Sei sulla pagina 1di 18

Funcionalidades digitais desta apostila

Como esta apostila trata de marketing digital, nada mais natural do que apresentar cases e exemplos na web, tanto na forma de links para sites quanto para vdeos. Para permitir que o leitor acesse de forma simples e imediatamente cada link digital apresentado, os cases e exemplos ao longo da apostila trazem um QRcode que pode ser escaneado e acessado imediatamente on-line.Assim, a experincia de leitura da apostila fsica torna-se totalmente integrada ao contedo digital. Toda vez que aparecer um QRcode no texto, ser possvel acessar, com o seu celular ou dispositivo mvel, algum contedo on-line relativo ao tema tratado. Para quem ainda no conhece o QRcode, ele um cdigo de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos celulares modernos equipados com cmera. Esse cdigo convertido num pedao de texto (interativo), um endereo URL, um nmero de telefone, uma localizao georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. Para comear a usar essa funcionalidade imediatamente, veja a seguir o passo a passo simples para habilitar o seu aparelho de celular a escanear QRcodes e acessar os contedos on-line da apostila. Como usar QRcodes: Hardware necessrio Aparelho mvel com cmera (celulares, smartphones, PDAs etc.) com conexo de banda larga internet (de preferncia Wi-Fi, pois os vdeos consomem muita banda larga, mas pode ser tambm acesso 3G). Software necessrio Instalao de um leitor de QRcodes no aparelho mvel. Existem diversos leitores de QRcodes gratuitos disponveis na internet e eu sugiro o i-nigma. Para instalar o i-nigma em seu celular, abra o navegador e acesse o endereo www.i-nigma.mobi- o aplicativo detectar o tipo de aparelho que voc tem e se instala automaticamente. No caso de iPhones, o i-nigma est disponvel gratuitamente na Apple Store. Utilizao- Acesse o i-nigma em seu celular. A partir da, a cmera do seu celular funcionar com um scanner de QRcode. Assim, basta apontar a cmera para a imagem do QRcode que o i-nigma far a leitura do URL (endereo do link) automaticamente e o apresentar na tela. Clicando o boto de acesso, o celular abre o URL apresentado e voc direcionado para o contedo on-line digital. Veja o exemplo:

Figura 1 QRcode de acesso pgina dos cursos (http:// paulagualda.com.br/cursos-e-palestras/ )

Marketing Digital: Estratgias, Diferenas e Potencialidades.

O que Marketing?
Segundo Philip Kotler, Marketing a atividade humana dirigida para a satisfao das necessidades e desejos, atravs dos processos de troca. O marketing tem como sua finalidade criar valor e satisfao no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes. Agora que voc j sabe o que marketing vai me fazer as seguintes perguntas: O que marketing Digital? Qual diferena entre o marketing tradicional e o marketing digital? Segundo um grande amigo, Conrado Adolpho, marketing sempre marketing seja ele analgico ou digital. O que ele quis dizer, que a finalidade a mesma. O que muda so as estratgias, a maneira de se comunicar e a segmentao, e isso eu veremos logo mais.

Tipos de estratgias presentes no Marketing Digital


Em termos de estratgias on-line existem duas principais; pull e push (Charffey, Mayer, Johnston, Ellis-Chadwick, 2003). Em uma estratgia pull o consumidor procura os contedos. Por exemplo, atravs de pesquisa em sites de busca como o Google-, websites, blogs, e de medida em formato udio e vdeo, aos quais o consumidor acede atravs de um link/URL. A principal vantagem desta estratgia que no existem restries quanto ao tipo ou tamanho do contedo e o consumidor quem procura essa informao, logo este quem determinar o que pretende ver. Esta ainda a modalidade mais usada no Marketing Digital. Por outro lado, em uma estratgia push os contedos so normalmente enviados pelas empresas aos consumidores atravs de e-mail marketing, por exemplo. O planners tm de empurrar as mensagens na direo dos consumidores. As principais vantagens so o fato de possibilitar a sua visualizao. No entanto, esta uma modalidade que acarreta riscos e problemas, porque se a mensagem no seguir determinadas regras poder ser logo rejeitada antes mesmo de chegar ao seu receptor (consumidor). Na modalidade push ns utilizamos alm do e-mail marketing, blogs, as redes sociais, games e o celular. Em seu livro A Bblia do Marketing Digital, Cludio Torres define um modelo contendo 7 estratgias de Marketing Digital. Como todo modelo, ele no completo ou nico, mas um excelente ponto de partida para iniciarmos os estudos sobre Marketing Digital.

