Sei sulla pagina 1di 7

SISTEMA EDUCACIONAL GALILEU Escola Tcnica Albert Einstein Disciplina de Biologia Celular e Molecular ro!

essora alo"a Mene#es $ubi" Curso Tcnico e" An%lises Cl&nicas

$elat'rio de

es(uisa

$egula)*o da "orte e sobre+i+,ncia celular

Ananda -erreira Torri .ssica Cardoso .uliana Trindade

Santa Maria/ 01 de Outubro de 20134

Introdu)*o
Estudos alcanados mostram que nossas clulas no morrem somente por doenas, mas sim pelo curso normal do seu desenvolvimento e da homeostase necrose provoca quase sempre inflamao. Baseado nas mudanas que existem dentro das clulas, existem diversos processos distintos, alm da apoptose, que resultam em morte celular como: autofagia, necrose, mitose catastrfica e
senescncia empre que h! leso na clula, o organismo tenta repar!"la. #aso no consiga, a clula morre. $odendo morrer de maneiras associada sempre a morte patolgica e apoptose, podendo ser patolgica ou fisiolgica.

Desen+ol+i"ento
% &nica certe'a da vida a morte( %ssim, os mecanismos fisiolgicos de morte celular so estratgia defensiva para remover clulas mut!veis ou infectadas, como funo para um desenvolvimento em)rion!rio normal. *esta )atalha entre a vida e a morte, a remoo de clulas indese+!veis nos organismos multicelulares ocorrem por v!rios processos a apoptose ou a necrose ou, mesmo por am)os. ,s processos de morte celular podem ser classificados de acordo com suas caracter-sticas morfolgicas e )ioqu-micas em: apoptose, autofagia, necrose, mitose catastrfica e senescncia. %ltera.es na coordenao desses tipos de morte celular esto implicadas na tumorignese Autofagia um processo adaptativo conservado evolutivamente e controlado geneticamente. Ela ocorre em resposta a um estresse meta)lico que resulta na degradao de componentes celulares. /urante a autofagia, por.es do citoplasma so encapsuladas por mem)rana, originando estruturas denominadas autofagossomos. Estes iro se fusionar com os lisossomos. % seguir, o conte&do dos autofagossomos ser! degradado pelas hidrolases lisossomais. A necrose um tipo de morte na qual as clulas sofrem um insulto que resulta no aumento do volume celular, agregao da cromatina, desorgani'ao do citoplasma, perda da integridade da mem)rana plasm!tica e conseq0ente ruptura celular./urante a necrose, o conte&do celular li)erado,causando dano 1s clulas vi'inhas e uma reao inflamatria no local. A mitose catastrfica um processo passivo2 porm, alguns estudos sugerem que ela tam)m pode apresentar uma regulao gentica. % mitose catastrfica envolve uma mitose a)errante, resultando em uma segregao cromoss3mica err3nea. 4eralmente, no considerada uma forma de morte, mas sim uma sinali'ao irrevers-vel para a morte.

