937, p. 156)

Bem, existem sim, tal como acontece. Existem defensores de Alfred Cook e defensores de Richard Peary no que diz respeito questo de quem primeiramente atingiu o Polo Norte cookistas e pearinistas, se voc quiser. E existem aqueles que

N. de T.: Os whigs ou Partido Whig, na origem conhecidos tambm como o Partido do Interior, foram um partido de tendncias liberais do Parlamento Ingls que rivalizou com o partido dos tories Partido Tory , de linha conservadora e, na origem, conhecidos como o Partido da Corte, aproximadamente de 1680 a 1850. Os whigs tinham base no monarquismo constitucional, ao passo que os tories sustentaram o regime absoluto. Em tese, ambos eram compostos por polticos de elite. Mostrando ao longo do sculo XVIII tendncias diferentes, os whigs deram apoio s grandes famlias aristocrticas, suceo hannoveriana protestante e pregaram tolerncia com respeito a protestantes dissidentes (tinham nos presbiterianos uma base de sua sustentao), ao passo que alguns tories defenderam as reivindicaes da exilada famlia real Stuart pelo trono (jacobitismo), e praticamente todos os tories tinham ligao com a Igreja da Inglaterra. Os whigs ganhavam apoio dos interesses industriais emergentes e dos comerciantes ricos, ao passo que os tories ganhavam suporte dos proprietrios de terras e da Coroa Britnica. ** N. de T.: No original, Captain Cook-ites.

aceitaram e aqueles que rejeitaram a ideia de que h uma grande massa de terra em torno do Polo Norte, que El Dorado existe ou que h um grande continente no Oceano Pacfico. H espao para vises fundamentalmente opostas dentro de qualquer rea de investigao, seja o quo fatual ou cientfica ela possa ser. Nas cincias especiais, tais disputas esto eventualmente estabelecidas. Aqueles que ainda acreditam que a terra plana ou que racional sero desbancados pela astronomia ou matemtica sria, respectivamente. Mas, mesmo nas cincias, essa demarcao nem sempre explcita. Eu, por um lado, hesito em decidir se, por exemplo, lysenkosmo* ou teorias de desgnio inteligente so simplesmente no cientficas, ou se, em vez disso, so m cincia, cincia ideologicamente motivada. No hesito em afirmar que nenhuma catarse desse tipo teve lugar na filosofia. Literalmente, no h posio alguma sobre questes vagamente filosficas que no tenha sido adotada por algum que, em geral, considerado um filsofo. Os argumentos de Ryle a favor da futilidade dos rtulos filosficos falham, portanto. Isso deixa uma preocupao mais geral. Por certo, o que importa no como um filsofo ou uma obra particular deveriam ser rotulados. Quem se importa se algum um entusistico hegeliano, um bradleiano moderado, um positivista lgico em derradeiro esforo, um pragmatista inabalvel,

N. de T.: Dito de forma simples, lysenkosmo ou lysenkismo o termo usado para descrever a manipulao do processo cientfico, no intuito de atingir uma concluso pr-determinada, em funo de preconceito ideolgico, relativo a objetivos sociais ou polticos. A expresso tambm significa o princpio de herana biolgica a que Trofim Lysenko subscreveu e se deriva de teorias da transmisso hereditria de caractersticas adquiridas. O sentido ideolgico da expresso se relaciona a campanhas polticas e sociais em cincia e agricultura lideradas por Lysenko, em seus cargos diretivos na Academia Sovitica de Cincias Agriculturais, entre os anos de 1920 e 1964.

O que filosofia analtica?

21

um externalista quitado, um consequencialista inexperiente ou um eliminativista incompassivo? O que conta, com certeza, o contedo da obra, o que o filsofo em realidade escreveu e se os argumentos so convincentes e as concluses verdadeiras! H um claro perigo em colocar peso excessivo na taxonomia ou doxografia filosfica. Ao mesmo tempo, classificaes so indispensveis ao pensamento humano. No intuito de dar sentido s coisas, sejam elas fenmenos materiais ou produes intelectuais, precisamos distinguilas por seus traos relevantes. E fazemos isso aplicando rtulos de acordo com certos princpios. Investigaes histricas, exegticas e metafilosficas no so nenhuma exceo a essa regra. Contrastes como filosofia oriental versus ocidental, filosofia antiga versus medieval versus moderna, empirismo versus racionalismo, filosofia analtica versus continental, ou rtulos como tomismo, neokantismo ou psmodernismo podem ser simplistas, potencialmente err neos e profundamente feios. Todavia, alguns contrastes e alguns rtulos so essenciais se queremos detectar importantes semelhanas e diferenas entre vrios pensadores e posies, e se devemos fazer uma narrativa coerente sobre o de senvolvimento de nosso assunto. Dificilmente algum pode se envolver em uma avaliao do desenvolvimento histrico e dos mritos da filosofia analtica sem alguma concepo daquilo que ela vem a significar. Precisamos, portanto, no de uma evitao puritana ante classificaes, mas de classificaes que sejam escrupulosas e iluminadoras. Naturalmente, alguns rtulos podem ter adquirido usos e conotaes to diferentes que seu uso lana mais escurido do que luz. Lamentando as explicaes radicalmente disparatadas do termo deflacionismo, Wolfgang Knne aconselha:
Em vista do caos terminolgico, proponho pr o termo deflacionismo naquilo que Otto Neurath uma vez chamou, de brincadeira, de Index Verborum Prohibitorum. (2003, p. 20)

