Sei sulla pagina 1di 7

Inspeo de Equipamentos

Sistemas individuais de proteo de queda To importante quanto um equipamento adequado saber, atravs de tcnicas de inspeo, como validar sua vida til e seu desempenho seguro.

NR 35
A recente Norma Regulamentadora NR 35 (Trabalho em Altura) traz alguns pontos obrigando a questo da inspeo de equipamentos e isto acaba por mostrar a importncia desta ao para a segurana do trabalhador. Abaixo pontos da NR 35 que tratam de inspeo: 35.5.2 Na aquisio e periodicamente devem ser efetuadas inspees dos EPI, acessrios e sistemas de ancoragem, destinados proteo de queda de altura, recusando-se os que apresentem defeitos ou deformaes. 35.5.2.1 Antes do incio dos trabalhos deve ser efetuada inspeo rotineira de todos os EPI, acessrios e sistemas de ancoragem. 35.5.2.2 Registrar o resultado das inspees: a) na aquisio; b) peridicas e rotineiras quando os EPI, acessrios e sistemas de ancoragem forem recusados. 35.5.2.3 Os EPIs, acessrios e sistemas de ancoragem que apresentarem defeitos, degradao, deformaes ou sofrerem impactos de queda devem ser inutilizados e descartados, exceto quando sua restaurao for prevista em normas tcnicas nacionais ou, na sua ausncia, normas internacionais.

Normas tcnicas
As normas tcnicas brasileiras (NBR), redigidas por grupos de estudos dentro da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) so, em sua maioria embasadas em normas europias. So elas que determinam procedimentos e metodologias de ensaios de produtos e estabelecem os requisitos de conformidade tcnica dos mesmos. As NBRs tambm contm diretrizes relacionadas periodicidade de inspeo dos EPIs, condies para descarte de equipamento, contedo de manuais tcnicos entre outros temas. Veja abaixo um ponto da norma britnica BS 8437 que esta sendo estudada pela ABNT para se tornar uma NBR: 13.1.1 essencial que todos os equipamentos de suporte de carga sejam submetidos uma inspeo visual e ttil antes de cada uso para assegurar que esto em uma condio segura e funcionam corretamente. Deve ser obtido o conselho do fabricante sobre como faz-lo, e este conselho deve ser estritamente seguido. 13.1.2 Os procedimentos da inspeo formal devem ser colocados no local pelos empregadores para assegurar que o equipamento de proteo individual de queda submetido a uma inspeo detalhada (inspeo sistemtica) por uma pessoa competente antes do primeiro uso e em intervalos no maiores que seis meses (ou trs
www.honeywellsafety.com/br

meses onde o equipamento for usado em condies rduas, e depois que circunstncias sujeitas a prejudicar a segurana tenham ocorrido. 13.1.3 essencial que a pessoa que executar o exame completo seja suficientemente independente e imparcial para permitir que decises objetivas sejam tomadas, isto , que tenha apropriada e genuna autoridade para descartar o equipamento. Isto no quer dizer que pessoas competentes tem que necessariamente ser empregados de uma companhia externa. Abaixo, um trecho da NBR 15836:2010 (EPI Cinto de Segurana tipo Paraquedista) com relao ao tempo de vida de um cinto: 7. h) as limitaes dos materiais do cinturo ou os riscos que podem afetar suas utilizaes, por exemplo, temperaturas, umidade, efeito de afiados ou arestas agudas, agentes qumicos, cortes e abrases, degradao por radiao UV, armazenamento e outras condies; 7. i) a provvel durao do cinturo (obsolescncia), ou a maneira pela qual pode ser determinada; 7. r) a informao de que o cinturo de segurana tipo paraquedista deve ser descartado aps a reteno de uma queda. Os equipamentos devem ser mantidos em bom estado de conservao, de preferncia, armazenados ao abrigo de radiao ultravioleta (raios UV) e em ambientes arejados quando fora de servio. O cuidado com o EPI inerente ao seu bom funcionamento e cabe ao usurio mant-lo em boa condio de uso. Isso vlido para todos os equipamentos de proteo em altura: Cintos de segurana, dispositivos de ancoragem e elementos de unio como talabartes e travaquedas. A inspeo e a manuteno peridica dos EPIs devem ocorrer pelo menos de 12 em 12 meses. No caso de produtos txteis recomendvel uma inspeo mais frequente, por exemplo a cada 3 ou 6 meses, principalmente quando os mesmos so utilizados em locais de trabalho agressivos ou que envolvam atividades pesadas capazes de gerar um desgaste natural maior dos equipamentos.

