Sei sulla pagina 1di 15

16/10/2011

Umidade

NR 15 - ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES - ANEXO N. 10 - UMIDADE

As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos sade dos trabalhadores, sero consideradas insalubres em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho.

O que umidade?

a quantidade de vapor dgua que existe em suspenso na atmosfera formando nuvens e precipitaes, ou seja,descreve a quantidade de vapor de gua contida numa dada poro de atmosfera.

16/10/2011

O que umidade relativa do ar?

Significa o quanto de gua, na forma de vapor, existe na atmosfera com relao ao total mximo que poderia existir, na temperatura observada.

O que umidade relativa do ar?

A umidade aumenta sempre que chove devido evaporao que ocorre posteriormente. Em reas florestadas ou prximo aos rios ou represas a umidade sempre maior.

A Umidade Relativa encontrada prximo superfcie da Terra est em torno de 60%; A Umidade Relativa no deserto, onde a temperatura ultrapassa os 45C de apenas 15%. A Umidade Relativa do ar ideal para os seres humanos fica entre 40% e 60%.

16/10/2011

Existe uma infinidade de aparelhos de medio da umidade, comeando pela medio do clima e ambiente at mesmo a medio da umidade nos gros.

Aparelhos de Medio da Umidade

Higrmetro medio de gases(estudos do clima e locais fechados)

Aparelhos de Medio da Umidade


Termohigrgrafo Estaes meteorolgicas e climatolgicas. Salas de computadores(CPD), laboratrios fotogrficos, salas de controle de qualidade. Industrias txteis,farmacutica, qumica,etc. Agricultura, granjas,silos, frigorficos, etc.

16/10/2011

Aparelhos de Medio da Umidade


Termohigrmetro Transporte de alimentos, frigorficos, hospitais e laboratrios, sala de computadores, etc

Aparelhos de Medio da Umidade


Higrmetro

Umidade no concreto

Umidade em Gros

Umidade no Ambiente e medidor de temperatura, 2 funes

Controle de Umidade - Processos


Umidificador Industrial Desumidificador Industrial

16/10/2011

Umidade
As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcadas, com umidades excessivas, capazes de produzir danos sade dos trabalhadores, so situaes insalubres e devem ter a ateno dos prevencionistas por meio de verificaes realizadas nesses locais para estudar a implantao de medida de controle.

16/10/2011

Conseqncias
A exposio do trabalhador umidade pode acarretar:
doenas do aparelho respiratrio; Quedas; doenas de pele; doenas circulatrias e entre outras.

Conseqncias
As atividades executadas em locais alagados, encharcados ou com umidade excessiva, realizadas de maneira peridica e rotineira, sem a devida proteo ao trabalhador, pode provocar danos sade do mesmo, tais como problemas no aparelho respiratrio e reumatismo.

16/10/2011

Avaliao dos Locais de Trabalho


A avaliao dos locais de trabalho, no que diz respeito umidade e locais encharcados,so feito atravs de: Avaliao Qualitativa Laudo de Inspeo realizada no local de trabalho. Segundo a Portaria n. 3214/78 do MTb - NR/15- anexo n. 10.

Para o controle da exposio do trabalhador umidade podem ser tomadas medidas de proteo coletiva (como o estudo de modificaes no processo do trabalho, colocao de estrados de madeira, ralos para escoamento) e medidas de proteo individual (como o fornecimento do EPI - luvas de borracha, botas, avental para trabalhadores em galvanoplastia, cozinha, limpeza etc).

Sempre que possvel, em locais midos deve ser estudada a possibilidade de existir, permanentemente, uma ventilao mecnica ou natural, para evitar o surgimento de fungos, bactrias e microorganismos que proliferam nestes ambientes.

16/10/2011

Nos casos onde o trabalho necessita ser realizado em local mido imprescindvel a utilizao de equipamentos de proteo individual, tais como:
cala-bota em PVC com costuras eletrnica; jardineira com botas soldadas; macaco para saneamento com zper e fechamento at a altura do peito, permitindo entrar em reas alagadas at a altura dos membros superiores; vestimenta totalmente hermtica com equipamento de respirao autnoma ou com ar mandado.

