Sei sulla pagina 1di 37

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

CURSO DE EDUCAO FSICA

MARIA AUGUSTA NAZRIO

A EDUCAO ESPECIAL E A PRTICA DE JOGOS COOPERATIVOS NAS AULAS DE EDUCAO FSICA NO ENSINO REGULAR

CRICIMA 2011

MARIA AUGUSTA NAZRIO

A EDUCAO ESPECIAL E A PRTICA DE JOGOS COOPERATIVOS NAS AULAS DE EDUCAO FSICA NO ENSINO REGULAR

Trabalho de Concluso de Curso, apresentado para obteno do grau de licenciado no curso de Educao Fsica da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Orientador (a): Prof. () Maria Neiva Mezari Borges

CRICIMA 2011

MARIA AUGUSTA NAZRIO

A EDUCAO ESPECIAL E A PRTICA DE JOGOS COOPERATIVOS NAS AULAS DE EDUCAO FSICA NO ENSINO REGULAR

Trabalho de Concluso de Curso aprovado pela Banca Examinadora para obteno do Grau de licenciada, no Curso de Educao Fsica da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, com Linha de Pesquisa em Temas da Cultura Corporal.

Cricima, 07 de Dezembro de 2011

BANCA EXAMINADORA

Prof. Maria Neiva Mezari Borges - Especialista - (UNESC) - Orientador

Prof. Marlei Lopes de Jesus - Mestre - (Universidade Del Norte)

Prof. Eduardo Batista Von Borowski - Mestre - (UNESC)

Dedico a minha Me por sempre me apoiar e ser meu alicerce, minha famlia por ser minha base e a Fernanda por estar sempre ao meu lado.

AGRADECIMENTOS

A Deus, companheiro inseparvel e fonte de inspirao; Minha me, meu porto seguro, por sua batalha pelo meu crescimento, sempre me apoiando e me levantando todas as vezes que eu no possua mais foras. Aos meus avos que estaro sempre presentes na minha vida e que fazem parte do que sou hoje; Meus familiares, especialmente ao tio Voni, tia Noeli, Rute e Quinha, pessoas que nunca mediram esforos para me apoiar e incentivar no que fosse preciso. A Fernanda onde encontrei uma segunda famlia, que est sempre comigo, me aturando nos momentos mais difceis dessa trajetria e que foi e ainda algum muito especial com sua pacincia, compreenso e respeito, me ajudando a enfrentar o que tiver que ser enfrentado. Muitas pessoas seriam dignas de agradecimentos, pois s vezes so pequenas atitudes que nos ajudam e que nos fazem sempre seguir em frente, a elas agradeo com todo meu corao. Agradeo a minha orientadora Neiva Mezari Borges, com todo seu conhecimento me deu um caminho para traar. Por fim, agradeo aos professores Eduardo Batista e Marlei Lopes por terem aceitado fazer parte deste trabalho, e ao professor Afonso pela disposio em ajudar sempre que era preciso.

No necessrio que todas as pessoas cheguem no mesmo lugar ao mesmo tempo, mas que todos tenham o direito de achar o seu prprio lugar no seu tempo. (Elvio Marcos Boato)

RESUMO

A incluso se traduz pela capacidade da escola em dar respostas eficazes diferena de aprendizagem dos alunos. Ela demanda que a escola se transforme em espao de trocas o qual favorea o ato de ensinar e de aprender. A cooperao pode ter uma grande ligao com a incluso, pois o processo de cooperar passa do individual para o grupal ou social. Com conhecimentos especficos da rea de Educao Fsica podem-se potencializar aes positivas no processo inclusivo com princpios de cooperao nas aulas de Educao Fsica. Transformar a escola significa criar as condies para que todos participem do processo de construo do conhecimento independente de suas caractersticas particulares. Existem professores de Educao Fsica que resistem em trabalhar com Jogos Cooperativos com alunos com deficincia em virtude dos novos desafios que enfrentaro. Diante disso, os jogos cooperativos tm uma proposta de banir a exacerbao da competio e do ponto de vista excessivo da Educao Fsica esportivizada. A educao fsica deve propiciar o desenvolvimento global de seus alunos, ajudar para que o mesmo consiga atingir a adaptao e o equilbrio que requer suas limitaes e ou deficincia; identificar as necessidades e capacidades de cada educando quanto s suas possibilidades de ao e adaptaes para o movimento; facilitar sua independncia e autonomia, bem como facilitar o processo de incluso e aceitao em seu grupo social, quando necessrio. Palavras-chave: Incluso. Aprendizagem. Jogos Cooperativos. Educao Especial.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas PMC - Prefeitura Municipal de Cricima RCN - Referenciais Curriculares Nacionais MEC - Ministrio da Educao e Cultura ONGs - Organizao no governamentais LDB - Leis de diretrizes e bases da educao nacional APAE- Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais SEED- Secretaria de Educao Especial

SUMRIO 1 INTRODUO ....................................................................................................... 11 2 HISTRICO DA EDUCAO ESPECIAL ............................................................. 13 2.1 HISTRICO DA EDUCAO ESPECIAL NO MUNDO ...................................... 14 2.2 HISTRICO DA EDUCAO ESPECIAL NO BRASIL ....................................... 15 2.3 A EDUCAO ESPECIAL NA ATUALIDADE ........ Erro! Indicador no definido. 3 O ENSINO DA EDUCAO FSICA NA EDUCAO ESPECIAL ....................... 21 3.1 EIXOS ESTRUTURADORES DA ED. FSICA NA ED. ESPECIAL ..................... 23 3.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EDUCAO FSICA ESPECIAL ........... 24 4 JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAO ESPECIAL ...................................... 26 4.1 DESENVOLVIMETO DOS JOGOS COOPERATIVOS ....................................... 28 4.2 MATERIAIS UTILIZADOS E SUAS FUNES .................................................. 28 4.3 JOGOS COOPERATIVOS/COMPETITIVOS ...................................................... 29 4.4 A ATUAO DO PROFISSIONAL DE EDUCAO FSICA .............................. 31 4.5 BENEFCIOS DOS JOGOS COOPERATIVOS ................................................... 32 5 METODOLOGIA .................................................................................................... 34 5.1 CARACTERIZAO DA PESQUISA .................................................................. 34 6 CONCLUSO ........................................................................................................ 35 REFERNCIAS ......................................................................................................... 37

11

1 INTRODUO

H muito tempo os jogos cooperativos existem e so utilizados nas escolas regulares, e com pequenas adaptaes estes podem ser atividades divertidas que contribuem para diferenciar o jogo da competio. A cooperao pode ter uma grande ligao com a incluso, pois o processo de cooperar passa do individual para o grupal ou social. Com conhecimentos especficos da rea de Educao Fsica podem-se potencializar aes positivas no processo inclusivo com princpios de cooperao nas aulas de Educao Fsica. Ao escolher o tema para o trabalho monogrfico de concluso do curso de Educao fsica, pensei sobre a educao especial e em como esta poderia facilitar e contribuir para o acesso das pessoas com deficincia no ensino regular e onde todos pudessem participar com mais igualdade nas aulas. Este estudo surgiu, portanto, da necessidade de um aprofundamento terico sobre esta temtica e tem como tema A educao especial e a prtica de jogos cooperativos nas aulas de educao fsica no ensino regular. O problema foi estipulado a partir da seguinte pergunta: Como o professor de Educao fsica pode intervir nas relaes de cooperao dos alunos e promover a socializao das pessoas com deficincia em suas aulas? Como objetivo geral, Analisar as intervenes feitas atravs dos jogos cooperativos nas aulas de educao fsica, com pessoas com deficincia no ensino regular. A partir do objetivo geral estabeleci os seguintes objetivos especficos, Identificar o tipo de jogo cooperativo utilizado pelo professor de educao fsica. Observar as relaes interpessoais das pessoas com deficincia, junto aos alunos do ensino regular nas aulas de educao fsica. Identificar se o professor de educao fsica oportuniza momentos de interao cooperativa e prazerosa aos alunos em suas aulas. Este trabalho monogrfico foi estruturado com os seguintes captulos: No captulo 2 abordaremos de forma sintetizada o histrico da educao especial no mundo, no Brasil e na atualidade.

