Sei sulla pagina 1di 8

ANEXO 2

Caractersticas dos principais parmetros para a determinao da qualidade da gua


Parmetro Temperatura da gua Caractersticas Gerais Origem nas guas e Fatores de Alterao Influencia processos biolgicos, Varia naturalmente nas reaes qumicas e guas de acordo com a bioqumicas, caracterizando temperatura do ar, outros parmetros como a apresentando no Brasil o densidade, viscosidade e valores entre 12 e 30 C. presso de vapor do meio Aumentos significativos de lquido. inversamente temperatura nos corpos proporcional solubilidade de dgua so geralmente gases dissolvidos e decorrentes de despejos diretamente proporcional de origem industrial e solubilidade de sais minerais. descargas de usinas termoeltricas. a relao numrica que Alteraes naturais advm expressa o equilbrio entre ons da presena de cidos (H+) e (OH-). Apresenta carbnicos e hmicos variao entre 0 e 14, sendo dissolvidos. 7,0 o valor neutro. guas com As maiores alteraes no pH < 7,0 so consideradas pH so provocadas por cidas, e com pH > 7,0 , despejos industriais e bsicas. guas residurias de minas. determinada pela a capacidade da gua presena de substncias transmitir corrente eltrica. Apresenta relao proporcional dissolvidas que se concentrao de substncias dissociam em nions e ctions. Grandes inicas dissolvidas. Em guas doces varia de 30 a 2000 s/cm variaes decorrem de o lanamentos de despejos a 25 C. industriais e de minerao e esgotos domsticos. Redues significativas Fundamental para a manuteno das comunidades nos teores de oxignio dissolvido so provocadas aquticas aerbicas. Provm naturalmente de processos por despejos cinticos e fotossintticos. Varia principalmente de origem orgnica. em funo da temperatura da gua e presso atmosfrica. a quantidade de oxignio Ocorre naturalmente nas consumida na oxidao guas em nvel reduzido biolgica da matria orgnica. em funo de da o parmetro mais usual de degradao de matria indicao de poluio orgnica. orgnica (folhas, animais mortos, fezes de animais). Aumentos de DBO so provocados por despejos de origem predominantemente orgnica. a quantidade de oxignio necessria para a oxidao da matria orgnica atravs de um agente qumico. Parmetro utilizado no monitoramento de Aumentos de DQO decorrem principalmente de despejos de origem industrial. Inconvenientes Variaes sbitas de temperatura nas guas causam efeitos danosos aos ecossistemas aquticos que se adaptam apenas a pequenas variaes. Aumentos de temperatura resultam na reduo do oxignio dissolvido e no consumo de oxignio devido estimulao das atividades biolgicas. guas com pH baixo ou elevado so agressivas, podendo causar corroso em tubulaes. Alteraes bruscas de pH (<5,0 ou >9,0) podem causar o desaparecimento de espcies aquticas. -

pH -

Condutivida de eltrica

Oxignio Dissolvido (OD)

Apesar de essencial vida aerbica, o oxignio fator significante na corroso de tubulaes de ferro e ao.

Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO)

Demanda Qumica de Oxignio (DQO)

Altos ndices podem gerar a diminuio e at a extino do oxignio presente nas guas; nessas condies, os processos aerbicos de degradao orgnica podem ser substitudos por outros anaerbicos, gerando alteraes substanciais no ecossistema, inclusive com a extino das formas de vida oxignio-dependentes. -

sistemas de tratamento de efluentes e na caracterizao de efluentes industriais. Coliformes Esta classe abrange todos os totais e fecais bacilos gram negativos no esporulados, aerbicos ou anaerbicos facultativos que fermentam lactose. Os microorganismos do gnero coliforme constituem-se os melhores indicadores da possvel presena nas guas de material fecal de origem humana ou de animais de sangue quente e, consequentemente, de organismos patognicos. Apresentam maior resistncia que estes organismos, sendo encontrados em grandes quantidades nas fezes ou nos solos e plantas. Estreptococo So microorganismos s fecais existentes em grande quantidade em fezes de animais e em menores quantidades em fezes humanas. Assim sendo, sua avaliao, associada de coliformes fecais, pode indicar a origem fecal animal ou humana. Slidos Quanto ao tamanho , podem ser classificados em dissolvidos e em suspenso. Os slidos em suspenso dividem-se em sedimentveis e no sedimentveis. Os slidos dissolvidos incluem os colides e os efetivamente dissolvidos. Quanto caracterizao qumica, so classificados em volteis e no volteis se apresentam ou no contedo orgnico.