Desgaste
Os produtos podem sofrer vrios tipos de desgaste, em especial as cordas sintticas e os materiais txteis. Alm do desgaste natural oriundo do uso frequente, outros fatores podem contribuir para deteriorao dos EPIs, dentre eles: 1) 2) 3) 4) O deslizamento sobre superfcies abrasivas e materiais cortantes; A incidncia de raios ultravioleta; Sujidades como graxa e outros produtos qumicos; Impactos, quedas ou qualquer tipo de agresso mecnica;

Os equipamentos metlicos costumam ter maior durabilidade, contudo, impactos frequentes podem lev-los deformao permanente e consequentemente, ao comprometimento de sua funcionalidade mecnica. A exposio ambientes corrosivos tambm pode prejudicar sua performance, da a exigncia da inspeo e da manuteno peridica. Peas confeccionadas em polmeros de alta densidade como os invlucros de travaquedas retrteis, podem ter sua funcionalidade comprometida pela ao de raios UV e impactos agressivos, embora esses materiais tenham reconhecida resistncia mecnica.
www.honeywellsafety.com/br

Fibras Sintticas
As fibras sintticas so bastante difceis de serem inspecionadas uma vez que podem equivocadamente transparecerem novas quando na verdade esto fragilizadas pela ao de agentes qumicos agressivos.

A Honeywell publicou recentemente o artigo tcnico: POLIESTER X POLIAMIDA: Conhea as diferenas e suas caractersticas fsico-qumicas, que mostra a correlao entre os diferentes tipos de matrias primas sintticas e suas performances frente a uma srie de produtos qumicos. Este material pode auxiliar os profissionais de segurana durante o processo de inspeo de seus EPIs. Outro material de consulta indispensvel, a prpria NBR 15836:2010, anexos A, itens A.4.2 e A.4.3. que traz informaes sobre as cordas de polister e poliamida.

Vida til
A vida til de um equipamento pode variar conforme os seguintes fatores: a) Frequncia de uso; b) Condio de armazenagem; c) Condio de uso e conservao; d) Ambiente de trabalho; Veja que esses fatores so bastante subjetivos e podem variar conforme cada segmento de trabalho (construo civil, indstria, etc). Mesmo assim, comum que os fabricantes estabeleam prazos de validade mdios de forma a nortear o usurio em processos de inspeo e manuteno. imprescindvel que equipamentos vencidos, de procedncia desconhecida ou com sinais de desgaste ou mau uso, sejam inspecionados por profissional habilitado de forma que sejam validados quanto sua integridade operacional. Equipamentos no passveis de reparo devem ser descartados imediatamente de forma a se evitar acidentes.

Inspeo peridica x inspeo diria


Estas inspees no podem ser confundidas e ambas so de suma importncia para a segurana. A capacitao para estas inspees deve ser diferenciada bem como o tempo dispendido sobre elas.

www.honeywellsafety.com/br

Inspeo diria: aquela realizada diariamente pelo prprio trabalhador, tanto antes como durante a utilizao do equipamento. Todo usurio deve receber treinamento obrigatrio para executar esse tipo de inspeo de forma que esteja munido de informaes mnimas para identificar algo que possa gerar risco sua segurana. Caso algo chame a ateno do trabalhador, o mesmo deve relatar o ocorrido equipe de segurana competente e encaminhar o equipamento para uma inspeo mais aprofundada como a peridica, que ser explicada a seguir. Inspeo peridica: aquela feita por profissional devidamente treinado e habilitado a avaliar equipamentos de forma mais profunda. Este profissional deve seguir as orientaes fornecidas pelo fabricante do equipamento, registrando as inspees em uma ficha de controle. Este procedimento pode ser efetuado de forma preventiva ou corretiva, no caso de peas que devem ser encaminhadas para manuteno. Alm disso, esse tipo de inspeo auxiliar na identificao da vida til do equipamento a medida que certas atividade so realizada.

