Sei sulla pagina 1di 10

E

ARTIGO

DE

REVISO

cincia &
REVISTA BRASILEIRA DE

movimento

ISSN 0103-1716

Personalidade e esporte: uma reviso12


Personality and sport: a review

BARA FILHO, M.G.; RIBEIRO, L.C.S. Personalidade e esporte: uma reviso. R. bras. Ci e Mov. 2005; 13(2): 101-110. Mov R ESUMO O estudo da personalidade no esporte tem sido um dos temas mais explorados pelas pesquisas da psicologia do esporte desde os anos 60. No entanto, resultados inconsistentes e inconclusivos tm sido encontrados ao se estudar o perfil do atleta competitivo, as diferenas entre os gneros, entre atletas de diferentes nveis de performance e entre o atleta e o no-atleta. A presente reviso de literatura objetivou realizar uma anlise crtica dos estudos de personalidade a partir de suas definies, tendncias histricas dos estudos e dos resultados das pesquisas realizadas at o presente momento. Observa-se que o campo de estudo da personalidade no esporte demonstra ainda necessita ser explorado na psicologia do esporte para que se estabeleam concluses mais claras e robustas para um tema de tamanha complexidade. Os fatores da personalidade devem ser correlacionadas com os fatores psicolgicos bem como com fatores fsicos, fisiolgicos e sociolgicos para que o complexo processo do esporte possa ser melhor compreendido, proporcionando um crescimento no conhecimento cientfico ainda mais significativo. P ALAVRAS-CHAVE: personalidade, esporte, atleta. BARA FILHO, M.G.; RIBEIRO, L.C.S. Personality and sport: a review. R. bras. Ci e Mov Mov. 2005; 13(2): 101-110. A BSTRACT The researches on personality and sport have been one of the most explored themes in sports psychology since the 60s. However, inconsistent and non-conclusive results have been found once de athlete personality profile and the comparisons between genders, different performance level and with non-athletes were studied. The present literature reviews aims to critically analyze the personality researches, its definitions, historical tendencies until nowadays. It can be observed that personality in sports needs to be further explored by sports psychology to establish results more robust and clear. Personality must be correlated with psychological, physiological and sociological variables to better understand the sports complex process, allowing a more significant scientific development. K EYWORDS: personality, sport, athlete.

Maurcio Gatts Bara Filho3 Luiz Carlos Scipio Ribeiro4

1 2

Personalidade e esporte Parte da reviso de literatura da Tese de Doutorado intitulada Caractersticas da personalidade do atleta brasileiro de altorendimento que est em fase de final de elaborao no Programa de Ps-graduao strictu-sensu em Educao Fsica na Universidade Gama Filho-RJ Professor Assistente da Faculdade de Educao Fsica e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando em Psicofisiologia do Esporte na Universidade Gama Filho-RJ/ Universidad de Las Palmas de Gran Canaria Espanha Diretor executivo da Infoteste do Brasil. Doutor em Psicofisiologia pela Boston University-EUA

Recebimento: 09/11/2003 Aceite: 06/12/2004

Correspondncia: Maurcio Gatts Bara Filho. Rua So Sebastio 1295/901 Juiz de Fora-MG 36015-410. Tel: (32) 3213 7260 fax: (32) 3215 8294. E-mail: mgbara@terra.com.br R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110

RBCM vol. 13 n.2.p65

101

08/08/2005, 10:04

102

Personalidade e esporte: uma reviso

Introduo
O esporte competitivo tem crescido nos ltimos 30 anos de maneira significativa em todo o mundo. O treinamento desportivo vem, conseqentemente, tentando evoluir para fazer com que os atletas tenham resultados cada vez melhores. Para isso, cincias como a fisiologia do esporte, bioqumica, medicina, biomecnica, sociologia e a psicologia do esporte vm sendo aprimoradas, pesquisadas e aplicadas no esporte competitivo para que as performances os atletas sejam superiores dia aps dia.

aprofundamento de estudos denota a profundidade do tema que at os dias de hoje intriga queles que buscam explicaes cientficas para as diferenas de personalidade entre os atletas.
65

