Sei sulla pagina 1di 15

Edio n 208

Edio 208 - Correia Manuteno Recomendar 7

da correia dentada do Tucson

Fox Bluemotion estreia novo motor EA 211 de trs cilindros Ve rso Blue m otion do com pacto o nico da m arca...

C orre ia Unde rcar Entre vista R e de ROD

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

ROD Ve m por a Q ualidade e m s rie Artigo Eve nto Lanam e ntos Ablio A Revista

Confira como feito o procedimento de substituio da correia sincronizadora do Hyundai Tucson, ano 2006, com motor G4GC 2.0 16V Fernando Lalli
5 Semana Tecnolgica do SENA I S rie de pale stras de ntro do SENAIIpiranga...

A ssinatura

Edies A nteriores

Expediente

Faz parte do papel do mecnico no ser apenas um grande conhecedor da mecnica de um carro, mas tambm saber se comunicar com seu cliente, dando dicas e conselhos para a conservao do seu carro. Por isso, tarefa do profissional da reparao alertar o proprietrio para a importncia da manuteno preventiva de elementos vitais do automvel, como o caso da correia sincronizadora: uma pea que dura algumas dezenas de milhares de quilmetros no motor, e que no altera o comportamento do carro em nenhum momento de sua vida til, mesmo quando est para quebrar. E exatamente por isso demanda muita ateno, porque se o proprietrio do veculo esquecer da manuteno e a pea vier a estourar... A dor de cabea ser muito grande. A correia sincronizadora, como o prprio nome sugere, responsvel pela sincronia entre o comando de vlvulas e o virabrequim, fazendo com que pistes e vlvulas trabalhem no tempo certo dentro do cilindro. De acordo com o consultor tcnico da Dayco Power Transmission, Davi C ruz, se a correia arrebentar, pode ocorrer atropelamento de vlvula (quando o pisto em ascenso bate na vlvula aberta) ou at mesmo furar um cilindro do motor. Ou seja, sem a manuteno preventiva da correia, a ameaa de perda total do motor no pouca. Davi acompanhou o procedimento desta reportagem e frisou que a correia sincronizadora no d aviso sobre quando est no fim, no h mudana de rudo nem perda de potncia. "O mecnico tem que estar atento quilometragem do carro e fazer a cada 20 mil km uma inspeo visual, onde a correia no pode apresentar espelhamento ou a marca dos dentes no dorso. Estes so os indicativos de que a pea est em seu final", explica.

Fale conosco

Congresso SA E Brasil 2013 apresenta novidades da tecnologia de mobilidade Al m de 90 e m pre sas distribudas nos e stande s do...

Login Usurio ou Em ail

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Se nha

Login C adastre -se ! Esque ci m inha se nha

Enquete C om o voc lida com as dificuldade s e m re lao a flux o na oficina? Faz prom oe s, pacote s e cam panhas para atrair m ais clie nte s Fica e spe rando o pe rodo de ince rte za passar se m faze r nada C ortar custos e re duzir o nm e ro de funcionrios para e quilibrar o faturam e nto Votar

O veculo utilizado no procedimento desta reportagem foi um Hyundai Tucson 2006, com motor G4GC 2.0l e 16V, e quase 79 mil km rodados sem nenhuma troca de correia. Levando em conta que a vida til da pea naquele motor de 60 mil km, o Tucson corria risco de sofrer quebra da correia e todas as suas consequncias. O que explica a "longevidade" da correia sincronizadora da Tucson a tolerncia que a pea capaz de aceitar em condies de uso normal, quando corretamente aplicada. "H tolerncia de 20% na vida til da correia desde que a tenso sobre ela esteja correta e o carro esteja conservado", afirma Davi, ressaltando que essa tolerncia uma prerrogativa de todas as peas automotivas feitas de borracha. Mas em veculos destinados a uso severo ou que enfrentam trnsito pesado, o motor passa muito tempo ligado sem girar o hodmetro, ou seja, gastando a pea mesmo que o carro no esteja em movimento. Portanto, no bom contar com essa tolerncia, ainda mais em um veculo que enfrenta os congestionamentos de So Paulo, como o caso do Tucson desta reportagem. Procedimento de desmontagem A correia sincronizadora do Tucson fica localizada atrs de trs correias de acessrios, trs capas plsticas e tem seu acesso dificultado ainda pela caixa de roda, que quase totalmente rgida, e pelo formato do suporte do coxim no bloco do motor. uma regio do carro bastante ingrata de se trabalhar, mas no quer dizer que este seja um procedimento difcil: apenas mais trabalhoso. V com calma e no se esquea de utilizar culos de segurana, luvas de proteo e botas com biqueira de ao. 1) Levante o carro pela longarina e apoie o lado direito do carro com cavalete. A roda esquerda deve ficar no cho para facilitar na sincronizao do motor mais adiante. Deixe as rodas viradas para a direita, tambm visando o melhor acesso regio da correia.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

