Sei sulla pagina 1di 42

CARLOS CHAGAS TODA

Treinamento completo FUNDAO CARLOS CHAGAS YURI MARINHO Interpretao de Texto Carlos Chagas Diz-se habitualmente que uma das desvantagens dos pases subdesenvolvidos de hoje o efeito de emulao. Tendem a imitar prematuramente os hbitos de consumo dos pases ricos, e com isso desviam para o consumo recursos que deveriam empregar para aumento do capital produtivo. Mas j o professor Wallich lana uma nesga de dvida sobre essa tese. Talvez a nsia de adquirir artefatos de luxo o rdio, a televiso ou o automvel provoque um enorme aumento do esforo do trabalhador, despertando-lhe a ambio de apurar o seu treinamento tcnico e tornar-se mais eficiente e produtivo, a fim de conseguir dinheiro para acesso ao suprfluo. Donde ser possvel que o consumo de bens dispensveis venha a facilitar a absoro de tecnologia, e, por via indireta, provocar aumento de produtividade e acelerar a formao de capital. * Emulao (rivalidade, competio, concorrncia) * Nesga (pedao de qualquer espao) 1. Segundo o texto, o efeito de emulao nos pases subdesenvolvidos. a) tende a limitar a aquisio dos bens de consumo. b) compromete, a longo prazo, o aumento do capital produtivo. c) constitui-se numa imitao prematura que em nada favorece a economia. d) talvez concorra para melhorar o desempenho dos trabalhadores. e) implica num desprezo pelo suprfluo e, com isso, leva ao aumento do capital produtivo. 2. A propsito do texto I, preencha os parnteses com V (verdadeiro) ou F (falso): A seqncia correta : a) O professor Wallich condena, nos pases subdesenvolvidos, o desvio para o consumo de recursos que deveriam ser usados para aumentar o capital produtivo. b) A imitao dos hbitos dos pases ricos, por parte dos pases subdesenvolvidos, seria prematura por estes ltimos visarem ao aumento do capital produtivo em detrimento do consumo. c) Eficincia e produtividade s ocorrem quando os pases subdesenvolvidos imitam os hbitos de consumo dos pases ricos. d) Nem sempre a absoro de tecnologia e o aumento da produtividade decorrem apenas da destinao de recursos para o aumento do capital produtivo. a) FVFV b) FFVV c) VFFV d) FFFV e) VFVV 3. Segundo o texto, os pases subdesenvolvidos so mulos dos pases ricos, ou seja, a) deles desconfiam. b) com eles se parecem. c) deles se aproximam. d) com eles competem. e) deles se afastam. A dificuldade de criar regimes democrticos em pases rabes decorre de fatores histricos e culturais, mas se agrava hoje em dia em razo de dois aspectos. De um lado, existe um estado permanente de beligerncia, pela vizinhana com Israel, o que tende a concentrar o poder nas mos de um lder ou de

um grupo. O constante clima de guerra, alm do mais, torna prioridade o fortalecimento do Exrcito, do servio de inteligncia, da polcia secreta, da guarda nacional, instituies que tambm servem para conter aspiraes populares malvistas pelos dirigentes. De outro lado, a comunidade rabe dividida pela glria e pela desgraa do petrleo. Quem tem senta-se sobre ele. Quem no tem usa sua influncia junto aos pases ricos em petrleo para garantir investimentos e ajuda externa. Assim, tanto os competrleo quanto os sem-petrleo, excessivamente amarrados dependncia do capital externo, tendem a ignorar as demandas internas por maior participao popular. (Veja, 19 de setembro de 2001.) 4. O texto apresenta como tema principal o (a) a) clima de violncia que impera nos pases rabes. b) dificuldade de implantar a democracia em pases rabes. c) diviso dos pases rabes pela glria e pela desgraa do petrleo. d) dependncia de pases rabes ao capital estrangeiro. e) estratgia de manuteno do poder nos pases rabes. 5. De acordo com o texto, causa de um estado permanente de beligerncia nos pases rabes o (a): a) concentrao do poder nas mos de um lder ou de um grupo. b) fortalecimento de instituies que servem para conter aspiraes populares. c) vizinhana com Israel. d) diviso da comunidade rabe pela glria e pela desgraa do petrleo. e) auto-suficincia dos com-petrleo. 6. A propsito do texto, afirma-se, das afirmaes acima, est(o) correta(s) apenas I. Os sem-petrleo so mais sensveis que os com-petrleo aos apelos da populao rabe por uma maior participao poltica. II. A diviso dos pases rabes entre os que tm e os que no tm petrleo alimenta-lhes o interesse pela democracia. III. O fato de que uns tm petrleo, e outros no, agrava entre os pases rabes a dificuldade de criar regimes democrticos. a) I b) II c) III d) I e II e) I e III 7. As diferentes pocas so mais facilmente rotuladas quando coloridas de siglas e apelidos, quando tendenciosamente hierarquizadas, quer pela autoconscincia que uma gerao tem do momento em que vive, quer pela viso que, deste momento, possuir um grupo pstero de analistas. Infere-se do texto que (A)) tanto as geraes atuais quanto as vindouras aliceram-se em fatores subjetivos para a rotulao das pocas. (B) h um grupo pstero de analistas cuja funo consiste em criticar o lado negativo de cada poca. (C) tendenciosamente hierarquizadas, as diversas pocas alimentam-se da autoconscincia das geraes que nelas vivem. (D) existe uma autoconscincia capaz de estabelecer confronto entre uma poca e outra. (E) o colorido das siglas e apelidos hierarquiza e rotula as tendncias das diferentes pocas.

1- TEMA: PREDICAO VERBAL OU TRANSITIVIDADE VERBAL METODOLOGIA. As questes abaixo tratam das noes de transitividade verbal: intransitivos, transitivos e de ligao. Na maioria dos casos, a questo envolve o verbo transitivo indireto com verbo transitivo direto. Nesse caso, identifique a transitividade dada e proceda analogia com os verbos dados na questo, ou seja, sendo o verbo transitivo direto, sua resposta ser um verbo transitivo direto; sendo indireto, sua resposta ser um indireto tambm. QUESTES COM TRANSITIVOS DIRETOS Metodologia A) Retire os verbos preposicionados e os de ligao: ser; estar; ficar; permanecer; parecer; continuar; tornar-se; virar; andar; acabar. Lembrem-se: tais verbos s so de ligao se trouxerem predicativo do sujeito. B) Use a voz passiva, pois se o verbo for para passiva, ele transitivo direto.

Treinamento 1. O surgimento da impresso trouxe um novo paradigma. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est na frase: (A) "Assim nasceram as condies para o atual estado de inovao permanente ..." (B) ... define de maneira singular o atual momento ... (C) "Vivemos em estado permanente de inovao ..." (D) ... ocorrem em intervalos de poucos anos. (E) Com a escrita, o aprendizado tornou-se mais fcil. 2. ...elas tambm causam impactos significativos na agricultura e na sade. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A)... grandes pinheiros brotam por toda parte. (B)... mas que chegaram ao Brasil ... (C)... e aqui encontraram espao. (D)... o bfalo e o pinus so apenas espcies exticas. (E)... e competindo com elas por alimento. 3. Orientalismo gerou uma subdisciplina acadmica ... A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) ... sua crtica incapacidade do Ocidente [...] ecoa, afinal, em seus estudos ... (B) ... aps batalhar por uma dcada contra a leucemia ... (C) ... ltimas escolas coloniais que treinavam a elite nativa nos imprios europeus ... (D) A noo de que tudo no passava de efeito lingustico... (E) ... onde trabalhou de 1963 at sua morte ... 4. ... que por essas e outras heresias acabou seus dias na fogueira. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento (A) ... que existia nos cus. (B) A conseqncia dessa descoberta foi profunda. (C) Galileu iniciou uma nova tradio astronmica, a da caa aos mundos. (D) ... de que, com telescpios mais poderosos, novos mundos seriam descobertos. (E) O mistrio, no entanto, permanecia.

5. ...o economista americano Jeremy Rifkin causou polmica com seu livro... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) ... que a era do emprego estava com os dias contados. (B) Mas nem todos concordam com os prognsticos ... (C) ... que o problema no to simples. (D) ... acabou com as limitaes de tempo e espao. (E) ... que perderam seus empregos devido a mudanas na tecnologia. 6. Na prtica, essa mistura gera infinitas possibilidades. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) A arte, apesar de bela, tambm no fcil ... (B) ... quando a esttica surgiu na Antigidade ... (C)...o trao de unio entre arte e cincia reside exatamente nesse ponto. (D) ... que logo abandonaram as cenas sem profundidade do perodo clssico ... (E) Bem-humorado,brincava com as idias da matemtica. 7. ...eles investem contra carros, casas e, s vezes, vilas inteiras ... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) ... ficaram mais agressivos ... (B) Aps estudar manadas na sia e na frica ... (C) ... que a espcie sofre de um distrbio psicolgico bem conhecido entre os seres humanos ... (D) ... que deixa esses animais propensos depresso e agressividade excessiva. (E) ... que inclui o homem, o chimpanz e o golfinho. 8. O ensasta venezuelano Fernando Bez traa um assustador painel histrico da eliminao de bibliotecas... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) Os livros so objetos frgeis. (B) ... e sua obra um exaustivo inventrio da destruio cultural. (C) ... o Iraque concentra peas de numerosas civilizaes antigas... (D) ... que estariam entre os primeiros livros da histria. (E) ... o primeiro grande memoricdio do sculo XXI aconteceu no lugar... 9. A ocupao dessas reas provoca um fluxo crescente de gua doce... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) ... e trabalha em regies costeiras... (B) As algas so parte da vida marinha... (C) ... que vivem com pouco oxignio... (D) ... que bloqueia a luz do sol... (E) ... eles servem de abrigo para 2 milhes de espcies... 10. ... desempenham um papel fundamental na cultura brasileira. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) Mas so menores diante do qu? (B) onde quer que seja esse lugar (C) ... nunca floresceu uma cano popular... (D) Machado de Assis, como de costume, intuiu admiravelmente tudo. (E) Morre consagrado...

11. Agora, voc j viu coisa mais mineira... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento est na frase: (A) Do vrtice do M cai a espumarada... (B) ... que a prpria Minas... (C) ... que subvertem a razo natural... (D) Se estamos no rio Doce... (E) ... cheguemos ilha irnica do Talaveira... 12. Esse cenrio diminui a quantidade de peixes e outras espcies marinhas. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima est na frase: (A) ... o Mar Bltico fica com a aparncia de lama malcheirosa em partes do litoral da Sucia. (B) ... e algumas pessoas tm dificuldade para respirar. (C) ... esse fenmeno acontecia em mdia a cada dez anos ... (D) Mars vermelhas so sinal de oceanos doentes. (E) ... que vivem junto costa ...

QUESTES COM TRANSITIVOS INDIRETOS

Metodologia: retire os verbos transitivos diretos e os intransitivos. Para os intransitivos, observe os adjuntos adverbiais de modo, tempo, lugar e causa. 1. rgos pblicos, entidades no-governamentais e at mesmo internautas engajados aderiram novidade ... . A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima : (A) ... e, cada vez mais, interagem com as chamadas redes sociais. (B) Alguns movimentos ecolgicos nasceram em redes... (C) Seu sucesso impulsiona o debate sobre o uso de redes sociais na internet ... (D) ... intensificando contato direto com eles. (E) ... que o governo havia fraudado as votaes. 2. Da qual as empresas dependem cada vez mais .... O verbo que exige o mesmo tipo de complemento est na frase: (A) ... a Regio Sudeste ainda responde por mais da metade do PID nacional. (B) ... j majoritrio nos quatro estados da regio. (C) ... a mudana da vocao regional significa a perda de vagas fixas. (D) ..... a fora do consumo do sudeste ainda cria muitas oportunidades. (E) ... a interiorizao do desenvolvimento uma tendncia irreversvel... 3. Qualquer um que no concordasse com suas regras de comportamento., o verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o do grifado acima esta na frase: (A) ... em que os primeiros grupos humanos louvavam a natureza com os seus rituais pagos. (B) ... no sculo IV, magia e superstio eram costumes bastantes populares. (C) Os homens daquela poca viviam mais prximos dos seus Deuses. (D) Superstio virou sinnimo de ignorncia ... (E) ... a religio trata da vida espiritual. 4. Uma poltica de distribuio de renda necessariamente tirar de alguns ... O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado acima est na frase: (A) o seu mau-humor imediatamente se manifesta... (B) torna esse conjunto um ser dotado de vontade. (C) no segue regras econmicas bsicas.

(D) produziram regimes totalitrios com milhes de mortos. (E) a especulao obedece precisamente a esse jogo de interesses.

QUESTES COM COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL

Metodologia 01 1 passo - Se o substantivo abstrato vier com a preposio DE, pode-se ter ADJUNTO ADNOMINAL ou COMPLEMENTO NOMINAL. 2 passo - Para diferenciar essas funes, observe que: a) Complemento nominal um termo sempre passivo, ou seja, sofre a ao inclusa no nome.

b) Adjunto adnominal termo ativo, ou seja, pratica a ao e ainda pode: Indicar especificidade Indicar posse Ser substitudo por um adjetivo se for locuo adjetiva.

Metodologia 02 1 Se a preposio NO for DE, a funo complemento nominal e continua sendo termo passivo. 1. A ocupao do cerrado por agricultores provenientes de outras reas ... O mesmo tipo de regncia assinalado acima S NO se configura no segmento grifado em: (A) graas ao investimento em novas tecnologias. (___________________________________________) (B) nas condies de vida de milhes de brasileiros. (___________________________________________) (C) o ingresso de centenas de milhes de pessoas. (___________________________________________) (D) a expanso do comrcio. (___________________________________________) (E) por uma combinao de aes (___________________________________________)

polticas

empresariais.

2. Em: ... foi permitido o acesso ao campo pela entrada ... O termo grifado exige o mesmo tipo de complemento em: (A) No foi divulgada a resoluo do governo ... (___________________________________________) (B) O anncio do jornal era claro ... (___________________________________________) (C) O entendimento da questo passava (___________________________________________) (D) A resposta do povo aos polticos foi imediata ... (___________________________________________) (E) O amor de pai no pode ser substitudo .... (___________________________________________) .

pela

lgebra...