12

No captulo 3 falaremos um pouco sobre o ensino da educao fsica no Brasil, bem como seus eixos estruturadores e a estrutura organizacional da educao fsica na educao especial. No captulo 4 tem como abordagem os jogos cooperativos na educao especial, tema principal desde trabalho, onde nos traz sugestes de materiais e jogos cooperativos, bem como seus benefcios no processo educativo. Para finalizar, no captulo 5 trazemos a metodologia e caracterizao da pesquisa utilizada neste estudo monogrfico. A crescente difuso dos Jogos Cooperativos no Brasil vem despertando o interesse de profissionais dos mais diversos setores da sociedade, demonstrando a importncia do aprender a trabalhar em equipe e aperfeioar nossas habilidades de convivncia para restaurar e fortalecer o sentido de uma s Comum-Unidade Humana. A prtica de jogos cooperativos, numa escola inclusiva tem sido considerado uma importante proposta para a educao fsica escolar, no sentido de valorizar a cooperao nas aulas de educao fsica e pode contribuir para o pleno desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos. Sendo assim, importante que se cultive a cooperao, com a conseqente modificaes de prticas, conceitos e valores competitivos comumente encontrados na escola.

13

2 HISTRICO DA EDUCAO ESPECIAL

O processo histrico da educao especial no mundo e no Brasil, fundamentados na concepo de ser humano enquanto ser nico dotado de particularidades. H na sociedade contempornea, grande diversidade religiosa, tnica e cultural, que necessita de mudanas de olhar para as pessoas com necessidades especiais. (BRASIL, MEC/SEESP, 2009). A partir de meados do sculo XX, com a intensificao dos movimentos sociais de luta contra todas as formas de discriminao que impedem o exerccio da cidadania das pessoas com deficincia, emerge, em nvel mundial, a defesa de uma sociedade inclusiva. No decorrer desse perodo histrico, fortalece-se a crtica s prticas de categorizao e segregao de alunos encaminhados para ambientes especiais, que conduzem, tambm, ao questionamento dos modelos

homogeneizadores de ensino e de aprendizagem, geradores de excluso nos espaos escolares. (BRASIL, MEC/SEESP, 2009). Na busca de enfrentar esse desafio e construir projetos capazes de superar os processos histricos de excluso, a Conferncia Mundial de Educao para Todos, em Jomtien (1990), chama a ateno dos pases para os altos ndices de crianas, adolescentes e jovens sem escolarizao, tendo como objetivo promover as transformaes nos sistemas de ensino para assegurar o acesso e a permanncia de todos na escola. (BRASIL, 1997). No contexto do movimento poltico para o alcance das metas de educao para todos, a Conferncia Mundial de Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, realizada pela UNESCO em 1994, prope aprofundar a discusso, problematizando os aspectos acerca da escola no acessvel a todos os alunos. A partir desta reflexo acerca das prticas educacionais que resultam na desigualdade social de diversos grupos, o documento Declarao de Salamanca e Linha de Ao sobre Necessidades Educativas Especiais proclama que as escolas comuns representam o meio mais eficaz para combater as atitudes discriminatrias, ressaltando que:

14 O princpio fundamental desta Linha de Ao de que as escolas devem acolher todas as crianas, independentemente de suas condies fsicas, intelectuais, sociais, emocionais, lingsticas ou outras. Devem acolher crianas com deficincia e crianas bem dotadas; crianas que vivem nas ruas e que trabalham; crianas de populaes distantes ou nmades; crianas de minorias lingsticas, tnicos ou culturais e crianas de outros grupos e zonas desfavorecidos ou marginalizados (BRASIL, 1997, p. 17-18).

Esta perspectiva conduz ao debate sobre os rumos da educao especial, tornando-se fundamental para a construo de polticas de formao, financiamento e gesto, necessrias para a transformao da estrutura educacional a fim de assegurar as condies de acesso, participao e aprendizagem de todos os alunos, concebendo a escola como um espao que reconhece e valoriza as diferenas.

2.1 HISTRICO DA EDUCAO ESPECIAL NO MUNDO

As pessoas com necessidades especiais foram consideradas inteis, incapazes, ou melhor, sem funo alguma durante muitos anos, conforme a organizao da sociedade. No sculo XVII estas pessoas eram negligenciadas, isto , os deficientes no eram considerados seres humanos, sendo, portanto, abandonados, perseguidos e eliminados. No havia atendimento sistemtico ou preocupao com estas pessoas; eram considerados seres inteis e improdutivos. Para os espartanos a fora fsica era valor essencial. Eliminavam os deficientes porque no eram teis para a sociedade, visto que no podiam exibir sua fora. J em Atenas, os deficientes eram deixados em florestas onde morriam de inanio ou por ataques de animais. (OLIVEIRA, 2010). Vale ressaltar que tambm era comum atirar essas pessoas em rios. E, na civilizao romana, apesar de os deficientes terem suas vidas preservadas, eles eram exibidos em festividades, o que os infantilizava e os despeitava, enfatizando assim, novamente, que no possuam valor algum na sociedade. Na idade Mdia, a explicao para as deficincias fundamentava-se principalmente nas questes sobrenaturais que dependiam das caractersticas de cada pessoa. Possudos dos por demnios, possesso divina, videntes, profetas e adivinhos eram alguns dos nomes que os deficientes recebiam na sociedade. Este perodo tambm teve grande influncia da Inquisio na qual as pessoas com deficincia eram consideradas bruxas, demonacas ou serviam para purgao dos

15

pecados de seus semelhantes. Era freqente acontecerem castigos, torturas, apedrejamentos e mortes nas fogueiras. A ascenso do Cristianismo trouxe mudanas na concepo das pessoas com deficincia, que passam a ser consideradas Filhos de Deus. Agora no poderiam mais ser eliminadas e, portanto, precisavam ser acolhidas pela sociedade. Assim, surgem s instituies de caridade - asilos e instituies especializadas que acolhiam os deficientes. Vale ressaltar que o direito a vida foi assegurado, mas estas pessoas continuavam a ser segregadas, processo que ainda precisa ser vencido. (GAIO& MENEGHETTI 2004 p.32).