Se esse ou no o caminho para frente no caso do deflacionismo, no , contudo, uma opo atrativa com respeito filosofia analtica. O termo usado muito mais amplamente do que deflacionismo. Alm do mais, aquele uso tornouse ele mesmo uma parte importante da histria da filosofia no sculo XX. Em terceiro lugar, enquanto deflacionismo com frequncia empregado com um significado especfico introduzido a novo,* filosofia analtica , em sua maior parte, usada conscientemente como um rtulo com um significado estabelecido, muito embora um significado que pode ser vago. Em quarto lugar, no obstante essa vagueza, h uma concordncia geral sobre o modo como aplicar o termo a uma classe aberta de casos. Por fim, enquanto existem alternati vas potencialmente mais claras para o rtulo deflacionismo, no existem quaisquer alternativas desse tipo no caso de filosofia analtica. Por essas razes, clarificao em vez de eliminao deveria ser a ordem do dia.

2. De QUe mOdO A pergUNTA deVeriA Ser ABOrdAdA?


Permanece um motivo prima facie forte a favor da ideia de que a filosofia analtica constitui um fenmeno filosfico distinto, seja ela uma escola, um movimento, uma tradio ou um estilo. Peter Bieri props recentemente o seguinte experimento rduo. Durante um ms inteiro, leia o Journal of Philosophy pela manh e, depois, Sneca, Montaigne, Nietzsche, Cesare Pavese e Fernando Pessoa tarde. Alterando levemente o conjunto de Bieri, e tornandoo at mesmo mais sdico, devote as sesses da tarde a Plotino, Vico, Hamann, Schelling e Hegel, ou a Heidegger, Derrida, Irigaray, Deleuze e Kristeva. Creio que o experimento de pensamento feito por Bieri iluminador. Todavia, ele aponta para a direo radicalmente oposta da concluso que ele favorece. De acordo com Bieri, a distino entre

N. de T.: Ou seja, de maneira nova.

22

Hans-Johann Glock

filosofia analtica e continental simplesmente um aborrecimento que no pode ser tolerado (2005, p. 15). Em contraste, creio que trs coisas surgem a partir das justaposies propostas: primeiramente, h pelo menos alguma sobreposio no que concerne aos problemas endereados; em segundo lugar, pelo menos alguns desses problemas so filosficos segundo padres comumente aceitos; em terceiro lugar, o que se passa nas pginas do Journal of Philosophy uma atividade intelectual distinta, uma atividade que difere das atividades (elas mesmas diversas) com que as outras figuras se ocupam. No admira muito, pois, que os rtulos filosofia analtica e filosofia continental continuem a ser amplamente utilizados. Isso vlido mesmo quando sugerido que a distino no uma distino rgida e apertada. Em resenhas, por exemplo, lugar comum ler no s que um livro ou um autor tpico do movimento analtico ou do continental, mas tambm que X incomumente sensvel ou de mente aberta para um filsofo analtico ou que Y , de forma no caracterstica, claro ou cogente para um pensador continental. A distino analtico/continental d cores percepo filosfica mesmo entre aqueles que no a consideram absoluta. De maneira mais geral, no h como negar o fato de que a ideia de uma filosofia analtica distinta continua a dar forma prtica institucional da filosofia, seja isso por meio de peridicos distintos, sociedades, anncios de emprego ou institutos (ver Preston, 2007, Captulo 1). Por exemplo, comum e perfeitamente auxiliar explicar a estudantes que um departamento particular ou um curso possui orientao analtica. poca em que o contraste analtico/ continental estava surgindo, R. M. Hare sustentou que h dois modos diferentes em que a filosofia agora estudada, modos que, poderiase ser perdoado por pensar... so realmente dois assuntos bastante diferentes (1960, p. 107). E, muito embora Dummett busque fazer uma ponte entre a diviso analtico/continental, essa ambio predicada na observao de que um abismo absurdo