As sete estratgias so: Contedo, Mdias Sociais, E-mail Marketing, Marketing Viral, Publicidade on-line, Pesquisa on-line e Monitoramento. 1. Contedo: Voc tem que oferecer algo til e relevante para o consumidor. Algo que ele queria. A palavra Informao. A maior parte dos consumidores acessa sites de busca como Google ou Yahoo quando necessita de algum produto ou servio em busca de informaes, localizao etc. Quase 90% das visitas na Internet se iniciam assim. Ento se vocprecisa de restaurante para jantar, quer saber mais sobre a moda ou voc quer mudar seu filho de escola no prximo ano, automaticamente voc pensa em pesquisar. Tudo passa por uma ferramenta de busca, mesmo quando a navegao se inicia em um portal, pois se voc acessa o portal da sua cidade procura de um restaurante, pode encontrar vrios, a voc escolhe um de acordo com a localizao e pensa: Mas ser que este restaurante bom? ou O que esto falando sobre ele?. Ento voc vai em busca da informao desejada utilizando uma ferramenta de busca. As ferramentas de busca, em conjunto com blogs, transformam as pesquisas por produtos em pesquisas por informaes. Os buscadores se especializam cada vez mais em encontrar sites, capturar seu contedo e relacionar o contedo a palavraschave, a fim de apresentar um resultado muito mais rico e til para quem pesquisa. Com isso o consumidor passou a buscar informao til e relevante, ou seja, contedo, antes de qualquer outra coisa. Mas o contedo formado s por textos?

A resposta No! O contedo pode vir em vrios formatos, de texto, comparao entre produtos, comentrios sobre produtos, vdeo, udio, imagens, etc. Mas lembre-se: A idia gerar contedo genuno, til e relevante para o consumidor, isento de interferncia comercial. Portanto evite ao mximo copiar contedo de terceiros e vou te dizer por qu. A sua empresa deseja assumir uma posio de autoridade e no delegar essa posio a terceiros. Um dos benefcios da produo de contedo conquistar a posio de autoridade e referncia no mercado. Produzir contedo e mostrar o tempo todo que sua empresa conhece o mercado, os problemas dele e sabe como resolv-los. Esse fator importante para gerar credibilidade e confiana em seu consumidor antes da venda em si. Se voc dependesse de algum para preparar um timo jantar, quem seria seu contratado: Jamie Oliver, que pe a mo na massa e conta seus segredos ou a Anglica, que leva convidados para prepararem um prato em seu programa? Se para voc isso no o bastante, vou te dar mais uma valiosa dica, do por que voc no deve copiar contedo de terceiros. Quando sua empresa copia contedo de terceiros, o blog passa a prejudicar mais que ajudar. Isso porque o Google, com o famoso Panda Update, comeou a penalizar sites que copiam ao invs de criar contedo prprio. Acesse o site Resultados Digitais(figura 2) e saiba mais a respeito.

Figura 2- QRcode de acesso pgina do site Resultados Digitais (goo.gl/xq4mr)

Veja tambm um infogrfico que fala sobre a exploso do marketing de contedo.

