Sei sulla pagina 1di 14

Quanto custa o ferro?

Was kostet das Eisen? Escrita em 1939

Traduo: Marcos Renaux e Christine Roehrig

<< C < tn z z rn rn '" z rn z :r: :r: z '" o z -l o o o rn o rn


C/) C/)

o
m

C/)

""O

tTJ

o o ;,. '" '" o o !; '" o m o m

'j.

~ C/l ~

o z

o
o tTJ
Z C/l

;,.
-l
'j.

C/)

>-l
;

:;

to
;

o o

PRLOGO Meus amigos, outro dia um ingls Contou esta parbola, ouam vocs. Em Old Vic, num pub distante Falou .de poltica com um sueco e com um estudante. Eles tomaram tanta cerveja e tanto Brandy, mas nem assim chegaram a um portanto Foi assim que o ingls lhes escreveu no outro dia' Sua opinio sobre a poltica que se fazia E usou uma alegoria para isso: Ns a repetimos, mas sem compromisso. Um depsito de ferro onde ela se passa Quem o comerciante, quem o boa-praa O vendedor de tabaco e a mulher do sapato Vocs todos vo ver, at mesmo o mais pato. E quem carrega o ferro o cliente Que vocs vo ver logo mais frente. Entender a parbola um exerccio Qualquer um pode fazer. E agora, vamos dar incio.

Um depsito deferro com uma mesa e uma porta, ambas de madeira.

1
Sobre a mesa de madeira barras de ferro, que o vendedor pole com um-pano. Sobre uma lousa, um calendrio enorme com a data 1938. Com caixas de charutos debaixo do brao, entra o Vendedor de Tabaco. .
VEl\OEDOR DETABACO - Bom-dia, seu Svendson. Que tal um tabaco? Belos charutos, trinta centavos cada, austrillos legtimos! SVEl\OSON - Bom-dia, seu Austraco. Vamos ver! O cheiro continua bom. O senhor sabe o quanto eu aprecio fumar seus charutos. Infelizmente o meu depsito de ferro no est to bem quanto eu gostaria que estivesse. Isso significa fumar um pouco menos. No, hoje eu no posso comprar nada. No estou em condies. No leve a mal, seu Austraco. Talvez da prxima vez.

212

Bertolt Brecht decepo. Mas VENDEDOR DETABACO -

Quanto custa o ferro? No, mas ele berrava tanto quando falava.

213

VENDEDOR DETABACO - Isso para mim uma pequena claro que eu entendo. Guarda os charutos. SVENDSON - Fez boa viagem, seu Austraco?

SVENDSON - E isso o deixou assustado? VENDEDOR DETABACO VENDEDOR DETABACO - Nem tanto, seu Svendson. um pouco afastada. que a sua loja fica SVENDSON - O senhor est tremendo. VENDEDOR DETABACO - Porque SVENDSON - Nervos. O senhor cima. No corpo todo. nele. Para dizer a verdade, muito.

SVENDSON - O qu, afastada, a minha loja? a primeira vez que ouo uma coisa dessas. VENDEDOR DETABACO - , at hoje tambm nunca me pareceu assim. Ns todos moramos um pouco separados. Mas hoje, quando vinha para c, encontrei um homem que me causou uma impresso bem estranha. SVENDSON - No diga. O senhor foi insultado?

estou pensando

tinha que morar no ar puro aqui de

VENDEDOR DETABACO - Talvez. A nica coisa boa que parece no estar armado. Seno eu teria que me preocupar mesmo. Bom, cada um tem seu fardo para carregar, e ningum pode ajudar. SVENDSON - Ningum pode.

VENDEDOR DE TABACO - Isso no, antes o contrrio. O homem me tratou como um velho amigo. Foi logo me chamando pelo primeiro nome e me explicou que ramos parentes. At hoje eu nunca soube, eu falei. O qu, voc no sabe disso, foi o que ele disse, e me olhou como se eu fosse uma moeda falsa. E ento ele me explicou tintim por tintim como o nosso parentesco, e quanto mais ele falava mais a gente virava parente. SVENDSON - E isso to grave assim? VENDEDOR DETABACO breve. No, mas ele disse que me faria uma visita em

VENDEDOR DETABACO - Eu tambm estranhei que, antes de me deixar ir, ele tenha sugerido um pacto: nunca falaria nada contra mim e eu nunca falaria nada contra ele. SVENDSON - Mas isso soa mesmo muito honesto. absoluta. VENDEDOR DETABACO O senhor acha mesmo? Isso reciprocidade

Pausa.
VENDEDOR DETABACO Talvez eu devesse ter algum tipo de arma.