2.2 HISTRICO DA EDUCAO ESPECIAL NO BRASIL

No Brasil a Educao Especial teve incio na metade do sculo passado com a criao em 1854 do Imperial Instituto dos Meninos Cegos e em 1857 do Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, locais estes que serviam de asilos e se intensificou com a Proclamao da Repblica. Nessa poca, existiam quarenta estabelecimentos de ensino regular que atendiam deficientes mentais e outros quatorze estabelecimentos que atendiam tambm a outros tipos de deficincias. Mas foi somente no final da dcada de 60 que se iniciou o movimento pela integrao social. Sassaki (1998, p.31) ressalta que o objetivo deste movimento era inserir as pessoas com deficincia nos sistemas sociais gerais como a educao, o trabalho a famlia e o lazer onde o portador de deficincia deveria estar adaptado a integrar ao meio social e no o meio social a ele. Este conceito permanecia de maneira preconceituosa no olhar de muitos que julgavam ser cidados, associando o deficiente incapacidade de qualquer aprendizagem o qual insistiam no mtodo clnico de atendimento para os mesmo. Na dcada de 90, com a Constituio de 1988, ocorreram mudanas significativas onde ficou estabelecido direito contra qualquer tratamento

discriminatrio e a atendimento educacional especializado a todo portador de deficincia. J na dcada de 50 que surgiram estabelecimentos de ensinos para os deficientes, dentre elas a Associao de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), uma escola especializada em atender as pessoas portadoras de deficincias. Atualmente em nossa legislao existem algumas leis que contemplam a igualdade de oportunidades determinando os mesmos diretos de acesso educao

16

respeitando suas individualidades. A escola neste momento busca integrar e socializar todos os alunos portadores de necessidades especiais na sociedade, passando a ter as mesmas oportunidades e diretos. Transformando o trabalho docente em um trabalho contnuo envolvendo os alunos a buscarem alguns princpios de convivncia como da aceitao, respeito, valorizao das diversidades e reconhecimento da potencialidade da incluso escolar. A proposta de incluso prope que os sistemas educacionais passem a ser responsveis por criar condies de promover uma educao de qualidade para todos e fazer adequaes que atendam s necessidades educacionais especiais dos alunos com deficincia. O paradigma da incluso bem claro nas palavras de Sassaki (1998, p. 9):
[...] as escolas (tanto comuns como especiais) precisam ser reestruturadas para acolherem todo espectro da diversidade humana representado pelo alunado em potencial, ou seja, pessoas com deficincias fsicas, mentais, pessoas sem deficincias e pessoas com outras caractersticas atpicas, etc. o sistema educacional adaptando-se s necessidades de seus alunos (escolas, inclusivas), mais de que os alunos adaptando-se ao sistema educacional (escolas integradas).

A deficincia considerada como uma diferena que faz parte dessa diversidade e que no pode ser negada. Para a Declarao de Salamanca, necessrio que as instituies de ensino se adaptem as necessidades de todas as crianas, pois as diferenas humanas que so normais fazendo-se necessrio o conhecimento docente sobre as deficincias, buscando novas estratgias

metodolgicas que levem em consideraes a diversidade dos alunos, adaptando atividades, contedos e currculos.

2.3 A EDUCAO ESPECIAL NA ATUALIDADE A literatura especializada aponta grandes avanos recentes, mas, ao mesmo tempo, revela imensas lacunas no conhecimento relativo a problemas que envolvem os indivduos especiais, suas famlias, a escola e a comunidade; problemas cuja soluo depende de investigao cientfica e de interveno que seja cientificamente embasada e avaliada. (MENDES, 2006). Perguntas em aberto na rea abrangem questes relativas a

caractersticas e potenciais de pessoas com deficincia, a procedimentos e estratgias de ensino efetivas e exeqveis, construo de currculos significativos

17

(incluindo a profissionalizao e estratgias para sobrevivncia autnoma), a tipos e modalidades de servios apropriados e como torn-los acessveis, a formas de envolvimento da comunidade, organizao escolar, s polticas pblicas e distribuio de recursos, entre outras. Buscar concretizar os planos e ideais requer conhecimento e prtica. preciso perguntar qual a prtica necessria - e ento perguntar: qual o conhecimento necessrio para fundamentar a prtica? A educao inclusiva hoje um fenmeno que requer posicionamento ideolgico, em especial por se tratar de uma ideologia importada de pases desenvolvidos, que representa uma igualdade ao modismo, pois no se tem lastro histrico na realidade brasileira que a sustente. No se pode negar que na perspectiva filosfica a incluso uma questo de valor, ou seja, um imperativo moral, e nem question-la dentro da tica vigente nas sociedades ditas democrticas, onde no se pode descartar que a adoo de diretrizes baseadas na educao inclusiva pode ser a nica estratgia poltica com potencial para garantir o avano necessrio na Educao Especial brasileira. (OLIVEIRA, 2006). Em outros pases, por exemplo, o movimento se assenta em contextos onde j existia um razovel acesso educao, uma rede diversificada e melhor qualificada de servios, nos quais a perspectiva de educao inclusiva representou apenas um passo natural em direo mudana. (MENDES, 2006). No Brasil a educao inclusiva ainda uma histria a ser construda, e as universidades podem contribuir para esse processo. Portanto, a cincia torna-se essencial para que a sociedade brasileira busque contribuir, de maneira intencional e planejada, para a superao de uma Educao Especial equivocada que atua contra os ideais de incluso social e plena cidadania. Por outro lado, necessrio tambm que o processo de tomada de deciso poltica privilegie mais as bases empricas fornecidas pela pesquisa cientfica sobre incluso escolar. (MENDES, 2006). No Brasil h procedimentos que geram dados que permitem subsidiar o acompanhamento de polticas pblicas educacionais, que adotam a perspectiva da incluso, sobre formao de professores (do ensino regular e especial) e estratgias pedaggicas inclusivas que podem ser adaptadas para a realidade brasileira. (ZANELLA, 2006).

18

Mas, a mudana requer ainda um potencial instalado, em termos de recursos humanos, em condies de trabalho para que ela possa ser posta em prtica, pois na existncia de pessoal cientificamente preparado, para identificar as armadilhas de concepes e procedimentos inadequados, que reside possibilidade de alterar a realidade da Educao Especial no pas. (ZANELLA, 2006). A universidade enquanto agncia de formao, alm de produzir conhecimento tem ainda responsabilidade de qualificar os recursos humanos envolvidos, tanto em cursos de formao inicial quanto continuada, o que um desafio considervel para o sistema brasileiro de ensino superior. (MENDES, 2006). Assim sendo, o futuro da educao inclusiva em nosso pas depender de um esforo coletivo, que obrigar a uma reviso na postura de pesquisadores, polticos, prestadores de servios, familiares e indivduos com deficincia, para trabalhar numa meta comum que seria a de para garantir uma educao de melhor qualidade para todos. (MENDES, 2006). A partir do ano de 1981, foi declarado o Ano Internacional da Pessoa Deficiente, hoje considerado o embrio da educao inclusiva e, em 1983-1992 foi instituda a dcada das pessoas com deficincia nas Naes Unidas. A partir da passou a ser pauta de discusses internacionais, como por exemplo, em 1994 foi realizada em Salamanca, na Espanha, a Conferncia Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade, cujas discusses surgiu o documento Declarao de Salamanca sobre princpios, poltica e prtica em Educao Especial, firmando-se a urgncia de aes para uma educao capaz de reconhecer as diferenas, promover a aprendizagem e atender s necessidades de cada criana individualmente. Reuniu delegados de 92 governos e 25 Organizaes no Governamentais (ONGs). Seu objetivo principal foi propor a adoo de linhas de ao em Educao Especial, dentro de uma poltica de escola inclusiva. Outro documento tambm importante a Declarao Mundial de Educao para Todos, Conferncia de Jomtien, Tailndia, 1990, Plano de Ao para satisfazer as necessidades bsicas de aprendizagem, promovida pelas Naes Unidas para a educao, cincia e cultura (UNESCO), fundao das Naes Unidas para o desenvolvimento (PNUD) e Banco Mundial. O objetivo era traar aes concretas para mudar at 2000 a situao do analfabetismo, incluindo a situao das pessoas com necessidades educacionais especiais. (ROSSETO, 2006).