Ocorrem nas guas devido contaminao com excrementos fecais de homens e animais de sangue quente.

A presena de coliformes nas guas por si s no representa problemas sade, indicando apenas a possvel presena de fezes e, portanto, de outros organismos presentes nas fezes, transmissores de doenas como a febre tifide e paratifide, disenteria bacilar, clera, hepatite, dentre outras.

Ocorrem em guas So apenas indicadores da contaminadas com dejetos ocorrncia de fezes de animais de origem fecal. nas guas, no representando problemas por si s.

leos e graxas

So substncias orgnicas de origem mineral, vegetal ou animal, tais como cidos graxos, ceras, leos, gorduras, sabes e graxas. So geralmente insolveis em gua, podendo aparecer emulsionados por detergentes, lcalis ou outras substncias qumicas.

Os slidos dissolvidos so naturalmente encontrados nas guas devido ao desgaste das rochas por intemperismo. Grandes concentraes decorrem do lanamento de esgotos domsticos e despejos industriais. Os slidos em suspenso provm do carreamento de solos pelas guas pluviais, devido processos erosivos e desmatamentos na bacia, do lanamento de esgotos domsticos, efluentes industriais, e da dragagem para remoo de areia e atividades de garimpo. Sua origem relaciona-se a atividades antropognicas, uma vez que raramente so encontrados em guas naturais. Normalmente advm de despejos e resduos industriais, esgotos domsticos, efluentes de oficinas mecnicas, postos de gasolina, resduos de embarcaes e dragas, estradas, vias pblicas

Excesso de slidos dissolvidos na gua pode causar alteraes de sabor e problemas de corroso em tubulaes de distribuio. Em guas utilizadas para irrigao, pode gerar problemas de salinizao do solo. Os slidos em suspenso aumentam a turbidez das guas, prejudicando seus aspectos estticos e a produtividade do ecossistema pela diminuio da penetrao da luz.

Modificam a tenso superficial das guas dificultando as trocas gasosas, sobretudo do oxignio, causando, portanto, alteraes no ecossistema aqutico e nas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas das guas. Em seu processo de decomposio provocam a reduo do OD e a elevao da DBO e DQO. Podem produzir dermatoses no

Turbidez

Alcalinidade total

Dureza total

urbanas e aeroportos. Decorre naturalmente da presena de material em suspenso, plncton, microorganismos, argilas e siltes nas guas. Sua principal fonte o aporte de partculas de solos provenientes da superfcie da bacia hidrogrfica, em funo de desmatamentos, processos erosivos e atividades de minerao. Pode tambem advir do lanamento de efluentes que contenham material fino. a capacidade apresentada Decorre da presena de por substncias presentes na carbonatos, bicarbonatos gua de se ligarem a cidos e hidrxidos, quase fortes equivalentes em sempre de alcalinos ou concentrao. Os ctions alcalinos terrosos (sdio, associados a bases fracas, potssio, clcio, magnsio, bicarbonatos, carbonatos, etc.). cidos orgnicos e on hidroxila Grandes teores provm de pertencem a esta classe de despejos de indstrias compostos. txteis, qumicas, lavanderias e curtumes. caracterizada pela dificuldade Decorre da presena de de formao de espumas pelo sais alcalino-terrosos e alguns metais em menor uso de sabes. grau. Mede a resistncia da gua passagem da luz. uma caracterstica das guas correntes, podendo aumentar nos perodos chuvosos. Em guas dormentes apresenta geralmente valores baixos.

homem. Afeta esteticamente os corpos dgua. Pode causar distrbios aos ecossistemas aquticos devido reduo da penetrao da luz. Aumenta os custos de processos de tratamento para fins de abastecimento pblico e industrial.

Pode inibir a ao de microorganismos presentes nos processos biolgicos de sistemas de tratamento. Interferem com a autodepurao dos cursos dgua.

Nitrognio total Nitrognio orgnico

a soma dos parmetros nitrognio orgnico e nitrognio amoniacal. todo o nitrognio presente em compostos orgnicos,como protenas, aminocidos, aminas, amidos, nitro-derivados e outros.