Descarte correto
O equipamento reprovado em uma inspeo acabou sendo encontrado novamente em uso! Isso acontece com mais frequncia do que possa se imaginar. de suma importncia que seja criado um procedimento slido capaz de garantir que equipamentos reprovados em processo de inspeo/manuteno sejam de fato retirados de servio. Equipamentos confeccionados em material txtil devem ter suas fitas cortadas como garantia de que o equipamento nunca mais ser utilizado. Marcaes a caneta ou tinta, fitas adesivas com a indicao DESCARTADO ou qualquer outro recurso sinalizador no indelvel, podem levar a falhas graves. Para as partes metlicas a inutilizao mais difcil e um destinamento correto deve ser acompanhado. O ideal realmente inutilizar estas peas atravs do uso de prensas ou outro atravs de qualquer procedimento que desconfigure o produto e afete permanentemente sua funcionabilidade mecnica.

Registro da inspeo
A inspeo peridica deve sempre ser registrada de alguma maneira que possibilite sua rastreabilidade. A tabulao dos registros pode gerar informaes para justificar a substituio dos equipamentos de forma preventiva em determinados intervalos de tempo. O acompanhamento desta tabulao tambm vai auxiliar a estabelecer a periodicidade mais adequada entre as inspees.

Armazenamento e limpeza
A inspeo de um equipamento que armazenado e limpo corretamente apresenta um resultado melhor e possibilita maior segurana ao trabalhador e uma vida til mais longa ao equipamento. Uma limpeza como forma de manuteno aps o uso deve contemplar a remoo de sujeira, agentes corrosivos ou contaminantes. As reas de armazenamento devem estar limpas, secas, protegidas da luz solar direta e livres de exposio a gases ou elementos corrosivos. Seguem dicas de como preceder na limpeza dos equipamentos:

www.honeywellsafety.com/br

1) Nilon ou polister - remova a sujeira da superfcie com uma esponja mida e detergente neutro. Esfregue as fitas em movimentos de vai e vem e enxugue com o auxlio de um pano seco; 2) Invlucro - limpe a unidade periodicamente usando um pano molhado e detergente neutro. Enxugue com um pano limpo; 3) Secagem - o equipamento deve secar bem, sem ser exposto ao calor, vapor ou ao sol por longos perodos. No utilize radiao ou fontes de calor em processo de secagem de EPI.

Inspeo do cinturo paraquedista e do cinturo abdominal


Para inspecionar seu cinturo, observe os seguintes procedimentos: 1) Cinturo usando as mos, afaste a trama cerca de 20 cm. Dobre-a em forma de U invertido como mostra a figura. A tenso superficial resultante torna mais fcil detectar fibras danificadas ou cortes. Repita este procedimento por toda extenso do cinturo, verificando ambos os lados de cada fita (cadaro). Procure bordas gastas, fibras rompidas, costuras abertas, cortes, pontos queimados e danos qumicos. 2) Argolas em D verifique as argolas em D quanto a deformaes, rachaduras, quebras e cantos speros ou vivos. Se possvel compare com argolas de outros cintures de mesmo modelo. 3) Fixao das fivelas verifique desgaste anormal, fibras gastas ou cortadas e costuras rompidas na fixao da fivela e das argolas em D. 4) Lingueta/olhais a lingueta fica bastante gasta devido ao constante afivelamento e desafivelamento. Verifique se h olhais soltos, deformados ou quebrados. O cinturo no deve ter punes adicionais. 5) Lingueta a lingueta deve estar livre de distores, tanto no formato quanto no movimento. Deve sobrepor-se a moldura da fivela e mover-se para frente e para trs no suporte. O rolete deve girar livremente na moldura. Verifique se h deformaes ou cantos vivos. 6) Fivelas de atrito e fivelas duplas verifique se existem deformaes. As barras externas e centrais devem estar retas. Preste ateno especial aos cantos e aos pontos de fixao na barra central. Compare as fivelas do cinto entre si.

www.honeywellsafety.com/br

7) Fivelas de engate rpido verifique se a fivela est deformada. As barras externas e centrais devem estar retas. Certifique-se de que o mecanismo de liberao de aba dupla est livre de resduos e que engata corretamente.

