Sei sulla pagina 1di 11

O Perfil de um Empresrio de Sucesso

DISPOSTO A ASSUMIR RISCOS


Saber enfrentar riscos a qualidade nmero um do empresrio. Depois de instalada a empresa, preciso reciclar os produtos e servios. preciso arriscar no futuro para no ficar defasado. As recompensas esto associadas aos maiores riscos, que bem planejados, garantem sucesso ao novo negcio.

TER PERSISTNCIA
Definir objetivos e manter o direcionamento de foras rumo ao alcance dos mesmos. Em algum momento, pode ocorrer a vontade de desistir. Mas, para que isto no ocorra, sua viso frente aos seus objetivos deve ser ambiciosa. No se contente com o possvel, mas com o desejvel. No Entanto, necessrio criar caminhos seguros para que se alcance os objetivos com tranqilidade. Manter o rumo saber para onde se vai e como chegar l.

DISPOSTO A TRABALHAR DURO


Para se obter sucesso na atividade empresarial voc deve se envolver com a organizao em todos os sentidos, desde a fase da sua criao. No basta simplesmente ser o Proprietrio. preciso dedicao total. Brincar de empresrio pode custar caro. Ser empreendedor aceitar que o negcio faz parte de sua vida.

TER LIDERANA
O dirigente deve ser um lder, algum em quem todos confiam. Capacidade de induzir pessoas, de usar o poder de influncia para solucionar problemas. Delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa, para a satisfao dos clientes.

SER ORGANIZADO
Ser organizado compreender que s se obtm resultados positivos com a aplicao dos recursos disponveis de forma lgica, racional e organizada. Definir as metas, executa-las conforme o planejado e corrigir os erros essencial para se obter xito.

SER INOVADOR
Cultivar novas idias (em fase de estudos ou em vias de execuo) fundamental para o empresrio. O mais importante transformar as idias viveis em fatos concretos, que possam garantir a evoluo da organizao.

TER JOGO DE CINTURA


Ser flexvel, enxergar o que melhor. Se for necessrio, mudar tudo em busca da excelncia. De produtos e servios processos de trabalho e polticas empresariais. Conceder aqui para conquistar ali ter jogo de cintura. No processo de negociao todos devem ganhar.

TER SENSO DE OPORTUNIDADE


Identificar tendncias, necessidades atuais e futuras dos clientes. Chegar na frente com produtos e servios novos ou diferenciados. Para isso, preciso estar atento ao que acontece em sua volta seja na sociedade, nos meios de comunicao ou no ramo de atividade onde a empresa opera.

VISO GLOBAL DA ORGANIZAO


Ver a organizao como meio de satisfao das necessidades do cliente. Para atender bem os clientes externos, necessrio que os clientes internos, empregados e colaboradores, estejam

ESTAR ATUALIZADO
Aprender tudo que for relacionado com o seu negcio, clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores etc. O Aprendizado gera conhecimento que abre caminho para outras descobertas e a conseqncia o aperfeioamento. A

satisfeitos.

observao do comportamento das pessoas e a convivncia com outros empresrios pode ser instrutivo.

Este post dedicado a todos aqueles que esto pensando em abrir uma empresa ou abriram faz pouco tempo. Abaixo segue 20 dicas que eu considero fundamentais para que seu negcio d certo.

1- Entenda o seu perfil

Para voc ser empresrio, existe uma palavra que no pode estar no seu dicionrio: acomodao. Se voc acomodado prefira ser um funcionrio pblico. O empresrio precisa estar sempre a um passo a frente e tentar antevir as mudanas no mercado, trazer novas idias e tendncias para sua empresa. Alm disso, um empresrio precisa entender a instabilidade que ocorre principalmente nos primeiros anos da empresa. Se instabilidade te d um frio na barriga melhor mesmo ser funcionrio pblico. .

2- Faa parcerias

Voc nunca conseguir oferecer tudo o que seu cliente precisa, mas quanto mais solues voc oferecer, mais ir cativar seu cliente, por isso as parcerias so muito importantes, principalmente para micro, pequenas e mdias empresas no importando seu segmento.

3- Faa um curso bsico de contabilidade, leis e finanas

importante estar atualizado em relao as leis vigentes do pas, assim como entender o bsico de contabilidade e finanas. o Sebrae oferece cursos a partir de R$50,00.

4- Tenha um bom contador

Pode ser que voc precise pagar mais caro, mas importante ter um contador que possa lhe auxiliar, notificar mudanas e deixar sua empresa em dia. Faa um acompanhamento severo junto ao seu contador, pois um pequeno deslize poder coloc-lo em fria com a receita.