Apoptose:
A apoptose pode ser reconhecida por caracter-sticas morfolgicas muito marcantes e coordenadas.% apoptose um fen3meno )astante r!pido: ocorre uma retrao da clula que causa perda da aderncia com a matri' extracelular e clulas vi'inhas. %s organelas celulares mantm a sua morfologia, com exceo, em alguns casos, das mitoc3ndrias, que podem apresentar ruptura da mem)rana externa. % cromatina sofre condensao e se concentra +unto 1 mem)rana nuclear, que se mantm intacta. % seguir, a mem)rana celular forma prolongamentos 5)le)s6 e o n&cleo se desintegra em fragmentos envoltos pela mem)rana nuclear. ,s prolongamentos da mem)rana celular aumentam de n&mero e tamanho e rompem, originando estruturas contendo o conte&do celular. Estas por.es celulares envoltas pela mem)rana celular so denominadas corpos apoptticos. ,s corpos apoptticos so rapidamente fagocitados por macrfagos e removidos sem causar um processo inflamatrio. .$or definio, %poptose ou 7orte #elular $rogramada um tipo de 8autodestruio celular9 necessitando de energia da s-ntese proteica para a sua execuo. Est! relacionado com a homeostase na regulao fisiolgica do tamanho dos tecidos, exercendo um papel oposto ao da mitose. , termo derivado do grego :apopt;si':, que se d! as quedas das folhas das !rvores no outono < um exemplo de morte programada fisiolgica e que tam)m implica em renovao. % apoptose um processo r!pido, que se completa em aproximadamente = horas e no sincroni'ado por todo o rgo. /evido 1 taxa r!pida de destruio celular necess!rio que apenas > a =? das clulas este+am em apoptose em determinado momento para que se o)tenha uma nova su)stancial de tecido, atingindo mesmo a proporo de >@? por dia.

%s maiores causas da apoptose so:

Renovao: Auando o tecido precisa ser reposto ou renovado. ,corre apoptose em demasia durante o est!gio em)rion!rio onde muitas estruturas do em)rio precisam involuir para continuar o processo de formao. Infeco: Quando um micr)io 5principalmente v-rus6 invade uma de nossas clulas 5intracelular6, as ve'es o corpo no consegue mat!"lo, nesse caso aca)a ativando o mecanismo de autodestruio e mata os dois. Resposta Imunolgica: Quando ocorre uma infeco, o organismo produ' leuccitos pra defesa, depois desse processo, so eliminados por apoptose.

Leso no DNA: Por radiao, su)stBncias qu-micas ou v-rus, algumas ve'es alguma informao no /*% mudada, nesse caso, /estruir a clula para no se proliferar, apoptar a clula. Exemplos de doenas que resultam de elevados nveis de apoptose: Doenas Hepticas

ecrose
Cepresenta um fen3meno degenerativo irrevers-vel, causado por uma agresso intensa. Drata"se da degradao progressiva das estruturas celulares sempre que existir agress.es am)ientais severas. /e um modo geral, a necrose ocorre sempre que a clula sofre varia.es extremas das suas condi.es fisiolgicas, como a hipotermia ou a hipxia, sendo acompanhada por que)ra da mem)rana celular e li)ertao de componentes intracelulares para o exterior. #omo consequncia deste processo, a necrose provoca quase sempre inflamao. Essa forma de morte celular, ocorre apenas quando h! a digesto da clula por en'imas lisossomais. /entro da clula, existem umas cisternas 5lisossomos6 cheias de su)stBncias qu-micas, essas su)stBncias 5en'imas6, so respons!veis pela digesto da clula 5autlise6, assim como o est3mago respons!vel pela nossa digesto. Decnicamente, a necrose su)dividida em sete tipos:

1.

ecrose por !oagula"o: ,corre a coagulao de prote-nas no citoplasma e as clulas ficam todas )orradas e sem nitide'. 4eralmente no ocorre o rompimento da mem)rana celular e o n&cleo some 5carilise6. *em sempre um processo r!pido e est! associada a falta de oxignio no tecido 5Esquemia6, s no ocorre em isquemia cere)ral, porque l! no h! coagulao, pela grande quantidade de gordura. , tecido fica parecendo carne ferventada, meio es)ranquiado.

2.

ecrose por #iquefa"o: 4eralmente associada a infeco por micr)ios que aca)am atraindo um monte de clulas de defesa pro local da leso. *o meio da )atalha 5inflamao6, muitas clulas so destru-das, comidas 5fagocitadas6 e digeridas, dando ao tecido necrtico, uma consistncia mole e sem forma, geralmente composta por pus. $ode ocorrer tam)m na isquemia cere)ral, mas ainda no sa)emos )em como acontece. ecrose $ordurosa: ,corre no tecido que guarda a gordura do corpo. Fipases 5en'imas que que)ram a gordura6 so li)eradas no tecido adiposo formando !reas es)ranquiadas. 7ais comum em casos de pancreatite. Dam)m chamada de necrose en'im!tica.

