Sei sulla pagina 1di 4

01) O que lubrificao?

? A lubrificao uma operao que consiste na aplicao de uma substncia (denominada lubrificante) entre duas superfcies em movimento relativo, formando uma pelcula que evita o contato direto entre as superfcies, promovendo assim diminuio do atrito e consequentemente do desgaste e da gerao de calor. 02) Alm da reduo do atrito, quais os outros objetivos da lubrificao? Pode-se, alm da reduo do atrito, atingir-se os seguintes resultados, caso o lubrificante seja selecionado corretamente: menor dissipao de energia na forma de calor; reduo da temperatura, pois o lubrificante possui efeito refrigerante; reduo dos efeitos corrosivos; reduo das vibraes e rudos e reduo do desgaste. 03) Os regimes de lubrificao so divididos em lubrificao hidrodinmica, lubrificao limtrofe e lubrificao mista. Explique. Lubrificao hidrodinmica: As superfcies em movimento so separadas por um filme, cuja espessura maior que as asperidades das superfcies envolvidas (tipicamente, h > 3.Rq). A presso hidrosttica no filme causa deformao elstica das superfcies muito pequenas (superfcies podem ser consideradas como sendo rgidas). Lubrificao limtrofe: As superfcies so separadas apenas por molculas do lubrificante adsorvidas nas superfcies. Ocorre aprecivel contato entre as asperidades e podem ocorrer a formao de junes. Lubrificao mista: H deformao elstica das asperidades devido s elevadas presses.

04) Quanto origem, os leos podem ser classificados em leos minerais, leos vegetais, leos animais e leos sintticos. Explique cada um. Os primeiros lubrificantes eram de origem animal. Com o passar do tempo, o homem foi aperfeioando e criando novos inventos e, por necessidade, os lubrificantes evoluram e passaram a ter bases de origem vegetal, mineral e sinttica. leo mineral um produto secundrio derivado do petrleo cru atravs do beneficiamento por aditivos. um leo transparente, incolor e quimicamente quase inerte. um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades. De acordo com sua estrutura molecular, os leos minerais podem ser classificados como leos parafnicos ou leos naftnicos.
1

O leo vegetal uma gordura extrada de plantas formada por triglicerdio. Geralmente extrado das sementes das plantas. Substncia biocompatvel. Apesar de, em princpio, outras partes da planta poderem ser utilizadas na extrao de leo, na prtica este extrado na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes. Os leos animais so produtos obtidos de tecidos animais, e so extrados de animais como a baleia, o cachalote, o bacalhau, etc. Os leos sintticos so, ao contrrio dos leos minerais, produzidos artificialmente. So conhecidos por possurem, na maioria das vezes, um bom comportamento de viscosidadetemperatura, com pouca tendncia de coqueificao em temperaturas elevadas, baixo ponto de solidificao em baixas temperaturas, alta resistncia contra gradientes trmicos e baixa reatividade qumica. Se classificam em cinco tipos diferentes, a saber: hidrocarbonetos sintticos, poliolsteres, disteres, leos de silicone e polisteres perfluorados. 05) Quais so os ensaios fsicos padronizados que controlam a qualidade dos leos lubrificantes? Os principais ensaios fsicos padronizados para os leos lubrificantes encontram-se resumidos na tabela a seguir: Tipo de ensaio O que determina o ensaio Viscosidade Resistncia ao escoamento oferecido pelo leo. A viscosidade inversamente proporcional temperatura. O ensaio efetuado em aparelhos denominados viscosmetros. Os viscosmetros mais utilizados so o Saybolt, o Engler, o Redwood e o Ostwald. ndice de viscosidade Mostra como varia a viscosidade de um leo conforme as variaes de temperatura. Os leos minerais parafnicos so os que apresentam menor variao da viscosidade com relao temperatura e, por isso, possuem ndices de viscosidade mais elevados que os naftnicos. Densidade relativa Relao entre a densidade do leo a 20C e a densidade da gua a 4C ou a relao entre a densidade do leo a 60F e a densidade da gua a 60F. Ponto de fulgor (flash Temperatura mnima qual pode inflamar-se o vapor de leo, no point) mnimo, durante 5 segundos. O ponto de fulgor um dado importante quando se lida com leos que trabalham a altas temperaturas. Ponto de combusto Temperatura mnima em que se sustenta a queima do leo. Ponto de mnima fluidez Temperatura mnima em que ocorre o escoamento do leo por gravidade. O ponto de mnima fluidez um dado importante quando se lida com leos que trabalham em baixas temperaturas. Resduos de carvo Resduos slidos que permanecem aps a destilao destrutiva do leo.