Figura 3 QRcode de acesso pgina do infogrfico A Exploso do Marketing de Contedo (goo.gl/mxAAq)

2. Mdias Sociais: Voc tem que criar uma rede forte ligada ao negcio. Sem ela voc no nada. A palavra relacionamento. Construa um relacionamento forte com seu cliente. As redes sociais so criadas pelo relacionamento contnuo e duradouro das pessoas e das comunidades que participam. Nelas, cada indivduo exerce sua influencia no s a um grupo de amigos, mas a vrios grupos de comunidades s quais ele pertence, com vrias pessoas que

influenciam outras comunidades, numa progresso sucessiva que leva ao chamado efeito viral, que multiplica e amplifica qualquer mensagem de interesse coletivo, falaremos mais sobre viralizao no tpico 4. A visibilidade das mdias sociais amplificada pelos buscadores, principalmente por que elas geram um volume e uma diversidade de contedo muito grande. Dessa forma, alm das mdias sociais transmitirem sua mensagem, seu contedo indexado quase que imediatamente nas ferramentas de buscas, levando esse contedo ao publico em geral. Pratique o marketing de relacionamento atravs das mdias sociais, oua seu cliente, utilize a rede para conhec-lo, entenda as necessidades dele, assuma um compromisso com seu cliente e mostre isso a ele, e oferea atividades e recursos exclusivos. Essa aes, quando implementadas nas mdias sociais, criam uma fora positiva que ajuda sua empresa a se projetar no mercado. Veja o case do Bradesco: O cliente, que fez uma pergunta atravs de um poema, viu sua dvida ser respondida da mesma forma, como um poema, como voc pode ver na figura abaixo:

Figura 4 Imagem da mensagem postada no Facebook do Bradesco

Veja o poema na ntegra:


Banco Bradesco querido Quisto por mim e os meus Tens sua morada paulista Bem na Cidade de Deus Vejam que bela homenagem O prprio Deus concebeu Para a sua cidade O vosso Banco escolheu Eu at que me poria Em alta colina bradar Peito banhado em verdade Bradesco em primeiro lugar Mas venho por outro motivo O que findou meu sorrir Para por fim ao martrio Um favor vou lhes pedir Plena falta de cuidado Digna de um jabuti Fazendo compras no mercado O meu carto eu perdi Antes que eu passe fome Fao a solicitao Ao meu Banco preferido PRECISO DE OUTRO CARTO!

3. E-mail Marketing: ele ainda vive. Nem todos os consumidores usam o Twitter, ento voc tem que ter aes de e-mail marketing. Aqui, um aparte: email marketing pra qu? Essa a pergunta que voc tem que se fazer. Informativo, Promoo ou Lanamento? Tenha uma pgina de cadastro para a criao de uma lista de e-mails (mailing list) para posterior ao de e-mail marketing. Alguns sites colocam na parte superior de todas as pginas uma caixa de texto para digitao do e-mail, um boto cadastre-se, para facilitar o primeiro cadastro e contato com o cliente. No compre listas de e-mails de terceiros, na maioria dos casos esses e-mails esto desatualizados ou inativos. Para ampliar sua lista, estimule a indicao de amigos, crie promoes do tipo indique um amigo. Nessas promoes, voc pede a cada pessoa da sua lista de e-mails que indique outra pessoa oferecendo algo em troca, como por exemplo, um desconto ou um brinde. E nunca se esquea das boas maneiras no e-mail marketing. A ABEMD (Associao Brasileira de Marketing Direto) criou uma relao de boas maneiras, uma srie de

recomendaes, para as aes de e-mail marketing. Acesso s regras atravs da figura 5.

Figura 5 QRcode que d acesso ao site da ABEMD (www.abemd.org.br/AutoRegulamentacao/BoasManeiras.aspx)