SVENDSON - O senhor diz isso como se tivesse sido uma ameaa? VENDEDOR DETABACO - Sabe, as palavras eram bem comuns, ele disse ter talvez o defeito de possuir um senso de famlia muito forte. Se ele descobre que algum, de alguma forma, parente, no consegue mais viver sem essa pessoa. SVENDSON - Mas essas palavras no so feias.

SVENDSON - Claro. Isso no faz mal a ningum. VENDEDOR DETABACO SVENDSON - Isso . VENDEDOR DETABACO Bom, ento at logo, seu Svendson. Infelizmente armas custam dinheiro.

SVENDSON - At logo, seu Austraco.

214

Bertolt Brecht

Quanto custa o ferro? SVENDSON - Ento so quatro coroas.

215

Vendedor de Tabaco sai.

Suendson levanta-se e, ao som de uma msica montona, faz gins-

tica sueca com as suas barras de ferro. Entra um Cliente. Um homem vestindo um terno que no lhe serve.
CLIENTE com voz rouca Quanto custa o ferro?

CLIENTE tira algumas notas do bolso. Hesitante - Esto um pouco manchadas. So manchas de caf. O senhor se incomoda? SVENDSOI\' examinando as notas CLIENTE - O que , ento? SVENDSON - avermelhado. Mas isso no caf.

SVENDSON - Uma coroa a barra. CLIENTE - Caro. SVENDSON - Eu tambm CLIENTE - Sei. SVENDSON - Seu rosto no me estranho. CLIENTE - O senhor conhecia SVENDSON - Como vai ele? CLIENTE - Morreu. Eu herdei o negcio dele. SVENDSON - Ouo isso com pesar. CLIENTE ameaando Tem certeza? o meu irmo. Ele vinha muito aqui. tenho que viver.

CLIENTE - Ento deve ser sangue. Pausa. Eu cortei o dedo. Pausa. O senhor quer o dinheiro ou no quer? SVENDSOl\ adiante. CLIENTE - No. Nenhuma. SVENDSOl\ - Ento est bem. Guarda as notas na caixa, enquanto o Eu no acho que vou ter dificuldades em pass-lo

Cliente coloca as barras debaixo do brao. Em tom mais suave


_ Acaba de me ocorrer uma coisa. H pouco esteve aqui um vendedor de tabaco que eu conheo h muito tempo. Ele se queixou de ter sido muito importunado por um estranho que o abordou no caminho para c. O senhor encontrou algum que o importunasse? CLIENTE - No. Ningum me importunou. E tambm ningum falou comigo, o que, a propsito, me admirou um bocado. Seu conhecido deve ser um mentiroso da pior espcie. SVENDSON ofendido CLIENTE - O mundo CLIENTE - E agora eu sou seu cliente. SVENDSON - s ordens. O senhor como o seu irmo? CLIENTE - Quatro. tambm vai querer duas barras, SVENDSON - Essa realmente no a minha opinio. Meu amigo parecia estar sinceramente preocupado. Eu at me perguntei se deveria ceder uma barra de ferro a ele, para que ele pudesse eventualmente se defender. No diga uma coisa dessas. est cheio de mentirosos, ladres e assassinos.

SVEl\DSON - No estou falando do negcio que o senhor herdou, mas sim que ele morreu. CLIENTE - O senhor parece ter sido muito amigo dele. SVENDSON - Nem tanto. Ele era um bom cliente.

~)

216

Bertolt Brecht

Quanto custa o ferro?

217

CLIENTE - Eu no aconselharia uma coisa dessas. Isso sem dvida provocaria derramamento de sangue na regio, se o senhor armasse todo mundo de graa. Pois eu estou dizendo: um bando de ladres e assassinos. E mentirosos. Pode acreditar que o melhor para o senhor evitar qualquer impresso de que est se metendo em rixas e no vendendo seu ferro pacificamente. Digo isso como homem de paz. No se pode dar armas para essa gente! um bando de famintos, e quando uma arma vai parar nas mos de um sujeito faminto .. SVENDSON - Eu entendo. CLIENTE - A propsito, SVENDSON admirado no somos parentes? Ns? Como assim?