5- Estude bem a regio onde ter sua empresa

Caso voc venha a ter um comrcio muito importante que voc estude bem a regio onde quer ter sua empresa. Uma pesquisa entre os moradores do bairro fundamental. Caso seu negcio no esteja diretamente ligado com a regio, voc deve estudar se o endereo comercialmente reconhecido pela sua rea de atuao.

6- Crie e cuide de sua identidade visual

importante que voc tenha uma logomarca registrada pelo INPI e papelaria bsica com sua identidade visual. No caso de comrcio o cuidado com a identidade visual vai desde a fachada, decorao, pintura de parede, etc. No incio no necessrio ter tudo, pois ao longo do tempo voc vai percebendo se realmente existe empatia do pblico para com aquela marca. Para escritrios no mnimo necessrio ter cartes de visitas.

7- Crie uma estratgia de divulgao

No comeo errar na divulgao ou simplesmente no divulgar pode ser fator fundamental para a falncia. Crie uma tima estratgia de divulgao e caso tenha dificuldades consulte uma consultoria ou uma agncia. Quando sua empresa tiver mais tempo no mercado, a maioria dos clientes podero vir de indicaes, mas nunca deixe de divulgar. Isso muito importante, pois o fluxo de entrada de novos clientes nunca pode parar.

8- Atue numa rea de conhecimento

D preferncia para montar um negcio em alguma rea que goste e que conhea. No conhecer do que faz poder te levar a cometer erros graves que podero te levar a falncia.

9- Nunca sonegue o deixe de pagar seus impostos

Tente manter seus impostos em dia pois cada vez mais a receita cria artimanhas para pegar os infratores.

10- Escolha bem os seus scios

Nada impede que monte um negcio sozinho porm com scios a empresa poder esquentar mais rpido. Porm, s faa sociedade com algum REALMENTE de confiana. Existem muitos relatos de pessoas que tiveram problemas com os scios.

11- Tenha um bom gerente de conta

Pedir emprstimos, conhecer produtos que podero te facilitar a vida so coisas que podem ser fceis desde que voc tenha um bom gerente.

12- Tenha o nome limpo

Ter o nome limpo aumentar sua credibilidade no mundo financeiro. s vezes ser necessrio pedir um emprstimo e a coisa ficar difcil se voc tiver um histrico negativo com os bancos.

13- Crie uma estratgia de vendas

Como voc chegar ao seu cliente e vender seus produtos? importante criar um esquema de atendimento ao seu cliente, pois somente assim voc ter um tempo mdio de converso de um prospect em cliente e saber como atuar frente a quase todas as negociaes.

14- Crie uma estratgia de feedback

Pode ser atravs de pesquisa ou um simples questionrio de balco. Ouvir o cliente fundamental para rever as estratgias da empresa.

15- No tenha medo de inovar

Tanto seu escritrio ou loja, sua marca, seus produtos e sua estratgia precisam estar em constante renovao. No fique para trs da concorrncia.

16- Veja quem so seus concorrentes

Veja o que eles fazem e por onde andam. Tente antecipar seus passos e tente estar sempre a frente. Nem sempre o que seu concorrente faz realmente o caminho mais certo a seguir, portanto espionar no significa que deva copiar tudo o que ele faz. Seja original!

17-No perca tempo

No comeo de uma empresa cada minuto fundamental. s vezes voc bola uma estratgia que parece maravilhosa mas custa muito dinheiro ou tempo para implementla. No comeo arrisque com medidas simples e deixe as ideias mais complexas somente quando a empresa estiver estvel.

18- Tenha uma reserva de dinheiro

At fazer seu fluxo de caixa girar possvel que voc precise tirar de sua economia o salrio de funcionrios, aluguel, etc Por isso importante comear uma empresa com reserva de dinheiro e sempre que possvel manter essa reserva em crescimento.

19- Faa um plano financeiro

Antes de montar sua empresa, crie uma planilha com todos os possveis gastos que ter como: impostos, aluguel, funcionrios, luz, gua, contador, etc para no ter surpresas desagradveis mais a frente.

20- Faa uma previdncia

No sendo funcionrio com INSS garantido, voc precisar ter uma fonte de renda garantida em sua melhor idade, por isso importante ter uma previdncia.

21- Seja organizado e disciplinado

No misture assuntos pessoais com profissionais e organize bem sua agenda. Existem momentos em o que nos parece mais urgente no necessariamente . Sempre importante apagar incndios, mas nunca se deve esquecer das atividades que realmente faro diferena no futuro. Seja regrado em suas atividades corriqueiras.

Potrebbero piacerti anche