19

Em relao a esta trajetria histrica da Educao Especial, hoje vista na perspectiva de incluso social e escolar dos alunos com deficincia, ainda destacase o documento: Poltica Nacional de Educao Especial (1994 - MEC). Este documento propunha-se estabelecer objetivos gerais e especficos referentes interpretao dos interesses, necessidades e aspiraes de pessoas com deficincia, condutas tpicas e altas habilidades, modificando a terminologia de portador de deficincia para portador de necessidades especiais. Por meio deste documento, o Ministrio da Educao estabelece como diretrizes da Educao Especial, apoiar o sistema regular de ensino para a insero de pessoas com deficincia, e dar prioridade ao financiamento de projetos institucionais que envolvam aes de integrao. (MEC/SEED, 1994). Outro documento a ser mencionado a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), 9394/96, de 20/12/96 em substituio a 4024/61 e 5692/71. O captulo V caracteriza, em trs artigos, a natureza do atendimento especializado e, para que os professores consigam atingir os seus objetivos necessrio que se tenha um servio de apoio funcionando, que nos pargrafos da LDB, no artigo 58, diz que: 1 Haver quando necessrio, servio de apoio especializado na escola regular, para atender s peculiaridades da clientela de Educao Especial. 2 O atendimento educacional ser feito em classes, escolas ou servios especializados, sempre que, em funo das condies especficas dos alunos, no for possvel a sua integrao nas classes comuns de ensino regular. Deve a escola, institucionalizar o processo de incluso, explicitando quais os procedimentos, princpios e finalidades dessa proposta de educao para todos. Dentro deste pressuposto, parte-se de uma escola articulada com uma sociedade que entenda a educao como fato social, poltico e cultural em oposio a uma escola padronizada e representante do status quo. (ROSSETO, 2006). A educao inclusiva, apesar de encontrar srias resistncias por parte de muitos, constitui uma proposta que objetiva resgatar valores sociais voltados com a igualdade de direitos e de oportunidades para todos. No entanto, para que esta incluso se concretize, no suficiente existirem leis que determinem a sua efetivao. (ROSSETO, 2006).

20

necessrio refletir sobre certos conceitos, como por exemplo, concepo de homem, educao, e sociedade como seus determinantes econmicos, sociais e polticos. (ROSSETO, 2006). Tudo isto, pressupe grandes avanos e mudanas na sociedade como um todo, acabando definitivamente com o preconceito, buscando analisar sobre quais seriam as condies necessrias incluso das pessoas com deficincia na atual escola pblica, atravs de pesquisas, dados confiveis e precisos, abandonando definitivamente discusses meramente opinativas, que no resultam na efetivao de uma Educao Especial sria e eficaz. (ROSSETO, 2006). Portanto, a realidade da Educao Especial brasileira ainda no a adequada, mas percebe-se grande mobilizao por parte de todos em relao melhoria da mesma, e claro que a EF no fica de fora desse contexto. Conforme a LDB em seu artigo 26, no pargrafo 3, a EF est integrada a proposta pedaggica da escola, componente curricular da educao bsica, ajustando-se s condies da populao escolar.

21

3 O ENSINO DA EDUCAO FSICA NA EDUCAO ESPECIAL

No Brasil, grande a falta de atendimento adequado s necessidades escolares de crianas com dificuldades de aprendizagem, capaz de diminuir o ndice de evaso e repetncia escolar. (MAZZOTTA, 2003). A evoluo das idias e prticas relativas aos servios para pessoas com deficincia e, a insero escolar, colocam inmeras questes aos educadores, especialistas. Conforme Mantoan (1997), os desafios a enfrentar so inmeros e toda e qualquer investida no sentido de ministrar um ensino especializado aos alunos dependem de se ultrapassarem as condies atuais de estruturao do ensino escolar para deficientes. A Educao Especial na poltica educacional brasileira, desde o final da dcada de cinqenta deste sculo, at os dias atuais, tem sido vista como uma parte indesejvel e, muitas vezes, atribuda como assistncia aos deficientes e no como educao de alunos que apresentam deficincia. (MENDES, 2006). Em se tratando de Educao Especial, Mazzotta (2003, p. 11), a define como:
A modalidade de ensino que se caracteriza por um conjunto de recursos e servios educacionais especiais organizados para apoiar, suplementar e, em alguns casos, substituir os servios educacionais comuns, de modo a garantir a educao formal dos educandos que apresentem necessidades educacionais muito diferentes das da maioria das crianas e jovens. Tais educandos, tambm denominados de "excepcionais", so justamente aqueles que hoje tm sido chamados de alunos com necessidades educacionais especiais.

A Educao Fsica, se justifica nas escolas, pelo fato de ela subsidiar a prtica corporal direcionada a vivncia de movimentos e desenvolvimento fsico e psquico do aluno, a educao fsica que trata da cultura corporal de movimento e se expressa nos jogo, nas danas, nas lutas, nos esportes e nas ginsticas. Baseado em Gorgatti e Costa (2005), a funo da educao fsica na escola educar para compreender e transformar a realidade que nos cerca, a partir de sua especificidade que a cultura de movimento. Em nossa concepo contrutivista, a educao fsica deve propiciar o desenvolvimento global de seus alunos, ajudar para que o mesmo consiga atingir a