2- TEMA: A REGNCIA DOS RELATIVOS Metodologia. As questes abaixo tratam das noes de transitividade verbal e nominal que determinam o uso da preposio antes dos relativos que, qual e cuja. Para responder a tais questes, proceda da seguinte forma: a) Identifique qual o referente do relativo, pois os relativos que, qual, quem e onde s se ligam a referentes antecedentes.

b) Para os relativos cuja ou cujo seu referente logo o substantivo subseqente a eles. Lembremse de que esses relativos no podem ser seguidos de artigos, no existindo, portanto, cujo o; cuja a; cujos os; cujas as. c) O referente , na maioria dos casos, indicado pelo verbo posterior ao relativo. Caso contrrio, o nome quem o determina.

d) Identifique a transitividade do verbo e observe se ele produz preposio. Se produzir, a preposio deve ocupar o espao antes do relativo. O livro ..... que gosto saiu das bancas .. O livro ..... cujo texto gosto saiu das bancas.

Aplicao

1. Na frase Por que chamar de invisvel ou fantstico a esse mundo de que faz parte a caneta esferogrfica (...)?, o elemento sublinhado pode ser corretamente substitudo por: a) a que participa. b) em cujo existe. c) aonde tem funo. d) em que se inclui. e) com cujo interage. 2. ... ela se ope chamada famlia estendida, em que os animais andam em bandos ... A expresso pronominal grifada acima preenche corretamente a lacuna da frase: a) A noo ...... o ncleo familiar garantiria a sobrevivncia da prole propiciou um vnculo pessoal mais forte e duradouro. b) As hipteses ...... se referiam os pesquisadores ainda no haviam sido confirmadas, apesar de todo o material recolhido. c) Ainda no foi possvel obter os resultados dos estudos antropolgicos ...... os pesquisadores sonhavam. d) Arquelogos concluram, a partir de estudos recentes, ...... bastante remota a origem da famlia nuclear. e) Estudos permitem datar de muito tempo atrs a poca ...... se consolidou a ideia de famlia nuclear 3. Est adequado o emprego do elemento sublinhado em: a) A prtica da arte de no fazer nada, qual muita gente se devota, valorizada pela autora. b) A arte de no fazer nada, da qual muita gente se insurge, costuma ser mal compreendida. c) Intil querer combater a arte de no fazer nada, de cuja muita gente praticante e entusiasta. d) No se imagine que a arte de no fazer nada, da qual a autora mostra bem compreender, deva justificar a mera preguia ou indolncia. e) na arte de no fazer nada, com a qual poucos respeitam, que muito gnio acabou encontrando inspirao para suas descobertas.

4. Est correto o emprego da expresso sublinhada na frase: a) Seus seguidores no supem de que o pensamento dele seja to complexo. b) No pode ser absoluta a soberania poltica de cuja o povo deve ser o titular. c) Era grande a preocupao em cuja Rousseau manifestava em relao reforma dos costumes. d) Rousseau no achava de que os males da humanidade poderiam ser sanados por medidas jurdicas. e) Est na admisso de que o povo pode ser enganado, mas no corrompido, uma das contribuies do pensamento de Rousseau. 5. preciso corrigir a redao da seguinte frase: a) Se o indivduo no intervier na vida social, as informaes de que dispe tornam-se inoperantes, no representando ganho de qualquer espcie. b) A fonte das informaes deve ser absolutamente confivel, para que os indivduos no sejam ludibriados e levados a interpretaes errneas. c) Investigar detalhadamente os aspectos em que se envolve a informao, uma condio pela qual o cidado consciente no deve se abster. d) Por meio das perguntas que formula, a autora chama a ateno para as diferentes condies implicadas no processamento das informaes. e) Ao contrrio do que pensa a autora, muitas pessoas julgam que o simples acesso s informaes j evidencia uma sociedade democrtica. 6. Est correto o emprego do elemento sublinhado em: a) O filsofo considerava uma aberrao a leitura de um livro qual nos dispensssemos de contemplar a beleza da natureza. b) Os argumentos dos quais se prende o autor do texto incluem os que ele considera identificados com as chamadas razes do corao. c) Para esses pais, o centro no ser o bero, em cujo o filhinho est dormindo? d) O universo, de cujo a Terra j foi considerada centro, revelou-se mais complexo do que supunham os antigos astrnomos. e) No ser o rosto da amada, de cuja ausncia nos ressentimos, o centro do nosso universo? 7. Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase em: a. O aquecimento progressivo do planeta, do qual tantos encontram razes de pnico, talvez ainda seja reversvel. b. O fundamento cristo, de cujo trata o autor, implica tanto o plano do individualismo humano como o da fraternidade universal. c. O projeto de explorao e domnio da natureza, a que vimos nos dedicando h sculos, gerou danosas conseqncias para o planeta. d. Junto com o fenmeno do desequilbrio climtico associa-se o comprometimento dos nossos recursos bsicos. e. Ao longo dos sculos, onde ocorreram tantos abusos contra o equilbrio natural, o homem mostrouse insensvel aos fundamentos ... 8. ..., haveria em algum lugar a Fonte da Juventude, cujas guas garantiriam pleno rejuvenescimento a quem delas bebesse. Pode-se substituir corretamente o segmento sublinhado, sem prejuzo para o sentido da frase acima, por: a) b) c) d) onde suas guas garantiriam pleno rejuvenescimento a quem lhes bebesse. de cujas guas se garantiria pleno rejuvenescimentos a quem nelas bebesse. em que suas guas garantiriam pleno rejuvenescimento quem delas bebesse. em cujas guas estaria a garantia de pleno rejuvenescimento para quem delas bebesse.

e) de cujas guas estaria a garantia de pleno rejuvenescimento para quem lhes bebesse. 9. Est correto o emprego de ambas as expresses sublinhadas na frase: (A) A popularidade de que goza a astrologia muito maior do que aquela em que desfruta a astronomia. (B) O charlatanismo esotrico uma prtica qual se deve dar incessante combate arregimenta os indivduos em cuja conscincia h espao para a credulidade. (C) Muitos crem que h um arranjo csmico de cujo cada um participa individualmente, mantendo com os astros uma relao na qual atribui sua prpria personalidade. (D) A experimentao cientfica para o qual controle existem rgidos paradigmas no est sujeita irracionalidade com a qual se submetem as "teorias" esotricas. (E) Desde tempos antigos de l aonde vm as crendices mais populares charlates insistem em disseminar "teorias" com que a maioria da populao se apega.

10. Est correto o emprego de ambas as expresses sublinhadas abaixo: (A) O autor do texto, de cuja convico e de que esto os longe do desenvolvimento social, desconfia dos avanos tecnolgicos com os quais muita gente demonstra plena admirao. (B) A modernidade, na qual o autor faz algumas restries, no trouxe o desenvolvimento social pelo qual tantos aspiram. (C) Muita gente acredita de que a tecnologia serve a todos, quando o que os fatos tem demonstrado de que ela acaba servindo aos mesmos privilegiados de sempre. (D) O escritor a cujo nome se faz referncia no texto foi um dos expoentes do movimento abolicionista brasileiro, ao qual aderiram muitos outros homens ilustres do sculo XIX. (E) tal velocidade em cuja vem ocorrendo os avanos tecnolgicos que os homens nem tem tempo de pensar nos excludos, naqueles para quem a velocidade no beneficia.

Antena ligada

1. A forma destacada entre parnteses pode substituir corretamente o elemento sublinhado na frase: a) A importncia de um laboratrio grande, e a de uma biblioteca deve ser equivalente de um laboratrio. (deve s-la equivalente) b) No podemos, por ora, seguir o exemplo de pases avanados, j que nos faltam os meios de que dispem esses pases. (de cujos eles dispem) c) bom reconhecer que os brasileiros tm capacidade de improvisar, mas no se tome essa capacidade como uma panacia. (no se lhe tome) d) d) pena que no se atribua aos bibliotecrios a importncia que a esses profissionais merece ser creditada. (merece sejam-lhes creditada) e) Um bibliotecrio-bibligrafo assume funes pelas quais se atribuem a esse profissional responsabilidades de um professor. (se lhe atribuem)

TEMA: FUNO PRONOMINAL - CARLOS CHAGAS Metodologia Tais questes dizem respeito ao uso dos pronomes o, a, la, lo, na, no e lhe como complemento de terceira pessoa (ele e ela). Em sntese, as questes visam corrigir o uso constante e errado do pronome lhe para verbos transitivos diretos, uma vez que ele (lhe) s pode ser o objeto indireto dos verbos transitivos indiretos ou bitransitivos. a) Observe os verbos transitivos diretos (pergunte o que? ou quem?) e elimine aquele que vier seguido de LHE. 1. (FCC) A substituio da expresso grifada por um pronome correspondente est INCORRETA em: (A) ou de dominar o pincel = de domin-lo. (B) analisa a noo de beleza = a analisa. (C) buscam uma idia fundamental = buscam-lhe. (D) envolvem idias, teorias e hipteses = envolvem-nas. (E) teria influenciado a pintura = t-la-ia influenciado. 2. (FCC) A substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes no segmento, est INCORRETA em: a) continua a provocar irritao = continua a provoc-la. b) a constituir um deslocamento = a lhe constituir. c) batalhar [...] contra a leucemia = batalhar contra ela. d) que treinavam a elite que a treinavam. e) gerou uma subdisciplina acadmica = gerou-a. 3. (FCC) Est INCORRETA a substituio do segmento grifado pelo pronome correspondente na frase: (A) fazem arrecadao de ingressos = fazem-na. (B) no tm plano de manejo = no o tm. (C) focar a ateno nos parques nacionais = foc-la. (D) precisa diversificar sua oferta de atrativos ambientais = diversificar-lhes. (E) O Brasil tem vantagem competitiva = tem-na. 4. (FCC) O segmento grifado est substitudo pelo pronome correspondente de modo incorreto somente em: (A) tem justificativas histricas = tem-nas. (B) a tomar decises = a tom-las. (C) para encontrar plantas exticas = para encontrar-lhes. (D) para enfeitar o palcio de Buckingham = para enfeit-lo. (E) percorria o mundo = percorria-o. 5. (FCC) A substituio do segmento grifado pelo pronome correspondente est INCORRETA em: a) que conta uma histria = que lhe conta. b) devem ter feito o maior sucesso = devem t-lo feito. c) temos defensores = temo-los. d) retratam uma poca especfica = retratam-na. e) definir uma histria em quadrinhos = defini-la 6. "Esses sintomas levam a pessoa a reiniciar o processo." Substituindo os termos sublinhados pelos pronomes adequados, obtm-se, respectivamente, as formas (A) levam-lhe e reiniciar-lhe. (B) levam-na e reinici-lo. (D) levam-na e reiniciar-lhe. (E) levam-lhe e reinici-lo.

(C) levam-a e reiniciar-lo. 8. (TRE) A substituio do termo sublinhado pelo pronome pessoal est correta em todas as alternativas, exceto em: a) b) c) d) e) O governo deu nfase s questes econmicas. Os ministros defenderam o plano de estabilizao. A companhia recebeu os avisos. Ele diz as frases em tom bem baixo. Ele recusou a dar maiores explicaes. O governo deu nfase a elas. Os ministros defenderam-no. A companhia recebeu-os. Ele diz-las em tom baixo. Ele recusou a d-las.

09. (FCC) Sim, a Terra bela, mas tanto j prejudicamos a Terra, julgando a Terra indestrutvel, que o que resta agora buscar preservar a Terra de outras deletrias aes humanas. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima, substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por: (A) prejudicamo-la - a julgando - preservar-lhe (B) prejudicamos-lhe - julgando-a - lhe preservar (C) a prejudicamos - julgando-lhe - preserv-la (D) a prejudicamos - julgando-a - preserv-la (E) prejudicamo-la - a julgando - preservar a ela 10. (FCC). Quando a aranha tece sua teia, ela faz sua teia com fios muito finos, de modo que os insetos no vem esses fios, e no conseguem desvencilhar-se desses fios. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima, substituindo-se os elementos sublinhados, respectivamente, por: (A) faz-lhe lhes vem deles (B) a faz vem eles dos mesmos (C) faz ela os vem deles (D) lhe faz vem-lhes daqueles (E) a faz os vem deles 11. (FCC) Nosso sistema de ensino tem falhas estruturais; para revolucionar nosso sistema de ensino, seria preciso despir nosso sistema de ensino dos dogmas que norteiam nosso sistema de ensino. Evitamse as viciosas repeties do trecho acima, substituindo-se os segmentos sublinhados, respectivamente, por: (A) revolucion-lo despi-lo o norteiam (B) o revolucionar despi-lo lhe norteiam (C) revolucionar-lhe despir-lhe o norteiam (D) revolucion-lo despir-lhe norteiam-no (E) o revolucionar despir-lhe o norteiam 12. O senso comum v o tempo apenas como um constante fluir, no distingue o tempo como um fenmeno complexo, nem considera o tempo como uma realidade interior; muitos chegam mesmo a confundir o tempo com os ponteiros de um relgio. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima, substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: a) lhe distingue - lhe considera - confundi-lo b) o distingue - o considera - confundi-lo c) o distingue - o considera - confundir-lhe d) distingue-o - considera-o - lhe confundir e) distingue-o - lhe considera - confundir-lhe 13. Inesquecvel aquela caixa colorida. Ns abramos a caixa, esvazivamos a caixa, espalhvamos as pecinhas, e depois passvamos a empilhar as pecinhas em formas diversas. Evitam-se as viciosas repeties da frase acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por

a) b) c) d) e)

abramos a mesma - esvazivamos a mesma - lhes empilhar. a abramos - a esvazivamos - empilh-las. abramos-lhe - esvazivamos-lhe - empilh-las. a abramos - esvazivamo-lhe - as empilhar. abramos a ela - esvazivamo-la - empilhar-lhes.