2
O calendrio do depsito de ferro indica o ano de) 939. Entra uma Vendedora de Sapatos, com caixas de sapatos debaixo dos braos. VENDEDORA DE SAPATOS - Bom-dia, seu Svendson. sapatos de legtima fabricao Vai querer sapatos? resistentes, tcheca, onze coroas o par.

Desembrulha grandes sapatos amarelos. Bonitos,

SVENDSON - Bom-dia, dona Tcheca. A senhora sabe o quanto me alegro com suas visitas. Meu negcio no est to bom quanto poderia estar, de modo que no momento eu no quero comprar sapatos novos, mas claro que eu s compro com a senhora. Mas a senhora parece um pouco exaltada, dona Tcheca. VENDEDORA DESAPATOS olhando timidamente em volta, de modo intermitente - E no de admirar. Ento o senhor no soube da histria terrvel que aconteceu com o vendedor de tabaco? SVENDSON - Que histria? VENDEDORA DESAPATOS - Um vendedor de tabaco, um tal de Austraco, foi assaltado em plena ma. Assassinado e roubado. SVENDSON- No diga! Mas isso terrvel. VENDEDORA DE SAPATOS - No se fala em outra coisa na redondeza. Agora eles querem organizar uma polcia. Todos devem fazer parte. O senhor tambm, seu Svendson. SVENDSON desagradavelmente impossvel. Eu no dou nenhum. Eu sou pacfico o tempo para isso. Eu pronto. Eu? Mas isso totalmente para policial, dona Tcheca, de jeito demais. E o meu depsito nem me d quero vender o meu ferro em paz e

CLIENTE - Bom, eu achei. Por parte dos nossos bisavs ou coisa assim. SVENDSON - Acho que engano. CLIENTE - Essa boa. Bom, ento eu vou indo. O seu ferro bom. Eu preciso dele. Mesmo sendo to caro. Fazer o qu, se eu preciso dele. O senhor no acha que vai ficar mais barato? SVENDSON - Duvido. O cliente dirige-se porta. Ouve-se um ronco. SVENDSON - O senhor disse alguma coisa? CLIENTE - Eu? No. s o meu estmago certa poca eu comia muita gordura. SVENDSON ri - Ah bom! Ento, at logo! O Cliente sai. SVENDSON telefona - Dansen, voc? Olha, aquele sujeito novo esteve aqui. - Ah, ele tambm esteve a ... Ele fez compras comigo. Ah, com voc tambm... Enquanto ele pagar, para mim est bom. claro que para voc tambm est bom que chega enquanto ele pagar. que est roncando. Numa Agora estou de jejum.

tocado -

Escurece.

VENDEDORA DESAPATOS - O homem que assaltou o vendedor de tabaco devia estar bem armado. Eu tambm quero uma arma, eu estou com medo de verdade. Seu Svendson, me mande uma barra de ferro:

218

Bertolt Brecht

Quanto

custa o ferro?

219

SVENDSON - Claro. Com o maior dos prazeres, barra de ferro, uma coroa. VENDEDORA DESAPATOS examina a carteira coroa aqui. SVENDSON - Mas as suas mos esto tremendo,

dona Tcheca.

Uma

CLIENTE - No, oito. SVENDSON - So oito coroas.

Ento, tem que ter uma CLIENTE devagar - Tendo em vista o fato de que somos um pouco parentes, quero lhe fazer uma sugesto. dona Tcheca. SVENDSON - No que eu soubesse, meu caro ...

VENDEDORA DE SAPATOS - Est aqui. Tira uma coroa da carteira. No caminho para c um homem me parou e me ofereceu proteo. Isso me assustou muito, demais. . SVENDSON ~ E por qu isso? VENDEOORA DESAPATOS - ... sabe, eu no tenho um nico inimigo entre as pessoas que eu conheo. S esse homem eu no conhecia. E ele queria ir na minha casa; para me proteger, como ele disse. Isso muito estranho. Me diga: e o senhor no se sente ameaado? SVENDSON - Eu? No. Sabe, comigo todo mundo tem que se entender, porque todos precisam do meu ferro nesses tempos inseguros. Mesmo se estiverem todos se engalfinhando, eles tm que ter respeito por mim. Porque eles precisam do meu ferro. VENDEDORA DESAPATOS - , o senhor. est bem fora disso. At logo, seu Svendson. Vai embora. SVENDSON grita atrs dela At logo, dona Tcheca! Eu mando a barra!