Informativos: pode ser uma estratgia de baixo custo para o contato direto com o consumidor, o e-mail marketing deve ser utilizado como newsletters, com informativos sobre o seu negcio. Os informativos, alm de informarem seu cliente sobre sua empresa e seus produtos, tambm ajudam a criar um vnculo positivo com o consumidor, aumentando assim sua taxa de retorno nas outras aes. Promoes: voc pode obter bons resultados enviando ofertas de promoes ou vantagens exclusivas para cada cliente. Crie promoes genunas e exclusivas para que seu consumidor reconhea seu e-mail com algo relevante. Lanamentos: quando voc tem o lanamento de um novo produto ou servio, o email marketing uma tima ferramenta para divulgao. Quem no gosta de receber novidades e lanamentos no ? Vamos falar um pouco sobre SPAM. Voc sabe a diferena entre um e-mail marketing entregue na caixa de spam e o e-mail marketing como spam? Os provedores quando recebem um e-mail marketing, possuem variados tipos de comportamento e podem tanto entregar sua mensagem na caixa de spam, como bloque-la retornando-a como erro. Se o provedor identificar sua mensagem como spam, pode inseri-la dentro da caixa de spam do destinatrio ou deixar de entregar e retornar com o erro Bloqueado como spam e, em algumas vezes, relatando os possveis motivos. No primeiro caso a mensagem entregue, j no segundo caso a mensagem bloqueada e no h entrega. O bloqueio da entrega por parte do provedor, est mais associado reputao do IP. A reputao do IP construda pela prpria empresa, que envia as mensagens aos seus contatos e tem relao com o comportamento da base, alm da fundamental relevncia da mensagem. Se sua base de contatos possui muitos emails que no existem e no aplicao de nenhuma database de marketing, sua mensagem pode ser bloqueada. Os provedores identificam os IPs que tentam entregar e-mails marketing para e-mails que no existem mais ou que os reportaram como spam e bloqueiam a entrega. Para evitar este tipo de problema, tenha o opt-out bem visvel e funcionando perfeitamente. Mais do que facilitar o no recebimento, preciso estudar o comportamento da base de contatos e entregar mensagens relevantes, de acordo com seu interesse. Portanto faa e-mail marketing e no spam!

Para criar uma estratgia de e-mail marketing eficiente, siga esta lista rpida de dicas: Crie e mantenha seu prprio banco de dado de e-mails. Estude os melhores dias e horrios para enviar suas mensagens. Crie em seu site uma pgina de cadastro. Periodicamente, crie campanhas de indicao de amigos e promoes para novos cadastros. Defina um padro de mensagem em HTML que possa se facilmente lido e use esse padro em todos os seus e-mails (uma boa plataforma para envio de newsletter o mail chimp, alm de ser gratuito ele oferece uma srie de templates). Crie um informativo semanal ou quinzenal com novidades do seu negcio. Se o seu negcio no gera muitas novidades, coloque informaes sobre o setor.

4. Marketing Viral: Esta a ferramenta mais importante, eficiente e lucrativa da Internet, e que poucas pessoas sabem utiliz-la No Marketing Viral, voc multiplica tudo que faz por 10, por 100, por 1000. a que o seu negcio realmente decola. As aes de Marketing Viral podem ter muitas formas e contedos. A criatividade a regra principal, e s vezes difcil enxergar a estrutura de uma ao viral olhando somente para o vdeo ou o widget que voc encontra na internet. Entretanto, uma ao de marketing viral tem uma estrutura clara, como toda ao de marketing voc tem um objetivo de campanha, um pblico-alvo e uma mensagem para transmitir a esse pblico. Os vdeos so as peas mais populares no marketing viral, ganhando escala como Youtube e Vimeo, que servem ao mesmo tempo como meio de publicao e rede de propagao. Voc j ouviu falar da machinima? Machinima a arte de se fazer um filme com dilogos, trama, enredo, porem utilizando jogos. Essa tcnica tambm tem sido muito utilizada para viralizao. A comunicao viral, em vdeo ou em qualquer outro formato, parte de um pressuposto de marketing de permisso. Se algum amigo lhe envia um filme ou uma sequencia de slides, ele tem permisso para envi-lo. Portanto voc transforma seu consumidor em veculo. A campanha de marketing viral pode ser baseada em uma nica pea ou em um conjunto delas, como acontece com as sries em vdeo. Em muitos casos, porm, a campanha pode ter diversos complementos, como um blog, um hotsite ou at um making of. A vantagem desses complementos est em manter a longevidade da campanha. Para entender melhor vejamos o case da Luiza: Quem no ouviu falar do viral Menos Luiza, que est no Canad? Pois , um viral que ficou conhecido em todo o Brasil. Mas esse viral foi mero acaso? Alguns dizem que sim outros dizem que no. O fato que o vdeo foi visto por mais de 5 milhes de pessoas, sem contar nos milhares de twitteiros viralizando o meme. Vejam o vdeo que deu origem ao viral.

