Sei sulla pagina 1di 16

PROVA DE PORTUGUS COMENTADA: concurso Petrobras 2011 - prova para cargos de nvel superior aplicada em 27/2/2011

CONCURSO PETROBRAS 2011 EDITAL N 1 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2010


Prova aplicada dia 27/2/2011 e organizada pela Fundao Cesgranrio

LNGUA PORTUGUESA: para os cargos de nvel superior TODAS AS QUESTES SERO AVALIADAS COM BASE NO REGISTRO CULTO E FORMAL DA LNGUA. 1 Em relao s regras de acentuao grfica, a frase que NO apresenta erro : (A) Ele no pode vir ontem reunio porque fraturou o p. (B) Encontrei a moeda caida perto do sof da sala. (C) Algum viu, alm de mim, o helicptero que sobrevoava o local? (D) Em pssimas condies climaticas voc resolveu viajar para o exterior. (E) Aqui so eu que estou preocupado com a sade das crianas. COMENTRIO: Questo sobre regras de acentuao grfica. Vejamos cada alternativa: (A) Ele no pode vir ontem reunio porque fraturou o p. O problema, nessa alternativa, est no verbo pde, que deveria ter o acento diferencial. Com o novo acordo ortogrfico, o acento diferencial deixou de ser usado, EXCETO no pr (para no ser confundido com a preposio por) e no verbo pde conjugado no passado (para no ser confundido com o verbo pode conjugado no presente) (B) Encontrei a moeda caida perto do sof da sala. O problema, nessa alternativa, est na palavra cada, que deveria ter acento no tnico e sozinho em uma slaba (em hiato). Quando o i ou o u so tnicos e esto sozinhos (ou seguidos de s) em uma slaba (conse quncia de um hiato), eles devem ser acentuados (sada, sade, pas, ba), a no ser que a slaba seguinte seja formada por nh (bainha, moinho) (C) Algum viu, alm de mim, o helicptero que sobrevoava o local? Alternativa correta. A palavra algum e alm devem ser acentuadas pelo mesmo motivo: so oxtonas terminadas em em. A palavra helicptero deve ser acentuada por ser proparoxtona.

(D) Em pssimas condies climaticas voc resolveu viajar para o exterior. O problema, nessa alternativa, est na palavra climticas, que proparoxtona. Todas as proparoxtonas devem ser acentuadas. (E) Aqui so eu que estou preocupado com a sade das crianas. O problema, nessa alternativa, est na palavra s, que um monosslabo tnico terminado em o, por isso deveria ter acento. 2 A frase em que o complemento verbal destacado NO admite a sua substituio pelo pronome pessoal oblquo tono lhe : (A) Aps o acordo, o diretor pagou aos funcionrios o salrio. (B) Ele continuava desolado, pois no assistiu ao debate. (C) Algum informar o valor ao vencedor do prmio. (D) Entregou o parecer ao gerente para que fosse reavaliado. (E) Contaria a verdade ao rapaz, se pudesse. COMENTRIO: Questo sobre o uso de pronome oblquo como complemento verbal. Os pronomes oblquos o(s) e a(s), quando so complementos verbais, funcionam sempre como objeto direto. Por isso, o(s) e a(s) sempre aparecero como complementos de verbos transitivos diretos. O pronome oblquo lhe(s), quando complemento verbal, funciona sempre como objeto indireto. Por isso o pronome lhe(s) sempre aparecer como complemento de verbo transitivo indireto. Os demais pronomes oblquos (me, te, se, nos, vos formas tonas / a mim, a ti, a si, a ns, a vs formas tnicas) podem funcionar como objeto direto ou como objeto indireto. A funo do pronome vai depender da transitividade do verbo. IMPORTANTE: nem todo verbo transitivo indireto permite que o pronome oblquo lhe seja usado como complemento. Alguns verbos transitivos indiretos que regem a preposio a s admitem como complemento as expresses a ele, a ela, a eles, a elas. Dentre esses verbos, destacam -se: aspirar (no sentido de almejar), visar (no sentido de ter em vista), assistir (no sentido de ver), aludir, referir-se, anuir. Vamos substituir o complemento verbal destacado por um pronome em cada alternativa: (A) Aps o acordo, o diretor pagou aos funcionrios o salrio.

