Sei sulla pagina 1di 5

Introduo ao Processo de Comunicao e Comunicao Teraputica Definies uma troca de energia, um ato de compartilhar empregado para estabelecer e manter

r relacionamentos com outras pessoas (Potter, 2005 ! Processo de compreender, compartilhar mensagens en"iadas e recebidas (#te$anelli %&&2 ! Caracterizando a comunicao ' pala"ra Comunicao "em do latim comunicare e signi$ica (p)r em comum*! #egundo +erreira, , a capacidade de trocar ou discutir id,ias, dialogar, con"ersar "isando o bom relacionamento entre as pessoas! Componentes da comunicao -i"ersos autores concordam .ue o processo de comunicao , composto de emissor, receptor e mensagem!!! Emissor: , a.uele .ue codi$ica e en"ia a mensagem! Receptor: , a pessoa .ue recebe e decodi$ica a mensagem! Mensagem: , o conte/do da comunicao, mas nem sempre a mensagem "ai ser entendida como ela , en"iada, "ari0"eis modi$ica o "alor e percepo dela! Referente: elemento moti"ador para a comunicao, ambiente de cuidado, som, odor, dentre outros! Canais: meios de transmitir e receber mensagens atra",s dos sentidos "isual,auditi"o e t0til! Feedback: retorno da mensagem por parte do receptor! Vari eis interpessoais: $atores indi"iduais .ue a$etam a percepo! !mbiente: local onde ocorre a interao inter$ere de $orma positi"a ou $orma 1egati"a! Formas de comunicao Verba": , o m,todo .ue promo"e a troca de in$orma2es entre duas pessoas ou mais! empregada pela en$ermagem e pelo paciente para coleta de in$orma2es! Tamb,m , utili3ada para instruir, para esclarecer e para trocar id,ias! !"guns aspectos nessa comunicao so importantes: Vocabu"rio: necess0rio .ue um entenda o .ue o outro $ala e .ue os dois $alem a (mesma l4ngua*, o uso de terminologia t,cnica no , to aconselh0"el e 5s "e3es, no caso de estrangeiros, , necess0rio um tradutor!! #ignificado denotati o e conotati o: 6ma /nica pala"ra tem "0rios signi$icados, ao di3er a um paciente .ue sua doena , gra"e, sua interpretao pode ser .ue a morte est0 pr78ima, en.uanto e en$ermeiro apenas .uis en$ati3ar a import9ncia da doena, o (seu peso*!

$o erba": (linguagem transparente do corpo*! Cinestesia : linguagem corporal! %ara"inguagem: sons! %ro&emia : territorialidade e espao pessoal! Zona ntima (0 a 45 cm) Banhando, arrumando, vestindo, alimentando e fazendo a toalete do paciente! Zona pessoal (45 cm a 1,20 m) duca!"o em sa#de individual$ Zona social (1,20 m a %,&0 m) 'azendo rondas ou ministrando aula para pacientes com dia(etes$ Zona p#(lica (acima de %,&0 m) )iscursando em um f*rum na comunidade$ Comunicao #imb'"ica: : simbolismo ("erbal ou no;"erbal usado para transmitir o signi$icado! ' arte e a m/sica so $ormas de comunicao simb7lica .ue podem ser usadas para melhorar o entendimento e promo"er a reconstruo<recomposio! Metacomunicao: , a comunicao a respeito da comunicao, uma $orma .ue a mais pro$unda mensagem dentro de uma mensagem possa ser descoberta e entendida, sendo importante tamb,m para e$eti"ar uma interao interpessoal! (u ir e #i")ncio: to importante .uanto $alar na comunicao , o ou"ir! -emonstrar sinais como impacincia, monotonia ou o $also ou"ir desmoti"am o paciente a comunicar;se, en.uanto sinali3ar com a cabea e $a3er coment0rios do tipo (sim entendo* o estimulam a ser mais elo.=ente! *o+ue: est4mulo t0ctil $eito com o ob>eti"o de contato com outra pessoa! Pode ser reali3ado durante um procedimento de en$ermagem, e8istindo "0rios tipos de to.ue (a$eti"o, instrumental e teraputico , tendo o en$ermeiro a obrigao de buscar o signi$icado do to.ue para a.uele determinado indi"4duo! Elementos da comunicao Comunicao ,ntrapessoa": ocorre no interior de uma pessoa! chamada de autodi0logo, auto"erbali3ao, autoinstruo, racioc4nio interno e di0logo interno! Comunicao ,nterpessoa": interao entre duas pessoas! ?elao entre en$ermeiro e cliente! Comunicao transpessoa": ocorre no dom4nio espiritual da pessoa! Por e8emplo@ orao, meditao, re$le8o orientada, rituais religiosos ou outros meios para comunicar;se com $oras superiores! Comunicao em pe+uenos grupos: interao com pe.ueno n/mero de pessoas! A8!@ Comits, grupo de apoio aos clientes e e.uipes de pes.uisa!

