Sei sulla pagina 1di 1

O comportamento das partculas materiais, os eltrons, apresentam a peculiaridade comportamental dos processos ondulatrios.

A profundidade com que este fenmeno contradiz as idias ordinrias sobre o movimento, se revela com particular evidncia quando imaginamos o e perimento que constitui uma idealiza!"o dadifra!"o eletrnica por um cristal. #ara verificarmos a validade da natureza qu$ntica da fsica atmica, e iste uma e perincia bastante simples de ser realizada cu%os resultados foram no mnimo intrigantes quando realizados pela primeira vez. &sta e perincia a con'ecida como dupla fenda.

(upla fenda
A e perincia da dupla fenda consiste em dei ar que a luz visvel se difracte atravs de duas fendas, produzindo bandas num cran. As bandas formadas, ou padr)es de interferncia, mostram regi)es claras e escuras que correspondem aos locais onde as ondas luminosas interferiram entre si construtivamente e destrutivamente.

Descrio da experincia
*o caso da realiza!"o da e perincia da dupla fenda com um fei e eletrnico, imaginemos uma tela opaca aos eltrons, e nela fazemos duas pequenas fendas. Observando o passar do fei e de eltrons por uma destas fendas, com a outra fec'ada, obtemos numa tela plana +ou cran, colocada atrs da fenda uma certa figura de distribui!"o das intensidades- da mesma maneira obtemos outra figura semel'ante . primeira abrindo a segunda fenda e fec'ando a primeira. /as, observando a imagem que se faz dos eltrons passando pelas duas fendas abertas ao mesmo tempo, baseando0nos nas idias ordinrias, deveramos observar uma figura consistente onde 'ouvesse a simples superposi!"o dos fei es complementares. Ou se%a, a soma natural dos dois fei es que se pro%etariam na tela, uma vez que cada eltron partcula material movendo0se em sua tra%etria fi a e bem delineada passa pela fenda sem e ercer influncia alguma sobre os outros eltrons que passam pela outra fenda. O fenmeno da difra!"o eletrnica mostra que na realidade obtemos uma figura de difra!"o que ocorre em virtude da interferncia e n"o se reduz de modo algum . simples soma das figuras produzidas por cada uma das fendas separadamente. 1sso pode ser e plicado simplesmente se for observado que em pontos mais distantes do lado direito da figura as ondas provenientes do 2slit2 direito c'egam primeiro do que as ondas do 2slit2 esquerdo ocasionando um atraso no comprimento de onda original+que estavam e atamente sobrepostos no ponto central entre os 2slits2, gerando uma destrui!"o ou constru!"o da luz.

(iferen!as de fase
&st claro que impossvel fazer coincidir este resultado com a idia de movimento dos eltrons por uma tra%etria. #ois a interferncia que aparece devido . somatria ora construtiva, ora destrutiva que indica diferen!as de fase, isto , neste caso, se ' diferen!a de fase, ent"o temos a natureza ondulatria dos eltrons que devem ser encarados, em analogia, como onda eletromagntica que se propaga pelo espa!o e n"o como partcula material com movimento balstico, isto disparada..

/ec$nica qu$ntica e mec$nica clssica

A e perincia da dupla fenda prova inequivocamente a c'amada mec$nica qu$ntica, ou ondulatria, que deve basear0se em no!)es essencialmente diferentes da mec$nica clssica. #ois na qu$ntica n"o e iste o conceito de tra%etria da partcula. &sta circunst$ncia constitui o conte3do do c'amado princpio da incerteza, ou princpio da indetermina!"o, que um dos fundamentais da mec$nica qu$ntica e foi proposto em 4567 por 8erner 9eisenberg.

Potrebbero piacerti anche