...o diretor pagou-lhes o salrio. (B) Ele continuava desolado, pois no assistiu ao debate. pois no assistiu a ele. (veja que o verbo assistir nesse sentido no permite lhe como complemento) (C) Algum informar o valor ao vencedor do prmio. Algum lhe informar o valor do prmio. (D) Entregou o parecer ao gerente para que fosse reavaliado. Entregou-lhe o parecer... (E) Contaria a verdade ao rapaz, se pudesse. Contar-lhe-ia a verdade, se pudesse. 3 I __________________ ontem, na reunio, as questes sobre tica e moral. II ___________________ muito, atualmente, sobre poltica. III ___________________ considerar as ponderaes que ela tem feito sobre o assunto. As palavras que, na sequncia, completam corretamente as frases acima so: (A) Debateram-se / Fala-se / Devem-se (B) Debateu-se / Fala-se / Devem-se (C) Debateu-se / Falam-se / Deve-se (D) Debateram-se / Fala-se / Deve-se (E) Debateu-se / Fala-se / Deve-se COMENTRIO: Questo sobre o emprego da palavra se como ndice de indetermi nao do sujeito ou como pronome apassivador. Vejamos essas duas funes do se: PRONOME APASSIVADOR O se partcula apassivadora ou pronome apassivador quando usado com verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, formando a voz passiva sinttica. (Veja a importncia do conhecimento de regncia verbal) Exemplos:

Vende-se esta casa. O verbo vender transitivo direto, logo o se um pronome apassivador. Por isso sabemos que essa frase est na voz passiva sinttica. Transformando a frase para a voz passiva analtica temos: Est casa vendida. (veja que o sujeito da frase esta casa tanto na passiva sinttica quanto na passiva analtica) Entregaram-se os presentes aos filhos. O verbo entregar transitivo direto e indireto, logo o se um pronome apassivador. Por isso sabemos que essa frase est na voz passiva sinttica. Transformando a frase para a voz passiva analtica temos: Os presentes foram entregues aos filhos. (veja que o sujeito da frase os presentes tanto na passiva sinttica quanto na passiva analtica e o verbo concorda com o sujeito) NDICE DE INDETERMINAO DO SUJEITO O se ndice de indeterminao do sujeito quando usado com verbos que no so transitivos diretos, ou seja, quando usados com verbos transitivos indiretos, intransitivos ou de ligao. Quando se usa o se como ndice de indeterminao do sujeito, o verbo deve estar sempre conjugado na 3 pessoa do singular. Exemplos: Trata-se de regras claras. (O verbo tratar transitivo indireto - tratar de algo) Vive-se bem aqui. (O verbo viver intransitivo) Ficou-se triste. (O verbo ficar um verbo de ligao nessa frase) Para saber se um verbo transitivo direto, indireto ou de ligao, preciso observ-lo na frase. Um verbo pode ter classificaes diferentes conforme o contexto em que usado. Para as frases dessa questo temos os seguintes verbos: DEBATER: verbo transitivo direto (debater alguma coisa). A presena do se aps esse verbo determina uma estrutura de voz passiva sinttica. Esse verbo deve, portanto, concordar com o sujeito.

FALAR: verbo transitivo indireto (falar sobre alguma coisa). A presena do se aps esse verbo significa que o sujeito a frase est indeterminado. O verbo deve estar conjugado, portanto, na 3 pessoa do singular. DEVER: verbo auxiliar da estrutura dever considerar. Nesse caso, observamos a regncia do verbo considerar no contexto apresentado: transitivo direto (considerar alguma coisa). A presena do se aps o verbo auxiliar determina uma estrutura de voz passiva sinttica. Esse verbo deve, portanto, concordar com o sujeito. Vejamos as frases: I DEBATERAM-SE ontem, na reunio, as questes sobre tica e moral. (veja que o sujeito do verbo debater a expresso as questes sobre tica e moral, por isso o verbo deve estar conjugado na 3 pessoa do plural, concordando com seu sujeito). II FALA-SE muito, atualmente, sobre poltica. (veja que o verbo falar transitivo indireto e o se um ndice de indeterminao do sujeito, por isso o verbo deve estar conjugado na 3 pessoa do singular) III DEVEM-SE considerar as ponderaes que ela tem feito sobre o assunto. (veja que o sujeito de dever considerar a expresso as ponderaes que ela tem feito sobre o assunto, por isso o verbo auxiliar deve estar conjugado na 3 pessoa do plural, concordando com seu sujeito) 4 A colocao do pronome tono destacado est INCORRETA em: (A) Quando se tem dvida, necessrio refletir mais a respeito. (B) Tudo se disse e nada ficou acordado. (C) Disse que, por vezes, temos equivocado-nos nesse assunto. (D) Algum nos informar o valor do prmio. (E) No devemos preocupar-nos tanto com ela. COMENTRIO: Questo sobre a colocao dos pronomes tonos na sentena (prclise, mesclise ou nclise). Os pronomes oblquos tonos (me, te, o(s), a(s), lhe(s), se, nos, vos) so sempre complementos verbais, por isso eles aparecem sempre ligados a um verbo.