CLIENTE - Se o senhor ainda no sabe, tudo bem. 'Eu quero sugerir que passemos para um novo procedimento, um procedimento de troca: mercadoria contra mercadoria. Tenho certeza que o senhor fuma charutos. Pois bem, aqui esto os charutos. Tira uma caixa de charutos grandes do casaco. Posso fazer um precinho bem barato para o senhor, j que no me custaram nada. Eu herdei de um parente. E eu no fumo. SVENDSON - O senhor no fuma. O senhor no come. O senhor no fuma. E isso a so austrillos. CLIENTE - Dez centavos cada. So dez coroas pela caixa com cem. Entre primos, eu deixo por oito, quer dizer, pelo ferro. Concorda? SVENDSON - Eu conhecia morreu? o vendedor de tabaco. Como foi que ele

Levanta-se e faz novamente ginstica sueca, ao som de uma msica' montona. O Cliente entra. Esconde algo sob o casaco.
CLIENTE - Quanto custa o ferro?

SVENDSOl\ - Uma coroa a barra. ' CLIENTE - Ainda no ficou mais barato. D aqui. SVENDSON - Mais quatro barras?

CUENTE - Na maior paz. Na maior paz, homem. Tranqilo e em paz. Um homem de paz. De repente ele mandou me chamar. E ento um mais acima mandou cham-lo. Foi tudo muito rpido. Ele ainda disse: irmo, no deixe o tabaco secar, e finou-se. Coloquei sobre seu tmulo a coroa que ele tinha pendurado na porta para me dar as boas-vindas. Enxuga uma lgrima. Nisso cai um revlver de sua manga. Guarda-o rapidamente. Foi chamado de um mundo perverso. Um mundo onde ningum confia em ningum. Um mundo de assaltos, de insegurana nas ruas. Eu mesmo carrego uma arma comigo nos ltimos tempos. Descarregada, s para assustar. E como fica com os charutos? SVENDSON - Eu no posso me dar ao luxo. Se eu pudesse alguma coisa, compraria sapatos. comprar

220

Bertolt Brecht Eu tenho charutos. E eu preciso do

Quanto custa o ferro?

221

CLIENTE - Eu no tenho sapatos. ferro.

SVENDSON - Senhor Britt, o senhor pode ter certeza de que para o meu maior cliente eu estou disponvel a qualquer hora.

Senhor e Senhora sentam-se.


SVENDSON - E para que o senhor precisa de tanto ferro? SENHOR - Trata-se do horrvel assalto senhora CLIENTE - Ah. Ferro sempre bom. O seu estmago solta outro ronco Tcheca.

oco.
SVENDSON - Talvez fosse melhor o senhor comprar algo para comer.

SVENDSON - A dona Tcheca foi assaltada? SENHOR - Ontem noite a nossa vizinha, a senhora Tcheca, foi assaltada, assassinada e roubada por um homem fortemente armado, aquele tal fulano l. SVENDSON - O qu? A dona Tcheca assassinada? isso? Como pde acontecer

CLIENTE - Logo mais. Logo mais. Tenho que ir andando, parece que vai chover e eu estou com um palet de l, que eu mesmo descobri, no agenta chuva. Talvez eu possa lhe oferecer uma pea desse maravilhoso tecido pelo ferro? SVENDSON - Est bem. Eu fico com os seus austrillos. Meu negcio no anda to bem quanto eu queria. Pega a caixa. CLIENTE ri sarcasticamente e pega as suas oito barras de ferro logo, seu Svendson. At

SVENDSON telefona, apreciando um austrillo - voc, Dansen? O que voc me diz dos ltimos acontecimentos? , eu tambm digo o mesmo. No falo nada. - H - H, voc tambm no chama a ateno? , eu tambm no. - Sei, voc tambm ainda vende para ele? , eu tambm ainda vendo. ~ Sei, voc tambm no est assustado? , eu tambm no.