13. O segmento grifado est substitudo pelo pronome correspondente, de modo INCORRETO, somente na expresso: (A) ... iria provocar efeitos devastadores - provoc-los (B) ... pessoas perderiam seu ganha-po - perd-lo-iam (C) ... que discute as grandes tendncias - que as discute (D) ... representar um aumento do trabalho - representar-lhe (E) ... ampliando seu ambiente virtual de trabalho - ampliando-o

16. A forma destacada entre parnteses pode substituir corretamente o elemento sublinhado na frase: a) A importncia de um laboratrio grande, e a de uma biblioteca deve ser equivalente de um laboratrio. (deve s-la equivalente) b) No podemos, por ora, seguir o exemplo de pases avanados, j que nos faltam os meios de que dispem esses pases. (de cujos eles dispem) c) bom reconhecer que os brasileiros tm capacidade de improvisar, mas no se tome essa capacidade como uma panacia. (no se lhe tome) d) d) pena que no se atribua aos bibliotecrios a importncia que a esses profissionais merece ser creditada. (merece sejam-lhes creditada) e) e) Um bibliotecrio-bibligrafo assume funes pelas quais se atribuem a esse profissional respon- sabilidades de um professor. (se lhe atribuem) f) 9. A alternativa que preenche devidamente as lacunas : g) h) Mestre Romo ordenou que ____ o cravo para a sala do fundo, que dava para o quintal:____ preciso ar.(M.A.) i) j) k) l) m) a) lhe levassem lhe era b) levassem-lhe lhe era c) levassem-lhe era-lhe d) levassem-no era-lhe e) lhe levassem era-lhe

CURSO DE PORTUGUS PROFESSOR - YURI MARINHO TREINAMENTO - ELABORADORA FUNDAO CARLOS CHAGAS. TEMA - VOZES BERBAIS METODOLOGIA PARA A PASSIVA DO TEMPO SIMPLES MATEMTICA DO + 1 SER + PARTICPIO (verbo auxiliar no mesmo tempo do verbo da ativa)

1. Transpondo-se para a voz passiva a construo dramatizamos, dentro de ns, todos esses papis , a forma verbal resultante ser: a) so dramatizados. b) tm sido dramatizados. d) vm sendo dramatizados. e) estamos a dramatizar

c) temos dramatizado. 2. Transpondo-se para a voz passiva a construo um artista plstico pesquisando linguagem , a forma verbal resultante ser: a) sendo pesquisada. b) estando a pesquisar. c) tendo sido pesquisada. d) tendo pesquisado. e) pesquisava-se.

3. ... um dia contar a histria filha, depois neta. Transpondo para a voz passiva a frase acima, a forma verbal obtida corretamente : a) seriam contadas. b) haver de ser contada. c) ser contada. d) haveria de ser contada. e) poderiam ser contadas.

4. Se a tendncia se mantiver, teremos cada vez mais... (ltimo pargrafo). Ao substituir o segmento grifado acima por "Caso a tendncia", a continuao que mantm a correo e o sentido da frase original : a) se mantenha, teremos cada vez mais... b) fosse mantida, teramos cada vez mais... c) se manter, teremos cada vez mais... d) for mantida, teremos cada vez mais... e) seja mantida, teramos cada vez mais... 5. ... o indivduo exerce livremente sua atividade . Transpondo a frase acima para a voz passiva, obtm-se a forma verbal (a) exercer. (b) exercida. (c) pode exercer. (d) ter exercido. (e) ter como exercer.

6. Transpondo-se para a voz passiva a frase A privao da substncia produz sintomas, obtm-se a forma verbal: (a) produzida. (b) produz-se. (c) eram produzidos. (d) so produzidos (e) foram produzidos. .

METODOLOGIA PARA A PASSIVA DO TEMPO COMPOSTO MATEMTICA DO + 1 1 VERBO DA ATIVA = 1 VERBO DA PASSIVA (NO MESMO TEMPO E MODO DA ATIVA)

1. Transpondo a frase o diretor estava promovendo seu filme para a voz passiva, obtm-se corretamente o seguinte segmento: a) estava sendo promovido. b) havia sido promovido. c) tinha recebido promoo. d) estaria sendo promovido. e) fizera a promoo.

2. O engajamento moral e poltico no chegou a constituir um deslocamento da ateno intelectual de Said ... Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante : a) se constituiu. d) chega a se constituir.

b) chegou a ser constitudo. c) teria chegado a constituir.

e) chegaria a ser constitudo.

3. Transpondo-se para a voz passiva a frase Cada um pode estar vivendo os seus dramas, a forma verbal ser: a) poder t-los vivido. b) podem estar sendo vividos. c) podem viver-se. d) pode-se viv-los. e) podem-se estar a viv-los.

9. ... tarefa que precisa ser abraada como prioridade ... O verbo que admite a mesma transformao que ocorre no exemplo grifado acima est tambm grifado na frase: a) A melhoria das condies de vida das populaes no planeta exige esforos contnuos. b) Educao de qualidade para todos a chave para um futuro melhor. c) Um tero da populao mundial ainda permanece em estado de pobreza. d) O cumprimento dos ideais da Declarao precisa da ateno de governos e da sociedade civil. e) A Declarao dos Direitos Humanos surgiu em um momento traumtico, aps a II Guerra Mundial. 10. O estudo foi feito com base num conjunto de quatro tmulos coletivos. O verbo que admite a transposio grifada acima est na frase: a) Massacres de famlias inteiras eram aparentemente comuns em pocas remotas da histria da humanidade. b) Segundo os arquelogos, machos aventureiros ficavam em desvantagem em relao queles mais constantes junto s fmeas. c) Uma vantagem evolutiva foi a consolidao de uma famlia com presena constante do pai, como guardio da prole. d) A existncia de uma famlia nuclear garantiu a separao entre a espcie humana e a dos demais primatas. e) Entre algumas espcies de primatas os cuidados com a prole competem exclusivamente fmea. 11. NO possvel a transposio para a voz passiva do segmento sublinhado da frase: (A) Aprecio uma reunio em que h o esforo de inventar possveis de convivncia. (B) O processo eleitoral parece ser o desmentido da humildade necessria para o exerccio da democracia. (C) Mitterrand perdeu as eleies por conta de uma declarao infeliz. (D) As reunies de moradores no obteriam xito caso eles agissem como candidatos numa eleio. (E) As promessas mirabolantes e a retrica vazia vm alimentando o discurso da maioria dos candidatos. 12. A frase cuja transposio para a voz passiva no possvel : (A) Fiquei observando a construo caprichosa da teia da aranha. (B) Os vegetarianos no fiquem aliviados. (C) Tudo isso compe uma trama de vida e morte. (D) Eu teria reservado um melhor arremate para esta crnica. (E) A natureza vai explicitando suas verdades o tempo todo.

Curso de Portugus Professor - Yuri Marinho Treinamento Elaboradora (Fundao Carlos Chagas). Tema - Irregularidade verbal
METODOLOGIA PROCESSO LINEAR (HOMOGNEO)

A) De presente para presente independente do modo. B) De passado para passado independente do modo. C) De futuro para futuro independente do modo. PROCESSO NO LINEAR (HETEROGNEO)

A) Presente para Presente, Passado, Futuro. B) Imperfeito do subjuntivo (SSE) e Futuro do pretrito do indicativo (RIA).

APLICAO

1. (FCC) Os tempos verbais esto corretamente articulados na frase: a) Para que a discusso sobre o tema pudesse ser feita em bases mais slidas, ser vital avanar para uma definio mais rigorosa. b) Para que uma discusso sobre o tema venha a ser feita em bases mais slidas, vital que se avanaria para uma definio mais rigorosa. c) A cesta de bens incluiria, nesse caso, apenas os alimentos mnimos necessrios para que a pessoa permaneceria viva. d) Teoricamente, quem estiver abaixo da linha de indigncia no ter conseguido sequer sobreviver. e) Teoricamente, quem estivesse abaixo da linha de indigncia no conseguiria sequer sobreviver. 2. (FCC) Os tempos verbais esto adequadamente articulados na frase: a) As mulheres muito lutariam para que possam ter seus direitos respeitados. b) Esses valores se instituram na prtica, e s muito depois houveram sido formalizados. c) Firma-se o senso do que justo proporo que passassem os anos. d) So de se elogiar as alteraes apresentadas pelo Cdigo que recentemente se lanou. e) Coube s mulheres lutar para que sejam reconhecidos os direitos que lhes negssemos. 3. (FCC) Est adequada a articulao entre os tempos verbais na frase: a) Caso venha a ser considerado nocivo comunidade, o programa Nheengatu dever ter sido proibido pelas autoridades. b) A menos que fosse nocivo o contedo veiculado pelo programa Nheengatu, no h razes para que se o houvera proibido. c) Se o contedo veiculado pelo programa Nheengatu vier a se revelar nocivo, s assim se pudesse cogitar de proibir sua transmisso. d) No caso de que o programa Nheengatu se caracterizasse por transmitir ideias nocivas comunidade, cabe cogitar sua proibio. e) A menos que o contedo veiculado pelo programa Nheengatu possa ser considerado nocivo comunidade, no h razes para que se venha a proibi-lo.

4. (FCC) Os tempos e modos verbais esto corretamente articulados na frase: a) um contra-senso interpretativo quando afirmarmos que o princpio da soberania absoluta do povo tinha origem em Rousseau. b) Foi um contra-senso interpretativo quando afirmramos que o princpio da soberania absoluta do povo ter origem em Rousseau. c) Seria um contra-senso interpretativo se afirmssemos que o princpio da soberania absoluta do povo teve origem em Rousseau. d) Ser um contra-senso interpretativo se afirmssemos que o princpio da soberania absoluta do povo haver de ter origem em Rousseau. e) um contra-senso interpretativo quando afirmvamos que o princpio da soberania absoluta do povo tem tido origem em Rousseau. 5. (FCC) Est inteiramente adequada a articulao entre os tempos e os modos verbais na frase: a) Espera-se que dos trs grandes debates promovidos pela RDLI resultem propostas prticas, que venham a reforar o direito liberdade de imprensa. b) Ainda que houvesse uma absoluta liberdade para a circulao de ideias e de informaes, ser necessrio lutar para que nada a ameaasse. c) Se a liberdade de imprensa fosse um direito apenas dos jornalistas, cada vez que se desrespeite a liberdade de imprensa a sociedade no ter como reclamar. d) Enquanto os jornalistas pensarem apenas em seus prprios interesses, no haveria como resguardar o direito da sociedade livre informao. e) No caso de vir a ser desrespeitado o direito social livre informao, jogara-se fora uma das principais caractersticas das democracias modernas. 6. (FCC) Est inteiramente correta a articulao entre os tempos e modos verbais da frase: a) A pesquisa de Johnson analisou um fenmeno que constitusse uma verdadeira obsesso que caracterize o homem moderno: o fascnio pela TV. b) Caso fiquemos muito tempo no zapping, estaramos demonstrando certa agitao ntima que caracterizasse nosso estado de insatisfao. c) Sugere-se, nessa pesquisa, que o fato de nos aprisionarmos em nossa sala de TV fosse o responsvel pela nossa predisposio a que cometramos atos violentos. d) Mesmo que no apresente grandes novidades em relao a pesquisas j realizadas, a de Johnson d corpo tese de que a exposio contnua tela de TV torna-nos mais violentos. e) Se de fato vissemos a nos contentar com o que somos, as inmeras janelas abertas pela TV no tero a mesma fora de atrao que as pesquisas demonstrassem. 7. (FCC) Est adequada a correlao entre os tempos e os modos verbais na frase: a) Fosse qual fosse a qualidade dos professores, a escola despertaria interesse quando carregasse consigo uma promessa de futuro. b) A capacidade de os adolescentes virem a inventar seu futuro teria dependido dos sonhos aos quais ns renunciaremos. c) Seria desejvel que a escola no apenas d ressonncia aos anseios pelo mercado de trabalho, mas que tambm alimente as aspiraes dos estudantes. d) medida que os adolescentes procurassem, nas entrelinhas das nossas falas, as aspiraes que ocultaramos, iro se deparar com sonhos frustrados. e) Quem vier a comparar os jovens de hoje com os da gerao passada haveria de concluir que os adolescentes de agora devam sonhar muito menos.

8. (FCC) Est correta a articulao entre os tempos verbais na seguinte frase: a) Afirma o autor que as reflexes que desenvolveu ao longo do texto haveriam de lhe ocorrer poca do ltimo carnaval. b) Se o carnaval pago pudesse ter mantido todas as suas primitivas caractersticas, talvez tenhamos um exemplo de liberdade absoluta. c) preciso que, to logo surjam ameaas nossa liberdade, nos valhamos das leis para garantir nosso direito ao pleno exerccio dela. d) Se no houvesse qualquer autoridade, mesmo os anarquistas mais convictos acabaro por constituir alguma forma de ordenao. e) As normas sero rigorosamente seguidas pelos participantes do desfile, mas nem por isso empanaram o brilho do espetculo. 9. (FCC) Est correta a articulao entre os tempos verbais na seguinte frase: a) Ainda que chimpanzs demonstrem algumas aptides semelhantes s nossas, nenhuma equivalia ao desinteressado altrusmo humano. b) To logo se admitiu a premissa de Ernest Mayr, deslocara-se o foco principal dos estudos de primatologia. c) Uma vez que haja pacincia para aguardar resultados promissores, o imediatismo ser relegado a um segundo plano. d) Se houvesse altrusmo em outras espcies, perde-se um forte argumento em favor do diferencial humano. e) Caso os chimpanzs disponham de um nvel elevado de cognio, no h por que considerar que no pudessem compor sinfonias. 10. (FCC) Est correta a articulao entre os tempos verbais na seguinte frase: a) A cada vez que surge um novo suporte de informaes, ter-se-ia a impresso de que ele se revelasse o mais seguro e mais duradouro. b) Caso fosse outro o tema do congresso realizado em Veneza, o autor, amante dos livros, provavelmente no o havia tomado para comentar. c) Ter sido uma surpresa para muita gente inteirar-se do fato de que, antigamente, livros se confeccionaro com papel feito de trapos. d) O autor nos lembra que as velhas fitas cassetes, com o uso constante, enrolavam-se e mascavam-se, o que logo as tinha tornado obsoletas. e) Talvez a ningum ocorresse, antes de ler esse texto, que a durabilidade dos velhos livros pudesse ser reconhecidamente superior dos novos suportes. 11. (FCC)... que os cidados participem nos negcios pblicos ... O verbo flexionado no mesmo tempo e modo que o grifado acima esta na frase: (A) ... s quais os textos se submetem ... (B) que os cidados tenham pelo menos boas noes do processo legislativo ... (C) ... como e quando devem nele intervir ... (D) ........que permitiu aos homens, cada vez mais, uma elaborada adaptao ao meio ambiente ... (E) e continua sendo o grande diferencial na historia evolutiva da humanidade. 12. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: a) b) c) d) e) ... E quem disse que... ... queremos mais velocidade . ... deixam as coisas mais rpidas . ... cujos sintomas seriam a alta ansiedade. Os primeiros modelos se moviam a vinte centmetros.