3.

4.

ecrose $angrenosa:G +ustamente o tipo onde ocorre a gangrena. *a realidade um tipo de necrose por coagulao 5isqumica6 evolu-da. ,nde a presena de )actrias grande e alm da autlise, ocorre putrefao, e aca)a ocasionando a liquefao da necrose por coagulao. ecrose !aseosa: 4eralmente associada a infeco por algumas )actrias e fungos. Dem esse nome pela predominBncia de uma certa prote-na no processo 5case-na6. % caracter-stica mais marcante, a formao de uma massa )ranca, molenga, granulada, parecendo coalhada. %ltamente no+ento. G chamada de necrose gomosa na s-filis, por que fica parecendo uma )orracha 5eca6. ecrose %i&rinide: 4eralmente ocorre em alguns vasos sangu-neos 5artrias6, ocasionada pela arteriosclerose ou doenas autoimunes. , nome porque o tecido fica semelhante a fi)rina, hialino, meio rosado, v-treo. ecrose Hemorrgica:,corre em alguns rgo internos, quando h! o)struo do fluxo sangu-neo acumulando sangue no tecido 5hemorragia6, esse ac&mulo de sangue diminui o n-vel de oxignio necrosando o tecido.

5.

6.

7.

' importante salientar que muitos dos genes que fa(em a prolifera"o celular )c*amados oncogenes e genes supressores de tumores+ est"o tam&,m envolvidos no processo de inicia"o da apoptose-E que a ini&i"o por si s do processo fisiolgico da apoptose leva . so&reviv/ncia prolongada das c,lulas0 favorecendo o ac1mulo de muta2es e a transforma"o malignaAssim0 a apoptose representa um mecanismo de elimina"o seletiva de c,lulas cu3a so&reviv/ncia poderia pre3udicar o &em4estar do organismo% apoptose pode ter causas fisiolgicas e patolgicas. Estmulos %isiolgicos: G &til na manuteno do equil-)rio interno dos organismos, nos humanos pode

ocorrer em certas situa.es, como: *os casos de involuo de estruturas fetais durante o desenvolvimento em)rion!rio. itua.es de corte no suprimento de horm3nios estimulatrios 5ex. 7enopausa62

Decidos onde h! uma constante renovao celular2 %poptose estimulada pelo linfcito D citotxico2 %ps uma resposta imunolgica do organismo a um agente )iolgico2 *as clulas fi)rosas que originam o cristalino. Patolgicas: #asos de leso do material gentico5/*%6da clula, atravs de est-mulos radioativos, qu-micos ou virais2 *os casos de leso por isquemia5falta de irrigao sanguinea6 ou hipxia 5Baixo teor de oxignio6 pode resultar em necrose ou apoptose. #ertos est-mulos 1 morte celular por necrose tam)m desencadeiam a morte celular por apoptose.

Este processo ocorre muito r!pido, sendo que primeiramente h! a retrao celular, que gera perda de aderncia com a matri' extracelular e clulas vi'inhas. #om exceo das mitoc3ndrias, que podem apresentar ruptura da mem)rana externa, as outras organelas mantm sua morfologia. $or conseguinte, a cromatina se condensa e se concentra prxima 1 mem)rana nuclear. Fogo aps, a mem)rana celular gera prolongamentos, havendo desintegrao nuclear. Esses prolongamentos aumentam de n&mero e de

tamanho e se rompem, dando origem a estruturas contendo o conte&do nuclear. Estas partes envoltas pela mem)rana celular rece)em o nome de corpos apoptticos, sendo esses fagicitados pelos macrfagos e removidos rapidamente para no resultar em um processo inflamatrio.

Potrebbero piacerti anche