Para Weinberg e Gould , os estudos sobre a personalidade no esporte deveriam levar os envolvidos na preparao de atletas a melhor 4 entende-los. Bompa em seu livro sobre treinamento desportivo enfatiza que muitas vezes os treinadores simplesmente ignoram a personalidade dos seus atletas, denotando que a psicologia do esporte ainda tem uma rea Neste enfoque, a psicologia do esporte de atuao ampla a ser explorada. Nesse intuito, o conhecimento de tem nos ltimos anos, inclusive no Brasil, evoludo e sendo inserida por clubes e atletas caractersticas da personalidade de atletas por nos treinamentos e competies. Dentre os parte de psiclogos do esporte, treinadores diversos tpicos de pesquisa na psicologia do desportivos, preparadores fsicos entre os esporte esto os estudos de fatores da outros envolvidos de significativa importncia para melhor entender as personalidade dos atletas. A relao entre esporte e personalidade respostas dos atletas em diferentes situaes vem sendo pesquisada, principalmente, desde no esporte, poder estabelecer condutas a dcada de 60 quando os estudos nessa rea adequadas a cada indivduo e treinar cresceram significativamente. No entanto, habilidades psicolgicas para melhorar o 29,65 essa relao ainda no encontra-se bem rendimento atltico . definida. Muito se questiona o quanto variveis da personalidade do indivduo influenciam a escolha da modalidade, o sucesso esportivo e o comportamento nos treinamentos e competies ou se o esporte que modifica e constri a personalidade das pessoas. Observa-se na literatura que estudos de 1960 at o momento ainda permanecem com esta dvida 2,9,10,17,31,38,39,43,44,45,56,57,62,64,65,67. Torna-se evidente que a relao esportepersonalidade ainda est distante de esclarecimentos cientficos devido complexidade do tema. A tentativa de pesquisadores de prever o resultado esportivo atravs do conhecimento prvio de caractersticas psicolgicas gerou resultados 14,43,44,58 . Deve-se diversos e inconclusivos salientar que a personalidade apenas um dos fatores que podem influenciar a performance do atleta, tornando assim muito difcil antever o resultado competitivo no esporte. No entanto, deve-se salientar que em pases em desenvolvimento como o Brasil, o esporte competitivo ainda est aqum dos ideais necessrios para seu melhor rendimento. Pouqussimos so os tcnicos que possuem instrumentos ou profissionais trabalhando ao seu lado que podem fornecer informaes sobre caractersticas psicolgicas dos atletas. Apesar de a princpio ser este um quadro negativo, deve-se olhar pelo prisma da evoluo que o conhecimento cientfico pode proporcionar cincia do treinamento desportivo em nosso pas.

Todo esse quadro descrito sobre as pesquisas de personalidade no esporte indica que o tema ainda apresenta muitas lacunas no conhecimento o que justifica uma necessidade de se continuar a estudar sobre um tema que vem sendo explorado a mais de 40 anos pela psicologia do esporte e que continua buscando consistncia nas suas A relao entre personalidade e esporte respostas. Isto posto, o presente estudo objetiva tem sido uma das reas de investigao mais exploradas na psicologia do esporte. O volume realiza uma reviso crtica dos estudos de de pesquisas e artigos publicados sobre o tema personalidade a partir de suas definies, demonstra sua importncia para tendncias histricas dos estudos e dos pesquisadores, profissionais envolvidos no resultados das pesquisas realizadas at o esporte e atletas29,64,65. A necessidade desse presente momento.

R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110

RBCM vol. 13 n.2.p65

102

08/08/2005, 10:04

M.G.Bara Filho et al

103

Torna-se importante ressaltar as limitaes da presente reviso que abarcou de forma mais sistamatizadas livros, captulos de livros e artigos cientficos nas lnguas portuguesa e inglesa, com somente algumas em espanhol. Outro fator limitante constituiuse na ausncia de uma anlise de comunicaes sobre o tema da personalidade apresentado em congressos cientficos, porm entende-se que este fato tornaria esta reviso extremamente extensa.

No meio esportivo, deve-se considerar, a partir das definies citadas, as caractersticas psicolgicas dos atletas bem como o meio de interao deles, o que pode estar relacionado com variveis como a modalidade praticada, a posio de jogo em um esporte coletivo ou a distncia num individual, juntamente com o nvel de performance que o atleta se encontra.

Assim, os estudos de personalidade no esporte devem buscar compreender as possveis relaes entre caractersticas especficas de um determinado grupo de Definies de personalidade Os conceitos de personalidade variam dos atletas ou modalidade com a escolha, mais simples (porm no menos importantes) permanncia e possibilidade de sucesso no at mais complexos, sendo que ambos esporte. apresentam uma dificuldade de entendimento e aceitao entre estudiosos e pesquisadores Evoluo das pesquisas sobre da rea. personalidade no esporte Butt , Cox e Weinberg & Gould apresentam similaridade no conceito de personalidade ao considerarem-na o conjunto de caractersticas que somados, compreendem o carter nico de cada indivduos. Apesar de aparentemente simples, essas definies apontam para as dificuldades de se pesquisar na rea. Como estudar um grupo de pessoas se cada uma delas possuiu caractersticas nicas? Como definir a personalidade de cada indivduo? Seria possvel compreender a personalidade como um conceito mais amplo? Tentando responder essa ltima questo, alguns autores definiram a personalidade de 1 uma maneira mais complexa.* A definio de personalidade que mais vem sobrevivendo aos avanos do tema durante os anos de 14 Allport de 1937 (apud Cox : p. 21) preconizando que a personalidade a organizao dinmica de sistemas psicofsicos do indivduo que determinam ajustes nicos 2 ao seu ambiente* . Mais recentemente, Alonso apud Hernndez-Ardieta et al. (p. 29 106) definiu a personalidade como organizao mais ou menos estvel e duradoura do carter, temperamento, inteligncia e constituio fsica de uma pessoa que determina sua forma peculiar se ajustar 3 ao ambiente e interagir com ele* . Nota-se que os autores no mencionaram somente caractersticas psicolgicas em relao personalidade, mas incluem s fsicas, o que aponta para uma maior complexidade atravs da interao de diferentes variveis.
8 14 65