SENHOR - Isso, como? Ns tambm estamos totalmente transtornados e ainda nem conseguimos entender. A senhora Gall era particularmente muito amiga dela. Ontem noite, de repente, ouviu-se uma gritaria por socorro da casa dela. A senhora Gall veio imediatamente minha casa e ficamos horas deliberando o que poderia ter acontecido a ela. Ento fomos at a casa da infeliz e a encontramos em rdua disputa com o tal fulano l. Ele exigia algo que supostamente pertencia a um parente dele, e ns a aconselhamos a entregar o que ele pedia se ele prometesse deix-Ia em paz. Ela concordou e ele prometeu. Mas parece que mais tarde da noite ele voltou de repente e simplesmente matou a pobrezinha. SENHORA - claro que jamais teramos fiado na promessa dele. sado se no tivssemos con-

Escurece.

3
O calendrio no depsito de ferro mostra fevereiro de 1939. Svendson est sentado ~ fuma um austrillo. Entram uma senhora e um senhor.

SENHOR - Trata-se agora de juntar todos os vizinhos numa unio que possa cuidar para que isso no volte a acontecer. Aproveitamos para perguntar tambm se o senhor no quer se filiar a uma unio para a manuteno da ordem como essa e incluir seu nome na lista dos organizadores. Entrega-lhe uma lista. SVENDSON recebe-a hesitante, inquieto - Bom, mas eu sou apenas uma pequena loja de ferro. Eu no posso me meter na briga das firmas grandes. Meu ingresso numa unio dessas poderia irritar alguns dos meus clientes.

SENHOR - Caro senhor Svendson. Se o senhor tiver um tempo de sobra, a senhora Gall e eu queremos pedir-lhe um conselhozinho.

222

Bertolt Brecht

Quanto

custa o ferro?

223

SENHORA - Ora, O senhor s quer saber de vender faz para quem?

o seu ferro, tanto

SVENDSON - Isso mesmo. SENHOR - E o senhor acha que o fulano no iria mais precisar do seu ferro se o senhor estivesse na nossa unio pela paz, que garante segurana ao senhor e a todos os outros? SVENDSON - claro que ele precisa do meu ferro. Na verdade, sei o que ele faz dele ... SENHORA amvel Metralhadoras! eu no

SVENDSON - De maneira nenhuma! Como a senhora pode dizer uma coisa dessas! Eu acho que tenho conscincia tanto quanto a senhora. Eu s no sou um sujeito de briga, entende? No estou nem pensando no meu negcio. Vamos conversar mais cordialmente. Para o Senhor - O senhor fuma? SENHOR observa os charutos -

Austrillos!
se no fumassem. Desculpe.

SENHORA - Eu seria grata aos senhores

SVENDSON irritado, guarda a caixa e o seu charuto SENHOR O senhor falava da sua conscincia,

senhor Svendson.

SVENDSON - Falava? Sim, claro. Posso dizer que abomino profundamente qualquer violncia. Desde os primeiros acontecimentos que no durmo mais noite. Na verdade, eu s fumo tanto agora por causa do mel) nervosismo, madame.

SVEKDSON disfara imediatamente - Como eu disse, eu no sei, mas nesse caso ele tambm teria que comprar. S que, como eu disse, ele poderia ficar irritado, sabe, e eu sou de ndole pacfica. Falando francamente, estou esperando por ele agora e eu preferiria que ele no encontrasse vocs aqui no meu depsito. que ele extraordinariamente sensvel, e se ofende com enorme facilidade. Portanto faam-me o favor de ...

Entra o Cliente, um pacote debaixo do brao.


CLIENTE - Quanto custa o ferro?

SENHORA - Ento, em princpio, o senhor no descarta a idia de uma unio contra o emprego da violncia? SVENDSON - Descartada ou no, em todo caso, as razes movem so apenas as mais ideais possveis. que me

SVENDSON - Uma coroa a barra. CLIENTE - Ah, temos a um clube inteiro reunido. Svendson? So seus amigos,

SENHOR - Naturalmente, estam os convencidos do seu ponto de vista meramente ideal. Com certeza o senhor no vende o seu ferro ao fulano porque simpatiza com o comportamento dele! SVENDSON - De certo que no. Eu o reprovo.

SVENDSON - Hmmm. Sim. No. Mais ou menos. Uma visita de negcios. SENHOR - Estvamos senhor. CLIEN"TE - Por mim? falando do assassinato da dona Tcheca pelo

SENHOR - E tambm sente-se?

no se sente parente

dele, como ele afirma, SENHORA - . CLIEN"TE - Mentira! Desaforo! Calnia!