Causa incrustraes em tubulaes. Gera sabor caractersticos nas guas. Dificulta o banho e a lavagem de utenslios domsticos e roupas, devido dificuldade de formao de espuma. -

Nitrognio amoniacal (NH3)

Nitrito (NO2-)

Presente em matria orgnica no decomposta. Concentraes elevadas decorrem do lanamento de esgotos domsticos e efluentes de origem orgnica. Existe nas guas naturais Resultante da decomposio em pequenas do nitrognio orgnico pela ao de microrganismos. concentraes, resultante da decomposio da matria orgnica de origem predominantemente animal. Aumentos sbitos indicam contaminao recente por esgotos domsticos e efluentes orgnicos. Composto instvel, produzido a Provm do lanamento de partir da oxidao da amnia esgotos domsticos e pela ao de bactrias efluentes orgnicos em nitrificantess em condies processo de aerbicas. Em condies decomposio, indicando anaerbicas, pode ser reduzido poluio orgnica recente.

Favorece a proliferao de bactrias. Concentraes acima de 2,5 mg/l so txicas para algumas espcies de peixes de gua doce.

Em solues cidas pode formar nitrosaminas que so agentes carcinognicos. o agente etiolgico da metemoglobinemia.

Nitrato (NO3-)

amnia. Composto estvel, decorrente da decomposio do nitrito pela ao de nitrobacterias em ambientes aerbicos. Em condies anaerbicas pode ser reduzido a nitrito Constitui-se um nutriente fundamental ao desenvolvimento das plantas.

Detergentes

Fenis

Cianetos

Ocorre naturalmente nas guas por dissoluo de rochas ou, principalmente por oxidao bacteriana de matria orgnica de origem predominantemente animal. Maiores concentraes decorrem da utilizao de fertilizantes e do lanamento anterior de esgotos orgnicos. So agentes tensoativos, So compostos sintticos, surfactantes ou espumantes no sendo encontrados que tem a propriedade de em guas naturais. Tem diminuir a tenso superficial dos sido largamente utilizados lquidos, sendo utilizados para em indstrias, emulsionar substncias principalmente txteis, de hidrfobas como leo, fibras em geral, gorduras, petrleo, etc. alimentcias, frigorficos, Os sulfonados de aquil benzila curtumes, bem como na (ABS), oferecem grande lavagem de utenslios resistncia degradao domsticos, sendo biolgica. Outros tipos, como o encontrados em esgotos LAS, NASP e laurisulfato de domsticos e efluentes sdio so biodegradveis. industriais. Sob condies naturais, So compostos orgnicos podem advir da aromticos, tendo como decomposio de certas caracterstica seu poder folhas como as do bactericida. carvalho, de algumas razes, ou ainda durante a decomposio bioqumica de algas mortas. Provm principalmente de efluentes industriais (qumicos, farmacuticos e siderrgicos, de fbricas de matria plstica, corantes, revestimentos e pinturas betuminosas, etc.), despejos de minerao, insumos agrcolas (pesticidas, produtos para o gado), estando tambm presentes em esgotos domsticos e hospitalares devido ao uso de desinfetantes. So compostos que contm o So encontrados em radical CN-. Os cianetos pequenas quantidades em alcalinos simples formam ons alguns alimentos (palmito, quando dissolvidos em soluo alface, repolhos e outros), aquosa. Os cianetos complexos sendo aceitos pelo so mais estveis e pouco organismo humano. txicos; entretanto, quando se Suas principais fontes so decompem em ons simples os efluentes de apresentam toxidez variada. siderrgicas, indstrias qumicas, de galvanizao, de clarificao de metais, fbricas de borracha, de fibras acrlicas, de

Em grandes concentraes (>20 mg/l) pode provocar cianose em crianas. Como nutriente, em nveis significativos contribui para a proliferao de organismos aquticos e consequente eutrofizao do corpo dgua.

Causam a formao de espuma nas guas. Por modificarem a tenso superficial dos lquidos, influenciam nas trocas gasosas. Causam gosto e odor nas guas. Alguns tipos apresentam baixa degradao biolgica, sendo txicos para os peixes de guas interiores.

J em pequenas concentraes causam cheiro e sabor desagradveis na gua potvel , sobretudo na presena de cloro. Em maiores concentraes (6 a 10 mg/l), so letais para os peixes. Concentraes txicas para o homem so da ordem de 13 mg/kg, bem superiores s normalmente encontradas nas guas. Por ser um bactericida poderoso interfere nos testes de DBO.

