Sei sulla pagina 1di 2

Boletim especial de mulheres da Chapa Lutar pra Valer

Mulheres que lutam pra valer!

MARO/2014

Somos todas feministas!


comum ouvirmos dizer que ns feministas somos mulheres mal-amadasou que queremos um machismo ao contrrio. Mas quando falamos do feminismo, estamos apresentando a discusso sobre a opresso das mulheres, que uma situao to comum que muitas vezes nem percebemos. Os principais pontos da opresso so: violncia fsica, verbal ou psicolgica, diviso sexual do trabalho e a invisibilidade das mulheres. Certamente todas as mulheres j passaram por algumas dessas situaes e este boletim vai apresentar um pouco de cada um desses pontos, mostrando como a opresso nos Da esquerda para direita: Gerusa Tanaka (aposentada HC), Maria Edith (CAISM), maltrada no Brasil e no mundo, apenas por sermos Daisy Silva (aposentada HC), Marli Armelin (CAS-DEDIC) e Adriana Stella (IMECC) mulheres. Infelizmente, o fato de trabalharmos em uma Universidade no faz com que a situao das trabalhadoras sejam melhores. Por isso, apresentamos um programa classista de combate ao machismo, que luta elo fim da opresso e da explorao. Nossa luta enorme e sabemos que para combater todas essas desigualdades precisaremos da unio das mulheres e dos homens ao nosso lado. Participem conosco para nos fortalecermos e juntos combatermos a opresso e a explorao. Somente quando os trabalhadores e as trabalhadoras estiverem juntos que avanaremos para uma sociedade socialista e sem opresses!

Nossa luta de mulheres e homens pelo combate opresso e explorao

Preconceito e violncia contra mulher


Assim como no mundo, a mulher brasileira sofre com o preconceito: seu salrio menor em relao ao do homem mesmo quando desempenha as mesmas funes e em alguns casos o assdio sexual comum. Alm disso, muitas empresas no contratam mulheres grvidas ou as demitem ao saber da gravidez, embora isso seja inconstitucional. O preconceito se d ainda em relao idade e aparncia fsica: empresas costumam contratar mulheres at os 30 anos de idade, dispensando ainda as que no se enquadram num padro de beleza fsica. Mas o preconceito tambm gera a violncia machista que, s no Brasil mata 15 mulheres por dia. A cada 2 minutos 5 mulheres so espancadas e em 2012 foram 50 mil casos de estupros registrados. A violncia e o preconceito contra a mulher no esto confinados a uma cultura, a uma regio ou pas, nem a grupos de mulheres em particular dentro de uma sociedade. As razes da violncia contra as mulheres decorrem da discriminao persistente contra as mulheres. Cerca de 70% das mulheres no mundo sofrem algum tipo de violncia no decorrer de sua vida. No Brasil, 60% das mulheres que sofrem violncia so Mulher negras. Mulher... O que mais alarmante nessa situao que Fora felina e manhosa enquanto o governo Dilma gasta mais de 30 bilhes com Mulher frgil e poderosa a Copa, mais do que mil vezes o que gastou em 10 anos no combate violncia contra a mulher. Isto representa Sobretudo Mulher... que, em 10 anos, o Lula e Dilma, juntos, gastaram Um sopro de vida no mundo mseros R$ 0,26 por mulher. Alma do sonho e da dor No aceitamos essa situao! Por isso ns mulheres s assim quase perfeita estivemos nas lutas de junho e estaremos novamente neste ano! Participe conosco das lutas! Uma lutadora e uma flor!
(Autor Desconhecido adaptado)