Comunicao com o p-b"ico: interao com uma audincia! A8!@ apresentar trabalhos pro$issionais em con$erncias, oportunidade de $alara grupos de consumidores a respeito de temas relacionados a sa/de e liderar discuss2es em sala de aula com colegas e<ou estudantes! Relacionamentos profissionais Re"ao Enfermeiro.%aciente: (Criar um ambiente teraputico, depende da habilidade do en$ermeiro de comunicar;se, con$ortar e a>udar os pacientes a satis$a3er suas necessidades!* P:TTA?, 2005! ' relao An$ermeiro;Paciente pode durar, alguns minutos ou at, anos e independente da durao trs $ases podem ser identi$icadas nessa interao, so elas@ Fase ,ntrodut'ria: in4cio da relao, busca identi$icar os problemas de sa/de ou moti"o da "inda do paciente! Fase de e"aborao: plane>amento m/tuo dos cuidados ao paciente e a implementao do plano! Fase Fina": .uando ocorre melhora dos problemas imediatos de sa/de do paciente e o en$ermeiro transita os cuidados do paciente a outro ser"io de sa/de do paciente! Relao entre o enfermeiro e a equipe: a comunica!"o entre e+uipe tam(,m tem sua import-ncia, pois com o acumulo de fun!.es e atividades dos mem(ros de uma e+uipe, aca(a/se n"o utilizando uma forma ade+uada de comunica!"o$ :s en$ermeiros precisam de ami3ade, suporte, diretri3es e encora>amento uns dos outros para en$rentar os muitos $atores de estresse impostos pelo papel da en$ermagem! Comunicao entre enfermeiro-cliente/famlia: a assistncia de en$ermagem principalmente em procedimentos .ue causam medo ou ansiedade, a comunicao , e$ica3 e necess0ria! ' comunicao de"e;se "oltar tamb,m para o auto;respeito do en$ermeiro e do cliente procurando manter a ausncia de >ulgamentos! Tcnicas de Comunicao Teraputica Ouvir: baseia;se no processo de receber as in$orma2es e obser"ar sua pr7pria reao 5s in$orma2es recebidas! Bostra a aceitao do en$ermeiro ao paciente! mplas a!erturas: interesse de conhecer o pensamento do paciente! Reafirmao: con$irmar uma in$ormao transmitida pelo paciente! Bostra o "alor da ateno do en$ermeiro para com o paciente! Esclarecimento: pedir para .ue o paciente repita uma in$ormao .ue por acaso tenha $icado "aga! Refle"o: $a3 com .ue o paciente re$lita se seu estado emocional presente tem relao com algum ato passado! -emonstra compreenso para com o paciente!

#ocali$ao: sugerir ao paciente desen"ol"er assuntos relacionados ao mesmo! %dentificar os temas: ?essaltar temas e problemas .ue surgem com $re.=nciaC demonstrar percepo aos $atos .ue 'contecer repetiti"amente nos temas do paciente! &ilncio: Tem como "alor a transmisso de apoio, en.uanto se d0 tempo ao paciente para pensar! 'umor: Transmitir bom humor com base no (temas* escolhidos pelo paciente! %mpasses teraputicos #o blo.ueios na progresso do relacionamento entre o en$ermeiro e o paciente@ #o originados de uma s,rie de moti"os, por,m criam, sem e8ceo, barreiras no relacionamento teraputico! Resistncia: tentati"a do paciente de no perceber os aspectos .ue geram ansiedade nele pr7prio, tornando;se uma relut9ncia natural ou uma de$esa! Assa resistncia resulta da m0 "ontade do paciente de mudar .uando se reconhece a necessidade de mudana, e , demonstrado durante a $ase de trabalho do relacionamento, por.ue ele comporta a maior parte de resoluo de problemas! Transferncia: resposta inconsciente em .ue o paciente e8perimenta sentimentos e atitudes pelo en$ermeiro .ue esta"am originalmente associados a $iguras signi$icati"as em sua "ida! : termo re$ere;se a um con>unto de rea2es .ue tentam redu3ir ou ali"iar a ansiedade! Assas rea2es de trans$erncia s7 so perigosas para o processo teraputico .uando permanecem ignoradas! Contratransferncia: , um impasse teraputico criado pelo pro$issional em resposta a uma resistncia do paciente! ?e$ere;se a uma resposta emocional espec4$ica dada pelo en$ermeiro ao paciente, as .uais no so >usti$icadas pelos $atos reais, mas sim, um con$lito pr,"io e8perimentado com t7picos como autoridade, a$irmao se8ual e independncia! Considera(es #inais Para .ue ocorra o processo comunicati"o, de"emos considerar "0rios aspectos e este , desen"ol"ido pelo en$ermeiro como uma habilidade! #e o e8istir no mundo s7 , poss4"el .uando nos comunicamos, o en$ermeiro e8iste, na medida, .ue utili3a a comunicao no saber;$a3er pro$issional!

Potrebbero piacerti anche