Curso de portugus Professor - Yuri Marinho Treinamento - Elaboradora Fundao Carlos Chagas. Tema - Irregularidade verbal
METODOLOGIA - Verifique se o verbo irregular dado derivado; retire o prefixo para achar o primitivo e avalie se a forma resultante est flexionada devidamente.

1. (Carlos Chagas) O verbo grifado est corretamente flexionado na frase:


(A) Um dispositivo legal preveu a deteno do suspeito e a apreenso do material contrabandeado. (B) Aquelas decises judiciais, embora polmicas, baseiaram-se nos depoimentos constantes do processo. (C) Policiais deteram os envolvidos no conflito, para o necessrio esclarecimento dos fatos. (D) Diante da situao catica, imporam-se algumas medidas de carter excepcional. (E) Sobrevieram certas reaes inesperadas da populao, diante dos fatos divulgados pela imprensa.

2. (Carlos Chagas) Est correta a flexo de todas as formas verbais na frase:


(A) Giscard contraps s falas de Mitterrand a impresso de que este se pronunciava como se detera o monoplio do corao. (B) A me interviu na discusso, alegando que seu filho era alrgico a plos de animais razo pela qual se indispusera com a dona do cachorrinho. (C) O autor afirma que sempre se comprazeu em participar de reunies em que todos envidam esforos na busca de solues conciliatrias. (D) Se condissessem com a verdadeira prtica democrtica, as campanhas eleitorais no dariam lugar ao discurso que inclui arrogncia na argumentao. (E) Caso Mitterrand contesse o mpeto de sua fala, no houvera de argumentar com tamanha simplificao e to visvel autoritarismo. 3. (Carlos Chagas) As formas verbais esto corretamente flexionadas na frase: (A) Se convirmos em que os fins justificam quaisquer meios, justificar-se-o at mesmo as maiores atrocidades. (B) Quem no exclui os meios anti-ticos em sua conduta inclui a perfdia e a deslealdade como recursos possveis. (C) A menos que distinguamos entre o bem e o mal, no haver como aferir a qualidade tica dos nossos atos. (D) Atos ticos nunca adviram de meios anti-ticos, segundo o que assevera a autor do texto. (E) Eles pressuporam que elas agiriam eticamente, mas os fatos que adviram provaram o contrrio. 4. (Carlos Chagas) Esto corretos o emprego e a forma do verbo sublinhado na frase: (A) Advem de Rousseau as principais formulaes sobre a soberania poltica do povo. (B) A teoria de Rousseau ainda hoje contribue para a anlise das relaes entre o homem e a natureza. (C) Os ingnuos seguidores de Rousseau no se deteram na complexidade de seu pensamento. (D) Em seu tempo, Rousseau interviu radicalmente na formao do pensamento democrtico. (E) So grandes os esforos que o complexo pensamento de Rousseau sempre requereu de seus intrpretes. 5. (Carlos Chagas) Todas as formas verbais esto corretamente flexionadas nas frases: (A) Se todos se detessem mais do que um instante, um sonho seria mais que um sonho. (B) Como nunca te conviu sonhar, deduzo que sejas feliz.

(C) O cronista prov de sonhos sua vida, ainda que sejam fugazes. (D) De onde proviram as gravatas, que se ostentam to vaidosamente? (E) Ah, se retssemos por mais tempo os sonhos que valham a pena sonhar... 6. (Carlos Chagas) O verbo corretamente flexionado est grifado na seguinte frase: (A) Muitos historiadores propuseram-se a esclarecer os limites exigentes entre religio e magia. (B) Todos aqueles que crm na fora dos talisms sentem-se em segurana ao us-los. (C) Era importante para o homem primitivo que os feitios desfazessem possveis perigos. (D) Os homens primitivos anteveram benefcios na pratica de certos rituais supersticiosos. (E) Antigas prticas supersticiosas se manteram ao longo da historia dos povos, em todo o planeta. 7. (Carlos Chagas) Esta correta a flexo de todas as formas verbais na frase: a)Os corruptos nem sempre se desaviaram com as instituies; pelo contrario, muitos souberam us-las em benefcio prprio. b)Em respeito tica, se os interesses particulares se contrapuserem aos pblicos, devem prevalecer estes e, no aqueles. c)Caso no retssemos boa parte dos nossos mpetos destrutivos, nenhuma sociedade conheceria a estabilizao. d)Quando os estados nacionais no intervem nas instituies corrompidas, a ordem social tende a fragilizar-se mais. e)Se tivessem prevalecido as boas causas pelas quais nossos antepassados haveram de lutar, estaramos hoje melhor. 8. (Carlos Chagas) O verbo corretamente flexionado esta na frase: (A) Em sua poca, as ferrovias no satisfazeram plenamente as necessidades de transporte no Brasil. (B) Altos custos de construo e de manuteno das ferrovias interviram como agravantes para seu abandono no pas (C) Ultimamente se retiveram mais os recursos destinados a recuperar as estradas de ferro brasileiras. (D) Empresas interessadas no desenvolvimento dos transportes proviram recursos para a construo de rodovias. (E) Vrios investidores reveram seus projetos para a rea de transporte, direcionando - os para outros setores da economia. 9. (Carlos Chagas) Esta correta a flexo de todas as formas verbais na frase: a) Os corruptos nem sempre se desaviaram com as instituies; pelo contrario, muitos souberam us-las em benefcio prprio. b) Em respeito tica, se os interesses particulares se contrapuserem aos pblicos, devem prevalecer estes e, no aqueles. c) Caso no retssemos boa parte dos nossos mpetos destrutivos, nenhuma sociedade conheceria a estabilizao. d) Quando os estados nacionais no intervem nas instituies corrompidas, a ordem social tende a fragilizar-se mais. e) Se tivessem prevalecido as boas causas pelas quais nossos antepassados haveram de lutar, estaramos hoje melhor. 10. (Carlos Chagas) Est correta a flexo de todos os verbos da seguinte frase: (A) Tudo o que advir de uma experincia esotrica sempre obter, da parte dos cientistas, a ateno e o cuidado de uma verificao objetiva. (B) Os profissionais da quiromancia ou da numerologia no apreciam os consulentes que regateam na hora do pagar o que lhes pedido. (C)) Quando diz que um cientista se "inspira", o autor sugere que ele intui um caminho, que ele se prov de confiana para considerar uma hiptese objetiva.

(D) O esoterismo obstrue o caminho da cincia; a cada vez que manter os incautos distantes das prticas cientficas, estar propagando o irracionalismo. (E) explicvel que creamos em prticas esotricas, pois elas nos fornecem imediatamente explicaes mirabolantes para todos os mistrios.

Estudar um ato revolucionrio. Paulo Freire.

12. ... que os cidados participem nos negcios pblicos ... O verbo flexionado no mesmo tempo e modo que o grifado acima esta na frase: (A) ... s quais os textos se submetem ... (B) que os cidados tenham pelo menos boas noes do processo legislativo ... (C) ... como e quando devem nele intervir ... (D) ........que permitiu aos homens, cada vez mais, uma elaborada adaptao ao meio ambiente ... (E) e continua sendo o grande diferencial na historia evolutiva da humanidade.

13. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: e) E quem disse que... f) ... queremos mais velocidade . g) ... deixam as coisas mais rpidas . h) ... cujos sintomas seriam a alta ansiedade. e) Os primeiros modelos se moviam a vinte centmetros.

- TEMA: Pontuao Carlos Chagas METODOLOGIA. 1. A pontuao est inteiramente adequada na seguinte frase: (A) Essa possibilidade a de repetirmos certos experimentos tantas vezes quantas desejarmos uma das grandes armas da cincia contra o charlatanismo. (B) No cabe a mim, como fsico explicar tamanha atrao: por explicaes de tudo o que est alm do que chamamos fenmenos naturais. (C) Para mim, mais fascinante que as suposies astrolgicas, conduzir-me, do mesmo modo com que se conduziram, os cientistas que me precederam. (D) "Acreditar" nos resultados; eis uma coisa que no passa pela cabea dos cientistas, cuja obstinao, est na comprovao dos fatos. (E) Pergunte-se a cada um, dos que crem na astrologia, se no o seduz a idia que sua personalidade deriva, efetivamente, de um certo arranjo csmico? 2. Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) Se de fato, a vontade geral predominasse, sobre as vontades particulares, as decises polticas, refletiriam mais do que interesses, pessoais ou corporativos. (B) A distino entre as duas vontades feita por Rousseau, pode parecer estranha primeira vista, mas logo, revela-se cheia de sabedoria. (C) Ao se referir infncia dos povos, o pensador francs alude ao homem no estado da pura natureza, longe dos artifcios da civilizao. (D) Os bons leitores, de um grande filsofo, devem evitar que, um pensamento complexo, se torne simplrio, para assim no falsificar sua tese central.

(E) O pessimismo de Rousseau ao qual o autor do texto alude, prende-se ao fato de que, o filsofo genebrino, lamentava os rumos da civilizao. 3. Assinale, na folha de respostas, a alternativa em que o perodo est corretamente pontuado. (A) Repetindo a recomendao o diretor deu um voto, de confiana nos funcionrios, mas poucos se sensibilizaram, com isso. (B) Repetindo a recomendao, o diretor deu um voto de confiana nos funcionrios mas, poucos se sensibilizaram com isso. (C) Repetindo, a recomendao o diretor deu um voto de confiana nos funcionrios, mas poucos, se sensibilizaram com isso. (D) Repetindo a recomendao, o diretor deu um voto de confiana nos funcionrios, mas poucos se sensibilizaram com isso. (E) Repetindo a recomendao o diretor, deu um voto de confiana, nos funcionrios mas poucos se sensibilizaram, com isso.

4. Modificando-se a ordem interna de frases do texto, a pontuao estar correta em: (A) Poderamos lembrar recuando no tempo, que na frica do Sul, o regime do apartheid representou um manifesto escrnio contra a Declarao dos Direitos Humanos. (B) Que tal informao no improcedente por sua prpria experincia, qualquer cidado pode verificar. (C) No Brasil, costuma-se dizer, que h leis que pegame leis que no pegam. (D) Como deixar de reconhecer, a partir de ento, que j no pega a arbitragem da prpria Organizao das Naes Unidas? (E) A contrapelo das decises da ONU se deu a invaso do Iraque: mas confin-la, aos limites do territrio nacional, talvez seja injusto. 5. Est inteiramente adequada a pontuao da seguinte frase: (A) Tive, sim um ataque de pudor, quando olhando-me com a gravata, tomei conscincia de que pretendia ficar elegante com um pano colorido que mecanicamente, amarrara ao pescoo. (B) Tive sim um ataque de pudor quando, olhando-me com a gravata tomei conscincia, de que pretendia ficar elegante com um pano colorido, que mecanicamente amarrara, ao pescoo. (C) Tive, sim, um ataque de pudor quando olhando-me, com a gravata, tomei conscincia, de que pretendia ficar elegante com um pano, colorido, que mecanicamente amarrara ao pescoo. (D) Tive, sim, um ataque de pudor; quando olhando-me com a gravata, tomei conscincia de que pretendia ficar elegante: com um pano colorido que, mecanicamente, amarrara ao pescoo. (E) Tive, sim, um ataque de pudor quando, olhando-me com a gravata, tomei conscincia de que pretendia ficar elegante com um pano colorido que, mecanicamente, amarrara ao pescoo. 6. Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) A distino entre as duas vontades feita por Rousseau, pode parecer estranha primeira vista, mas logo, revela-se cheia de sabedoria. (B)) Ao se referir infncia dos povos, o pensador francs alude ao homem no estado da pura natureza, longe dos artifcios da civilizao. (C) Os bons leitores, de um grande filsofo, devem evitar que, um pensamento complexo, se torne simplrio, para assim no falsificar sua tese central. (D) O pessimismo de Rousseau ao qual o autor do texto alude, prende-se ao fato de que, o filsofo genebrino, lamentava os rumos da civilizao.