abriuse antigamente entre filosofia anglo americana e filosofia continental; com efeito, atingimos um ponto no qual como se estivssemos trabalhando em assuntos diferentes (1993, p. xi, 193). Esse status quo no pode ser nem desejvel nem estvel. Pode ocorrer que tanto a filosofia analtica como a continental estejam perseguindo o caminho do justo, caso em que seguidores do outro lado deveriam simplesmente seguir conformemente. De forma alternativa, pode transparecer que h um prmio em filosofia, constituindo um empreendimento unificado, tal como a filosofia ocidental fez at pelo menos o comeo do sculo XX (ver Quinton 1995b, p. 161). Se a filosofia opera do melhor modo como uma disciplina coesa ou pelo menos como uma rea singular de discurso, impedindo faces e barreiras comunicativas, nesse caso, cabeas deveriam trabalhar em conjunto, independentemente se um lado tem um monoplio em sabedoria filosfica. Mas, mesmo que a diviso analtico/ continental seja lamentvel por motivos filosficos ou de outra natureza, ela permanece real. Deve ser um ponto de partida para qualquer tentativa de ganhar clareza sobre o fenmeno da filosofia analtica, mesmo se apenas para o propsito de superla ou de descontrula. A questo, pois, no nem se legtimo e frutfero investigar em que consiste a filosofia analtica, mas de que modo isso deveria ser feito. Algumas caracterizaes da filosofia analtica so claramente pretendidas como definies de algum tipo, no sentido de que ipso facto aqueles includos se qualificam e aqueles excludos no se qualificam como filsofos analticos (por exemplo, Cohen, 1986, Captulo 2; Dummett, 1993, Captulo 2; Hacker, 1996, p. 195; Fllesdal, 1997). Outras so formuladas superficialmente e sem qualificao Filosofia analtica ..., Filsofos analticos fazem..., Um filsofo analtico jamais.... Todavia, elas podem ser pretendidas como generalizaes no analticas que no necessariamente se aplicam a todos e somente a filsofos analticos. Em outras palavras, elas especificam traos

O que filosofia analtica?

23

caractersticos da filosofia analtica que no precisam ser traos essenciais ou constitutivos. Finalmente, h caracterizaes que so explicitamente qualificadas em escopo, e tomam formas como Em sua maior parte, a filosofia analtica ..., A maioria dos filsofos analticos fazem..., etc. Mas tais caracterizaes, sejam elas restritas ou irrestritas, repousam em um certo entendimento do que a filosofia analtica. De outro modo, elas carecem de uma amostra demarcada sobre a qual poderiam estar baseadas. Precisamos saber em virtude do que algum se qualifica como um filsofo analtico e, portanto, o que determina o escopo dos termos filosofia analtica ou filsofos analticos. Por essa razo, meras generalizaes no so substituto para uma explicao do que, se algum, constitui a filosofia analtica ou um filsofo analtico. tal relato que deveramos buscar em primeiro lugar. De fato, a maioria das caracterizaes irrestritas tm o propsito de oferecer esse relato. E mesmo com respeito a caracterizaes restritas, proveitoso perguntar se elas poderiam ser utilizadas para definir a filosofia analtica. Alguns filsofos, influenciados pelo ataque de Quine distino entre enunciados analticos e sintticos, tm escrpulos gerais sobre a distino entre traos constitutivos, definitrios ou essenciais de um fenmeno X, por um lado, e traos acidentais, por outro. Em outro lugar, argumentei que esses escrpulos so injustificados (Glock, 2003a, Captulo 3). De todo modo, seria inapropriado excluir definies de filosofia analtica ab initio sob essas bases. Se a filosofia analtica no pode ser definida, seja por razes gerais ou especficas, isso algo que deveria surgir no curso de nossa explorao. Isso deixa inteiramente em aberto a questo sobre qual tipo de definio ou de explicao apropriado. Uma distino importante, aqui, aquela entre definies nominais, que especificam o significado lingustico das palavras, e definies reais, que especificam a essncia das coisas denotadas por elas. Alguns filsofos, incluindo Wittgenstein e Quine, rejeitam a ideia de essncias reais.

Mas, mesmo que esse repdio geral do essencialismo seja injustificado, h motivos para duvidar que a filosofia analtica seja a matria prpria de uma definio real. No pode haver nenhuma questo sobre o rtulo filosofia analtica ter um nico significado correto ou intrnseco, independentemente de como o explicamos e utlizamos. Como Wittgenstein sabiamente nos lembra:
uma palavra no obteve um significado dado a ela, por assim dizer, por um poder independente de ns, de modo que poderia haver um tipo de investigao cientfica sobre o que a palavra realmente significa. Uma palavra tem o significado que algum deu a ela. (1958, p. 28)

De forma semelhante, Davidson escreve: No como se as palavras tivessem alguma coisa maravilhosa chamada de significado, ao qual aquelas palavras se tornaram de algum modo anexadas (1999, p. 41). Tal como est, isso no significa mais do que a observao superficial, se incontroversa, de que o significado convencional no sentido em que arbitrrio que utilizemos um padro de som ou um padro de inscrio particular para significar alguma coisa especfica. Em vez de filosofia analtica, poderamos ter feito uso de qualquer nmero de outros sinais. Uma variao trivial filosofia analisadora* empregada por Dummett, entre outros. Mais significativamente, em alemo, um rtulo com diferentes conotaes costumava predominar, ou seja, a sprachanalytische Philosophie.**

N. de T.: analytical philosophy, no original. A expresso corrente, em ingls, analytic philosophy. Em verdade, as expresses significam rigorosamente o mesmo, apenas permitindo-se em um e outro caso diferentes formas de terminaes adjetivas. Nos dois casos, analytic ou analytical significa o que procede por meio de anlise. ** N. de T.: Ou seja, filosofia analtico-lingustica ou filosofia analtica da linguagem.

