Sei sulla pagina 1di 2

EE PROF.

SEBASTIO PINTO PROFESSORA VERNICA DE FTIMA DE OLIVEIRA CORRA 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PLANO DE ENSINO GEOGRAFIA - 1 BIMESTRE 2014 SITUAES DE APRENDIZAGEM. (Contedos e temas)
SA 1 - FRONTEIRAS DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Limites e fronteiras; Unidades federadas; Municpios. SA 2 - FRONTEIRAS PERMEVEIS. Zona de fronteira; Fronteira permevel; Interaes econmicas. SA 3 - ESTUDO DA FORMAO TERRITORIAL DO BRASIL POR MEIO DE MAPAS. Cartografia da formao territorial do Brasil; Explicar a formao territorial do Brasil a partir da partir da anlise de um conjunto de dados cartogrficos Exercitar a imaginao, colocando-se no tempo e no Leitura e interpretao de mapas-sntese do processo de consolidao das fronteiras polticas do Brasil; Aulas dialogadas; Leitura; Reconhecer informaes geogrficas em mapas de diferentes escalas; Transpor essas informaes de uma escala para outra; Aplicar o conceito de territrio em diferentes situaes. Aplicar conhecimentos geogrficos na explicao de acontecimentos do dia-a-dia; Ler e interpretar diagramas e mapas. Apresentao de vdeos; Aulas dialogadas; Discusso em grupos. Vdeo; Mapas; Roteiro de questes; Caderno do aluno Respostas dos exerccios; Participao geral das discusses.

COMPETNCIAS E HABILIDADES

ESTRATGIAS

RECURSOS

AVALIAO

Leitura e interpretao de mapas Vdeo; e modelos grficos; Mapas; Aulas dialogadas; Roteiro de Exerccios. questes. Caderno do aluno Vdeo; Mapas; Roteiro de questes. Caderno do aluno

Respostas dos exerccios: Participao geral nas discusses.

Observao de mapas; Textos solicitados (carta dos viajantes, texto- do territrio brasileiro); Participao sntese da formao geral nas discusses.

Fronteiras polticas e limites (definio, delimitao e demarcao).

espao de textos narrativos.

Interpretao e comparao entre diferentes formas de representao cartogrfica.

SA 4 - ESTUDO DA Transpor conhecimentos FORMAO TERRITORIAL geogrficos entre diferentes DO BRASIL POR MEIO DA formas de linguagem. LITERATURA: 0 CONTEXTO CULTURAL. Dimenso cultural das fronteiras polticas; Rio Grande do Sul; Gachos da fronteiras.

Leitura, interpretao e comparao de mapas; Leitura, interpretao e comparao de trechos da literatura regionalista; Aulas dialogadas e redao de narrativa.

Vdeo; Mapas; Roteiro de questes. Caderno do aluno

Narrativas; Leituras de textos solicitados; Participao geral nas discusses.

Contedo Curricular O territrio brasileiro A formao territorial do Brasil. Limites e fronteiras. A federao brasileira.
Organizao poltica e administrativa.

Habilidades SARESP H13 - Diferenciar e aplicar conceitos de limite e fronteira. (GIII) H33 - Identificar a partir da leitura de textos e mapas, o processo de formao territorial e/ou o estabelecimento das fronteiras nacionais. (GI)
H34 - Identificar em registros histrico-geogrficos as diferentes formas de organizao polticoadministrativa do Brasil. (GI)

Potrebbero piacerti anche