Com o objetivo de determinar a evoluo dos estudos da personalidade no esporte, realizou-se uma anlise histrica dos temas que envolvem esse assunto facilitando o entendimento do processo evolutivo das pesquisas bem como auxilia na determinao da direo de futuros estudos. Para isto, optouse por considerar somente os artigos cientficos publicados a partir da dcada de 60, no incluindo livros, captulos de livros e publicaes em congressos para que houvesse uma delimitao da produo cientfica. Os artigos analisados foram divididos em quatro perodos para efeito comparativo: 1968 a 1980, anos 80, anos 90 e a partir de 2000. De 1968 a 1980, observa-se uma ntida tendncia dos estudos em determinar o perfil de personalidade dos atletas, dividindo as pesquisas com a comparao deste perfil com o de no-atletas, anlise de atletas de diferentes modalidades esportivas e diferentes nveis de performance. Conhecer a personalidade dos atletas constitui-se no principal objetivo desses estudos a fim de responder perguntas como: Quem o atleta? Ser que existe uma personalidade dos atletas?3,17,24,39,40,46,51,61 Devido complexidade dos objetivos traados e por ser uma rea de estudos ainda recente dentro da psicologia do esporte, vrias dificuldades foram encontradas, ficando cientificamente evidenciadas atravs de resultados no-consistentes que podem ter de alguma forma frustrado os pesquisadores na busca de algumas respostas.
* Traduo realizada pelo autor 2 * is the dynamic organization within the individual of those psychophysical systems that determine his unique adjustments to his environment 3 * la organizacin ms o menos estable y duradera del carcter, temperamento, inteligencia y constitucin fsica de una persona que determina su forma peculiar de ajustarse al ambiente e interaccionar con l R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110
1

RBCM vol. 13 n.2.p65

103

08/08/2005, 10:04

104

Personalidade e esporte: uma reviso

Os estudos sobre trao de personalidade no foram abandonados durante a dcada de 80. No entanto, nota-se uma nova tendncia dos estudos de personalidade no esporte. Os pesquisadores passaram a correlacionar o perfil de personalidade com outras variveis como o estresse, performance, agressividade e caractersticas fisiolgicas.10,11,13,21,36,42,44,58,63 As pesquisas ganharam ento uma maior amplitude ao considerar a influncia de diferentes variveis no comportamento humano. Passou-se a procurar entender o quanto determinado tipo de personalidade possui caractersticas correlatas ou no com outras variveis. Os anos 90 marcaram uma mudana significativa nos estudos da personalidade. No lugar de uma nfase em se determinar um perfil para a populao estudada, as pesquisas passaram a estudar caractersticas psicolgicas isoladamente ou relacionadas com variveis fisiolgicas, nvel de competitividade. O perfil passou a ser considerado parte secundria das pesquisas, sendo utilizados tambm como meio de correlao com caractersticas psicolgicas como ansiedade, percepo, motivao, humor, agressividade e liderana 12,15,16,20,28,37,41,47,52,54,55,57,59,68,70. Provavelmente, os estudiosos no assunto passaram a considerar que essas variveis psicolgicas influenciam e caracterizam de maneira mais direta o atleta no ambiente de treinos e competies, fato de difcil relao quando considera-se somente o perfil de personalidade.

As pesquisas de personalidade no esporte


Pesquisadores da psicologia do esporte que se especializaram na rea da personalidade sempre buscaram conduzir suas pesquisas, objetivando determinar diferenas em variveis psicolgicas que caracterizassem um determinado grupo de atletas. Desta maneira, os estudos tentaram determinar o perfil do atleta competitivo, as semelhanas e diferenas existentes entre atletas de diferentes nveis de performance, entre atletas dos sexos masculino e feminino, entre grupos de atletas como esportes coletivos e individuais, entre atletas de diferentes posies no campo de jogo, bem como a comparao entre atletas e no-atletas. As dificuldades em encontrar resultados consistentes ficam explcitas no recente artigo 2 de Backmand et al. , mencionando que as pesquisas indicam a existncia de relaes (semelhanas e/ou diferenas) entre a personalidade de atletas de diferentes modalidades e atletas e no-atletas. No entanto, enfatiza que as concluses so limitadas, demonstrando assim a complexidade de se estudar o tema. O perfil de personalidade do atleta

A existncia de um perfil de personalidade do atleta competitivo tem sido um tema de muitas controvrsias entre os estudiosos. 64 Vealey j afirmava que a personalidade do atleta no-existe, pois no existem diferenas distinguveis entre atletas e no-atletas, fato A partir do ano 2000, observa-se uma este confirmado tambm apontado por continuidade da tendncia dos estudos que Morris43. marcaram os anos 90. Contudo, a relao com Contrapondo os autores mencionados traos de personalidade se fazem mais presentes 8 55 anteriormente, Butt e Saint-Phard et al. nos estudos, demonstrando que este tipo de mencionam que o atleta competitivo possui estudo ainda apresenta-se como uma das grandes algumas caractersticas psicolgicas que o 4,9,2,5,19,23,25,30,31,43,53,60 . dvidas dos estudiosos diferenciam de outras populaes. Entre essas A partir da evoluo histrica apresentada, diferenas, consideram que os atletas possuem no se pode afirmar que houve uma decadncia uma maior estabilidade emocional so mais nos estudos da personalidade no esporte. extrovertidos e autoconfiantes e possuem uma Observa-se uma mudana de foco dos estudos maior resistncia mental. no decorrer dos anos, denotando uma evoluo Apesar de no se poder concluir da rea de pesquisa. Outro fator importante satisfatoriamente devido a essas contradies mencionar que a personalidade foi realmente entre os autores, torna-se claro o quanto o um dos tpicos principais da psicologia do campo e os estudos da personalidade no esporte nos anos 60 e 70, mas a rea evoluiu e esporte ainda necessitam evoluir para que outros tpicos de pesquisa cresceram e concluses mais coerentes sejam dividiram espao com a personalidade. determinadas. Entre outras razes, este tpico
R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110