24

Hans-Johann Glock

Esse ponto trivial deixa em aberto a possibilidade de que a filosofia analtica seja um fenmeno distintivo robusto, um fenmeno que tem uma essncia a ser capturada por uma definio real. Nesse caso, qualquer esquema de classificao que seja fiel realidade teria de incluir um rtulo ou outro para a filosofia analtica. Mas no fcil ver de que modo tal reivindicao poderia ganhar sustentao. Caso se deva confiar na abordagem corrente mais popular sobre essncias reais e definies, a filosofia analtica um candidato pouco auspicioso. De acordo com a influente semntica realista de Kripke (1980) e de Putnam (1975, Captulo 12), a referncia de termos de espcie natural como gua ou tigre no determinada pelos critrios para sua aplicao os traos fenomenais pelos quais as pessoas leigas distinguem as coisas como pertencendo quelas espcies (tal como o modo como alguma coisa se parece ou o gosto que tem). Antes, ela dada por uma relao de igualdade exemplar paradigmtica e apropriada que todos os membros da espcie devem ter com esse exemplar. gua, por exemplo, referese a toda matria que relevantemente parecida com uma amostra paradigmtica, ou seja, qualquer substncia que tem a mesma microestrutura que aquele paradigma. De acordo com isso, espcies naturais no possuem simplesmente uma essncia nominal, mas tambm uma essncia real, na terminologia de Locke (Ensaio III.3), a qual, em nosso caso, consistir em H2O. Se essa abordagem adequada a termos de espcie natural para os quais existem paradigmas concretos que podem ser investigados pela cincia, isso um tpico a debater (Hanfling, 2000, Captulo 12; Jackson, 1998, Captulo 2). De todo modo, rtulos para escolas filosficas no so termos de espcie natural. Um relato essencialista de termos taxonmicos em filosofia est totalmente em inconsistncia com seu papel real. Ningum poderia seriamente sugerir que o termo filsofo analtico se aplica a todas e somente quelas criaturas com a mesma microestrutura ou com o

mesmo cdigo gentico que Rudolf Carnap ou Elizabeth Anscombe, digamos, por mais que eles sejam filsofos analticos. Muito embora os rtulos e as distines de cincia natural possam ser capazes de esculpir a natureza em suas juntas, para fazer uso da notvel frase de Plato (Fedro, 265d266a), isso no pode razoavelmente ser esperado de rtulos e de distines histricas. Mesmo se uma definio de filosofia analtica nominal em vez de real, contudo, ela no livre para todos. Definies nominais se dividem em definies estipulativas, por um lado, e reportadas ou lexicais, por outro lado. Definies estipulativas simplesmente estabelecem a novo o que uma expresso deve significar em um contexto particular, em completa desconsiderao de qualquer uso estabelecido que ela possa ter. Tais definies no podem ser corretas ou incorretas. Mas podem ser mais ou menos frutferas, no sentido que pode ser mais ou menos auxiliar especificar um fenmeno particular por meio de um rtulo separado. Todavia, com respeito a termos estabelecidos, a estipulao irrestrita raramente aconselhvel. Por um lado, ela convida confuso em troca de nenhum ganho visvel. Por outro, termos existentes, como empregados em realidade, tm relaes com outros termos que teriam de ser redefinidos tambm. Mesmo se ela deliberadamente diverge de seu uso estabelecido, uma explicao de filosofia analtica pode entrar em conflito com os empregos dos termos constituintes. Assim, pois, esperarseia ao menos que analtico indicasse uma analogia com anlise qumica ou matemtica e um contraste com sntese. E certamente seria inaceitvel se a filosofia analtica fosse definida como qualquer coisa outra que um tipo de filosofia. De forma no surpreendente, a maioria das definies ou explicaes de filosofia analtica fazem reivindicao a algum tipo de exatido reportadora. Por essa razo, elas podem ser julgadas pelo grau no qual so verdadeiras para o uso estabelecido e para a prtica institucional. Ao avaliar essas explicaes/definies, deverseia, portanto,

O que filosofia analtica?