O pronome oblquo pode vir antes do verbo (o que chamamos de prclise), pode vir aps o verbo (o que chamamos de nclise) e pode, ainda, vir no meio de verbo (o que chamamos de mesclise). A posio exata do pronome oblquo em relao ao verbo a que ele relacionase depende de alguns fatores. Vejamos alguns: EMPREGO DA PRCLISE Prclise a colocao de pronome tono antes do verbo. importante entender que, segundo as regras da gramtica tradicional, essa no a posio normal do pronome tono na sentena. Essa posio normal seria o pronome oblquo aps o verbo, ou seja, diz-se respondeume, e no me respondeu.; entregou-lhe, e no lhe entregou. Para que o pronome oblquo seja colocado antes do verbo, preciso que alguma palavra atraia o pronome para essa posio. As palavras que atraem o pronome oblquo tono so: 1) Pronomes indefinidos, demonstrativos relativos e interrogativos Algum me entende. (algum pronome indefinido e atrai o pronome me para antes do verbo entender) Isso me comove. (isso um pronome demonstrativo e atrai o pronome me para antes do verbo comover) Devolva a caneta que lhe emprestei. (que um pronome relativo e atrai o pronome lhe para antes do verbo emprestar) Quem o chamou? (quem um pronome interrogativo e atrai o pronome o para antes do verbo chamar) 2) Advrbios que no esto separados por vrgula Aqui se vive bem. (o advrbio aqui no pede uma pausa, por isso no foi separado por vrgula, e atrai o pronome se para antes do verbo viver) Hoje, fala-se sobre tudo. (veja que o advrbio hoje encontra-se separado por vrgula e o pronome se no foi colocado antes do verbo) Importante: inclumos, nesse caso, palavras de valor negativo: no e nunca, por exemplo. Elas atraem o pronome oblquo para antes do verbo. 3) Conjunes subordinativas Soube que me daria esse presente. (que uma conjuno subordinativa conjuno integrante e atrai o pronome me para antes do verbo dar)

Conforme lhe disseram, vou sair do pas. (conforme uma conjuno subordinativa conjuno adverbial - e atrai o pronome lhe para antes do verbo dizer) 4) Preposio em seguida de verbo no gerndio Em se tratando de qualidade... (veja que o uso do verbo tratar no gerndio com a preposio em determina que o pronome se seja colocado antes do verbo) Observao importante: havendo palavra ou expresso entre vrgulas, ser obrigatria a prclise, caso tenha tido uma palavra atrativa antes das vrgulas. Por exemplo: Sempre, meus amigos, me vejo assim. (veja que o advrbi o sempre uma palavra atrativa, pois ele no est separado por vrgula. H entre o advrbio e o pronome oblquo me uma expresso entre vrgulas o vocativo meus amigos. Isso no impede que o pronome oblquo me seja colocado antes do verbo ver, j que ocorre a atrao do pronome pelo advrbio sempre) EMPREGO DA NCLISE Como foi explicado anteriormente, a nclise seria o que a gramtica tradicional considera a posio normal do pronome oblquo na frase. Por isso, se no houver uma palavra que atraia o pronome para antes do verbo, a nclise deve ser usada. EMPREGO DA MESCLISE A mesclise a colocao do pronome oblquo tono no meio do verbo. Esse caso s ocorre em duas situaes especficas: 1) quando o verbo est conjugado no futuro do presente: Entregar a carta para mim. >>> Entregar-me- a carta. 2) quando o verbo est conjugado no futuro do pretrito: Entregaria a carta para mim. >>> Entregar-me-ia a carta. Observao importante: caso haja alguma palavra que atraia o pronome oblquo tono para antes do verbo, mesmo que esse verbo esteja conjugado no futuro do presente ou no futuro do pretrito, a prclise deve acontecer. COLOCAO PRONOMINAL EM LOCUES VERBAIS Quando temo uma locuo verbal, o pronome deve ficar antes ou depois do verbo auxiliar ou do verbo principal? Vamos entender essa questo.