Cada equipamento (E.P.I), obviamente, deve ser compatibilizado com as exigncias do mtodo do trabalho, para obteno da proteo contra a umidade e tambm o resultado esperado de desempenho da produo.

Medidas de Controle e Proteo Coletiva


O estudo de modificaes no processo do trabalho. Desumidificar o ar, atravs de um sistema de serpentina (reduz a umidade at 30%). Estrados de madeira. Ralos para escoamento.

16/10/2011

Graus de Insalubridade
Anexo Atividades ou operaes que exponham o trabalhador
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Nveis de rudo contnuo ou intermitente superiores aos limites de tolerncia fixados no Quadro constante do Anexo 1 e no item 6 do mesmo Anexo. Nveis de rudo de impacto superiores aos limites de tolerncia fixados nos itens 2 e 3 do Anexo 2. Exposio ao calor com valores de IBUTG, superiores aos limites de tolerncia fixados nos Quadros 1 e 2. Nveis de iluminamento inferiores aos mnimos fixados no Quadro 1. Nveis de radiaes ionizantes com radioatividade superior aos limites de tolerncia fixados neste Anexo. Ar comprimido. Radiaes no-ionizantes consideradas insalubres em decorrncia de inspeo realizada no local de trabalho. Vibraes consideradas insalubres em decorrncia de inspeo realizada no local de trabalho. Frio considerado insalubre em decorrncia de inspeo realizada no local de trabalho. Umidade considerada insalubre em decorrncia de inspeo realizada no local de trabalho. Agentes qumicos cujas concentraes sejam superiores aos limites de tolerncia fixados no Quadro 1. Poeiras minerais cujas concentraes sejam superiores aos limites de tolerncia fixados neste Anexo. Atividades ou operaes, envolvendo agentes qumicos, consideradas insalubres em decorrncia de inspeo realizada no local de trabalho. Agentes biolgicos.

Percentual
20% 20% 20% 20% 40% 40% 20% 20% 20% 20% 10%, 20% e 40% 40% 10%, 20% e 40% 20% e 40%

Insalubridade - Umidade

Quais os critrios que um perito deve utilizar para caracterizar ou no insalubridade por exposio a umidade ?

A Portaria n. 3214/78 do Ministrio do Trabalho, em sua NR/15, anexo n.10, item 1, registra que "As atividades ou operaes executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de reduzir danos sade dos trabalhadores, sero consideradas insalubres em decorrncia de laudo de inspeo realizada no local de trabalho".

16/10/2011

Pelo que se pode concluir, a umidade um agente caracterizado por excesso de gua no ambiente laboral, em forma lquida ou vapor. A avaliao qualitativa e feita por inspeo no local de trabalho, no existindo limites de tolerncia para orientar o perito.

Portanto, o perito deve levar em considerao os seguintes fatores:


Se o piso tem quantidade de gua que possa manter encharcados os sapatos do trabalhador exposto durante o desenvolvimento de suas atividades; Se o tipo de atividade desenvolvida pode molhar as vestimentas do trabalhador; Se o tempo de exposio grande bastante para que possa ocorrer doenas ocupacionais conforme os princpios em higiene industrial.

Se existe o uso de botas de borracha, roupas, avental e luvas impermeveis impedindo o contato do trabalhador com gua durante o desenvolvimento de suas atividades; Se no ambiente ( ar ) existe umidade excessiva ocasionando uma respirao incmoda para os trabalhadores presentes.

10

16/10/2011

Infraes e Penalidades
A NR28 no contempla o anexo 10 da NR15. Devendo ser medido o grau deinsalubridade atravs de percia e aaplicao de penalidades com base noart. 201 da CLT. A multa pode variar de 378,2857 a630.304,7452 UFIRs (valor da UFIR1,0641reais).

Alguns tipos de trabalho que podem dar ensejo ao adicional de insalubridade pela exposio umidade:
Lavador de autos. Auxiliar de servios gerais (faxineiro). Trabalhadores de manuteno e limpeza de tanques, containers.

11

16/10/2011

12

16/10/2011

13

16/10/2011

Exerccio

UMIDADE SERVIOS DE LIMPEZA OU FAXINA O trabalho de limpeza ou faxina utilizando gua considerado insalubre por umidade ?

14

16/10/2011

Obrigado!

15

Potrebbero piacerti anche