SVENDSON - Absolutamente. SENHOR - O senhor vende, enquanto for pago. pura e simplesmente, porque pago e

SENHOR -

O qu, o senhor nega o assassinato

da dona Tcheca?

I,

224

Bertolt Brecht

Quanto custa o ferro?

225

CLIENTE - E como eu nego! A dona Tcheca, que me foi recomendada por parentes prximos que eram seus hspedes, pediu que eu cuidasse de sua proteo pessoal. Atendendo aos pedidos insistentes dos meus parentes eu concordei, e ontem assumi sua proteo. Foi a ltima grande alegria dela nesta terra. Pouco depois ela expirou em paz nos meus braos, de velhice. Essa a verdade, e disso os senhores e os outros logo fazem um assassinato! E alm disso foram vocs que me entregaram a dona Tcheca! Vocs a deixaram na mo e vo deixar todos os seus amigos na mo. Caro Svendson, isso deveria dar a voc o que pensar! SENHORA - Quer dizer que apenas CLIENTE J

nos. Ns temos alguma coisa de parente sim, Svendson. Ainda que o senhor negue. Ns negamos muito mesmo. Alm disso: ser que ns dois, que amamos a paz incondicionalmente, no poderamos fazer um pequeno pacto que autorizasse o senhor a agredir todos com barras de ferro, etc., menos eu, e que me autorizasse a agredir todos, menos o senhor? SVENDSON com a voz sufocada maior cliente ... Eu no gostaria de fazer isso. Meu

cuidou da senhora Tcheca?

Por que eu haveria

de ter feito mal a ela? Seu estmago

ronca.

SENHOR - E o senhor quer mesmo negar que uma ameaa a todos que moram na redondeza? CLIENTE - E como eu nego isso! Vim aqui para comprar dezesseis barras de ferro, senhor Svendson. Mas vejo que aqui impera uma atmosfera hostil minha pessoa. claro que no se pode exigir do senhor que venda ferro a algum que o ameaa. E por isso eu lhe pergunto, pense bem na sua resposta: o senhor se sente ameaado por mim?

CLIENTE - Mas eu tenho que ter mais ferro, Svendson. Esto tramando contra mim. Querem me assaltar. Todos querem me assaltar. Porque no suportam ver como estou bem. Seu estmago ronca outra vez. Dizem que eu dei um fim nela! Mentira! Mentira! Mentira! E sabe o que eu encontrei com ela depois? Uma barra de ferro! Ela queria me atacar. O senhor faz bem em se manter fora dessas encrencas asquerosas. O senhor um vendedor de ferro e no um poltico, seu Svendson. Vende o seu ferro a quem paga. E eu compro aqui porque o senhor me agrada e porque vejo que vive do seu negcio. Por no estar contra mim e no se deixar insuflar pelos meus inimigos, por isso que eu compro o seu ferro. Por que mais haveria de comprar? Comigo o senhor no precisa se agastar. Outro dia o senhor queria sapatos, no queria? Aqui esto seus sapatos. Desembrulha grandes sapatos amarelos. Justamente o que o senhor precisava, seu Svendson. Posso faz-los bem baratos. Sabe o que me custaram? SVENDSON fraco O qu?

SVENDSON - Eu? Por que essa pergunta? Quantas barras o senhor queria? So dezesseis? Se me sinto ameaado pelo senhor? Mal posso crer que isso possa ser exigido de mim. Quer mesmo uma resposta?

SENHOR, A SENHORA E o CLIENTE - Sim.

CLIENTE - Nada. Est vendo, isso vem a seu favor. Ainda seremos os melhores amigos, principalmente se ficarmos totalmente de acordo quanto ao preo do ferro. E vamos chegar l, vamos sim. Ento me ajude com as barras, Svendson.

SVENDSON juntando as barras de ferro - Ento eu lhes digo que no. No me sinto ameaado. O Senhor e a Senhora saem, indignados. CLIENTE enquanto Svendson limpa para ele as barras com a lista dos organizadores - Bravo. Isso que ainda coragem, pelo me-

Svendson ajuda-o a pegar as barras. Ele pe seis debaixo de cada brao e as restantes nas costas e sai se arrastando, sobrecarregado.
SVENDSON - At logo! CLIENTE j na porta, volta-se com dificuldade, sorrindo Logo, logo.