25

tomar nota do uso costumeiro de filosofia analtica, de seus cognatos e antnimos. A propsito, alguns contemporneos podem achar qualquer apelo ao uso costumeiro algo datado e radicalmente ofensivo. Mas eles deveriam ser relembrados de alguns pontos. Aristteles, o primeiro a embarcar em uma busca sistemtica por uma concepo de filosofia, deu incio a partir do modo como as pessoas costumavam fazer uso do termo sophia (Metafsica I 2; ver Tugendhat, 1976, Captulo 2). Semelhantemente, o apelo ao uso costumeiro de filosofia analtica tem sido um trao padro de debates contemporneos sobre a natureza da filosofia analtica, especialmente quando se trata de criticar concepes alternativas. Alm do mais, Aristteles e metafilsofos contemporneos esto corretos em dar importncia ao uso costumeiro de seus definienda respectivos. Ao perseguir qualquer pergunta da forma O que X?, inevitavelmente nos basearemos em uma noo preliminar de X, uma ideia do que constitui o tpico de nossa investigao. Em nosso caso, pressupomos um entendimento preliminar de filosofia analtica. Essa no uma concepo plenamente articulada, a qual teria de surgir a partir do debate subsequente sobre o que a filosofia analtica, mas simplesmente uma ideia inicial de sobre o que trata aquele debate. Tal entendimento prterico est incorporado no uso estabelecido do termo filosofia analtica. Posto diferentemente, o modo como utilizamos e entendemos um termo no s um ponto de partida incuo para elucidar seu significado, ele a nica deixa que temos de incio para nossa investigao. Esse tanto seria subscrito no s pelos assim chamados filsofos da linguagem ordinria, mas tambm por alguns de seus oponentes, destacadamente Quine (1953, p. 106107). No esprito de Quine, poderseia insistir, contudo, que precisamos nos elevar de nosso uso costumeiro para um uso mais especializado, baseado em escrutnio mais exigente dos fenmenos. Mas essa no uma objeo a meu procedimento. O termo

uso costumeiro* ambguo. Ele pode se referir tanto ao uso padro de um termo enquanto oposto a seu uso irregular, em qualquer rea em que ele for empregado, como a seu uso do dia a dia enquanto oposto a seu uso especializado ou tcnico (Ryle, 1953, p. 301304). Diferentemente de filosofia, filosofia analtica um termo tcnico utili zado principalmente por acadmicos profissionais, estudantes e intelectuais. E por certo no pode haver nada de errado em fazer com que definies sugeridas sejam testadas contra o uso estabelecido ou padro dos especialistas no campo relevante, desde que apenas com o intuito de estabelecer se esse uso exemplifica de fato um padro coerente. Mesmo que algum aceite minhas reivindicaes gerais (semnticometafilo sficas), podese levantar dvidas sobre esse caso particular. Ningum fez mais para defender o apelo ao uso costumeiro contra as crticas contemporneas do que Peter Hacker. Todavia, ele nega que o termo filosofia analtica tenha um uso estabelecido (1998, p. 14). Hacker est certo em indicar que a filosofia analtica um termo de arte e bastante recente nesse sentido. No se segue, contudo, que ele no tenha nenhum uso estabelecido. Um uso estabelecido no precisa ser um uso do dia a dia. De fato, o que Grice e Strawson (1956) apontaram sobre os termos analtico e sinttico vale igualmente ao termo filosofia analtica. Embora possamos prescindir de uma expli cao clara e convincente, concordamos am plamente em nossa aplicao desses termos. A propsito, mesmo as taxonomias filosficas mais estabelecidas e claramente circunscritas esto sujeitas ao abuso. Brian Magee, por exemplo, referese a Fichte, Schelling e Hegel como neokantianos (1983, Apndice 1). Com neokantianos desse tipo, quem precisa de idealistas alemes? Filosofia analtica no est em situao pior do que rtulos mais venerveis. Ainda que existam abusos ocasionais, eles so

N. de T.: No original, ordinary use.

26

Hans-Johann Glock

em geral reconhecidos. Considere a questo seguinte, presumivelmente retrica, de uma circular do Continuum International Publishing Group* (21 Outubro de 2003):
Voc est interessado na filosofia continental de Gilles Deleuze ou Theodor Adorno, ou na filosofia da tradio analtica, tais como a de Friedrich Nietzsche ou de Mary Warnock?

Sem prmios para localizar o engano. Por esse mecanismo, obviamente contaria contra uma definio de filosofia analtica, se ela implicasse que Heidegger e Lacan so filsofos analticos, enquanto Carnap e Austin no so. Contaria tambm contra uma definio, se ela implicasse que Russell e Quine so filsofos analticos, enquanto Frege e Hempel no o so. Alm disso, concordamos no s sobre o que so os casos claros, mas tambm sobre o que conta como casos limite por vrias razes, por exemplo, Bolzano, Whitehead, o ltimo Wittgenstein, Popper, Feyerabend, neurofilsofos. Finalmente, a concordncia no com uma lista, mas pode ser estendida a uma classe aberta de novos casos. Por exemplo, exame de currculos por a maioria dos profissionais em uma posio de identificar filsofos explicitamente analticos e continentais dentre uma lista de candidatos a emprego. Embora no haja nenhuma pretenso de estipulao completa, pode haver boas razes para modificar explanaes geralmente aceitas de filosofia analtica. Ao avaliar tais sugestes, precisamos encontrar suas consequncias. Definies revisionrias podem ser mais ou menos iluminadoras para os propsitos de historiografia e de taxonomia. Assim, pois, contaria contra uma definio se implicasse ou que nenhum filsofo se classifica como analtico ou que todos os filsofos se classificam dessa forma. Pois, nesse caso, o rtulo no funciona,
* N. de T.: Ou seja, Grupo de Publicao Internacional