A colocao pronominal nas locues verbais vai depender de estar o verbo principal no gerndio, no infinitivo ou no particpio. 1) verbo principal no gerndio ou no infinitivo O pronome oblquo pode ser colocado depois do verbo auxiliar ou depois do verbo principal quando no houver palavra que atraia o pronome. Vou-lhe escrever uma carta. (depois do verbo auxiliar) Vou escrever-lhe uma carta. (depois do verbo principal) E, se houver palavra que atraia o pronome para antes do verbo, a posio desse pronome pode ser antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal. Nunca lhe vou escrever uma carta. (antes do verbo auxiliar) Nunca vou escrever-lhe uma carta. (depois do verbo principal) 2) verbo principal no particpio O pronome oblquo deve ser colocado apenas depois do verbo auxiliar quando no houver palavra que atraia o pronome. Tinha-lhe escrito uma carta. (depois do verbo auxiliar) E, se houver palavra que atraia o pronome para antes do verbo, a posio desse pronome deve ser antes do verbo auxiliar. Nunca lhe tinha escrito uma carta. (antes do verbo auxiliar) Vejamos, agora, cada alternativa da questo: (A) Quando se tem dvida, necessrio refletir mais a respeito. O pronome oblquo se atrado para antes do verbo ver pela conjuno subordinativa quando. (B) Tudo se disse e nada ficou acordado. O pronome oblquo se atrado para antes do verbo dizer pelo pronome indefinido tudo. (C) Disse que, por vezes, temos equivocado-nos nesse assunto. O pronome oblquo nos atrado para antes do verbo auxiliar ter pela conjuno integrante que. O correto seria: Disse que, por vezes, nos temos equivocado nesse assunto. Veja que a presena de uma expresso entre vrgulas (por vezes) no tira a capacidade de o pronome relativo que atrair o pronome oblquo nos.

Alm disso, temos uma locuo em que o verbo principal est no particpio e, conforme explicao acima, o pronome oblquo no deve ser colocado aps o verbo principal nesse caso. (D) Algum nos informar o valor do prmio. O pronome oblquo nos atrado para antes do verbo informar pelo pronome indefinido algum. Veja que, apesar de o verbo estar conjugado no futuro do presente, o pronome indefinido atrai o pronome, determinado a prclise. (E) No devemos preocupar-nos tanto com ela. O pronome oblquo nos colocado aps o verbo principal no infinitivo da locuo devemos preocupar. Veja que, apesar de a palavra no poder atrair o pronome para antes do verbo auxiliar, tambm possvel colocar o pronome aps o verbo principal nesse caso. 5 Considere as frases abaixo. I H amigos de infncia de quem nunca nos esquecemos. II Deviam existir muitos funcionrios despreparados; por isso, talvez, existissem discordncias entre os elementos do grupo. Substituindo-se em I o verbo haver por existir e em II o verbo existir por haver, a sequncia correta (A) existem, devia haver, houvesse. (B) existe, devia haver, houvessem. (C) existe, devia haver, houvesse. (D) existem, deviam haver, houvesse. (E) existe, deviam haver, houvessem. COMENTRIO: Questo sobre flexo verbal, considerando verbos pessoais e impessoais. importante saber que o verbo haver com sentido de existir um verbo impessoal e, nesse caso, ele sempre deve ser usado na 3 pessoa do singular. Isso vale, inclusive, para os casos em que o haver est presente em uma locuo como verbo principal: nesse caso, o verbo haver tambm deve ser conjugado na 3 pessoa do singular. J o verbo existir um verbo pessoal e, por isso, apresenta sujeito e deve concordar com esse sujeito, podendo ser conjugado nas diferentes pessoas no singular ou no plural. Vejamos as frases dessa questo:

I H amigos de infncia de quem nunca nos esquecemos. Nessa frase, o verbo haver impessoal, ou seja, tem o sentido de existir. Por isso o verbo est na 3 pessoa do singular. Quando substitumos o verbo haver pelo verbo existir temos: Existem amigos de infncia de que nunca nos esquecemos. Veja que o sujeito do verbo existir a expresso amigos de infncia, por isso o verbo deve ser conjugado na 3 pessoa do plural. II Deviam existir muitos funcionrios despreparados; por isso, talvez, existissem discordncias entre os elementos do grupo. Nessa frase, a locuo verbal deviam existir apresenta o existir como verbo principal e o verbo auxiliar est na 3 pessoa do plural, concordando com o sujeito muitos funcionrios despreparados. Quando substitumos o verbo existir pelo verbo haver temos: Devia haver muitos funcionrios despreparados... Veja que o verbo auxiliar fica na 3 pessoa do singular, j que o verbo principal haver impessoal. Observe, ainda, que o auxiliar estava conjugado no pretrito, por isso essa conjugao manteve-se com a substituio do existir pelo verbo haver. Ainda nessa frase, o verbo existissem pessoal e concorda com o sujeito discordncias, sendo conjugado na 3 pessoa do plural. Quando substitumos o verbo existir pelo verbo haver temos: talvez, houvesse discordncias entre os elementos do grupo. Veja que o verbo haver, impessoal, conjugado na 3 pessoa do singular. Observe o tempo e o modo do verbo: existissem est conjugado no pretrito imperfeito do subjuntivo, por isso o verbo haver tambm deve ser conjugado nesse tempo e nesse modo. Como verbo impessoal, o haver deve ser conjugado sempre na 3 pessoa do singular. 6 A concordncia nominal est corretamente estabelecida em: (A) Perdi muito tempo comprando aquelas blusas verde-garrafas. (B) As milhares de fs aguardavam ansiosamente a chegada do artista. (C) Comenta-se como certo a presena dele no congresso. (D) As mulheres, por si s, so indecisas nas escolhas. (E) Um assunto desses no deve ser discutido em pblico. COMENTRIO: Questo sobre concordncia nominal. Vejamos cada alternativa: (A) Perdi muito tempo comprando aquelas blusas verde-garrafas.

O problema dessa frase est em blusas verde-garrafas. Quando um adjetivo formado por nome de cor (verde) mais um substantivo que especifica essa cor (garrafa, no caso), o adjetivo composto no se flexiona no plural. O correto seria: blusas verde-garrafa. (B) As milhares de fs aguardavam ansiosamente a chegada do artista. A palavra milhar masculina, por isso o artigo que a acompanha de ve estabelecer corretamente a concordncia de gnero, ficando tambm no masculino. Por isso a expresso as milhares est incorreta. O certo seria: Os milhares de fs... (C) Comenta-se como certo a presena dele no congresso. O adjetivo certo deve concordar com o substantivo a que ele faz referncia na frase, ficando no feminino, uma vez que esse substantivo feminino e vem antecedido pelo artigo a. O certo seria: Comenta-e como certa a presena dele... (D) As mulheres, por si s, so indecisas nas escolhas. A palavra s varivel quando equivale a sozinho. Nessa frase, o s significa sozinho e refere-se ao termo as mulheres, por isso, deve concordar com esse termo, ficando no plural. O certo seria: As mulheres, por si ss, so indecisas... (E) Um assunto desses no deve ser discutido em pblico. Essa frase no apresenta problema de concordncia nominal. 7 O verbo destacado NO impessoal em: (A) Fazia dias que aguardava a sua transferncia para o setor de finanas. (B) Espero que no haja empecilhos minha promoo. (C) Fez muito frio no dia da inaugurao da nova filial. (D) J passava das quatro horas quando ela chegou. (E) Embora houvesse acertado a hora, ele chegou atrasado. COMENTRIO: Questo sobre verbos impessoais. SO VERBOS IMPESSOAIS 1) verbo haver com sentido de existir ou indicando tempo. H muitas coisas para eu fazer.