22

adaptao e o equilbrio que requer suas limitaes e ou deficincia; identificar as necessidades e capacidades de cada educando quanto s suas possibilidades de ao e adaptaes para o movimento; facilitar sua independncia e autonomia, bem como facilitar o processo de incluso e aceitao em seu grupo social, quando necessrio. Em se tratando de problemas, Gorgatti e Costa (2005) citam que as deficincias podem ser: mentais, fsicas, visuais ou auditivas isoladas, mas freqente a deficincia combinada, principalmente quando a causa delas abalou o sistema central, que controla todo mecanismo neuromotor do homem. importante o conhecimento de tais problemas, pois, independente da escolha de atuao do profissional da rea, haver sempre a possibilidade de se trabalhar com pessoas que tm deficincia, seja em escolas regulares, academias, clubes, colnias de frias, enfim, em qualquer lugar. Portanto, os deficientes mentais, segundo Diament e Cypel (1996), so aqueles que possuem uma inteligncia insuficientemente desenvolvida; ele incapaz de competir com igualdade com seus companheiros ditos "normais"; no conseguem cuidar de si prprio com independncia; possui um vocabulrio limitado com aprendizagem lenta; apresenta dificuldade na compreenso das explicaes e informaes. Portanto, nas atividades adaptadas, deve-se respeitar as capacidades de cada um, nas diferenas e limitaes proporcionando melhor desenvolvimento motor, intelectual, social e afetivo. A rea da Educao Fsica Adaptada fascinante, cheia de

possibilidades na qual o professor deve ser bom. No d para dar uma bola para eles brincarem, temos que orientar a brincadeira, porque se dermos a bola, muitas vezes eles no sabem nem o que fazer com ela. (STRAPASSON, 2006, p. 17). Os Parmetros Curriculares Nacionais (1997, p. 85).
A Educao Fsica para alcanar todos os alunos deve tirar proveito dessas diferenas ao invs de configur-las como desigualdades. A pluralidade de aes pedaggicas pressupe que o que torna os alunos diferentes justamente a capacidade de se expressarem de forma diferente.

O processo de ensino aprendizagem, a respeito dos contedos escolhidos deve considerar as caractersticas dos alunos em todas as suas dimenses (cognitivas, corporais, afetiva, tica, esttica, de relao inter pessoal e

23

insero social). No se restringe a simples exerccios de certas habilidades corporais e exerc-las com autonomia de maneira social e culturalmente significativa.

3.1 EIXOS ESTRUTURADORES DA EDUCAO FSICA NA EDUCAO ESPECIAL

O ensino da educao fsica que so oferecidos pelas escolas, devem obrigatoriamente incluir em seu currculo atividades que envolvam esquema corporal, movimentos, e a ludicidade; Alm disso, devem oferecer oportunidades educacionais adequadas ao desenvolvimento integral e a manuteno da sade na busca de uma efetiva participao integrao social. Os eixos estruturadores tem como caracterstica principal a complementaridade dialtica dos seguintes elementos: (GDF.2000P.91) Ludicidade-aprendizagem; Individualidade-sociabilidade; Competitividade-cooperatividade; Progressividade-continuidade; Heteronomia-autonomia; Orientao-criatividade; Totalidade-sinergia.

Ludicidade-aprendizagem- A ludicidade um componente indispensvel da existncia humana que, situado na esfera do simblico e vinculado aos fenmenos da curiosidade e da intencionalidade do homem, manifesta-se pelo brincar, como processo criativo da estruturao do comportamento humano. (GDF, 2000 p.91)

Individualidade-sociabilidade- Refere-se observncia das diferenas individuais, respeitando as limitaes e estimulando as potencialidades do homem. O aluno necessita de liberdade para refletir e decidir, para que tome conscincia dos seus atos, assuma responsabilidades e busque autonomia no pensar e no agir. (GDF, 2000 p.91) Competitividade cooperatividade- O esporte e o jogo devem ser norteados por princpios que observem o valor educativo de suas prticas. O primeiro princpio

24

oportunizar uma prtica com equilbrio de capacidade entre competidores. O segundo o de se organizarem as regras em funo das necessidades do desenvolvimento, seguindo um processo contnuo de progressividade. (GDF, 2000 p.91) Progressividade continuidade- Nas vrias fases do desenvolvimento, a motricidade, a afetividade, a sociabilidade e a inteligncia passam por modificaes apresentando caractersticas diferenciadas em cada momento. (GDF, 2000 p.91)

Heteronomia-autonomia- Inicialmente a criana totalmente dependente da atuao do outro para atender suas necessidades. A forma de comunicao inicial so reaes reflexas tnico-emocionais. Progressivamente, ela vai descobrindo-se e reconhecendo-se, adquirindo novas informaes do meio e aprendendo a interagir pelas suas prprias aes, passando de simples receptor a atuante e, posteriormente, transformador. (GDF, 2000 p.91) Orientao-criatividade- necessrio orientar o aluno para a proposio de descobertas de novos movimentos, procurando no culpar o erro. O erro deve ser visto como parte integrante do processo de desenvolvimento e obstculo natural que pode servir de alavanca para realizar o indito e aprimorar o j conhecido. Totalidade-sinergia- A ao educativa no atinge sua eficcia mxima se no colocar em jogo todo o conjunto do aparelho neurolgico, incluindo ai os centros motores, de integrao emocional e de regulao tnica. (GDF, 2000 p.91)

3.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EDUCAO FSICA ESPECIAL

A Educao fsica na estrutura da Educao infantil e ensino fundamental, insere-se da seguinte forma: Educao infantil de 0 a 6 anos, considerada a primeira etapa da educao bsica (LDB capitulo V, captulo II seo II art.29), e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade. A educao infantil especializada segue a mesma estrutura organizacional dos RCN Referenciais Curriculares Nacionais/ MEC. Ensino fundamental fase II de 07 a 14 anos tem como finalidade concretizar as intenes educativas, em termos de

25

capacidades que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo de sua escolaridade e podem ser divididas em sries, ciclos e nveis. A educao fsica no programa de educao infantil para a faixa etria de a 3 anos, contempla as atividades e sugestes de contedos a serem desenvolvidas de acordo com as fases de desenvolvimento da criana. (BRASIL, 1999)

NVEIS DE ENSINO Propostas Referenciais Curriculares Nacionais;MEC Educao precoce Educao infantil especial 0-3 anos Pr-escola 04 a 6 anos Educao infantil fase I Creche Pr-escola

NVEIS DE ENSINO Proposta Ensino Fundamental Educao profissional PCN/MEC I ciclo II ciclo III ciclo IV ciclo 7 e 8 Srie Ensino Mdio Objetivos da 1 a 3 sries do ensino mdio

1 e 2 3 e4 5e6 Srie srie Srie

26

4 JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAO ESPECIAL

A incluso um processo que envolve dinamismo, mudanas de atitudes e muita reflexo em torno da escola e da sociedade (CARVALHO 1998 p.51). A incluso, na concepo de Ferreiro (1993), nada mais do que inserir, introduzir, fazer parte, no apenas com outro indivduo, mas sim com todas as pessoas de modo igualitrio, pois vivemos em uma sociedade e no isolado s uns dos outros. Deste modo, um mundo inclusivo aquele em que todas as pessoas tm oportunidades de ser e estar inseridas na sociedade de forma participativa. Por incluso entendemos ser um processo que engloba a educao inclusiva, que sua prtica ao setor educacional. A incluso remete ao conceito de incluso social como argumenta (SASSAKI, 1997, p. 41). Conceitua-se incluso social como o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papis na sociedade. A incluso social constitui, ento, um processo bilateral no qual as pessoas, ainda excludas, e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre solues e efetivar a equiparao de oportunidade para todos (SASSAKI, 1997, p. 41). Pensando no conceito de incluso acima descrito, podemos verificar a importncia de respeitar as pessoas como seres humanos acima de qualquer coisa, estes, cidados, possuidores de deveres e direitos. Direitos humanos so os direitos fundamentais de todas as pessoas, sejam elas mulheres, negros, homossexuais, ndios, idosos, portadores de deficincia, populaes de fronteiras, estrangeiros migrantes, refugiados, portadores de HIV positivo, crianas e adolescentes, policiais, presos, despossudos, e os que tm acesso riqueza. Todos, enquanto pessoas, devem ser respeitados, e sua integridade fsica protegida e assegurada. (BRASIL, 1998a p. 61). Uma das prticas sociais mais importantes para a formao cidad das pessoas a educao escolar, cuja, uma das funes ensinar os aspectos ticos, morais etc. abrindo oportunidades para discusses e reflexes nas aulas e permitindo a construo de princpios e valores dignos de uma vida em sociedade.