Continuum.

tendo se tornado um mecanismo intil. Caracterizaes distintas da filosofia analtica tm outras consequncias menos imediatas, no s para o autoentendimento da filosofia analtica, o modo em que ela concebe sua histria, seus objetivos, mtodos e resultados, mas tambm para o contraste com outros movimentos filosficos, tais como a filosofia tradicional ou continental. Como eu indiquei anteriormente, ao avaliar essas consequncias precisamos nos basear em uma ideia preliminar do que os filsofos geralmente contam como analtico, e por que motivos. Por essa razo, serei guiado pela pergunta se as definies sugeridas incluem todas as instncias geralmente reconhecidas de filsofos analticos e excluem todas as instncias geralmente reconhecidas de filsofos no analticos. Em outras palavras, medirei concepes de filosofia analtica no primeiro caso contra a extenso comumente reconhecida do termo. De fato, mesmo se uma definio genuna de filosofia analtica fosse uma divagao, seria proveitoso assegurar se e em que medida as incontveis reivindicaes gerais sobre ela de fato se mantm. Ao testar essas reinvidicaes por sua adequabilidade como definies, tambm as testamos por sua exatido como generalizaes. Embora paradigmas reconhecidos da filosofia analtica sejam especialmente importantes, tambem considerarei, contudo, de que modo definies propostas lidam com casos que, por diversas razes, poderiam ser considerados limite ou controversos. Esses casos problemticos podem oferecer um importante teste do limite para definies sugeridas, especialmente se for possvel identificar os traos que os tornam problemticos. Pela mesma razo, menciono movimentos como o racionalismo crtico de Popper, que se distanciaram da filosofia analtica, mas que, no obstante isso, parecem pertencer tradio analtica. Nesse contexto, eu deveria enfatizar que autodescries no so confiveis. Os filsofos investigaram e promoveram o autoconhecimento, mas eles no se sobressaram uniformemente nisso. Tratar declaraes

O que filosofia analtica?

27

abertas como uma pedra de toque significaria, por exemplo, incluir Derrida entre os filsofos analticos e excluir Fodor (ver Captulo 8.1). Nenhuma explicao frutfera poderia ser forjada para adequarse a tal extenso de filosofia analtica.

3. A eSTrUTUrA e O cONTedO dO LiVrO


Embora meu foco ltimo seja no presente, no me confinarei a concepes de filosofia analtica que so correntemente existentes. Como qualquer tradio intelectual, a filosofia analtica um fenmeno intrinsecamente histrico, mesmo que esse fato sozinho no possa fornecer uma concepo adequada dele. E o mesmo vale para o rtulo filosofia analtica, para seus cognatos e antnimos. Sem algum entendimento de desenvolvimentos relevantes na histria da filosofia, no se pode apreciar o ponto da noo de filosofia analtica e as diversas razes para concebla de diferentes modos. Tal entendimento tambm facilitar minha discusso de questes metodolgicas e conceituais, que surgem na busca de uma explanao da filosofia analtica. Por essas razes, inicio o Captulo 2 com um Panorama histrico da filosofia analtica, um esboo do surgimento e do desenvolvimento do movimento ao qual o rtulo filosofia analtica geralmente aplicado. Diferentemente de especialistas precedentes, examinarei tanto as razes anglfonas como as germanfonas, ao passo que tambm mantenho em vista desenvolvimentos relevantes para alm da filosofia analtica. Na base desse panorama histrico, os captulos seguintes discutem diversos modos de como a filosofia analtica foi definida ou concebida, em algum momento ou outro de seu curso. Organizeios no de acordo com explanaes especficas da filosofia analtica, das quais existem demasiados modos, mas de acordo com tipos de explicaes. Com efeito, cada captulo destinado a um parmetro segundo o qual a filosofia analtica,

ou qualquer outro movimento filosfico para aquele propsito, poderia ser definida. Os primeiros cinco desses parmetros revelamse inapropriados. O Captulo 3, Geografia e linguagem, lida com definies geolingusticas. A imagem da filosofia analtica como um fenmeno anglfono ainda surpreendentemente comum e incorporada no contraste analtico/continental. Mas o prprio rtulo filosofia continental um termo imprprio, especialmente em vista das razes centroeuropeias da filosofia analtica. No entanto, argumentarei, o contraste entre a filosofia analtica e a continental apertase com e reforado por diferenas estereotpicas entre a filosofia e a cultura acadmica anglfona, por um lado, e suas contrapartes continentais, por outro. No curso do sculo XIX, um conflito entre o empirismo britnico e o racionalismo continental foi gradualmente substitudo por divises geogrfica e intelectualmente mais complexas. Tambm exploro o modo como desdobramentos polticos, tais como o surgimento do nazismo, e os desenvolvimentos filosficos, tais como a reabilitao da metafsica a partir dos anos de 1960, transformaram o agora impropriamente negligenciado contraste entre filosofia analtica e continental na diviso analtico versus continental como agora a conhecemos. Ainda, a concepo anglocntrica da filosofia analtica indefensvel, e assim o tambm sua prima mais sofisticada, a concepo angloaustraca. No presente, a filosofia analtica floresce em muitas partes do continente, enquanto a filosofia continental extremamente popular na Amrica do Norte. A filosofia analtica no nem uma categoria geogrfica nem uma categoria lingustica. Finalmente, o rtulo filosofia continental falha em distinguir entre os movimentos vanguardistas do sculo XX, inspirados por Nietzsche e Heidegger, e a filosofia tradicional ou tradicionalista, que, em realidade, domina a filosofia acadmica no continente da Europa. O Captulo 4, Histria e historiografia, debate se a filosofia analtica difere da continental e, em especial, da filosofia