2) Remova a capa plstica de proteo superior do motor. Em seguida, retire a capa plstica da caixa de roda direita, para dar acesso s polias inferiores.

3) C om o macaco, apoie o motor no local indicado para fazer a retirada do coxim. Em seguida, solte o suporte do chicote eltrico para ter melhor acesso ao local.

4) Remova o suporte superior do coxim, depois v para os parafusos das bases do coxim, presos na carroceria.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

5) Em seguida, retire o coxim, tomando cuidado para no enroscar nos diversos elementos que esto "no caminho".

Obs: Como este coxim hidrulico, aproveite para verificar se a pea no possui vazamento de leo. Caso haja, a pea estar condenada e deve ser substituda.

6) Siga para a polia integrada da bomba d'gua, que deve ser retirada. H pouco espao para soltar os parafusos devido caixa de roda, ento, de acordo com a necessidade, suba o motor no macaco hidrulico ou gire o motor

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

para melhorar a posio dos parafusos. Estes parafusos costumam estar muito presos, ento tome cuidado para no espan-los.

7) Volte para a caixa de roda e solte o parafuso da polia tipo damper do virabrequim, que est ligada s correias auxiliares do ar condicionado e do alternador. Em seguida, retire o anel que protege a polia dentada do virabrequim. (7a )

7a

Obs: Ao remover esta polia damper, verifique seu desgaste e o estado de sua borracha. Essa borracha serve para amortecer a vibrao do conjunto. Se estiver ressecada e com rachaduras, evite arriscar e troque a pea.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

8) Retire as correias auxiliares do alternador (ligada polia damper do virabrequim) e da direo hidrulica. Na sequncia, tire tambm a correia auxiliar do ar condicionado, que tambm vem do virabrequim.

9) Faa a remoo do suporte do chicote eltrico e, na sequncia, tire a capa de proteo superior da correia sincronizadora. (9a )

9a

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

10) Depois, solte a capa de proteo inferior da correia sincronizadora, tomado cuidado por se tratar um local de difcil visualizao.

11) Neste procedimento, a capa ficou presa no suporte do coxim que fica no bloco do motor, obrigando a retirada da travessa deste suporte. Se for necessrio, abaixe um pouco o motor para que a capa consiga passar pelo vo entre a caixa de roda e o motor. (11a )

11

11a

12) Gire o virabrequim para coincidir o ponto da polia do comando de vlvulas com a marcao do PMS (Ponto Morto Superior) no bloco do motor. A polia do virabrequim tambm possui uma marcao no bloco atravs de um ressalto, que, por ser descentralizada, requer a ateno do mecnico. O sincronismo deve estar perfeito. (12a )

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

12

12a

Obs: Para manter o ponto do motor, neste procedimento optou-se por deixar o carro engatado e com a roda esquerda apoiada no cho.

13) Em seguida, solte o tensionador da correia sincronizadora. Depois, remova o rolamento de apoio da correia.

14) Feito isso, remova a correia sincronizadora sempre pela parte de cima, ou seja, a partir da polia do comando de vlvulas. Tome cuidado para que a correia no enrosque em alguma pea ou no suporte do coxim.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Anlise e cuidados com as peas 1) A correia sincronizadora tinha a marca dos dentes bem aparente em seu costado. Isso um indicativo do desgaste que sofreu por rodar tempo demais no carro, o que representava um grande risco para o motor.