27

O individualismo e a competio tornaram-se mais importante para o homem moderno do que valores como a cooperao, a unio, a responsabilidade e a organizao. A competio um fator que dificulta o relacionamento das pessoas, gerando um clima de rivalidade e estresse. Atravs dos jogos pode-se trabalhar com um objetivo comum a todos, sem que haja competio entre as pessoas. Esses jogos contribuem para o aumento da cooperao no grupo e oferecem as mesmas oportunidades de jogar para todas as pessoas. Nos jogos cooperativos normalmente no se tem perdedores, pelo contrrio, todos ganham. A sociedade baseada na produtividade, com isso, muitas vezes o nico caminho que vemos o da competio. No momento em que as pessoas esto em grupo, compartilham suas idias de mundo. O envolvimento na atividade em grupo muito maior do que quando enfrentamos desafios que anteriormente fazamos sozinhos. Aprender com outras pessoas mais rpido. O jogo garante um espao de aprendizagem, pois atravessar desafios pode parecer impossvel, mas com a fora do grupo o estmulo aumenta. Os jogos cooperativos j existem h muito tempo, segundo (Orlick,1989, p. 123) "comearam a milhares de anos atrs, quando membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida". Os jogos cooperativos podem ser atividades divertidas com pequenas adaptaes de regras, de acordo com o perfil do grupo. "O objetivo primordial dos jogos cooperativos criar oportunidades para o aprendizado cooperativo e a interao cooperativa prazerosa" (Orlick,1989, p. 123). Esses jogos contribuem para que as pessoas diferenciem o jogo da competio. Atravs dessa vivencia as pessoas podero refletir e at mesmo constatar que as atividades em conjunto so to prazerosas quanto disputa individual. Esse tipo de jogo necessrio para que as pessoas reflitam sobre regras e solidariedade em uma situao onde todos ganham. Esse tipo de vivencia cooperativa permite o desenvolvimento do viver e do conviver em grupo, do aprender para cooperar e do cooperar para aprender, exercitando o compartilhar como instrumento de crescimento pessoal. Segundo (Orlick, 1989, p. 123), "a diferena principal entre Jogos Cooperativos e competitivos que nos Jogos Cooperativos todo mundo coopera e

28

todos ganham, pois tais jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso. Eles tambm reforam a confiana em si mesmo, como uma pessoa digna e de valor". Existem professores de Educao Fsica que resistam em trabalhar com Jogos Cooperativos com alunos com deficincia em virtude dos novos desafios que enfrentaro. Diante disso, os jogos cooperativos vem tendo uma proposta de banir a exacerbao da competio e do ponto de vista excessivo da Educao Fsica esportivizada.

4.1 DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS COOPERATIVOS

Os Jogos Cooperativos tem como caractersticas principais a participao de todos, a no excluso por falta de habilidade, a mistura de grupos e a diverso. Nesse tipo de jogo, o resultado no a principal preocupao, mas sim a diverso o prazer em jogar, a unio do grupo que no se preocupa com o fracasso ou o sucesso, com o vencer ou perder (BROTTO, 1995). Ao longo dos tempos, o jogo sempre foi utilizado de maneira conveniente pelos diferentes povos, preservando os seus rituais e crenas, atravs das culturas e o meio social. Os Jogos Cooperativos sempre estiveram inseridos na sociedade, porm comearam a ser mais valorizados na dcada de 1950 nos Estados Unidos atravs do trabalho de Ted Lentz. J no Brasil, um dos primeiros a produzir textos sobre Jogos Cooperativos foi o professor Fbio Otuzi Brotto (SOLER, 2005). 4.2 MATERIAIS UTILIZADOS E SUAS FUNES

O processo de ensino aprendizagem varia conforme as necessidades do educando portador de necessidade especial. Alm de dedicao, segundo Paulo Freire (2002, p.80) nos revela que ensinar exige alegria e esperana, (...). H uma relao entre alegria necessria atividade educativa e a esperana. A esperana de que o professor e alunos juntos possam aprender ensinar, inquietar-nos, produzir e juntos igualmente resistir aos obstculos nossa alegria. O grande desafio colocado na atualidade que os jogos cooperativos sejam executados pelos alunos de forma prazerosa e de forma significativa.

29

4.3 JOGOS COOPERATIVOS/ COMPETITIVOS

Se fizermos um paralelo entre competio e cooperao, percebemos claramente qual caminho mais adequado para o ambiente escolar. Segundo Brotto (2001), a competio um processo onde os objetivos so mutuamente exclusivos, as aes so individualistas e somente alguns se b eneficiam dos resultados. Por outro lado, o autor define cooperao como um processo onde os objetivos so comuns, as aes so compartilhadas e os resultados so benficos para todos.. J foi visto anteriormente que os Jogos Cooperativos tem como caractersticas principais a participao de todos, a no excluso por falta de habilidade, a mistura de grupos e a diverso. Nesse tipo de jogo, o resultado no a principal preocupao, mas sim a diverso o prazer em jogar, a unio do grupo que no se preocupa com o fracasso ou o sucesso, com o vencer ou perder (BROTTO, 1995). Os Jogos Competitivos so jogos que possuem regras rgidas, que sempre eliminam um grupo e que o objetivo principal vencer. Mas ao analisarmos bem, nesse tipo de jogo tambm h cooperao entre a equipe, tambm h unio entre os jogadores e tambm podem ser muito divertidos. COOPERAO: um processo onde os objetivos so comuns e as aes so benficas para todos. COMPETIO: um processo onde os objetivos so comuns, mutuamente exclusivos e as aes so benficas somente. O uso do jogo cooperativo ajuda a criana a se desenvolver em sua parte afetiva, psicolgica, social, espiritual e motora. O jogo constitui-se um elemento chave para o prprio desenvolvimento humano, e sobre tudo serve para criar um sentimento de autonomia, servindo como elemento essencial num trabalho de educao inclusiva. (SOLER, 2005 p.184). O jogo possui funes essenciais, importantes na formao do ser humano, dentre eles ressaltamos: 1. Serve para explorar: o mundo que rodeia quem joga, como tambm explorar as suas prprias normas, regras e atitudes. 2. Refora a convivncia: O alto grau de liberdade que o jogo permite faz com que as relaes fiquem mais saudveis e, dependendo da orientao que o jogo oferece,

30

pode modificar e aprimorar o relacionamento interpessoal. Da a importncia de se tentarem criar jogos para o encontro e no mais para o confronto. 3. Equilibra corpo e alma: Devido ao seu carter natural, atua como um circuito autoregulvel de tenses e relaxamentos. 4. Produz normas, valores e atitudes: Tudo o que acontece no mundo real pode ser utilizado dentro do jogo por meio da fantasia. Entendo que o jogo pode nos formar em direes variadas; cabe a cada um de ns fazer a escolha. 5. Possibilita a fantasia: Transforma o sinistro em fantstico sempre dentro de um clima de prazer e divertimento. 6. Induz a novas experimentaes: permite aprender por meio de erros e acertos, pois sempre se pode recomear um novo jogo. 7. Torna a pessoa mais livre: Dentro de um jogo existem infinitas escolhas, permitindo pessoa que joga estruturar-se e desestruturar-se frente s dificuldades. (SOLER, 2005 p.184-185).