28

Hans-Johann Glock

tradicionalista, em sua falta de conscincia histrica. Em anos recentes, mesmo alguns praticantes acusaram a filosofia analtica de ser impropriamente ahistrica. Tenho o propsito de mostrar, con tudo, que a filosofia analtica em geral no caracterizada por uma atitude de desconsi derao com respeito ao passado. Com efeito, tem havido uma virada recente em direo histria. Alm do mais, defenderei a filosofia analtica contra criticismos historicistas que, at aqui, no tm sido desafiados. Contra a objeo de que os filsofos analticos ignoram o passado, argumento que, em sua maior parte, eles s tm resistncia alegao infundada de que um entendimento da histria essencial em vez de meramente vantajoso filosofia. Contra a objeo de que as histrias analticas da filosofia so anacrnicas, argumento que abordar o passado em um esprito analtico fez, em realidade, um bem maior historiografia. No Captulo 5, Doutrinas e tpicos, dirijome ideia de que a filosofia analtica destacase em virtude de um espectro particular de problemas e/ou de respostas a esses problemas. As definies por referncia a doutrinas especficas tendem a ser demasiadamente restritas. A rejeio da metafsica jamais foi universal entre filsofos analticos e desapareceu quase completamente. Dummett define a filosofia analtica como baseada na concepo de que uma anlise do pensamento pode e deve ser dada por uma anlise da linguagem. Mas ter uma concepo lingustica do pensamento e de sua anlise no nem necessria nem suficiente para se ser um filsofo analtico. A definio de Dummett ignora a diferena entre a emergncia da anlise lgica e conceitual, por um lado, e a virada lingustica, por outro. Semelhantemente, a filosofia analtica no caracterizada nem por uma insistncia de que a filosofia distinta da cincia nem pela assimilao naturalista da filosofia cincia. Finalmente, os filsofos analticos nem sequer concordam acerca dos tpicos sobre os quais discordam. Embora uma preocupao com tpicos tericos no

tenha sido acidental emergncia da filosofia analtica, ela certamente no mais reduz o gnero. Os resultados de abordagens doutrinais encorajam definies metodolgicas ou estilsticas. O Captulo 6, Mtodo e estilo, argumenta que mesmo tais definies so inadequadas. Prima facie, atrativo ligar a filosofia analtica ao mtodo de anlise. Infelizmente, essa abordagem encara um dilema. Se a anlise entendida literalmente, a saber, como a decomposio de fenmenos complexos em constituintes mais simples, ela exclui o ltimo Wittgenstein e a filosofia lingustica de Oxford, entre outros. Mas, se ela entendida de forma ampla o bastante para acomodar tais casos, ela tambm capturar figuras que se estendem de Plato a filsofos continentais como Husserl. Dificuldades semelhantes surgem para a ideia de que a filosofia analtica centrada na cincia em oposio a centrada em artes, no sentido que ela est uniformemente interessada na cincia e infundida de um esprito cientfico. Poderia ser tolervel que tal definio ex clu sse um caso extico como Wittgenstein. Mas, que ela tambm excluiria Moore, Ryle e Strawson, conta como uma objeo de cisiva. Se a filosofia analtica no tem nenhum mtodo distinto, talvez ela ao menos apresente um estilo particular. Nesse sentido, Bernard Williams sugeriu que a filosofia analtica difere da variedade continental no sentido que evita a obscuridade ao fazer uso de linguagem moderadamente simples ou, quando necessrio, de idiomas tcnicos. Mas a noo de clareza se encontra ela mesma em necessidade urgente de clarificao. J que ela uma questo direta de prosa e de apresentao, ela no nem universal entre os filsofos analticos nem confinada a eles. Se uma caracterstica estilstica separa a filosofia continental e a analtica no presente, tratase, antes, de tipos diferentes de obscurantismo esteticismo, de um lado, escolasticismo, do outro. Isso deixa uma sugesto final, a saber, que a filosofia analtica ao menos aspira clareza de pensamento e

O que filosofia analtica?