RBCM vol. 13 n.2.p65

104

08/08/2005, 10:04

M.G.Bara Filho et al

105

O atleta masculino x a atleta feminina de estudos dentro da personalidade vem crescendo nos ltimos anos com a publicao As diferenas entre homens e mulheres de diversos artigos cientficos26,32,34,66. sempre foram e ainda so objeto de estudos das mais diversas reas do conhecimento e o A personalidade de atletas de diferentes esporte no se torna distinto. Caractersticas fsicas, fisiolgicas, no rendimento atltico e, nveis de performance tambm, nas variveis psicolgicas so Atletas, tcnicos e demais envolvidos no estudadas exaustivamente para tentar explicar esporte sempre perguntam se existem possveis diferenas entre os sexos. caractersticas psicolgicas especficas dos Alguns autores indicam que homens e atletas de alto-rendimento em comparao mulheres atletas possuem perfis de queles de nveis inferiores. personalidade semelhantes, apresentando Cox14 e Weinberg & Gould65 sugerem poucas diferenas14,29,65. No entanto, outros que h indicaes da relao da personalidade estudiosos e apontam diferentes caractersticas com a performance atltica, mas isso vem entre homens e mulheres atletas. acompanhado por muitas imprecises. O 14 Para Pedersen 49 , os atletas do sexo credita que existem mesmo Cox caractersticas da personalidade como masculino diferenciam das mulheres atletas estabilidade emocional, autodisciplina, por serem mais ativos, apresentarem ndices capacidade mental de resistir ao esforo, baixa mais altos de agressividade, serem mais tenso, extroverso e independncia que esto competitivos e controlados. As atletas relacionados com a performance. diferenciavam-se por serem mais organizadas Peensgaard50 completa expondo que atletas e mais orientadas para o objetivo determinado. de elite possuem uma maior persistncia nos No estudo de Cox e Liu16 com atletas objetivos e dispem um maior nvel de esforo chineses e americanos das modalidades atletismo, basquete, vlei e natao; as nicas para as tarefas determinadas. 67 Williams e Reilly concluem que os diferenas constatadas ao se avaliar o grupo pesquisadores ainda necessitam identificar de uma maneira geral foram um maior nvel caractersticas especficas no perfil de de confiana uma maior motivao entre os personalidade relacionado com o sucesso no atletas homens quando comparados s 43 esporte, o que corroborado por Morris , mulheres. afirmando que no h pesquisas suficientes que Observa-se que as diferenas nas diferencia um atleta jnior do atleta de elite. caractersticas entre atletas dos sexos Estudos recentes tm indicado diferenas masculino e feminino so mencionadas na entre atletas de nveis distintos de literatura, porm no aparecem de forma performance. Williams e Reilly67 e Reilly, constante, o que dificulta as concluses a Williams e Nevill53, avaliando talentos no serem realizadas. Estudos mais sistematizados futebol, concluram que aqueles jogadores devem ser realizados para que esta lacuna no considerados mais talentosos, possuam uma conhecimento seja preenchida. Por esta razo maior autoconfiana, uma menor propenso estudos recentes foram realizados distrbios da ansiedade e so mais orientados comparando grupos de atletas homens e 1,7,27 e, ainda assim, os resultados no motivao pela tarefa e no pelo ego. mulheres se mostram consistentes. Estudando atletas chineses, os resultados indicaram que os atletas de alto-nvel apresentaram habilidade psicolgicas superiores15. Apesar de no se poder concluir satisfatoriamente, observa-se que existem caractersticas nicas dos atletas de altorendimento, no entanto isso deve ser melhor estudado e explorado em futuras pesquisas, sugerindo que este ainda um campo vasto a ser explorado nos futuros estudos. Esportes individuais x esportes coletivos Nas pesquisas sobre a personalidade no esporte, um dos tpicos mais explorados a diferena entre atletas de esportes coletivos e individuais. O maior volume de informaes, no entanto, proporciona melhor explicar algumas diferenas encontradas, ao mesmo tempo em que muitas dvidas surgem e persistem.

R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110

RBCM vol. 13 n.2.p65

105

08/08/2005, 10:04

106

Personalidade e esporte: uma reviso

Butt e Nieman e George resumem bem as caractersticas dos estudos at ento que envolviam essas amostras ao indicar que atletas individuais caracterizavam-se por serem mais estveis emocionalmente e introvertidos, com os coletivos diferenciandose somente na extroverso. Caracterizar atletas com introvertidos e extrovertidos foi uma forte tendncia ns estudos, provavelmente devidos aos instrumentos utilizados. Mencionando o estudo de Schurr, Ashley 14 e Joy (apud Cox) aponta que atletas de esportes coletivos caracterizam-se por serem mais ansiosos, dependentes e extrovertidos e menos imaginativos quando comparados com atletas de esportes individuais. 68 Contrariamente, Wong, Lox e Clark , 48 OSullivan, Zuckerman e Kraft e Jones e 30 Hanton indicaram que atletas de equipe apresentavam menores ndices de ansiedadeestado e uma maior confiana nas suas habilidades, ao mesmo tempo que levantaram a hiptese que atletas individuais possuam um maior ndice de ansiedade-trao. Num dos estudos mais recentes sobre o 2 assunto, Backmand et al. apresentaram algumas constataes sob diferentes enfoques. Para os autores, atletas de lutas, de modalidades de fora e de esportes coletivos so mais extrovertidos que os demais. Ao contrrio, atletas de resistncia e atiradores apresentam menor tendncia ao neuroticismo quando comparados aos lutadores.