(E) Se de fato, a vontade geral predominasse, sobre as vontades particulares, as decises polticas, refletiriam mais do que interesses, pessoais ou corporativos. 7. Est inteiramente correta a pontuao do seguinte perodo: (A) Paralisada pelo veneno da vespa nada pode fazer, a lagarta, a no ser assistir viva sua devorao, pelas larvas, que saem dos ovos ali chocados. (B) Nada pode fazer, a lagarta paralisada, pelo veneno da vespa, seno assistir viva, sua devorao pelas larvas que saem dos ovos, e passam a se alimentar, das entranhas da vtima. (C) A pobre lagarta, paralisada pelo veneno da vespa assiste sem nada poder fazer, sua devorao pelas larvas, to logo saiam estas dos ovos, que, a compulsria hospedeira, ajudou a chocar. (D) Compulsria hospedeira, paralisada pelo veneno da vespa, a pobre lagarta assiste devorao de suas prprias entranhas pelas larvas, sem poder esboar qualquer tipo de reao. (E) Sem qualquer poder de reao, j que paralisada pelo veneno da vespa a lagarta, compulsoriamente, chocar os ovos, e depois se ver sendo devorada, pelas larvas que abrigou em suas entranhas. 8. Quanto pontuao, est inteiramente correta a frase: (A) Certamente, os homens caados pelo czar prefeririam que este, como outros caadores, tomasse como alvo apenas alguma borboleta, ou uma andorinha, ou mesmo um macaco. (B) Macacos, borboletas, e andorinhas, so, para muita gente, interessantes alvos de caa, mas no para o ndio jivaro, nem tampouco, para o czar naturalista. (C) Tanto Rubem Braga em sua crnica, quanto Drummond, em seu poema motivam uma ampla discusso, acerca do que se pode ou no classificar, como uma ao brbara. (D) Nunca ocorreu, ao Sr. Matter, que, um ndio jivaro, tivesse qualquer critrio para escolher aquele, de quem reduziria a cabea. (E) A curiosidade do explorador Matter, no deixava de ser mrbida, mas por vezes, somos levados a apreciar a crueldade, sem pensar no que, esta, significa para a vtima.

9. Quanto pontuao, est inteiramente correta a frase: (A) possvel que entre os leitores, haja os que no concordem com a tese esposada pelo autor; a de que as condies de atuao do neoliberalismo so subjetivas, uma vez que incorporam sonhos de realizao impossvel. (B) O jornalista Elio Gaspari, citado pelo autor, acredita, a julgar pela expresso de sua prpria lavra, que h sujeitos inteiramente excludos do processo civilizatrio, merc do funcionamento da mquina neoliberal. (C) A busca incessante de status empreendida pela maioria das pessoas, faz parte de uma estratgia, segundo a qual, h sempre uma miragem que deve ser perseguida; como se miragens pudessem de repente ganhar corpo. (D) Continuao ou repetio das mesmas violncias no importa o fato que no temos conseguido incluir, a maioria dos cidados, num processo em que houvesse um mnimo de justia, na distribuio das riquezas.

(E) Ao se referir ao seu observatrio psicanaltico o autor expe a perspectiva, segundo a qual, detectou razes de ordem subjetiva, para que a mquina liberal aja em conformidade com uma estratgia alis muito bem planejada. 10. A frase corretamente pontuada : (A) Para proteger, os animais especialmente os silvestres que so cobiados, por seu valor comercial formaram-se grupos de empresrios que se uniram, aos ambientalistas. (B) Para proteger os animais especialmente os silvestres, que so cobiados por seu valor comercial formaram-se, grupos de empresrios, que se uniram aos ambientalistas. (C) Para proteger os animais, especialmente os silvestres, que so cobiados por seu valor comercial, formaram-se grupos de empresrios que se uniram aos ambientalistas. (D) Para proteger os animais, especialmente, os silvestres que so cobiados por seu valor comercial, formaram-se grupos, de empresrios que se uniram aos ambientalistas. (E) Para, proteger os animais especialmente os silvestres, que so cobiados, por seu valor comercial formaram-se, grupos de empresrios que se uniram

8- CONCORDNCIA VERBAL METODOLOGIA E CRITRIOS DAS QUESTES 12341. ORAES EM ORDEM INVERSA (SUJEITO POSPOSTO AO VERBO) ORAAO SUBORDINADA SUBJETIVA (SUJEITO ORACIONAL) PARTCULA APASSIVADORA OU NDICE DE INDETERMINAO VERBO DISTANCIADO DO SUJEITO EM ORDEM DIRETA

O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase: a) E o adulto de hoje, por que no o ..... (demover) desse culto obstinado as evidncias do tempo inexorvel? b) As mudanas que esse culto .... (ter) trazido vm afetando profundamente nosso modo de ser. c) No se ..... (imaginar) que os efeitos desse culto sejam rapidamente eliminados. d) No .... (caber) aos mais velhos alertar os mais jovens sobre a iluso dessa suposta juventude eterna? e) No se .... (propor) aos jovens que esqueam, mas que relativizem os prazeres intrnsecos da juventude. 2. O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna:

a)

No ..... (deve) espantar-nos o fato de que mesmo os grandes insetos no consigam escapar dos fios de uma teia. b) Os desenhos formados pelos fios de uma teia .... (assemelhar-se) trama dos fios de uma rede de pescar. c) ..... (queixar-se) dos incmodos de uma teia quem precisa demov-la do alto de uma cumeeira. d) Tal como as aranhas fazem com seus fios, .... (fazer) com as palavras todo aquele que se dispe a articular um texto com preciso. e) No nos ..... ( caber) atribuir adjetivos como cruis ou maldosos aos atos praticados pelos animais.

3.

O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:

a. Talvez no se ..... (transmitir) aos nossos filhos e netos o legado das nossas melhores conquistas. b. Como grupos humanos, ....-nos (caber) expandir as aes coletivas em nome do bem comum. c. No se .... (dever) apenas aos fatores climticos, em si mesmos, o provvel comprometimento dos nossos recursos bsicos. d. Ao destino dos grupos de que timidamente participamos no ..... (apresentar) quaisquer alternativas o atual modelo de desenvolvimento. e. Caso no .... (ser) da competncia de cada uma as tarefas coletivas, no teramos razes pra esperana. 4. O verbo indicado entre parnteses adotar obrigatoriamente uma forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase: (A) Foi nos anos 80 que ...... (ocorrer) a pesquisa dos estudiosos americanos. (B) ...... (resultar) do excesso de exerccios algumas complicaes para a nossa vida. (C) Mesmo quando ...... (prejudicar-se) com os excessos, o atleta compulsivo os comete. (D) ...... (acarretar) uma srie de malefcios essa ginstica feita de modo compulsivo. (E) Quando ...... (praticar) tantos exerccios, o atleta compulsivo no avalia os efeitos. 5. O verbo entre parnteses devera f1exionar-se, obrigatoriamente, muna forma do p1ural, para preencher de modo correto a lacuna da frase: (A)... lhes (parecer) justo que as instituies sejam manipulveis? (B) Eles, a quem nenhuma instituio jamais... (impor) quaisquer restries, so os que mais reclamam. (C) Caso no se... (assegurar) s minorias o direito de se expressarem, as maioria acabaro exercendo um poder totalitrio. (D) Se no... (vir) a ocorrer, em qualquer sociedade, tantos desmandos institucionais, no haveria a necessidade de tantas organizaes de fiscalizao. (E) por... (disseminar) dios e privilgios que muita instituio acaba desmoralizando a si mesma. 6. (FCC) A frase totalmente correta quanto concordncia : (A) So muitas as reas em que se reconhece as insuficincias no trato da coisa pblica, na maioria das vezes insupervel. (B) Levada em conta a totalidade da questo, tratam-se mesmo de prioridades: realiza-se o que os governantes consideram mais urgente. (C) As mais variadas facetas do problema de preservao do patrimnio de um pas deve ser analisado com equilbrio e apoio tcnico. (D) Deve haver obstculos legais para certas decises, mas existem, certamente, outras medidas para as quais no se apresente impedimento. 7. Quanto concordncia verbal, a frase inteiramente correta : A) Atribuam-se s guas da Fonte da Juventude o poder de rejuvenescimento de quem delas se servisse. B) Quanto mais tende a ganhar expanso os limites da juventude, mais tendem os homens a subestimar a experincia dos mais velhos. C) Preconceitos contra os velhos sempre houveram, sobretudo a partir da excessiva valorizao dos atributos da juventude. D) No se condenem os moos por essa idolatria que, embora os favorea, no nasce como iniciativa deles. E) Destacam-se entre as conseqncias dessa idolatria a excluso dos velhos, injustamente vistos como improdutivos.

8. Quanto concordncia, est inteiramente correta a frase: (A) No ocorrem aos cientistas imaginar que as explicaes dos fenmenos naturais possam ser dadas pelas prticas esotricas. (B) Se conviessem aos charlates demonstrar suas crenas em experimentos de laboratrio, eles seriam os primeiros a faz-lo. (C) A todo cientista, seguindo os passos de seus antecessores e submetendo-se aos procedimentos prprios da cincia, cumprem desmascarar as malcias dos charlates. (D) desejvel que se oponham s "provas" oferecidas pelos charlates a prtica das experincias controladas nos laboratrios. (E) No se recorra s prticas esotricas para que se "provem", sem nenhum rigor, "fatos" que no passam de construes da fantasia e da especulao. 9. H plena observncia das normas de concordncia verbal na frase: (A) Sempre haver os que lucram com quaisquer iniciativas de que resulte algum nus para a imagem da confiabilidade de que merecem as instituies publicas. (B) A crescente disseminao de instituies que trabalham contra os interesses populares constituem um verdadeiro flagelo dos tempos modernos. (C) curioso chamarem- se crime organizado a um tipo de iniciativas que investe, exatamente, contra a ordem social. (D) No aprouvessem aos homens criar instituies, certamente viveramos todos sobre o signo da violncia e da barbrie. (E) Tudo o que tem mostrado as sucessivas civilizaes faz concluir que as instituies servem tanto aos bons quanto aos maus propsitos humanos. 10. (FCC) Assinale a alternativa que no apresenta concordncia verbal condizente com as normas do portugus padro. (A) O exrcito foi ao stio de Canudos no alto serto baiano, a 400 Km de Salvador h quase cem anos, para caar o maior de todos os subversivos do comeo da Repblica, lder de um movimento armado que provocou 20 mil mortes. (B) Fazem 100 anos que Antnio Conselheiro, acossado pelas foras polticas da Bahia, encerrou sua longa peregrinao pelo serto e instalou-se no povoado de Canudos, s margens do rio Vasa-Barris, de onde jamais sairia. (C) Comeou a escrever-se, a, um dos captulos mais amargos e sangrentos da histria do Brasil. (D) A Guerra dos Canudos, ocorrida entre 1896 a 1897, apontada por historiadores como o grande genocdio da histria do pas. (E) Foram necessrias quatro expedies do governo federal para acabar com o arraial tido como foco de sediciosos monarquista.

10 TEMA CORREO DE FRASE 1) Est clara e correta a redao da seguinte frase: A) Viver em crculos fechados o que muita gente gosta apesar de serem pouco beneficiados em razo disto. B) Quando se obedece princpios de igualdade a cidadania de que todos almejamos torna-se no apenas provvel quanto possvel. C) bem melhor gozar de um direito coletivamente do que cada um por si, o mesmo ocorrendo com os demais. D) Verifica-se hoje muitas aes de parceria, onde a meta o desenvolvimento sustentado, alm de ser voltado realizao dos direitos humanos. E) Se h algumas razes para que se tenha deixado de crer na possibilidade de uma sociedade justa, h muitas mais para que se aceite o desafio de voltar a crer.

2) Est clara, correta e coerente a redao da seguinte frase: a) O autor no deixa de considerar algo ridculo a preocupao que tm alguns senhores sexagenrios de se fazer passar por jovens motociclistas. b) Muitas vezes os comerciais de TV previlegiam a imagem dos jovens, em detrimento de como os velhos deveriam agir conforme sua idade. c) Dentre o culto da juventude inclui-se tambm o do corpo, haja visto como proliferam as academias de ginstica tanto como as cirurgias corretivas. d) Como sempre acontece, os antigos gregos fornecem razes de sabedoria para quem imagine que viver bem significa igualmente antepor-se morte. e) Se no ocorresse tamanha abstenso dos valores da velhice, certamente os dotes da juventude seriam valorizados medida em que fossem oportunos. 3. Est clara e correta a redao da seguinte frase: (A) Se bem que os povos se corrompem irremediavelmente, bem antes disso era-se mais capaz de serem mais virtuosos do que ento. (B) As virtudes dos povos os so inatas, mas quem os corrompem ao longo dos sculos a prpria sociedade. (C) Nenhum dos males que haveriam nos povos seriam naturais, caso a sociedade no lhes corrompesse. (D)) Se a sociedade no os viesse a corromper, os povos no perderiam as virtudes de sua infncia e juventude. (E) Lamentam-se que as virtudes da infncia e da juventude dos povos no se mantenhem quando eles acabam por se corromperem. 4. Est clara e correta a redao sobre o texto: a) A divulgao deste texto traz utilidade quem quer que seja interessado no papel que controlam os administradores sobre o dinheiro pblico. b) O texto bastante esclarecedor quanto ao esprito da LRF, que o de disciplinar e regulamentar a gesto de verbas pblicas no Brasil. c) Pretende o autor do texto que fique mais claro, para o leitor, sobre as responsabilidades de gesto das contas que cabem aos seus responsveis. d) til o texto para quem j ouvira falar da LRF no tendo, todavia, informao mais acurada para detalhes como sano ou fiscalizao. e) Mesmo quem j conhecesse a LRF, bom lembrar que o texto discorre adequadamente sobre suas finalidades essenciais e normas de emprego. 5. Est clara e correta a redao deste livre sobre o texto: (A) Muito leitor curioso no deixar de pesquisar o famoso relatrio de que trata o texto, providncia de que no se arrepender. (B) Aos leitores curiosos cabero promover pesquisas para encontrar esse relatrio, com o qual certamente no se devero frustrar. (C) Espera-se que os leitores habituais de Graciliano invidem todos os seus esforos no sentido de ler o relatrio, cujo valor inestimvel. (D) to primoroso esse relatrio que os leitores de Graciliano romancista acharo nele motivos para ainda mais orgulhar-se do mesmo. (E) Sendo pouco comum admirar-se um relatrio de prefeito, vero os leitores de Graciliano que no se trata aqui deste caso, muito ao contrrio. 6) A frase inteiramente de acordo com a norma culta : a) De fato, punies seriam-lhe impostas, caso no se provasse sua inocncia em relao s graves denncias. b) Os relatrios foram-lhe entregues pelos representantes da bancada ruralista.