Apresentam vrios graus de toxidez em funo do metal presente e da proporo dos grupos CN- convertidos em cianetos simples. Associado ao zinco e cdmio excessivamente txico. Redues no pH, aumento da temperatura da gua e baixas concentraes de oxignio dissolvido tambm aumentam sua toxidez. O mximo para ingesto

Cloretos

O cloreto na forma inica Cl um dos principais nions inorgnicos presentes na gua e em efluentes. As concentraes de cloretos so geralmente mais altas em guas residurias do que em esgotos domsticos.

Sulfetos

Aparecem na gua a partir da decomposio anaerbia da matria orgnica. Apresentam alta toxicidade.

Fluoretos

So essenciais em guas para consumo humano em concentraes baixas (de 0,6 a 1,2 mg/l) para a preveno de cries infantis. Maiores concentraes so prejudiciais sade humana.

Fsforo

Participa dos processos de respirao, fotossntese e reproduo celular. Assim como o nitrognio, o fsforo um importante nutriente para o crescimento e reproduo dos microorganismos que promovem a estabilizao da matria orgnica presente nas guas, podendo ocorrer sob vrias formas, orgnica (protenas) ou minerais (ortofosfatos e polifosfatos).

humana de 18mg/dia. Concentraes acima de 0,025mg/l so txicas para peixes. Ocorrem em guas Embora em quantidades naturais em teores razoveis no sejam variados devido ao contato prejudiciais sade humana, com depsitos minerais ou transmitem gua sabor com a gua do mar. salgado repulsivo. Maiores concentraes Cloretos de clcio e magnsio decorrem da causam dureza e corrosividade contaminao por esgotos em caldeiras. domsticos, efluentes industriais diversos (qumicos, de tintas, explosivos, fsforos, papel, de galvanoplastia, bebidas carbonatadas, processamento de alimentos,) e do retorno de guas de irrigao. Maiores concentraes So altamente txicos, sendo decorrem do lanamento letais aos peixes em de esgotos domsticos e concentraes de 1 a 6 mg/l. efluentes industriais que Sendo fortemente redutores contenham H2S ou S=, so responsveis por uma como os de fbricas de demanda imediata de oxignio, papel, refinarias de leo, reduzindo o oxignio dissolvido curtumes, indstrias nos corpos dgua. alimentcias e qumicas. Impedem a floculao nas estaes de tratamento e provocam corroso em tubulaes e estruturas de metal e concreto. Causam problemas de odor e sabor nas guas. Concentraes altas, entre 8,0 Sua presena em guas e 20,0 mg/l so prejudiciais naturais no poludas sade por causar fluorose deve-se ao contato com dental em crianas e fluorose rochas que contenham fluor; neste caso, seu teor endmica cumulativa, com consequentes leses raramente excede a 1,0 esquelticas em crianas e mg/l. adultos. Maiores concentraes Doses excessivas so letais ao ocorrem devido ao homem. lanamento de despejos de indstrias qumicas, de vidro, de beneficiamento de minrios, dentre outras. Em guas naturais o Maiores concentraes fosfato formado provocam a proliferao principalmente durante os excessiva de algas e processos biolgicos de consequente eutrofizao dos transformao de corpos dgua, a qual promove substncias orgnicas em a desestabilizao do fosfato inorgnico, ou pela ecossistema, causando lixiviao de solos e grandes alteraes nas minerais. condies fsico-qumicas das Maiores concentraes guas e na comunidade decorrem do lanamento aqutica. de esgotos domsticos, guas residurias industriais e efluentes diversos que contenham detergentes.

plsticos, resduos de atividades minerrias de refinao de ouro e prata.

Arsnio

um elemento txico, podendo inclusive exercer efeito carcinognico. Apresenta efeito cumulativo no organismo.