Lutando pra valer na Unicamp


Ns somos a maioria entre os trabalhadores da Unicamp, mas estamos nos postos de trabalho mais precarizados e temos os priores salrios. Embora o DGRH no divulgue a diferena salarial entre homens e mulheres, ns vemos a diviso sexual trabalho: os postos de trabalho intelectualizado so basicamente masculinos, sejam eles os professores ou mesmo entre os principais cargos. As mulheres esto massivamente na rea da sade, no sistema educativo e na limpeza, conhecidos como lugares de mulher e setores que mais sofrem com a precarizao, seja pela autarquizao, terceirizao ou pssimas condies de trabalho. Alm disso, ns sofremos com falta de vagas na creche, com problemas no Sistema Educativo e as terceirizadas sequer tm o direito de concorrer s poucas vagas oferecidas. Isto tudo sem contar o problema do assdio moral e sexual que dirio. Para lutar contra todos os problemas vividos pelas trabalhadoras da Unicamp, nosso coletivo apresentou um programa especfico para as mulheres no ltimo Congresso do STU. O nosso programa foi aprovado por unanimidade, o que mostra a urgncia dessa tarefa. E para lutarmos unidas contra a opresso, nossa chapa tem muitas mulheres em sua composio e a garantia de que se formos eleitas, encabearemos essa luta. Trouxemos as trabalhadoras que sempre estiveram na luta para a nossa chapa, e todas as mulheres que construram o Departamento de Mulheres do STU esto na nossa chapa ou nos apoiam. Participe conosco dessa luta!

A violncia at dentro da nossa casa


A violncia domstica, que um abuso fsico ou psicolgico de um membro de um ncleo familiar em relao a outro, com o objetivo de manter poder ou controle, uma espcie de apndice da violncia mais geral contra as mulheres. Os mais diversos tipos de agresso contra a mulher produto de uma construo histrica, de forma que passvel de desconstruo. A violncia apresenta estreita relao com as categorias de gnero, classe e raa/etnia e suas relaes de poder. Mudar o rumo da histria uma tarefa que deve ser incorporada pelo conjunto da sociedade, mas, mais especificamente, por ns mulheres que somos as vtimas e, portanto, o contingente mais interessado.

Todas as trabalhadoras na luta contra a opresso e a explorao


Ns trabalhadoras sofremos a opresso pelo fato de sermos mulheres e a explorao do trabalho. No importa a categoria profissional, nossos problemas so semelhantes. A unidade entre as trabalhadoras fortalece a nossa luta. Por isso, uma das preocupaes da nossa chapa o fortalecimento dos movimentos de mulheres trabalhadoras, somando foras nessa luta. Seja qual for sua nacionalidade, ns mulheres somos guerreiras e fortes! Mas preciso unir foras para lutar contra esses preconceitos e venc-los. Esta uma luta histrica, venha construir a nossa histria conosco, participe dos eventos do dia 8 de maro Dia da Mulher e 25 de novembro Dia Internacional de Combate Contra a Violncia Contra a Mulher.
Maria Edith de Almeida (CAISM) na mesa de lanamento da Frente Feminista da Unicamp.

Como organizar as trabalhadoras


Nossa chapa prope um programa especfico para atrair as trabalhadoras da Unicamp para as lutas. Alm da nossa pauta histrica como a reduo da jornada de trabalho, mais vagas na creche, entre outras, defendemos que necessria uma diretora do STU liberada com a tarefa prioritria de organizar as trabalhadoras da Unicamp. Tambm defendemos a necessidade de plantes de atendimento para apoiar e orientar as mulheres que so vtimas da violncia e do assdio, inclusive com o apoio do jurdico. Para vencermos essa luta precisamos de unio das trabalhadoras, afinal, SOMOS MULHERES QUE LUTAM PRA VALER!

20/03 12h - Especial Mulheres


na Praa das Bandeiras (em frente a DGA/AFPU) No dia 20/03 faremos um almoo especial: preparamos uma oficina e com muita animao, vamos discutir um pouco da opresso que vivemos diariamente, mas lembrando o quanto somos fortes para lutar!

Convidamos todas a se somarem nessa luta!

AS MULHERES DA NOSSA CHAPA: Marina Rebelo (IFCH/AEL), Adriana Stella (IMECC), Maria Edith (CAISM), Gerusa Tanaka (aposentada HC), Sandra Ramos (Ginsio), Eliana Martins (CAISM), Daisy Silva (aposentada), Roberta Botelho (IEL), Marli Armelin (CAS-DEDIC), Ester Dias (IMECC), Rita de Lima (CD) Ana Martins (aposentada)

Potrebbero piacerti anche