Inspeo do talabarte
Ao inspecionar talabartes, comece numa extremidade e trabalhe em direo extremidade oposta, girando o talabarte vagarosamente, de modo a verificar todos os lados. Alm disso, siga os procedimentos abaixo. 1) Ferragens a. Engates: verifique de perto se h deformaes nos ganchos e olhais, rachaduras, corroso ou superfcies com impactos. O fecho deve assentar-se no nariz sem prender-se sem estar distorcido nem desobstrudo. A mola do fecho deve exercer fora suficiente para fech-lo firmemente. As travas do fecho devem imped-lo de se abrir involuntariamente. b. Sapatilhas: a sapatilha deve ser firmemente assentada no olhal da juno e a juno no deve possuir feixes soltos ou cortados. As bordas da sapatilha no devem apresentar cantos vivos, deformao ou rachaduras. 2) Talabarte de cabo de ao ao girar o talabarte de cabo de ao, verifique se h cortes, reas gastas ou padres de desgaste anormais no cabo. Feixes rompidos devero separar-se do corpo do talabarte. 3) Talabarte em fita ao dobrar a fita sobre um tubo, observe cada lado do talabarte. Isso ir revelar cortes ou quebras. Inchao, descolorao, rachaduras e carbonizao so sinais bvios de danos qumicos ou trmicos. Observe cuidadosamente se h rompimentos nas costuras. 4) Talabarte de corda torcida gire o talabarte de corda para verificar se h fibras difusas, gastas, rompidas ou cortadas. reas debilitadas por cargas extremas iro surgir como alterao visvel no dimetro original. O dimetro da corda deve ser uniforme em toda sua extenso. 5) Pacote de absorvedor de impacto a parte externa do pacote deve ser examinada quanto a furos de queima e desgaste. As costuras nas reas em que o pacote firmado a cintos ou talabartes devem ser examinadas quanto a feixes soltos, rasgos e deteriorao.
www.honeywellsafety.com/br

6) Talabarte absorvedor de energia tipo manyard talabartes absorvedores de impacto devem ser examinados tais como os talabartes de tecido (descritos no item 3 acima). Porm, procurar a bandeira de aviso de queda ou sinais de desdobramento. Se a bandeira tiver sido acionada, descarte o produto imediatamente.

Inspeo de travaqueda retrtil


A norma tcnica de travaqueda retrtil, NBR 14628:2010, apresenta um requisito de registro e inspeo obrigatrios que devem ser feitos pelo fabricante ou por profissional por ele autorizado. Veja o que diz o item 7 (Manual de Instrues) da norma: r) orientao de que o travaqueda retrtil deve ser enviado para reviso pelo fabricante ou empresa por ele indicada. O perodo entre revises no pode exceder 12 meses. 1) Invlucro ou carcaa antes de cada uso, verifique o invlucro da unidade quanto a presilhas soltas ou dobradas, rachadas, deformadas, gastas, com falhas de funcionamento ou com partes danificadas. 2) Linha retrtil teste a retrao e a tenso da linha de segurana puxando para fora alguns centmetros da mesma e deixe-a retrair-se de volta para a unidade. Mantenha uma leve tenso na linha retrtil quando ela se retrai. A linha retrtil deve sair livremente e se retrair totalmente na unidade. No use a unidade se a linha retrtil no se retrair. A linha retrtil deve ser verificada regularmente quanto a sinais de danos. Verifique se h cortes, pontos queimados, corroso, dobras e reas gastas ou desfiadas. Nas linhas retrteis txteis, verifique se h costuras soltas, rompidas ou danificadas. Algumas linhas de vida vm com indicador de queda. Se este dispositivo tiver sido acionado, retire o produto de servio. 3) Mecanismo de frenagem o mecanismo de frenagem deve ser testado segurando-se a linha retrtil acima do indicador de impactos e aplicando-se um empuxo firme para baixo, que ir engrenar o mecanismo de bloqueio. No deve ocorrer deslizamento da linha de segurana enquanto estiver bloqueada. Uma vez liberada a tenso, o bloqueio ir desengatar e a unidade retornar ao modo retrtil. No use a unidade se o bloqueio no funcionar corretamente. Verifique as ferragens tal como indicado em 1a de talabartes. O indicador de carga do gancho de engate est localizado na articulao do gancho. O olhal da articulao ir se alongar e expor uma rea vermelha ao ser submetido fora de interrupo da queda. No use a unidade se o indicador de impacto de carga tiver sido ativado.
Para maiores informaes entre em contato com a Honeywell atravs do 11-3309-1022 / 1023 / 1024 ou pelo email: HSPMarketing.br@honeywell.com

www.honeywellsafety.com/br

Potrebbero piacerti anche