2) O tensionador apresentava folga axial e radial, alm de ter perdido toda a sua lubrificao, algo tambm decorrente do excesso de quilometragem. O rolamento de apoio aguentou melhor o impacto do uso alm do recomendado, mas tambm apresentava folga axial.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

3) Quando voc fizer a manuteno, aproveite o momento da desmontagem para analisar o estado das polias do motor. Neste caso, tanto a polia do comando de vlvulas quanto a do virabrequim estavam em timas condies, sem apresentar calos, deformao nos dentes ou "emborrachamento" (resduo de borracha da correia).

3a

4) As correias sincronizadoras no podem de forma alguma ser dobradas ou torcidas. Sua flexibilidade mxima a angulao de uma polia para a qual ela foi designada para trabalhar em conjunto, no mais do que isso. Entre suas camadas, as correias tm cordonis, feito de fibra de vidro, no caso da correia sincronizadora, que pode se romper caso sofra manuseio incorreto. Se isso ocorrer, a pea estar inutilizvel. Por isso, nunca compre correias sincronizadoras que estejam fora da caixa, ou mesmo com a embalagem sem lacre, para no perder a garantia de fbrica de receber um produto que esteja totalmente em condies de rodar dezenas de milhares de quilmetros dentro

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

de um motor.

5) Aproveite tambm para verificar todos os itens desmontados, como polias e correias auxiliares, e faa as trocas necessrias.

Montagem da correia sincronizadora O processo de montagem das correias de acessrios, polias e coxim do motor o inverso da desmontagem. Apenas o procedimento de montagem da correia sincronizadora possui passos especficos. 1) Parafuse o tensionador novo no bloco do motor, mas apenas encoste-o. Em seguida, fixe o rolamento, que j pode ser apertado devidamente.

2) C oloque a nova correia a partir do virabrequim, apoiando a parte tensa no rolamento e no comando de vlvulas, mantendo a parte frouxa da correia sempre voltada para o tensionador.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Obs: A correia do Tucson original possui referncia de direo de trabalho. Na reposio, a Dayco recomenda que o mecnico sempre monte a pea com o logo da marca voltado para ele para criar essa indicao. Fique atento a outros modelos que possuam a direo de trabalho determinada: caso no haja, sempre que for feita qualquer reparao que envolva a correia, faa uma marcao indicando o sentido de trabalho em que ela est rodando.

3) Para apertar o tensionador, gire com uma chave Allen 5 mm no sentido horrio, at que a correia atinja o torque correto. Neste caso, o torque foi medido com o tensimetro, onde a tenso para a medida desta correia (25,4 mm de largura) deve ser de 14 a 17kg. Outra forma de medio com o dinammetro, onde a correia deve deslocar de 4 a 6 mm sofrendo presso de 2 kg.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

3a

Obs: Pelo fato de este ser um tensionador mecnico, ele no possui a referncia de posio de trabalho que os tensionadores automticos e semiautomticos possuem, que facilitam a aplicao do torque na correia. Por isso, fique atento para aplicar o torque correto.

4) Aps a montagem da correia, gire o motor de 4 a 6 vezes e observe os seguintes itens: se as polias saram do ponto de sincronismo; se a tenso na correia continua a mesma; e se h desalinhamento da correia com relao polia. C aso esteja tudo em ordem, proceda a montagem dos itens restantes.

Mais informaes: Dayco - (11) 3146-4770 o Colaborao tcnica: Peghasus Powered Motors

Tel.:(0xx11) 5035.0000 - Fax.:(0xx11) 5031.8647 R ua Palace te das guias, 395 - Vl. Ale x andria - SP - C EP: 04635-021

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

2012 Todos os dire itos re se rvados G.G. Editora Public. T cnica Ltda.

open in browser PRO version

Are you a developer? Try out the HTML to PDF API

pdfcrowd.com

Potrebbero piacerti anche