Quanto

custa o ferro?

227

226

Berrolt Brecht

4
o calendrio do depsito de ferro indica 19?? Svendson circula por ali, fumando um austrillo e calando os sapatos da senhora Tcheca. De repente, estrondo de canhes. Svendson, muito inquieto, tenta, em vo, telefonar. No h mais linha. Liga o rdio. No h mais transmisso. Olha pela janela. Claro.
SVENDSON - Guerra!

Apndice para as Peas de Um Ato de 1939

p
Dois escandinauos tomam caf-da-manh.

1
Corre at a tabela de preos, apaga o nmero trs com a esponja e mais do que depressa escreve o nmero quatro. Plido como cal, entra o Cliente carregando muita coisa debaixo do casaco.
SVENDSON escutando Sabe de onde vem esse estrondo de canho? OTIMISTA - Se voc s no viesse com os seus vaticnios, quando estou comendo ... e sempre OTIMISTA - Voc um pessimista incorrigvel.

PESSIMISTA - E voc um otimista incorrigvel.

CLIENTE - Vem do ronco do meu estmago. Quer saber? Estou ndo buscar comida. Mas para isso preciso de mais ferro. Joga o

casaco para trs e mostra pistolas automticas engatilhadas.


SVENDSON - Socorro! Socorro!

PESSIMISTA - Ento quando eu devo falar? V.oc est sempre comendo


mesmol

OTIMISTA - Mas quando CUENTE Quanto custa o ferro?

escuto voc eu perco o apetite. vejo voc.

PESSIMISTA - Eu perco o meu quando SVENDSON acabado Nada. OTIMISTA grunhe, aborrecido.

NOTA
A pequena pea deve ser encenada no estilo knockabout. O comerciante de ferro deve usar uma peruca com cabelos que possam arrepiar-se; os sapatos devem ser muito grandes, os charutos tambm. Moldurando a decorao, citaes de discursos de governantes nrdicos so os mais ndicados.

PESSIMISTA - Isso no pode acabar bem. Pense s no que aconteceu! OTIMISTA - Mas o que fo que aconteceu? PESSIMISTA - Quer que eu repita numa fabulazinha? OTIMISTA - Tenha a bondade. Quer?

1. Nos manuscritos de Dansen h trs dilogos CUltos, sem ndcao de seqncia, que possivelmente foram pensados por Brecht como ambienrao para essas peas ele um ato. Neste caso, viriam antes elas cenas 1, 2 e 3.

228

Bertolt Brecht

Quanto

custa o ferro?

229

2
PESSIMISTA - OU no assim?

SVENDSON - Que pergunta idiota. claro que sim. Quem o sujeito que fica vadiando a na sua porta? NORSEN Que sujeito? eu cheguei

OTIMISTA - Visto de maneira bem pessimista! E muito antiptica n que se refere a Dansen! Nem mencionando seu indiscutvel amor pela liberdade e coisas assim! PESSIMISTA - Meu querido amigo! Bajular o Dansen, que vem o melhor dele! OTIMISTA - No diga! Isso soa bastante PESSIMISTA - s eu continuar contando. promissor! eu bajulei' Agora

SVENDSON - Um baixinho que estava na sua porta quando e saiu correndo quando me viu. NORSEN - No fao idia. Mas me incomoda do aqui. SVENDSON - Que bela recepo! NORSEN Quieto!

terem visto voc entran-

Entre velhos amigos.

Ouvem bater na p011a.

3
OTIMISTA - E da?

NORSEN -

Entre.

Dansen entra, perturbado.


SVENDSON - Dansen! Era voc que estava parado na porta?

PESSIMISTA - Da o qu? DANSEN OTIMISTA - Da, o que que tem de errado nesse contrato? Talvez dessa vez voc me deixa contar at o fim! Vou mostrar a voc como esse contrato vai funcionar! Voc vai ficar pasmo! PESSIMISTA - Ah, ento voc quer contar a fbula at o fim? OTIMISTA - Isso mesmo. Preste ateno! NORSEN - De maneira alguma! E tambm no me conformo! O que ser que o fulano vai dizer se souber que estamos aqui conspirando? SVENDSON - Mas ele quis que vissemos escreveu para mim! DANSEN NORSEN Para mim tambm. Mas isso muito estranho. para c! Foi por isso que ele NORSEN DANSEN Era. Eu s reconheci voc quando vi suas costas.