44

Atletas x no-atletas A busca de um possvel perfil de personalidade para os atletas sempre foi um dos principais objetivos dos pesquisadores e isto fez com que a populao de atletas fosse estudada e comparada com uma de noatletas. Weinberg e Gould e Saint-Phard et al. indicam que as pesquisas envolvendo essas populaes ainda esto incompletas e inconclusivas, no havendo um perfil nico que diferencie atletas de no-atletas, pois as diferenas entre os grupos no so significativas. Maresh et al. compararam um grupo de corredores e no-praticantes. Os resultados indicaram que esses atletas eram mais introvertidos, pensativos e tinham nveis inferiores de raiva em relao aos no-atletas. Alguns desses resultados contrastam com os 14 2 achados de Cox e Backmand et al. que indicaram respectivamente que os atletas so mais extrovertidos ou sem diferenas entre os grupos.
37 65 55

Outro resultado a ser apresentado foi o 20 estudo de Dobosz e Beaty que apontaram o fato dos atletas possurem uma maior habilidade de liderana que no-atletas. 2 Backmand et al. procuram comparar atletas de no-atletas da maneira que Weinberg e 65 Gould o fazem, separando os atletas por grupo. Para os autores, os atletas diferenciam-se dos no-atletas, mas as Pode-se observar que caractersticas qualidades psicolgicas so comuns a psicolgicas distintas diferenciam atletas de determinados grupos de atletas e no aos diferentes modalidades. Contudo, OSullivan, atletas como um todo. 48 Zuckerman e Kraft indicam a escassez de Nos ltimos anos, os pesquisadores estudos comparando modalidades de contato continuaram realizando pesquisas e no-contato fsico e que as pesquisas no comparando grupos de atletas e no-atletas. 34 podem determinar hiptese para diferenciar Kitsantas e Zimmerman investigaram atletas de esportes coletivos e individuais. Essa grupos de jogadores de voleibol com noltima constatao provavelmente decorre do atletas no processo de auto-regulao durante 18 fato de existirem resultados ainda a prtica de atividade fsica. Dineen inconclusivos e uma gama de variveis investigou diretamente a personalidade de estudadas, porm ainda com resultados no atletas e no-atletas, que apresentaram to consistentes para que hipteses sejam maiores ndices de neuroticismo e menores estabelecidas. em extroverso. Recentemente, muitos estudos tm sido A partir dos resultados apresentados, publicados sobre o tema das diferenas de observa-se que existem vrias diferenas entre personalidade em desportistas de modalidades atletas e no-atletas. No entanto, h uma esportivas distintas, buscando traar perfis de pequena consistncia devido a grande determinado grupo ou comparando diferentes diversidade de variveis estudadas e, amostras 4,18,22,33,35,69. principalmente, pela dificuldade de se agrupar
R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110

RBCM vol. 13 n.2.p65

106

08/08/2005, 10:04

M.G.Bara Filho et al

107

os atletas, bem com os no-atletas, num grupo nico. Existem inmeros sub-grupos que podem ser estudado separadamente, porm os resultados no podem ser apresentados como um todo.

Consideraes finais
A extensa reviso de literatura realizada sobre o tema personalidade e esporte permite que consideraes sobre aplicaes e pesquisas sejam realizadas por todos os envolvidos no esporte competitivo. Conhecer o atleta e suas caractersticas psicolgicas vem tornando-se uma das grandes necessidades da evoluo cientfica do esporte competitivo, facilitando os relacionamentos entre tcnicos e atletas, bem como direcionando caractersticas de aes prticas a serem desenvolvidas. A personalidade do atleta competitivo um dos temas mais estudados na psicologia do esporte desde a dcada de 60, no entanto os resultados das pesquisas tm se demonstrado muito controversos, gerando muitas dvidas sobre o tema e a validade de se continuar os estudos. Este quadro, ao contrrio, deve gerar uma motivao ainda maior dos pesquisadores para aprofundarem os estudos em busca de explicaes cientficas. Apesar da grande quantidade de pesquisas, o campo de estudo da personalidade no esporte demonstra ainda ser um campo amplo de estudos a ser explorado na psicologia do esporte e na educao fsica. As relaes de fatores da personalidade com variveis como gnero, modalidade esportiva, nvel de performance e especialidade ainda necessitam ser estudadas de maneira mais consistentes para que se estabeleam concluses mais claras e robustas para um tema de tamanha complexidade. Entender o atleta de alto-rendimento, suas caractersticas psicolgicas, seus anseios, sua evoluo dentre outras caractersticas um dos campos de estudos mais ricos da psicologia do esporte. A dimenso social que o esporte tem atingido nos ltimos anos vem tornando a responsabilidade, influncia e o papel social dos atletas cada vez maior. Conseqentemente, tambm aumentam os problemas que incidem sobre esses atletas.