Deve haver muitas coisas para eu fazer. H meses que no saio da cidade. 2) verbo fazer indicando tempo decorrido ou fenmeno da natureza Faz trs dias que no estudo. Vai fazer trs anos que estudo nessa escola. Fez noites frias esse ano. 3) verbo que indicam fenmeno da natureza Choveu bastante ontem. Ventava toda noite. 4) verbos ser indicando horas, datas e distncias So duas da tarde. So cinco quilmetros da sua casa at aqui. primeiro de maro. Hoje trs de dezembro. (= Hoje dia trs de dezembro.) Hoje so trs de dezembro. 5) expresso passar de indicando horas J passa das dez horas. 6) expresses chegar de e bastar de no imperativo Basta de correria, pessoal Observaes importantes: os verbos impessoais, de forma geral, so conjugados nos tempos e modos verbais conforme o contexto em que esto inseridos, mas devem ficar sempre na 3 pessoa do singular. A exceo a essa regra o caso do verbo ser indicando horas, datas e distncias: o verbo ser concorda com o nmero que indica a hora, a data ou a distncia, podendo ficar no singular (se o nmero for 1) ou no plural (se o nmero for maior que 1) nas datas, existe a possibilidade de flexo no singular ou no plural com nmeros maiores que 1. Vejamos cada alternativa: (A) Fazia dias que aguardava a sua transferncia para o setor de finanas. Verbo fazer indicando tempo decorrido = verbo impessoal (B) Espero que no haja empecilhos minha promoo. Verbo haver com sentido de existir = verbo impessoal (C) Fez muito frio no dia da inaugurao da nova filial.

Verbo fazer indicando fenmeno da natureza = verbo impessoal (D) J passava das quatro horas quando ela chegou. Expresso passar de indicando horas = verbo impessoal (E) Embora houvesse acertado a hora, ele chegou atrasado. Verbo haver com sentido ter no verbo impessoal 8 Sob Medida
Chico Buarque

Se voc cr em Deus Erga as mos para os cus e agradea Quando me cobiou Sem querer acertou na cabea No fragmento acima, passando as formas verbais destacadas para a segunda pessoa do singular, a sequncia correta (A) crs, ergues, agradecei, cobiais, acertais. (B) crs, ergue, agradece, cobiaste, acertaste. (C) credes, ergueis, agradeceis, cobiaste, acertaste. (D) credes, ergas, agradeas, cobiais, acertais. (E) creis, ergues, agradeces, cobiaste, acertaste. COMENTRIO: Questo sobre flexo verbal. Vejamos os verbos destacados: Se voc cr em Deus Erga as mos para os cus e agradea Quando me cobiou Sem querer acertou na cabea CR: verbo crer conjugado na 3 pessoa do singular do presente do indicativo ERGA: verbo erguer conjugado na 3 pessoa do singular do imperativo afirmativo AGRADEA: verbo agradecer conjugado na 3 pessoa do singular no imperativo afirmativo COBIOU: verbo cobiar conjugado na 3 pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo ACERTOU: verbo acertar conjugado na 3 pessoa do singular do pretrito perfeito do indicativo

Vamos conjugar os verbos em todas as pessoas, mantendo o tempo e o modo em que cada um foi apresentado. Observe a conjugao da 2 pessoa do singular (tu). PRESENTE DO INDICATIVO
EU TU ELE NS VS ELES

IMPERATIVO AFIRMATIVO ergue erga ergamos erguei ergam agradece agradea agradeamos agradecei agradeam

