Sei sulla pagina 1di 3

Passo a passo para usar o Siscomex Saiba como se habilitar para utilizar o Sistema Integrado de Comrcio Exterior (Siscomex)

Em termos legais, o primeiro passo para o empreendedor que deseja vender seu produto no exterior certificar-se de que sua empresa est devidamente constituda e legalizada, condies essenciais para que ela possa passar a exportar ou importar.

Uma vez a empresa constituda e legalizada, dever ser providenciada a habilitao para utilizar o Sistema Integrado de Comrcio Exterior (Siscomex), tambm conhecida como habilitao (ou senha) no Radar. Esta habilitao consiste no exame prvio daqueles que pretendem realizar operaes de comrcio exterior.

O Siscomex um instrumento informatizado, por meio do qual exercido o controle governamental do Comrcio Exterior brasileiro. uma ferramenta facilitadora,que permite a adoo de um fluxo nico de informaes, eliminando controles paralelos e diminuindo significativamente o volume de documentos envolvidos nas operaes.

O Siscomex promove a integrao das atividades de todos os rgos gestores do comrcio exterior, inclusive o cmbio, permitindo o acompanhamento, orientao e controle das diversas etapas do processo exportador e importador.

Habilitao no Siscomex

Antes de iniciar suas operaes de Comrcio Exterior, toda pessoa fsica ou jurdica deve comparecer a uma unidade da Receita Federal para obter sua habilitao. Atualmente, a legislao que trata da habilitao de importadores e exportadores est disciplinada pela Instruo Normativa SRF n 650, de 12 de maio de 2006, e pelo Ato Declaratrio Executivo Coana n 3, de 1 de junho de 2006.

Conforme informa a Receita Federal, existem basicamente quatro modalidades de habilitao no Siscomex: ordinria, simplificada, especial e restrita. Elas variam de acordo com o tipo e a operao do interveniente, conforme resumido a seguir:

1. Habilitao ordinria: destinada pessoa jurdica que atue habitualmente no Comrcio Exterior. Nesta modalidade, a empresa est sujeita ao acompanhamento da Receita Federal com base na anlise prvia da sua capacidade econmica e financeira.

2. Habilitao simplificada: para as pessoas fsicas, as empresas pblicas ou sociedades de economia mista, as entidades sem fins lucrativos e, tambm, para as pessoas jurdicas que se enquadrem nas seguintes situaes:

a. Constitudas sob a forma de sociedade annima de capital aberto, bem como suas subsidirias integrais;

b. Habilitadas a utilizar o Despacho Aduaneiro Expresso (Linha Azul);

c. Que atuem exclusivamente como pessoa jurdica encomendante;

d. Que realizem apenas importaes de bens destinados incorporao ao seu ativo permanente;

e. Que atuem no comrcio exterior em valor de pequena monta, conforme definido no art; 2o, 2o e 3o , da prpria IN SRF n 650/06, tambm includo nessa modalidade o importador por conta e ordem de terceiros.

OBS: Considera-se valor de pequena monta, a realizao de operaes de Comrcio Exterior com cobertura cambial, em cada perodo consecutivo de seis meses, at os seguintes limites:

I - trezentos mil dlares norte-americanos ou o equivalente em outra moeda para as exportaes FOB ("Free on Board"); e

II - cento e cinqenta mil dlares norte-americanos ou o equivalente em outra moeda para as importaes CIF ("Cost, Insurance and Freight").

3. Habilitao especial: destinada aos rgos da Administrao Pblica Direta, autarquia e fundao pblica, rgo pblico autnomo e organismos internacionais;

4. Habilitao restrita: para pessoa fsica ou jurdica que tenha operado anteriormente no Comrcio Exterior, exclusivamente para realizao de consulta ou retificao de declarao.

Habilitao comum para MPEs

A habilitao mais comum para as MPE no incio de seu processo de Comrcio Exterior a modalidade de Habilitao Simplificada. Entretanto, cabe empresa avaliar se essa modalidade atende s suas necessidades e, com base nesta avaliao, escolher a modalidade mais adequada, atendendo aos seus respectivos requisitos.

Informaes mais detalhadas sobre habilitao ou acesso ao Siscomex, certificao digital e Siscomex Web podem ser encontradas no site da Receita Federal, conforme j mencionado, e no site Aprendendo a Exportar.

Potrebbero piacerti anche