Figura 6 QRcode que de acesso ao vdeo Luiza (http://youtu.be/Ru8cfhQDTeU)

Mas um viral tambm pode ser desastroso para empresa. As Redes Sociais tornaramse um verdadeiro SAC (servio e atendimento ao consumidor), muitas so as reclamaes expostas na internet atravs de redes sociais como Twitter, Facebook e YouTube. A maior preocupao das empresas tem sido como se proteger de qualquer forma de fail na internet. Em dezembro de 2011 um vdeo postado no YouTube por um internauta, chocou muitas pessoas que em uma poca como esta de festas, esperam por suas encomendas. O vdeo que mostra um funcionrio da FedEx arremessando um produto, acabou sendo viralizado com mais de 6 milhes de acesso. Veja o vdeo. Imagem 7

Nem preciso dizer que esse vdeo manchou a reputao da FedEx, no ? Mas o que fazer em uma situao como essa? Abrir um canal no prprio YouTube, inserindo um vdeo de retratao para os consumidores que se sentiram lesados, ou uma retratao no Facebook ou Twitter da empresa, entrar em contato com o cliente que foi lesado e oferecer um novo produto por conta da empresa e algo mais, e claro oferecer treinamento adequado aos funcionrios, pois sem eles no h promoo ou retratao que resolva o problema. Para que voc consiga movimentar as pessoas na direo correta, aproveite as experincias das campanhas j implementadas, pois elas iro mostrar algumas caractersticas em comum e vo indicar o que funciona e o que no funciona. Faa com que as pessoas sintam algo Faa algo inesperado No faa propaganda Crie sequncias completas Permita o compartilhamento, download e mashup Crie formas de participao e comentrios No restrinja o acesso a nada

O marketing viral tem a ver com liberdade e com deixar seu contedo livre para que se espalhe e cresa.

5. Publicidade on-line: Voc tem que ter um plano de mdia e divulgao que no pode ser s baseado no buzz. A publicidade importante. Mas no mais a mesma. Voc tem que ser criativo e focar seu investimento em nichos. Alm disso, voc pode usar a publicidade on-line gratuita, atravs do SlideShare, YouTube, e tantos outros servios web. Mas agora vejamos os espaos de veiculao publicitria existentes na Internet: Portais: so controlados por grandes empresas, (exp. Glogo.com) e recebem milhares de visitas mensais. Neste, so utilizados em sua maioria banners. Sites especializados: sites voltado geralmente a um grupo especfico, como sites de educao. Neste, tambm so utilizados banners. Blogs profissionais: so administrados por blogueiros profissionais e dedicados a um tema especfico. Em geral utilizam banners e programas como Google AdSense e programas de fidelidade como Lomadee. Mdias sociais: esto ligados criao coletiva. So exemplos o Flickr e o Youtube e so mais adequados publicao de imagens e vdeos. Redes sociais: so controladas por empresas que as administram, como Facebook e Twitter. Nestas, so utilizados banners, aplicativos e widgets. Aplicaes de comunicao: so especializadas em aplicaes de comunicao para Internet, como o caso do MSN e do Skype. Normalmente permitem a veiculao de banners e widgets. Portais de jogos: so similares s redes sociais, especializados em um ou vrios jogos, como o caso o Club Penguin. Permitem o uso de banners, aplicativos e widgets. Celulares e Smartphones: os aparelhos mveis se tornaram uma mdia muito importante, pois permitem banners, aplicativos, vdeos e widgets virais. Banners interativos: possvel trabalhar com animaes, sonorizao, interao entre o consumidor e o banner. Podcast: a transmisso de udio on-line. Permite a transmisso de qualquer arquivo de udio. Videocast: a transmisso de vdeos on-line. Largamente utilizado na viralizao de contedo atravs de mdias como Youtube. Widgets: so aplicaes criadas em uma linguagem de programao que permite rodar pequenas aplicativos no espao de um banner, como previso do tempo. Widgets virais: estes podem se tornar peas publicitrias para serem disseminados na rede, alm da mdia original onde foram exibidos. Widgets sociais: Permitem a interao entre as pessoas que utilizam uma redes sociais e sua instalao junto aos perfis dos membros e comunidades da rede. Game marketing: os jogos on-line passaram a ser mais do que uma forma de diverso. Eles podem ser parte de uma pea publicitria, atraindo os consumidores mais jovens.