Diante do exposto acima, podemos descrever alguns jogos e brincadeiras que podero ser teis no trabalho do profissional que trabalha dentro de uma perspectiva de uma escola inclusiva, So eles: Bola alternativa Coloca-se a bola no cho dentro do crculo. O facilitador explica ao grupo que esse deve tentar tirar a bola sem usar as mos. Podem-se usar os ps, costas, ombros etc. O grupo que conseguir o objetivo pode orientar os demais. Objetivo: Integrar-se ao meio social; Aprimorar o trabalho em grupo e discutir valores.

Cadeira livre No crculo, dever haver uma cadeira a mais do que o nmero de participantes. O jogo comea com a disputa do lugar vago entre os seus vizinhos da direita e da esquerda. Quem sentar dever dizer: Sentei! Os que estiverem ao lado da cadeira livre vo sentando como se estivessem sendo atrados. O primeiro diz: No jardim! O segundo: Com meu amigo... E dir o nome de algum que est participando do jogo. Este dever correr e sentar-se no lugar vago, deixando agora a sua cadeira livre. O jogo continua com a disputa da cadeira livre.

31

Objetivos: Integrar-se ao meio social; trabalhar a relao interpessoal e desenvolver hbitos e habilidades de trabalho em grupo. Bola ao centro A criana lana as cinco bolas (uma a uma), em direo aos crculos, tentando conseguir acumular o maior nmero de pontos. Podem-se organizar duas ou mais equipes. Objetivos: Aprimorar a coordenao visomotora; Reforar o trabalho em grupo.

Abrao musical Todos danam ao som da msica. Quando o professor parar a msica, tm que se abraar, de dois em dois, msica volta, e todos continuam danando. Depois, de quatro em quatro, de seis em seis, at todo o grupo se abraar. Objetivos: Adquirir hbitos saudveis de relaes interpessoais e estimular a cooperao.

Est mais que evidenciado que o jogo fundamental na formao do ser humano, e que possui uma grande importncia como elemento educacional, pois segundo Friedmann (1996), o jogo aprimora algumas dimenses, tais como: - Desenvolvimento da linguagem: o jogo d acesso a um maior nmero de informaes. - Desenvolvimento afetivo: O jogo a oportunidade que a criana tem para expressar seus afetos e emoes. - Desenvolvimento fsico-motor: a interao da criana em aes motoras, visuais, tteis e auditivas sobre objetos do seu meio essencial para o seu desenvolvimento integral. - Desenvolvimento moral: A construo das regras cria uma relao de respeito com o adulto ou com outras crianas.

4.4 ATUAO DO PROFISSIONAL DE EDUCAO FSICA

O papel do professor de Educao Fsica na Incluso, como em qualquer outra modalidade de ensino, o de criar desequilbrios, apresentando ao seu aluno, o novo e o desconhecido, pois diante do desafio, a criana tende a assimilar o

32

conhecimento, utilizando os recursos motores e mentais que possui. Provocar desequilbrios, porm, no deixar a criana deriva; ela deve poder estabelecer uma ligao entre o conhecido e o desconhecido. (SOLER, 2002) fundamental que o professor atue como mediador entre o conhecimento e o educando sempre dando espao para a reflexo: fazer, e muito mais importante do que isto, compreender o que fez. O professor deve comear sempre com uma atividade que a criana domina, e aos poucos ir incorporando novos elementos fazendo com que ela tenha que se reestruturar internamente gerando sempre novos conhecimentos. O professor de Educao Fsica dever fazer adaptaes necessrias, nas regras, nas atividades, na utilizao do espao, em materiais para estimular, tanto no aluno portador de necessidades especiais como em todo o grupo, possibilidades que favoream a sua formao integral. (SOLER, 2002, p. 21) O corpo passa a ser o instrumento principal para uma aprendizagem significativa, o mediador entre o mundo interior e o mundo exterior, pois tudo que passa por ele para a vida toda. O professor deve entender que utilizando o ldico, que uma das linguagens infantis, poder avanar muito mais no aprendizado, j que o que prende uma criana atividade a alegria e o prazer de brincar. E se conseguir passar por tudo o que deseja por meio de jogos e brincadeiras, muito melhor.

4.5 BENEFCIOS DOS JOGOS COOPERATIVOS

Os princpios dos jogos cooperativos e os resultados que as atividades cooperativas podem alcanar so de grande relevncia no que se refere formao do ser humano como elemento ativo na transformao social, bem como, sua contribuio na formao de pessoas conscientes de sua responsabilidade no meio em que vivem. Desde o momento em que nascemos aprendemos a ter o comportamento competitivo, da mesma forma que adquirirmos este comportamento podemos tambm aprender a ser cooperativos. atravs dos jogos que enxergamos a nossa capacidade de conviver, e assim incentivamos a participao criatividade e expresso pessoal de cada indivduo. So atividades que ajudam a diminuir as manifestaes de agressividade,

33

promovendo boas atitudes, tais como: Socializao, amizade, cooperao e solidariedade, facilitando o encontro com os outros que jogam, predominando sempre os objetivos coletivos sobre os objetivos individuais. Segundo Brotto (2001) os jogos cooperativos, favorecem algumas atitudes essenciais para o exerccio da convivncia: - Evitam situaes de excluso; - Diminuem as chances de experincias negativas; - Favorecem o desenvolvimento das habilidades motoras e capacidades fsicas de forma prazerosa; - Estimula um clima de alegria e descontrao; - Promove o respeito e a valorizao pelo diferente; - Ensina para alm das regras e estrutura do jogo.

Podemos perceber que nos dias de hoje ainda existem muitos pontos a avanar para melhorar a percepo e utilizao dos Jogos Cooperativos de maneira positiva na educao. O caminho criar espaos cada vez maiores e organizados para ampliar esses entendimentos.

34

5 METODOLOGIA 5.1 Caracterizao da pesquisa

A pesquisa se caracterizou como sendo uma pesquisa bibliogrfica. A pesquisa bibliogrfica fundamentada nos conhecimentos de biblioteconomia, documentao e bibliografia; sua finalidade colocar o pesquisador em contato com o que j se produziu e registrou a respeito do seu tema de pesquisa. A principal vantagem da pesquisa bibliogrfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenmenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente. Esta vantagem se torna particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espao. Alm disso a pesquisa bibliogrfica indispensvel para a realizao de estudos histricos.(OLIVEIRA,1997). Durante o levantamento bibliogrfico selecionamos alguns livros que foram fundamentais no processo de concluso e execuo deste trabalho; dentre eles podemos citar: Educao inclusiva na escola: Em busca de uma escola plural; Jogos cooperativos: O jogo e o esporte como exerccio da convivncia; Sobre Educao, Educao Fsica e Incluso Escolar.