c) O povo vota muito tempo sob a influncia das elites e dos chefes partidrios. d) A Cmara dos Deputados ficou meia preocupada com as repercues das ltimas votaes nos processos de cassao. e) Apenas 20% dos deputados esto dispostos respeitar as concluses dos relatores dos processos. 7) Est clara e correta a redao da seguinte frase: a) Lamentam-se que as virtudes da infncia e da juventude dos povos no se mantenhem quando eles acabam por se corromperem. b) Se bem que os povos se corrompem irremediavelmente, bem antes disso era-se mais capaz de serem mais virtuosos do que ento. c) As virtudes dos povos os so inatas, mas quem os corrompem ao longo dos sculos a prpria sociedade. d) Nenhum dos males que haveriam nos povos seriam naturais, caso a sociedade no lhes corrompesse. e) Se a sociedade no os viesse a corromper, os povos no perderiam as virtudes de sua infncia e juventude. 8) Est clara, correta e coerente a redao da seguinte frase: a) As grandes descobertas cientficas de Galileu, Kepler, Descartes, Newton e muitos outros, durante o sculo XVII provocaram uma profunda reviso na concepo ocidental do cosmo, j que de um Universo medieval, finito e limitado, passamos a outro muito maior, cuja a fora principal era a gravidade. b) A contratao dos artistas plsticos parintinenses envolvidos com a criao e idealizao das alegorias, das indumentrias individuais e de grupos, apresenta diferentes caractersticas, pois o contrato, estabelece um pagamento total por tarefa executada pelos mesmos, correspondente criao de duas ou mais alegorias. c) Dentre as vrias lendas que houveram durante a Histria da Amaznia, uma das mais persistentes e que mais incendiou a imaginao dos conquistadores foi a do El Dorado, pas fabuloso situado em algum lugar do noroeste amaznico, de cujo se dizia ser rico e cheio de tesouros. d) Em 1720 os portugueses comearam a ouvir falar do tuchaua Ajuricaba, a maior personalidade indgena do vale do rio Negro, sendo que, no comeo, os mesmos no o hostilizaram, pois no esperavam que sua luta se propagasse de forma to organizada, graas as tticas de guerrilha empregadas. e) A Internet, que nunca foi estvel, passa agora por um processo de metamorfose mais acelerado, pois a rede j no se resume a um gigantesco arquivo ou mquina planetria de comunicao, abrigando um crescente nmero de programas que podem ser acessados remotamente pelos usurios. 9) Est clara, correta e coerente a redao da seguinte frase: a) O casamento bem-sucedido entre a eletrnica e a informtica trouxe um monstro que aonde chega e onde passa, interrompe carreiras, destri sonhos, envenena mentes e consome vidas, e este verdadeiro monstro foi o desemprego institucional, o qual prometia que as mquinas que ele geraria substituiria o homem e lhe daria mais tempo para o lazer. b) O casamento bem-sucedido da eletrnica com a informtica, trouxe um verdadeiro monstro, que onde chega e onde passa, interrompe carreiras, destri sonhos, envenena mentes e consome vidas, sendo o mesmo o desemprego institucional, que, ao contrrio, prometia gerar as mquinas, que substituiriam o ser humano no trabalho para dar, a este, mais tempo e lazer. c) Ao invs de inaugurar, como parecia, a to almejada era em que as mquinas assumiriam as funes do ser humano e lhe dariam mais tempo para o lazer, o casamento bem-sucedido da eletrnica com a informtica trouxe o desemprego institucional, um verdadeiro monstro que, aonde chega e por onde passa, interrompe carreiras, destri sonhos, envenena mentes e consome vidas.

d) Em vez de assumir as funes do ser humano para dar a este mais tempo para o lazer, as mquinas, fruto bem-sucedido do casamento da eletrnica com a informtica, trouxe um verdadeiro monstro o desemprego institucional, que onde chega e por onde passa interrompe carreiras, destri sonhos, envenena mentes e consome vidas. e) Um verdadeiro monstro que aonde chega e por onde passa interrompe carreiras, destri sonhos, envenena mentes e consome vidas, foi que o casamento bem-sucedido entre a eletrnica com a informtica gerou, ao produzir o desemprego institucional, ao contrrio do que prometia que as mquinas, fazendo o trabalho do ser humano, daria a este mais tempo para o lazer. 10) Indique o trecho que contm erro de estruturao sinttica: a) O que a sociedade brasileira enquanto sociedade autoritria? uma sociedade que conheceu e conserva a cidadania como privilgio de classe, fazendo-a ser uma concesso regulada e peridica da classe dominante s classes sociais. b) uma sociedade na qual as diferenas e assimetrias sociais e pessoais so imediatamente transformadas em desigualdades, e estas, em relao de hierarquia, mando e obedincia. c) uma sociedade na qual as leis sempre foram armas para conservar privilgios e o melhor instrumento para represso e a opresso, situao claramente reconhecida pelos trabalhadores, quando afirmam que "a justia s existe para os ricos". d) Nessa sociedade no existem nem a idia nem a prtica da representao poltica autntica, o que marca profundamente a vida intelectual e artstica, os intelectuais - na maioria oriundo das classes mdias urbanas - oscilando entre a posio de ilustrados e de revolucionrios, mas sempre fascinados pelo poder. e) uma sociedade, conseqentemente, na qual a esfera pblica nunca chega constituir-se como pblica, donde o fascnio dos tericos pelos modelos tecnocrticos que lhes parecem dotados de impessoalidade necessria para definir o espao pblico. 11. Est clara e correta a redao da seguinte frase: a) Ficou to evidente no texto o quanto Cuba solidria que tem para isso uma notvel vocao. b) Onde a vocao de Cuba realmente notvel est no fator de sua incontestvel solidariedade. c) Amplamente vocacionada para tanto, Cuba tambm j demonstrou, ainda assim, o quanto solidria. d) Cuba j demonstrou, sobejamente, o quanto vocacionada para o exerccio da solidariedade. e) Nunca faltou solidariedade de Cuba a vocao para se mostrar respectivamente notvel nisso. 12. Est coerente, clara e correta a redao da frase: a) J fazem mais de cem anos que Machado de Assis passa-nos lies que, longe de envelhecerem, ainda assim parecem atuais. b) No se deve culpar a Machado por amiudados exageros nas anlises que to implacvel quanto ponderadamente exerce sobre nosso carter. c) Os leitores que vo de encontro s ideias machadianas s o fazem por que identificam-se quase de modo acrtico com as mesmas. d) Ao invs de condenar-se Machado pelo pessimismo de seu pensamento faria melhor quem o louvasse pelo discernimento do mundo real. e) O saldo das anlises que faz Machado do nosso comportamento no alentador para a alma, mas instiga nosso pensamento crtico.

13. Est clara e correta a redao sobre o texto: a) Impressionou-se o autor com estas inceres comerciais que introduzem "velhinhas modernas" nos mesmos. b) Entre dois esteretipos, as imagens dos velhos relutam em representarem as verdadeiras qualidades delas. c) Toda caricatura implica de que os traos retratados so grosseiros, em vista de deformarem a figura assim criada. d) Os valores dos jovens vem triunfando, conquanto a velhice seja subestimada e pouco se atente aos seus atributos. e) O mercado tem uma importncia decisiva para o fato de que, hoje em dia, os velhos apaream na TV como se fossem jovens. 14. Est clara e correta esta nova redao do texto: a) Depreendem-se vrias lies dessa pequena histria narrada por Herdoto. b) Cmbises venceu e assistiu a humilhao do rei egpcio impassvel. c) A filha passou diante do rei egpcio indo fonte em vestes de escrava. d) Era como testemunhasse de sua infncia aquele velho servo do rei egpcio. e) aonde a fora da semente de uma narrativa se expande por muito tempo. 15) Est clara e correta esta nova redao do texto: a) At 400 a.C., os romanos utilizavam caminhos de terra para deslocar-se da sua capital as cidades vizinhas. O ataque gauls de Breno, em 390 a.C., que se revelou desastroso para os romanos, mostrou a ineficcia do sistema defensivo de Roma, devido principalmente a lentido de movimentao das tropas sobre o que eram apenas caminhos pouco aptos para eles se moverem. b) A necessidade de melhor defesa, associada vontade de expanso e de hegemonia sobre a Itlia, levou a Repblica Romana, ainda frgil e ameaada, a pr em questo estruturas escassamente adaptadas a esses desejos. Eram necessrias rotas slidas que permitissem a circulao mais rpida e segura, mas, sobretudo, que facilitassem a mobilidade das tropas. c) A primeira via em territrio do Imprio Romano foi criada em 312 a.C. por pio Cludio Cego, para unir Roma cidade de Cpua e fora denominada Via pia. Em finais da Repblica, o conjunto do territrio da pennsula italiana estava dotada com grandes arterias, ostentando cada rota o nome do censor que a criara. Essas vias no estavam pavimentadas, salvo no interior das cidades. d) Os romanos destacaram-se como engenheiros. Suas obras estenderam-se por todo Imprio, e grande parte da divulgao se deveu a extensa rede viria. Apesar de no oferecer o conforto do asfalto dos dias de hoje, dado que as rochas de basalto no proporcionam grande continuidade e suavidade ao terreno, a verdade que, essas rochas encontram-se 2.000 anos depois, ainda bem fixadas nos percursos.

e) O fato de as rochas das vias romanas estarem fixas at hoje deve-se, provavelmente, a tcnica de preparao do terreno, no qual eram colocadas vrias camadas de materiais para assegurar a sua estabilidade e, s no final, era feito, com as rochas, a cobertura. Essas vias so, atualmente, protegidas como patrimnio mundial. A grande extenso da cobertura oferecida pelas estradas romanas deu origem ao ditado popular "todos os caminhos levam Roma". 16. Est coerente, clara e correta a redao da frase: a) Marcelo Coelho, jornalista, no hesitou a contrapor- se com seus colegas de imprensa, nos quais surpreende uma dose exagerada de pessimismo, com o qual no haveria remisso possvel.

b) Provavelmente Marcelo Coelho j se havia sentido alvo de mofa ou de zombaria, por parte de colegas seus, que julgando ele um ingnuo, elegiam-se ao mesmo tempo enquanto mestres do pessimismo. c) O autor do texto promoveu uma espcie de diagnstico, daqueles que, na imprensa, optando na estratgia do pessimismo veem nela a reao saudvel de quem no seja necessariamente ingnuo.

d) A indiferena da Amaznia, bem como considerar admissvel que crianas sejam bombardeadas, no so ingenuidades, para o autor, mas demonstrao de quem no concorda com a barbrie. e) O autor do texto no hesita em alinhar-se entre aqueles que, embora cientes dos horrores deste mundo, cultivam a expectativa de uma vida melhor, anunciada por fatos promissores.

17. Assinale a alternativa que apresenta redao CORRETA. a) "A atividade que define uma instituio financeira a concesso de crdito. Porm, para cumprir a misso de desenvolvimento de uma regio com muitas potencialidades ainda no exploradas, o Banco do Nordeste entende que o crdito necessrio, mas no deve ser o nico servio oferecido".

b) "A atividade, que define uma instituio financeira, a concesso de crdito. Porm, para cumprir a misso de desenvolvimento de uma regio, com muitas potencialidades ainda no exploradas, o Banco do Nordeste entende que o crdito necessrio, mas, no deve ser o nico servio oferecido". c) "A atividade que define uma instituio financeira, a concesso de crdito; Porm, para cumprir, a misso de desenvolvimento de uma regio com muitas potencialidades, ainda no exploradas, o Banco do Nordeste entende que o crdito necessrio, mas no deve ser o nico servio oferecido".

d) "A atividade que define uma instituio financeira a concesso de crdito: porm, para cumprir a misso de desenvolvimento de uma regio com muitas potencialidades ainda no exploradas, o Banco do Nordeste entende que o crdito necessrio, mas no deve ser o nico servio oferecido". e) "A atividade que define uma instituio financeira a concesso de crdito. Para cumprir a misso de desenvolvimento de uma regio com muitas potencialidades ainda no exploradas, o Banco do Nordeste entende que o crdito necessrio, mas no deve ser o nico servio oferecido".

18. preciso corrigir, em virtude de se apresentar mal estruturada, a redao da seguinte frase: a) O ttulo do livro no faz supor que se trate de uma obra fundamentada nas observaes de um fsico. b) Pelo fato de ser enganoso, o leitor talvez encontre nesse livro razes para no compr-lo pelo ttulo. c) Esse livro, por causa de seu ttulo, bem poder ser colocado numa seo de livraria que no a das obras cientficas. d) H ttulos de livros que, como o de Leonar Mlodinow, no do ao leitor um indcio seguro do assunto de que tratam. e) possvel que, ao se deparar com esse livro, o leitor imagine que se trate de uma obra de humor ou algum drama barato.

19. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: a) Tem-se notado os interesses que movem as naes mais desenvolvidas, em funo dos quais ficam difceis de firmar-se quaisquer acordos quanto a um meio ambiente melhor controlado. b) Como j est tornando rotina, mais uma vez as naes no chegaram a um acordo, sobre as pungentes questes ambientais, tanto assim que nenhuma delas abre mo de seus interesses particulares. c) Quando se dedicam s questes ambientais, costuma imperar-se a regra egosta dos interesses privados, ao passo que se deveria de contemplar os interesses pblicos. d) bem possvel de que ainda venham a haver muitas conferncias como a da COP-15, sem que os resultados que se espera sejam minimamente satisfatrios para o bem comum. e) A maior parte das conferncias dedicadas s questes do meio ambiente tm sido frustradas, quase sempre, pela falta de desprendimento de muitas naes, sobretudo as desenvolvidas.