Com tanta diversidade, a publicidade na Internet exige muita pesquisa e um bom planejamento de marketing digital.

6. Pesquisa: Assuma que o importante o consumidor, no voc, e que voc no sabe NADA. Pesquise, pesquise, pesquise. Aprenda tudo que puder sobre seu consumidor on-line. Como ele pensa, o que quer, quem , o que faz. Entenda sua mente. A sua pesquisa deve abranger as principais reas da Internet que afetam o seu consumidor, como buscadores, sites de e-commerce, blogs, mdias e redes sociais e claro os sites dos seus concorrentes. Assim, voc obter informaes relevantes sobre os principais pontos de contato e exposio do consumidor durante a navegao. Mas fique calmo, no se apavore! Voc no precisa utilizar todos esses meios de uma vez em sua pesquisa, at porque voc pode estar interessado em descobrir informaes de um determinado nicho, como por exemplo, jovens que tenham perfis em redes sociais. Mas tenha sempre em mente o quadro completo da pesquisa on-line, que envolve a pesquisa de mdias, de opinio do consumidor e dos concorrentes. Vejamos mais sobre o que cada tipo de pesquisa visa responder: Pesquisa de mdias: Quais as fontes de informao sobre o negcio? Quais as comunidades e fruns sobre o tema? Quais os blogs especializados no assunto? Quais os portais existentes que esto voltados para o mercado?

Pesquisa de opinio: O que o consumidor tem a dizer sobre o mercado? O que o consumidor tem a dizer sobre seus concorrentes? O que o consumidor tem a dizer sobre seus produtos? O que o consumidor tem a dizer sobre sua empresa ou marca/

Pesquisa de concorrentes: Qual o posicionamento dos concorrentes nas buscas? Qual o posicionamento dos concorrentes na Internet? Qual o posicionamento atual do e-commerce em seu mercado?

A pesquisa on-line pode ser estruturada de vrias formas, listarei aqui as cinco principais. Defina fontes iniciais de informao Formule perguntas para sua pesquisa Defina as palavras-chave Defina possveis mdias Implemente sua pesquisa

E no se esquea do principal, pesquise sempre. Veja abaixo um infogrfico sobre o comportamento dos usurios de redes sociais.

Figura 8 Infogrfico Redes Sociais Comportamento dos usurios

7. Monitoramento: Monitore tudo. E aprenda com isso. Quem mais vai te ensinar sobre Internet a Internet. Monitore tudo. Monitore sempre. Mas analise o que est monitorando, entenda e aprenda com isso. O monitoramento envolve conceitos tcnicos que levaro converso dos dados colhidos em informaes teis. Comeando pela premissa de que o usurio utiliza um computador com um navegador (browser) para acessar a internet, e que esse computador possui um endereo na internet, j podemos monitor-lo atravs desse endereo o qual chamamos de IP (Internet Protocol Adress). Atravs de ferramentas como Google Analytics ou Sitemeter possvel obter dados muito interessantes. Veja a tabela com informaes bsicas e sua utilizao. Etapa
Endereo IP

Informao
Visitante nico

Significado
Quantidade de pessoas que acessaram o site.