Cdmio

Cromo

Chumbo

Em guas naturais frequente a ocorrncia de traos de arsnio. O aumento de seu teor nas guas decorrente do lanamento de despejos industriais, de efluentes de mineraes (ouro e prata), bem como atravs da lavagem de solos agrcolas onde so utilizados inseticidas e herbicidas base deste elemento. um elemento de elevado Em condies naturais potencial txico apresentando encontrado nas guas em efeito cumulativo nos traos mnimos. organismos aquticos e no A ocorrncia de aquticos com meia-vida da concentraes mais ordem de 10 anos, podendo, elevadas nas guas est portanto, integrar-se s cadeias relacionada ao contato alimentares. com recipientes e canalizaes que contenham este elemento, inclusive plsticas, ao uso de fertilizantes e ao lanamento de despejos industriais de galvanoplastia, de minerao e metalurgia do zinco bem como de processos de combusto. Em baixos teores necessrio um elemento raramente encontrado em guas ao metabolismo humano e naturais no poludas. animal. Em grandes O cromo trivalente concentraes torna-se presente nas guas prejudicial sade humana. decorre principalmente do lanamento de despejos de curtumes. A presena do cromo hexavente advm de despejos de indstrias que utilizam processos de piquelagem e cromagem de metais, galvanoplastias, indstrias de corantes, explosivos, cermica, vidro, papel, etc. um metal txico ao homem e Em condies naturais animais. O chumbo ingerido apenas traos so absorvido parcialmente pelo encontrados nas guas, organismos; entretanto, o da ordem de 0,01 mg/l ou contido no ar inspirado menos. absorvido rpida e Maiores concentraes completamente pelos pulmes, so decorrentes da entrando na corrente sangunea contaminao por e distribuindo-se por todo o efluentes de indstrias ou organismo. minas, ou como resultado da ao corrosiva em canalizaes contendo este metal.

A ingesto de 100 mg/l pode resultar em severa intoxicao no homem. Concentraes da ordem de 130 mg/l podem ser letais. Pode causar cncer de pele e de fgado.

Em pequenas doses afeta os rgos reprodutores de alguns animais. No homem, provoca irritao gastrointestinal com a ocorrncia de vmitos, ataca a medula ssea com consequente reduo dos glbulos vermelhos gerando anemia, causa hipertenso, doenas cardiovasculares, diminuio da massa ssea, retardo de crescimento em crianas,prejudica a capacidade excretora dos rins, Sua ao txica incrementada na presena de zinco, cobre e selnio. Na forma trivalente apresenta menos toxidez que na hexavalente. Apesar de no ser cumulativo, por bloquear enzimas responsveis por determinados processos metablicos, pode ser prejudicial sade humana em grandes concentraes, maiores que 11,0 mg/l. Quando inspirado pode ser carcinognico.

Cobre

Em pequenas concentraes

Ocorre em guas naturais

Apresenta poder cumulativo no organismo. Quando assimilado pode desencadear uma srie de perturbaes: -danos ao sistema nervoso central, podendo ocasionar epilepsia, convulses e paralisia; -reduo da capacidade intelectual em crianas; -diminuio da resistncia frente a infeces; -anemia; -intoxicao crnica ou saturnismo, a qual pode levar morte. Causa sabor s guas de

Estanho

Ferro

Mangans

Mercrio

em pequenas concentraes. Maiores teores so decorrentes de sua utilizao como algicida, do lanamento de despejos industriais e do desgaste de canalizaes de cobre. um elemento utilizado em Em funo de sua baixa processos de galvanizao, solubilidade em gua, fabricao de ligas para soldas, menos de 100 g/l, manufatura de sais de estanho, apenas traos so etc. Em medicina usado encontrados em guas como anti-helmntico e em naturais. Maiores furunculoses. concentraes provm de resduos e efluentes industriais. Existe em grande quantidade Em guas no poludas, na natureza, sendo encontrado seu teor varia muito em em solos e minerais funo da litologia da principalmente na forma de regio e do perodo xido frrico insolvel e sulfeto chuvoso, quando pode de ferro, solvel em gua na ocorrer o carreamento de presena de dixido de solos com teores de ferro carbono. Pode tambm ocorrer mais elevados. como carbonato de ferro, Pode ocorrer em maiores fracamente solvel. concentraes devido Nas guas superficiais pode drenagem de reas de ser encontrado sob as formas minerao, ou ao bi (ferro ferroso) e trivalente lanamento de efluentes (ferro frrico), como soluo, industriais de metalurgia colide, suspenso ou em ou de processamento de complexos orgnicos e metais. minerais. Est presente em praticamente Em guas naturais pode ocorrer em pequenas todos os solos, principalmente concentraes devido na forma de dixido de mangans, insolvel em guas lixiviao de minerais e solos. que contenham dixido de Maiores concentraes carbono. Sob condies decorre do lanamento de anaerbicas, o dixido de efluentes industriais. mangans reduzido para formas solveis. Embora seja um elemento com Encontra-se distribudo no meio ambiente, podendo alto ndice de toxicidade, tem ocorrer em guas naturais, sido utilizado em larga escala para fins industriais, minerrios principalmente incorporado e agrcolas. Apresenta efeito aos sedimentos de fundo. Maiores concentraes cumulativo nos organismos, originam-se de efluentes integrando-se s cadeias alimentares, principalmente sob de indstrias que utilizam a forma de compostos organo- processos eletrolticos, madeireiras, resduos de mercricos, cuja meia vida no organismo humano de 70 a bactericidas e fungicidas 100 dias. utilizados na agricultura e do seu uso em atividades de garimpo.

