Sei sulla pagina 1di 10

Escola de Educao Profissional SENAI Carlos Tannhauser Curso Tcnico Mecatrnica

Norma Regulamentadora 5

Igor Lus Schneider Vincius Lindolfo Schneider

Santa Cruz do Sul, 21 de outubro de 2013.

Igor Lus Schneider Vincius Lindolfo Schneider

Norma Regulamentadora 5

Trabalho de pesquisa sobre a Norma Regulamentadora 5 (NR5) apresentado ao curso Tcnico em Mecatrnica da Escola Carlos Tannhauser para aprovao do mesmo.

Orientador: Fernando Alexander

Santa Cruz do Sul, 21 outubro de 2013. 2

Sumrio

INTRODUO .......................................................................................................................................... 4 OBJETIVO ................................................................................................................................................. 5 DA CONSTITUIO .................................................................................................................................. 5 ORGANIZAO ........................................................................................................................................ 5 A CIPA TER POR ATRIBUIO: ............................................................................................................... 6 CABE AOS EMPREGADOS: ....................................................................................................................... 7 TREINAMENTO ........................................................................................................................................ 7 MAPA DE RISCO....................................................................................................................................... 7 ELABORAO DO MAPA DE RISCO ......................................................................................................... 8 POSIO IDEAL PARA COLOCAR O MAPA DE RISCO ............................................................................... 8 CONCLUSO ............................................................................................................................................ 9 REFERENCIAS ......................................................................................................................................... 10

INTRODUO

A pesquisa se trata da Norma Regulamentadora 5 mais conhecida como NR5, que abrange os conceitos necessrio para que seja efetuada corretamente todas as regras exigidas.

As empresas privadas, pblicas e rgos governamentais que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento uma Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CLT Artigo 164 Inciso 5.6|5.6.1|5.6.2|5.7|5.11 e Artigo 165 inciso 5.8), que composta pela NR5.

OBJETIVO

A Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador.

DA CONSTITUIO

Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados.

As regras contidas nesta NR aplicam-se, no que couber, aos trabalhadores avulsos e s entidades que lhes tomem servios, observadas as disposies estabelecidas em Normas Regulamentadoras de setores econmicos especficos.

As empresas instaladas em centro comercial ou industrial estabelecero, atravs de membros de CIPA ou designados, mecanismos de integrao com objetivo de promover o desenvolvimento de aes de preveno de acidentes e doenas decorrentes do ambiente e instalaes de uso coletivo, podendo contar com a participao da administrao do mesmo.

ORGANIZAO A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados, as alteraes disciplinadas em atos normativos para setores econmicos especficos.

- Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes sero por eles designados.


5

- Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, sero eleitos em voto secreto. - O mandato dos membros eleitos da CIPA ter a durao de um ano, permitida uma reeleio. - O empregador dever garantir que seus indicados tenham a representao necessria para a discusso e encaminhamento das solues de questes de segurana e sade no trabalho analisadas na CIPA. - Os membros da CIPA, eleitos e designados sero empossados no primeiro dia til aps o trmino do mandato anterior. - A CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder ser desativada pelo empregador, antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto no caso de encerramento das atividades do estabelecimento.

A CIPA TER POR ATRIBUIO:

- Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a

participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; - Elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho;
-

Realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e condies de trabalho

visando a identificao de situaes que venham a trazer riscos para a segurana e sade dos trabalhadores; -Avaliao do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situaes de risco que foram identificadas; - Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; - Requisitar ao empregador e analisar as informaes sobre questes que tenham interferido na segurana e sade dos trabalhadores;

- Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT;

CABE AOS EMPREGADOS:

-Participar da eleio de seus representantes;

-Colaborar com a gesto da CIPA; - Observar e aplicar no ambiente de trabalho as recomendaes quanto a preveno de
acidentes e doenas decorrentes do trabalho.

TREINAMENTO -O treinamento de CIPA ser realizado no prazo mximo de trinta dias, contados a partir da data da posse.

-O treinamento ter carga horria de vinte horas, distribudas em no mximo oito horas dirias e ser realizado durante o expediente normal da empresa.

MAPA DE RISCO

Serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnstico da situao da empresa ou do setor analisado. Visa tambm estimular as aes de preveno na empresa. Estimular a conscientizao, fazendo com que aps o conhecimento dos riscos os funcionrios passem a se cuidarem mais pela prpria segurana.

ELABORAO DO MAPA DE RISCO

A elaborao do Mapa de Risco de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT (onde houver). Sendo assim, qualquer uma dessas podem fazer e assinar o documento.

O ideal que seja feito em parceria. E mesmo quando no for feito em parceria, o nome da CIPA dever constar no documento para que seja cumprido o item da NR mostrado acima.

O Mapa de Risco pode ser completo ou setorial.

POSIO IDEAL PARA COLOCAR O MAPA DE RISCO

Aps ser discutido e aprovado pela CIPA, o Mapa de Risco deve ser colocado no local analisado. De preferncia um local que seja de fcil visualizao e acesso aos trabalhadores.

CONCLUSO

Conclumos que a segurana das entidades e trabalhadores das industrias, dada pela Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA). Tem o papel de preservar a sade e bem estar dos empregados.

A CIPA emprega a Norma regulamentadora 5 (NR5), onde fornece regras indispensveis para empresas e industrias de pequeno e grande porte.

A CIPA tambm obriga toda indstria, no importa nmero de funcionrios ou agrupamento, que tenham um mapa de risco, sendo indispensvel.

O mapa de risco deve ser colocado em um lugar aonde todos empregados possam ver e visar o risco que correm no ambiente de trabalho.

REFERENCIAS

NETO,2012, Nestor Waldhelm http://segurancadotrabalhonwn.com/o-que-e-mapa-de-risco/ 19 de outubro,2013 GUIA TRABALISTA http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr5.htm 18 de outubro,2013 WIKIPDIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Norma_Regulamentadora 20 de outubro,2013 MINISTRIO DO TRABALHO E DO EMPREGO http://portal.mte.gov.br/legislacao/normas-regulamentadoras-5.htm 20 de outubro,2013

10

Potrebbero piacerti anche