06) O que so graxas? As graxas so compostos lubrificantes pastosos (semiplsticos), de alta viscosidade, constitudos por uma mistura de leos lubrificantes minerais, aditivos e agentes espessadores (sais de determinados cidos graxos, como o alumnio, clcio, sdio, ltio, brio e magnsio). As graxas so utilizadas onde o uso de leos no recomendado. 07) Quais so os ensaios fsicos padronizados que controlam a qualidade das graxas? Os principais ensaios fsicos padronizados para as graxas encontram-se resumidos na tabela a seguir: Tipo de ensaio Consistncia Estrutura Filamentao Adesividade Ponto de fuso ou gotejo O que determina o ensaio Dureza relativa, resistncia penetrao Tato, aparncia Capacidade de formar fios ou filamentos Capacidade de aderncia Temperatura na qual a graxa passa para o estado lquido

08) Quais as caractersticas dos lubrificantes slidos? Algumas substncias slidas apresentam caractersticas peculiares que permitem a sua utilizao como lubrificantes, em condies especiais de servio. Entre as caractersticas importantes dessas substncias, destacam-se: baixa resistncia ao cisalhamento, estabilidade a temperaturas elevadas, elevado limite de elasticidade, alto ndice de transmisso de calor, alto ndice de adesividade e ausncia de impurezas abrasivas. Ressalta-se que, embora todas essas caractersticas no estejam sempre presentes nos lubrificantes slidos, elas aparecem de maneira satisfatria nos carbonos cristalinos, como a grafita, e no bissulfeto de molibdnio, o que faz com que estes dois compostos sejam, por isso mesmo, os mais comumente usados como lubrificantes slidos. 09) Qual a funo dos aditivos para lubrificantes? Para conferir, retirar ou melhorar certas propriedades especiais dos lubrificantes, que no condizem com o desejado, especialmente quando o lubrificante submetido a condies severas de trabalho, so adicionados produtos qumicos aos leos lubrificantes, que so chamados aditivos.

Os principais tipos de aditivos so: anticorrosivos, antiespumantes, detergentedispersante, melhoradores do ndice de Viscosidade, agentes de extrema presso, etc. 10) Quais as principais exigncias na caracterstica dos leos na aplicao de sistemas hidrulicos e transformadores? No caso dos sistemas hidrulicos, estes transmitem e multiplicam foras, atravs de um fluido (no caso, um leo), sob presso. Esses sistemas so usados para operar e controlar maquinrios em praticamente todos os segmentos da indstria. O "leo hidrulico", como chamado, alm de sua funo principal como transmissor de fora, deve lubrificar os componentes do sistema hidrulico, possuindo condies antidesgaste, antioxidante, antiferrugem e antiespumante. J no caso dos transformadores, estes so mquinas estacionrias, utilizadas em corrente alternada para mudar a voltagem sem alterao de frequncia. Basicamente, so de funcionamento simples, sem peas mveis e utilizam um fluido que alm de ser isolante, deve tambm permitir boa troca de calor com o ambiente. Nestes sistemas, utiliza-se ento os chamados "leos isolantes". Estes leos devem permitir, alm da troca de calor, boa estabilidade qumica, alto ponto de fluidez, ausncia de cidos orgnicos e enxofre corrosivo, ou outros contaminantes que possam afetar os materiais usados nos transformadores.

Referncias: 1) Site Castrol Lubrificantes - www.castrol.com.br. 2) Wikipedia - www.wikipedia.org 3) Material didtico sobre Lubrificantes Industriais - Disciplina de Manuteno Industrial Professor Joo Cndido Fernandez, Unesp Bauru. 4) Material didtico sobre tribologia, atrito, desgaste e lubrificao - Disciplina de Tribologia Professor Sinsio Domingues Franco, UFU Uberlndia. 5) Apostila de lubrificao bsica - Companhia Brasileira de Petrleo Ipiranga.

Potrebbero piacerti anche