20. (AFTN) Assinale o perodo que tem melhor redao considerando correo, clareza, conciso e nfase: a) Temos maquinria que V. S . necessita. No compre sem consultar nossos preos. Enviaremos a V. a S ., detalhado projeto com o oramento respectivo, pelo correio. b) No compre sem consultar nossos preos. Queira comunicar-nos o que lhe falta e, pela volta do correio, ter um detalhado projeto com o respectivo oramento. c) Se V. S . comunicar-nos o que vos falta, atenderemos com a mxima presteza e a maior boa vontade. Nossos preos so sem concorrncia e nosso servio rpido e perfeito. Enviaremos catlogo de material com o respectivo oramento. d) Via postal, enviaremos a V. S . um detalhado projeto de oramento respectivo para que os Senhores verifiquem a competitividade de nosso material. No compre sem consultar nossos preos. e) Preos sem concorrncia! Servio rpido e perfeito! o que lhe oferecemos, juntamente com um a detalhado projeto e respectivo oramento, via postal. Comunique-nos o que falta a V. S ! No compre sem consultar nossos preos. ANTENA LIGADA Muitos exemplos elucidam que difcil harmonizar instncia particular /instncia comum. O homem que milita na esfera poltica est na hora de tomar conscincia do seu papel. s vezes, seus interesses pessoais podem correr o risco de prejuzo. Mas ele tem de ser um mediador entre os anseios das diferentes camadas da sociedade e o mbito institucional em que se do as decises; estas afetam o conjunto das pessoas. O discurso acima est lgica, clara e corretamente organizado num nico perodo assim: a) Muitos so os exemplos que elucidam a dificuldade de se harmonizar a instncia particular com a comum, a exigir a tomada de conscincia do homem que milita na esfera poltica acerca da necessidade de sua atuao como mediador entre os anseios das distintas camadas sociais e o mbito institucional em que se tomam decises para o conjunto da sociedade, ainda que, em certas circunstncias, seus interesses pessoais possam correr o risco de ser prejudicados. b) Visto que muitos exemplos elucidam como difcil harmonizar a instncia particular e a comum, o homem militante est na hora de tomar conscincia do seu papel poltico, quando corre o risco, s
a a a

vezes, de ter interesses pessoais prejudicados, mas deve ser o mediador entre os anseios das diferentes camadas da sociedade e o mbito em que as decises coletivas so tomadas, que afetam a todos. c) O homem que milita na esfera poltica est na hora de tomar conscincia - considerado que muitos exemplos elucidam que difcil harmonizar entre si as instncias particular e a comum: seu papel daquele que media os anseios das distintas camadas sociais e o mbito institucional em que as decises so tomadas, vindo a afetar o conjunto das pessoas e, porventura, o seu prprio interesse pessoal. d) difcil, e h exemplos disso, de que o particular e o comum raramente se harmonizam, mas, mesmo correndo riscos de ter interesses pessoais prejudicados, o homem que milita na esfera poltica tem de conscientizar de que seu papel mediar interesses entre os anseios das distintas camadas da sociedade com o mbito institucional em que as decises em plano de nao so tomadas. e) Muitas vezes o homem que milita na esfera poltica conhece a dificuldade de harmonizar a instncia particular e a comum, e muitos exemplos h disso, mas chegada a hora de se tomar conscincia do papel do poltico como mediador dos anseios das diferentes camadas da sociedade frente s instituies em cujo o mbito tomam-se decises que afetam toda a sociedade e talvez os interesses pessoais dele.

f)

CARLOS CHAGAS correo de frase 1 - Est clara e correta a redao do seguinte comentrio sobre o texto: a) Se ns revssemos nosso comportamento durante uma Copa, pode ser que fssemos corrigir alguns excessos deles. b)No muito fcil encontrar alguma famlia em cuja no exista algum torcedor mais fantico, no qual se deixe levar a quase histeria. c) incrvel como as crianas muito pequenas no se incomodam, ao passo que uma Copa seja assistida pelos adultos com mais emoo. d) apenas por solidariedade a seus maridos que muitas mulheres buscam se abrir s emoes de uma Copa do Mundo. e) Talvez seja um exagero do autor do texto achar que os prprios laos familiares se ameacem devido as frustraes do futebol. 2 - Segmentos do texto foram reescritos. A nova formulao que, considerado o contexto, mantm o sentido original do fragmento indicado e est totalmente clara e correta : a) encontra seu reverso, na prpria Idade Mdia, no cristianismo de So Francisco de Assis / conhece o outro lado da moeda, ainda na Idade Mdia, na vertente franciscana da doutrina crist. b) este mundo material apenas lugar de perdio ou, na melhor das hipteses, lugar de penas regeneradoras / este mundo material e to somente, lugar de perdio ou, quando atinge sua excelncia, espao em que as penas so de natureza a regenerar. c) o homem no conseguiria superar, necessitando da ao mediadora da Igreja / o homem seria inacessvel a superao, e a Igreja que media poderia lhe ser necessria. d) bem verdade que essa viso pessimista em relao ao homem e natureza / comprovada, por verdadeira, a concepo negativa relacionada a: homem e natureza. e) Coerente com a noo de que o pecado marca fundamentalmente a condio humana / Simultaneamente com a idia que o pecado consolida o fundamento da condio humana. 3- Est clara, correta e coerente a redao da seguinte frase:

a) Atravs dos sculos se afirmou de que a Terra e no o Sol, constitusse o centro do universo, afirmao que indisps Coprnico e Galileu. b) Muitos dos mais presunosos cientistas de hoje, julgam que tambm os fossem os de outrora, isso reflete um certo padro de comportamento. c) A julgar por Nietzsche, a natureza oferece espetculos cuja beleza no poderamos nos afastar sequer ao pretexto de se estar lendo um bom livro. d) Os exemplos do roceiro e o apaixonado so feitos para nos convencer de que o centro do nosso mundo o que se quer assim consider-lo. e) O filsofo que no hesitou em proclamar a morte de Deus o mesmo que se curvou, emocionado, diante das belezas indescritveis da natureza. 4 - Est inteiramente correta a redao da frase: a) menos prefervel a mscara de botox do que as rugas que acarretam o tempo. b) No so de se aceitar que as razes do mercado preponderem sempre. c) No se pergunta por que caberia aos jovens a exclusividade das virtudes. d) A velhice no era imputada pelos gregos como um mal da natureza. e) Conquanto prazeirosos, no se imaginem eternos os anos da juventude. 5 - Est clara, correta e coerente a redao da seguinte frase: a) O autor no deixa de considerar algo ridcula a preocupao que tm alguns senhores sexagenrios de se fazer passar por jovens motociclistas. b) Muitas vezes os comerciais de TV previlegiam a imagem dos jovens, em detrimento de como os velhos deveriam agir conforme sua idade. c) Dentre o culto da juventude inclui-se tambm o do corpo, haja visto como proliferam as academias de ginstica tanto como as cirurgias corretivas. d) Como sempre acontece, os antigos gregos fornecem razes de sabedoria para quem imagine que viver bem significa igualmente antepor-se morte. e) Se no ocorresse tamanha abstenso dos valores da velhice, certamente os dotes da juventude seriam valorizados medida em que fossem oportunos.

6) Considerado sempre o contexto, correto afirmar: a) (linhas 5 e 6) Em o candidato no prope apenas um programa, mas tambm um clima fsico ..., uma idia de adio expressa por meio da correlao entre no apenas e mas tambm. b) (linha 10) Em no so seus projetos, so suas motivaes, o segmento grifado expressa idia de finalidade. c) (linhas 11 a 13) Uma redao equivalente a todo um estilo de vida de que ele , simultaneamente, o produto, o exemplo, e a isca est correta assim: "todo um estilo de vida cujo o produto ele, como exemplo e isca".) d) (linha 16) A locuo ou seja introduz uma retificao, constituda por idia oposta ao pensamento desenvolvido no perodo. e) (linhas 16, 17 e 26) Tanto em "uma ideologia" quanto em "raa", as aspas indicam que as palavras devem ser entendidas rigorosamente em seu sentido prprio. 7) A nica frase corretamente construda : a) Espero que Vossa Excelncia aprecieis o novo cdigo. b) Se o senhor preferir, aguardarei que termines a leitura integral do cdigo. c) Se passares os olhos pela nova redao, poder ver que so pequenas as alteraes. d) Conserva contigo esse exemplar do novo cdigo; no v perd-lo, por favor. e) Se Vossa Senhoria no fizer objeo, levo-lhe ainda hoje a nova redao do cdigo.

8) Est inteiramente clara e correta a redao da seguinte frase: (A) (B) (C) (D) (E) O policial ajudou o cego a encontrar o ponto de nibus e ao idoso a atravessar a rua. Prefiro o cinema de rua, com todos os riscos que isso possa ter, a cinema de "Shopping Center". O homem feliz aquele cujos os desejos conseguem ser satisfeitos. Os agricultores provieram da Europa e adaptaram-se ao nosso clima. Assistimos muitos filmes na televiso, mas pouco vamos ao cinema.

9) preciso corrigir a redao da seguinte frase: a) Li o novo cdigo e, no fundamental, nada tenho a lhe opor. b) louvvel, reconhea-se, a coragem com que as feministas pioneiras se lanaram luta. c) Os povos primitivos orientam-se por uma tradio de valores mais precisos e mais permanentes que os nossos. d) H sempre quem discuta as leis; mais difcil haver quem discuta os valores j estabelecidos na prtica e) Se contra fatos no h argumentos, esta uma afirmao autoritria, na qual no se deve recorrer. 10 - Uma nova redao para o que se afirma no 2 pargrafo do texto, SEM alterar o sentido original, est correta em: No difcil constatar as barreiras que as mulheres tm a superar, visando sua plena integrao na vida profissional. Isso somado insignificncia ou mesmo ao desequilbrio numrico verificado entre homens e mulheres no acesso s diversas instncias de deciso poltica e econmica. (Lcio de Alcntara. Folha de S. Paulo, 11/10/2000) (A) Constatam-se barreiras a serem superadas pelas mulheres que desejam ter uma vida profissional digna, alm do nmero nitidamente menor em relao aos homens, no acesso aos postos mais altos de deciso poltica e econmica do pas. (B) No h dificuldade maior no acesso das mulheres aos postos mais altos de deciso poltica e econmica quando se observa o nmero de homens e das mulheres tambm, que desejam ter uma vida profissional digna, para o que precisam derrubar barreiras. (C) A maior dificuldade nas barreiras que as mulheres precisam superar na vida profissional o nmero delas que pequeno em relao aos homens quando se tratam de decises polticas e econmicas. (D) insignificante o nmero de barreiras que as mulheres precisam superar em relao aos homens na vida profissional destas, com possibilidade de tomada de deciso poltica e econmica, que se soma a isso. (E) Alm do nmero desequilibrado entre homens e mulheres na vida profissional, as barreiras que elas superam, com as diversas possibilidades de deciso poltica e econmica so as dificuldades que encontram. Ateno: as questes de nmeros 1 a 16 referem-se ao texto que segue.

A idia de que o povo bom e que deve, por conseguinte, ser o titular da soberania poltica, provm, sem dvida, de Rousseau. Mas o pensamento do grande filsofo sobre esse ponto era muito mais complexo e profundo do que podem supor alguns de seus ingnuos seguidores. Do fato de que o homem sempre bom, e que a sociedade o corrompe, no se seguia logicamente, no pensamento de Rousseau, a concluso de que as deliberaes do povo fossem sempre boas. Cada um procura o seu bem, mas nem sempre o enxerga. O povo nunca corrompido, mas freqentemente enganado, e ento que ele parece querer o mal advertia o filsofo. a que se insere a sua famosa distino entre vontade geral e vontade de todos.

Aquela s diz respeito ao interesse comum; a outra, ao interesse privado, sendo apenas a soma de vontades particulares. Para Rousseau, nada garantiria que a vontade geral predominasse sempre sobre as vontades particulares. Ao contrrio, ele tinha mesmo da vida em sociedade uma viso essencialmente pessimista. Sustentava que os povos so virtuosos apenas na sua infncia e juventude. Depois, corrompem-se irremediavelmente. h, pois, maior contra-senso interpretativo do que afirmar que o princpio da soberania absoluta do povo tem origem em Rousseau. Na verdade, ele, que sempre foi um moralista, preocupado antes de tudo com a reforma dos costumes, descria completamente de qualquer remdio jurdico para os males da humanidade. (Fbio Konder Comparato)

26.TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002

1. De acordo com o texto, Rousseau acreditava que (A) as decises populares baseiam-se sempre em bons princpios, visto que os homens so bons por natureza. (B) as deliberaes do povo no so necessariamente boas, pois o povo pode vir a ser enganado. (C) a vontade popular soberana, pois, mesmo quando parece querer o mal, o povo delibera acertadamente. (D) o povo no pode ser o titular da soberania poltica porque facilmente levado a corromper-se. (E) os princpios da soberania popular aperfeioam-se cada vez mais com o desenvolvimento histrico dos povos.

27. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002

2. Rousseau considera que h uma vontade geral e uma vontade de todos, (A) sendo esta a razo para que afirme e defenda o princpio da soberania absoluta do povo. (B) razo pela qual seus seguidores mais ingnuos acham seu pensamento demasiadamente complexo. (C)) distinguindo assim entre os interesses comuns e a soma de interesses particulares. (D) fazendo-nos crer que uma equivale outra, ainda quando aparentemente se oponham. (E) dando assim expresso a um grande contra-senso interpretativo, que enfraquece sua tese. 28. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002

3. Considerando-se o contexto, o sentido de uma expresso do texto est corretamente traduzido em: (A) ingnuos seguidores = adeptos mais radicais. (B) a que se insere a sua famosa distino = a que se contesta sua clebre equao. (C) viso essencialmente pessimista = perspectiva extremamente ambgua. (D) corrompem-se irremediavelmente = praticam a corrupo sem remorso. (E) diz respeito ao interesse comum = relaciona-se com a vontade geral.

29. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 4. A vontade de todos diz respeito ao interesse privado, sendo apenas a soma de interesses particulares. Considerado o contexto, o elemento sublinhado na frase acima tem o mesmo sentido de (A) a fim de ser. (B) mesmo que fosse. (C) a menos que seja. (D)) uma vez que .