Como voc pode vir aqui numa hora dessas? Voc no foi informado?

II2
Cas de Norsen, mesa redonda sobre o cho. Norsen est na janela e observa um incndio. Svendson entra, perturbado. Trouo distante.
NORSEN voc mesmo, Svendson?

2. Esta cena, cujo manuscrito contm correes de Brecht, pertence tematicamente s peas ele um ato de 1939 e eleve ter sido escrita na mesma poca.

SVENDSON - Isso .

230 DANSEJ\ NORSEN Assustadoramente

Bertolt Brecht

Quanto custa o ferro?

231

estranho. se no sai da casa de vocs?

DANSEN NORSEN -

E voc, que no fim ele ainda ia pagar pelo seu ferro! No gritem to alto. Ele pode chegar a qualquer que teria sido o certo. instante!

Por que ele precisa escrever,

SVENDSON - Eu tambm no entendo. Ele me trata pessimamente. Carrega todo o ferro e paga com pedacinhos de papel. DANSEN Ele tambm no paga os meus porcos. mais rao se ele tocasse

SVENDSON - Mas uma associao DANSEN NORSEN Agora tarde! Quieto!

NOllSEJ\ - Eu achei que voc no receberia a sua loja.

Passos pesados. Arrombam a porta. Entra o Cliente, usando um capacete de ferro.


CLIENTE aproximando-se minuto a perder.

da mesa -

Sentem-se.

No tenho

nenhum

DANSEN - Foi o que eu tambm pensei. Por isso achei que ele me deixaria tocar a minha loja sozinho, mas ele arranja rao no sei onde e manda para mim. NORSEN Deveramos ter-nos associado em tempo.

Sentam-se em torno da mesa. O cliente preside.


CLIENTE - Talvez vocs j estejam imaginando por que os chamei at aqui. No? Bando de idiotas! preciso dizer tudo para vocs. Sozinhos no chegam a lugar algum. Preciso de uma pano verde na mesa. NORSEN Serve uma vela?

SVENDSON - Ns ramos fracos demais. NORSEN - Que nada. Ns tnhamos uma arma na mo. Poderamos ter dito que ele no ganharia mais nenhum pedao de ferro, de carne ou de sardinha se atacasse algum de ns! E poderamos ter juntado as nossas foras. Ele j tem inimigos demais para ainda querer nossa inimizade. SVENDSON - E no podemos DANSEN ----:Impossvel. mais fazer isso agora?

CLIENTE - Serve, mas cuidado para no rasgar, eu preciso de todas as suas velas. Norsen estica uma vela sobre a mesa. CLIENTE - Muito bem, em resumo: desejo - e fao questo que os meus desejos sejam realizados - que finalmente vocs cheguem a um acordo e formem uma associao. SVENDSON - O qu? CLIENTE - Silncio! Uma associao. Eu assumi a proteo de vocs. Vocs esto achando que eu tenho seguranas s pencas? Eu posso dar um, mais no. para isso que eu preciso da associao. Seno nem o ferro, nem a carne nem a sardinha chegam pontualmente na minha casa. preciso acabar com esse desmazelo e com essa economia domstica.

Ele j est dentro da casa de cada um de ns. afundar o ferro quando ele

NORSEK -. Voc poderia ter ameaado entrou. Agora tarde. SVENDSON para Dansen depsito!

Se voc no tivesse dado a chave do meu

DAKSEJ\ - Se voc tivesse chegado a tempo, antes de ele vir buscar! Ele veio com pistolas automticas, feitas com o seu ferro! SVENDSON - Como que voc pde acreditar num contrato com ele?

232
NORSEN -

Bertolt Brecht

Mas ... as mos' para hoje? Os trs se levantam e E assim est fundada sero fornecidas em O que j deveria ter

CUENTE

Eu disse: silncio. De p! Sentido! Dar Povos irmos: uni-vos e assim por diante. se do as mos. um momento histrico! a unio. De agora em diante as mercadorias conjunto. E com isso eu os declaro unidos. acontecido h muito tempo.

Impresso 03043

na ~~or.

,,"'11:.,,11&

Rua Martim Bu-rchard. 246 Brs - So Paulo '- SP Fone: (011) :170-43BB (PABXl fornecidos pelo Editor.

com filmes

Potrebbero piacerti anche