Para avanar ainda mais no tema da personalidade no esporte de rendimento, algumas sugestes para futuros estudos devem ser discutidas. Entre elas estaria investigar as possveis evolues das variveis psicolgicos no decorrer da carreira esportiva dos atletas atravs de pesquisas longitudinais e transversais. Outra possvel direo compreende relacionar os fatores psicolgicos da personalidade com variveis fisiolgicas, bioqumicas, fsicas, sociais e econmicos, pois existem muitos fatores intervenientes e relacionados com variveis psicolgicas. O estudo das caractersticas da personalidade no esporte pode ser utilizado como mecanismo auxiliador na deteco de talentos no esporte, mas para que este processo seja completo, e realmente vlido, variveis fsicas, fisiolgicas, sociais e culturais, tambm, necessitam ser consideradas. Desta forma, um modelo mais completo poderia ser desenvolvido para este fim. Caso contrrio, retornar-se-ia a cometer os mesmos equvocos cometidos pelos pesquisadores da personalidade nos anos 70 que tentaram, sem xito, predizer o resultado esportivo somente atravs do conhecimento das varveis psicolgicas. Caracterizar e diferenciar grupos distintos ainda motiva muitos pesquisadores das mais amplas reas do conhecimento cientfico. E essa constatao aplica-se diretamente s cincias do esporte e a psicologia esportiva. Preencher lacunas do conhecimento, como as ainda existentes nos estudos de personalidade de atletas, deve se tornar um fomentador e motivador na produo do conhecimento por mais complexo que seja o tema. Alm disso, deve-se continuar a incentivar estudos sobre a personalidade de atletas em regies que ainda necessitam ser mais exploradas como Amricas do Sul e Central, frica e sia para que todas a variveis intervenientes no processo de formao dos atletas sejam exploradas.

R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110

RBCM vol. 13 n.2.p65

107

08/08/2005, 10:04

108

Personalidade e esporte: uma reviso

Referncias Bibliogrficas
1. Anshel MH, Eom HJ. Exploring the dimensions of perfectionism in sport. International Jour nal of Spor ts Psychology Journal Sports Psychology. 2003; 34(3): 255-271. 2. Backmand H, Kaprio J, Kujala U, Sarna S. Personality and mood of former elite athletes-a national Jour nal of Spor ts Medicine descriptive study. Inter International Journal Sports Medicine. 2001; 22: 215-221. 3. Balazs E, Nickerson E. A personality needs profile of some outstanding female athletes. Jour nal of Clinical Psychology Journal Psychology. 1976; 32(1): 45-49. 4. Bara Filho MG, Ribeiro LCS, Guilln F. La personalidad de deportistas brasileos de alto nivel: comparacin entre diferentes modalidades deportivas. Cuadernos de Psicologa del Deporte Deporte. (in prensa) 5. Bolmont B, Bouquet C, Thullier F. Relationships of personality traits with performance in reaction time, psychomotor ability, and mental efficiency during a 31-day simulated climb ceptual and Motor Skills of Mount Everest in a hypobaric chamber. Per Perceptual Skills. 2001; 92: 10221030. 6. Bompa TO. Bases del entr entrenamiento enamiento. In: Bompa TO (autor). Periodizacin: Teoria y enamiento Metodologia del entrenamiento. Barcelona: Hispano Europea, 2002. p. 15-38. 7. Burnik S, Jug S, Tusak M. Personality traits of Slovenian female and male mountain climbers. Kinesiology Kinesiology. 2002; 34(2): 153-162. t . New York: VNR, 8. Butt DS. Personality of the athlete. In: Butt DS. The Psychology of Spor Sport 1987. p. 95-105. 9. Castro MHS, De Rose Jnior D. Personalidade do atleta. Revista Paranaense de Educao Fsica Fsica. 2000; 1(2): 15-30. 10. Cavasini SM, Matsudo VKR, Cazalatti S. Personalidade do atleta: uma reviso da literatura. Revista Brasileira de Cincias do Esporte Esporte. 1980; 1 (2): 9-13. 11. Cavasini SM, Matsudo VKR, Cazalatti S, Soeiro AGC. Efeitos da situao de platia, selecionada atravs da sociometria e relacionada caracterizao de personalidade. Revista Brasileira de Cincias do Esporte Esporte. 1982; 4(1): 11-16. 12. Chapman C, Lane AM, Brierley JH, Terry PC. Anxiety, self-confidence and performance in ceptual and Motor Skills Taekwondo. Per Perceptual Skills. 1997; 85: 1275-1278. 13. Coleman JA. Personality and stress in shooting spotrts. Journal of Psychosomatic Research Research. 1980; 24: 287-296. 14. Cox RH. Sport Psychology Psychology: concepts and applications. Dubuque: Brown & Benchmark, 1994. nal of Spor t 15. Cox RH, Liu Z, Qiu Y. Psychological skills of elite chinese athletes. Jour Journal Sport Psychology Psychology. 1996; 27: 123-132. 16. Cox RH, Liu Z. Psychological skills: a cross cultural investigation. International Journal of Spor ts Psychology Sports Psychology. 1993; 24: 326-340. 17. Dayries JL, Grimm RL. Personality traits of women athletes as measured by Edwards Personal Preference Schedule. Perceptual and Motor Skills Skills. 1970; 30: 229-230. 18. Dineen R. Personality ersonality characteristic differences of university student-athletes and nonathletes athletes. Oregon; 2003. (Tese de Doutorado, University of Oregon). 19. Dirks KT. Trust in leadership and team performance: evidence from NCAA basketball. Jour nal of Applied Psychology Journal Psychology. . 2002; 85 (6): 1004-1012. 20. Dobosz, R & Beaty, L . The relationship between athletic participation and high-school students leadership ability. Adolescence Adolescence. 1999; 34(133): 215-220. 21. Dolphin C, OBrien M, Cahill N, Cullen J. Personality factors and some physiological correlates in athletes. Journal of Psychosomatic Research. 1980; 24: 281-285. 22. Dunn JGH, Syrotuik DG. An investigation of multidimensional worry dispositions in a high contact sport. Psychology of Sport and Exercise Exercise. 2003; 4(3): 265-282. 23. Egan S, Stelmack RM. A personaity profile of Mount Everest climbers. Personality and Individual Differences Differences. 2002; 34(8): 1491-1494. 24. Fletcher R, Dowell L. Selected personality of high-school athletes and non-athletes. The Jour nal of Psychology . 1971; 77: 39-41. Journal Psychology. 25. Frederick CM. Competitiveness: relations with GPA, locus of control, sex and athletic status. Perceptual and Motor Skills. 2000; 90: 413-414.