35

6 CONCLUSO

Os mais recentes tratados internacionais tm refletido um desejo mundial de construo de uma sociedade que no s reconhece a diferena como um valor humano irrefutvel, como tambm promove condies plenas para o

desenvolvimento das potencialidades de todos os seres humanos, na sua singularidade. O Brasil, nos ltimos anos, avanou na elaborao e na implementao de aes intersetoriais, baseadas na concepo de que a incluso social das pessoas com deficincia se d na medida em que as polticas de educao, sade, assistncia social, transporte, trabalho, cultura, desporto, dentre outras, articulam-se para atender efetivamente s especificidades deste pblico. A educao inclusiva vem se tornando uma realidade cada dia mais desafiadora para os sistemas de ensino brasileiros, pois o direito educao no se configura apenas pelo acesso, materializado na matrcula do aluno junto ao estabelecimento escolar, mas tambm pela sua participao e aprendizagem ao longo da vida. possvel pensar nos Jogos Cooperativos enquanto um dos contedos da Educao Fsica na educao bsica. Apesar da resistncia de alguns alunos, acostumados unicamente com o esporte competitivo, e do receio de professores que se sentem ameaados pelo novo, e preferem continuar a reproduzir o que j est pronto, a experincia desenvolvida na pesquisa demonstrou que a aceitao foi maior que a resistncia. Na maior parte das aulas aplicadas, mesmo aqueles alunos que a princpio no queriam participar acabaram aderiam nova prtica e a sua respectiva ideologia. Conclui-se atravs deste trabalho monogrfico que os jogos cooperativos, tema deste trabalho, contribuem para que as pessoas diferenciem o jogo da competio. Atravs dessa vivncia as pessoas podero refletir e at mesmo constatar que as atividades em conjunto so to prazerosas quanto disputa individual. Esse tipo de jogo necessrio para que as pessoas reflitam sobre regras e solidariedade em uma situao onde todos ganham. Esse tipo de vivencia cooperativa permite o desenvolvimento do viver e do conviver em grupo, do aprender para cooperar e do cooperar para aprender, exercitando o compartilhar como instrumento de crescimento pessoal.

36

Lidar com as diferenas, principalmente em jogos e dinmicas orientadas, implica em repensar no processo pedaggico, nas aes docentes, buscando parcerias dentro da sociedade para assim mudar atitudes. Construir uma ambiente escolar inclusivo uma tarefa social que depende de um conjunto o qual envolve famlia, escola e sociedade, sendo que a incluso um direito de todos e por isso deve ser tratada com respeito para assim ser implantada com sucesso principalmente por aqueles que dela necessitam. A incluso um processo no qual todas as partes envolvidas esto em constante aprendizado. O processo de aprendizagem para alunos com deficincia passa pela necessidade de recursos pedaggicos apropriados e adaptados de acordo com sua necessidade. Cabe ao professor usar criatividade e estar atento a sua postura e linguagem clara, deve ser dinmico em suas aes, no criar idias e deixar criar idias, no participar e deixar participar.

37

REFERNCIAS

BRASIL. MEC. Poltica Nacional de Educao Especial. SEESP, Braslia, 1994. ______Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: Educao fsica; Braslia: MEC/SEF, 1997. ______Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial curricular nacional para a educao infantil volume 3; Braslia: MEC/SEF, 1998. ______ Ministrio de Educao e do Desporto. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: MEC/SEM, 1999. ______Educao Inclusiva: Direito a diversidade. Braslia: SEESP/MEC, 2009. BROTTO, Fbio Otuzi. Jogos cooperativos: O jogo e o esporte como exerccio da convivncia. Santos: Projeto Cooperao, 2001. ______Jogos Cooperativos: se o importante competir, o fundamental cooperar. So Paulo: Cepeusp, 1995. CARVALHO, R. E. Temas em Educao Especial. Rio de Janeiro: WVA, 1998. DIAMENT, A; CYPEL, S. Neurologia Infantil. 3. ed. So Paulo: Atheneu, 1996. FERREIRO, Emlia, Com Todas as Letras. Cortez , So Paulo, 4 edio 1993. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia .24 Ed. So Paulo: Paz e Terra,2002 FRIEDMANN, Adriana. Brincar: Crescer e aprender o resgate do jogo infantil. So Paulo: Moderna, 1996 GAIO, Roberta; MENEGHETTI, Rosa G. Krob. Caminhos da Educao Especial no Brasil. Petrpolis: Vozes, 2004. GDF. Currculo da Educao Bsica das Escolas Pblicas do Distrito Federal Ensino Mdio. Braslia: FEDF, 2000 GORGATTI, M. G; COSTA, R.F. Atividade Fsica Adaptada. Barueri - Sp: Manole, 2005. MANTOAN. M. T. E. A Integrao de Pessoas com Deficincia: Contribuio para uma reflexo sobre o tema. So Paulo: Memnon, 1997. MAZZOTTA, M. J. S. Educao Especial no Brasil: Histria e Polticas Pblicas. 4 ed. So Paulo: Cortez, 2003.

38

MENDES, E.G. A radicalizao do debate sobre incluso escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educao. Rio de Janeiro,v.11,n.33,set./dez.2006.p.387-405 OLIVEIRA, F. F. Dialogando Sobre Educao, Educao Fsica e Incluso Escolar. 2006, Disponvel em http://www.efdeportes.com/efd51/educa1.htm. Acessado em 29 outubro de 2011. OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientfica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, Monografias, Dissertaes e Teses. So Paulo: Pionneira, 1997. OLIVEIRA, Ttila Cilene leite de. Educao Especial Inclusiva: Aspectos histricos, legais e filosficos. Centro Universitrio Leonardo da Vinci Indaial, 2010. ORLICK, Terry. Vencendo a competio. So Paulo: Crculo do Livro, 1989. ROSSETTO, E. Processo de Incluso: um grande desafio para o sculo XXI. 2006. Disponvel em: http://www.presidentekennedy.br/rece/trabalhosnum3/artigo09.pdf. Acessado em 29 outubro de 2011. SASSAKI, Romeu Kazumi. Incluso. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. ________ Romeu Kazumi. Integrao e incluso: do que estamos falando? Temas sobre Desenvolvimento. 7 (39): 45-47. 1998. SOLER, Reinaldo. Brincando e aprendendo na Educao Fsica Especial . So Paulo: Sprint, 2002. ________ Reinaldo. Educao fsica inclusiva: Em busca de uma escola plural. Rio de Janeiro: Sprint, 2005. STRAPASSON, A. Apostila de Educao Fsica para Pessoas com Deficincia, da Faculdade de Pato Branco. Pato Branco, PR: FADEP, 2006/2007. ZANELLA, M. N. Programa de Ps-Graduao em Educao Especial.2006. Disponvel em http://www.ufscar.br/~cech/ppgees/propobjet.htm. Acessado em 29 outubro de 2011.

Potrebbero piacerti anche