participa dos processos metablicos e sua ausncia pode causar anemia.

abastecimento. Concentraes elevadas so danosas para os organismos aquticos, podendo ocasionar problemas de fgado no homem.

Confere sabor e colorao avermelhada s guas. Sua presena causa depsitos em tubulaes. Pode causar manchas em aparelhos sanitrios e em roupas durante a lavagem. Por promover o crescimento de ferrobactrias causam problemas no sistema de distribuio.

Confere sabor, colorao marrom e turbidez s guas, alm de formar depsitos em tubulaes. Pode causar manchas em roupas.

Nquel

um elemento utilizado na produo de vrias ligas como da prata chinesa, prata alem, na fabricao de moedas, magnetos, baterias de

Maiores concentraes provem de efluentes de fbricas de tintas e de processos de galvanoplastia.

Sua toxicidade maior sob a forma de metil-mercrio, podendo causar danos irreversveis no crebro devido destruio dos tecidos neurais, leses renais, tremores musculares, irritabilidade, distrbios da fala, reduo da memria, paralisao dos rgos dos sentidos, nuseas, perturbaes do sono, diminuio da capacidade de concentrao, vmitos, dores abdominais, diarria, danos nos ossos e morte. A ingesto de sais solveis pode provocar nuseas, vmitos e diarria.

Selnio

acumulao, etc. Embora em baixas concentraes seja necessrio ao metabolismo humano e de animais, em maiores teores torna-se txico. Sob o aspecto qumico semelhante ao enxofre.

Zinco

essencial em baixos teores para o metabolismo humano e animal. Em maiores concentraes torna-se txico.

Defensivos agrcolas

So substncias qumicas inorgnicas ou orgnicas, sendo as orgnicas naturais (rotenoma, piretro, nicotina) ou sintticas (compostos organoclorados, organofosforados e outros). Apresentam grande utilizao no controle e destruio de plantas e animais nocivos sociedade e produo agrcola. De acordo com sua ao biolgica, so chamados inseticidas, herbicidas, fungicidas, carrapaticidas, raticidas, etc.

Em geral est ausente ou encontrado apenas como traos nas guas naturais. Entretanto, em regies selenferas, pode ocorrer nas guas superficiais em concentraes de at 2,5 mg/l devido lixiviao de rochas e solos. Ocorre em pequenas concentraes em guas naturais, devido a lixiviao de solos e rochas. Maiores concentraes so decorrentes do lanamento de despejos industriais principalmente de galvanoplastia e fbricas de papel e tintas. Originam-se nas guas a partir da lixiviao de solos ou do escoamento superficial em reas agrcolas, da sua aplicao intencional nas guas para combate plantas aquticas ou larvas, da contaminao acidental por vazamentos ou acidentes de transporte, atravs da ao dos ventos no momento de sua aplicao, quando so propagados podendo atingir os corpos dgua e pela lavagem de utenslios e recipientes utilizados em sua aplicao.

O consumo de guas com concentraes maiores de selnio pode causar intoxicao branda e o aumento da incidncia de cries dentrias. Experincias em ratos tm mostrado que o selnio possui ao carcinognica. Em concentraes mais altas torna-se txico para a vida aqutica, estando sua toxicidade relacionada com as concentraes de oxignio e dureza da gua. Altas concentraes podem causar problemas pulmonares ao homem. Apresentam toxicidade variada, em funo da natureza do produto e da presena de outras substncias associadas, como solventes e diluentes, que por vezes tambm apresentam propriedades txicas. Alm disto, seus produtos de degradao nem sempre so menos txicos que as estruturas originais. Alguns produtos, alm de txicos, so carcinognicos.

Fonte: CPRM /SUREG/BH - Aperfeioado por Luciana Vaz do Nascimento - Agncia Tcnica da Bacia do Rio Doce

Potrebbero piacerti anche