Utilizao
Estimar a audincia de um site e sua visibilidade.

Navegador

Modelo e verso

Seo

Visitas

Informaes tcnicas sobre a melhor formatao do site. Quantidade total de acessos ao site. Tempo de acesso ao site. Nmero mdio de pginas visitadas em cada acesso ao site

Ajustar os melhores formatos para o site. Estimar a quantidade de visitas de novas pessoas e a quantidade de usurios que retornam ao site. Conhecer a atividade do site. Quanto mais tempo o usurio permanece no site, melhor. Conhecer as pginas mais populares e qual a adeso do usurio s facilidades

Seo

Tempo de seo

Pgina

Pginas visitadas

Com essas informaes em mos, j possvel traar estratgias de monitoramento que podero ser aplicadas s aes de marketing digital. preciso definir a forma como voc realizar o monitoramento e quais ferramentas voc ir utilizar para isso. Vejamos: Sites e blogs: devem ser monitorados pelos mecanismos de servidor de hospedagem ou por softwares prprios, como Google Analytics e Sitemeter. Redes sociais: cada rede social tem seu prprio recurso de monitoramento para ser utilizado, mas tambm possvel utilizar outras ferramentas como Scup, Klout e Aceita. Widgets virais: deve ser implementado o monitoramento de downloads, por meio do monitoramento do site, e de exibies do widget, por meio de comunicao entre o widget e o servidor. Videos virais: cada site de vdeotem seu prprio recuso de monitoramento, como o caso do Youtube. Banners: deve ser implementado o monitoramento de exibies por meio de comunicao com o servidor do site, e de cliques, pelo monitoramento das visitas vindas do site em que o banner e publicado. E-mails com newsletter: deve ser implementado o monitoramento utilizando o cdigo HTML da mensagem de e-mail. A maioria das ferramentas de envio de e-mail marketing possui relatrios contendo quantas abriram o e-mail enviado, quantos clicaram em algum link (CTR), mas interessante utilizar tambm outras ferramentas como o Google Analytics. Configurando corretamente os links do e-mail marketing possvel saber a taxa de

converso de cada link do e-mail marketing, quantidade de pginas visualizadas pelas visitas, o bounce-rate (taxa de rejeio), a receita gerada a partir de cada link do newsletter, entre outros. Observe abaixo a figura 9, com um grfico que mostra a evoluo das visitas dia a dia, bem como um resumo das informaes das visitas realizadas nos ltimos 30 dias.

Figura 5 Viso geral do Analytics

Marketing Tradicional x Marketing Digital


One-to-one x one-to-many e many-to-many O Marketing Digital alm de permitir a comunicao one-to-one (de pessoa para pessoa), tal como o Marketing Tradicional, possui a diferena e a vantagem de tornar possvel tambm a comunicao one-to-many e many-to-many (de uma pessoa para muitas e de muitas para milhares) devido ao seu elevado nvel de penetrao e a possibilidade de vrios consumidores terem acesso informao e poderem tambm trocar informaes entre si ao mesmo tempo, a partir da Internet. neste ponto que entra a viralizao, a disseminao de contedo atravs das redes sociais. Entrar com grficos de pesquisas

Como tal, as marcas devero incentivar ambos os tipos de modelo de comunicao de modo a rentabilizar ao mximo todas as potencialidades da utilizao desta plataforma eletrnica interativa.

Segmentao Demogrfica x Segmentao Comportamental


O Marketing Tradicional procede a uma segmentao baseada nos dados sciodemograficos como a idade, o sexo, faixa etria etc; pois estes indicadores so mais fceis de auferir e quantificar. No entanto, a Internet veio a alargar esse leque de anlise e identificao e a facilitar o tratamento desses outros indicadores. Assim, o Marketing Digital permite a segmentao por atividade, isto

Bibliografia: http://imasters.com.br/artigo/21297/email-marketing/meu-e-mail-marketing-foi-bloqueadopor-spam-e-agora

Potrebbero piacerti anche