PRETRITO PERFEITO DO INDICATIVO cobicei cobiaste cobiou cobiamos cobiastes cobiaram acertei acertaste acertou acertamos acertastes acertaram

creio crs cr cremos credes creem

9 O emprego da palavra/expresso destacada est INCORRETO em: (A) Estava mau-humorado quando entrou no escritrio. (B) Indaguei a razo por que se empenhou tanto na disputa pelo cargo. (C) Ningum conseguiu entender aonde ela pretendia chegar com tanta pressa. (D) No almejava mais nada da vida, seno dignidade. (E) Ultimamente, no ambiente profissional, s se fala acerca de eleio. COMENTRIO: Questo sobre o emprego de certas expresses: mau ou mal; por que, porque, por qu ou porqu; onde ou aonde; seno ou se no; h cerca de, a cerca de ouacerca de. Vejamos cada alternativa: (A) Estava mau-humorado quando entrou no escritrio. mau-humorado ou mal-humorado? Se mau contrrio de bom e se mal contrrio de bem, mauhumorado seria o contrrio de bom-humorado (que no existe). Assim, se o certo bem-humorado, o contrrio mal-humorado. (B) Indaguei a razo por que se empenhou tanto na disputa pelo cargo. por que = por que motivo ou pelo qual por qu = por que motivo no fim da frase (sempre antes de um ponto) porque = pois

porqu = motivo ( um substantivo) Na frase: Indaguei a razo pela qual se empenhou tanto na disputa pelo cargo. (C) Ningum conseguiu entender aonde ela pretendia chegar com tanta pressa. onde ou aonde? Onde = lugar em que. Indica permanncia, o lugar em que se est ou que se passa um fato. (Veja a noo esttica dessa palavra) Aonde = lugar a que se vai, retorna, chega etc. Indica movimento para algum lugar. usado com verbos como ir, retornar, chegar. Trata -se da combinao da preposio a com a palavra onde. Na frase: ela pretendia chegar a algum lugar (aonde) veja o uso de aonde com o verbo chegar, e veja tambm a noo de movimento. (D) No almejava mais nada da vida, seno dignidade. se no ou seno? se no = o se equivale a caso ou equivale a ou seno = do contrrio; de outro modo; mas sim; mas tambm; a no ser Na frase: No almejava mais nada da vida, a no ser dignidade. (E) Ultimamente, no ambiente profissional, s se fala acerca de eleio. acerca de, a cerca de ou h cerca de? acerca de = sobre, a respeito de a cerca de = aproximadamente h cerca de = tempo decorrido e aproximado Na frase: Ultimamente, no ambiente profissional, s se fala a respeito deeleio. 10 Em qual dos pares de frases abaixo o a destacado deve apresentar acento grave indicativo da crase? (A) Sempre que possvel no trabalhava a noite. / No se referia a pessoas que no participaram do seminrio. (B) No conte a ningum que receberei um aumento salarial. / Sua curiosidade aumentava a medida que lia o relatrio. (C) Aps o julgamento, ficaram frente a frente com o acusado. / Seu comportamento descontrolado levou-o a uma situao irremedivel.

(D) O auditrio IV fica, no segundo andar, a esquerda. / O bom funcionrio vive aespera de uma promoo. (E) Aja com cautela porque nem todos so iguais a voc. / Por recomendao do mdico da empresa, caminhava da quadra dois a dez. COMENTRIO: Questo sobre crase. Vejamos cada alternativa: (A) Sempre que possvel no trabalhava a noite. / No se referia a pessoas que no participaram do seminrio. A expresso adverbial feminina noite tem crase. O verbo referir rege a preposio a, e a palavra pessoas est no plural. A frase est correta: o a, no singular, s a preposio e no tem crase. Para ocorrer crase, seria necessrio estar no plural: no se referia s pessoas... (B) No conte a ningum que receberei um aumento salarial. / Sua curiosidade aumentava a medida que lia o relatrio. No e usa crase antes da palavra ningum. A expresso medida que uma locuo conjuntiva que deve apresentar o acento grave. (C) Aps o julgamento, ficaram frente a frente com o acusado. / Seu comportamento descontrolado levou-o a uma situao irremedivel. No se usa crase entre palavras repetidas como em frente a frente. No se usa crase antes de artigo indefinido como em a uma situao. (D) O auditrio IV fica, no segundo andar, a esquerda. / O bom funcionrio vive a espera de uma promoo. A locuo adverbial feminina esquerda deve ter crase. A palavra espera, como substantivo, uma palavra feminina e a expresso espera de tem crase. (E) Aja com cautela porque nem todos so iguais a voc. / Por recomendao do mdico da empresa, caminhava da quadra dois a dez. No se usa crase antes da palavra voc. Quando se faz a ligao de dois numerais por de... a, no se deve crasear o segundo.

Potrebbero piacerti anche