29

rigor argumentativo. Concepes racionalistas definem a filosofia analtica como uma atitude geral com respeito a problemas filo sficos, uma atitude geral que enfatiza a necessidade de argumento e justificao. Mas isso tornaria analtico o grosso da filosofia. Desde Scrates, a tentativa de abordar questes fundamentais a modo de argumento bem refletido tem sido uma caracterstica distintiva da filosofia como tal, por exemplo, visvis religio ou retrica poltica, e no o selo de um movimento filosfico particular. O captulo seguinte, tica e poltica, tem incio com a demonstrao de que a tradio analtica no caracterizada pela excluso da filosofia moral e da teoria poltica. Logo em seguida, desminto dois rumores conflitantes, a saber, que a filosofia analtica inerentemente apoltica ou conservadora e que encoraja uma atitude progressiva ou liberal, tornando seus praticantes resistentes ao extremismo poltico. Tambm atento para o que o caso de Singer mostra sobre atitudes analticas e continentais com respeito liberdade de expresso e capacidade da filosofia de prescrever cursos especficos de ao. Finalmente, considero se a filosofia analtica tem uma margem sobre suas rivais por meio da recusa em fazer da reflexo filosfica serva de ideais polticos e morais prconcebidos. No Captulo 8, Conceitos contestados, semelhanas de famlia e tradio, volto me a explanaes da filosofia analtica que no tomam a forma de definies em termos de condies necessrias e suficientes. Uma explanao desse tipo surge a partir da concepo racionalista, que faz da filosofia analtica um conceito essencialmente contestado. Em resposta, defendo que h um uso honorfico de filosofia analtica. Mas, argumentarei, ele menos arraigado do que o uso descritivo e inferior para propsitos de taxonomia e de debate filosfico. No res tante, defendo minha prpria concepo de filosofia analtica, parcialmente por combinar duas abordagens. A primeira abordagem a ideia de que a filosofia analtica

deveria ser explicada em termos de semelhanas de famlia. O que mantm juntos os filsofos analticos no um conjunto nico de condies suficientes e necessrias, mas uma linha de semelhanas que se justapem (doutrinais, metodolgicas e estilsticas). Assim, pois, filsofos analticos atuais podem ser associados a Frege e Russell em seus mtodos lgicos, ou ao positivismo lgico e a Quine em seu respeito pela cincia, ou a Wittgenstein e filosofia lingustica em sua preocupao com o a priori, significado e conceitos, etc. Rebaterei crticas ideia mesma de semelhana de famlia. Ao mesmo tempo, uma concepo de filosofia analtica a modo de semelhana de famlia uma vez mais vai alm da extenso reconhecida do termo. Esse resultado evitado ao combinar uma semelhana de famlia com uma concepo gentica ou histrica. De acordo com a ltima, a filosofia analtica primeiramente e acima de tudo uma sequncia histrica de indivduos e escolas que se influenciaram e se engajaram em debate uns com os outros, sem partilhar qualquer doutrina, problema, mtodo ou estilo particular. Essa concepo histrica se conforma com a prtica comum. Mas ela requer suplementao, em particular porque permanece obscuro de que modo a adeso a essa tradio determinada. Contar como um filsofo analtico no o bastante para ficar em relaes, at mesmo de mtua influncia, com os membros dessa lista; de outro modo, terseia de incluir, por exemplo, Husserl e Habermas. Alm do mais, uma concepo puramente histrica ignora o fato de que filsofos podem ser mais ou menos analticos por razes outras que ligaes histricas. Essas preocupaes podem ser deixadas de molho se reconhecermos que a filosofia analtica uma tradio agrupada no somente por relaes de influncia, mas tambm por semelhanas que se justapem. Na seo final, delineio os contornos da tradio analtica e me pronuncio sobre a questo de quem a fundou e quando ela rompeu com as filosofias tradicional e continental.

30

Hans-Johann Glock

Tendo respondido questo que d ttulo ao livro, o captulo final, Presente e futuro, voltase ao estado atual da filosofia analtica e da diviso analtico/continental. Espero mostrar que a diviso desempenha um papel importante em trs reas de rele vncia contempornea mais ampla: a cultura e guerras da cincia; temores europeus de imperialismo cultural angloamericano; e a crescente insularidade da cultura anglo americana visvis Europa continental. Tambm considero algumas fraquezas reais ou alegadas do cenrio analtico atual. Na Seo Final, considero o futuro da filosofia analtica e seu contraste com o pensamento continental. Concluo que as barreiras entre

as duas ainda existem no presente, e que a superao delas no um fim primordial em si mesmo. A filosofia analtica precisa aperfeioar seu jogo em diversos aspectos; todavia, o objetivo ltimo no deveria ser um cenrio filosfico unificado, mas simplesmente uma melhor filosofia.

NOTA
1. Dummett, 1993: especialmente captulos 2 a 4. Hacker (1996, caps. 1-2; 1997) e Monk (1997) se aliaram a Dummett na primeira pergunta, Friedmann (2000) implicitamente o contradiz na segunda.

Potrebbero piacerti anche