R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110

RBCM vol. 13 n.2.p65

108

08/08/2005, 10:04

M.G.Bara Filho et al

109

26. Gould D, Dieffenbach K, Moffett, A. Psychological characteristics and their development in nal of Applied Spor t Psychology Olympic champions. Jour Journal Sport Psychology. 2002; 14(3): 172-204. 27. Guilln F, Bara Filho, MG. Estudio de la autoestimacin (eae-t) entre deportististas, deportististas y individuos de ambos los sexos. Edupsyche Edupsyche. (in prensa). no

28. Hassmn P, Koivula N, Hansson T. Precompetitive mood states and performance of elite male golfers: do trait characteristics make a difference? Perceptual and Motor Skills. 1998; 86: 1443-1457. 29. Hernadez-Ardieta IP, Lopez JC, Dolores M, Ruiz, EJG. Personalidad, diferencias individuales y ejecucin deportiva. In: Zafra A, Ruiz HJ, Garcia GN ( Coordenadores). Manual de Psicologa del deporte deporte. Murcia: DM, 2002. p.105-23. 30. Jones G, Hanton S. Intensity and direction of competitive state-anxiety as interpreted by rugby players and rifle shooters. Perceptual and Motor Skills Skills. 2001; 90: 513-521. 31. Junge A, Dvorak A, Rosch D, Graf-Baumann T, Chomiak J, Peterson L . Psychological and Sport-Specific Characteristics of Football Players. American Journal of Sports Medicine. 2000; 28 (5): S22-S28. , 32. Hanton S, Evans L, Neil R. Hardiness and the competitive trait anxiety response. Anxiety Anxiety, Stress & Coping: An International Journal Journal. 2003; 16(2): 167-184. 33. Hughes SL, Case HS, Stuempfle KJ, Evans DS. Personality profiles of Iditasport Ultra-Marathon nal of Applied Spor ts Psychology . 2003; 15(3): 256-261. participants. Jour Journal Sports Psychology. 34. Kitsantas A, Zimmerman B. Comparing self-regulatory processes among novice, non-expert, nal of Applied Spor t Psychology . and expert volleyball players: A microanalytic study. Jour Journal Sport Psychology. 2002; 14(2): 91-105. 35. Kjormo O, Halvari H. Two ways related to performance in elite sport: The path of selfconfidence and competitive anxiety and the path of group cohesion and group goal-clarity. Perceptual & Motor Skills Skills. 2002; 94(3): 950-966. 36. Kleine D. Esporte e personalidade: temos que renunciar nossa antiga convico? Kinesis Kinesis. 1986; 2(1): 9-36. 37. Maresh CM, Sheckley BG, Allen GJ, Camaione DN, Sinatra ST. Middle age male distances runners: physiological and psychological profiles. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. 1991; 31(3): 461-469. te 38. Matarazzo F . A tipologia junguiana e sua utilizao no espor esporte te. In: Rubio, K. (organizadora). Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e interveno. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2000. p. 67-86. 39. Meredith GM, Harris MM. Personality traits of college women in begining swimming. Perceptual and Motor Skills Skills. 1969; 29: 216-218. nal of Spor ts 40. Morgan WP, Costill DL. Psychological characteristics of marathon runners. Jour Journal Sports Medicine Medicine. 1972; 12: 42-46. 41. Morgan WP, Costill DL. Selected psychological characteristics and health behaviors of aging nal of Spor ts Medicine. 1996; 17: marathon runners: longitudinal study. International Jour Journal Sports 305-312. 42. Morgan WP, OConnor PJ, Sparling PB, Pate RR. Psychological characterization of the elite national Jour nal of Spor ts Medicine female distance runner. Inter International Journal Sports Medicine. 1987; 8: 124-131. nal of Spor ts 43. Morris T. Psychological characteristics and talent identification in soccer. Jour Journal Sports Science Science. 2000; 18: 715-726. 44. Nieman DC, George DM. Personality traits that correlate with success with distance running. Journal of Sports Medicine Medicine. 1987; 27: 345-356. 45. OConnor PJ. Aspectos psicolgicos del rendimiento de resistencia. In: Shephard RJ, Astrand PO (organizadores). La resistencia en el deporte deporte. Barcelona: Paidotribo. 1996. p.149-156. 46. Olgivie BC. Psychological consistencies within the personality of high-level competitors. Jama Jama. 1968; 205 (11): 156-162. 47. Ommundsen Y, Roberts G. Goal orientations and perceived purposes of training among elite athletes. Perceptual and Motor Skills Skills. 1996; 83: 463-471. 48. OSullivan DM, Zuckerman M, Kraft M. Personality characteristics of male and female participants in team sports. Personality and Individual Differences Differences. 1998; 25: 119-128. 49. Pedersen DM. Perceived traits of male and female athletes. Perceptual and Motor Skills Skills. 1997; 85: 547-550. 50. Peensgard AM. The dynamics of motivation and perceptions of control when competing in the Olympic Games. Perceptual and Motor Skills Skills. 1999; 89: 116-125.

