Sei sulla pagina 1di 3

Em 17 de Janeiro de 2014, comprei um passagem que compreendia dois trechos, um de ida e outro de volta.

Meu carto de crdito autorizou a compra.

No entanto, no dia 5 de Fevereiro, verifiquei que no poderia viajar para Uberlandia, porque iniciei uma reforma em meu apartamento e no posso me afastar do mesmo, deixando meus objetos de valor merc dos empregados do empreiteiro.

Assim, cancelei os dois trechos, por no ter, no futuro, disponibilidade para ir para o mesmo lugar.

Entretanto, quando ligo, hoje, para o SAC da Cia area, com a inteno de ser informado porque no houve reembolso ou crdito, sou informado de que ainda devia quatro reais, porque a passagem que eu havia comprado, com o valor total de R$195,82, possua a tarifa denominada "Programada", que cobra 100 reais para cancelar um trecho.

O problema disso que a Cia, quando elabora um contrato de adeso, no considera a hipossuficincia dos consumidores, e o resultado disso que eu, que comprei um bilhete com o valor citado, devo a eles um total de 4,28 reais, e que se no comparecesse ao voo, pagaria uma taxa no show de 150 reais.

Ora, MANIFESTAMENTE DESPROPORCIONAL a cobrana de uma multa de 100 reais para CADA UM dos dois trechos, sendo a soma, o total da passagem de 195,82 reais. Pagar duzendos reais para desmarcar uma passagem de 195?

As multas so justas, totalmente justas, desde que razoveis e proporcionais ao produto contratado, mas as tarifas so determinadas pelas Cias, porque a ANAC admite, mas a lei consumeirista protege o consumidor de despropores como esta, e os contratos de consumo sempre so interpretados da maneira mais favorvel ao hipossuficiente da relao contratual.

Ora, justo que no haja a contraprestao por parte da cia? Multa no contraprestao, penalidade, e esta penalidade no est equilibrada.

Posto isto, devo dizer que no aceitvel uma previso contratual que pretenda dispor diversamente de uma Lei de INICIATIVA DO LEGISLADOR FEDERAL e de uma AGNCIA REGULADORA criada pelo Poder Executivo.

Neste sentido, o Cdigo de Defesa do Consumidor, a Lei N. 8.078/1990, dispe:

Art. 39. vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas: (Redao dada pela Lei n 8.884, de 11.6.1994) V - exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva;

CAPTULO VI Da Proteo Contratual

Seo I Disposies Gerais Art. 47. As clusulas contratuais sero interpretadas de maneira mais favorvel ao consumidor.

SEO II Das Clusulas Abusivas


Art. 51. So nulas de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que:

II - subtraiam ao consumidor a opo de reembolso da quantia j paga, nos casos previstos neste cdigo; IV - estabeleam obrigaes consideradas inquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatveis com a boa-f ou a eqidade; XV - estejam em desacordo com o sistema de proteo ao consumidor; 1 Presume-se exagerada, entre outros casos, a vantagem que: III - se mostra excessivamente onerosa para o consumidor, considerando-se a natureza e contedo do contrato, o interesse das partes e outras circunstncias peculiares ao caso.

SEO III Dos Contratos de Adeso Art. 54. Contrato de adeso aquele cujas clusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou servios, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu contedo. Alm disso, cabe falar que estou pagando para no viajar, algo que COMPLETAMENTE contraditrio, uma vez que cancelei o trecho com certa antecedncia. E se no pagar, certo, meu cpf ser includo nas mais variadas entidades de proteo ao crdito.

E mais, um contrato de adeso, como definido pelo Cdigo de Defesa do Consumidor, no permite que as fases preliminares de um contrato ocorra, sendo, assim, um contrato LEONINO, sobretudo Unilateral e que evidencia o carter hipossuficiente do consumidor, a quem resta apenas um aceite ou a discordncia e consequente impossibilidade de JAMAIS contratar determinado servio.

A portaria N 676/GC-5, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2000 da ANAC dispe que:

Seo III

Do Reembolso

Art. 7 O passageiro que no utilizar o bilhete de passagem ter direito, dentro do respectivo prazo de validade, restituio da quantia efetivamente paga e monetariamente atualizada, conforme os procedimentos a seguir: 1 Se o reembolso for decorrente de uma convenincia do passageiro, sem que tenha havido qualquer modificao nas condies contratadas por parte do transportador, poder ser descontada uma taxa de servio correspondente a 10% (dez por cento) do saldo reembolsvel ou o equivalente, em moeda corrente nacional, a US$ 25.00 (vinte e cinco dlares americanos), convertidos taxa de cmbio vigente na data do pedido do reembolso, o que for menor. Ora, 10% o total admitido como taxa de cancelamento e reembolso, seja em crditos perante a Cia, seja em dinheiro. Destarte, solicito que me reembolsem a duas taxa de cancelamento, pois entendo este ato como enriquecimento injustificado, e no havendo soluo para isto, denotando um flagrante desrespeito ao CDC, acionarei a Gol Linhas Areas em um Juizado Especial.

Potrebbero piacerti anche