(E) embora seja. 30.TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 5. A frase que est inteiramente de acordo com as normas da concordncia verbal : (A)) Constituem os males da humanidade um desafio invencvel para qualquer providncia de natureza jurdica. (B) De acordo com Rousseau, devem-se discriminar o que a vontade geral, diante do que a vontade de todos. (C) Quanto mais contra-sensos houverem na interpretao de Rousseau, menos compreendido ser o filsofo. (D) Nas teses de Rousseau, a reforma dos costumes sempre tiveram mais importncia do que quaisquer remdios jurdicos. (E) A corrupo dos povos que saem da infncia e da juventude parecem fazer parte do nosso destino histrico, segundo o pessimista Rousseau. 31. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 6. Est correto o emprego da expresso sublinhada na frase: (A) No pode ser absoluta a soberania poltica de cuja o povo deve ser o titular. (B) Era grande a preocupao em cuja Rousseau manifestava em relao reforma dos costumes. (C) Rousseau no achava de que os males da humanidade poderiam ser sanados por medidas jurdicas. (D)) Est na admisso de que o povo pode ser enganado, mas no corrompido, uma das contribuies do pensamento de Rousseau. (E) Seus seguidores no supem de que o pensamento dele seja to complexo. 32.TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 7. Transpondo-se para a voz passiva a frase As pessoas nem sempre enxergam o seu bem, a forma verbal decorrente ser (A) foi enxergado. (B)) enxergado. (C) ser enxergado. (D) so enxergadas. (E) tem sido enxergado. 8. Considerando-se o contexto do terceiro pargrafo, na frase Aquela s diz respeito ao interesse comum; a outra, ao interesse privado", (A) aquela refere-se vontade de todos. (B) aquela e a outra referem-se s vontades particulares. (C)) a outra refere-se vontade de todos. (D) a outra refere-se vontade geral. (E) aquela e a outra referem-se ao mesmo tipo de vontade. 33. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 9. Os tempos e modos verbais esto corretamente articulados na frase: (A)) Seria um contra-senso interpretativo se afirmssemos que o princpio da soberania absoluta do povo teve origem em Rousseau. (B) Ser um contra-senso interpretativo se afirmssemos que o princpio da soberania absoluta do povo haver de ter origem em Rousseau. (C) um contra-senso interpretativo quando afirmvamos que o princpio da soberania absoluta do povo tem tido origem em Rousseau. (D) um contra-senso interpretativo quando afirmarmos que o princpio da soberania absoluta do povo tinha origem em Rousseau.

(E) Foi um contra-senso interpretativo quando afirmramos que o princpio da soberania absoluta do povo ter origem em Rousseau. 34.TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 10. Est clara e correta a redao da seguinte frase: (A) Se bem que os povos se corrompem irremediavelmente, bem antes disso era-se mais capaz de serem mais virtuosos do que ento. (B) As virtudes dos povos os so inatas, mas quem os corrompem ao longo dos sculos a prpria sociedade. (C) Nenhum dos males que haveriam nos povos seriam naturais, caso a sociedade no lhes corrompesse. (D)) Se a sociedade no os viesse a corromper, os povos no perderiam as virtudes de sua infncia e juventude. (E) Lamentam-se que as virtudes da infncia e da juventude dos povos no se mantenhem quando eles acabam por se corromperem. 35. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 11. Esto corretos o emprego e a forma do verbo sublinhado na frase: (A) Advem de Rousseau as principais formulaes sobre a soberania poltica do povo. (B) A teoria de Rousseau ainda hoje contribue para a anlise das relaes entre o homem e a natureza. (C) Os ingnuos seguidores de Rousseau no se deteram na complexidade de seu pensamento. (D) Em seu tempo, Rousseau interviu radicalmente na formao do pensamento democrtico. (E)) So grandes os esforos que o complexo pensamento de Rousseau sempre requereu de seus intrpretes. 36. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 12. Para completar corretamente a lacuna da frase, o verbo indicado entre parnteses dever adotar uma forma do plural em: (A) Quando se......... (administrar) aos males da humanidade apenas um remdio jurdico, os efeitos so insignificantes. (B) Nunca ....... (faltar) s teorias de Rousseau a preocupao com o destino dos povos. (C)) O moralismo e o desejo de justia social de Rousseau sempre o ......... (estimular) a pensar criticamente. (D) Foram muitos os pensadores a quem Rousseau ......... (influenciar) com suas preocupaes morais. (E) No se ........ (dever) atribuir s idias de Rousseau qualquer grau de ingenuidade. 37. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 13. Est correta a grafia de todas as palavras na frase: (A) A malediscncia dos poderosos se encarrega de divulgar obcessivamente a idia de que o povo ignorante. (B) O autor do texto, afim de demonstrar que no h hipocrizia em Rousseau, sugere que este no endeuzava o povo, mas o compreendia. (C) No h paralizia no pensamento de Rousseau: suas inquietaes impulsionam-o de forma sistematica. (D) gratuta a impresso de que Rousseu pensa de forma simples, ou mesmo ingnua; quem disso cojita incorre em grave erro. (E)) fcil encontrar quem divirja de Rousseau; difcil surpreender, nos discursos do filsofo, a falta de perseverana tica. 38.TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 14. Est inteiramente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) A distino entre as duas vontades feita por Rousseau, pode parecer estranha primeira vista, mas

logo, revela-se cheia de sabedoria. (B)) Ao se referir infncia dos povos, o pensador francs alude ao homem no estado da pura natureza, longe dos artifcios da civilizao. (C) Os bons leitores, de um grande filsofo, devem evitar que, um pensamento complexo, se torne simplrio, para assim no falsificar sua tese central. (D) O pessimismo de Rousseau ao qual o autor do texto alude, prende-se ao fato de que, o filsofo genebrino, lamentava os rumos da civilizao. (E) Se de fato, a vontade geral predominasse, sobre as vontades particulares, as decises polticas, refletiriam mais do que interesses, pessoais ou corporativos. 39. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 15. Considerando-se o contexto, a frase Sustentava que os povos so virtuosos apenas na sua infncia e juventude ganha nova redao, igualmente correta e com sentido equivalente, em: (A)) Defendia a tese de que as virtudes dos povos se manifestam to-somente em sua infncia e juventude. (B) A sustentao de que a virtude dos povos apenas se manifestam onde ainda h infncia e a juventude, era mantido por Rousseau. (C) Sua convico resultava das virtudes dos povos, cuja infncia e adolescncia nela se manifestavam. (D) Apoiava-se na convico que a infncia e a juventude que torna os povos virtuosos. (E) Apoiava-se em como apenas os povos fossem virtuosos na infncia ou na juventude, no mais que isto. 40. TRE-CE Analista Judicirio rea Jud Nov /2002 16. preciso corrigir a forma sublinhada na frase: (A) Por que sempre h os que deturpam o pensamento alheio? (B)) Sim, a vontade geral quase nunca sobrepuja as vontades particulares, mas por que? (C) O porqu do egosmo humano sempre foi um grande mistrio. (D) A justia social, por que todos lutam, est longe de ser alcanada. (E) Os homens se corrompem porque seus interesses pessoais sobrepujam todos os outros.

Ateno: as questes de nmeros 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

Cuidado, isso vicia

Quem precisava de uma desculpa definitiva para fugir da malhao pode continuar sentado no sof. Uma pesquisa da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp) demonstra que, a exemplo do que ocorre com drogas como o lcool e a cocana, algumas pessoas podem tornar-se dependentes de exerccios fsicos. Ao se doparem, os viciados em drogas geralmente experimentam um bem-estar, porque elas estimulam, no sistema nervoso, a liberao da dopamina, um neurotransmissor responsvel pela sensao de prazer. A privao da substncia, depois, produz sintomas que levam a pessoa a reiniciar o processo, num ciclo de dependncia. Os exerccios fsicos podem resultar em algo semelhante. Sua prtica acarreta a liberao da endorfina, outro neurotransmissor, com propriedades analgsicas e entorpecentes. como se os exerccios fsicos estimulassem a liberao de drogas do prprio organismo.

s vezes, a ginstica funciona como uma vlvula de escape para a ansiedade, e nesses casos o prazer obtido pode gerar dependncia. Na dcada de 80, estudiosos americanos demonstraram que, aps as corridas, alguns maratonistas sentiam euforia intensa, que os induzia a correr com mais intensidade e freqncia. Em princpio, isso seria o que se pode considerar um vcio positivo, j que o organismo se torna cada vez mais forte e saudvel com a prtica de exerccios. Mas existem dois problemas. Primeiro,

a sndrome da abstinncia: quando no tem tempo para correr, a pessoa fica irritada e ansiosa. Depois, h as complicaes, fsicas ou no relacionamento social, decorrentes da obsesso pela academia.

Atletas compulsivos chegam a praticar exerccios mais de uma vez ao dia, mesmo sob condies adversas, como chuva, frio ou calor intenso. E alguns se exercitam at quando lesionados. (Revista VEJA, edio 1713, 15/08/2001)

41. TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001

1. Considere as seguintes afirmaes:

I. A comparao entre exerccios fsicos e utilizao de drogas possvel porque, em ambos os casos, a dependncia causada to-somente por fatores psicolgicos.

II. A dopamina e a endorfina so neurotransmissores que, de modo combinado, fazem com que algumas pessoas se tornem dependentes de exerccios fsicos.

III. Nosso organismo, estimulado pela prtica de exerccios fsicos, libera a endorfina, um neurotransmissor que pode causar dependncia comparvel causada pelas drogas.

Em relao ao texto, est correto SOMENTE o que se afirma em (A) I. (B) II. (C)) III. (D) I e II. (E) II e III.

42. TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001

2. Um efeito possvel, provocado pela liberao da endorfina, (A)) uma sensao de intensa euforia, logo depois de uma maratona, por exemplo. (B) um estado de abatimento e depresso, em meio a um exerccio fsico intenso. (C) uma compulso que leva os atletas a consumirem outros tipos de drogas. (D) um estado de abatimento e depresso, logo depois de uma maratona, por exemplo. (E) uma sensao de intensa euforia, oposta que sente um viciado quando dopado.

43.TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001

3. Em relao ao que diz o texto, est INCORRETA a seguinte afirmao: (A) A dependncia dos viciados em droga manifesta-se quando a pessoa no aceita a privao da dopamina. (B)) Quando liberada, a endorfina age de modo a desestimular a prtica de intensos exerccios fsicos. (C) H pessoas que buscam as atividades fsicas para com elas aliviarem o seu estado de ansiedade. (D) A obstinao por exerccios fsicos costuma acarretar problemas para o corpo e para a vida social. (E) A sndrome de abstinncia ocorre quando a pessoa obcecada por exerccios fsicos se v impedida de pratic-los.

44.TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001

4. Considerando-se o contexto em que ocorreu, o sentido de uma expresso do texto est corretamente traduzido em:

(A) a exemplo do que ocorre no obstante o que acontece. (B) ciclo de dependncia ocorrncia simultnea. (C) vlvula de escape alvio definitivo. (D)) decorrentes da obsesso provenientes da compulso. (E) mesmo sob condies adversas a no ser em ocasies propcias.

45.TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001

5. A grafia de todas as palavras est correta na frase:

(A) A endorfina, uma substncia que tem propriedades anesteziantes, trs consigo um risco de dependncia. (B) Os maniacos por exerccios fsicos esto sugeitos aos dissabores das pessoas dependentes. (C) Apezar de haver muitos aspectos positivos nas atividades fsicas, quem delas abuza pode sofrer srias conseqncias. (D) Todo viciado reinscide sempre no mesmo erro, mesmo consciente dos prejusos que sofrer. (E)) A experincia da euforia que momentaneamente se sente faz esquecer os malefcios que dela podem advir.

46.TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001

6. Esto corretas as duas formas verbais sublinhadas na frase:

(A)) Se no nos convierem os exerccios intensos, abdiquemos deles. (B) Quando uma experincia conter um risco, preciso que a evitemos. (C) H pessoas que no se detm nem mesmo diante do que fatalmente lhes trar malefcios. (D) Para que no soframos com o excesso de ginstica, preciso que nos instruemos acerca dos riscos que representam. (E) Quando havermos de colher os frutos da nossa imprudncia, arrepender-nos-emos.

47. TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001

7. "Esses sintomas levam a pessoa a reiniciar o processo." Substituindo os termos sublinhados pelos pronomes adequados, obtm-se, respectivamente, as formas (A) levam-lhe e reiniciar-lhe. (B)) levam-na e reinici-lo. (C) levam-a e reiniciar-lo. (D) levam-na e reiniciar-lhe. (E) levam-lhe e reinici-lo.

48. TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001

8. Esto corretos o emprego e a articulao dos tempos verbais na frase: (A) Seria preciso que evitemos os excessos da ginstica. (B) Melhor teria sido se evitamos os exerccios mais intensos. (C)) O ideal seria que os evitssemos, para que nada vissemos a sofrer. (D) A menos que os evitamos, haveremos de sofrer. (E) Mesmo sabendo que sofrero com eles, h sempre os que no os evitassem.

49.TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001

9. As normas de concordncia verbal esto inteiramente respeitadas na frase: (A) O pessoal que no quiserem malhar tem agora mais razes para ficar acomodado num sof. (B) Comprovaram-se que os efeitos dos exerccios fsicos e das drogas tm algo em comum. (C) A privao de endorfina e dopamina podem levar a estados depressivos. (D) Existem, alm das complicaes fsicas, a possibilidade de alteraes no plano social. (E)) Sempre haver atletas compulsivos, pois sempre existiro pessoas ansiosas.

50.TRF-1 Tec Judicirio rea Adm Out/2001 10. Transpondo-se para a voz passiva a frase A privao da substncia produz sintomas, obtm-se a forma verbal: (A) produzida. (B) produz-se. (C) eram produzidos. (D)) so produzidos. (E) foram produzidos. GABARITO 26.B 27.C 28.E 29.D 30.A 31.D 32. (7) =B / (8) = C 33.A 34.D 35.E 36.C 37.E 38.B 39.A 40.B 41.A 42.B 43.D 44.E 45.A 46.B 47.C 48.E

49.D 50.C

No se esqueam disto: Nada vou fazer porque algum far por mim, ou porque j acho que fiz o suficiente. Sl. 128:2 Pois comers do trabalho das tuas mos; feliz sers, e te ir bem Ec. 2: 24. No pois bom para o homem que coma e beba, e faa gozar a sua alma do bem do seu trabalho? Isto tambm eu vi que vem da mo de Deus.

Potrebbero piacerti anche