R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110

RBCM vol. 13 n.2.p65

109

08/08/2005, 10:04

110

Personalidade e esporte: uma reviso

51. Petterson TW, Wendt DT. Personality characteristics of women in intercollegiante competition. Perceptual and Motor Skills Skills. 1974; 38: 861-862. 52. Rascle O, Coulomb G, Pfister R. Aggression and goal orientation in handball: influence of institutional sport context. Perceptual and Motor Skills Skills. 1998; 86: 1347-1360. 53. Reilly T, Williams AM, Nevill A. A multidisciplinary approach to talent identification in nal of Spor soccer. Jour Journal Sports Sciences. 2000; 18(9): 695-702. ts Sciences 54. Ryska TA. The relatioship between trait and pre-competitive state-anxiety among hig-school athletes. Perceptual and Motor Skills. 1993; 76: 413-414. 55. Saint-Phard D, Van Dorsten B, Marx RG, York KA. Self-perception in elite collegiate female gymnastics, cross-country runners and track-and-field athletes. Mayo Clinical Procedures. 1999; 74: 770-774. 56. Samulski DM. Psicologia do esporte: teoria e aplicao prtica prtica. 1 Edio. Barueri: Manole, 2002. 57. Samuslki DM. Esporte e desenvolvimento da personalidade. Revista Brasileira de Cincia e Movimento Movimento. 1991; 5(3): 24-28. 58. Solokun SO, Toriola AL. Personality characteristics of sprinters, basketball, soccer and field hockey players. Journal of Sports Medicine Medicine. 1985; 25: 222-226. 59. Stefanello JMF. Ansiedade competitiva e os fatores de personalidade de adolescentes que praticam voleibol: um estudo causal-comparativo. Kinesis Kinesis. 1990; 6 (2): 203-224. 60. Stephens DE. Predictors of aggressive tendencies in girls basketball: an examination of beginning and advanced participants in a summer skills camp. Research Quaterly for Exercise and Sport Sport. 2001; 72 (3): 257-266. 61. Stoner S, Bandy MA. Personality traits of females who participate in intercollegiate competition and nonpartipants. Perceptual and Motor Skills. 1977; 45: 332-334. 62. Thomas A. El desarrollo de la personalidad en el deporte: el proceso de individualizacin como funcin de accin y de la vivencia deportiva. In: Thomas, A (autor). Psicologa del Depor te Deporte te. Barcelona: Herder, 1983. p. 214-241. 63. Valliant PM, Bennie FA, Valliant JJ. Do marathoners differ from joggers in personality profile: a sport psychology approach. Journal of Sports Medicine. 1981; 21: 62-67. 64. Vealey RS. Personality and Sport: a comprehensive view. In: Horn, TS. Advances in Sport Psychology (editor). Human Kinetics Kinetics.Champaign, 1992. p. 25-59. 65. Weinberg RS, Gould D. Foundations of Sport and Exercise Psychology. Human Kinetics Kinetics. Champaign, 1995. 66. Zapletalova L, Medekova H. The relationship between childrens personal traits, motor activity and motor performance. Gymnica Gymnica. 2003; 33(1): 11-18 nal of Spor ts Sciences 67. Williams AM, Reilly T. Talent identification in soccer. Jour Journal Sports Sciences. 2000; 18: 657-667. 68. Wong EH, Lox CL, Clarck SE. Relationship between sport context, competitive trait anxiety, perceived ability and self-presentation confidence. Perceptual and Motor Skills. 1993; 76: 847-850. nal of Beijing University 69. Ye P. Differences of competitive trait anxiety between athletes. Jour Journal of Physical Education Education. 2002; 25(2): 183-185. 70. Yeung RR, Hemsley DR. Effects of personality and acute exercise on mood states. Personality and Individual Differences Differences. 1996; 20 (5): 545-550.

R. bras. Ci. e Mov. 2005; 13(2): 101-110

RBCM vol. 13 n.2.p65

110

08/08/2005, 10:04

Potrebbero piacerti anche